Sie sind auf Seite 1von 123

CURSOS PROFISSIONAIS DE NVEL SECUNDRIO Tcnico de MANUTENO INDUSTRIAL Variantes: Electromecnica Mecatrnica Mecatrnica Automvel Aeronaves

PROGRAMA
Componente de Formao Tcnica Disciplina de

Prticas Oficinais

Escola Tecnolgica Artstica e Profissional (Pombal) Escola Profissional de Tondela Escola Tecnolgica e Profissional de Sic (Avelar)

Escolas Proponentes / Autores

Escola Profissional de Trancoso I.P.L./Escola Superior de Tecnologia e Gesto (Leiria) Escola Secundria Gago Coutinho (Alverca) Escola P. da Fundao Mariana Seixas (Castro Daire) Escola Profissional de Moura (Vila Verde) AEMAR Inst. de Tecnologias Nuticas (Pao de Arcos)

Outros Autores

Eng. Joo Mineiro Eng. Amndio Oliveira Eng. Vtor Mendes Eng. Joo Mendes Eng. Amrico Mendes Eng. Hlder Santos Eng. Antnio Leito Eng. Victor Santos Eng. Alexandre Figueiredo Eng. Patrcia Fabela Eng. Mrio Figueiredo

Direco-Geral de Formao Vocacional 2006 / 2007

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

Parte I

Orgnica Geral
ndice:
1. 2. 3. 4. 5. 6.
Caracterizao da Disciplina . . Viso Geral do Programa . ...... Competncias a Desenvolver. . . Orientaes Metodolgicas / Avaliao . Elenco Modular ............. Bibliografia . . .

Pgina

2 2 4 5 6 8

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

1. Caracterizao da Disciplina
A disciplina de Prticas Oficinais faz parte da Componente de Formao Tcnica do Curso Profissional de Tcnico de Manuteno Industrial, com as variantes de Electromecnica, de Mecatrnica, de Mecatrnica Automvel e de Aeronaves, que visa as sadas profissionais, respectivamente Aeronaves. O seu elenco modular contempla mdulos comuns e mdulos especficos para cada uma das variantes acima indicadas. Esta disciplina visa fazer o enquadramento prtico das matrias leccionadas nas restantes disciplinas tcnicas do curso, permitindo o desenvolvimento de competncias essencialmente prticas na utilizao de ferramentas e equipamentos, na transformao dos materiais e nas suas aplicaes mecnicas, elctricas e electrnicas, no diagnstico e reparao de avarias, nas intervenes de manuteno e conservao, para alm de outras actividades especficas no mbito de cada uma das variantes, tendo em considerao a respectiva Sada Profissional. No mbito dos objectivos dos mdulos desta disciplina, em articulao com mdulos das outras disciplinas tcnicas, o aluno poder tambm realizar projectos, aces prticas de aprendizagem, e desenvolver aplicaes com diversos fins, aplicando os conhecimentos tericos adquiridos e desenvolvendo outros de carcter mais prtico. de Tcnico de Manuteno Industrial/Electromecnica, de Manuteno Industrial/Mecatrnica, de Tcnico de Mecatrnica Automvel e de Tcnico de Manuteno de

2. Viso Geral do Programa


O programa da disciplina est organizado de modo a que os temas contemplados no seu elenco modular, bem como a respectiva articulao com os mdulos das outras disciplinas da Componente de Formao Tcnica, permitam ao aluno seleccionar o processo mais adequado para executar o trabalho proposto, utilizando os instrumentos e procedimentos apropriados, no descurando as normas de Higiene, de Sade e de Segurana no Trabalho, e de Proteco do Ambiente, inerentes sua actividade. O programa da disciplina abrange, atravs do seu elenco modular, um conjunto de temas essencialmente terico-prticos e prticos, relativos a tcnicas imprescindveis, sendo algumas comuns (Formao Tcnica Geral) maioria das variantes e outras especficas (Formao Tcnica Especfica) para o desenvolvimento e qualificao da respectiva Sada Profissional.

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

Sero tratados os seguintes temas nucleares:

Prticas Oficinais

Formao Tcnica Geral


Metrologia Oficinal Ferramentas e Equipamentos Serralharia de Bancada Maquinao Processos de Ligao Circuitos Elctricos Automatismos (Generalidades) Gesto da Manuteno Manuteno de rgos e Equipam.

Formao Tcnica Especfica


Modelao 3D CAD/CAM (*) CNCComando Numrico Computorizado(*) Produo por Maquinao (*) Automatismos (*) Robtica (*) Sistemas de Automvel (*) Diagnstico Automvel (*) Estruturas de Aeronaves (*) Sistemas de Aeronaves (*) Motopropulsores (*)

(*) Tema especfico de uma ou mais variantes

A adequada articulao entre os mdulos das diferentes disciplinas da Componente de Formao Tcnica, permitir que determinados trabalhos iniciados numa disciplina sejam concludos noutra, por exemplo: A disciplina de Desenho Tcnico contempla a concepo e elaborao do desenho de um componente ou conjunto (mecanismo ou sistema) para determinada aplicao prtica (no mbito das actividades profissionais correspondentes s variantes contempladas); A disciplina de Tecnologia e Processos contempla a escolha de materiais, a compreenso dos princpios de funcionamento do respectivo componente ou conjunto, e a elaborao de clculos (por ex.: dimensionamento); A disciplina de Organizao Industrial inclui a identificao das condies de higiene e segurana mais adequadas, e a qualidade definida para esse componente ou conjunto; A disciplina de Prticas Oficinais contempla a eventual execuo, o diagnstico, a reparao e a manuteno do respectivo componente ou conjunto (mecanismo ou sistema).

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

3. Competncias a Desenvolver
Conhecer e usar as normas de higiene, de sade e de segurana no trabalho, e de proteco ambiental, inerentes actividade profissional; Conhecer princpios tecnolgicos, simbologia e normas de fabrico; Desenvolver a capacidade de anlise critica, de modo a conseguir tomar decises e fazer opes; Conhecer e usar tcnicas de planeamento, preparao, programao, execuo e controlo do trabalho; Identificar e usar diferentes matrias-primas de acordo com as tarefas a desenvolver; Usar correctamente equipamentos de medio, verificao e traagem; Adequar os equipamentos e ferramentas s tarefa a desenvolver; Usar correctamente os diferentes processos de ligao de materiais, metlicos e outros; Produzir, quando necessrio, peas e conjuntos, procedendo ao respectivo controlo; Ser capaz de planear, preparar, programar e desenvolver aces de manuteno/conservao; Ser capaz de seguir instrues tcnicas respeitantes instalao, montagem, utilizao de equipamentos e manuteno; Saber identificar, diagnosticar e reparar avarias; Realizar actividades de forma autnoma, responsvel e criativa; Valorizar o trabalho de equipa e desenvolver tcnicas de bom relacionamento; Reconhecer o valor social e econmico do trabalho. Variante de Electromecnica: Saber produzir peas com recurso a diferentes tcnicas de ligao e de maquinao, com mquinas e ferramentas, programveis ou no; Saber identificar, diagnosticar e reparar avarias em sistemas electromecnicos. Variante de Mecatrnica: Fazer a escolha tecnolgica para um automatismo em funo das necessidades; Programar e desenvolver ferramentas para aplicao de robtica; Conseguir programar, interpretar e modificar programas de autmatos, microcontroladores, variadores de frequncia e outros equipamentos de uso industrial; Saber identificar, diagnosticar e reparar avarias em automatismos electromecnicos. Variante de Mecatrnica Automvel: Ser capaz de analisar e interpretar pedidos de clientes diagnosticando avarias mecnicas e elctricas, procedendo resoluo de problemas tcnicos do veculo automvel; Interpretar manuais de reparao, conhecendo as tcnicas propostas para solucionar alguns tipos de avaria de modo autnomo; Participar na execuo de planos de manuteno e reparao de veculos automveis; Saber identificar, diagnosticar e reparar avarias nos diversos sistemas do veculo automvel. 4

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

Variante de Aeronaves: Saber identificar e caracterizar as estruturas e os sistemas das Aeronaves; Saber identificar e caracterizar os motores de combusto interna utilizados em Aeronaves; Dominar o processo de manuteno/conservao de mecanismos; Saber identificar, diagnosticar e reparar avarias nos diversos mecanismos mecnicos e electromecnicos utilizados em aeronutica.

4. Orientaes Metodolgicas / Avaliao


O docente de qualquer um dos mdulos desta disciplina deve desenvolver os contedos propostos/elencados recorrendo sempre que possvel, a exemplos do quotidiano da actividade profissional, no sentido de: Motivar o aluno na busca de solues para os problemas propostos; Evidenciar a aplicabilidade dos conceitos. No processo de ensino / aprendizagem dever haver articulao entre os contedos dos mdulos desta disciplina e os contedos dos mdulos das outras disciplinas da Componente de Formao Tcnica, no sentido de se conseguir maior aproveitamento dos contedos leccionados, relacionando a teoria com a prtica. Devero efectuar-se visitas de estudo a empresas ou feiras tcnicas, no sentido de complementar e actualizar a formao dos alunos. Relativamente a determinados contedos essencialmente prticos, que exijam o recurso a meios ou equipamentos especficos apenas existentes no meio fabril, podero ser ministradas aulas nesse ambiente devendo ser salvaguardadas as devidas condies de segurana, bem como as condies necessrias e adequadas ao processo de ensino / aprendizagem. Os mdulos desta disciplina so eminentemente prticos, assumindo por vezes o carcter terico-prtico para leccionar conceitos necessrios prossecuo do programa, transmisso dos conhecimentos e resoluo dos problemas que se apresentam durante a execuo dos trabalhos propostos. O processo de ensino / aprendizagem caracterizado por uma relao particularmente directa e individualizada entre docente e aluno, enquanto decorre a execuo das tarefas conducentes realizao dos trabalhos.

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

Quanto aos critrios de avaliao: Devero ser aplicados os definidos e aprovados ao nvel de Escola, conforme o estabelecido no Projecto Curricular de Turma e documentos decorrentes. Na variante de aeronaves, nos mdulos 5 a 18 (da sequncia de referncia da variante) devem tambm ser aplicados os requisitos definidos no Apndice 1 do Regulamento (CE) N 2042/2003 da COMISSO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS de 20 de Janeiro de 2003 e publicado em 28.11.2003 no Jornal Oficial da Unio Europeia (pgina 315/82). Os nveis de conhecimento exigidos encontram-se no Regulamento 2042/2003, nas pginas 99 a 103, 107 a 119 e 128 a 134.

5. Elenco Modular
Variantes Electromecnica Mecatrnica Mecatrnica Automvel

Designao

Durao (horas)

Sequncia de Referncia

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Metrologia Oficinal Ferramentas e Equipamentos (Manuteno Industrial) Serralharia de Bancada Maquinao ( I ) (Operaes elementares) Processos de Ligao CAD I (Desenho Assistido por Computador) CAD II (Desenho Assistido por Computador) Modelao 3D CAD/CAM CNC (Comando Numrico Computorizado)

25 20 25 35 30 20 30 25 25 30 30 25 35 25

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

1 2 3 4 5

1 2 3 4 5 1 2 3 4

10 Maquinao II (Torneamento, fresagem e outros processos) 11 Circuitos de Iluminao e de Sinalizao 12 Quadros Elctricos 13 Automatismos ( I ) 14 Preparao do Trabalho e Planeamento

7 11 8 6

Aeronaves

Nmero

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

15 Gesto da Manuteno 16 Manuteno de rgos e Equipamentos 17 Projecto de Electromecnica 18 Instrumentao e Medidas 19 Automatismos II 20 Automatismos III 21 Microcontroladores 22 Robtica I 23 Robtica II 24 Projecto de Mecatrnica 25 Sistemas de Automvel I (Arrefecimento e lubrificao) 26 Sistemas de Automvel II (Transmisso convencional e automtica) 27 Sistemas de Automvel III (Direco, suspenso e travagem) 28 Sistemas de Automvel IV (Ignio, alimentao e sobrealimentao) 29 Sistemas de Automvel V (Carga e arranque) 30 Sistemas de Automvel VI (Segurana e conforto automvel) 31 Sistemas de Automvel VII (Elctricos e electrnicos) 32 Diagnstico Automvel I (Sistemas mecnicos) 33 Diagnstico Automvel II (Sistemas elctricos e electrnicos) 34 Estruturas de Aeronaves I (Aeronavegabilidade e fuselagens) 35 Estruturas de Aeronaves II (Asas, estabilizadores, superfcies de controlo de voo e coberturas de motor/piles)

30 35 35 20 35 35 35 35 30 35 25 25 25 30 30 30 30 25 25 20 20 25 30 30 25 30 25 35 35 20 25 25 25

15 16 17

15

7 8

6 9 10 12 13 14 16 9 10 11 12 13 14 15 16 17 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
7

36 Sistemas de Aeronaves I (Comandos de voo e sistemas de instrum.) 37 Sistemas de Aeronaves II (Elct., prot. contra o gelo, a chuva e luzes) Sistemas de Aeronaves III (Ar condicionado e pressurizao da cabine, 38 equipamentos e interiores, proteco contra incndios, oxignio e guas/resduos) 39 Sistemas de Aeronaves IV (Combustvel e pneumticos /vcuo) 40 Sistemas de Aeronaves V (Hidrulicos e trem de aterragem) 41 Sistemas de Aeronaves VI (Avinicos e de manuteno de bordo) 42 Motopropulsores I (Motores de combusto interna; Motores alternativos) 43 Motopropulsores II (Motores de turbina a gs) 44 Motopropulsores III (Hlices) 45 Processos e Prticas de Manuteno I 46 Processos e Prticas de Manuteno II 47 Processos e Prticas de Manuteno III

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

6. Bibliografia
AIRD, Forbes (s.d.), Race car chassis: design and constrution. Osceola: MBI Publishing Company. AIRLOC (s.d.), Instalao de Mquinas e Equipamentos Industriais. [s.l.]: Airloc. ALBERT, Mart Parera (1993), Frenos ABS. Barcelona: Marcombo. ALMEIDA, Guilherme, (1997), Sistema Internacional de Unidades (SI), Grandeza e Unidade Fsicas, Terminologia, Smbolos e Recomendaes. 2. ed. Lisboa: Pltano. ALONSO, Jos Manuel (2006), Electromecnica de Vehculos, Sistemas de Seguridad y Confortabilidad. Madrid: Editorial Paraninfo. ALONSO, Jos Manuel (s.d.), Sistemas de tansmisin y frenado. Madrid: Editorial Paraninfo. NGELO, H.; CARROLO, J.; BEIRA, R. (2002), Introduo ao Solid Works. Lisboa: IST. AR LIQUIDO (s.d.), Guia do Utilizador da Soldadura Manual. [s.l.]: Ar Liquido. ASTREIN (s.d.), MCC Manuteno Centrada na Confiabilidade - software de gesto de manuteno. S. Paulo: Astrein. AZINHEIRA, Jos Raul; FONSECA, Agostinho (2000), Instrumentao. [s.l.]: [s.n.] BARBOSA, L. S. (1996), Elementos da Teoria dos Autmatos. Braga: Universidade do Minho (DI/UM). BARTZ, Wilfried J. (1992), Engine oils and automotive lubrification. New York: Marcel dekker, Inc. BAUER, Horst (s.d.), Automotive brake systems. Warrendable: Bosch. BENT, R. D.; MCKINLEY, J. L. (1995), Aircraft Powerplants. 5 ed. Londres: McGraw-Hill. BOLD, S. E. (1999), Technology Development for Aero-engines. Hampshire: P. M. Farries and M. R. Winstone. BRUHN, E. F., (s.d.), Analysis and Design of Flight Vehicle Structures. [s.l.]: Jacobs Publishing CABRAL, J. S. (1998), Organizao e Gesto da Manuteno: Dos conceitos prtica. Lisboa: LIDEL Edies Tcnicas. CAMPILHO, Aurlio (s.d.), Instrumentao Electrnica - Mtodos e Tcnicas de Medio. Porto: FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) CASTRO, Miguel (s.d.), Manual da Ignio. Lisboa: Pltano Editora. CHURCHILL, Jeremy; COOMBS, Mark (s.d.), Honda VFR750 & 700 V-Fours service and repair manual. Somerset: Haynes Publishing Group. COHEN, H.; ROGERS, G. F. C.; H., I. H (1996), Gas Turbine Theory. 4 ed. [s.l.]: Longman Scientific & Technical COSTA, Leondio (1978), Tecnologia do Metal. Coleco: Metalomecnica. Lisboa: Pltano Editora. COSTA, Leondio (1979), Prticas do Metal, Formao Profissional. Lisboa: Pltano Editora. COUTO, Araujo Hudson (1995), Ergonomia Aplicada ao Trabalho - Volumes I e II. Belo Horizonte: Ergo Editora. CRAIG, John (2005), Introduction to Robotics: Mechanics and Control. 3. ed. New Jersey: Prentice Hall. CRANE, Dale (1999), Aviation Maintenance Technician Sries: Airframe Structures. 2. ed. Washington: Aviation Supplies e Academies, Inc. CRUZ, Antnio (2005). Incerteza de Medio. Lisboa: IPQ (Instituto Portugus da Qualidade). CUNHA, L. V. (1991), Desenho Tcnico. 8 ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. DAVIM, J. P. (1995), Princpios da Maquinagem. Coimbra: Livraria Almedina. DENTON, Tom (s.d.), Advanced automotive diagnosis. Amsterdam: Butterworth Heinemann. 8

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

DENTON, Tom (s.d.), Automobile Electrical and Electronic Systems. [s.l.]: [s.n.] DIAS, J. (2000), Desenho Assistido por Computador com Modelao de Slidos a 3D usando Solid Edge. Lisboa: AEIST. DIXON, John C. (1999), The shock absorver handbook. Warrendale: SAE (Society of Automotive Engineers). Editora Publicadora Universitria (1984), Comando numrico CNC, Tcnica Operacional CNC, Curso Bsico. So Paulo: Editora Publicadora Universitria. FAG (s.d.), Danificao de rolamentos. [s.l.]: FAG. FAG (s.d.), Montagem de rolamentos. [s.l.]: FAG. FERREIRA, Lus Andrade (1998), Tribologia: Notas de Cursos lubrificao e lubrificantes. Porto: Publindustria. FONSECA, A. R. A. (2001), Flight Test Instrumentation. [s.l.]: [s.n.] FONSECA, A. R. A. (2003), Ensaios em Voo Introduo. [s.l.]: [s.n.] FRANCISCO, Antnio (2002), Autmatos Programveis: Programao, Grafcet, Aplicaes. Lisboa: ETEP - Edies Tcnicas e Profissionais. FREIRE, J. M. (1977), Tecnologia do Corte. Livros Tcnico e Cientficos Editora. FREIRE, J. M. (1978), Tecnologia Mecnica. Volumes I-II-III-IV-V. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, S.A. FREITAS, Vtor; MARTINS, Pedro; RIBEIRO, Joo;SILVA, Joo (s.d.), Mechanical Desktop 4.0 - Curso Completo. Lisboa: FCA Editora. GARCIA, J.; NETO, P. (2002), Autocad 2002 - Depressa e Bem. Lisboa: FCA Editora. GIACOSA, Dante (1988), Motores Endotrmicos. Barcelona: Editora mega . GIRO, Pedro Silva (1986), Instrumentao e Medidas. Lisboa: AEIST (Associao de Estudantes do Instituto Superior Tcnico). GRANDJEAN, Etienne (1998), Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. [s.l.]: Bookman. GUSTAVO, Silva, (2004), Instrumentao Industrial. 2 ed., Setbal: ESTG (Escola Superior de Tecnologia e Gesto de Setbal). HAYNES, J. H. e STEAD, D. H. (s.d.), Volkswagen Beetle 1300/1500 Owners Workshop Manual. Somerset: Haynes Publishing Group. HEYWOOD, John B. (1988), Internal Combustion Engines Fundamentals. Londres: McGraw-Hill. HILL, Philip G.; PETERSON, Carl R. (1992), Mechanics and Thermodynamics of Propulsion. 2 ed. [s.l.]: [s.n.] HMT Limited (1999), Mechatronics and machine tools. New York: McGraw-Hill INNES, Innes; FALCONER, Mitchell (2003). Custeio Baseado em Actividades. Lisboa: Monitor. IPQ (Instituto Portugus da Qualidade) (2005). Guia para a expresso da incerteza de medio nos laboratrios de calibrao. Lisboa: IPQ. IPQ (Instituto Portugus da Qualidade) (2005). VIM - Vocabulrio internacional de metrologia. Lisboa: IPQ. J.E. Bygatr (s.d.), Aircraft Electrical Sistems. [s.l.]: Jeppesen JEPPESEN (s.d.), Aircraft Propell and Controls. [s.l.]: Jeppesen JEPPESEN (s.d.), Avionics Fundamentals. [s.l.]: Jeppesen.

