Sie sind auf Seite 1von 7

XIV Encontro Anual da ABEM

Belo Horizonte, 25 a 28 de outubro de 2005

Estudo de aplicao da tcnica pianstica de Richerme (1996) ao Mikrokosmos de Brtok Sabrina Laurelee Schulz Universidade Estadual de Maring Uem sa.laureli@bol.com.br Andr Luiz Gonalves de Oliveira Universidade Estadual de Maring Uem alguns@gmail.com
Resumo. Atualmente conhecemos inmeros livros com exerccios progressivos para o aperfeioamento da ao motora ao piano, no entanto tais obras no indicam uma metodologia para a aplicao de uma tcnica precisa e consistente nessas atividades. Para tanto utilizaremos a tcnica pianstica descrita por Cludio Richerme em seu livro A tcnica pianstica uma abordagem cientfica (1996), aplicando-a ao exerccio 133 do quinto volume do livro de peas progressivas para piano intitulado Mikrokosmos de Bla Bartk. O presente estudo tem por objetivo propor uma mostra de como a tcnica de Richerme pode ser usada no ensino do piano para desenvolvimento de uma tcnica pianstica eficiente. Portanto apresentaremos algumas solues tcnicas para a execuo clara e precisa de tal pea de Bartk.

Introduo Nesse trabalho pretendemos aplicar a tcnica pianstica descrita por Cludio Richerme, em seu livro A tcnica pianstica - uma abordagem cientfica (1996), no livro de exerccios progressivos Mikrokosmos de Bla Bartk como um aperfeioamento tcnico para estudantes que j possuam algum conhecimento e prtica musical . Nossa escolha por esse mtodo de estudo para tal aplicao tcnica, dentre tantos outras obras conhecidas e usadas (por exemplo: Czerny, Hanon, Moskovisky, entre outros), deve-se ao fato de que esse mtodo possui uma sonoridade mais prxima da esttica do sculo XX. Assim, alm de treinar os movimentos e as coordenaes musculares necessrias para o desenvolvimento de uma boa tcnica, o aluno desenvolve tambm a escuta de padres sonoros que no so os da msica tonal, ampliando seu escopo auditivo e esttico. A tcnica de Cludio Richerme pode e deve ser aplicada a qualquer obra musical e espera alcanar uma execuo musical clara e precisa. A escolha por esse autor deve-se ao fato de que sua tcnica est voltada para o treinamento de cada movimento realizado no ato de tocar piano independentemente de uma pea especfica.
O som depende de como a tecla foi abaixada, o que depende de como a fora exercida na superfcie da tecla, o que, por

sua vez depende do movimento e da coordenao muscular empregados.

Segundo o autor, o princpio para uma boa tcnica pianstica e conseqentemente uma boa execuo musical est no estudo e na automatizao dos movimentos e das coordenaes musculares em peas musicais inicialmente mais simples. Escolhemos o livro Mikrokosmos, de Bla Bartk, por apresentar uma leitura musical inicial mais fcil (incio do primeiro volume) e tambm, como j dissemos, por apresentar padres sonoros voltados para a esttica do sculo XX. evidente que para uma boa interpretao musical no basta apenas o treinamento e a automatizao de movimentos e de coordenaes motoras. Mas quando o aluno conseguir treinar todos os seus movimentos e as suas coordenaes motoras de forma satisfatria estar apto para aplicar essa tcnica em outras obras musicais mais complexas de maneira rpida e objetiva.

1. Mikrokosmos de Bla Bartk O compositor hngaro Bla Bartk (1881-1945) dedicou grande parte da sua obra msica folclrica, publicando mais de duas mil melodias populares da Hungria, da Romnia e da Iugoslvia. Tal fato faz de Bartk um dos mais respeitados compositores nacionalistas de sua poca. Segundo Griffiths (1978), sua msica tem um carter prprio por apresentar mudanas de andamentos variados, de afastamento da harmonia diatnica e quebra da estabilidade rtmica, devido influncia da antiga msica folclrica da Hungria. Dentre suas obras as que mais destacam-se so o poema sinfnico Mandarim Miraculoso, o primeiro e o segundo concerto para piano, os quartetos de cordas, a Msica para Cordas Percusso e Celesta, a Sonata para dois pianos e Percusso, inmeras danas para piano e os livros de exerccios progressivos Mikrokosmos para piano. Bartk usa em suas composies para piano sonoridades mais percussivas, re-aproximando o timbre do piano aos instrumentos de percusso de teclados (xilofone e a celesta), ao invs da sonoridade das melodias romnticas acompanhadas de acordes. Na citao a seguir, Grout/Palisca (1988, p. 700) descrevem algumas caractersticas do estilo composicional de Bla Bartok.

