Sie sind auf Seite 1von 29

MATERIAL DE APOIO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMLIA

2013.1 Apostila 04
Prof. Pablo Stolze Gagliano

AVISO

Amigos do corao,

Embora na atual grade do Intensivo 1, os temas a serem tratados, atinentes ao Direito de Familia, sejam apenas casamento e unio estvel, mantivemos em nossas apostilas, de presente para vocs, a abordagem de diversos outros assuntos, que devero ser analisados em outras grades do Curso, especialmente no Intensivo 2. Bom estudo! O amigo, Pablo.

1. Curatela1
Trata-se de um encargo, que impe ao curador a representao de maiores incapazes, que no podem administrar o seu prprio patrimnio, estendendo-se tambm ao enfermo e ao portador de deficincia, e, bem assim, ao nascituro.

um instituto jurdico protetivo, semelhante tutela (sendo que esta se dirige a menores incapazes).

Vale lembrar que a curatela, a tutela, a adoo, a guarda e a filiao integram o programa de outra cadeira do Curso LFG.

Esto sujeitos curatela (art. 1767): I - aqueles que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para os atos da vida civil; II - aqueles que, por outra causa duradoura, no puderem exprimir a sua vontade; III - os deficientes mentais, os brios habituais e os viciados em txicos; IV - os excepcionais sem completo desenvolvimento mental; V - os prdigos.

A curatela instituda por meio de procedimento de interdio (arts. 1177 a 1186 do CPC).

A competncia da Justia Estadual, por se tratar de procedimento que diz respeito ao estado da pessoa:

CONFLITO. CURATELA DE INCAPAZ. FINS PREVIDENCIRIOS. da justia comum estadual a competncia para o processo no qual se pretende a nomeao de curador de incapaz para os fins de direito, ainda que dentro desses esteja o de pleitear aposentadoria junto ao INSS. Competncia do juzo suscitado. (CC 30.715/MA, Rel. Ministro CESAR ASFOR ROCHA, SEGUNDA SEO, julgado em 22.02.2001, DJ 09.04.2001 p. 328)

Apesar da controvrsia existente, entendemos que a sentena de interdio tem natureza declaratria, com eficcia ex tunc, pois o magistrado apenas declara a incapacidade j existente.

Os atos do interdito so nulos.

Antes da declarao oficial da incapacidade, defensvel a invalidao do ato que praticou, desde que se prove a m-f da outra parte e o prejuzo ao incapaz, conforme anotamos em nossa obra Novo Curso de Direito Civil Parte Geral, vol. I (Ed. Saraiva):

A doutrina admite, ainda, uma incapacidade natural, quando a enfermidade ou deficincia no se encontra judicialmente declarada. Tome-se o exemplo do esquizofrnico que celebra um contrato, no estando ainda interditado. ORLANDO GOMES, com amparo na doutrina italiana, assevera ser possvel a invalidao do ato, desde que haja a concorrncia de trs requisitos: a) a incapacidade de entender ou querer, b) a demonstrao de que o agente sofreu grave prejuzo, c) a m f do outro contraente (que se depreende das clusulas do prprio contrato, do dano causado ao incapaz e da prpria tipologia do contrato)2. Este entendimento no agrada SILVIO RODRIGUES: tal soluo,

entretanto, demasiado severa para com os terceiros de boa f que com ele negociaram, ignorando sua condio de demente. De modo que numerosos julgados tm aplicado, entre ns, aquela soluo encontradia alhures, segundo a qual o ato praticado pelo psicopata no interditado valer se a outra parte estava de boa f, ignorando a doena mental que o afetava. Mais adiante, todavia, o culto civilista culmina por esboar soluo semelhante apresentada por ORLANDO GOMES: entretanto, se a alienao era notria, se o outro contratante dela tinha conhecimento, se podia, com alguma diligncia, apurar a condio do incapaz, ou, ainda, se da prpria estrutura do negcio ressaltava que seu proponente no estava em seu juzo perfeito, ento o negcio no pode ter validade, pois a idia de proteo boa f no mais ocorre.3 bom lembrar ainda que, declarada judicialmente a incapacidade, no so considerados vlidos os atos praticados pelo incapaz mesmo nos intervalos de perfeita lucidez. Essa observao necessria, considerando a existncia de graves doenas mentais que se manifestam apenas ciclicamente. Por fim, frise-se que a senilidade no causa de restrio da capacidade, ressalvada a hiptese de a senectude gerar um estado patolgico, a exemplo da arteriosclerose.4

Quem poder ser curador?

2 3

GOMES, Orlando, ob. cit., pgs. 177-178. RODRIGUES, Silvio, ob. cit., pg. 48. 4 PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil vol. 1, 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001, pg. 173.

Responde-nos o art. 1775: Art. 1.775. O cnjuge ou companheiro, no separado judicialmente ou de fato, , de direito, curador do outro, quando interdito. 1o Na falta do cnjuge ou companheiro, curador legtimo o pai ou a me; na falta destes, o descendente que se demonstrar mais apto. 2o Entre os descendentes, os mais prximos precedem aos mais remotos. 3o Na falta das pessoas mencionadas neste artigo, compete ao juiz a escolha do curador. Vale lembrar, ainda que a interdio do prdigo s o privar de, sem curador, emprestar, transigir, dar quitao, alienar, hipotecar, demandar ou ser demandado, e praticar, em geral, os atos que no sejam de mera administrao. Para casar, em nosso sentir, o seu curador deve se manifestar a respeito do regime de bens escolhido (pois se trata de aspecto de cunho patrimonial), podendo o juiz decidir a respeito, caso haja discordncia. Na forma do art. 1186 do CPC, cessada a incapacidade, a interdio poder ser levantada.

Finalmente, cumpre-nos observar que o novo CC regulou tambm a curatela do enfermo, do deficiente fsico e do nascituro, o que no era feito pelo Cdigo anterior:

Art. 1.779. Dar-se- curador ao nascituro, se o pai falecer estando grvida a mulher, e no tendo o poder familiar. Pargrafo nico. Se a mulher estiver interdita, seu curador ser o do nascituro. Art. 1.780. A requerimento do enfermo ou portador de deficincia fsica, ou, na impossibilidade de faz-lo, de qualquer das pessoas a que se refere o art. 1.768, dar-se-lhe- curador para cuidar de todos ou alguns de seus negcios ou bens.

Fique atento, pois esses dois artigos podem ser cobrados, especialmente na parte objetiva do concurso, por se tratar de inovao.

2. Filiao
2.1. Introduo

O princpio que deve nortear o nosso estudo o da igualdade dos filhos, contemplado no art. 227, 6 da CF.

