Sie sind auf Seite 1von 2

Turno: N Professor: Data: / / 2013 Horrio: 19h10min 22h45 min Valor da Prova: 10,0 RA: 2 Bim. X 1 sub. 3 Bim.

. 4 Bim. 2 sub

Acadmico(a):

1 Bim.

1 Questo (1,5 ponto): No passado os cabos coaxiais tinham grande aplicao como mdia fsica de comunicao. Nesse contexto, disserte sobre os tipos de conectores utilizados com cabo coaxial, destacando as suas diferenas: 2 Questo (1,5 ponto): As fibras pticas, utilizadas como uma maneira alternativa de

meio de comunicao, podem ser basicamente de dois modos, a saber: monomodo e multimodo. Cite e disserte sobre as algumas das principais caractersticas de um cabo de fibra ptica do tipo monomodo.
3 Questo (2,0 pontos): Conforme abordado em sala de aula, o cabo UTP foi divido em 7 (sete) categorias, levando-se em conta o nvel de segurana e a bitola do fio. No que concerne tais categorias, disserte sobre as mesmas, destacando-se a sua aplicao.

4 Questo (2,0 pontos): sabido que e o cabo coaxial consiste de um condutor slido ou de vrios fios, circundado por um dieltrico e este circundado por uma folha ou malha de isolao metlica e uma capa. Assinale a(s) assertiva(s) correta(s) no que tange a cabos coaxiais e justifique a(s) incorreta(s): i) Quando a malha externa for de cobre, o cabo coaxial dito fino ou cabo coaxial de banda larga; ii) Uma diferena fundamental entre os cabos coaxiais de banda base e banda larga que sistemas em banda base necessitam de amplificadores analgicos para amplificar periodicamente o sinal; iii) O cabo coaxial grosso, tambm conhecido como cabo coaxial de banda larga ou 10Base5, utilizado para transmisso analgica.
a) Todas as alternativas esto corretas; b) Somente a alternativa iii est correta; c) Somente a alternativa ii est correta; d) Somente as alternativas i e ii esto corretas; e) Somente as alternativas i e iii esto corretas. 5 Questo (1,5 ponto): Dentre um dos principais fundamentos sobre fibra ptica abordados em sala de aula, destaca-se o ndice de refrao. Dentro desse contexto, ilustrada a figura abaixo onde se tem um raio de luz monocromtica que se propaga no ar (N1 = 1) formando um ngulo de 25 com a superfcie. Quando o raio passa a incidir no outro meio, o ngulo de refrao observado de 65. A partir destas informaes calcule: (a) O ndice de refrao da luz no segundo meio. (b) A velocidade da luz neste meio.

6 Questo (1,5 ponto): Dentre os tipos de mdias fsicas utilizadas em comunicao de rede, podemos mencionar o par tranado, o qual pode ser classificado, basicamente, em dois tipos, a saber: o UTP e o STP. Nesse contexto, cite uma caracterstica marcante de cada um dos 5 tipos de cabos elencados no quadro abaixo:

1 2 3 4 5

Cabo par tranado UTP Cabo par tranado STP Cabo par tranado FTP Cabo par tranado STP de 100 Cabo par tranado STP de 150

Das könnte Ihnen auch gefallen