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

JORGE, H. Machado Jorge (1993), Metrologia, Mtodo e Arte da Medio. Lisboa: Instituto Portugus da Qualidade (IPQ), Centro para o desenvolvimento e inovao tecnolgicos (CEDINTEC). JURGEN, Ronald K. (1995), Automotive Electronics Handbook. [s.l.]: McGraw-Hill. KAYTON, M.; FRIED, W. R. (1996), Avionics Navigation Systems. [s.l.]: [s.n.] LEGG, A. K. (s.d.), Citroen AX service and repair manual. Somerset: Haynes Publishing Group. LIRA, F. A. (2003), Metrologia na Indstria. 3. ed. So Paulo: Editora rica, Lda. LOMBARDO, David A. (1998), Aircraft Systems. New York: McGraw-Hill. LOVINE, John (2004), Robotics a beginners guide to robotics projects using the PIC. Micro. New York: McGraw-Hill LUCCHESI, D. (1986), O Automvel: Curso tcnico. Lisboa: Editorial Presena. MACINNES, Hugh (1984), Turbochargers. New York: Berkley Publishing Group. MAGOS, E., ALMEIDA, A. OLIVEIRA, A. (1993), Autmatos Programveis. Lisboa: Edies ASA. MAHER, E. (2001), Avionics Troubleshooting and Repair. Practical Flying Series. New York: McGraw-Hill. MARTIN, Fred (2001), Robotic Explorations: A Hands-on Introduction to Engineering. New Jersey: Prentice Hall. MARTNEZ, Hermgenes Gil (2002), Manual del automvil: reparacin y mantenimiento. Madrid: Cultural Sa De Ediciones. MARTINS, Jorge (2006), Motores de Combusto Interna. 2 ed. Porto: Publindstria, Edies Tcnicas MARTINS, V. (s.d.), Prticas Oficinais Instalaes Elctricas, Automatismos e Electrnica Industrial. Lisboa: Pltano Editora. MATIAS, Jos (2000), Tecnologias da Electricidade. 10 Ano. Lisboa: Didctica Editora. MATIAS, Jos (s.d.), Aplicaes Tecnolgicas de Electrotecnia e Electrnica. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica 10. Ano. Lisboa: Didctica Editora. MATIAS, Jos; LEOTE, Ludgero (2000), Automatismos Industriais - Comando e Regulao. Lisboa: Didctica Editora. MATTINGLY, J. D.; HEISER, W. H.; DALEY, D. H., (s.d.), Aircraft Engine Design. [s.l.]: AIAA (American Institute of Aeronautics and Astronautics). MCMAHON, C.; BROWNE, J. (1998), CAD/CAM, Principles, Practice and Manufacturing Management. 2. ed. [s.l.]: Addison-Wesley. MEGSON, T.H.(s.d.), Aircraft Structures for Engineering Students. 3 ed. [s.l.]: Edward Arnold MEKELL, Groover (2001), Automation. Production Systems, and Computer Integrated Manufacturing. 2. ed. New Jersey: Prentice Hall. MOBIL (1976), Fundamentos da Lubrificao, Coleco Tcnica. Lisboa: Edio Mobil. NAVALTIK (s.d.), ManWinWin Software de Gesto da Manuteno. Lisboa: Navaltik NICOLOSI, D. E.C. (2002), Laboratrio de Microcontroladores Famlia 8051. So Paulo: Editora rica. NIEMANN, Gustav (1971), Elementos de Mquinas. Volumes I, II e III. So Paulo: Edgard Blucher. NIKU, Saeed (2002), Introduction to Robotics: Analysis, Systems, Applications. New Jersey: Prentice Hall. NOVAIS, J. M. A. (1983), Mtodo Sequencial para Automatizao Electropneumtica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. NOVAIS, J. M. A. (1992), Programao de Autmatos: Mtodo Grafcet. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. 10

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

OTIS, Charles E. (1989), Aircraft Gs Turbine Powerplants. [s.l.]: Jeppesen Sanderson, Inc. OZISIK, M. Necati (1985), Heat Transfer. New York: McGrawHill. PALLETT, E. H. J. (1992), Aircraft Instruments & Integrated Systems. [s.l.]: Jeppesen. PEERY, David J.; AZAR, J.J. (s.d.), Aircraft Structures. [s.l.]: [s.n.]. PEREIRA, Fbio (s.d.), Microcontroladores PIC Programao em C. 6 ed. So Paulo: Editora rica. PINTO, A.; ALVES, V. (1999), Prticas Oficinais electrotecnia/electrnica. 10 Ano. Porto: Porto Editora. e Laboratoriais: Curso Tecnolgico de

PINTO, Joo R. Caldas (2002), Tcnicas de Automao. Lisboa: Editora LIDEL. PIRES, Norberto (s.d.), Automao Industrial. Lisboa: Editora LIDEL. PIRES, Vaz E. E. (s.d.), Mquinas Ferramentas I - Torneamento, Fresagem, Lubrificao. Porto: Editora Lopes da Silva. PIRES, Vaz E. E. (s.d.), MECNICA TCNICA - Soldadura e Clculos Tcnicos. Porto: Editora Lopes da Silva. PIRRO, D. M.; WESSOL A. A. (s.d.), Lubrification Fundamentals. 2. ed. New York: Marcel Dekker, Inc. PREDKO, M. (1999), Programming and Customizing The 8051 Microcontroller. New York: McGraw-Hill. RANGWALA, A. S. (s.d.), Turbo-machinery dynamics : design and operation. New York: McGraw-Hill. REGH, James; KRAEBBER, Henry (2005), Computer Integrated Manufacturing. 3. ed. New Jersey: Prentice Hall. RELVAS, Carlos. (2000), Controlo Numrico Computorizado: Conceitos Fundamentais. Porto: Publindstria. ROBERT BOSCH (s.d.), Alternators: automotive electric/electronic systems. Stuttgart: Bosch. ROBERT BOSCH (s.d.), Automotive electrics and electronics. Stuttgart : Bosch. ROBERT BOSCH (s.d.), Automotive electronics for safety, comfort and reliability. Stuttgart: Bosch. ROBERT BOSCH (s.d.), Batteries: automotive electric/electronic systems. Stuttgart: Bosch. ROBERT BOSCH (s.d.), Diesel-engine management. Bury St. Edmunds: Professional Engineering Publishing. ROBERT BOSCH (s.d.), Engine electronics. Stuttgart: Bosch. ROBERT BOSCH (s.d.), Starting systems: automotive electric/electronic systems. Stuttgart: Bosch. ROBERT BOSCH; SAE (s.d.), Driving-safety systems. Stuttgart: Bosch. ROBERT BOSCH; SAE (s.d.), Gasoline-engine management. Stuttgart: Bosch. ROCHA, Accio Teixeira (1982), Tecnologia Mecnica. Volumes I, II e III. 8. ed. Coimbra: Coimbra Editora, Lda. ROLDN, J. (1989), Manual de Medidas Elctricas. Lisboa: Pltano Editora. ROLDO, V. S.; RIBEIRO S. R. (2004), Organizao da Produo e das Operaes. Lisboa: Monitor. ROSKAM, J.; LAN, C.T. (2003), Airplane Aerodynamics and Performance. Ottawa: Roskam Aviation and Engineering Corporation. RUAS, M. (1982), Tecnologia Mecnica. Coleco formao profissional. Lisboa: Pltano Editora. SABER, (s.d.), Revista mensal - Mecatrnica Fcil. S. Paulo: Editora Saber. SABER, (s.d.), Revista mensal Mecatrnica. Actual. S. Paulo: Editora Saber. SACRISTN, Francisco Rey (s.d.), Gesto Industrial - Manuteno Elctrica e Mecnica na Indstria e Oficinas. Lisboa: Edies CETOP 11

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

SAE (s.d.), Compression ignition combustion processes. Warrendale: SAE (Society of Automotive Engineers). SAE (s.d.), Light truck suspension systems : SP-1198. Warrendale: SAE (Society of Automotive Engineers). SAE (s.d.), New developments in axle, steering, suspension and chassis technology. Warrendale: SAE (Society of Automotive Engineers). SANDIN, Paul (2003), Robot Mechanisms and Mechanical Devices Illustrated. New York: McGraw-Hill. SANTOS, J. F. O.; QUINTINO, L. (1993), Processos de Soldadura. Volumes I e II. Lisboa: Instituto de Soldadura e Qualidade. SANTOS, Joo (2006), AutoCAD 3D 2007 Curso Completo. Lisboa: FCA Editora. SCHROCK, J. (1989), Montagem, Ajuste e Verificao de Peas de Mquinas. Rio de Janeiro: Editorial Reverte. SHAW, M. C. (s.d.), Metal. Cutting Principles. Oxford: Clarendon Press SILVA, A., et al. (2004), Desenho Tcnico Moderno. 4. ed. Lisboa: Editora LIDEL. SILVA, F. A. P. (2000), Tribologia. 2. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. SMITH, W. F. (1998), Princpios de Cincia e Engenharia de Materiais. 3. ed. Lisboa: McGraw-Hill. SOARES, Pinto (1992), Aos: Caractersticas e Tratamentos. 5. ed. Porto: Ed. Livroluz. SOUSA, L. (2000), Introduo ao Mechanical Desktop. Lisboa: AEIST (Associao de Estudantes do IST). STONE, Richard (1992), MacMillan.Aviation. Introduction to Internal Combustion Engines. 2nd Ed. Londres:

THYER, G. E. (1996), Computer numerical control of machine tools. 2. ed. Oxford: Newnes. VASSALLO, F. Ruiz (s.d.), Manual de Instrumentos de Afinao e Verificao. Lisboa: Pltano. VASSALLO, F. Ruiz (s.d.), Manual de Instrumentos de Medida Electrnicos. Lisboa: Pltano. WAENY, J. C. (1992), Controle Total da Qualidade em Metrologia. S.Paulo: McGraw-Hill. WHITE, Charles; RAVENHILL, Keith (s.d.), EEC IV, EEC V & Weber Marelli engine management systems techbook. Somerset: Haynes Publishing Group. WILLS, J. George (s.d.), Lubrification Fundamentals. New York: Marcel Dekker, Inc. YAMAYEE, Zia A.; BALA, Juan L. (1994), Electromechanical energy devices and power systms. West Sussex: John Willey & Sons. YERALAN, S.; AHLUWALAIA, A. (1995), Programming and Interfacing the 8051 Microcontroller. [s.l.]: Addison Wesley. ZEID, Ibrahim (1991), CAD/CAM Theory and Practice. [s.l.]: McGraw-Hill. Normas, Regulamentos e Especificaes: CAP 562 civil aircraft airworthiness information procedure. KINNISON, Harry A. (2004), Aviation Maintenance Management. New York: McGraw-Hill. MIL- HBDK 728-2 Eddy current testing (ED). MIL- HBDK 728-3 Liquid penetrant testing (PT). MIL- HBDK 728-4A Magnetic particle testing (MT). MIL- HBDK 728-5A Radiologic testing (RT). 12

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MIL- HBDK 274 (AS) electrical grounding for aircraft safety. MIL- HBDK 60 Threated fasteners: Tightening to a proper tension. MIL- HBDK 728-6 Ultrasonic testing (ET). MIL- HBDK 730 Materials joining. NP 1515:1977 1 Edio. Soldadura. Representao Simblica nos Desenhos (correspondncia com ISO 2553:1974). RSICEE - Regulamento de Segurana das Instalaes Colectivas de Edifcios e Entradas. RSIEET - Regulamento de Segurana de Instalaes de Energia Elctrica e Telefones. RSIUEE - Regulamento de Segurana das Instalaes de Utilizao de Energia Elctrica em Baixa Tenso. Standard Aviation Maintenance Handbook. [s.l.]: Jeppesen. Stios na Internet: http://cipres.cec.uchile.cl/~fpeirano/ - Motores de Turnina de Gas para Aeronaves http://jepessen.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_el%C3%A9trica http://tektonia.no.sapo.pt/Automatos/automatos.htm http://www.abpubs.demon.co.uk/scadasites.htm http://www.di.uminho.pt/~jas/Teaching/Courses/mpiii.html http://www.flightstore.co.uk http://www.grc.nasa.gov/ http://www.howstuffworks.com/turbine.htm?printable=1 - How Gas Turbine Engines (and Jet Engines) Work http://www.isq.pt ISQ (Instituto da Soldadura e Qualidade). http://www.matrixmultimedia.com/ - Software de programao e simulao por fluxograma http://www.me.vt.edu/people/faculty/class/brown/brownpicture.html - Gas turbine Pictures http://www.microchip.com/ - Microcontroladores PIC http://www.miit.pt Manuteno Industrial Informatizada e Tecnologia http://www.mikroelektronika.co.yu/portuguese/product/books/picbook/00.htm Microcontroladores PIC em portugus http://www.omron.pt - Autmatos e Controlo industrial http://www.parallax.com - Microcontroladores Basic Stamp http://www.process-controls.com/ http://www.rolls-royce.com/education/jetengine/default.htm - Rolls-Royce plc Education and Training; How a Jet Engine Works http://www.skygeek.com http://www/k-12airplane/brayton.html - Aircraft Piston Engines For Professional and private pilots - PC Training software Oxford Aviation http://www-seme.dee.fct.unl.pt/leec/ime/frame_principal.htm Tutorial on-line de

13

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

Parte II

Mdulos
ndice:
Mdulo 1 Mdulo 2 Mdulo 3 Mdulo 4 Mdulo 5 Mdulo 6 Mdulo 7 Mdulo 8 Mdulo 9 Mdulo 10 Mdulo 11 Mdulo 12 Mdulo 13 Mdulo 14 Mdulo 15 Mdulo 16 Mdulo 17 Mdulo 18 Mdulo 19 Mdulo 20 Metrologia Oficinal Ferramentas e Equipamentos (Manuteno industrial) Serralharia de Bancada Maquinao ( I ) Processos de Ligao CAD I (Desenho Assistido por Computador) CAD II (Desenho Assistido por Computador) Modelao 3D CAD/CAM CNC (Comando Numrico Computorizado) Maquinao II Circuitos de Iluminao e de Sinalizao Quadros Elctricos Automatismos ( I ) Preparao do Trabalho e Planeamento Gesto da Manuteno Manuteno de rgos e Equipamentos Projecto de Electromecnica Instrumentao e Medidas Automatismos II Automatismos III
Pgina

16 18 20 23 26 29 31 33 35 37 40 42 44 46 48 50 52 53 55 57

14

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

ndice:
Mdulo 21 Mdulo 22 Mdulo 23 Mdulo 24 Mdulo 25 Mdulo 26 Mdulo 27 Mdulo 28 Mdulo 29 Mdulo 30 Mdulo 31 Mdulo 32 Mdulo 33 Mdulo 34 Mdulo 35 Mdulo 36 Mdulo 37 Mdulo 38 Mdulo 39 Mdulo 40 Mdulo 41 Mdulo 42 Mdulo 43 Mdulo 44 Mdulo 45 Mdulo 46 Mdulo 47 Microcontroladores Robtica I Robtica II Projecto de Mecatrnica Sistemas de Automvel I (Arrefecimento e lubrificao) Sistemas de Automvel II (Transmisso convencional e automtica) Sistemas de Automvel III (Direco, suspenso e travagem) Sistemas de Automvel IV (Ignio, alimentao e sobrealimentao) Sistemas de Automvel V (Carga e arranque) Sistemas de Automvel VI (Segurana e conforto automvel) Sistemas de Automvel VII (Elctricos e electrnicos) Diagnstico Automvel I (Sistemas mecnicos) Diagnstico Automvel II (Sistemas elctricos e electrnicos) Estruturas de Aeronaves I (Aeronavegabilidade e fuselagens) Estruturas de Aeronaves II (Asas, estabilizadores, superfcies de controlo de voo e coberturas de motor/piles) Sistemas de Aeronaves I (Comandos de voo e sistemas de instrum.) Sistemas de Aeronaves II (Elct., prot. contra o gelo, a chuva e luzes) Sistemas de Aeronaves III (Ar condicionado e pressurizao da cabine, equipamentos e interiores, proteco contra incndios, oxignio e guas/resduos) Sistemas de Aeronaves IV (Combustvel e pneumticos /vcuo) Sistemas de Aeronaves V (Hidrulicos e trem de aterragem) Sistemas de Aeronaves VI (Avinicos e de manuteno de bordo) Motopropulsores I (Motores de combusto interna; Motores alternativos) Motopropulsores II (Motores de turbina a gs) Motopropulsores III (Hlices) Processos e Prticas de Manuteno I Processos e Prticas de Manuteno II Processos e Prticas de Manuteno III

Pgina

59 61 63 65 66 68 70 72 75 77 79 81 83 85 87 89 91 93 96 98 100 102 107 112 114 117 120

15

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 1

Metrologia Oficinal
Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Com este mdulo pretende-se complementar os conhecimentos adquiridos no mdulo de Metrologia da disciplina de Tecnologia e Processos, devendo ser articulada a sua leccionao, permitindo que o aluno coloque em prtica os conhecimentos adquiridos tanto no mbito da medio como da traagem.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar e utilizar correctamente os diferentes instrumentos de medio e verificao, traagem e ponteamento; Identificar os sistemas de unidades de medida, respectivas unidades e relao entre elas; Evidenciar sensibilidade no manuseamento de instrumentos ou aparelhos de medio e verificao; Proceder a ensaios de medio, traagem e ponteamento; Utilizar correctamente os instrumentos e equipamentos de metrologia; Utilizar tcnicas de conservao e manuteno dos instrumentos e equipamentos de metrologia; Registar o rastreamento e calibrao dos instrumentos e equipamentos de metrologia; Realizar a calibrao dos instrumentos e equipamentos de metrologia, quando necessrio e desde que estejam em conformidade com as suas competncias tcnicas; Reconhecer a importncia da normalizao; Enumerar as normas tcnicas e simbologia aplicvel; Preparar correctamente as peas para traagem; Aplicar as diferentes tcnicas de traagem.

16

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL Mdulo 1: Metrologia Oficinal

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Metrologia 1.1. Generalidades 1.2. Tipos de instrumentos 1.2.1. Instrumentos de medio directa 1.2.2. Instrumentos de medio indirecta 1.2.3. instrumentos de verificao 1.3. preparao de instrumentos e de peas para medio 1.4. tcnicas de medio e de verificao 2. Traagem 2.1. Utenslios de traagem 2.2. Preparao de peas para traagem 3. Tipos de traagem 3.1. Traagem no plano 3.2. Traagem no espao

4. Bibliografia / Outros Recursos


CRUZ, Antnio (2005). Incerteza de Medio. Lisboa: IPQ (Instituto Portugus da Qualidade). IPQ (Instituto Portugus da Qualidade) (2005). Guia para a expresso da incerteza de medio nos laboratrios de calibrao. Lisboa: IPQ. IPQ (Instituto Portugus da Qualidade) (2005). Vocabulrio internacional de metrologia. Lisboa: IPQ. JORGE, H. Machado Jorge (1993), Metrologia, Mtodo e Arte da Medio. Lisboa: Instituto Portugus da Qualidade (IPQ), Centro para o desenvolvimento e inovao tecnolgicos (CEDINTEC). LIRA, F. A. (2003), Metrologia na Indstria. 3. ed. So Paulo: Editora rica, Lda. ROLDN, J. (1989), Manual de Medidas Elctricas. Lisboa: Pltano Editora. RUAS, M. (1982), Tecnologia Mecnica. Coleco formao profissional. Lisboa: Pltano Editora. VASSALLO, F. Ruiz (s.d.), Manual de Instrumentos de Afinao e Verificao. Lisboa: Pltano. VASSALLO, F. Ruiz (s.d.), Manual de Instrumentos de Medida Electrnicos. Lisboa: Pltano. WAENY, J. C. (1992), Controle Total da Qualidade em Metrologia. S.Paulo: McGraw-Hill.

17

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 2 Ferramentas e Equipamentos (Manuteno Industrial)


Durao de Referncia: 20 horas

1. Apresentao
Pretende-se, com este mdulo, fazer uma abordagem ao estudo e utilizao das ferramentas mais comuns utilizadas no mbito das Prticas Oficinais em Manuteno Industrial, no sentido e, no decorrer da execuo das diversas tarefas de manuteno, fazer os alunos utilizar de forma correcta as ferramentas e equipamentos para a obteno dos melhores resultados, prevenindo acidentes de trabalho.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Organizar a ferramentaria, equipamento e materiais; Identificar os diversos tipos de ferramentas e equipamentos; Distinguir as ferramentas manuais e auxiliares; Utilizar correctamente os diversos tipos de instrumentos de medioe de verificao; Utilizar mquinas de medir coordenadas tridimensionais; Utilizar mquinas de medio/controlo de grandezas elctricas; Utilizar equipamentos de medio de caractersticas de fluidos; Aplicar normas de proteco, higiene e segurana; Identificar os riscos de acidente e aplicar medidas de preveno quando utilizar:

Ferramentas vrias; Mquinas ferramentas; Postos de soldadura; Outros, inerentes sua actividade.

18

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 2: Ferramentas e Equipamentos (Manuteno Industrial)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Generalidades 2. Ferramentas manuais e auxiliares 3. Chaves de servio 4. Paqumetro 5. Micrmetro 6. Comparador
7.

Rugosmetro

8. Mquina de medir coordenadas tridimensionais 9. Viscosmetro 10. Multmetro 11. Outras ferramentas e equipamentos

4. Bibliografia / Outros Recursos


VASSALLO, F. Ruiz (s.d.), Manual de Instrumentos de Afinao e Verificao. Lisboa: Pltano. VASSALLO, F. Ruiz (s.d.), Manual de Instrumentos de Medida Electrnicos. Lisboa: Pltano.

19

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 3 Serralharia de Bancada


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Este mdulo visa desenvolver as capacidades do aluno na realizao do trabalho em bancada com recurso a ferramentas manuais ou a equipamentos mecnicos, elctricos ou pneumticos ligeiros. O aluno adquirir princpios de organizao de trabalho, devendo interpretar correctamente um desenho, seleccionar o mtodo de execuo mais adequado e utilizar eficientemente as ferramentas e/ou o equipamento.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Interpretar correctamente um desenho tcnico; Seleccionar o mtodo de trabalho mais adequado para tirar o mximo rendimento e obter uma boa qualidade do produto final; Identificar os diversos tipos de ferramentas; Aplicar os conhecimentos bsicos e terminologia de:

Ferramentas de fixao; Ferramentas de execuo.

Utilizar correctamente as ferramentas na traagem; Utilizar correctamente os instrumentos de medio e verificao; Identificar a terminologia utilizada na serralharia de bancada; Seleccionar as ferramentas manuais adequadas ao trabalho a executar; Afiar correctamente as ferramentas de corte: Escopro, buris, ferros de corte, brocas helicoidais, e outros; Produzir e ajustar peas; Realizar operaes de serragem manual; Realizar operaes de corte com escopro, buril, tesoura manual e tesoura de alavanca; Realizar operaes de furao e roscagem; Identificar os tipos e formas das roscas e caracterizar o processo e as regras a observar na execuo manual de roscas; Realizar operaes de dobragem, quinagem, calandragem, desempenagem e enformao por martelagem; Realizar processos de medio e verificao das roscas;

20

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 3: Serralharia de Bancada

Cursos Profissionais

Manusear correctamente os instrumentos de medio e verificao das roscas; Distinguir rosca mtrica de rosca inglesa; Identificar os diversos tipos de forjas e ferramentas; Forjar; Aplicar os principais tratamentos trmicos aos metais com o fim de modificar as suas caractersticas; Efectuar operaes de conservao e manuteno das ferramentas e equipamentos; Identificar e respeitar as normas de higiene e segurana.

3. mbito dos Contedos


1. Desbaste e corte 1.1. Limagem 1.2. Serragem manual 1.3. Corte com escopro e buril 1.4. Corte com tesoura manual 1.5. Corte com tesoura de alavanca 2. Furaco e roscagem 2.1. Furaco com berbequim manual 2.1.1. Furaco com berbequim elctrico 2.1.2. Roscagem manual 2.1.3. Mandrilagem manual 3. Dobragem, quinagem e calandragem 4. Desempenagem e enformao por martelagem 5. Forjagem 6. Tratamentos 6.1. Generalidades 6.2. Trmicos 6.2.1. Ciclo de tratamento 6.2.2. Diagrama de equilbrio e Curvas TTT 6.2.3. Constituintes estruturais 6.2.4. Influncia dos elementos de liga nos pontos crticos 6.2.5. Tratamentos 6.2.5.1. Recozimento. 6.2.5.2. Tmpera 6.2.5.3. Revenido 21

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 3: Serralharia de Bancada

Cursos Profissionais

6.3. Termoqumicos 6.3.1. Cementao 6.3.2. Nitrurao 6.3.3. Carbonitrurao 6.4. Outros tratamentos

4. Bibliografia / Outros Recursos


COSTA, Leondio (1978), Tecnologia do Metal. Coleco: Metalomecnica. Lisboa: Pltano Editora. FREIRE, J. M. (1977, Tecnologia do Corte. Livros Tcnico e Cientficos Editora. FREIRE, J. M. (1978), Tecnologia Mecnica. Volumes I-II-III-IV-V. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, S.A. RUAS, M. (1982), Tecnologia Mecnica. Coleco formao profissional. Lisboa: Pltano Editora. SMITH, W. F. (1998), Princpios de Cincia e Engenharia de Materiais. 3. ed. Lisboa: McGraw-Hill. SOARES, Pinto (1992), Aos: Caractersticas e Tratamentos. 5. ed. Porto: Ed. Livroluz.

