Sie sind auf Seite 1von 37

TEORIA GERAL DAS FONTES DE ALIMENTAO LINEARES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA ELTRICA PROGRAMA DE EDUCAO TUTORIAL DA ENGENHARIA ELTRICA

TEORIA GERAL DAS FONTES DE ALIMENTAO

Projeto desenvolvido por:


Arthur L. E. dos Reis arthur.reis@engenharia.ufjf.br Joo T. A. Vianna tito.vianna@engenharia.ufjf.br Leonardo M. F. de Melo melo.leonardo@ieee.org Leonardo P. Vieira leonardo.vieira@engenharia.ufjf.br Ricardo V. dos Santos Ricardo.viol@engenharia.ufjf.br

Juiz de Fora, Minas Gerais Setembro de 2011

Agradecimentos
Ao programa de Educao Tutorial (PET) do MEC/SESu pelo suporte no desenvolvimento deste trabalho, pelo apoio concedido por meio de bolsas de estudo e pelas boas influncias acadmicas baseadas em ensino, pesquisa e extenso, que nos incentivaram a continuar o trabalho com vigor. Ao professor Francisco Jos Gomes, tutor do PET da Engenharia Eltrica da Universidade Federal de Juiz de Fora, que sempre nos deu apoio, boas ideias e materiais de pesquisa, alm de nos ensinar a sermos eternos alunos na busca pelo conhecimento.

Nota: Este trabalho no visa fins lucrativos. Nosso maior objetivo o aprendizado e o compartilhamento de informaes que possam ser teis queles que se interessem no assunto.

O Projeto
A notabilidade da inovao, na educao em engenharia, tem se ampliado constantemente no meio acadmico, tornando-se cada vez mais um dos focos centrais de pesquisa e desenvolvimento. Como apresentado em GOMES (GOMES et al., 2010): A questo da educao em engenharia, e procedimentos, tcnicas, posturas e vises adotadas neste processo, como de largo conhecimento, no matria simples, demandando confrontos de perspectivas, agregao de conhecimentos, avaliao de experincias e capacidade para extrair lies e aprendizagem de resultados obtidos. Dentro de tal contexto, a busca pelo emprego de diversas ferramentas tecnolgicas dentro deste complexo tema, que educar, mostra-se exponencial. Conceitos como Web 2.0 (GOMES et al.,2010) e Simulao baseada em Web - Web-based Simulation - (DORMIDO, 2002) so frequentemente citados e aplicados em publicaes e projetos recentes. O advento de linguagens e softwares de programao do tipo FOSS tambm fomenta essa busca por uma educao mais dinmica e adequada ao mundo atual. (OHARA & KAY, 2003). Instigado por essa necessidade de novas vises, procedimentos e ferramentas aplicadas ao mbito educacional (FELDER & SILVERMAN, 1988), este projeto, inspirado em trabalho anterior (ESPERIDON et al., 2006), e ao qual busca agregar valores, tem por objetivo a criao de um ambiente de auxlio aprendizagem para execuo de projetos de fontes de tenso lineares.
(Trecho extrado da Introduo do artigo Plataforma Educacional FOSS par a o Projeto de Fontes de Alimentao Lineares.)

A partir do trabalho Fontes de Tenso Lineares: Procedimentos Integrados de Clculo, Anlise e Otimizao, de Esperidon, nosso grupo decidiu obter novos conhecimentos em torno das fontes de tenso. Alm disso, buscou-se uma forma didtica para a explicao dos processos relativos s fontes de alimentao. Dessa maneira, estudantes de engenharia eltrica/eletrnica e outros interessados na rea, teriam a oportunidade de aprender como elaborar uma fonte de tenso regulada. Aps os estudos necessrios das teorias que serviram de alicerce para o desenvolvimento desse projeto, o prximo passo foi a construo de um ambiente computacional interativo que pudesse fornecer ao usurio as mais diversas configuraes e topologias para o dimensionamento de uma fonte de tenso contnua. Entretanto, mesmo aps perceber que havamos conseguido realizar as simulaes e construir toda uma base terica para o usurio em relao a esse projeto, queramos mais. Com o objetivo de atender e auxiliar os usurios pouco experientes no assunto criou-se uma estrutura de ajuda que apresenta detalhadamente cada processo por trs do projeto. Dessa forma, o projetista iniciante tem a chance de aprender como funciona o transformador, o processo de retificao, entre outros tpicos que compem as etapas de regulagem da tenso. Sendo assim, tomamos a deciso de compartilhar esse material de pesquisa atravs da Teoria Geral das Fontes de Alimentao, para todos aqueles que tiverem interesse em nosso trabalho. Existe tambm um tutorial sobre fontes lineares, que visa explicar os procedimentos necessrios confeco de uma placa de circuito impresso, para que os usurios possam por o conhecimento em prtica. O material est disponvel no seguinte endereo eletrnico: http://peteletricaufjf.wordpress.com/tutoriais/tutorialfonte-linear-de-tensao/

O Artigo
Aproveitando o desenvolvimento do trabalho, o artigo Plataforma Educacional FOSS para o Projeto de Fontes de Alimentao, referente ao projeto foi submetido e aprovado no XXXIX Congresso Brasileiro de Educao em Engenharia COBENGE, 2011, Blumenal SC. O artigo est disponvel no seguinte endereo eletrnico: http://www.ufjf.br/peteletrica/files/2011/08/PLATAFORMA-EDUCACIONAL-FOSS-PARA-OPROJETO-DE-FONTES-DE-ALIMENTA%C3%87%C3%83O-LINEARES.pdf.

