Sie sind auf Seite 1von 5

ASTRONOMIA

DIMENSES

AULA 4

1. O universo que conhecemos


Voc j observou o cu noite? No esse cu que se v na cidade, sob uma luz eltrica to intensa, que s nos permite observar, quando muito, as estrelas mais brilhantes. Mas aquele cu que podemos ver nas noites mais escuras e longe dos grandes centros urbanos. Bilhes de estrelas, galxias, nebulosas e outros tantos sistemas solares alm do nosso. Tudo isso diante de nossos olhos, assim como esteve diante da viso de nossos antepassados, que fascinados, consideraram que tamanha maravilha s podia ter origem divina e transformaram esses corpos celestes em deuses. Hoje, conhecemos muito mais a respeito do universo do que nossos ancestrais poderiam ter imaginado. Mesmo que, para ns, os corpos celestes no sejam deuses ou entidades divinas, continuamos a nos sentir maravilhados diante da beleza e da estrutura dos elementos que compem o firmamento.

2. Onde estamos? De onde viemos?


Desde o incio dos tempos, o Homem preocupou-se em saber qual a sua origem e sua posio no universo. Sem conseguir respostas racionais, os homens primitivos recorreram a lendas, mitos e deuses que acreditavam ter grande poder sobre os fenmenos naturais. Assim surgiram o deus Sol, a deusa Lua, e todo o tipo de explicaes fantasiosas para as questes formuladas acima. Na ndia antiga, por exemplo, a Terra era representada como um hemisfrio apoiado nas costas de quatro elefantes. Esses, por sua vez, se apoiavam nas costas de uma tartaruga, que nadava no oceano universal. Os elefantes andavam em crculos sobre essa tartaruga gigantesca, causando com isso, a mudana das estaes. Segundo eles, o mundo terminava em uma borda, seguida de um temvel precipcio. Para os antigos babilnios, o universo era povoado por deuses e deusas. A Terra tinha a forma de um gufa (barco de pesca) emborcado e suas costas conduziam a um mar salgado. Acima se expandia o cu, uma grande cpula apoiada numa cadeia de montanhas que dava acesso ao firmamento. O Sol movia-se pela grande cpula, durante o dia, e sob a Terra noite. J a concepo de mundo para os antigos egpcios est representada num papiro de cerca de trs mil anos a.C., em que aparece o deus do ar, Shu, separando seus filhos Geb, deus da Terra, e Nut, deusa do cu. R, deus do Sol, e Thot, deus da Lua, so levados em barcos pelo cu acima do corpo estrelado de Nut. Os egpcios acreditavam que, um dia, o mundo acabaria em caos e ocorreria uma nova criao. A idia do tempo dividido em ciclos, inspirada na sucesso do dia pela noite, nas fases da Lua ou nas estaes do ano, sempre foi muito comum em diversas culturas espalhadas pela Terra. Essa idia aparece at mesmo na teoria do Big Bang. Diferentes culturas desenvolveram maneiras prprias de explicar o mundo. Assim, diversas concepes de universo foram propostas ao longo da histria humana, algumas das quais estudaremos mais a fundo nos prximos captulos. Mas segue a questo: onde estamos? Hoje, pode-se responder melhor a essa pergunta do que podiam os nossos antepassados.

Cometas, nebulosas planetrias, aglomerados estelares, galxias, estrelas, supernovas, buracos negros. Com todas as informaes que temos a respeito do cosmos, existem ainda inmeros mistrios que no so explicados pela cincia.

Na ndia antiga, a Terra era representada como um hemisfrio apoiado nas costas de quatro elefantes.

Ilustrao egpcia em papiro de 3 mil anos e mostra a concepo de mundo para os antigos egpcios.

3. Nossa localizao no espao


Com base nos conhecimentos astronmicos atuais, sabe-se que vivemos num pequeno planeta rochoso, a Terra, que um dos nove que orbitam uma estrela mdia a qual chamamos de Sol. Nosso Sol est localizado prximo borda de um enorme conjunto de estrelas, a Via Lctea, que uma entre bilhes de galxias espalhadas pelo universo.

Cerca de 15.000 km

Terra um planeta rochoso que possui atmosfera rica em oxignio e a gua, imprescindvel vida. Cerca de 1.500.000 km

O Sol uma estrela, uma bola muito quente de gs, uma verdadeira fornalha nuclear. Cerca de 100.000 anos-luz

Uma galxia tpica com cem bilhes de estrelas, cada uma separada por regies vastas de espao quase vazio. Esta galxia a 83d. Nosso Sol uma estrela bastante indistinta perto da extremidade de outra galxia, semelhante a essa: a Via Lctea. Cerca de 100.000.000 anos-luz

Na figura temos uma astronave (e astronautas) em rbita em torno da Terra (mostrada bem abaixo). A viso alarga-se progressivamente. Subindo temos: o sistema planetrio, as estrelas mais prximas ao Sol, a Via Lctea e o grupo local de um aglomerado de galxias. Os nmeros indicam o aumento aproximado em escala entre sucessivas imagens.

Mas e quanto questo: de onde viemos? Para as diversas civilizaes que j passaram pelo planeta, h em comum uma idia de origem da vida providenciada por algum deus l do alto, do firmamento ou alm dele. Quando nossos antepassados imaginaram que estivssemos ligados a entidades celestes, e em vrios sentidos, aproximaram-se bastante da verdade. Sem dvida, temos uma herana csmica impressa nos tomos que constituem nosso corpo. Muitos dos elementos qumicos nele existentes foram criados a bilhes de anos nos ncleos quentes de estrelas gigantescas e que j desapareceram h muito tempo.