22

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 4 Maquinao ( I ) (Operaes elementares)


Durao de Referncia: 35 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo fazer uma abordagem s mquinas e ferramentas utilizadas em trabalhos essencialmente manuais, que os alunos tero que conhecer e aplicar em situaes concretas. Desta abordagem faro parte, entre outros, os temas seguintes: furao, mandrilagem, roscagem manual e aplainamento. Com este mdulo pretende-se dotar o aluno de informao que lhe permita a elaborao de sequncias de maquinao e o preenchimento de fichas tcnicas com instrues detalhadas adequadas produo de peas mecnicas a partir do respectivo desenho de fabrico. Nestes processos de maquinao procurar-se- utilizar materiais diversificados, tais como metais ferrosos e no ferrosos, madeira e compsitos, para que o aluno possa tambm avaliar e seleccionar as condies e processos mais adequados maquinao, em conformidade com as caractersticas desses materiais e as mquinas e ferramentas disponveis.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Interpretar correctamente um desenho tcnico; Utilizar, na execuo de peas, o mtodo de trabalho mais apropriado; Seleccionar o mtodo de trabalho em funo do mximo rendimento e da qualidade pretendida para o produto final; Identificar e caracterizar as principais operaes de maquinao que podem ser efectuadas nas mquinas ferramentas; Seleccionar os parmetros de corte em funo do material a maquinar e da ferramenta a utilizar; Utilizar correctamente tabelas e bacos de velocidade de corte e de rotao; Identificar os principais tipos de mquinas de furar e seus acessrios, suas caractersticas tcnicas e processos de funcionamento; Identificar e seleccionar as ferramentas de corte das mquinas de furar em funo de diferentes factores; Consultar e interpretar tabelas de velocidades de corte; Consultar e interpretar tabelas de ngulos de corte de brocas, segundo o material a furar; Reconhecer a importncia da refrigerao, para o bom estado da ferramenta e para a qualidade do produto final;

23

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 4: Maquinao ( I ) (Operaes elementares)

Cursos Profissionais

Identificar as ferramentas para a operao de mandrilagem; Distinguir diversos tipos de mandris: cilndricos, cnicos e expansivos; Reconhecer a finalidade e importncia da mandrilagem na rectificao de furos; Identificar as principais ferramentas utilizadas para efectuar mandrilagens; Identificar as ferramentas para abrir roscas exteriores e interiores; Efectuar a abertura de roscas exteriores e interiores, manualmente ou com mquina; Identificar e caracterizar o serrote mecnico; Identificar e utilizar os processos de corte sem arranque de apara; Identificar e respeitar as normas de higiene e segurana, aplicveis no mbito da maquinao de peas; Identificar e respeitar as normas de higiene e segurana; Descrever a nomenclatura e funcionamento dos diferentes tipos de engenhos de furar; Seleccionar mtodos de fabrico adequados furao; Respeitar o cumprimento das normas de higiene, preveno e segurana; Identificar vrios tipos de roscas; Reconhecer o sistema mtrico e o sistema ingls; Identificar as ferramentas para o roscamento; Executar roscamentos exteriores e interiores, manualmente e em segurana; Executar mandrilagens manuais em segurana; Seleccionar ferramentas de corte de acordo com o respectivo processo de fabrico; Desenvolver tcnicas de execuo; Reflectir sobre o cumprimento de normas tcnicas e de proteco e segurana.

3. mbito dos Contedos


1. Mquinas ferramentas 1.1. Tipos. Generalidades 1.2. Ferramentas de corte 1.2.1. Elementos caractersticos de uma ferramenta de corte 1.2.2. Elementos caractersticos de uma operao de corte: velocidade de corte, velocidade de avano e profundidade de passagem 1.2.3. Tabelas e bacos 1.2.4. Lubrificao e refrigerao 1.2.5. Afiamento de ferramentas

24

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 4: Maquinao ( I) (Operaes elementares)

Cursos Profissionais

2. Furaco 2.1. Tipos de mquinas de furar 2.1.1. Berbequim 2.1.2. Engenho de furar de coluna 2.1.3. Engenho de furar radial 2.1.4. Outras mquinas utilizadas na furao 2.2. Processos, ferramentas e acessrios 3. Mandrilagem 3.1. Equipamentos utilizados na mandrilagem 3.2. Processos, ferramentas e acessrios 4. Roscagem 4.1. Ferramentas e acessrios para abertura de roscas 4.2. Processos de roscagem 5. Serragem 5.1. Tipos de mquinas de serrar 5.1.1. Serrote alternativo 5.1.2. Serrote de disco 5.1.3. Serrote de fita 5.2. Processos, ferramentas e acessrios 6. Limagem e aplainamento 6.1. .1 - limador mecnico 6.2. .2 - plaina mecnica 6.3. .3 - processos, ferramentas e acessrios 7. Processos de corte sem arranque de apara

4. Bibliografia / Outros Recursos


DAVIM, J. P. (1995), Princpios da Maquinagem. Coimbra: Livraria Almedina. FREIRE, J. M. (1977, Tecnologia do Corte. Livros Tcnico e Cientficos Editora. FREIRE, J. M. (1978), Tecnologia Mecnica. Volumes I-II-III-IV-V. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, S.A. ROCHA, Accio Teixeira (1982), Tecnologia Mecnica. Volumes I, II e III. 8. ed. Coimbra: Coimbra Editora, Lda. RUAS, M. (1982), Tecnologia Mecnica. Coleco formao profissional. Lisboa: Pltano Editora. SHAW, M. C. (s.d.), Metal. Cutting Principles. Oxford: Clarendon Press

25

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 5 Processos de Ligao


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Neste mdulo ser feita uma abordagem terico-prtica aos vrios processos de ligao de peas, metlicas e no metlicas, entre os quais se destacam: rebitagem, aparafusamento, soldadura e colagem. Com este mdulo pretende-se dotar o aluno de informao que lhe permita a elaborao de sequncias de maquinao e de fichas de instrues detalhadas adequadas produo de peas mecnicas a partir do respectivo desenho de fabrico. Com a realizao de trabalhos prticos, pretende-se que os alunos seleccionem e utilizem o processo mais adequado para efectuar uma determinada ligao, de acordo com as especificaes indicadas para o efeito, utilizando os meios de proteco, higiene e segurana apropriados.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar processos e tcnicas de ligao; Seleccionar a tcnica adequada; Interpretar catlogos e fichas tcnicas; Realizar operaes de ligao de peas; Operar em segurana; Identificar as diferentes tcnicas de rebitagem; Seleccionar a tcnica adequada ao trabalho a realizar; Identificar os diferentes tipos de rebites, bem como as ferramentas necessrias rebitagem; Realizar operaes de rebitagem em segurana; Identificar as vrias tcnicas de aparafusamento; Seleccionar a tcnica adequada ao trabalho a realizar; Identificar os diferentes tipos de parafusos e porcas, bem como as ferramentas necessrias realizao da tcnica; Reflectir sobre as normas relativas ao aparafusamento; Realizar operaes de aparafusamento em segurana; Identificar os diferentes tipos de soldadura; Descrever a nomenclatura e funcionamento dos vrios equipamentos; Identificar os principais factores que determinam a soldabilidade.

26

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 5: Processos de Ligao

Cursos Profissionais

Identificar os factores a ter em considerao na soldadura de peas metlicas; Seleccionar o processo de soldadura em funo dos diferentes factores; Reconhecer a importncia da preparao das peas a soldar (chanfros, limpeza, etc.); Identificar os materiais de adio a utilizar nos diferentes tipos de soldadura; Executar a ligao de peas por soldadura; Identificar os defeitos nas soldaduras e respectivas causas; Ligar peas de diversos materiais por colagem; Ligar peas em madeira; Identificar e respeitar normas de higiene e segurana.

3. mbito dos Contedos


1. Processos de ligao 2. Rebitagem 2.1. Processos de rebitagem 2.2. Tipos de rebites 3. Roscagem 3.1. Tipos de roscas 3.2. Tipos de parafusos e de porcas 3.3. Ligao de peas por roscagem 4. Soldadura 4.1. Princpios bsicos de soldadura 4.1.1. Equipamentos e utenslios 4.1.2. Factores de soldabilidade 4.1.3. Preparao de peas 4.2. Processos de soldadura 4.2.1. Soldagem 4.2.1.1. Branda 4.2.1.2. Forte 4.2.1.3. Sodo-Soldagem 4.2.2. Soldadura 4.2.2.1. 4.2.2.2. 4.2.2.3. 4.2.2.4. 4.2.2.5. Oxiacetilnica Por elctrodos revestidos MIG/MAG TIG Outros processos

4.3. Acabamento de peas 4.4. Causas de defeitos 27

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 5: Processos de Ligao

Cursos Profissionais

5. Colagem 5.1. Tipos de colas 5.2. Preparao das superfcies 5.3. Processos de colagem 6. Ligaes em madeira. Samblagens

4. Bibliografia / Outros Recursos


AR LIQUIDO (s.d.), Guia do Utilizador da Soldadura Manual. [s.l.]: Ar Liquido. COSTA, Leondio (1978), Tecnologia do Metal. Coleco: Metalomecnica. Lisboa: Pltano Editora. COSTA, Leondio (1979), Prticas do Metal, Formao Profissional. Lisboa: Pltano Editora. PIRES, Vaz E. E. (s.d.), MECNICA TCNICA - Soldadura e Clculos Tcnicos. Porto: Editora Lopes da Silva. SANTOS, J. F. O.; QUINTINO, L. (1993), Processos de Soldadura. Volumes I e II. Lisboa: Instituto de Soldadura e Qualidade. Normas, Regulamentos e Especificaes: NP 1515:1977 1 Edio. Soldadura. Representao Simblica nos Desenhos (correspondncia com ISO 2553:1974). Stios na Internet: http://www.isq.pt ISQ (Instituto da Soldadura e Qualidade).

28

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 6 CAD I (Desenho Assistido por Computador)


Durao de Referncia: 20 horas

1. Apresentao
Neste mdulo, o aluno vai ter oportunidade de aprender a utilizar novas tecnologias relacionadas com o no desenho tcnico, que lhe vo permitir executar desenhos com maior rigor. A utilizao de um computador para modelar um objecto em duas ou trs dimenses, juntar as partes e executar uma montagem rigorosa uma realidade exequvel vel com programas de CAD. Com estes programas tambm ser possvel optimizar recursos e tempo. De um modo sucinto, um Sistema CAD, consiste num Software que apresenta um conjunto de comandos especficos para elaborar um desenho. Estes comandos estabelecem com o utilizador um interface directo e de fcil domnio da computao grfica, relacionando aspectos da Matemtica, da Geometria e da Cincia Computacional.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar os componentes de um sistema CAD, em funo das suas necessidades; Estabelecer e interpretar a relao entre mdulos de um sistema de CAD integrado; Operacionalizar os comandos bsicos do CAD; Identificar as necessidades de software e hardware de um equipamento informtico de CAD; Fazer a representao de peas em desenho rigoroso e respectiva cotagem; Executar desenhos de conjunto simples.

3. mbito dos Contedos


1. Introduo ao CAD 2. Equipamentos de um sistema de CAD 3. Comandos fundamentais 2D 4. Desenho tcnico em ambiente CAD 5. Arquivo e reproduo de desenhos

29

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL Mdulo 6: CAD I (Desenho Assistido por Computador)

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


NGELO, H.; CARROLO, J.; BEIRA, R. (2002), Introduo ao Solid Works. Lisboa: IST. CUNHA, L. V. (1991), Desenho Tcnico. 8 ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. DIAS, J. (2000), Desenho Assistido por Computador com Modelao de Slidos a 3D usando Solid Edge. Lisboa: AEIST. FREITAS, Vtor; MARTINS, Pedro; RIBEIRO, Joo;SILVA, Joo (s.d.), Mechanical Desktop 4.0 Curso Completo. Lisboa: FCA Editora. GARCIA, J.; NETO, P. (2002), Autocad 2002 - Depressa e Bem. Lisboa: FCA Editora. SANTOS, Joo (2006), AutoCAD 3D 2007 Curso Completo. Lisboa: FCA Editora. SILVA, A., et al. (2004), Desenho Tcnico Moderno. 4. ed. Lisboa: Editora LIDEL. SOUSA, L. (2000), Introduo ao Mechanical Desktop. Lisboa: AEIST (Associao de Estudantes do IST).

30

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 7 CAD II (Desenho Assistido por Computador)


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Ao nvel do desenho tcnico, procede-se gradualmente representao dos desenhos, utilizando o computador com software adequado, em substituio dos estiradores e arquivos de desenhos tradicionais. Neste mdulo, o aluno vai ter um primeiro contacto com a modelao geomtrica, o que lhe vai permitir uma maior flexibilidade de visualizao. Os modelos passam a ser mais detalhados, podendo-se gerar representaes em 2D e 3D, sendo igualmente fcil obter imagens de peas e conjuntos em diferentes posies, assim como arquivar os trabalhos em suporte informtico.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar e utilizar os comandos 3D do CAD; Identificar peas em 3D; Representar peas em 3D; Identificar as necessidades de software e hardware de um equipamento informtico de CAD; Fazer a representao de peas em desenho rigoroso e respectiva cotagem, em 3D; Executar desenhos de conjunto simples, em 3D; Executar e imprimir desenhos de peas e de conjuntos em suporte informtico; Organizar a documentao tcnica em ficheiros de arquivo informtico.

3. mbito dos Contedos


1. Slidos primitivos 2. Slidos por extruso 3. Slidos de revoluo 4. Comandos 3D 5. Criao de modelos 3D 6. Visualizao de modelos 3D

31

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL Mdulo 7: CAD II (Desenho Assistido por Computador)

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


NGELO, H.; CARROLO, J.; BEIRA, R. (2002), Introduo ao Solid Works. Lisboa: IST. CUNHA, L. V. (1991), Desenho Tcnico. 8 ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. DIAS, J. (2000), Desenho Assistido por Computador com Modelao de Slidos a 3D usando Solid Edge. Lisboa: AEIST. FREITAS, Vtor; MARTINS, Pedro; RIBEIRO, Joo;SILVA, Joo (s.d.), Mechanical Desktop 4.0 Curso Completo. Lisboa: FCA Editora. GARCIA, J.; NETO, P. (2002), Autocad 2002 - Depressa e Bem. Lisboa: FCA Editora. SANTOS, Joo (2006), AutoCAD 3D 2007 Curso Completo. Lisboa: FCA Editora. SILVA, A., et al. (2004), Desenho Tcnico Moderno. 4. ed. Lisboa: Editora LIDEL. SOUSA, L. (2000), Introduo ao Mechanical Desktop. Lisboa: AEIST (Associao de Estudantes do IST)

32

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 8 Modulao 3D CAD/CAM


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Os elementos definidos no projecto, so a base de elaborao dos programas operacionais de fabrico e contribuem para a definio da estrutura do CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing). Os elementos adicionais prendem-se com os processos de fabrico, os parmetros tcnicos e clculos a considerar, de acordo com os equipamentos disponveis. Este mdulo conjuga os objectivos do projecto (Desenho Tcnico) com os objectivos do fabrico (Tecnologia e Processos). Sendo assim, os alunos aplicaro os conhecimentos cientficos e prticos adquiridos nos mdulos de CAD I e de CAD II, os quais permitiro estabelecer os fundamentos da utilizao de sistemas CAM e a sua ligao s mquinas-ferramenta CNC.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Interpretar a ligao dos elementos contidos num desenho tcnico com as necessidades operacionais de fabrico; Descrever o ciclo de desenvolvimento e fabrico de um produto; Optimizar o desempenho dos processos de fabrico e montagem; Identificar sistemas de automao aplicados a processos de fabrico utilizadores de CAD/CAM; Utilizar ferramentas de CAD/CAM numa perspectiva da produo e reconhecer as suas limitaes.

3. mbito dos Contedos


1. Introduo 1.1. Sistemas de projecto 1.2. Sistemas de desenho 1.3. Sistemas de fabrico assistido por computador 2. Fabrico assistido por computador (CAM) 1.1. Introduo 1.2. Arquitectura dos Sistemas CAM 1.3. Mquinas-ferramenta de comando numrico assistido por computador (CNC) 1.4. Preparao de modelos para CAM 33

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL Mdulo 8: Modelao 3D CAD/CAM

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


Editora Publicadora Universitria (1984), Comando numrico CNC, Tcnica Operacional CNC, Curso Bsico. So Paulo: Editora Publicadora Universitria. MCMAHON, C.; BROWNE, J. (1998), CAD/CAM, Principles, Practice and Manufacturing Management. 2. ed. [s.l.]: Addison-Wesley. MEKELL, Groover (2001), Automation. Production Manufacturing. 2. ed. New Jersey: Prentice Hall. Systems, and Computer Integrated

REGH, James; KRAEBBER, Henry (2005), Computer Integrated Manufacturing. 3. ed. New Jersey: Prentice Hall. SILVA, A., et al. (2004), Desenho Tcnico Moderno. 4. ed. Lisboa: Editora LIDEL. ZEID, Ibrahim (1991), CAD/CAM Theory and Practice. [s.l.]: McGraw-Hill.

34

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 9 CNC (Comando Numrico Computorizado)


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
A abordagem ao tema CNC, reveste-se de particular importncia devido ao facto de ter havido uma grande evoluo na construo de mquinas de comando numrico. Neste sentido, pretende-se que os alunos fiquem a conhecer os vrios tipos de mquinas com CNC, conhecendo os comandos fundamentais. Neste mdulo pretende-se que o aluno adquira conhecimentos relativamente aos passos fundamentais a seguir, desde a interpretao do desenho introduo do programa na mquina.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Analisar e melhorar os sistemas produtivos com CNC; Distinguir as tecnologias de produo e gesto da produo; Utilizar ferramentas que permitem optimizar o desempenho dos processos de fabrico e montagem; Descrever o ciclo de desenvolvimento e fabrico de um produto; Utilizar ferramentas de CAD/CAM numa perspectiva da produo, tendo em considerao as suas limitaes; Identificar as tecnologias de Comando Numrico e respectiva utilizao, tanto na preparao de trabalho como na programao; Identificar as etapas de maquinagem nas mquinas-ferramenta CNC; Seleccionar ferramentas de corte; Executar a maquinao com recurso a equipamentos com CNC, em condies de higiene e segurana.

35

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 9: CNC (Comando Numrico Computorizado)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Mquinas CNC 1.1. Componentes e ferramentas 1.2. Torno 1.3. Fresadora 2. Comandos CNC 2.1. Funes programveis 2.2. Elementos de comando 3. Ferramentas 3.1. Caractersticas da maquinao de Comando Numrico 3.2. Formao de aparas em fresadoras e tornos 4. Conceitos de geometria para programao CNC 4.1. Sistemas de coordenadas. Ponto-zero e de referncia 4.2. Deslocamentos, interpolao e compensao da ferramenta 4.3. Colocao correcta de cotas 5. Programao CNC 5.1. Introduo 5.2. Linguagens 5.3. Formas de elaborao de programas 5.4. Dados e principais instrues

4. Bibliografia / Outros Recursos


HMT Limited (1999), Mechatronics and machine tools. New York: McGraw-Hill RELVAS, Carlos. (2000), Controlo Numrico Computorizado: Conceitos Fundamentais. Porto: Publindstria. THYER, G. E. (1996), Computer numerical control of machine tools. 2. ed. Oxford: Newnes.

36

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 10 Maquinao II (Torneamento, fresagem e outros processos)


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Com este mdulo pretende-se dar continuidade ao contedo leccionado no mdulo de Maquinao I, em que ser feita uma abordagem a mquinas-ferramenta de maior exigncia tcnica no que concerne sua utilizao. Os alunos tero que conhecer e aplicar os processos de maquinao em situaes concretas. Desta abordagem faro parte, entre outros, os temas relativos ao torneamento e fresagem. Nestes processos de maquinao, o aluno continuar a utilizar materiais diversificados, tais como metais ferrosos e no ferrosos, madeira e compsitos. Ter que avaliar e seleccionar as condies e processos mais adequados para maquinao, em conformidade com as caractersticas desses materiais e as mquinas e ferramentas disponveis.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Interpretar correctamente um desenho para aplicar o mtodo de trabalho mais apropriado na execuo de peas; Seleccionar o mtodo de trabalho mais adequado, que tire o mximo rendimento e consiga a qualidade pretendida para o produto final; Identificar e caracterizar as principais operaes de maquinao que podem ser efectuadas nas mquinas-ferramenta; Seleccionar os parmetros de corte em funo do material a maquinar e da ferramenta a utilizar; Utilizar correctamente tabelas e bacos de velocidade de corte e de rotao; Reconhecer a importncia da refrigerao, no bom estado da ferramenta e na qualidade do produto final; Identificar os principais tipos de tornos mecnicos e suas caractersticas construtivas, bem como identificar os seus principais acessrios e dos sistemas de regulao e comando, Descrever a nomenclatura e funcionamento dos diversos tipos de tornos mecnicos (paralelo, vertical, revlver); Seleccionar mtodos de fabrico adequados ao torneamento mecnico; Identificar e efectuar diferentes operaes no torno mecnico (cilindrar, facejar, torneamento cnico, furar, abertura de roscas, etc.); Consultar e interpretar tabelas de ngulos de corte dos buris, segundo o material a trabalhar;

37

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 10: Maquinao II (Torneamento, fresagem e outros processos)

Cursos Profissionais

Identificar os principais tipos de fresadoras e suas caractersticas construtivas; Identificar os principais acessrios e os sistemas de regulao e comando; Enumerar e descrever o funcionamento dos diversos tipos de fresadoras: vertical, horizontal, universal; Seleccionar mtodos de fabrico adequados fresagem; Identificar os diferentes tipos de fresas; Identificar e efectuar diferentes operaes de fresagem; Respeitar o cumprimento das normas de higiene, preveno e segurana.

3. mbito dos Contedos


1. Torneamento 1.1. Tipos de tornos mecnicos e suas caractersticas 1.2. Terminologia. Acessrios 1.3. Formas de fixao das peas 1.4. Clculo de engrenagens para abertura de roscas 1.5. Operaes de torneamento 1.5.1. Superfcies planas (faces) 1.5.2. Superfcies cilndricas exteriores e interiores 1.5.3. Superfcies cnicas 1.5.4. Abertura de roscas 1.5.5. Corte 1.5.6. Outras operaes 2. Fresagem 2.1. Tipos de tornos mecnicos e suas caractersticas 2.2. Terminologia. Acessrios 2.3. Formas de fixao das peas 2.4. Prato divisor 2.5. Operaes de fresagem 2.5.1. Fresagem de superfcies planas 2.5.2. Fresagem de superfcies cilndricas 2.5.3. Abertura de dentes em rodas dentadas 2.5.4. Outras operaes 3. Outros processos de maquinao

38

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 10: Maquinao II (Torneamento, fresagem e outros processos)

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


DAVIM, J. P. (1995), Princpios da Maquinagem. Coimbra: Livraria Almedina. FREIRE, J. M. (1977), Tecnologia do Corte. Livros Tcnico e Cientficos Editora. FREIRE, J. M. (1978), Tecnologia Mecnica. Volumes I-II-III-IV-V. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, S.A. PIRES, Vaz E. E. (s.d.), Mquinas Ferramentas I - Torneamento, Fresagem, Lubrificao. Porto: Editora Lopes da Silva. ROCHA, Accio Teixeira (1982), Tecnologia Mecnica. Volumes I, II e III. 8. ed. Coimbra: Coimbra Editora, Lda. RUAS, M. (1982), Tecnologia Mecnica. Coleco formao profissional. Lisboa: Pltano Editora. SHAW, M. C. (s.d.), Metal. Cutting Principles. Oxford: Clarendon Press

39

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 11 Circuitos de Iluminao e de Sinalizao


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
O estudo de uma iluminao para ambiente interior ou exterior exige da parte do tcnico alguns conhecimentos bsicos sobre luminotecnia, nomeadamente sobre a modalidade de iluminao a instalar, tipos de lmpadas e respectivas armaduras, potencias e, naturalmente, a sua localizao. Neste sentido, ir ser feita uma abordagem aos temas subordinados a Circuitos de Iluminao, Circuitos de Sinalizao e Circuitos de Tomadas, para que os alunos adquiram as competncias necessrias para a execuo deste tipo de circuitos.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Interpretar desenhos ou esquemas; Interpretar projectos de instalaes elctricas; Identificar a simbologia relativa aos circuitos de iluminao e de sinalizao; Identificar os elementos constituintes dos circuitos de iluminao e de sinalizao, Montar ou alterar os circuitos de iluminao, de sinalizao e de tomadas, no mbito das suas competncias; Detectar e reparar avarias.

