Sie sind auf Seite 1von 19

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

www.monografias.com

Noes bsicas de geomorfologia


Lucivnio Jatob - luciobr2@yahoo.com.br 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Resumen Apresentao Geologia, geomorfologia e geografia Estudar o presente para compreender o passado O papel da estrutura geolgica na definio do relevo terrestre Texto complementar Atividades Algumas definies bsicas para o estudo da geomorfologia estrutural Bibliografia consultada

RESUMEN Este trabalho apresenta um conjunto de informaes introdutrias de Geomorfologia, destinadas a estudantes e professores de Geografia. Esto reunidos diversos resumos de aula utilizados pelo autor, ao longo dos ltimos anos, em disciplinas ministradas no Departamento de Cincias Geogrficas da Universidade Federal de Pernambuco e outros cursos de psgraduao. So apresentadas ainda diversas definies de termos que so de grande utilidade anlise geomorfolgica das paisagens. APRESENTAO Este texto foi redigido com o propsito de abordar, de maneira didtica, alguns aspectos introdutrios de Geomorfologia, para servir como material instrucional no curso de ps-graduao em Geografia da Faintvisa, em Vitria de Santo Anto, PE, Brasil. Esto aqui reunidos diversos resumos de aula utilizados pelo autor, ao longo dos ltimos anos, em disciplinas ministradas no Departamento de Cincias Geogrficas da Universidade Federal de Pernambuco e outros cursos de ps-graduao.

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

A primeira verso dessas notas de aulas foi impressa e distribuda pela Associao dos Gegrafos Brasileiros, Seo Recife, na dcada de 1980. Atualmente, a referida edio encontra-se esgotada. Na presente verso, foram feitas uma reviso e uma atualizao do texto originalmente impresso e a incluso de novos temas considerados relevantes compreenso dos fundamentos de Geomorfologia. Objetivando facilitar o processo ensino-aprendizagem dessa cincia, procurou-se examinar alguns temas contemplados, em geral, nos contedos programticos de Geomorfologia e/ou Geografia Fsica. Foram enfatizados alguns dos principais conceitos fundamentais de Geomorfologia enunciados por William Thornbury, apresentados no clssico trabalho intitulado Principles of Geomorphology. 1 GEOLOGIA, GEOMORFOLOGIA E GEOGRAFIA A Geomorfologia uma geocincia que estuda, de forma racional e sistemtica, as formas de relevo, tomando por base as leis que determinam a gnese e a evoluo dessas formas. O trabalho geomorfolgico, que pressupe do pesquisador uma srie de conhecimentos de outras cincias, implica nas seguintes atividades: descrio, localizao e dimensionamento dos diversos compartimentos e feies de relevo verificados na epigeoesfera. Alm dessas preocupaes, a Geomorfologia volta-se, principalmente, gnese e evoluo do relevo terrestre. A Geomorfologia , portanto, uma cincia descritiva e gentica. Ser a Geomorfologia uma cincia geolgica, geogrfica ou geofsica? Onde se situa, portanto, a Geomorfologia no quadro geral das cincias da Terra? O geocientista francs, Jean Goguel, apresentou uma classificao das geocincias, bastante simples, que pode servir para subsidiar a resposta questo anteriormente apresentada. Para este autor, as cincias da Terra podem ser agrupadas em trs categorias distintas: a) Cincias da Geofsicas, b) Cincias Geolgicas e c) Cincias Geogrficas. As Cincias Geofsicas compreendem aquelas que tratam de fenmenos terrestres, de natureza fsica, mas sob a tica da

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

Fsica. A Sismologia, a Meteorologia e a Hidrologia Fluvial exemplificam esse grupo de cincias. As Cincias Geolgicas se propem reconstituio da histria fsica do planeta Terra, tal como ela pode ser vista ou lida nos diversos estratos rochosos presentes na epigeoesfera. As cincias geofsicas, em geral, prendem-se ao aspecto atual dos fenmenos fsicos, quer os que tm uma evoluo rpida, tais como os envoltrios fluidos e alguns fatos da litosfera, a exemplo dos abalos ssmicos e o magnetismo terrestre, quer os de carter permanente, como a acelerao da gravidade. Podem ser mencionados diversos exemplos de Cincias Geolgicas, algumas das quais mantm estreitos vnculos com a Geomorfologia. A Geotectnica, a Geologia Estrutural, a Paleontologia, a Sedimentologia e a Estratigrafia so os exemplos mais notveis. As cincias geolgicas, quando se dedicam descrio da natureza dos terrenos e ao estudo das distribuio da litomassa, f-lo com vistas interpretao de fenmenos passados, que so reconstitudos por mtodos geohistricos. A Geologia, quando investiga a histria da Terra, desempenha essa tarefa atravs, sobretudo, de uma analogia com o que a observao dos fatos naturais, feita de forma direta, pode proporcionar. Por exemplo, ao se constatar que no presente determinadas causas produzem tais efeitos, efeitos anlogos pressupem as mesmas causas. A Geomorfologia estuda o passado para compreender o presente. A Geologia faz exatamente o inverso. A Geomorfologia procura explicar as formas atuais de relevo, que podem ser facilmente divisadas na paisagem, por sua gnese, por seu passado, s vezes muito distante. Porm, a exemplo da Geologia, a Geomorfologia no pode avanar, a no ser a partir de uma raciocnio analgico, que parte do presente. Essas idias, na verdade, esto contidas no clebre Princpio do Atualismo, examinado mais adiante nestas Notas. As Cincias Geogrficas tm como objeto de estudo o fato geogrfico. Assim ensina a Geografia Clssica. O fato geogrfico algo que possui uma estrutura extremamente complexa e resulta da combinao de elementos e fatores solidrios ( Andrade, 1965) .

