Sie sind auf Seite 1von 182

Apostila Conhecimentos Gerais

Lngua Portuguesa Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Sumrio e Planejamento das Aulas Edital Do item 1 ao 1.10, a professora Maria Tereza trabalhar. 2. Lxico 2.1 Significao de palavras e expresses no texto. 2.2 Substituio de palavras e de expresses no texto. 2.3 Estrutura e formao de palavras (elementos mrficos, valor dos afixos e dos radicais; processo de formao). 3. Aspectos lingusticos 3.1 Relaes morfossintticas. 3.2 Ortografia: sistema oficial vigente. 3.3 Relaes entre fonemas e letra. 3.4 Acentuao grfica. 3.5 Flexes e emprego de classes gramaticais. 3.6 Vozes verbais e sua converso. 3.7 Concordncia nominal e verbal. 3.8 Regncia nominal e verbal. 3.9 Paralelismos de Regncia. 3.10 Emprego do acento indicativo de crase. 3.11 Colocao de termos e oraes no perodo. 3.12 Colocao pronominal. 3.13 Coordenao e subordinao: oraes justapostas, emprego das conjunes, das locues conjuntivas e dos pronomes relativos; oraes reduzidas. 3.14 Equivalncia e transformao de estruturas. 3.15 Pontuao.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 1

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Contedo desenvolvido por aula Aula 01 Aula 02 Aula 03 Aula 04 Aula 05 Aula 06 Aula 07 Aula 08 Aula 09 2.1 / 2.2 / 3.2 3.1/ 3.7 3.8 / 3.9 / 3.10 3. 11 / 3.13 / 3.14 3. 15 3.3 / 3.4 2.3 / 3.6 Ajustes e correo de exerccios da FUNDATEC / 3.5 / 3. 12 / 3.14 pgina 03 pgina 27 pgina 36 pgina 47 pgina 62 Pgina 73 pgina 85 pgina 102

3. 11 / 3.14 /

Caros alunos da Casa do Concurseiro, este material foi desenvolvido com base na bibliografia indica pela FUNDATEC. Contem comigo! Bons estudos a todos!

Pgina 2

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Aula 01 Classes gramaticais Alm dos elementos que compem e que formam as palavras, a morfologia est agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. So elas: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advrbio, Preposio, Conjuno e Interjeio. Substantivo : sendo a classe de palavras variveis em gnero, nmero e grau, o substantivo denomina os seres em geral (coisas, pessoas, animais, lugares, a es, estados ou qualidades tomadas como seres).

Coisas (objetos variados): mesa, garrafa, escova de dentes, etc. Pessoas: Maria Cristina, Joo, Paulo, etc. Animais: gato, cachorro, pssaro, etc. Lugares: Porto Alegre, Rssia, Parque Farroupilha, etc. Aes: leitura, corrida, cozinhar, etc. Estados: alegria, tristeza, tdio, etc. Qualidades: lealdade, sinceridade, honestidade, etc. Sentimentos: amor, cime, dio, etc.

Artigo: sendo varivel em gnero e nmero, o artigo a palavra que antecede o substantivo, determinando-o de modo preciso ou no.

O artigo definido determina o O artigo indefinido determina substantivo de modo preciso Singular Plural o/a os / as o substantivo de modo vago um / uma uns / umas

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 3

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Os alunos do Zambeli fizeram a pesquisa solicitada. Uns alunos do Zambeli fizeram uma pesquisa sobre os tipos de conjunes.

Detalhes zambelianos: 1) Substantivao : Esperamos um sim de voc, Carlos. 2) Nomes prprios: Artigo facultativo Srgio foi praia. O Srgio foi praia. 3) Pronomes possessivos : Artigo facultativo Sua fome est aumentando? A sua fome est aumentando? 5) Depois do pronome indefinido todo, emprega-se o artigo para conferir ideia de totalidade. A ausncia deste confere ideia de qualquer elemento. Ele bebeu toda a gua. (o bolo inteiro) Toda mulher vaidosa. (qualquer mulher) 4) No utilizar artigo depois do pronome cujo: ERRADO: Feliz aquele cujos os sbados so de festa. CERTO: Feliz aquele cujos sbados so de festa.

Adjetivo: sendo varivel em gnero, nmero e grau, o adjetivo a palavra que caracteriza o substantivo, dando-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Ele sempre exerce funo sinttica relativa ao substantivo, atuando como adjunto adnominal ou como predicativo do sujeito ou do objeto.

Tempo nublado Comida gostosa Garota simptica

Pgina 4

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

H casos em que o adjetivo no representado por uma palavra apenas, mas por uma expresso formada geralmente por uma preposio e por um substantivo (ou advrbio). Essas expresses so chamadas de locues adjetivas.

Consegui marcar a reunio da tarde (vespertino). Os brincos de Diana so de ouro (ureo). Amanh ser um dia de chuva (chuvoso).

Te liga!!! Colocao do adjetivo: 1) O voluntrio ajudou o pobre homem. 2) O voluntrio ajudou o homem pobre. 1) Aquela grande mulher um exemplo! 2) Aquele mulher grande um exemplo!

Detalhe zambeliano

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 5

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Colocao pronominal Colocao pronominal: o estudo da colocao dos pronomes oblquos tonos em relao ao verbo. A prclise a colocao do pronome oblquo tono antes do verbo e ocorre quando o pronome em questo for precedido por: a) uma partcula negativa.

No nos deixemos levar pelas brigas. Nunca se bebe cerveja antes de dirigir.
b) um pronome indefinido.

Ningum se deixou levar pelas brigas. Nada os faz beber cerveja antes de dirigir.
c) um advrbio.

Hoje vos alegreis para a festa. Logo te mandaro para casa.


d) preposio em, se o verbo estiver no gerndio.

Em se tratando de animais, a veterinria entende do assunto. Em se empregando novos recursos, logo seremos mais fortes.
e) um pronome interrogativo. Anderson foi quem o auxiliou naquela situao.

Quando o teremos de volta?


f) uma conjuno subordinativa ou um pronome relativo, formando oraes subordinadas. Creio que te interessars a nossa causa. Prossegui com a palestra quando o vi chegar.

Pgina 6

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

g) ou...ou, no s... como tambm, etc., locues conjuntivas que introduzem as oraes coordenadas sindticas alternativas ou aditivas.

Ou te inscreves para o concurso, ou te esqueas do bom salrio. No s se preocupou com o irmo, como tambm o ajudou muito.
O pronome procltico usado tambm nas oraes exclamativas ou optativas. Que Deus lhe perdoe estas injrias! Macacos me mordam! A mesclise a colocao do pronome oblquo tono no meio do verbo e ocorre quando: a) o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretrito e no houver obrigatoriedade de prclise. Dar-te-ei um abrao apertado! Encontrar-se-iam melhores lojas para as nossas compras. A nclise a colocao do pronome oblquo tono depois do verbo e ocorre quando: a) em frase iniciado por verbo, pois no se inicia uma orao com pronome oblquo tono. Levantou-se e disse: vamos embora. Aninhou-se na cama como um gato. b) quando o verbo estiver no modo imperfeito afirmativo. Cobre-te com o cobertor. Deixe-o em paz! c) quando o verbo no gerndio no vier precedido por preposio em.

Tratando-se de animais, a veterinria entende do assunto. Empregando-se novos recursos, logo seremos mais fortes.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 7

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

d) se o verbo estiver no infinitivo impessoal. Decidiu v-la naquela mesma manh. Vai acompanhar-te at escola? Advrbio: sendo uma classe de palavras invariveis, o advrbio a palavra que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo e tambm de um advrbio, expressando a circunstncia em que determinado fato ocorre. Os advrbios podem ser classificados como:

a) lugar: ali, aqui, a, c, l, longe, perto, junto, acima, abaixo, atrs, adiante, dentro, fora, alm, etc.;

Marcos, fique aqui!

b) tempo: amanh, agora, hoje, ontem, antes, j, Hoje ns iremos ao jantar dos formandos. jamais, nunca, sempre, breve, tarde, cedo, ainda, etc.;

c) modo: bem, mal, assim, depressa, devagar e a Trabalhe devagar; no entanto, trabalhe maioria dos advrbios terminados em mente (alegremente, etc.); bem.

d) negao: no, tampouco, nunca, jamais, etc.;

Nunca fomos aos jogos do Brasileiro.

e) dvida: talvez, acaso, possivelmente, provavelmente, qui, etc.;

Provavelmente iremos praia no Carnaval.

f) intensidade: muito, pouco, bastante, bem, mais, menos, demais, tanto, to, etc.; g) afirmao: sim, certamente, realmente, efetivamente, seguramente, etc.

Meu irmo, Rafael, to inteligente!

Voc certamente emagreceu!

Pgina 8

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

H casos em que o advrbio no representado por uma palavra apenas, mas por uma expresso que exerce a mesma funo. Essas expresses so chamadas de locues adverbiais.

direita Em breve De vez em quando

Na linguagem coloquial muitas vezes o advrbio recebe sufixo diminutivo. Nesses casos, embora ocorra este tipo de sufixo, o advrbio assume valor superlativo: Edgar e Srgio chegaram cedinho. (ou seja, muito cedo)

Preposio: sendo uma palavra invarivel, a preposio une os termos de uma orao, de forma que o sentido do primeiro termo completado pelo segundo, criando, ento, uma relao de subordinao.

Zambeli, quais so as preposies?


a, ante, at, aps, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trs

No sei trabalhar sob presso. Vamos sair com Ana? Deixei todos os teus livros sobre a mesa. O prazo para a entrega dos documentos at sexta-feira. Vivemos entre o bem e o mal. Ante a sua falta de educao, me retiro deste ambiente!

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 9

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

A palestra direcionada a professores de Lngua portuguesa. As preposies so capazes de modificar completamente o sentido do que est sendo dito.

Regncia verbal :
Giovana assistiu o paciente que estava na UTI. Giovana assistiu ao filme de ao.

Regncia nominal :
Tenho capacidade para ir bem nas provas. Pronome: sendo varivel em gnero, nmero e pessoa, o pronome a palavra que acompanha ou substitui o nome, designando-o como a pessoa do discurso (a pessoa que fala). Raquel excelente aluna; ela sempre apresenta bons trabalhos. Os meus materiais ainda esto contigo. Agora os ces esto bem; Mariana adotou-os. Aquela fotografia dos meus pais, ainda tens? Temos que descobrir quantas questes sobre pronomes aparecem na prova. A professora observou que nenhum aluno era capaz de realizar a atividade. Quem esqueceu as chaves do carro?

Pgina 10

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Pronomes pessoais Retos Singular: eu, tu, ele Plural: ns, vs, eles

Pronomes possessivos Singular: meu/meus/minha/minhas teu/teus/tua/tuas seu/seus/sua/suas Plural: nosso/nossos/nossa/nossas vosso/vossos/vossa/vossas seu/seus/sua/suas

Oblquos tonos Singular: me, te, o/a/lhe/se Plural: nos, vos, os/as/lhes/se Tnicos Singular: mim/comigo, ti/contigo, si/consigo/ele/ela Plural: ns/conosco, vs/convosco, si/consigo/eles/elas

Pronomes demonstrativos

Pronomes relativos Variveis

este, esta, estes, estas, isto esse, essa, esses, essas, isso aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo

o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas quanto, quanta, quantos, quantas Invariveis que, quem, onde, como

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 11

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Pronomes indefinidos Variveis algum, nenhum, todo, vrio, certo, muito, pouco, tanto, qual, qualquer Invariveis quem, algum, ningum, outrem, algo, tudo, nada, onde, que, cada

Pronomes interrogativos Variveis qual quanto Invariveis quem que

Ateno!!! Emprego dos pronomes pessoais 1) Os pronomes do caso reto exercem a funo de sujeito da orao, ao passo que o pronome oblquo exerce a funo de complemento. errado, portanto, o emprego do pronome reto na funo de complemento. Assim no se deve dizer Convidei ele e sim Convidei -o. 2) Quando precedidos de preposio, os pronomes retos (a exceo de eu e tu ) funcionam como pronomes oblquos. Podero, portanto, ser usados como complemento: Convidei a ele. Convidaram a ns.

3) Os pronomes eu e tu no podem ser precedidos por preposio, exceto quando so sujeito de um verbo no infinitivo. ERRADO: Entre eu e tu no h qualquer mgoa. CERTO: Entre mim e ti no h qualquer mgoa. ERRADO: Srgio pediu para mim guardar os materiais. CERTO: Srgio pediu para eu guardar os materiais.

Pgina 12

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

4) Os pronomes oblquos se, si e consigo devem ser empregados como pronomes reflexivos. Joo arranhou-se. Quero que cada um estude por si. O jogador trazia a bola consigo.

Emprego dos pronomes possessivos Recebi notcias suas. (ou seja, notcias sobre voc) Recebi suas notcias. (ou seja, notcias transmitidas por voc) Emprego dos pronomes demonstrativos 1) Quando indicam espao: este, esta, isto perto de quem fala esse, essa, isso perto de quem ouve aquele, aquela, aquilo longe de ambos 2) Quando indicam tempo: este, esta, isto presente/futuro esse, essa, isso passado breve aquele, aquela, aquilo passado distante 3) Quando referem-se ao discurso: este, esta, isto vai ser dito esse, essa, isso j foi dito Emprego dos pronomes indefinidos 1) Semntica: Livro algum resolveria o teu problema. 2) O pronome cada deve ser seguido de um substantivo ou de um numeral. Compramos dois quilos de frutas cada um.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 13

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

3) O pronome indefinido certo Certas (pronome indefinido) garotas deveriam ocupar lugares certos (adjetivo).

Detalhe zambeliano

Numeral: a palavra que indica a quantidade de determinado elemento e a sua ordem de sucesso. a) cardinal: um, dois, quarenta, setecentos, mil, milho, etc. Cento e cinco alunos da Casa do Concurseiro passaram no concurso. b) ordinal: primeiro, terceiro, dcimo quinto, etc. Matheus passou em segundo lugar no processo seletivo para o doutorado. Interjeio: sendo invarivel, a interjeio a palavra que exprime emoes, sensaes, estados de esprito ou apelos.

Oh!, Ah!, Ui!, Viva!, Nossa!, Psiu!, Credo!, Oba!, Al!, Hum...!

Conjuno: sendo invarivel, a conjuno a palavra que liga duas oraes ou palavras de semelhante funo numa mesma orao. Obs.: O assunto de verbos ser estudado em outra aula.

Pgina 14

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Oraes assindticas : no se ligam por meio de uma conjuno. Entrou em casa, largou as sacolas, acariciou o cachorro. Oraes sindticas : ligam-se por meio de uma conjuno. Rafael estudou na Casa do Concurseiro e passou no concurso. Oraes subordinativas: ligam oraes dependentes, de sentido incompleto, a uma orao principal que lhe completa o sentido. Podem ser adverbiais, substantivas e adjetivas. Questes 1) Se houvesse a seguinte transformao em frases do texto: A situao da Itlia e da Sua grave. Projees indicam que _______ (referindo-se Itlia) est prestes a _______: encolher de fato, os pronomes que completariam correta e respectivamente as lacunas correspondentes a palavras seriam: a) aquela e isto aquilo 2) (FUNDATEC 2012) No trecho a igreja suprimiu dez dias , todas as alternativas abaixo poderiam substituir a palavra sublinhada sem acarretar mudana de sentido na frase, MENOS: A) eliminou. B) excluiu. C) cortou. D) extinguiu. E) inteirou. b) aquela e isso c) esta e isto d) essa e isso e) essa e

3) (FUNDATEC 2012) As palavras sublinhadas nas linhas em: o pas costuma parar, parcialmente , suas atividades./ Somente com a entrada em vigor do atual calendrio classificam-se como: A) Pronomes. B) Advrbios. C) Conjunes. D) Adjetivos. E) Numerais.

4) (FUNDATEC 2012) Analise as assertivas a seguir, que contm palavras retiradas do texto, considerando o plural de cada uma delas:

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 15

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

I. doutrina.

II. Pscoa.

III. Carnaval.

IV. instituio.

V. festa.

Quais das palavras acima formam o plural apenas acrescentando a letra S ao singular? A) Apenas I, II e V. B) Apenas I, III e IV. C) Apenas II, III e V. D) Apenas II, IV e V. E) Apenas III, IV e V. 5) (FUNDATEC 2012) Considerando a classificao morfolgica das palavras, assinale a alternativa correta. A) As palavras sublinhadas em Ronaldo j foi a terceira pessoa mais conhecida do mundo so substantivos. B) Em um smbolo do que o nosso pas tem de melhor, h pronome, preposio, artigo, entre outras classes. C) A palavra vrias, em Ronaldo usou vrias vezes a palavra aproximar, classifica se como advrbio. D) H adjetivo e advrbio em fazer a ponte entre o governo federal e a Confederao Brasileira de F utebol (CBF). E) Em um smbolo da identidade nacional , as palavras sublinhadas so respectivamente pronome e adjetivo. 6) (FUNDATEC 2010) Em tudo isso, indago: se as usinas atmicas so um perigo em

si, por que insistir em mant-las? Por que matar o futuro e cultivar o apocalipse?
Em relao aos pronomes contidos no perodo acima, afirma-se que: I. Apenas o pronome isso tem referente externo ao perodo. II. Todos os pronomes tm referente no prprio perodo. III. O pronome las poderia, sem causar qualquer incorreo frase, ser substitudo por

elas.

Pgina 16

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Quais esto corretas? A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

7) (FUNDATEC 2011) Exatamente com esse objetivo foi criado, em 2001, o Instituto

Akatu, que procura conscientizar o cidado do impacto de suas escolhas ao adquirir algum produto ou servio.
Em relao s palavras esse, que, suas e algum, analise as afirmaes que seguem, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas. ( ) Todas so pronomes. ( ) Apenas trs so pronomes. ( ) o referente de esse externo ao perodo. ( ) suas indica relao de posse entre os vocbulos cidado e escolhas. A ordem correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : A) C E C C. B) E C C C. C) E C E C. D) C E E E. E) C E C E. 8) (FUNDATEC 2011) A pessoa se sente lenta, cansada, sonolenta; dorme demais,

s vezes tem insnia. Fica inapetente, emagrece, perde o interesse nas coisas do cotidiano, diminui ou cessa suas atividades fsicas e pode ter pensamentos suicidas.
Caso a palavra pessoa fosse passada para o plural, que outras alteraes deveriam ser feitas para manter a correo do perodo? I. Nove formas verbais deveriam sofrer alterao para manter a concordncia correta do perodo. II. Todos os adjetivos que compem o fragmento sofreriam alterao.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 17

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

III. Alm das formas verbais e dos adjetivos, nenhuma outra modificao seria necessria. Quais esto corretas? A) I. B) II. C) I e II. D) II e III. E) I, II e III.

9) (FUNDATEC 2012) Assinale a alternativa que apresenta classificao INCORRETA dos advrbios. A) muito (l. 01 -Tenho um problema muito srio com o Natal .) intensidade. B) s (l. 02 - ... o Natal virou uma festa pag em que s se pensa em comer e dar

presentes ) modo.
C) mais (l. 13 - ... e poucas coisas me do mais alegria do que sair ) intensidade. D) sim (l. 21 - bom, sim, com tantos presentes na rvore... ) afirmao. E) sempre (l. 28 - Nem sempre tenho tempo para ela... ) tempo. 10) (FUNDATEC 2011) Considerando a formao do perodo composto, assinale a alternativa que indica quantas oraes formam o perodo da linha 07 ( preciso rever o

que a repetida divulgao de casos famosos faz no inconsciente das pessoas. ).


A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. E) 5.

11) (FUNDATEC 2012) Assinale a alternativa que NO apresenta relao de sinonmia possvel para o vocbulo pice (l. 40 - E esse risco sistmico chega ao seu pice

quando o Poder Judicirio ...).


A) Vrtice. B) Cume. C) Cimo. D) Apogeu. E) Ostracismo.

12) (FUNDATEC 2011) Considerando os processos de formao de palavras e as classes gramaticais s quais as palavras pertencem, a alternativa que apresenta um vocbulo cuja classe da palavra primitiva diverge das demais, : A) quinteto B) barulhentos 1) A 2) E 3) C 4) A C) bairristas 5) B 6) A 7) A D) religiosos 8) D 9) B E) simblicas 10) C 11) E 12) A

Pgina 18

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

ORTOGRAFIA Os porqus

1) Por que Por qual motivo Por qual razo O motivo pelo qual Pela qual Por que voc quer esse concurso? Ela quer saber por que voc escolheu este cargo. As razes por que briguei so levianas.

2) por qu = por que Mas sempre bate em algum sinal de pontuao! Voc ficou assim por qu? No entendo por qu.

3) porque = pois Acabou o namoro porque foi trado. No estude isso, porque no est no edital.

4) porqu = substantivo Usado com artigos, pronomes adjetivos ou numerais.

Entendi o porqu dessa situao.

Anotaes zambelianas

Esse porqu no justifica tudo.

Quantos porqus existem na Lngua Portuguesa?

H quatro porqus.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 19

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Questes 1) Assinale quais esto corretas? I. Afinal, chegou o momento porque tanto esperei. II. No sei o porqu de seu entusiasmo. III. Voc est feliz assim, por qu? IV. Ento por qu no falas claramente. a) I, II e III 2) Assinale o que se pede. I. O porqu de sua demisso est muito claro. II. Por que no me telefonou? III. No me telefonou, por qu? IV. O motivo porque lhe falei tudo aquilo no interessa. V. Irei viajar, porque estou em frias. a) Todas esto corretas. b) Todas esto corretas, menos a IV. c) I, III e IV esto corretas. d) I, II e V e) I, II e III 3) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases apresentadas: _________________________me tratas to mal? _________________________no gosto de voc? E no gostas de mim, _____________________? Nem eu sei o_____________________________? b) II, III e IV c) I, II e V d) II, III

Pgina 20

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

a) Por que Porque por que - por qu. b) Por que Porque por qu porqu. c) Porque Por que porque por qu. d) Por que Por que por qu porqu. e) Por que Por que por qu por qu. 4) Eu no sei_______ele fez________fez. ________mesmo no me envolvo nesse assunto. a) porque o qu Por isso. b) por que o que Porisso. c) por que o que Por isso. d) porque o que Por isso e) por qu o que Por isso 5) "A gente se acostuma a acordar de manh sobressaltado, porque est na hora." Observe o uso de porque na frase acima. Agora, analise as seguintes: I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos h tanto tempo? II. Ningum sabe o porqu de nossa luta. III. Ele vivia tranquilamente, porque tinha uma grande herana. IV. O governo no deve mudar, por qu? V. Pergunto por que voc to irresponsvel. VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa. Assinale a nica alternativa correta: a) As frases I e III so as nicas corretas. b) As frases I, III e V so corretas. c) Na frase II, o porqu um substantivo. d) Na frase III, o acento facultativo. e) A frase VI est errada.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 21

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

6) Indaguei ____________________o aluno no trouxe a apostila. Ele disse que no trouxe ______________a perdeu. A alternativa que preenche corretamente as lacunas : a) por que porque d) porqu pois Gabarito 1- D 2B 3D 4C 5C 6A b) porque porque e) pois pois c) por que - por que

Pgina 22

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Homnimos e parnimos - Homnimos: vocbulos que se pronunciam da mesma forma, e que diferem no sentido. - Homnimos perfeitos: vocbulos com pronncia e grafia idnticas (homfonos e homgrafos). So: 3 p. p. do verbo ser. - Eles so inteligentes. So: sadio. - O menino, felizmente, est so. So: forma reduzida de santo. - So Jos meu santo protetor. - Homnimos imperfeitos: vocbulos com pronncia igual (homfonos), mas com grafia diferente (hetergrafos). Cesso: ato de ceder, cedncia Seo ou seco: corte, subdiviso, parte de um todo Sesso: espao de tempo em que se realiza uma reunio - Parnimos: vocbulos ou expresses que apresentam semelhana de grafia e pronncia, mas que diferem no sentido. Cavaleiro: homem a cavalo Cavalheiro: homem gentil Lista de Homnimos e Parnimos Acender - pr fogo a Ascender - elevar-se, subir Acento - inflexo de voz, tom de voz, acento Assento - base, lugar de sentar-se

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 23

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Acessrio - pertences de qualquer instrumento ou mquina; que no principal Assessrio - diz respeito a assistente, adjunto ou assessor Caado - apanhado na caa Cassado - anulado Censo - recenseamento Senso - juzo Cerra - do verbo cerrar (fechar) Serra - instrumento cortante; montanha; do v. serrar (cortar) Cesso - ato de ceder Sesso - tempo que dura uma assembleia Seco ou seo - corte, diviso Concerto - sesso musical; harmonia Conserto - remendo, reparao Deferir - atender, conceder Diferir - distinguir-se; posicionar-se contrariamente; adiar (um compromisso marcado) Descrio - ato de descrever Discrio - qualidade de discreto Descriminar - inocentar Discriminar - distinguir, diferenciar Emergir - sair de onde estava mergulhado Imergir - mergulhar

Pgina 24

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Emigrao - ato de emigrar Imigrao - ato de imigrar Eminente - excelente Iminente - sobranceiro; que est por acontecer Empossar - dar posse Empoar - formar poa Espectador - o que observa um ato Expectador - o que tem expectativa Flagrante - evidente Fragrante - perfumado Infligir - aplicar castigo ou pena Infringir - transgredir Incipiente - que est em comeo, iniciante Insipiente - ignorante Mandado - ordem judicial Mandato - perodo de permanncia em cargo Ratificar - confirmar Retificar - corrigir Sesta - hora do descanso Sexta - reduo de sexta-feira; hora cannica; intervalo musical Tacha - tipo de prego; defeito; mancha moral Taxa - imposto

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 25

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Tachar - censurar, notar defeito em; pr prego em Taxar - determinar a taxa de Trfego - trnsito Trfico - negcio ilcito Acerca de: sobre, a respeito de. Fala acerca de alguma coisa. A cerca de: a uma distncia aproximada de. Mora a cerca de dez quadras do centro da cidade. H cerca de: faz aproximadamente. Trabalha h cerca de cinco anos. Ao encontro de: a favor, para junto de. Ir ao encontro dos anseios do povo. Ir ao encontro dos familiares. De encontro a: contra. As medidas vm de encontro aos interesses do povo. 1) Preencha as lacunas corretamente. a) Esses fatos _________ das circunstncias (emergem - imergem) ; b) Nunca a vejo na _________ em que trabalha (sesso - seo) c) Quero assistir _______ da tarde.(sesso seo); d) Prenderam o ladro em ______________ (flagrante fragrante) e) A crise econmica do Brasil faz com que muitos _________ (emigrem - imigrem); f) Antes de ser promulgada, a Constituio j pedia muitos ________ (consertos concertos); g) A ditadura _________ muitos polticos de oposio; (caou - cassou); h) Ao sair da sala, o aluno foi preso em___________ (flagrante - fragrante); i) O tamanco foi restaurado com a aplicao de algumas ________ (tachas-taxas); j) Zambeli foi na _________ das 19h do cinema (seo- sesso) l) Para impedir a corrente de ar, Pedro _______ a porta (cerrou-serrou); m) Srgio ________ pelo buraco da fechadura da sua vizinha. (expiava-espiava); n) Voc respondeu ao ltimo ________ ? (censo-senso).

Pgina 26

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Aula 02 ANLISE SINTTICA SUJEITO o ser da orao ou a quem o verbo se refere e sobre o qual se faz uma declarao.

Que(m) qu?

Ainda restam algumas vagas para o turno da noite. Um bando de torcedores vaiou o juiz. Corrigiram-se as provas. Algum discordou daquela questo. Caminhavam em direo lanchonete o gerente e os funcionrios. Casos especiais Indeterminado existe o sujeito, mas no pode ser identificado. Ocorre em duas situaes: verbo na 3 a pessoa do plural sem antecedente expresso

Aceitaram todos os argumentos sem hesitao. Falaram sobre esse assunto no meu trabalho. verbo na 3 a pessoa do singular + se VTI, VI e VL.

Luta-se por melhores salrios. Mora-se bem naquele bairro.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 27

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Era-se menos preocupado naqueles tempos. Inexistente (orao sem sujeito) ocorre quando h verbos impessoais na orao. haver significando existir, ocorrer, acontecer ou indicando tempo decorrido. Haver mais concursos neste ano. Deve haver mais interessados naquela vaga. H meses no vou fao testes de portugus.

fazer indicando tempo, temperatura ou fenmeno natural. Amanh far dois dias que me inscrevi na Casa do Concurseiro. Ir fazer quatro meses que terminamos o namoro. Faz dias muito quentes no ms de maro. Fenmenos meteorolgicos. Choveu bastante no vero passado. Est anoitecendo.

Obs.: quando empregados em sentido conotativo, haver sujeito. Choveram gritos naquela sesso de votao.

De olho na FUNDATEC: Sujeito Oracional - a Orao Subordinada Substantiva SUBJETIVA. Normalmente introduzida pelo "que", que nesse caso chamado de conjuno integrante, mas pode ser tambm uma Orao Subordinada REDUZIDA de infinitivo, e nesse caso no ter o "que". Era indispensvel que eu voltasse cedo. Convm que todos fiquem sentados. Estudar importante.
Pgina 28 Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

1. Sublinhe e classifique o sujeito das oraes abaixo. a) Entre os estudantes, foi encontrado um aluno dorminhoco. b) Contar-se-o as novidades neste site. c) Convm que estudes mais. d) Obedeceu-se s regras do concurso. e) Ser preciso que faamos o simulado da Casa do Concurseiro. f) Vai haver simulado neste domingo!

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 29

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

TRANSITIVIDADE 1) Verbo Intransitivo (VI) verbo que no exige complemento A professora se casou no sbado. Todos os alunos chegaram ao curso na mesma hora. 2) Verbo Transitivo Direto (VTD) precisa de complemento sem preposio. As indicaes deste dia registram a presena de temporais no sul da cidade. As pessoas aspiravam, durante a passeata, aquele fedor de carnia. 3) Verbo Transitivo Indireto (VTI) - precisa de complemento com preposio. Meus comentrios, margem da folha de redao, referem-se ao seu texto. As crianas deveriam sempre obedecer a seus professores durante uma aula. 4) Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI) - precisa de 2 complementos. (OD e OI) As meninas da turma deram ao colega o melhor presente de todos. Aos alunos dedico meu livro. 5) Verbo de Ligao (VL) - no indicam ao. Esses verbos fazem a ligao entre 2 termos: o sujeito e suas caractersticas. Estas caractersticas so chamadas de predicativo do sujeito. Os alunos desta aula parecem cansados, mas continuam felizes.

Pgina 30

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Fiquei doente antes da prova. Adjunto Adverbial Como o prprio nome indica, so advrbios ou locues adverbiais que vm associados a verbos, adjetivos ou outros advrbios, acrescentando-lhes circunstncias especficas. Os exerccios muito difceis ajudam-nos a compreender mais rapidamente as noes fundamentais que precisamos dominar para atingir, durante o ano, os objetivos da aula zambeliana.

Observao zambeliana:

Adjunto adnominal o termo que caracteriza e/ou define um substantivo. As classes de palavras que podem desempenhar a funo de adjunto adnominal so adjetivos, artigos, pronomes, numerais, locues adjetivas. Portanto se trata de um termo de valor adjetivo que modificara o nome ao qual se refere. Aquele restaurante de luxo serve, durante as refeies, dois pratos lindssimos.

Artigo As provas de portugus esto bem acessveis. Adjetivos A prova azul ser anulada. Pronome Aquele simulado da Casa do concurseiro...! Numeral Trinta pessoas realizaram o simulado do curso. Locuo adjetiva O problema da empresa continua afetando aqueles funcionrios.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 31

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Aposto termo que apresenta uma explicao extra a respeito de outro, cujo intuito o esclarecimento, detalhamento. Para vencer na vida, so necessrias trs qualidades: coragem, determinao e pacincia. Encontrei o Srgio, professor de informtica do curso, hoje perambulando pelas ruas. Vocativo - sua funo interpelar o interlocutor. Termo independente. Meu bem, que tal pegarmos um cinema hoje? Questes 1) (FUNDATEC 2011) Analise as afirmaes abaixo: I. As partes sublinhadas nas linhas 18 (Mas caminhar tambm envolve um processo de

autoconhecimento ) e 22 ( bom colecionar coisas ), exercem a mesma funo sinttica.