3. mbito dos Contedos


1. Circuitos de iluminao 1.1. Derivao simples: com lmpadas de descarga e incandescentes 1.2. Comutao de lustre e de escada 1.3. Telerruptor e automticos de escada 2. Circuitos de sinalizao 2.1. Campainhas 2.2. Sinalizao circuito de chamada com quadro de alvos 2.3. Sinalizao circuito de chamada / resposta 3. Circuitos de tomadas 3.1. Monofsicas 3.2. Trifsicas 40

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 11: Circuitos de Iluminao e de Sinalizao

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


MATIAS, Jos (2000), Tecnologias da Electricidade. 10 Ano. Lisboa: Didctica Editora. MATIAS, Jos (s.d.), Aplicaes Tecnolgicas de Electrotecnia e Electrnica. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica 10. Ano. Lisboa: Didctica Editora. PINTO, A.; ALVES, V. (1999), Prticas Oficinais e Laboratoriais: Curso Tecnolgico de electrotecnia/electrnica. 10 Ano. 1. ed., 3. reimp. Porto: Porto Editora. Normas, Regulamentos e Especificaes: RSICEE - Regulamento de Segurana das Instalaes Colectivas de Edifcios e Entradas. RSIEET - Regulamento de Segurana de Instalaes de Energia Elctrica e Telefones. RSIUEE - Regulamento de Segurana das Instalaes de Utilizao de Energia Elctrica em Baixa Tenso.

41

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 12 Quadros Elctricos


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Neste mdulo pretende-se que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos, nesta disciplina e em articulao com a disciplina de Tecnologia e Processos. Visando-se o conhecimento dos materiais, regras e tipos de proteces para a instalao de equipamentos elctricos, a montagem ou alterao de quadros elctricos, a introduo de circuitos elctricos que carecem de proteco adequada, bem como a respectiva manuteno.

2. Objectivos de Aprendizagem
Ser capaz de: Utilizar aparelhos de medida que permitem obter o valor das grandezas elctricas existentes num circuito; Conceber, executar, instalar e alterar quadros elctricos, no mbito das suas competncias; Aplicar normas de segurana e implementar medidas de proteco de riscos elctricos; Cumprir os requisitos estabelecidos nas normas especficas para instalao de quadros elctricos; Monitorizar as condies de funcionamento de quadros elctricos.

3. mbito dos Contedos


1. Medio de grandezas elctricas 2. Electrificao de quadros elctricos 2.1. Monofsicos 2.2. Trifsicos 3. Instalao colectiva 4. Corte e seccionamento 5. Proteco 5.1. Contra sobreintensidades 5.2. Contra sobretenses 5.3. Contra curto-circuitos 6. Selectividade de circuitos 7. Manuteno 8. Diagnstico e reparao de avarias 42

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 12: Quadros Elctricos

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


MATIAS, Jos (2000), Tecnologias da Electricidade. 10 Ano. Lisboa: Didctica Editora. MATIAS, Jos (s.d.), Aplicaes Tecnolgicas de Electrotecnia e Electrnica. Curso Tecnolgico de Electrotecnia e Electrnica 10. Ano. Lisboa: Didctica Editora. PINTO, A.; ALVES, V. (1999), Prticas Oficinais e Laboratoriais: Curso Tecnolgico de electrotecnia/electrnica. 10 Ano. 1. ed., 3. reimp. Porto: Porto Editora. Normas, Regulamentos e Especificaes: RSICEE - Regulamento de Segurana das Instalaes Colectivas de Edifcios e Entradas. RSIEET - Regulamento de Segurana de Instalaes de Energia Elctrica e Telefones. RSIUEE - Regulamento de Segurana das Instalaes de Utilizao de Energia Elctrica em Baixa Tenso.

43

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 13 Automatismos ( I )
Durao de Referncia: 35 horas

1. Apresentao
A automao, no mbito industrial (Controlo de Processos Industriais), pode ser definida como o estudo dos mtodos e procedimentos, cuja finalidade a substituio do operador humano por um operador artificial, na concretizao de uma tarefa fsica ou mental previamente programada. Assim, neste mdulo, ir ser efectuada uma abordagem a dispositivos de comando, controlo e regulao no sentido do aluno ser capaz de analisar e implementar Automatismos.

2. Objectivos de Aprendizagem
Ser capaz de: Ler esquemas de automatismos, Montar ou alterar os circuitos; Detectar avarias; Projectar pequenos automatismos.

3. mbito dos Contedos


1. Contactores 2. Conceitos de comando, regulao e controlo 3. Sensores 4. Dispositivos de comando manual e automtico 5. Constituio e funcionamento do contactor 6. Esquemas elctricos de automatismos 7. Implementao de automatismos

44

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 13: Automatismos

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


FRANCISCO, Antnio (2002), Autmatos Programveis: Programao, Grafcet, Aplicaes. Lisboa: ETEP - Edies Tcnicas e Profissionais. MARTINS, V. (s.d.), Prticas Oficinais Instalaes Elctricas, Automatismos e Electrnica Industrial. Lisboa: Pltano Editora. NOVAIS, J. M. A. (1983), Mtodo Sequencial para Automatizao Electropneumtica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. NOVAIS, J. M. A. (1992), Programao de Autmatos: Mtodo Grafcet. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. PINTO, A.; ALVES, V. (1999), Prticas Oficinais e Laboratoriais: Curso Tecnolgico de electrotecnia/electrnica. 10 Ano. Porto: Porto Editora.

45

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 14 Preparao do Trabalho e Planeamento


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Com este mdulo pretende-se que o aluno adquira competncias para definir mtodos de trabalho, estudar tempos de produo, organizar postos de trabalho e preparar e distribuir tarefas.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Definir processos de execuo de peas; Planear e gerir materiais, equipamentos e mo de obra; Planear e gerir a produo de acordo com os objectivos definidos; Controlar a produo, propondo aces preventivas e correctivas face aos desvios; Estabelecer e aplicar metodologias e formas de medio que influenciem a produtividade; Aplicar as normas de higiene, de segurana, de qualidade e ambientais.

3. mbito dos Contedos


1. Estudo do trabalho 1.1. Introduo ao estudo do trabalho 1.2. Estudo dos mtodos 1.3. Medida do trabalho (estudo dos tempos) 1.4. Tcnicas de direco 1.5. Formao de pessoal 1.6. Relatrios finais 2. Posto de trabalho 2.1. Contedo do posto de trabalho 2.2. Organizao do posto de trabalho 2.3. Ergonomia

46

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 14: Preparao do Trabalho e Planeamento

Cursos Profissionais

3. Preparao do trabalho 3.1. Recepo ou estudo de desenhos e outras especificaes tcnicas 3.2. Sequncia de operaes a realizar 3.3. Seleco de ferramentas e equipamentos de produo 4. Controlo da produo 4.1. Anlise dos mtodos 4.2. Rectificao dos desvios 4.3. Auto-controle e melhoria da produtividade

4. Bibliografia / Outros Recursos


COUTO, Araujo Hudson (1995), Ergonomia Aplicada ao Trabalho - Volumes I e II. Belo Horizonte: Ergo Editora. GRANDJEAN, Etienne (1998), Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. [s.l.]: Bookman. INNES, Innes; FALCONER, Mitchell (2003). Custeio Baseado em Actividades. Lisboa: Monitor. ROLDO, V. S.; RIBEIRO S. R. (2004), Organizao da Produo e das Operaes. Lisboa: Monitor.

47

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 15 Gesto da Manuteno


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Neste mdulo pretende-se que o aluno aplique na prtica os conhecimentos adquiridos na disciplina de Organizao Industrial, dando assim continuidade sua aprendizagem. Neste sentido, o aluno dever ser capaz de executar operaes de manuteno, de acordo com as ordens de trabalho definidas no plano de manuteno e utilizar correctamente software de Gesto da Manuteno na resoluo das tarefas propostas.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Analisar trabalhos a efectuar de acordo com o plano de manuteno. Elaborar ordens de trabalho de acordo com a ficha de manuteno. Conhecer os vrios estados das ordens de trabalho. Executar trabalhos de manuteno de acordo com as ordens de trabalho. Conhecer requisitos da gesto das peas e acessrios. Codificar materiais de acordo com a sua classe e com a estrutura das famlias e subfamlias. Executar trabalhos de manuteno de acordo com os planos de manuteno (ordens de trabalho). Conhecer software de Gesto da Manuteno. Utilizar software de Gesto da Manuteno.

3. mbito dos Contedos


1. Planeamento e programao dos trabalhos 2. Ordens de trabalho 3. Relatrios de trabalhos, avarias e histrico 4. Gesto dos materiais 5. Efectuar trabalhos de manuteno 5.1. Correctiva 5.2. Programada 5.3. Melhorativa 6. Software de gesto da manuteno 48

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 15: Gesto da Manuteno

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


ASTREIN (s.d.), MCC Manuteno Centrada na Confiabilidade - software de gesto de manuteno. S. Paulo: Astrein. CABRAL, J. S. (1998), Organizao e Gesto da Manuteno: Dos conceitos prtica. Lisboa: LIDEL - Edies Tcnicas. NAVALTIK (s.d.), ManWinWin Software de Gesto da Manuteno. Lisboa: Navaltik SACRISTN, Francisco Rey (s.d.), Gesto Industrial - Manuteno Elctrica e Mecnica na Indstria e Oficinas. Lisboa: Edies CETOP Stios na Internet: http://www.miit.pt Manuteno Industrial Informatizada e Tecnologia

49

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 16 Manuteno de rgos e Equipamentos


Durao de Referncia: 35 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo que o aluno entenda o conceito de manuteno e aplique os conhecimentos adquiridos, efectuando manuteno em rgos mecnicos fundamentais e equipamentos, observando os cuidados de higiene e segurana inerentes.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Descrever o funcionamento de diferentes tipos de mecanismos; Identificar vrios mtodos de trabalho e adoptar o mais adequado a cada situao; Ler e interpretar tabelas tcnicas, catlogos, diagramas; Detectar avarias; Proceder anlise de avarias; Distinguir a importncia da manuteno a vrios nveis: econmico, de qualidade e de satisfao; Planificar aces de manuteno/conservao; Executar a manuteno/conservao de diferentes tipos de mecanismos; Respeitar e cumprir regras de preveno, higiene e segurana; Reflectir sobre os vrios tipos de manuteno; Identificar as vantagens/desvantagens de cada um dos tipos de manuteno; Detectar possveis causas de avarias; Identificar mtodos de trabalho de montagem e desmontagem; Diagnosticar avarias; Planificar as aces de manuteno a desenvolver; Proceder manuteno/conservao de diversos equipamentos; Respeitar e cumprir regras de preveno, higiene e segurana.

50

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 16: Manuteno de rgos e Equipamentos

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Veios 1.1. Alinhamento de veios 1.2. Avarias tpicas de veios 2. Rolamentos 2.1. Generalidades 2.2. Montagem de rolamentos 2.3. Defeitos em servio 2.4. Manuteno de rolamentos 3. Parafusos 3.1. Parafusos de transmisso de movimento 3.2. Foras de atrito 3.3. Rendimento e tenses nos parafusos 4. Embraiagens 5. Vlvulas 5.1. Classificao e caractersticas 5.2. Manuteno 6. Molas 6.1. Generalidades 6.2. Manuteno 7. Tipos de manuteno e tipos de trabalho 8. Limpeza e lubrificao de equipamentos

4. Bibliografia / Outros Recursos


AIRLOC (s.d.), Instalao de Mquinas e Equipamentos Industriais. [s.l.]: Airloc. CABRAL, J. S. (1998), Organizao e Gesto da Manuteno: Dos conceitos prtica. Lisboa: LIDEL - Edies Tcnicas. FAG (s.d.), Danificao de rolamentos. [s.l.]: FAG. FAG (s.d.), Montagem de rolamentos. [s.l.]: FAG. MOBIL (1976), Fundamentos da Lubrificao, Coleco Tcnica. Lisboa: Edio Mobil. NIEMANN, Gustav (1971), Elementos de Mquinas. Volumes I, II e III. So Paulo: Edgard Blucher. SACRISTN, Francisco Rey (s.d.), Gesto Industrial - Manuteno Elctrica e Mecnica na Indstria e Oficinas. Lisboa: Edies CETOP SCHROCK, J. (1989), Montagem, Ajuste e Verificao de Peas de Mquinas. Rio de Janeiro: Editorial Reverte. SILVA, F. A. P. (2000), Tribologia. 2. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. 51

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 17 Projecto de Electromecnica


Durao de Referncia: 35 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo que o aluno aplique em contexto prtico, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da Componente de Formao Tcnica, ao longo do curso, de forma a possibilitar o desenvolvimento de um projecto especfico, que ter por objectivo a produo de uma soluo para um problema proposto no mbito da Manuteno Industrial/Electromecnica. O Projecto dever ser de natureza concreta, visando a aplicao, de preferncia multidisciplinar, das matrias leccionadas, sendo explicito nos vrios passos do processo.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Estabelecer os pressupostos de um projecto a desenvolver; Organizar o processo de um projecto, definindo a estrutura documental, de acordo com as regras de procedimento: Aplicar conhecimentos e tcnicas adquiridos nas disciplinas do curso.

3. mbito dos Contedos


1. Definio de uma estrutura documental incluindo: 1.1. Apresentao da ideia do projecto; 1.2. Definio de objectivos; 1.3. Planeamento e programao; 1.4. Identificao de problemas funcionais e sua soluo; 1.5. Recolha de informao tcnica e sua organizao; 1.6. Identificao de disposies construtivas; 1.7. Elaborao de desenhos e esquemas; 1.8. Execuo do projecto; 1.9. Realizao do testes de verificao final.

4. Bibliografia / Outros Recursos


Varivel consoante o tema do Projecto. 52

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 18 Instrumentao e Medidas


Durao de Referncia: 20 horas

1. Apresentao
Com este mdulo, pretende-se que o aluno adquira competncias no manuseamento de instrumentos de medida de grandezas elctricas, de uma forma consciente e responsvel. Ser feita abordagem noo do valor a medir antes de efectuar a respectiva medio, para atender a factores de escala, seleco do aparelho indicado e ligaes.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Utilizar o instrumento adequado medida pretendida e manuse-lo de forma correcta; Analisar e assimilar as medidas efectuadas, confrontando-as com a previso terica; Realizar a calibrao dos instrumentos com recurso a padres de trabalho; Ajustar os instrumentos em funo das necessidades; Identificar as caractersticas principais dos aparelhos de medida estudados; Identificar o aparelho de medida a usar perante uma situao de interveno de manuteno; Proceder medio rigorosa das grandezas caractersticas dos principais componentes electrnicos utilizados na indstria; Atender aos possveis erros de medio, desde leves perturbaes at falha do prprio aparelho; Fazer converso do factor de escala, quando necessrio; Utilizar o osciloscpio para comparao de dois sinais, atendendo s suas caractersticas.

3. mbito dos Contedos


1. Instrumentos de medio de grandezas elctricas. Funcionamento e utilizao 1.1. Ohmmetro 1.2. Ampermetro 1.3. Voltmetro 1.4. Capacmetro 1.5. Multmetro 1.6. Osciloscpio 1.7. Wattmetro e fasmetro 53

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 18: Instrumentao e Medidas

Cursos Profissionais

2. Teste de semicondutores 3. Medidor de terra e analisadores de redes elctricas 4. Medidas em circuitos fora de servio e em servio 5. Anlise de sinais com osciloscpio e sonda lgica 6. Contagem de energia: ligao de contadores KWH e instrumentao de quadro 7. Teste de fugas e isolamento com mega ohmmetro

4. Bibliografia / Outros Recursos


CAMPILHO, Aurlio (s.d.), Instrumentao Electrnica - Mtodos e Tcnicas de Medio. Porto: FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) GIRO, Pedro Silva (1986), Instrumentao e Medidas. Lisboa: AEIST (Associao de Estudantes do Instituto Superior Tcnico). GUSTAVO, Silva, (2004), Instrumentao Industrial. 2 ed., Setbal: ESTG (Escola Superior de Tecnologia e Gesto de Setbal). Stios na Internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_el%C3%A9trica http://www-seme.dee.fct.unl.pt/leec/ime/frame_principal.htm -

54

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 19 Automatismos II
Durao de Referncia: 35 horas

1. Apresentao
Com este mdulo pretende-se que o aluno adquira competncias que lhe permitam desenvolver programas de autmatos, usando as funes bsicas de programao. Ser feita abordagem leitura, alterao e criao de programas de controlo de automatismos, de tipo sequencial e de mdia complexidade, em autmatos de marcas diferentes.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Enunciar os diferentes mtodos de programao de autmatos; Elaborar programas de controlo pelo mtodo do Grafcet e de raciocnio lgico; Realizar as ligaes de entradas e sadas; Fazer a escolha tecnolgica em funo da aplicao; Programar processos pelo mtodo sequencial; Usar as funes de programao do autmato; Ligar correctamente sensores e transdutores; Dominar mais do que uma linguagem de programao; Ler um programa e fazer alteraes em caso de necessidade; Traar o esquema elctrico de um quadro j elaborado; Diagnosticar falhas de continuidade, sinais de entrada e deficincias nas sadas.

3. mbito dos Contedos


1. Estrutura bsica de um autmato 1.1. Arquitectura de um microprocessador 1.2. Endereos de memria 1.3. Mapa de entradas e sadas 1.4. Acoplamento de sinais de I/O

55

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 19: Automatismos II

Cursos Profissionais

2. Automatismos sequenciais 2.1. Ciclos em L e ciclos em quadrado 2.2. Noo de aco, etapa e transio 2.3. Grafcet simples e com ramificaes 2.4. Equao geral de etapa 2.5. Ladder, step-ladder e linguagens de instrues 2.6. Bits especiais, contadores, temporizadores e outros elementos 3. Programao de autmatos 3.1. Consola de programao e perifricos 3.2. Software dedicado e interface de ligao 3.3. Operao de leitura, escrita e monitorizao de variveis 3.4. Deteco de erros, defeitos ou anomalias a partir da consola ou do PC 3.5. Converso de linguagens, entre marcas e entre ladder e linguagem de instrues 4. Ligaes de entradas e sadas 4.1. Ligao de sensores, transdutores, fins de curso e botes de comando 4.2. Activao de rels exteriores, contactores ou cargas directas 4.3. Ligaes com nveis de tenso diferentes e separao galvnica 4.4. Orientao dos condutores, disposio dos componentes no quadro e aspecto final

4. Bibliografia / Outros Recursos


BARBOSA, L. S. (1996), Elementos da Teoria dos Autmatos. Braga: Universidade do Minho (DI/UM). FRANCISCO, Antnio (2002), Autmatos Programveis: Programao, Grafcet, Aplicaes. Lisboa: ETEP - Edies Tcnicas e Profissionais. PINTO, Joo R. Caldas (2002), Tcnicas de Automao. Lisboa: Editora LIDEL.

Stios na Internet: http://tektonia.no.sapo.pt/Automatos/automatos.htm http://www.di.uminho.pt/~jas/Teaching/Courses/mpiii.html -

56

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 20 Automatismos III


Durao de Referncia: 35 horas

1. Apresentao
Com este mdulo pretende-se que o aluno adquira competncias para desenvolver programas de autmatos, utilizando as funes avanadas de programao. Ser feita abordagem aos principais componentes de um sistema de aquisio e tratamento de dados, ao seu funcionamento, bem como aos conversores analgico-digital e digital-analgico. No domnio da programao, sero elaborados programas para consolas tcteis (touch screen), cartas de sinais analgicos, redes de autmatos e profi-bus.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Distinguir transdutores e detectores; Identificar a necessidade da aquisio de dados no controlo industrial; Aplicar os conversores D/A e A/D; Aplicar e configurar um variador de velocidade; Programar um controlador de temperatura electrnico; Programar um contador para contagem de impulsos por encoder; Programar um display ou consola tctil HMI; Projectar e seleccionar a melhor soluo para uma rede de dados de uma instalao industrial; Configurar componentes numa rede; Explorar software de programao de sistemas de superviso; Implementar uma rede de autmatos.

3. mbito dos Contedos


1. Entradas analgicas de um autmato programvel 1.1. Sinais standard (0/10V; -10/10V; 0/20mA; 4/20mA) 1.2. Configurao de cartas de sinais analgicos 1.3. Tratamento de sinais analgicos

57

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 20: Automatismos III

Cursos Profissionais

2. Entradas rpidas de um autmato programvel 2.1. Ligaes de encoders 2.2. Configurao e funes especficas das cartas rpidas 2.3. Tratamento de sinais rpidos 3. Programao de funes avanadas 3.1. Words e floating points 3.2. Operaes de comparao 3.3. Operaes matemticas 3.4. Operaes de indexao e utilizao de subrotinas 4. Consolas de dilogo homem/mquina 4.1. Terminais alfanumricos 4.2. Terminais grficos 5. Redes 5.1. Nveis hierrquicos de uma rede 5.2. Redes proprietrias 5.3. Redes abertas 5.4. Redes (bus) de terreno 5.5. Rede Ethernet TCP/IP 5.6. Rede de cabelagem estruturada

4. Bibliografia / Outros Recursos


MATIAS, Jos; LEOTE, Ludgero (2000), Automatismos Industriais - Comando e Regulao. Lisboa: Didctica Editora. PINTO, Joo R. Caldas (2002), Tcnicas de Automao. Lisboa: Editora LIDEL. PIRES, Norberto (s.d.), Automao Industrial. Lisboa: Editora LIDEL. Outros Recursos Manuais de instalao e programao da marca das consolas e/ou software de superviso a utilizar.

Stios na Internet: http://www.abpubs.demon.co.uk/scadasites.htm http://www.process-controls.com/ -

58

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 21 Microcontroladores
Durao de Referncia: 35 horas

1. Apresentao
Este mdulo pretende fornecer as competncias de base no que diz respeito a microcontroladores ou sistemas controlados por autmato. O aluno familiariza-se com dispositivos controladores e com tcnicas de algoritmia e programao, e desenvolver competncias que lhe permitam projectar e desenvolver projectos simples em laboratrio, utilizando os microcontroladores como base de controle.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar a estrutura tpica de um sistema controlado por microcontrolador; Identificar principais caractersticas do microcontrolador / PLC em estudo; Interpretar e realizar fluxogramas / GRAFCETs; Desenvolver programao; Utilizar software de simulao e programao do microcontrolador / PLC em estudo; Aplicar as principais instrues do microcontrolador / PLC em estudo; Realizar um pequeno projecto que permita controlar mediante as entradas seleccionadas, etapas de sada para controlo de rels, electrovlvulas, luzes, pequenos motores, etc.

3. mbito dos Contedos


1. Simbologia 2. Pinagem do microcontrolador 3. Diagrama de blocos interno do microcontrolador/PLC em estudo 4. Portas paralela e srie 5. Interrupes 6. Hardware perifrico 7. Constituio de um sistema microcontrolado 8. Memrias, microprocessador, perifricos de entrada/sada

59

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 21: Microcontroladores

Cursos Profissionais

9. Conjunto de instrues/funes do microcontrolador/PLC em estudo 10. Tcnicas de realizao de fluxogramas grafcets, ladder e outras 11. Software de simulao e programao 12. Criao de programas em assembly ou outra linguagem a partir de fluxogramas 13. Compilao, execuo, simulao e debuging de programas 14. Comunicao com autmatos.

