Sie sind auf Seite 1von 16

http://www.ornl.gov/sci/techresources/Human_Genome/faq/genenumber.

shtml

Princpios de gentica mdica e forense

Gentica mdica e forense

ADN e cromossomas humanos


A estrutura primria de todas as protenas codificada no ADN, a maior parte do qual existe organizado em cromossomas no ncleo celular. Nas mitocndrias existe ainda um genoma pequeno e independente que codifica para tRNAs e rRNAs que participam na sntese intramitocondrial de protenas e 13 polipptidos constituintes de enzimas que participam na transferncia de electres na cadeia respiratria.

Estudo da hereditariedade e diversidade


humana (gentica humana) e a sua aplicao prtica mdica e forense. A hereditariedade representa a transmisso da informao requerida para a formao e regulao das protenas.

ESTRUTURA DOS CROMOSSOMAS

CARITIPO POR BANDEAMENTO GIEMSA (HOMEM)


A maioria das clulas possui 46 cromossomas (o nmero diploide) que podem ser organizados em 22 pares de autossomas, que so semelhantes no homem e na mulher, e um par de cromossomas sexuais (ou heterossomas): XX na mulher e XY no homem. Nalguns tecidos, tal como no fgado, o contedo celular em cromossomas aumentado por duplicao, e.g. tetraploidia, hexaploidia, etc. Ao conjunto de cromossomas chama-se caritipo, normalmente observado aps bandeamento Giemsa (G).

Cada cromossoma tem uma regio estreita, designada centrmero, que tem uma posio constante para cada cromossoma. O centrmero divide cada cromossoma nos braos pequenos (p) e braos grandes (q). A extremidade de cada brao designada telmero.

CARITIPO ESPECTRAL (MULHER)

MAPA CITOGENTICO HUMANO


Os cromossomas 13, 14, 15, 21 e 22 contm, nos braos pequenos, os genes ribossomais que codificam para o rRNA; Durante a diviso celular estas regies muitas vezes no se condensam, como resultado do seu envolvimento na organizao do nuclolo. Assim, as extremidades dos seus braos curtos assemelham-se a satlites separados do resto do cromossoma por pequenas constries, designadas constries secundrias (NOR, de organizador nucleolar). H variao individual no nmero de cpias dos genes ribossomais e, assim, no comprimento dos braos curtos destes cromossomas_heteromorfismos.

MAPA CITOGENTICO HUMANO:


Cromossomas sexuais e heteromorfismos
Heteromorfismos- alteraes normais na dimenso dos cromossomas que envolvem o nmero de cpias de regies de ADN repetitivo. Exemplos: 1) Tamanho do brao curto dos cromossomas 13, 14, 15, 21 e 22. 2) Tamanho da heterocromatina centromrica dos cromossomas 1, 9 e 16 3) Tamanho do brao longo do cromossoma Y. Os heteromorfismos diferem de indivduo para indivduo e so, por isso, utilizados em biologia molecular forense para identificar e diferenciar indivduos.

Mitose

Mitose.mov

Durante a mitose cada cromossoma replica-se para formar um par de cromatdios (com idntico contedo gentico) que se mantm ligados pelo centrmero. Nesta fase pode ocorrer troca de material gentico entre os cromatdios por crossing-over (sister chromatid exchanges, SCEs) mas, uma vez que tm idntico contedo genmico, no originam consequncias clnicas. No final da diviso celular, cada clula filha tem um nmero idntico de 46 cromossomas

Smbolos utilizados para a descrio de um caritipo humano


Smbolos p q pter qter cen h del der dic dup i ins inv mat pat r t / +/+/Brao pequeno Brao longo Extremidade do brao curto Extremidade do brao longo Centrmero Heteromorfismo Deleco Derivativo de um rearranjo cromossomal Dicntrico Duplicao Isocromossoma Insero Inverso Origem maternal Origem paternal Cromossoma em anel Translocao Mosaico Antes do nmero do cromossoma indica perca ou ganho de todo o cromossoma Depois do nmero do cromossoma indica perca ou ganho de parte desse cromossoma Significado

Meiose ou diviso celular redutiva


Meiose.mov

O caritipo pode ser descrito usando um sistema de smbolos que em geral tm a seguinte ordem: nmero total de cromossomas, cromossomas sexuais e descrio de qualquer anomalia. Um homem descreve-se 46,XY.

Origina clulas com metade do nmero de cromossomas, 23 (nmero haploide). A meiose ocorre apenas nas clulas das gnadas envolvidas na gametognese. Consiste em duas divises celulares sucessivas nas quais o ADN se replica uma nica vez antes da primeira diviso. Cada vulo maduro conter um de cada um dos pares de autossomas e os cromossomas X ou Y. Quando ocorre a fertilizao, o nmero diploide restabelecido e, em consequncia, metade de cada um dos autossomas derivado de cada pai; As mulheres tero um cromossoma X proveniente de cada progenitor enquanto os homens tero um cromossoma X maternal e um Y paternal.

Meiose ou diviso celular redutiva


Trocas de material gentico por crossing-over ocorrem frequentemente durante a primeira diviso meitica. As localizaes destas recombinaes podem ser identificadas como pontos de contacto ou quiasmas quando os pares cromossomais se separam no diplopteno. Designam-se de recombinantes os cromossomas em que ocorreu trocas de material gentico, e que diferem em contedo gentico dos cromossomas originais. Em mdia, no homem, h cerca de 52 episdios de crossing-over por meiose, formando-se pelo menos um quiasma por brao cromossomal (com a excepo dos braos curtos dos cromossomas 13-15, 18, 21 e 22). Assim, poucos cromossomas so herdados intactos em relao aos cromossomas parentais, e a co-segregao ou linkage dos genes de um cromossoma s ocorrer se esses genes estiverem prximos fisicamente. Os cromossomas sexuais no homem so uma excepo uma vez que o crossing-over est confinado s regies distais dos braos curtos dos cromossomas X e Y, sendo as restantes regies transmitidas intactas descendncia.