II. Em utilizando carros, trens e avies (linha 18 - as pessoas se deslocam sobretudo

utilizando carros, trens, avies.), as palavras sublinhadas exercem a mesma funo


sinttica e, morfologicamente, pertencem mesma classe de palavras. III. Na linha 20 ( Os anjos sussurram para aqueles que caminham .), o verbo sussurram, no contexto em que aparece no texto, transitivo direto. Quais esto corretas? A) S I. B) S II. C) S III. D) S I e II. E) S II e III.

2) (FUNDATEC 2011) Relacione a Coluna 1 Coluna 2, associando as oraes sublinhadas s respectivas funes sintticas.

Pgina 32

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Coluna 1 1. Objeto direto Coluna 2 ( ) Uma pesquisa realizada em maro aponta que a internet e as redes sociais lideram 2. Objeto indireto 3. Complemento nominal

as mdias mais procuradas ...


( ) Depois da primeira conversa, o diretor de recursos humanos conseguiu fazer com

que ele mudasse de ideia .


( ) ... sem a necessidade de que enviem seu currculo O preenchimento correto dos parnteses, de cima para baixo, : A) 2 3 1. B) 2 1 3. C) 3 2 1. D) 1 3 2. E) 1 2 3. 3) (FUNDATEC 2011) Considerando a funo sinttica sujeito, analise as assertivas a seguir: I. Em j havia sido hospitalizada outras vezes , temos uma orao sem sujeito, uma vez que o verbo haver impessoal. II. Em No h dvidas, tambm possvel classificar a orao como sem sujeito e m virtude do emprego do verbo haver como impessoal. III. Em sua misso...amolda -se ao julgamento paralelo (l. 42) no h sujeito expresso por tratar-se de voz passiva sinttica. Quais esto corretas? A) s I. B) S II. C) S III. D) I e II. E) Apenas II e III.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 33

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

4) (FUNDATEC 2011) Caso o pronome Ns fosse substitudo por Eu, quantas outras alteraes deveriam ser feitas, obrigatoriamente, para estabelecer a correta concordncia no pargrafo?

Ns, comunicadores profissionais, perdemos tempo estudando objetivos, pblico-alvo, as melhores formas de emitir mensagens e at tentamos mensurar os resultados das nossas aes. Mas nos esquecemos do bsico: a comunicao entre humanos se processa entre humanos e est atrelada a defeitos e a virtudes.
A) Quatro. B) Cinco. C) Seis. D) Sete. E) Oito.

5) (CESGRANRIO) Assinale a opo cujo termo em destaque tem valor sinttico diferente dos demais. A) "As palavras juntas formam frases, oraes e perodos." B) "No cotidiano, as pessoas no tm mais tempo para dialogar." C) "elas se tornam vivas, dando uma sensao de bem estar," D) " porque a ideia se perpetua e transmitida de gerao para gerao." E) "A mobilizao social um ato de comunicao ." 6) (CESGRANRIO)"mesmo admitindo que grandes massas... estejam excludas

dele." Os segmentos destacados tm a mesma funo que a orao em destaque em:


A) "...criaram novos espaos de conhecimento ." B) "Esses espaos de formao tm tudo..." C) "O conhecimento o grande capital da humanidade ." D) "...que precisa dele para a inovao tecnolgica." E) "acabaram surgindo indstrias do conhecimento ," 7) (FUNDATEC 2011) Considerando o correto uso dos pronomes, analise as assertivas que se seguem. I. Caso o analista se dirigisse a seu interlocutor pela forma voc, o pronome oblquo te (l. 25 - uma ferramenta global que te abre portas e possibilita contatos para fechar negcios

diz o analista sobre a rede social.) deveria ser alterado para lhe.

Pgina 34

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

II. Na linha 35 (Em outros sites, voc consegue ver at a disposio pessoal do candidato,

que tipo de assuntos lhe interessam exemplifica.) , caso o verbo interessar fosse
substitudo por cativar, o pronome oblquo lhe deveria ser substitudo pelo pronome o. III. Na linha 37 (De acordo com o headhunter, mais comum do que se pensa empresas

usarem...) , o pronome se desempenha a funo de pronome reflexivo.


Quais esto corretas? A) I. B) II. C) I e II. D) I e III. E) II e III.

8) (CONSULPLAN )...saibamos ensinar aos alunos o mais elementar..., o verbo destacado : A) VTD. B) VTI. C) VI. D) VL. E) VTDI.

9) Aponte a alternativa em que ocorre a orao sem sujeito. A) Precisa-se de uma bab. B) A noite caiu sobre a cidade. C) Algum mentiu. D) Hoje fez muito calor em Fortaleza. 10) (Casa do Concurseiro) Eu te enviei nessa semana o arquivo. O verbo destacado : A) VTD. B) VTI. C) VI. D) VL. E) VTDI.

GABARITO 1) D 2) E 3) B 4) D 5) E 6) A 7) C 8) E 9) D 10) E

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 35

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Aula 03

CONCORDNCIA VERBAL Regra geral O verbo concorda com o ncleo do sujeito. As alunas dedicadas estudaram esse assunto complicado ontem.

1) Verbos impessoais a) Verbo Haver O verbo haver impessoal ( permanecendo na 3o. pessoa do singular) quando significa : existir, acontecer, ocorrer. Formando locuo com outro verbo, a impessoalidade a ele se estender. Comentam que vai haver questes anuladas na prova! Havia cinco pessoas na fila. Aqui houve modificaes. Est havendo rebelies no presdio. Esto ocorrendo rebelies no presdio.

b) Verbo Fazer Esse verbo impessoal, mantendo-se na 3o. pessoa do singular e no apresentando sujeito, quando indicar: tempo , temperatura ou fenmeno natural. A impessoalidade ser transmitida para o outro verbo, quando houver locuo.

Pgina 36

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Est fazendo cinquenta anos que casei. J fez mais de cinco minutos que ela saiu. Fez frio na serra gacha. c) Verbo Ser impessoal quando se refere a Horrio, Data e Distncia. Nesses casos, no h sujeito, e a concordncia ser feita com o predicativo. Hoje so 25 de maro. Hoje dia 25 de maro. Eram dezessete horas em Braslia. Daqui at Porto Alegre so 229 km. 2) A voz passiva sinttica Em expresses do tipo vendem-se casas, o verbo deve concordar com a palavra que o acompanha, porque ela o sujeito, a menos que venha precedida de preposio. Assim, na frase vendem-se casas, a palavra casa no objeto direto, como se poderia pensar ao primeiro exame, mas sujeito. A frase deve ser entendida assim: Casas so vendidas. Se o termo que acompanha o verbo vier preposicionado, no ser sujeito (porque o sujeito no pode ser preposicionado), e o verbo ficar no singular:

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 37

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Compare Se Aluga-se uma bicicleta. Alugam-se duas bicicletas. Consertam-se motores. Veem-se, desta janela, os raios do sol. Nunca se assistiu a tanta violncia na tev. Obedecia-se, durante a aula, s regras. Se Precisa-se de professores

3) Expresses de tratamento Vossa senhoria, queremos parabeniz-la pela sua nova conquista. 4) Sujeito posposto ao verbo ( faltar, restar, sobrar, existir, ocorrer, acontecer, bastar, etc..) Faltam poucas vagas para o simulado. Existem pessoas desagradveis nesta turma! Durante a palestra, restariam algumas crianas na sala de aula. Exerccios 1) Classifique 1 se partcula apassivadora 2 se ndice de indeterminao do sujeito a) Precisa-se apenas de uma oportunidade. ( b) No se perdoam certas atitudes. c) Aqui, anda-se muito. ( ) ( ) )

Pgina 38

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

d) Manga chupa-se no p. e) Aqui se vive em paz! (

( )

) ( ) ) ) )

f) debateu- se essa matria na aula.

g) Alugam-se bicicletas no Rio de janeiro. ( h) Repreendia-se o aluno durante a aula. ( i) Necessitava-se de vagas de emprego. (

CONCORDNCIA NOMINAL Regra geral Concordam com o substantivo Artigo Pronome Numeral Adjetivo Casos especiais 1) Adjetivo + substantivos de gnero diferente: concordncia com o termo mais prximo. O concurseiro faz complicados simulados e provas. O concurseiro faz complicadas provas e simulados.

2) Substantivos de gnero e nmero diferentes mais adjetivo: concordncia com o termo mais prximo ou uso do masculino plural. Aquele jovem tem pai e me compreensivos. Aquele jovem tem pai e me compreensiva. Ateno!

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 39

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

3) S Adjetivo X Advrbio Ela s quer revisar tudo antes da prova. Ela ficou s durante sua reviso.

4) OBRIGADO Muito obrigado! disse Srgio a Ana. Muito obrigada! disse Ana a Srgio.

5) BASTANTE Adjetivo X Advrbio Aproveitamos e compramos bastantes livros de concursos naquela loja. Achei bastante complicadas as questes da prova. No feriado, revisei bastante.

6) TODO, TODA, TODO O , TODA A Toda vtima tem direito indenizao nesse caso. Toda a turma riu dessa situao.

Pgina 40

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

8) BOM, NECESSRIO, PROIBIDO, PERMITIDO Ricota com cebolinha bom. A ricota com cebolinha est muito boa. A cautela necessria no trato com concurseiros estressados. necessrio cautela com esses estudantes.

9) MEIO Adjetivo X Advrbio Srgio comeu meia bacia de pipocas. Ana meio desconfiada, pois no aceita meias palavras.

Questes 1) (FUNDATEC 2011) Caso alterssemos o vocbulo redes (l.27 - Para um headhunter de

um escritrio de Porto Alegre, as redes sociais devem servir como ferramenta adicional nos processos de seleo, mas no so decisivas.) para sua forma no singular, quantas outras
alteraes deveriam ser feitas a fim de se manter a correo gramatical no perodo? A) 3. B) 4. C) 5. D) 6. E) 7.

2) (FUNDATEC 2009) Se a palavra pessoas (linha 12 Um estudo mostrou que pessoas

idosas que se consideram felizes tm menor probabilidade de serem vtimas de acidente vascular cerebral.) fosse substituda por uma pessoa, quantas OUTRAS palavras do
perodo em que se insere devem passar por alteraes para efeito de concordncia? A) Sete. B) Seis. C) Cinco. D) Quatro. E) Trs.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 41

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

3) (FUNDATEC 2009) Analise as afirmaes que seguem. I Ao se pluralizar a palavra equao na frase A equao contm os ingredientes do

sucesso.(l. 03), apenas duas outras palavras deveriam sofrer ajustes para fins de
concordncia. II Se, em Era um empresrio ausente do campo e presente nas grandes capitais, onde

esbanjava suas riquezas.(l.06), substitussemos a palavra empresrio por administradora,


ocorreria apenas uma outra alterao no perodo. III A lacuna da linha 42 (agronegcio s vinga onde ______ ou aparecem pessoas mais

bem educadas.) poderia ser completada por h ou existem sem provocar qualquer
incorreo ao perodo. Quais esto corretas? A) I. B) II. C) I e II. D) II e II. E) I, II e III.

4) (FUNDATEC 2011) Analisando as oraes Os caminhoneiros eram os maiores

solitrios do Brasil. Viviam longe de namoradas e da famlia. S lhes sobrava um pouco de humor para compartilhar com quem os ultrapassava. (linhas 32-34), caso substitussemos
o vocbulo caminhoneiros por sua forma no singular caminhoneiro, considerando as relaes de referncia entre os perodos, seriam necessrias quantas outras alteraes no fragmento textual para manter a concordncia adequada? A) 4. B) 5. C) 6. D) 7. E) 8.

5) (FUNDATEC 2011) Caso a palavra relaes (linha 04 - Entretanto, quando essas

relaes se tornam quase exclusivas e no so compartilhadas com vivncias sociais diretas, levam ao desequilbrio e dependncia.) fosse substituda por contato, quantas
outras alteraes deveriam ser feitas para manter a correo do perodo em que se encontra? A) Trs. B) Quatro. C) Cinco. D) Seis. E) Sete.

Pgina 42

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

6) (FUNDATEC 2012) Analise as afirmaes que so feitas a seguir. I. Caso a expresso duas usinas (linha 30 - No Brasil, as duas usinas atmicas em Angra

dos Reis, espremidas entre mar e montanha, a 200 quilmetros do Rio de Janeiro, registraram 16 acidentes leves ou mdios nos ltimos anos.) fosse substituda por reduto,
outras _____ palavras deveriam sofrer alterao para manter a correo do perodo. II. Se a palavra planeta (linha 17 - O planeta est ainda em formao, mas, antes de

desvend-lo e proteg-lo, desenvolvemos a energia nuclear, perigosamente destrutiva quando explorada em alta escala para gerar eletricidade.) fosse pluralizada, visando manter
a correo do perodo, outras ____ deveriam sofrer alterao. As lacunas das afirmaes I e II ficam correta e respectivamente preenchidas por: A) 2 2. B) 3 2. C) 3 3. D) 4 4. E) 4 5.

7) (FUNDATEC 2012) Considerando as relaes de concordncia, analise as assertivas a seguir: I. A lacuna da linha 36 (Os entrevistados tambm exerciam as mais diversas profisses.

____ entre os entrevistados uma advogada, duas atrizes) deve ser preenchida pela forma
verbal Haviam, uma vez que refere-se a uma enumerao de vrios tipos de entrevistados. II. A lacuna da linha 39 (Segundo a autora, as relaes de amizades mediadas pela internet

_____ como especificidade uma intensa troca de opinies que mobilizam os amigos a refletir.) deveria ser preenchida pela forma acentuada do verbo ter, tm, uma vez que o
ncleo do sujeito deste verbo relaes. III. A forma verbal mobilizam (linha 40 - Segundo a autora, as relaes de amizades

mediadas pela internet ___ como especificidade uma intensa troca de opinies que mobilizam os amigos a refletir.) empregada no plural, pois o ncleo de seu sujeito
amigos.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 43

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Quais esto corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas I e III. E) Apenas II e III. 8) (FUNDATEC 2011) Assinale a alternativa que expressa quantas outras alteraes deveriam ser feitas no perodo iniciado por Em questo de horas (linha 13 Em questo de

horas, as possveis linhas de discusso tinham se reduzido praticamente a uma s: condenar ou justificar concordncias do tipo os livro ou ns pega os peixe, apresentados pela autora como exemplo de construes legtimas dentro da variante popular de nossa lngua.), a fim de manter a concordncia, caso o vocbulo linhas fosse
trocado por sua forma singular. A) 2. B) 3. C) 4. D) 5. E) 6.

Outra vantagem que, por causa da fora da economia serrana, ___ sempre um membro que mora no campo mas trabalha na cidade. Isso cria uma fonte a mais de renda.
9) (FUNDATEC 2010) Se a palavra vantagem, passasse para o plural, quantas outras palavras necessariamente deveriam sofrer alterao ao longo do pargrafo para manuteno da concordncia nominal e verbal? A) Uma. B) Duas. C) Trs. D) Quatro. E) Cinco.

10) (FUNDATEC 2010) Caso alterssemos o vocbulo sujeito (l. 23 - Um sujeito educado,

que dirigia de forma igualmente educada. Morri e reencarnei na Sua, pensei.) para sua
forma no plural, quantas outras alteraes seriam necessrias a fim de manter-se a concordncia no perodo? A) 2. B) 3. C) 4. D) 5. E) 6.

Mulheres, frequentemente, crescem sob a concepo de que crticas significam que algo deve estar errado com elas. A pesquisa que desenvolvi junto __ executivos e gestores em

Pgina 44

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

posio de liderana em 93 grandes empresas do sul mostra que o objetivo da comunicao, nas mulheres, construir relacionamento e intimidade. Elas desfrutam da oportunidade de bater papo e interagir com os outros. Entretanto, quando so criticadas, sentem como se a conexo e a intimidade tivessem sido rompidas. Muitas vezes, esta conexo quebrada inaugura uma espcie de guerra fria. Machucadas em seus sentimentos, elas no falaro a respeito da crtica recebida. 11) (FUNDATEC 2010) Caso, no segundo pargrafo do texto, as duas ocorrncias da palavra mulheres fossem passadas para o singular, quantas outras alteraes seriam necessrias para manter a correo do pargrafo? A) 8. B) 9. C) 10. D) 11. E) 12.

12) (FUNDATEC 2010) Analise as afirmaes abaixo, assinalando C (correto) ou E (errado) de acordo com o que rege a gramtica de Lngua Portuguesa. ( ) Em Na Serra, a produo rural est integrada com outros setores, a vrgula facultativa. ( ) Na frase Consumidores e agroindstrias esto muito distantes, h apenas um adjunto adverbial. ( ) Se o sujeito fosse eles, em Ele no tem como competir no mercado, o verbo no sofreria alterao. ( ) O nexo se, no incio do segundo pargrafo (est se falando) indica a indeterminao do sujeito da frase. A ordem correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : A) C E C C. B) E E C E. C) C C C E. D) E C E C. E) C E C E. 13) (FUNDATEC 2010) Relativamente passagem O agricultor planta gros, o mesmo produto da grande lavoura mecanizada, mas a pequena escala inviabiliza seu negcio., analise as seguintes afirmaes:

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 45

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

I. O nexo mas pode ser substitudo por pois sem alterao de sentido frase. II. Caso fosse alterada a voz verbal de inviabiliza para a forma passiva, ficaria inviabilizado. III. O processo de formao da palavra mecanizada derivao por sufixao. Quais esto corretas? A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas I e III. D) Apenas II e III. E) I, II e III. 14) Considere as frases abaixo. I. Houve protesto em vrias capitais. II. No se tolera falta ao servio. III. Restou, depois do incndio, apenas objeto imprestvel. Pluralizando a palavra ou expresso sublinhada, o verbo passaria para o plural em: A) I e II. B) II e III. C) I e III D) III E) II.

Gabarito 1) C 8) B 2) B 9) C 3) E 10) B 4) E 11) D 5) D 12)D 6) D 13)D 7) B 14) B

Pgina 46

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Aula 4 REGNCIA VERBAL Transitivos Diretos exigem um complemento sem preposio, chamado de objeto direto. Ex.: O carro atropelou um pedestre. Transitivos Indiretos exigem um complemento preposicionado, chamado de objeto indireto. Ex.: Concordo com o professor Zambeli. Transitivos Direto e Indireto exigem um objeto direto e um objeto indireto. Ex.: Escrevi uma carta ao presidente! DICA ZAMBELIANA : as preposies essenciais so: a, ante, aps, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trs. No caso de voc hesitar em classificar em verbo como transitivo direto ou

indireto,lembre-se de que S os diretos tm passiva.


bom lembrar que os pronomes oblquos O, A, OS, AS funcionam como objeto direto. Regncia de alguns verbos: 1) Agradecer VTDI :OD- coisa; OI- pessoa prep. (A) Agradeceu a preferncia aos fregueses! 2) Aspirar (A) = respirar, cheirar VTD. Ex.: No aspire essa poeira. (B) = desejar, pretender VTI. Ex.: No aspiro A esse cargo! Obs.: no aceita lhe: no aspiro a ele. 3) Assistir (A) = ver VTI. Ex.: S a menina estava perto e assistiu a tudo estarrecida. (B) = ajudar VTD. Ex.: Assistindo a criatura que morria, perdeu-lhe o dio! 4) Agradar (A) = ser agradvel, contentar VTI.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 47

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

O governo estadual tomou medidas que agradaram populao. (B) =fazer carinho VTD. Quando a me agradou o filho, ns nos emocionamos. 5) Esquecer / lembrar (A) quando desacompanhados de pronome oblquo, so VTD Esqueci aqueles cadernos. Lembramos o problema. (B) quando acompanhado de pronome oblquo, so VTI Tu te esqueceste do compromisso. Lembro-me daquela triste histria! 6) Implicar (A)= acarretar, causar VTD. Vrias crendices implicam comportamentos e gestos especiais para a passagem do ano. (B)= embirrar, ter implicncia. VTI. Implicas pouco com teus colegas, n? 7) Pagar/perdoar (A) Paga-se o que se deve. Perdoa-se alguma coisa. O prefeito paga suas contas. S perdoou a briga porque eram amigas! (B) Paga-se a quem se deve. Perdoa-se a algum. Paguei o po ao padeiro! (VTDI) 8) Preferir Prefere-se A a B ( no mais A do que B) Ex.: Prefiro leite a caf. 9) Atender (A) VTD quando se refere a pessoas Atendemos os clientes! (B) VTI- quando se refere a pessoas ou coisas

Obs. Zambeliana

Pgina 48

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Atenda ao telefone! Atendemos aos clientes! 10) Obedecer/ desobedecer VTI = prep. A Ex.: Obedeo ao professor. 11) Responder VTI = responde-se A alguma coisa. Voc j respondeu ao meu bilhete? 12) Informar Informou os colegas DE/SOBRE sua deciso. Informou aos colegas sua deciso. 13) Querer (A) VTD = no sentido de desejar Eu quero uma casa no campo... (B) VTI = no sentido de gostar de, amar, querer bem Ele quer a seus colegas. 14) Chegar/ ir VI no precisa de complemento; ao significarem deslocamento de um lugar a outro, por meio de movimento prprio, so regidos pela preposio a. Cheguei ao colgio! 15) Visar (A) VTD quando significa mirar O caador visou a testa do animal! (B) VTI quando significar pretender, almejar, ter por objetivo Visamos ao bem da nao! (C) VTD- quando significa assinar O cnsul visou nosso passaporte.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 49

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

EXERCCIO 1) Complete as lacunas das frases abaixo de acordo com a regncia dos verbos: a) O governo almejava, para este ms, ____ uma inflao menor. b) O diretor chamou _____ o funcionrio sua sala. c) Ele no conhece ____ os pais. d) Ele desconhece ____ nossas decises. e) Ele no reconheceu ____ acusados. f) O resultado das pesquisas desagradou _____ diretores da empresa. g) A verdade que eles desobedeceram _____ acordo. h) Ele esqueceu _______ todos os documentos. i) Ele se esqueceu _______ todos os documentos. j) Eu no lembro ______ seu nome. k) Eu no me lembro ______ seu nome. l) A deciso do rbitro acabou favorecendo ____ Flamengo. m) A filha namorava _____ o primo. n) Devemos obedecer _____ os sinais de trnsito. o) Obedea _____ sinalizao. p) O coordenador quer _______ todos os professores na reunio. q) Os alunos querem bem ______ todos os professores. r) A secretria procedeu _____ o chamamento dos candidatos. s) Ele respondeu ____ o questionrio. t) Ele sempre usava _________ alguns meios ilcitos. u) Agradeci __________ resultado _______ professores. v) Acabou vencendo _____ o adversrio com facilidade. x) Muitos polticos visam __________ o poder. REGNCIA NOMINAL o nome da relao existente entre um substantivo, adjetivo ou advrbio transitivos e seu respectivo complemento nominal. Essa relao sempre intermediada por uma preposio.

Pgina 50

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Deve-se considerar que muitos nomes seguem exatamente a mesma regncia dos verbos correspondentes. Conhecer o regime de um verbo significa, nesses casos, conhecer o regime dos nomes cognatos. Por exemplo, obedecer e os nomes correspondentes: todos regem complementos introduzidos pela preposio a: Obedecer a algo/a algum; obedincia a algo/a algum; obediente a algo/a algum; obedientemente a algo/a algum. admirao a, por atentado a, contra averso a, para, por bacharel em, doutor em capacidade de, para devoo a, para com, por dvida acerca de, em, sobre Questes 1) (FUNDATEC 2011) Qual dos vocbulos a seguir apresenta a mesma regncia do adjetivo efetivas (l.06 -...as redes sociais so efetivas tambm na constituio de parcerias horror a impacincia com medo a, de obedincia a ojeriza a, por proeminncia sobre respeito a, com, para com, por

entre empresas e profissionais autnomos.), considerando sua ocorrncia no texto?


A) Era um homem determinado ___ lutar. B) Suas palavras foram elogiosas ____ a colega. C) Fiquei indeciso ___ escolher um dos caminhos. D) Ele foi bastante receptivo ____ comentrios. E) Ela sensvel ____ crticas. 2) (FUNDATEC 2005) Assinale a alternativa em que a preposio exigida por um verbo. A) as responsabilidades de cada profissional B) o gradativo acmulo de funes. C) o nmero de trabalhadores estressados. D) cuidar dos afazeres domsticos.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 51

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

E) vrios aspectos de um problema. 3) (FUNDATEC 2011) Em qual das alternativas abaixo, a palavra que no pronome? A) Atitudes que necessitam de B) to egocentrados que no enxergamos C) palavras que vai proferir D) sobre o que est realizando E) outra deciso, que pode 4) (FUNDATEC 2009) Considere as seguintes possibilidades de alteraes no texto. I Substituio de com por a. (A insatisfao leva tristeza, depresso, associadas com

vrias doenas, como diabetes ou acidente vascular cerebral.)


II Substituio de com por . (procurou correlacionar felicidade com vrios fatores:

renda, situao social e outros. )


III Substituio de ao dinheiro por renda. (Quanto ao dinheiro, faz diferena nos

pases)
IV Substituio de com por s. (...um programa de computador capaz de correlacionar expresses faciais com emoes e sentimentos.) Quais manteriam a correo gramatical do perodo em que se inserem? A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) II, III e IV. E) I, II, III e IV.

5) (FUNDATEC 2010) Considere as seguintes afirmaes acerca de formas verbais no texto, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas ( ( ) A substituio de reside (l. 01 - A diferena reside, basicamente, em distintas razes ) A colocao de uma preposio de logo aps a forma verbal provam (l. 26 - Eles

que movem ambos os sexos...) por consiste no implica modificaes na frase. provam sua sabedoria para eles prprios atravs das conversas.) mantm a correo do
perodo. ( ) A troca de debruou (l. 35 - A pesquisa tambm se debruou sobre o modo como

homens e mulheres internalizam experincias) por considerou exige, apenas, a supresso


da preposio sobre.

Pgina 52

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

A ordem correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : A) V V V. B) V V F. C) V F F. D) F V V. E) F F F.

6) (FUNDATEC 2011) Em relao aos elementos que promovem a coeso do texto, afirma-se que: I. Na linha 11 (As aes que sustentam a formulao de uma legislao que inclua a

sustentabilidade no processo), as duas ocorrncias da palavra que funcionam como


elementos de retomada de termos citados. II. Na linha 15 (A gesto pblica que busca a implementao de um desenvolvimento

sustentvel ), o pronome que poderia ser corretamente substitudo por na qual se.
III. Visando manter a correo do perodo, a lacuna pontilhada da linha 16 (deve

considerar o crescimento acelerado das cidades, .......... exploso populacional) deve ser
preenchida por cuja a. Quais esto corretas? A) S I. B) S II. C) S I e II. D) S II e III. E) I, II e III.

7) (FUNDATEC 2010) Considere, nos seguintes trechos do texto, as ocorrncias da palavra que. I ao psicanalista nova-iorquino Herbert J. Freudenberger, que a nomeou. II Ele constatou em si mesmo que sua atividade profissional . III ... sua atividade profissional, que tanto prazer lhe dera no passado. IV mutao que os transformava em cnicos depressivos. Quais retomam termos do texto? A) S I e II. B) S I e III. C) S I, III e IV. D) S III e IV. E) S IV.

8) "Ele no ..... viu". no cabe na frase: A) nos B) te C) lhe D) o E) me

9) Emprego indevido de o: A) O irmo o abraou. B) O irmo o obedeceu. C) O irmo o encontrou.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 53

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

D) O irmo o ouviu. E) O irmo o atendeu. 10) A moa ____ feies me lembro, encontrava-se porta ____ me referi. A) cujas qual B) de cujas a que C) de cujas a qual D) cujas a que E) de cujas que 11) De seus dolos os adolescentes querem apenas a diverso. As cincos formas verbais abaixo poderiam substituir querem. Assinale aquela que exigiria a troca da preposio de. (A) desejam B) encontram C) esperam D) exigem E) pedem

12) (FUNDATEC - 2009) Analise as seguintes propostas de alterao de formas verbais do texto.

I - cuida (l. 04) por toma conta. II - depende (l. 11) por submete-se. III - chega (l. 38) por atinge. Quais provocam alterao na estrutura das frases em que ocorrem? a) S I. Gabarito 1) C 2) D 3) B 4) B 5) C 6) A 7) C 8) C 9) B 10) C 11) B 12) E b) S II. c) S III. d) S I e II. e)S II e III.

Pgina 54

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

CRASE Crase a fuso da preposio A com o artigo definido A(s), com os pronomes demonstrativos AQUELE(s), AQUELA (s), AQUILO (s), A(s) ou com o pronome relativo A(s) qual (quais). Crase obrigatria 1) Antes de nomes femininos que admitem o artigo A ou As e quando o verbo pede a preposio A. Vamos escola. O menino no obedeceu professora. 2) Na marcao das horas ou de partes do dia. Encontramo-nos uma hora. Chegaste s 15h. Sairemos tardinha. 3) Nas locues

Adverbiais:
s escuras, s claras, s escondidas, s pressas, espera, s vezes, disposio, vista, vontade, direita

Conjuntivas
medida que, proporo que

Prepositivas
vista de, procura de, cata de.

s vezes distramo-nos. Ele saiu s pressas. medida que uns entravam, outros saam. 4) Antes de nomes masculinos ou femininos, quando se subentendem palavras como moda, maneira, forma ou termo anteriormente citado.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 55

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

O soldado estava vestido paisana. O professor de Lngua Portuguesa poetava Fernando Pessoa. Li este livro da pgina 20 150. ( pgina 150) 5) Diante de pronomes possessivos femininos que estiverem no plural. Voltamos s nossas origens. 6) Com a letra A dos demonstrativos a) Aquele: Refiro-me quele rapaz. b) Aquela: Dei as flores quela moa! c) Aquilo: Refiro-me quilo que me contastes. 7) Crase com os pronomes relativos que e qual A situao em que me encontro igual QUE suportaste. (O problema em que me encontro igual AO QUE suportaste.) Esta a situao QUAL aspiro. ( Este o momento AO QUAL aspiro.) Crase Proibida 1) Diante de nomes masculinos. Ando sempre a p. No sabemos andar a cavalo. 2) Antes de palavra feminina que no aceite artigo. Irs a Santa Catarina. 3) Diante de verbos A mocinha ps-se a chorar. 4) Antes de expresses de tratamento. Fiz um convite a Vossa Senhoria.

Pgina 56

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

5) Quando tiver o A (singular) antes de palavra no plural. No assistimos a cenas violentas. 6) Antes de pronomes indefinidos: alguma, nenhuma, tanta, certa, qualquer, toda, tamanha. A certa altura todos falaram sobre o problema. No fao meno a nenhuma pessoa! 7) Antes dos pronomes demonstrativos Esta e Essa Ningum respondeu a esta questo. 8) Diante de pronomes pessoais retos ou oblquos: Escrevi um poema a ela. Ela nunca escreveu a mim! 9) Entre palavras repetidas: face a face, cara a cara, lado a lado, frente a frente, gota a gota, etc.. No altar eles ficaram lado a lado. O medico recomendo-me tomar o remdio gota a gota. 10) Depois de preposio Ontem compareci perante a banca examinadora. 11) Diante do artigo indefinido UMA. Levei o carro a uma oficina. 12) Antes da palavra casa, significando lar, residncia, domiclio(prprio), terra, tomada em sentido indeterminado e distncia tambm tomada em sentido indeterminado. Vou a casa buscar meus livros. Os marinheiros voltaram a terra. Vimos um carro a distncia.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 57

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

CRASE FACULTATIVA 1) Diante de um nome prprio feminino - Enviei um presente a/ Cludia. 2) Aps a preposio at - Cheguei at a / rua. 3) Diante dos pronomes possessivos femininos que estiverem no singular. Dirija-se a/ sua casa.