4. Bibliografia / Outros Recursos


FRANCISCO, Antnio (2002), Autmatos Programveis: Programao, Grafcet, Aplicaes. Lisboa: ETEP - Edies Tcnicas e Profissionais. MAGOS, E., ALMEIDA, A. OLIVEIRA, A. (1993), Autmatos Programveis. Lisboa: Edies ASA. MATIAS, Jos; LEOTE, Ludgero (2000), Automatismos Industriais - Comando e Regulao. Lisboa: Didctica Editora. NICOLOSI, D. E.C. (2002), Laboratrio de Microcontroladores Famlia 8051. So Paulo: Editora rica. PEREIRA, Fbio (s.d.), Microcontroladores PIC Programao em C. 6 ed. So Paulo: Editora rica. PIRES, Norberto (s.d.), Automao Industrial. Lisboa: Editora LIDEL. PREDKO, M. (1999), Programming and Customizing The 8051 Microcontroller. New York: McGrawHill. SABER, (s.d.), Revista mensal Mecatrnica. Actual. S. Paulo: Editora Saber. SABER, (s.d.), Revista mensal - Mecatrnica Fcil. S. Paulo: Editora Saber. YERALAN, S.; AHLUWALAIA, A. (1995), Programming and Interfacing the 8051 Microcontroller. [s.l.]: Addison Wesley. Outros Recursos: Kits didcticos de microcontroladores ou autmatos (PLC) de baixa ou mdia gama; Software de simulao e programao, de acordo com o hardware escolhido; Software para realizao de fluxogramas, de acordo com o hardware escolhido. Catlogos dos fabricantes (Omron, Siemens, Festo, Telemecanique, etc). Stios na Internet: http://www.matrixmultimedia.com/ - Software de programao e simulao por fluxograma http://www.microchip.com/ - Microcontroladores PIC http://www.mikroelektronika.co.yu/portuguese/product/books/picbook/00.htm - Tutorial on-line de Microcontroladores PIC em portugus http://www.omron.pt - Autmatos e Controlo industrial http://www.parallax.com - Microcontroladores Basic Stamp 60

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 22 Robtica I
Durao de Referncia: 35 horas

1. Apresentao
Neste mdulo, o aluno adquire conhecimentos relativos utilizao de robs em aplicaes industriais. semelhana de todos os mdulos desta disciplina, este deve ser de ndole tericoprtica com predominncia da componente prtica.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Tomar conhecimento da histria da robtica; Identificar as vrias geraes de robs; Identificar os elementos que constituem um rob industrial; Identificar os eixos de um rob; Classificar dos robs industriais; Identificar actuadores e sensores na robtica; Explicar as caractersticas de um rob industrial; Identificar mecanismos auxiliares de um rob industrial.

3. mbito dos Contedos


1. Introduo robtica 1.1. Histria da robtica 1.2. Conceitos e aplicaes 1.3. Tipos de robs 1.4. Sistemas de coordenadas 1.5. Utilizao de robs na indstria

61

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 22: Robtica I

Cursos Profissionais

2. Funcionamento e unidades constituintes de um rob 1.1. Sistemas de funcionamento: mecnicos, electrnicos, electromecnicos, hidrulicos e pneumticos 1.2. Configuraes tpicas: tipos e caractersticas 1.3. Unidade mecnica 1.4. Controladores 1.5. Equipamentos externos e perifricos 1.6. Sensores e circuitos

4. Bibliografia / Outros Recursos


CRAIG, John (2005), Introduction to Robotics: Mechanics and Control. 3. ed. New Jersey: Prentice Hall. LOVINE, John (2004), Robotics a beginners guide to robotics projects using the PIC. Micro. New York: McGraw-Hill MARTIN, Fred (2001), Robotic Explorations: A Hands-on Introduction to Engineering. New Jersey: Prentice Hall. NIKU, Saeed (2002), Introduction to Robotics: Analysis, Systems, Applications. New Jersey: Prentice Hall. SANDIN, Paul (2003), Robot Mechanisms and Mechanical Devices Illustrated. New York: McGrawHill.

62

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 23 Robtica II
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Neste mdulo, o aluno adquire conhecimentos relativos programao e montagem de robs. semelhana de todos os mdulos desta disciplina, este deve ser de ndole terico-prtica com predominncia da componente prtica.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Aplicar mtodos de programao de robs; Utilizar software especfico de programao de robs; Apontar diferentes aplicaes de robs industriais; Construir um rob.

3. mbito dos Contedos


1. Tipo de controle 2. Linguagens e programao de robs 2.1. Instrues de movimento 2.2. Instrues de IO 2.3. Estruturas de dados 2.4. Sistemas de coordenadas 2.5. Instrues de controlo de programa 2.6. Simulao offline 2.7. Utilizao de ficheiros: leitura e escrita 3. Aplicaes de robs na industria 4. Operaes de manuteno e reparao 4.1. Generalidades 4.2. Erros e avarias mais comuns 4.3. Diagrama de funcionamento

63

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 23: Robtica II

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


LOVINE, John (2004), Robotics a beginners guide to robotics projects using the PIC. Micro. New York: McGraw-Hill MARTIN, Fred (2001), Robotic Explorations: A Hands-on Introduction to Engineering. New Jersey: Prentice Hall. NIKU, Saeed (2002), Introduction to Robotics: Analysis, Systems, Applications. New Jersey: Prentice Hall. SANDIN, Paul (2003), Robot Mechanisms and Mechanical Devices Illustrated. New York: McGrawHill.

64

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 24 Projecto de Mecatrnica


Durao de Referncia: 35 horas

1. presentao
Pretende-se com este mdulo que o aluno aplique em contexto prtico, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da Componente de Formao Tcnica, ao longo do curso, de forma a possibilitar o desenvolvimento de um projecto especfico, que ter por objectivo a produo de uma soluo para um problema proposto no mbito da Manuteno Industrial/Mecatrnica. O Projecto dever ser de natureza concreta, visando a aplicao, de preferncia multidisciplinar, das matrias leccionadas, sendo explicito nos vrios passos do processo.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Estabelecer os pressupostos de um projecto a desenvolver; Organizar o processo de um projecto, definindo a estrutura documental, de acordo com as regras de procedimento: Aplicar conhecimentos e tcnicas, adquiridos nas disciplinas curriculares do curso.

3. mbito dos Contedos


1. Definio de uma estrutura documental incluindo: 1.1. Apresentao da ideia do projecto 1.2. Definio de objectivos 1.3. Planeamento e programao 1.4. Identificao de problemas funcionais e sua soluo 1.5. Recolha de informao tcnica e sua organizao 1.6. Identificao de disposies construtivas 1.7. Elaborao de desenhos e esquemas 1.8. Execuo do projecto 1.9. Realizao do testes de verificao final

4. Bibliografia / Outros Recursos


Varivel consoante o tema do Projecto. 65

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 25 Sistemas do Automvel I (Arrefecimento e lubrificao)


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Neste mdulo ser feita abordagem aos conceitos fsicos inerentes aos sistemas de arrefecimento e lubrificao, identificao e caracterizao dos vrios tipos de sistemas de arrefecimento e de lubrificao, descrio dos seus modos de funcionamento e dos vrios componentes que os constituem. Este mdulo ir capacitar os alunos para a execuo de procedimentos de diagnstico e de testes de verificao do funcionamento destes sistemas, bem como para executar reparaes nos vrios tipos de sistemas.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar os conceitos fsicos inerentes aos sistemas de arrefecimento e lubrificao; Identificar e caracterizar sistemas de arrefecimento por ar e por lquido; Descrever o funcionamento dos sistemas de arrefecimento pressurizados e estanques; Identificar os componentes que constituem os sistemas de arrefecimento; Descrever o funcionamento dos vrios componentes que constituem os sistemas de arrefecimento, Verificar o estado das tubagens e controlar a estanqueidade das mesmas, procedendo eliminao de fugas de lquido de arrefecimento se necessrio; Verificar o nvel do lquido de arrefecimento, presses, temperaturas e caudais nos circuitos, Verificar o estado e funcionamento dos componentes do sistema de arrefecimento (bomba de gua, radiador, depsito de expanso, termostato), procedendo sua substituio se necessrio; Efectuar medies e reparaes nos componentes do sistema de arrefecimento; Identificar e distinguir os diversos sistemas de lubrificao; Identificar a funo da lubrificao em sistemas mecnicos; Descrever os vrios tipos de sistemas de lubrificao de motores; Identificar os vrios componentes de cada sistema de lubrificao e descrever a sua funo; Descrever os vrios tipos de sistemas de lubrificao de transmisses; Distinguir e caracterizar os vrios tipos de leos para motores e transmisses; Verificar o estado dos canais de lubrificao, controlando a estanqueidade dos mesmos; Verificar o nvel e a presso do leo de lubrificao, atestar ou proceder sua substituio; Verificar o estado e funcionamento dos componentes do sistema de lubrificao (crter do leo, filtro de leo, bomba de leo, etc.), procedendo sua substituio e reparao. 66

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 25: Sistemas do Automvel I (Arrefecimento e lubrificao)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Sistemas de arrefecimento 1.1. Conduo, conveco e radiao 1.2. Finalidade 1.3. Tipos de sistemas: caractersticas 1.4. Componentes 1.5. Mtodo de verificao do termstato 1.6. Utilizao do verificador de estanqueidade 1.7. Verificao do sistema de arrefecimento 1.8. Tcnicas de montagem/desmontagem 1.9. Reparao e substituio de componentes 2. Sistemas de lubrificao 2.1. Lubrificantes e lubrificao 2.2. Sistemas de lubrificao de motores: constituio e caractersticas 2.3. Sistemas de lubrificao de transmisses: constituio e caractersticas 2.4. Componentes 2.5. Utilizao de manmetros para medio de presso 2.6. Verificao 2.7. Tcnicas de montagem/desmontagem 2.8. Reparao e substituio de componentes

4. Bibliografia / Outros Recursos


ALMEIDA, Guilherme, (1997), Sistema Internacional de Unidades (SI), Grandeza e Unidade Fsicas, Terminologia, Smbolos e Recomendaes. 2. ed. Lisboa: Pltano. ALONSO, Jos Manuel (2006), Electromecnica de Vehculos, Sistemas de Seguridad y Confortabilidad. Madrid: Editorial Paraninfo. BARTZ, Wilfried J. (1992), Engine oils and automotive lubrification. New York: Marcel dekker, Inc. FERREIRA, Lus Andrade (1998), Tribologia: Notas de Cursos lubrificao e lubrificantes. Porto: Publindustria. LUCCHESI, D. (1986), O Automvel: Curso tcnico. Lisboa: Editorial Presena. MOBIL (1976), Fundamentos da Lubrificao, Coleco Tcnica. Lisboa: Edio Mobil. OZISIK, M. Necati (1985), Heat Transfer. New York: McGrawHill. PIRRO, D. M.; WESSOL A. A. (s.d.), Lubrification Fundamentals. 2. ed. New York: Marcel Dekker, Inc. WILLS, J. George (s.d.), Lubrification Fundamentals. New York: Marcel Dekker, Inc. 67

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 26 Sistemas do Automvel II (Transmisso convencional e automtica)


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Neste mdulo ser feita a abordagem aos tipos, constituio e funcionamento de sistemas de transmisso convencional e automtica nos automveis, permitindo ao aluno a sua identificao e caracterizao.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar tipos de sistemas de transmisso convencional e seus principais componentes; Descrever os princpios de funcionamento de um sistema de transmisso convencional; Descrever a funo e funcionamento dos principais componentes de sistemas de transmisso convencional; Descrever a funo e funcionamento de caixas de velocidades manuais; Identificar e descrever a funo e caractersticas de componentes de caixas de velocidade; Descrever a funo e funcionamento de embraiagens de sistemas de transmisso convencional, Identificar e descrever a funo e caractersticas de componentes de embraiagens de sistemas de transmisso convencional; Identificar tipos de lubrificantes de embraiagens e caixas de velocidades; Identificar tipos de sistemas de transmisso automtica e seus principais componentes; Descrever os princpios de funcionamento de um sistema de transmisso automtica; Descrever a funo e funcionamento dos principais componentes de sistemas de transmisso automtica; Descrever a funo e funcionamento de caixas de velocidades automticas, Identificar e descrever a funo e caractersticas de componentes de caixas de velocidades automticas; Descrever a funo e funcionamento de embraiagens de sistemas de transmisso automtica; Identificar e descrever a funo e caractersticas de componentes de embraiagens de sistemas de transmisso automtica; Identificar tipos de lubrificantes de embraiagens e caixas de velocidades automticas; Verificar o estado e funcionamento de embraiagens e caixas de velocidades; Diagnosticar e identificar as acusas de avaria em embraiagens e caixas de velocidades; Propor solues para reparao e manuteno. 68

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 26: Sistemas do Automvel II (Transmisso convencional e automtica)

3. mbito dos Contedos


1. Sistemas de transmisso convencional 1.1. Tipos de sistemas 1.2. Componentes 1.3. Tipos, caractersticas e funcionamento de caixas de velocidades 1.4. Tipos, caractersticas e funcionamento de embraiagens 1.5. Tipos de lubrificantes de embraiagens e caixas de velocidades 2. Sistemas de transmisso automtica 2.1. Tipos de sistemas 2.2. Componentes 2.3. Tipos, caractersticas e funcionamento de caixas de velocidades automticas 2.4. Tipos, caractersticas e funcionamento de embraiagens 2.5. Tipos de lubrificantes de embraiagens e caixas de velocidades automticas 3. Diagnstico, verificao, reparao e substituio de embraiagens e caixas de velocidades de sistemas de transmisso convencional e automtica 3.1. Utilizao de chaves dinamomtricas 3.2. Utilizao de comparadores 3.3. Tcnicas de montagem e desmontagem

4. Bibliografia / Outros Recursos


MARTNEZ, Hermgenes Gil (2002), Manual del automvil: reparacin y mantenimiento. Madrid: Cultural Sa De Ediciones. YAMAYEE, Zia A.; BALA, Juan L. (1994), Electromechanical energy devices and power systms. West Sussex: John Willey & Sons.

69

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 27 Sistemas do Automvel III (Direco, suspenso e travagem)


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Neste mdulo ser feita abordagem identificao e caracterizao dos tipos, constituio e funcionamento de sistemas de direco, de suspenso e de travagem.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar as funes de um sistema de suspenso; Identificar tipos de sistemas de suspenso: mecnicos, pneumticos, hidrulicos, hidropneumticos, entre outros; Identificar tipos de suspenses geridas electronicamente e seus principais componentes; Descrever os princpios de funcionamento dos sistemas de suspenso; Distinguir as massas suspensas das no suspensas; Identificar a influncia das anomalias do sistema de suspenso na geometria de direco e na segurana do veculo; Identificar os tipos de equipamentos de ensaio de sistemas de suspenso; Identificar tipos de sistemas de direco e seus principais componentes; Descrever os princpios de funcionamento de um sistema de direco e os seus principais componentes; Descrever a funo dos sistemas de direco assistida e os seus princpios de funcionamento; Identificar vantagens; Identificar os diferentes ngulos da geometria de direco; Definir e interpretar conceitos relacionados com a direco do automvel Definir conceito de travagem e identificar os factores influentes no processo de travagem; Identificar os diversos tipos de sistemas de travagem e seus componentes; Descrever a funo e funcionamento dos componentes do sistema de travagem; Descrever os princpios de funcionamento de sistemas de travagem hidrulicos; Identificar as principais caractersticas dos leos nos sistemas de travagem hidrulicos; Descrever o tipo e as funes dos pneus e rodas.

70

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 27: Sistemas do Automvel III (Direco, suspenso e travagem)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Sistemas de direco 1.1. Tipos e caractersticas 1.2. Componentes 1.3. Geometria da direco 2. Sistemas de suspenso 2.1. Tipos e caractersticas 2.2. Componentes 3. Sistemas de suspenso 3.1. Tipos e caractersticas 3.2. Componentes 3.3. leos e sistemas de travagem hidrulicos 4. Rodas e pneus 4.1. Tipos rodas e caractersticas 4.2. Tipos pneus e caractersticas

4.

Bibliografia / Outros Recursos

AIRD, Forbes (s.d.), Race car chassis: design and constrution. Osceola: MBI Publishing Company. ALBERT, Mart Parera (1993), Frenos ABS. Barcelona: Marcombo. ALONSO, Jos Manuel (s.d.), Sistemas de tansmisin y frenado. Madrid: Editorial Paraninfo. BAUER, Horst (s.d.), Automotive brake systems. Warrendable: Bosch. CHURCHILL, Jeremy; COOMBS, Mark (s.d.), Honda VFR750 & 700 V-Fours service and repair manual. Somerset: Haynes Publishing Group. DIXON, John C. (1999), The shock absorver handbook. Warrendale: SAE (Society of Automotive Engineers). HAYNES, J. H. e STEAD, D. H. (s.d.), Volkswagen Beetle 1300/1500 Owners Workshop Manual. Somerset: Haynes Publishing Group. LEGG, A. K. (s.d.), Citroen AX service and repair manual. Somerset: Haynes Publishing Group. MARTNEZ, Hermgenes Gil (2002), Manual del automvil: reparacin y mantenimiento. Madrid: Cultural Sa De Ediciones. SAE (s.d.), Light truck suspension systems : SP-1198. Warrendale: SAE (Society of Automotive Engineers). SAE (s.d.), New developments in axle, steering, suspension and chassis technology. Warrendale: SAE (Society of Automotive Engineers).

71

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 28 Sistemas do Automvel IV (Ignio, alimentao e sobrealimentao)


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Neste mdulo ser feita abordagem identificao e caracterizao dos vrios tipos de sistemas de ignio, alimentao e sobrealimentao, descrevendo as suas caractersticas e modos de funcionamento.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar a funo do sistema de ignio no veculo, Descrever as caractersticas e princpios de funcionamento dos sistemas de ignio e seus componentes; Distinguir e identificar os vrios tipos de sistemas de ignio, bobines e distribuidores; Distinguir velas quentes de velas frias segundo o tipo de motor em que so aplicadas; Identificar e descrever os vrios componentes que constituem o sistema de alimentao convencional de motores a gasolina; Descrever o princpio de funcionamento dos carburadores e dos vrios tipos de injeco mecnica; Identificar os vrios componentes que constituem as injeces mecnicas e descrever o seu funcionamento; Descrever como se efectua a alimentao de combustvel nos vrios tipos de injeco mecnica; Identificar a funo do sistema de injeco no veculo; Descrever as caractersticas e princpios de funcionamento dos sistemas de injeco e seus componentes; Distinguir injeco de gasolina de injeco de gasleo; Distinguir sistemas de injeco monoponto de sistemas de injeco multiponto; Distinguir os vrios tipos de injeces electrnicas; Identificar os tipos de emisses poluentes; Descrever as caractersticas e princpio de funcionamento de sistemas anti-poluio; Descrever as vantagens da sobrealimentao de motores a gasolina e Diesel; Enumerar os tipos de compressores utilizados na sobrealimentao; Descrever o funcionamento e constituio dos compressores volumtricos e turbocompressores; Identificar os problemas relacionados com a aplicao de um turbocompressor a um motor; 72

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 28: Sistemas do Automvel IV (Ignio, alimentao e sobrealimentao)

Cursos Profissionais

Descrever o sistema de sobrealimentao seguido de refrigerao do ar intercooler; Descrever e caracterizar o sistema de ar comprimido; Identificar os cuidados a ter na utilizao de motores sobrealimentados com turbocompressor.

3. mbito dos Contedos


1. Sistemas de ignio 1.1. Sistemas de ignio com platinados: caractersticas e funcionamento 1.2. Sistemas de ignio electrnicos: caractersticas e funcionamento 1.3. Conceito de alta tenso 1.4. Transformadores 1.5. Aplicao dos sistemas de ignio em motores a gasolina 2. Sistemas de alimentao 2.1. Sistemas de alimentao de gasolina por carburador 2.1.1. Sistemas de alimentao convencional: caractersticas 2.1.2. Funcionamento de carburadores 2.2. Sistemas de injeco mecnica em motores a gasolina 2.2.1. Caractersticas 2.2.2. Funcionamento 2.2.3. Sistemas de injeco electrnica em motores a gasolina e em motores a gasleo 2.3. Sistemas de injeco de gasolina: caractersticas e funcionamento 2.4. Sistemas de injeco de gasleo: caractersticas e funcionamento 3. Sistemas de sobrealimentao 3.1. Termodinmica aplicada ao processo de sobrealimentao 3.2. Sobrealimentao de motores trmicos 3.3. Mecanismos de sobrealimentao: caractersticas e funcionamento

73

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 28: Sistemas do Automvel IV (Ignio, alimentao e sobrealimentao) 4. Bibliografia / Outros Recursos

Cursos Profissionais

CASTRO, Miguel (s.d.), Manual da Ignio. Lisboa: Pltano Editora. CHURCHILL, Jeremy; COOMBS, Mark (s.d.), Honda VFR750 & 700 V-Fours service and repair manual. Somerset: Haynes Publishing Group. HAYNES, J. H. e STEAD, D. H. (s.d.), Volkswagen Beetle 1300/1500 Owners Workshop Manual. Somerset: Haynes Publishing Group. MACINNES, Hugh (1984), Turbochargers. New York: Berkley Publishing Group. RANGWALA, A. S. (s.d.), Turbo-machinery dynamics : design and operation. New York: McGrawHill. ROBERT BOSCH (s.d.), Diesel-engine management. Bury St. Edmunds: Professional Engineering Publishing. ROBERT BOSCH; SAE (s.d.), Gasoline-engine management. Stuttgart: Bosch. SAE (s.d.), Compression ignition combustion processes. Warrendale: SAE (Society of Automotive Engineers).

74

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 29 Sistemas do Automvel V (Carga e arranque)


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Neste mdulo ser feita abordagem identificao do princpio de funcionamento e das caractersticas dos sistemas de carga e arranque, bem como e dos elementos constituintes. Este mdulo ir capacitar os alunos para a execuo de (des)montagem e manuteno dos sistemas de carga e de arranque, nomeadamente da bateria do veculo automvel.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar o circuito de carga do veculo; Definir o princpio de funcionamento do alternador e seus componentes; Definir rectificao de corrente e regulao de tenso; Desenhar o esquema elctrico equivalente do alternador; Definir o princpio de funcionamento da bateria de acumuladores, sua estrutura e o processo de armazenamento de energia elctrica; Identificar e (des)montar a bateria; Medir a densidade do electrlito; Verificar a carga da bateria; Efectuar a limpeza da bateria e dos bornes; Determinar a polaridade da bateria; Recarregar baterias; Identificar o circuito de arranque do veculo e respectiva disposio; Definir o princpio de funcionamento do motor de arranque e seus componentes; Verificar o rel do motor de arranque; Verificar a queda de tenso nos cabos; Verificar as ligaes de massa da bateria.

