Sie sind auf Seite 1von 19

O ISLAO NA AFRICA NEGRA

VINCENT MONTEIL,
DIRETOR DO INSTITUT - DACAR
FONDAMENTAL

D'AFRIQUE

NOIRE

inexistncia de estatsticas precisas torna impossvel saber qual o nmero exato de muulmanos no conjunto do Continente Negro. Podemos, contudo, afastar de sada certas avaliaes exageradas e tomar como base os diversos inqutritos efetuados nos ltimos anos. Parece provAvel que a Africa negra possua atualmente entre cinquenta e sessenta milhes de muulmanos, o que representa entre um quarto e um quinto da populao da Africa ao sul do Saara. Em ltima anAlise, o nico critrio para determinar se algutm 6 muulmano consiste em verificar se le prprio deseja ser considerado como tal. I? muulmano todo aqule que se declara como tal. Os muulmanos da Africa negra podem ser divididos em trs grandes Preas: a Africa ocidental, a Africa oriental, a Africa central e Nigtria. A Nigtria t , com efeito, e de longe, o mais povoado dos pases da Africa negra: talvez cinquenta milhes de habitantes. Mais de metade da populao da Nigtria t islamizada, no sbmente no Norte mas tambm no Oeste, onde 70% da etnia iorubA t muulmana. I? tambm na Nigtria que se encontram as maiores cidades muulmanas negras da Africa: Kano, no Norte, e Ibdan no Oeste. A populaqo de cada uma dessas cidades se avizinha da casa de um milho de habitantes. A Africa ocidental, entendida em sentido amplo, at o Tchad, deve ter vinte milhes de muulmanos. estes constituem uma maioria de dois tros ou mesmo de trs quartos, em quatro Repblicas "muulmanas": Niger, Guint, Mali e SenegAmbia (Senegal e GAmbia). Dacar possui quatrocentos mil habitantes, em sua maioria africanos, dos quais 93% so muulmanos. O Tchad e a Guint dita "portugusa" contam, pelo menos, com 113 de muulmanos em sua populaq20. Os nmeros provAveis para os outros pases so os seguintes: Camerum (Camares) - setecentos mil muulmanos; Alto Volta, setecentos mil muulmanos: - a Capital Uagadugu t , na sua maior parte, muulmana; Costa do Marfim, quinhentos mil muulmanos; Libtria, talvez trezentos mil; Daom, duzentos mil. Na Serra Leoa, a maioria das duas etnias principais (Mende e Temne) t islamizada.
N.R. O presente trabalho foi lido por Vincent Monteil, no Centro de Eskudos Afro-Orientais, em 11 de setembro de 1967, como parte das comemora6es do oitavo aniversrio de fundao do CEAO.

em Gana. Quanto A s do Gabao, do Congo setenHA 1 ~ . 0 0 m 0 trional (Bramaville) 'Repxblica Centro-Africana, mais ou menos duzentos mil muulmanos vivem dentro de suas fronteiras. E preciso que fique claro que tais nmero8 sgo puramente conjeturais e apenas representam uma ordem de grandeza jxev4vel. A Afriea oriental, sob o $ngulo muulmano, possui importncia demo. grfica equivaleiate h de sua vizinha ocidental: mais ou menos vinte milhes. A gran& incgnita a Etlpia, cuja populao total oscila, segundo diferentes fontes, entre 10 e 2 0 milhes de habitantes, dos quais a metade seria muulmana. A Somlia (trs milhes) e Zanzibar (trezentos mil) so completamente islamizados. No Sudo "nil&ico" (denominao A j empregada, em 1893, pelo engenheiro francs Prornpt), dois t b p s da popula50 so m q u h a a o s (isto 6, nove milhes de um total de treze). O Ido frma importantes minorias no Tanganica (dois milhes), no Qunia (seiscantos e cinqenta mil), em Uganda (trezentos e cinqiienta mii) e no Cwiga meridional (ex-belga)(pertb de trezentos mil). As estimativas referentes a Madagascar so controvertidas: alguns propem quinhentos mil muulmanos. As Comora8 so inteiramente islamizadas. De qualm plena quer forma, na pode haver dvida de que o Islo se encontra e expanso na Africa negra. As converses continuam. Contrriamente a certas opinies apressadas e por vzes tendenciosas, sua marcha no t impedida nem pela famosa "barreira Mosi" (conforme Binger jP constatara em 1888; aIiAs, hoje o prbprio Moro-Naba muulmano), nem mesmo pela floresta: j em 1820, Joseph Dupuis encontrava uma comunidade muulmana em Kumasi (Gana). Abidji possui trs mesquitas no bairro de Treichville. Entre 1936 e 1950, por exemplo no Mali, em sete circunscries antes consideradas como "animistas", o niimero de muulmanos duplicou, passando de treemtos mil a seiscentos mil. No Alto-Volta, sessenta e cinco por cento dos muulmanos da Subdiviso de Kombisiri converteram-se, de 1950 para cd. No Senegal, os Sereres convertem-se rpidamnete: na locaildde de 9yqfyw (distrito de Fhtik) ainda havia, em 1952, trinta e A em 1963, todos os seus 3.000 habitantes eram mucinco cat6licaa Mq,j ulmanos.
I

- A EXPANSAO HISTRICA DO ISLAO:


CAUSAS DO SEU SUCESSO

As etapas histricas da islamiza3o da Africa negra so conhecidas em suas grandes linhas. Em relao franja eritreana, o Islo abordou a Africa mais obliquamente, no mais de oeste a leste, mas d o nordeste ao sudeste. A partir da Africa do Norte, depois da converso dos coptas e berberes, do stimo sculo ao sculo onze; na zona central, at as margens da grande floresta, mediante a converso dos Fulas (Peds), dos Mande e dos Hau. entre os sculos treze e dezenove, sem conseguir penetrar

muito alm da orla da floresta: pelas grandes vias & acesso B Africa suc o eixo Fezdndanesa a rota atlintica, a rota central dos ~ a d m e k k a -Kawr. Na zona litornea oriental, a@ a islamizaZ40 da "Costa dos Zanj" (que data do sculo nono) e de Kilwa (sculo dcimo), descnvolveu-se. do sculo doze ao dmlrr chesseis, um processo de lenta conquista dos contrafortes orientais e ocidentais da Abissinia crist, acompanhado mais alm pela convers5o dos Galla e por um aprofundamento da islamizao da Costa, desde os Somalis at Zanzibar, com penetrasao nas C 6 moras e em Madagascar. preciso no esquecer que, no interior da Africa, os rabes foram, de 640 a 1840, durante doze sculos prticamente, a nica potncia estrangeira, uma vez que os europeus se mantinham agarrados Ps costas e suas cercanias. Um certo nmem de rcgibes padeai ser consideradas como privilegiadas, pois nelas o Isl5o se implantbu sob s forma de Estados atruturados e hierarquizados, nos quais fttuava, segundo a expresso de Richard-Molard, como "um estimulante dclico" das sociedades sudanesas. Seria impossivel apreciar de modo preciso a penetrao muulmana na Africa negra sem abordar ou esboar os grandes problemas levantados pela histria dos mais importantes desses Estados:

I ) - O reino de Gana No nato desta questo defrontamo-nos com s p a i s tantos pesquisadores europeus o melhor exemplo das divaga* se t2m deixado levar, sob a influncia de Mauria Deiafosse, a partir de uma documentao insuficiente e de tradues nem smrpae Wis das fontes. Trata-se em realidade de uma palavra empregiula .inicialmente s6 pelos autores rabes, o nome Gana, que. segundo aquele, $rJigna simultineamente um pais, sua Capital e o titulo do soberano. E sobretudo imposdvel situar sse reino, tantas so as lacunas e contradies nos textos antigos. Mencionado como o "pas do ouro", pela primeira vez no fim do k u l o oitavo, pelo a s t r h m o al-Fazri, o pas de Gana foi celebrizado por lbn Hawqal (em t h o & 975) e sobretudo por Al-Bakd (1068) e al-Idrsi (1 154). Nenhum dsses autores, contudo, o visitou. Se nos limitamos aos fatos histricos e aos documentos, trata-se de um Estado negro-africano, inicialmente animista e depois parcialmente islamizado, dotado de fronteiras geogrficas imprecisas e variveis, situado em uma regio qualquer do oeste africano e cuja durao parece tambm flutuar (entre a alta Idade Mdia e o inicio do sculo dezesseis). Com efeito, todas as precises fornecidas pelas obras contemporAneas se apiam d b r e a base perigosamente frgil de cinco identificaes principais, cada uma delas mais conjetura1 que as outras, segundo as quais Gana seria o nome de um sd Estado e de uma sd Capital: sse Estado iinico p deria ser identificado com o antigo imprio Sonink do Wagadu e a Capital nica dsse tinico Estado coincidiria com as ruinas atuais de Kumbi Saleh. Essa Gana iinica no disporia seno de um historiador, vlido, al-Bakri; e, t a i a sido destruida, em mil duzentos e quarenta, pelo imperador do Mali, Sun-Dyta.

de Oshogbo. E de ento qe data a instalak dos emiratos (mais ou menos cinqenta) que existem ainda hoje na Nigria setentrional.

5) O Zmpdrio fula do Mdrina De 1818 a 1862, no Delta central do Nfger (Msina), no atual Mali, um marabout fula, SOku Amadii, estabeleceu uma sociedade teocrtica: a Dinno (do rabe Dfn, "religio"). A administraiio e govbrno d&sseEstado eram exercidos por um Grande Conselho de quarenta marabouts. A destruio da Dinna foi obra do conquistador toucouleur E1 Hadj 'Omar.
6) A longa marcha de E1 Hadj 'Omar - E1 Hadj 'Omar b. Sa'id T1, marabout toucouleur do Futa senegals, nascido em 1794, fez a peregrina@~a Meca e, na volta, deteve-se durante anos em Sokoto, na Nigria setentrional, antes de ir fixar-se na Guin. Durante dez anos, de 1854 a 1864, realiza ie sua "longa marcha", a principio sbre Nioro e Medina, depois atravs do Sudo. Mmer, cercado, em uma gruta na regio de Bandiagata, em 12 de fevereiro de 1864. Praticava ele a poltica da "terra queimada" e da emigraio forada. Em 1859, ordena mesmo que Halwaar, sua aldeia natal, seja incendiada, a fim de que os habitantes se vejam forados a segui-lo. Chegou a ter em suas hostes cerca de 30.000 soldados, dos quais uma parte era recrutada entre os prisioneiros de guerra. Em 1862-1863, uma paz precria se instaura: "at mesmo uma mulher punha o seu pugne e partia, ningum lhe fazia mal". Parece que, no caso em foco, o Isl5o e, em particular, a confraria Tidjniya, representou um "sistema de acolhida" para as sociedades africanas, cujas velhas organizaes tribais "gentilicias" fendiam-se por t a a s as suas juntas.

7) Samory ou a derradeira tentativa Yves Person defender, em 1968, sua tese sbre "Samory ou a revoluo dyula." Samory foi, realmente, um libertador dyula, portanto de lngua malinke, mercador de noz de cola. agente e defensor da infiltrao mande em direo ao sul. Nascido na alta Guin, entre 1832 e 1835, tardiamente convertido ao Islo, comeou le por fazer guerra aos chefes animistas, a partir de 1865. Conseguiu progressivamente unificar a zona mandinga compreendida entre o Alto Nfger e Sikasso. os Estados de Arnadu e a floresta. Mas o choque entre &le e os franceses tornou-se inevitvel. Interrompida em mais de uma ocasiiio por tratados, essa luta durou sete anos (1891 a 1898). No decorrer dela, Samory viu-se obrigado a deslocar-se continuamente em direo ao leste, rumo alta Costa do Marfim, onde foi capturado em 1898. Goza Ole da fama de ter sido um notvel organizador estrategista. Seus Estados eram divididos em dez regies e cento e sessenta e dois distritos. Seu exrcito, segundo estimativas, incluia em 1886 mais de sessenta mil homens. Ele aplicava tambm a ttica da "terra queimada", arrasando as zonas habitadas e reduzindo esaavido os prisioneiros de guerra, para

troc-los por cavala 'originrios do Norte e por armas vendidas pelos traficantes britanim. Considerado, hoje em dia, na Africa ocidental como um paladino da ResistOncia e her6i nacional, Samory foi na verdade o defensor de uma retaguarda histrica, combatendo para salvaguardar a Africa tradicional, fechada sabre si mesma, que a Europa j se preparava para destruir. Sua luta foi o ltimo esfBro para "fazer tremer os fetiches", "sbre or cami nhoa do grande paganismo que no se converter". E a ele e a seus predecessores que se deve, em grande parte, a imposio ao mundo animista do respeito pelos ''Cinco Pilares" do Islo.

8) As cawos do sucesso do I s l i i o na Africa negra - Dentre essas podemos distinguir oito principais. Citemos, para comear, o desmantelamento da sociedade animista na poca contempornea, sob o impacto da tcnica europtia. A adoo do Islo abre novas perspextivas e permite uma verdadeira reestruturao. Foi sem dvida b t e o fator que provocou a converso macia dos Wdofs, no fim d o sculo XIX. Em w n d o lugar, a simplicidade do credo muulmano tem sido uma vantagem: nada de misterios, nada de sacramentos, nenhum intermedirio entre o Criador e a criatura. Alm disso, na imensa maioria dos casos, o Islo apresenta uma forte coeso espiritual e, com exceo da Africa oriental, a escola jurdica miikita domina sem rivais. Terceiro fator: a capacidade de adaptao Africa, ou seja. a africanizao do Isl5o. A converso no acarreta nenhuma rutura com os costumes e. em particular, a vida familiar no sofre nenhuma perturbao. A tolerincia da poligamia talvez um dos fatores essenciais da propagao do Islo. Deve-se levar em conta, tambm, o prestfgio de que se cerca uma religio que garante aos neoconvnms uma promoo social. As vantagens culturais so evidentes. A efidcia das preces escritas em caracteres rabes considera& superior. 0 mtimento da fraternidade muulmana tambdm deu&. imptante papel, pois o muulmano se sente "em casa". semem quak.fuc?r 1-t do mundo onde existam correligionrios. O fato de que a propagaio do Islfio seja feita por africanos tambm pesa, contribuindo a subtrair ao Islo o cariiter de religio estrangeira. O medo da escravido foi decisivo em muitos casos, vez que, pelo menos em principio, um muulmano no pode esaavisar outro muulmano. E muito frequente que a mulher assuma tambm uma atitude favorvel h islamizao, devido relativa promoo social que esta opera em teu beneficio. De fato, o Coro outorga h mulher, parcialmente, o direito de herdar. ao passo que os costumes tradicionais lhe negam qualquer participao na herana. Finalmente, no domnio da economia, o comerciante muulmano introduz a economia de mercado, novas culturas, e promove trocas tm vrios dominios. Sem dbvida. nenhum d&ssesfatores, tomados isoladamente, teria sido suficiente: a confluncia de todos eles engendra porhn um movimento irresistivel.

I1

- OS CINCO PILARES DA

Ffs

Na Africa negra, a P r o i i de Fd, o Credo (Shahdda) C, como em i o IafSo, empregada c o r f h e n t&s as rcgies do mundo penetradas p te, as V ~ Z ~ traduzida S edi diversas das iinguas africanas. A obrigaao da prece, cinco v2zes por dia. nem sempre C obedecida
risca. e muitos K contentam com uma prece pela manh e outra h

noite. As a b l u e pxtparatdrias so mais frequentemente feitas com areia ou cascalho do que com gua. No 4 dificil ver-se, mesmo nas cidades, mulheres que rezam em pblico e frequentam a Mesquita, onde em geral um lugar especial lhes d reservado. Uma cidade como Dacar (quatrocentos mil habitantes) tem eettnta e duas mesquitas, entre as quais uma catedral, construida por arquitetoe e arteaos marroquinos, que tem capacidade para dez mil fiis. Na grande mesquita;.rneulf&e de Touba cabem quatro mil pessoas. Ela possui 14 cpulas, dois grandes receptculos para e cinco minaretes, entre os quais uma tdrre gua destinada L ablde mais de 86 metroa Q altura, dotada de ascensor interno.

O jejum de RamAdPn 6, em geral, respeitado, sobretudo no seu inicio, apesar dos rigores d o clima tropical. Para evitar o risco de engolir involunthriamente um pouco de saliva e quebmr assim o jejum, a grande maioria dos senegaleses se entrega durante o 'Ramddn ao to incessante quanto iniltil exercicio de cuspir. H po&m, um nmero bastante grande de pessoas que se limitam a jejuar no primeiro e no iIltimo dias do m8s de R a d d d n e hs sextas-feiras. Da mesma forma que ' a outras regies do mundo muulmano, nas Universidades e %penas 115 dos estudantes universitrios e secundirios cumprem o jejum. A pgegrinao a Meca praticada na Africa negra desde data muito recuada, mas em nossa poca o avio tem-na tornado muito mais flcil. Todos os anos, dezenas de milhares de africanos vo Arbia por via adrea. Atualmente, o preo da viagem (partindo de Dacar) e da estada atinge a cifra de duzentos mil francos CFA p9r pessoa. Usam-se tambm sorteios, no Senegal coma no Mali um certo nmero de fiCis pobres se cotizam e a sorte indica o nome do premiado, que farii a peregrinao. Entre as conseqncias das peregri~ahs assinalemos apenas que quatro mil africanos do oeste fixaram-se atravb delas em Meca, e que muitas centenas de milhares de africanos de lngua fula se estabeleceram no Sudd niltico, separando-se dos grupos de peregrinos em trnsito, seja na ida seja na volta. Quanto h esmola legal (zakbt), ela se transformou em uma taxa que C rmbida pelos marabouts ou por certos chefes tradicionais. E, ao abordar esta questo, como muitas outras, faz-se necessrio discutir o papel, a atitude, a influCncia, dsse importante elemento humano que recebe o nome de marabout.

1 1 1 - O PROBLEMA DOS MARABOUTS

Existe uma tendncia a acreditar que a presena de marabouts na Africa negra uma caracterstica dessa parte do mundo, mas, na verdade, eles existem despe poca bem antiga e esto presentes em toda a parte no interior do mundo muulmano. A apario do ascetismo em meio rabe deuse com efeito no fim do sculo VII, no momento em que se formou a primeira "aglomerao" monstica em AbAdAn (no sudoeste do atual Ir), e pode-se falar da existncia de um culto dos santos j a partir do sculo X. Trata-se de personagens religiosos, mais ou menos letrados, mais ou menos curandeiros e mdgicos, por vezes autnticamente msticos, quase sempre filiados a uma confraria. Na Africa do Norte, na Mauritania e no Oriente Prximo chamam-nos de shaykh; os irano-indianos e turcos os chamam de molld, faqlr ou akhund; so eles os guru indonsios e os ahang chineses. O Islo oficial no demonstra nenhuma simpatia por essa "mstica muulmana", cuja prpria existncia chega a ser negada por alguns. Contudo, segundo o prprio Cor50 (11, 160), "os que crem so os mais ardentes no amor de Deus". O marabout da Africa negra aparece, em francCs, nas narraes de viagens do sculo dezessete; uma deformao do rabe dialetal (norte-africano) mrabot, que representa a mesma raiz de onde veio o nome Almorvida (al-Murdbit), o qual mais provAvelmente significa "religioso" que "homem de convento fortificado" (ribat). sse personagem, entre os toucouleurs, tem o nome de Tyeerno; entre os Wolofs o de Seriny; entre os Mande o de Karamoko; entre os Fulas os de Moodibbo e Fodyo. chamado de Alfa ou Alfagha no Sud5o e na Costa Baixa. fi le o mallam das regies hauss, o mwaalimu e o shekhe da Africa oriental swahili, o wadaad da Somlia e o faki nbio. No se conhece o nbmero exato dles, mas uma proporo de um marabout para cada 150 muulmanos parece provvel. A mola prpulsara, o motor da ao do Cheikh a baraka, palavra rabe adotada pelos africanos que exprime o poder carismtico, a virtus, verdadeiro fluxo magntico que se transmite principalmente pela saliva e pela imposio das mos. Baraka significa, literalmente, "bno". Em suas manifestaes extremas, essa faculdade se faz acompanhar de milagres. O marabout , em conseqncia, mais ou menos considerado como um santo (wali). Os da Africa n e g a tm sido, histbricamente, anunciados por missionirios vindos da Africa do Norte, da MauritAnia ou do Egito, atravs do deserto. Pertencem les, quase sempre, a uma das duas grandes confrarias-tronco, qdiriya e tidjniya. So estas as duas "vias" paralelas que se distinguem pela recitao das ladainhas dhikr mais ou menos longas, e por um ritual de iniciao (wird) especial. Em pases como o Senegal, a quase totalidade dos muulmanos pertence seja a uma, seja a outra destas confrarias.

A pluralidade das espsas, limitadas a quatro no rnsiximo, t uma simples tolerfincia cornica (IV. 3). sob condio de que se faa justip. o que geralmente considerado como coisa irrealidvel. Os mongamos formam maioria em t6da a parte, por motivos econmicos: so 71% em Barnako, 65% em Sikasso, Segou e Khayes e 57% no vale do alto Niger (observaiies feitas por Mrne. Villieh, 1964). Quanto ao Senegal, acredita-se que um tro, em mdia, dos homens casados sejam poligamos. Para isso h muitas razes tradicionais (prestigio, modc-obra agricola, produtividade), cuja principal parece ser, contudo, a interdio ao marido de ter relaes conjugais com a espsa durante o periodo da gravidez e da amamentao. Dai o rifo ganense: "Nenhuma mulher tem, ao mesmo tempo, um filho na barriga e outro nas costas". No C pois ao Islo que cabe a responsabilidade pela poligamia, da mesma maneira como no ele o responsvel pelo uso do vu impsto s mulheres em outros paises. Trata-se na realidade da resistkncia oferecida por estruturas tradicionais arcaicas e pela endogamia. O cdigo maliano de casamento (1962) afirma que a monogamia "passar a constituir no amanha, com a evoluo, o direito comum", enquanto na Costa do Marfim, a poligamia estb proibida desde 1964. O ponto fraco do matrimdnio muulmano t a repudiaeo, demasiado fcil e apressada. Na Africa oriental, um casamento em cada oito ou dez acaba em divbrcio e, na regio litorinca, as mulheres mais idosas foram j4 casadas ate dez vzes. Quanto s sucesses, as filhas geralmente no herdam, a fim de que seu casamento com um estrangeiro tribo no pma vir a ameaar a integridade d o patrim6nio. O Coro, ao contrrio, r e m h t n a m a o sucessora1 d a mulher, mas a parte que lhe atribuida nso passa, na maioria dos casos, da metade daquela atribuda ao homem. Mas, evidentemente, isso representa um progresso. As vezes mesmo, como acontece entre os Songhay do Mali. as mulheres podem herdar, do pai, um cavalo ou um campo, e a ma recebe tanto quanto um rapaz. A importancia da filiao por linha materna C posta em evidncia pelo papel singularmente importante desempenhado pelo tio do lado materno. A impmtancia dsse papel ressalta mesmo nos lugares onde no existe matriarcado. Alis o matriarcado C fato excepcional na Africa, a no ser em Gana e em certas regies da G x t a do Marfim. Para o s muulmanos, o tio do lado materno que "faz entrar o sobrinho no Paraiso". Segundo um conto sonink, recolhido por Charles Montei1 em Mddine (no Senegal), em 1898, o homem "mata" seus fiihos se se casa com uma mulher demasiado velha para procriar; ele os "vende", se por acaso se une A escrava d e um outro; ele os "d", se os tiver com uma mulher livre casada, cujo marido dles se apropriar. Segundo um provdrbio tmcwleur do Senegal, "onde a me est ausente a paz no existe" (Do Yumma alaa, dyam wonaata). Ao contrrio do que pode parecer, a mulher mugulmana da Africa negra o eixo em t8mo do qual gira a sociedade. Ela quase sempre