EXERCCIOS
1) Utilize o acento indicativo de crase, quando necessrio. a) Fez referncia a algum na plateia. b) Estamos a espera de atendimento. c) A matria est sujeita a alteraes. d) A servidora gestante ficam garantidos todos os direitos trabalhistas. e) No temos direito a vale-transporte. f) Ele se sentiu a vontade, falando as claras a respeito do crime. g) Sempre que podia, ele se dirigia aquela cidade, a procura de sossego. h) Neste ano, minha renda ser inferior a que obtive no ano passado. i) Servimos comida a quilo. j) No venderemos a prazo a partir de setembro. l) Essa a ponte que une preo a qualidade. m) Os ataques a propriedade so quase to deplorveis como os atentados a vida humana. Questes 1) (FUNDATEC 2012) Assim como em uma ao que est intimamente relacionada disciplina corporal (linha 06), o uso do acento indicativo da crase est correto em: A) Quando ficou face face com seu agressor, entrou em estado de choque. B) Esperava porta da biblioteca pela namorada que ainda fazia prova. C) Os bombeiros entenderam que s buscas precisavam ser interrompidas por causa do mau tempo.

Pgina 58

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

D) Conforme o planejamento, a equipe chamou palestrante para iniciar sua conferncia. E) Todas s flores estavam frescas na hora da cerimnia de abertura do evento. 2) (FUNDATEC 2012) Assinale a alternativa em que o uso do acento grave, nos termos sublinhados, obrigatrio. A) A imprensa se faz presente no dia a dia do jogador, o que deve se intensificar nos prximos meses. B) Antes de assumir a nova tarefa, o jogador quis saber como andam as obras de infraestrutura para a Copa. C) Em meio a discusses, em 2009, Teixeira foi definido como pessoa de duplo carter. D) Com a inteno de aproximar as diferentes partes envolvidas, Ronaldo mostrou-se entusiasmado. E) As portas da Copa do Mundo no Brasil, veio o convite para Ronaldo integrar o Comit Organizador Local. 3) (FUNDATEC 2011) Assinale a alternativa que preenche correta e adequadamente as lacunas:

Na mdia global, no entanto, a devastao do ambiente acaba por afetar ____ todos segundo o GFN, estamos gastando anualmente o equivalente ____ um planeta e meio. Desde a dcada de 80, o consumo global tem superado _____ capacidade de regenerao da natureza,(...) no momento em que a populao mundial chega __ casa dos 7 bilhes...
A) D) a a a a B) a a E) a a a C) a

4) (FUNDATEC 2009) As lacunas pontilhadas das linhas 03, 04, 30 e 34, ficam corretamente preenchidas por L03. - Sol e gua creditamos .... generosidade divina. L04. - que traz .... reboque muita pesquisa universitria. L30. - Ao se registrar a aderncia do agronegcio .... regies habitadas por gente mais L34 - numa visita .... Iju A) a s a. D) a s . B) a a as a. E) a as . C) s .

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 59

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

5) Atente para as alteraes efetuadas. I II E mesmo quando podem chegar ____ escola, o tempo disponvel insuficiente. O trabalho no prejudica a escolarizao, mas auxilia o acesso ____ instituies

escolares. III mas tambm que se d especial ateno _____ classe trabalhadora. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: A) a B) a as C) a D) a E)

6) Assinale a alternativa em que o acento da crase foi usado pela mesma razo que, em ...

em que so necessrias conservao das frutas, EXCETO:


A) ...fique vulnervel ao de substncias... B) ... para ento devolv-la cmara fria. C) ... muitos apresentam resistncia s novidades... D) As frutas ficam, s vezes, muitas horas sob baixa temperatura. E) Os cientistas se dedicam tcnica de refrigerao. 7) O aluno far ___ tempo as correes relativas ____ respostas dadas ao examinador. A) h as B) s C) a s D) h s E) a as

8) Assinale a alternativa que completa a frase: Trouxe ....... mensagem ....... Vossa Senhoria e aguardo ....... resposta, ..... fim de levar ....... pessoa que me enviou. A) a, a, , a, a B) a, , a, , a C) , , , , a D) a, a, a, a, E) , a, a, a, a 9)....... noite, todos os operrios voltaram ....... fbrica e s deixaram o servio ....... uma hora da manh. A) H, , B) - C) , a, h D) A, a, a E) A, , a

Pgina 60

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

10) Fique ....... vontade; estou ....... seu inteiro dispor para ouvir o que tem ....... dizer. A) a - - a B) - C) - a - a D) a - a E) - - a

Gabarito 1) B 2) E 3) E 4) A 5) D 6) D 7) C 8) D 9) B 10) C

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 61

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

AULA 05 NEXOS As conjunes podem ser classificadas em: Coordenativas: ligam oraes independentes, ou seja, que possuem sentido completo. 1) aditivas: expressam ideia de adio, soma, acrscimo. So elas: e, nem,no s... mas tambm, mas ainda, etc. Carla estudou e foi bem em todos os exames. Edgar no gosta de pipocas nem aprova essa orgia gastronmica no cinema. 2) adversativas: expressam ideia de oposio, contraste. So elas: mas, porm, todavia, contudo, no entanto, entretanto, no obstante, etc. Carla estudou, mas no foi bem em todos os exames. O investimento no projeto foi enorme; o retorno financeiro, porm, foi insignificante. 3) alternativas: expressam ideia de alternncia ou excluso. So elas; ou, ou... ou, ora... ora, quer... quer, etc. Ora prefere que eu me cale, ora prefere que eu fale bastante! Ela vir ao encontro, quer chova, quer faa sol. 4) conclusivas: expressam ideia de concluso ou uma ideia consequente do que se disse antes. So elas: logo, portanto, por isso, por conseguinte, assim, de modo que, em vista disso ento, pois (depois do verbo) etc.

Pgina 62

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

A torta feita com chocolate, portanto est deliciosa! Os alunos j haviam estudado tudo, de modo que no precisaram revisar nada. Recebemos a incumbncia h pouco; no poderamos, pois, ter concludo hoje. 5) explicativas: a segunda orao d a explicao sobre a razo do que se afirmou na primeira orao. So elas: pois, porque, que. No iremos festa porque trabalharemos no dia seguinte. No insista, Mnica, que Eduardo no vir sem as pipocas!

Subordinativas: ligam oraes dependentes, de sentido incompleto, a uma orao principal que lhe completa o sentido. Podem ser adverbiais, substantivas e adjetivas; neste caso, estudaremos as conjunes que introduzem as oraes subordinadas adverbiais.

1) causais: expressam ideia de causa, motivo ou a razo do fato expresso na orao principal. So elas: porque, porquanto, posto que, visto que, j que, uma vez que, como, etc. Como o valor da carne aumentou, comeremos arroz e feijo. Edgar ficou indignado, porque arranharam seu carro. 2) comparativas: estabelecem uma comparao com o elemento da orao principal. So elas: como, que (precedido de mais, de menos, de to ), etc. Minha me como uma dama da alta sociedade. Esses alunos falam mais do que papagaios.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 63

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

3) condicionais: expressam ideia de condio ou hiptese para que o fato da orao principal acontea. So elas: se, caso, exceto se, a menos que, salvo se, contanto que, desde que, etc. Repenso a tua demisso contanto que acabes com este preconceito. Caso voc descubra uma questo de crase, envie para mim. 4) consecutivas: expressam ideia de consequncia ou efeito do fato expresso na orao principal. So elas: que (precedido de termo que indica intensidade: to, tal, tanto, etc.), de modo que, de sorte que, de maneira que, etc. A alegria era tanta que chorei de felicidade. Edgar falou tanto durante a aula que ficou sem voz. 5) conformativas: expressam ideia de conformidade ou acordo em relao a um fato expresso na orao principal. So elas: conforme, segundo, consoante, como. Farei a tarefa conforme fui orientado. Como havamos previsto, o contedo est de acordo com o edital. 6) concessivas: expressam ideia de que algo que se esperava que acontecesse, contrariamente s expectativas, no acontece. So elas: embora, conquanto, ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, etc. Embora pretendesse chegar a tempo para a aula, o aluno se atrasou. Ainda que eu falasse a lngua dos homens e falasse a lngua dos anjos, sem amor eu nada seria.

Pgina 64

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

7) finais: expressam ideia de finalidade. So elas: a fim de que, para que, que, etc. O texto foi traduzido a fim de que os alunos irlandeses o compreendam. Os professores capricham na apostila para que seus alunos gabaritem a prova. 8) proporcionais: expressam ideia de proporo, simultaneidade. So elas: medida que, proporo que, ao passo que, etc. Ao passo que comes muito, deves engordar. 9) integrantes: introduzem uma orao que integra ou completa o sentido do que foi expresso na orao principal. So elas: que, se. A populao deseja que haja uma educao digna. Convm que voc saiba isso! 10) temporais: expressam anterioridade, simultaneidade, posteridade relativas ao que vem expresso na orao principal. So elas: quando, enquanto, assim que, desde que, logo que, depois que, antes que, sempre que, etc. Quando o sol bater na janela do teu quarto, lembra e v que o caminho um s. Enquanto voc se esfora pr ser um sujeito normal e fazer tudo igual... Oraes reduzidas: So denominadas oraes reduzidas aquelas que apresentam o verbo numa das formas nominais, ou seja, infinitivo, gerndio e particpio. introduzidas por conectivo. As oraes reduzidas no so

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 65

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Os alunos fazem promessas absurdas para conseguir uma vaga pblica. (reduzida) Os alunos fazem promessas absurdas a fim de que consigam uma vaga pblica. (desenvolvida) Chegando ao local de prova, veja a sua sala. (reduzida) Quando chegar ao local de prova, veja a sua sala. (desenvolvida) Terminada a prova, relaxe um pouco. (reduzida) Quando terminar a prova, relaxe um pouco. (desenvolvida)

Questes 1) (FUNDATEC 2010) Qual dos nexos abaixo no pode substituir o nexo mas (linha 18 -

as pessoas se deslocam sobretudo utilizando carros, trens, avies. Mas caminhar tambm envolve um processo de autoconhecimento), sem alterar o sentido
da frase na qual ele est inserido? A) Porm B) Todavia C) Porquanto D) Contudo E) Entretanto

2) (FUNDATEC 2005) Observe os fragmentos abaixo, retirados do texto. I uma rea de pesquisa que dificilmente produz... II Ele mostra que mulheres e homens... III As mulheres acham que precisam ... Em quais deles a palavra que conjuno? A) Apenas a I. B) Apenas a II. C) Apenas a III. D) Apenas a I e a II. E) Apenas a II e a III.

Pgina 66

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

3) (FUNDATEC 2005) No perodo as mulheres em geral sofrem mais de stress do que

os homens, o uso dos nexos estabelece uma relao de


A) adio. B) comparao. C) concesso. D) proporo. E) causa.

4) (FUNDATEC 2005) As palavras consideravelmente (linha02- O brasileiro trabalha em mdia 52 horas por semana e a tendncia que essa carga horria aumente consideravelmente na prxima dcada.) e to (linha 17 - ... tempo para provar que so to capazes quanto os homens) expressam, respectivamente, A) modo e intensidade. B) tempo e dvida. C) intensidade e modo. D) tempo e intensidade. E) intensidade e tempo. 5) (FUNDATEC 2010) Em relao ao uso de certas palavras e expresses do texto, afirma-se que: I O que da linha 10 e os da linha 11 pertencem mesma classe gramatical.

Pedi a um agrnomo que me marcasse com pontinhos no mapa onde estava situado o agronegcio. Em seguida, tomei os nveis que cada estado obteve no Ideb (um indicador do MEC que combina a velocidade de avano dos alunos...
II A expresso contudo (l. 22) equivale no entanto, podendo substitu-la.

O mapa, contudo, mostra algumas bolinhas avanando sobre estados educacionalmente...


III Ainda assim (l. 28), sem provocar alteraes no perodo em que ocorre, poderia ser substituda por Em contrapartida.

A Embrapa tem enormes investimentos em produtos para toda a geografia nacional. Ainda assim, seus grandes clientes se encontram no agronegcio.
Quais esto corretas? A) I. B) II. C) I e II. D) II e III. E) I, II e III.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 67

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

6) (FUNDATEC 2011)A alternativa que apresenta palavras ou expresses que tm sentido equivalente Quando (l. 03 - Quando o ar e as guas se contaminam, tudo se contamina.), mas (l. 17 - O planeta est ainda em formao, mas, antes de desvend-lo e proteg-lo,

desenvolvemos a energia nuclear... )


para que (l. 32 - Foi preciso uma ao judicial da comunidade local para que elaborassem

um plano de contingncia para situaes graves.), respectivamente, :


A) No instante que contudo que. B) Durante esse momento logo que. C) No momento que e na qual. D) No momento em que porm a fim de que. E) Em algum momento por isso que. 7) (FUNDATEC 2010) Em relao a elementos de coeso presentes no texto, afirma-se que: I. Embora (l. 04 - Embora eles costumem se apoiar em dados, fatos e estatsticas, esto sempre atentos...) expressa ideia de concesso, podendo ser substitudo por Ainda que. II. Na linha 21 (Saiba, entretanto, reconhecer que mulheres tendem a ser mais sensveis...), no entanto poderia substituir entretanto sem provocar alterao no perodo. III. Em Se o filho apresenta problema na escola (l.40 - Se o filho apresenta problema na escola, a me facilmente vai pensar que no lhe deu ateno suficiente por estar trabalhando.), a palavra Se funciona como pronome reflexivo. Quais esto incorretas? A) S I. B) S II. C) S III. D) S I e II. E) S II e III.

Homens gostam de fazer jogos ou impressionar os outros com seu conhecimento. Eles provam sua sabedoria para eles prprios atravs das conversas. Ao receberem uma crtica, homens inicialmente no gostam, porque isso rebaixa seu status e independncia. 8) (FUNDATEC 2010) Assinale a alternativa cujo sentido original da frase Ao receberem

uma crtica mantido, considerando a relao que estabelece no perodo.

Pgina 68

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

A) Se recebem uma crtica. B) Quando recebem uma crtica. C) Apesar de receber uma crtica. D) Mesmo sendo criticados. E) Desde que recebam uma crtica. 9) (FUNDATEC 2010) Considerando-se o uso dos nexos lingusticos, analise as assertivas a seguir: I. Na linha 05 (Fico me perguntando como que vai ser daqui a um tempo, caso no se

mantenha o j parco vnculo familiar com a literatura), caso substitussemos o vocbulo caso por se, no haveria nem alterao do sentido do texto, nem necessidade de
alteraes no perodo. II. Na linha 29 (inclusive falando errado de propsito, para que todos os inquilinos ficassem

tranquilos) , caso suprimssemos o vocbulo que na expresso para que, haveria a


necessidade de alterao da forma verbal. III. Na linha 31 (A personagem no s tinha uma mente elegante, como possua tambm a

elegncia de no humilhar seus "superiores", que nada mais eram do que medocres com dinheiro.), no s... como tambm uma conjuno coordenativa aditiva, usada para
construir no perodo o sentido de adio. Quais esto corretas? A) S I. B) S II. C) S I e II. D) S I e III. E) S II e III.

10) (FUNDATEC 2012) Relacione a Coluna 1 Coluna 2, associando as expresses retiradas do texto ao respectivo valor semntico. Coluna 1 1. para que (l. 10 - Conhecer os servios ecolgicos contribui para que os alunos passem a

atribuir valor)
2. porque (l. 13 - o importante no preservar por preservar, mas faz-lo porque tudo na

natureza tem funes na manuteno da vida.)

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 69

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

3. como (l. 19 - Quando no h a interferncia humana, como nos exemplos j citados, os

servios)
4. e (l. 52 Resta decidirmos como vamos aproveit-la e lidar com ela.) Coluna 2 ( ) Finalidade. ( ) Explicao. ( ) Conformidade. ( ) Adio. A ordem correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : A) 1 2 3 4. B) 2 3 4 1. C) 3 4 1 2. D) 4 1 2 3. E) 1 2 4 3. Tudo em nome da Cincia e, de forma velada, do dinheiro. Porque, no se iluda, este o pano de fundo do debate. Ainda que fosse justificvel a necessidade de se torturar e mutilar animais em nome da Cincia, o que discutvel, no o faz-lo em nome do dinheiro. Por isso, a vivisseco , sem dvida, a maior das questes da Biotica. 11) (FUNDATEC 2011) Considerando o quarto pargrafo do texto, que relaes estabelecem respectivamente os nexos Porque , Ainda que, e, Por isso? A) Explicao Consequncia Adio Concluso. B) Causa Condio Alternncia Finalidade. C) Causa Concesso Adio Concluso. D) Explicao Adversidade Condio Causa. E) Causa Contradio Soma Continuidade.

Se algum enfrenta uma jornada de 12 horas dirias, mas, ao mesmo tempo, encontra um meio de relaxar, muito provvel que ela no tenha problema algum.

Pgina 70

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

12) (FUNDATEC 2007) Na hiptese de Se ser substitudo por Caso, como deveriam ficar as formas verbais enfrenta, encontra, e tenha, a fim de serem mantidos o sentido e a correo gramatical da frase? A) enfrente encontre tenha B) enfrenta encontra seria encontraria C) enfrentasse encontrasse tem D) enfrentar encontrar era tivesse E) tenha enfrentado encontrou foi teve 13) (FUNDATEC 2012) Na linha 31 (Quando divido com os outros minha alegria a

respeito dessa poca do ano, sou chamado de bobo, capitalista e naf...), a conjuno
Quando expressa ideia de ____________ e poderia ser substituda por _________ desde que ___________ feitas alteraes na forma verbal que a sucede. Qual alternativa preenche, correta e respectivamente, as lacunas da afirmao anterior? A) causa Sempre que sejam B) causa Sempre que no sejam C) tempo Ao sejam D) tempo Ao no sejam E) tempo Sempre que no sejam 14) (FUNDATEC 2007) A expresso contanto que (linha 3 - Especialistas concordam

que, por si s, uma jornada de 60 horas semanais no causa doena, contanto que se encontre o equilbrio entre tenso e relaxamento.) expressa ______________ e poderia ser substituda, sem alterar o sentido ou a estrutura da frase, por ______________.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente, as lacunas da afirmativa acima. A) concesso posto que B) conseqncia sem que C) causa visto que D) condio a no ser que E) proporo medida que

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 71

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

15) (FUNDATEC 2011) Em relao ao segundo pargrafo do texto, so feitas as colocaes a seguir.

Perceber e entender as regras da boa comunicao no difcil, qualquer um consegue. O difcil pratic-las. Elas exigem ateno, escuta e concentrao no outro. Atitudes que necessitam de despojamento, humildade, pacincia e principalmente educao. a que a coisa pega. Estamos to egocentrados que no enxergamos, nem escutamos os anseios do interlocutor.
I. Os pronomes las e Elas tm o mesmo referente. II. Caso o pronome Elas fosse retirado, o ponto final aps pratic-las poderia ser substitudo por vrgula, introduzindo-se ali um elemento de coeso. III. A palavra Atitudes (l. 06) refere-se s informaes contidas anteriormente, no mesmo pargrafo. Quais esto corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

Gabarito 1) C 8) B 2) E 9) E 3) B 10) A 4) A 11) C 5) B 12) A 6) D 13) C 7) C 14) D 15) E

Pgina 72

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Aula 6 PONTUAO Emprego da Vrgula Na ordem direta da orao (sujeito + verbo + complemento(s) + adjunto adverbial), NO use vrgula entre os termos. Isso s ocorrer ao deslocarem-se o predicativo ou o adjunto adverbial. Ex.: Todos os alunos entregaram as redaes ao professor no trmino da aula. Todos os alunos entregaram ao professor as redaes no trmino da aula. Ao professor todos os alunos entregaram as redaes no trmino da aula. As redaes entregaram todos os alunos ao professor no trmino da aula. Entre os termos da orao * para separar itens de uma srie. (Enumerao) Alegrias, tristezas, fracassos e xitos fazem parte da vida. * para assinalar supresso de um verbo. Ele prefere cinema; eu, teatro. * para separar o adjunto adverbial deslocado. Naquele exato momento, lembrou o nome dela. Obs.: Se o adjunto adverbial for pequeno, a utilizao da vrgula no necessria, a no ser que se queira enfatizar a informao nele contida. Ontem lembrou o nome dela. * para separar o aposto.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 73

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Naziazeno, personagem do romance Os Ratos, precisava arrecadar dinheiro para pagar o leiteiro. * para separar o vocativo. Senhores passageiros, desliguem os celulares. * para separar expresses explicativas, retificativas, continuativas, conclusivas ou enfticas (alis, alm disso, com efeito, enfim, isto , em suma, ou seja, ou melhor, por exemplo, etc). Ex.: Falar ao celular no cinema , em suma, manifestao de falta de respeito. Entre as oraes * para separar oraes coordenadas assindticas. Ex.: Deu a volta na quadra, encontrou a vaga, estacionou o carro. * para separar oraes ligadas por conjunes coordenativas (exceto e). Ex.: Ela queria muito o presente, entretanto no ganhou. * para separar oraes coordenadas sindticas ligadas por e, desde que os sujeitos sejam diferentes. Ex.: Estacionou o carro, e logo o guarda infligiu a multa. * para separar oraes adverbiais, especialmente quando forem longas. Ex.: Em determinado momento, ele ficou bastante estressado, porque no encontrava vaga para estacionar. * para separar oraes adverbiais antepostas principal ou intercaladas, tanto desenvolvidas quanto reduzidas. Ex.: Quando terminou a prova, sentiu-se aliviado. Terminada a prova, sentiu-se aliviado.

Pgina 74

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

* para isolar oraes subordinadas adjetivas explicativas. Ex.: A telefonia mvel, que facilitou a vida do homem moderno, provocou tambm situaes constrangedoras.

Oraes Subordinadas Adjetivas Podem ser: * Restritivas delimitam o sentido do substantivo antecedente (sem vrgula). Encerram uma qualidade que no inerente ao substantivo. Ex.: Os concurseiros que estudaram obtiveram tima classificao. * Explicativas explicaes ou afirmaes adicionais ao antecedente j definido plenamente (com vrgula). Encerram uma qualidade inerente ao substantivo. Ex.: O homem, que racional, percebe a verdade. Emprego do Ponto-e-Vrgula * para separar oraes que contenham ideias opostas ou independentes entre si. Ex.: A partida no seria um desastre; via-se que os jogadores estavam preparados para vencer. Aproximei-me; todos continuavam calados. * para separar oraes que contenham vrias enumeraes j separadas por vrgula ou que encerrem comparaes e contrastes. Ex.: Os jogadores estavam suados, nervosos, procurando a vitria; os espectadores gritavam, incentivavam o time, exigiam resultados; o treinador angustiava-se, projetava substituies. * para separar oraes em que as conjunes adversativas ou conclusivas estejam deslocadas. Ex.: Sem dvida, jogaram bem; no conseguiram, no entanto, a vitria.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 75

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Emprego dos Dois-Pontos


* para anunciar uma citao. Ex.: Os eleitores desabafam: No aguentamos mais ouvir promessas de campanha. * para anunciar uma enumerao, um aposto, uma explicao, uma conseqncia ou um esclarecimento. Ex.: Encontramos vrios amigos: alguns da infncia e outros atuais. No h motivo para preocupaes: tudo j est resolvido.

Observaes
* possvel substituir vrgulas que isolem apostos, adjuntos adverbiais ou oraes adverbiais deslocados por travesses ou parnteses, conferindo maior nfase informao. Ex.: Os vestibulandos depois da prova comentaram sobre o tema da redao. * Tambm possvel substituir a vrgula que isola o aposto terminativo por dois-pontos. Ex.: Precisamos ficar atentos a um detalhe: o olhar. * A vrgula aps as conjunes adversativas ou conclusivas em incio de perodo facultativa. Ex.: Portanto, no desistimos. / Portanto no desistimos. * No se usa vrgula aps as conjunes adversativas mas e porm. Ex.: Porm no concordamos com qualquer ideia. * Os parnteses podem ser utilizados para destacar expresses, frases explicativas, reflexes, digresses, pensamentos subentendidos, etc. Ex.: O primeiro beijo (creio) dado com os olhos. * As aspas podem destacar citaes, neologismos, grias, expresses populares, afirmaes irnicas, etc.

Pgina 76

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Ex.: Eu adoro fazer redaes. Exerccios 1) Pontue estas frases: a) Na praia pela manh comemos muitos lanches cachorro-quente queijo assado e acaraj. b) Ns comemos bolinho de bacalhau eles croquete. c) Ingerir bastante lquido fundamental para a hidratao nosso hbito quando vamos praia. d) proibido trafegar pelo acostamento estacionar pode. e) Parecamos uns pimentes o protetor solar no havia sido suficiente e sentamos frio. f) J em Porto Alegre aonde chegamos por volta das 2 horas da manh fazia frio e chovia. g) O mar estava tranquilo as ondas eram pequenas o vento soprava refrescante. h) Aos convidados os anfitries oferecero uma lembrana aps a festa. i) Assustado o candidato preenchia a folha de respostas. j) Tu gostarias de falar sobre concurso por exemplo? l) Levei bastante tempo. Mas finalmente terminei de ler o livro. m) Na Pscoa com muito amor e carinho Pedro entregou o presente namorada. n) Porto Alegre capital do pr-do-sol hospitaleira. o) Se os homens soubessem o valor que tm as mulheres viveriam de joelhos a seus ps. p) Vamos comer gente? q) O dia da festa estava prximo e as obras ainda no haviam terminado. r) Organizamos a festa e conseguimos patrocinadores. s) Ao perceber a confuso saram correndo. t) Quem no quer raciocinar um fantico quem no sabe raciocinar um tolo quem no ousa raciocinar um escravo.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 77

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Questes 1) (FUNDATEC 2011) De acordo com o texto, assinale com V, as afirmaes verdadeiras, e com F, as falsas.

A conscincia da necessidade de praticar exerccios fsicos recente. No comeo, era o p, diz o antroplogo Marvin Harris. O p, no a mo. A mo nos fez humanos (1) mas antes de sermos humanos somos parte do reino animal,(2) e o nosso corpo precisa atender s necessidades que os animais enfrentam, entre elas a do deslocamento.
( ) O travesso (1) pode ser substitudo por vrgula sem alterao no sentido original da frase. ( ) A primeira ocorrncia de vrgula (2) est correta, pois h oraes coordenadas com sujeitos diferentes. ( ) Se colocssemos uma vrgula antes de recente, seu uso estaria correto. Os parnteses ficam correta e respectivamente preenchidos, de cima para baixo, por: A) V V F. B) V V V. C) V F F. D) F V F. E) F F V. 2) (FUNDATEC 2012) Analise as seguintes assertivas a respeito do uso da vrgula. I. A ocorrncia da vrgula na linha 14 deve-se ocorrncia de um adjunto adverbial deslocado, assim como a primeira ocorrncia da linha 16. Linha 14 - Num primeiro momento, o cliente desconfiou. Linha 16 - Em dois meses de contrato, a empresa j entrevistou mais de 30 pessoas. II. O uso da vrgula na linha 10 marca a separao de um perodo composto por subordinao. Linha 10 - O uso deste site permite que tenhamos um canal de comunicao de nossos

funcionrios, clientes, fornecedores e de um monte de malucos...

Pgina 78

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

III. A vrgula na linha 45 marca a separao de um comentrio que explica o termo anterior. Linha 45 - importantssimo no expor a empresa e o cargo, tendo o cuidado de no

misturar essas informaes com a vida pessoal destaca.


Quais esto corretas? A) S I. B) S II. C) S I e II. D) S I e III. E) S II e III.

3) (FUNDATEC 2007) A respeito do emprego das aspas no texto, so feitas as seguintes consideraes. I Nos trechos "De vez em quando, eu sentia quanto era puxado, mas, por muito tempo, toda aquela exigncia, o trabalho sob presso e os nveis de excelncia que eu mesmo me impunha me davam enorme prazer, um verdadeiro barato", conta (linha 09) e (linha 22 Freudenberger definiu o burnout como "um estado de esgotamento fsico e mental cuja causa est intimamente ligada vida profissional" ), as aspas so necessrias por tratar-se de citaes textuais. II Em "barato" (linha 2- ...nveis de excelncia que eu mesmo me impunha me davam

enorme prazer, um verdadeiro barato", conta. Um "barato" que terminou no hospital.) as


aspas realam a repetio proposital do termo usado antes no depoimento, no caso, uma gria. III Em "fronteira da adaptabilidade s demandas" (linha 33 - Pacientes afetados

pela sndrome, entretanto, ultrapassaram muito a "fronteira da adaptabilidade s demandas".), as aspas realam ironicamente uma expresso tpica dos profissionais da
Psicanlise. Quais esto corretas? A) S II. B) S I e II. C) S I e III. D) S II e III. E) I, II e III

4) (FUNDATEC 2010) Assinale a alternativa, cuja justificativa para a ocorrncia de vrgula se d pela mesma razo que em Caso chova, cancelar a viagem ao Chu.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 79

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

A) L, no h diversificao. (l. 15). B) No segundo, da Serra. (l. 5-6). C) Na Serra, a produo rural est integrada com outros setores... (l. 10). D) Os grotes do norte, no. (l.23). E) Se a populao foi embora, no h riqueza... 5) (FUNDATEC 2011) Apoiadas por cientistas, pesquisadores, polticos e at executivos

de grandes empresas privadas, instituies srias como a InterNiche (International Networtk of Individuals and Campaigns for a Humane Education) e a British Union for the Abolition of Vivisection (organizao que existe desde o final do sculo 19) tm uma coleo de bem fundamentados _________ contrrios a este tipo de prtica.
No stimo pargrafo, h a ocorrncia de trs vrgulas e de um ponto final. Acerca destas vrgulas, marque C (correto) ou E (errado), nas afirmaes abaixo. ( ( ( ( ) Todas as vrgulas poderiam ser substitudas por ponto-e-vrgula. ) A primeira e a segunda vrgulas separam enumeraes. ) A segunda vrgula tem a funo de separar dois termos que desempenham funes ) A ltima vrgula assinala um termo deslocado considerando a ordem tradicional da

sintticas distintas. frase. ( ) A ltima vrgula facultativa, sendo utilizada to somente para evitar ambiguidade. A ordem correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : A) E C E C E. B) E E C C C. C) C E C C E. D) C C E E C. E) E E C C E. 6) (FUNDATEC 2011) Considere o seguinte fragmento retirado do texto e as afirmaes que so feitas a seguir:

Pgina 80

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Desde a dcada de 80, o consumo global tem superado a capacidade de regenerao da natureza, mas o atual estgio indito. (linhas 16-17)
I. Desconsiderando-se o uso de letras maisculas ou minsculas, a primeira vrgula poderia ser suprimida desde que o termo Desde a dcada de 80 fosse deslocado para imediatamente aps a palavra natureza, mantendo-se, pois, a segunda vrgula do perodo. II. Caso o nexo mas fosse substitudo por e, a vrgula, visando a correo do perodo, deveria, obrigatoriamente ser suprimida. III. As duas vrgulas poderiam ser substitudas por travesses, visto que o adjunto adverbial Desde a dcada de 80 tem relao sinttica com a ltima orao. Quais esto corretas? A) S I. B) S II. C) S III. D) S I e II. E) S II e III.