Inactivao do cromossoma X na mulher: Lyonization e impresso (imprinting)


O termo Lyonization (a partir de Mary Lyon, geneticista inglesa) designa o processo de inactivao de um dos membros do par de cromossomas X em cada clula feminina. Ocorre em todas as clulas somticas do embrio feminino no 16 dia aps a fertilizao, quando possui cerca de 5000 clulas. No ocorre em clulas germinais. Para qualquer clula somtica a escolha de qual dos cromossomas X, de origem maternal ou paternal, inactivado ocorre ao acaso. Depois de efectuada, a inactivao permanece igual para todos os descendentes dessa clula. Assim, para a maior parte dos genes no cromossoma X o nvel de expresso proteica semelhante que ocorre no homem em que apenas um nico cromossoma X existe e transcricionalmente activo. As mulheres normais so mosaicos com uma mistura de clulas, algumas das quais tendo um cromossoma paternal X activo e outras um cromossoma maternal X activo.

Impresso parental
Em contraste com a situao anterior, todos os autossomas permanecem activos no homem e na mulher. No entanto, pensa-se que as contribuies maternais e paternais para os autossomas podem determinar diferentes funes aos cromossomas. Por exemplo, delees de origem paternal do 15q proximal originam o sndroma de Prader-Willi enquanto delees comparveis de origem maternal originam o sndroma de Angelman.

Anomalias cromossmicas

Definio_ alteraes do nmero ou estrutura dos cromossomas visveis ao microscpio ptico. Podem envolver tanto os cromossomas sexuais como os autossomas. Podem ocorrer:
como resultado de uma mutao das clulas germinais dos pais ou de um ascendente mais antigo, ou como resultado de mutaes somticas nas quais apenas uma
proporo das clulas ser afectada (formao de mosaicos genmicos).

Foram j descritas mais de 600 anomalias cromossomais


diferentes, que colectivamente afectam sete em cada mil recm-nascidos. Esta frequncia cerca de 10 vezes maior concepo, mas a maioria so perdidos como resultado de abortos espontneos.

Anomalias no nmero de cromossomas


Um nmero de cromossomas que um mltiplo exacto do nmero haploide (23) e que excede o nmero diploide designa-se poliploidia; quando no um mltiplo exacto designa-se aneuploidia. A aneuploidia normalmente resulta de falhas de segregao (no disjuno) de cromossomas emparelhados numa das divises celulares meiticas e assim surgem clulas com uma cpia adicional de um cromossoma (ex. trissomia), ou com a falta de uma cpia de um cromossoma (monossomia). A causa da no disjuno meitica desconhecida mas:
ocorre com maior frequncia nas mulheres mais velhas, no contexto de hipotiroidismo maternal e, possivelmente, aps irradiao, ou como predisposio familiar.

FISH: FLUORESCENCE IN SITU HYBRIDIZATION

FISH para identificao de aneuploidias

Anomalias no nmero de cromossomas


A aneuploidia tem consequncias fenotpicas menos srias quando envolve os cromossomas sexuais do que quando envolve os autossomas. A monossomia X encontrada em recm-nascidos (sndroma de Turner), enquanto a monossomia autossmica normalmente origina abortos espontneos. A trissomia autossmica tambm origina normalmente aborto; as crianas sobreviventes apresentam atraso mental e mltiplas malformaes congnitas. Na triploidia o nmero total de cromossomas 69. Isto ocorre quando h fertilizao com dois espermatozoides ou quando no se d uma das divises celulares durante a maturao dos ovos ou espermatozoides de forma que a fertilizao ocorre com um gmeta

+6,+21,+21

diploide. A gravidez triploide termina normalmente no incio.

Exemplos de anomalias no nmero de cromossomas


Anomalia cromossmica Trissomia 18 Sndroma de Ullrich/Turner (Noonan syndrome) Triplo X Sndroma XYY Trissomia 21 (sindroma de Down) Sndroma Klinefelter de Caritipo 47, XY, +18 ou 47, XY, +18 45, X ou variantes 47, XXX 47, XYY 47, XY, +21 ou 47, XX, +21 Xp11.23, 21q22.3, 1q43 OMIM (Online Mendelian Inheritance in man) #601161 Gene map locus Frequncia em recm-nascidos 1: 3000

Sindroma de Klinefelter (47, (47, XXY)

#163950

12q24.1

1: 2000 mulheres 1: 1000 mulheres 1: 1000 homens

#190685

1: 750

47, XXY

1: 700 machos

Online Mendelian Inheritance in man (OMIM)


http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/dispomim.cgi?id=236670

Anomalias na estrutura dos cromossomas


As anomalias na estrutura dos cromossomas resultam da sua ruptura. Quando um cromossoma quebra produzem-se duas extremidades coesivas instveis. Geralmente, mecanismos de reparao tornam a juntar as duas extremidades sem demora. No entanto, se ocorrer mais do que uma ruptura simultaneamente, uma vez que os mecanismos de reparao so incapazes de distinguir entre as diversas extremidades coesivas, pode ocorrer religao entre as extremidades erradas. A taxa de ruptura cromossomal espontnea pode ser muito aumentada pela exposio s radiaes ionizantes ou qumicos mutagnicos ou nalgumas doenas hereditrias raras. As rupturas cromossomais no so distribudas ao acaso e, em geral, a taxa de translocao espontnea de 1: 1000 gmetas, o que cerca de 100 vezes maior do que a taxa de mutao em loci genticos individuais.