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

So trs as escalas de complexidades da combinao geogrfica: fsicas, combinaes fsico-biolgicas e fsico-biolgicohumanas. O relevo terrestre, abstraindo-se a cobertura vegetal, um bom exemplo da complexidade das combinaes fsicas. Estrutura geolgica, condies climticas atuais ou pretritas e os processos erosivos materializam tais combinaes. A estrutura geolgica compreende, dentre outros aspectos, as foras tectnicas, a natureza das rochas, a disposio das camadas rochosas e os graus de resistncia da litomassa aos processos de meteorizao e de eroso. As condies climticas determinam os efeitos da meteorizao mecnica ou qumica e os processos morfoclimticos esculturadores das paisagens geomorfolgicas continentais. Tais processos definiro os vrios sistemas de eroso encontrados na superfcie terrestre. As combinaes fsico-biolgicas, que indicam o segundo nvel da escala crescente da combinao geogrfica, definem-se com a incluso do elemento biolgico, particularmente a vegetao. A vegetao decorre de combinaes climticas, relevo e tipos de solos. Mas ela tambm influencia o relevo, o clima e os solos. E a solidariedade do complexo geogrfico (Andrade, op. cit). O ltimo nvel da combinao geogrfico est representado pelas combinaes fsico-biolgico-humanas. Esse o mais elevado grau de complexidade do fato geogrfico. Ainda, segundo Andrade( op. cit, p. 328), A Geografia se consuma assim, com a considerao do homem na cena da natureza. A natureza de uma parte, cujas condies e recursos impem ao homem o esquema de seu destino. Introduzindo o homem nas cincias da Terra, o gegrafo se esfora por ver claramente essa sntese de condies naturais e da presena do homem. Supera, assim, a distncia entre os fenmenos humanas. Essa a sua originalidade principal. Esse o seu passaporte legtimo com que penetra nas reas marginais, onde tantas outras cincias da Terra, da vida e do homem se exercitam. A Geomorfologia , no quadro geral das Cincias da Terra, se situa na interface existente entre as Cincias Geolgicas e as Cincias Geogrficas, segundo a classificao de Goguel. Essa cincia mantm profundos vnculos, j assinalados, com a Geologia.

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

Mas tambm essencialmente geogrfica, na medida em que depende dos conhecimentos de Climatologia, Paleogeografia, Fitogeografia, Pedologia e Hidrografia e se fornece substanciais informaes necessrias ao entendimento da produo do espao geogrfico. Segundo Kostenko (1975), a Geomorfologia funciona como uma ponte entre a Geografia e a Geologia, e estuda uma srie de problemas complexos e heterogneos, alguns dos quais resolvem-se atravs de mtodos fisico-geogrficos e outros mediante a aplicao de mtodos geolgicos. 2 ESTUDAR O PRESENTE PARA COMPREENDER O PASSADO Henri Poincar, no artigo Levolution des lois, publicado no ano de 1913, em Dernires Penses, afirmou: Nada poderemos saber do passado se no admitirmos que as leis no mudaram; se o admitirmos, a questo ser insolvel, como, de resto, todas as demais questes que se reportam ao passado. Eis o fundamento do Princpio do Atualismo ou Postulado do Atualismo. Sero transcritos, a seguir, algumas anotaes de aula feitas por Gilberto Osrio de Andrade e Rachel Caldas Lins, sobre o Princpio do Atualismo, durante a disciplina Bases e Mtodos da Geomorfologia, ministrada em 1978 por aqueles professores. 1- A Geologia reconstitui o passado a partir do presente. A geomorfologia explica desde logo o presente pelo passado. Uma e outra devem, portanto admitir o princpio do atualismo. De resto, esse princpio foi, sem dvida, entrevisto desde que o esprito humano concebeu nitidamente a causalidade como encadeamento constante de fenmenos, permitindo remontar to bem o curso do tempo, como descer nele. 2- Ainda no sculo XIX, viva resistncia era oposta a essas idias. Antes de mais nada, graas brevidade do tempo atribudo aos fenmenos geolgicos. Brevidade admitida no somente pela cronologia deduzida do Gnesis, como tambm pelos primeiros experimentadores. Assim Buffon ensaiou calcular a idade da Terra segundo a velocidade de resfriamento duma esfera metlica aquecida ao rubro. Outros propuseram geocronologias fundadas no grau de salinidade dos oceanos, ou na velocidade da sedimentao, ou ainda no resfriamento presumido do globo.