consultada e, de qualquer forma, tem sempre direito a voz. vada se faz contra a vontade dela. Um muulmano, senegals, Ousmane Sembene, em um dos seus contos, intitulado "A Me" (1962), lana esta significativa invo. cao: "Glbria a ti, mulher, oceano imenso de ternura; bendita sejas tu em tua efuso de bondade. Sde louvadas, 6 mulheres, fontes inextingiveis, vs que sois mais fortes do que a morte".
V

- CRISTAOS

E MUULMANOS NA AFRICA NEGRA

As relaes entre cristos e muulmanos na Africa negra dependem de um certo nmero de fatores: em primeiro lugar, parece claro que os muulmanos so bem mais numerosos que os cristos, mesmo se aceitarmos os nbmeros fornecidos por certos missionrios, que neles incluem os catedmenos. (Segundo estimativas, os cristos seriam entre 25 e 40 miIh6es na Africa negra). Por outro lado, no h familia em que as trs religies. (inclusive o animismo), no estejam representadas; por exemplo, m o chefe de Estado cat6lico tem duas irms muulmanas, certo arcebispo tem dois irmos muulmanos. Muulmanos e cristos acham-se pois em e m diconstante contacto uns com os outros. Nem sempre isso se passa s ficuldades, sem atritos, sem intolerncia mtua. Na Africa oriental, cristos e muulmanos se caracterizam muitas vezes por uma mentalidade de ghetto: os muulmanos chamam os cristos de wakafiri, isto , "pagos". Podem-se, contudo, citar casos em que as relaes entre fidis do Cristianismo e do Islo so cordiais. Entre os Iorubds, no sudoeste da Nigdria, pude observar, em 1965, refeies em comum (sem porco), cotizaes re. ciprocas para as igrejas e mesquitas e at mesmo cemitrios mistos. E verdade que o Cristianismo muitas vzes ainda considerado na Africa uma religio estrangeira, ligada muitas vzes, no passado, ao colonialismo. E, portanto, absolutamente necessrio que o ritual cristo se africanize (o que est alis sendo feito, sobretudo aps o ltimo Concilio em Roma). O ponto delicado a questo da poligamia. Certas "igrejas africanas" (Afncun churches), entre os Iorubs, por exemplo, de 1822 a 1922, ou "toleraram" ou "aceitaram" a poligamia. preciso no esquecer que, segundo Monsenhor Zoa, arcebispo de Yaound (1963). "um cristo que case com muitas mulheres conserva a fd catblica no fundo de sua alma". Na realidade, a aproxima%o entre o Cristianismo e o Islo s6 pode ser feita no nivel mais elevado, por uma compreenso mStua da ascendncia comum a partir de Abrao, Progenitor comum das trs religies "escriturais". Mas ser preciso que a isso se junte uma tomada de consciencia do carter, s vzes fortuito, de que se reveste o fato de que um afri. cano tenha nascido nesta e no naquela religio. Afinal de contas, o arcebispo de Bamak descende de muulmanos Fulas e Bambar: em virtude de seu av6 se encontrar em Misina, no exercito de E1 Hadj 'Omar, sua av6 entregou seu pai aos missionrios.

VI

- O ARABE E AS LfNGUAS AFRICANAS:


ARABIZAAO SEM ARABISMO

O problema das lnguas na Africa negra gira em torno das prprias lnguas negro-africanas (as quais so, na realidade, menos diferenadas do que se tem dito, e entre as quais existe, em cada regio, quase sempre, uma que serve de lngua majoritria comum de comunica;~,isto , de lingua franca, como por exemplo o swahili na Africa oriental ou o sango na Repblica Centro-Africana) e da relalo entre elas e, de um lado, o rabe e, de outro, as lnguas europias (das quais tomaremos aqui em considerao sobretudo o ingls e o francs). Nesse contexto, 4 preciso evitar iluses a respeito de expresses como Africa francophone ou anglophone. Em 1964, por exemplo, dentre 40 milhes de africanos negros pretensamente francophones, smente quatro milhes compreendiam o francs, e apenas 115.O00 se beneficiavam de escolarizao. No Niger, por exemplo, apenas tres por cento da populao fala francs. Certas regies tm nvel escolar extremamente baixo: tal o caso particular das regies muulmanas onde vivem os nmades, que s%opouco inclinados a mandar seus filhos escola, sobretudo escola laica europia. Espalhadas por toda parte existem escolas cornicas, geralmente de um nvel muito baixo. Assim, na Nigtria setentrional, cerca de quinhentas mil crianas frequentam 42.000 escolas cornicas tradicionais. Ainda em 1960, o Senegal enviava escola cornica 71.000 crianas. de 5 a 13 anos, (entre as quais 16.000 meninas), fazendo-as, altm disso, seguir os cursos de escola primria. A lngua rabe se difunde tambm na Africa negra por intermdio de cursos facultativos nas escolas primrias (no Senegal, 10.000 alunos em 300 classes se beneficiam dsse ensino), ao mesmo tempo que outros alunos frequentam os coltgios franco-rabes (como o de Bamako, no Mali, que tem 500 alunos), e que mais ou menos 700 estudantes de nivel secundrio do Senegal tomam aulas de rabe como lngua estrangeira. Existe uma Escola de Estudos Arabes em Kano, na Nigdria do Norte, com mais de 200 estudantes. Diversas Universidades, como Ibadan na Nigria, Dacar no Senegal, preparam estudantes para certificados de licena de rabe. Na Africa Oriental, as.duas fundaes de Zanzibar (Mwlim Academy) e Mombasa (Muslim Technical Institute), so, segundo informaes, de nvel muito elevado. Todas essas possibilidades novas se somam A s condi& histbricas antigas para reforar e estender a penetrao da lngua rabe na Africa negra, e em consequ&ncia,sua influncia sbre as lnguas negro-africanas. De que maneira se manifesta tal influncia? Em primeiro lugar, pelo fato de que, desde muitos stculos, o alfabeto rabe tem sido o trao cultural comum entre as grandes reas mundiais do Islo. Na Africa negra, as lnguas "islarnizadas" se transcreviam, e ainda continuam a ser escritas, em caracteres rabes. E o caso, em particular, do fula, do hauss, do swahili, ainda que

a romanizao ganhe rhpidamente terreno. A pronilncia do rabe sofre, naturalmente, urna p f u n d a alteraao sob influncia nego-afriana. Os emprstimos vocabulares constituem, com a escrita, a manifestao mais m d v e l da arabizao de lfnguas que, como o hausd ou o swahili, tm perto de metade de seu lxico constituda por emprstimos tomados h lingua rabe (termos referentes vida religiosa, diviso do tempo, escritos e talisms, idias morais, ensino, leitura e escrita, vesturio e alimentao, vida administrativa, e c o n b i c a e militar). No domfnio d a morfologia, a influncia do rabe d menos evidente e mais sutil. Ela se exerce, s vzes atravs do berbere. Tais contactoe poderiam talvez explicar certas anomalias de sintaxe. Em certos casos, frases rabes inteiras foram adotadas, por decalque ou traduo mecgnica. Essa influncia do Brabe sbbre as linguas negro-africanas acarreta pelo menos quatro c o q i i n c i a s principais: fixao pela escrita, enriquecimento 16xico, preciso do vocabulrio, difuso de grandes reas de civilizao pan, portm, essencial assinalar que essa arabizao cultural n%o se africana. E acompanha de nenhum "arabismo" politico. Ainda a respeito dessa questo, poderemos lembrar que Ldopold S d a r Senghor destacou, e com razo, trs tipos de convergncias (dtnicas, artisticas e conceituais) entre rabo-berberes e negro-africanos. Por outro Ido, t significativo ue, em swahili da Africa central e oriental, a palavra u~taarabu(ao p a letra: "arabizao") tenha sido, durante muito tempo, sinnimo de "civilizao" e de "cultura". Hoje ela se v substituida pelo trmo banto maendoleo, que transmite a iddia de evoluo, de progresso laico.

VI1

- SERA O

ISLAO UM FREIO OU UM MOTOR PARA O DESENVOLVIMENTO?

Essa pergunta, de inegi4vel importjncia, d formulada na Africa negra, da mesma f a m a que em outras regies do mundo. Quer-me pordm parecer que ela C d formulada. Penso que nenhuma religio d, em si mesma, capaz de uma mobilizao direta da economia, por uma razo muito simples: seu "projeto" d diferente. Sua finalidade d a de dar ao homem uma explicao sobre o sentido da vida, sbre o lugar que le ocupa no Universo, seus fins ltimos, e no d (seno accesdriamente) que nela se encontraro evidncias de adaptao vida tdcnica e cientfica moderna. Formuiando de outro modo. o que diz respeito ao desenvolvimento o "como", ao passo que as religies se esforam de responder ao "por qu". O IslBo, examinado em si mesmo, uma religio de adorao e obedihncia a um Deus todo-poderoso e inaccessfvel. E um recolhimento, um abandonar-se nas maos de Deus. No se eonatitui, em si mesmo, em um elenco de receitas ou injunes para incitar os homens a fazer a boa Terra de Deus produzir. l? possivel, porem, constatar que um certo nmero de pontes saiam capazes, se seguidos ao-pda-letra, de provocar

efeitos frenadores do desenvolvimento. Assim, por exemplo, o horror ao risco comercial, ao que h de aleatrio no com6rcio; a interdipo da usura, muitas vzes compreendida, atravb da histria, como interdio de qualquer forma de emprstimo a juros; a interrupo do trabalho cinco vzes por dia para as preces cannicas; a interruIyo da produtividade durante um ms por ano, o ms do jejum de Ramad. Mas, em sentido oposto, os versiculos cornicos, bem como a Tradio do Profeta do Islo, so ricos em encorajamentos pesquisa, cincia (se bem que se entendendo esta sobretudo como cincia da religio), e at&mesmo, apesar das afirmaes em contrrio, ao trabalho agrcola. Segundo uma frase haibuida a Maom6, "trabalhar para ganhar a vida dos seus equivale prece e adorao de Deus". Segundo uma outra, "cada vez que um muulmano planta uma rvore ou semeia um gro, faz-se credor de uma recompensa (celeste) por tudo aquilo que pssaros, homens ou quadrpedes vierem a comer (do que disso crescer)". Alis, contrriamente a um erro muito difundido, o Isl%o sobretudo uma religio de camponeses (Indonsia, Paquisto, Africa negra e branca, Egito, etc.). No que se refere B estrutura social do trabalho, cabe registrar a sobrevivncia das castas profissionais, fato que contraria o carter ecumnico do Islo, o qual brota do versculo cornico XLIX, 10: "Os Crentes n5o so seno irmos". verdade que, afinal de contas, o Cristianismo no tem podido acabar tampouco com a endogamia profissional. Em Bamako, Capital do Mali, entre muulmanos, a &ao da "gente de casta" (nyamakala) continua a ser uma das mais ativas e influentes. A escravido africana tradicional se manteve durante dculos nos meios muulmanos, pois o escravo fazia parte da sociedade. Note-se que o Islo prega, atravks de numerosos versiculos cornicos, bom tratamento para o escravo e recomenda que lhe seja dada alforria o mais rpido possivel. verdade que os muulmanos da Africa do norte e do Egito no se deixaram embaraar por e s d p u l o s religiosos e escravizaram e venderam em mercado centenas de milhares de africanos negros, dos quais muitos eram seus correligionrios. Mas no k menos verdade que a Europa crist no hesitou, como todos sabemos, em praticar, durante pelo menos quatro sculos, e em larga escala, o @$fico de negros para o Nbvo Mundo, extraindo assim crca de vinte milhes de escravos do Continente africano (para no falar das perdas de vidas durante o transporte e nas plantaes). Esses escravos negros, particularmente no Brasil, e r m no poucas vezes muulmanos Era a stes que se dava o nome de Mal& (do iorub. imal2, que significa ao mesmo tempo muulmano e Islo), e foram eles os autores de um certo nmero de revoltas, sobretudo a de 1835, na Bahia. Na prtica, na Africa negra atual, o marabout da aldeia tem direito a um campo, que recebe o nome de "campo da quarta-feira", porque k nesse dia que os discipulos do marabout o cultivam. H, por outro lado, emprsas agricolas de comunidade organizadas por marabourci A mais slida a dos "Mourides" de Amadu Bamba, cujos adeptes-adultos do sexo masculino alcanam, segundo informaes, a casa dos ' quatrocentos