A pessoa se sente lenta, cansada, sonolenta; dorme demais, s vezes tem insnia. Fica inapetente, emagrece, perde o interesse nas coisas do cotidiano, diminui ou cessa suas atividades fsicas e pode ter pensamentos suicidas.
7) (FUNDATEC 2011 ) Em relao ao fragmento acima, retirado do texto, so feitas as seguintes afirmaes acerca dos sinais de pontuao. I. As vrgulas da primeira linha separam elementos de mesma funo sinttica. II. O ponto-e-vrgula da primeira linha poderia ser substitudo por um ponto final, desde que a forma verbal dorme iniciasse por letra maiscula. III. Antes da conjuno e, na quarta linha do fragmento, seria obrigatrio o uso de uma vrgula. Quais esto corretas? A) S I. B) S II. C) S I e II. D) S II e III. E) I, II e III.

8) (FUNDATEC 2010 ) Considerando-se o emprego da vrgula, analise as assertivas a seguir: I. Na linha 01 (De ferramentas tecnolgicas, qualquer um pode dispor, mas a cereja do

bolo chama-se contedo.), em sua primeira ocorrncia, a vrgula marca um deslocamento


de termos na orao.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 81

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

II. Na linha 25 (Isso me fez lembrar de um livro e___elente chamado A Elegncia do

Ourio, de Muriel Barbery, que conta a histria de uma zeladora de um prdio sofisticado de Paris. ), as vrgulas marcam a separao de um aposto.
III. Na linha 33 (A economia do Brasil vai bem, dizem. ), a ocorrncia da vrgula deve-se separao de uma expresso explicativa. Quais esto corretas? A) S I. B) S II. C) S I e II. D) S I e III. E) S II e III.

9) (FUNDATEC 2012) Assinale a alternativa em que o uso da vrgula se justifica por separar uma orao reduzida. A) Acho que momento ideal de aproximar todas as partes envolvidas nesse processo, disse. B) (...), na ltima quinta-feira, Ronaldo entra numa jogada de risco: (...) C) Acossado por suspeitas de corrupo, Teixeira perdeu apoio entre os brasileiros (...) D) No ano passado, ficou entre os 15 brasileiros mais confortveis entre 27 personalidades pesquisadas do Datafolha. E) Aos interlocutores, Teixeira se queixa da indiferena com que tratado por ela. 10) (FUNDATEC 2011) Considere as seguintes afirmaes acerca da pontuao no texto. I A primeira vrgula da linha 11 (Na formao mdica, a morte tambm tem merecido

pouca ateno, apesar de ser um evento com o qual quase todos os mdicos iro se defrontar.) poderia ser retirada sem causar incorreo do perodo.
II Ao utilizar aspas na linha 26 (O artigo 57 do cdigo de tica mdica probe o mdico

de deixar de utilizar todos os meios disponveis de diagnstico e tratamento a seu alcance em favor do paciente), o autor informa que o texto colocado entre esses sinais de
pontuao representa uma citao. III O ponto de exclamao utilizado na linha 45 (At na sua morte o papa Wojtyla

conseguiu ajudar uma parcela da humanidade! Que nossa sociedade e nossos juristas saibam aprender com ele.) poderia ser substitudo por ponto final, sem provocar alterao
estrutural no perodo. Quais esto corretas? A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

Pgina 82

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

11) (FUNDATEC 2012) Em relao pontuao do texto, afirmar-se que: I. A vrgula da linha 01 (Segundo a Organizao das Naes Unidas (ONU), a populao

mundial atingiu a marca de 7 bilhes de pessoas no incio de novembro.) obrigatria, pois


marca o deslocamento de um aposto. II. A vrgula da linha 04 (Graas a relaes que existem entre os seres vivos e deles com o

meio, so produzidos inmeros servios ambientais) est incorretamente utilizada, pois


separa dois termos essenciais: o sujeito e o predicado. III. A vrgula da linha 45 ("Mesmo recorrendo tecnologia, os clculos revelam que quase

sempre haveria prejuzo econmico" ) separa um aposto.


Quais esto INCORRETAS? A) S I. B) S II. C) S I e II. D) S II e III E) I, II e III.

12) (FUNDATEC 2011)Analise as seguintes afirmaes relativamente pontuao do segundo pargrafo do texto (linhas 05 a 09):

O termo Educao Fsica pressupe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do fsico. Educar, desde o sculo XVII, uma ao que est intimamente relacionada disciplina corporal: a separao proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visvel nas salas de aula: o corpo fica sentado e parado, sem atrapalhar o exerccio de raciocnio e de aprendizado feito pela mente.
I. As duas primeiras vrgulas se justificam por separar em uma locuo adverbial deslocada indicativa de tempo (desde o sculo XVII ). II. A passagem entre corpo e mente est entre vrgulas por trazer uma informao relativa a um termo anterior e se constituir em um aposto. III. Os dois-pontos, nas 2 ocorrncias, servem para marcar o incio de uma explicitao. Quais esto corretas? A) S I. B) S I e II. C) S I e III. D) S II e III. E) I, II e III.

13)(FUNDATEC 2009-DETRAN)Sobre a pontuao das frases I e II, correto dizer que: I - O nmero varia de 300 a 399, sendo que as pares cruzam o pas na direo noroestesudeste, e as mpares rumam por nordeste-sudoeste.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 83

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

II - Nas estradas estaduais, a regra algo parecida, mas h menos variaes. A) A primeira vrgula das frases I e II so utilizadas face mesma regra. B) A segunda vrgula da frase I separa oraes coordenadas. C) A primeira vrgula da frase II separa uma orao adverbial deslocada. D) A segunda vrgula da frase II separa oraes subordinadas. E) A segunda vrgula das frases I e II poderiam ser retiradas sem provocar qualquer incorreo gramatical. 14) (FUNDATEC 2009-DETRAN)Nas estradas estaduais, a regra algo parecida, mas h menos variaes. (l. 33) Em relao s vrgulas usadas no perodo, afirma-se que: I - Ambas so usadas face mesma justificativa. II - A primeira separa um adjunto adverbial deslocado. III - A segunda separa oraes. IV - A segunda poderia ser retirada, pois seu uso facultativo. Quais esto corretas? A) S I e II. B) S II e III. C) S III e IV. D) S I, II e III. E) III e IV.

Gabarito 1) A 8) C 2) A 9) C 3) B 10) E 4) E 11) E 5) A 12) E 6) A 13) B 7) A 14) B

Pgina 84

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

AULA 07 FONTICA 1. Fonema 3.4. Qualquer uma lngua. 2. Letra Representao grfica do fonema. 3. Comparaes entre fonemas e letras 3.1. Uma palavra pode apresentar o mesmo numero de fonemas e letras. Ex: bar, sof, banana. 3.2. O numero de fonemas de uma palavra pode ser menor do que o numero de letras. Ex: horrio, arroz, assassino, aquecer. CH chapa 3.3. O numero de fonemas de uma palavra pode ser maior do que o numero de letras. Ex: txico, fixo. LH alhures NH bolinha RR marra SS assado Encontro de duas letras representando um s fonema. Fonema z exame, exato Fonema ch enxurrada, xis Fonema s aproximar, mximo Fonema de sons ks sexo, fixo 4. Dgrafo 4.1. Dgrafos consonantais unidade sonora capaz de estabelecer distino entre as palavras de Z azar, azul S caso, base X exame, xodo 3.5. A mesma letra pode representar mais de um fonema. O mesmo fonema pode ser representado por mais de uma letra.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 85

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

QU queijo GU aguerrido SC acrescentar S desa XC excelente 4.2. Dgrafos voclicos Ocorre quando as letras M e N no representam nasal. AM AN amplitude, canto EM EN sempre, mente IM, IN limpo, minto OM ON sombra, conta Questes consoantes, mas to somente indicam que a vogal anterior

UM UN tumba, fundo Obs: AM e EM em final de palavras no so dgrafos

5. Encontros consonantais Agrupamento de consoantes sem vogal intermediria Ex: livro, problema, ritmo, absoluto, cooptar, advogado

Exatamente com esse objetivo foi criado, em 2001, o Instituto Akatu, que procura conscientizar o cidado do impacto de suas escolhas ao adquirir algum produto ou servio. (linhas 22-23).
1) (FUNDATEC 2011) Em relao s palavras sublinhadas no fragmento acima, afirma-se que: I. Todas as trs palavras, ao serem pronunciadas, introduzem um novo fonema imediatamente aps s letras b, c e d, respectivamente. II. Nas trs palavras, h, em cada uma delas, o mesmo nmero de letras e de fonemas. III. Nas trs palavras, existem dgrafos. Quais esto corretas?

Pgina 86

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

A) S I.

B) S II.

C) S III.

D) S I e II.

E) Apenas II e III.

2) (FUNDATEC 2011) Analise as seguintes afirmaes sobre palavras retiradas do texto, assinalando V, se forem verdadeiras, e F, se falsas. ( ) A palavra conseqentemente possui o mesmo nmero de letras e fonemas. ( ) As palavras estressam e trabalho possuem, cada uma delas, um encontro consonantal e um dgrafo. ( ) A palavras Numa tem 4 letras e 4 fonemas, j a palavra impor possui 5 letras e 4 fonemas. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, A) F V V. B) F F V. C) V V F. D) V F F.

3) (FUNDATEC 2009) Dentre as palavras abaixo, retiradas do texto, a que apresenta o mesmo nmero de letras e de fonemas : A) pessoas. B) paradoxalmente. C) dinheiro. D) correlacionar. E) felicidade.

Para responder s questes 4 e 5, considere o grupo de palavras abaixo. 1 histria 4 ultrapassando 2 agronegcio 5 bombachas 3 Centro-Sul 6 bolinhas

4) (FUNDATEC 2009) Quais das palavras acima possuem dgrafos? A) 1 2 3 4. B) 1 3 4 5. C) 2 3 4 5. D) 2 4 5 6. E) 3 4 5 6.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 87

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

5) (FUNDATEC 2009) Quais das palavras do grupo acima tm menos fonemas que letras? A) 1 2 3 4 5. B) 1 3 4 5 6. C) 1 2 3 4 6. D) 1 2 3 5 6. E) 2 3 4 5 6.

6) (FUNDATEC 2011) Considere os seguintes grupos de palavras retiradas do texto e as informaes sobre fonemas e letras que so apresentadas, assinalando F, para as falsas, ou V, para as verdadeiras. ( ) O fonema x pode ser encontrado em gacho, baixo e faixa. ( ) Em habitantes, Hbitos e h, a letra salientada no representa fonema. ( ) Nas palavras grande, levantamento e renda, ocorrem dgrafos voclicos, os quais representam um fonema. Quais esto corretos? A) V V V. B) V V F. C) V F F. D) F F V. E) F F F.

7) (FUNDATEC 2010) Considere os aspectos fonolgicos das palavras sublinhadas, na passagem A busca de diversificao, por particularidades como essa, deve trilhar caminhos diferentes. Qual a alternativa correta? A) H 02 encontros consonantais separveis, 01 ditongo decrescente e 03 dgrafos. B) H 05 encontros consonantais, 01 ditongo crescente e 03 dgrafos. C) H 01 encontro consonantal inseparvel, 05 encontros consonantais separveis e 01 ditongo. D) H 03 encontros consonantais, 02 ditongos (01 oral e 01 nasal), 02 dgrafos e 01 dfono. E) H 04 encontros consonantais, 02 ditongos, 01 dgrafo e 01 dfono.

Pgina 88

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

8) (FUNDATEC 2010) Assinale a alternativa cujo vocbulo no apresenta um dgrafo. A) ferramentas B) mantenha C) trabalhar D) qualificados E) transmisso

9) (FUNDATEC 2011) Qual das palavras abaixo, retiradas do texto, tem mais letras que fonemas? A) habitantes. B) italianos. C) localidade. D) colonizada. E) categoria.

10) (FUNDATEC 2011) Analise as afirmaes, que so feitas a seguir, a respeito de palavras do texto. I Em irreversveis e compreenso, o conjunto de letras grifado representa um fonema. II Nas palavras probe e teraputicas, os encontros voclicos salientados so classificados como ditongos. III Em tratamento e interpretado, os conjuntos de letras sublinhados representam dgrafos, e os negritados, encontros consonantais. Quais esto incorretas? A) S I. B) S II. C) S III. D) S I e II. E) S II e III.

11) (FUNDATEC 2009- DETRAN)Analise os grupos de palavras abaixo e, a seguir, assinale V, verdadeiro, ou F, falso, nas afirmaes que so feitas sobre eles. G1 - estradas, siglas, enquanto. G2 - governo, construes, estradinhas. G3 - crculo, exemplo, mpar.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 89

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

( ) Em todos os trs grupos, h palavras que contm dgrafos. ( ) Apenas em G1 e G2, h palavras com dgrafos. ( ) Todas as palavras de G1 tm encontro consonantal. ( ) Em G3, apenas duas palavras tm encontro consonantal. A ordem correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : A) V - V - V - V. B) V - F - F - V. C) F - V - V - V. D) V - F - F - F. E) F - F - F - F.

12) (FUNDATEC - 2009 DETRAN) Assinale a alternativa em que a letra n tem valor fontico equivalente em todas as palavras retiradas do texto. A) norteiam - iniciados - municipais. B) governo - somando - pavimentadas. C) inacabadas - contra - nmero. D) sendo - nordeste - ponto. E) Anaj - menos - comeando. 13) Assinale a alternativa que apresenta o mesmo nmero de fonemas da palavra aquele A) trepou B) covarde C)desceu D)caminho E)cheirou

14) Na palavra companheiro h: A) um ditongo crescente e dois encontros consonantais B) um dgrafo e um hiato C) um ditongo decrescente e dois dgrafos D) dois ditongos crescentes E) um hiato e um dgrafo

Pgina 90

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

15) Assinale a alternativa que apresenta um dgrafo: A) floresta B) passeavam C) gracejar D) trepou E) dois

16) Assinale o item cuja palavra contm cinco letras e quatro fonemas A) outro B) amigo C) disse D) morto E) deles

17) Assinale a alternativa que apresenta um ditongo nasal decrescente A) apareceu B) respirao C) ouvido D) cheirou E) n.d.a

18) A palavra prendia possui um: A) hiato B) ditongo crescente C) tritongo D) ditongo decrescente

19) (FDRH) A alternativa em que, nas trs palavras, h um ditongo decrescente : A) duas hospitais esterilizaes B) superior aumentar organizao C) populacional remdio interferncia D) escamoteia indicam mostrou E) miserveis bolses preparando 20) (FDRH) Assinale a alternativa cujas palavras contm, respectivamente, oito fonemas, um hiato, um encontro consonantal e um dgrafo. A) semelhante economia metrpoles ilhas B) situao pases chegam promete C) hospitais desigualdade exploso isso D) mulheres Sua estreito pressuposto E) pesquisa aumento equvoco frica Gabarito 1) A 11) B 2) A 12) A 3) E 13) C 4) E 14) C 5) B 15) B 6) A 16) C 7) B 17) B 8) D 18) A 9) A 19) D 10 B 20) A

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 91

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

ACENTUAO Toda palavra tem uma slaba que pronunciada com mais intensidade que as outras. Essa slaba chamada de slaba tnica. Pode ocupar diferentes posies e, de acordo com essa colocao, ser classificada como: oxtona, paroxtona, proparoxtona e monosslaba tnica. Regras de acentuao 1) Proparoxtonas todas so acentuadas. simptica, lcido, slido, cmodo 2) Paroxtonas Quando terminadas em a) L, N, R, X, PS, I, US : fcil, hfen, bceps, carter, trax, biquni, bnus b) UM, UNS, , S, O, OS, EI: m, sto, nutrons

c) Ditongo crescente ( V+SV) : crie, histria, polcia 3) Oxtonas Quando terminadas em EM, ENS, A(S), E(S), O(S): a) A, AS: est, atrs, compr-la. b) E, ES: caf, voc, faz-los. c) O, OS: av, comps, palets. d) EM: tambm, amm, armazm, algum. e) ENS: detns, parabns, armazns.

Pgina 92

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

4) Monosslabos tnicos A, AS, E, ES, O, OS - v, ps, f, ms, p, ps Anotaes

5) Ditongo Aberto Antes da reforma U, I, I Idia, jibia, chapu, cu, constri Depois da reforma Os ditongos i, i e u s continuam a ser acentuados no final da palavra (oxtonas) cu, di, chapu, anis, lenis desapareceram para palavras paroxtonas ideia, colmeia, celuloide, boia.

6) Hiatos I e U Antes Depois I e U no sero mais

e levam acento se estiverem sozinhos na Nas paroxtonas, slaba ou com S (hiato) sada, sade, mido, a, Arajo, Lus, Piau

acentuados se vierem depois de um ditongo: baiuca, bocaiuva, cauila, feiura, maoista, saiinha

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 93

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

7) E, O Antes Hiatos Depois em OO(s) e as formas verbais Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abenoo, perdoo; creem, vo, vos, enjos, abeno, perdo; crem, dem, lem, vem, prevem preveem. deem, leem, veem, releem,

terminadas em EE (M) recebem acento circunflexo:

8) Verbos ter e vir Ele tem e vem Eles tm e vm a) Ele contm, detm, provm, intervm (singular do presente do indicativo dos verbos derivados de TER e VIR: conter, deter, manter, obter, provir, intervir, convir); b) Eles contm, detm, provm, intervm (plural do presente do indicativo dos verbos derivados de TER e VIR).

Pgina 94

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

9) Acentos diferencias Antes Ele pra Eu plo O plo, os plos A pra (= fruta) Pde (pretrito) Pr (verbo) 10) Trema Antes gue, gui, que, qui quando pronunciados agentar aqfero eloqente ensangentado eqestre eqino lingia Depois O trema no mais utilizado. Exceto para palavras estrangeiras ou nomes prprios: Mller e mlleriano... Pod (pretrito) Pr (verbo) Depois S existem ainda

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 95

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

QUESTES 1) (FUNDATEC 2011) Assinale a alternativa cuja palavra recebe acento grfico pela mesma razo que dilogo A) pratic-las B) bsico C) est D) d E) cancel-la

2) (FUNDATEC 2005) Avalie as afirmaes abaixo sobre o uso de acento grfico em palavras do texto. I Caso fosse retirado o acento grfico das palavras mdia e acmulo, apareceriam outras palavras tambm existentes da Lngua Portuguesa. II As palavras prxima e dcada so acentuadas em funo da regra que determina o uso de acento grfico em palavras paroxtonas terminadas em a. III As palavras rea e gacha recebem acento grfico, pois ambas apresentam um hiato. Quais esto corretas? A) I. B) II. C) III. D) I e a II. E) II e a III.

3) (FUNDATEC 2011) Considere o seguinte trecho e analise as palavras em destaque em relao acentuao grfica.

O lamentvel, especialmente para os jovens, que no se do conta da dependncia, como acontece com os vcios at ento mais tradicionais.
I. lamentvel acentuada por ser paroxtona terminada em l. II. recebe acento por ser monosslabo tnico. III. vcios acentuada pela mesma regra que determina o uso do acento grfico em

dependncia.
IV. at recebe acento grfico por tratar-se de um monosslabo tnico. Quais esto corretas? A) Apenas I e II. E) I, II, III e IV. B) Apenas II e III. C) Apenas I, II e III. D) Apenas II, III e IV.

Pgina 96

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

4) (FUNDATEC 2009) Considerando que algumas palavras da Lngua Portuguesa, ao perderem o acento grfico, formaro outros vocbulos tambm existentes, qual das abaixo listadas todas retiradas do texto no existe sem o acento grfico? A) Sade. B) Vtimas C) Vrias D) A E) Angstia

5) (FUNDATEC 2009) Das palavras a seguir (todas retiradas do texto) assinale aquela cuja acentuao pode ser explicada por duas regras diferentes. A) concluram B) peridicos C) dilogo D) perodo E) veculos

6) (FUNDATEC 2007) Considere os seguintes grupos de palavras e as afirmaes subsequentes feitas sobre eles no que se refere acentuao grfica. Grupo 1 vido sndrome diagnstico Grupo 2 exigncia distrbios dirias Grupo 3 Porm algum Grupo 4 hotis dispnia I Todas as palavras do Grupo 1 so proparoxtonas, por isso devem ser acentuadas. II Todas as palavras do Grupo 2 so acentuadas devido mesma regra. III As palavras do Grupo 3 recebem acento pela mesma regra que determina o acento em tm e convm. IV As palavras do Grupo 4 so acentuadas pela mesma razo que determina o acento em anis e escarcu. Quais esto corretas? A) I e II. B) II e III. C) II e IV. D) I e II e IV E) II, III e IV.

7) (FUNDATEC 2011) Assinale a alternativa em que a palavra, todas retiradas do texto, proparoxtona. A) possvel. B) prxima. C) estradas. D) perceber. E) desfilam.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 97

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

8) (FUNDATEC 2009) Em relao ao uso de acento grfico em palavras do texto, correto afirmar que: I pas e Piau recebem acento grfico em virtude de regras diferentes. II Os nomes dos Estados do Paran e do Par recebem acento grfico face mesma regra. III As preposies por e para, ao receberem acento grfico, passam a pertencer mesma classe gramatical, verbo. Quais esto incorretas? A) I. B) II. C) I e II. D) II e III. E) I, II e III.

9) (FUNDATEC 2012) Em relao a palavras acentuadas no texto, avalie as seguintes assertivas: I. gua (l. 03), sem o acento grfico, assume outra classe gramatical, assim como incio (l. 02). II. A palavra so (l. 19), com a mesma grafia, pode assumir classe gramatical diferente da que h no texto. III. Caso os termos Os insetos e algumas plantas (l.15) fossem substitudos por Os animais, o verbo mantm assumiria a forma mantm. Quais esto corretas? A) I. B) II. C) I e II. D) II e III. E) I, II e III.

10) (FUNDATEC 2010) Considerando as regras de acentuao, analise as assertivas a seguir: I. O vocbulo contedo acentuado por tratar-se de palavra paroxtona terminada em o.

Pgina 98

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

II. Caso retirssemos o acento da palavra vnculo, haveria alterao da classe gramatical qual a palavra pertence. III. Caso passssemos o vocbulo irresponsvel para o plural, a palavra resultante no deveria ser acentuada. Quais esto corretas? A) I. B) II. C) I e II. D) I e III E) II e III.

11) (FUNDATEC 2012) As palavras abaixo, todas retiradas do texto, so acentuadas pela mesma regra, EXCETO: A) catlica. B) bsica. C) sculo. D) astrnomos. E) prejuzos.

12) (FUNDATEC 2011) Analise as assertivas abaixo. I. Na linha 08, a palavra ineficincia recebe acento grfico pela mesma razo que cincia. II. O acento grfico da palavra enrgico justificado pela mesma regra que determina o acento em energtica (l. 08) III. Nas palavras gua, , nvel, obrigatria e nico, todas do texto, as vogais a, e, i, o e u recebem o mesmo tipo de acento, entretanto, cada uma das ocorrncia justifica-se por regras e sub-regras diferenciadas. Quais esto corretas? A) I. B) II. C) I e II. D) II e III. E) I, II e III.

13) (FUNDATEC - 2009 DETRAN) Analise as afirmaes feitas a respeito de palavras do texto que recebem acento grfico. I - A forma verbal tm recebe acento grfico, pois representa plural.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 99

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

II - As palavras , j e at so acentuadas em razo da mesma regra. III - nmero, crculo e , sem o acento grfico, continuam a constituir palavras da lngua portuguesa, porm assumem outra classe gramatical. Quais esto incorretas? A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

14) Considere as seguintes afirmaes sobre acentuao grfica: I A palavra Zologos recebe acento grfico devido presena de hiato. II Caso raiz aparecesse no plural, seriam criadas as mesmas condies de acentuao da palavra babuno. III A ausncia de acento grfico em dvida provocaria mudana na sua pronncia. Quais esto corretas? A) I B) II C) I e II D) II e III E) I, II e III

15) Todas as palavras abaixo tm um equivalente em lngua portuguesa sem acento grfico, exceo de: A) agncia B) C) s D) acmulo E) hbitos

16) Qual das seguintes palavras perderia o acento grfico se fosse passada para o singular? A) Cenrios. B) Razes. C) Automveis. D) Indstrias. E) Pases.

17) Considere as seguintes afirmaes sobre acentuao. I A palavra juiz receberia acento grfico em sua forma plural. II A palavra acessveis deixaria de receber acento grfico caso fosse passada para o singular. III A palavra lenol receberia acento grfico em sua forma plural.

Pgina 100

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Quais esto corretas? A) I. B) II. C) III. D) I e III. E) I, II e III.

18) O vocbulo faz-lo acentuado pela mesma razo que: A) guaran B) constru-lo C) da D) sensvel E) d

19) Assinale a opo que no apresenta o fonema /g/: A) jejum B) guerreiro C) geada D) garagem E) gelo

20) O vocbulo mendicncia acentuado pela mesma razo que; A) libert-lo B) miservel C) d-se D) aps E) perptua

Gabarito 1) B 11) E 2) A 12) E 3) C 13) B 4) A 14) D 5) E 15) E 6) D 16) B 7) B 17) E 8) D 18) A 9) C 19) B 10) B 20) E

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 101

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

AULA 8 ESTRUTURA E FORMAO DE PALAVRAS

FAMLIA DE PALAVRAS = Palavras que possuem o mesmo radical. (cognatas) RADICAL ou RAIZ = o sentido bsico de uma palavra. AFIXOS = so acrescentados a um radical. So subdivididos em prefixos e sufixos. FORMAO DE PALAVRAS DERIVAO
1. Prefixal Acrscimo de um prefixo palavra j existente. antever, conter, impossvel, ilegal, desarticular 2. Sufixal Acrscimo de um sufixo palavra j existente. lealdade, laranjal, menininho, rapidamente 3. Prefixal e Sufixal Acrscimo de um prefixo e um sufixo palavra j existente. deslealdade, infelizmente, apaixonadamente 4. Parassinttica Acrscimo simultneo de um prefixo e um sufixo palavra j existente. empobrecer, amanhecer, desalmado, aportuguesar,

Pgina 102

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

5. Regressiva Perda de elemento de uma palavra j existente. Ocorre, geralmente, de um verbo para substantivo. cantar o canto trocar a troca chorar o choro vender a venda 6. Imprpria Muda-se a classe gramatical sem alterar a forma da palavra. Fez um ai meio estranho. O falar dos habitantes desse lugar estranho!

COMPOSIO
Formao de uma palavra nova atravs da unio de dois ou mais vocbulos primitivos. Assim, temos: 1. Justaposio Formao de uma palavra composta sem que ocorra perde de elementos. guarda-chuva passatempo girassol amor-perfeito p-de-galinha 2. Aglutinao Formao de uma palavra composta com perda de elementos. plano + alto = planalto

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 103

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

gua + ardente = aguardente perna + alta = pernalta Outros processos 1) Reduo ou abreviao Cine Portuga Neura Sampa 2) Sigla PUC PT 3) Estrangeirismo ou emprstimos lexicais Stress Xerox Surfe Shopping 4) Onomatopeia Cuidado. Nessa poca do ano os anncios esto cheios de ding dings, bln blns e ho ho

hos. Os PREFIXOS mais comuns Os SUFIXOS mais comuns

Anormal negao Anarquia Ausncia Anteontem - Anterioridade Antiareo Oposio contrria

1. Formam substantivos de verbos

AGENTE
Navegante, combatente, contador, pintor,

Pgina 104

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

Compartilhar cooperao Descontente - Negao Desfazer ao contrria Exportar movimento para fora Hipertenso - Excesso Hipermercado - Posio superior Hiptese - Posio inferior Inexistente negao Infiltrar movimento para dentro Vice-presidente - Em lugar de

LUGAR
Bebedouro, laboratrio

AO
Traio, ferimento, concorrncia 2. Formam substantivos de adjetivos Bondade, doura, aridez, beleza 3. Formam adjetivos de substantivos Horroroso, Barbudo, horizontal 4. Formam verbos Civilizar , florescer, endurecer 5. Formam advrbios de adjetivos luxuosamente

Exerccios 1) Usando o processo de sufixao, forme substantivos abstratos dos seguintes adjetivos: a) infeliz b) gentil c) cruel d) covarde e) lento f) valente g) hbil

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 105

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

2) Indique o processo de formao utilizado nas palavras abaixo. a) desgraa b) pernilongo c) tranquilamente d) endoidecer e) surdez f) show g) a censura h) envergonhar i) tev j) anormalidade l) deter m) peixaria n) livro-texto QUESTES 1) (FUNDATEC 2011) Em relao palavra incurvel correto afirmar que: A) Possui prefixo e sufixo. B) O radical representado por curav. C) incura radical. D) O prefixo atribui idia de incluso. E) O sufixo formador de advrbio.

2) (FUNDATEC 2012) Todos os seguintes vocbulos, retirados do texto, apresentam em sua formao um prefixo com valor de negao, EXCETO: A) infalvel. B) onipresente. C) desrespeitosa. D) desconforto. E) inquietude.

Pgina 106

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

3) (FUNDATEC 2011) Considerando os processos de formao de palavras, analise as seguintes assertivas: ( ) O vocbulo internautas foi formado por um processo de composio por justaposio. ( ) O substantivo busca um deverbal formado a partir do verbo buscar por derivao imprpria. ( ) RH a abreviatura de recursos humanos, contudo, no um vocbulo independente e dicionarizado em Lngua Portuguesa. ( ) O vocbulo headhunter um estrangeirismo, ou seja, palavra de outra lngua usada por emprstimo sem que seja considerada parte da Lngua Portuguesa. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : A) V V F F. B) F V V V. C) F F V F. D) V F V V. E) V F F V. 4) (FUNDATEC 2011) Assinale a alternativa cujo significado ou identificao do elemento sublinhado na palavra, todas do texto, est incorreto. A) Catecismo sufixo indicador de sistema. B) Interlocutor prefixo indicativo de ao recproca. C) Principalmente sufixo adverbial. D) Vendedor sufixo indicativo de profisso. E) Invisvel prefixo indicativo de converso.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 107

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

5) (FUNDATEC 2009) Assinale a alternativa em que ambos os vocbulos, retirados do texto, so formados por prefixao. A) bem-estar enfermidade B) insatisfao correlacionar C) endurecimento atributo D) inverso inclui E) afluente probabilidade

6) (FUNDATEC 2012) Analise as seguintes afirmaes acerca da estrutura das palavras: I. Os elementos sublinhados nas palavras governo, criticada e atacante so desinncias nominais de gnero. II. H afixo em cada uma das seguintes palavras: jogadas, popularidade e indiferena. III. As vogais temticas nas palavras entra, poderia e construiu so indicativas, respectivamente, da 1, 2 e 3 conjugaes. Quais esto corretas? A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

7) (FUNDATEC 2010) Considerando os processos de formao de palavras, assinale a alternativa cujo vocbulo foi formado por processo equivalente ao de rebuscamento. A) Reedio. B) Amaciar C) Passatempo D) Hidreltrico E) Sapataria.

