Sie sind auf Seite 1von 3

O decreto pode sobrepor a norma?

Cabe a empresa seguir o disposto no decreto sendo as normas apenas complemento pra com o mesmo. O que soleira? Soleira o material do piso onde a porta fica podendo ser de porcelanato ,mrmore etc. Que fatores indicam se a empresa se enquadra no nvel de alto ou mdio risco? Ocupao e uso do imvel. Por quem feita a inspeo de equipamentos? Pelo Corpo de Bombeiros. Por quem feito o dimensionamento dos equipamentos? Embasado em que? Pelo autor do projeto de proteo contra incndios. Embasado nos itens 15, 16 e 17 da NR 23. Existe a norma para Proteo e Combate a incndios, mas quem responsvel por coloc-la em prtica? Quem faz o estudo para saber o tipo de local e o material a ser utilizado? Deve ser colocada em prtica pelo dono ou responsvel pela edificao e fiscalizada pelo Corpo de Bombeiros.O estudo feito de acordo com uma tabela de classificao das edificaes e reas de risco quanto a ocupao. O treinamento com os equipamentos de combate a incndio previsto na norma? Se for, qual a durao do treinamento/curso? Sim. Nas fbricas que mantenham equipes organizadas de bombeiros (brigadas de incndio), os exerccios devem se realizar periodicamente, de preferncia, sem aviso e se aproximando, o mais possvel, das condies reais de luta contra o incndio. Quem deve manusear os extintores portteis? E quando existirem mangueiras, quem deve usa-las em caso de incndios? Nos exerccios de alerta so atribudas tarefas e responsabilidades especificas para cada funcionrio, para que cada um tenha treinamento com o equipamento que lhe foi designado. Existem especificaes para os tipos de recipientes onde os lquidos devem ser armazenados? Recipientes de ao e de concreto. Em caso de incndio onde no se sabe a classe, como deve se proceder? Deve ser utilizado extintor tipo p qumico. O extintor de incndio, necessariamente, deve ser vermelho? A que rgo devo recorrer em caso de denncia? Sim. Ao corpo de bombeiros.

Quem aplica as multas sobre as irregularidades da empresa? O corpo de Bombeiros. Quem fiscaliza o cumprimento do decreto que rege o combate e preveno de incndio e quais as penalizaes para quem no cumprir? Para cumprimento das disposies do decreto, o Corpo de Bombeiros dever fiscalizar todo e qualquer imvel ou estabelecimento existente no Estado de Mato Grosso do Sul e, quando necessrio, expedir notificao, aplicar multa ou a pena de interdio. O cumprimento apenas da NR20 e da NR23 e no dos decretos estaduais acarreta algum problema para a equipe? A fiscalizao ser feita por um rgo estadual, portanto o decreto deve ser cumprido . Qual o intervalo de tempo que o Corpo de Bombeiros deve fiscalizar um estabelecimento? Cada extintor dever ser inspecionado visualmente a cada ms, examinandose o seu aspecto externo, os lacres, os manmetros, quando o extintor for do tipo pressurizado, verificando se o bico e vlvulas de alvio no esto entupidos. Como fiscalizada a Proteo e Combate a incndio nos edifcios? R: A fiscalizao feita pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso do Sul. Os oficiais e praas bombeiros-militares investidos em funo fiscalizadora podero, observadas as formalidades legais, vistoriar qualquer imvel ou estabelecimento e documentos relacionados com Segurana Contra Incndio e Pnico. Os oficiais e praas bombeiros-militares vistoriantes sero identificados pela farda e Carteira de Credenciamento da Diretoria de Servios Tcnicos do Corpo de Bombeiros Militar- MS.

Qual rgo fiscaliza a aplicao da NR-20 e da NR-23? Corpo de Bombeiros Um condomnio obrigado a possuir vistoria do Corpo de Bombeiros a partir de quantas residncias no condomnio? 2 Qual o extintor em caso de Incndio com GLP (Gases Liquefeitos de Petrleo)? Por que o aterramento na armazenagem? Como funcionam as portas corta-fogo? Qual o objetivo das mesmas? O que um elemento pirofrico? Qual a rea de construo por sprinkler (chuveiro automtico)? Qual a norma? Quais os rgos podem fiscalizar e cobrar os projetos de combate a incndios? Veculos que transportam lquidos e gases inflamveis devem atender ao disposto nas Resolues do CONTRAN n 560 e 743;No caso de gs liquefeito de petrleo (GLP), devem portar um extintor de p qumico seco (PQS) de no mnimo 4 kg ou 20-BC. Devido a carga esttica, devendo adotar as medidas da

NR10. Conjunto de Porta Corta Fogo (Marco + Folha) fabricado com materiais incombustveis (ponto de fuso acima de 1000C), no qual a Folha gira em torno de um eixo vertical posicionado em uma de suas bordas (lateral esquerda ou direita). A folha de Porta Corta Fogo funciona no requadro do marco, onde fixada por meio de 03 dobradias helicoidais. As Portas para sadas de emergncia devem permanecer sempre fechadas, com o dispositivo de fechamento automtico, e nunca trancadas a chave no sentido de evaso (fuga). Tem por finalidade impedir ou retardar a propagao do fogo e calor de um ambiente para o outro. Instalado ao nvel do piso, destina-se a passagem de pessoas. So elementos decombusto (oxidao) que se inicia espontaneamente no ar.As ligas pirofricas so ligas que soltam fascas quando quebradas. Os sprinkler devem ser posicionados de modo que tenhase um raio de 1 m no seu plano horizontal e no mnimo 1 m na vertical de modo que se tenha a total inundao.Consta na NR23 o seu dimensionamento. Cabe ao corpo de bombeiros vistoriar e emitir o AVCB(auto de vistoria do corpo de bombeiros).

Das könnte Ihnen auch gefallen