Sie sind auf Seite 1von 3

Skldskaparml (Linguagem da Poesia) a terceira parte da Edda em Prosa de Snorri Sturlusson e consiste de um dilogo entre o jtunn gir e Bragi,o

o Deus poeta.Bragi ensina os significados dos kenningar sobre vrias coisas usadas na mitologia e na arte potica dos escaldos para gir. Skldskaparml 12-23 12.Referncias para Baldr. Quais so as referncias para Baldr?Por chamar-lo de filho de inn e Frigg,marido de Nanna,pai de Forseti,possuidor do Hringhorni e Draupnir,adversrio de Hr,companheiro de Hel,Deus das lgrimas.lfr Uggason,seguindo a estria de Baldr,tinha composto uma longa passagem no Hsdrpa,e exemplos antigos so recordados com referncia a isso,de como Baldr assim chamado. 13. Referncias para Njrr. Quais so as referncias para Njrr?Por chamar-lo de Deus do Vanir ou Descendncia do Vanir ou Vanr e pai de Freyr e Freyja,Deus da riqueza.Assim diz rr Sjreksson: 59.Gurn se tornou a assassina de seus filhos; a sbia noiva do Deus no pode amar o Vanr; Kjalar treinava cavalos muito bem; Hamir dito no ter poupado o jogo das espadas. 14. Referncias para Freyr. Quais so as referncias para Freyr?Assim:por chamar-lo de filho de Njrr,irmo de Freyja e tambm Deus Vanir e Descendncia do Vanir e Vanr e Deus das estaes e da riqueza.Assim canta Egill Skalla-Grmsson: 60.Freyr e Njrr haviam dotado Grjtbjrn com o poder da abundancia. Freyr chamado de adversrio de Beli,assim canta Eyvindr skldaspillir: 61.Quando o inimigo do conde desejou viver na remota terra do inimigo de Beli. Ele o dono do Skblanir e do javali chamado Gullinbursti,assim como contado aqui:

62.Os filhos de valdi se adiantaram no incio dos tempos para fabricarem Skblanir, o melhor de todos os navios para Freyr, o nobre filho de Njrr. Assim disse lfr Uggason: 63.Primeiro cavalga Freyr, o rei dos homens,sobre seu javali com cerdas de ouro, para a pira do filho de inn. Ele tambm chamado de Slrugtanni. 15. Referncias para Heimdallr. Quais so as referncias para Heimdallr?Assim:por chamar-lo filho de nove mes ou Guardio dos Deuses,como j foi escrito ou Deus Branco,inimigo de Loki,procurador do colar de Freyja.A espada chamada de Cabea de Heimdallr:por isso dito que ele foi golpeado por uma cabea de um homem.O conto disso relatado no Heimdallargaldri,e desde ento a cabea chamada de Medida de Heimdallr.A espada chama-se Medida do Homem.Heimdallr possuidor do Gulltoppr.Ele tambm freqentador do Vgasker e Singasteinn,onde ele lutou com Loki pelo colar Brsingamen,ele tambm chamado de Vindhlr.lfr Uggason comps uma longa passagem no Hsdrpa sobre essa lenda e l est escrito que eles estavam em forma de focas.Heimdallr filho de inn. 16. Referncias para Tr. Quais so as referncias para Tr?Assim:por chamar-lo de Deus Maneta e criador do lobo,Deus das batalhas,filho de inn. 17. Referncias para Bragi. Quais so as referncias para Bragi?Assim:por chamar-lo de marido de Iunn,primeiro fazedor da poesia e Deus de longas barbas (depois de seu nome,um homem que tem uma grande barba chamado de barba de Bragi) e filho de inn. 18- Referncias para Varr. Quais so as referncias para Varr?Ele pode ser chamado de Deus Silencioso,possuidor do sapato de ferro,inimigo e matador do lobo Fenris,vingador dos Deuses,Divino habitante do domiclio do Pai e filho de inn,irmo dos sir. 19- Referncias para Vli. Quais so as referncias para Vli?Assim:por chamar-lo filho de inn e Rindr,enteado de Frigg,irmo dos sir,vingador de Baldr,inimigo e matador de Hr,habitante do domiclio do Pai.

20- Referncias para Hr. Quais so as referncias para Hr?Assim:por chamar-lo de Deus Cego,matador de Baldr,atirador do visco,filho de inn,companheiro de Hel,inimigo de Vli. 21- Referncias para Ullr. Quais so as referncias para Ullr?Assim:por chamar-lo de filho de Sif,enteado de rr,Deus do esqui,Deus do arco,Deus da caa,Deus do escudo. 22- Referncias para Hnir. Quais so as referncias para Hnir?Assim:por chamar-lo de companheiro do banco ou amigo de inn e de Deus gil e de longas pernas e rei da argila. 23. Referncias para Loki. Quais so as referncias para Loki?Assim:chamando-o filho de Frbauti e Laufey ou Nl,irmo de Bleistr e de Helblindi,pai de Vnargandr (lobo Fenrir) e Jrmungandr (Serpente Migarr) e Hel e Nari e li,parente e tio,companheiro maligno e companheiro de banco de inn e dos sir,visitante e adorno do ba de Geirrr,ladro dos Jtnar,do bode e do Brsingamen e das mas de Iunn,parente de Sleipnir,marido de Sigyn,inimigo dos Deuses,malfeitor dos cabelos de Sif,forjador do mal,Deus astuto,caluniador e trapaceiro dos Deuses,planejador da morte de Baldr,Deus acorrentado,inimigo de Heimdallr e Skai.Assim como lfr Uggason cantou aqui: 64.O hbil renomado guardio do arco-ris combateu contra o astuto filho de Frbauti, no Singasteinn, antes o robusto filho de nove mes ganhou o belo colar de pedras. Eu conheo sees de louvor. Aqui est escrito que Heimdallr filho de nove mes.

Essa traduo foi feita por Marcio Alessandro Moreira (Vitki rsgoi).Tentei manter-me fiel na traduo e em preservar os nomes originais contidos no poema. 2009 E-mail:asatruar42@hotmail.com

Das könnte Ihnen auch gefallen