#236670GeneTests, Links WALKER-WARBURG SYNDROME Alternative titles; symbols HYDROCEPHALUS, AGYRIA, AND RETINAL DYSPLASIA HARD SYNDROME HARD +/- E SYNDROME WARBURG SYNDROME CHEMKE SYNDROME PAGON SYNDROME CEREBROOCULAR DYSGENESIS; COD CEREBROOCULAR DYSPLASIA-MUSCULAR DYSTROPHY SYNDROME COD-MD SYNDROME Gene map locus 19q13.3, 14q24.3, 9q34.1, 9q31 TEXT A number sign (#) is used with this entry because the Walker-Warburg syndrome (WWS) is caused by mutation in the genes encoding protein O-mannosyltransferase-1 (POMT1; 607423) and -2 (POMT2; 607439). A single patient with WWS has been shown to have a homozygous mutation in the FKRP gene (606596). A phenotype consistent with Walker-Warburg syndrome has been shown to be caused by mutation in the fukutin gene (607440), the same gene that causes the less severe Fukuyama congenital muscular dystrophy (FCMD; 253800). See also autosomal recessive limb-girdle muscular dystrophy 2K with mental retardation (LGMD2K; 609308), an allelic disorder with a milder phenotype and no cortical structural abnormalities. DESCRIPTION Walker-Warburg syndrome, also known as the HARD +/- E syndrome, is a congenital condition characterized by hydrocephalus (H), agyria (A), retinal dysplasia (RD), with or without encephalocele (+/E). The disorder is often associated with several distinct congenital muscular dystrophies. The condition is usually lethal within the first few months of life.

Translocaes
Definio_ transferncia de material cromossomal entre cromossomas. Este processo requer quebras de ambos os cromossomas e reparao de um rearranjo anormal entre os cromossomas. Esta troca mtua normalmente no origina ganhos ou percas finais de material gentico e neste caso o indivduo ser normal do ponto de vista clnico (portador equilibrado de translocaes). As consequncias mdicas podero manifestar-se em geraes futuras porque um portador equilibrado de translocaes tem um elevado risco de produzir descendncia desequilibrada ao nvel cromossomal.

Translocao cromossomal no linfoma Africano de Burkitt, Burkitt, um linfoma monoclonal da mandbula e da face
Nas tumorais, oncogene que est clulas o c-myc, no

normalmente

cromossoma 8, transferido para o cromossoma 2, 14 ou 22 para uma regio genes contendo das

imunoglobulinas .

Translocao cromossomal na leucemia mieloide crnica (LMC)


Na brancos contm de um LMC os glbulos

Deleces
Definio_ Resultam da perca de fragmentos de cromossoma entre dois pontos de ruptura, ou so consequncia de translocaes parentais. As delees podem tambm ser o resultado de crossingover desigual durante a meiose; neste caso o outro cromossoma ter sempre um segmento duplicado. A perca de fragmentos cromossomais s visvel ao microscpio ptico quando superior a 4000 kpb de ADN. Assim, os indivduos com delees visveis so monossmicos para muitos genes contguos (considerando que em mdia cada gene tem cerca de 5000 pb). As delees pequenas (microdelees) no visveis ao microscpio ptico podem tambm ser clinicamente importantes e podem demonstrar-se experimentalmente por ensaios de hibridizao (FISH). Nestes casos no haver hibridao com sondas complementares ao fragmento delecionado. Nos indivduos com delees autossmicas, o atraso mental e as malformaes mltiplas so frequentes.

leucmicos cromossoma translocao

Philadelphia (Ph) que resulta uma recproca entre os braos longos dos cromossomas 9 e 22. O gene de fuso resultante, bcr-abl, produz uma protena alterada, BCRABL, que tem um papel importante desenvolvimento da LMC. no

FISH para identificao de deleces cromossomais

Inverses
As inverses surgem de duas rupturas cromossomais em que se d a inverso de 180o do segmento de ADN entre os pontos de ruptura. Inverso paracntrica- As duas rupturas ocorrem num nico brao de forma a que o centrmero no esteja includo. Inverso pericntrica- As duas rupturas ocorrem num nico brao de forma a incluir o centrmero no segmento invertido. Geralmente as inverses no originam anomalias clnicas no seu portador, mas h um risco acrescido de ocorrer desequilbrio cromossomal na sua descendncia.

NORMAL

DELECO

Inseres
As inseres podem ser consideradas translocaes unidireccionais de material gentico de um cromossoma para outro. So eventos frequentes em sindromas mielodisplsicos.

Duplicaes
As duplicaes podem surgir como resultado de uma translocao parental e so, em geral, menos prejudiciais do que as delees. As duplicaes a um nvel molecular podem ter um papel importante ao permitirem a diversificao gentica durante a evoluo.

Exemplos de doena gentica resultante de variao no nmero de cpias dos genes

Deleo espordica dominante no cromossoma de origem paternal. Causa mais frequente de doenas do que mutaes pontuais (SNPs).

Deleo recessiva do mesmo locus nos dois cromossomas_ herdada dos dois pais.

Deleo recessiva de locus diferentes em dois cromossomas diferentes_ herdada dos dois pais.

