Sie sind auf Seite 1von 5

Governo do Estado de Pernambuco / Secretaria Estadual de Sade / Fundao HEMOPE Processo Seletivo Simplificado 2006

Funo: Enfermeiro / Nvel Superior Tipo 1 Cor: Branca

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 01 QUESTO 05

So fatores que interferem na poliria todos os abaixo, exceto: A) B) C) D) E) Caf. lcool. Glicose administrada I.V.. Consumo excessivo de sal. Tiazdicos.

Sobre o processo de cicatrizao das feridas, analise as afirmativas abaixo: 1. Na fase de hemostasia e inflamao ocorre a angiognese, estimulada por fatores quimiotxicos liberados pelas plaquetas. Os fibroblastos migram para o interior da ferida pelo auxlio da fibronectina. A hipxia associada hipercapnia e acidose, acelera e/ou potencializa a sntese do colgeno. Na reepitelizao, as clulas replicadas migram por epibolia para atingir a borda da ferida. 1, 2 e 3, apenas. 2, 3 e 4, apenas. 1 e 3, apenas. 3 e 4, apenas. 2 e 4, apenas.

2. 3. 4.

QUESTO 02

Sobre o pH da urina, analise as afirmativas abaixo: 1. 2. 3. 4. Durante o sono observa-se alcalose respiratria, o que torna a urina mais alcalina. O citrato de potssio e a acetazolamida produzem urina cida. Dieta rica em frutas ctricas e vegetais, especialmente legumes, ajuda a manter a urina alcalina. A medida precisa do pH urinrio s pode ser realizada em uma amostra recm-eliminada.

Esto corretas as afirmativas: A) B) C) D) E)

QUESTO 06

Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) as afirmativas 1, 2 e 3, apenas. as afirmativas 2 e 4, apenas. as afirmativas 1 e 2, apenas. as afirmativas 3 e 4, apenas. a afirmativa 2, apenas.

Sobre lceras arteriais e venosas correto afirmar: A) As lceras arteriais so indolores e suas feridas localizamse quase sempre na poro superior da perna. B) A insuficincia venosa produz lceras nas pores mais distais do corpo. C) Na lcera venosa, observam-se manchas de hemossiderina e endurecimento da pele circundante com uma base granulosa da ferida. D) A insuficincia venosa gera lceras mais profundas. E) O tecido de granulao abundante na lcera arterial.
QUESTO 07

QUESTO 03

Observa-se resultado falso positivo para hemoglobinria ou hematria em todas as situaes abaixo, exceto: A) Administrao de altas doses de cido ascrbico ou vitamina C. B) Na presena de mioglobina. C) No uso de hipocloretos para a limpeza dos frascos de urina. D) Ingesto de iodetos. E) No uso de bacitracina ou anfotericina.
QUESTO 04

A respeito da ferida, analise as afirmativas abaixo: 1. 2. A colorao rsea mais clara da ferida indica boa circulao arterial. A necrose iminente, sugestiva de infeco do tecido de granulao exteriorizada pela colorao amareloacastanhada. Feridas com diagnstico de gangrena seca exigem debridamento mecnico. Secreo serosa abundante indica insuficincia venosa ou inflamao e a necessidade de diminuir a manipulao da ferida. Mesmo que a ferida esteja preenchida por tecido de granulao, a pele circundante pouco sadia pode retardar a cicatrizao. 1 e 2, apenas. 2 e 3, apenas. 1 e 4, apenas. 4 e 5, apenas. 3 e 5, apenas.

3. 4.

Sobre os exames bioqumicos correto afirmar: A) Pode haver aumentos transitrios do PSA aps palpao da prstata ou exame retal. B) A administrao de radioistopos no afeta o resultado da mensurao dos nveis de insulina. C) A coleta de sangue para o teste de tolerncia glicose s pode ser realizada imediatamente aps a administrao da glicose por via oral. D) Jejum prolongado ou anorexia reduz sensivelmente o nvel de bilirrubina. E) O nvel de glucagon encontra-se extremamente baixo na pancreatite aguda.

