Sie sind auf Seite 1von 13

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Dignidade tem o sentido de decncia, compostura, respeito. 1.1-ESTUPRO (ART.

213,CP) CONCEITO LEGAL Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. A objetividade jurdica do crime a liberdade para o ato sexual. 1.2-Sujeito ativo Na primeira modalidade somente o homem pode cometer o delito. Na segunda modalidade o sujeito ativo qualquer pessoa. 1.3-Sujeito passivo Na primeira modalidade somente a mulher, na segunda modalidade qualquer pessoa (PROSTITUTA, GAROTO DE PROGRAMA, VIRGEM, PROMSCUA, HONESTA SEXUALMENTE, ETC). 1.4-Tipo objetivo Constranger obrigar, coagir, forar a vtima ao ato sexual. Violncia a prtica de leso corporal ou homicdio contra a vtima. Grave ameaa a intimidao psquica, a violncia moral. Conjuno carnal o relacionamento sexual normal, com coito vagnico. Introductio ou intromissio penis in vaginam. Ato libidinoso todo ato destinado ao prazer sexual, para satisfazer a libido sexual. Exemplos: apalpao dos seios, coito oral, coito anal, etc. 1.5-Modalidades: na primeira parte a violncia empregada para a extorso da conjuno carnal. A mulher obrigada a manter o coito vagnico. Na segunda parte do dispositivo, o crime pode ser praticado de duas formas: 1) o agente obriga a vtima a praticar um ato libidinoso diverso da conjuno carnal. A vtima, neste caso, tem um comportamento ativo no ato sexual. Exemplo: o agente obriga a vtima a masturb-lo. Na 2 forma do crime, o comportamento da vtima passivo no ato sexual. A vtima obrigada a permitir que com ela se pratique o ato libidinoso. Exemplo: a vtima obrigada a manter sexo anal com o acusado. 1.6- Consumao Na primeira parte do art. 213, a consumao se d com a introduo do pnis na vagina da vtima, total ou parcial, podendo ou no haver ejaculao.

Na segunda parte do art. 213, o delito se consuma quando a vtima pratica ou permite que com ela se pratique o ato libidinoso. Nesta hiptese, basta o toque fsico eficiente para gerar a lascvia do acusado e o constrangimento da vtima. No h necessidade que a vtima coagida realize o ato sexual com o agente do crime, pode ser com um terceiro, ou ainda em si mesma como no caso de automasturbao. Comete ainda o crime de estupro a pessoa que se deparando com uma pessoa despida,obriga essa pessoa a permanecer nua para contempl-la. Esse crime somente pode ser cometido de modo doloso. Rogrio Greco cita um caso que poderia ser tomado por modalidade culposa. 1.7- Qualificao As modalidades qualificadas esto previstas nos 1 e 2 do art. 213. So formas preterdolosas do delito. Ler. RESULTADO QUALIFICADOR E QUALIFICADORA: Se da conduta resulta, ou seja, se da violncia ou grave ameaa resulta leso corporal ou morte, haver aumento de pena naqueles termos. Na 1 parte do h um resultado qualificador e na 2 parte uma qualificadora (ser a vtima menor de 18 anos e maior de 14). Quando o estupro cometido no dia em que a vtima completa 14 anos, Damsio de Jesus entende que deve incidir a qualificadora do 1, a despeito da lei no prever. O resultado qualificador pode se dar por dolo ou culpa (exceto quando o legislador deixa claro a excluso do dolo como fez no 3 do art. 129). H quem sustente que deve existir nos delitos sexuais, para a configurao do resultado qualificador, a incidncia somente de culpa. Se existir dolo haveria concurso de crimes entre homicdio ou leso corporal. EXEMPLO: Um homem ao tentar estuprar uma mulher, derruba a vtima que bate a cabea em uma pedra e morre. A corrente doutrinria majoritria entende haver ocorrido a modalidade qualificada do crime do pargrafo segundo. Uma corrente minoritria entende haver tentativa qualificada de estupro. Na hiptese de estupro de menor de 18 e maior de 14 anos vier a ocorrer morte da vtima, aplica-se a pena do 2. 1.7- CAUSAS DE AUMENTO DE PENA PREVISTAS NOS ARTS. 234-A e 226.