Outros exemplos de anomalias na estrutura dos cromossomas


Caritipo
46, XY, t(5;10) (p13;q25)

Gentica Mendeliana
Primeira lei de Mendel (lei da segregao dos genes)Durante a meiose os pares homlogos de cromossomas (e os seus genes/alelos) distribuem-se por diferentes gmetas. Durante a fertilizao os gmetas combinam-se ao acaso para originar os indivduos da nova gerao.
Cromossomas homlogos Meiose

Comentrio
Translocao recproca equilibrada envolvendo o brao curto do cromossoma 5 e o brao longo do cromossoma 10 (com pontos de ruptura nas bandas 13 e 25 respectivamente) Translocao por fuso centromrica dos cromossomas 13 e 14 Deleco do brao curto do cromossoma 5 (sndroma do grito de gato)

45, XX, t(13; 14) (p11;q11) 46, XY, del (5)(p25) 46, XX, dup (2)(p13p22) 46, XY, r(3)(p26q29) 46, XY, inv(11)(p15q14)

T T

Pai
Duplicao parcial do brao curto do cromossoma 2 (p13 para p22) Cromossoma anelar 3 Inverso pericntrica do cromossoma 11

t t
Fertilizao: Juno dos gmetas

Tt
Replicao na interfase

TT tt
Alelos segregados nos gmetas

TT

T Me TT TT TT T

Tt T T

Gentica Mendeliana
Segunda lei de Mendel (lei da distribuio independente dos genes)- Dois genes existentes em diferentes cromossomas so transmitidos de forma independente porque se distribuem por gmetas independentemente um do outro.
Meiose I Alternativa 1 RR rr YY yy

Anlise de pedigree familiar


A construo de uma rvore familiar ou pedigree, uma maneira til de registar informao gentica. Um pedigree permite pr em evidncia relaes familiares e identificar quais os parentes que possuem fentipos ou gentipos especficos. Utiliza-se um conjunto estandardizado de smbolos. A linha masculina colocada, por conveno, esquerda e todos os membros da mesma gerao so colocados no mesmo nvel horizontal. Os nmeros romanos so usados para descrever cada gerao, comeando com a mais antiga, e os nmeros rabes so utilizados para indicar cada elemento dentro de cada gerao (com a numerao a comear da esquerda). A descendncia dada por ordem de nascimento, com a mais velha esquerda.

rr yy RR YY

Meiose II

ry ry RY RY

Clula reprodutiva diploide

RR rr YY yy

Metafase I

Metafase II rr YY RR yy

Alternativa 2

RR rr yy YY

rY rY Ry Ry

Dois genes existentes no mesmo cromossoma mas muito separados um do outro comportam-se do mesmo modo devido elevada frequncia de recombinao (crossing-over) entre os cromossomas.

Pedigree familiar
I 1 2

Smbolos usados nos pedigrees


(homem normal) (aborto)

(mulher normal)

(sexo no especificado)

(mulher que expressa determinado fentipo)


II 1 2 3 4

(mulher falecida)

(nado morto)

(gravidez)

Smbolos usados nos pedigrees


(casamento)

Smbolos usados nos pedigrees


(Gmeos no idnticos)

(divrcio) (casamento consanguneo) (Gmeos idnticos) (sem descendncia)

(descendncia ilegtima)

Pessoa que levou execuo do pedigree

Adopo

Doenas genticas de transmisso autossmica dominante


I

Pedigree de uma doena de transmisso autossmica dominante


1 2

So resultado de uma mutao de um dos membros de um par de genes autossmicos. A pessoa afectada tem um gene mutado e um gene normal, e diz-se que heterozigtica para este gene (ou locus). A pessoa afectada transmite obrigatoriamente uma cpia do par de cromossomas e, portanto, uma cpia de cada par de genes. A sua descendncia ter a mesma probabilidade de vir a ser afectada ou no afectada pela mutao (50% de risco para a descendncia).

II

50% de risco para a descendncia

O retinoblastoma hereditrio uma doena de transmisso autossmica dominante.

POLIDACTILIA (OMIM:174200)

50% de risco para a descendncia

Caracterstica autossmica dominante em que as pessoas afectadas possuem dedos extra nos ps ou mos

Crianas com retinoblastoma hereditrio desenvolvem tumores retinais em ambos os olhos

Doenas genticas de transmisso autossmica dominante


Foram j descritas pelo menos 4458 doenas autossmicas dominantes. No conjunto, afectam cerca de 1 em cada 100 recm-nascidos. Estas doenas tendem a manifestar-se mais tarde e a ser menos severas do que as doenas recessivas. Resultam muitas vezes de mutaes em protenas que funcionam como receptoras ou ligandos, ou esto envolvidas na manuteno da integridade celular ou tecidular.

Outros exemplos de doenas autossmicas dominantes


Doenas (total:4458)
Otoesclerose dominante Hipercolesterolmia familiar Doena dos rins poliqusticos do adulto Exostoses mltiplas Doena de Huntington Neurofibromatose do tipo I Distrofia miotnica Esclerose tbera Polipose Cegueira dominante Surdez congnita dominante Outras Total

Frequncia por 1000 nascimentos


3 2 1 0.5 0.5 0.4 0.2 0.1 0.1 0.1 0.1 2.0

Locus gentico
? 19 16p,4 19,11,8 4pter 17 19 16p,9q 5q Vrios Vrios

10

Doenas genticas de transmisso autossmica dominante


I
Muitas destas doenas so de expresso varivel e indivduos afectados da mesma famlia tm doenas com severidade clnica varivel. Para algumas doenas, por exemplo, doena de Huntington e distrofia miotnica, isto reflecte instabilidade mutacional com a ocorrncia de mutaes de tamanhos variveis em membros diferentes da mesma famlia. Noutras doenas no se encontra justificao para a variabilidade na manifestao clnica. Tambm no se conhece a razo para a ocorrncia do fenmeno de nopenetrao, em que um indivduo clinicamente normal transporta e transmite o gene mutante de uma doena autossmica dominante. Para algumas caractersticas de transmisso autossmica dominante, por exemplo a calvcie, h influncia do sexo na sua expresso que numa forma extrema faz com que s afecte os homens e tenha um padro de transmisso semelhante ao da herana recessiva ligada ao cromossoma X (expresso limitada ao sexo).