5.

Esto corretas as afirmativas: A) B) C) D) E)

Pgina 1/5
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

Governo do Estado de Pernambuco / Secretaria Estadual de Sade / Fundao HEMOPE Processo Seletivo Simplificado 2006
Funo: Enfermeiro / Nvel Superior Tipo 1 Cor: Branca

QUESTO 08

QUESTO 11

Sobre o tratamento da dor no cncer, correto afirmar: A) A caracterizao da dor no tem importncia neste caso. B) Os opiceos fortes devem ser associados aos opiceos fracos para potencializar sua ao. C) A opo da via inicial para administrao das drogas a endovenosa. D) O uso do analgsico atende ao critrio de aparecimento da dor. E) A morfina tem finalidade analgsica, dificilmente provocando dependncia psicolgica ou depresso respiratria.
QUESTO 09

A respeito das Hepatites virais, analise as afirmativas abaixo: 1. 2. 3. 4. O perodo de incubao do vrus varia de acordo com o tipo da Hepatite. A ictercia um sintoma presente em quase 95% dos casos. A colria pode ser observada na fase prodrmica ou prictrica. A ictercia acentuada pode vir acompanhada de colestase, fezes claras e prurido cutneo.

Esto corretas as afirmativas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3, apenas. 1, 2 e 4, apenas. 1, 3 e 4, apenas. 3 e 4, apenas. 1, 2, 3 e 4.

Sobre o cncer de pele, o enfermeiro deve saber que: A) a ceratose uma hiperqueratose, potencialmente maligna, que pode ser causada pela exposio crnica luz do sol, por ingesto ou injeo de arsnico. B) no xeroderma pigmentoso, observam-se leses planas, acastanhadas e de tamanho varivel, presentes desde o nascimento ou surgidas depois, na infncia ou juventude. C) o carcinoma basocelular localiza-se preferencialmente no tronco e membros inferiores e se apresenta como uma leso vegetante. D) o melanoma se apresenta como um tumor brilhante, sangrante e formando uma crosta que descama constantemente. E) o carcinoma espinocelular ocorre preferencialmente nas palmas das mos, plantas dos ps, mucosas bucal e anal.
QUESTO 10

QUESTO 12

A respeito dos exames para investigao das infeces sexualmente transmissveis, analise as afirmativas abaixo: 1. 2. 3. Na coleta do muco cervical, o espculo vaginal precisa estar bastante lubrificado. A coleta da amostra no canal anal requer a espera por alguns segundos para o swab absorver os microorganismos. O canal anal fornece amostra que, tende a apresentar resultado positivo em um portador de infeco sexualmente transmissvel, quando uma amostra cervical negativa.

Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) as afirmativas1 e 2, apenas. as afirmativas 2 e 3, apenas. as afirmativas 1e 3, apenas. a afirmativa 1, apenas. a afirmativa 3, apenas.

Sobre a transmisso da AIDS, correto afirmar: A) A contaminao perinatal pelo HIV restringe-se via transplacentria e passagem atravs do canal do parto, pelo contato com o sangue materno na altura da vagina. B) As Infeces Sexualmente Transmissveis no ulcerativas ao contrrio das ulcerativas, no esto associadas ao aumento do risco da transmisso sexual da infeco por HIV. C) O sexo anal receptivo desprotegido a prtica de maior risco para contaminao pelo HIV para homens e mulheres se houverem leses ulcerativas. D) A inseminao artificial um procedimento excludo da transmisso pelo HIV, considerando os processos necessrios para tratar o smen. E) Usurios de drogas injetveis ilcitas tm o risco de contaminao pelo HIV potencializado pela situao econmica desfavorvel, convivncia com os mltiplos riscos e condies higinicas precrias para a sua administrao.