mil, mas que, na prtica. tem ligaes com crca de um milho de sene. galeses, ou seja, um tro da populao. A divisa do fundador, Amadu Bamba (que morreu em. 1927), era: "O trabalho faz parte da religio". Nos dias atuais, os, "Mourides" produzem a metade da colheita de amendoim do Senegal. Evocando o entusiasmo dos "Mourides", que transportavam com as prprias mos as .pedras com que foi construida a mesquita de Tbb, ouve-se s vzes dizer, no Senegal: "E possvel fazer o desenvolvimento, com tais construtores de catedrais".

E necessrio ainda notar o papel das interdies alimentares e sexuais. O Cor50 proscreve a utilizao de bebidas fermentadas (khamr). Em conseqncia, o muulmano negro no deve beber vinho de palma, nem cerveja de milhete. Quando sente a necessidade de um tnico, recorre seja s fBlhas de qt somalis (Cathia edulis), seja, sobretudo, em todo o oeste africano, ao estimulante principal: a amarga noz de cola (Cola nitida), adstringente, excitante e fortificante, que s6 cresce na floresta. Bamako, por exemplo, recebe, por ano, crca de 16.000 toneladas de cola da Costa do Marfim, reexportadas parcialmente para o Senegal. Existe, pois, uma estreita ligao entre o Islo e o comrcio das nozes de cola. Os mercadores ambulantes que se especializam nesse comrcio tm o nome de Dyoula; sua lngua o malink. A noz de cola foi. por assim dizer, adotada pelo Islo, a tal ponto que se costuma dizer, no Nger, que quem tiver "o corao revestido de gordura adquirida pelo hbito de comer noz de cola no queimar no inferno", ao passo que, segundo os Wolofs do Senegal, "quem de repente colhido pela morte enquanto est comendo tima noz de cola vai para o Paraso". Hd discusses e controvrsias sbre as possibilidades legais, para um muulmano, de fumar. O Islo o responsvel pela introduo de certas plantas comestveis, e os muulmanos fornecem, sobretudo, nas mais diversas regies, os mercadores de gado e os aougueiros. Em Gana, por exemplo, um dos homens mais ricos de Acra um muulmano: E1 Hadj Nogo. Mesmo na Africa oriental, os aougueiros so, em geral, muulmanos. O horror pelo porco conduziu generalizao dos bois e dos carneiros, mesmo nas regies das florestas que a isso no se prestam. Da mesma forma, a moral isl8mica exige decncia no vesturio. Islo e algodo v50 sempre lado a lado, pois todo o convertido busca logo tecidos para vestir-se. Assinalemos, enfim. que os muulmanos desempenham um papel de grande importncia nas transaes realizadas em todos os mercados africanos. Jean Rouch estudou, em 1956, o papel predominante dos Songhay muulmanos chamados "Gao", nas vendas a varejo no mercado de Kumasi, onde les constituam uma ameaa aos privilgios das vendedoras Ashanti, as famosas Mammies. Uma cidade como Ibadan, na Nigria, com perto de um milho de habitantes, um imenso mercado, em particular para as dezenas de milhares de cabeas de gado que so at l transportadas pelos pastores Fula, para serem vendidas aos aougueiros iorubis da cidade

pelos mercadores de gado hauss (todas as vendas so, alis, feitas a crCdito). Note-se ainda o papel de intermedirios muulmanos, de origem estrangeira a Africa, como os libaneses, no oeste (25.000 mais ou menos, dos quais sbmente a metade so cristos), e os indianos (330.000, muulmanos em sua maioria), na Africa oriental. Diga-se tambm que os "rabes" de Zaniibar (45.000), de Tanganica (25.000) e d o Uganda (7.000). que so khrijitas, so considerados colonialistas pelos africanos negros, e atacados, por dio aos monoplios comerciais que exercem, como se viu, em janeiro de 1964, quando da revolta em Zanzibar. VI11

- PARA

ONDE VAI O ISLO NEGRO?