Fenmeno da nono-penetrao em doena autossmica dominante


1 2

II

III

IV

Indivduo no-penetrante

Doenas genticas de transmisso autossmica dominante


Outro problema para o geneticista o mosaico gonadal, em que a mutao se confina s gnadas de um dos pais que clinicamente normal.
Enquanto normalmente uma mutao numa das crianas de uma famlia acarreta um baixo risco de recorrncia para os irmos e irms, o risco de recorrncia das mutaes para descendentes de famlias em que um dos pais possui mutaes nas gnadas pode atingir os 50%.

Doenas genticas de transmisso autossmica recessiva


Nas anomalias autossmicas recessivas os indivduos afectados tm mutaes em ambos os membros de um par de genes (homozigotia no locus). Normalmente os pais heterozigticos, ou seja possuindo cada um deles um gene defectivo, no so afectados e, em doenas completamente recessivas, so portadores assintomticos dos genes. Para dois pais heterozigticos a probabilidade de originarem crianas afectadas a probabilidade de cada um deles transmitir o gene mutado, ou seja ( x ) o que significa um risco mdio de (25%) em cada nova gravidez. O risco de homozigotia noutros membros familiares baixo, e assim o pedigree demonstra transmisso horizontal da doena, com irmos e irms afectadas mas sem outra histria de doena na famlia.

No aconselhamento familiar tem ainda de se ter em considerao a possibilidade de ocorrncia de mimetizaes genticas ou fenocpias.
As fenocpias ocorrem quando mutaes em diferentes loci produzem uma manifestao clnica semelhante (heterogeneidade gentica). Esta heterogeneidade enfatiza a necessidade de um diagnstico preciso do caso index, se possvel com anlise bioqumica e molecular da doena de modo a evitar erros de aconselhamento.

Pedigree de uma doena de transmisso autossmica recessiva


I 1 2

Doenas autossmicas recessivas


Muitas doenas deste tipo envolvem enzimas presentes normalmente em excesso em relao ao requerido para uma actividade normal, de forma que uma reduo para 50% da actividade normal no heterozigtico no origina doena. 5
Os homozigticos no produzem enzima e por isso so afectados.

II

III 3 Risco mdio de (25%) em cada nova gravidez. 5

A probabilidade de ter uma criana com uma doena autossmica recessiva muito aumentada se os pais so parentes de sangue (consanguinidade); neste caso os indivduos afectados herdam dois genes mutados que so idnticos por descendncia de um ancestral comum a ambos os pais. At hoje foram j descritas cerca de 1730 doenas autossmicas recessivas que colectivamente afectam 5 em cada 1000 recm-nascidos.

Exemplos de doenas autossmicas recessivas


Doenas (total: 1730) Hemocromatose Fibrose cstica Atraso recessivo mental Frequncia por 1000 nascimentos 3 0.5 0.5 0.2 0.1 0.1 0.1 0.5 Locus gentico 6p 7q Vrios Vrios 12q 5q Vrios

Doenas genticas de transmisso recessiva associada ao cromossoma X


A distribuio desigual de cromossomas sexuais origina um padro caracterstico de transmisso de mutaes de genes presentes no cromossoma X. Os homens tm um s cromossoma X, ou seja so hemizigticos e assim so afectados se o cromossoma X que herdarem tiver um gene defectivo. As mulheres tm dois cromossomas X e assim podem compensar um dos genes que eventualmente esteja mutado num dos cromossomas X (portadoras, heterozigticas). Uma me portadora de uma doena gentica ligada ao cromossoma X transmite o gene mutante em mdia a metade dos seus filhos e filhas. Se o homem afectado se reproduzir transmitir o seu cromossoma X e o seu gene mutado a todas as suas filhas, que sero portadoras heterozigticas. Os seus filhos recebero todos o seu cromossoma Y no sendo afectados.

Surdez congnita Fenilcetonria Atrofia da espinal medula Cegueira recessiva Outras Total

Doenas genticas de transmisso recessiva associada ao cromossoma X


As doenas recessivas ligadas ao cromossoma X expressam-se com severidade normalmente nos homens da famlia. As mulheres portadoras no apresentam sintomas clnicos mas podem ser afectadas (em regra de forma moderada) devido inactivao norandomizada dos seus cromossomas X. Foram j descritas cerca de 400 doenas humanas recessivas ligadas ao cromossoma X que colectivamente afectam 82 em cada 1000 homens (com 80 em 1000 devidos ao daltonismo).

Pedigree de doena recessiva associada ao cromossoma X: Hemofilia

Exemplos de doenas recessivas ligadas ao cromossoma X


Doenas (Total: 412)
Daltonismo Atraso mental associado a cromossoma X- frgil Distrofia Duchenne muscular de

Doenas genticas de transmisso dominante associada ao cromossoma X


Conhecem-se muito poucas doenas dominantes associadas ao cromossoma X e, com a excepo do grupo sanguneo Xg, a maioria ocorre raramente. Podem ser afectados homens e mulheres, sendo a doena sempre severa nos homens e de severidade varivel na mulher heterozigtica, como resultado da inactivao randomizada (ao acaso) do cromossoma X. Nalgumas doenas, por exemplo incontinentia pigmenti e hipoplasia drmica focal, o homem afectado de forma to severa que o aborto espontneo vulgar, o que leva a que s se detectem mulheres afectadas. Superficialmente, a rvore familiar lembra a de uma doena autossmica dominante, mas diferenas fundamentais so:
a inexistncia de transmisso homem para homem e a transmisso da doena de um homem para todas as suas filhas.