QUESTO 13

Sobre as caractersticas dos rudos respiratrios, analise as afirmativas abaixo: 1. 2. 3. 4. Quanto durao do murmrio vesicular, os rudos expiratrios duram mais que os inspiratrios. Os sons sussurrados mais intensos e ntidos so denominados pectorilquia afnica. Os sibilos so sons descontnuos, suaves e breves. Os estertores inspiratrios finos tardios que persistem entre uma respirao e a outra sugerem tecido pulmonar anormal.

Esto corretas as afirmativas: A) B) C) D) E) 1 e 2, apenas. 2 e 3, apenas. 1 e 3, apenas. 2 e 4, apenas. 3 e 4, apenas.

Pgina 2/5
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

Governo do Estado de Pernambuco / Secretaria Estadual de Sade / Fundao HEMOPE Processo Seletivo Simplificado 2006
Funo: Enfermeiro / Nvel Superior Tipo 1 Cor: Branca

QUESTO 14

QUESTO 17

Sobre o exame fsico da criana, correto afirmar: A) O choro no altera a verificao da freqncia do pulso. B) A temperatura retal mdia menor no lactente do que no pr-escolar. C) A discromia de Arlequim pode ser atribuda a uma instabilidade vascular temporria. D) A presso arterial sistlica diminui gradualmente at os seis anos de idade. E) Freqncias respiratrias profundas e lentas so observadas em situaes de acidose metablica.

Sobre o exame da gestante, analise as afirmativas abaixo: 1. 2. 3. 4. A tireide necessariamente encontra-se diminuda. A alopecia um sintoma sempre presente. A hipertrofia gengival com sangramento comum na gravidez. A hipotenso de decbito uma forma grave da diminuio circulao e a mulher pode apresentar tonturas e sncope, em especial quando em decbito dorsal.

Esto corretas as afirmativas: A) B) C) D) E) 1 e 2, apenas. 1 e 3, apenas. 2 e 4, apenas. 3 e 4, apenas. 1 e 4, apenas.

QUESTO 15

Sobre a avaliao do beb ao nascer, o Apgar, analise as afirmativas abaixo: 1. 2. 3. 4. A pontuao baseia-se em uma escala de 3 pontos (0, 1 ou 2) para cada componente. So avaliados no exame trs aspectos: freqncia cardaca, esforo respiratrio e tnus muscular. O esforo respiratrio obtm 2 pontos quando a criana apresenta movimentos respiratrios lentos e irregulares. A determinao do Apgar pode ser repetida a intervalos de 20 minutos, at que a pontuao fique acima de 7.

QUESTO 18

Sobre os principais distrbios hidreletrolticos correto afirmar: A) A hipervolemia caracterizada por perda aguda de peso, PVC baixa, cimbras musculares, pulso rpido e fraco. B) Na hipovolemia ocorre elevao da temperatura corporal, alucinaes, letargia, inquietao, irritabilidade e convulses focais. C) A hipercalemia caracterizada por assistolia ou fibrilao ventricular e diminuio da presso arterial. D) Na hipernatremia observa-se bradicardia, disritmias, parestesias, cimbras e leo paraltico. E) A hipocalcemia caracterizada por dormncia, formigamento perioral, nos dedos das mos e dos ps, sinais de Trousseau e Chvostek positivos.

Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) as afirmativas1, 2 e 3, apenas. as afirmativas 2, 3 e 4, apenas. as afirmativas 1, apenas. as afirmativas 3, apenas. as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

QUESTO 16

A respeito das alteraes fisiolgicas da gravidez, correto afirmar: A) As paredes vaginais ficam adelgaadas e lisas. B) O sinal de Hegar aparece no ltimo trimestre da gestao. C) Ao final da gravidez, a capacidade uterina de aproximadamente 20 litros. D) O sinal de Chadwick surge aps a concepo e se mantm durante toda a gravidez. E) A leucorria, quando presente aps as 3 primeiras semanas de gestao, constitui-se em sintoma que precisa ser tratado rapidamente.