No h, pois, mais espao para a distino entre famlia legtima e ilegtima.

2.2. Reconhecimento Voluntrio

As formas de reconhecimento voluntrio aplicam-se especialmente aos filhos havidos fora do casamento, eis que os matrimoniais so presumidamente filhos do cnjuge (ver a respeito art. 1.597, CC).

O reconhecimento voluntrio, na forma do art. 1609, CC, pode se dar: I - no registro do nascimento; II - por escritura pblica ou escrito particular, a ser arquivado em cartrio; III - por testamento, ainda que incidentalmente manifestado; IV - por manifestao direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento no haja sido o objeto nico e principal do ato que o contm. Pargrafo nico. O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou ser posterior ao seu falecimento, se ele deixar descendentes.

O reconhecimento voluntrio ato solene, espontneo, irrevogvel, incondicional e personalssimo (no sentido de que no pode algum - por exemplo, meu pai - reconhecer filho meu por mim, embora admita-se que o faa procurador com poderes especiais art. 59 da LRP).

Se o menor relativamente capaz, entendemos no ser necessria assistncia do seu representante para o ato de reconhecimento, por se tratar de mero reconhecimento de fato (nascimento). Ademais, por se tratar de ato jurdico em sentido estrito (o reconhecimento), no interfere, para a sua ocorrncia, o aspecto da capacidade.

Se absolutamente incapaz, concordamos com MARIA BERENICE DIAS no sentido de se instaurar procedimento perante o juiz da Vara de Registros Pblicos, com a participao do MP (art. 109, LRP) (ver a sua excelente obra Manual de Direito das Famlias, Livraria do Advogado, 2005, pg. 351).

Admite-se, outrossim, o reconhecimento do nascituro (antes, portanto, do nascimento com vida).

possvel, ainda, como visto na leitura do artigo acima, o reconhecimento de filhos falecidos, se eles deixaram descendentes (para evitar reconhecimento interesseiro).

Importante mencionar, ainda, que, se, no ato do registro, a genitora indicar o nome do pai do seu filho, instaura-se, na forma da Lei n. 8.560/92, uma espcie de sindicncia ou procedimento oficioso, para a apurao do fato, podendo resultar na propositura de ao investigatria, caso no tenha havido reconhecimento espontneo.

Filhos maiores devem consentir no reconhecimento, a teor do art. 1.614 do CC:

Art. 1.614. O filho maior no pode ser reconhecido sem o seu consentimento, e o menor pode impugnar o reconhecimento, nos quatro anos que se seguirem maioridade, ou emancipao. O filho menor, por sua vez, poder ingressar, aps atingir a maioridade ou a sua emancipao, com ao de impugnao de reconhecimento.

Trata-se, em nosso sentir, do exerccio de um direito potestativo que, pela lei, submete-se a prazo decadencial de quatro anos.

Entretanto, luz do princpio da veracidade da filiao, h entendimento no sentido do descabimento deste prazo, como j se decidiu no STJ:

DIREITO CIVIL. INVESTIGAO DE PATERNIDADE. PRESCRIO. ARTS. 178, 9, VI, E 362, DO CDIGO CIVIL. ORIENTAO DA SEGUNDA SEO. imprescritvel o direito de o filho, mesmo j tendo atingido a maioridade, investigar a paternidade e pleitear a alterao do registro, no se aplicando, no caso, o prazo de quatro anos, sendo, pois, desinfluentes as regras dos artigos 178, 9, VI e 362 do Cdigo Civil ento vigente. Precedentes. Recurso especial provido. (RESP 601997/RS, Rel. Ministro CASTRO FILHO, TERCEIRA TURMA, julgado em 14.06.2004, DJ 01.07.2004 p. 194)

Esse mesmo entendimento poder-se-ia aplicar ao Cdigo Civil de 2002, ressalvada a hiptese de j se haver consolidado a filiao socioafetiva, tema abordado abaixo, caso em que a relao filial j no pode mais ser desconstituda, em nosso sentir.

2.3. Reconhecimento Judicial

2.3.1. Noes Gerais

O reconhecimento judicial do vnculo de paternidade ou maternidade, d-se especialmente por meio de ao investigatria.

Outras aes, todavia, no menos importantes, e tambm regidas pelo superior princpio da veracidade, so admitidas em nosso sistema, a exemplo das aes: anulatria de registro (caso em que o sujeito, por exemplo, alega ter incorrido em erro ao registrar filho imaginando seu), declaratria de falsidade (em geral tambm reivindicatria de paternidade), negatria de paternidade (caso em que o marido nega a paternidade do filho nascido da sua esposa) etc. Todas elas, alis, em geral, consideradas imprescritveis, luz do princpio da veracidade da filiao.

Na maioria das vezes, por meio dessas aes, discute-se a filiao gentica, embora nada impea tambm a discusso da filiao socioafetiva, em nosso pensar.

Mais comum entre todas essas aes a investigatria de paternidade (diz-se, quanto maternidade, que esta sempre certa, o que no totalmente correto, pois poder haver, sim, interesse na propositura desta ao, a exemplo da hiptese de troca de bebs em hospital).

Por vezes, a jurisprudncia, no acolhendo a teoria da filiao socioafetiva, analisada abaixo, admite a ao de anulao do registro, como podemos ver neste julgado:

AO ANULATRIA. PATERNIDADE. VCIO. CONSENTIMENTO. O Tribunal a quo, com base no resultado de exame de DNA, concluiu que o ora recorrente no o pai biolgico da recorrida. Assim, deve ser julgado procedente o pedido formulado na ao negatria de paternidade, anulando-se o registro de nascimento por vcio de consentimento, pois o ora recorrente foi induzido a erro ao proceder ao registro da criana, acreditando tratar-se de sua filha biolgica. No se pode impor ao recorrente o dever de assistir uma criana reconhecidamente destituda da condio de filha. REsp 878.954-RS, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 7/5/2007.

2.3.2. Ao de Investigao de Paternidade

Em linha de princpio, frise-se tratar de ao imprescritvel (art. 27 do ECA).

Tm legitimidade ativa para a propositura desta ao: o alegado filho (investigante) ou o MP.