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

Nos domnios da Paleontologia, s prefigurando destruies instantneas era possvel explicar o fato de Ter havido tantas criaes sucessivas que desapareceram. Cuvier defendia essa concepo com toda sua autoridade cientfica em 1820. Beaumont estabeleceu a idade relativa das montanhas no pressuposto de que cada uma delas surgira bruscamente, como por uma espcie de cataclisma. O Princpio do Uniformitarismo preconiza, portanto, que os mesmos processos e leis fsicas que atuam no presente , agiram no passado, mas no necessariamente com a mesma intensidade. Assim, para os uniformitaristas, a Terra chegou a ser o que mediante a ao de processos graduais e uniformes. Essa idia se opem, assim, aos conceitos catastrofistas. Precisamente, o ritmo e a intensidade da atuao pretrita das causas atuais so os pontos sobre os quais se centra o ataque ao Princpio do Uniformitarismo. Ebvio que existiram erupes vulcnicas mais violentas e extensas quaisquer das registradas na histria humana; os testemunhos das aes glaciais antigas mostram que as geleiras de hoje so pequenas e fracas, quando comparadas com os de outras pocas, e as crateras da Lua so indcios de uma classe de atividade agora existente. No entanto, as leis fsicas que regem as erupes vulcnicas, a ao dos gelos e queda de meteoritos no mudaram, mas apenas a sua intensidade variou. (STOKES, 1969) 3 O PAPEL DA ESTRUTURA GEOLGICA NA DEFINIO DO RELEVO TERRESTRE A estrutura geolgica um tema que no pode ser desprezado na anlise da gnese e da evoluo do relevo terrestre. Ela engloba diversos aspectos relacionados crosta terrestre, alguns dos quais apresentam uma extrema complexidade. Boa parte dos aspectos estruturais da crosta terrestre estudada por diversas geocincias, como por exemplo a Geotectnica, a Geologia Estrutural, a Petrografia e a Geomorfologia Estrutural. A Geomorfologia Estrutural foi, durante muitas dcadas do sculo XX, a parte da Geomorfologia que recebeu a maior ateno dos pesquisadores, mas , atualmente, vem recebendo um peso

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

menos nas matrizes curriculares dos cursos de Geografia, infelizmente. Esse importante ramo da Geomorfologia analisa a participao da estrutura geolgica na definio de alguns compartimentos de relevo sob dois aspectos bsicos. Em primeiro lugar, ela examina os elementos fundamentais do arcabouo estrutural, como por exemplo a constituio do globo terrestre, a estrutura e a dinmica da crosta terrestre, as rochas e os grandes conjuntos estruturais, constituindo , assim, uma abordagem eminentemente geolgica. Em segundo lugar, volta-se para aspectos mais exclusivamente geomorfolgicos, tais como as diferenas litolgicas numa paisagem e seus efeitos morfolgicos ou o modelado do relevo em litomassas especficas ( calcrio, por exemplo) , ou ainda as morfoestruturas em reas de coliso de placas litosfricas etc. Pierre Birot ( 1958) considerava que a explicao do relevo terrestre reduzia-se a dois princpios bsicos: a) toda regio deprimida composta de rochas tenras ou rebaixadas por esforos tectnicos, b) toda regio elevada se compe de rochas mais resistentes ou foram levantadas por processos tectnicos. A estrutura geolgica compreende, portanto, entre outros, os seguintes aspectos: - diferenas de dureza das rochas - disposio das camadas rochosas - movimentos crustais - falhas -fraturas -dobras -litomassas especficas. As diferenas de dureza das rochas vo desempenhar um papel fundamental num processos geomorfolgico destacado, que a eroso diferencial. A eroso diferencial um processo erosivo eminentemente seletivo. Ela faz-se mais enrgica em rochas frgeis e mas suave em rochas mais resistentes. Essa modalidade de eroso seletiva tem como principal mrito ressaltar as diferenas de dureza do material rochoso. A eroso diferencial depende dos seguintes fatores: a) a consistncia da rocha mais ou menos compacta e de sua textura. Por exemplo, os calcrios e as argilas so mais facilmente desagregveis