75

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 29: Sistemas do Automvel V (Carga e arranque)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Circuito de carga 1.1. Electromagnetismo (Generalidades) 1.2. Corrente alternada e corrente continua (Generalidades) 1.3. Circuito de carga. Caractersticas. Constituio 1.4. Funcionamento do circuito de carga 1.5. Geradores elctricos 1.6. Rectificao de corrente elctrica 1.7. Regulao de tenso 1.8. Armazenamento de energia elctrica 1.9. Baterias 1.9.1. Tipos de baterias. Caractersticas. Constituio 1.9.2. Funcionamento das baterias 1.9.3. Utilizao de multmetros 1.9.4. Utilizao de densmetros 1.9.5. Tipos, caractersticas e utilizao de carregadores de baterias 1.9.6. Desmontagem/montagem da bateria e manuteno 2. Circuito de arranque 2.1. Tipos de motores elctricos. Caractersticas. Constituio 2.2. Funcionamento dos motores de arranque 2.3. Funcionamento dos rels 2.4. Motores de arranque 2.4.1. Tipos de motores de arranque. Caractersticas. Constituio 2.4.2. Diagnstico de avarias. Procedimentos de reparao

4. Bibliografia / Outros Recursos


ROBERT BOSCH (s.d.), Alternators: automotive electric/electronic systems. Stuttgart: Bosch. ROBERT BOSCH (s.d.), Batteries: automotive electric/electronic systems. Stuttgart: Bosch. ROBERT BOSCH (s.d.), Engine electronics. Stuttgart: Bosch. ROBERT BOSCH (s.d.), Starting systems: automotive electric/electronic systems. Stuttgart: Bosch.

76

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 30 Sistemas do Automvel VI (Segurana e conforto automvel)


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Neste mdulo ser feita a abordagem identificao dos principais sistemas de segurana activa, de segurana passiva e de conforto e segurana existentes nos veculos automveis. Os alunos tomaro tambm conhecimento sobre as suas caractersticas e princpios de funcionamento.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Distinguir segurana activa de segurana passiva; Identificar os principais sistemas de segurana activa e segurana passiva; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas dos principais sistemas de segurana activa; Distinguir os diversos sistemas de controlo de travagem e acelerao; Distinguir os diversos sistemas de controlo de estabilidade dinmica; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas dos principais sistemas de segurana passiva; Identificar os principais sistemas de conforto e segurana dos veculos automveis; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas dos sistemas de fechos centralizados; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas dos sistemas de vidros elctricos; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas dos sistemas de bancos regulveis electricamente; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas dos sistemas de espelhos retrovisores elctricos; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas dos sistemas de limpa-vidros; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas dos sistemas de desembaciamento; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas dos sistemas de ar condicionado; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas dos sistemas de alarme anti-roubo.

77

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 30: Sistemas do Automvel VI (Segurana e conforto automvel)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Sistemas de segurana activa e passiva 1.1. Sistemas de segurana activa: caractersticas e funcionamento 1.2. Sistemas de segurana passiva: caractersticas e funcionamento 1.3. Circuitos hidrulicos 1.4. Sistemas de travagem antibloqueio (ABS) 1.5. Sistemas de bloqueio electrnico do diferencial (EDS) 1.6. Sistemas de controlo de traco (ETC) 1.7. Sistemas antipatinagem das rodas (ASR) 2. Sistemas de conforto e de segurana 2.1. Caractersticas 2.2. Funcionamento 2.3. Motores elctricos de corrente contnua utilizados em sistemas de conforto e de segurana

4. Bibliografia / Outros Recursos


ROBERT BOSCH (s.d.), Automotive electronics for safety, comfort and reliability. Stuttgart: Bosch. ROBERT BOSCH; SAE (s.d.), Driving-safety systems. Stuttgart: Bosch.

78

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 31 Sistemas do Automvel VII (Elctricos e electrnicos)


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Neste mdulo ser feita abordagem identificao dos principais componentes e caractersticas dos sistemas digitais, ao funcionamento de transformadores, motores e geradores elctricos, utilizados no veculo automvel, leitura e interpretao de esquemas elctricos auto e utilizao correcta dos aparelhos elctricos de medio de grandezas. Pretende-se com estes contedos capacitar os alunos para a anlise, estudo e diagnstico de avarias em diferentes sistemas elctricos e electrnicos que se podem encontrar nos veculos automveis.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar os principais sistemas elctricos e electrnicos do veculo automvel; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas da instalao elctrica do automvel; Descrever e interpretar esquemas elctricos do automvel; Distinguir diferentes tipos de sensores e actuadores e a sua interaco com a unidade de comando; Utilizar o multmetro e o osciloscpio para identificar avarias nos sistemas elctricos e electrnicos.

3. mbito dos Contedos


1. Sistema elctrico 1.1. Instalao elctrica do automvel 1.2. Leitura e interpretao de esquemas elctricos do automvel 1.3. Componentes do sistema elctrico do automvel e sua simbologia 1.4. Tipos e caractersticas de cabos, fusveis e rels utilizados em veculos automveis 1.5. Leitura e interpretao de esquemas elctricos auto 1.6. Normas DIN e S.A.E. 2. Unidades electrnicas de comando, sensores e actuadores 3. Diagnstico/reparao em sistemas elctricos (generalidades) 4. Diagnstico/reparao em sistemas com gesto electrnica (generalidades) 79

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 31: Sistemas do Automvel VII (Elctricos e electrnicos)

Cursos Profissionais

5. Multiplexagem 5.1. Sistemas de comunicao CAN 5.2. Bus multiplexado 5.3. Protocolos de diagnstico 6. Sistemas de comunicao e informao 6.1. Sistemas de som e multimdia 6.2. Sistema de posicionamento GPS

4. Bibliografia / Outros Recursos


DENTON, Tom (s.d.), Automobile Electrical and Electronic Systems. [s.l.]: [s.n.] JURGEN, Ronald K. (1995), Automotive Electronics Handbook. [s.l.]: McGraw-Hill. ROBERT BOSCH (s.d.), Automotive electrics and electronics. Stuttgart : Bosch. ROBERT BOSCH; SAE (s.d.), Driving-safety systems. Stuttgart: Bosch.

80

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 32 Diagnstico Automvel I (Sistemas mecnicos)


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Neste mdulo ser feita abordagem, essencialmente prtica, ao controle de condio dos sistemas mecnicos que constituem o veculo automvel. Este mdulo dever ser leccionado em articulao com o de Diagnstico Automvel II (Sistemas Elctricos e Electrnicos), devido sua complementaridade. Pretende-se com este mdulo que o aluno adquira competncias na utilizao de aparelhos de medida e outros equipamentos utilizados na deteco e diagnstico de avarias. A insero deste mdulo na disciplina de Prticas Oficinais permitir a complementaridade prtica dos conhecimentos j adquiridos na disciplina de Tecnologia e Processos.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar as funes e potencialidades do multmetro; Medir qualquer grandeza elctrica com o uso do multmetro e definir com clareza os resultados obtidos em funo do calibre utilizado no aparelho; Identificar as principais funes do osciloscpio; Visualizar sinais de entrada e entrada/sada do circuito elctrico/electrnico do veculo automvel com um osciloscpio; Efectuar medies de grandes intensidades de corrente elctrica utilizando a pina amperimtrica; Utilizar correctamente o ferro de soldar fios elctricos; Utilizar correctamente ferramentas de furao e corte; Diagnosticar e reparar avarias elctricas consultando os esquemas do veculo; Diagnosticar e identificar as causas de avaria em caixas de velocidade simples e automticas; Diagnosticar e identificar as causas de avaria em embraiagens; Diagnosticar as causas de avaria no sistema de suspenso do veculo; Diagnosticar e identificar as causas de avaria nos sistemas de direco; Diagnosticar e identificar as causas de avaria nos sistemas de travagem hidrulicos; Diagnosticar avarias no sistema ignio/alimentao e sobrealimentao; Diagnosticar avarias no sistema de carga e arranque; Executar reparaes nos diferentes sistemas a partir dos resultados da deteco e diagnstico de avarias; Elaborar relatrio de deteco, diagnstico e reparao de avarias. 81

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 31: Diagnstico Automvel I (Sistemas mecnicos)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Processo de deteco e diagnstico de avarias 1.1. Sistemas de arrefecimento e de lubrificao 1.2. Sistemas de transmisso convencional e automtica 1.3. Sistemas de direco, de suspenso e de travagem 1.4. Sistemas de ignio, de alimentao e de sobrealimentao 1.5. Sistemas de carga e de arranque 1.6. Sistemas de segurana e de conforto automvel 2. Regras de elaborao de relatrio de deteco, diagnstico e reparao de avarias

4. Bibliografia / Outros Recursos


DENTON, Tom (s.d.), Advanced automotive diagnosis. Amsterdam: Butterworth Heinemann.

82

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 33 Diagnstico Automvel II (Sistemas elctricos e electrnicos)


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Neste mdulo ser feita a abordagem, essencialmente prtica, ao controle da condio dos sistemas elctricos e electrnicos que constituem o veculo automvel. Este mdulo dever ser leccionado aps o mdulo de Sistemas de Automvel VII (Elctricos e Electrnicos) e em articulao com o de Diagnstico Automvel I (Sistemas Mecnicos), devido sua complementaridade. Pretende-se com este mdulo que o aluno adquira competncias na utilizao de aparelhos de medida e outros equipamentos utilizados na deteco e diagnstico de avarias, para alm de ler e interpretar esquemas elctricos e electrnicos. A insero deste mdulo na disciplina de Prticas Oficinais permitir a complementaridade prtica dos conhecimentos j adquiridos na disciplina de Tecnologia e Processos.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar os cabos condutores da cablagem de um veculo; Identificar a caixa central e a caixa de fusveis de um automvel; Identificar as seces dos cabos condutores da instalao elctrica do automvel; Distinguir cabos condutores multifilares de cabos coaxiais e identificar as circunstncias em que cada um utilizado; Distinguir os diferentes circuitos elctricos de um veculo automvel segundo a sua classificao; Distinguir a funo dos fios condutores consoante a cor caracterstica; Identificar os componentes elctricos com base na sua simbologia; Identificar a simbologia DIN e S.A.E. dos esquemas elctricos; Interpretar e elaborar esquemas de blocos de um determinado circuito; Interpretar esquemas elctricos segundo as normas DIN e SAE; Identificar os calibres dos fusveis utilizados para proteco dos circuitos elctricos; Identificar os tipos de rels mais comuns no automvel; Diagnosticar e reparar avarias elctricas, consultando os esquemas elctricos do veculo; Diagnosticar e reparar avarias electrnicas consultando os esquemas electrnicos do veculo; Executar reparaes nos diferentes sistemas a partir dos resultados da deteco e diagnstico de avarias; Elaborar relatrio de deteco, diagnstico e reparao de avarias. 83

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 33: Diagnstico Automvel II (Sistemas elctricos e electrnicos)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Processos de deteco e diagnstico de avarias 1.1. Sistemas elctricos 1.2. Sistemas electrnicos 2. Regras de elaborao de relatrio da deteco, diagnstico e reparao de avarias

4. Bibliografia / Outros Recursos


DENTON, Tom (s.d.), Advanced automotive diagnosis. Amsterdam: Butterworth Heinemann. VASSALLO, F. Ruiz (s.d.), Manual de Instrumentos de Medida Electrnicos. Lisboa: Pltano. WHITE, Charles; RAVENHILL, Keith (s.d.), EEC IV, EEC V & Weber Marelli engine management systems techbook. Somerset: Haynes Publishing Group.

84

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 34 Estruturas de Aeronaves I (Aeronavegabilidade e fuselagens)


Durao de Referncia: 20 horas

1. Apresentao
Com este mdulo, pretende-se iniciar o estudo das estruturas de aeronaves, comeando pela abordagem aos requisitos de aeronavegabilidade e aos mtodos de construo das fuselagens de avies segundo as especificaes ATA 52/53/56.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Tomar conhecimento dos requisitos de aeronavegabilidade; Classificar e distinguir as estruturas de aeronaves; Definir os conceitos de a prova de falha, vida segura e tolerncia ao dano; Distinguir os sistemas de zona e de estao; Distinguir e aplicar os esforos que se podem exercer sobre as estruturas; Instalar os sistemas de drenagem e ventilao; Instalar sistemas de proteco contra descargas elctricas; Identificar mtodos de construo/reparao das fuselagens; Identificar tcnicas de montagem de estruturas; Executar trabalhos de manuteno em estruturas de aeronaves; Identificar mtodos de proteco de superfcies; Efectuar a limpeza de superfcies; Utilizar mtodos de alinhamento de fuselagens; Verificar a simetria de fuselagens; Instalar assentos e sistemas de carga; Descrever o processo de construo de fuselagens; Efectuar a selagem de pressurizao; Proceder reparao/montagem dos pontos de fixao das asas, estabilizador, pilo, fixaes do trem de aterragem; Reparar e montar as portas de sada de emergncia; Reparar e montar mecanismos de janelas e pra-brisas; Executar trabalhos de manuteno na fuselagem das aeronaves; Respeitar e cumprir regras de preveno, higiene e segurana. 85

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 34: Estruturas de Aeronaves I (Aeronavegabilidade e fuselagens)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Estruturas - Conceitos gerais 1.1. Aeronavegabilidade 1.1.1. Requisitos de aeronavegabilidade para resistncia estrutural 1.1.2. Classificao estrutural: primria, secundria e terciria 1.1.3. Conceitos de prova de falha, vida segura e tolerncia ao dano 1.1.4. Sistemas de identificao de zona e estao 1.1.5. Presso, esforo, curvatura, compresso, corte, toro, tenso, presso circular e fadiga 1.1.6. Sistemas de drenagem e ventilao 1.1.7. Instalao de sistemas 1.1.8. Sistemas de proteco contra descargas atmosfricas 1.1.9. Colagem e aglomerao em sistemas e aeronaves 1.2. Fuselagem 1.2.1. Mtodos de construo de: fuselagem com revestimento activo, matrizes, rguas de bordo, longarinas anteparas, armaes, chapas de reforo, apoios, barras, estruturas de caixa, estruturas de pavimento, reforos, mtodos de revestimento, proteco anticorroso, fixao de asa e fixao de motor 1.2.2. Tcnicas de montagem de estrutura: rebitagem, aparafusamento e colagem 1.2.3. Mtodos de proteco de superfcie: cromagem, anodizao e pintura 1.2.4. Limpeza de superfcies 1.2.5. Simetria da fuselagem: mtodos de alinhamento e verificao da simetria 2. Fuselagem (ATA 52/53/56) 2.1. Construo e selagem de pressurizao 2.2. Pontos de fixao da asa, estabilizador, pilo, fixao de trem de aterragem 2.3. Instalao de assentos e sistema de carga 2.4. Portas e sadas de emergncia: Construo, mecanismos de funcionamento e dispositivos de segurana 2.5. Construo e mecanismos de janela e pra-brisas

4. Bibliografia / Outros Recursos


BRUHN, E. F., (s.d.), Analysis and Design of Flight Vehicle Structures. [s.l.]: Jacobs Publishing CRANE, Dale (1999), Aviation Maintenance Technician Sries: Airframe Structures. 2. ed. Washington: Aviation Supplies e Academies, Inc. MEGSON, T.H.(s.d.), Aircraft Structures for Engineering Students. 3 ed. [s.l.]: Edward Arnold PEERY, David J.; AZAR, J.J. (s.d.), Aircraft Structures. [s.l.]: [s.n.].

86

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 35 Estruturas de Aeronaves II (Asas, estabilizadores, superfcies de controlo de voo e coberturas de motor/piles)
Durao de Referncia: 20 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo dar continuidade ao mdulo de Estruturas de Aeronaves I, sendo abordados temas relativos a asas (especificao ATA 57), a estabilizadores (especificao ATA 55), s superfcies de controlo de voo (especificaes ATA 55/57) e s coberturas de motor/piles (especificao ATA 54), no que concerne aos mtodos de construo e montagem, segundo as especificaes aplicveis em cada caso.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Interpretar correctamente a especificao ATA 57; Descrever o processo de construo das asas; Caracterizar os depsitos de combustvel; Caracterizar o trem de aterragem, pilo, superfcies de controlo e os pontos de fixao dos dispositivos de hipersustentao/arrasto; Interpretar correctamente a especificao ATA 55; Descrever o processo de construo dos estabilizadores; Descrever o processo de a fixao da superfcie de controlo; Interpretar o captulo ATA 54; Instalar divisrias corta-fogo; Aplicar o bero do motor; Respeitar e cumprir regras de preveno, higiene e segurana; Executar trabalhos de manuteno em asas, estabilizadores, superfcies de controlo de voo e coberturas de motores/piles.

87

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 35: Estruturas de Aeronaves II (Asas, estabilizadores, superfcies de controlo de voo e coberturas de motor/piles)

3. mbito dos Contedos


1. Asas (ATA 57) 1.1. Construo 1.2. Depsitos de combustvel 1.3. Trem de aterragem, pilo, superfcies de controlo e pontos de fixao de dispositivos de hipersustentao/arrasto 2. Estabilizadores (ATA 55) 2.1. Construo 2.2. Fixao da superfcie de controlo 3. Superfcies de controlo de voo (ATA 55/57) 3.1. Construo e fixao 3.2. Centragem. Massa e aerodinmica 4. Coberturas de motor/piles (ATA 54) 4.1. Construo 4.2. Divisrias corta-fogo 4.3. Bero do motor

4. Bibliografia / Outros Recursos


BRUHN, E. F., (s.d.), Analysis and Design of Flight Vehicle Structures. [s.l.]: Jacobs Publishing CRANE, Dale (1999), Aviation Maintenance Technician Sries: Airframe Structures. 2. ed. Washington: Aviation Supplies e Academies, Inc. MEGSON, T.H.(s.d.), Aircraft Structures for Engineering Students. 3 ed. [s.l.]: Edward Arnold PEERY, David J.; AZAR, J.J. (s.d.), Aircraft Structures. [s.l.]: [s.n.].

88

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 36

Sistemas de Aeronaves I (Comandos de voo e sistemas de instrumentos)


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo iniciar o estudo dos sistemas de aeronaves, comeando pela abordagem aos comandos de voo (especificao ATA 27) e aos sistemas de instrumentos (especificao ATA 31), segundo as especificaes aplicveis em cada caso.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar os comandos de voo; Distinguir os seus componentes; Descrever a sua funo no sistema; Executar trabalhos de manuteno nos comandos de voo; Definir sistemas de instrumentos; Distinguir os seus componentes; Descrever a sua funo no sistema; Executar trabalhos de manuteno em sistemas de instrumentos; Respeitar e cumprir regras de preveno, higiene e segurana.

3. mbito dos Contedos


1. Comandos de voo (ATA 27) 1.1. Comandos primrios: aileron, leme de profundidade, leme de direco, spoiler 1.2. Comando de compensao 1.3. Controlo activo de carga 1.4. Dispositivos de hipersustentao 1.5. Redutores de sustentao, freios aerodinmicos 1.6. Funcionamento de sistemas: manual, hidrulico, pneumtico, elctrico e fly-by-wire 1.7. Simulador de sensaes sensoriais, amortecedor de guinada, compensador de Mach, limitador de leme de direco, sistemas de bloqueio de comandos 1.8. Centragem e ajuste 1.9. Sistema de proteco/aviso de perda 89

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 36: Sistemas de Aeronaves I (Comandos de voo e sistemas de instrumentos)

2. Sistemas de instrumentos (ATA 31) 2.1. Pitot esttico: altmetro, indicador de velocidade do ar, indicador de velocidade vertical 2.2. Giroscpio: indicador de horizonte artificial, indicador de altitude com indicador de rumo, indicador de direco de voo, indicador de posio horizontal, indicador de voltas, coordenado de voltas 2.3. Bssolas: leitura directa e leitura remota 2.4. Indicao de ngulo de ataque, sistemas de aviso de perda 2.5. Outros indicadores de sistemas aeronuticos

4. Bibliografia / Outros Recursos


AZINHEIRA, Jos Raul; FONSECA, Agostinho (2000), Instrumentao. [s.l.]: [s.n.] KAYTON, M.; FRIED, W. R. (1996), Avionics Navigation Systems. [s.l.]: [s.n.] MAHER, E. (2001), Avionics Troubleshooting and Repair. Practical Flying Series. New York: McGraw-Hill. PALLETT, E. H. J. (1992), Aircraft Instruments & Integrated Systems. [s.l.]: Jeppesen. Stios na Internet: http://jepessen.com http://www.flightstore.co.uk

90

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 37 Sistemas de Aeronaves II (Elctricos, proteco contra o gelo, a chuva e as luzes)


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo dar continuidade ao mdulo de Sistemas de Aeronaves I, sendo abordados temas relativos a Sistemas elctricos (especificao ATA 24), Proteco contra o gelo e a chuva (especificao ATA 30) e s Luzes (especificao ATA 33), segundo as especificaes aplicveis em cada caso.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Caracterizar comandos de Sistemas Elctricos de aeronaves;

Identificar os seus componentes; Descrever a sua funo no sistema; Executar trabalhos de manuteno em sistemas elctricos de aeronaves; Identificar os seus componentes; Descrever a sua funo no sistema; Executar trabalhos de manuteno nos sistemas de proteco contra o gelo e a chuva; Identificar os seus componentes; Descrever a sua funo no sistema; Executar trabalhos de manuteno no sistema de luzes de aeronaves.