Inclusive o filho adotado, entendeu o STJ, poder manejar a investigatria, para pesquisar a denominada verdade biolgica:

AGRAVO REGIMENTAL. ADOTADO. INVESTIGAO DE PATERNIDADE. POSSIBILIDADE. - A pessoa adotada no impedida de exercer ao de investigao de paternidade para conhecer sua verdade biolgica. - Inadmissvel recurso especial que no ataca os fundamentos do acrdo recorrido. - No h ofensa ao Art. 535 do CPC se, embora rejeitando os embargos de declarao, o acrdo recorrido examinou todas as questes pertinentes. (AgRg no Ag 942.352/SP, Rel. Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS,

TERCEIRA TURMA, julgado em 19.12.2007, DJ 08.02.2008 p. 1)

personalssimo o direito do filho, podendo os seus sucessores continuarem a demanda: Art. 1.606. A ao de prova de filiao compete ao filho, enquanto viver, passando aos herdeiros, se ele morrer menor ou incapaz. Pargrafo nico. Se iniciada a ao pelo filho, os herdeiros podero continu-la, salvo se julgado extinto o processo. A legitimidade passiva, por sua vez, do pai ou dos seus herdeiros (se a investigatria post mortem), no sendo legitimado, em nosso sentir, o esplio. OBS.: J admitiu o STJ, entretanto, que netos discutissem a relao parental travada com o av (relao avoenga): CIVIL E PROCESSUAL. AO RESCISRIA. CARNCIA AFASTADA. DIREITO DE FAMLIA. AO DECLARATRIA DE RECONHECIMENTO DE RELAO AVOENGA E PETIO DE HERANA. POSSIBILIDADE JURDICA. CC DE 1916, ART. 363. I. Preliminar de carncia da ao afastada (por maioria). II. Legtima a pretenso dos netos em obter, mediante ao declaratria, o reconhecimento de relao avoenga e petio de herana, se j ento falecido seu pai, que em vida no vindicara a investigao sobre a sua origem paterna. III. Inexistncia, por conseguinte, de literal ofensa ao art. 363 do Cdigo Civil anterior (por maioria). IV. Ao rescisria improcedente. (AR .336/RS, Rel. Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, SEGUNDA SEO, julgado em 24/08/2005, DJ 24/04/2006 p. 343)

RECURSO ESPECIAL. FAMLIA. RELAO AVOENGA. RECONHECIMENTO JUDICIAL. POSSIBILIDADE JURDICA DO PEDIDO. - juridicamente possvel o pedido dos netos formulado contra o av, os seus herdeiros deste, visando o reconhecimento judicial da relao avoenga. - Nenhuma interpretao pode levar o texto legal ao absurdo. (REsp 604.154/RS, Rel. Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS, TERCEIRA TURMA, julgado em 16/06/2005, DJ 01/07/2005 p. 518) E mais recentemente: Netos podem ajuizar ao declaratria de parentesco com o av cumulada com pedido de herana 05/04/2010 A Segunda Seo do Superior Tribunal de Justia (STJ) proferiu uma deciso inovadora para o direito de famlia. Por maioria dos votos, os ministros entenderam que os netos podem ajuizar ao declaratria de relao avoenga (parentesco com av). Prevaleceu a tese de que, embora a investigao de paternidade seja um direito personalssimo (s pode ser exercido pelo titular), admite-se a ao declaratria para que o Judicirio diga se existe ou no relao material de parentesco com o suposto av.

A deciso do STJ reforma acrdo do Tribunal de Justia do Rio de Janeiro que extinguiu o processo sem julgamento de mrito por acolher a tese de carncia de ao. Os desembargadores decidiram pela impossibilidade jurdica do pedido de investigao de paternidade contra o av, que no foi investigado pelo filho. Para eles, faltaria aos netos legitimidade para propor a ao, pois eles no poderiam pleitear direito alheio em nome prprio.

A maioria dos ministros da Segunda Seo do STJ acompanhou o entendimento da relatora, ministra Nancy Andrighi, rejeitando a tese do tribunal fluminense. Sob a tica da moderna concepo do direito de famlia, no se mostra adequado recusar aos netos o direito de buscarem, por meio de ao declaratria, a origem desconhecida, acentuou a relatora, no voto. Se o pai no props ao investigatria em vida, a via do processo encontra-se aberta aos seus filhos, a possibilitar o

reconhecimento da relao de parentesco pleiteada, concluiu a ministra, destacando que as provas devem ser produzidas ao longo do processo.

Aps buscar referncias na jurisprudncia alem, alm de citar julgados do prprio STJ, a relatora destacou que o direito ao nome, identidade e origem gentica est intimamente ligado ao conceito de dignidade da pessoa humana, assinalando que o direito busca da ancestralidade personalssimo e possui tutela jurdica integral e especial, nos moldes dos arts. 5 e 226 da CF/88. Dessa forma, os netos, assim como os filhos, possuem direito de agir, prprio e personalssimo, de pleitear declaratria de parentesco em face do av, ou dos herdeiros, quando o av for falecido.

Nancy Andrighi concluiu que possvel qualquer investigao sobre parentesco na linha reta, que infinita, e, tambm, na linha colateral, limitado ao quarto grau, ressaltando que a obteno de efeitos patrimoniais dessa declarao de parentesco ser limitada s hipteses em que no estiver prescrita a pretenso sucessria.

Constou ainda do voto da ministra que a preservao da memria dos mortos no pode se sobrepor tutela dos vivos que, ao se depararem com inusitado vcuo no tronco ancestral paterno, vm, perante o Poder Judicirio, deduzir pleito para que a linha ascendente lacunosa seja devidamente preenchida.

A ministra Nancy Andrighi, acompanhada pelos ministros Joo Otvio de Noronha, Luis Felipe Salomo e o desembargador convocado Honildo Amaral, deu provimento ao recurso especial para anular o acrdo do tribunal local e determinar o prosseguimento da ao. Ficaram vencidos o ministro Sidnei Beneti e o desembargador convocado Vasco Della Giustina.

Caso peculiar

O caso julgado pela Seo emblemtico por conter uma srie de peculiaridades. Ao saber da gravidez, a famlia do suposto pai, de renome na sociedade carioca, o enviou para o exterior. H informaes nos autos de que, embora a criana no tenha sido reconhecida pelo pai, o av o reconhecia como neto e prestou-lhe toda assistncia material. Mesmo aps a morte do suposto av e fim do auxlio, o filho no reconhecido nunca moveu ao de investigao de paternidade. O suposto pai faleceu em 1997 e o filho

em 1999.