Bartk conjugou as texturas contrapontsticas, (...), somou as linhas meldicas extradas ou sublimadas a partir da msica folclrica da Europa do Leste, os rigorosos rtmos motores, caracteristicamente refinados pelos compassos irregulares e pela acentuao nos tempos fracos, um intenso impulso expressionista, subordinado a um forte controle formal que abarca os mais diversos aspectos, desde a exposio dos temas at concepo do conjunto da obra.

Tais caractersticas estilsticas de Bartk consagram sua importncia como um compositor que, ao mesmo tempo em que se preocupava e apoiava os movimentos de vangarda, nunca negou a msica nacionalista. No livro Mikrokosmos, composto entre 1926 e 1937, podemos encontrar as vrias facetas do estilo de Bla Bartk. Esse livro contm 153 pequenas peas para piano divididas em seis volumes, com exerccios progressivos quanto dificuldade de leitura e coordenao dos dedos entre as mos. Tais exerccios fogem dos padres tonais de escalas e de arpejos que geralmente so usados em outros livros de estudo tcnicos. O primeiro volume inicia-se com exerccios em dcimas-quintas paralelas de distncia entre as mos. Tal distanciamento ideal para se iniciar o estudo tcnico, pois mantm os braos ao lado do corpo, formando um ngulo de noventa graus com o teclado do piano, tornando o relaxamento do brao mais fcil de ser alcanado. No entanto o paralelismo meldico usado no indicado para pessoas que nunca tocaram piano. A posio ideal para o incio do estudo ao piano usar as mos em espelho (polegar da mo direita tocando com o polegar da mo esquerda e assim por diante). A progresso tcnica dos exerccios do Mikrokosmos passa ento por mos alternadas, mos em espelho, rtmo sincopado, mudana de posio das mos (como um bloco dos cinco dedos e no passagem de polegar), imitao da melodia e melodias em modos eclesisticos. J no final do primeiro livro, h indicaes de dinmica e de andamentos mais lentos devido complexidade dos movimentos. A indicao de metrnomo presente em todos os exerccios deve ser seguida impreterivelmente, para que se chegue aos resultados tcnicos propostos por Bartk. No segundo e terceiro livros, intensificam-se os exerccios de imitao usando escalas pentatnicas, cromticas, trades, intervalos harmnicos de teras, quartas e sextas, com acrscimo de exerccios a dois pianos e de melodias com acompanhamento ao piano. Podemos ver a preocupao didtica de Bartk no treinamento da performance em grupo e

da leitura de trs pautas simultneas pelo aluno, conforme nota do autor no prefcio da partitura do primeiro volume do Mikrokosmos (Bartk, 1978):

importante que os aluno se iniciem na modalidade de tocar junto com outra pessoa o mais cedo possvel. (...) Estes tipos de exerccios, so de grande utilidade prtica na leitura de trs pautas ao invs de duas, ocasio em que o aluno canta enquanto toca o acompanhamento ao mesmo tempo. Podemos dizer que, quando o aluno toca em grupo, suas habilidades de execuo e de percepo tm espao propcio para se desenvolver. Tal fato pode ser facilmente observado ao submetermos um aluno, que somente toca peas solo, prtica em conjunto, seja em uma pea a dois pianos ou mesmo acompanhando um cantor. Geralmente tais alunos mostram considerveis dificuldades de sincronia mtrica-temporal. Ao comear o quarto livro, podemos dizer que o aluno est apto para iniciar o Pequeno livro de Anna Magdalena Bach, de J. S. Bach, e at mesmo algumas sonatinas clssicas. Tal volume introduz estudos com passagem de polegar, sons harmnicos1, politonalidades, mudanas na frmula de compasso e toque staccato. Os dois ltimos livros apresentam lies com as dificuldades tcnicas anteriormente apresentadas, mescladas em um mesmo exerccio.