Esta fotografia mostra, um agrupamento tpico de galxias h um bilho de anos-luz da Terra. Cada galxia contm centenas de bilhes de estrelas e provavelmente planetas.

Metais pesados, como o ferro, presente na hemoglobina do sangue humano, por exemplo, foram criados no interior de exploses de supernovas. O Sol e seus planetas formaram-se numa nuvem de gs h cinco bilhes de anos. Quando uma estrela velha explode (uma gigante vermelha como a estrela Betelgeuse, da constelao de rion, que chega a alcanar cerca de 1200 vezes o dimetro do Sol), pode deixar, dependendo de sua massa, uma enorme nuvem de gs que lentamente colapsa, formando estrelas jovens e, eventualmente, planetas. Pressupe-se que foi necessrio mais um milho de anos para que a vida tivesse incio aqui na Terra, j que foram encontradas algas e bactrias fsseis de mais de 3,5 bilhes de anos. Apesar de no haver ainda evidncias concretas de vida fora da Terra, os elementos bsicos para seu desenvolvimento (gua, calor e material orgnico) j foram encontrados em outros corpos celestes. Assim, a cada dia mais aceita a idia de que a vida primitiva pode ter chegado Terra vinda do espao (trazida, provavelmente, por meteoros ou cometas), transformando-se, posteriormente, nas espcies que conhecemos hoje (incluindo a nossa prpria espcie).

EVOLUO CSMICA

Foram necessrios 15 bilhes de anos para que o universo evolusse ao que hoje.

Distncias

BOX 1

A. Unidade Astronmica (UA)


UA

As unidades de distncia comumente usadas so inconvenientes para expressar as distncias entre astros celestes. Define-se Unidade Astronmica (UA) como sendo a distncia mdia entre a Terra e o Sol. Seu valor de aproximadamente 150 milhes de quilmetros:

1 UA = 1,5.108 km = 1,5.1011m
A tabela apresenta os valores das distncias dos planetas do Sistema Solar ao Sol, expressas em quilmetros e em Unidades Astronmicas. Observe que as distncias relativas entre os planetas tornam-se mais facilmente compreendidas quando expressas em unidades astronmicas. No entanto, esta unidade ainda pequena para expressar distncias entre estrelas. Basta dizer que a distncia entre o Sol e a estrela mais prxima, chamada Centauri, de 272067 UA.
6

Planeta Mercrio Vnus Terra Marte Jpiter Saturno Urano Netuno Pluto
12

(UA) 0,39 0,72 1,00 1,52 5,20 9,55 19,2 30,1 39,5

(10 km) 58 108 150 228 778 1429 2875 4504 5916
15

B. Ano-Luz (al)
A velocidade da luz no vcuo de 3.10 m/s. Esta velocidade instransponvel e seu valor independe do referencial adotado. Define-se ano-luz (a.l.) como sendo a distncia percorrida pela luz em um ano. Seu valor aproximadamente igual a 10 trilhes de quilmetros.
8

1 al = 9,46.10 km = 9,46.10

Assim, a distancia entre Centauri e o Sistema Solar 4,3 al, o que significa que a luz leva 4,3 anos para percorrer esta distncia. A tabela abaixo apresenta as dez estrelas mais brilhantes do cu noturno em ordem decrescente de brilho e as respectivas distncias ao Sol, em al.

Velocidade da luz
Como a velocidade da luz, no v8 cuo, de 300.000km/s (3.10 m/s no Sistema Internacional -SI), ou seja, ela percorre em um segundo uma distncia de 300.000km, ento, temos:
1ano = 365 dias x 24h x 60min x 60s

Estrela Srius Canopus Arcturus Centauri Vega Capela Rigel Procyon Achernar Betelgeuse

Distncia (al) 8,6 313 36,6 4,3 25,3 42,2 773 11,4 144 427

1ano = 31536000s
1s 31536000s 300.000km ano-luz
12

1ano-luz = 9,46. 10 km (9,46 trilhes de quilmetros)

Exerccios

Captulo 1a

1. A distncia mdia entre o Sol e Marte aproximadamente 1,5 UA. A distncia entre a Terra e Marte varia com o tempo. Determine a razo entre as distncias mxima e mnima entre os dois planetas.

2. O asteride Ceres, descoberto em 1801, encontra-se, aproximadamente, a trs UA do Sol. Determine o tempo que a luz leva para sair do Sol e atingir Ceres. Dados: c = 3.10 m/s ; 1UA=1,5.10 m
3. 3.
8 11

A sonda espacial Voyager II, lanada em 1977, atingiu o planeta Netuno em 1989, passando por Jpiter, Saturno e Urano. Aps explorar Netuno e seu sistema de satlites, a Voyager II foi desligada e lanada para fora do sistema solar, em direo a Centauri. Dados: distncia entre a Terra e Netuno = 30 UA ; 1 UA = 1,5.10 km ; 1 ano-luz = 9.10 km cia entre Centauri e o Sol = 4,3 al
8 12

4. 5. 6. 7. 8. 9.

distn-

a) Calcule a velocidade escalar mdia desenvolvida pela Voyager entre 1977 e 1989. Expresse o resultado em UA/ano. b) Suponha que a Voyager II tivesse sido lanada em direo a Centauri, mantendo a velocidade mdia que desenvolveu em sua viagem a Netuno. Calcule o tempo que levaria para atingir a estrela vizinha do Sol, a Centauri.

Apndice PREFIXOS DO SI
Fator Prefixo Smbolo Fator Prefixo

Captulo 1a

Smbolo

ALFABETO GREGO Alfa Beta Gama Delta psilon Zeta Eta Theta Iota Kappa Lambda Um Nu Csi micron Pi R Sigma Tau Ipsilon Fi Qui Psi mega ,

Das könnte Ihnen auch gefallen