Sie sind auf Seite 1von 3

9 Seminrio de Extenso

GRUPO DE DIABTICOS E HIPERTENSOS: ESPAO PARA VIVER O SAUDVEL

Autor(es) SILVANA CAMPITELLI

Co-Autor(es) LUCIMARA CORREA DA SILVA NADIA SAMPAIO ASSIS VANESSA ZAMBIANCO

Orientador(es) Angela Marcia Fossa

1. Introduo O diabetes aumenta dramaticamente o risco para doenas do corao e associado freqentemente com outros fatores de risco cardiovascular, tais como presso alta, colesterol elevado, obesidade e a resistncia a insulina, de acordo com dados da American Heart Association (AHA).A hipertenso Arterial Sistmica (HAS)e o Diabetes Mellitus (DM), so doenas crnicas e degenerativas, que atinge um nmero consideravelmente alto da populao mundial e tem acometido cada vez pessoas mais jovens e ate crianas. So doenas de etiologia mltipla, a HAS compromete fundamentalmente o equilbrio dos mecanismos vasodilatadores e vasoconstritores, levando a um aumento da tenso sangnea nos vasos, capaz de comprometer a irrigao tecidual e provocar danos aos rgos por eles irrigados, no obstante, a DM decorrente da falta de insulina e/ou incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia crnica com distrbios do metabolismo dos carboidratos, lipdeos e protenas.Infelizmente, a maioria das pessoas portadoras dessas doenas no esto cientes destes riscos de sade prevalente. Foi baseado nessa informaes que surgiu a necessidade de se criar um grupo de assistncia de enfermagem para levar aos portadores de HAS e DM, informaes corretas quanto ao avano das doenas, possveis causas e tratamento, entendemos que somente com a orientao necessria os portadores desses males podero compreender a melhor forma de conviver com a doena e manter uma vida com qualidade e bem estar.

2. Objetivos Realizar aes de educao em sade com usurios diabticos e hipertensos em uma Unidade Bsica de

1/3

Sade atravs da troca de experincias e vivncias tendo como meta a promoo: de sade, do auto-cuidado, e o estimulo a adeso ao tratamento e adoo de hbitos saudveis de vida.

3. Desenvolvimento A proposta do grupo surgiu com o contato das alunas do ento 5 semestre do Curso de Enfermagem com usurios diabticos e hipertensos da Unidade Bsica de Sade do Piracicamirim. Durante o perodo de estagio supervisionado da disciplina de Sade do Adulto, Idoso e Trabalhador eram oferecidos a esses pacientes encontros para troca de vivncias que aconteciam as segundas-feiras no perodo da tarde onde assuntos diversos eram abordados. As teras-feiras o grupo participava da caminhada numa rea lazer prxima UBS, no entanto, devido ao calor e ao horrio, a adeso foi escasseando e percebemos a necessidade de se formar um grupo no perodo da manh que desse continuidade aps o termino do estagio da disciplina no final do semestre. No inicio as alunas foram por duas semanas, as tera e quintas, no horrio de atendimento do clnico geral e do cardiologista para fazer a abordagem e convite aos pacientes para a formao do grupo. Levamos informaes e conversamos sobre os encontros e a proposta de trabalho e, fornecemos um folder com o dia e a hora de incio. Contamos com a ajuda dos profissionais da Unidade Bsica de Sade e da Farmcia Regional do Piracicamirim que funciona em um prdio anexo a UBS. Estes profissionais contriburam distribuindo alguns folders juntamente com o medicamento para os usurios hipertensos e diabticos. O gerente da UBS abriu o espao e colocou nossa disposio o aparelho para realizarmos o teste de glicemia capilar, que utilizado com o propsito de controle e nunca de diagnstico. Elaboramos alguns controles, livro de registro das atividades e preparamos as temticas a serem abordadas, de acordo com as dvidas dos usurios, porm, as discusses no so fechadas no tema proposto.

