Sie sind auf Seite 1von 8

DOS REMDIOS CONSTITUCIONAIS (habeas corpus, habeas data, mandado de segurana, mandado de injuno e ao popular)

HABEAS CORPUS Conceder-se- habeas-corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder.

ao gratuita, que no exige advogado e de rito sumarssimo, que tem prioridade de julgamento sobre as demais aes nos tribunais do Poder Judicirio

Espcies. O habeas corpus pode ser: preventivo; ou repressivo liberatrio.

Para o ajuizamento do habeas corpus no se exige a capacidade de estar em juzo e nem a capacidade postulatria. A sua impetrao pode ser feita por qualquer pessoa (exceto jurdica), em beneficio prprio ou alheio. O coator poder ser tanto autoridade como particular.

A coao considerar-se- ilegal: I quando no houver justa causa; II quando algum estiver preso por mais tempo do que determina a lei; III quando quem ordenar a coao no tiver competncia para faz-lo; IV quando houver cessado o motivo que autorizou a coao; V quando no for algum admitido a prestar fiana, nos casos em que a lei a autoriza; VI quando o processo for manifestamente nulo; VII quando extinta a punibilidade.

Obs.: No caber habeas corpus em relao a punies disciplinares militares. Essa limitao deve ser interpretada no sentido de que no haver habeas corpus em relao ao mrito das punies. A Constituio da Repblica no impede a concesso de habeas corpus por razes de ilegalidade.

Obs.: O habeas corpus medida idnea para impugnar deciso judicial que autoriza a quebra de sigilos fiscal e bancrio em procedimento criminal, haja vista a possibilidade de estes resultarem em constrangimento liberdade do investigado. Esse o entendimento do STF.

Obs.: O habeas corpus ao constitucional que deve ser instruda com todas as provas necessrias constatao de plano da ilegalidade praticada pela autoridade impetrada, no se admitindo dilao probatria (STJ HC 145319 / DF DJe 01/03/2010). Refutar os elementos indicirios apresentados pela acusao, para reconhecer que as quadrilhas no eram armadas, demanda dilao probatria insuscetvel de ser feita na via do habeas corpus. O exame da tese defensiva deve ser feito no momento prprio, pelo Juzo ordinrio, aps necessria instruo criminal contraditria. (STJ HC 89389 / SP 2007/0201131-9 DJe 08/03/2010).

Obs.: O trancamento de ao penal, pela via estreita do habeas corpus, somente possvel quando, pela mera exposio dos fatos narrados na pea acusatria, verifica-se que h imputao de fato penalmente atpico ou que no existe nenhum elemento indicirio demonstrativo da autoria do delito imputado ao paciente ou, ainda, quando extinta encontra-se a punibilidade.

Obs.: Orientao do STF estabelece que, no seio do habeas corpus, somente em hipteses de patente ilegalidade possvel promover a correo da pena, sendo vedado o mergulho profundo no universo ftico probatrio. Na hiptese o incremento operado na pena base, calcado, a princpio, em dados concretos (premeditao, empenho na busca por instrumentos para a prtica delitiva, grande quantidade de droga) foi, proporcionalmente, compensado na segunda fase, diante da atenuante da confisso espontnea, no se apurando constrangimento (STJ HC 89848 / MS DJe 30/11/2009). Em outras palavras, somente ser possvel habeas corpus contra a dosimetria da pena em caso de flagrante ilegalidade. Por isso mesmo, o STJ j consolidou o entendimento segundo o qual vivel o exame da dosimetria da pena por meio de habeas corpus, quando evidenciado, sem a necessidade de exame de provas, eventual desacerto na considerao de circunstncia judicial ou errnea aplicao do mtodo trifsico, resultando da flagrante ilegalidade e prejuzo ao ru.

HABEAS DATA

Conceder-se- habeas data: I para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico (no em processo administrativo); II para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; III para a anotao nos assentamentos do interessado, de contestao ou explicao sobre dado verdadeiro, mas justificvel e esteja sob pendncia judicial ou amigvel (esta ltima uma possibilidade infraconstitucional, prevista na lei 9.507).

