Sie sind auf Seite 1von 80

Geologia Geral/2011

Foto: Elza Bedani

Prof Dr Maria Judite Garcia Prof MSc. Elza de Ftima Bedani

2011 1

Geologia Geral/2011

A TERRA NO ESPAO

Localizao: A Terra um pequeno corpo celeste opaco, pertencendo ao grupo de planetas que possuem sua rbita em torno do Sol. O conjunto formado pelo Sol e planetas a ele ligados pela fora da gravidade constitui o sistema solar que uma pequenssima poro localizada num dos braos perifricos que constitui a Via Lctea. Forma: A Terra um elipside de rotao do tipo geide achatado nos plos. Dimenses: Dimetro polar: 12.712 km Dimetro equatorial: 12.756 km Superfcie Terrestre e a Atmosfera: A crosta terrestre ou litosfera parte superficial do planeta solidificada constituda de rochas. Envolvendo o globo e em contato com essa superfcie encontra-se a atmosfera de natureza gasosa. Coordenadas geogrficas: Meridianos: Trata-se de linhas imaginrias no sentido Norte-Sul, contm o eixo terrestre e determinam a longitude. O meridiano mais importante o de Greenwich, que passa pelo observatrio homnimo da Inglaterra. A longitude de um determinado local na superfcie terrestre o ngulo formado pelo meridiano local e o meridiano de Greenwich. Varia de 0 - 180, podendo ser Leste ou Oeste, conforme e posio do local em relao a Greenwich. O Brasil encontram-se entre os meridianos definidos pelas longitudes 35W.Grw. e 75W.Grw.

Figura 1: Desenho esquemtico demonstrando os meridianos.

Geologia Geral/2011 Paralelos: So linhas imaginrias do sentido Oeste-Leste, contm o equador, e determinam a latitude. Os paralelos mais importantes so: Equador, Trpico de Cncer, Trpico de Capricrnio, Crculo Polar rtico e Crculo Polar Antrtico. A latitude de um determinado local da superfcie terrestre o ngulo de um raio terrestre que passa pelo local e se projeta no Equador. Assim todos os pontos sobre o mesmo paralelo possuem a mesma latitude. Varia de 0 - 90, sendo interpretada como positiva ou Norte e negativa ou Sul. O Brasil encontra-se entre os paralelos de 5N e 34S.

Figura 2: Desenho esquemtico demonstrando os paralelos.

A figura abaixo demonstra o globo terrestre com os paralelos e meridianos. ( = latitude e L=longitude).

Figura 3: Esquema representativo do planeta Terra demonstrando os meridianos e os paralelos

Geologia Geral/2011 Altitude: A altitude de determinada regio o seu desnvel em relao ao nvel mdio do mar.

Fuso Horrio: Devido ao movimento de rotao terrestre que determinam noite e dia, tornam-se necessrios os fusos horrios. Obtm-se dividindo o nmero de graus da circunferncia da Terra (360) pelo nmero de horas do dia (24h).

Ex: 360 = 15/h 24h

Dessa forma, cada 15 de longitude correspondente a 1 hora de fuso horrio. O meridiano considerado de 0 o Greenwich. O Brasil encontra-se no meridiano P (45W), que passa por Braslia.

Figura 4: Mapa Mundi representando o Meridiano de Greenwich, latitudes e longitudes.

Geologia Geral/2011

MOVIMENTOS TERRESTRES
Movimento de Rotao: Consta do movimento efetuado pela Terra no sentido oesteleste, ao redor de seu eixo imaginrio polar. O tempo necessrio para que seja completado o giro de 360 de 23hs, 56,4.09 com a velocidade de 1.666km/h. Como a Terra possui a forma elipside de rotao, sempre expe metade da superfcie ao Sol, assim o movimento de rotao tem como conseqncia os dias e as noites.

Figura 5: Movimentos de rotao.

Movimento de Translao ou Revoluo: trata-se do movimento que a Terra efetua em torno do Sol, no sentido oeste-leste, traando uma rbita denominada de elptica. A velocidade de 106.500km/h, com a durao de 365 dias, 5 hs, 45 e 48, para uma trajetria completa. Durante este movimento, a Terra ocupa posies mais prximas e mais afastadas do Sol.

Figura 6: Movimento de translao do planeta Terra.

Geologia Geral/2011 Perilio: a posio em que a Terra se encontra mais prxima do Sol, aproximadamente a 146.080.000Km. Aflio: a posio em que a Terra se encontra mais afastada do Sol, aproximadamente 151.200.000Km. Inclinao do Eixo Terrestre: O eixo da Terra apresenta um ngulo de inclinao de 2327 em relao ao plano da elptica (conforme figura 7). Devido a essa inclinao, o afastamento mximo do plano da elptica em relao ao plano da rbita ocorre nos solstcios e o afastamento zero nos equincios; o afastamento entre os dois planos denomina-se declinao. Assim, dias e noites no possuem a mesma durao, exceto no equador onde o dia e a noite possuem a durao de 12 horas durante o ano todo. Os raios solares podem atingir a superfcie terrestre de forma direta ou oblqua; no equador, os raios solares so diretos, tornando-se cada vez mais oblquos em direo aos plos devido a curvatura da Terra, inclinao do eixo e a posio da Terra em relao ao Sol (figura 8).

Figura 7: Representao esquemtica do planeta Terra demonstrado a inclinao do eixo de rotao.

Geologia Geral/2011

Figura 8: Inclinao do Planeta Terra e a incidncia dos raios solares.

Estaes do Ano: As estaes do ano so originadas pelo movimento de translao e pela inclinao do eixo terrestre, que determinam a variao da energia solar recebida. Solstcios: Ocorrem quando os raios solares formam um ngulo de 90 com um dos trpicos (Cncer ou Capricrnio) e 6633 com o equador, resultando em dias e noites desiguais. Equincios: Quando os raios solares formam um ngulo de 90 com o equador, atingindo obliquamente ambos os hemisfrios, com a mesma quantidade de energia. As noites e os dias so iguais,

Hemisfrio Sul Solstcio de Vero Equincio de Outono Solstcio de Inverno Equincio de Primavera

Data 21/12 21/03 21/06 23/09

Hemisfrio Norte Solstcio de Inverno Equincio de Primavera Solstcio de Vero Equincio de Outono

Geologia Geral/2011

Figura 9: Representao esquemtica dos solstcios e equincios.

Movimento de Precesso dos Equincios: Consta no movimento que o eixo terrestre executa num perodo de 25.000 anos; o plano de rbita terrestre em torno do plano do Equador, descrevendo uma figura cnica no espao, assim cada ano o equincio se adianta 50 segundos em relao ao ano anterior. Este movimento acarreta em alteraes nas estaes do ano em todo o planeta, e a conseqente lenta mudana climtica. Ex.: Dentro de cerca de 13.000 anos, o perilio corresponder ao perodo de vero para o hemisfrio Norte e inverno para o hemisfrio Sul (inverno atual). Movimento de Nutao: Consta de um movimento oscilatrio do eixo terrestre durante a Precesso dos Equincios, com durao de 18,6 anos.

Figura 10: Representao esquemtica do movimento de nutao.

Geologia Geral/2011

METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA
Meteorologia: rea da Geofsica que trata do estudo da atmosfera e dos fenmenos que nela ocorrem, atingindo direta ou indiretamente a superfcie terrestre. Do grego: meteoro = qualquer coisa que cai do cu. logus = conhecimento, estudo. Conceito de Tempo: So condies atmosfricas temporrias de um local num determinado momento, que se integram no tempo e o espao para formar o clima de uma regio. Ele muda constantemente. Por exemplo: num mesmo dia pode fazer calor, chover e esfriar ou o dia est chuvoso. Conceito de Clima: Trata-se de um conjunto de fenmenos meteorolgicos que caracterizam o estado mdio da atmosfera em qualquer local na superfcie terrestre. Todos os fenmenos meteorolgicos tambm so elementos do clima. Os mais importantes so a temperatura e as precipitaes, por esse motivo, os climas podem ser classificados de acordo com as precipitaes e com a temperatura. De acordo com as precipitaes, o clima pode ser: Muito mido ou super-mido: quando chove mais de 2500M3 por ano. mido: quando chove de 1200M3 a 2500M3 anuais. Semi-mido: quando chove de 500M3 a 1200M3 por ano. Semi-rido: quando chove de 250M3 a 500M3 anuais. rido: quando chove menos de 250M3 por ano. De acordo com as temperaturas, o clima pode ser: Quente: quando a temperatura mdia do ms mais frio for maior que 18o C. Temperado: quando a temperatura do ms mais frio for menor que 18o C e maior que 3o C abaixo de zero. Frio: quando a temperatura mdia do ms mais frio for menor que 3o C abaixo de zero e do ms mais quente for maior que 10o C. Neste caso h queda de neve de trs a seis meses no ano. Polar: quando a temperatura mdia do ms mais quente for menor que 10o C. nesse caso, o gelo cobre o solo durante mais de seis meses no ano.

Fatores que influenciam o clima: ventos, temperatura, umidade, evaporao, insolao, latitude, longitude, altitude, correntes martimas, vegetao, etc.

Geologia Geral/2011 Clima como fator geogrfico: o clima de grande importncia para a vida humana, visto que determina o solo e a vegetao de qualquer local, exercendo influncia na utilizao da Terra (cultivo, pastagens, bosques, etc.). A distribuio da populao mundial est relacionada com as vantagens do clima e topografia favorveis. Conforme a figura 11.

Figura 11: Demonstrao das zonas climticas no mapa mundi.

Atmosfera
A atmosfera o ar que respiramos e sem o qual no viveramos. Alm de partculas de poeira e vapor de gua, essa camada contm os seguintes gases: nitrognio (78 % do total), oxignio (21 %) e gs carbnico, contm ainda gases raros, assim chamados porque existem em quantidades muito pequenas no ar. A atmosfera funciona como um filtro seletor, restringindo os comprimentos de onda da radiao que atinge o globo. Ns vivemos envolvidos por uma grande massa de ar, chamado de atmosfera. O estudo da atmosfera feito com base nas informaes fornecidas pelas sondas espaciais, pelos satlites meteorolgicos, pelos foguetes e naves espaciais. medida que subimos na atmosfera, o ar vai se tornando menos denso, at ficar bastante rarefeito, isto , as partculas dos gases que compem o ar vo se tornado cada vez mais distante umas das outras.

Camadas da atmosfera 10

Geologia Geral/2011

Figura 12: Esquema representativo das camadas da atmosfera.

Troposfera a camada onde vivemos e se estende at uma altura de 8 a 16 Km acima da superfcie terrestre, onde ocorrem as tempestades e quase todos os fenmenos meteorolgicos: os ventos, as chuvas, as nuvens, o granizo etc. A temperatura varia muito conforme a altitude, ou seja, a cada 100 metros de aumento da altitude, h uma queda de 0,6oC e o ar vai se tornando mais frio. As partculas de poeira em suspenso representam os raios azuis e absorvem as outras cores que compem a luz branca do sol. O ar tem uma cor azul muito plida, porm no percebemos que este azul altere a cor dos objetos que nos rodeiam, no entanto, quando olhamos para o cu, vemos atravs de uma camada muito espessa de ar, por isso, que o cu nos parece azul.

Estratosfera Essa camada comea onde termina a troposfera e se estende at 30 Km acima da superfcie terrestre, onde no existe umidade ( nem nuvens ), a temperatura aumenta de 2oC a 4oC por Km, ao contrrio do que acontece na troposfera. A estratosfera apresenta uma certa concentrao de oznio, gs que enfraquece os raios ultravioletas que chegam Terra. Sem esse filtro de oznio, seria invivel a vida em nosso planeta pois esses raios so extremamente prejudiciais sade, alterando a constituio das clulas, podendo inclusive provocar o cncer.

Mesosfera 11

Geologia Geral/2011 Comea onde termina a estratosfera e se estende at 30 Km acima da superfcie terrestre onde a temperatura continua a se elevar at 48 Km, depois comea a cair. Na mesosfera existe grande quantidade de oznio.