QUESTO 19

Sobre as lceras duodenal e gstrica correto afirmar: A) Enquanto a incidncia da lcera gstrica situa-se entre os 30 e 60 anos, a lcera duodenal ocorre acima dos 50 anos. B) Na lcera duodenal a dor surge de 2 a 3 h aps a refeio e incomum o vmito, enquanto na gstrica a dor aparece entre meia e uma hora aps a refeio, sendo aliviada pelo vmito. C) Na lcera duodenal a ingesta alimentar algumas vezes aumenta a dor, ao passo que na gstrica, a ingesta alimentar alivia a dor. D) Na lcera duodenal h menor probabilidade de perfurao do que na lcera gstrica. E) Grupo sangneo O, DPOC, cirrose, insuficincia renal crnica, so fatores de risco da lcera gstrica.

Pgina 3/5
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

Governo do Estado de Pernambuco / Secretaria Estadual de Sade / Fundao HEMOPE Processo Seletivo Simplificado 2006
Funo: Enfermeiro / Nvel Superior Tipo 1 Cor: Branca

QUESTO 20

QUESTO 23

Sobre a gastrite aguda, correto afirmar: A) O agente etiolgico sempre um microorganismo associado a baixo nvel de imunidade. B) A mucosa s regenera aps tratamento medicamentoso adequado, juntamente com dieta livre de frituras e condimentos. C) A mucosa torna-se edemaciada e hiperemiada e sofre eroso superficial, secretando muito pouco cido e muito muco. D) sempre a causa de uma infeco sistmica grave. E) Quando causada por ingesto de cidos ou lcalis fortes, podem chegar perfurao, resultando em obstruo do crdia.
QUESTO 21

Para a administrao de Cloranfenicol xarope em frascos de 100 ml (150 mg / 5 ml), cada ml do xarope contm: A) B) C) D) E) 15 mg. 25 mg. 30 mg. 35 mg. 40 mg.

QUESTO 24

Sobre o choque, correto afirmar: A) No choque neurognico ocorre vasoconstrico decorrente da perda do tnus simptico. B) O choque neurognico espinhal caracteriza-se por uma pele seca e quente, no lugar de fria e mida. C) No choque sptico, a resposta imune do paciente provoca a diminuio da permeabilidade capilar, desencadeando a reteno de lquidos nos capilares. D) O tratamento do choque sptico inclui administrao de heparina, uso de meias elsticas compressivas e compresso pneumtica das pernas para evitar a formao de trombos. E) No choque cardiognico, a freqncia cardaca e o volume sistlico diminuem e a PA pode se elevar ou baixar.
QUESTO 25

A respeito da administrao de solues por via endovenosa, analise as afirmativas abaixo: 1. A soluo de glicose a 5% fornece em torno de 2.000 kcal e uma fonte muito importante de calorias para as necessidades dirias do corpo. O soro fisiolgico a 0,9% tem sua osmolalidade totalmente constituda por eletrlitos, por isso permanece no espao intracelular. As solues hipotnicas tm como objetivo restabelecer o lquido celular e oferecer gua livre para excreo das escrias. Solues concentradas como a glicose a 50%, devem ser administradas atravs de veias centrais para serem diludas pelo rpido fluxo sangneo. As solues hipertnicas exercem uma presso osmtica maior que aquela do lquido extracelular.

2.

3.

4.

A respeito das mudanas cognitivas que ocorrem no envelhecimento, correto afirmar: A) O delrio se caracteriza por deteriorao da funo cognitiva. B) O incio do quadro de demncia agudo ou subagudo, dependendo da etiologia. C) No delrio, o pensamento desorganizado, distorcido, fragmentado, lento ou acelerado. D) Na depresso, a percepo distorcida, observam-se iluses e alucinaes. E) O indivduo com delrio apresenta dificuldade de abstrao, o raciocnio empobrecido e o julgamento comprometido.
QUESTO 26

5.