Poder ser ajuizado por pessoa fsica (nacional ou estrangeira) e por pessoa jurdica, como tambm por rgos pblicos despersonalizados. de carter personalssimo, motivo pelo qual, s se pode pleitear informaes relativas ao prprio impetrante, nunca de terceiros. Exceo: admissvel a legitimao para o habeas data para os herdeiros do morto ou seu cnjuge suprstite.

No cabe habeas data se no houver recusa por parte da autoridade administrativa Smula 02 do STJ. O procedimento do habeas data tem, portanto, fase administrativa e judicial.

Da sentena que concede ou nega o habeas data cabe apelao.

Obs.: O processo de Habeas data ter prioridade sobre os demais atos judiciais, sejam cveis, criminais ou administrativos, isto , deve ser processado e julgado primeiramente com relao a todos esses outros, mesmo que eles sejam mais antigos. Contudo, o habeas data cede lugar ao habeas corpus e mandado de segurana. A prioridade nessa sequncia: habeas corpus mandado de segurana habeas data mandado de injuno.

MANDADO DE SEGURANA Ao constitucional de natureza civil e procedimento especial que visa proteger direito lquido e certo no amparado por habeas corpus ou habeas data, em virtude de ilegalidade ou abuso de poder de autoridade pblica ou agente jurdico no uso de atribuies pblicas.

O legitimado ativo o titular do direito liquido e certo. Pode ser pessoa fsica ou jurdica.

O prazo para impetrao do mandado de segurana de 120 dias, a contar da data que o impetrante tiver conhecimento do ato coator. O prazo decadencial do direito e, como tal, no se suspende nem se interrompe desde que iniciado.

Obs.: No cabe mandado de segurana contra lei em tese (Smula 266, STF).

- O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados ;

A representao no Congresso pode ser de 1 deputado ou de 1 senador; o requisito de 1 ano de funcionamento deve ser observado apenas pelas associaes; no necessria a autorizao expressa de todos os membros no MS coletivo.

Obs.: No MS coletivo com pedido de liminar, esta no deve ser concedida inaldita altera pars. a regra.

Obs.: No h litispendncia entre MS coletivo e o individual. Em regra, este prevalece sobre aquele.

No se dar mandado de segurana quando se tratar:

I de ato de que caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independente de cauo.

II de despacho ou deciso judicial, quando haja recurso previsto nas leis processuais ou possa ser modificado por via de correo.

III de ato disciplinar, salvo quando praticado por autoridade incompetente ou com inobservncia de formalidade essencial.

MANDADO DE INJUNO Conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania.

Poder ser ajuizado por qualquer pessoa titular do direito que no pode ser exercido por falta de norma regulamentadora (pessoa fsica, jurdica, associao, entidade de classe, ou sindicatos na figura do mandado de injuno coletivo). Somente pessoas estatais podem figurar no plo passivo da relao processual.

No est disciplinado em lei. Indica a doutrina que para o mandado de injuno sero observadas, no que couber, as normas do mandado de segurana.

Obs.: no cabe para viabilizar direitos previstos em lei infraconstitucional; o nexo de causalidade deve ser demonstrado; O STF j fixou entendimento de que tal ao exercitvel de imediato, posto que norma de eficcia plena, e independe de regulamentao, devendo seguir o rito do mandado de segurana, no que couber; mandado de injuno estadual possvel desde que haja previso na constituio estadual.

Segundo a jurisprudncia do STF, no possvel a concesso de liminar em Mandado de Injuno.

Note-se que h vrias semelhanas entre essa ao e a Ao Declaratria de Inconstitucionalidade por Omisso, prevista no art. 103, 2, em especial que ambas buscam suprir omisso legislativa. Porm, destaque-se que h diferenas significativas, em especial no que concerne legitimao ativa (art. 103, I a IX), objeto (controle em tese, abstrato) e julgamento (art. 102, I, a).

Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, no caber mandado de injuno:

a) se j existe norma regulamentadora do direito previsto na Constituio, ainda que defeituosa;

b) diante da falta de regulamentao dos efeitos de medida provisria no convertida em lei pelo Congresso Nacional (mandado de injuno remdio para reparar a falta de norma regulamentadora de direito previsto na Constituio Federal, e no de direito previsto em medida provisria);

c) diante da falta de norma regulamentadora de direito previsto em lei infraconstitucional;

d) se a Constituio Federal outorga uma mera faculdade ao legislador para regulamentar direito previsto na Constituio Federal (se o texto constitucional estabelece uma mera faculdade ao legislador para editar ou no a norma regulamentadora, cabe a ele decidir sobre o momento oportuno de regulamentar o direito, no se podendo falar em mandado de injuno diante de sua inrcia).

No mandado de injuno, em respeito ao princpio da separao de poderes, no poder o Poder Judicirio legislar positivamente, editar a norma faltante, substituir o legislador, suprir a lacuna. Em caso de deferimento do mandado de injuno, o Poder Judicirio apenas reconhecer a inconstitucionalidade da mora e comunicar sua deciso ao rgo competente, requerendo a edio da norma regulamentadora faltante. a predominncia da tese no-concretista no STF. No entanto, este vem mudando sua posio. Em 2007 com o emblemtico julgamento do direito de greve dos servidores pblicos, o STF adotou a tese concretista. E no Informativo 513, a citada Corte adotou a tese concretista no julgamento do MI 758.

Obs.: A conformao constitucional do mandado de injuno tem recebido novas leituras interpretativas do Supremo Tribunal Federal, motivo pelo qual a deciso nele proferida no se encontra mais limitada possibilidade de declarao da existncia da mora legislativa para a edio da norma regulamentadora especfica, sendo atualmente aceitvel a possibilidade,

dentro dos limites e das possibilidades do caso concreto, de uma regulao provisria pelo prprio Judicirio.

O mandado de injuno ao no gratuita e exige a assistncia de advogado para a sua impetrao.

AO POPULAR A ao popular voltada anulao de ato lesivo: ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe; moralidade administrativa; ao meio ambiente; ao patrimnio histrico e cultural.

Obs.: Cumpre notar que a ao popular s se presta anulao desses atos, no sendo o instrumento adequado punio do agente pblico que causou um dano a interesses da sociedade. A punio, no caso, poder ser discutida em eventual ao de improbidade. A ao popular dever ter por objeto um ato administrativo. No cabvel essa ao contra uma deciso judicial. No existe foro por prerrogativa de funo em relao a ao popular. Assim, ainda que a ao seja ajuizada contra o presidente da Repblica, no ser julgada pelo STF.

Pode se dar de duas formas: forma preventiva (ajuizamento da ao antes da consumao dos efeitos lesivos); forma repressiva (o ajuizamento da ao busca o ressarcimento do dano causado).

Finalidade a defesa dos interesses difusos. A legitimidade ativa do Indivduo brasileiro nato, naturalizado, portugus equiparado, com mais de 16 anos (este no necessita de assistncia). necessrio ser eleitor para promover a ao. Alm da Unio, Estados e Municpios, a pessoa (fsica ou jurdica) que receba subvenes e recursos pblicos, e os beneficirios dos atos lesivos tambm podem ser rus na ao.

O Ministrio Pblico acompanhar a ao, cabendo-lhe apressar a produo da prova e promover a responsabilidade, civil ou criminal, dos que nela incidirem, sendo-lhe vedado, em qualquer hiptese, assumir a defesa do ato impugnado ou dos seus autores. Em caso de desistncia, o MP deve dar prosseguimento ao.

facultado a qualquer cidado habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ao popular.

A ao popular no tem custas nem sucumbncia, mas o autor pode responder por elas, no caso de ao temerria; pode ser proposta para a proteo de interesses difusos da coletividade.

Das könnte Ihnen auch gefallen