Sie sind auf Seite 1von 3

L D E JU NA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

AAL N 70036754109 2010/CVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO. DECISO MONOCRTICA. PREVIDNCIA PRIVADA. APLICAO PRO RATA DIE PARA INCIDNCIA DE CORREO MONETRIA E JUROS MORATRIOS. Correta a aplicao pro rata die para a incidncia da correo monetria e juros moratrios, a fim de evitar enriquecimento ilcito sem causa da outra parte. O expert utilizou os ndices em observncia a deciso executada, no havendo o alegado erro relativamente a forma de aplicao da correo monetria e dos juros moratrios. AGRAVO DE INSTRUMENTO DESPROVIDO EM DECISO MONOCRTICA.

AGRAVO DE INSTRUMENTO N 70036754109 DANTE ANTONIO OLTRAMARI FUNDACAO BANRISUL SEGURIDADE SOCIAL DE

SEXTA CMARA CVEL COMARCA DE PORTO ALEGRE AGRAVANTE AGRAVADO

DECISO MONOCRTICA
Vistos. Trata-se de agravo de instrumento interposto por DANTE ANTONIO OLTRAMARI em face da deciso da fl. 10 que, em sede de cumprimento de sentena movida em desfavor de FUNDAO BANRISUL DE SEGURIDADE SOCIAL, acolheu o laudo pericial com a correta aplicao pro rata die, ou seja, a incidncia dos ndices de correo monetria e juros moratrios deve se dar de forma proporcional ao nmero de dias. Alega em suas razes, que vedado agora ao Juzo considerar correta a aplicao da correo monetria e dos juros de forma pr-rata, pois essa discusso desborda o decidido na sentena dos embargos execuo, ofendendo a coisa julgada. Sustenta que quanto ao 1

L D E JU NA
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

AAL N 70036754109 2010/CVEL

clculo do dbito, no cabia ao Sr. Perito efetuar novo clculo em programa diverso do Sistema Exotics Memorial, nem alterar a forma de aplicao da correo monetria e dos juros legais. Postula o provimento do recurso para determinar que o clculo do dbito se d em estrito cumprimento ao determinado na sentena dos embargos, tomando-se com base a conta da execuo, devendo ser utilizado o mesmo Sistema Exotics Memorial. o relatrio. Decido. Tenho que no merece reforma a deciso agravada. Para tanto, valho-me dos fundamentos da r. deciso proferida pelo Julgador a quo, que bem analisou a espcie e deu soluo adequada controvrsia. Nestes termos, manifestou-se o juzo a quo, in verbis: (...) Quanto a correo monetria, correta a aplicao pro rata die pelo expert, ou seja, a incidncia dos ndices de correo monetria e juros moratrios deve se dar de forma proporcional ao nmero de dias, no sendo cabvel abranger perodo anterior a data fixada na sentena como marco inicial, tampouco posterior a data do efetivo pagamento. Nesse sentido:
APELAO CVEL. HONORRIOS DE PROFISSIONAL LIBERAL. EMBARGOS EXECUO. INCIDNCIA DE EXCESSO DE EXECUO. A correo monetria e os juros moratrios devem incidir na forma pro rata temporis, a fim de evitar-se enriquecimento ilcito sem causa da outra parte. DADO PROVIMENTO AO APELO. (Apelao Cvel N 70029480084, Dcima Sexta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Paulo Srgio Scarparo, Julgado em 27/08/2009)

L D E JU NA
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ST

T R IB U

I A

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

R S

AAL N 70036754109 2010/CVEL

Quanto a aplicao de juros no valor amortizado, descabe a impugnao, pois, alm de no haver por parte do impugnante novo clculo, laudo de assistente tcnico ou qualquer outro meio de prova, tenho que o clculo apresentado pelo perito o correto, cumprindo o determinado no comando sentencial. (...) Assim, entendo que o expert utilizou os ndices em observncia a deciso executada, no havendo o alegado erro relativamente a forma de aplicao da correo monetria e dos juros moratrios. Ademais, houve discriminao pela Contadoria dos ndices utilizados. Tambm, nesse sentido, trago o seguinte precedente:
Agravo de instrumento. Previdncia privada. Reserva de poupana. Execuo de sentena. Metodologia de aplicao dos juros. Mostra-se correta aplicao dos juros moratrios calculados ms a ms, com incidncia pro rata die nos meses iniciais e finais. Recurso desprovido. (Agravo de Instrumento N 70038523601, Sexta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Ney Wiedemann Neto, Julgado em 14/10/2010)

Diante do exposto, com fulcro no artigo 557, caput, do CPC, nego provimento ao recurso, mantendo a deciso agravada. Intimem-se. Diligncias legais. Porto Alegre, 16 de setembro de 2011.

DES. ARTUR ARNILDO LUDWIG, Relator.

Das könnte Ihnen auch gefallen