A) Nos crimes contra a dignidade sexual a pena aumentada: 1- De metade se do crime resultar gravidez. 2- De um sexto at a metade, se o agente transmitir vtima doena sexualmente transmissvel, de que sabe ou deveria saber ser portador. 3- De quarta parte, quando o crime cometido mediante concurso de duas ou mais pessoas. 4- De metade, se o agente ascendente, padrasto ou madrasta, tio ou irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima ou por qualquer outro ttulo tem autoridade sobre ela. 1.8- AO PENAL (ART. 225) A ao penal ser pblica condicionada a representao. No pargrafo nico, a ao penal ser pblica incondicionada, se a vtima menor de 18 anos ou pessoa vulnervel. 1.9- SEGREDO DE JUSTIA Segundo o art. 234-B Os processos que apuram crimes contra a dignidade sexual correro em segredo de justia. OBSERVAES IMPORTANTES: 1) No haver concurso de crimes se o agente realizar conjuno carnal e outro ato libidinoso diverso com a vtima. Vicente Greco Filho minoritariamente defende a possibilidade de existir concurso entre as duas modalidades de estupro. Todavia, o juiz deve levar em considerao este comportamento duplo a quando da dosimetria da pena. 2) Somente ocorrer concurso se o agente cometer novamente o ato sexual em outro cenrio, em outras circunstncias. 3) O dissenso da vtima deve ser durante todo o ato sexual, assim como a cessao do consentimento para o ato sexual pode ocorrer a qualquer momento, impedindo o autor de prosseguir o ato, incorrendo no delito se prosseguir. 4) O estupro em qualquer de suas modalidades considerado crime hediondo. 5) Para a prtica do crime, no necessrio o contato fsico. Exemplo: A, um homem, ameaa B, uma mulher, com uma arma de fogo e obriga a vtima a se despir em sua frente, o que lhe confere prazer sexual, comete o delito consumado (Guilherme de Souza Nucci). 2- Violao Sexual Mediante Fraude (conceito legal art. 215)

Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com algum, mediante fraude ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao de vontade da vtima. Pena: recluso de 2 a 6 anos. 2.1- Objetividade Jurdica a liberdade sexual. 2.2- Sujeito ativo na modalidade ter conjuno carnal, o delito prprio, somente pode ser praticado pelo homem. Na segunda modalidade, qualquer pessoa pode ser autora do crime. 2.3- Sujeito passivo Na primeira modalidade a mulher. Na segunda modalidade qualquer pessoa. 2.4- Tipo Objetivo ato libidinoso, e conjuno carnal, j foram explanados no art. 213, CP. Fraude o ardil, o engano, o artifcio. Um verdadeiro estelionato sexual. Diante da fraude, a vontade da vtima viciada, pois se conhecesse a realidade, a vtima no consentiria o ato sexual. Exemplos: a simulao de casamento; um homem penetra no quarto de uma mulher fingindo ser seu esposo. O caso dos gmeos Cosme e Damio em que um se faz passar pelo outro. Outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao da vtima deve ser um meio anlogo fraude. Exemplo: embriaguez incompleta da vtima. 2.5- Consumao Na modalidade conjuno carnal, a consumao ocorre nos mesmos moldes do crime de estupro; Na segunda modalidade, com a realizao do ato libidinoso. A tentativa admitida. 2.6- Elemento subjetivo somente pode ser praticado dolosamente. Se existir finalidade econmica, aplica-se tambm a multa. 2.7- Causas de aumento da pena: (art. 234-A). Ler. ASSDIO SEXUAL (ART. 216-A) Constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendose o agente de sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo. 1- Objetividade Jurdica a liberdade sexual.

2-Sujeito ativo e passivo qualquer pessoa. O agente deve se encontrar em uma posio de superioridade hierrquica ou ascendncia em relao vtima, decorrente de cargo, emprego ou funo. A vtima deve se encontrar em uma posio de subalternidade em relao ao agente. Constranger coagir. O constrangimento pode ser por qualquer meio de comunicao (verbal, escrito ou mmica). O constrangimento no pode ser fsico. A vantagem e o favorecimento podem ser de diversas ordens, desde que tenham um cunho sexual. No se exige que o ato sexual seja de relevo. A vantagem ou o favorecimento podem ser para o prprio agente ou para terceiro, ainda que sem o conhecimento deste. Se o terceiro tem cincia do constrangimento, poder responder como partcipe do delito. No preciso que o agente obtenha o que pretendia, basta o intuito. 3- Consumao Ocorre no momento em que o agente realiza a ao de constranger, independentemente de obter ou no o favor sexual buscado. Na hiptese do constrangimento ter sido por escrito, admite-se a forma tentada. OBS. No art. 216-A foi acrescentado pela lei 12.015, o 2, com a seguinte redao: a pena aumentada em at um tero, se a vtima menor de 18 anos. A doutrina critica essa formula por no prever um mnimo de aumento, somente o mximo previsto. 3- Estupro de Vulnervel (art. 217-A) Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (quatorze) anos. Recluso de 8 a 15 anos. 3.1- Introduo o dispositivo visou substituir a presuno de violncia existente na legislao anterior, tratando a matria de modo claro, prevenindo interpretaes divergentes. 3.2- Objetividade jurdica - a liberdade sexual e o desenvolvimento sexual. 3.3- Sujeito ativo Na primeira modalidade somente o homem. Na segunda qualquer pessoa. Sujeito passivo deve ser pessoa vulnervel. 3.4- Tipo objetivo O ncleo do tipo penal o verbo ter, que difere do verbo constranger empregados no art. 213. Ou seja, no se exige, nesta forma especial de estupro, que o agente

empregue violncia ou grave ameaa. CONJUNO CARNAL E ATO LIBIDINOSO FORAM CONCEITUADOS NO ESTUDO DO CRIME DE ESTUPRO (ART. 213). Mesmo que sem violncia ou grave ameaa, mesmo a vtima consentindo o ato sexual, ainda assim haver o crime. PESSOA VULNERVEL aquela menor de 14 anos ou portadora de doena mental ou deficincia mental, que no possui discernimento para a prtica do ato sexual ou ainda o que no pode, por qualquer motivo, oferecer resistncia (art. 217-A, 1). No incorre no crime o agente que mantm relao sexual com a vtima no dia de seu aniversrio de 14 anos, porque a lei se refere a menor de 14 anos. A idade da vtima provada pela certido de nascimento ou outro documento idneo. A vulnerabilidade pode ser relativa ou absoluta. Pergunta Nucci: Pode-se considerar, o menor de 13 anos, absolutamente vulnervel, a ponto de seu consentimento para a prtica sexual ser completamente inoperante, ainda que tenha experincia sexual comprovada? Ou ser possvel considerar relativa a vulnerabilidade em alguns casos especiais, avaliando-se a o grau de conscientizao do menor para a prtica sexual? Ele entende que essas perguntas devem ser formuladas quanto ao menor entre 12 e 14 anos, j que a criana (menor de 12 anos) a vulnerabilidade deve ser absoluta. Por curiosidade, na Espanha e na Argentina o limite mnimo de idade 13 anos. Depois que a vtima completa 14 anos, somente poder ser vtima de crime sexual nas seguintes hipteses: Se o ofendido, embora voluntrio o ato, encontra-se em situao de prostituio (art. 218, 2, I) Se o ato sexual for praticado sem o seu consentimento (art. 213 ou 215). Quanto a enfermidade mental ou deficincia mental pode-se sustentar o mesmo: deve-se avaliar a falta de discernimento (carter absoluto) ou discernimento incompleto (carter relativo), aplicando-se conforme a situao o art. 215 (violao sexual mediante fraude) ou o art. 2171 (estupro de vulnervel). Neste caso, no importa a idade do ofendido. A enfermidade mental deve ser provada pericialmente.No basta alegar.

Se o agente for enganado quanto a idade da vtima ou as circunstncias do caso concreto (altura, compleio fsica, desenvoltura, comportamento, etc.) levarem o agente a presumir que a vtima tem mais de 14 anos, poder haver erro de tipo (ART. 20, CP). Quanto a enfermidade mental ou deficincia mental pode-se sustentar o mesmo. Pode uma pessoa, mesmo portadora de doena mental ou deficincia mental manter relao sexual e isso no configurar o crime em estudo, como no caso de uma pessoa portadora de epilepsia. A impossibilidade de resistncia da vtima exemplificada quando uma pessoa por debilidade orgnica ou velhice, excepcional esgotamento, sono mrbido, desmaio, embriaguez, em coma num hospital, anestesiada, hipnotizada, etc., no rene condies de resistir ao ato. 3.5- Consumao Ocorre nos mesmos moldes do crime de estupro (art. 213, CP). 3.6- Modalidades Qualificadas: Se da conduta resultar leso corporal de natureza grave, a recluso passa a ser de 10 a 20 anos (1). Se resulta morte, a pena de 12 a 30 anos. 3.6- Causas de aumento de pena: Esto previstas no art. 234-A E 226, CP: CAUSAS DE AUMENTO DE PENA PREVISTAS NOS ARTS. 234-A e 226. A PENA AUMENTADA: 1- De metade se do crime resultar gravidez. 2- De um sexto at a metade, se o agente transmitir vtima doena sexualmente transmissvel, de que sabe ou deveria saber ser portador. 3- De quarta parte, quando o crime cometido mediante concurso de duas ou mais pessoas. 4- De metade, se o agente ascendente, padrasto ou madrasta, tio ou irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima ou por qualquer outro ttulo tem autoridade sobre ela. 3.7- Ao Penal Tendo em vista a vulnerabilidade da vtima, a ao penal pblica incondicionada (art. 225). O processo dever correr em segredo de justia. 3.8- Concurso de Crimes pode ocorrer entre o art. 217-A e leso corporal (art. 129,CP) ou ameaa (art. 147) se foram estes os meios empregados pelo agente.

4.1-CORRUPO DE MENORES ( NUCCI DENOMINA este CRIME DE MEDIAO DE VULNERVEL PARA SERVIR A LASCVIA DE OUTREM (ART. 218) Induzir algum menor de 14 anos a satisfazer a lascvia de outrem. Recluso de 2 a 5 anos. Induzir incutir a idia na cabea da vtima ou convenc-la prtica do comportamento previsto no tipo penal. Exemplos do crime: Induzir a vtima a realizar um ensaio fotogrfico exibindo-se para a satisfao sexual de algum; Com a mesma finalidade, exibi-la durante um banho; induzir automasturbao da vtima; a ficar deitada sem roupas; danas erticas semi-nua; streaptease, etc. Trata-se de uma modalidade especial de lenocnio (ato de tirar proveito da sexualidade alheia), onde o sujeito presta assistncia libidinagem de outrem. (COMPARAR COM O ART. 227). A mediao para servir a lascvia de outrem envolvendo apenas adultos crime vetusto e de rarssima aplicao que j deveria ter sido revogado do CP. No satisfeito de manter esse tipo penal, o legislador ainda criou a mediao de vulnervel para servir a lascvia de outrem. Aquele que desafoga na vtima sua libidinagem responde por estupro de vulnervel (art. 217A).Trata-se de uma exceo pluralstica teoria monista. Se A induz (dar idia) a menor de 14 anos B a ter conjuno carnal com C, responder pelo art. 218, enquanto C deve ser processado como incurso no art. 217-A (estupro de vulnervel). O partcipe moral tem pena mnima de 2 anos, enquanto aquele que realizou o ato sexual tem pena mnima de 8 anos. A consequncia dessa falta de bom senso ser a possibilidade de aplicar por analogia in bonam parte, ao partcipe em geral do estupro de vulnervel a figura privilegiada do art. 218, uma vez que no tem sentido em punir o indutor com pena de 2 a 5 anos e o instigador com pena de 8 a 15 anos. Criou-se uma figura privilegiada e inadequada para a participao moral em relacionamento sexual de menor de 14 anos, prejudicando a aplicao da figura de estupro de vulnervel. Lascvia a concupiscncia, a luxria, a sensualidade, a libidinagem. Exige-se que o sujeito passivo seja induzido a satisfazer a lascvia de determinada pessoa. Se o induzimento para que a vtima satisfaa a libidinagem de indeterminado nmero de pessoas, o crime ser o do art. 218-B (favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel).

4.2- Objetividade Jurdica a dignidade sexual e o desenvolvimento sexual normal da vtima, prevenindo seu ingresso precoce na vida sexual. 4.3- Sujeito Ativo e passivo. Qualquer pessoa pode ser sujeito ativo do crime. Sujeito passivo o menor de 14 anos. Se a vtima tem mais de 14 anos, o crime ser o do art. 227, CP. O crime se consuma quando a vtima satisfaz a lascvia de um terceiro. Corrupo de menores no ECA. 4.4- Ao penal pblica incondicionada e deve correr em segredo de justia (art. 234-A). 5-SATISFAO DE LASCVIA MEDIANTE PRESENA DE CRIANA OU ADOLESCENTE (ART. 218-A) Essa figura indita no Cdigo Penal. Praticar, na presena de algum menor de 14 anos, ou induzi-lo a presenciar, conjuno carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer a lascvia de outrem. Para a configurao do crime, o agente deve praticar conjuno carnal ou outro ato libidinoso na presena do menor de 14 anos, com a finalidade de satisfazer a lascvia de outrem. A presena do menor no ato sexual motivo de prazer para um terceiro. O menor no pratica nenhum ato sexual, mas apenas assiste essas prticas. Lascvia a sensualidade, luxria, concupiscncia. Busca-se punir a conduta da pessoa sexualmente desequilibrada, cuja satisfao da lascvia advm da presena de menor de 14 anos durante a prtica do ato libidinoso isolado ou em conjunto com outrem. O agente do crime no tem qualquer contato fsico com o menor de 14 anos nem o obriga a se despir ou a adotar qualquer conduta sexualmente atrativa, pois se assim fizesse estaria cometendo estupro de vulnervel. O ncleo do tipo prev a prtica de conjuno carnal ou outro ato libidinoso, destinado ao prazer sexual, para satisfao de lascvia prpria ou de terceiro. O menor de 14 anos a tudo assiste. O tipo penal menciona o termo presena e o verbo presenciar, dando margem a interpretao de que o menor deveria estar fisicamente no local onde o ato sexual se desenvolve.

No deveria ser assim, pois a evoluo tecnolgica j propicia a presena estar em determinado lugar ao mesmo tempo em que algo ocorre por meio de aparelho apropriado (web Can). Logo, o menor pode a tudo assistir ou presenciar atravs de TV ou monitores. A conduta do agente pode consistir em praticar o ato sexual na presena do menor ou simplesmente induzir (dar a idia) o menor a presenciar o ato de terceiro. O menor no precisa ter conscincia da libidinosidade do ato praticado Nessa ltima medida, por cautela, deveria o legislador ter inserido os verbos instigar e auxiliar. Porm, se algum deles se configurar, torna-se vivel inserir o autor como partcipe do ato sexual de qualquer modo. 4.2- Objetividade Jurdica a dignidade sexual e o desenvolvimento sexual normal da vtima. 4.3- Sujeito Ativo e passivo. Qualquer pessoa pode ser sujeito ativo do crime. Sujeito passivo o menor vulnervel. 6- FAVORECIMENTO DA PROSTITUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL DE VULNERVEL (ART. 218-B) Submeter, induzir ou atrair prostituio ou outra forma de explorao sexual algum menor de 18 anos ou que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, facilit-la, impedir ou dificultar que a abandone. Pena: Recluso de 4 a 10 anos. EXPLORAO SEXUAL expresso nova na legislao penal que significa tirar proveito ou enganar algum para lucrar. Cuida-se de modalidade especial de favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual, que tem por vtima a pessoa vulnervel. A vulnerabilidade pode ser relativa ou absoluta, conforme exposto no art. 217-A. Menores de 18 anos e maiores de 14 vulnerabilidade relativa. Menores de 14 anos,vulnerabilidade absoluta. Se a vtima tem menos de 14 anos, o crime poder ser o de estupro de pessoa vulnervel (art. 217-A). Quanto ao relacionamento sexual do vulnervel, est vedado quando a pessoa tiver menos de 14 anos (estupro de vulnervel), porm somente est proibido para os que possuem menos de 18 anos quando envolver prostituio ou outra forma de explorao sexual.