Somente aps o falecimento de ambos, a viva e os descendentes do filho no reconhecido ingressaram com ao declaratria de relao avoenga. Para tanto, solicitaram exame de DNA a ser realizado por meio da exumao dos restos mortais do pai e do suposto av. Com a determinao, pelo STJ, de prosseguimento da ao, as provas devero ser produzidas. Processos: Resp 807849 Fonte: http://www.stj.jus.br/portal_stj/objeto/texto/impressao.wsp?tmp.estilo=&tmp.area=398&tmp.texto=96 563 acessado em 09 de abril de 2010. Por outro lado, bom lembrar que, se discutida a paternidade declarada no registro (ex.: CAIO ingressa com ao investigatria em face de TICIO, supostamente seu pai, embora o seu registro de nascimento houvesse sido feito por MEVIO), o pai registrrio deve integrar a lide como litisconsorte do investigado (ver: REsp 512.278/GO, Rel. Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, QUARTA TURMA, julgado em 14/10/2008, DJe 03/11/2008). Interessante notar ainda - uma vez que a finalidade ltima da presente actio a busca da verdade real que a lei permite a qualquer pessoa, provado legtimo interesse, contest-la: Art. 1.615. Qualquer pessoa, que justo interesse tenha, pode contestar a ao de investigao de paternidade, ou maternidade. No que tange instruo probatria, esta admite todos os meios lcitos de prova, salientando-se, por bvio, a realizao do exame de DNA. A seu respeito, veja este interessante julgado do STJ: Direito civil. Recurso especial. Ao de investigao de paternidade. Exame pericial (teste de DNA) em confronto com as demais provas produzidas. Converso do julgamento em diligncia. - Diante do grau de preciso alcanado pelos mtodos cientficos de investigao de paternidade com fulcro na anlise do DNA, o valorao da prova pericial com os demais meios de prova admitidos em direito deve observar os seguintes critrios: (a) se o exame de DNA contradiz as demais provas

produzidas, no se deve afastar a concluso do laudo, mas converter o julgamento em diligncia, a fim de que novo teste de DNA seja produzido, em laboratrio diverso, com o fito de assim minimizar a possibilidade de erro resultante seja da tcnica em si, seja da falibilidade humana na coleta e manuseio do material necessrio ao exame; (b) se o segundo teste de DNA corroborar a concluso do primeiro, devem ser afastadas as demais provas produzidas, a fim de se acolher a direo indicada nos laudos periciais; e (c) se o segundo teste de DNA contradiz o primeiro laudo, deve o pedido ser apreciado em ateno s demais provas produzidas. Recurso especial provido. (RESP 397.013/MG, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 11.11.2003, DJ 09.12.2003 p. 279) Quanto a este exame, embora exista entendimento no sentido de se admitir conduo coercitiva, mais forte a tese de que a negativa do ru, calcada na proteo dos direitos da personalidade, culminar na presuno juris tantum da paternidade que se quer provar. Nesse sentido, a S. 301 do STJ: Em ao investigatria, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presuno juris tantum de paternidade. Em abono deste entendimento, vide, tambm os arts. 231 e 232 do CC (comentamos esta questo em nosso volume de Parte Geral, Novo Curso de Direito Civil, no captulo dedicado prova do fato jurdico): Art. 231. Aquele que se nega a submeter-se a exame mdico necessrio no poder aproveitar-se de sua recusa. Art. 232. A recusa percia mdica ordenada pelo juiz poder suprir a prova que se pretendia obter com o exame. Finalmente, bom lembrar que a disposio sumulada, recentemente, tornou-se objeto de lei especfica:

Agora lei: recusa em fazer teste de DNA presume paternidade 31/07/2009 O presidente da Repblica, Luiz Incio Lula da Silva, sancionou na ltima quinta-feira, dia 30, a Lei n. 12.004, alterando a Lei no 8.560, que regula a investigao de paternidade dos filhos havidos fora do casamento. A mudana na legislao reconhece a presuno de paternidade quando o suposto pai se recusar em se submeter a exame de DNA ou a qualquer outro meio cientfico de prova, quando estiver respondendo a processo de investigao de paternidade, entendimento iniciado em julgamentos do Superior Tribunal de Justia e sumulado no tribunal desde 2004.

A smula 301, publicada em novembro daquele ano, determinou, explicitamente, o que comeou a ser delineado em 1998, no julgamento de um recurso especial: em ao investigatria, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presuno juris tantum de paternidade.

Naquele recurso, o relator, ministro Ruy Rosado, e demais ministros da Quarta Turma, concluiu que a recusa do investigado em submeter-se ao exame de DNA, marcado por dez vezes, ao longo de quatro anos, aliada comprovao de relacionamento sexual entre o investigado e a me do menor gera a presuno de veracidade das alegaes do processo (REsp 135361). Na mesma Turma, no julgamento de um caso em que o suposto pai havia se recusado, por trs vezes, a realizar o exame, o ministro Bueno de Souza afirmou: A injustificvel recusa do investigado em submeter-se ao exame de DNA induz presuno que milita contra a sua resignao (REsp 55958).

A Terceira Turma, que junto com a Quarta Turma, integra a Segunda Seo, responsvel pela apreciao das questes envolvendo Direito Privado no qual esse assunto se inclui tambm consolidou essa posio ao decidir que, ante o princpio da garantia da paternidade responsvel, revela-se imprescindvel, no caso, a realizao do exame de DNA, sendo que a recusa do ru de submeter-se a tal exame gera a presuno da paternidade, conforme acrdo da relatoria da ministra Nancy Andrighi (REsp 256261). Essa mesma Turma julgou, em 2000, um recurso em que o suporto pai se recusou, por dez vezes em quatro anos, a se submeter ao exame. O relator, ministro Antonio de Pdua Ribeiro, aplicou o mesmo entendimento em um caso do amazonas, no qual, somadas recusa, h provas do relacionamento sexual e de fidelidade no perodo da concepo da criana e de honestidade da me (REsp 141689).

A matria se tornou lei aps o Congresso Nacional aprovar o PLC 31/2007, originrio da Cmara dos Deputados. A Lei n. 8.560/1992 determina que, em registro de nascimento de menor apenas com a maternidade estabelecida, o oficial remeter ao juiz certido integral do registro e o nome e prenome, profisso, identidade e residncia do suposto pai, visando verificao oficiosa da legitimidade da alegao. Se o suposto pai no atender, no prazo de 30 dias, a notificao judicial, ou negar a alegada paternidade, o juiz remeter os autos ao representante do Ministrio Pblico para que intente, havendo elementos suficientes, a ao de investigao de paternidade.