Termosfera Localiza-se acima da Mesosfera e ocupa de 80 a 400/500 Km, nos perodos de agitao solar chega a 500 Km de altitude. A composio da termosfera distinta, devido aos efeitos da radiao ultravioleta e raios X emitidos pelo Sol, sobre as molculas de um grande nmero de gases que se separam. Os gases tambm possuem menos tendncia a se misturarem, assim as molculas mais pesadas separam-se sob a ao da gravidade.

Ionosfera (este inserida na Termosfera) chamado assim, por apresentar grande quantidade de partculas carregadas de eletricidade, os ons, que possibilitam as transmisses por rdios, refletindo as ondas radiofnicas que percorrem todo o mundo. Estende-se at 640 Km acima da superfcie terrestre, sendo, constantemente bombardeada por meteoros que no atingem a Terra porque se fragmentam nesta camada.

Exosfera A exosfera comea no limite com a ionosfera e se estende at confundir se com o espao csmico. Nessa camada o ar bastante rarefeito.

Oznio Atmosfrico: as molculas de oznio (gs) constituem-se de 3 tomos de oxignio (O3). A concentrao de oznio varia com a altitude, latitude e hora. A maior parte forma-se na alta estratosfera, como resultado da absoro da radiao ultravioleta. O oznio pode formar-se tambm prximo a superfcie terrestre devido a descargas eltricas. A presena deste gs na atmosfera de importncia vital para o homem. Se a radiao ultravioleta atingisse a superfcie terrestre na sua carga original no existiria vida sobre os continentes. Atualmente a camada de oznio est sendo destruda pelos gases cloro-flor-carbonetos (CFC), entre eles o gs Freon utilizado como refrigeradores em geladeiras e aparelhos de ar condicionado, propulsores de spray, fabricao de espuma plstica e de componentes eletrnicos. O oznio um gs instvel e muda facilmente para O2, assim os CFCs quebram facilmente estas molculas e impedem sua produo. A destruio da camada de oznio, acarreta no aumento do nmero de queimaduras de pele, cncer de pele, cataratas, queda nas defesas do organismo e at alteraes no DNA, que levam a informao gentica de todos os seres vivos. Alm de alterar o plncton marinho que serve de alimento para peixes, assim como na produo agrcola. Por outro lado a pequena quantidade de radiao ultravioleta que chega a superfcie terrestre acarreta na produo de vitamina D, que fortalece os ossos.

12

Geologia Geral/2011

Figura 13: Representao esquemtica da camada de oznio.

Dixido de Carbono: o dixido de carbono (CO2) atmosfrico resulta da respirao humana e animal, da decomposio e combusto de materiais que possuem carbono e das atividades vulcnicas. A maior parte deste gs encontra-se dissolvida nos oceanos, mas a solubilidade varia com a temperatura. Funciona como um filtro seletor, restringindo os comprimentos de onda da radiao infravermelha, alm de envolver o Globo (como uma capa de vidro), evitando que o calor liberado para a atmosfera saia rapidamente para o espao. Nos ltimos vinte anos a quantidade de dixido de carbono na atmosfera tem aumentado, devido a queima de combustveis fsseis (petrleo e carvo), mesmo com a absoro deste gs pelos vegetais, o desmatamento tem reduzido essa capacidade. Assim o aumento de dixido de carbono suspenso na atmosfera, deixa passar a radiao solar, mas bloqueia a sada de calor irradiado pela Terra, formando uma espcie de estufa.

Figura 14: Representao esquemtica do efeito estufa.

13

Geologia Geral/2011

FATORES FSICOS DO TEMPO


INSOLAO OU RADIAO SOLAR: a durao do Sol descoberto ou brilho solar, livre de quaisquer nuvens capazes de interromp-lo. Por seus mltiplos efeitos, tem grande importncia para a metereologia e a sua observao sistemtica, alm de valiosa agricultura, concorre valiosamente para a determinao de climas. A radiao solar total que atinge a superfcie da Terra compe-se de uma parte de raios visveis e outra parte de calor (raios infravermelhos e ultravioletas suaves). Aparelhos para medio: Actingrafo: mede a radiao solar global que atinge diretamente a superfcie terrestre (radiao solar direta) e a outra parte que mede a superfcie terrestre aps sofrer processo de difuso (radiao difusa). Heligrafo: registra apenas o nmero de horas de insolao diria numa regio, ou o nmero de horas de brilho do sol, medindo, portanto, a durao da radiao solar direta.

Raios solares

Registro da radiao

Figura 15: Heligrafo da Estao Meteorolgica da Universidade Guarulhos.

14

Geologia Geral/2011 TEMPERATURA: consta da maior ou menor quantidade de calor no ar, condio que determina se um corpo tem capacidade para transmitir calor a outros. Quando h o aumento de temperatura de um corpo, modificam-se certas caractersticas fsicas.

Figura 16: Abrigo meteorolgico da Universidade Guarulhos e exemplo dos termmetros de mxima e mnima.

Aparelhos para medio: Termmetros: estes so graduados para fornecer a temperatura em graus e as escalas termomtricas so fixadas em dois limites, os pontos de fuso e ebulio. As substncias utilizadas na fabricao de termmetros so: lquidos (lcool, hlio e nitrognio), gasosos (hidrognio, hlio e nitrognio) e slidos (platina, irdio, etc.). Exemplos de alguns termmetros utilizados: Termmetro de Gs, Termmetro de Vidro, Termmetro de lcool e Tolueno, Termmetro de Mercrio, Termmetro Metlico, Termmetro de Boudon, Termmetro Bimetlico ou de Distores, Termmetro Eltrico, Termmetro Meteorolgico.

A medio pode ser feita pelas escalas a seguir: Escala Celsius ou centesimal: Nesta escala o ponto de fuso de O e o de ebulio 100. A escala foi determinada pelo fsico sueco Celsius (1701-1744), que submeteu uma coluna de mercrio no gelo, obtendo o valor zero no ponto de fuso e 100 no ponto de ebulio, quando submeteu a coluna de mercrio ao ponto de ebulio da gua destilada. Dividiu esta distncia de 0-100 em 100 partes iguais (graus Celsius, centesimais ou centgrados). Escala Fahrenheit: O ponto de fuso de 32 F e o de ebulio 212 F. A escala foi determinada por Daniel Gabriel Fahrenheit (1710) que mergulhou uma mistura de neve, 15

Geologia Geral/2011 sal comum e amnia, uma coluna de mercrio, considerando como zero a altura da coluna de mercrio em tais condies. Submeteu novamente a coluna de mercrio temperatura do corpo humano (amarrou a coluna ao seu corpo), marcando a nova altura da coluna de mercrio. Dividiu o intervalo entre os dois pontos em 96 partes iguais, determinando o ponto da ebulio e de fuso da gua. Escala Kelvin ou Temperatura absoluta: foi determinado por William Tompson Lord Kelvin (1852), onde a temperatura do ponto de fuso corresponde a 273,15 K e a do ponto de ebulio, 373,15 K. O limite inferior da escala um valor inatingvel (zero absoluto), que representa o ponto onde a energia termal das molculas desaparece por completo, tomos e molculas de um determinado corpo encontram-se num estado absoluto de repouso. O zero absoluto equivale a 273,15C, sendo a mais baixa temperatura do universo fsico. Medio da Temperatura do Ar: Essa medio realizada por termmetros especiais que possuem um grande nmero de propriedades fsicas da matria, principalmente a dilatao e a variao da resistncia eltrica em funo da temperatura. Termmetro de mxima: possui um estrangulamento no tubo capilar, prximo ao reservatrio do lquido termomtrico (mercrio) para estreitar o calibre (sada) do tubo. Com a elevao da temperatura, o lquido termomtrico dilata-se o reservatrio, de tal forma, que consegue transpor o estrangulamento. Com a diminuio da temperatura, o estrangulamento no permite que o lquido termomtrico volte ao reservatrio. Assim, o referido lquido estaciona na temperatura mxima do dia. Tem como funo medir a temperatura mxima do dia.
Bulbo mido Bulbo Seco

Termmetro de Mxima

Termmetro de Mnima

Figura 17: Termmetros de mxima e mnima e bulbos seco e mido da Estao Meteorolgica da Universidade Guarulhos.

16

Geologia Geral/2011 Termmetro de mnima: geralmente o lquido termomtrico mais usado o lcool. Possui uma agulha (indicador) de porcelana ou vidro escuro (azul), em forma de alteres, com aproximadamente 2 cm e imersa no lcool. Quando a temperatura diminui o lcool se contrai, arrastando a agulha, visto que a tenso superficial na extremidade da coluna de lcool maior que peso (massa) do ndice (agulha). Quando a temperatura aumenta, o lcool dilata-se e escoa ao redor do ndice (agulha), deixando-o na posio da menor temperatura. O reservatrio do lquido temporrio (lcool), possui a forma de duas ampolas cilndricas. Tem como funo, medir a temperatura mnima diria em C. Termgrfo: Consta de um aparelho registrador, que possui um cilindro com relgio, onde acoplado um grfico semanal. O registro efetuado por uma agulha que oscila de acordo com as variaes de temperatura. A agulha encontra-se ligada a uma haste que por sua vez est ligada a um sistema de alavancas (que d amplitude ao movimento), assim quando estes variam a agulha se desloca na vertical.

Figura 18: Exemplo de um Termgrafo, registro de temperatura do ar em forma de grfico.

Medio da Temperatura do Solo: Geotermmetros: Os mais utilizados so os de mercrio, com bulbo de vidro. Para evitar que sejam removidos para leitura, os termmetros, cujo elemento sensvel pode encontrar-se a 2, 5, 10, 20, 30, 50 ou 100 cm de profundidade, tm hastes curvadas em ngulo relo (90). A profundidade para a qual se destina definida pelo comprimento entre o centro do reservatrio com lquido termomtrico e com protuberncia colocada acima dela. Os geotermmetros para at 40 cm permanecem fixos no solo, enquanto que os de 50 e de 100 cm so retos e instalados atravs de finos tubos de acesso, podendo ficar assim suspensos ou colocados na hora da leitura e aps isso, retirados.

17

Geologia Geral/2011

Figura 19: Exemplos de geotermmetros (solo nu, relva morta e relva viva).

Figura 20: Termmetro de solo da Estao Meteorolgica da Universidade Guarulhos.

18

Geologia Geral/2011 PRESSO ATMOSFRICA: A presso o fator fsico do tempo de maior importncia para a dinmica da atmosfera, sendo responsvel pela circulao geral da atmosfera. Trata-se do peso dos gases que constituem a atmosfera sobre a superfcie terrestre. Aparelhos para medio: Barmetro Aneride: um equipamento de medida e consiste basicamente em uma cpsula de metal, flexvel, selada e com vcuo interno parcial. A capsula impedida de ser esmagada pela presso atmosfrica por uma mola interna, mas responde s variaes de presso, variando sua dimenso. Tais variaes so transmitidas a um ponteiro, que indica a presso sobre um mostrador, com graduao em mm Hg (interna) e milibares (externa). Os barmetros anerides so menos precisos que os de mercrio, devendo ser freqentemente conferidos com este, mas so mais utilizados por serem portteis, de fcil transporte, manuseio e mais resistentes a choques.

Figura 21: Barmetro Aneride da Estao Meteorolgica da Universidade Guarulhos.

Barmetro de mercrio: trata-se de um equipamento de medida e basicamente igual ao de Torricelli, sendo o instrumento mais preciso na medio de presso atmosfrica. constitudo de uma cuba, que o reservatrio de mercrio e de uma coluna de aproximadamente 90 cm de comprimento. A presso atmosfrica dada pelo comprimento da coluna de mercrio entre o nvel do reservatrio e o menisco.