8) Nas palavras incomunicvel e pertubvel temos, respectivamente, um processo de: A)prefixao e sufixao / sufixao B)parassntese / sufixao

Pgina 108

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

C)justaposio / aglutinao D)aglutinao / prefixao E)prefixao / parassntese 9)A formao do vocbulo destacado na expresso "o canto das sereias" : A) composio por justaposio B) derivao regressiva C) derivao sufixal D) palavra primitiva E) derivao prefixal 10) Com o mesmo radical da palavra passveis formada a palavra. A) passado B) inultrapassvel C) capacidade D) impassibilidade E) pacfico. 11) Com o mesmo radical da palavra dspares (l. 24) formada a palavra: A) discreto B) mpar C) disparar D) aparar E) disperso

12) Neste texto, o autor cria a palavra biprofissional para nomear o fenmeno a respeito do qual seu texto versar. Para tanto, ele utiliza um mecanismo produtivo de formao de palavras em lngua portuguesa - a prefixao. Quanto prefixao, correto afirmar que A) as palavras preconceito, impossibilidade e transformar so tambm resultados de sua aplicao. B) as palavras refora, subgerente e repentinamente so tambm resultado de sua aplicao. C) a palavra sempre poderia ser tomada como base para sua aplicao, da mesma forma como o autor tomou profissional, dando origem a um novo item no vocabulrio da lngua portuguesa.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 109

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

D) sua aplicao s palavras polmica e carreira exigiria alterao na pronncia da palavra, deslocando a tonicidade de uma slaba para outra. 13) Assinale a nica alternativa em que a primeira palavra apresenta prefixo e a segunda, sufixo. (A) desgraa pimenta (B) incmoda realmente (C) tristeza calmas (D) refresco ningum (E) ridculo carnaval 14) Em qual das palavras abaixo no h prefixo igual a da palavra indesejada. A) Incontinente B) Irregular C) Impossvel D) Irritao E) Infalvel

15) Todas as palavras iniciaram-se por um mesmo prefixo, exceto: A) infeliz B) ilegal C)imperfeito D) indgena E) ingrato

16) Todas as palavras abaixo possuem o mesmo prefixo, com exceo de: A) insinuaes B) indireta C) incompetentes D) incapazes E) inconscientemente

Gabarito 1) A 9) B 2) B 10) D 3) C 11) B 4) E 12) A 5) B 13) B 6) E 14) D 7) B 15) D 8) A 16)

Pgina 110

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

VOZES VERBAIS Voz a forma assumida pelo verbo para indicar a relao entre ele e seu sujeito Voz Ativa O sapateiro conserta sandlias femininas. O professor abriu a gramtica. Na frase acima, o sapateiro pratica a ao expressa pelo verbo. um sujeito agente. Sapatos femininos recebe a ao expressa pelo verbo. um objeto direto. Voz Passiva A voz passiva pode ser: a) Analtica: formada pelo verbo ser + o particpio do verbo principal. b) Sinttica ou pronominal formada pelo verbo principal na 3a + pronome se Passiva Analtica Os edifcios arrojados foram construdos por uma empresa multinacional. Sandlias femininas so consertadas pelo sapateiro. TRANSFORMAES Para ser passado para voz passiva, o verbo deve ter OD e fazer as seguintes transformaes: 1) O objeto direto da voz ativa passa a sujeito da voz passiva analtica.

2) O tempo do verbo principal transferido para o verbo auxiliar ser, ao passo que o principal vai para o particpio.

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 111

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

3) a preposio por se junta ao sujeito da voz ativa para formar o agente da passiva. 4) o verbo, na voz passiva, concorda com o sujeito paciente.

Passiva Sinttica Consertam-se aparelhos eltricos. Entregou-se o carto aos candidatos. Observaes: 1) na voz passiva sinttica nunca h agente da passiva.

2) o sujeito fica posposto ao verbo.

Voz Reflexiva Me e filha abraaram-se. Eu me afastei constrangido. O sujeito pratica e recebe a ao verbal, ou seja, ele , ao mesmo tempo, o agente e o paciente da ao. Exerccio Passe as frases abaixo, que esto na passiva analtica, para a ativa. a) Este belo evento realizado pelas empresas patrocinadoras. b) Esta casa poder ser atingida pelos desabamentos de terras. c) O aluno e a aluna sero enviados a Londres pelo colgio. d)O campo tinha sido invadido pelo torcedor doente.

Pgina 112

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

e)As provas do concurso foram organizadas a tempo. f) As roupas eram levadas pelas mulheres da casa. g) A crise financeira foi estudada pelas autoridades internacionais. h) Os bebs de fralda eram mimados pela tia da creche. i) Os exerccios esto sendo feitos pelos alunos zambelianos.

QUESTES 1) (FUNDATEC 2007) Assinale a alternativa que apresenta a correta redao da frase ( Pacientes afetados pela sndrome, entretanto, ultrapassaram muito a "fronteira da

adaptabilidade s demandas". ), passada para a voz passiva.


A) Pacientes afetados pela sndrome, entretanto, tm ultrapassado muito a "fronteira da adaptabilidade s demandas". B) Pacientes que tm sido afetados pela sndrome, entretanto, tm ultrapassado muito a "fronteira da adaptabilidade s demandas". C) A "fronteira da adaptabilidade s demandas", entretanto, tem sido muito ultrapassadas pelos pacientes afetados pela sndrome. D) A "fronteira da adaptabilidade s demandas", entretanto, foi muito ultrapassada pelos pacientes afetados pela sndrome. E) A sndrome afetada pelos pacientes, entretanto, ultrapassou muito a "fronteira da adaptabilidade s demandas". 2) (FUNDATEC 2011) Analise as ocorrncias da palavra se no texto. I Repetem-se (l. 01 Repetem-se as proezas do agronegcio brasileiro). II furtando-se (l. 27 a Embrapa estaria a servio de um capitalismo sulino, furtando-se de

investir no que precisariam).

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 113

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

III nota-se (l. 30 Ao se registrar a forte aderncia do agronegcio .... regies habitadas

por gente mais bem educada, nota-se, tambm, pistas para o enigma do aparecimento de um empresariado moderno no campo.).
Em quais delas a palavra se pronome apassivador? A) Apenas em I. B) Apenas em II. C) Apenas em I e II. D) Apenas em I e III. E) Em I, II e III. 3) (FUNDATEC 2011) Considere a orao seis candidatos foram contratados, que est na voz passiva analtica. Qual alternativa indica sua correta transposio para a voz passiva sinttica? A) Contratou-se seis candidatos. B) Contrataram-se seis candidatos. C) Contratava-se seis candidatos. D) Contratara-se seis candidatos. E) Contratam-se seis candidatos. 4) (FUNDATEC 2011) Passando para a voz passiva analtica o trecho E Santo Agostinho

cunhou uma expresso famosa (linha13), o verbo assumiria a seguinte forma:


A) era cunhada D) tem sido cunhada B) tinha sido cunhada E) fora cunhada C) foi cunhada

5) (FCC 2012) ... ela nunca alcanava a musa. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: A) alcana-se. D) seria alcanada. B) foi alcanada. E) era alcanada. C) fora alcanada.

6) (CESGRANRIO - 2012) A frase os alunos desfizeram o equvoco antes que ele se criasse apresenta voz passiva pronominal no trecho em destaque.

Pgina 114

Prof. Carlos Zambeli

Lngua Portuguesa

DETRAN/RS

A seguinte frase apresenta idntico fenmeno: A) Necessita-se de muito estudo para a realizao das provas. B) -se bastante exigente com Lngua portuguesa nesta escola. C) Vive-se sempre em busca de melhores oportunidades. D) Acredita-se na possibilidade de superao do aluno. E) Criou-se um mtodo de estudo diferente no curso. 7) (FCC 2012) A carta, essa personagem central dos ltimos sculos, foi solapada pelo e-

mail...
A frase acima est corretamente transposta para a voz ativa em: A) A carta, essa personagem central dos ltimos sculos, solapa o e-mail. B) O e-mail, essa personagem central dos ltimos sculos, a carta solapou-o. C) O e-mail solapou a carta, essa personagem central dos ltimos sculos. D) O e-mail solapara essa personagem central dos ltimos sculos, a carta. E) A carta, essa personagem central dos ltimos sculos, solaparia o e-mail. 8) (FCC 2012) Em 1909 ele introduziu as Cmaras de profisses... Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: A) so introduzidas. B) foram introduzidas. C) se introduz. D) foi introduzido. E) seja introduzida. Gabarito 1) D 2) D 3) B 4) C 5) E 6) E 7) C 8) B

Prof. Carlos Zambeli

Pgina 115

Interpretao de textos Prof. Maria Tereza

Portugus COMPREENSO DE TEXTOS AULA 1

DETRAN/RS

PROCEDIMENTOS
Observao de 1. fonte bibliogrfica e gnero textual

EXEMPLIFICANDO

Efeitos de Chernobyl ainda preocupam Na madrugada de 26 de abril de 1986, um reator da usina nuclear de Chernobyl, Ucrnia, antiga Unio Sovitica, explodiu durante um teste, espalhando material radiativo pelo ar, em uma rea de 150 mil quilmetros quadrados. Um dia depois da exploso, 350 mil pessoas foram evacuadas. A radiao seria 400 vezes maior do que a bomba atmica lanada sobre Hiroshima, no Japo. Quarenta e sete pessoas morreram na hora e milhares longo dos anos seguintes. Cinco mil toneladas de material extintor, como areia e chumbo, foram jogados sobre o reator, que ainda queimava dias depois da exploso. Foram usados 1,8 mil helicpteros para o trabalho, e 3,5 mil homens se envolveram na operao. At hoje pases como a Rssia e Ucrnia investem em descontaminao. O temor que os efeitos continuem causando prejuzos ao ambiente e sade humana. Entre 1986 e 1994, quase triplicou o nmero de adultos com cncer na regio prxima usina. Em reas contaminadas na Ucrnia, em Belarus e na Rssia, alta a incidncia de cncer na tireoide e de mama, alm de anomalias genticas em recmnascidos. Um relatrio da ONU de 2005 estimou que cerca de 4 mil pessoas morrero de doenas relacionadas com a radiao. Chernobyl foi desativada em 2000. (Zero Hora Domingo, 13/03/2011, p.05)

Prof. Maria Tereza

Pgina 1

Portugus

DETRAN/RS

01. Considere as seguintes afirmaes e assinale aquela que estiver em desacordo com o texto acima. A) A exploso na usina nuclear de Chernobyl provocou contaminao radiativa bem superior bomba lanada sobre de Hiroshima. B) Atualmente h uma poltica de investimentos em descontaminao na Rssia e na Ucrnia. C) Um acidente nuclear pode representar perdas imensas ao ambiente por longo tempo. D) Os efeitos de radiao cessaram com a desativao da Usina de Chernobyl em 2000. E) Na antiga Unio Sovitica, o acidente nuclear de 1986 ocorreu por razes distintas das que provocaram as exploses no Japo em 2011.

Observao do 2. autor

EXEMPLIFICANDO

Prof. Maria Tereza

Pgina 2

Portugus

DETRAN/RS

O texto como placebo A palavra placebo (do latim a agradarei) refere-se a uma substncia ou a um procedimento que teoricamente no faria efeito sobre o organismo, mas que acaba tendo resultados teraputicos, pela crena que uma pessoa deposita nela. Pergunta: o texto um placebo? No caso da fico, pode-se dizer que sim. algo que resulta da imaginao de um escritor, de um cineasta, de um dramaturgo; mas, quando agrada o espectador ou o leitor (um objetivo implcito na prpria criao ficcional), exerce um efeito que poderamos chamar de teraputico. A fico ajuda a viver. E isso inclui uma melhora da sade pelo menos do ponto de vista psicolgico. Para muitas pessoas a leitura um amparo, um consolo, uma terapia. Da nasceu inclusive um gnero de livros que se tornou popular: as obras de autoajuda. Diferentemente da fico, elas aconselham o leitor acerca de problemas especficos: luto, controle do stress, divrcio, depresso, ansiedade, relaxamento, autoestima, e at a felicidade. Esse tipo de leitura faz um enorme sucesso; no h livraria que no tenha uma seo destinada especialmente autoajuda. [...]

Um dos autores mais conhecidos dessa rea o mdico hindu Deepak Chopra. Deepak Chopra autor de mais de 50 livros de autoajuda, que, traduzidos em 35 idiomas, fizeram enorme sucesso; em 1999, a revista americana Time incluiu-o na sua lista das 100 personalidades do sculo, como o poeta e profeta das terapias alternativas. As obras mostram a diversidade de reas que Chopra aborda: ele fala de religio e misticismo (budismo, cristianismo, cabala), d conselhos a pais, aborda o envelhecimento, aconselha sobre guerra e paz, fornece sete leis espirituais para o sucesso, e publicou dois romances, em 1999, Lords of light (Senhores da luz), e em 2000, The angel is near (O anjo est perto). Tambm fundou, com seu filho, Gotham Chopra, uma editora de revistas em quadrinhos e criou, junto com dois colaboradores, um tar cabalstico composto de 22 cartas, cada uma das quais representa a histria de um personagem do Antigo Testamento. (Moacyr Scliar - Revista Mente&Crebro Ed. 201, out./2009 disponvel em http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos - Adaptao)

Prof. Maria Tereza

Pgina 3

Portugus

DETRAN/RS

02. De acordo com o texto, assinale V, para a assertiva verdadeira, ou F, para a falsa. ( ) Tanto livros quanto medicamentos podem ser considerados placebos, visto que ambos, apesar de no surtirem efeito real, provocam efeitos sobre quem faz uso. ( ) As obras originrias do latim, sejam de autoajuda ou no, servem de consolo a todos aqueles que procuram conforto. ( ) Segundo Chopra, a medicina alternativa est diretamente relacionada condio humana, que cr, apenas, em evidncias e experimentos. A ordem correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, A) V V V. B) V V F. C) V F F. D) F F F. E) F V V.

PROCEDIMENTOS
3. anlise do ttulo 4. identificao do tpico frasal.

5. identificao de termos de aparecimento frequente (campo semntico/lexical).

EXEMPLIFICANDO

Prof. Maria Tereza

Pgina 4

Portugus

DETRAN/RS

O que significam as siglas das estradas brasileiras? As siglas que nomeiam as estradas tm embutidos cdigos que explicam que tipo de rodovia cada uma . As duas letras indicam se ela federal (nesse caso, o nome comea com BR) ou estadual (nomes iniciados pelas siglas do estado, como SP e RS). No caso das rodovias federais, a responsabilidade por cuidar do asfalto e instalar placas da Unio, enquanto nas estaduais quem cuida das estradas o governo do estado. H ainda rodovias municipais, mas essas tm nomes, e no siglas - por exemplo, a Estrada Municipal So Joo de Menti (RJ). Somando vias pavimentadas e no pavimentadas o Brasil tem 1.751. 872 km de rodovias: 252.449 km estaduais, 1.382.021 km municipais e 117.402 km federais (j inclusos 141 mil km de vias inacabadas, em construo). As estradas no pavimentadas so a maioria: 1.555.779 km de estradinhas de cho, contra apenas 196.093 km de rodovias pavimentadas. Todas as federais comearam em BR, mas o nmero depende da direo.
Fonte: Departamento Nacional de infraestrutura de transportes (DNIT)

03. Quanto nomenclatura das estradas brasileiras e tendo o texto como referncia, possvel afirmar que I as letras que compem o nome das estradas identificam apenas a quem cabe a responsabilidade quanto sua manuteno. II tanto nas estradas estaduais quanto nas federais, o nmero est relacionado extenso e ao tipo de pavimentao. III a denominao das estradas estaduais segue critrio semelhante das federais valem-se de siglas codificadas. J as municipais no possuem siglas. Quais esto corretas? A) Apenas a I. B) Apenas a II. C) Apenas a III. D) Apenas a I e a II. E) Apenas a II e a III.

Prof. Maria Tereza

Pgina 5

Portugus

DETRAN/RS

Estratgias Lingusticas
1. PALAVRAS DESCONHECIDAS = PARFRASES e CAMPO SEMNTICO

EXEMPLIFICANDO

RODOVIAS RADIAIS So as que partem de Braslia rumo ao interior desenhando um crculo ao redor da capital federal. So apenas oito estradas radiais: BR-010, 020, 030, 040, 050, 060, 070 e a Ba. A BR-020, por exemplo, liga Braslia a Fortaleza. RODOVIAS LONGITUDINAIS Cortam o pas no sentido norte-sul. H 14 rodovias desse tipo, cujo nmero vai de 100 a 199, sendo que 100 a 150 so as estradas a leste de Braslia e de 151 a 199, a oeste da capital. A BR-153, por exemplo, liga Marab (PA) a Acegu (RS). RODOVIAS TRANSVERSAIS So as 21 estradas que cruzam o pas na direo leste-oeste. Variam de 200 a 299, sendo que 200 a 250 ficam com as rodovias ao norte de Braslia e 250 a 299 para as vias ao sul do Distrito Federal. A BR-230, por exemplo, liga Cabedelo (PB) a Benjamin Constant (AM). RODOVIAS DE LIGAAO Essas rodovias conectam duas rodovias ou pelo menos uma rodovia federal e um ponto importante. So 85 estradas diagonais numeradas de 400 a 499, sendo que as de 400 a 450 passam ao norte do paralelo de Braslia e as de 451 a 499 passam ao sul.

Prof. Maria Tereza

Pgina 6

Portugus

DETRAN/RS

04. Analise as seguintes afirmaes acerca de palavras e expresses do texto. I A expresso radiais poderia ser substituda por laterais, assim como longitudinais por longnquas, sem promover qualquer tipo de alterao no contexto em que ocorre. II A forma verbal cruzam informa ao leitor que as estradas transversais encontram-se, vindo de direes opostas. III conectam, sem causar incorreo ao perodo, poderia ser substitudo por ligam. Quais esto incorretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

2. PALAVRAS DE CUNHO CATEGRICO NAS ALTERNATIVAS: advrbios; artigos; expresses restritivas, de nfase e de certeza.

EXEMPLIFICANDO

Prof. Maria Tereza

Pgina 7

Portugus

DETRAN/RS

advrbios

O bom senso vale tambm ao entrar em contato com outras culturas. Ler o mximo possvel sobre as diferenas e conhecer os costumes das naes primordial. preciso saber o porqu de as pessoas agirem de certa forma para compreender que alguns hbitos no so falta de educao, mas, sim, divergncia cultural. Mas Fabio adverte: No somos obrigados a fazer as mesmas coisas que os estrangeiros, porm, devemos respeitar suas atitudes por mais estranhas que elas nos paream. unnime que a etiqueta contempornea bem mais simples. Os detalhes que o Rei-Sol se preocupou em passar para a Corte por meio de pequenos bilhetes no caram em desuso, apenas sofreram adaptaes e se tornaram mais flexveis para acompanhar a modernidade. Segundo Fabio, o princpio bsico da atualidade ser educado com todos e se aprimorar como ser humano.

05. Em relao palavra unnime so feitas as afirmaes que seguem. I. Na frase em que est inserida, expressa a ideia de que apenas uma pessoa, no caso Fbio Arruda, concluiu acerca da simplicidade da etiqueta contempornea. II. Introduz na frase a ideia de consenso em relao afirmao de que a etiqueta contempornea bem mais simples. III. Deriva-se de duas outras palavras: um e nimo, constituindo-se, portanto, em palavras cognatas. Quais esto corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas II e III. E) I, II e III.

Prof. Maria Tereza

Pgina 8

Portugus

DETRAN/RS

artigos

06. No texto, o autor coloca: Um dos autores mais conhecidos dessa rea o mdico hindu Deepak Chopra. Pelas informaes contidas nessa frase, pode-se afirmar que A) Chopra o mais conhecido mdico hindu. B) H poucos mdicos que trabalham na mesma rea que Chopra. C) Nenhum outro mdico desenvolve atividades na mesma rea que Chopra. D) H outros autores atuando na mesma rea que Chopra. E) Todos os autores, assim como Chopra, so mdicos.

expresses restritivas
A Gerao Z At pouco tempo atrs, livros e filmes ainda falavam da Gerao X, aquela que substituiu os yuppies dos anos 80. Esta turma preferia o bermudo e a camisa de flanela gravata colorida e ao relgio Rolex, cones de seus antecessores. Isso foi no incio dos anos 90. Recentemente, o mercado publicitrio saudou a maioridade da Gerao Y, formada pelos jovens nascidos do meio para o fim da dcada de 70, que assistiram revoluo tecnolgica. Ao contrrio de seus antecessores slackers algo como "largades", em ingls , os adolescentes da metade dos anos 90 eram consumistas. Mas no de roupas, e sim de traquitanas eletrnicas. Agora, comea-se a falar na Gerao Z, que engloba os nascidos em meados da dcada de 80. A grande nuance dessa gerao zapear. Da o Z. Em comum, essa juventude muda de um canal para outro na televiso. Vai da internet para o telefone, do telefone para o vdeo e retorna novamente internet. Tambm troca de uma viso de mundo para outra, na vida.

Prof. Maria Tereza

Pgina 9

Portugus

DETRAN/RS

Garotas e garotos da Gerao Z, em sua maioria, nunca conceberam o planeta sem computador, chats, telefone celular. Por isso, so menos deslumbrados que os da Gerao Y com chips e joysticks. Sua maneira de pensar foi influenciada desde o bero pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia engendrou. Diferentemente de seus pais, sentem-se vontade quando ligam ao mesmo tempo a televiso, o rdio, o telefone, msica e internet. Outra caracterstica essencial dessa gerao o conceito de mundo que possui, desapegado das fronteiras geogrficas. Para eles, a globalizao no foi um valor adquirido no meio da vida a um custo elevado. Aprenderam a conviver com ela j na infncia. Como informao no lhes falta, esto um passo frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos. Enquanto os demais buscam adquirir informao, o desafio que se apresenta Gerao Z de outra natureza. Ela precisa aprender a selecionar e separar o joio do trigo. E esse desafio no se resolve com um micro veloz. A arma chama-se maturidade. nisso, dizem os especialistas, que os jovens precisam trabalhar. Como sempre.

07. Assinale a alternativa cuja afirmao no pode ser inferida a partir do texto. A) Os adolescentes da gerao Y diferem de seus antecessores por serem consumidores de equipamentos eletrnicos. B) A juventude Z , de certa forma, instvel em suas concepes de mundo. C) Os jovens da gerao X vestiam-se de uma forma mais casual e despojada que seus antecessores, os Yuppies. D) A gerao Z no tem nenhuma dificuldade em lidar com o volume de informaes que lhes apresentado, ao contrrio, sabem analisar o que realmente relevante. E) A gerao Z j nasceu num mundo globalizado e desapegado de fronteiras, portanto, no precisou empreender esforos para aprender a ver o mundo dessa forma.

Prof. Maria Tereza

Pgina 10

Portugus

DETRAN/RS

As Questes Propostas Compreenso do texto: resposta correta = parfrase textual.


e

Inferncia: entrelinhas.

INFERNCIA = ideias implcitas, sugeridas, que podem ser depreendidas a partir da leitura do texto. Enunciados = Infere-se, Depreende-se, etc. Deduz-se,

EXEMPLIFICANDO

Prof. Maria Tereza

Pgina 11

Portugus

DETRAN/RS

Efeitos de Chernobyl ainda preocupam Na madrugada de 26 de abril de 1986, um reator da usina nuclear de Chernobyl, Ucrnia, antiga Unio Sovitica, explodiu durante um teste, espalhando material radiativo pelo ar, em uma rea de 150 mil quilmetros quadrados. Um dia depois da exploso, 350 mil pessoas foram evacuadas. A radiao seria 400 vezes maior do que a bomba atmica lanada sobre Hiroshima, no Japo. Quarenta e sete pessoas morreram na hora e milhares longo dos anos seguintes. Cinco mil toneladas de material extintor, como areia e chumbo, foram jogados sobre o reator, que ainda queimava dias depois da exploso. Foram usados 1,8 mil helicpteros para o trabalho, e 3,5 mil homens se envolveram na operao. At hoje pases como a Rssia e Ucrnia investem em descontaminao. O temor que os efeitos continuem causando prejuzos ao ambiente e sade humana. Entre 1986 e 1994, quase triplicou o nmero de adultos com cncer na regio prxima usina. Em reas contaminadas na Ucrnia, em Belarus e na Rssia, alta a incidncia de cncer na tireoide e de mama, alm de anomalias genticas em recm-nascidos. Um relatrio da ONU de 2005 estimou que cerca de 4 mil pessoas morrero de doenas relacionadas com a radiao. Chernobyl foi desativada em 2000. (Zero Hora Domingo, 13/03/2011, p.05)

08. De acordo com o texto, pode-se fazer a seguinte

inferncia acerca dos acidentes nucleares: A) a contaminao das pessoas comea a ocorrer no dia seguinte ao de uma exploso. B) provocam anomalias entre os moradores mais idosos das proximidades de usinas. C) prximo a uma centena de pessoas morreram em decorrncia da exploso de Chernobyl. D) trazem consequncias sade das pessoas e ao meio ambiente. E) espalham material radiativo especialmente pelas guas.

Prof. Maria Tereza

Pgina 12

Portugus

DETRAN/RS

Extratextualidade = a questo formulada por meio do texto encontrase fora do universo textual, exigindo do aluno conhecimento mais amplo de mundo.

EXEMPLIFICANDO

Vivisseco: cincia ou barbrie? A palavra complicada usada no ttulo deste artigo justifica uma explicao inicial. Em sentido restrito, vivisseco a prtica (cuja origem atribuda ao mdico romano de origem grega Cludio Galenao, no sculo I d.C) de se dissecar animais vivos para estudar sua anatomia e fisiologia. Em sentido amplo, o termo define todos os experimentos realizados em animais vivos.[...] Tudo em nome da Cincia e, de forma velada, do dinheiro. Porque, no se iluda, este o pano de fundo do debate. Ainda que fosse justificvel a necessidade de se torturar e mutilar animais em nome da Cincia, o que discutvel, no o faz-lo em nome do dinheiro. Por isso, a vivisseco , sem dvida, a maior das questes da Biotica. No por acaso. No h referncias oficiais sobre o nmero de animais mortos neste gnero de barbrie moderna, mas os PhDs alemes Milly Schar-Manzoli e Max Heller, no livro Holocausto, estimam que a mquina de dinheiro que move esta fbrica de horrores chega a consumir extraordinrios quatrocentos milhes de animais em todo o mundo, anualmente.

Prof. Maria Tereza

Pgina 13

Portugus

DETRAN/RS

09. Qual a finalidade da referncia ao Holocausto? A) Situar a obra que menciona o grande nmero de animais mortos anualmente por interesses econmicos. B) Comparar a vivisseco com o massacre dos judeus pelos alemes durante a Segunda Guerra Mundial. C) Refletir sobre a prtica de sacrifcio dos antigos hebreus em que se queimavam as vtimas. D) Trazer informaes sobre um perodo importante da Histria da Humanidade. E) Divulgar a publicao dos PhDs alemes Milly ScharManzoli e Max Heller.

Sinnimos X Antnimos
Sinnimos: palavras que possuem significados iguais ou semelhantes. A bruxa prendeu os irmos. A feiticeira prendeu os irmos. Porm os sinnimos podem ser perfeitos: significado absolutamente igual, o que no muito frequente. Ex.: morte = falecimento / idoso = ancio imperfeitos: o significado das palavras apenas semelhante. Ex.: belo~formoso/ adorar~amar / fobia~receio

Prof. Maria Tereza

Pgina 14

Portugus

DETRAN/RS

Antnimos: palavras que possuem significados opostos, contrrios. Pode originar-se do acrscimo de um prefixo de sentido oposto ou negativo.
Exemplos: mal X bem ausncia X presena fraco X forte claro X escuro subir X descer cheio X vazio possvel X impossvel simptico X antiptico

EXEMPLIFICANDO
O uso deste site permite que tenhamos um canal de comunicao de nossos funcionrios, clientes, fornecedores e de um monte de malucos oferecendo produtos e solues mirabolantes considera o diretor de uma empresa de TI em Porto Alegre.
10. Considerando o significado da palavra mirabolantes, qual das alternativas a seguir no apresenta um vocbulo que poderia substitu-la, sem alterar o significado expresso no texto? A) Espalhafatoso. B) Surpreendente. C) Espantoso. D) Assombroso. E) Estrondeante.

Prof. Maria Tereza

Pgina 15

Portugus

DETRAN/RS

TIPOLOGIA TEXTUAL
Narrao: modalidade na qual se contam um ou mais fatos fictcio ou no que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. H uma relao de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante o passado. Descrio: a modalidade na qual se apontam as caractersticas que compem determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Usam-se adjetivos para tal. Argumentao: modalidade na qual se expem ideias e opinies gerais, seguidas da apresentao de argumentos que as defendam e comprovem. Exposio: apresenta informaes sobre assuntos, expe ideias, explica e avalia e reflete No faz defesa de uma ideia, pois tal procedimento caracterstico do texto dissertativo. O texto expositivo apenas revela ideias sobre um determinado assunto. Por meio da mescla entre texto expositivo e narrativo, obtm-se o que conhecemos por relato. Injuno: indica como realizar uma ao. Tambm utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos so, na sua maioria, empregados no modo imperativo.

GNEROS TEXTUAIS
EDITORIAL: texto opinativo/argumentativo, no assinado, no qual o autor (ou autores) no expressa a sua opinio, mas revela o ponto de vista da instituio. Geralmente, aborda assuntos bastante atuais. Busca traduzir a opinio pblica acerca de determinado tema, dirigindo-se (explcita ou implicitamente) s autoridades, a fim de cobrar-lhes solues.
ARTIGOS: So textos autorais assinados , cuja opinio da inteira responsabilidade de quem o escreveu. Seu objetivo o de persuadir o leitor.

NOTCIAS: so autorais, apesar de nem sempre serem assinadas. Seu objetivo to somente o de informar, no o de convencer. CRNICA: fotografia do cotidiano, realizada por olhos particulares. Geralmente, o cronista apropria-se de um fato atual do cotidiano, para, posteriormente, tecer crticas ao status quo, baseadas quase exclusivamente em seu ponto de vista. A linguagem desse tipo de texto predominantemente coloquial.

Prof. Maria Tereza

Pgina 16

Portugus

DETRAN/RS

ARTIGO
Desde que nascemos, somos guiados e influenciados pelas pessoas nossa volta. Algumas pessoas, como nossos pais, se esforam muito para nos passar o que aprenderam em suas vidas, na esperana de que isso torne a nossa mais fcil. Depois de algum tempo, comeamos a criar nossas prprias associaes, valores e regras. E, com um pouco de sorte, conseguimos encontrar nossa verdadeira essncia. // No lado pessoal isso significa aprender coisas simples. Desde descobrir se somos pessoas mais produtivas pela manh ou pela noite, at entender se nos sentimos mais vontade na cidade, no campo ou na praia. Profissionalmente, significa saber se preferimos ser um diretor financeiro, diretor de cinema, surfista ou empreendedor. Eu diria que, de todos estes encontros, os mais difceis ocorrem quando temos que reconhecer e superar (ou aceitar) partes de ns de que no gostamos. // Porm, tudo na vida tem dois lados. O Yin e Yang, eltron e nutron, dia e noite e assim por diante. E, voc, como reflexo de tudo ao seu redor, tambm tem dois lados, que fazem parte de um todo. Enquanto no conseguirmos entender e aceitar isso, iremos sofrer toda vez que nos deparamos com esta parte. // Aceite sua essncia e ver que a vida flui. E nada vale mais a pena do que permitir que a vida flua. Porque a gente s leva desta vida a vida que a gente leva. (Pierre Schrmann. Disponvel em http://www.istoe.com.br/colunas-eblogs/colunista, 14-10-2011 texto adaptado)

11. Em relao s ideias contidas no texto, avalie as seguintes assertivas. I. Segundo o autor, a construo dos valores pelos quais guiamos nossas vidas fundamenta-se unicamente naquilo que nossos pais nos ensinaram. II. Conforme o autor, a essncia de nossas vidas est em aceitarmos os nossos dois lados o bom e o ruim , sabendo conviver com ambos. III. De acordo com o autor, as descobertas profissionais que fizemos esto relacionadas s difceis decises que temos que tomar. Quais esto corretas? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas III. D) Apenas I e II. E) Apenas II e III.

GABARITO: 01. D / 02. C / 03. C / 04. C / 05. B / 06. D / 07. D / 08. D / 09. B / 10. E / 11. B

Prof. Maria Tereza

Pgina 17

Portugus COMPREENSO DE TEXTOS AULA 2

DETRAN/RS

POLISSEMIA
Polissemia significa (poli = muitos; semia = significado) muitos sentidos, contudo, assim que se insere no contexto, a palavra perde seu carter polissmico e assume significado especfico, isto , significado contextual. Os vrios significados de uma palavra, em geral, tm um trao em comum. A cada um deles d-se o nome de acepo. A cabea une-se ao tronco pelo pescoo. Ele o cabea da rebelio. Sabrina tem boa cabea.