A lei sancionada esta semana acrescenta Lei n. 8.560/1992 o artigo 2-A e seu pargrafo nico, os quais tm a seguinte redao: "Art. 2-A Na ao de investigao de paternidade, todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, sero hbeis para provar a verdade dos fatos. Pargrafo nico. A recusa do ru em se submeter ao exame de cdigo gentico DNA gerar a presuno da paternidade, a ser apreciada em conjunto com o contexto probatrio. Tambm est revogada a Lei n. 883, de 1949, legislao anterior que tratava nos filhos considerados ilegtimos, expresso rechaada pela Carta Magna, que passou a denomin-los filhos havidos fora do casamento. Processos: RESP 55958; REsp 135361; REsp 256261; REsp 460302; REsp 141689 Fonte: http://www.stj.gov.br/portal_stj/objeto/texto/impressao.wsp?tmp.estilo=&tmp.area=398&tmp.texto=9 3003 Nesse contexto, vale anotar, ainda, que, recente jurisprudncia aponta somente se aplicar a presuno de paternidade consagrada na smula ao suposto pai: INVESTIGAO. PATERNIDADE. DESCENDENTE. RECUSA. Trata-se da investigao de paternidade para reconhecimento do pai biolgico, apontando a falsidade de certido de nascimento registrada em cartrio civil, considerando a imprescritibilidade da ao (decadncia) prevista nos arts. 178, 9, VI, e 362 do CC/1916, e tambm a recusa do filho do falecido genitor ao exame de DNA. A Turma entendeu que, conforme o art. 27 da Lei n. 8.069/1990 e a Sm. n. 301-STJ, a presuno relativa quanto recusa somente se aplica ao pretenso genitor, e no ao

descendente, por ser um direito personalssimo e indisponvel. Precedente citado: AgRg no Ag 576.552SP, DJe 3/9/2008. REsp 714.969-MS, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 4/3/2010. A causa de pedir na investigatria apenas a relao sexual, havendo o novo cdigo dispensado, corretamente, o rol de fundamentos constantes no art. 363 do Estatuto Civil anterior. Nesse ponto, interessante registrar que o STJ, em acrdo da lavra da Min. NANCY ANDRIGHI firmou entendimento no sentido de que existncia de relacionamento casual, hbito hodierno que parte do simples 'ficar', relao fugaz, de apenas um encontro, mas que pode garantir a concepo apto a firmar a presuno de paternidade (REsp 557.365/RO, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 07.04.2005, DJ 03.10.2005 p. 242). O foro competente para a investigatria o do domiclio do ru. Entretanto, caso haja cumulao com pedido de alimentos, desloca-se para o domiclio do autor (S. 1 do STJ). Na sentena, ao julgar procedente o pedido, o juiz dever fixar os alimentos devidos ao autor, podendo faz-lo at de ofcio, a teor do art. 7, Lei n. 8.560/92, segundo o entendimento que perfilhamos. A admissibilidade dos alimentos provisrios polmica, embora haja entendimento a respeito (TJRS, AI 70009149071). Finalmente, cumpre-nos lembrar que o termo inicial para cobrana dos alimentos a citao, a teor da S. 277 do STJ: S. 277, STJ. Julgada procedente a investigao de paternidade, os alimentos so devidos a partir da citao. Ainda quanto aos efeitos da sentena, vale salientar que o STJ tem dispensado pedido autnomo de cancelamento do registro (falso), por considerar este como conseqncia direta da procedncia da demanda investigatria:

Processo civil. Recurso especial. Ao de investigao de paternidade. Registro em nome de terceiro. Cumulao de pedidos contra rus diversos. Possibilidade. Aditamento da inicial.

- A ao de investigao de paternidade independe do prvio ajuizamento da ao de anulao de registro, cujo pedido apenas conseqncia lgica da procedncia da demanda investigatria. Precedentes. - A pretenso concomitante de ver declarada a paternidade e ver anulado o registro de nascimento no configura cumulao de pedidos, mas cumulao de aes. - possvel o aditamento da inicial para incluso do litisconsorte unitrio. Precedentes. - Em demanda objetivando a declarao de paternidade e anulao de registro, o suposto pai biolgico e aquele que figura como pai na certido de nascimento devem ocupar, em litisconsrcio unitrio, o plo passivo. Recurso especial no conhecido. (RESP 507.626/SP, Rel. Ministra 06.12.2004 p. 287) NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 05.10.2004, DJ

A ttulo de concluso, um importante ponto que deve ser destacado no sentido de que a doutrina e jurisprudncia ptrias tm admitido a mutabilidade dos efeitos da coisa julgada, na investigatria, especialmente quando a demanda julgada improcedente por falta de provas (ou mesmo quando houver procedncia, sem exame de DNA).

Tal entendimento, pois, viabiliza a rediscusso do decisum, que no transitar materialmente em julgado em determinadas situaes (quando ausente a produo do exame de DNA).

Nesse sentido, j se posicionou o prprio STJ, admitindo ao rescisria para desconstituir julgado anterior:

AO RESCISRIA - INVESTIGAO DE PATERNIDADE - EXAME DE DNA APS O TRNSITO EM JULGADO POSSIBILIDADE - FLEXIBILIZAO DO CONCEITO DE DOCUMENTO NOVO NESSES CASOS. SOLUO PR VERDADEIRO "STATUS PATER". - O laudo do exame de DNA, mesmo posterior ao exerccio da ao de investigao de paternidade, considera-se "documento novo" para aparelhar ao rescisria (CPC, art. 485, VII). que tal exame revela prova j existente, mas desconhecida at ento. A prova do parentesco existe no interior da clula. Sua

obteno que apenas se tornou possvel quando a evoluo cientfica concebeu o exame intracitolgico. (RESP 300.084/GO, Rel. Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS, SEGUNDA SEO, julgado em 28.04.2004, DJ 06.09.2004 p. 161)

Na mesma linha, tendo havido trnsito em julgado da primeira sentena que concluiu pela improcedncia da investigatria, sem a realizao do exame de DNA, o STJ tambm admitiu o ajuizamento de uma nova ao:

PROCESSO CIVIL. INVESTIGAO DE PATERNIDADE. REPETIO DE AO ANTERIORMENTE AJUIZADA, QUE TEVE SEU PEDIDO JULGADO IMPROCEDENTE POR FALTA DE PROVAS. COISA JULGADA. MITIGAO. DOUTRINA. PRECEDENTES. DIREITO DE FAMLIA. EVOLUO. RECURSO ACOLHIDO. I No excluda expressamente a paternidade do investigado na primitiva ao de investigao de paternidade, diante da precariedade da prova e da ausncia de indcios suficientes a caracterizar tanto a paternidade como a sua negativa, e considerando que, quando do ajuizamento da primeira ao, o exame pelo DNA ainda no era disponvel e nem havia notoriedade a seu respeito, admite-se o ajuizamento de ao investigatria, ainda que tenha sido aforada uma anterior com sentena julgando improcedente o pedido. II Nos termos da orientao da Turma, "sempre recomendvel a realizao de percia para investigao gentica (HLA e DNA), porque permite ao julgador um juzo de fortssima probabilidade, seno de certeza" na composio do conflito. Ademais, o progresso da cincia jurdica, em matria de prova, est na substituio da verdade ficta pela verdade real. III A coisa julgada, em se tratando de aes de estado, como no caso de investigao de paternidade, deve ser interpretada modus in rebus. Nas palavras de respeitvel e avanada doutrina, quando estudiosos hoje se aprofundam no reestudo do instituto, na busca sobretudo da realizao do processo justo, "a coisa julgada existe como criao necessria segurana prtica das relaes jurdicas e as dificuldades que se opem sua ruptura se explicam pela mesmssima razo. No se pode olvidar, todavia, que numa sociedade de homens livres, a Justia tem de estar acima da segurana, porque sem Justia no h liberdade".