Caracterizar sistemas de proteco contra o gelo e a chuva;


Caracterizar o sistema de luzes de aeronaves;


91

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 37: Sistemas de Aeronaves II (Elctricos, proteco contra o gelo, a chuva e as luzes)

3. mbito dos Contedos


1. Sistemas elctricos (ATA 24) 1.1. Instalao e funcionamento de baterias 1.2. Gerao de Corrente Contnua 1.3. Gerao de Corrente Alternada 1.4. Gerao de corrente elctrica de emergncia 1.5. Regulao de tenso 1.6. Distribuio da corrente elctrica 1.7. Inversores, transformadores e rectificadores 1.8. Proteco dos circuitos 1.9. Fonte de alimentao externa/terrestre 2. Proteco contra o gelo e a chuva (ATA 30) 2.1. Formao de gelo, classificao e deteco 2.2. Sistemas de anti-gelo: elctrico, de ar quente e qumico 2.3. Sistemas de degelo: elctrico, de ar quente, pneumtico e qumico 2.4. Repelente de chuva 2.5. Aquecimento da sonda de abastecimento e dos drenos 2.6. Sistemas de limpa pra-brisas 3. Luzes (ATA 33) 3.1. Externas: navegabilidade, anti-coliso, aterragem, rolagem no solo, gelo 3.2. Internas: cabine de passageiros, cabine de pilotagem, compartimento de carga 3.3. Emergncia

4. Bibliografia / Outros Recursos


AZINHEIRA, Jos Raul; FONSECA, Agostinho (2000), Instrumentao. [s.l.]: [s.n.] J.E. Bygatr (s.d.), Aircraft Electrical Sistems. [s.l.]: Jeppesen KAYTON, M.; FRIED, W. R. (1996), Avionics Navigation Systems. [s.l.]: [s.n.] LOMBARDO, David A. (1998), Aircraft Systems. New York: McGraw-Hill. MAHER, E. (2001), Avionics Troubleshooting and Repair. Practical Flying Series. New York: McGraw-Hill. PALLETT, E. H. J. (1992), Aircraft Instruments & Integrated Systems. [s.l.]: Jeppesen. Stios na Internet: http://jepessen.com http://www.flightstore.co.uk 92

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 38 Sistemas de Aeronaves III (Ar condicionado e pressurizao da cabine, equipamento e interiores, proteco contra incndios, oxignio e guas/resduos)
Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo dar continuidade ao mdulo Sistemas de Aeronaves II, sendo abordados temas relativos a Ar condicionado e pressurizao da cabine (especificao ATA 21), a Equipamento e interiores (especificao ATA 25), a Proteco contra incndios (especificao ATA 26), ao Oxignio (especificao ATA 35) e s guas/resduos (especificao ATA 38), segundo as especificaes aplicveis em cada caso.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Caracterizar os sistemas de ar condicionado; Caracterizar os sistemas de distribuio de ar condicionado; Controlar o fluxo, a temperatura e a humidade; Caracterizar os sistemas de pressurizao; Caracterizar os sistemas de controlo e indicao; Executar trabalhos de manuteno em pressurizao; Identificar os sistemas de segurana e aviso; Executa trabalhos de manuteno em dispositivos de segurana e aviso; Identificar os equipamentos de interior de uma aeronave; Executar trabalhos de manuteno nos equipamentos de interior de uma aeronave; Distinguir os sistemas de deteco e aviso de fumo e incndio; Ensaiar os sistemas de extino de incndios; Identificar as fontes de oxignio; Caracterizar o sistema de distribuio de oxignio; Executar trabalhos de manuteno nos sistemas de distribuio de oxignio, de controlo de presso e indicadores e avisos; Descrever a configurao do sistema de guas e resduos; Executar trabalhos de manuteno nos sistemas de guas e resduos; Respeitar e cumprir as regras de preveno, higiene e segurana. 93

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 38: Sistemas de Aeronaves III (Ar condicionado e pressurizao da cabine, equipamento e interiores, proteco contra incndios, oxignio e guas/resduos)

3. mbito dos Contedos


1. Ar condicionado e pressurizao da cabine (ATA 21) 1.1. Fornecimento de ar: fontes de fornecimento de ar, incluindo purga de ar do motor, APU e veculos de assistncia 1.2. Ar condicionado 1.2.1. Sistemas de ar condicionado 1.2.2. Ventiladores e mquinas de ciclo de vapor 1.2.3. Sistemas de distribuio 1.2.4. Sistemas de controlo de fluxo, temperatura e humidade 1.3. Pressurizao 1.3.1. Sistemas de pressurizao 1.3.2. Sistemas de controlo e indicao, incluindo vlvulas de controlo e segurana 1.3.3. Controlo de presso de cabina 1.4. Dispositivos de segurana e aviso 2. Equipamento e interiores (ATA 25) 2.1. Requisitos de equipamentos de emergncia Ar condicionado 2.2. Cadeiras, arneses e cintos 2.3. Configurao da cabine e equipamentos 2.4. Instalao de interiores de cabina, equipamento recreativo de cabina 2.5. Instalao da cozinha 2.6. Escadas 3. Proteco contra incndios (ATA 26) 3.1. Sistemas de deteco e aviso de fumos e incndios 3.2. Sistemas de extino de incndios 3.3. Ensaios aos sistemas 3.4. Extintores portteis 4. Oxignio (ATA 35) 4.1. Configurao de sistema: cabina de pilotagem, cabina de passageiros 4.2. Fontes, armazenagem, carga e distribuio 4.3. Sistemas de regulao de funcionamento 4.4. Indicaes e avisos 5. guas/Resduos (ATA 38) 5.1. Configurao do sistema de fornecimento, distribuio, manuteno e drenagem de gua 5.2. Configurao de casas de banho, dispositivos de autoclismo e lavagem 5.3. Corroso

94

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 38: Sistemas de Aeronaves III (Ar condicionado e pressurizao da cabine, equipamento e interiores, proteco contra incndios, oxignio e guas/resduos)

4. Bibliografia / Outros Recursos


LOMBARDO, David A. (1998), Aircraft Systems. New York: McGraw-Hill. Stios na Internet: http://jepessen.com

95

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 39 Sistemas de Aeronaves IV (Combustvel e pneumticos/vcuo)


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo dar continuidade ao mdulo Sistemas de Aeronaves III, sendo abordados temas relativos aos Sistemas de combustveis (especificao ATA 28) e aos Sistemas pneumticos/vcuo (especificao ATA 36), segundo as especificaes aplicveis em cada caso.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar os componentes do sistema de combustvel; Identificar os depsitos de combustvel; Caracterizar os sistemas de abastecimento; Caracterizar os sistemas de descarga em voo e descarga intencional; Executar o reabastecimento e extraco de combustvel; Executar trabalhos de manuteno no sistema de combustveis; Identificar os componentes do sistema de pneumtico; Descrever a funo dos componentes no sistema; Distinguir as interfaces dos sistemas pneumticos/vcuo com outros sistemas; Executar trabalhos de manuteno nos sistemas pneumticos/vcuo; Respeitar e cumprir regras de preveno, higiene e segurana.

96

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 39: Sistemas de Aeronaves IV (Combustvel e pneumticos/vcuo)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. SISTEMAS DE COMBUSTVEL (ATA 28) 1.1. Configurao de sistema 1.2. Reservatrio de combustvel 1.3. Sistemas de abastecimento 1.4. Sistemas de descarga em voo, descarga intencional e drenagem 1.5. Alimentao cruzada e transferncia 1.6. Indicaes e avisos 1.7. Reabastecimento e extraco de combustvel 1.8. Sistemas de repartio equilibrada de combustvel no plano longitudinal 2. Sistemas pneumticos/vcuo (ATA 36) 2.1. Configurao de sistema 2.2. Fontes: motor/APU, compressores reservatrios, fornecimento terrestre 2.3. Controlo de presso 2.4. Distribuio 2.5. Indicaes e avisos 2.6. Interfaces com outros sistemas

4. Bibliografia / Outros Recursos


LOMBARDO, David A. (1998), Aircraft Systems. New York: McGraw-Hill. Stios na Internet: http://jepessen.com

97

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 40 Sistemas de Aeronaves V (Hidrulicos e trem de aterragem)


Durao de Referncia: 30 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo dar continuidade ao mdulo de Sistemas de Aeronaves IV, sendo abordados temas relativos aos Sistemas hidrulicos (especificao ATA 29) e ao Trem de aterragem (especificao ATA 32), segundo as especificaes aplicveis em cada caso.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar as propriedades dos fluidos hidrulicos; Identificar e caracterizar os vrios tipos de bombas hidrulicas, quanto constituio, funcionamento e aplicao; Caracterizar os elementos constituintes das bombas hidrulicas, e as suas funes; Identificar os problemas especficos de manuteno e conservao das bombas hidrulicas; Descrever o processo de distribuio de presso; Identificar os diversos tipos de vlvulas; Identificar e caracterizar os componentes, equipamentos e instalaes auxiliares de um circuito pneumtico/hidrulico; Executar trabalhos de manuteno em sistemas hidrulicos; Descrever o processo de construo do trem de aterragem, nomeadamente dos amortecedores; Descrever a funo dos seus componentes no sistema; Interpretar as indicaes e os avisos; Executar trabalhos de manuteno no trem de aterragem; Respeitar e cumprir regras de preveno, higiene e segurana.

98

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 40: Sistemas de Aeronaves V (Hidrulicos e trem de aterragem)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Sistemas hidrulicos (ATA 29) 1.1. Configurao do sistema 1.2. Lquidos do sistema hidrulico 1.3. Reservatrios e acumuladores hidrulicos 1.4. Gerao de presso: elctrica, mecnica e pneumtica 1.5. Gerao de presso de emergncia 1.6. Controlo de presso 1.7. Distribuio da aco hidrulica 1.8. Sistemas de indicao e aviso 1.9. Interface com outros sistemas 2. Trem de aterragem (ATA 32) 2.1. Construo 2.2. Amortecedores 2.3. Sistemas de extenso e retraco: normais e de emergncia 2.4. Sinalizadores: Indicaes e avisos 2.5. Rodas, traves, dispositivos de anti-derrapagem e de travagem automtica 2.6. Pneumticos 2.7. Direco

4. Bibliografia / Outros Recursos


CRANE, Dale (1999), Aviation Maintenance Technician Sries: Airframe Structures. 2. ed. Washington: Aviation Supplies e Academies, Inc. Stios na Internet: http://jepessen.com http://www.skygeek.com

99

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 41 (Avinicos e de manuteno de bordo)


Durao de Referncia: 25 horas

Sistemas de Aeronaves VI

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo dar continuidade ao mdulo de Sistemas de Aeronaves V, sendo abordados temas relativos aos Sistemas avinicos (especificaes ATA 22/23/34) e aos Sistemas de manuteno de bordo (especificao ATA 45), segundo as especificaes aplicveis em cada caso.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Descrever a funo do piloto automtico; Identificar os componentes do piloto automtico; Descrever as funes dos componentes do piloto automtico; Proceder manuteno do piloto automtico; Identificar os componentes do sistema de comunicaes; Descrever as funes dos componentes do sistema de comunicaes; Proceder manuteno dos sistemas de comunicaes; Caracterizar os componentes do sistema de navegao; Descrever as funes dos componentes do sistema de navegao; Proceder manuteno dos sistemas de navegao; Respeitar e cumprir regras de preveno, higiene e segurana; Caracterizar os componentes do sistema de manuteno a bordo; Descrever as funes dos componentes do sistema de manuteno a bordo; Proceder manuteno do sistema de manuteno a bordo.

100

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 41: Sistemas de Aeronaves VI (Avinicos e de manuteno de bordo)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Sistemas avinicos 1.1. Princpios e funcionamento de configuraes de sistema 1.2. Piloto automtico (especificao ATA 22) 1.3. Sistemas de comunicao (especificao ATA 23) 1.4. Sistemas de navegao (especificao ATA 34) 2. Sistemas de manuteno de bordo (ATA 45) 2.1. Computadores centrais de manuteno 2.2. Sistema de carregamento de dados 2.3. Sistema de biblioteca electrnica 2.4. Monitorizao de estrutura (monitorizao de tolerncia ao dano)

4. Bibliografia / Outros Recursos


FONSECA, A. R. A. (2001), Flight Test Instrumentation. [s.l.]: [s.n.] FONSECA, A. R. A. (2003), Ensaios em Voo Introduo. [s.l.]: [s.n.] JEPPESEN (s.d.), Avionics Fundamentals. [s.l.]: Jeppesen.

101

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 42 (Motores de combusto interna; Motores alternativos)


Durao de Referncia: 35 horas

Motopropulsores I

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo iniciar o estudo dos motores utilizados na propulso de aeronaves, com uma primeira abordagem aos tipos de motores de combusto interna, as suas principais caractersticas, os princpios de funcionamento e aplicaes, seguindo-se a abordagem aprofundada aos motores alternativos (piston engines), no que concerne sua constituio, parmetros e funcionamento.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Identificar e classificar um motor de combusto interna; Caracterizar os motores alternativos (piston engines); Descrever o princpio de funcionamento dos motores com ignio por fasca (Otto) e por compresso (Diesel), a 2 e 4 tempos; Definir cilindrada e taxa de compresso; Revelar entendimento da importncia da ordem de ignio; Calcular e medir a potncia de um motor; Identificar os componentes do motor; Descrever os sistemas de combustvel; Caracterizar os sistemas de arranque e ignio; Definir os sistemas de admisso escape e refrigerao; Descrever os princpios e finalidade da sobrealimentao; Listar as propriedades dos lubrificantes, os aditivos e medidas de segurana; Descrever o funcionamento e os componentes do sistema de lubrificao; Interpretar as caractersticas e os dados de funcionamento do motor; Descrever os componentes do grupo motopropulsor, nomeadamente paredes corta-fogo, painis Acsticos, beros do motor, apoios antivibrao; Descrever os procedimentos de arranque e acelerao do motor; Interpretar o regime de potncia e parmetros; Inspeccionar motores e componentes; Executar a manuteno/conservao de motores de pisto; Respeitar e cumprir regras de preveno, higiene, segurana e ambiente. 102

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 42: Motopropulsores I (Motores de combusto interna; Motores alternativos)

3. mbito dos Contedos


1. Motores de combusto interna 1.1. Generalidades: tipos, principais caractersticas, princpios de funcionamento e aplicaes 1.2. Motores alternativos (piston engines) 1.2.1. Motores longitudinais 1.2.2. Motores radiais 1.3. Motores rotativos 1.3.1. Motores alternativos rotativos 1.3.2. Motores Wenkel 1.3.3. Motores de turbina: Turbojacto (Turborreactores), Turbofan (Turborreactores de duplo fluxo), Turboeixo e Turbohlice 1.4. Estatorreactores: abertos e fechados 2. Motores alternativos (piston engines) 2.1. Parmetros de funcionamento e desempenho do motor 2.1.1. Ciclo de operao 2.1.1.1. 2.1.1.2. 2.1.2.1. 2.1.2.2. 2.1.2.3. 2.1.2.4. 2.1.2.5. 2.1.2.6. 2.1.2.7. 2.2. Combustveis 2.2.1. Tipos, propriedades, especificaes e aplicaes 2.2.2. Misturas/combusto. Ciclos reais 2.2.3. Aditivos de combustvel. Influncia e aplicaes 2.2.4. Medidas de segurana 2.3. Lubrificantes 2.3.1. Tipos, propriedades, especificaes e aplicaes 2.3.2. Medidas de segurana Motor de 4 Tempos: Ciclos de Otto, de Diesel, Misto e de Miller Motor de 2 Tempos Relaes bsicas Potncia indicada e potncia efectiva Razo ar/combustvel Cilindrada e taxa de compresso Clculo e medio da potncia Parmetros que condicionam a potncia efectiva do motor Rendimento dos ciclos

2.1.2. Potncia, consumo e rendimentos

103

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 42: Motopropulsores I (Motores de combusto interna; Motores alternativos)

2.4. Constituio do motor 2.4.1. Crter do motor. Tipos de crteres 2.4.2. Cambota. Tipos de cambotas 2.4.3. Reservatrios de leo 2.4.4. Caixa de transmisso acessria 2.4.5. Grupos de cilindro e pisto. Segmentos. Parmetros de funcionamento 2.4.6. Bielas. Tipos de bielas. Sistema de admisso e escape 2.4.7. Vlvulas. Tipos de vlvulas. Mecanismos de vlvula. Diagrama de distribuio 2.4.8. Acessrios 2.4.9. Caixas redutoras de hlice 2.5. Sistemas auxiliares 2.5.1. Sistemas de alimentao de combustvel 2.5.1.1. Sistemas de alimentao de combustvel por carburador Tipos de carburadores Constituio, caractersticas e funcionamento Congelamento e aquecimento Sistemas de injeco mecnica de combustvel Tipos de sistemas Constituio, caractersticas e funcionamento Sistemas de injeco electrnica de combustvel Tipos de sistemas Constituio, caractersticas e funcionamento

2.5.1.2. 2.5.1.3.

2.5.2. Sistemas de lubrificao: Constituio, caractersticas e funcionamento 2.5.3. Sistemas de arranque e de ignio 2.5.3.1. Tipos de ignio: Ignio por fasca Ignio por compresso Ignio hbrida Sistemas de ignio: Com platinados. Constituio, caractersticas e funcionamento Electrnicos. Constituio, caractersticas e funcionamento Conceito de alta tenso Transformadores Construo e funcionamento de sistemas de admisso, incluindo sistemas de ar alternativo Sistemas de escape Sistemas de refrigerao a ar e lquido Termodinmica aplicada ao processo de sobrealimentao Princpios e finalidade da sobrealimentao e seus efeitos nos parmetros do motor Mecanismos de sobrealimentao/turbocompresso. Constituio, caractersticas e funcionamento Sistema de controlo Proteco do sistema 104

2.5.3.2. 2.5.3.3. 2.5.3.4. 2.5.4.1. 2.5.4.2. 2.5.4.3. 2.5.5.1. 2.5.5.2. 2.5.5.3. 2.5.5.4. 2.5.5.5.

2.5.4. Sistemas de admisso, escape e refrigerao

2.5.5. Sobrealimentao/turbocompresso

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 42: Motopropulsores I (Motores de combusto interna; Motores alternativos)

2.6. Funcionamento dos motores alternativos (piston engines) 2.6.1. Motores de ignio por fasca 2.6.1.1. 2.6.1.2. 2.6.1.3. 2.6.1.4. 2.6.1.5. 2.6.1.6. 2.6.1.7. 2.6.1.8. 2.6.1.9. 2.6.2.1. 2.6.2.2. 2.6.2.3. 2.6.2.4. 2.6.2.5. 2.6.2.6. 2.6.2.7. 2.6.2.8. 2.6.2.9. 2.6.2.10. Caractersticas Combustveis utilizados Princpio de funcionamento Sistemas de doseamento de combustvel Sobrealimentao Sistemas de ignio Combusto Sistemas de escape Sistemas de lubrificao e de refrigerao Caractersticas Combustveis utilizados Princpio de funcionamento Sistemas de doseamento de combustvel Sobrealimentao Sistemas de ignio Combusto Sistemas de escape Sistemas de lubrificao e de refrigerao Limitaes dos motores Diesel em sistemas de propulso aeronuticos

2.6.2. Motores de ignio por compresso

2.7. Sistemas de indicao de dados do motor 2.7.1. Rotao do motor 2.7.2. Temperatura da cabea do motor 2.7.3. Temperatura do lquido de refrigerao 2.7.4. Presso e temperatura do leo 2.7.5. Temperatura dos gases de escape 2.7.6. Presso e fluxo do combustvel 2.7.7. Presso de admisso 3. Formao e eliminao de poluentes 3.1. Produtos da combusto e constituintes dos gases de escape 3.2. Poluentes 3.3. Emisses de gases e suas implicaes 3.4. Controlo das emisses 4. Sistemas de proteco contra incndios 4.1. Generalidades 4.2. Funcionamento dos sistemas de deteco e extino de incndios

105

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 42: Motopropulsores I (Motores de combusto interna; Motores alternativos)

5. Grupo motopropulsor 5.1. 5.2. 5.3. 5.4. 5.5. 5.6. 5.7. 5.8. 5.9. Generalidades Configurao de paredes corta/fogo Capotas Painis acsticos Beros de motor Apoios anti-vibrao Tubagens Sistemas de alimentao Conectores

5.10. Tubos de suporte de cabos 5.11. Cabos de controlo e tirantes 5.12. Pontos de elevao e de drenagem 6. Monitorizao do comportamento do motor e operaes em terra 6.1. 6.2. 6.3. Procedimento de arranque e acelerao do motor no solo Interpretao do regime de potncia do motor e parmetros Inspeco de motores e componentes segundo os critrios, tolerncias e dados especificados pelo fabricante do motor Generalidades Inibio e recolocao em servio de motores, acessrios e sistemas

7. Recolha e inibio de motores 7.1. 7.2.

4. Bibliografia / Outros Recursos


BENT, R. D.; MCKINLEY, J. L. (1995), Aircraft Powerplants. 5 ed. Londres: McGraw-Hill. GIACOSA, Dante (1988), Motores Endotrmicos. Barcelona: Editora mega . HEYWOOD, John B. (1988), Internal Combustion Engines Fundamentals. Londres: McGraw-Hill. MARTINS, Jorge (2006), Motores de Combusto Interna. 2 ed. Porto: Publindstria, Edies Tcnicas. STONE, Richard (1992), Introduction to Internal Combustion Engines. 2nd Ed. Londres: MacMillan.Aviation.

106

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 43 (Motores de turbina a gs)


Durao de Referncia: 35 horas

Motopropulsores II

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo dar continuidade ao estudo dos motores utilizados na propulso de aeronaves, sendo abordado o tema relativo a motores de turbina a gs, no que concerne sua constituio, parmetros e funcionamento.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Relacionar fora, trabalho, potncia, energia, velocidade e acelerao; Interpretar o ciclo de Brayton; Caracterizar a construo e funcionamento dos motores de turbina a gs; Reconhecer o rendimento e parmetros caractersticos do motor; Distinguir e caracterizar os diferentes tipos de compressores; Descrever as caractersticas de construo, princpios de funcionamento e aplicaes dos compressores; Distinguir as diversas variveis no funcionamento do compressor; Descrever o princpio de funcionamento e as caractersticas dos diferentes tipos de ps de turbina e sua equilibragem; Identificar os diversos tipos de rolamentos e vedantes e seus princpios de funcionamento; Listar as especificaes e propriedades dos combustveis, lubrificantes e aditivos; Caracterizar o sistema de lubrificao e os seus componentes; Caracterizar os sistemas de combustvel e os seus componentes; Descrever os sistemas de ar, de arranque e ignio do motor, seu funcionamento e seus componentes; Interpretar os dados fornecidos pelo motor; Descrever o funcionamento, aplicaes e mtodos dos sistemas de aumento de potncia; Distinguir motores turbo-hlice dos motores turbo-eixo; Descrever a finalidade, funcionamento e sistemas de proteco das unidades auxiliares de potncia (APU); Identificar os principais componentes do grupo motopropulsor, suas funes e modo de operao; Descrever o funcionamento do sistema de deteco e extino de incndios; Monitorizar o comportamento do motor e interpretar os resultados; Avaliar os danos causados por objectos estranhos; Executar a inibio e recolocao do motor em servio. 107

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 43: Motopropulsores II (Motores de turbina a gs)

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Motores de turbina a gs 1.1. Parmetros de funcionamento e desempenho do motor 1.1.1. Energia potencial e energia cintica. Leis de Newton do movimento 1.1.2. Ciclo de Brayton 1.1.3. Relao entre fora, trabalho, potncia, energia, velocidade e acelerao 1.1.4. Impulso total, impulso real, impulso tubeira obstruda, distribuio do impulso, impulso resultante, potncia do impulso, potncia equivalente ao veio, consumo especfico de combustvel 1.1.5. Rendimento do motor 1.1.6. Razo de diluio no sistema de alimentao e taxa de compresso do motor 1.1.7. Presso, temperatura e velocidade do fluxo de gs 1.1.8. Parmetros que condicionam a potncia efectiva do motor 1.2. Combustveis 1.2.1. Tipos, propriedades, especificaes e aplicaes 1.2.2. Aditivos de combustvel. Influncia e aplicaes 1.2.3. Medidas de segurana 1.3. Lubrificantes 1.3.1. Tipos, propriedades, especificaes e aplicaes 1.3.2. Medidas de segurana 1.4. Constituio e funcionamento do motor de turbina a gs 1.4.1. Generalidade 1.4.2. Admisso 1.4.2.1. 1.4.2.2. 1.4.2.3. 1.4.3.1. 1.4.3.2. 1.4.3.3. 1.4.3.4. 1.4.3.5. 1.4.5. Turbina 1.4.5.1. 1.4.5.2. 1.4.5.3. 1.4.5.4. 1.4.5.5. 1.4.5.6. 1.4.5.7. Tipos de turbinas: de impulso, de reaco e de reaco-impulso Caractersticas de construo, princpios de funcionamento e aplicaes Caractersticas dos diferentes tipos de ps de turbina Equilibragem das ps do rotor da turbina Fixao da p ao disco Lminas de guia da tubeira de escape Causas e efeitos da presso e deformao das ps de turbina 108 Condutas de admisso do compressor Efeitos resultantes de diferentes configuraes de admisso Proteco contra o gelo Tipos de compressores: axiais e centrfugos Caractersticas de construo, princpios de funcionamento e aplicaes Causas e efeitos das perdas e sobretenses em compressores Mtodos de controlo do fluxo do ar: vlvulas de purga, lminas de guia de entrada variveis, lminas variveis do estator, lminas rotativas do estator Taxa de compresso

1.4.3. Compressor

1.4.4. Cmara de combusto: Caractersticas de construo e princpios de funcionamento

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 43: Motopropulsores II (Motores de turbina a gs)

Cursos Profissionais

1.4.6. Escape 1.4.6.1. 1.4.6.2. 1.4.6.3. 1.4.6.4. Caractersticas e princpios de funcionamento Tubeiras convergentes, divergentes e de geometria varivel Silenciador do rudo de motor Inversores de impulso

1.5. Sistemas auxiliares 1.5.1. Sistemas de alimentao de combustvel 1.5.1.1. 1.5.1.2. Sistemas de controlo de motores Sistemas doseadores Constituio, caractersticas e funcionamento Sistemas electrnicos (FADEC)

1.5.2. Sistemas de lubrificao: constituio, caractersticas e funcionamento 1.5.3. Sistemas de ar 1.5.3.1. 1.5.3.2. Funcionamento de sistemas de distribuio de ar do motor Sistemas de controlo anti-gelo, de refrigerao interna, de isolamento e de admisso de ar exterior Constituio, caractersticas e funcionamento Requisitos de segurana no mbito da manuteno Funcionamento e aplicaes Injeco de gua Injeco de gua e metanol Sistema de ps-combusto Rotao do motor Temperatura dos gases de escape Temperatura da interfase da turbina Indicadores do impulso do motor Taxa de compresso do motor Presso de descarga da turbina Presso do tubo de escape do reactor

1.5.4. Sistemas de arranque e de ignio 1.5.4.1. 1.5.4.2. 1.5.5.1. 1.5.5.2. 1.5.5.3. 1.5.5.4. 1.5.6.1. 1.5.6.2. 1.5.6.3. 1.5.6.4.