19

Geologia Geral/2011 Bargrafo: outro tipo de equipamento de medida, semelhante ao barmetro aneride s que registra em grfico a variao da presso. Consiste em diversas cpsulas metlicas superpostas, o movimento combinado entre elas comunicado a um ponteiro que termina num bico de pena. A pena por sua vez, registra a presso de maneira contnua, sobre um grfico colocado ao redor de um cilindro, que gira vagarosamente, acionada por um mecanismo de relojoaria. Um sistema de molas e alavanca d amplitude do brao registrador. O grfico roda por sete dias (uma semana).

Figura 22: Presena do grfico do Bargrafo.

Unidades de Medida: as unidades de presso representam o comprimento de uma coluna de mercrio, necessria para equilibrar a presso atmosfrica, sendo medida em milmetros de mercrio (mm Hg) e polegadas de mercrio (pol. Hg). No sistema CGS a unidade de presso o Bria, que corresponde a 1 Dina por cm2. No entanto trata-se de uma unidade inconveniente para fins meteorolgicos, adotando-se o Bar, que corresponde a 1.000.000 Brias. Na prtica meteorolgica utiliza-se a milsima parte do Bar, que o milibar (mb), que corresponde a 1.000 Dinas por cm2. Um milibar corresponde a presso exercida por uma fora de 100 Newtons por cada metro quadrado de superfcie em contato com o ar.

20

Geologia Geral/2011 VENTOS: o ar em movimento (horizontal e vertical) em relao superfcie terrestre, resulta de diferenas de presso ocasionadas pelas variaes de temperatura.

Aparelhos para medio: Catavento Wild: um equipamento de medida constitudo de duas partes: uma chapa de ferro retangular T, pendente e movedia, que impelida pelo vento se desvia na vertical, na direo dos ponteiros projetados de um aro metlico (8 ponteiros). Cada um dos ponteiros corresponde a uma certa fora do vento, fornecendo uma velocidade indireta. O outro pouco abaixo preso haste, encontra-se a grimpa em posio horizontal, apresentando uma bola metlica numa extremidade e na outra uma chapa, onde o vento bate fazendo-a girar, posicionando a esfera metlica na direo de onde o vento vem. Este conjunto de velocidade e direo gira livremente no mastro dos ventos. Logo abaixo encontra-se quatro varetas fixas na horizontal, indicativas dos quatro pontos cardeais principais, uma delas possui a letra N que representa o norte. Anemmetro Universal: este aparelho de medida registra mecanicamente a direo, a velocidade instantnea e a velocidade mdia do vento. Registra num grfico os valores acima com quatro penas, sendo duas para direo, uma para velocidade instantnea e a outra para a velocidade mdia. constitudo de conchas giratrias, grimpa, sensores e um sistema mecnico que transmite o movimento das penas sobre o diagrama do aparelho.

Figura 23: Anemmetro e Catavento Wild da Estao Meteorolgica de Universidade Guarulhos.

21

Geologia Geral/2011

Biruta: este equipamento consta de uma armao cilndrica de ferro, que envolvida por um tecido resistente, formando a abertura maior. O tecido cai fora da armao com uma abertura maior. O vento entra pela abertura maior e sai pela abertura menor, assim a posio para onde estiver voltada a abertura maior, corresponde direo de onde o vento vem.

Figura 24: Biruta da Estao Meteorolgica da Universidade Guarulhos.

Medidas do vento: difcil medir a direo e a velocidade dos ventos com preciso na superfcie terrestre, devido ao atrito que o movimento do ar sofre pela rugosidade do solo, natureza das superfcies, fontes de calor, presena de edifcios, etc. Mdulo: fornecido pela intensidade do vento, ou seja, a prpria velocidade do vento, geralmente expressa em m/s; km/h; km/dia; milhas/h; ns e pela Escala Beaufort (que mede as oscilaes na fumaa, folhas, ramos e bandeiras que correspondem aos efeitos da fora do vento sobre a paisagem). Direo: o local de onde o vento vem, a direo fornecida pelos pontos cardeais da Rosa-dos-ventos.

Figura 25: Rosa-dos-ventos e as direes dos ventos.

22

Geologia Geral/2011 EVAPORAO: consta do processo pelo qual a gua da superfcie terrestre mida, molhada ou dos lenis freticos (gua das camadas inferiores) passa para a atmosfera na forma de vapor, a uma temperatura inferior ebulio. Utilizam-se as seguintes unidades de medidas: mililitro (ml) e o milmetro (mm). Aparelhos para medio: Evapormetro de Pich ou Atmmetro: Trata-se de um equipamento de medida que se constitui de um tubo de vidro, fechado em uma das extremidades, graduado em mililitros (ml), nmeros inteiros e dcimos, a partir da extremidade fechada. Na extremidade aberta possui um anel metlico com uma garra que prende um disco de papel de filtro com 3,2 cm de dimetro. A gua do tubo desce, satura o papel de filtro, conforme vai ocorrendo a evaporao no papel, a gua vai descendo do tubo. Utiliza-se gua destilada, porque no possui sais dissolvidos, que na evaporao poderiam cristalizar-se no papel de filtro, diminuindo assim o poder de absorver e evaporar a gua. Sua funo de medir a evaporao a sombra.

Figura 26: Evapormetro de Pich da Estao Meteorolgica da Universidade Guarulhos.

Tanque de evaporao: corresponde a um tanque cheio de gua, com marcao de um nvel de gua, onde se coloca um aparelho para medir o quanto de gua evaporou durante o dia.

Figura 27: Exemplos de tanque de evaporao, mede o quanto evapora durante o dia.

23

Geologia Geral/2011 UMIDADE ATMOSFRICA: Trata-se da quantidade de vapor dgua contida na atmosfera, resultante da evaporao. A umidade relativa a relao entre a quantidade de vapor dgua contida na atmosfera e o mximo que poderia conter, sendo expressa em porcentagem (%).

Aparelhos para medio: Higrmetro: Este equipamento de medida constitui-se de uma cpsula metlica esfrica, com um mecanismo que utiliza como elemento sensvel o cabelo humano. O cabelo quando livre de gorduras, sofre variaes (encurtamento e alongamento), de acordo com as mudanas da umidade. O aparelho possui um mostrador com os diferentes valores de umidade e um ponteiro. Conforme ocorre as variaes da umidade (concentrao e dissenso do cabelo), o ponteiro movimenta-se, assinalando o valor da umidade relativa em (%). Psicrmetro: um equipamento de medida que possui dois termmetros exatamente iguais: Bulbo seco e bulbo mido. O ltimo possui o bulbo envolvido por uma gase mida e em parte mergulhada num copinho com gua destilada. Suas funes so: separadamente o bulbo seco fornece a temperatura do ar seco e o bulbo mido a temperatura do ar mido; Em conjunto, atravs da tabela Psicromtrica, fornecem a umidade relativa.

Bulbo Seco Bulbo mido

Figura 28: Exemplo de psicrmetro (bulbo seco e bulbo mido).

24

Geologia Geral/2011 Higrgrfo: Consta de um aparelho registrador, que possui um cilindro com relgio, onde acoplado um grfico semanal, que numerado de cima para baixo do zero a cem. O registro efetuado pr uma agulha que oscila de acordo com as variaes de umidade. Externamente coberto por uma capa metlica ventilada, onde encontram-se feixes de cabelo (humanos) que se contraem e se distendem de acordo com a quantidade de umidade do ar, devido ao seu alto grau de sensibilidade. A agulha encontra-se ligada a uma haste que por sua vez est ligada a um sistema de alavancas (que d amplitude ao movimento), assim quando estes variam a agulha se desloca na vertical. A rotao completa pode ser em 24 horas ou em 7 dias.

Higrgrafo

Termgrafo

Figura 29: Higrgrafo da Estao Meteorolgica da Universidade Guarulhos.

Figura 30: Exemplo de Higrgrafo.

25

Geologia Geral/2011 PRECIPITAO: Constitui-se de partculas slidas ou lquidas em queda na atmosfera e atingem o solo ou se depositam sobre ele. Sendo o principal mecanismo natural de restabelecimento dos recursos hdricos da superfcie terrestre. Tipos de Precipitao: tm-se as que ocorrem nas regies mais elevadas da troposfera e so de dois tipos: Precipitao Lquida (chuva, chuvisco ou garoa) e Precipitao Slida (neve, pelotas de neve, neve granular, pelotas de gelo, gros de gelo, granizo, saraiva e prismas de gelo); As depositadas sobre a superfcie terrestre so: Deposio lquida (orvalho) e Deposio Slida (geada e escarcha).

Aparelhos para medio: Pluvimetro Ville de Paris: Trata-se de um equipamento de medida caracterizado por um reservatrio alongado, que termina na parte inferior num tubo com uma pequena torneira, um receptor em forma de funil, que se adapta parte superior do reservatrio e um aro circular de lato, com aresta cortante, que se encaixa externamente sobre a boca do funil. Acompanham o pluvimetro duas provetas graduadas em milmetros (mm).

Figura 31: Pluvimetro da Estao Meteorolgica da Universidade Guarulhos

Pluvigrafo: consta de duas peas cilndricas que encaixam, sendo a parte superior que define a rea de captao e possui um funil na pea inferior. O que diferencia o pluvigrafo de um pluvimetro que alm de acumular a precipitao o aparelho faz o seu registro num grfico, o que possibilita determinar o incio e o trmino da precipitao. Ainda, atravs da relao entre a quantidade da precipitao e o intervalo 26

Geologia Geral/2011 de tempo de sua ocorrncia, possvel saber-se a intensidade e que tipo de precipitao ocorreu (chuva, chuvisco, etc.) Constitui-se de um funil coletor, que recebe a precipitao, deixando-a cair num sistema coletor com uma bia, a qual se encontra acopla a uma haste com uma agulha na extremidade. Conforme a gua entra no sistema coletor a bia vai subindo, deslocando a agulha, que efetua o registro num grfico acoplado a um cilindro com um sistema de relojoaria. O cilindro efetua um giro de 360 em 24 horas, assim o grfico acoplado a ele dirio, sendo dividido de hora em hora e cada uma em intervalos de 10 minutos (na horizontal). Na vertical encontram-se os valores de precipitao de 0 a 10 mm, as maiores divises so de cada 1mm e as menores em dcimos de mm (0,1). Quando a agulha se movimenta e atinge o topo do grfico (10mm), a gua pressionada pela bia e sai pelo sifo, caindo numa caneca na base do pluvigrafo.

Figura 32: Pluvigrafo da Estao Meteorolgica da Universidade Guarulhos

Unidades de Medida: as unidades que so adotadas pela OMM para a medida da quantidade de precipitao so: Para o volume da precipitao cada: o litro Para a superfcie: m2 Para o tempo: o espao de 24 horas

27

Geologia Geral/2011

METEOROS
Trata-se de fenmenos visveis na atmosfera, o que diferencia dos meteoros astronmicos (estrelas cadentes, cometas, etc.). So fenmenos freqentes e observados na atmosfera ou ao nvel da superfcie terrestre. Podem ser de natureza ptica, eltrica, slida ou lquida. Hidrometeoros: consiste de um conjunto de partculas de gua (slida ou lquida) que podem aparecer em queda ou suspensos na atmosfera, levantada da superfcie terrestre pelo vento, depositadas sobre objetos no solo ou na atmosfera de forma livre. Em queda: Conjunto de partculas que se originam nas nuvens, caem e atingem o solo. Chuva : precipitao de partculas de gua lquida, na forma de gotas com dimetro > a 0,5mm ou de gotas menores muito dispersas. Chuva Congelada: ocorre quando as gotas de gua congelam em contato com o solo, com objetos na superfcie terrestre ou com as aeronaves em vo. Garoa ou chuvisco : a precipitao uniforme de finas gotas dgua (dimetro < a 0,5mm). Garoa Congelada: ocorre quando as gotas se congelam em contato com o solo, com objetos na superfcie terrestre ou com as aeronaves em vo. Neve: precipitao de cristais de gelo. Quando a neve atravessa as camadas de ar com temperatura de 0C ou um pouco superior, condensa a gua lquida sobre a superfcie, tornando-se mida, em parte derrete, perde sua regularidade e aglomerase formando flocos brancos volumosos. Pelotas de neve: precipitao de gros de gelo branco e opaco, so esfricos ou cnicos, com dimetro entre 2 e 5mm. Neve granular: precipitao de gros de gelo, muito pequenos, brancos e opacos. So relativamente achatados ou alongados, com dimetro geralmente inferior a 1mm. Granizo: grnulos de neve envolvidos por uma fina camada de gelo, desmancham-se facilmente com a unha. freqente na primavera e inverno, nas altas latitudes e regies montanhosas. Pode cair junto com a neve. Saraiva : precipitao de glbulos ou pedaos de gelo, com dimetro de 5 a 50mm ou mais, que caem separados ou aglomerados em blocos irregulares. No vero os pedaos so geralmente grandes, constitudo-se de camadas concntricas de gelo, opacas ou transparentes, comprimidas umas contra as outras. Em suspenso: constituem um conjunto de partculas em suspenso na atmosfera.

28

Geologia Geral/2011 Nevoeiro: suspenso na atmosfera de pequenas gotas dgua reduzindo geralmente a visibilidade horizontal na superfcie terrestre a menos de 1 km. Considera-se forte, quando no so percebidos os objetos alm de 100 metros do observador e fraco, quando os objetos podem ser avistados a mais de 100 metros. Nvoa mida: consta da suspenso na atmosfera de gotculas dgua microscpicas, ou de partculas higroscpicas midas, que reduzem a visibilidade na superfcie terrestre, a mais de 1 km. Por elevao da superfcie: trata-se de partculas slidas ou lquidas levantadas da superfcie terrestre pelo vento. Tempestade de neve : consta de um conjunto de partculas de neve, levantadas do solo por um vento superficialmente forte e turbulento. Pode ser classificada em baixa e elevada, sendo que a segunda reduz bastante a visibilidade. Escuma: constitui-se de partculas de gua levantadas pelo vento, de uma superfcie lquida, geralmente das cristas das ondas e levantadas na atmosfera a pequenas altitudes. Tromba ou Tornado: consiste num turbilho de vento, geralmente intenso, que se manifesta por uma coluna de nuvens, ou num cone de nuvens invertido, em forma de funil, saindo da base de um cumulonimbus. Pode ter gotculas dgua levantadas da superfcie do mar, poeira, areia, ou detritos diversos erguidos do solo. O eixo da coluna da nuvem pode ser vertical ou inclinado, alcana o repuxo, dentro do turbilho o ar move-se rapidamente no sentido ciclnico. Depsitos sobre o solo: trata-se de partculas slidas ou lquidas, que se depositam sobre os objetos na superfcie terrestre. Orvalho: conta de um depsito de gotculas dgua contido no ar ambiente, visto que a temperatura do solo se encontra igual ou inferior temperatura do ponto de orvalho do ar ambiente. Ocorre em noites de cu limpo, na presena de massas de ar de baixo teor de umidade e com ventos de velocidades baixas. A poca de maior freqncia na formao de orvalho no outono e inverno para o Brasil. Geada: trata-se de um depsito de gelo, com aspecto cristalino, na forma de camadas, agulhas, penas ou leques. Forma-se quando a temperatura do ar ambiente se encontra abaixo de 0, acarretando no congelamento da superfcie de gua livre, da gua depositada como orvalho, da gua de encanamentos e de solues aquosas, como as existentes nas clulas de animais e vegetais. A formao associa-se a massas de ar polares, com baixo teor de umidade e sem nebulosidade. Escarcha: constituem-se depsitos de gelo na forma de grnulos, mais ou menos separados por incluses de ar, podem apresentar ramificaes cristalinas. Resulta do congelamento de gotas de gua de um nevoeiro, visto que se encontram superresfriadas e quando se chocam com objetos mais frios, solidificam-se imediatamente. A escarcha muito semelhante geada, mas mais spera. Pode apresentar-se branca ou transparente, no caso da ltima, origina-se do congelamento de gotculas de garoa ou de chuva. 29

Geologia Geral/2011 Litometeoros: constituem-se de conjuntos de partculas slidas, no aquosas em suspenso na atmosfera, elevadas do solo pelo veto. As partculas possuem variadas origens: fumaa de cidades industriais, queimadas, poeiras de regies secas, partculas de sal marinho, cinzas vulcnicas, etc. Podem ser transportadas a grandes distncias e altitudes pelo vento. Nvoa seca : trata-se de partculas extremamente pequenas, slidas e secas, invisveis a olho nu. So suficientemente numerosas para fornecer um aspecto opaco. Considera-se nvoa seca, quando a umidade relativa se encontra abaixo de 80%. No Brasil, a nvoa seca origina-se principalmente da mistura de fumaa de queimadas com poeira levantada pelo vento, nos meses de seca no interior do pas. Nvoa de poeira : constitui-se de poeira ou de pequenas partculas de areia, que foram levantadas do solo pelo vento e colocadas em suspenso na atmosfera. Resulta de uma tempestade de poeira ou de areia, ocorrida antes da hora de observao. Fotometeoros: so fenmenos resultantes de reflexo, refrao, difrao ou interferncia de luz solar ou lunar. Fenmenos de halo solar e lunar: constam de arcos, anis, colunas ou focos luminosos resultantes da refrao ou reflexo da luz, por cristais de gelo em suspenso na atmosfera. Ocorrem em torno da Lua ou do Sol. Imagem do Sol: aparece na vertical e abaixo do Sol, na forma de uma mancha branca brilhando, anloga imagem do Sol sobre uma superfcie de gua tranqila. Coroa Solar e Lunar: constam de anis coloridos (um ou em srie, raramente mais que trs) centralizados sobre o Sol ou sobre a Lua. Irisao: trata-se de cores observadas sobre as nuvens, entremeadas ou na forma de bandas paralelas aos contornos das nuvens. As cores predominantes so o verde e o rosa. Arco-ris : trata-se de um grupo de arcos concntricos, cujas cores vo do violeta ao vermelho, so produzidos pela luz solar ou lunar sobre um gotas de gua na atmosfera. Eletrometeoros: consta de manifestaes visveis ou audveis de eletricidade atmosfrica. Trovoada: trata-se de uma ou vrias descargas bruscas de eletricidade atmosfrica, manifestando-se por uma claridade breve e intensa (relmpago) e por um rudo seco, ou por um rolamento surdo (trovo). A intensidade pode ser fraca, quando os troves no so ruidosos e os relmpagos ocorrem em intervalos de um minuto ou mais. Pode ser moderada, quando os troves possuem forte rudos, em intervalos

30

Geologia Geral/2011 curtos e freqentes clares dos relmpagos. Quando forte os troves so agudos e ocorrem continuamente, com fortes chuvas. Relmpago: consta de manifestaes luminosas, que acompanham uma descarga brusca de eletricidade atmosfrica, que pode ser proveniente de uma nuvem. Trovo: consta do rudo seco ou rolado que acompanha o relmpago. Fogo-de-Santelmo: trata-se de uma descarga eltrica luminosa na atmosfera, mais ou menos contnua e de intensidade fraca ou moderada, atinge objetos elevados na superfcie terrestre (pra-raios, aparelhos anemomtricos, mastros de navios, ponta das asas e hlices de avies), produz uma espcie de chama. Auroras Polares: so fenmenos luminosos da atmosfera, que aparecem na forma de arcos, faixas pregueadas ou cortinas. No plo norte denomina-se de Aurora Boreal, so as mais intensas e mais bonitas, visto que so produzidas por cargas positivas. No plo sul denomina-se Aurora Austral, menos intensas e bonitas que as do plo norte, visto que so produzidas por cargas negativas. As auroras polares atingem desde a Exosfera at a Ionosfera.

NUVENS E NEBULOSIDADE Nuvens: Constituem-se de minsculas gotculas de gua, pequenos cristais de gelo, partculas minsculas de fumaa, poeira e sal de vaporizao do mar, que so suspensos na atmosfera pelos movimentos ascendentes do ar. Aparelhos para medio: Nefoscpio: um tipo de equipamento de medida de altura, utilizado para determinar os movimentos das nuvens. Tetmetro: Este equipamento serve para medir a altura da base da nuvem. O tipo Farol Teto um farol potente, que ilumina a base da nuvem noite. Um observador com um clinmetro mede o ngulo formado pela superfcie com a base da nuvem. Assim, a altura determinada pelo cateto oposto do ngulo. O tetmetro eletrnico usado dia e noite, visto que possui um receptor que mede permanentemente os angulos. Classificao das nuvens: o aspecto das nuvens depende de sua natureza, dimenso, nmero e distribuio no espao. So sempre brancas, sua colorao deve-se posio em relao ao Sol e ao observador. A cor cinzenta a sombra da nuvem, ocorre quando esta se interpe entre o Sol e o observador. So diversas as classificaes de nuvens, cada um obedece a um fato que no caso colocado em destaque.

31

Geologia Geral/2011 O quadro abaixo representa um geral das nuvens: Gneros Famlias Nuvens Altas Cirrus Cirrus-cumulus Cirrustratus Representao Ci Cc Cs Smbologia

Nuvens Mdias

Alto-cumulus Altostratus Nimbo-stratus

Ac As Ns

Nuvens Baixas

Strato-cumulus Stratus

Sc St

Nuvens de desenvolvimento vertical

Cumulus Cumulu-nimbus

Cu Cb

Figura 33: Tipos de nuvens

32

Geologia Geral/2011

MASSAS DE AR E FRENTES
O deslocamento de ar que compem a circulao geral da atmosfera so complexos e h um sistema, constantemente varivel, de correntes reagindo uma sobre as outras, ocasionando transporte a grandes distncias. Devido forma esfrica da Terra, as regies polares absorvem menos energia que o Equador, assim o excesso de energia absorvida nas baixas latitudes transferido para as altas latitudes, pelos movimentos atmosfricos. A convexo em pequena escala, a frente polar e os contrastes terra-gua, criam diversidades nos movimentos atmosfricos, desde pequenos redemoinhos turbulentos at a circulao geral. Esses padres de movimentos, sustentados pela energia solar, ligam-se forosamente ao ciclo da gua e dependem em parte, para seu desenvolvimento, da energia desprendida durante esse ciclo.

Massas de ar: quando um grande volume de ar atmosfrico est em repouso ou deslocando lentamente sobre uma superfcie uniforme, tende a adquirir as caractersticas trmicas ou higromtricas da superfcie por onde passa. Regio de origem ou regio nascente: a regio onde a massa de ar se forma e quando uma massa de ar se encontra afastada da regio de origem, suas caractersticas se modificam, visto que adquire as caractersticas das superfcies por onde transitam, embora essas caractersticas possam ser modificadas durante o seu trnsito. Superfcie de origem: pode ser martima ((m) ou continental (c). Tipos de massas de ar: nas regies temperadas no se formam massas de ar, visto que as estaes do ano so bem definidas, no havendo tempo necessrio, para que o ar em repouso adquira homogeneidade horizontal suficiente para se formar uma massa de ar. As massas de ar podem ser do tipo: massa de ar antrtica (massa de ar fria que se origina no continente Antrtico), massa de ar polar (tem origem na zona subantrtica entre o ar polar e o tropical), massa tropical (tem origem em zonas de ventos variveis e divergentes), massa de ar equatorial (origina-se a partir dos ventos alseos), Principais caractersticas das massas de ar: Massa de ar frio: definida como uma massa de ar que mais fria nos nveis inferiores, do que na superfcie sobre a qual est se deslocando, portanto o ar est se deslocando e sendo aquecido pela parte inferior. Este aquecimento produz correntes de convexo, que modificam a massa de ar. Quando for alcanado o nvel de condensao pelas correntes de convexo ascendentes, formar-se as nuvens. Essas nuvens so do tipo cumulus e se o desenvolvimento continuar, podero ocorrer aguaceiros e trovoadas. As caractersticas desta massa de ar so: turbulncias nos nveis inferiores, gradiente instvel de temperatura e nuvens cumulus e cumulunimbos.

