Sie sind auf Seite 1von 13

CONCEITO DE URBANISMO

PLURALIDADE DE SENTIDOS: 1234COMO FACTO SOCIAL COMO TCNICA COMO CINCIA COMO POLTICA

1 - URBANISMO COMO FACTO SOCIAL O fenmeno de crescimento da cidade pela atraco que exerce sobre as populaes rurais. Taxa de Urbanizao: percentagem da populao que em cada pas vive em cidades; Dicotomia Rural/Urbano; Critrios demogrficos/econmicos/culturais/sociais = para definir a partir de quando um aglomerado deixa de ser rural e passa a ser urbano; Para a ONU So populaes urbanas as que residem em localidades com pelo menos 2.000 habitantes. Outros falam de 5.000 habitante e mesmo 10.000 habitantes como patamar normal. Dividir aglomerados: - At 1.999 habitantes; - De 2.000 at 4.999 habitantes; - De 5.000 at 9.999 habitantes. Tambm interessa a considerao de cidade isolada ou em rea metropolitana, rea central ou alargada (inclui envolvente periurbana). Fenmeno da RURBANIZAO = Conjunto de Habitaes dispersas por um espao ainda parcialmente agrcola. Tem sido feito o tratamento para verificao da evoluo da concentrao das populaes urbanas fenmeno universal e bem marcado ao longo dos sculos associado s fases de progresso = civilizao. Desenvolveu-se especialmente nos Sculos XIX E XX.

1800 Taxa de urbanizao 2,2% 1900 13,6% 1950 - 28,2% 1998 - 46,6% 2015 (expectativa) 54,4% Percentagens de populao urbana (estudo ONU) Blgica 97,2% Islandia 92% Reino Unido 89,4% Holanda 89,2% Alemanha 87,2% Espanha 77,1% Frana 75,2% Itlia 66,8% Portugal 37%* Dados Portugueses indicam 49% ONU (2002) 54,1% INE + que 60% (esta dificuldade de dados relativos a Portugal e o Seu carcter muito baixo, pode ter a ver com o nosso povoamento disperso e a utilizao de critrios diversos).

PORTUGAL Relatrio PNPOT Evoluo do sistema tem como pano de fundo: - despovoamento de vastas reas rurais - urbanizao das populaes 3/4 da populao concentra-se em reas com caractersticas predominantemente urbanas Temos: 2 reas metropolitanas (grande dimenso, frgil projeco funcional em termos internacionais) extensa mancha litoral de urbanizao difusa sistemas urbanos Plurinucleados. urbanizao linear ao longo da costa algarvia rede de pequenas e mdias cidades no interior

PNPOT - 4 grandes tendncias: 1.Estabilizao do peso das reas metropolitanas 2.Reforo das cidades mdias (sobretudo no litoral) 3.Afirmao do dinamismo de alguns centros do interior em contexto de despovoamento rural 4.Reforo do policentrismo e da suburbanizao no interior das reas metropolitanas Tem-se assistido: -Reduo da populao rural (persistente e regular) -Fenmeno c como na Europa de suburbanizao (deslocamento do centro para a periferia nos grandes centros urbanos) -Aumento da populao (Portugal 1864 3,9 milhes 1981 9,3 milhes 2001 10,5 milhes) -Envelhecimento da populao (25% da populao com 60 ou + anos) Em 2008 da populao mundial viva em zonas urbanas (3,3 mil milhes) Em 2030 devero ser 5 mil milhes (crescimento das Mega Cidades) Acrscimo da populao urbana crescimento populacional Conjunto de Problemas: Crescimento desordenado e catico das cidades, devido ausncia de planeamento global e eficaz; Enorme procura de terrenos para construo, no contrabalanada por uma oferta suficiente e consequente aumento dos preos; Aparecimento de elevado dfice de habitaes. Construo de habitaes sem obedincia a padres mnimos. PORTUGAL SUCESSO DO DEC-LEI 163/93, 7 Mai, com vrias alteraes - Programa Especial de Realojamento nas reas Metropolitanas de Lisboa e Porto - Dec-Lei 164/93, 7 Mai, Programa de Construo de Habitaes Econmicas

Perante esta problemtica foi-se formando um conjunto de preceitos jurdicos, em quantidade e complexidade crescentes, que vieram dar corpo ao Direito do Urbanismo.

