Sie sind auf Seite 1von 2

SEC - Sistema de Ensino Contemporneo - 1 Bimestre 1 SRIE - TURMA: 1001

Aluno: _________________________________Nota: _____ Data:18/04/2013


Instrues: 1. permitido o uso da Tabela Peridica trabalhada em sala de aula. 2. Responda as questes utilizando caneta azul ou preta. 3. No sero aceitas rasuras ou alteraes nas questes de mltipla escolha. Boa Prova!!! 1) Um tomo tem A=81 e 46 nutrons e apresenta X eltrons no nvel mais externo e est localizado no grupo Y da tabela peridica. Qual o valor de X e Y, respectivamente? a) b) c) d) e) 6 e 16 7 e 17 5 e 15 6 e 17 7 e 16
40

AVALIAO BIMESTRAL QUMICA I PROVA A PROF. FERNANDA RANGEL

O procedimento adequado para tratar a gua dos rios, a fim de atenuar os problemas de sade causados por microrganismos a essas populaes ribeirinhas a: a) filtrao. b) clorao. c) coagulao. d) fluoretao. e) decantao.

2) Um certo tomo X isbaro do 20Ca e istono 41 do 19K . Qual o grupo deste elemento na tabela peridica? a) 15 b) 2 c) 16 d) 1 e) 18

3) Considere os elementos qumicos e as suas configuraes eletrnicas: 2 6 2 5 I2s 2p 3s 3p 2 6 5 1 II3s 3p 3d 4s 2 6 10 1 III3s 3p 3d 4s 2 6 2 IV4s 4p 5s Na classificao peridica, quais elementos esto situados no mesmo perodo? a) I e II b) II e III c) I e III d) II e IV e) III e IV

5) (UERJ 2002) Em 1911, o cientista Ernest Rutherford realizou um experimento que consistiu em bombardear uma finssima lmina de ouro com partculas , emitidas por um elemento radioativo, e observou que: - a grande maioria das partculas atravessava a lmina de ouro sem sofrer desvios ou sofrendo desvios muito pequenos; - uma em cada dez mil partculas era desviada para um ngulo maior do que 90. Com base nas observaes acima, Rutherford pde chegar seguinte concluso quanto estrutura do tomo: a) o tomo macio e eletricamente neutro b) a carga eltrica do eltron negativa e puntiforme c) o ouro radioativo e um bom condutor de corrente eltrica d) o ncleo do tomo pequeno e contm a maior parte da massa

4) (Enem 2011) Belm cercada por 39 ilhas, e suas populaes convivem com ameaas de doenas. O motivo, apontado por especialistas, a poluio da gua do rio, principal fonte de sobrevivncia dos ribeirinhos. A diarreia frequente nas crianas e ocorre como consequncia da falta de saneamento bsico, j que a populao no tem acesso gua de boa qualidade. Como no h gua potvel, a alternativa consumir a do rio.
O Liberal. 8 jul. 2008. Disponvel em: http://www.oliberal.com.br.

6) H exatos 100 anos, J.J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relao entre a massa e a carga do eltron, o que pode ser considerado como a descoberta do eltron. reconhecida como uma contribuio de Thomson ao modelo atmico, a) o tomo ser indivisvel. b) a existncia de partculas sub-atmicas c) os eltrons ocuparem nveis discretos de energia. d) os eltrons girarem em rbitas circulares ao redor do ncleo. e) o tomo possuir um ncleo com carga positiva e uma eletrosfera.

7) A grande maioria dos metais se encontra em compostos slidos chamados minerais, que passam a ser denominados minrios quando permitem bom aproveitamento industrial. O minrio Blenda apresenta o zinco na 2+ -2 forma ZnS. Determine a configurao eletrnica em subnveis dos ons 30Zn e 16S presentes nesse composto.

8) O nmero atmico de um tomo X 55. O ction monovalente de X e o nion monovalente de Y so isoeletrnicos. Calcule o nmero atmico de Y. Justifique sua resposta com os clculos.

9) Os tomos W e Y so istopos e apresentam as seguintes caractersticas : nmeros atmicos e os nmero de massa de W e Y.

x+8W

3x

3x-2 . 2x-16Y

Determine os

10) Vandio (A=23), elemento de transio, constitui componente importante do ao para produzir um tipo de liga que melhora consideravelmente a tenacidade, resistncia mecnica e corroso do ferro. D a distribuio do vandio em camadas eletrnicas e determine quantos eltrons ele possui na camada de valncia.

*** QUESTO DESAFIO!!!!! (ITA-SP) O on de um determinado elemento bivalente positivo e tem 18 eltrons. A que famlia e perodo, da classificao peridica, pertence esse elemento?

Para descontrair!!!!

Das könnte Ihnen auch gefallen