Sie sind auf Seite 1von 3

OS IDEAIS HIGIENISTAS NO DISCURSO DOS PROFESSORES DE EDUCAO FSICA ESCOLAR

Felipe Lameu dos Santos1 Roberta Jardim Coube2 Amparo Villa Cupolillo3 PALAVRAS-CHAVE: Higienismo; Educao Fsica Escolar; Corpo; Sade. INTRODUO No sculo XIX chega ao Brasil, mediante reapropriaes e reinterpretaes, um novo ideal cuja preocupao era a melhoria da sade individual e coletiva. Suas propostas residiam na defesa da sade, da educao e do ensino de normas e hbitos higinicos; convencionou chamar esse Movimento de Higienista (GOIS JUNIOR; LOVISOLO, 2003). A ideia central desse movimento era a valorizao da populao como um bem, como um capital, como um recurso indispensvel para retirar o Brasil de seu passado agrrio e colonial e coloc-lo no modelo moderno de produo do capitalismo industrial. Ao longo do sculo XIX a medicina chama para si a responsabilidade, autoridade e legitimidade para dispor sobre os corpos, a sade, a doena, a morte e a vida. A medicina, ao tomar para si tais preocupaes, torna especializado o domnio sobre as prticas de cura e preveno, desautorizando e desqualificando outros discursos e prticas. Desse modo, ela passa a atuar como autoridade portadora de um conhecimento suficiente e necessrio para regular tanto a vida individual como a ordem social. A normatizao da vida pelo saber mdico no ficaria restrita aos domnios da medicina, essa normatividade ser desdobrada em outros nveis agindo sobre os saberes. A despeito disso, os mdicos ocuparam um papel relevante na orientao das intervenes sociais ao longo do sculo XIX, onde habilmente moldaram e configuraram a gramtica do ordenar, prescrever, certificar, prometer e ameaar se tornando uma espcie de religio natural (GONDRA, 2004). O saber mdico higienista encontrou na Educao Escolar um forte aliado para a disseminao de suas normas e hbitos saudveis e cientificamente comprovados, dando especial ateno Educao Fsica. Tanto que a histria da Escola moderna e da Educao Fsica no pode ser contada sem se reportar ao saber mdico higienista. Nosso objetivo neste trabalho identificar as permanncias e ressignificaes do Movimento Higienista no

discurso dos professores de Educao Fsica Escolar das Universidades Federais do Rio de Janeiro.

METODOLOGIA Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, entendendo que essa metodologia preocupa-se prioritariamente com os significados dos fenmenos e processos sociais, levando em considerao as motivaes, crenas, valores e representaes sociais (PDUA, 2000). Considerando que estaremos pesquisando fatos histricos e suas ressignificaes, elegemos a pesquisa de cunho qualitativo, no intuito de favorecer nossas anlises, entendida como uma das leituras possveis do fenmeno social pesquisado. Para isso, realizamos seis entrevistas semi-estruturadas com professores das disciplinas de Educao Fsica escolar (ou similar) das Universidades Federais do Rio de Janeiro. Essas entrevistas foram gravadas em udio e, posteriormente, transcritas para anlise. Optamos pela anlise hermenutica, que segundo Demo (2009) se refere arte de interpretar textos e, sobretudo, comunicaes humanas. A hermenutica se especializa em perscrutar o sentido dos textos, esgueirar-se nas entrelinhas, desvelar seu sentido oculto, porque nas linhas est, por vezes, precisamente o que no se queria dizer. Assim, um discurso no se entende apenas na sua forma, no seu formato, na sua gramtica, mas no contedo que o ator poltico quer dizer.

ANLISE E DISCUSSO A partir da anlise das entrevistas percebemos poucas influncias dos ideais higienistas com relao aos objetivos da Educao Fsica. Para os professores entrevistados, o principal objetivo desse componente curricular a disseminao dos conhecimentos da Cultura Corporal de Movimento, corroborando Bracht (1999), esse discurso nos parece unssono nas propostas do objeto da Educao Fsica, embora, lhe sejam atribudas consequncias pedaggicas distintas. Contudo, quando se comea a fazer uma aproximao entre a sade e a Educao Fsica, o discurso desses professores parece apontar para uma interveno apenas nos aspectos fsicos da sade, como a exercitao diria e a normatizao de hbitos alimentares, propostas muito prximas s desenvolvidas por Guedes e Guedes (1999), que foram chamados de os novos higienistas por Gois Junior e Lovisolo (2003). Fato interessante, pois os professores entrevistados conceituam sade como um bem estar fsico, social e mental, entretanto a interveno da Educao Fsica se daria, especialmente, em fatores fsicos. 2

CONCLUSES A partir das reflexes desenvolvidas com base no contedo das entrevistas semiestruturadas, podemos perceber que, na viso dos professores entrevistados, a busca pela sade no o principal objetivo da Educao Fsica, e que eles se apropriam de um conceito ampliado de sade. Contudo, quando questionados quanto relao entre Educao Fsica e sade, esses professores ligam o componente curricular sade do fsico, talvez esse seja um dos resqucios dos ideais mdico-higienistas, entretanto mais estudos devem ser realizados nesse sentido.

REFERNCIAS BRACHT, V. A constituio das teorias pedaggicas da educao fsica. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, v. XIX, n.48, p. 69-88, 1999. DEMO, P. Metodologia cientfica em cincias sociais. 3. Ed. ver. e ampl. - 12. reimpr. So Paulo: Atlas, 2009. GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Caractersticas dos programas de educao fsica escolar. Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, v. 11, n. 1, p. 49-62, 1997. GIS JUNIOR, E.; LOVISOLO, H. R. Descontinuidade e Continuidades do Movimento Higienista no Brasil do Sculo XX. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, Campinas/SP, v. 25, n.setembro, p. 41-55, 2003. GONDRA, J. G. Artes de Civilizar: Medicina, Higiene e Educao Escolar na Corte Imperial. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004. PDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa. Abordagem terico prtica. So Paulo: Papirus, 2000. FONTE DE FINANCIAMENTO Este trabalho contou com o apoio financeiro do PIBIC/CNPq da UFRRJ.
Graduando em Educao Fsica pela UFRRJ, bolsista de iniciao cientifica PIBIC/CNPq. Email: felipelameu@gmail.com. 2 Mestre em Educao, Contextos Contemporneos e Demandas Populares pela UFRRJ. E-mail: belcoube@hotmail.com. 3 Doutora em Educao pela UFF, professora do Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino da UFRRJ. E-mail: amparo@ufrrj.br.
1

Das könnte Ihnen auch gefallen