2 - URBANISMO COMO TCNICA Tcnica urbanstica = tcnica de criao. Desenvolvimento e reforma das cidades Tm variado com consolidao e o desenvolvimento da cidade, variando tambm com as correntes da arquitectura, tcnicas de planeamento e construo, meios de transporte e das prprias concepes poltico-ideolgicas Diversas tcnicas:

ALINHAMENTO (Fluchtlinie) = Fixao de uma linha que delimita as zonas edificveis das no edificveis, definindo ruas, as praas e o prprio recinto da cidade. A definio das linhas por onde a construo passava interveno da Administrao Pblica , disciplinando (hoje integra-se no conceito de Plano Urbanstico) A expanso e a renovao urbanas = expanso (ensanhce) consiste na adio de novos bairros ao sector antigo da cidade, os quais so planeados de um modo abstracto, em regra por quadrculos regulares progresso das cidades para fora das muralhas = renovao urbana o derrube de bairros antigos para abrir novas ruas e construir edifcios mais higinicos e de melhor qualidade esttica/arquitectnica ex: plano central de Madrid (1860) plano Cerd de Barcelona (1859) A tcnica da expanso foi superada , por criar problemas ao adicionar bairros mantendo o centro administrativo inicial que v aumentar a rea e a distancia continua actual nas pequenas concentraes urbanas, desde que complementada com criao de novos servios de utilizao comum em cada novo sector

A tcnica da renovao na sua verso inicial hoje rejeitada devido nova sensibilidade para a preservao e valorizao do patrimnio arquitectnico e cultural. Hoje: Renovao, reabilitao e reestruturao urbanas preservar caractersticas. A renovao urbana ocupa hoje um lugar central no nosso direito do urbanismo e consitui um virtuoso instrumento de melhoria e tutela do ambiente urbanso. A renovao liga-se hoje a reabilitao com uma viso integrada e no casustica planos de pormenor. O estado a que chegaram as cidades implica que se d maior ateno s zonas consolidadas em detrimento da sua expanso.

RENOVAO URBANA conjunto de aces estruturadas, objecto de planificao global, de iniciativa dos poderes pblicos, com ou sem cooperao dos particulares, que visam a requalificao de zonas urbanas, de modo a adaptar o existente carecido de interveno aos objectivos urbansticos de melhoria das condies de vida e de multifuncionalidade dos espaos urbanos, bem como aos fins ambientais de melhoria da qualidade do ambiente urbano e sociais de disponibilizao de habitaes em condies condignas e de luta contra a excluso social.

RENOVAO URBANA conceito mais amplo que: recuperao, reabilitao, reconverso, requalificao e revitalizao.

A concretizao das polticas de renovao urbana presuupe uma estreita cooperao entre a Adm. Directa e indirecta do Estado e a Adm. Local Constitui uma componente importante dos objectivos estratgicos e dos objectivos especficos do PNPOT Espao importante para a cooperao intermunicipal e para as reas metropolitanas Ao contrrio do que acontece noutros pases, no h em Portugal uma lei geral que defina e enquadre a poltica de renovao urbana. Mas h vrias figuras jurdicas, programas e instrumentos que se enquadram neste conceito.

ZONAMENTO Um pilar do urbanismo contemporneo repartio ou demarcao do solo correspondente a uma determinada unidade territorial (o espao municipal em regra), reservando os sectores ou as zonas a destinos e fins determinados Definio de zonas habitacionais / industriais / comerciais / zonas verdes / zonas desportivas / zonas histrico-monumentais / estabelecimentos de ensino / vias de comunicao / zonas hoteleiras / zonas agrcolas / etc. Elemento essencial do contedo material e documental dos planos territoriais (PMOT) e est na base da classificao do solo (solo urbano / rural) e na qualificao do solo (aproveitamento do solo em funo da utilizao dominante) A partir dos anos 60 comeou-se a criticar a monofuncionalidade das zonas e passou-se a defender a reestruturao das cidades e a criao de zonad de uso misto - coexistncia harmoniosa de funes zonamento plurifuncional

CIDADE-JARDIM Surgiu no final do Sec. XIX, procura harmonizar o ambiente urbano com o rstico, atravs da vivenda unifamiliar rodeada de jardim Procura congregar aspectos positivos da cidade e do campo. Terceira via : edificar aglomerados urbanos afastados das grandes cidades com casas rodeadas de jardins. CIDADE-LINEAR Estrutura urbana estreitamente ligada a uma via rpida de comunicao de pouca largura para manter ligada via de contacto. A cidade mantm-se em contacto com o campo. Permite facilmente a disposio em grandes franjas longitudinais de todas as canalizaes da cidade moderna.