Frequncia por 1000 homens (Gr-Bretanha)


80 0.5 0.3 0.05 0.2 0.03 ao 0.2 0.2 82

Locus Gentico
Xq28 Xq27.3 Xp21 Xp21 Xq28 Xq27 Xp22

Distrofia muscular de Becker Hemofilia A Hemofilia B Ictiose associada cromossoma X Outras Total

10

Pedigree de doena dominante associada ao cromossoma X I 1 2

Transmisso coco-dominante de caractersticas genticas (autossmica ou associada ao cromossoma X)


Ocorre em muitas situaes incluindo:
grupos sanguneos (ABO, MNS, rhesus), enzimas dos eritrcitos (fosfatase cida, adenilato cinase), antignios de superfcie (HLA)

II

polimorfismos do tamanho dos fragmentos de restrio (RFLPs).

III IV

A transmisso co-dominante de caractersticas genticas possvel de detectar e estudar quando: 1 1 3 3 6 6 9


Se consegue distinguir os efeitos fenotpicos associados a essas caractersticas genticas; se consegue seguir a transmisso familiar de mais de uma forma allica do mesmo gene (distino entre heterozigticos e homozigticos para cada alelo).

Inexistncia de transmisso homem para homem e a transmisso da doena de um homem para todas as suas filhas.

Transmisso familiar de polimorfismos do tamanho de fragmentos de restrio (RFLPs) autossmicos

Deteco de um RFLP

(1,2)

(1,2)

(1,2)

(1,1)

(1,2)

(2,2)

Transmisso de um RFLP autossmico com fragmentos allicos de 1 e 2 kb de tamanho. Os pais e duas crianas so heterozigticos (1 kb, 2 kb); as outras crianas so homozigticas para cada fragmento allico.

Identificao do gene mutado na doena de Huntington


Doena descoberta em 1872 por George Huntington. Doena autossmica dominante que afecta de forma progressiva o sistema nervoso central (doena neurodegenerativa). Os sintomas s aparecem na meia idade (30-45 anos). No tem cura. A identificao dos genes causadores desta doena dependeu da identificao de marcadores genticos (RFLPs) associados aos genes. Isto s foi possvel estudando uma famlia Venezuelana muito numerosa afectada por esta doena desde h muitas geraes. O caso index (primeiro caso) desta famlia ter sido um marinheiro Portugus em1800s.

As enzimas de restrio bacterianas so instrumentos essenciais para a caracterizao do ADN

11

Haplotipos associados doena de Huntington baseados em RFLPs para a enzima HindIII

Southern blot de ADN cromossomal cortado com HindIII e hibridizado com a sonda G8 de membros de uma famlia afectada pela doena de Huntington

Quatro haplotipos (gentipos haploides ou clusters de alelos localizados num nico cromossoma- cromossoma 4 neste caso) podem estar associados doena de Huntington: A, B, C e D. As diferentes famlias afectadas por esta doena podem possuir qualquer um dos 4 haplotipos. A regio dos polimorfismos HindIII e o gene causador da doena de Huntington esto muito prximos fisicamente no cromossoma 4 de tal forma que nunca ocorre recombinao entre eles. Deste modo, este RFLP HindIII um bom marcador gentico da doena de Huntington.

Southern blot de ADN cromossomal cortado com HindIII e hibridizado com a sonda G8 de membros de uma famlia afectada pela doena de Huntington
AC AA CC AC CC CC AC AA AA CC AC AC

Recombinao e associao gnica (linkage)


Dois genes dizem-se em associao (linkage) se esto localizados prximo um do outro no mesmo cromossoma. Neste caso, os alelos destes dois loci tendem a passar juntos, e no independentemente, para cada gmeta. Assim, a no observao do fenmeno de distribuio independente (segunda lei de Mendel) uma importante indicao de que os dois genes esto associados fisicamente. Se for conhecida a localizao cromossmica de um dos genes a do outro pode, por inferncia, ser mapeada nessa mesma regio do cromossoma. Assim, quando se procura descobrir associaes entre genes tem de se estudar dois loci, um que poder ser o responsvel por determinada doena e o outro o gene marcador.

Recombinao e associao gnica


medida que a distncia entre os loci do marcador e da doena aumenta no mesmo cromossoma, tambm aumenta a probabilidade de ocorrncia de recombinaes no intervalo entre os genes. Em consequncia, a percentagem de ocorrncia de recombinantes na descendncia aumenta. Se os loci do marcador e da doena estiverem muito afastados no mesmo cromossoma, a probabilidade de ocorrer um crossing-over entre os dois loci elevada ou seja, a probabilidade de se produzirem cromossomas recombinantes elevada. As caractersticas fenotpicas associadas doena e ao marcador iro ocorrer separadamente em cada recombinante e conjuntamente em cada no recombinante.

Nmero e fraco de recombinantes


Para um marcador distante o nmero de recombinantes ser prximo do nmero de no- recombinantes; fraco de recombinantes (n de recombinantes dividido pelo n total de descendentes) ser 0.5 ou 50%, o que equivalente distribuio independente. medida que diminui a distncia entre os dois loci, a probabilidade de ocorrer um crossing-over diminui, o nmero de recombinantes diminui, a fraco de recombinantes reduzse, e aumenta a negao da transmisso independente. Assim, a fraco de recombinantes varia de 0% (associao forte entre os dois loci) a 50% (equivalente a transmisso independente dos dois loci).