IV Este Tribunal tem buscado, em sua jurisprudncia, firmar posies que atendam aos fins sociais do processo e s exigncias do bem comum. (RESP 226436/PR, Rel. Ministro 28.06.2001, DJ 04.02.2002 p. 370) SLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA, QUARTA TURMA, julgado em

E mais recentemente, leia-se o seguinte julgado:

Direito processual civil. Recurso especial. Ao de investigao de paternidade com pedido de alimentos. Coisa julgada. Inpcia da inicial. Ausncia de mandato e inexistncia de atos. Cerceamento de defesa. Litigncia de m-f. Inverso do nus da prova e julgamento contra a prova dos autos. Negativa de prestao jurisdicional. Multa prevista no art. 538, pargrafo nico, do CPC. - A propositura de nova ao de investigao de paternidade cumulada com pedido de alimentos, no viola a coisa julgada se, por ocasio do ajuizamento da primeira investigatria cujo pedido foi julgado improcedente por insuficincia de provas , o exame pelo mtodo DNA no era disponvel tampouco havia notoriedade a seu respeito. - A no excluso expressa da paternidade do investigado na primitiva ao investigatria, ante a precariedade da prova e a insuficincia de indcios para a caracterizao tanto da paternidade como da sua negativa, alm da indisponibilidade, poca, de exame pericial com ndices de probabilidade altamente confiveis, impem a viabilidade de nova incurso das partes perante o Poder Judicirio para que seja tangvel efetivamente o acesso Justia. - A falta de indicao do valor da causa no ofende aos arts. 258 e 282, inc. V, do CPC, ante a ausncia de prejuzo s partes, sobressaindo o carter da instrumentalidade do processo. - Sanado o defeito com a devida regularizao processual, no h que se alegar ausncia de mandato e inexistncia dos atos praticados. - No h cerceamento de defesa quando, alm de preclusa a questo alegada pela parte, impera o bice da impossibilidade de se reexaminar fatos e provas em sede de recurso especial. - A ausncia de dolo exclui a possibilidade de declarao de litigncia de m-f. - Em ao investigatria, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presuno juris tantum de paternidade (Smula 301/STJ). - No existe violao ao art. 535 do CPC quando o Tribunal de origem apreciou todas as questes relevantes para o deslinde da controvrsia, apenas dando interpretao diversa da buscada pela parte.

- Invivel em sede de recurso especial a anlise de alegada violao a dispositivos constitucionais. Recurso especial no conhecido. (REsp 826.698/MS, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 06.05.2008, DJ 23.05.2008 p. 1)

Com isso, conclumos pela possibilidade de, luz do princpio da dignidade da pessoa humana e da identidade, se poder rediscutir o julgado.

2.4.

Paternidade Socioafetiva

Em um primeiro momento, vivia-se, no Brasil, a fase da paternidade legal ou jurdica, calcada simplesmente em uma presuno ( filho do marido aquele concebido por sua esposa).

Tal presuno ainda presente (art. 1597, CC), posto no goze mais do mesmo prestigio, no sendo absoluta, especialmente por conta do surgimento do exame de DNA.

Com o exame de DNA, passamos a viver a fase da paternidade cientfica ou biolgica (pai seria aquele reconhecido como doador do material gentico pela cincia).

Mas ser que, ser pai ou me , simplesmente, gerar ou conceber?

Admite-se, pois, nessa linha de evoluo, nos dias de hoje, a paternidade do corao, denominada socioafetiva, construda ao longo dos anos, e calcada em valores e sentimentos (paternidade ou maternidade de criao).

Fala se fala em desbiologizao do direito de famlia (JOO BATISTA VILELA).

Trata-se, pois, de uma das mais belas teses desenvolvidas pelo Direito de Famlia nos ltimos anos, e que j comea a ganhar fora at mesmo no STJ:

PATERNIDADE SOCIOAFETIVA. INTERESSE DO MENOR. O registro espontneo e consciente da paternidade mesmo havendo srias dvidas sobre a ascendncia gentica gera a paternidade socioafetiva, que no pode ser desconstituda posteriormente, em ateno primazia do interesse do menor. A Min. Relatora consignou que, no caso, apesar de lamentvel a falta de convivncia entre o pai e a criana, tal situao no suficiente para rediscutir o registro realizado de forma consciente e espontnea. Ressaltou, ainda, que o reconhecimento de inexistncia de vnculo gentico no pode prevalecer sobre o status da criana (gerado pelo prprio pai registral h mais de 10 anos), em ateno primazia do interesse do menor. Ademais, a prevalncia da filiao socioafetiva em detrimento da verdade biolgica, no caso, to somente d vigncia clusula geral de tutela da personalidade humana, que salvaguarda a filiao como elemento fundamental na formao da identidade do ser humano. Precedente citado: REsp 1.259.460-SP, DJe 29/6/12. REsp 1.244.957-SC, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 7/8/2012.

FILIAO. ANULAO OU REFORMA DE REGISTRO. FILHOS HAVIDOS ANTES DO CASAMENTO, REGISTRADOS PELO PAI COMO SE FOSSE DE SUA MULHER. SITUAO DE FATO CONSOLIDADA H MAIS DE QUARENTA ANOS, COM O ASSENTIMENTO TCITO DO CNJUGE FALECIDO, QUE SEMPRE OS TRATOU COMO FILHOS, E DOS IRMOS. FUNDAMENTO DE FATO CONSTANTE DO ACRDO, SUFICIENTE, POR SI S, A JUSTIFICAR A MANUTENO DO JULGADO. - Acrdo que, a par de reputar existente no caso uma adoo simulada, reporta-se situao de fato ocorrente na famlia e na sociedade, consolidada h mais de quarenta anos. Status de filhos. Fundamento de fato, por si s suficiente, a justificar a manuteno do julgado. Recurso especial no conhecido. (RESP 119346/GO, Rel. Ministro BARROS MONTEIRO, QUARTA TURMA, julgado em 01.04.2003, DJ 23.06.2003 p. 371)

Tambm merece referncia outra notcia do STJ:

Adoo brasileira no pode ser desconstituda aps vnculo de socioafetividade 14/07/2009 Em se tratando de adoo brasileira (em que se assume paternidade sem o devido processo legal), a melhor soluo consiste em s permitir que o pai adotante busque a nulidade do registro de nascimento quando ainda no tiver sido constitudo o vnculo de socioafetividade com o adotado. A deciso da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ), que, seguindo o voto do relator, ministro Massami Uyeda, rejeitou o recurso de uma mulher que pedia a declarao de nulidade do registro civil de sua exenteada.