PLATAFORMA EDUCACIONAL FOSS PARA O PROJETO DE FONTES DE ALIMENTAO LINEARES


Resumo: O trabalho consiste de um ambiente computacional interativo, amigvel, baseado em Free Open Source Software - FOSS, com caractersticas instrutivas, para ser utilizado como ferramenta de auxlio educao e aprendizagem nas disciplinas de introduo eletrnica, bem como para interessados que necessitem projetar corretamente uma fonte regulada. O ambiente apresenta os passos necessrios aprendizagem do dimensionamento de uma fonte de tenso contnua constante, regulada, para alimentao de equipamentos eletrnicos de baixa potncia; o ambiente se estrutura, didaticamente, em blocos, que permitem ao usurio escolher um mtodo pr-determinado, cabendo ao programa analisar tais escolhas e fornecer os componentes necessrios, existentes no mercado, catalogados em um banco de dados. O ambiente computacional, como um todo, prope uma base conceitual das fontes de tenso reguladas, gerando suas curvas de tenso e circuitos esquemticos, alm de fornecer suporte ao aluno de engenharia para criao da sua prpria fonte, na prtica. Apesar de ser uma ferramenta computacional simples, apresenta caractersticas abrangentes no mbito de projetos de fonte de alimentao, podendo atender qualquer usurio, iniciante ou avanado, que necessite alimentar um circuito eletrnico qualquer. Palavras-chave: Fontes de alimentao, FOSS, Dimensionamento, Ambiente computacional, Plataforma educacional.

FOSS EDUCATIONAL PLATAFORM FOR THE LINEAR POWER SUPPLY DESIGN


Abstract: The project aims to develop an interactive computing environment, based on a FOSS platform, with instructional characteristics, in order to scale a constant voltage source for supplying low-power electronics. This platform intends to act as a tool to aid teaching and learning in introductory courses in electronics, besides being useful for those interested in the area, such as designers of control circuit who demand a correct elaboration of a regulated source. The program consists of the four necessary blocks for the operation of a power supply, within which the user has the possibility to choose a pre-determined method, leaving the program to analyze these methods and thus provide the necessary components that are available on the market, which were cataloged in a database. Therefore, the computational environment as a whole provides a theoretical basis, regarding regulated sources, generating graphics of voltage, schematic figures of the circuit, apart from providing the necessary support for the electrical engineering student to make his own source in practice. Despite being a simple computational tool, it presents an embracing feature when it comes to projects of power supply, and can meet any user, beginner or advanced, who needs to supply any electronic circuit. Key-words: Power Supplies, FOSS, Computing Environment, Education Platform.

Sumrio
Introduo Teoria Geral das Fontes de Alimentao (Etapas)......................................................7 Captulo 1 Transformador............................................................................................................8 1.1. O que ?..........................................................................................................................................8 1.2. Funcionamento...............................................................................................................................9 1.3. Mais informaes...........................................................................................................................9 Captulo 2 Retificador................................................................................................................11 2.1. O que ?........................................................................................................................................11 2.2. Circuitos com diodos retificadores...............................................................................................11 2.3. Retificador de meia-onda.............................................................................................................13 2.3.1. O que ? ..........................................................................................................................13 2.3.2. Funcionamento................................................................................................................14 2.4. Retificador de onda completa com tap central............................................................................15 2.4.1. O que ?...........................................................................................................................15 2.4.2. Funcionamento................................................................................................................15 2.5. Retificador de onda completa em ponte......................................................................................17 2.5.1. O que ?...........................................................................................................................17 2.5.2. Funcionamento................................................................................................................18 Captulo 3 Filtro.........................................................................................................................20 3.1. Filtro Capacitivo............................................................................................................................20 3.1.1. O que ?...........................................................................................................................20 3.1.2. Funcionamento................................................................................................................20 3.1.3. Mais informaes.............................................................................................................22 3.2. Filtro LC.........................................................................................................................................23 3.2.1. O que ?...........................................................................................................................23 3.2.2. Funcionamento................................................................................................................23 3.2.3. Mais informaes.............................................................................................................24 Captulo 4 Regulador.................................................................................................................25 4.1. Grandezas que definem um regulador de tenso........................................................................25 4.2. Regulador LM317..........................................................................................................................28 4.2.1. O que ?...........................................................................................................................28 4.2.2. Funcionamento................................................................................................................28 4.3. Regulador 78XX.............................................................................................................................29
5

4.3.1. O que ?...........................................................................................................................29 4.4. Regulao pelo diodo zener.........................................................................................................30 4.4.1. O que ?...........................................................................................................................30 4.4.2. Funcionamento................................................................................................................30 4.5. Regulador com transstor sem srie.............................................................................................31 4.5.1. O que ?...........................................................................................................................31 4.5.2. Funcionamento................................................................................................................31 4.6. Regulador com transstor em paralelo.........................................................................................32 4.6.1. O que ?...........................................................................................................................32 4.6.2. Funcionamento................................................................................................................32 Captulo 5 Circuito indicador: LED e interruptor.........................................................................32 5.1. O que ?........................................................................................................................................32 5.2. Funcionamento.............................................................................................................................33 Consideraes finais.....................................................................................................................34 Referncias bibliogrficas.............................................................................................................35

Introduo Teoria Geral das Fontes de Alimentao (Etapas)

Figura 1 - Diagrama de blocos de uma fonte de alimentao cc e suas etapas.

Uma fonte de alimentao um aparelho ou dispositivo constitudo por quatro blocos construtivos de componentes eltricos, como pode ser visto na figura acima, e so: Transformador de tenso Circuito retificador Filtro Regulador de tenso O projeto de uma fonte linear visa garantir que a sada do circuito apresente uma tenso contnua prdeterminada, independente da corrente de sada, de variao da temperatura ambiental ou distrbios na tenso da rede alternada de alimentao de entrada, transformando a energia eltrica inicial atravs de processos especficos realizados por cada bloco. Essa transformao garante a corrente contnua necessria para que a maioria dos aparelhos eletrnicos tais como, DVDs, aparelhos de som, baterias de telefones celulares, entre outros, possam funcionar.

Captulo 1 Transformador

Figura 2 Transformador.

1.1.

O que ?

Um transformador um dispositivo que transforma uma corrente alternada senoidal, com uma determinada tenso, numa corrente eltrica senoidal, com uma tenso eventualmente diferente, sendo esta transformao realizada atravs da ao de um fluxo magntico no acoplamento de dois enrolamentos. Alm da transferncia de energia, que feita de uma forma econmica, e alm de manter a frequncia constante, o transformador usado para isolar o amplificador (e os usurios) da tenso da rede e reduzir (para equipamentos de estado slido, pelo menos), a tenso para um nvel que o amplificador pode tolerar. H uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuito, mas todos operam sobre o mesmo princpio de induo eletromagntica. No projeto de fontes lineares, em resumo, o objetivo do transformador adequar o nvel de tenso alternada da rede para um nvel correto de tenso que se deseja.

Figura 3 - Representao real de um transformador.

1.2. Funcionamento
Quando ligamos uma corrente alternada no enrolamento primrio produzido um campo magntico que proporcional ao nmero de voltas do fio em torno do metal e a intensidade da corrente aplicada. O fluxo magntico que produzido chega ao ncleo do brao metlico e sem encontrar resistncia chega ao enrolamento secundrio.

Figura 4 - Fluxo magntico no transformador.

Aps chegar ao enrolamento secundrio, por induo eletromagntica, cria-se uma corrente eltrica que tem variao de acordo com corrente do enrolamento primrio e tambm com o nmero de espiras dos dois enrolamentos. Dessa maneira, um novo valor de tenso pode ser obtido no secundrio, atravs do fluxo magntico criado pela primeira bobina.

1.3. Mais informaes


Geralmente o ncleo de ao dos transformadores laminado para reduzir a induo de correntes parasitas (corrente originada quando h variao no fluxo magntico de uma massa metlica) ou de corrente de Foucault, no prprio ncleo, j que essas correntes contribuem para o surgimento de perdas por aquecimento devido ao efeito Joule. Em geral se utiliza ao-silcio com o intuito de se aumentar a resistividade e diminuir ainda mais essas correntes parasitas.

Figura 5 - Perdas devido ao efeito Joule.

Para casos especiais, existe o modelo de transformador ideal, ou seja, aquele em que o acoplamento entre suas bobinas perfeito, de forma que no existam perdas (por efeito Joule, correntes induzidas, histerese ou perdas por disperso magntica) de qualquer natureza, seja nos enrolamentos, seja no ncleo.

Figura 6 - Relao de transformao do transformador ideal.

Observe que, no transformador ideal, dado o princpio de conservao da energia, perfeitamente claro que a potncia (Potncia = Tenso x Corrente) se mantm dos dois lados do transformador, o que faz com que a partir da mudana na tenso, exista alterao na corrente, de modo a manter a mesma energia (Energia = Potncia/tempo). Existe tambm um tipo de transformador denominado autotransformador, no qual o enrolamento secundrio possui uma conexo eltrica com o enrolamento do primrio.

Figura 7 - Esquema de um autotransformador.

um caso particular de transformador de potncia, com um nico enrolamento, dividido em dois. A tenso de sada obtida custa da diviso de tenso do enrolamento, como se pode ver na figura 5. Este tipo de transformador mais barato (um nico enrolamento), no entanto, no isola o circuito eltrico primrio do circuito eltrico secundrio, havendo, por exemplo, uma quebra nas espiras N2, a tenso VS torna-se igual tenso VP. Para este tipo de transformador a relao entre as tenses dada por:

10

Captulo 2 Retificador

Figura 8 - Diodos usados no processo de retificao.

2.1. O que ?
Retificador um dispositivo que permite que uma tenso ou corrente alternada (CA) (normalmente senoidal) do secundrio do transformador, seja constante ou transformada, em contnua ondulada (com ripple). Existem vrios tipos de retificadores e mtodos complexos para seu projeto e construo, normalmente sendo empregados no circuito diodos e tiristores (estes, amplamente utilizados em retificadores de alta potncia). Por convenincia e simplicidade do projeto das fontes lineares propostas, os circuitos retificadores comentados aqui sero constitudos apenas por diodos.

2.2. Circuitos com diodos retificadores


Como foi dito anteriormente, nossa anlise dos circuitos ter a retificao realizada por diodos semicondutores. Como voc j sabe, o diodo semicondutor um componente no linear que permite passagem de corrente num sentido e impede a passagem de corrente no sentido contrrio. Na figura 9 temos o smbolo de um diodo semicondutor bem como as curvas caractersticas de um diodo ideal e de um diodo real.

Figura 9 - Diodo semicondutor.

Como vemos, dentro de certas limitaes, as duas curvas so bem semelhantes. Evidentemente, o fator de escala para correntes no sentido negativo est exagerado, e a queda de tenso no sentido direto (da ordem de 1V) pode ser desprezada em primeira anlise na maioria dos circuitos (a queda de tenso Vd no sentido direto no diodo geralmente muito menor que tenso do transformador e a queda de tenso nos demais componentes). J a ruptura da juno do diodo ocorre em tenses reversas elevadas nas quais o diodo no deve ser utilizado para retificar.

11

Figura 10 - Diodo ideal e real nas polarizaes direta e reversa.

Alm da tenso de ruptura, os diodos reais possuem outras limitaes (geralmente indicadas pelo fabricante nos manuais), que passaremos a enumerar: Tenso de Ruptura: J explicada acima, aparece nos manuais como Vreverso. Id mx: Corrente direta contnua mxima. Ipico repetitivo: Mximo valor de pico repetitivo (funo da frequncia). Isurto: Mximo valor de corrente de pico no repetitivo, funo da frequncia e dos parmetros do circuito e da durao do surto inicial. Vd: Tenso direta aplicada no diodo durante a conduo. Irev mx: Mximo valor da corrente reversa. Geralmente, o fabricante fornece dados como: capacitncia parasitria do diodo, caractersticas mecnicas e trmicas do componente. No estudo dos circuitos apresentados a seguir vamos considerar um diodo modelado por um diodo ideal em srie com uma fonte de tenso Vd. Existem basicamente dois tipos de retificadores: 1. Retificador de meia-onda; 2. Retificador de onda completa a) Com tap central; b) Em ponte.

12

Figura 11 - Resumo do comportamento dos retificadores.

2.3. Retificador de meia-onda

Figura 12 - Circuito do retificador de meia-onda.

2.3.1. O que ?
O retificador de meia-onda um circuito composto por um diodo e um resistor, como pode ser visto na figura 12. Esse tipo de retificador utiliza metade dos semiciclos da senide de entrada (semiciclos positivos). Apesar de ser barato, em virtude de usar apenas um diodo, considerado como o pior retificador, por gerar muita interferncia na onda.

13

2.3.2. Funcionamento

Figura 13 - Circuito retificador de meia-onda com carga resistiva.

No circuito da figura 13, a corrente na resistncia de carga Rc s circula num sentido, embora a tenso eG(t) aplicada ao circuito seja alternada (senoidal). A corrente s circula quando o potencial do ponto A (PA) for mais elevado que o potencial do ponto B (PB) acrescido de Vd, ou seja, eG(t) > Vd, quando o diodo se acha em plena conduo. Nesta situao, a tenso (eG(t) Vd) fica toda aplicada na resistncia de carga e a corrente dada por (eG(t) Vd)/Rc. Quando eG(t) < Vd, o diodo bloqueia completamente e no h fluxo de corrente. Como no h queda de potencial atravs da resistncia de carga, toda a tenso fica aplicada no diodo. A figura 14 mostra as formas de onda que aparecem no circuito. Nota-se que a corrente s passa em um sentido e possui um valor mdio (componente contnua) no nulo e que a tenso reversa mxima no diodo |EG|.

Figura 14 - Formas de onda no retificador de meia-onda sem filtro.

14

2.4. Retificador de onda completa com tap central

Figura 15 - Circuito retificador de onda completa com tap central.

2.4.1. O que ?
O circuito retificador de onda completa com tap central um circuito que utiliza o enrolamento secundrio do transformador com terminal central (center tap), de modo que este seja dividido ao meio para proporcionar tenses iguais eG em cada uma das metades dos enrolamentos secundrios. Alm disso, dois diodos idnticos tambm constituem o circuito e com isso essa configurao de retificador permite a passagem de corrente por Rc nos dois semiciclos da senide.

2.4.2. Funcionamento
O funcionamento do circuito pode ser visto claramente na figura 16, de acordo com os semiciclos de eG1(t) e eG 2(t).

Figura 16 - Funcionamento do circuito retificador de onda completa com transformador de terminal central.

No primeiro semiciclo (figura 16 (a)), eG1(t) positivo e eG2(t) negativo, e portanto o diodo D1 conduz e o diodo D2 corta assim que eG1(t) > Vd. No segundo semiciclo (figura 16 (b)), eG1(t) negativo e eG2(t) positivo, e portanto o diodo D1 corta e o diodo D2 conduz assim que eG2(t) > Vd. Nota-se que a corrente sempre circula em um mesmo sentido sobre a carga. A tenso reversa mxima sobre cada diodo o dobro da tenso de pico que aparece em cada metade do secundrio, |2EG|, se desprezarmos Vd. Desse modo, podemos concluir que o retificador de onda completa com tap central obviamente produz uma forma de onda mais energtica que a proporcionada pelo retificador de meia onda.

15

Figura 17 - Forma de onda do retificador de meia onda no transformador.

Figura 18 - Forma de onda do retificador de meia onda na carga.

16

2.5. Retificador de onda completa em ponte

Figura 19 - Circuito retificador de onda completa em ponte.

2.5.1. O que ?
O circuito retificador de onda completa em ponte um circuito que utiliza quatro diodos em seu funcionamento. Essa configurao no exige que o transformador com tomada central, como no anterior, o que garante uma vantagem considervel sobre o regulador de onda completa com tap central. Apesar de serem utilizados quatro diodos em vez de dois da configurao anterior, essa no uma grande desvantagem, visto que os diodos apresentam baixo custo e ainda podemos comprar uma ponte de diodos em um nico encapsulamento. Alm disso, podemos reduzir o nmero de espiras do secundrio do transformador pela metade, nesse tipo de circuito.

Figura 20 - Outra configurao para o circuito retificador em ponte.

O circuito das figuras 19 e 20 permite conduo em Rc nos dois semiciclos da senide, o que significa que para uma mesma tenso de entrada eG(t) a corrente mdia o dobro da que tnhamos no circuito anterior.

17

2.5.2. Funcionamento

Figura 21 - Sentidos de conduo no retificador de onda completa em ponte: a) eG(t) > 2Vd; b) eG(t) < 2Vd.

Quando eG(t) > 2Vd (pois agora temos dois diodos em srie), os diodos D1 e D3 conduzem (figura 21.a)), o que automaticamente bloqueia D2 e D4 . Ou seja, D1 cria um caminho de corrente entre o terminal superior de Rc e o potencial Pa e D3 cria um caminho de corrente entre Rc e o potencial Pb. Portanto, na resistncia Rc temos uma tenso es(t) = (eg(t) 2Vd) e a corrente ser dada por (eG(t) 2Vd)/Rc. Quando 2Vd < eG(t) < 2Vd, nenhum diodo conduz e portanto Ic(t) = 0. Quando eG(t) < 2Vd (figura 21.b)), isto , quando Pa < (Pb 2Vd), o diodo D2 conduz bloqueando D1 e o diodo D4 conduz tambm, bloqueando D3. A corrente passa pelo caminho formado por D2, Rc e D4, passando pela resistncia no mesmo sentido que o anterior. Agora vale a relao es(t) = (eG(t) 2Vd). Na figura 22 vemos as formas de onda do circuito retificador em ponte. Nota-se que a corrente do gerador ainda senoidal, embora a corrente em Rc passe sempre num s sentido.

18

Figura 22 - Formas de onda no retificador de onda completa em ponte.

Como normalmente Eg >> Vd, a tenso reversa mxima em cada diodo aproximadamente |Eg|.

19

Captulo 3 Filtro

Figura 23 - Filtro.

Aps o processo de retificao, j temos em nosso circuito uma tenso com polaridade definida. Entretanto, seu valor pulsante (como a tenso senoidal aplicada ao diodo) e, por isso, inadequado para alimentar circuitos eletrnicos os quais precisam de uma tenso de alimentao CC. Sendo assim, so utilizados filtros logo aps a retificao de modo a se obter uma tenso mais prxima de uma tenso constante, alm, claro, de reduzir o valor da componente alternada ao nvel aceitvel pelo circuito alimentado, de forma que o fator de ondulao (ripple) seja reduzido para o menor possvel (no caso ideal, nulo). Os circuitos de filtragem basicamente se aproveitam da capacidade de armazenamento de energia de um capacitor para que ele torne a tenso sobre a carga a mais constante possvel.

3.1. Filtro capacitivo

Figura 24 - Filtro capacitivo.

3.1.1. O que ?
Esse o tipo mais bsico de filtro, sendo constitudo simplesmente por um capacitor ligado na sada de um circuito retificador. Muito usado em circuitos de baixa potncia. Naqueles que utilizam tenses mais altas pode no atuar de maneira satisfatria.

3.1.2. Funcionamento
A atuao desse filtro pode ser dividida em duas etapas: a primeira quando a tenso vinda do circuito retificador superior do capacitor, os diodos entram em conduo, carregando o capacitor e alimentando tambm a carga; quando a tenso retificada est abaixo da tenso do capacitor carregado, os diodos bloqueiam a corrente que tende a ir do filtro de volta para o circuito retificador e, assim, o capacitor passa a fornecer sua energia armazenada apenas para a carga, mantendo a tenso sobre ela bem mais prxima de uma tenso CC.

20

Figura 25 - Tenso retificada sem o uso de capacitor.

Figura 26 - Tenso retificada com o uso de capacitor.

21

3.1.3. Mais informaes


Um capacitor ideal armazenaria uma energia infinita e manteria a tenso constante sobre a carga. Entretanto, na realidade no isso o que acontece, j que capacitores armazenam uma quantidade limitada de energia e, ao fornec-la gradualmente a uma carga, ele acaba se descarregando lentamente, o que causa uma queda de tenso. A essa variao na tenso de sada do filtro damos o nome de ripple ou ondulao que um efeito indesejado na nossa fonte de tenso CC.

Figura 27 - Filtro capacitivo carregando.

Figura 28 - Filtro capacitivo descarregando.

Ao usarmos capacitores com maior capacitncia (a capacidade de o componente armazenar energia sob uma dada tenso), diminumos consideravelmente o ripple, porm, quanto maior a capacitncia, maior o custo e o volume do capacitor. Da a importncia de um projeto prvio para uma fonte: um capacitor pequeno pode gerar um ripple muito grande. Um capacitor grande demais, apesar de gerar menos ripple pode ser caro e desproporcional em tamanho ao resto do circuito. Observao: A partir da explicao acima, torna-se claro que existem 3 variveis que influenciam no ripple da filtragem: a capacitncia do capacitor: quanto maior, mais energia o capacitor ter para fornecer para a carga o que diminui a queda de tenso sobre ela; a corrente absorvida pela carga: quanto maior a corrente, mais rpido ser absorvida a energia do capacitor, acelerando sua descarga e queda de tenso; o tempo em que o capacitor permanece descarregando.

22

Sendo assim, para melhorar a eficincia de um filtro, ao invs de alterar o tamanho do capacitor, podemos escolher as retificaes em ponte ou tap central, j que elas diminuem o tempo de descarga do capacitor pela metade em relao retificao de meia onda.

3.2. Filtro LC

Figura 29 - Filtro LC.

3.2.1. O que ?
Esse filtro composto por um indutor em srie com um filtro capacitivo, como visto na figura 29. mais recomendado para circuitos que demandam muita corrente, j que a atuao do indutor auxilia a do capacitor. Tal tipo de filtro caro se comparado ao filtro capacitivo e desnecessrio em caso de projetos de baixa potncia.