REGIONALISMO URBANSTICO Assenta em dois princpios ligados entre si: o reconhecimento de que impossvel controlar eficazmente o crescimento das cidades e o seu impacto sobre o territrio circundante, se se tomar em considerao apenas o espao estritramente urbano e que a vida das cidades no se confina rea urbana, antes se estendendo a toda a rea de um Municpio, de uma Regio e mesmo de um pas. O urbanismo deve alargar o seu mbito, englobando o ordenamento do territrio urbano e rural, numa dimenso local, regional e mesmo nacional, tendo em conta os diversos factores que influenciam a cidade De um micro-urbanismo para um macro-urbanismo Ex: Plano de Nova Yorque 1929 PLANO URBANSTICO e o funcionalismo racionalista planning documento onde so recolhidas muitas das tcnicas j anteriormente utilizadas, colocando-as ao servio de um determinado espao e tendo em conta as suas caractersticas especficas Utilizao em larga escala com a escola do funcionalismo racionalista Le Corbusier (1928) utopia da cidade moderna. Carta de Atenas (1933) critica o caos das cidades e defende que a cidade dever ser regida pela escala humana implica a necessidade da sua organizao com base nas quatro funes do homem dentro da cidade: - habitar - trabalhar - recrear-se - circular

Le Corbusier: Os planos devero determinar a estrutura de cada um dos sectores destinados aquelas funes-chave e assinalar a respectiva localizao no conjunto cidade unidade funcional. Defende edifcios em altura com grandes espaos verdes, que funcionem para fazer a diviso dos edifcios habitacionais em relao s vias de comunicao. Inspirou a reconstruo de cidades aps II Guerra Mundial e nos pases do 3 Mundo.

NOVAS CIDADES (New Towns) Enquadra-se nos regionalismos urbansticos: construo de novas cidades artificiais, unidades completas de vida integral, destinadas a descongestionar zonas urbanas. Tm por base uma poltica de descentralizao industrial e de equilbrio regional motivadas por fins de ordenamento ou de planeamento metropolitano. Cidades posicionais relativamente e equilibradas na dimenso em vez de cidades satlite. Todas estas tcnicas continuam presentes e a influenciar, em grau diverso, o arsenal tcnico e jurdico do urbanismo dos nossos dias.

URBANISMO COMO CINCIA Tem como objecto a investigao e o ordenamento dos aglomerados urbanos. Surgiu na Europa, entre o final do Sec. XIX e a II Guerra Mundial. Apareceu como inventrio de instrumentos emprico-cientficos destinados a proporcionar uma sintese propositiva-operativa da evoluo e da transformao da cidade.

eminentemente interdisciplinar: -Geografia Cincia poltica -Arquitectura Socilologia -Estatstica e economia Histria

Visa proporcionar o desenvolvimento harmonioso e racional dos aglomerados urbanos ultrapassou os limites da cidade e abarca todo o territrio, seja local, regional ou nacional. Alves Correia Actualmente o urbanismo designa o ordenamento do solo a todos os nveis e o estudo de todas as formas de localizao humanas na terra

URBANISMO = a cincia que estuda o modo de tornar compatveis entre si os vrios usos possveis do territrio, de evitar entre eles as interferncias reciprocas negativas, de optimizar o gozo do solo territrio quem ache muito abrangente e confundvel com ordenamento do territrio.

URBANISMO COMO POLTICA Conjunto articulado de objectivos e de meios de natureza pblica com vista ocupao, uso e transformao do solo de modo racional. Matria de reserva relativa da Assembleia da Repblica concretizada pela Lei 48/98, 11 Ago (LBPOTU) = Lei de Bases da Poltica de Ordenamento do Territrio e de Urbanismo.

Direito do Urbanismo Conceito: Conjunto de normas, princpios e institutos respeitantes ocupao, uso e transformao do solo, i. ao complexo das intervenes e das formas de utilizao do solo. Alves Correia --- dedica-se ao territrio globalmente entendido e no apenas Urbe cidade Conjunto de normas e princpios jurdicos que disciplinam a actuao da Administrao e dos particulares com vista ao correcto ordenamento da ocupao, utilizao e transformao do solo para fins urbansticos, i. para fins que excedam um aproveitamento agrcola, florestal, pecurio, mineiro ou cinegtico dos solos. Harmonizao Compatibilizao dos diversos interesses no uso e transformao do solo ponderao de interesses superao dos conflitos de interesses.

Objecto 5 sectores: (1) Normas jurdicas ------- disciplinam a ocupao, uso e transformao do Solo fonte ------ lei ------- planos territoriais (PMOT) (2) Direito e poltica dos solos ---- dto de propriedade privada ---- mecanismos de interveno da Adm. nos solos

(3) Sistemas e instrumentos de execuo dos planos: Sistemas: compensao, cooperao e imposio administrativa Instrumentos: expropriao por utilidade pblica dto de preferncia urbanistica reparcelamento do solo controlo prvio de obras particulares (operaes urbanisticas) licenciamento e comunicao prvia (4) Dto Administrativo da Construo (*) regras tcnicas e jurdicas a que deve obedecer a construo de edifcios (*) do dto. Privado da construo relaes entre sujeitos do processo construtivo dono de obra e arquitecto, dono de obra e empreiteiro, dono de obra e outros intervenientes