2. A tcnica pianstica de Cludio Richerme O pianista, ao tocar seu instrumento, abaixa as teclas do piano, procurando o melhor som que corresponda sua interpretao desejada. Para isso ele necessita de um domnio muscular especfico na ao de abaixar as teclas do piano. Sem o movimento e as coordenaes musculares corretas a boa tcnica pianstica e conseqentemente o som ideal para determinados trechos ficam comprometidos. A tcnica de Cludio Richerme baseia-se no estudo de movimentos dos dedos, mos e braos, bem como suas coordenaes musculares, visando um toque preciso e de boa

Entendemos por sons harmnicos o ato do pianista abaixar uma ou mais teclas do piano sem que produzam sons e, ao tocar outras teclas, as cordas percutidas fazem com que as cordas que esto com os abafadores liberados vibrem por simpatia.

qualidade tmbrica com o menor gasto de energia possvel em menor tempo de estudo, como podemos ver na citao abaixo:

Do ponto de vista fisiolgico e mecnico, essa escolha de movimentos e coordenaes deve vir em funo da preciso do movimento, da dosagem da fora muscular, da agilidade e da economia de energia. (Richerme, 1996 p.95).

Richerme prope que o aluno com a ajuda de seu professor, ou mesmo um pianista que j tenha alguma experincia, o qual esteja insatisfeito com sua tcnica, faa uma anlise detalhada de seus prprios movimentos e coordenaes musculares usada enquanto toca uma pea musical; pois, em um trecho de determinada pea musical executada com um mesmo movimento e velocidade. podem ser utilizadas coordenaes musculares diferentes. Esse estudo de coordenaes musculares e movimentos, bem como o relaxamento, mostra-nos pistas de como utilizar a fora dos braos e das mos ao abaixar as teclas do piano. A escolha dessa fora deve levar em conta tambm a variao de som da nota, ou seja, a qualidade tmbrica, a intensidade e a durao de cada nota a ser tocada no instante preciso da execuo. Depois de decidir quais movimentos e coordenaes sero usados preciso adquiri-las, domin-las e automatiz-las (Richerme, 1996 p. 95). Assim podemos investigar possibilidades de expresso individual por meio da interpretao musical.

3. Exemplo de anlise de dificuldade tcnica aplicada ao Mikrokosmos de Bartk Partiremos agora para a anlise de dificuldade tcnica do exerccio nmero 133 do quinto volume do livro Mikrokosmos (cpia em anexo), afim de exemplificar como a tcnica de Richerme pode ser aplicada a uma obra musical. O exerccio n. 133 foi composto inicialmente com um compasso de cinco tempos sincopados. No decorrer da msica seu compasso passa para quatro tempos, voltando para os cinco tempos iniciais em vrios momentos, mas o carter sincopado permanece em toda a obra. Logo nos dois primeiros compassos, podemos perceber o grau de dificuldade que ser encontrado em toda pea: trades com variaes de dimnica tocadas, ora nas teclas pretas, ora nas brancas, alternadas com pequenos motivos meldicos em intervalos de tom ou semitom, seguidos tambm de acordes tocados,quer nas teclas pretas, quer nas brancas. Para iniciar a leitura desse exerccio, propomos, com base na proposta de Richerme (1996), um estudo lento em piano para que se possa conhecer as notas em sua totalidade e