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

pelos filetes dgua do que os granitos; b) do estado de fraturamento da rocha; o sistema de diaclasamento facilita uma concentrao da rede de drenagem e da infiltrao das guas; c) o grau de permeabilidade da rocha. As camadas rochosas, sobretudo as sedimentares, dispemse nas paisagens geomorfolgicas horizontalmente ou de forma subhorizontal a inclinada. Na periferia de uma sinclise, que no foi arqueada, as camadas so mais inclinadas do que no centro. Neste, as camadas so mais horizontais. Esse fato , de natureza estrutural, contribui para a existncia de cuestas, na periferia da bacia sedimentar e de chapadas e chapades no centro. H notveis exemplos dessa influncia estrutural na bacia sedimentar do Meio Norte. As reas intensamente fraturadas, quando situadas nas imediaes de corpos rochosos no fraturados, respondem, em geral, como reas deprimidas. O intenso fraturamento colabora para que haja uma maior infiltrao das guas e, conseqentemente, uma maior intemperizao qumica dos materiais rochosos. Esses materiais, assim alterados, tornam-se presa fcil para os processos erosivos subseqentes. Os quartzitos, rochas decorrentes da metamorfizao do arenito, so, na maioria dos casos, mais resistentes ao intemperismo e eroso do que diversas outras rochas. No caso de quartzitos mais homogneos e fortemente cimentados pela cristalizao da slica, o relevo resultante quase sempre representado por cristas elevadas e alongadas, segundo a orientao tectnica. Se esses quartzitos so friveis, podem ocupar posio de vales ou regies rebaixadas. E , no caso de se acharem dispostos de maneira horizontal, podem dar relevos tabulares. Os dois casos podem ser visualizados na Regio Nordeste do Brasil. Os diques de diabsio e de andesito, dependendo da qualidade das rochas encaixantes, possuem comportamentos geomorfolgicos distintos. Se as rochas encaixantes so mais resistentes, os diques condicionam a formao de vales, em decorrncia da remoo efetiva das rochas gneas bsicas. Se, por outro lado, as rochas encaixantes so menos resistentes e passveis de desgaste rpido, os diques constituem elevaes que se dispem de forma grosseiramente paralela .

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

A superimposio de um rio sobre um ncleo de determinadas rochas, sem seguir alinhamentos tectnicos, um indicador de movimento epirogentico ( soerguimento de massa continental). Os fatores estruturais do relevo podem ser, de forma bastante sinttica, agrupados em duas grandes categorias: fatores tectnicos e fatores litolgicos. Os fatores tectnicos correspondem s foras tectnicas, de carter endgeno, que edificam o relevo mediante deformao da litomassa. Ocasionam intensos dobramentos, falhamentos, subsidncias, basculamentos e exaltaes. Para compreender esses fatores, faz-se necessrio um conhecimento dos grandes traos da teoria da Tectnica de Placas1, um dos mais importantes paradigmas da moderna Geologia. Para a teoria da Tectnica de Placas, a litosfera encontras-se subdivida em fragmentos, que se movem entre si, denominados placas litosfricas. A zona de interao entre as placas litosfricas definem-se por convergncia litosfrica, divergncia litosfricas e falhas de transformao. As zonas de convergncia so as reas onde se d a coliso de placas. Nestas reas configuram-se morfoestruturas do tipo trincheira ocenica e/ou sistemas orogenticos. As zonas de divergncia so aqueles limites onde se d a separao de placas litosfricas. Exemplificam-na as morfoestruturas chamadas dorsais ocenicas, cujo exemplo mais prximo a Dorsal do Atlntico. As zonas de falha de transformao so os limites ao longo dos quais as placas deslizam. No Oeste dos Estados Unidos, a falha de Santo Andr um bom exemplo desse limite de placas litosfricas. Os fatores litolgicos resultam da maior ou menor resistncia dos corpos rochosos aos processos erosivos, conforme foi anteriormente assinalado. Esses fatores podem determinar plataformas estruturais de relevo, como por exemplo o bordo de uma

Para entender maiores detalhes da teoria da Tectnica de Placas, pode-se consultar o trabalho A Dinmica das Placas Litosfricas, escrito por Lucivnio Jatob , e editado pelo Departamento de Cincias Geogrficas da UFPE, em 2002. 9

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

camada mais dura, destacada pela eroso diferencial. Na Figura 4, mostram-se esquemas ilustrativos de escarpas litolgicas. Os fenmenos tectnicos influenciam tambm, e de maneira significativa, os processos de sedimentao, que so importantes anlise morfoestrutural das paisagens geomorfolgicas. Sobre esse assunto, h um interessante trabalho, escrito em 1974 por Benjamim Bley de Brito Neves, publicado no Boletim do Ncleo do Nordeste da Sociedade Brasileira de Geologia, n 2. Encontram-se transcritos a seguir trechos desse artigo, seguidos de uma atividade prtica, que poder ser levada a efeito em sala de aula. TEXTO COMPLEMENTAR Sedimentao e Tectnica Benjamim Bley de Brito Neves O estudo da sedimentao ligada tectnica tem sido abordado por diversos autores consoante prismas os mais diversos, desde meados do sculo passado, tanto na Europa (Bertrand, em 1897; Haug, em 1900) como nos Estados Unidos (Hall, 1859; Dana, 3m1873), consubstanciando uma ampla , crescente e polmica bibliografia. De uma forma ou de outra, um vnculo inalienvel entre a Sedimentao e a Tectnica reconhecido praticamente por quase todos os autores. Toda sedimentao, via de regra, tem uma causa tectnica, ainda que remota ou mesmo discutvel. O campo maior das dissenses quanto`a classificao dos elementos e ambientes tectnicos e quanto aos efeitos reais transmitidos aos sedimentos. Na anlise dos sedimentos antigos, o efeito da tectnica tem um registro mais pondervel, enquanto que os ambientes geogrficos da deposio transparecem como meros complementos de uma conjuno de fatores mais fundamentais. Na investigao dos ambientes e sedimentos mais recentes e atuais, as propriedades sedimentares parecem intimamente controladas to somente pelos agentes geolgicos da deposio. Desta observao tem resultado conceitos que a tectnica no necessariamente esteve presente na formao de muitos depsitos sedimentares (Krumbein, Sloss & Dapples,1949) Importncia da tectnica na sedimentao