A despeito de certas aparncias, o Islo, na Africa negra, nada tem de esttico. Muito pelo contrrio, le se v agitado por correntes e ten. dncias, das quais a mais representativa , sem ddvida, a "linha" das confrarias, isto C, mstica. Um dos produtos mais curiosos do misticismo se apresenta sob a forma de Mahdismo, ou seja, da crena em um Mahdi, enviado por Deus, para restabelecer a lei, quando chegar o fim do mundo. O mais conhecido dsses Mahdi foi, naturalmente, o cClebre Moham. med Ahmed ben 'Abdellah (1843-1885), no Sudo nildtico; mas muitos mulos seus surgiram, e hoje podem ser encontrados nas mais diversas regies; para eles os sonhos desempenham um papel de primeiro plano. O Islo, na Africa negra, tanto quanto o Cristianismo, no escapou A tentao do sincretismo. O caso mais conhecido C o da Ahmadiya, difundida por missionrios indianos e paquistanenses. na Africa oriental, em Gana, na Nigdria e em Serra Inoa. Os Ahmad da Africa negra consideram seu Mahdi o fundador. Gholam Ahmad Qadiyani, que morreu em 1908, o qual proclamou, em 1889, ter recebido revelaes divinas. Ele era originrio do atual Paquisto e pretendia ter identificado, em Srinagar, o "tmulo de Cristo". Trata-se, na realidade, de uma religio nova, que mistura elementos cristos, judaicos, mazdestas e hinds, sbre uma base islmica. O Reformismo - que fundamentalismo, isto C , um retorno 3s fontes do Coro e da tradio C fortemente representado na Africa negra, sobretudo entre os estudantes de rabe e os arabistas formados na Africa do Norte e Egito. Eles se opem, em geral, s Confrarias e aos marabouts e reinvidicam a oficializao do ensino do hrabe e a purificao do Islo negro. H tambm muulmanos negros que se dizem marxistas e, segundo dados de 1966, h 4.000 estudantes africanos na Unio Soviktica, dos quais 1 .O00 na Universidade da Amizade Patrice Lumumba. Em realidade, na maior parte dos pases da Africa que proclamam sua adeso ao socialismo, este no C um sistema filosfico claramente de-

senvolvido, mas, antes, .um conjunto de medidas econbmicas e polticas apoiado s a r e certoar princpios ideolgicos. Permita-me urblinhar, para terminar. que, com a exce@o & Somlia. todos m Estadoa muplmanos da Africa negra tm mantido relaes com o Estado de Israel, que lhes proporciona ajuda tknica e econa mica, lhes fornece quadros e recebe estagirios africanas. muito raro encontrar mutitmanos negros que adotem o ponta-de-vista dos rabes sobre o Estado de Israel. O s partidos polticos e os sindicatos na Africa nega s raramente se constituem segundo critrios religiosa. Contudo, os muulmanos a fazem neles representar e, com frequna, procuram enquadrar a evolu@ de seus pases nos preceitos do Islo. De qualquer forma, o futuro dos muulmanos da Africa negra no ser decidido por eles prhprios, &mente; tal futuro depende largamente de fatbres polticos, econbmicos e sociais, cujas alavancas de wmando n%olhes so accessiveis. Enquanto isso, o Islo negro continua a ser uma religio em plena expanso, viva e dinmica, cuja marcha parece!, nos dias que correm, irresistfvel.

if

THE ISLAM ZN BLACK AFRZCA


"The Islam ir Black Africa" - a lecture delivertd at the Centro & Estudos Afno-Orientais da Universidade Federal da Bahia by Prof. Vincent Mtmteil, Director of the ZFAN, Dakar - accurately examines the evolution of Wlamic religion throughout the Black Conwith course of its success tinent, (from its historical ex profession of faith, the Mam outs's problem, the rdle of the Mwlim womarii in Black Africa, retationship with Christianism, to its nau trends. He SWSS $0 thut &-imprtance of Islam in Lhe Black Continent may be appmimd Pabtern Africa, under t h t Muslim viewpoint, owns a demo)pfth&~d#f&r#ance equivalent to its Western.neighbours: aboul twenty milliob.' h f . Vincent Monteil concludes, aftcr m l u a t i n g the most varied aspccis o f religion that the future of I s h m depends not only on the Muslims but on political economic and social factoss "lhe control sticks of which are not accessible to them". "Meanwhile he emphasizes - the Black Isiam is still a religion in a full, lively and dynamic development, the march of which looks imsistible nauadqs' .

kMm
-

L'ZSLAM A L'AFRZQUE NOZRE

"L'Zslam h I'Afnque Noire" - confrence profere au' Centro de Estudos Afro-Orientais da Universi&& Fedr,l da Bahia par M. le Prof. Vincent Monteil, Di~ecteurde Z'Zwtitut Fondmental $ @ I dfrique Noire D a k analyse bien fwofondnicnt I'holution de kticlrgion islamique

sur i& /e Continent hbr,d q b ~ s iim ~ e%pu?&n hisloriqrre m c 1- causes de ma ruoci)s pri,f& . &foi, floblhne & M ~ a b o u t sF& , & &t femme

mnalrnenc .r3 I'AFJIIuG N&ik, datiOtlS auu le

CkrisAlCiittld, jusqu'd

s e . s proswrcdlar imdanrrr.... e t pmr qu'tm Fisse e ~ t i n l rPimporm c e de r l r h au CoM&nt Noir que rAfnque Orientele, au @ h t de vue mu~rtltrian,*.Um impmiantc d h q m f i q u e qui lqsrhwut d cei& & sa tsisim pi&&&b: d p d s vnigt millions. Rofl. lircent M d t i t cBnclut *+: ihralue~ler l t t PJw wrnts de & vtligion gus k juttm.pb ?l&m ne dt@nd q w dez mirnrlmunr, mais dcr foctcurs p o l i a q ~ ' & o m i q ~ et sociaux, "dont k s batons & cmmandE msnt ne sonf par accessibles t eu.". "En atenhnt-fait-l mrortir YlsZam noir continiw une religim em pkine diffcuion, vive et dynumiquc, dont

le cours,

d6

b hsi&le'..

.. .

. . ,, .- .'. .. . ,. ,

J-'.
i : .
< _

Das könnte Ihnen auch gefallen