33

Geologia Geral/2011 Massa de ar quente: definida como uma massa de ar mais quente nos nveis inferiores, do que a superfcie sobre o qual est se deslocando. O resfriamento do ar na parte inferior tende a torn-la mais instvel e impede a convexo. Este tipo de massa de ar tende a manter as suas caractersticas originais sofrendo modificaes somente nos nveis inferior. Quando for resfriado, at ao seu ponto de condensao, formar nevoeiros se os ventos forem fracos e se forem fortes, ocorre uma turbulncia devido ao atrito que mistura as camadas prximas superfcie, formando-se ento uma nuvem tipo stratos. As caractersticas desta massa so: ar calmo, gradiente estvel de temperatura, visibilidade prejudicada (fumaa e poeira nos nveis inferiores) e nuvem estratiforme (stratus e stratocumulus).

Massas que atuam na Amrica do Sul: Massas equatoriais martimas (Atlntica e Pacfica) Massa equatorial continental Massas tropicais martimas (Atlntica e Pacfica) Massa tropical continental Massas polares martimas (Atlntica e Pacfica) Massa polar continental O hemisfrio sul caracteriza-se por sua pequena poro de terra, comparada com a superfcie de gua, assim as massas de ar frio que invadem o continente sul-americano, so midas e no muito frias, ar Polar Martimo. Essas massas de ar tm duas rotas principais: a primeira que vem do oeste (W) e chega at a costa Chilena, provocando frio e umidade, ao subir pela Cordilheira dos Andes, provocando chuvas intensas, a segunda, do ar polar martimo que entra pelo sul (S) e sudeste (SE), durante o inverno, atinge o norte da Argentina, Paraguai, Uruguai e grande parte do Brasil, incluindo reas amaznicas e o litoral at ao nordeste do pas. No vero, o ar polar entra no continente sul-americano em latitudes mais altas que no inverno, mas com temperaturas mais suaves, provocando chuvas em suas zonas frontais com o ar tropical. Na parte do continente banhada pelo oceano pacfico, o ar muito estvel entre 5 e 35 de latitude sul (pela corrente fria de Huboldt).

Frentes Formao: so regies de transio entre massas de ar diferentes, geralmente entre massas frias e quentes, que aparecem periodicamente, perturbando a circulao geral da atmosfera. Uma massa de ar avana na direo de outra, determinando seu limite dianteiro. A presena fsica de uma frente, a frente da massa. Pode definir-se uma frente, como um sistema alongado de baixas presses (cavado), comprimida entre dois anticiclones; as presses mais baixas alinham-se ao longo do eixo central da rea frontal. Assim ao longo das frentes, formam-se ciclones que se deslocam segundo a mesma direo, dentro dos quais, existe uma acentuada velocidade de vento, chuva forte, nuvens baixas, visibilidade reduzida, forte turbulncia e possibilidade de formao de granizo e trovoadas. A alta polar avana, definindo uma frente fria e a alta tropical avana, definindo uma frente quente. 34

Geologia Geral/2011 Tipos de frentes: Frente fria: consta do deslocamento de uma massa de ar frio contra uma massa mais quente. O ar frio tende a deslocar o ar quente, formando uma superfcie frontal inclinada, que atua como cunha por baixo do ar quente elevando-o, onde ocorrem diversos fenmenos meteorolgicos. Uma frente fria desloca-se com maior velocidade que uma frente quente, de 36 a 40 km/h. Com a aproximao de uma frente fria, ocorrem os seguintes fenmenos: a presso diminui no local, ocorre um aumento gradativo da temperatura, aumenta a velocidade do vento. Tais mudanas ocorrem em uma ou duas horas, com a passagem da frente fria chega massa Polar, acarretando os fenmenos: aumento da presso, queda brusca na temperatura, a velocidade do vento pode aumentar sendo mais intensos e mais frios, pode ocorrer um rpido clareamento do tempo, freqentemente grande parte da chuva vem um pouco adiante da frente fria e outras vezes um pouco atrs.

Figura 34: Representao esquemtica de uma frente fria.

Frente quente: consta do deslocamento de uma massa de ar quente, contra uma massa mais fria. O ar frio mais denso, funciona como uma rampa suave, sobre a qual se eleva o ar mais quente. Quando uma frente quente se aproxima, surgem primeiramente nuvens altas (cirrus e cirrustratus), depois altostratus e cumulunimbus. Com a chegada da frente, ocorre contnua precipitao at a passagem do sistema, saturando o ar frio, deixando condies de pouca visibilidade. Uma frente quente pode ser a prpria frente fria retornando ao plo, visto que quando vai perdendo suas caractersticas, empurrada de volta pelo ar tropical.

Figura 35: Representao esquemtica de uma frente quente.

35

Geologia Geral/2011 Frente fria secundria: origina-se a partir de uma frente fria que se move rapidamente (com grande velocidade) e desenvolve-se a uma certa distncia, na retaguarda da frente principal. Frente estacionria: quando uma frente cessa de se mover em qualquer direo por encontrar uma barreira fsica. Pode permanecer estacionria por horas ou dias, antes se dissipar.

Ciclognese: trata-se do processo de formao de ciclones, em reas de baixas presses, onde a temperatura pode ser alta ou baixa. Ciclones trmicos: apresentam-se quase estacionrios, formam-se pelo aquecimento de certas regies, sendo, portanto locais. Ciclones tropicais: originam-se sobre as latitudes tropicais martimas no vero, com ventos ciclostrficos. Possuem um centro calmo (olho) com dimetro de 25 a 100km, ocorrem em todos os oceanos, exceto no Atlntico e Pacfico Sul. Podem ser denominados de Tufo (Pacfico Norte), Furaco (Atlntico Norte), Baguio (Filipinas), Willy (Austrlia) e Ciclone (ndico).

36

Geologia Geral/2011

O CICLO DA GUA
O volume total de gua do planeta est distribudo, aproximadamente, da seguinte maneira: 97,4% - de gua nos oceanos; 2,0% - de gua doce dos gelos polares e das geleiras; 0,5% - de gua doce subterrnea; 0,1% - de gua doce de rios e lagos, inclusive o vapor de gua da atmosfera. Para entender melhor, podemos fazer a seguinte comparao: imagine que toda a gua do planeta corresponda a 100 litros. Teramos, ento, 97,4 litros de gua dos oceanos, 2 litros de gelo, meio litro de guas subterrneas e apenas 100 mililitros de gua doce dos rios e lagos. Sendo apenas de 0,1% a pequena quantidade de guas doces superficiais diretamente aproveitveis pelo o homem, pode entender a importncia do uso racional da gua em todas as atividades humanas. Por isso, necessrio evitar, a todo custo, o desperdcio e a poluio das guas. A gua distribui-se na atmosfera e na superfcie da crosta at a profundidade de 10km, isto o que chamamos de hidrosfera que compe os reservatrios naturais tais como: oceanos, geleiras, rios, lagos, vapor dgua atmosfrico, gua subterrnea e gua retiradas dos seres vivos. Origem Da gua

Sua origem consta dos primrdios da formao da atmosfera, quando o planeta estava sendo desgaseificado, isto , quando a liberao de gases ocorria pelo resfriamento ou aquecimento de rochas. Esse processo ocorre at hoje e teve incio no resfriamento geral do planeta, onde na formao das rochas magmticas, foram liberados gases, principalmente vapor dgua e gs carbnico, entre vrios outros. A gerao de gua sob forma de vapor observada atualmente em erupes vulcnicas, denominada gua juvenil. O intercmbio entre esses reservatrios compreende o ciclo da gua ou ciclo hidrolgico que juntamente a energia solar compe o processo de dinmica externa da Terra. A figura abaixo mostra o ciclo completo da gua.

37

Geologia Geral/2011 Ciclo Hidrolgico Partindo de um volume relativamente constante de gua no SISTEMA TERRA, o ciclo hidrolgico inicia um fenmeno conhecido como precipitao meterica que representa a condensao de gotculas a partir do vapor dgua presente na atmosfera, dando origem chuva; Quando o vapor dgua transforma-se em cristais de gelo, tem-se a neve, o granizo que responsvel pela gerao e manuteno de importantes reservatrios representados pelas geleiras nas calotas polares e ainda nos cumes das montanhas; Parte dessa precipitao retorna para a atmosfera por evaporao direta, esta parte soma-se ao vapor dgua formado sobre o solo e aquele liberado pela atividade biolgica de organismos, principalmente as plantas, atravs da respirao. Todo esse processo recebe o nome de evapotranspirao, na qual a evaporao direta causada pela radiao solar e vento, e a transpirao dependem da vegetao.

A evapotranspirao em reas de clima quente e mido (floresta amaznica) devolve a atmosfera at 70% da precipitao; j em ambientes glaciais o retorno da gua para a atmosfera ocorre pela substituio do gelo (a gua passa diretamente do estado slido para o estado gasoso, pela ao do vento). - Em regies de floresta, uma parcela da precipitao pode ficar retida nas folhas e caules sofrendo evaporao posteriormente e, a este processo d-se o nome de interceptao, onde com o movimento da vegetao, parte dessa gua continua seu trajeto atingindo o solo. Esse processo diminui a ao erosiva. - A partir do solo a gua pode seguir dois caminhos: 1o consta da infiltrao que depende diretamente das caractersticas da cobertura da superfcie. 2o consta da capacidade de absoro de gua pela superfcie, e quando este superado, fazendo com que o excesso de gua inicie o escoamento superficial, impulsionado pela gravidade para zonas mais baixas. Esse escoamento inicia-se atravs de pequenos filetes de gua disseminados pela superfcie do solo que convergem para crregos e rios, constituindo assim a rede de drenagem. Parte dessa gua retorna superfcie atravs de nascentes, alimentando o escoamento superficial, ou ainda, atravs de rotas de fluxo mais profundas e lentas, reaparecendo diretamente nos oceanos. Estima-se que os oceanos contribuem com 80% do total anual evaporado e os continentes com 15% por evapotranspirao. O ciclo hidrolgico pode ser comparado a uma grande mquina de reciclagem de gua, na qual operam processos tanto de transferncia entre os reservatrios como de transformao entre o estado gasoso, lquido e slido.

38

Geologia Geral/2011 Balano Hdrico e Bacias Hidrogrficas O ciclo hidrolgico tem uma aplicao prtica no estudo de recursos hdricos que visa avaliar e monitorar a quantidade de gua disponvel na superfcie da Terra. A unidade geogrfica para esses estudos, denomina-se bacia hidrogrfica, definida como uma rea de captao de gua, demarcada por divisores topogrficos, onde toda gua captada converge para um nico ponto de sada denominado enxutrio. A bacia hidrogrfica um sistema fsico onde se pode quantificar o ciclo da gua. Essa anlise quantitativa feita pela equao geral do balano hdrico. Dessa forma a gua captada e levada para uma estao de tratamento e depois distribuda, conforme a figura abaixo:

Esquema representativo de uma estao de tratamento e a distribuio de gua.

gua no Subsolo

Consta da frao de gua que sofre infiltrao, acompanhando seu caminho pelo subsolo, onde a fora gravitacional e as caractersticas dos materiais presentes iro controlar o armazenamento e o movimento das guas, dessa maneira, toda gua que ocupa espaos vazios em formaes rochosas classificada como gua subterrnea. O processo mais importante de recarga de gua no subsolo a infiltrao, onde seu volume e a velocidade dependem de vrios fatores: Tipos e condies dos materiais terrestres - a infiltrao favorecida pela presena de materiais porosos e permeveis, como solos e sedimentos arenosos, ou ainda, em rochas muito fraturadas ou porosas tambm permitem a infiltrao de guas superficiais. Por outro lado, rochas magmticas ou metamrficas, ou ainda materiais argilosos e outros tipos de rochas pouco fraturadas, so desfavorveis infiltrao. 39

Geologia Geral/2011 Coberturas vegetais - Em reas vegetadas a infiltrao favorecida pelas razes que abrem caminho para a gua descendente no solo. A cobertura florestal tambm exerce importante funo no retardamento de parte da gua que atinge o solo, atravs da interceptao, sendo o excesso lentamente liberado para a superfcie do solo por gotejamento. Topografia - De uma forma geral os declives acentuados favorecem o escoamento superficial direto, diminuindo a infiltrao; j as superfcies suavemente onduladas permitem o escoamento superficial menos veloz, aumentando a possibilidade de infiltrao. Precipitao - O modo como o total da precipitao distribudo ao longo do ano um fator decisivo no volume de recarga da gua subterrnea, em qualquer tipo de terreno. Chuvas regularmente distribudas ao longo do tempo promovem uma infiltrao maior pois, desta maneira, a velocidade de infiltrao acompanha o volume de precipitao. Ao contrrio, chuvas torrenciais favorecem o escoamento superficial direto, pois a taxa de infiltrao inferior ao grande volume de gua precipitada em curto intervalo de tempo. Ocupao do solo O avano da urbanizao e a devastao da vegetao influenciam significativamente a quantidade de gua infiltrada em adensamentos populacionais e zonas de intenso uso agropecurio. Nas reas urbanas, as construes e a pavimentao impedem a infiltrao, causando efeitos catastrficos devido ao aumento do escoamento superficial e reduo na recarga de gua subterrnea. Nas reas rurais, a infiltrao sofre reduo pelo desmatamento em geral e pela compactao dos solos causada pelo pisoteamento de animais, como em extensivas reas de criao de gado. Um caso curioso ocorre em So Paulo, onde se detectou uma recarga significativa da gua subterrnea por vazamento da rede de abastecimento. Distribuio e Movimento da gua no Subsolo

Depende de alguns fatores tais como: - Alm da fora gravitacional e das caractersticas dos solos, sedimentos e rochas, o movimento da gua no subsolo controlado tambm pela fora de atrao molecular e tenso superficial, dependendo de alguns fatores tais como: Atrao molecular: ocorre quando as molculas de gua so presas na superfcie de argilominerais por atrao de cargas opostas, este fenmeno ocorre principalmente nos primeiros metros de profundidade, onde ocorre solo rico em argila. Tenso molecular: tem seus efeitos nos interstcios muito pequeno onde a gua fica presa nas paredes dos poros, podendo ter movimento ascendente (contra a gravidade) por capilaridade. O local onde os poros esto cheios de gua denominado zona saturada ou fretica e acima desse nvel os espaos vazios esto parcialmente preenchidos por gua e ar, definindo a regio de zona no saturada ou ainda de vadosa ou zona de areao.

40

Geologia Geral/2011 Porosidade: trata do tipo de material onde ocorre maior ou menor infiltrao de gua. Tm-se ento dois tipos de porosidades, a primria que caracterizada pelas rochas sedimentares e os espaos entre os gros ou planos de estratificao, o tamanho e a forma das partculas, o seu grau de seleo e a presena de cimentao, influenciam na porosidade; a secundria, se desenvolve aps a formao das rochas gneas, metamrficas ou mesmo sedimentares, por fraturamento ou falhamento durante a deformao. Um tipo especial ocorre em rochas solveis como o calcrio e o mrmore, atravs da criao dos vazios por dissoluo, caracterizando a porosidade crstica. Permeabilidade: o principal fator que determina a disponibilidade de gua subterrnea no a quantidade de gua que os materiais armazenam e sim, a sua capacidade em permitir o fluxo de gua atravs dos poros. O fluxo depender diretamente do tamanho dos poros e da conexo entre eles (as argilas possuem poros muito pequenos e o basalto no possui poros, mas em compensao possui falhas e fraturas). Aqferos So reservatrios subterrneos que dependem diretamente do tipo de porosidade existente no material em que a gua infiltra-se. - Aquferos e tipos de porosidades Basicamente trs tipos: 1- Intergranular: formam-se a partir de sedimentos arenosos, onde a produtividade diminui em funo do grau de cimentao entre os gros. 2- De fraturas: forma-se em conseqncia de deformaes tectnicas, por fraturas e falhas. S sero bons aqferos se as falhas e as fraturas estiverem interligados. 3- De condutos (crstico): caracterizado pela porosidade crstica, constituda por uma rede de condutos com dimetros milimtricos a mtricos, gerado pela dissoluo de rochas carbonticas ( que contm CaCO3), conforme a figura a seguir.

41

Geologia Geral/2011

Carste: topografia formada sobre rochas solveis, tais como, calcrio e gipsita, caracterizadas por dolinas, cavernas e drenagem subterrnea. Dolina: cratera de abatimento que caracteriza regies crsticas, cujo dimetro variam de 9 a 900m e as profundidades situam-se entre 2 a 100m. Muitas vezes apresenta forma de funil e comunica-se com um sistema de drenagem subterrnea em terrenos calcrios. Sinnimo:Cratera de abatimento. Espeleotema: por espeleotema entende-se o conjunto das feies deposicionais das cavernas, que constituem as fcies crsticas ou depsitos esplicos de origem qumica, que compreendem as estalactites e estalagmites, as prolas de cavernas e etc.

42

Geologia Geral/2011

AMBIENTES DE SEDIMENTAO E/OU DEPOSICIONAIS


Sedimentos: sedimentares. Sedis (latim) = assento / deposio. Todas as partculas que se depositam, depositou ou ir depositar originando rochas

FORMAO DAS ROCHAS SEDIMENTARES

Partculas Inorgnicas
(Minerais)

INTEMPERISMO
(Quebra)

EROSO
(Transporte dos clastos ou detritos)

DEPOSIO

Rochas Sedimentares Clsticas Incoerentes


(Gros soltos) Exs: areia; seixo rolado.

Alctones

Rochas Sedimentares Clsticas Coerentes


(Gros unidos) Exs: arenito; siltito; argilito; folhelho; varvito.

Precipitao Qumica

Influncia de vida animal ou vegetal

Rocha Sedimentar de Origem Qumica


Exs: calcrio; evaporito.

Rocha Sedimentar de Origem Orgnica ou Biognica


Exs: carvo; folhelho pirobetuminoso.

Autctones

Alctones: So sedimentos que so transportados de um lugar diferente ao que esto depositados (transporte mecnico / origem fsica). Autctones: So sedimentos que se formam exatamente onde se encontram (transporte inico / origem qumica e/ou biolgica).

So divididos em: 43

Geologia Geral/2011

AMBIENTES CONTINENTAIS: (gua doce) Fluvial (Rio) Lacustre (Lagos e Lagoas) Desrtico (Elico) Glacial (Gelo)

AMBIENTES MARINHOS: (gua salgada) Plataforma Continental Talude Continental Sop Continental Fundo Ocenico/Plancie Abissal Recifes de Corais (Recifal)

AMBIENTES COSTEIROS TRANSICIONAIS OU MISTOS: Marinho Costeiro (Praia) Plancie de Mar Deltico Estuarino Lagunar

44

Geologia Geral/2011 AMBIENTE FLUVIAL RIO (gua de Rolamento) Os rios so os principais agentes de transporte de sedimentos formados pelo intemperismo em reas continentais. FATORES QUE INFLUNCIAM O TRANSPORTE E A DEPOSIO DOS SEDIMENTOS - Topografia; - Regime pluvial (chuvas); - Constituio litolgica das rochas erodidas; - Estgio de eroso. DIVISO DE UM RIO Nas regies prximas a cabeceira, (curso superior do rio), predomina a atividade erosiva e transportadora dos detritos fornecidos pelo rio, associados a detritos transportados das encostas, nesta fase o rio escava seu leito na forma de V. A menor declividade (curso mdio do rio) provoca a diminuio da velocidade das guas, reduzindo o poder de transporte e eroso, que acarreta na deposio de detritos mais grosseiros em seu leito. Nas regies de menor velocidade (curso inferior do rio), o vale torna-se mais aberto, onde h maior deposio dos sedimentos, j que a eroso passa a ser apenas na lateral. Juventude (cabeceira) (desembocadura) Maturidade (vale fluvial) Senilidade

- declividade alta - fcies de leques aluviais - carga de fundo - energia maior (Atividade erosiva e transportadora)

- declividade mdia - fcies de canal - mistura de carga - energia dependente das estaes (Atividade erosiva, transportadora e deposio)

-declividade baixa - fcies delticas - carga fina - energia menor (Atividade erosiva e de deposio)

45

Geologia Geral/2011 FEIES TOPOGRFICAS Corredeiras

Formam-se por falhamentos ou diferenas litolgicas que acarretam numa eroso desigual, sendo mais intensa em locais com rochas de fcil eroso. Assim o leito do rio fica mais baixo em alguns lugares do que em outros, ocasionando o aumento da velocidade das guas, que obedecem irregularidade do fundo rochoso. Cachoeiras

Formam-se a partir de falhamentos ou pela resistncia que determinadas rochas oferecem a eroso, que mantm o desnvel da base menos resistente. Vales Suspensos

No vale fluvial ocorre intensa eroso, deixando-os mais altos, acarretando numa eroso cada vez maior e mais rpida. So exemplos de vales suspensos, cachoeiras de grande porte como as chamadas Vu de Noiva. Caldeires e Marmitas

So perfuraes provocadas pelo turbilhonar de gua com seixos sobre rochas resistentes das margens ou corredeiras. Nas marmitas as depresses so pequenas enquanto nos caldeires so grandes (Intemperismo fsico = Marmitamento). FLUXO DA GUA EM CORRENTES NATURAIS Fluxo Laminar = Laminar Flow

Ocorre somente nas margens possuindo uma nica direo.

Fluxo Turbulento = Turbulent Flow

caracterstico do leito do rio, possuindo movimento irregular. No o fluxo principal e no muda o sentido da corrente.

46

Geologia Geral/2011 TIPOS DE CARGAS Carga em Suspenso

Constitui-se de partculas finas transportadas em suspenso, como silte, argila, areia muito fina disseminada em qualquer parte do rio. Carga de Fundo

Constitui-se de partculas grosseiras transportadas no fundo. O transporte efetuado por saltao, rolamento (menos freqente) e arrasto (deslizamento). Carga Dissolvida

Constitu-se de elementos qumicos (ons) dissolvidos na gua. Em regies baixas onde ocorre a menor energia da gua, a concentrao de ons maior. TIPOS DE RIOS Retilneos (Straight)

Rios jovens, aparentemente retilneos e estreitos. Caracterizam-se por possurem pouca carga de fundo e alta carga em suspenso. So considerados canais simples com bancos longitudinais. Meandrantes (Meandering)

So rios simples e sinuosos, tpicos de clima tropical mido, transportam em partes iguais a carga de fundo e a carga em suspenso, geralmente esto no estgio de senilidade e vale fluvial. Entrelaado (Braided)

So caractersticos de clima semi-rido, sua maior carga transportada de fundo, possuem um padro entrelaado, com dois ou mais canais com bancos de areia. Anastomosado (Anastomosed)

Tpico de clima mido, seu canal complexo e sua maior carga transportada de fundo. Formam bancos arenosos, que podem ficar expostos ou cobertos por vegetao (ilhas largas e estveis).

Retilneo

Meandrantes

Entrelaado

Anastomosado

Fonte: Tipos de Rios segundo SUGUIO & BIGARELLA (1990).

47

Geologia Geral/2011 DEPSITOS FLUVIAIS

A. DEPSITOS RESIDUAIS DE CANAL Fundo de Canal So depsitos grosseiros, que se acumulam nas partes mais profundas do rio de maneira descontnua, constitudos de cascalhos, seixos, madeiras, restos de organismos, etc. So pobres em depsitos finos, j que estes so carregados pela correnteza. Barras de Canal Correspondem ao acmulo de material de carga de fundo ou mista no interior de canais. So controlados pelos processos de acreo lateral e vertical, alm de escavao, preenchimento e abandono de canal. Canal Abandonado So arcos de meandros isolados por motivos de mudana de trajeto do rio ou de assoreamento acelerado (cut-off channels). Esses braos mortos, transformam-se inicialmente em lagoas e posteriormente em pntanos (sedimentos finos).

B. DEPSITOS DE TRANSBORDAMENTO Formam-se quando o rio ultrapassa seus limites e atinge suas margens na poca das enchentes. Diques Marginais

Consistem em cristas baixas e alongadas, que ocorrem ao longo das margens dos rios, formam-se as custas de sedimentos depositados na poca de enchentes. A elevao mxima de um dique est prxima ao canal formando barrancos abruptos na margem e diminuindo gradualmente a altura rumo s plancies de inundao. So constitudos de sedimentos mais finos do que o do canal, inicia-se com camadas arenosas e termina com camadas mais finas (cada ciclo). Depsitos de Rompimento de Dique Formam-se quando o excesso de gua das enchentes ultrapassam os diques marginais, por meio de canais abertos atravs da eroso. Possuem forma lobiforme (lnguas arenosas), ou sinuosas em direo a plancie de inundao. 48

Geologia Geral/2011 Depsitos de Plancie de Inundao ou Vrzea Formam-se nas regies planas aps os diques marginais, que funcionam como bacias de decantao de materiais em suspenso. A sedimentao predominantemente fina e peridica, constituda de silte e argila. Nos pntanos formados deposita-se tambm matria orgnica, ou sedimentao de natureza qumica (lagos salgados) em regies de clima rido.

Fonte: Perfil esquemtico transversal de um rio (modificado de MACIEL FILHO, 1997).

Fonte: Bloco diagrama ilustrando a distribuio dos diversos depsitos fluviais (modificado de SUGUIO, 1980).

49

Geologia Geral/2011

C. LEQUES ALUVIAIS, CONES ALUVIAIS, CORRIDA DE DETRITOS OU DE LAMA So massas de material grosseiro mal selecionado, tpicos das regies montanhosas (continental). Visto em planta, assemelha-se a leques abertos, onde os depsitos se espraiam (escorregam) de um ponto referido como pice, ocorrendo vrios, um ao lado do outro. Constitu-se de mataces, cascalhos, seixos, areias e siltes, de forma que esses sedimentos apresentam-se imaturos e o grau de arredondamento das partculas tende a aumentar conforme se chega prximo base do leque.

Fonte: Modelo hipottico de leque aluvial segundo MIALL (1996).

50

Geologia Geral/2011

AMBIENTE LACUSTRE
LAGOS So massas de gua estagnada (parada) e de origem natural, constitudos geralmente de gua doce, embora existam lagos de gua salgada (como acontece nas regies de baixa pluviosidade).

LAGOAS O termo tem sido utilizado para designar corpos de gua parada de dimenses menores que os lagos.

DEPSITOS LACUSTRES O modelo ideal de sedimentao lacustre comea com sedimentos finos laminados depositados por decantao no centro do lago, medida que preenchido, as pores marginais apresentam sedimentos mais grossos. A matria orgnica (restos de animais e vegetais) so constituintes freqentes nestes depsitos.

51

Geologia Geral/2011

AMBIENTE DESRTICO
DESERTO Os desertos quentes so regies onde a taxa de evaporao excede a taxa de precipitao pluviomtrica, sendo o vento o agente geolgico de maior importncia nos processos de eroso e deposio. As chuvas so rpidas e fortes (quando ocorrem), com escoamento muito rpido, os gros de sedimentos so geralmente arredondados e foscos. TRANSPORTE Suspenso: Partculas finas. Ex: silte e argila. Saltao ou Rolamento: Partculas mais grossas. Ex: areias e seixos. REGISTROS EROSIVOS Deflao: Remoo de grandes quantidades de areia na superfcie podendo formar grandes depresses. Abraso: os gros so transportados e arredondados por atrito. REGISTROS DEPOSICIONAIS Lenis de Areia (Mares de areias) Abrangem amplas reas arenosas, formados pela combinao de sedimentao rpida por ventos de alta velocidade transportando areia de granulao heterognea. Dunas de Areia Abrangem reas menores e vo se agrupando de acordo com o sentido do vento originando vrios formatos.

Fonte: Tipos de dunas segundo TARBUCK & LUTGENS (2000).

52

Geologia Geral/2011 TIPOS DE DEPSITOS Em ambientes desrticos existem depsitos elicos formados pelo vento e localmente ocorrem depsitos subaquticos formados por rios efmeros e lagos de desertos associados a sedimentos elicos. Depsitos de REG Constam de coberturas superficiais de mataces e seixos angulosos, que ocorrem em reas planas. Resultam da desintegrao fsica in situ, formando os ventifactos (seixos moldados por abraso, geralmente foscos e de superfcies planas), com alguma areia grossa depositada nas partes protegidas. Depsitos de SERIR Concentrao de sedimentos grossos (cascalhos e areia), o silte e areia fina so removidos pela velocidade do vento. Formam-se em reas de interdunas, podendo ser preservados quando soterrados sob a areia. Depsitos de SEBKHAS So depsitos lacustres acumulados em lagos temporrios cimentados por sais. As estruturas sedimentares so as laminaes paralelas de silte e argila com intercalaes de leitos arenosos ou gipsticos. Depsitos de WADIS So depsitos de cursos de gua correntes temporrias, em condies de baixa vazo por atividades torrenciais. So canais anastomosados que podem receber contribuio fluvial e elica. As estruturas sedimentares constam de microondulaes e de macroondulaes com estratificaes cruzadas. Os sedimentos so mais grossas (leques aluviais), podendo apresentar em algumas pores gretas de contrao e marcas de chuva. PERFIL DO AMBIENTE ELICO

53

Geologia Geral/2011

AMBIENTE GLACIAL
Atualmente os ambientes glaciais encontram-se limitados aos plos, e s altas montanhas, correspondendo a desertos frios.

GELEIRAS O acmulo contnuos do gelo forma grandes geleiras, que se encontram associadas s baixas temperaturas combinadas com altas taxas de precipitao e razes muito baixas de evaporao. CONSTITUIO DAS GELEIRAS Consistem de neve recristalizada e compactada, contendo gua de degelo, e fragmentos de rocha. So massas permanentes de neve existentes acima da linha de neve (gelo permanente), abaixo desta, a neve sofre degelo no vero. PRINCIPAIS REGIES DA GELEIRA Zona de Acumulao: A geleira sofre acreo, alimentada por novas precipitaes de neve. Zona de Ablao: Envolve os processos de degelo, de evaporao e de formao de Icebergs, ocasionando a perda de gelo das geleiras. TIPOS DE GELEIRAS (Holmes, 1965) Gelerias de Vale: Encontram-se confinadas em depresses (vales) entre montanhas. Geleiras de Piemonte: Prximo s montanhas, diversas geleiras podem espraiar-se atravs de reas planas, formando lenis de gelo pela coalescncia de vrias geleiras. Geleiras Tipo Calota: S existem em locais onde a linha de neve mais baixa. Constituem enormes massas de gelo, recobrindo amplas reas continentais. Ex: Antrtida EROSO GLACIAL Abraso: Os fragmentos de rochas contidas na base da geleira causam polimento, estriao (estrias glaciais) e moagem na superfcie do substrato

54

Geologia Geral/2011 Fraturamento: provocado pelo congelamento e degelo sucessivo da gua contida nas falhas e fendas das rochas presentes no substrato. (Intemperismo Fsico = Gelividade). TRANSPORTE DE DETRITOS GLACIAIS Supraglacial: Transporte das partculas nas pores superficiais das geleiras. Englacial: Transporte no interior das geleiras. Subglacial: Transporte na regio basal das geleiras.

FEIES GLACIAIS Fiordes: Derivam em parte da eroso glacial conjugada com um levantamento eusttico posterior, do nvel do mar. Vales: Um vale escavado por um rio (vale em V) ocupado por uma geleira, produz-se a eroso nas paredes do vale, devido ao atrito da geleira, passando o vale a ter a forma de U. Lagos: Formam-se pelo degelo, resultando uma sedimentao tpica de ambiente glacio-lacustre (Ex: Varvito). Iceberg: Desprendimento das geleiras. Estrias: So formados pelos fragmentos de rochas que sulcam a superfcie do substrato rochoso.

DEPSITOS GLACIAIS A poca de deposio das geleiras na fase de recuo, quando a maior parte do material transportado despejado na forma de morenas laterais, medianas, basais, etc. Depsitos No Estratificados: So representados por materiais da morena basal formando os depsitos basais (argila conglomertica ou Till). A freqncia granulomtrica muito varivel, contendo siltes, argilas, seixos e mataces. Depsitos Estratificados: Formam-se pelo acmulo de morenas internas, depositadas durante o rpido degelo, com algum retrabalhamento pela gua.

55

Geologia Geral/2011

AMBIENTE MARINHO
RELEVO DO OCEANO

Fonte: Elementos geomrficos de margem continental e fundo ocenico do tipo atlntico (esquemtico). Mendes (1984).

Plataforma Continental (Continental Shelf) Situa-se na margem continental entre a linha de baixa-mar e a profundidade em que a inclinao do assoalho marinho passa a ser bem mais acentuada. Com declividade plana possue sedimentos predominantemente arenosos, sendo freqente a ocorrncia de seixos e rochas aflorantes na parte mais prxima a praia. Talude Continental (Continental Slope) Constitui o elemento da margem continental situado entre a plataforma e o sop continental com uma inclinao acentuada (+/- 4). Sua superfcie cortada por numerosos vales e canhes submarinos, onde, adiante destes ltimos ocorrem com freqncia, volumosos depsitos de sedimentos em forma de leques submarinos. Sop Continental (Continental Rise) Consta da parte mais externa da margem continental, nem sempre se encontra presente, como por exemplo no oceano Pacfico. O limite entre o sop e o fundo ocenico no o mesmo em toda a parte, mas ocorre aproximadamente entre 3.000 e 5.000 metros de profundidade, geralmente com declividades intermedirias e sedimentos mais finos. Fundo Ocenico (Ocean Floor) / Plancie Abissal Consta do fundo ocenico com reas profundas de relevo geralmente plano com profundidades geralmente superiores a 4.000 ou 5.000 metros apresentando sedimentos mais finos. Encontram-se inseridos nessa poro as dorsais e fossas ocenicas.

DINMICA COSTEIRA E TRANSPORTE DE SEDIMENTOS 56

Geologia Geral/2011 A maior atividade destrutiva do mar ocorre no litoral, no contato direto do mar com o continente, onde predomina a fora mecnica. Ondas: Formam-se pela energia do vento que transferida a gua do mar pelo atrito, podendo as ondas atingirem at 30 metros de altura. Tem como caracterstica a remoo e remobilizao de gros constituintes da praia, erodindo-os. Mars: Formam-se sob a influncia da atrao da Lua, secundariamente o Sol e a fora centrfuga de rotao do Sistema Terra-Lua, provocando uma oscilao rtmica na superfcie dos oceanos, ora se elevando, ora se abaixando duas vezes por dia. So importantes tanto na remoo de sedimentos como na configurao costeira. Correntes Marinhas A. Correntes de Deriva Litornea (Longshore Currents): So importantes ao longo da costa brasileira, remobilizando e transportando os sedimentos.

Fonte: Transporte de sedimentos por corrente de deriva litornea segundo TARBUCK & LUTGENS (2000).

B. Correntes de Ressaca ou Fluxo Reverso (Rip Currents): Correntes em sentido mar aberto, transportando sedimentos da costa para as pores mais profundas dos ocenos.

PLATAFORMA DE ABRASO MARINHA Os efeitos de eroso marinha pelo desgaste mecnico, ocorrem principalmente ao longo dos costes rochosos. As ondas carregadas de partculas sedimentares, esculpem lentamente caneluras nas rochas, aprofundando-se contnuamente pela rebentao, ocasionando com o tempo a queda da rocha superior. Forma-se, ento, uma faixa de blocos e fragmentos menores de rocha na frente do costo. O vaivm incessante das ondas faz com que os blocos se reduzam a seixos e posteriormente as areias, formando um patamar. 57

Geologia Geral/2011

AMBIENTE RECIFAL
Os corais necessitam de guas quentes, claras, rasas, bem iluminadas e calmas. Geologicamente, os recifes so produtos de constituio bitica ligada ao sedimento.