Esto corretas, as afirmativas: A) B) C) D) E) 1, 2 e 3, apenas. 1, 3 e 4, apenas. 1, 3 e 5, apenas. 3, 4 e 5, apenas. 1, 2 e 5, apenas.

QUESTO 22

Sobre as alteraes fisiolgicas normais do envelhecimento, correto afirmar: A) No sistema gastrintestinal observa-se aumento da secreo salivar, menor peristalse e produo de enzimas digestivas. B) Ocorre distenso dos espaos intervertebrais e menor amplitude do movimento articular C) Observa-se diminuio dos pelos nasais e da capacidade olfativa. D) Verifica-se hipertrofia das papilas das bordas laterais da lngua e diminuio da acuidade visual. E) Ocorre perda subseqente de protenas do rim e aumento do dimetro ntero-posterior do trax.

Foi prescrito uma ampola de Aminofilina (10 ml / 240mg), diluda em 150 ml de Soro Fisiolgico a 0,9%. Aps a diluio, cada ml da soluo resultante contm: A) B) C) D) E) 1,5 mg / ml. 2,5 mg / ml. 2,75 mg / ml. 3,25 mg / ml. 3,50 mg / ml.

Pgina 4/5
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

Governo do Estado de Pernambuco / Secretaria Estadual de Sade / Fundao HEMOPE Processo Seletivo Simplificado 2006
Funo: Enfermeiro / Nvel Superior Tipo 1 Cor: Branca

QUESTO 27

QUESTO 30

Ao exercer a profisso, o Enfermeiro precisa saber que: A) a agresso fsica qualquer contato no intencional sem consentimento. B) as cpias do pronturio s podem ser disponibilizadas e divulgadas para fins cientficos. C) aos estudantes de Graduao em Enfermagem, aplica-se o Cdigo de tica de Enfermagem vigente. D) deve atender ao princpio da no-maleficncia, implementando prescries menos danosas ao cliente. E) negligncia e impercia so delitos dolosos antagnicos.

A respeito da aplicao de insulina correto afirmar: A) A absoro ocorre rapidamente, pois utilizada a via subcutnea. B) A insulina regular uma soluo clara que age rapidamente e pode ser administrada por via S.C. ou I.V. C) As insulinas semilenta, lenta e ultralenta no so miscveis entre si. D) O portador de diabetes toma apenas um tipo de insulina. E) Cada tipo de insulina possui incio e pico diferentes, entretanto a durao da ao igual para todas.

QUESTO 28

Sobre a necessidade de sono e repouso, correto afirmar: A) A consolidao da memria e a restaurao psicolgica podem ocorrer no final do sono NREM. B) Os ritmos circadianos no sofrem influncia da luz, temperatura e clima. C) A viglia resulta, da liberao da serotonina pela regio sincronizadora bulbar. D) O sono pode ser produzido pela liberao das catecolaminas, como a norepinefrina. E) Para cada estgio de sono NREM (sono de movimentos oculares lentos) ocorrem quatro perodos de sono REM (sono de movimentos oculares rpidos).

QUESTO 29

A respeito do preparo para a cirurgia, analise as afirmativas abaixo: 1. O exerccio da respirao diafragmtica melhora a expanso pulmonar e a liberao de oxignio, porm faz com que o paciente desperdice muita energia. A contrao dos msculos da perna promove o retorno venoso, dificultando a formao de cogulos. necessrio explicar cada exerccio, entretanto a demonstrao e devoluo da tcnica no so essenciais, independente do nvel cognitivo do paciente. O uso do dispositivo de presso expiratria positiva e prendedor nasal esto restritos s cirurgias cardacas.

2. 3.

4.

Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) as afirmativas1 e 2, apenas. as afirmativas 2 e 3, apenas. as afirmativas 3 e 4, apenas. as afirmativas 1 e 3, apenas. a afirmativa 2, apenas.

Pgina 5/5
permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen