Sie sind auf Seite 1von 7

POLIMIG- ESCOLA POLITECNICA DE MINAS GERAIS QUMICA MANH MODULO 1

TRABALHO DE TOXICOLOGIA CIDO OXLICO

Sarah ferreira Gomes 212QP1

18 de Junho de 2013

Introduo
O cido oxlico um cido dicarboxlico descoberto em 1760 pelo qumico experimental sueco Carl Wilhelme Scheele (1742-1786). Seu nome qumico cido etanodioico, ele recebeu o nome de cido oxlico porque vem do latim oxalis, pois a primeira vez que foi isolado foi a partir do trevo azedo (Oxalis acetosella). Esse composto est presente em diversos alimentos, principalmente nas folhas dos vegetais, tais como a acelga sua, o espinafre* e o ruibarbo. Tambm encontrado nas folhas da beterraba, no amendoim, no cacau e, consequentemente, no chocolate.

Propriedades Gerais
Estado fsico: Slido Cor: Cristais Odor: Inodoro PH: < 7,0 Ponto de fuso: 101,5 C Ponto de ebulio: 140 a 160 C (Sublima). Densidade: 1,65 g/cm3 Solubilidade: Parcialmente solvel em gua, em etanol e outros solventes. Pureza: 99,6 % Massa Molecular: H=1u; C=12u; O=16u. Formula molecular: C2H2O4. 2H2O em soluo aquosa

Formula estrutural:

Toxidade
Inalao: A inalao de nvoas ou vapor pode causar irritao e queimaduras nas membranas mucosas do trato respiratrio. Contato com a pele: Irritante. Pode causar vermelhido, dor e queimaduras. Pode ser absorvido pela pele. Contato com os olhos: Pode causar irritao e danos. Ingesto: Corrosivo. Txico. Pode causar queimaduras boca e ao esfago, nuseas, gastroenterite e choque. Absoro pode ocorrer causando envenenamento sistmico. Sintomas podem incluir dor de cabea, pulsao fraca e cimbras. Causa danos aos rins. Envenenamento severo pode ser fatal.

Dose Letal
A dose fatal estimada de 5-15 gramas.

Validade
A validade do cido Oxlico equivale seis meses.

Primeiros Socorros no caso de ingesto ou queimaduras


No caso de ingesto deve enxaguar a boca da vtima. No induzir ao vmito. Se a vtima estiver consciente dar bastante gua para beber. No caso de queimaduras lave o local atingido com gua corrente em abundncia por no mnimo 15 minutos.

Manuseio
Utilizar EPIs: Proteo respiratria: Utilizar respirador apropriado quando necessrio. Proteo para as mos: Utilizar luvas de proteo. Proteo para os olhos: Utilizar culos de proteo ou mscara facial. Proteo para pele: Utilizar vestimentas resistente, material sugerido PVC.

No comer, beber ou fumar na rea de trabalho. Manter o local bem ventilado. Manter as embalagens sempre bem fechadas quando no estiverem sendo usadas Evite contato com a pele, olhos e roupas. Utilize boas prticas de higiene. Lave as mos cuidadosamente aps o manuseio. Evitar inalao.

Estocagem
As embalagens devem ser mantidas fechadas e armazenadas em local seco, limpo e fresco.

Transporte
Transporte Terrestre Nmero ONU: 1759 Nome apropriado para embarque: SLIDO CORROSIVO, N.E. Classe de risco: 80 Nmero de risco: 8 Grupo de embalagem: III

CORROSIVO

Impacto Ambiental
Toxico para peixes e organismos aquticos, pode reagir violentamente com gua, cido e outras substncias. Sempre que no for possvel salvar a substncia para reutilizao ou reciclagem, o reagente deve ser colocado em um aparato aprovado e apropriado para eliminao do lixo.

Disposio Final
Assegure-se que todas as agncias federais, estaduais e locais recebam a notificao apropriada de derramamentos. Os restos do produto devem ser Misturados ou dissolvidos em um solvente combustvel e queimado em um incinerador devidamente equipado. Observar os requerimentos federais, estaduais e locais. Recipientes vazios devem ser tratados conforme os requerimentos federais, Estaduais e locais.

Curiosidades
O cido oxlico realmente uma substncia qumica txica que pode matar, sendo que sua dose letal de 1500 mg. No entanto, seu teor na maioria das plantas comestveis muito baixo para apresentar um risco srio. Por exemplo, o ruibarbo e o cacau possuem 500 mg desse cido em cada 100 g. Assim, praticamente impossvel uma pessoa comer tanto chocolate que se envenene, ela se saciar muito antes disso acontecer.

Geralmente, consumimos 150 mg de cido oxlico por dia, mas o consumo de ch-preto e ch-mate constantemente pode aumentar essa quantidade.

Outro resultado adverso da presena do cido oxlico em nosso organismo que ele atua como um antinutriente, reagindo com os ons ferro e clcio necessrios em vrios aspectos para o bom funcionamento de nosso organismo. No caso do clcio mais perigoso, pois se forma o oxalato de clcio mono-hidratado, que um sal de baixa solubilidade e seus cristais crescem nos rins e na bexiga na forma de pedras dolorosas, conhecidas como clculos.

Ainda no se conhece uma boa funo para o cido oxlico no organismo animal. Mas, uma de suas funes como removedor de ferrugem e manchas. Por exemplo, se cozinharmos o ruibarbo em panelas de alumnio, veremos que elas ficam mais limpas e bonitas, porque o cido oxlico dissolve o metal oxidado que fica incrustado na superfcie do recipiente.

Bibliografia
http://www.superquimica.com.br/fispq/1304347677.pdf Acessado em dezoito de junho de dois mil e treze s vinte e uma horas. http://www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/produtos/acido_oxalico.html

Acessado em dezoito de junho de dois mil e treze s vinte e uma horas. http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/presenca-acido-oxalico-nosalimentos.htm Acessado em dezoito de junho de dois mil e treze s vinte e uma horas.

Das könnte Ihnen auch gefallen