10

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

Generalidades A Tectnica Sedimentar se ocupa do estudo detalhado das relaes entre o Tectonismo e as caractersticas dos sedimentos acumulados, sendo um ramo relativamente novo e em desenvolvimento entre as cincias geolgicas. O tectonismo, sendo compreendido como o comportamento estrutural de um elemento ou parte da crosta terrestre durante ou entre maiores ciclos de sedimentao, e abrangendo a rea fonte e o ambiente de sedimentao ( mbito geogrfico da acumulao). As causas do tectonismo, a distribuio de seus elementos, o grau de intensidade em cada etc, tudo forma uma parte importante e varivel em controlando a natureza e espessura dos sedimentos acumulados. Se analisarmos as variveis determinantes das caractersticas de uma rocha sedimentar, poderemos melhor estimar a importncia do tectonismo. Consideraremos as variveis: a) natureza do rocha fonte; b) expresso topogrfica e relevo da rea fonte; c) distribuio dos elementos tectnicos na fonte e na rea de deposio; d) intensidade do tectonismo em cada elemento tectnico; e) agentes geolgicos que transportam os detritos ao stio da deposio; f) padro de ambiente na rea deposicional; g) fator clima. Logicamente, um ou mais destes fatores podem se tornar dominantes, em detrimento dos demais, de acordo com condicionamentos locais. Geralmente, deve ser esperada alguma combinao entre grupos destes fatores com as propriedades sedimentares, refletindoa. Os fatores c) e d() so claramente pertinentes da trama tectnica regional (Ambiente Tectnico), com ligao direta indiscutvel. Os fatores (a) e (b) podem tambm estar ligados diretamente ao ambiente tectnico regional, conforme j demonstrou Krynine, e o que facilmente dedutvel e ser abordado na anlise do comportamento e da evoluo dos diferentes ambientes tectnicos propostos. A rocha fonte pode ser de procedncia externa, pode ser

11

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

do prprio stio de sedimentao, remobilizado, dependendo da fase evolutiva e do tipo de ambiente tectnico. A expresso topogrfica e relevo da rea fonte traduz termos de intensidade tectnica, epirognica ou orognica. Os fatores (e) e (f) esto mais ligados ao ambiente de sedimentao no sentido geogrfico-geomrfico da definio, mas tambm so afetados pelo tectonismo que pode modificar amplamente o nvel de base regional, sobre o qual tem controle. A influncia do tectonismo nos processos ambientais quanto ao tempo que ele possa permitir a atuao destes processos, ou seja a velocidade da passagem das partculas atravs da superfcie deposicional. Quando esta passagem rpida, os sedimentos so soterrados bruscamente e no operados pelos agentes ambientais. Quando a passagem lenta ou muito gradativa, os sedimentos podem ser selecionados e mesmo modificados de acordo com os processos fsicos e qumicos do ambiente. O fator clima, considerado em separado , pode superimpor-se a todos os demais fatores, afetando o grau de intemperismo das rochas fontes, a maturidade dos sedimentos, a formao de evaporitos etc. Alguns fatores condicionam esta varivel tambm ao processamento global da crosta, estando ele subordinado a uma fase evolutiva dos ambientes tectnicos, o que pode ser um ponto de vista exagerado, mas que no pode ser desprezado (Beloussov,1965). No fosse o tectonismo, a superfcie da Terra no seria perturbada por movimentos ascendentes e descendentes, e a sedimentao cessaria. A tectnica a causa destes movimentos oscilatrios; eroso e seu processo complementar, a sedimentao , so partes de um processo maior de gradao, que juntos tendem ao desenvolvimento de uma superfcie plana. Anlise genrica das principais influncias Vimos anteriormente que , segundo a maioria dos autores, e de acordo com os itens abordados, que a tectnica parece ser a causa principal da sedimentao. Enfaticamente, mais importante ainda que a tectnica influencia diretamente as intensidades de eroso e sedimentao e por conseguinte controla tipo de sedimentao e os produtos sedimentares.

