Sie sind auf Seite 1von 5

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2 SEMESTRE/2013

ANEXO I As Faculdades Senac, com o intuito de atender s diversas demandas, oferece comunidade dois processos vestibular: o Vestibular e o Vestibular Agendado. Ambos os processos buscam selecionar candidatos que atendam ao perfil de estudante que se alinhe com os cursos oferecidos e com os valores e objetivos da instituio. Dessa forma, oferece provas coerentes tanto para o processo de Vestibular quanto para o processo seletivo Vestibular Agendado. As provas de Matemtica, Conhecimentos Gerais e Lngua Portuguesa objetivam verificar as competncias e habilidades do candidato no que se refere capacidade de analisar situaes problemticas, de refletir sobre temas da atualidade e de diferentes situaes enunciativas. Alm disso, especificamente em Lngua Portuguesa, as provas buscam verificar a capacidade do candidato em reconhecer as especificidades dos tipos e gneros textuais, de identificar as ideias centrais do texto e de compreender os fenmenos lingusticos e suas ocorrncias. A prova de Redao objetiva verificar as habilidades e competncias do candidato para: reconhecer e aplicar a estrutura de diferentes gneros e tipos textuais; articular e organizar ideias; argumentar; discutir sobre temas da atualidade; compreender os fenmenos lingusticos e suas ocorrncias e produzir um texto coerente e coeso, respeitando as regras da norma culta da lngua portuguesa.

PROGRAMA DAS PROVAS


1. LNGUA PORTUGUESA

1.1 . Coerncia e coeso do texto; 1.2 Articulao sinttica do texto, o uso dos operadores argumentativos: oposio, causa, condio, fim e concluso; 1.3 Ideia central do texto e dos pargrafos: distino das ideias bsicas e acessrias; 1

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2 SEMESTRE/2013

1.4 . Intertextualidade; 1.5 . Metalinguagem; 1.6 . Denotao e Conotao (sentido literal e sentido figurado); 1.7 . Nveis de Linguagem e variedades lingusticas; 1.8 . Figuras de linguagem e figuras de estilo; 1.9. Sentido contextual de palavras, expresses e pargrafos; 1.10. Anlise do texto, de sua respectiva estruturao e reconhecimento dos elementos de composio textual (processos inferenciais, texto, contexto, intertexto); 1.11. Tipos textuais e gneros textuais; 1.12. Semntica: sinonmia, antonmia, homonmia, paronmia, polissemia; 1.13. Ortografia, acentuao grfica, crase, pontuao, classes das palavras, flexes das palavras, estrutura e formao das palavras, regncia (nominal e verbal), concordncia (nominal e verbal).

2. PROVA DE REDAO A prova consistir na elaborao de um texto, no qual estejam presentes os elementos caractersticos do gnero textual solicitado. Alm disso, sero verificadas as qualidades do texto, tais como: adequao ao tipo textual proposto; estruturao das oraes, dos perodos e dos pargrafos; coerncia; argumentao; uso adequado dos conectores e dos elementos de coeso; 2

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2 SEMESTRE/2013

adequao norma culta da lngua portuguesa: ortografia, concordncia verbal e nominal, regncia verbal e nominal, crase, pontuao, colocao dos termos na frase, colocao pronominal, uso adequado de tempos e modos verbais.

A redao dever: - ser escrita em prosa, obedecendo norma culta da lngua portuguesa; - conter um mnimo de 20 e um mximo de 30 linhas; - ser escrita em letra legvel, com o uso de caneta azul ou preta; - conter um ttulo.

3. MATEMTICA 3.1. Nmeros e Operaes 3.1.1. Nmero natural: operaes fundamentais; divisibilidade; fatorao; nmeros primos; Mnimo Mltiplo Comum (MMC); Mximo Divisor Comum (MDC); Resoluo de problemas utilizando MMC e MDC. 3.1.2. Nmero inteiro; nmeros opostos; regras de sinais; expresses numricas elementares. 3.1.3. Nmero racional: operaes bsicas com fraes, nmeros decimais; dzimas peridicas. 3.1.4. Nmero irracional: operaes bsicas; 3.1.5. Nmero real: a reta real; valor absoluto (ou mdulo) de um nmero real. 3.1.6. Potenciao e Radiciao: resoluo de expresses numricas.

3.2.

Conjuntos e suas aplicaes

3.2.1. Simbologia e notaes usuais; Diagramas de Venn-Euler; subconjuntos. 3.2.2. Operaes com conjuntos; unio, interseo, diferena. 3

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2 SEMESTRE/2013

3.2.3. Aplicao dos Conjuntos na resoluo de problemas.

3.3.

Dependncia Funcional

3.3.1. Conceito de funo; funo real de varivel real; domnio; imagem. 3.3.2. Representaes usuais de uma funo: algbrica, tabular e grfica. 3.3.3. Anlise de grficos: intervalos de crescimento e de decrescimento das funes. 3.3.4. Funes polinomiais de 1 e 2 graus; definies; grficos; resoluo de equaes e de inequaes de 1 e 2 graus. 3.3.5. Funo Exponencial: definio; grficos; equaes exponenciais elementares. 3.3.6. Logaritmo: definio; logaritmo decimal; propriedades operatrias; mudana de base. 3.3.7. Funo Logartmica: definio; grficos; equaes logartmicas elementares. 3.3.8. Funo Modular: definio; grficos; resoluo de equaes modulares.

3.4.

Matemtica Finita

3.4.1. Progresso Aritmtica: razo; classificao; termo geral. 3.4.2. Progresso Geomtrica: razo; classificao; termo geral. 3.4.3. Anlise Combinatria: Princpio Fundamental da Contagem; Permutao Simples e com repetio, Arranjo Simples e com repetio; Combinao Simples e com repetio. 3.4.3. Nmeros Binomiais; Tringulo de Pascal. 3.4.4. Noes de Probabilidade: espao amostral; definio usual de probabilidade; tipos de eventos;

3.5.

Geometria Analtica Elementar

3.5.1. Sistema Cartesiano: coordenadas de um ponto no Plano. 3.5.2. Estudo analtico da reta: coeficientes angular e linear; equaes geral e reduzida da reta; 3.5.3. Paralelismo e Perpendicularismo entre retas. 4

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2 SEMESTRE/2013

3.5.4. Equaes usuais das cnicas: circunferncia, elipse, hiprbole, parbola.

3.6.

Matrizes e Determinantes

3.6.1. Matriz: conceito, igualdade, operaes bsicas; matriz transposta; matriz inversa. 3.6.2. Determinante de ordem (2X2); determinante de ordem (3X3) regra de Sarrus. 3.6.3. Sistemas de equaes lineares: resoluo pela regra de Cramer.

3.7.

Matemtica Comercial Bsica

3.7.1. Razo e Proporo: propriedade fundamental; diviso proporcional; regra de trs simples; regra de trs composta. 3.7.2. Percentagem: problemas envolvendo percentagens. 3.7.3. Juros e Descontos simples.

4. CONHECIMENTOS GERAIS

Esta prova ser baseada em conhecimentos gerais sobre os aspectos sociais, culturais, polticos, econmicos e cientficos da realidade brasileira e do mundo contemporneo, buscando selecionar os candidatos mais bem informados e contextualizados com seu tempo. Os contedos so aqueles encontrados em revistas, jornais, imprensa escrita e televisiva, assim como em diversos meios de difuso de conhecimentos.

Das könnte Ihnen auch gefallen