As pessoas enfermas ou deficientes mentais tambm se submetem anlise da vulnerabilidade relativa ou absoluta: 1) enfermos e deficientes que no tm a menor compreenso e discernimento em relao ao ato sexual, a vulnerabilidade absoluta (estupro de vulnervel). 2) enfermos e deficientes que tm relativa compreenso e discernimento em relao ao ato sexual, a vulnerabilidade relativa. Pode configurar-se o crime do art. 215, se no houver pagamento pelo ato, ou o art. 218-B, quando no cenrio da prostituio. Nucci entende que a vulnerabilidade relativa deve inserir, dependendo do caso, os menores com idade entre 12 e 13 anos. Na modalidade submeter, a vtima subjugada pelo agente, sujeitando-se prostituio ou a outra forma de explorao sexual (Exs: pornografia, turismo sexual, etc.). Induzir semear na mente da vtima a idia de prostituir-se. Atrair chamar a ateno da vtima para essa atividade, concedendo-lhe alguma vantagem como presentes, viagens, etc. Na modalidade facilitao, o agente pode proporcionar meios para o exerccio da prostituio (carro, apartamento, roupas), ou mesmo conseguindo clientes para a vtima.Neste caso a vtima j vive na prostituio. Pode ainda o crime ser cometido quando o agente impede ou dificulta a vtima de abandonar a prostituio. A vtima se encontra no exerccio da atividade, sendo impedida pelo agente de abandon-la ou quando o agente dificulta o abandono. A vtima com doena mental ou com deficincia mental se deixa explorar sexualmente, sem que ningum mantenha com ela conjuno carnal ou ato libidinoso. Por exemplo: tirar fotos erticas, trabalhar em casa de prostituio, em casa de disque-sexo, etc. Se ocorrer ato sexual poder ocorrer o crime do art. 217-A (estupro de vulnervel). O tipo misto alternativo: a prtica de uma s conduta configura o crime. Porm, a prtica de mais de um verbo mantm o crime nico. A prostituio e a explorao sexual so elementos normativos do tipo, implicando em exerccio do comrcio do sexo ou sexo obtido mediante engodo. Portanto, deve existir prova de habitualidade, ou seja, de que o comrcio sexual instalou-se na vida da vtima, ainda que por breve tempo.

Se uma pessoa realizou ato sexual uma nica vez mediante paga no h prostituio porque no existe habitualidade. 2: Incorre nas mesmas penas quem: I- pratica conjuno carnal ou outro ato libidinoso com algum menor de 18anos e maior de 14 anos na situao descrita no caput do artigo 218-B. II- o proprietrio, gerente ou responsvel pelo local (hotel, motel, boate, danceteria, etc.) em que se verifiquem as prticas referidas no caput do artigo 218-B. Ler 3 do artigo em estudo. 6.1- Objetividade Jurdica a dignidade sexual, no que concerne a moralidade sexual e o desenvolvimento sexual. 6.2- Sujeito Ativo qualquer pessoa. 6.3- Sujeito passivo a pessoa vulnervel. 6.4- Consumao Ocorre com a realizao da conduta descrita no ncleo do tipo penal. Arts.219,220, 221,222, 223 e 224 foram revogados do Cdigo Penal. Captulo III Do Rapto Art. 219 Revogado. Art.220 Revogado. Art. 221 Revogado. Art. 222 Revogado Captulo IV Disposies Gerais 1-Art. 223 Revogado 2-Art. 224 Revogado 3-AO PENAL art. 225

Nos crimes definidos nos captulos I e II deste Ttulo, procede-se mediante ao penal pblica condicionada representao. Pargrafo nico: procede-se, entretanto, mediante ao penal pblica incondicionada se a vtima menor de 18 anos ou pessoa vulnervel. Observao: Em caso de estupro de pessoa adulta, ainda que cometido com violncia a ao penal pblica condicionada representao.

Das könnte Ihnen auch gefallen