EXEMPLIFICANDO

Prof. Maria Tereza

Pgina 18

Portugus

DETRAN/RS

01. Para criticar a possvel aprovao de um novo imposto pelos deputados, o cartunista adotou como estratgias a) polissemia das palavras e onomatopeia. b) traos caricaturais e eufemismo. c) paradoxo e repetio de palavras. d) metonmia e crculo vicioso. e) preterio e prosopopeia.

Denotao X Conotao
Denotao a significao objetiva da palavra - valor referencial; a palavra em "estado de dicionrio
Conotao a significao subjetiva da palavra; ocorre quando a palavra evoca outras realidades devido s associaes que ela provoca.
DENOTAO CONOTAO

palavra com significao restrita


palavra com sentido comum do dicionrio

palavra com significao ampla


palavra cujos sentidos extrapolam o sentido comum

palavra usada de modo automatizado


linguagem comum

palavra usada de modo criativo linguagem rica e expressiva

Prof. Maria Tereza

Pgina 19

Portugus

DETRAN/RS

Jobs e Bieber: sobre dolos e seguidores Porm, mesmo que todas as minhas atuais ferramentas de contato com o mundo tenham sido idealizadas por Jobs, no consigo derramar lgrimas reais pelo desaparecimento do CEO. [...] Lamento muito sua morte precoce. Sou grata, no meu cotidiano, ao gnio inventivo de Jobs. [...] Era um vencedor, uma guia inspiradora. Da a transformlo em Deus... Jobs nunca seria meu guru. Como todos ns, Jobs tinha limitaes. Uma de suas limitaes mais comum do que se imagina no mundo moderno das grandes empresas. Assim como o fundador da Apple, h chefes que vo ndia, tornam-se zen-budistas e, de volta vida real e ao contato com seres de carne e osso, humilham os que nunca sero brilhantes. Porque se sentem, eles mesmos, iluminados. [...] No sonhava com Paul nem John. Por vezes, imagino a sensao de catarse numa multido em transe. Mas fico cansada logo. [...] Dois mgicos hipnotizadores de multides, vendendo fantasias no palco em escala global. preciso reconhecer o talento e o carisma de ambos. Mas, da idolatria, eu estou fora. (Ruth de Aquino Revista poca, 07/10/2011 disponvel em http://www.revistaepoca.com.br - adaptao)

EXEMPLIFICANDO

02. Assinale a alternativa na qual NO h o emprego de uma expresso em sentido conotativo. A) pelo desaparecimento do CEO. B) uma guia inspiradora. C) se sentem, eles mesmos, iluminados. D) imagino a sensao de catarse. E) Dois mgicos hipnotizadores.

Prof. Maria Tereza

Pgina 20

Portugus

DETRAN/RS

FIGURAS DE LINGUAGEM
So recursos que tornam mais expressivas as mensagens.

Principais Figuras
Pleonasmo: consiste numa redundncia cuja finalidade reforar a mensagem. E rir meu riso e derramar meu pranto. O pleonasmo vicioso ao contrrio do literrio indesejvel. Ex.: hemorragia de sangue.

Metfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relao de similaridade entre o sentido prprio e o sentido figurado. A metfora implica, pois, uma comparao em que o conectivo comparativo fica subentendido. Amar um deserto e seus temores

Metonmia: consiste na explorao da relao lgica entre os termos; emprega-se um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade.
A mo que toca o violo / Se for preciso faz a guerra Sinestesia: consiste em mesclar, numa mesma expresso, as sensaes percebidas por diferentes rgos do sentido. Milagrosa aquela mancha verde [sensao visual] e mida, macia [sensaes tteis], quase irreal.

Prof. Maria Tereza

Pgina 21

Portugus

DETRAN/RS

Anttese: consiste na aproximao de termos contrrios, de palavras que se opem pelo sentido. Nasce o Sol, e no dura mais que um dia / Depois da Luz se segue noite escura / Em tristes sombras morre a formosura / Em contnuas tristezas , a alegria.
Paradoxo: afirmao aparentemente contraditria a outra ou ao senso comum. um contentamento descontente, / dor que desatina sem doer. Ironia: apresenta um termo em sentido oposto ao usual;efeito crtico ou humorstico. A excelente dona Incia era mestra na arte de judiar crianas.

Onomatopeia: modo de formao de palavras que consiste na imitao fontica do som emitido pelo referente: tiquetaque.

Prof. Maria Tereza

Pgina 22

Portugus

DETRAN/RS

Eufemismo: consiste na tentativa de suavizar expresso grosseira ou desagradvel.

Quando a indesejada da gente chegar(em lugar de morte).


Hiprbole: consiste em exagerar uma ideia com finalidade enftica. Pela lente do amor / Vejo tudo crescer / Vejo a vida mil vezes melhor. (Gilberto Gil)

Prosopopeia ou personificao: consiste em atribuir a seres inanimados qualidades ou caractersticas que so prprias de seres animados. As casas espiam os homens / Que correm atrs das mulheres.

EXEMPLIFICANDO
03. Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado (Martinho da Vila) a figura de linguagem a) b) c) d) e) metonmia. comparao. metfora. hiprbole. pleonasmo.

04. Constitui exemplo de uso de linguagem figurada o elemento sublinhado na frase I. Foi acusado de ser o cabea do movimento. II. Ele emprega sempre a palavra literalmente atribuindo-lhe um sentido inteiramente inadequado. III. Ignoro o porqu de voc se aborrecer comigo. IV. Seus pensamentos so fantasmagorias que no o deixam em paz. Atende ao enunciado APENAS o que est em a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) III e IV. e) I e III.

Prof. Maria Tereza

Pgina 23

Portugus

DETRAN/RS

Um menininho chama a professora de "vadia", em aula. Professores levam xinges de pais e alunos, alm de agresses fsicas, cuspidas, facadas, empurres. Cresce o nmero de mestres que desistem da profisso: pudera. Em escolas e universidades, estudantes falam alto, usam o celular, entram e saem da sala enquanto algum trabalha para o bem desses que o tratam como um funcionrio subalterno. Onde aprenderam isso, se no, em primeira instncia, em casa? 05. A expresso vadia aparece no texto entre aspas, porque A) marca uma ironia. B) indica uma expresso estranha lngua culta. C) assinala uma figura de linguagem. D) atribui a responsabilidade do que foi dito a outro.

06. No trecho "O pavo um arco-ris de plumas" h a) metfora . b) comparao. c) metonmia. d) hiprbole. e) prosopopeia.

Prof. Maria Tereza

Pgina 24

Portugus

DETRAN/RS

07. H uma evidente onomatopeia em a) "Os dois bois tafulham as munhecas, com cloques sonoros. b) "E Soronho ri, com estrpito e satisfao. c) "... um trememb atapeado de alvas florinhas de bemcasados e de longos botes fusiformes de lrios. d) "Vam'bora, lerdeza! Tu bobo mole; tu boi?!... e) De is, Buscap, e depois Namorado, acabaram.

08. Reconhece-se como em si mesma paradoxal a seguinte expresso: a) retumbante timidez. b) Todo mundo tmido. c) maciez estudada. d) tem horror a ser notado. e) faz questo de chamar ateno. 09. (...) a inovao gradual, em lugar de sbita, e coletiva, em vez de individual. Na construo dessa frase, o autor tirou proveito a) da homonmia que ocorre entre gradual e individual. b) da paronmia estabelecida por coletiva e individual. c) de dois pares de palavras de sentidos contrastantes. d) de dois pares de palavras de sentidos equivalentes. e) da paronmia que ocorre entre gradual e sbita.

Prof. Maria Tereza

Pgina 25

Portugus

DETRAN/RS

10. Assinale a frase em que o autor se utiliza de ironia. A. [...] foi o Hemingway quem disse que olhava cada coisa sua volta como se a visse pela ltima vez. B. O que nos cerca, o que nos familiar, j no desperta curiosidade. C. Mas h sempre o que ver. Gente, coisas, bichos. D. Olhar de despedida, de quem no cr que a vida continua [...]" E. Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer.

a)

b) c)

d) e)

11. O segmento inteiramente denotativo O autor nos brinda agora com The Shallows: What the internet is doing with our brains, (...) que dosa linguagem fluida com a melhor tradio dos livros de disseminao cientifica. Carr mergulha em dezenas de estudos cientficos sobre o funcionamento do crebro humano. esse ganho se d custa de alimentar nossa memria de longa durao e estabelecer raciocnios mais sofisticados. Conclui que a internet est provocando danos em partes do crebro ... Saltamos textos e imagens, traando um caminho errtico pelas pginas eletrnicas.

Prof. Maria Tereza

Pgina 26

Portugus

DETRAN/RS

Na Copa de 2010, muitos brasileiros experimentaram uma estranha sensao: a de que uma grande dor pode, subitamente, dar lugar a um grande prazer. A complicao dessa anttese est no fato de que ela foi gerada por uma perverso: o sentimento da vingana. Desclassificados, tornamo-nos objetos das piadas argentinas; desclassificados em seguida, os argentinos tornaram-se piadas nossas. Nada que compensasse, por certo, a perda de uma Copa (que vemos como nossa propriedade privada), mas mais uma vez uma grande dor e um grande prazer alternaram-se, na balana das paixes. 12. A complicao dessa anttese est no fato de que ela foi gerada por uma perverso: o sentimento da vingana. Na frase, a) a criao de uma anttese considerada uma perverso moral. b) a complicao est no sentimento da vingana. c) o que acabou gerando uma perverso foi um ato vingativo. d) a complicao da anttese est no fato de ela gerar uma vingana. e) a palavra anttese refere-se relao entre dor e prazer.

Carto de Natal Pois que reinaugurando essa criana pensam os homens reinaugurar a sua vida e comear novo caderno, fresco como o po do dia; pois que nestes dias a aventura parece em ponto de voo, e parece que vo enfim poder explodir suas sementes: que desta vez no perca esse caderno sua atrao nbil para o dente; que o entusiasmo conserve vivas suas molas, e possa enfim o ferro comer a ferrugem o sim comer o no. Joo Cabral de Melo Neto

Prof. Maria Tereza

Pgina 27

Portugus

DETRAN/RS

13. correto perceber no poema uma equivalncia entre a) ferrugem e aventura. b) dente e entusiasmo. c) caderno e vida. d) sementes e po do dia. e) ferro e atrao nbil.

Lavadeiras de Moor As lavadeiras de Moor, cada uma tem sua pedra no rio; cada pedra herana de famlia, passando de me a filha, de filha a neta, como vo passando as guas no tempo. As pedras tm um polimento que revela a ao de muitos dias e muitas lavadeiras. Servem de espelho a suas donas. E suas formas diferentes tambm correspondem de certo modo figura fsica de quem as usa. Umas so arredondadas e cheias, aquelas magras e angulosas, e todas tm ar prprio, que no se presta a confuso. A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se unifica ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma cano, percebese que a pedra a acompanha em surdina. Outras vezes, parece que o canto murmurante vem da pedra, e a lavadeira lhe d volume e desenvolvimento. Na pobreza natural das lavadeiras, as pedras so uma fortuna, joias que elas no precisam levar para casa. Ningum as rouba, nem elas, de to fiis, se deixariam seduzir por estranhos. (Carlos Drummond de Andrade. Contos plausveis, in Prosa Seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p.128)

Prof. Maria Tereza

Pgina 28

Portugus

DETRAN/RS

14. Considere as observaes seguintes sobre a associao de palavras no texto e o sentido decorrente dessa associao. I. No segmento passando de me a filha, de filha a neta, como vo passando as guas no tempo h uma comparao, que associa a transmisso de costumes ao fluxo das guas do rio. II. As referncias s pedras, especialmente no 2 pargrafo, atribuem a elas qualidades humanas. III. Na frase Servem de espelho a suas donas, possvel entender o sentido literal como referncia ao reflexo da gua sobre as pedras, e o sentido contextual como identidade e cumplicidade entre a mulher e a pedra. Est correto o que se afirma em: a) II, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

15. Nos trechos "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra l faltava nas estantes do major" e "...o essencial achar-se as palavras que o violo pede e deseja, encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: a) prosopopeia e hiprbole.

b) hiprbole e metonmia.
c) sinestesia e hiprbole. d) metonmia e eufemismo.

e) metonmia e prosopopeia.

Prof. Maria Tereza

Pgina 29

Portugus

DETRAN/RS

VCIOS DE LINGUAGEM
So palavras ou construes que deturpam, desvirtuam, ou dificultam a manifestao do pensamento , seja pelo desconhecimento das normas cultas, seja pelo descuido do emissor.

So eles

BARBARISMO - desvio na grafia, na pronncia ou na flexo de uma palavra. Divide-se em 1. Cacografia - m grafia ou m flexo de uma palavra: flexa - em vez de flecha / deteu - em vez de deteve. 2. Cacopia - erro de pronncia: marvado - em vez de malvado. 3. Silabada - erro de pronncia quanto acentuao tnica das palavras: pdico - em vez de pudico / rbrica - em vez de rubrica. 4. Estrangeirismo - emprego desnecessrio de palavras estrangeiras, quando elas j foram aportuguesadas: stress em vez de estresse.

Prof. Maria Tereza

Pgina 30

Portugus

DETRAN/RS

16. Complete as lacunas das frases abaixo com uma das formas indicadas entre parnteses. a. Hoje realmente foi um dia ________. (azago/aziago) b. Ele um homem _______________. (avaro/varo) c. Ele chegou de ______________. (supeto/sopeto) d. Logo percebi seu sorriso de ________. (escrneo/escrnio) e. Ele revelou-se um homem muito ______________. (pretencioso/pretensioso) f. A sua ______________ era participar do julgamento. (inteno/intenso) g. Quando soube que ia _____________ na noite seguinte, ficou muito nervoso. (estrear/estreiar) h. Ele foi ________________ pelos concorrentes que no se conformavam com a perda daquela empreitada. (distratado/destratado) i. O lutador ______________ um golpe potente. (disferiu/desferiu) j. Os afrescos ___________ foram doados pelo _________. (beros/iberos) (filantropo/filntropo)

SOLECISMO - qualquer erro de sintaxe. Pode ser 1. de concordncia: Haviam muitos erros - em vez de Havia ... 2. de regncia: Assistimos o filme - em vez de Assistimos ao filme. 3. de colocao: Escreverei-te logo - em vez de Escrever-te-ei... 17. Em todas as frases abaixo, h solecismos; corrija-os. a. Via-se, no quintal, algumas crianas. b. Fazem dois meses que os funcionrios esto em greve. c. Quando chegamos no shopping, comeou a chuva. d. Vou convidar-lhe para sair amanh. e. Pode faltar, no mximo, dez minutos para o intervalo. f. Devia ser dezessete horas quando chegamos. g. Existe, nesta cidade, poucos lugares seguros. h. Devem haver poucos momentos de lazer.

Prof. Maria Tereza

Pgina 31

Portugus

DETRAN/RS

AMBIGUIDADE OU ANFIBOLOGIA - duplo sentido que ocorre em funo da m construo da frase: Carlos disse ao colega que seu irmo morreu. (irmo de quem?) CACOFONIA - som estranho, ridculo, que surge da unio de slabas diferentes, pela proximidade de duas palavras: Ela tinha dezoito anos. (latinha) ECO - repetio de uma vogal formando rima: O irmo do alemo prendeu a mo no fogo. NEOLOGISMO (palavra nova) - o emprego de palavras que no passaram ainda para o corpo do idioma: Devido ao apoiamento ao projeto, deram incio s obras. GERUNDISMO - locuo verbal na qual o verbo principal apresentase no gerndio. Seu uso no portugus brasileiro recente, considerado por muitos como vcio de linguagem, uma vez que seu uso demasiadamente impreciso: A senhora pode estar respondendo algumas perguntas? / Ns vamos estar repassando o problema para a equipe tcnica. / A senhora vai estar pagando uma taxa de reparo....

18. Preencha as lacunas com os nmeros relativos aos vcios de linguagem encontrados nas frase. 1 ambiguidade. 2 pleonasmo. 3 cacofonia. 4 eco. ( ) Somente o padre Clemente rezava piedosamente. ( ) Dividi a figura em duas metades iguais. ( ) H alguns anos atrs no havia televiso. ( ) Pedro encontrou seu amigo que perdeu seu relgio. ( ) Visitei a casa de minha amiga que d os fundos dela para o mar. ( ) Vamos adiar para depois a discusso deste contrato. ( ) Paguei vinte reais por cada. ( ) O Flamengo venceu o Fluminense jogando em casa. ( ) O pai viu o incndio do prdio. ( ) Vi uma foto sua no aeroporto. ( ) Vi com meus prprios olhos a terrvel cena do acidente areo.

Prof. Maria Tereza

Pgina 32

Portugus

DETRAN/RS

19. Assinale a opo em que a manchete de jornal no apresenta duplo sentido. a) Envergonhado, Papa Bento 16 condena abusos de crianas nos EUA b) Golfo do Mxico: barreira nos EUA no contm leo que vazou c) Amiga de Eliza diz que o goleiro Bruno a ameaou d) Com efeito quase nulo sobre ar de SP, Rodzio completa 15 anos e) Bolsa paulista tem pior dia em 6 semanas com pessimismo externo

GABARITO: 01. A / 02. D / 03. E / 04. B / 05. D / 06. A / 07. A / 08. A / 09. C / 10. E / 11. D / 12. E / 13. C / 14. E / 15. E 16. a) aziago / b) avaro / c) supeto / d) escrnio / e) pretensioso / f) inteno g) estrear / h) destratado / i) desferiu / j) iberos filantropo 17. a) viam / b) faz / c) ao / d) -lo / e) podem / f) deviam / g) existem / h) deve
18. Preencha as lacunas com os nmeros relativos aos vcios de linguagem encontrados nas frase. 1 ambiguidade. 2 pleonasmo. 3 cacofonia. 4 eco. (4) Somente o padre Clemente rezava piedosamente. (2) Dividi a figura em duas metades iguais. (2) H alguns anos atrs no havia televiso. (1) Pedro encontrou seu amigo que perdeu seu relgio. (1 ) Visitei a casa de minha amiga que d os fundos dela para o mar. (2) Vamos adiar para depois a discusso deste contrato. (3) Paguei vinte reais por cada. (1) O Flamengo venceu o Fluminense jogando em casa. (1) O pai viu o incndio do prdio. (1) Vi uma foto sua no aeroporto. ( 2) Vi com meus prprios olhos a terrvel cena do acidente areo.

18.

19. D

Prof. Maria Tereza

Pgina 33

Portugus

DETRAN/RS

O que inteleco de textos? Segundo dicionrio, inteleco significa ato de entender, de perceber; ao pela qual o esprito concebe. Portanto, inteleccionar significa entender, compreender. PROCEDIMENTOS Considerando-se a complexidade da leitura e o nmero significativo de elementos que interferem em sua realizao, no se pode estabelecer uma lista fechada de itens que funcionem como um programa eficaz de leitura e de compreenso. No entanto, possvel listar alguns procedimentos que podem auxiliar o aluno a se comportar criticamente diante do texto: 1. observao da fonte bibliogrfica, do autor e do ttulo; 2. identificao do tipo de texto (artigo, editorial, notcia, crnica, textos literrios, cientficos, etc.); 3. identificao do tpico frasal: inteno textual percebida, geralmente, no 1 e 2 perodos do texto; 4. identificao de termos cujo aparecimento frequente denuncia determinado enfoque do assunto. EXEMPLIFICANDO COMO NO PENSEI NISSO ANTES?

01. No meio do caminho tinha uma pedra/ tinha uma pedra no meio do caminho. O 02.poeta Carlos Drummond de Andrade criou um dos textos mais famosos da literatura 03.brasileira ao buscar inspirao num obstculo. De forma parecida, muita gente, 04.famosa ou annima, no decorrer da histria, tem convertido suas dificuldades em 05.criaes. 06. No difcil perceber que, na origem de todos os objetos criados pelo homem, 07.havia um problema. Foi de tanto machucar os ps ao caminhar descalo que algum 08.remoto ancestral inventou o calado, por exemplo. Cansado de beber gua usando as 09.prprias mos, algum concebeu o copo. E por a vai. 10. Diante de uma pedra no caminho, pode-se lament-la ou tentar remov-la. A 11.primeira opo a mais fcil, mas no leva a nada. A segunda nos permite no s dar 12.um fim ao empecilho, mas tambm deixar uma contribuio para a humanidade. Foi 13.esse rumo que o motorista de caminho aposentado Jos Roberto Rodrigues, de 55 14.anos, escolheu. 15. H 15 anos, em um acampamento, Jos viu um botijo de gs ir pelos ares. 16.Impressionado com o acidente, ps na cabea que poderia fazer algo para evit-lo. 17.Anos depois, teve a ideia: se acondicionasse o botijo dentro de uma estrutura 18.fechada e a conectasse com a rea externa da casa, o problema estaria resolvido. 19.Afinal, a exploso s acontece se h acmulo de gs dentro da cozinha. Estava 20.concebida a cpsula antiexploso. 21. Para construir a engenhoca, ele pegou um balde grande de plstico, desses 22.usados como lixeira, e fez dois furos: um para a mangueira do botijo e outro para
Prof. Maria Tereza Pgina 34

Para ser um inventor, basta enxergar os problemas como matria-prima para a criatividade e apostar nas prprias ideias.

Portugus

DETRAN/RS

23.permitir a conexo com o exterior da casa. Se o gs vazar, sai para o ambiente externo. 24. Fiz tudo sozinho, orgulha-se Jos. 25. Tempos depois, inspirado pelas filhas, que volta e meia deixavam a comida 26.queimar, aperfeioou o invento. Adicionou-lhe um dispositivo capaz de controlar o 27.tempo pelo qual o fogo permanece aceso. Para isso, comprou um timer, aparelho 28.encontrado em lojas de material eltrico, e o acoplou vlvula do botijo. Funciona 29.como um relgio de corda: em quinze minutos, quando completa a volta, o 30.equipamento trava a sada de gs. Se o cozimento for demorado, s reprogramar o 31.dispositivo.(...) 32. A histria de Jos mostra que no preciso ps-doutorado para transformar 33.problemas do dia a dia em soluo. O necessrio ter autoconfiana, persistncia, 34.motivao e capacidade de pensar por si prprio, como enumera a psicloga Eunice 35.Alencar, da Universidade Catlica de Braslia. Todos temos essas caractersticas. O 36.que precisamos saber cultiv-las para despertar nossa capacidade de criao, diz 37.Eunice.(...) 38. A satisfao de ver a prpria inveno ser usada por vrias pessoas algo que 39.Beatriz Zorovich, de 78 anos, conhece h muitas dcadas. Um belo dia, quando estava 40.na cozinha, ela percebeu que, se a bacia que usava para lavar o arroz tivesse furinhos, 41.ficaria fcil escorrer os gros. Com a ajuda do marido, o engenheiro Slon Zorovich, 42.construiu um prottipo em uma espcie de papel alumnio grosso.(...) Deu certo: 43.lanado na Feira de Utilidades Domsticas de 1962, o escorredor de arroz ganhou as 44.cozinhas de todo o Pas. Beatriz no sabe calcular exatamente quanto ganhou com o 45.produto. Mas lembra que os lucros equivaliam ao seu salrio de dentista. A patente 46.expirou em 1978.(...) COSTA, Rachel. Sorria 13. abr./mai. 2010. 01. O texto Como no pensei nisso antes? tem como tema as(os) (A) invenes movidas pelo desespero do cotidiano. (B) origens dos objetos de inventores famosos. (C) problemas da vida de pessoas ilustres. (D) inventores que saram do anonimato. (E) obstculos do dia a dia transformados em invenes. Observao da fonte bibliogrfica: trata-se de uma revista vendida nas farmcias da rede Droga Raia. As reportagens, com histrias reais de pessoas comuns, abordam temas como sustentabilidade, cidadania, relacionamentos afetivos e outros prazeres simples da vida. Identificao do tipo de texto: trata-se de um artigo texto opinativo/argumentativo, assinado, no qual o autor expressa a sua opinio. Geralmente, aborda assuntos atuais. Seu objetivo o de persuadir, convencer o leitor, via de regra por meio de argumento de prova concreta. identificao do tpico frasal: percebido, geralmente, no 1 e no 2 pargrafos, por meio das palavras-chave: obstculo dificuldades criaes. identificao de termos cujo aparecimento frequente denuncia determinado enfoque do assunto: expresses sublinhadas.
Pgina 35

Prof. Maria Tereza

Portugus EXERCITANDO

DETRAN/RS

O fenmeno urbano: passado, presente e futuro As cidades surgiram como parte integrante das sociedades agrcolas. Cerca de dois mil anos antes da era crist, as cidades egpcias de Mnfis e Tebas j se constituam em ncleos urbanos que abrigavam milhares de habitantes. Outras surgiram nos vales fluviais da Mesopotmia, da ndia e da China. Elas se caracterizavam por concentrar atividades no agrcolas, sendo locais de culto e de administrao. No entanto, comportavam-se apenas como complemento do mundo rural, pois no tinham funes ligadas produo. Isso foi vlido tambm para as cidades gregas e romanas e mesmo para as cidades da Idade Mdia. Com o tempo e o surgimento do comrcio de longa distncia, os ncleos urbanos passaram a ter a funo de entrepostos comerciais. A Revoluo Industrial representou uma transformao radical das cidades. Com a indstria, o ncleo produtivo das sociedades concentrou-se geograficamente e transferiu-se para o meio urbano. nova funo de produo de mercadorias juntaramse as funes urbanas anteriores, de administrao e comrcio. Essas novas cidades difundiram-se inicialmente pela Europa e pela Amrica do Norte, e depois por todos os continentes. Elas passaram a abrigar uma parte crescente da fora de trabalho, originria principalmente das reas rurais. No sculo XX, as cidades transformaram-se ainda mais, como consequncia do crescimento das atividades industriais e da expanso do setor de servios. Mais do que nunca, no raiar do sculo XXI, a cidade se tornou um polo irradiador de comrcio, servios e informaes. Com essas funes, ela se consolidou como centro de organizao do espao geogrfico. O mundo atual vive um acelerado processo de urbanizao. Atualmente, mais da metade dos quase 7 bilhes de habitantes do planeta j reside em centros urbanos. Por volta de 1950, apenas 30% das pessoas do mundo moravam nas cidades. No incio do sculo XIX, as cidades no abrigavam sequer 2% da populao mundial. Segundo a ONU, em 2025 pouco mais de 60% do contingente demogrfico total do mundo morar em cidades. [...] OLIC, Nelson B. O fenmeno urbano: passado, presente e futuro. Disponvel em: <http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=393&ed=4>.Acesso: 6 maio 2012. Adaptado. 02. Com base nas informaes contidas no texto, conclui-se que (A) a transformao das cidades, no sculo passado, gerou graves problemas, entre os quais, o aumento da criminalidade. (B) a Revoluo Industrial foi um dos fatores de crescimento dos centros urbanos e da migrao de pessoas do campo para a cidade. (C) as novas cidades industrializadas se organizaram exclusivamente a partir da produo de bens para o consumo. (D) as cidades da antiguidade se desenvolveram a partir de suas vocaes econmicas, fato que j ocorria cerca de dois mil anos antes de Cristo. (E) o processo de concentrao de habitantes em centros urbanos tende a se estabilizar em 60% por volta de 2025.