12

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

A tectnica devido a seu efeito no relevo e tambm na intensidade de eroso, exerce um controle importante na maturidade do sedimento. A intensidade de sedimentao funo tanto da intensidade do suprimento como da intensidade de subsidncia, e ambos so funo do tectonismo regional. O balano entre sedimentao e subsidncia determina se o sedimento depositado abaixo ou acima do nvel de base regional. Assim , as texturas e estruturas dos sedimentos so tambm tectonicamente controladas, e ainda, a geometria das unidades de sedimentao. 1- A influncia da tectnica na maturidade dos sedimentos bastante enfatizada por Pettijohn (1957), consoante abordagem j levada a efeito por Krynine (1935), anteriormente. O relevo, mais que o clima, geralmente o fator determinante no contedo feldsptico de um sedimento, ou seja, seu mais usual ndice de maturidade. E se o relevo um produto do tectonismo (epirognico ou orognico), a maturidade dos sedimentos derivados de uma determinada rea constitui indicativo de atividade tectnica. Relevos elevados resultam em remoo ou eroso de materiais no completamente intemperizados, promovendo ento a formaco de sedimentos feldspticos e outros igualmente imaturos. Relevos moderados podem conduzir, por outro lado, a completa destruio qumica dos feldspatos, e a produo at de sedimentos quartzosos. 2- A textura e a estrutura dos sedimentos esto subordinadas `a tectnica, como j frisamos, atravs da relao entre a intensidade da sedimentao que funo das intensidades do suprimento e da subsidncia. Esta talvez seja a principal influncia do tectonismo sobre os sedimentos e foi analisada por Barrell(1917), que estendeu o conceito de subsidncia a todos os tipos de sedimentao (anteriormente restrito ao conceito de geossinclinal de Hall). Barrell definiu o nvel de base como a superfcie (de equilbrio) na qual nem a eroso nem a sedimentao tomam lugar. Ou seja, que somente a depresso da superfcie abaixo do nvel de base permite acumulao de sedimentos at o nvel voltar a ser alcanado, e que elevaes acima do nvel crtico produzem a eroso. Assim, a sedimentao controlada pela subsidncia da superfcie de deposio mais que qualquer outro fator. Mas, a subsidncia descontnua, em geral, interrompida por numerosas oscilaes , e varivel, de acordo com o ambiente

13

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

tectnico considerado (geossinclinais e plataforma). Assim sendo, tambm o ser a sedimentao, o que comprova o sem nmero freqentes de diastemas, inconformidades e lacunas nas colunas estratigrficas de todas as bacias sedimentares. Das diferentes combinaes de subsidncia (tectonismo) e sedimentao teremos diferentes produtos de sedimentao, em termos de textura, estrutura e mesmo composio mineralgica 3- Quanto `a geometria externa de um corpo de rochas sedimentares, a influncia da tectnica, conquanto facilmente inteligvel, est tambm numericamente demonstrada por Sloss (1962), que postulou a seguinte equao: Forma= f(Q,R,D,M), na qual Q a quantidade de detritos supridos na unidade de tempo, R a intensidade da subsidncia ( valor receptor), D a disperso ( material removido do stio de deposio) e M a textura e composio do material de suprimento. Os fatores Q,R e D esto diretamente ligados `a intensidade do tectonismo, conforme j analisados, e o fator M tem implicao direta com R ( e com o tectonismo em geral, de modo indireto). (Texto extrado do Bol. do Ncleo do Nordeste da SBG, n2,Recife, 1974) ATIVIDADES Aps a leitura do texto, responda as questes enumeradas a seguir: 1- Explique a frase : Toda sedimentao, via de regra, tem uma causa tectnica, ainda que remota ou mesmo discutvel . 2- Em que sentido a natureza da rocha fonte influencia no carter dos depsitos sedimentares ? 3-Em que sentido a expresso topogrfica da rea fonte influencia os depsitos sedimentares ? 4- Explique a frase Os fatores agentes geolgicos que transportam os detritos ao stio da deposio e padro de ambiente na rea deposicional esto mais ligados ao ambiente de sedimentao no sentido geogrfico-geomrfico da definio, mas tambm so afetados pelo tectonismo que pode modificar amplamente o nvel de base regional, sobre o qual tem controle.

