Sie sind auf Seite 1von 2

'Cravo e ferradura', artigo de Andr Singer, na Folha Enviado por luisnassif, sab, 29/06/2013 - 15:59 Da Folha

ANDR SINGER: Cravo e ferradura

O governo federal reagiu s jornadas de junho usando o "drible Neymar", consagrado no jogo contra o Mxico no dia 19 de junho passado. Faz uma abertura esquerda na poltica, sinaliza um giro direita na economia e sai pelo meio. Dos cinco pactos propostos pela presidente, os dois mais importantes --plebiscito sobre a reforma poltica e compromisso com a responsabilidade fiscal-- apontam em direes opostas.

O plebiscito um antigo sonho da esquerda. Foi includo na Constituio de 1988 para viabilizar o pargrafo nico do artigo primeiro da Carta, no qual consta que a soberania popular se exerce tambm "diretamente". Como, hoje, boa parte do Congresso faz campanha com dinheiro aportado por empresas, sabe-se que dificilmente aprovar mudanas que restrinjam o peso do poder econmico nas eleies. Assim, se a elite poltica recusa-se a abrir mo de privilgios, nada mais apropriado do que recorrer participao direta para furar o bloqueio.

Note-se, contudo, que tendo sido desfraldada de supeto, a bandeira do plebiscito implica uma srie de dificuldades para os que desejam vivificar as instituies.

A primeira delas que a ideia do financiamento pblico requer tempo para ser absorvida pelo eleitorado. Dever ser mais racional (tendo poucas semanas de campanha) s apresentar a proposta de proibio de contribuio por pessoas jurdicas, com um teto estrito para as doaes individuais.

Em segundo, ser necessrio impedir que o dinheiro que seja eventualmente limitado nas campanhas venha a ser usado para a compra de lugares privilegiados nas listas partidrias, em caso de se propor a lista fechada, que mais coerente com o voto ideolgico.

Por fim, alm das salvaguardas a serem introduzidas nos procedimentos internos aos partidos com vistas ao problema anterior, conviria cogitar de admitir a lista avulsa, o que romperia com

o monoplio partidrio sobre a representao, reivindicao que, de alguma maneira, emerge das atuais manifestaes.

Enfim, enquanto a esquerda fica s voltas com a natural complicao de um plebiscito importante, a segunda proposta do pactrio presidencial --"unio de foras para garantir a estabilidade da economia e conter a inflao"-- tenta acalmar a direita. Ela indica que a presso das ruas sobre os gastos pblicos vai encontrar a resistncia das autoridades. Se houver concesses, como ocorreu na reduo dos preos das passagens, elas seriam compensadas por cortes de custeio, que uma das principais demandas do capital.

A dupla estratgia pode funcionar por um tempo. Depois, os resultados objetivos da gesto econmica acabaro por se impor. Resta saber quando.

ANDR SINGER escreve aos sbados nesta coluna.

avsinger@usp.br

Das könnte Ihnen auch gefallen