3.2.2. Funcionamento
De forma semelhante ao filtro capacitivo, enquanto a tenso da senide retificada superior quela sobre o capacitor, a energia fornecida para a parte de filtragem e para a carga. Quando a situao se inverte, entretanto, como o indutor atua evitando mudanas bruscas no fluxo de corrente, ele sustenta a corrente que antes vinha do circuito retificador, auxiliando o capacitor que se descarrega como antes sobre a carga, mas sendo agora menos exigido.

Figura 30 - Filtro LC carregando.

23

Figura 31 - Filtro LC descarregando.

Como resultado da presena do indutor, a tenso sobre o capacitor nunca igual tenso de pico da senide retificada, j que h uma pequena queda de tenso no primeiro elemento. Por fim, temos uma forma de onda bem mais prxima de uma tenso CC. A presena do indutor reduz consideravelmente o ripple, sem reduzir tanto a amplitude da tenso de sada.

3.2.3. Mais informaes


Analisando mais profundamente a atuao dos componentes de um filtro LC, notamos que a reduo na tenso sobre o capacitor se deve fora eletromotriz inversa (do ingls counter electromotive force - CEMF) gerada pelo indutor: inicialmente a corrente sobre ele nula, e quando a senoide retificada comea a aliment-lo, surge essa resistncia variao na corrente, o que gera um atraso na alimentao do capacitor e uma tenso menor sobre ele no fim do ciclo. Outra anlise interessante pensar no filtro LC como um divisor de tenso de ripple. Pensando no sinal de sada do filtro como uma componente CC somada com uma CA de alta frequncia (o ripple) e sabendo que a altas frequncias, a impedncia do indutor aumenta e a do capacitor diminui, notamos que o ripple fica quase todo no indutor, enquanto pouco dele chega a carga, que est em paralelo com o capacitor. Mais uma vez a anlise de que uma onda completamente retificada vlida, j que dobra a frequncia inicial da rede, favorecendo essa diminuio do ripple.

24

Captulo 4 Regulador

Figura 32 - Regulador de tenso.

A ltima etapa da fonte, mas no menos importante que as antecedentes, a regulao. Um regulador um dispositivo que funciona de forma a linearizar o mximo possvel a sada da fonte na tenso desejada. Ou seja, por mais que entre uma tenso pulsante e maior que a desejada na entrada do regulador, este deve apresentar em sua sada um valor constante fixo, e aguentar tambm variaes na corrente da carga e na temperatura. O circuito da figura 33 ilustra o formato de um regulador de tenso:

Figura 33 - Representao de um regulador de tenso como um bloco.

Onde: VIN: tenso de entrada (V) VO: tenso de sada (V) IIN: corrente de entrada (A) IO: corrente de sada (A) CO e RO: cargas tpicas de um regulador de tenso.

4.1. Grandezas que definem um regulador de tenso


REGULAO DE CARGA Uma medida da variao percentual mxima da tenso de sada para uma dada variao percentual da corrente na faixa de operao. Isto indica a capacidade do regulador para fazer frente ou opor-se s variaes das cargas. Regulao de carga = V0/Il

25

Figura 34 - Representao grfica da definio de regulao de carga.

Anlise do Grfico: Temos que para um acrscimo da corrente de sada dada por Io durante certo tempo implicar diretamente numa queda da tenso de sada dada por Vo. A relao entre Vo/Io chamada de regulao de linha e implica um parmetro importante na escolha de fontes. A forma usual de mostrar essa definio atravs de uma curva Tenso de Sada (VO) x Corrente de Sada (IO), mostrada na figura 35.

Figura 35: Curva Tenso de Sada x Corrente de sada.

A curva acima simplesmente ilustra uma plotagem da queda da tenso de sada devido ao acrscimo da corrente mxima de sada. Condio de projeto: A regulao de carga deve ser feita quo baixa for possvel. REGULAO DE LINHA Razo da variao percentual mxima da tenso de sada para uma variao percentual especificada da tenso de entrada. Ela indica a capacidade do regulador em tolerar as flutuaes da tenso de entrada. Regulao de linha = V0/V

26

Figura 36: Representao grfica da definio de regulao de linha.

Anlise do Grfico: Temos que para um acrscimo da tenso de entrada ilustrada por Vi implicar diretamente em um aumento Vo da tenso de sada. Percebe-se no grfico duas regulaes de linha VLR1 que representam a diferena do pico negativo em relao ao Vo nominal e VLR2 que representa a diferena do pico positivo em relao ao nominal. Condio de Projeto: A regulao de linha deve ser feita quo baixa for possvel. RESPOSTA A TRANSIENTES a variao de tenso de sada admissvel quando um degrau decorrente na sada aplicado. Seu valor mximo ocorre quando um degrau de corrente, com a amplitude igual a mxima corrente admissvel pelo regulador, a partir do regulador sem carga, aplicado. Esse valor mximo consta nas especificaes e sua definio ilustrada na figura 37.

Figura 37: Representao grfica ilustrando a definio de resposta a transientes de um regulador.

Anlise do Grfico: Para uma variao de corrente de sada Io dada por um degrau esta implicar na sada do regulador um perodo de oscilao de tenses. O pico maior desta oscilao ser utilizado para calcular o Vtrmax que por sua vez entra na definio da resposta a transientes.

27

Condio de Projeto: A resposta deve ser feita quo melhor for possvel, ou seja, a tenso de sada deve oscilar pouco. H formas de se regular a tenso utilizando componentes eletrnicos bsicos, como diodos (zener principalmente), mas atualmente a utilizao de circuitos integrados (CI's) cada vez mais comum. Deve-se escolher o regulador adequado de acordo com a utilidade da sua fonte: 1. para valores reduzidos de corrente, utilizar CIs (ex.: LM317 e 7805). 2. para valores de correntes maiores: preferncia por reguladores constitudos de elementos discretos baseados em transistores.