(5) Contencioso do Urbanismo ---- Tribunais Administrativos

Natureza: Parte integrante do Dto Administrativo e no ramo autnomo, relaes jurdico-administrativo, conflituantes de interesse pblico e particular matriz prpria dos seus princpios. Tem, no entanto, traos particulares dentro do Dto Administrativo: - complexidade das suas fontes (de mbito geral e local) - Mobilidade das suas normas (instabilidade e mutabilidade das normas, sejam gerais, sejam planos) - Natureza intrinsecamente discriminatria dos preceitos (com a prescrio de destinos diversos e caractersticas prprias dos diversos espaos, so naturalmente discrimnatrias, mas devem prever mecanismos de correco perequao, para cumprir o princpio da igualdade - art 266/2 CRP)

AUTONOMIA DIDCTICA: Recentemente conquistada nos cursos superiores

Distino: Dto do Urbanismos Dto do Ordenamento do Territrio: O ordenamento do Territrio privilegiou originariamente a valorizao do espao numa perspectiva de poltica econmica, atravs do estimulo descentralizao industrial e ao desenvolvimento da economia. A partir dos anos 70 (Sec.XX) foram acrescentados novos objectivos, como a proteco do meio ambiente, a preservao das riquezas naturais e a melhoria da qualidade de vida. 20 de Maio 1983 Conselho da Europa Carta Europeia do Ordenamento do territrio uma disciplina, uma tcnica e uma poltica com uma abordagem interdisciplinar, visando desenvolver de modo equilibrado as regies e organizar fisicamente o espao segundo uma concepo orientadora.

Objectivos: - desenvolvimento scio-econmico equilibrado das regies melhoria da qualidade de vida gesto responsvel dos recursos naturais proteco do ambiente utilizao racional do territrio; Maio de 1999 Conselho da UE Esquema de Desenvolvimento do Espao Comunitrio (EDEC)

3 princpios: desenvolvimento de um sistema urbano equilibrado e policntrico e a criao de uma nova relao campo-cidade; garantia de igualdade de acesso s infra-estruturas; Desenvolvimento durvel, gesto inteligente e preservao da natureza e do patrimnio cultural. A CRP considera o ordenamento do territrio e o urbanismo como duas realidades distintas, mas complementares. A doutrina tem usado vrios critrios para distinguir o Dto do Ordenamento do Territrio do Dto do Urbanismo: Face ao diferente mbito territorial de aplicao Contraposio direito-poltica Critrio dos instrumentos jurdicos urb. = medidas imperativas O.T. = medidas de apoio e incitamento Critrio da eficcia jurdica das normas Urb.= directa e imediatamente vinculativo O.T. = directivas orientadoreas e coordenadoras

Alves Correia = no h um critrio seguro e rigoroso temos que descobrir notas dominantes Maior amplitude dos fins do Dto do Ordenamento do territrio urbanismos mais ligado s normas relativas ocupao, uso e transformao do Solo.

LEGISLAO ESSENCIAL: Lei 48/98, de 11 de Agosto (LBPOTU) com as alteraes da Lei 54/2007, de 31 de Agosto Dec.Lei 380/99 de 22 de Setembro (RJIGT) na redaco do Dec.Lei 46/2009, 20 Fevereiro Dec.Lei 58/2007 de 4 de Setembro (PNPOT) Dec. Rect. 80-A/2007, 7 Set. Dec. Rect. 103-A/2007, 2 Nov. (consulta no site www.dgotdu.pt/PNPOT) Dec.Lei 73/2009, de 31 de Maro (RJRAN) Dec.Lei 166/2008, 22 de Agosto (RJREN) Portaria 1356/2008 (Estabelece as condies dos usos e aces compativeis com a REN) PROT ALGARVE (Res. Cons. Ministros 102/2007, 3 de Agosto de 2007) consulta em www.territorioalgarve.pt Dec.Lei 140/99, de 24 de Abril (Regime Jurdico da Rede Natura 2000) alterado pelo Dec.Lei 49/2005, 24 de Fev. Resoluo do Conselho de Ministros 115-A/2008, 21 de Julho (Plano Sectorial da Rede Natura 2000 continente) Lei dos Solos Dec. Lei 794/76, 5 Nov., rectificao de 28 Jan.1977, com alteraes do Dec.Lei 313/80, 19 Ago., Dec.Lei 400/84, 31 Dez. e Dec.Lei 380/99, 22 Set. Dec. Lei 13/94, 15 Jan. (estabele faixa non aedificandi junto s estradas nacionais, constantes do Plano Rodovirio Nacional) Dec. Regulamentar 9/2009, 29 Mai. (conceitos tcnicos nos domnios do ordenamento do territrio e urbanismo) Dec. Regulamentar 11/2009, 29 de Mai. (estabelece critrios uniformes de classificao e reclassificao do solo, de definio de utilizao dominante, bem como das categorias relativas ao solo rural e urbano, aplicveis a todo o territrio nacional).

Das könnte Ihnen auch gefallen