elencar os momentos de maior dificuldade tcnica. Feito isso, destacamos alguns trechos para a presente anlise. Os acordes iniciais presentes na mo esquerda bem como os que aparecem na mo direita podem ser estudados separadamente com um movimento do pulso para baixo, deixando os dedos rijos nas notas a serem tocadas (sem fixao muscular). Tal movimento deve ser feito sem a elevao da mo antes do toque, pois essa elevao causar em um movimento desnecessrio com aumento do gasto de energia e possvel toque percussivo2. A posio da mo pode ser curva, quando os dedos se encontram arredondados, formando um arco em relao ao polegar ou posio plana, quando as articulaes esto ligeiramente esticadas, permitindo o toque da tecla com a parte mais carnuda do dedo (atrs da unha). A posio de mo a ser usada depende do tamanho da mo e dos dedos, e da passagem a ser tocada. Quando os acordes aparecem nas teclas brancas (mo esquerda, compasso 1), pode-se usar tanto a posio plana quanto curva, embora seja prefervel a utilizao da posio plana devido a menor flexo do pulso (fator de possvel fixao muscular). No momento em que os acordes aparecem nas teclas pretas (mi bemol, sol bemol e si bemol, compasso 9), a posio mais indicada a posio plana, pois, na outra posio, a palma da mo e o pulso teriam que sofrer uma ligeira elevao, movimento mais tenso com possvel fixao muscular. O dedilhado a princpio pode parecer estranho, porque pede que o polegar toque nas teclas brancas, forando a posio curva, no entanto, em se tratando de um estudo de aperfeioamento tcnico, faz-se necessrio o uso do dedilhado da mo direita indicado nos compassos 1 e 2. No compasso 12 h uma sobreposio das mos, sendo que a mo esquerda deve ficar em baixo da direita por utilizar teclas brancas, mesmo no prximo compasso, quando a mo esquerda toca o r bemol, pelo fato da mo direita tocar um r bequadro em seguida. A velocidade rpida indicada pelo metrnomo no permite a mudana da mo esquerda para cima da direita nesse trecho, devido ao esforo e conseqentemente ao gasto de

O toque percussivo ocorre quando levantamos o dedo afastando-o da tecla antes de abaix-la. Tal toque acrescenta ao som da nota o rudos das peas que constituem o mecanismo do piano, causando uma certa sujeira no timbre do piano. Para maiores esclarecimentos ver o experimento de Inouye no captulo 2 de Richerme, 1996.

energia excessivo e desnecessrio, melhor que a posio da mo fique um pouco esticada do que se faa o movimento do pulso rapidamente. H um salto na mo esquerda de dcima meldica descendente (compasso 28 para 29), que deve ser tocado aproveitando o movimento do pulso para cima enquanto leva a mo at o mi, sem que os dedos desencostem das teclas do piano. Toda indicao de dinmica que vai do mf ao sff (no incio da pea), e depois do mf ao pp, deve ser tocada sem que os dedos desencostem das teclas, usando o toque popularmente conhecido como toque de contato. A diferena de toque na produo do som em p ou do som em ff ser a velocidade e a fora da descida da tecla dosada pelo abaixamento da mesma pelo dedo. O leve levantamento do pulso ser responsvel por todas as respiraes fraseolgicas indicadas pelas ligaduras de trs notas, por exemplo no compasso 18 a 24, na mo esquerda. Esperamos que com todas as observaes feitas anteriormente possamos contribuir para esclarecer o modo de executar uma pea musical, utilizando os fundamentos da tcnica pianstica de Cludio Richerme. O presente estudo buscou apresentar um exemplo de aplicao da tcnica pianstica de Richerme (1996) a uma pea do livro Mikrokosmos de Brtok, acreditando que tal proposta tcnica fundamental para o desenvolvimento de uma educao musical (instrumental em nosso caso) adequada e eficiente. Referencias bibliogrficas BARTK, B. Mikrokosmos 153 progressive piano pieces (volume 5). New York: Boosey & Hawkes, 1987. GROUT/PALISCA, Donald J., Claude V..Histria da msica ocidental. Lisboa: Gradiva, 1988. GRIFFiTHS, Paul. A msica moderna: uma histria concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1978. JANKLVITCH, Vladimir. Primeiras e ltimas pginas. Campinas-SP: Papirus, 1995. RICHERME, Cludio. A tcnica pianstica uma abordagem cientfica. So Joo da Boa Vista-SP: AIR Musical Editora, 1996.

Das könnte Ihnen auch gefallen