12

Transmisso de loci associados e no associados


Posicionamento dos dois loci Mesmo cromossoma Muito prximo Frequncia de crossing-over entre os dois loci Transmisso independente Associao (linkage) entre os dois loci Nmero de recombinantes Fraco de recombinantes Prximo Muito longe Cromossomas diferentes

Gentica Populacional
Ramo da gentica que estuda a distribuio de genes em populaes e de como a frequncia desses genes mantida ou modificada. Uma populao qualquer grupo de elementos da mesma espcie existentes numa dada regio geogrfica que podem, potencialmente, cruzar-se e produzir descendentes frteis. Na gentica populacional trabalha-se com todos os alelos de uma populao, que constituem a pool gentica dessa populao. Os alelos podem mover-se entre populaes quando os indivduos migram ou cruzam. Este movimento, designado fluxo gentico (gene flow), a base da evoluo gentica. A nvel populacional, a gentica reflecte a histria, antropologia, comportamento humano e sociologia, permitindo-nos conhecer a nossa origem e compreender a nossa diversidade.

Rara

Intermdia

Frequente

Rara Sim Raros 0%

Intermdia Sim Ocasionais 0-49%

Frequente No 50% 50%

Frequente No 50% 50%

Qual a probabilidade de obter descendentes rr a partir de pais Rr?


O quadrado de Punnett e a regra do produto permitem aplicar as leis de probabilidade na predio de gentipos e fentipos. Pode prever-se com rigor matemtico a probabilidade de que pais com determinado gentipo produzam descendncia com um gentipo particular Pai R R Me r Rr rr x = (25%) RR r Rr

Qual a probabilidade de obter descendentes com gentipo rryy a partir de pais RrYy? RrYy?
R R RR r Rr Y Y YY y Yy

r Regra do produto Rr x Rr

Rr

rr

Yy

yy

Regra do produto: RrYy x RrYy

Quadrado de Punnett

1/4 x 1/4 = 1/16 (6.25%)

Qual a probabilidade de um pai BbHhee e me bbhhEe produzirem descendentes com gentipo bbHhEe?
B b Bb b bb h H h hh E e Ee e Ee

Equilbrio de HardyHardy-Weinberg e frequncia allica populacional


Hardy e Weinberg demonstraram matematicamente em 1908 que, numa populao em que ocorram cruzamentos ao acaso sem que haja seleco, as frequncias relativas dos diferentes alelos tendem a ser constantes e podem ser descritas pela equao:

Hh Hh

Bb

bb

hh

ee

ee

p + q = 1.0

(eq. 1)

1/2

1/2

1/2

= 1/8

p representa todos os alelos dominantes e q representa todos os alelos recessivos dessa populao. A expresso p+q=1 significa apenas que os alelos de um determinado gene numa populao so o conjunto dos alelos dominantes e recessivos.

13

Equilbrio de HardyHardy-Weinberg e frequncia genotpica populacional


Numa populao, os gentipos possveis para um determinado gene com dois alelos descrevem-se com a equao:

Origem da equao de HardyHardyWeinberg


Espermatozoides

p2 + 2pq + q2 = 1.0
p2

(eq. 2)
p=A q=a pxq=Aa p=A pxp=AA

representa a percentagem de indivduos homozigticos dominantes.

q2 representa a percentagem de indivduos homozigticos recessivos. 2pq representa a percentagem de heterozigticos. A letra p designa a frequncia de um alelo dominante A letra q representa a frequncia de um alelo recessivo Esta equao contm todos os indivduos de uma populao que possuam o gene em questo.

Ocitos
q=a pxq=Aa qxq=aa

Numa populao que se cruza ao acaso, o gene A com os alelos A e a gera os gentipos AA, aa e Aa de acordo com a eq. 2 de HW (p2 + 2pq + q2 = 1.0)

Equilbrio de HW
A equao 2 de HW pode revelar modificaes nas frequncias allicas que esto subjacentes evoluo. Se a proporo de gentipos permanecer igual de gerao para gerao, como a equao indica, ento isso significa que o gene no est a evoluir (a mudar).

Equilbrio de HW
O equilbrio de HW raro em genes que codificam para protenas que afectam fentipos, porque a aparncia e a sade de um organismo afectam a sua capacidade de reproduo. Desta forma, genes que afectam um fentipo so sujeitos a seleco natural de tal modo que alelos, ou combinaes de alelos, que sejam prejudiciais so eliminados da populao (seleco purificadora). O equilbrio de HW observado em regies de ADN repetido e outras sequncias que no afectam fentipos e que assim no so sujeitas a seleco natural. As regies utilizadas para comparar ADN entre diferentes indivduos (DNA profiling) tm de estar em equilbrio de HW ou seja so regies no codificantes.

Utilidade prtica do equilbrio de HardyHardyWeinberg


Prever a frequncia de heterozigticos na populao geral para genes causadores de doenas til para fazer conselhamento gentico sobre doenas autossmicas recessivas. Prever a frequncia de heterozigticos na populao geral til para fazer anlise da probabilidade de perfis de ADN obtidos por anlise de STRs, RFLPs ou SNPs

Frequncia de fenilcetonria (doena autossmica recessiva) em vrias populaes Populao Chineses Irlandeses, Escoceses Japoneses Suecos Turcos Europa Americanos (caucasianos
dos Estados Unidos)

Freq. fenilcetonricos 1/16000 1/5000 1/119000 1/30000 1/2600 1/10000 1/10000

14

Clculo da frequncia de portadores heterozigticos do alelo causador de fenilcetonria na populao europeia A frequncia dos alelos dominante (D) e recessivo (d) pode ser determinada sabendo a frequncia do gentipo homozigtico recessivo (dd), uma vez que este gentipo reflecte um nico fentipo que est bem definido (fenilcetonria). Se 1 em cada 10000 indivduos tiver fenilcetonria_ gentipo dd_ a frequncia de 1/10000 ou 0.0001. O q, frequncia do alelo recessivo, a raiz quadrada de 1/10000, ou seja q = 1: 100 = 0.01; Uma vez que p + q = 1.0, o p (frequncia do alelo dominante) pode ser calculado: p = 1 - 0.01 = 0.99.