4. Resultados Em 31 de maro, no perodo da manh, primeiro dia do grupo, no tivemos nenhum paciente. Atribumos a ausncia de usurios divulgao. Abrimos um livro de registro e discutimos a metodologia a ser seguida e intensificamos a divulgao. No segundo encontro compareceram dois pacientes. Solicitaram orientaes e sugestes para a elaborao para um cardpio para um dos usurios. Com os conhecimentos da disciplina de nutrio e diettica e pesquisa bibliogrfica, na semana seguinte apresentamos uma proposta, este paciente compareceu a trs encontros. Passados trs meses, as reunies ocorrem semanalmente, todas as quintas feiras, no perodo das 9h30 s 11hs. Estruturamos uma rotina: em todos os encontros aferido presso arterial e realizado o teste de glicemia capilar para os pacientes portadores de DM. Os novos integrantes so acolhidos, inseridos no grupo, levantamos seu histrico de sade e verificamos dados antropomtricos, calculamos IMC e fornecemos um carto de controle. Este carto individual preenchido semanalmente com dados de PA e Glicemia capilar, sendo o controle do peso mensal. Os participantes recebem orientao para levar o carto nas consultas com o mdico. Estes dados no estavam disponveis regularmente, e atualmente permite aos profissionais de sade da UBS informaes importantes para o seguimento do usurio na unidade. Registramos os dados colhidos em um livro ata. Nestes treze encontros, tivemos um total de 21 pacientes diferentes sendo: 21 hipertensos e 17 portadores de diabetes e a hipertenso como doena de base. Destes usurios encontramos cinco com sobrepeso. Permanecem desde o incio do grupo oito usurios. Frequentemente recebemos novos pacientes no grupo, mas nem todos comparecem a todas as reunies. Eles tm total liberdade para comparecerem e sempre so orientados e convidados a retornarem sempre que sentirem necessidade. O grupo um espao aberto a todos, sem a obrigatoriedade de permanncia, o que poderia comprometer o retorno de alguns dos participantes ao grupo. Os pacientes que surgem na UBS nos outros dias da semana e que necessitam fazer controle de glicemia capilar so encaminhados pelos funcionrios para o nosso grupo, numa forma de captao desse pblico e parceria com a UBS. Eventualmente chega at nos, pacientes para fazer o teste de glicemia capilar para saber se so diabticos e estes so orientados que este teste funciona apenas como controle do diabetes e no para diagnstico e so orientados a procurar o clnico geral para que este defina a melhor conduta diagnstica. A medida que o grupo caminha, se consolida, observa-se a

2/3

necessidade de abordagem de outros aspectos de sade integral, como por exemplo pacientes com hipercolesterolemia entre outros achados laboratoriais, ficando assim o grupo de alunas comprometidas a procurar ajuda de equipe multidisciplinar. Existe a proposta de levar uma nutricionista para proferir uma palestra direcionada a este pblico o qual o convite j foi feito e estamos aguardando a disponibilidade desta profissional, que por sua vez concluiu a graduao na UNIMEP em dezembro de 2006, para realizao da mesma. Os participantes do grupo gostaram da proposta. Entendemos que ao integrarmos outros profissionais no grupo, este torna-se mais rico, dinmico e a troca de informaes beneficia a todos, principalmente os usurios. Uma outra necessidade foi observada no decorrer das reunies aps a fala de alguns integrante como por exemplo: - fico em casa sozinha, sem ningum para conversar, aqui a gente bate papo e aprende a cuidar da sade. Ou ainda: antes eu ia a igreja ou ficava esperando missionrios para se hospedarem na minha casa, o que acontece s de vez em quando, hoje saiu para fazer visitas e venho para as reunies, eu me sinto muito melhor, muito bom ter pessoas que se preocupa com a gente. a de que alm de contribuirmos para a promoo da sade e melhor qualidade de vida dessas pessoas, o grupo funciona como um ponto de encontro e troca de informaes. No decorrer da reunio possvel observar que algumas vezes o assunto corre em outras direes e no fica focado s nas doenas. Trocam-se receitas, fala-se de filhos, casamento, separao conjugal, aposentadoria, como uma grande famlia, inclusive existe da parte do pacientes do grupo um interesse pelas nossas vidas, quando eventualmente uma no comparece, se ficou doente, se quebrou o carro, enfim, estamos formando vnculos, caminhando para alm da doena, estamos caminhando para a vida com dignidade que todo paciente crnico tem o direito de usufruir. Como futuros profissionais estamos vivenciando experincias e enriquecendo nossa formao.

5. Consideraes Finais Como alunas e futuras profissionais de sade estamos socializando informaes com os participantes do grupo abordando vrios temas de interesse geral, tais como alimentao saudvel, estilo de vida, adeso aos medicamentos incentivando-os a no abandonarem o tratamento ou a no modificar as dosagens prescritas pelo mdico por conta prpria, diminuio de fatores estressantes, cuidados com a sade dos ps para os portadores de DM. Abrimos um espao onde o paciente pode tirar suas dvidas com calma, numa linguagem simples e de fcil compreenso; e dividir com outros dificuldades e alegrias. Embora os funcionrios da UBS colaborem encaminhando pacientes com DM ou HAS, no percebemos por parte deles um maior interesse em integrar-se ao grupo. A partir desta observao vemos a necessidade de uma maior abordagem junto a esses funcionrios como uma forma de garantir a continuidade do grupo. A proposta das graduandas manter o grupo at o final do curso que se dar em dezembro de 2008 e para que este no se perca, dada a importncia e relevncia que este tem tido na vida desses pacientes e de outros que possivelmente surgiro. Estamos propondo a insero de alunos do quarto perodo de enfermagem, quando eles passarem pela disciplina de Sade do Adulto, Idoso e Trabalhador nesta mesma UBS, facilitando a integrao destes no grupo, garantindo dessa forma a continuidade das aes. Tambm estaremos buscando a participao de alunos de outros cursos como farmcia e nutrio para possibilitar as atividades destes no grupo garantindo, dessa forma, a continuao dos encontros e troca de informaes interdisciplinares.

Referncias Bibliogrficas Ministrio da Sade. Depto de Ateno Bsica. Diabetes mellitus e Hiperteso Arterial Sistmica. Protocolo, Brasilia: Ministrio da Sade, 2001.

3/3

Das könnte Ihnen auch gefallen