TIPOS DE RECIFES Recifes Circulares ou Atol So crculos de constituio coralnea circundados por uma laguna. Encontramse nos Oceanos ndico e Pacfico, nos mares da Indonsia e mar Vermelho. Recifes de Barreira Formam longos corpos lineares que crescem at o nvel do mar, servem de barreira que protegem uma laguna de guas calmas e um subambiente com sedimentos marinhos uniformes. Recifes Costeiros ou Franjeantes Constituem a forma mais comum de recifes e situam-se diretamente na costa e paralelos a mesma. Recifes Anulares de Lagunas Pouco Profundas So pequenos atis, cuja laguna constitui apenas um extenso lodaal e possui pouca profundidade. Recifes Submersos So recifes formados abaixo do nvel do mar.

Fonte: Tipos principais de recifes segundo MENDES (1984).

58

Geologia Geral/2011

AMBIENTE MARINHO COSTEIRO (PRAIA)


Neste ambiente as propriedades dos sedimentos so determinadas pelas condies hidrodinmicas da costa e da plataforma continental. A areia transportada por rolamento e saltao na zona de praia, enquanto o silte e a argila so carreados em suspenso para zonas mais profundas da plataforma.

TIPOS DE COSTAS Costa de continente Costa de Ilha - Barreira Costa escarpada Costa com morfologia de submerso (com fiordes, etc.) Costa com bioermes (recife de corais e algas)

MORFOLOGIA PRAIAL Uma seo transversal tpica de uma praia ocenica pode ser subdividida em diferentes unidades: dunas arenosas, ps-praia, estirncio e antepraia.

Fonte: Principais unidades geomorfolgicas de um perfil praial segundo SUGUIO (1980).

59

Geologia Geral/2011

AMBIENTE DE PLANCIE DE MAR


Nas margens de esturios, lagunas, baas ou atrs de Ilhas-Barreiras, desenvolvem-se ambientes de plancie de mar, cuja superfcie mergulha suavemente, do nvel de mar alta para o nvel de mar baixa. Os sedimentos predominantes so a argila, silte e areia fina, podendo ocorrer pelotas de argila e conchas.

Fonte: Perfil do mangue de Guaratiba (RJ) segundo MENDES (1984).

AMBIENTE DELTICO
DELTA O termo origina-se da quarta letra do alfabeto grego, usados por Herdoto (500 a.C.) para descrever a regio da Foz do Rio Nilo. utilizado pelos gelogos e gegrafos para denominar depsitos sedimentares, em parte subareos e parcialmente submersos, depositados em um corpo de gua (oceano, lago), primariamente pela ao de um rio.

60

Geologia Geral/2011 DELTAS CONSTRUTIVOS Predominam as fcies de influncia fluvial, que de acordo com sua geometria em planta dividem-se em: a - Lobados b Alongados

Fonte: Representao de deltas dos tipos lobado e alongado segundo SUGUIO (1980).

DELTAS DESTRUTIVOS Sobressaem as fcies de influncia marinha e de acordo com a geometria ou a predominncia das ondas ou das mars dividem-se em: a - Cspide b - Em franja

Fonte: Representao de deltas dos tipos franjado e cspide segundo SUGUIO (1980).

SEDIMENTAO DELTICA Para que um delta se forme necessria uma corrente aquosa carregada de sedimentos que fluam em direo a um corpo de gua em relativo repouso. Os sedimentos transportados acumulam-se na desembocadura do rio e resultam na formao de um delta, sendo necessrio que a energia do meio receptor no alcance o nvel suficiente para transportar e redistribuir os sedimentos ao longo da costa. CLASSIFICAO VERTICAL TOPSET OU CAMADA DE TOPO Trata-se de uma camada horizontal, com caractersticas litolgicas semelhantes s dos depsitos fluviais. Na parte superior subarea ocorrem restos de vegetais e tambm organismos marinhos e as camadas distribuem-se de forma lenticular. Na parte inferior no aparecem mais os restos de vegetais continentais e os sedimentos finos (silte e argila) so os mais abundantes. 61

Geologia Geral/2011 FORESET OU CAMADA FRONTAL As camadas distribuem-se de forma oblqua, inclinadas no mesmo sentido da correnteza responsvel pela deposio. Os sedimentos possuem caractersticas marinhas, principalmente pelos organismos fsseis. BOTTOMSET OU CAMADA DE FUNDO Encontra-se mais distante da desembocadura, possui exclusivamente marinhas, tanto em litologia quanto em fsseis. caractersticas

Fonte: Perfil de um delta com a representao das camadas segundo LEINZ & AMARAL (1978).

AMBIENTE ESTUARINO
ESTURIOS Corpos de gua rasa e salobra localizados na desembocadura de vales fluviais afogados. So evidncias de submergncia do continente ou elevao do nvel do mar.

Fonte: Blocos diagrama demonstrando a evoluo dos esturios em deltas segundo SUGUIO (1980).

62

Geologia Geral/2011 SEDIMENTAO ESTUARINA Segundo Suguio (1975), os sedimentos em trnsito e em deposio num esturio, podem ser provenientes do continente (fornecidos pelo rio) ou do mar. Enquanto grande parte dos sedimentos fluviais retirada, alguns sedimentos do mar aberto so introduzidos no esturio. Assim os esturios devero ficar completamente assoreados daqui a algumas centenas ou milhares de anos. A maioria dos materiais de fundo constituda de lamas inconsolidadas com areias misturadas em propores variveis.

AMBIENTE LAGUNAR
LAGUNAS So corpos de gua rasa, salobra ou salgada, separados do mar aberto por bancos arenosos ou ilhas-barreiras, mantendo comunicao atravs de barras (canais de comunicao). TIPOS DE SEDIMENTOS Constam de sedimentos lamosos intensamente bioturbados, que se depositam no fundo de extensas lagunas de guas calmas. Aparecem nas lamas intercalaes arenosas, resultantes de tempestades, assim como contribuio de areia elica de dunas costeiras. Em regies de climas tropicais ocorre a vegetao tpica de mangue, em regies ridas desenvolvem-se crostas de sais no lado continental da laguna.

Fonte: Representao de uma laguna segundo TARBUCK & LUTGENS (2000).

63

Geologia Geral/2011

NOCES BSICAS SOBRE ESTRATIGRAFIA

Estratigrafia: o ramo da Geologia que estuda e interpreta os estratos (as camadas das rochas), identificando,descrevendo, mapeando e correlacionando, tanto na horizontal como na vertical. H quatro sculos, Nicolau Esterno reconheceu que em uma seqncia de camadas sedimentares, as camadas inferiores so mais antigas que as superiores criando-se a "Lei de Superposio de Camadas". Foi William Smith, no Sculo XVII, que organizou a primeira coluna estratigrfica, verificando que as rochas sedimentares poderiam ser caracterizadas tambm pelo seu contedo fossilfero, que justamente de acordo com o aparecimento dos fsseis seria possvel a datao dos estratos em termos de idade relativa (Era, Sistema, Perodos, etc.), enquanto uma anlise dos minerais radioativos presentes nestes estratos forneceria a idade absoluta (milhes de anos, etc).

Camada mais nova

Camada mais antiga

SEES ESTRATIGRFICAS Seo ou Perfil Geolgico Mostra a estratigrafia (sucesso de camadas) na sua totalidade e as estruturas sedimentares em combinao com a topografia. Seo Colunar ou Perfil Estratigrfico Trata-se de uma representao grfica em forma de coluna, onde se ilustra a litologia de cada camada, de acordo com seus smbolos e as espessuras das unidades estratigrficas.

DATAO E CORRELAO A Estratigrafia preocupa-se com a ordenao das camadas rochosas em unidades estratigrficas e com sua datao e correlao. 1 - Lei de Superposio das Camadas: as camadas inferiores so mais antigas que as superiores. Foi o primeiro mtodo de datao. 64

Geologia Geral/2011 2 - Idade relativa: corresponde ao mtodo de datao paleontolgica de acordo com a cronoestratigrafia. 3 - Idade absoluta: trata-se da idade obtida pelos mtodos radiomtricos, que fornecem uma datao em nmero de anos. 4 - Correlao: a determinao da correspondncia estratigrfica entre as seqncias de rochas situadas em pontos mais ou menos afastados (Mendes, 1982). A correlao dos estratos feita com base nas caractersticas litolgicas (litoestratigrafia) e paleontolgicas (Bioestratigrafia).

EXERCCIOS DE ESTRATIGRAFIA
1- Monte uma seo colunar, organizando os estratos abaixo, com base na Lei de Superposio das Camadas:

a)
1.100 a. 1.100 a.

1.4 M.a.

2.000 a.

1.4 M.a. 2.000 a.

+++++ +++++ +++++


b)

3 M.a.

+++++ +++++ +++++

3 M.a.

4 M.a.

6 G.a.

4.850 a.

860 a.

65

Geologia Geral/2011 c)
6.300 a.

^^^^^^ ^ ^ ^ ^ ^ ^ 63.000 M. a. ^^^^^^

45.000 a.

700 a.

d)

1.500 a.

5 M.a. 1.2 G.a.

600 a.

7 M.a.

e)

350 M.a. 700 a. 3 G.a. 1.3 M.a. 2 M.a.

2000 a.

66

Geologia Geral/2011

2- Descreva a seqncia de eventos e interprete o possvel paleoambiente: a) Nvel dgua Eros o


1) Deposio subaqutica de calcrio e folhelho; 2) Soerguimento da rea (movimento epirogentico +); 3) Regresso marinha (movimento eusttico -); 4) Eroso; 5) Abaixamento da rea (movimento epirogentico -); 6) Transgresso marinha (movimento eusttico +); 7) Deposio subaqutica de conglomerado e arenito; 8) Nvel dgua.

Interpretao Paleoambiental: R: Paleoambiente Marinho devido a presena do calcrio depositado em paleoclima quente e seco.

b) Nvel dgua ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ 67

Eroso

Geologia Geral/2011 __________________________________________________________ __________________________________________________________ Eroso __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ Eroso __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ Eroso __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ ____

c)

68

Geologia Geral/2011

d)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Eroso ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Eroso ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Eroso ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

69

Geologia Geral/2011 e) Nvel dgua ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

Eroso

70

Geologia Geral/2011 f)

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Eroso ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Eroso ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

Eroso

71

Geologia Geral/2011

g) Monte uma seo colunar seguindo os dados abaixo: a) Deposio subaqutica de folhelho, calcrio e arenito calcfero; b) Soerguimento da rea (movimento epirogentico +), regresso marinha (movimento eusttico -) , eroso; c) Abaixamento da rea (movimento epirogentico -), transgresso marinha (movimento eusttico +) e deposio subaqutica de calcreo, arenito, siltito e argilito.

OBS: Nas 1 e 2 camadas do 1 evento h uma intruso plutnica de Diabsio.

72

Geologia Geral/2011

EXERCCIOS DE CORRELAO
1) Estabelea a correlao entre as sees abaixo e responda:

a)

Que concluses podem ser efetuadas com base na sua correlao ? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________________________

73

Geologia Geral/2011 b)

Que concluses podem ser efetuadas com base na sua correlao ? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 74

Geologia Geral/2011

c)

Que concluses podem ser efetuadas com base na sua correlao ? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ___________________________________________________________ 75

Geologia Geral/2011 d - Estabelea a correlao e d duas razes para explicar a inexistncia de arenito entre as duas unidades de folhelho na coluna A.

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 76

Geologia Geral/2011 e - Estabelea a correlao.

Que concluses podem ser efetuadas com base na sua correlao ? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 77

Geologia Geral/2011

78

Geologia Geral/2011

79

Geologia Geral/2011

80

Das könnte Ihnen auch gefallen