Prof. Maria Tereza

Pgina 36

Portugus

DETRAN/RS

5. Observao do autor: ter conhecimento prvio de quem escreveu o texto que nos apresentado constitui-se numa estratgia de compreenso, visto que facilita a identificao da inteno textual. 6. Identificao do tipo de texto: os cronistas retratam a realidade subjetivamente. A crnica a fotografia do cotidiano, realizada por olhos particulares. Geralmente, o cronista apropria-se de um fato atual do cotidiano, para, posteriormente, tecer crticas ao status quo, baseadas quase exclusivamente em seu ponto de vista. A linguagem desse tipo de texto predominantemente coloquial. 7. Observao do ttulo: o ttulo pode constituir o menor resumo possvel de um texto. Por meio dele, certas vezes, identificamos a ideia central do texto, sendo possvel, pois, descartar afirmaes feitas em determinadas alternativas. EXEMPLIFICANDO A vida sem celular O inevitvel aconteceu: perdi meu celular. Estava no bolso da cala. Voltei do Rio de Janeiro, peguei um txi no aeroporto. Deve ter cado no banco e no percebi. Tentei ligar para o meu prprio nmero. Deu caixa postal. Provavelmente eu o desliguei no embarque e esqueci de ativ-lo novamente. Meu quarto parece uma trincheira de guerra de tanto procur-lo. Agora me rendo: sou um homem sem celular. O primeiro sentimento de pnico. Como vou falar com meus amigos? Como vo me encontrar? Estou desconectado do mundo. Nunca botei minha agenda em um programa de computador, para simplesmente recarreg-la em um novo aparelho. Ser rduo garimpar os nmeros da famlia, amigos, contatos profissionais. E se algum me ligar com um assunto importante? A insegurana total. Reflito. Podem me achar pelo telefone fixo. Meus amigos me encontraro, pois so meus amigos. Eu os buscarei, bvio. Ento por que tanto terror? H alguns anos - nem tantos assim ningum tinha celular. A implantao demorou por aqui, em relao a outros pases. E a vida seguia. Se algum precisasse falar comigo, deixava recado. Depois eu chamava de volta. Se estivesse aguardando um trabalho, por exemplo, eu ficava esperto. Ligava perguntando se havia novidades. Muitas coisas demoravam para acontecer. Mas as pessoas contavam com essa demora. No era realmente ruim. Saa tranquilo, sem o risco de que me encontrassem a qualquer momento, por qualquer bobagem. A maior parte das pessoas v urgncia onde absolutamente no h. Ligam afobadas para fazer uma pergunta qualquer. Se no chamo de volta, at se ofendem. Eu estava no cinema, depois fui jantar, bater papo. ... Mas podia ter ligado! Como dizer que podia, mas no queria? Vejo motoristas de txi tentando se desvencilhar de um telefonema. Agora no posso falar, estou dirigindo. S mais uma coisinha...
Prof. Maria Tereza Pgina 37

Portugus

DETRAN/RS

Fico apavorado no banco enquanto ele faz curvas e curvas, uma nica mo no volante. Muita gente no consegue desligar mesmo quando se explica ser impossvel falar. D um nervoso! A maioria dos chefes sente-se no direito de ligar para o subordinado a qualquer hora. Noites, fins de semana, tudo submergiu numa contnua atividade profissional. No relacionamento pessoal ocorre o mesmo. Onde voc est? Estou ouvindo uma farra a atrs. Vendo televiso! um comercial de cerveja! Um amigo se recusa a ter celular. Fico mais livre. s vezes um colega de trabalho reclama: Precisava falar com voc, mas no te achei. No era para achar mesmo. H quem desfrute o melhor. Conheo uma representante de vendas que trabalha na praia durante o vero. Enquanto torra ao sol, compra, vende, negocia. Mas, s vezes, quando est para fechar o negcio mais importante do ms, o aparelho fica fora de rea. Ela quase enlouquece! Pois . O celular costuma ficar fora de rea nos momentos mais terrveis. Parece de propsito! Como em um recente acidente automobilstico que me aconteceu. Eu estava bem, mas precisava falar com a seguradora. O carro em uma rua movimentada. E o celular mudo! Quase pirei! E quando descarrega no melhor de um papo, ou, pior, no meio da briga, dando a impresso de que desliguei na cara? Na minha infncia, no tinha nem telefone em casa. Agora no suporto a ideia de passar um dia desconectado. incrvel como o mundo moderno cria necessidades. Viver conectado virou vcio. Talvez o dia a dia fosse mais calmo sem celular. Mas vou correndo comprar um novo! CARRASCO, Walcyr. A vida sem celular. Veja So Paulo, So Paulo, n.2107, 08 abr. 2009. Disponvel em: <http://vejasp.abril.com.br/revista/ edicao-2107/avida-sem-celular> Acesso: 26 dez. 2011. Adaptado. 03. O texto apresenta vrios aspectos negativos em relao ao uso do celular. O fragmento que exemplifica um desses aspectos (A) Deve ter cado no banco e no percebi. (B) Podem me achar pelo telefone fixo. (C) A implantao demorou por aqui em relao a outros pases. (D) Se no chamo de volta at se ofendem. (E) Na minha infncia, no tinha nem telefone em casa. 04. Os exemplos de uso dos celulares, tanto pelos chefes quanto no relacionamento pessoal, indicam que, para o autor, tais aparelhos favorecem relaes de (A) controle (B) desconfiana (C) explorao (D) hipocrisia (E) proximidade

Prof. Maria Tereza

Pgina 38

Portugus

DETRAN/RS

05. De acordo com o texto, um exemplo de pessoa/setor da sociedade que consegue claramente tirar proveito do celular o(a) (A) motorista de txi (B) prprio narrador (C) trabalhador subordinado (D) representante de vendas (E) famlia tradicional 06. Ao longo do texto, o cronista reflete sobre aspectos diversos relativos insero do celular no cotidiano. Pela leitura global do texto, sintetiza-se o conjunto da reflexo do cronista da seguinte maneira: (A) Apesar dos aspectos negativos, hoje o celular uma necessidade. (B) Sem a existncia do celular, as pessoas eram tolerantes. (C) Para as pessoas de hoje, o celular traz novas oportunidades. (D) Com o advento dessa tecnologia, a comunicao ficou acelerada. (E) Em certas situaes cotidianas, essa tecnologia dispensvel. 07. E quando descarrega no melhor de um papo, ou, pior, no meio da briga, dando a impresso de que desliguei na cara? O vocbulo que poderia substituir o termo destacado e expressar o mesmo sentido bsico (A) disfaradamente (B) abruptamente (C) secretamente (D) paulatinamente (E) demoradamente EXERCITANDO De quem so os meninos de rua? Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu brao, falou qualquer coisa que no entendi. Fui logo dizendo que no tinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. No estava. Queria saber a hora. Talvez no fosse um Menino De Famlia, mas tambm no era um Menino De Rua. assim que a gente divide. Menino De Famlia aquele bem-vestido com tnis da moda e camiseta de marca, que usa relgio e a me d outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com fora porque pensa que ele pivete, trombadinha, ladro. Ouvindo essas expresses tem-se a impresso de que as coisas se passam muito naturalmente, uns nascendo De Famlia, outros nascendo De Rua. Como se a rua, e no uma famlia, no um pai e uma me, ou mesmo apenas uma me os tivesse gerado, sendo eles filhos diretos dos paraleleppedos e das caladas, diferentes, portanto, das outras crianas, e excludos das preocupaes que temos com elas. por isso, talvez, que, se vemos uma criana bem--vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado, logo nos acercamos protetores, perguntando se est perdida, ou precisando de alguma coisa. Mas, se vemos uma criana maltrapilha
Prof. Maria Tereza Pgina 39

Portugus

DETRAN/RS

chorando num sinal com uma caixa de chicletes na mo, engrenamos a primeira no carro e nos afastamos pensando vagamente no seu abandono. Na verdade, no existem meninos DE rua. Existem meninos NA rua. E toda vez que um menino est NA rua porque algum o botou l. Os meninos no vo sozinhos aos lugares. Assim como so postos no mundo, durante muitos anos tambm so postos onde quer que estejam. Resta ver quem os pe na rua. E por qu. [...] Quem leva nossas crianas ao abandono? Quando dizemos crianas abandonadas, subentendemos que foram abandonadas pela famlia, pelos pais. E, embora penalizados, circunscrevemos o problema ao mbito familiar, de uma famlia gigantesca e generalizada, qual no pertencemos e com a qual no queremos nos meter. Apaziguamos assim nossa conscincia, enquanto tratamos, isso sim, de cuidar amorosamente de nossos prprios filhos, aqueles que nos pertencem. Mas, embora uma criana possa ser abandonada pelos pais, ou duas ou dez crianas possam ser abandonadas pela famlia, 7 milhes de crianas s podem ser abandonadas pela coletividade. At recentemente, tnhamos o direito de atribuir esse abandono ao governo, e responsabiliz-lo. Mas, em tempos de Nova Repblica*, quando queremos que os cidados sejam o governo, j no podemos apenas passar adiante a responsabilidade. COLASANTI, Marina. A casa das palavras. So Paulo: tica, 2002. Adaptado. * Nova Repblica: termo usado poca em que a crnica foi escrita (1986) para designar o Brasil no perodo aps o fim do regime militar. 08. Com base na leitura do texto, conclui-se que o principal objetivo da autora (A) resolver o problema das crianas abandonadas. (B) comparar meninos de rua com meninos de famlia. (C) narrar a histria do menino que a interpelou na rua. (D) convencer o leitor de que no existem meninos na rua. (E) discutir a responsabilidade pela existncia de crianas nas ruas. 09. O fragmento abaixo apresenta um ponto de vista que justificado por um argumento apresentado no texto. Talvez no fosse um Menino De Famlia, mas tambm no era um Menino De Rua. A passagem do texto que justifica esse ponto de vista (A) certa de que ele estava pedindo dinheiro. (B) Menino De Rua aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com fora porque pensa que ele pivete, trombadinha, ladro. (C) Na verdade, no existem meninos DE rua. Existem meninos NA rua. (D) Os meninos no vo sozinhos aos lugares. (E) 7 milhes de crianas s podem ser abandonadas pela coletividade.

Prof. Maria Tereza

Pgina 40

Portugus

DETRAN/RS

A cultura da fila uma cena comum em aeroporto; j antes da chamada para o embarque, s vezes muito antes, passageiros comeam a formar uma fila. O que no deixa de ser estranho; afinal, os lugares j esto previamente marcados, no h necessidade de pressa. Nem mesmo a disputa pelo lugar no compartimento de bagagens serve como explicao, pois muitos dos que esto na fila no tm qualquer bagagem de mo. Uma razo para esse comportamento poderia ser a natural ansiedade desencadeada pela viagem em si. Mas, ao menos no caso do Brasil, h um outro, e curioso motivo. que gostamos de fazer fila. Algo surpreendente, num pas sempre caracterizado pelo pouco apreo ordem e disciplina; a regra parece ser chegar primeiro a qualquer custo, combinando esperteza e o poder dos cotovelos. Contudo, a fila no s uma maneira de organizar uma determinada demanda, seja por ingressos, seja pelo acesso a um determinado lugar. A fila um estilo de vida, e isso fica muito visvel nos fins de semana, nas casas de diverso. Passem pela Goethe num sbado noite e vocs constataro isso. A fila representa uma forma de convvio. Normalmente as pessoas deveriam estar todas voltadas numa mesma direo, o cara de trs olhando a nuca do cara da frente. Mas no assim. Na fila formam-se, por assim dizer, ndulos de convivncia; pessoas, especialmente os jovens, que, sem se afastar de seus lugares, ou afastando-se muito pouco, conseguem conversar, e conversar animadamente. E certamente no fazem isso para matar o tempo, enquanto aguardam a hora de entrar; no, a conversa na fila um objetivo em si, e podemos apostar que para alguns, pelo menos, um objetivo mais interessante que entrar no lugar diante do qual est formada a fila. [...] Para psiclogos, socilogos e at cientistas polticos, as filas representariam um interessante campo de estudo, quem sabe at uma especialidade, gerando teses de mestrado e de doutorado. Enquanto isso no acontece, as filas continuam se formando. Quando chegar o Juzo Final e vocs virem uma fila s portas do Cu, no duvidem: ali estaro os brasileiros. SCLIAR, Moacyr. A cultura da fila. Zero Hora, Rio Grande do Sul, 12 dez. 2011. 10. O fragmento que confirma a ideia expressa no ttulo do texto (A) a natural ansiedade desencadeada pela viagem em si. (B) num pas sempre caracterizado pelo pouco apreo ordem e disciplina (C) combinando esperteza e o poder dos cotovelos. (D) A fila um estilo de vida, e isso fica muito visvel nos fins de semana (E) Normalmente as pessoas deveriam estar todas voltadas numa mesma direo 11. O trecho: que gostamos de fazer fila. Algo surpreendente, num pas sempre caracterizado pelo pouco apreo ordem e disciplina revela, em relao ao povo brasileiro, uma (A) contradio (B) esperteza (C) virtude (D) versatilidade (E) sutileza

Prof. Maria Tereza

Pgina 41

Portugus

DETRAN/RS

ESTRATGIAS Outro procedimento que pode auxiliar bastante o aluno a se comportar criticamente diante do texto (permitindo-lhe trabalhar as alternativas por eliminao) a identificao das estratgias lingusticas utilizadas pelo autor do texto (textos longos, enunciados, alternativas,...). So elas 1. se encontrar palavras desconhecidas, no interromper a leitura; provvel que parfrases esclaream o significado; 2. optar pela alternativa mais completa, quando duas parecerem corretas; 3. no permitir que ideias pessoais prevaleam sobre as do autor (preconceitos); 4. atentar para artigos (sobretudo definidos); 5. atentar para adjuntos adverbiais; 6. observar expresses de certeza ou nfase: certamente, inegavelmente, etc.; 7. destacar expresses de relevncia: sobretudo, primordialmente, etc.; 8. observar expresses restritivas, de cunho categrico: s, somente, todos, tudo, nada, sempre, nunca, etc; 9. observar ideias implcitas, sugeridas, que podem ser depreendidas a partir da leitura do texto, visto que ele autoriza certas dedues; so as que respondem s perguntas do tipo Infere-se, Deduz-se, Depreendese, etc. EXEMPLIFICANDO RETRATOS DE UMA POCA Mostra exibe cartes-postais de um tempo que no volta mais Em tempos de redes sociais e da presena cada vez maior da internet no cotidiano, pouca gente se recorda de que nem sempre tudo foi assim to rpido, instantneo e impessoal. Se os adultos esquecem logo, crianas e adolescentes nem sabem como os avs de seus avs se comunicavam. H 15 dias, uma educadora no Recife, Niedja Santos, indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicao que eles conheciam. Nenhum citou cartespostais. Pois eles j foram to importantes que eram usados para troca de mensagens de amor, de amizade, de votos de felicidades e de versos enamorados que hoje podem parecer cafonas, mas que, entre os sculos XIX e XX, sugeriam apenas o sentimento movido a sonho e romantismo. Para se ter uma ideia de sua importncia, basta lembrar um pouco da histria: nasceram na ustria, na segunda metade do sculo XIX, como um novo meio de correspondncia. E a inveno de um professor de Economia chamado Emannuel Hermann fez tanto sucesso que, em apenas um ano, foram vendidos mais de dez milhes de unidades s no Imprio Austro-Hngaro. Depois, espalharam-se pelo mundo e eram aguardados com ansiedade. A moda dos cartes-postais, trazida da Europa, sobretudo da Frana, no incio do sculo passado para o Recife de antigamente, tornou-se uma mania que invadiu toda a cidade lembra o colecionador Liedo Maranho, que passou meio sculo colecionando-os
Prof. Maria Tereza Pgina 42

Portugus

DETRAN/RS

e reuniu mais de 600, 253 dos quais esto na exposio Postaes: A correspondncia afetiva na Coleo Liedo Maranho, no Centro Cultural dos Correios, na capital pernambucana. O pesquisador, residente em Pernambuco, comeou a se interessar pelo assunto vendo, ainda jovem, os postais que eram trocados na sua prpria famlia. Depois, passou a compr-los no Mercado So Jos, reduto da cultura popular do Recife, onde eram encontrados em caixas de sapato ou pendurados em cordes para chamar a ateno dos visitantes. Boa parte da coleo vem da. [...] Acho que seu impacto justamente o de trazer para o mundo contemporneo o glamour e o romantismo de um meio de comunicao to usual no passado afirma o curador Gustavo Maia. O que mais chama a ateno o sentimento romntico como conceito, que pode ser percebido na delicadeza perdida de uma forma de comunicao que hoje est em desuso refora Bartira Ferraz, outra curadora da mostra. [...] LINS, Letcia. Retratos de uma poca. Revista O Globo, Rio de Janeiro, n. 353, p. 26-28, 1 maio 2011. Adaptado. 12. A ideia contida nos dois primeiros pargrafos a de que (A) a necessidade de comunicao interpessoal desenvolveu-se s com a internet. (B) os cartes-postais eram, sua poca, considerados cafonas. (C) a atividade interpessoal realizada hoje pela internet era realizada, antes, similarmente por meio dos cartes-postais. (D) a importncia dos cartes-postais se deveu ao fato de terem sido criados na Europa e, ento, trazidos para o Brasil. (E) os cartes-postais eram o principal meio de correspondncia entre os professores na ustria. 13.Pela leitura do texto, infere-se que a poca do surgimento dos cartes-postais se caracterizava por (A) lentido e fugacidade (B) vagareza e permanncia (C) indiferena e celeridade (D) rapidez e solidariedade (E) pessoalidade e velocidade 14.As afirmaes abaixo relacionam-se ao professor Emannuel Hermann. I Deixou de ser professor de Economia, aps vender mais de dez milhes de postais. II Inventou os cartes-postais. III Nasceu na segunda metade do sculo XIX. Est contido no texto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) II e III, apenas.

Prof. Maria Tereza

Pgina 43

Portugus

DETRAN/RS

15.Em um carto-postal, l-se o seguinte: Teu celestial sorriso / Me alegra, encanta e fascina, / Prometendo um paraso, / Onde sers luz divina: A relao entre o trecho destacado e a explicao ao seu lado est correta em (A) Teu celestial sorriso - o sorriso de quem remete o carto. (B) [...] encanta e fascina - o destinatrio encantado, fascinado pelo sorriso. (C) Prometendo um paraso - o remetente infere no sorriso uma promessa. (D) Onde sers luz [...] - a palavra onde remete ao sorriso. (E) [...] sers luz divina - a luz proveniente do cu e inerente ao paraso. EXERCITANDO Eu tinha dois anos de idade quando meus pais compraram um pequeno stio: cinco alqueires de terra coberta de mato a oito quilmetros da nossa cidade, Santo Anastcio, no oeste paulista. Sob a orientao do meu av paterno, que tinha sido fazendeiro, profissionais reformaram a cerca de aroeira, ergueram um curral, um galpo para as ferramentas e uma casa de tbuas, furaram um poo e formaram trs pastos um de pangola para os cavalos, o Cassino e a Rebeca, e dois de braquiria para uma dzia de cabeas de gado tucura. Com a ajuda da minha me e das minhas avs, meu pai cultivou um pomar em que metade das rvores eram ps de limo-taiti, sua fruta predileta e uma horta. Atrs da casa, fez uma roa de milho e plantou melancias. Mais tarde, mandou construir uma casa de tijolos sem forro, mas com lareira e um fogo a lenha. Duas mangueiras enormes, que, segundo meu av, deviam ter mais de 60 anos, sombreavam o ptio dos fundos. No muito longe, a cachoeira. Passando o rio, o ermito. Em dias de chuva forte, a Ponte Alta ameaava desabar. amos para l nos finais de semana e nas frias. s quartas ou quintas, meu av levava sal para o gado, e eu ia com ele. Meu sonho era me tornar adulto, casar, ter filhos e morar ali at morrer. Minha me, que assim como meu pai era dentista, me aconselhava a parar de pensar besteira e continuar estudando, mas eu ouvia as histrias de peo que meu av contava e achava inferior a vida na cidade. Na adolescncia, decidi que era poeta, e todas as coisas do mundo, ao mesmo tempo em que ganhavam cores mais intensas e reveladoras, foram rebaixadas a um segundo plano. No ano em que vim morar em So Paulo, meus pais estavam precisando de dinheiro e venderam o stio. Minha me perguntou se aquilo me incomodava. Eu disse que no o que mais eu poderia dizer? Meu av morreu dois anos depois, e, ruminando sua morte, escrevi meus primeiros poemas com alguma marca prpria. De l para c, publiquei nove livros, (...) Em geral, durmo antes das dez e levanto s seis. Gosto dessa rotina, me ajuda a escrever melhor; e, se assim, no tenho o direito de me queixar. Mas, a verdade que, s vezes, me canso de tudo. Da cidade, das pessoas e de mim. Nesses momentos, me lembro do stio reconstruo na cabea cada um dos seus detalhes, me comovo e, no fim, prometo a mim mesmo no esquecer o que vivi e o que sonhei naquele lugar. Venho cumprindo essa promessa. CORSALETTI, Fbio. Globo Rural. So Paulo: Ed. Globo. n. 296. jun. 2010, p. 122. Adaptado.
Prof. Maria Tereza Pgina 44

Portugus

DETRAN/RS

16. De acordo com o texto, a importncia que o stio tinha para o menino revela-se no trecho (A) Eu tinha dois anos de idade quando meus pais compraram um pequeno stio: cinco alqueires de terra coberta de mato a oito quilmetros da nossa cidade, Santo Anastcio, no oeste paulista. (B) Sob a orientao do meu av paterno, que tinha sido fazendeiro, profissionais reformaram a cerca de aroeira, ergueram um curral, um galpo para as ferramentas e uma casa de tbuas, (C) Com a ajuda da minha me e das minhas avs, meu pai cultivou um pomar em que metade das rvores eram ps de limo-taiti, sua fruta predileta e uma horta. (D) Duas mangueiras enormes, que, segundo meu av, deviam ter mais de 60 anos, sombreavam o ptio dos fundos. (E) amos para l nos finais de semana e nas frias. s quartas ou quintas, meu av levava sal para o gado, e eu ia com ele. Meu sonho era me tornar adulto, casar, ter filhos e morar ali at morrer. 17.Pangola e braquiria so (A) rvores frondosas (B) plantas com folhas grossas (C) tipos de capim (D) espcies de orqudeas (E) flores do campo 18.De acordo com o texto, a pergunta do autor no trecho Eu disse que no o que mais eu poderia dizer? significa que ele (A) tinha dvidas sobre o que responder. (B) entendera que, diante da venda j realizada, o melhor a fazer era nada dizer. (C) esperava que a me lhe respondesse. (D) gostaria de, primeiro, ter ouvido a opinio do av. (E) apresenta sentimentos de indiferena. 19. Em Meu av morreu dois anos depois, e, ruminando sua morte, escrevi meus primeiros poemas com alguma marca prpria., a expresso em negrito pode ser substituda adequadamente por (A) sofrendo e elaborando a sua morte. (B) procurando evitar o sofrimento da sua morte. (C) sonhando com a sua morte. (D) ignorando a sua morte. (E) esquecendo a sua morte. 20. Venho cumprindo essa promessa. A promessa a que se refere o texto (A) no esquecer as experincias no stio. (B) viver na cidade. (C) tornar-se adulto, casar e ter filhos. (D) ter como profisso escritor. (E) seguir o conselho materno de estudar.
Prof. Maria Tereza Pgina 45

Portugus

DETRAN/RS

21. No texto, o autor se utiliza, em alguns momentos, do processo de descrio para o que deseja apresentar. Um exemplo de descrio no texto (A) Eu tinha dois anos de idade quando meus pais compraram um pequeno stio: (B) Mais tarde, mandou construir uma casa de tijolos sem forro, mas com lareira e um fogo a lenha. (C) Duas mangueiras enormes, que, segundo meu av, deviam ter mais de 60 anos, sombreavam o ptio dos fundos. (D) amos para l nos finais de semana e nas frias. (E) Na adolescncia, decidi que era poeta, e todas as coisas do mundo, ao mesmo tempo em que ganhavam cores mais intensas e reveladoras, foram rebaixadas a um segundo plano.

OUTRAS TIPOLOGIAS POSSVEIS Alm do artigo e da crnica, as provas tambm apresentam outros (a maioria extrada da mdia impressa ou eletrnica). 1. EDITORIAL: texto opinativo/argumentativo, no assinado, no qual o autor (ou autores) no expressa a sua opinio, mas revela o ponto de vista da instituio. Geralmente, aborda assuntos bastante atuais. Busca traduzir a opinio pblica acerca de determinado tema, dirigindo-se (explcita ou implicitamente) s autoridades, a fim de cobrar-lhes solues. EXEMPLIFICANDO Inferno e paraso 1. Por certo, existe o Carnaval. Mas a ideia de que o Brasil uma espcie de paraso onde pouco se trabalha corresponde, em boa medida, a um preconceito, quando se tomam em comparao os padres vigentes nas sociedades europeias, por exemplo. 5. J se a mtrica for a realidade de pases asiticos, no h razo para tomar como especialmente infelizes as declaraes do empresrio taiwans Terry Gou, presidente da Foxconn, a respeito da operosidade dos brasileiros. O Brasil pas em que a empresa de componentes eletrnicos planeja investir uma soma bilionria para fabricar telefones e tablets , tem grande potencial, disse Terry Gou numa entrevista 10.TV taiwanesa. Mas os brasileiros no trabalham tanto, pois esto num paraso, acrescentou o investidor. A frase, relatada pelo correspondente da Folha em Pequim, Fabiano Maisonnave, insere-se entre outras ressalvas feitas pelo empresrio quanto possibilidade de o Brasil tornar-se fornecedor internacional de componentes 15.eletrnicos. Quaisquer que sejam os seus julgamentos sobre o Brasil, as declaraes do empresrio embutem um paradoxo tpico da era globalizada. Refletem o clssico modelo da tica do trabalho antes associada aos pases anglo-saxnicos, agora proeminente nas economias do Oriente. Ocorre que, na sociedade de consumo 20.contempornea, a esse modelo veio sobrepor-se outro o da tica empresarial.
Prof. Maria Tereza Pgina 46

Portugus

DETRAN/RS

Nem sempre os modelos coincidem. Haja vista as frequentes denncias a respeito de superexplorao de mo de obra nas economias asiticas, que j se voltaram, por exemplo, contra empresas de artigos esportivos e agora ganham projeo no mundo da informtica. A tal ponto que a Apple, preocupada com o 25.impacto moral negativo em sua imagem, instituiu um sistema de inspees de fornecedores para precaver-se de acusaes dessa ordem. A prpria Foxconn, de Terry Gou, foi objeto de severas reportagens e denncias a respeito. de perguntar em que medida a globalizao dos mercados e dos prprios hbitos culturais permitir, no futuro, a coexistncia entre regimes infernais e 30.paradisacos nas relaes de trabalho. Sob crescente presso pblica, possvel que noes como a de Terry Gou venham, aos poucos, parecer bem menos modernas do que os produtos que fabrica. (Folha de S.Paulo. Editoriais. A2 opinio. Domingo, 26 de fevereiro de 2012. p. 2) 22. O editorialista (A) confronta a Foxconn com a Apple, com o objetivo de defender a segunda como modelo que garante, em escala global, todos os direitos do trabalhador em empresa de eletrnicos. (B) admite desconhecer os verdadeiros motivos de o taiwans Terry Gou ter declarado que o Brasil um pas paradisaco. (C) apresenta as razes que o fazem defender a competncia do Brasil em tornar-se fornecedor internacional de componentes eletrnicos. (D) interpreta a fala de Terry Gou como expresso do especfico momento histrico em que o intercmbio econmico e cultural entre pases uma realidade. (E) analisa as implicaes econmicas da falta de coerncia dos empresrios internacionais ao avaliarem a capacidade produtiva de um pas que deseja ingressar no mercado globalizado. 23. No primeiro pargrafo, quando o autor (A) vale-se da expresso Por certo, est tornando patente que a frase constitui uma resposta ao empresrio taiwans, que supostamente ps em dvida essa expresso cultural brasileira, o carnaval. (B) emprega a expresso uma espcie de, est antecipando o detalhamento que far do grupo a que pertence o Brasil em funo de seus hbitos culturais. (C) refere-se ao Carnaval, est apresentando um fato que poderia, em parte, ser tomado como justificativa para a ideia de que o Brasil uma espcie de paraso onde pouco se trabalha. (D) menciona um preconceito, est expressando seu entendimento de que a ideia de que o Brasil uma espcie de paraso onde pouco se trabalha um prejulgamento absolutamente inaceitvel. (E) cita os padres vigentes nas sociedades europeias, est remetendo a uma base de comparao que considera sinnimo de excelncia.

Prof. Maria Tereza

Pgina 47

Portugus

DETRAN/RS

24. O editorial abona o seguinte comentrio: (A) Se o parmetro de avaliao do Brasil por Terry Gou for a realidade de pases asiticos, o peso de seus comentrios sobre o trabalho nesse pas est por si s minimizado. (B) Considerado o ramo de componentes eletrnicos, os pases asiticos so reconhecidamente insuperveis no que se refere a sua capacidade de trabalho e excelncia dos seus produtos. (C) Apesar do grande potencial que o Brasil tem de ser um lder mundial na fabricao de eletrnicos, o atual contexto da globalizao no lhe favorvel, dado o especial desenvolvimento dos pases do Oriente. (D) So muitas, e as mais variadas, as opinies que empresrios estrangeiros tm a respeito dos brasileiros no trabalho, mas todas coincidem no que se refere pouca produtividade do Brasil quando comparado aos outros pases. (E) A relevncia da economia dos pases orientais se deve a seu apego ao modelo clssico de produo e distribuio de produtos, ainda que com adaptaes realidade contempornea. 25. Afirma-se com correo que o editorialista (A) lana dvidas sobre o futuro do mercado globalizado, dado que os especficos hbitos culturais dos pases que o integram impedem uma estrutura organizacional adequada a cada um deles. (B) lana a hiptese de que a influncia coativa da populao pode tornar ultrapassados regimes de trabalho que ele denomina infernais, como o das economias asiticas. (C) defende a harmonia entre o produto comercializado e o regime de trabalho adotado para sua manufatura, do que decorre, necessariamente, a coexistncia de distintos sistemas produtivos. (D) defende a superposio da tica do trabalho e da tica empresarial, sob a condio de que os empresrios vigiem para que sua mo de obra no especializada no afete a imagem do produto. (E) mostra que o povo, informado pelos meios de comunicao, poder monitorar a presena simultnea dos regimes ditos infernais e paradisacos, visando adequada adoo de cada um deles. 2. NOTCIAS: so autorais, apesar de, nem sempre, ser assinadas. Apresentam uma estrutura fechada, na qual so respondidas (geralmente) seis perguntas bsicas: o qu? quem? onde? quando? como? por qu? Tais respostas tm lugar, via de regra, no primeiro pargrafo informaes bsicas. Difere do editorial e do artigo, pois seu objetivo to somente o de informar, no o de convencer. EXEMPLIFICANDO SORTE: TODO MUNDO MERECE Afinal, existe sorte e azar? No fundo, a diferena entre sorte e azar est no jeito como olhamos para o acaso. Um bom exemplo o nmero 13. Nos EUA, a expedio da Apollo 13 foi uma das mais desastrosas de todos os tempos, e o nmero levou a culpa. Pelo mundo, existem
Prof. Maria Tereza Pgina 48

Portugus

DETRAN/RS

construtores que fazem prdios que nem tm o 13 andar, s para fugir do azar. Por outro lado, muita gente acha que o 13 , na verdade, o nmero da sorte. Um exemplo famoso disso foi o ento auxiliar tcnico do Brasil, Zagallo, que foi para a Copa do Mundo de (19)94 (a soma d 13) dizendo que o Mundial ia terminar com o Brasil campeo devido a uma srie de coincidncias envolvendo o nmero. No final, o Brasil foi campeo mesmo, e a Apollo 13 retornou a salvo para o planeta Terra, apesar de problemas gravssimos. At hoje no se sabe quem foi o primeiro sortudo que quis homenagear a sorte com uma palavra s para ela. Os romanos criaram o verbo sors, do qual deriva a sorte de todos ns que falamos portugus. Sors designava vrios processos do que chamamos hoje de tirar a sorte e originou, entre outras palavras, a inglesa sorcerer, feiticeiro. O azar veio de um pouco mais longe. A palavra vem do idioma rabe e deriva do nome de um jogo de dados (no qual o criador provavelmente no era muito bom). Na verdade, ele poderia at ser bom, j que azar e sorte so sinnimos da mesma palavra: acaso. Matematicamente, o acaso a sorte e o azar a aleatoriedade. E, pelas leis da probabilidade, no longo prazo, todos teremos as mesmas chances de nos depararmos com a sorte. Segundo essas leis, se voc quer aumentar as suas chances, s existe uma sada: aposte mais no que voc quer de verdade. Revista Conhecer. So Paulo: Duetto. n. 28, out. 2011, p. 49. Adaptado. 26. De acordo com o texto, a pergunta feita no subttulo Afinal, existe sorte e azar? respondida da seguinte maneira: (A) Depende das pessoas, umas tm mais sorte. (B) A sorte e o azar podem estar, ou no, no nmero 13. (C) Sorte e azar so frutos do acaso ou da aleatoriedade. (D) Como so ocorrncias provveis, pode-se ter mais azar. (E) A f de cada um em elementos, como os nmeros, pode dar sorte. 27. No trecho Os romanos criaram o verbo sors, do qual deriva a sorte de todos ns que falamos portugus, sorte designa (A) uma ideia (B) uma palavra (C) um conceito (D) o contrrio de azar (E) o adjetivo do verbo sortear EXERCITANDO O futuro segundo os brasileiros Em 2050, o homem j vai ter chegado a Marte, e comprar pacotes tursticos para o espao ser corriqueiro. Em casa e no trabalho, vamos interagir regularmente com mquinas e robs, que tambm devero tomar o lugar das pessoas em algumas funes de atendimento ao pblico, e, nas ruas, os carros tero um sistema de direo automatizada. Apesar disso, os implantes corporais de dispositivos eletrnicos no sero comuns, assim como o uso de membros e outros rgos cibernticos. Na opinio dos brasileiros, este o futuro que nos aguarda, revela pesquisa da empresa de consultoria
Prof. Maria Tereza Pgina 49

Portugus

DETRAN/RS

OThink, que ouviu cerca de mil pessoas em todo o pas entre setembro e outubro do ano passado. [...] De acordo com o levantamento, para quase metade das pessoas ouvidas (47%) um homem ter pisado em Marte at 2050. Ainda nesse ano, 49% acham que ser normal comprar pacotes tursticos para o espao. Em ambos os casos, os homens esto um pouco mais confiantes do que as mulheres, tendncia que se repete quando levadas em conta a escolaridade e a classe social. As respostas demonstram que a maioria da populao tem acompanhado com interesse esses temas avalia Wagner Pereira, gerente de inteligncia Estratgica da OThink. E isso tambm um sinal de que aumentou o acesso a esse tipo de informao pelos brasileiros. [...] Nossa vida est cada vez mais automatizada e isso ajuda o brasileiro a vislumbrar que as coisas vo manter esse ritmo de inovao nos prximos anos comenta Pereira. Hoje, o Brasil tem quase 80 milhes de internautas e a revoluo que a internet produziu no nosso modo de viver, como esse acesso maior informao, contribui muito para esta viso otimista do futuro. J a resistncia do brasileiro quando o tema modificar o corpo humano natural, analisa o executivo. De acordo com o levantamento, apenas 28% dos ouvidos creem que a evoluo da tecnologia vai levar ao desenvolvimento e uso de partes do corpo artificiais que funcionaro melhor do que as naturais, enquanto 40% acham que usaremos implantes eletrnicos para fins de identificao, informaes sobre histrico mdico e realizao de pagamentos, por exemplo. Esse preconceito no exclusividade dos brasileiros considera Pereira. Muitos grupos no gostam desse tipo de inovao. Romper a barreira entre o artificial e o natural, a tecnologia e o corpo, ainda um tabu para muitas pessoas. [...] BAIMA, Cesar. O futuro segundo os brasileiros. O Globo, 14 fev. 2012. 1o Caderno, Seo Cincia, p. 30. Adaptado. 28. A frase em que o uso das palavras acentua a oposio de ideias que o autor quer marcar (A) Em 2050, o homem j vai ter chegado a Marte (B) Na opinio dos brasileiros, este o futuro que nos aguarda (C) Esse preconceito no exclusividade dos brasileiros (D) Muitos grupos no gostam desse tipo de inovao (E) Romper a barreira entre o artificial e o natural, a tecnologia e o corpo 29. O trecho Em ambos os casos se refere a (A) homens mais confiantes e mulheres menos confiantes. (B) escolaridade dos entrevistados e classe social dos entrevistados. (C) quase metade das pessoas ouvidas e 47% das pessoas entrevistadas. (D) pessoas que acreditam que o homem chegar a Marte em breve e pessoas que no acreditam nisso. (E) entrevistados sobre o homem em Marte e entrevistados sobre pacotes tursticos para o espao.