1.5.5. Sistemas de aumento de Potncia

1.5.6. Sistemas de indicao de dados do motor

1.5.7. Presso e temperatura do leo 1.5.8. Presso e fluxo do combustvel 1.5.9. Sistemas de indicao e medio de vibraes 1.5.10. Binrio e Potncia 2. Motores de turbina a gs turbohlice 2.1. Turbinas a gs livres e acopladas caixa de engrenagem 2.2. Caixas redutoras 2.3. Comandos integrados: Motor e hlice 2.4. Dispositivos de segurana contra sobrevelocidade

109

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 43: Motopropulsores II (Motores de turbina a gs)

Cursos Profissionais

3. Motores de turbina a gs turboeixo 3.1. Generalidades 3.2. Configuraes 3.3. Sistema de propulso 3.4. Caixas redutoras 3.5. Acoplamentos 3.6. Sistemas de controlo 4. Unidades auxiliares de potncia (APU ) 4.1. Generalidades 4.2. Finalidade 4.3. Constituio 4.4. Funcionamento 4.5. Sistemas de proteco 5. Formao e eliminao de poluentes 5.1. Produtos da combusto e constituintes dos gases de escape 5.2. Poluentes 5.3. Emisses de gases e suas implicaes 5.4. Controlo das emisses 6. Sistemas de proteco contra incndios 6.1. Generalidades 6.2. Funcionamento dos sistemas de deteco e extino de incndios 7. Grupo motopropulsor 7.1. 7.2. 7.3. 7.4. 7.5. 7.6. 7.7. 7.8. 7.9. Generalidades Configurao de paredes corta/fogo Capotas Painis acsticos Beros de motor Apoios anti-vibrao Tubagens Sistemas de alimentao Conectores

7.10. Tubos de suporte de cabos 7.11. Cabos de controlo e tirantes 7.12. Pontos de elevao e drenagem

110

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 43: Motopropulsores II (Motores de turbina a gs)

Cursos Profissionais

8. Monitorizao do comportamento do motor e operaes em terra 8.1. Procedimento de arranque e acelerao do motor no solo 8.2. Interpretao do regime de potncia do motor e parmetros 8.3. Monitorizao do comportamento (incluindo controle do leo, vibrao e boroscpio) 8.4. Inspeco de motores e componentes segundo os critrios, tolerncias e dados especificados pelo fabricante do motor 8.5. Lavagem/limpeza do compressor 8.6. Danos provocados por objectos estranhos 9. Recolha e inibio de motores 9.1. Generalidades 9.2. Inibio e recolocao em servio de motores, acessrios e sistemas

4. Bibliografia / Outros Recursos


BENT, R. D.; MCKINLEY, J. L. (1995), Aircraft Powerplants. 5 ed. Londres: McGraw-Hill. BOLD, S. E. (1999), Technology Development for Aero-engines. Hampshire: P. M. Farries and M. R. Winstone. COHEN, H.; ROGERS, G. F. C.; H., I. H (1996), Gas Turbine Theory. 4 ed. [s.l.]: Longman Scientific & Technical GIACOSA, Dante (1988), Motores Endotrmicos. Barcelona: Editora mega . HILL, Philip G.; PETERSON, Carl R. (1992), Mechanics and Thermodynamics of Propulsion. 2 ed. [s.l.]: [s.n.] MARTINS, Jorge (2006), Motores de Combusto Interna. 2 ed. Porto: Publindstria, Edies Tcnicas MATTINGLY, J. D.; HEISER, W. H.; DALEY, D. H., (s.d.), Aircraft Engine Design. [s.l.]: AIAA (American Institute of Aeronautics and Astronautics). OTIS, Charles E. (1989), Aircraft Gs Turbine Powerplants. [s.l.]: Jeppesen Sanderson, Inc. ROSKAM, J.; LAN, C.T. (2003), Airplane Aerodynamics and Performance. Ottawa: Roskam Aviation and Engineering Corporation. Stios na Internet: http://cipres.cec.uchile.cl/~fpeirano/ - Motores de Turnina de Gas para Aeronaves http://www.grc.nasa.gov/ http://www.howstuffworks.com/turbine.htm?printable=1 - How Gas Turbine Engines (and Jet Engines) Work http://www.me.vt.edu/people/faculty/class/brown/brownpicture.html - Gas turbine Pictures http://www.rolls-royce.com/education/jetengine/default.htm - Rolls-Royce plc Education and Training; How a Jet Engine Works http://www/k-12airplane/brayton.html - Aircraft Piston Engines For Professional and private pilots PC Training software Oxford Aviation

111

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 44

Motopropulsores III
(Hlices)
Durao de Referncia: 20 horas

1. Apresentao
Pretende-se com este mdulo dar continuidade ao estudo dos motores utilizados na propulso de aeronaves, sendo abordado o tema relativo a hlices, no que diz respeito sua constituio, parmetros e funcionamento.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Reconhecer os princpios de funcionamento da hlice Descrever mtodos e materiais utilizados na construo de hlices Identificar os diferentes tipos de hlice Executar o controlo do passo da hlice Caracterizar o equipamento de sincronizao das hlices Caracterizar o equipamento de degelo das hlices Proceder manuteno de hlices Avaliar sinais de danificao das hlices Colocar o motor da hlice em funcionamento. Proceder recolha e inibio de hlices

3. mbito dos Contedos


1. Parmetros de funcionamento e desempenho das hlices 1.1. Teoria do elemento de p 1.2. ngulo de p elevado/reduzido, ngulo inverso, ngulo de ataque, velocidade de rotao 1.3. Recuo da hlice 1.4. Foras aerodinmicas, centrifuga e de impulso 1.5. Torque 1.6. Vento relativo ao ngulo de ataque da p 1.7. Vibrao e ressonncia

112

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 44: Motopropulsores III (Hlices)

Cursos Profissionais

2. Construo das hlices 2.1. Mtodos e materiais utilizados de hlices 2.2. Estao da p, face da p, espiga da p, dorso da p e fixao do cubo 2.3. Hlice de passo fixo, hlice de passo controlvel, hlice de velocidade constante 2.4. Instalao de hlice/rotor 3. Controlo do passo da hlice 3.1. Controlo da velocidade e mtodos de alterao do passo, sistemas mecnicos e elctricos / electrnicos 3.2. Passo invertido e varivel 3.3. Proteco contra sobrevelocidade 4. Sincronizao de hlices 4.1. Generalidades 4.2. Equipamento e fase de sincronizao 5. Proteco das hlices contra o gelo 5.1. Generalidades 5.2. Equipamento elctrico e hidrulico de degelo 6. Manuteno de hlices 6.1. Equilbrio esttico e dinmico 6.2. Percurso das ps 6.3. Avaliao de sinais de danificao pela eroso, corroso, impacto e delaminao em ps de hlice 6.4. Programas de tratamento/reparao de hlices 7. Recolha, inibio e recolocao em servio de hlices

4. Bibliografia / Outros Recursos


HILL, Philip G.; PETERSON, Carl R. (1992), Mechanics and Thermodynamics of Propulsion. 2 ed. [s.l.]: [s.n.] JEPPESEN (s.d.), Aircraft Propell and Controls. [s.l.]: Jeppesen ROSKAM, J.; LAN, C.T. (2003), Airplane Aerodynamics and Performance. Ottawa: Roskam Aviation and Engineering Corporation.

113

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 45

Processos e Prticas de Manuteno I


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Neste mdulo, o primeiro de trs dedicados a prticas de manuteno, pretende-se que o aluno aplique conhecimentos adquiridos noutras disciplinas, nomeadamente nos mdulos de Higiene Segurana e Ambiente, Ferramentas e Equipamento, bem como os diversos tipos de manuteno que se podem realizar.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Distinguir mtodos de soldagem, soldo-brasagem, brasagem e colagem; Inspeccionar juntas soldadas e brasadas; Preparar aeronaves para pesagem; Caracterizar os mtodos de recolha de aeronaves e precaues de segurana; Descrever procedimentos de abastecimento/retirada de combustvel; Descrever programas de controlo de envelhecimento, fadiga e corroso; Identificar mtodos de inspeco no destrutivos; Elaborar uma ordem de trabalhos de acordo com a ficha de manuteno; Executar trabalhos de manuteno de acordo com a ordem de trabalhos; Analisar trabalhos de acordo com o plano de manuteno; Discriminar requisitos da gesto das peas e acessrios; Ler e interpretar tabelas tcnicas, normas e especificaes; Executar o controlo de componentes com tempo de vida limitada; Utilizar software de manuteno.

3. mbito dos Contedos


1. Soldagem, brasagem, soldo-brasagem e colagem 1.1. Mtodos de soldagem 1.1.1. Processos 1.1.2. Inspeco de juntas 114

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 45: Processos e Prticas de Manuteno I

Cursos Profissionais

1.2. Mtodos de brasagem 1.2.1. Processos 1.2.2. Inspeco de juntas 1.3. Mtodos de soldo-brasagem 1.3.1. Processos 1.3.2. Inspeco de juntas 1.4. Mtodos de colagem 1.4.1. Processos 1.4.2. Inspeco de juntas 1.5. Mtodos de soldagem e brasagem 1.6. Inspeco de juntas soldadas e brasadas 1.7. Mtodos de colagem e inspeco de juntas coladas 2. Massa e centragem de aeronaves 2.1. Determinao do centro de gravidade/limites de centragem 2.2. Preparao de aeronaves para fins de pesagem 2.3. Pesagem de aeronaves 3. Assistncia e recolha de aeronaves 3.1. Rolagem/reboque de aeronaves e precaues de segurana 3.2. Elevao, calcamento e fixao de aeronaves e precaues de segurana 3.3. Mtodos de recolha de aeronaves 3.4. Procedimento de abastecimento/retirada de combustvel de aeronaves 3.5. Procedimentos de degelo anti-gelo 3.6. Alimentao dos sistemas hidrulicos pneumticos e elctricos 3.7. Efeitos das condies atmosfricas na assistncia em terra e na operao de aeronaves 4. Mtodos de desmontagem, inspeco, reparao e montagem 4.1. Tipos de defeitos e mtodos de inspeco visual 4.2. Remoo da corroso 4.2.1. Avaliao 4.2.2. Aplicao de materiais de proteco 4.3. Mtodos de reparao geral - manual de reparao estrutural 4.4. Programas de controlo de envelhecimento, fadiga e corroso 4.5. Mtodos de inspeco no destrutivos: lquidos penetrantes, radiografia, correntes parasitas, ultrassom e boroscpio 4.6. Mtodos de desmontagem e remontagem 4.7. Mtodos de resoluo de falhas

115

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 45: Processos e Prticas de Manuteno I

Cursos Profissionais

5. Situaes anmalas 5.1. Inspeces realizadas na sequncia de descargas atmosfricas e exposio a radiaes de elevada intensidade 5.2. Inspeces realizadas na sequncia de aterragens duras ou passagens por zonas de turbulncia 6. Procedimentos de manuteno 6.1. Planeamento 6.2. Alterao 6.3. Aprovisionamento 6.4. Certificao/ aptido para servio 6.5. Interface com operaes de aeronaves 6.6. Inspeco de manuteno/controlo de qualidade/garantia da qualidade 6.7. Procedimentos de manuteno suplementar 6.8. Controlo de componentes com tempo de vida limitada 7. Software de gesto da manuteno

4. Bibliografia / Outros Recursos


ASTREIN (s.d.), MCC Manuteno Centrada na Confiabilidade - software de gesto de manuteno. S. Paulo: Astrein. CABRAL, J. S. (1998), Organizao e Gesto da Manuteno: Dos conceitos prtica. Lisboa: LIDEL - Edies Tcnicas. Navaltik (s.d.), ManWinWin Software de Gesto da Manuteno. Lisboa: Navaltik SACRISTN, Francisco Rey (s.d.), Gesto Industrial - Manuteno Elctrica e Mecnica na Indstria e Oficinas. Lisboa: Edies CETOP Normas, Regulamentos e Especificaes: CAP 562 civil aircraft airworthiness information procedure. MIL- HBDK 728-2 Eddy current testing (ED) MIL- HBDK 728-3 Liquid penetrant testing (PT) MIL- HBDK 728-4A Magnetic particle testing (MT) MIL- HBDK 728-5A Radiologic testing (RT) MIL- HBDK 274 (AS) electrical grounding for aircraft safety MIL- HBDK 60 Threated fasteners: Tightening to a proper tension MIL- HBDK 728-6 Ultrasonic testing (ET) MIL- HBDK 730 Materials joining Standard Aviation Maintenance Handbook. [s.l.]: Jeppesen.

116

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 46 Processos e Prticas de Manuteno II


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Neste segundo mdulo da disciplina de Processos e Prticas de Manuteno pretende-se dar continuidade aprendizagem iniciada no mdulo anterior, sendo abordados temas relativos execuo de operaes de manuteno de acordo com as ordens de trabalho definidas e deteco, diagnstico e reparao de avarias.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Aplicar sistemas de segurana em aeronaves e oficinas; Ler e interpretar tabelas tcnicas, normas, especificaes e catlogos; Conservar ferramentas; Calibrar ferramentas e equipamentos; Interpretar o funcionamento dos equipamentos de ensaio geral; Interpretar tipos de desenhos e diagramas, smbolos, tolerncias e projeces; Aplicar a especificao 100da ATA; Aplicar as normas ISO, NA, MS,NAS e MIL; Interpretar diagramas elctricos e diagramas esquemticos; Interpretar e utilizar o sistema comum de folgas e tolerncias; Interpretar limites de arqueao, toro e desgaste; Interpretar e utilizar mtodos normalizados para verificar veios, rolamentos e outras peas; Verificar alinhamento de veios; Aplicar tcnicas de isolamento, continuidade e ligao de cabos e conectores elctricos; Instalar e ensaiar cabos coaxiais, obedecendo aos procedimentos estabelecidos; Detectar e diagnosticar avarias; Revelar valorizao da manuteno a vrios nveis: econmico, qualidade e satisfao; Executar a manuteno de diversos tipos de mecanismos; Respeitar e cumprir regras de higiene, preveno e segurana; Planificar aces de manuteno e conservao; Analisar e preparar trabalhos a efectuar, de acordo com o plano de manuteno; Executar tcnicas e ensaios de continuidade, isolamento e continuidade Analisar juntas rebitadas; 117

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 46: Processos e Prticas de Manuteno II

Cursos Profissionais

Aplicar tcnicas de proteco de cabos elctricos; Proceder manuteno e conservao de diversos equipamentos; Inspeccionar sistemas e componentes, Proceder ao diagnstico dos defeitos detectados e propor aces correctivas.

3. mbito dos Contedos


1. Precaues de segurana em aeronaves e oficinas 1.1. Trabalhos com recurso electricidade, a gases (especialmente oxignio), a produtos petrolferos e a produtos qumicos 1.2. Procedimentos em situao de incndio ou de acidente 2. Prticas de oficina 2.1. Preservao das ferramentas, controlo das ferramentas, utilizao de materiais de oficina 2.2. Dimenses, permisses e tolerncias, normas de mo-de-obra 2.3. Calibraes de ferramentas e equipamentos, padres de calibrao 3. Ferramentas 3.1. Ferramentas manuais comuns 3.2. Ferramentas elctricas comuns 3.3. Funcionamento e utilizao de ferramentas de medio de preciso 3.4. Equipamentos e mtodos de lubrificao 3.5. Funcionamento, funo e utilizao de equipamento elctrico para ensaio geral 4. Equipamento de ensaio geral de sistemas avinicos 4.1. Funcionamento 4.2. Funo 4.3. Utilizao 5. Desenhos, diagramas e padres de engenharia 5.1. Tipos de desenhos e diagramas, respectivos smbolos, dimenses, tolerncias e projeces 5.2. Legendas dos desenhos e projectos 5.3. Documentos em microfilme, microficha e informatizados 5.4. Especificao 100 da ATA (Air Transport Association) 5.5. Normas aeronuticas e outras normas aplicveis, incluindo ISO, NA, MS, NAS e MIL 5.6. Diagramas elctricos e diagramas esquemticos

118

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 46: Processos e Prticas de Manuteno II

Cursos Profissionais

6. Folgas e tolerncias 6.1. Dimenses dos furos destinados aos parafusos, classes de folgas 6.2. Sistema comum de folgas e tolerncias 6.3. Esquemas de folgas e tolerncias para aeronaves e motores 6.4. Limites de arqueao toro e desgaste 6.5. Mtodos normalizados para verificar veios, rolamentos e outras peas 6.6. Alinhamento de veios 7. Cabos e aparelhagem elctrica de ligao 7.1. Tcnicas de isolamento, continuidade e ligao 7.2. Utilizao de ferramentas de engate manual e hidrulico 7.3. Ensaios em junes 7.4. Remoo e insero de pinos de ligao 7.5. Cabos coaxiais, ensaios e precaues na instalao 7.6. Tcnicas de proteco de cabos elctricos

4. Bibliografia / Outros Recursos


ASTREIN (s.d.), MCC Manuteno Centrada na Confiabilidade - software de gesto de manuteno. S. Paulo: Astrein. CABRAL, J. S. (1998), Organizao e Gesto da Manuteno: Dos conceitos prtica. Lisboa: LIDEL - Edies Tcnicas. Navaltik (s.d.), ManWinWin Software de Gesto da Manuteno. Lisboa: Navaltik SACRISTN, Francisco Rey (s.d.), Gesto Industrial - Manuteno Elctrica e Mecnica na Indstria e Oficinas. Lisboa: Edies CETOP Normas, Regulamentos e Especificaes: CAP 562 civil aircraft airworthiness information procedure MIL- HBDK 728-2 Eddy current testing (ED) MIL- HBDK 728-3 Liquid penetrant testing (PT) MIL- HBDK 728-4A Magnetic particle testing (MT) MIL- HBDK 728-5A Radiologic testing (RT) MIL- HBDK 274 (AS) electrical grounding for aircraft safety MIL- HBDK 60 Threated fasteners: Tightening to a proper tension MIL- HBDK 728-6 Ultrasonic testing (ET) MIL- HBDK 730 Materials joining Standard Aviation Maintenance Handbook. [s.l.]: Jeppesen.

119

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL

Cursos Profissionais

MDULO 47

Processos e Prticas de Manuteno III


Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Neste terceiro mdulo da disciplina de Processos e Prticas de Manuteno pretende-se dar continuidade aprendizagem iniciada no mdulo anterior, sendo abordados temas relativos execuo de operaes de manuteno (de acordo com as ordens de trabalho definidas) e deteco, diagnstico e reparao de avarias.

2. Objectivos de Aprendizagem
O aluno dever: Determinar e calcular tolerncias de curvatura; Inspeccionar trabalhos em chapa; Executar colagens em materiais compsitos e no metlicos; Aplicar mtodos de inspeco de materiais compsitos; Identificar e aplicar diferentes tipos de rebites; Calcular espaamento e passo do rebite; Inspeccionar juntas rebitadas; Instalar, fixar e inspeccionar tubagens em aeronaves; Inspeccionar e ensaiar molas; Inspeccionar, limpar, ensaiar e lubrificar rolamentos; Montar rolamentos; Inspeccionar transmisses mecnicas; Prensar terminais de cabos de comando; Inspeccionar e ensaiar cabos de comando; Identificar e aplicar cabos Bowden; Identificar, classificar e caracterizar vlvulas; Efectuar a manuteno das vlvulas.

120

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 47: Processos e Prticas de Manuteno III

Cursos Profissionais

3. mbito dos Contedos


1. Rebites 1.1. Junes rebitadas, espaamento e passo do rebite 1.2. Ferramentas utilizadas para rebitar e entalhar 1.3. Inspeces de juntas rebitadas 2. Tubagens 2.1. Curvar e tornear/alargar tubagens em aeronaves 2.2. Inspeco de tubagens em aeronaves 2.3. Instalao e fixao de tubagens 3. Molas 3.1. Inspeco e ensaios de molas 3.2. Manuteno de molas 4. Rolamentos 4.1. Ensaio, limpeza e inspeco de rolamentos 4.2. Requisitos de lubrificao de rolamentos 4.3. Defeitos em rolamentos e respectivas causas 4.4. Montagem de rolamentos 5. Transmisses 5.1. Inspeco de engrenagens, folga mecnica 5.2. Inspeco de correias e polias, correntes e cremalheiras 5.3. Inspeco de macacos mecnicos, dispositivos de alavanca, sistemas de tirante 6. Cabos de comando 6.1. Prensagem de terminais 6.2. Inspeco e ensaio de cabos de comando 6.3. Cabos Bowden: Sistemas de comandos flexveis de aeronaves 7. Controlo de material 7.1. Chapas metlicas 7.1.1. Determinao e clculo de tolerncias de curvatura 7.1.2. Trabalhos em chapas metlicas 7.1.3. Inspeco de trabalhos em chapa metlica 7.2. Materiais compsitos e no metlicos 7.2.1. Prticas de colagem 7.2.2. Condies ambientais 7.2.3. Mtodos de inspeco 8. Vlvulas 8.1. Tipos, caractersticas e aplicaes 8.2. Manuteno de vlvulas

121

Programa de Prticas Oficinais TCNICO DE MANUTENO INDUSTRIAL MDULO 47: Processos e Prticas de Manuteno III

Cursos Profissionais

4. Bibliografia / Outros Recursos


ASTREIN (s.d.), MCC Manuteno Centrada na Confiabilidade - software de gesto de manuteno. S. Paulo: Astrein. CABRAL, J. S. (1998), Organizao e Gesto da Manuteno: Dos conceitos prtica. Lisboa: LIDEL - Edies Tcnicas. Navaltik (s.d.), ManWinWin Software de Gesto da Manuteno. Lisboa: Navaltik SACRISTN, Francisco Rey (s.d.), Gesto Industrial - Manuteno Elctrica e Mecnica na Indstria e Oficinas. Lisboa: Edies CETOP Normas, Regulamentos e Especificaes: CAP 562 civil aircraft airworthiness information procedure. KINNISON, Harry A. (2004), Aviation Maintenance Management. New York: McGraw-Hill. MIL- HBDK 728-2 Eddy current testing (ED) MIL- HBDK 728-3 Liquid penetrant testing (PT) MIL- HBDK 728-4A Magnetic particle testing (MT) MIL- HBDK 728-5A Radiologic testing (RT) MIL- HBDK 274 (AS) electrical grounding for aircraft safety MIL- HBDK 60 Threated fasteners: Tightening to a proper tension MIL- HBDK 728-6 Ultrasonic testing (ET) MIL- HBDK 730 Materials joining Standard Aviation Maintenance Handbook. [s.l.]: Jeppesen.

122

Das könnte Ihnen auch gefallen