4.2. Regulador LM317

Figura 38 - Regulador LM317.

4.2.1. O que ?
LM317 um regulador ajustvel de tenso. Associando resistores adequados no circuito, podemos ter tenso desejada entre 1,2 e 37V utilizando apenas 1 componente. Esta a grande vantagem de sua utilizao. Entretanto, este componente no o ideal para baixas tenses (ex: 5V), pois a sua tenso mnima de entrada de 28V. O LM317 possui internamente proteo contra curto circuito e contra superaquecimento.

4.2.2. Funcionamento
A tenso de entrada deve ser no mnimo 28V, ou 3V maior que a tenso de sada e no mximo 40V a mais que a tenso de sada. A corrente mnima para funcionamento de 10mA e a corrente mxima de 1,5A. Para casos em que h necessidade de utilizao de correntes maiores, podem ser selecionados outros CIs, como o LM150 (3A) ou LM138 (5A). Deve-se observar a montagem do circuito corretamente, de acordo com a figura abaixo:

28

Figura 39 - Circuito do regulador LM317.

As resistncias associadas devem ter os seguintes valores: R1 = 240 ohm R2 = (Vout - Vref)/Iref onde: Vref = 1,2V Iref = 5 mA

4.3. Regulador 78XX

Figura 40 - Regulador 78XX.

4.3.1. O que ?
78XX uma famlia de reguladores de tenso de trs terminais, com valores discretos constantes de tenso de sada, representados pelo 2 ltimos nmeros do nome do componente. Este componente bem simples de ser utilizado, porm seus valores discretos de tenso de sada limitam sua utilizao (veja tabela abaixo).

29

Figura 41 - Tabela de modelos do regulador 78XX.

4.4. Regulao pelo diodo zener

Figura 42 - O diodo Zener.

4.4.1. O que ?
Diodo um componente de circuito eltrico composto de materiais semicondutores (Si ou Ge) cujas faces so dopadas por diferentes gases na sua formao. Dessa forma, este permite que a corrente atravesse a princpio em apenas um sentido. Leia mais sobre diodo em retificao. Porm, existe certo tipo de diodo, denominado zener, que tem como prioridade trabalhar polarizado inversamente (zona de ruptura). Atuando desta forma, o diodo zener garante uma sada de tenso mxima determinada. Cada diodo Zener possui uma tenso de Zener especfica como, por exemplo, 5,1 Volts, 6,3 Volts, 9,1 Volts, 12 Volts e 24 Volts.

4.4.2. Funcionamento
Deve-se utilizar um resistor para limitar a corrente no zener operando como regulador de tenso.

Figura 43 - Diodo zener operando como regulador de tenso.

Para no danificar o componente deve-se garantir a corrente dentro de uma certa faixa: Izmax = Pz/Vz Izmin = Izmax * 0.15 30

Clculo do Resistor Limitador: Rz = (Vcc-Vz)/Iz onde: Pz,Vz: potncia e tenso zener (fornecido pelo fabricante). Iz: valor de corrente adequado entre Izmax e Izmin.

Figura 44 - Diodo zener operando como regulador de tenso.

4.5. Regulador com transstor em srie

Figura 45 - Regulador com transstor em srie e forma de onda de sada do regulador.

4.5.1. O que ?
O regulador srie com transstor constitudo da ligao de um diodo zener com um TBJ. O diodo tem a funo de provocar uma regulao da tenso enquanto o transstor controla a corrente suprida pela carga. A tenso de sada ser igual a tenso regulada do zener menos a queda de tenso base emissor do transstor (VBE).

4.5.2. Funcionamento
1. Se a tenso de sada diminui, a tenso base-emissor aumenta, fazendo com que o transstor conduza mais, e dessa forma, aumente a tenso de sada. 2. Se a tenso de sada aumenta, a tenso base-emissor diminui, e o transstor conduz menos, reduzindo, assim, a tenso de sada, mantendo a sada.

31

4.6. Regulador com transstor em paralelo

Figura 46 - Regulador com transstor em paralelo.

4.6.1. O que ?
O regulador com transstor em paralelo contm a mesma ideia do transstor em srie s que este agora entra em paralelo com a carga.

4.6.2. Funcionamento
1. Se a resistncia de carga diminui (aumenta carga), menos corrente entra em Q1 (menos corrente de coletor) e mais corrente vai para a carga, mantendo a tenso constante. 2. Se a resistncia de carga aumenta, mais corrente entra em Q1 e menos corrente vai para a carga, mantendo assim a tenso constante.

Captulo 5 Circuito indicador: LED e interruptor

Figura 47 - Representao de um LED.

5.1. O que ?
O dispositivo LED (Light Emitting Diode) nada mais que um diodo (leia mais sobre diodos no processo de retificao) que emite luz quando uma corrente atravessa o dispositivo no sentido direto. Este elemento bastante til para sinalizar se h ou no corrente passando por determinado ponto em um circuito eletrnico. Apresenta bastante confiabilidade dentro dos seus parmetros de funcionamento, alm do tamanho e custos reduzidos. Na tabela abaixo so apresentados os principais limites para um funcionamento correto do LED:

32

Figura 48 - Tabela com os parmetros normais dos LEDs.