A mulher ajuizou ao declaratria de nulidade de registro civil argumentando que seu ex-marido declarou falsamente a paternidade da ex-enteada, sendo, portanto, de rigor o reconhecimento da nulidade do ato.

Em primeira instncia, o pedido foi julgado improcedente. O Tribunal de Justia da Paraba (TJPB) manteve a sentena ao fundamento de inexistncia de provas acerca da vontade do ex-marido em proceder desconstituio da adoo. Para o TJ, o reconhecimento espontneo da paternidade daquele que, mesmo sabendo no ser o pai biolgico, registra como seu filho de outrem tipifica verdadeira adoo, irrevogvel, descabendo, portanto, posteriormente, a pretenso de anular o registro de nascimento.

Inconformada, a mulher recorreu ao STJ, sustentando que o registro civil de nascimento de sua exenteada nulo, pois foi levado a efeito mediante declarao falsa de paternidade, fato este que o impede de ser convalidado pelo transcurso de tempo. Argumentou, ainda, que seu ex-marido manifestou, ainda em vida, a vontade de desconstituir a adoo, em tese, ilegalmente efetuada.

Em sua deciso, o ministro Massami Uyeda destacou que quem adota moda brasileira no labora em equvoco, ao contrrio, tem pleno conhecimento das circunstncias que gravitam em torno de seu gesto e, ainda assim, ultima o ato. Para ele, nessas circunstncias, nem mesmo o pai, por arrependimento posterior, pode valer-se de eventual ao anulatria postulando descobrir o registro, afinal a ningum

dado alegar a prpria torpeza em seu proveito.

De um lado, h de considerar que a adoo brasileira reputada pelo ordenamento jurdico como ilegal e, eventualmente, at mesmo criminosa. Por outro lado, no se pode ignorar o fato de que este ato gera efeitos decisivos na vida da criana adotada, como a futura formao da paternidade socioafetiva, acrescentou.

Por fim, o ministro Massami Uyeda ressaltou que, aps firmado o vnculo socioafetivo, no poder o pai adotante desconstituir a posse do estado de filho que j foi confirmada pelo vu da paternidade socioafetiva.

Fonte: http://www.stj.gov.br/portal_stj/objeto/texto/impressao.wsp?tmp.estilo=&tmp.area=398&tmp.texto=9 2848 acessado em 25 de julho de 2008.

E tambm:

STJ no permite anulao de registro de nascimento sob a alegao de falsidade ideolgica 19/11/2009

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) julgou improcedente a ao proposta por uma inventariante e a filha do falecido objetivando anular um registro de nascimento sob a alegao de falsidade ideolgica. No caso, o reconhecimento da paternidade foi baseado no carter socioafetivo da convivncia entre o falecido e o filho de sua companheira.

L.V.A.A, por meio de escritura pblica lavrada em 12/6/1989, reconheceu a paternidade de L.G.A.A aos oito anos de idade, como se filho fosse, tendo em vista a convivncia com sua me em unio estvel e motivado pela estima que tinha pelo menor, dando ensejo, na mesma data, ao registro do nascimento.

Com o falecimento do pai registral, em 16/11/1995 e diante da habilitao do filho, na qualidade de herdeiro, em processo de inventrio, a inventariante e a filha legtima do falecido, ingressaram com uma

ao de negativa de paternidade, objetivando anular o registro de nascimento sob a alegao de falsidade ideolgica.

O juzo de Direito da 2 Vara de Famlia de Campo Grande (MS) julgou procedente a ao, determinando a retificao do registro de nascimento de L.G.A.A para que se efetivasse a excluso dos termos de filiao paterna e de avs paternos. O Tribunal de Justia de Mato Grosso do Sul confirmou a sentena entendendo que, havendo prova robusta de falsidade, feita por quem no verdadeiramente o pai, o registro de nascimento deve ser retificado, a fim de se manter a segurana e eficcia dos atos jurdicos.

No STJ, o relator, ministro Joo Otvio de Noronha, destacou que reconhecida espontaneamente a paternidade por aquele que, mesmo sabendo no ser o pai biolgico, admite como seu filho de sua companheira, totalmente descabida a pretenso anulatria do registro de nascimento, j transcorridos mais de seis anos de tal ato, quando no apresentados elementos suficientes para legitimar a desconstituio do assentamento pblico, e no se tratar de nenhum vcio de vontade.

Em casos como o presente, o termo de nascimento fundado numa paternidade socioafetiva, sob autntica posse de estado de filho, com proteo em recentes reformas do direito contemporneo, por denotar uma verdadeira filiao registral, portanto, jurdica, conquanto respaldada pela livre e consciente inteno do reconhecimento voluntrio, no se mostra capaz de afetar o ato de registro da filiao, dar ensejo a sua revogao, por fora do que dispem os artigos 1609 e 1610 do Cdigo Civil de 2002, afirmou o ministro.

Fonte: http://www.stj.jus.br/portal_stj/objeto/texto/impressao.wsp?tmp.estilo=&tmp.area=398&tmp.texto=94 711 acessado em 12 de dezembro de 2009.

3. Fique por Dentro


J se fala hoje em uma nova modalidade de vnculo paterno-filial: a paternidade alimentar.

Trata-se de uma construo relativamente nova que, sem menoscabar a socioafetividade, visa a permitir a mantena da obrigao alimentar em face do pai biolgico (genitor) caso o pai afetivo no disponha de condies financeiras adequadas.