14

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

5-Explique a frase : as texturas e estruturas dos sedimentos so tambm tectonicamente controladas, e ainda, a geometria das unidades de sedimentao. 4 ALGUMAS DEFINIES BSICAS PARA O ESTUDO DA GEOMORFOLOGIA ESTRUTURAL Sero apresentadas, a seguir, de forma bastante sinttica, algumas definies e conceitos que consideramos necessrios a uma melhor compreenso de vrios assuntos que comumente so abordados na anlise morfoestrutural as paisagens. 1-Antclise- estrutura de plataforma, tipo arco, com configurao assimtrica, composta de rochas sedimentares estendidas a partir de um centro. 2- Sinclise- grande estrutura negativa dos crtons. As camadas sedimentares possuem inclinaes suaves para o centro da bacia. (Sinnimo- bacia sedimentar, bacia tectnica). Na parte central das sinclise afloram os sedimentos mais jovens, nas margens, os mais antigos.. 3- Anticlinrio- Grandes conjuntos de estruturas anticlinais. Originam-se por dobramentos regionais. 4-Astenosfera- Camada viscosa e plstica do manto superior. Localiza-se sob os continentes a uma profundidade de mais ou menos 100 km. a fonte dos movimentos crustais. 5- Arco Insular- Sistema montanhoso submarino cujos cumes elevam-se sobre o nvel do mar, formando cadeia de ilhas em arco. Associam-se s trincheiras ocenicas. 6- Batlito- grande corpo intrusivo com contatos bruscos e uma grande espessura. Possui uma rea superior a 100 km2. Tem composio granitide. Aflora em decorrncia de fases erosivas. 7-Cinturo Ativo- maior elemento estrutural da tectonosfera que se estende no interior dos continentes e oceanos. Apresenta uma notvel atividade tectnica. Exemplificam-no: dorsais ocenicas, sistemas orognicos e as trincheiras submarinas. 8-Correntes de Conveco do Manto- Circulao lenta de massas do manto da Terra. 9- Crton- elemento bsico da estrutura dos continentes. Apresenta um regime tectnico estvel. Possui a seguinte estrutura: piso

15

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

inferior , com rochas gneas e metamrficas; piso superior com rochas sedimentares e vulcnicas. Nos crtons a atividade vulcnica muito fraca. Nos crtons predominam relevos relativamente planos e montanhas erodidas. Todas as plataformas continentais, ou seja, crtons, surgiram no lugar dos geossinclinais de idade mais antiga. As rochas originadas durante a pr-histria geossinclinal das plataformas integram seu embasamento dobrado ou escudo. Como regra geral, so intensamente dobrados e mais ou menos metamorfizados; em sua composio tomam parte essencial as formaes magmticas, tanto efusivas como intrusivas; entre estas ltimas so especficos os granitos. . No caso de predominncia, no embasamento, de rochas altamente metamorfizadas- gnaisses, xistos cristalinos- o embasamento denomina-se cristalino. Este caso comum nas plataformas antigas. O embasamento est recoberto de massas rochosas no metamorfizadas sedimentares e em alguns trechos vulcnicas, em geral fracamente alteradas, dispostas quase que horizontalmente. ( JAIN, V.E. Geotectnica general, 1) 10- Dorsais- Conjunto de sistemas montanhosos submarinos na zona axial. Apresentam depresses conhecidas como rifts. 11- Escudos- a maior estrutura positiva dos crtons. Apresentam vastos afloramentos de rochas pr-cambrianas e forte metamorfismo , granitizao e rochas dobradas e intensamente falhadas. 12-Fossa Tectnica - zona de afundamento tectnico, delimitada por falhas paralelas. Essa expresso , algumas vezes empregada como sinnimo: graben. 13- Litosfera- a camada rgida externa da Terra. E a mais rgida do planeta. limitada na parte inferior por uma zona de baixa velocidade, que vem sendo definida, convencionalmente, por uma superfcie isotrmica de 1300- 1400C. A litosfera m condutora de calor. Transmite o calor recebido pela astenosfera, atravs da conveco, por conduo e irradiao. A litosfera definida pela crosta continental e pela crosta ocenica, alm da parte no convectiva do manto. A poro ocenica da litosfera formada da mesma maneira em todo o mundo, sendo mais homognea, e tem sido ( e pode ser) reciclada continuamente no manto. A poro continental da litosfera resiste ao processo de subduo por sua natureza fsica , altamente varivel e produto de bilhes de anos de evoluo.