Alm disso, o LED possui uma tenso inversa mxima variando entre 4 a 6V. Porm, da forma em que so utilizados em nosso circuito, esta tenso inversa nunca alcanada, pois j foi feito o processo de retificao. Portanto, para manter o nvel de corrente no LED baixa o suficiente para no afetar o componente, utilizado um resistor limitador, calculado como se segue: R = (Vin - Vq)/Imax Rr = (Vin - 1.8)/0.02 ohm Rg = (Vin - 2.1)/0.02 ohm

5.2. Funcionamento
CHAVE: A chave (ou interruptor) do circuito pode ser posicionada de duas maneiras possveis: Posio 1

Figura 49 - Fonte em Stand-by.

Desta forma, no h tenso no terminal de sada da fonte. Apenas o LED vermelho estar aceso. Portanto, indica que a fonte est conectada rede, porm no est desconectada do seu circuito externo. Diz-se que a fonte est em stand-by (pronta para uso).

33

Posio 2

Figura 50 - Fonte em funcionamento.

Nesta posio, o LED vermelho ir apagar e o LED verde acender. Isto indica que a fonte est em funcionamento, ou seja, a tenso de sada do regulador a exigida pelo projetista. Portanto, no final do projeto, pode-se verificar o funcionamento da fonte da seguinte maneira: posicione um voltmetro na sada do regulador e anote a tenso para a chave em ambas as posies. Se o circuito foi bem projetado, o multmetro dever indicar 0 V para a chave na posio 1 e a tenso desejada para a chave na posio 2.

Consideraes finais
Fruto de um trabalho que vem sendo feito desde maro de 2011, a publicao em questo, Teoria Geral das Fontes de Alimentao Lineares, tem como objetivo afirmar e comprovar nosso compromisso em relao ao trabalho desenvolvido. Aconselhamos a todos os interessados que aproveitem a oportunidade para ler o artigo relativo ao nosso projeto e aprendam a montar uma fonte atravs dos passos descritos em nosso tutorial. Aproveitamos mais uma vez esse espao para reafirmar que nenhuma parte do projeto visa fins lucrativos ou o aproveitamento do material de terceiros, de forma ilcita, para obter os crditos dos esforos j feitos no que diz respeito pesquisa sobre as fontes de alimentao. Esperamos que o leitor, seja estudante de engenharia ou no, possa aproveitar todo o contedo que estamos compartilhando. Em breve disponibilizaremos na internet uma verso beta do nosso programa para que todos possam testar a qualidade do programa e aprender mais sobre os conceitos descritos aqui. importante destacar que ainda temos muito para melhorar, sendo assim, contamos com a ajuda das sugestes de vocs para nos ajudarem a desenvolver um trabalho que seja do maior nvel possvel. Caso tenham dvidas, comentrios, crticas ou sugestes, entrem em contato conosco por e-mail ou acessem nosso site www.ufjf.br/peteletrica.

34

Referncias bibliogrficas e de imagens


Fontes de Alimentao
ELLIOT, R. Linear Power Supply Design. Disponvel em: <http://sound.westhost.com/power-supplies.htm> Acesso em: 10 fev. 2011. MSPC. Fontes de alimentao I-10. Disponvel em: <http://www.mspc.eng.br/eletrn/fontes_110.shtml>. PASS, N. Manufacturers Report The Importance of the Power Supply. Disponvel em: < http://www.hometheaterhifi.com/volume_4_2/nelpass.html> Acesso em: 20 fev. 2011 .

Transformadores
BRASIL ESCOLA. Transformadores. Disponvel <http://www.brasilescola.com/fisica/transformadores.htm>. PAIVA, E. Mquinas Eltricas Transformadores. Disponvel <http://www.estv.ipv.pt/PaginasPessoais/eduardop/MqE/transformadores.pdf>. em: em:

Retificadores
ANGELFIRE. Retificadores. Disponvel em: <http://www.angelfire.com/on/eletron/retifica.html>. FURLAN, R. Retificadores. Disponvel em: <http://www.lsi.usp.br/~roseli/www/psi2307_2004-Teoria-1Retif.pdf>. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Circuitos retificadores. Disponvel em: <http://www.uel.br/cce/fisica/docentes/dari/d4_atividade13_264e42e9.pdf>.

Filtros
INTEGRATED PUBLISHING. LC <http://www.tpub.com/neets/book7/27f.htm>. Choke-Input Filter. Disponvel em:

Reguladores
FONTES, M. B. A. Reguladores de tenso. Disponvel em: <http://www.lsi.usp.br/~bariatto/fatec/aca/aula4reguladores.pdf>. DATASHEET CATALOG. LM317. Disponvel em: <http://www.datasheetcatalog.net/pt/datasheets_pdf/L/M/3/1/LM317.shtml>. DOBKIN, R. C. et al. Electrical Regulator Apparatus Including a Zero Temperature Coefficient Voltage Reference Circuit. Assigned to National Semiconductor Corporation, 1971. FAETEC. Reguladores 78 e 79. Disponvel em: <http://sites.google.com/site/trabalhodidatico/faetec-2010--eletronica/reguladores-78-e-79>. SANTOS, R.B. Regulador de tenso usando CI. Disponvel em: <http://bairrospd.kit.net/fonte_aliment/Regulador%20de%20tensao%20com%20CI.pdf>.

LEDs
ELISABETE. LED (Diodo emissor de <http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/fsc5508/artigos/led-cefet.pdf>. 35 luz). Disponvel em:

Livros
CIPELLI, A. M. V., SANDRINI, W. J. Teoria e Desenvolvimento de Projetos de Circuitos Eletrnicos. 7 Ed. So Paulo: rica, 1983. CLOSE, C. M. The Analysis of Linear Circuits. N. York: Harcourt Brace Jovanovich, 1967. SEDRA, A. S., SMITH K. C. Microeletrnica. 5 Ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

36

Das könnte Ihnen auch gefallen