Sobre o tema, escreve ROLF MADALENO:

Em tempos de verdade afetiva e de supremacia dos interesses da prole, que no pode ser discriminada e que tampouco admite romper o registro civil da sua filiao social j consolidada, no transparece nada contraditrio estabelecer nos dias de hoje a paternidade meramente alimentar. Nela, o pai biolgico pode ser convocado a prestar sustento integral ao seu filho de sangue, sem que a obrigao material importe em qualquer possibilidade de retorno sua famlia natural, mas que apenas garanta o provincial efeito material de assegurar ao filho rejeitado vida digna, como nas geraes passadas, em que ele s podia pedir alimentos do seu pai que era casado e o rejeitara. A grande diferena e o maior avano que hoje ele tem um pai de afeto, de quem filho do corao, mas nem por isso libera o seu procriador da responsabilidade de lhe dar o adequado sustento no lugar do amor. a dignidade em suas duas verses (Revista Brasileira de Direito de Famlia n. 37, 2006, pg. 148)

Outra importante questo, na Filiao, diz respeito ao chamado parto annimo, que traduz o direito de a mulher no assumir a maternidade do filho que gerou, entregando-o a instituio autorizada, para se evitar, com isso, o abandono. Trata-se de delicada e polmica matria, que ainda carece de regulamentao especfica.

Segue ainda outra deciso de interesse do Direito de Familia:

27/01/2012 - 08h04

DECISO Suposta neta no pode entrar com ao de reconhecimento contra av se pai ainda vive. No pode a parte entrar com ao para ser reconhecida como neta se o pai ainda vivo e j teve suas prprias aes de paternidade, em relao ao pretenso av, julgadas improcedentes. O entendimento foi dado pela maioria da Quarta Turma do STJ, que acompanhou o voto-vista do ministro Marco Buzzi, ao julgar recurso contra deciso do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul (TJRS). O relator original do processo, ministro Raul Arajo, e a ministra Isabel Gallotti ficaram vencidos. Foi a primeira vez que o STJ julgou um caso com essas peculiaridades. O pai da autora do recurso j havia tentado em outras quatro ocasies ver reconhecida a paternidade do investigado em relao a si mesmo, mas suas aes foram julgadas improcedentes. Na primeira investigao, o teste de DNA ainda no estava disponvel e os exames realizados no comprovaram a paternidade. Posteriormente, a Justia se negou a reabrir o caso, sob o argumento de que a matria era coisa julgada. A suposta neta props, ento, uma ao cautelar para que fosse realizado exame de DNA, cujo resultado pretendia usar em futura demanda de reconhecimento da relao avoenga. Ela sustentou ter direito prprio investigao da identidade gentica. O pedido foi negado na primeira instncia, deciso que o TJRS confirmou, ao argumento de que o direito seria personalssimo em relao ao pai. A defesa da suposta neta, em recurso ao STJ, alegou haver dissdio jurisprudencial (julgados com diferentes concluses sobre o mesmo tema), pois o Tribunal j havia autorizado a investigao da relao de descendncia por netos. Tambm argumentou que houve ofensa ao artigo 472 do Cdigo de Processo Civil (CPC), que determina o litisconsrcio necessrio de terceiros afetados por sentena, em causas envolvendo o estado da pessoa. Pediu o afastamento da coisa julgada e autorizao para realizar o exame de DNA com a inteno de estabelecer a relao avoenga. Identidade de partes O ministro Raul Arajo votou pelo provimento do recurso, considerando que o STJ j havia admitido investigao de descendncia de netos em relao a avs no passado, mesmo durante a vigncia do

Cdigo Civil de 1916. Para ele, a filiao no se esgota em uma s gerao. Na questo da coisa julgada, o ministro ponderou que esta ocorre apenas quando h identidade das partes, e a autora do recurso em julgamento a suposta neta no havia integrado as aes anteriores, movidas pelo seu pai. Entretanto, o entendimento do ministro Marco Buzzi, em seu voto-vista, foi diverso. Ele admitiu o recurso pelo artigo 472 do CPC, pois os julgados anteriores do TJRS tiveram efeitos sobre a parte. Efetivamente, a norma do artigo 472 no permite a extenso dos efeitos da coisa julgada a quem no participou da relao processual, sendo incontroverso que a recorrida no integrara as demandas promovidas por seu genitor, disse. Alm disso, acrescentou Marco Buzzi, recente deciso do Supremo Tribunal Federal permitiu que a coisa julgada seja afastada no caso de aes de investigao de paternidade julgadas improcedentes por falta de provas, quando ainda no havia exame de DNA. O pai da recorrente ainda detm a possibilidade de relativizar os provimentos jurisdicionais que no o reconheceram como filho do recorrido, vez que suas aes restaram improcedentes sem a realizao do exame de DNA, disse o ministro. Sem precedentes Ele destacou que o caso indito no STJ e considerou invlido o argumento de que teria havido dissdio jurisprudencial, uma vez que, nos julgamentos citados, os pais dos recorrentes j eram falecidos e, enquanto vivos, no tinham entrado com aes para reconhecimento de paternidade contra os supostos avs. O ministro asseverou que no se reconhece legitimidade concorrente da neta e do pai para acionar a outra parte. Haveria, sim, legitimidade sucessiva dos netos, em caso de falecimento dos seus pais. O ministro Buzzi afirmou ainda que a investigao de identidade gentica para fins de constituio de parentesco limitada pelo artigo 1.606 do Cdigo Civil. O artigo restringiu o universo de quem (gerao mais prxima viva) e quando pode ser postulada a declarao judicial de filiao (no haver anterior deliberao a respeito), esclareceu. Na viso do magistrado, as aes ajuizadas pelo pai, consideradas improcedentes pela Justia,

acarretaram a impossibilidade legal de descendentes mais remotos, como a pretensa neta, entrarem com a ao. Para ele, isso evita que investigados em relaes de parentesco sejam submetidos a um sem-nmero de lides. O ministro Buzzi observou que, pelo princpio da proporcionalidade, o direito de identidade gentica no tem carter absoluto, no podendo se sobrepor segurana jurdica e privacidade da intimidade das relaes de parentesco do investigado. O nmero deste processo no divulgado em razo de sigilo judicial. Coordenadoria de Editoria e Imprensa Fonte: http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=104526 acessada em 06 de fevereiro de 2012.

Finalmente, meus queridos amigos, outro tema que merece a nossa ateno, e que abordaremos em sala, a multiparentalidade, a situao em que um indivduo tem mais de um pai e/ou de uma me, simultaneamente, produzindo-se efeitos jurdicos em relao a todos eles (Gagliano, Pablo Stolze e Pamplona Filho. Novo Curso de Direito Civil Direito de Famlia As Famlias em Perspectiva Constitucional. 3 ed. So Paulo: Saraiva, 2013, pg. 644).

Fiquem muito atentos a esses avanos! Foi uma alegria t-los como alunos, e, especialmente, ter a certeza de t-los como amigos do corao... Um grande abrao! Fiquem com Deus! O amigo, Pablo. www.pablostolze.com.br

Revisado.2013.1

C.D.S.

Das könnte Ihnen auch gefallen