Prof. Maria Tereza

Pgina 50

Portugus

DETRAN/RS

3. BREVE ENSAIO: autoral; trata-se de texto opinativo/argumentativo, assinado, no qual o autor expressa a sua opinio. Geralmente, aborda assuntos universais. EXEMPLIFICANDO 1. O tempo, como o dinheiro, um recurso escasso. Isso poderia sugerir que ele se presta, portanto, aplicao do clculo econmico visando o seu melhor proveito. O uso racional do tempo seria aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. Diante de cada opo de utilizao do tempo, a pessoa delibera e escolhe exatamente aquela que 5.lhe proporciona a melhor relao entre custos e benefcios. Ocorre que a aplicao do clculo econmico s decises sobre o uso do tempo neutra em relao aos fins, mas exigente no tocante aos meios. Ela cobra uma ateno alerta e um exerccio constante de avaliao racional do valor do tempo gasto. O problema que isso tende a minar uma certa disposio entrega e ao abandono, os 10.quais so essenciais nas atividades que envolvem de um modo mais pleno as faculdades humanas. A ateno consciente passagem das horas e a preocupao com o seu uso racional estimulam a adoo de uma atitude que nos impede de fazer o melhor uso do tempo. Valry investigou a realidade dessa questo nas condies da vida moderna: O 15.lazer aparente ainda permanece conosco e, de fato, est protegido e propagado por medidas legais e pelo progresso mecnico. O nosso cio interno, todavia, algo muito diferente do lazer cronometrado, est desaparecendo. Estamos perdendo aquela vacuidade benfica que traz a mente de volta sua verdadeira liberdade. As demandas, a tenso, a pressa da existncia moderna perturbam esse precioso repouso. 20. O paradoxo claro. Quanto mais calculamos o benefcio de uma hora gasta desta ou daquela maneira, mais nos afastamos de tudo aquilo que gostaramos que ela fosse: um momento de entrega, abandono e plenitude na correnteza da vida. Na amizade e no amor; no trabalho criativo e na busca do saber; no esporte e na fruio 25.do belo as horas mais felizes de nossas vidas so precisamente aquelas em que perdemos a noo 25.da hora. (Adaptado de Eduardo Giannetti. O valor do amanh. So Paulo, Cia. das Letras, 2005, p.206-209) 30. O posicionamento crtico adotado pelo autor em relao ao emprego do clculo econmico sobre a utilizao do tempo est em (A) O uso racional do tempo seria aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. (B) Diante de cada opo de utilizao do tempo, a pessoa delibera e escolhe exatamente aquela que lhe proporciona a melhor relao entre custos e benefcios. (C) A ateno consciente passagem das horas e a preocupao com o seu uso racional estimulam a adoo de uma atitude que nos impede de fazer o melhor uso do tempo. (D) Isso poderia sugerir que ele se presta, portanto, aplicao do clculo econmico visando o seu melhor proveito. (E) O lazer aparente ainda permanece conosco e, de fato, est protegido e propagado por medidas legais e pelo progresso mecnico.

Prof. Maria Tereza

Pgina 51

Portugus

DETRAN/RS

31. O paradoxo a que o autor se refere est corretamente resumido em (A) O tempo despendido na busca de conhecimento recompensado pelo saber. (B) Os momentos de relaxamento pleno advm do bom planejamento do uso do tempo. (C) A criatividade confere maior qualidade ao tempo despendido com o trabalho. (D) O controle do uso do tempo compromete o seu aproveitamento prazeroso. (E) As horas de maior prazer so aquelas empregadas em atividades bem planejadas. EXERCITANDO O romance policial, descendente do extinto romance gtico, conserva caractersticas significativas do gnero precursor: a popularidade imensa e os meios para obt-la. Romances policiais, reza um anncio do editor de Edgar Wallace, so lidos por homens e mulheres de todas as classes; porque no h nada que seja to interessante como a explicao de um crime misterioso. No h nada que contribua com eficincia maior para divertir os espritos preocupados. Os criminosos e detetives dos romances policiais servem-se dos instrumentos requintados da tecnologia moderna para cometer e revelar horrores: sociedades annimas do crime, laboratrios cientficos transformados em cmaras de tortura. Os leitores contemporneos acreditam firmemente na onipotncia das cincias naturais e da tecnologia para resolver todos os problemas e criar um mundo melhor; ao mesmo tempo, devoram romances nos quais os mesmssimos instrumentos fsicos e qumicos servem para cometer os crimes mais abominveis. Leitores de romances policiais no so exigentes. Apenas exigem imperiosamente um final feliz: depois da descoberta do assassino, as npcias entre a datilgrafa do escritrio dos criminosos e o diretor do banco visado por eles, ou ento a unio matrimonial entre o detetive competente e a bela pecadora arrependida. No adianta condenar os romances policiais porque lhes falta o valor literrio. Eles so expresses legtimas da alma coletiva, embora no literrias, e sim apenas livrescas de desejos coletivos de evaso. (Adaptado de Otto Maria Carpeaux. Ensaios reunidos 1942-1978. Rio de Janeiro: UniverCidade e TopBooks, v.1, 1999. P. 488-90) 32. O leitor de romances policiais, tal como caracterizado no texto, (A) pertence a determinada classe social e despreza a tcnica literria. (B) difcil de satisfazer e descrente da moral contempornea. (C) confia na soberania da cincia e condescendente com enredos inverossmeis. (D) leigo em tecnologia e demonstra alto grau de erudio. (E) usa a leitura como fonte de entretenimento e prescinde de finais felizes. EXERCITANDO Um dos mitos narrados por Ovdio nas Metamorfoses conta a histria de Aglauros. A jovem irm de Hers, cuja beleza extraordinria desperta o desejo do deus Hermes. Apaixonado, o deus pede a Aglauros que interceda junto a Hers e favorea os seus amores por ela; Aglauros concorda, mas exige em troca um punhado de moedas de ouro. Isso irritou Palas Atena, que j detestava a jovem porque esta a espionara em outra ocasio. No admitia que a mortal fosse recompensada por outro deus; decide vingar-se,
Prof. Maria Tereza Pgina 52

Portugus

DETRAN/RS

e a vingana terrvel: Palas Atena vai morada da Inveja e ordena-lhe que v infectar a jovem Aglauros. A descrio da Inveja feita por Ovdio merece ser relembrada, pois serviu de modelo a todos os que falaram desse sentimento: A Inveja habita o fundo de um vale onde jamais se v o sol. Nenhum vento o atravessa; ali reinam a tristeza e o frio, jamais se acende o fogo, h sempre trevas espessas. A palidez cobre o seu rosto e o olhar no se fixa em parte alguma. Ela ignora o sorriso, salvo aquele que excitado pela viso da dor alheia. Assiste com despeito aos sucessos dos homens, e este espetculo a corri; ao dilacerar os outros, ela se dilacera a si mesma, e este seu suplcio. (Adaptado de Renato Mezan. A inveja. Os sentidos da paixo. So Paulo: Funarte e Cia. Das Letras, 1987. P.124-25) 33. Atente para as afirmaes abaixo. I. O autor sugere que se rememore a descrio da Inveja feita por Ovdio com base no fato de que antes dele nenhum autor de tamanha magnitude havia descrito esse sentimento de maneira inteligvel. II. A importncia do mito de Aglauros deriva do fato de que, a partir dele, se explica de maneira coerente e lgica a origem de um dos males da personalidade humana. III. Ao personificar a Inveja, Ovdio a descreve como algum acometido por ressentimentos e condenado infelicidade, na medida em que no tolera a alegria de outrem. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) I. (E) III. EXERCITANDO Numa dessas anotaes que certamente contriburam para lhe dar a reputao de grande fotgrafo da existncia humana em sua poca, Stendhal observou que a Igreja Catlica aprendeu bem depressa que o seu pior inimigo eram os livros. No os reis, as guerras religiosas ou a competio com outras religies; isso tudo podia atrapalhar, claro, mas o que realmente criava problemas srios eram os livros. Neles as pessoas ficavam sabendo coisas que no sabiam, porque os padres no lhes contavam, e descobriam que podiam pensar por conta prpria, em vez de aceitar que os padres pensassem por elas. Abria-se para os indivduos, nesse mesmo movimento, a possibilidade de discordar. Para quem manda, no pode haver coisa pior como ficou comprovado no aso da Igreja, que foi perdendo sua fora material sobre pases e povos, e no caso de todas as ditaduras, de ontem, de hoje e de amanh. Stendhal estava falando, na sua Frana de 200 anos atrs, de algo que viria a evoluir, crescer e acabar recebendo o nome de "opinio pblica". Os livro ou, mais exataente, a possibilidade de reproduzir de forma ilimitada palavras e ideias foram a sua pedra fundamental. (J.R.Guzzo. Veja, 3 de agosto de 2011, p. 142) Stendhal escritor francs (1783-1842) que valorizava o perfil psicolgico das personagens.
Prof. Maria Tereza Pgina 53

Portugus

DETRAN/RS

34. Segundo o texto, (A) a livre e ampla divulgao do conhecimento resulta naquilo que se entende por "opinio pblica", reflexo o acesso infomao e do desenvolvimento do esprito crtico. (B) Stendhal foi o criador do termo "opinio pblica", para se eferir atua da Igreja Catlica na Frana quanto ao controle da divulgao do conhecimento, o que em sua poca era feito pelos padres. (C) a grande fora da Igreja Catlica, em todos os tempos e lugares, se deve educao esmerada recebida pelos padres, nica fonte do conhecimento transmitido aos fiis. (D) a competio pelo poder marcada, h alguns sculos, pela oposio entre valores polticos, relativos aos reis, e religiosos, especialmente quanto atuao da Igreja Catlica em todo o mundo. (E) escritores de todas as pocas, como Stendhal, aprofundaram-se na discusso de problemas da sociedade de seu tempo e, por consequncia, voltaram-se para a anlise do poder que a Igreja sempre manteve sobre os governantes. 5. PEA PUBLICITRIA: a propaganda um modo especfico de apresentar informao sobre produto, marca, empresa, ideia ou poltica, visando a influenciar a atitude de uma audincia em relao a uma causa, posio ou atuao. A propaganda comercial chamada, tambm, de publicidade. Ao contrrio da busca de imparcialidade na comunicao, a propaganda apresenta informaes com o objetivo principal de influenciar uma audincia. Para tal, frequentemente, apresenta os fatos seletivamente (possibilitando a mentira por omisso) para encorajar determinadas concluses, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e no racional informao apresentada. Costuma ser estruturado por meio de frases curtas e em ordem direta, utilizando elementos no verbais para reforar a mensagem. EXEMPLIFICANDO 35. Leia este texto, divulgado pela internet.

Disponvel: 54TTP://img149.imageshack.us/i/diamanteafroms8.jpg/Acesso em 30 jun 2009

Prof. Maria Tereza

Pgina 54

Portugus

DETRAN/RS

A respeito dessa pardia do rtulo de um chocolate conhecido, assinale a afirmativa correta. (A) O jogo de palavras desse texto aponta para uma censura sociedade de consumo. (B) No texto, expe-se uma crtica linguagem publicitria, marcada pelo jogo persuasivo. EU A imagem uma metfora usada para identificar um tipo especial de barra de chocolate. (D) O texto um desrespeito populao afrodescendente. (E) No texto, h uma crtica alusiva atual preocupao com o uso de termos politicamente corretos. 6. PIADA: dito ou pequena histria espirituosa e/ou engraada. EXEMPLIFICANDO

36. Na piada acima, o efeito de humor (A) deve-se, principalmente, situao constrangedora em que ficou um dos amigos quando a mulher o cumprimentou. (B) constri-se pela resposta inesperada de um dos amigos, revelando que no havia entendido o teor da pergunta do outro. (C) provocado pela associao entre uma mulher e minha esposa, sugerindo ilegtimo relacionamento amoroso. (D)firma-se no aproveitamento de distintos sentidos de uma mesma expresso lingustica, devo muito. (E) produzido prioritariamente pela pergunta do amigo, em que se nota o emprego malicioso da expresso sua protetora. 37. legtima a afirmao de que, na piada, (A) ouve-se exclusivamente a voz de personagens, exclusividade que condio desse tipo de produo humorstica. (B) 55TTsena efetiva de um narrador, expediente tpico desse tipo de texto. (C) as falas das personagens constituem recurso para a defesa de um ponto de vista, sinal da natureza dissertativa desse especfico texto. (D) os elementos caracterizadores da mulher, dados na descrio, so contrastados com a sua profisso. (E) ocorre uma inadequao, dadas as normas da narrativa: a introduo fala da primeira personagem est no prprio trecho em que se compe a cena introdutria.

Prof. Maria Tereza

Pgina 55

Portugus

DETRAN/RS

7. CHARGE: um estilo de ilustrao que tem por finalidade satirizar algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traos do carter de algum ou de algo para torn-lo burlesco. Apesar de ser confundida com cartum, considerada totalmente diferente: ao contrrio da charge, que tece uma crtica contundente, o cartum retrata situaes mais corriqueiras da sociedade. Mais do que um simples desenho, a charge uma crtica poltico-social mediante o artista expressa graficamente sua viso sobre determinadas situaes cotidianas por meio do humor e da stira. EXEMPLIFICANDO

Disponvel em:<56TTP://www.tecnologianaeducacaopdg.blogspot.com/2011/09/formacao-doprofessor-para-o-uso.html>. Acesso em: 05 mar. 2012. 38. A relao entre o conjunto da charge e a frase Brasil tem 25 milhes de telefones celulares fica clara porque a imagem e a fala do personagem sugerem o(a) (A) sentimento de vigilncia permanente (B) aperfeioamento dos aparelhos celulares EU inadequao do uso do telefone (D) popularizao do acesso telefonia mvel (E) facilidade de comunicao entre as pessoas

Prof. Maria Tereza

Pgina 56

Portugus

DETRAN/RS

39. No texto, a frase do personagem produz o humor porque d um sentido surpreendente para a palavra trnsito. O emprego da palavra trnsito surpreendente nesse contexto porque a charge (A) no mostra vias pblicas. (B) no revela outros condutores. (C) no sugere fluxo de automveis. (D) no envolve veculos particulares. (E) no apresenta proprietrios de carros. EXERCITANDO Leia os textos com ateno. As questes de nmero 40 a 42 referem-se a eles. Texto I

Xilogravura A Grande Onda de Kanagawa, de Katsushika Hokusai (1760-1849)


Texto II

Charge de Joo Montanaro, publicada na Folha de S.Paulo, 12/03/2011, um dia depois da tragdia que assolou o Japo.

Prof. Maria Tereza

Pgina 57

Portugus

DETRAN/RS

40. Sobre as relaes entre os textos I e II, no possvel afirmar que (A) para que haja produo de sentido quando da leitura do texto II, faz-se necessrio o (re)conhecimento do texto I. (B) o deslocamento da xilogravura de Hokusai, o que se d pela associao a novos elementos, produz efeito de tragicidade. EU a leitura do texto II pressupe um rico repertrio de leituras, tanto da xilogravura quanto de fatos recentes no noticirio internacional. (D) h, no texto II, reproduo do estilo do autor do texto I, o que confere charge menor intensidade emocional. 41. O movimento realizado pelo leitor no processo de (re)produo do dilogo entre a charge de Montanaro e a xilogravura de Hokusai se confirma, exceto (A) pelo acrscimo de informaes inusitadas sobre o texto I. (B) pela supresso de elementos significativos na composio do texto I. (C) pela substituio de elementos triviais por fundamentais. (D)pela transposio de conhecimentos no pertencentes xilografura. 42. Quanto produo dos textos I e II, s no possvel afirmar que (A) so diferentes manifestaes textuais, pois sua forma de estruturao e de circulao distinta. (B) sua compreenso depende da primazia dada produo individual relativamente ao carter social dos textos. (C) so prticas sociocomunicativas que atendem a intencionalidades diferentes: efeito esttico e denncia. (D)sua leitura orientada por competncias do leitor, por exemplo, a de discernir a composio dos textos. 8. QUADRINHOS: hipergnero, que agrega diferentes outros gneros, cada um com suas peculiaridades. EXEMPLIFICANDO

43. No Texto II, a me identifica no discurso do menino (A) contradio (B) crueldade (C) tristeza (D) generosidade (E) acerto

Prof. Maria Tereza

Pgina 58

Portugus 44. O fragmento do Texto II que NO apresenta linguagem informal : (A) Me, o que esse tal de efeito estufa? (B) Dizem que os poluentes que lanamos no ar iro reter o calor do sol (C) Claro que voc j vai ter batido as botas (D) Que belo planeta vocs esto deixando para mim, hein? (E) Ei, no me falaram nada sobre as calotas polares, t?

DETRAN/RS

9. CARTA DO LEITOR: um leitor expressa opinies (favorveis ou no) a respeito de assunto publicado em revistas, jornais, ou a respeito do tratamento dado ao assunto. Nesse gnero textual, o autor pode tambm esclarecer ou acrescentar informaes ao que foi publicado; apesar de ter um destinatrio especfico o diretor da revista ou o jornalista que escreveu determinado artigo , a carta do leitor pode ser publicada e lida por todos os leitores do meio de comunicao para o qual ela foi enviada; na carta do leitor, a linguagem pode ser mais pessoal (empregando pronomes e verbos em 1 pessoa) ou mais impessoal (empregando pronomes e verbos na 3 pessoa) ou ainda pode utilizar os dois tipos de linguagem; a menor ou maior impessoalidade depende da inteno do autor. EXEMPLIFICANDO Fico impressionada com os comentrios maldosos contra o cartunista Joo Montanaro. Ao ver a charge, no a li como uma stira. Meus olhos apenas a receberam como uma realidade. Quem imaginaria que a xilogravura do artista Hokusai serviria de base para reforar uma tragdia que ocorreu no Japo? Que me conste, estamos no ano 2011 e a liberdade de expresso direito de qualquer ser humano. Joo Montanaro apenas retratou o que acontece hoje no mundo em que vivemos, e ns, habitantes deste planeta, somos os responsveis pelas tragdias que ocorrem e ocorrero.

(Maria Rita Marinho, gerente da Secretaria Geral de Fundao Bienal, So Paulo, SP)

45. Marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso diante de cada afirmativa sobre o texto. ( ) O texto carregado de elementos que desnudam o grau de estupefao de seu enunciador, como se v pelo uso de impressionada. ( ) O autor se revela estrategicamente em intensa carga significativa, por exemplo por meio da repetio do vocbulo tragdias. ( ) O uso da metonmia presente em meus olhos promove a coeso com a frase anterior, onde est presente o verbo ver. ( ) A palavra apenas, no primeiro pargrafo, promove sentido diferente daquele presente no ltimo somente e unicamente, respectivamente. Assinale a sequncia CORRETA, de cima para baixo. (A) F; F; F; V. (B) F; V; F; V. (C) V; V; V; F. (D) V; F; V; F.

Prof. Maria Tereza

Pgina 59

Portugus 10. TEXTOS LITERRIOS EXEMPLIFICANDO

DETRAN/RS

Science fiction O marciano encontrou-me na rua e teve medo de minha impossibilidade humana. Como pode existir, pensou consigo, um ser que no existir pe tamanha anulao de existncia? Afastou-se o marciano, e persegui-o. Precisava dele como de um testemunho. Mas, recusando o colquio, desintegrou-se no ar constelado de problemas. E fiquei s em mim, de mim ausente. ANDRADE, Carlos Drummond de. Science fiction. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova

Aguilar, 1988, p. 330-331.

46. De acordo com a primeira estrofe do poema, o medo do marciano origina-se no fato de que (A) a aparncia do homem em conflito consigo mesmo o apavora. (B) as contradies existenciais do homem no lhe fazem sentido. (C) o homem tinha atitudes de ameaa ao marciano. (D) o homem e o marciano no teriam chance de travar qualquer tipo de interao. (E) o encontro na rua foi casual, tendo o marciano se assustado com a aparncia fsica do homem. 47. J no ttulo do texto (fico cientfica, em portugus), anuncia-se a possibilidade de utilizar termos correlatos a espao sideral. o que ocorre logo na 1a linha, como uso da palavra marciano. Outra palavra, empregada no texto, que apresenta relao com esse mesmo campo de significao, (A) impossibilidade (v. 2) (B) anulao (v. 4) (C) testemunho (v. 6) (D) colquio (v. 7) (E) constelado (v. 8) EXERCITANDO

Quando olhei a terra ardendo Qual a fogueira de So Joo Eu perguntei a Deus do cu, ai Por que tamanha judiao Que braseiro, que fornalha Nem um p de plantao Por falta dgua perdi meu gado
Prof. Maria Tereza

Asa Branca

Pgina 60

Portugus

DETRAN/RS

Morreu de sede meu alazo At mesmo a asa branca Bateu asas do serto Ento eu disse, adeus, Rosinha Guarda contigo meu corao Hoje longe, muitas lguas Numa triste solido Espero a chuva cair de novo Pra mim voltar pro meu serto Quando o verde dos teus olhos Se espalhar na plantao Eu te asseguro no chore no, viu Que eu voltarei, viu, meu corao

GONZAGA, Luiz; TEIXEIRA, Humberto. Asa Branca. Intrprete: Luiz Gonzaga. In: O canto jovem de Luiz Gonzaga [S.L.]: RCA, p.1971. Faixa 6. Adaptado.

48. No texto, a asa branca uma pomba que simboliza a partida do personagem que canta. Essa partida sentida por esse personagem como um(a) (A) sofrimento, pois ele perdeu muitas coisas e est deixando seu amor. (B) alvio, pois ele no quer encontrar mais Rosinha. (C) alegria, pois ele est esperando a chuva cair. (D) alegria, pois ele ir para longe. (E) felicidade, pois ele est deixando a terra para ficar sozinho. TIPOLOGIA EXEMPLIFICANDO

(Albert Schweitzer) Muitos amigos leitores tm solicitado minha opinio acerca de qual rumo dar s suas carreiras. Alguns apreciam seu trabalho, mas no a empresa onde esto. Outros admiram a estabilidade conquistada, mas no tm qualquer prazer no exerccio de suas funes. Uns recebem propostas para mudar de emprego, financeiramente desfavorveis, porm, desafiadoras. Outros tm diante de si um vasto leque de opes, muitas coisas para fazer, mas no conseguem abraar tudo. Todas estas pessoas tm algo em comum: a necessidade premente de fazer escolhas. Lembro-me de Clarice Lispector: Entre o sim

Um homem no grande pelo que faz, mas pelo que renuncia.

TEMPO DE ESCOLHER

e o no, s existe um caminho: escolher.

Acredito que quase todas as pessoas passam ao longo de sua trajetria pelo dilema da virada. Um momento especial em que uma deciso clara, especfica e irrevogvel tem que ser tomada simplesmente porque a vida no pode continuar como est. Algumas pessoas passam por isso aos 15 anos, outras, aos 50. Algumas talvez nunca tomem esta deciso, e outras o faam vrias vezes no decorrer de sua existncia. Fazer escolhas implica renunciar a alguns desejos para viabilizar outros. Voc troca segurana por desafio, dinheiro por satisfao, o pouco certo pelo muito duvidoso. Assim, uma companhia que oferece estabilidade com apatia pode dar lugar a outra dotada de
Prof. Maria Tereza Pgina 61

Portugus

DETRAN/RS

instabilidade com ousadia. Analogamente, a aventura de uma vida de solteiro pode ceder espao ao conforto de um casamento. PRAZER E VOCAO Os anos ensinaram-me algumas lies. A primeira delas vem de Leonardo da Vinci, que dizia que A sabedoria da vida no est em fazer aquilo que se gosta, mas em gostar daquilo que se faz. Sempre imaginei que fosse o contrrio, porm, refletindo, passei a compreender que quando estimamos aquilo que fazemos, podemos nos sentir completos, satisfeitos e plenos, ao passo que se apenas procurarmos fazer o que gostamos, estaremos sempre numa busca insacivel, porque o que gostamos hoje no ser o mesmo que prezaremos amanh. Todavia, indiscutivelmente importante aliar prazer s nossas aptides; encontrar o talento que reside dentro de cada um de ns, ao que chamamos de vocao. Oriunda do latim vocatione e traduzida literalmente por chamado, simboliza uma espcie de predestinao imanente a cada pessoa, algo revestido de certa magia e divindade.(...) Escolhas so feitas com base em nossas preferncias. E a recorro novamente etimologia das palavras para descobrir que o verbo preferir vem do latim praeferere e significa levar frente. Parece-me uma indicao clara de que nossas escolhas devem ser feitas com os olhos no futuro, no uso de nosso livre arbtrio. O mundo corporativo nos guarda muitas armadilhas. Trocar de empresa ou de atribuio, por exemplo, so convites permanentes. O problema de recus-los passar o resto da vida se perguntando O que teria acontecido se eu tivesse aceitado?. Prefiro no carregar comigo o benefcio desta dvida, por isso opto por assumir riscos evidentemente calculados e seguir adiante. Dizem que somos livres para escolher, porm, prisioneiros das consequncias [...] Dialogar e apresentar propostas so um bom caminho. De nada adianta assumir uma postura meramente defensiva e crtica. Lembre-se de que as pessoas no esto contra voc, mas a favor delas. Por fim, combata a mediocridade em todas as suas vertentes. A mediocridade de trabalhos desconectados com sua vocao, de empresas que no valorizam funcionrios, de relacionamentos falidos. Sob este aspecto, como diria Tolstoi, No se pode ser bom pela metade. Meias-palavras, meias-verdades, meias-mentiras, meio caminho para o fim. Os gregos no escreviam obiturios. Quando um homem morria, faziam uma pergunta: Ele viveu com paixo?. QUAL SERIA A RESPOSTA PARA VOC?COELHO, Tom. Disponvel em: <http://www.c62TTP.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=6415>. Acesso em: 07 mai. 2008.(adaptado) 49. Quanto ao tipo, o texto classifica-se predominantemente, como (A) expositivo. (B) injuntivo. (C) descritivo. (D) narrativo. (E) argumentativo.

Prof. Maria Tereza

Pgina 62

Portugus EXERCITANDO

DETRAN/RS

Rio Grande do Norte: a esquina do continente Os portugueses tentaram iniciar a colonizao em 1535, mas os ndios potiguares resistiram e os franceses invadiram. A ocupao portuguesa s se efetivou no final do sculo, com a fundao do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. O clima pouco favorvel ao cultivo da cana levou a atividade econmica para a pecuria. O Estado tornou-se centro de criao de gado para abastecer os Estados vizinhos e comeou a ganhar importncia a extrao do sal hoje, o Rio Grande do Norte responde por 95% de todo o sal extrado no pas. O petrleo outra fonte de recursos: o maior produtor nacional de petrleo em terra e o segundo no mar. Os 410 quilmetros de praias garantem um lugar especial para o turismo na economia estadual. O litoral oriental compe o Polo Costa das Dunas com belas raias, falsias, dunas e o maior cajueiro do mundo , do qual faz parte a capital, Natal. O Polo Costa Branca, no oeste do Estado, caracterizado pelo contraste: de um lado, a caatinga; do outro, o mar, com dunas, falsias e quilmetros de praias praticamente desertas. A regio grande produtora de sal, petrleo e frutas; abriga stios arqueolgicos e at um vulco extinto, o Pico do Cabugi, em Angicos. Mossor a segunda cidade mais importante. Alm da rica histria, conhecida por suas guas termais, pelo artesanato reunido no mercado So Joo e pelas salinas. Caic, Currais Novos e Aari compem o chamado Polo do Serid, dominado pela caatinga e com stios arqueolgicos importantes, serras majestosas e cavernas misteriosas. Em Caic h vrios audes e formaes rochosas naturais que desafiam a imaginao do homem. O turismo de aventura encontra seu espao no Polo Serrano, cujo clima ameno e geografia formada por montanhas e grutas atraem os adeptos do ecoturismo. Outro polo atraente Agreste/Trairi, com sua sucesso de serras, rochas e lajedos nos 13 municpios que compem a regio. Em Santa Cruz, a subida ao Monte Carmelo desvenda toda a beleza do serto potiguar em breve, o local vai abrigar um complexo voltado principalmente para o turismo religioso. A vaquejada e o Arrai do Lampio so as grandes atraes de Tangar, que oferece ainda um belssimo panorama no Aude do Trairi. (Nordeste. 30/10/2010, Encarte no jornal O Estado de S. Paulo). 50. O texto se estrutura notadamente (A) com o objetivo de esclarecer alguns aspectos cronolgicos do processo histrico de formao do Estado e de suas bases econmicas, desde a poca da colonizao. (B) como uma crnica baseada em aspectos histricos, em que se apresentam tpicos que salientam as formaes geogrficas do Estado. (C) de maneira dissertativa, em que se discutem as vrias divises regionais do Estado com a finalidade de comprovar qual delas se apresenta como a mais bela. (D) sob forma narrativa, de incio, e descritiva, a seguir, visando a despertar interesse turstico para as atraes que o Estado oferece. (E) de forma instrucional, como orientao a eventuais viajantes que se disponham a conhecer a regio, apresentando-lhes uma ordem preferencial de visitao.
Prof. Maria Tereza Pgina 63

Portugus

DETRAN/RS

51. O trecho H 15 dias, uma educadora no Recife, Niedja Santos, indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicao que eles conheciam. Nenhum citou cartes postais. classifica-se como do tipo textual narrativo PORQUE a narrao se caracteriza pela apresentao de um evento marcado temporalmente, com a participao dos personagens envolvidos. Analisando-se as afirmaes acima, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas. NVEIS DE LINGUAGEM EXEMPLIFICANDO -h, quer entrar, pode entrar... Mec sabia que eu moro aqui? Como que sabia? Hum, hum...Cavalo seu esse s? Ixe! Cavalo t manco, aguado. Presta mais no. (Joo Guimares Rosa. Trecho de "Meu tio o Iuaret", adaptado.Estas estrias. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1969, p.126) 52. Observando-se a variedade lingustica de que se vale o falante do trecho acima, percebe-se uso de (A) linguagem marcada por construes sintticas complexas e inapropriadas para o contexto, responsveis por truncar a comunicao e dificultar o entendimento. (B) linguagem formal, utilizada pelas pessoas que dominam o nvel culto da linguagem, sendo, portanto, adequada situao em que o falante se encontra. (C) grias e interjeies, como ixe e aguado, prioritariamente utilizadas entre os jovens, sendo, assim, incompatveis com a situao em que o falante se encontra. (D) coloquialismos e linguagem informal, como mec e t, apropriados para a situao de informalidade em que o falante se encontra. GABARITO 01. E 11.A 21.C 31.D 41.C 51.A

02.B 12.C 22.D 32.C 42.B 52.D

03.D 13.B 23.C 33.E 43.A

04.A 14.B 24.A 34.A 44.B

05.D 15.C 25.B 35.E 45.C

06.A 16.E 26.C 36.D 46.B

07.B 17.C 27.B 37.B 47.E

08.E 18.B 28.E 38.D 48.A

09.C 19.A 29.E 39.C 49.E

10.D 20.A 30.C 40.D 50.D

Prof. Maria Tereza

Pgina 64

Das könnte Ihnen auch gefallen