16

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

(...) A litosfera no monoltica, sendo constituda por um contexto composto de vrios segmentos, em natureza, espessura e constituio, sendo estes considerados grandes (>100000000km), intermedirios (10000000- 1000000km) e pequenos ( < 1000000km) , chamados de placas litosfricas. Entre os segmentos pequenos, alm das microplacas ( segmentos que devem Ter pelo menos uma margem ativa) e microcontinentes ( balizados integralmente por margens passivas), destacam-se os chamados blocos ( algum tipo de rigidez interna) e terrenos. Estes ltimos so deformados internamente durante as orogneses e geralmente afastados da sua posio original por extenses muitas vezes superiores sua maior dimenso ( por conveno). Esta conceituao (placas grandes, intermedirias e pequenas, microcontinentes, blocos, terrenos, etc) muito controvertida ainda e longe do consensual, tendo aqui sido adotadas as designaes de Condie ( 1989) e Berckemann & Hs ( 1982). O nmero da segmentao da litosfera muito grande, e sua identificao vem sendo acrescida na proporo que se intensifica o conhecimento geolgico e geofsico, sendo incorreto pensar em nmero pequeno e finito de placas. No contexto das placas grandes., ocorre litosfera de natureza continental e ocenica ( s vezes apenas ocenica), nos demais segmentos geralmente um ou outro tipo de litosfera predominante, precisando ficar claro que mesmo nos segmentos da litosfera h variaes laterais de composio, estrutura e comportamento muito importantes. No caso dos segmentos cada vez menores, um s tipo de litosfera costuma ocorrer. ( Benjamim Bley B. Neves- Crtons e Faixas Mveis) 14- Sistema Montanhoso- srie de elevaes mais ou menos extensas, unidas em grupos montanhosos separados por depresses intermontanas e vales fluviais. ABSBER ( 1975) classifica as montanhas, segundo a origem em: montanhas de dobramento, montanhas dmicas, montanhas de blocos falhados, montanhas vulcnicas, escarpas de falha, escarpas de eroso e minimontanhas. Eis as definies apresentadas pelo autor (op. cit, p. 30 e 31) para essas formas de relevo: Montanhas de dobramentos: cordilheiras oriundas do dobramento de camadas originalmente depositadas no fundo dos mares. Aps os dobramentos, as camadas dobradas so soerguidas a milhares de

17

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

metros de altura, sulcadas pelos rios e, s vezes, por geleiras de altitude ( exemplo: Andes , Alpes, Himalaia). Montanhas dmicas: so camadas deformadas em forma de abbadas. Aps a ao de demorados processos erosivos, os domos podem dar origem a montanhas semicirculares, com cristas serrilhadas e abruptas para o interior das depresses dmicas e encostas suaves inclinadas para o exterior da antiga abbada. Nas pores centrais de alguns domos foram descobertas jazidas de petrleo em profundidade. Montanhas de blocos falhados: pores da crosta terrestre soerguidas em blocos, a diferentes alturas ( exemplo: Mantiqueira, Bocaina). Montanhas vulcnicas: cones vulcnicos, extintos ou ativos, formados pelo acmulo de lavas e cinzas em torno de crateras de vulces. Minimontanhas: rea de pequena altitude relativa, porm com forte grau de acidentao. 15- Relevos controlados por subsidncia: essas morfoestruturas sofrem uma notvel influncia da tectnica extensional e, tambm, da tectnica plstica.. So encontradas, nesse grupo, as seguintes morfoestruturas: relevos planos de bacias sinclinais, grabens, fossas intermontanas ou de piemonte. 16- Rifts : so morfoestruturas de carter tectnico, relativamente estreitas e com grande extenso. Tm origem a partir de uma tectnica extensional ou por fenmenos de natureza termotectnica. Um grande rift eencontrado na frica Oriental, mais especificamente na regio dos grandes lagos africanos. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ABSBER, A. N. Formas de Relevo. So Paulo: Edart, 1975 ANDRADE, G. O. DE Curso de iniciao ao estudo da Geografia em grau superior. Bol. Geogr., Rio de Janeiro, Ano XXIV, n 185, IBGE, 1965. BIROT, Pierre. Morphologie Structurale. Frana: Presses Universitaires de France, 1958.

18

Noes Bsicas de Geomorfologia

Prof. Lucivnio Jatob

CASTRO, Cludio de . & JATOB, Lucivnio. Litosfera. Minerais, Rochas, Relevo. Recife: Editora Universitria, 2004 DERRUAU, Max. Geomorfologia. Barcelona: Ariel, 1966. HUBP, J.L. Las estructuras mayores del relieve. Mexico: UNAM, Facultad de Ingeneria, 1986. KOSTENKO, N.P. Geomorfologia Estructural. Mxico: UNAM, Facultad de Geografia, 1975. THONRBURY, W.D. Princpios de Geomorfologia. Buenos Aires: ed. Kapelusz,1960 1- Pas e ciudad de nacimiento Del autor: Brasil, Pesqueira 2- Titulo : Noes Bsicas de Geomorfologia 3- Pas: Brasil 4- Ciudad y fecha correspondente al trabajo : Recife, 5 de deciembre de 2006 5- Breve biografia del autor: Lucivanio Jatob egegrafo, mestre em Geografia pela UFPE, Brasil, onde exerce o cargo de Prof. Adjunto. Leciona as disciplinas Geomorfologia, Climatologia e Metodologia do Ensino de Geografia, nos cursos de Geografia da UFPE, desde 1977. E autor de vrios livros didticos, tais como Introduo Geomorfologia e Litosfera. Minerais, Rochas e Relevo. Atualmente ministra cursos de ps-graduao em diversas instituies de ensino Superior do Brasil. Para estabelecer contato com o autor, escrever para o seguinte endereo: luciobr2@yahoo.com.br Lucivnio Jatob ( Prof. Adjunto do Depto. De Cincias Geogrficas da Universidade Federal de Pernambuco,Brasil) luciobr2@yahoo.com.br Recife 2006

19

Das könnte Ihnen auch gefallen