Clculo da frequncia de portadores heterozigticos do alelo causador de fenilcetonria na populao europeia: 1 gerao
Podemos agora calcular as propores dos 3 gentipos que ocorrem quando os gmetas se combinam ao acaso: Homozigticos dominantes = DD = 0.99 x 0.99 = 0.98 Homozigticos recessivos = dd = 0.01 x 0.01 = 0.0001 Heterozigticos = Dd + dD = 2pq = (0.99) (0.01) + (0.01) (0.99) = 0.02

98 % dos indivduos

0.01 % dos indivduos

2 % dos indivduos

O que ocorre na 2 gerao numa populao que se cruze ao acaso?


Gmetas masculinos (Esperma)
D=(p = 0.99) D p = 0.99 DD p2=0.98 d=(q = 0.01) Dd pq=0.01

Aps mltiplas geraes, assumindo que a probabilidade de haver cruzamentos entre os trs gentipos da mulher e do homem (DD, Dd, ou dd) idntica:
Cruzamentos possveis Homem
0.98DD 0.98DD 0.98DD 0.02Dd

Proporo na populao
0,96 (DDxDD) 0,02 (DDxDd) 0,001(DDxdd) 0,02 (DdxDD) 0,0004 (DdxDd) 0,00002 (Ddxdd) 0,001(ddxDD) 0,00002 (ddxDd) 0,000001 (ddxdd)

Frequncia de gentipos da descendncia

Mulher
0.98DD 0.02Dd 0.001dd 0.98DD 0.02Dd 0.001dd 0.98DD 0.02Dd 0.001dd

DD
0,96 0,01

Dd

dd

0,01 0,001

Gmetas femininos (Ocitos)

0,01 0,0001

0,01 0,0002 0,00001 0,001 0,00001 0,00001 0,000001 0,0001 0,00001

d q = 0.01

Dd pq=0.01

dd q2=0.0001

0.02Dd 0.02Dd 0.001dd

DD=0.98

Dd=0.02

dd=0.0001

0.001dd 0.001dd

Concluso: No equilbrio de Hardy-Weinberg, a frequncia allica permanece constante de uma gerao para a outra

Somatrio das frequncias na descendncia (mltiplas geraes, mltiplas famlias)

0,98

0,02

0,0001

Concluso
O gene da fenilcetonria est em equilbrio de HardyWeinberg _ as frequncias dos alelos e dos gentipos no mudam de uma gerao para a outra A equao de Hardy-Weinberg permite calcular a frequncia de portadores heterozigticos de doenas genticas autossmicas recessivas Ex. 1:50 de portadores heterozigticos no caso da fenilcetonria

Factores que podem alterar as frequncias de alelos e gentipos numa populao Vrios factores podem levar a um aumento ou diminuio das frequncias allicas e genotpicas de uma gerao para a outra. Exemplos:
Seleco natural Populaes reduzidas (bottlenecks populacionais) Migrao Consanguinidade (inexistncia de cruzamentos ao acaso) Polimorfismos (mutaes) Desequilbrio de associao (recombinao) Deriva gentica Efeito fundador

15

Seleco natural
A seleco pode influenciar significativamente a distribuio de genes numa populao. Pode ser responsvel pela diminuio (seleco negativa) ou aumento (seleco positiva) da prevalncia de uma determinada doena e, assim, da sua distribuio gentica nessa populao.

Populaes reduzidas e deriva gentica


Devido a razes religiosas, geogrficas ou outras (catstrofes), um pequeno grupo de indivduos pode ficar isolado geneticamente do resto da populao. Isto pode explicar em parte a existncia de alelos mutantes de genes humanos em elevada frequncia em certas populaes. Os membros fundadores desse grupo podem possuir alelos mutantes responsveis por algumas doenas autossmicas (recessivas ou dominantes de expresso tardia) e, assim, nesta populao estes genes existiro em maior frequncia do que na populao geral (por exemplo, uma forma de porfiria nos Afrikaners, hiperplasia adrenal congnita nos Esquims Yupik, e sindroma nefrtico congnito nos Finlandeses). Numa populao constituda por uma pequeno nmero de indivduos que se cruzam, a frequncia de alelos varia muito de uma gerao para a seguinte (variao gentica ao acaso, em ingls random genetic drift). Por acaso, um alelo pode no ser transmitido gerao seguinte e desaparecer (extino), sobrando apenas o alelo alternativo do mesmo locus (fixao).

Consanguinidade
A consanguinidade (casamento entre parentes do mesmo sangue) numa populao influncia as frequncias genticas aumentando a prevalncia de portadores de certas doenas ou caractersticas fenotpicas. No entanto, ao mesmo tempo, ao promover a homozigotia para certas caractersticas autossmicas recessivas, ir ocorrer a perda de dois alelos mutantes para cada homozigtico doente que seja incapaz de se reproduzir.

Movimentos migratrios
Os movimentos migratrios podem alterar as frequncias allicas. Um bom exemplo deste tipo de situao a reduo gradual na frequncia do alelo B do grupo sanguneo ABO nas populaes que emigram para Ocidente, da sia para a Europa. A frequncia deste alelo B nas populaes do Sudoeste Asitico de 0.3, mas na Europa Ocidental de apenas 0.06. Isto sugere que o alelo B originrio do Sudoeste Asitico e foi, atravs de movimentos migratrios populacionais, transportado para o resto do Mundo.

16

Das könnte Ihnen auch gefallen