Sie sind auf Seite 1von 27

O PLANO DE AULA

Mas afinal de contas o que um plano de aula e pra que serve?

Bom, uma coisa sabemos, no h uma regra ou uma receita para se fazer um plano de aula...

Acorda Clique para editar os estilos do texto mestre menino, Segundo nvel acorda menina! Terceiro nvel Quarto nvel Vamos Quinto nvel preparar um PLANO DE AULA!!!

Um plano de aula comea definindo qual ser o tema, o assunto a ser tratado em aula. Em seguida vem os objetivos e os contedos envolvidos para alcan-los. Para evitar maiores imprevistos o professor pode constar em seu plano de aula as intervenes que ele pode fazer no decorrer da aula, o material que ser utilizado e o tempo previsto para cada etapa. Mas como saber se suas atividades esto sendo eficientes? a que entra um dos itens mais bsicos de um plano de aula... a AVALIAO! A avaliao um item com critrios bem flexveis.

Modelos de plano de aula O professor pode fazer um plano de aula para uma semana, um bimestre, semestre, ano, ou como ele achar melhor. Segue-se um modelo de um plano de aula, cujo planejamento de quatro aulas e aplicado para a stima e sexta srie.

Assunto: Espao e Forma Objetivos: -Observar e discutir caractersticas dos slidos geomtricos. -Explorar a representao plana de objetos tridimensionais. Contedos: -Caractersticas dos corpos geomtricos. -Vocabulrio especfico da rea de espao e forma. -Relaes entre faces de polgonos (figuras bidimensionais planas), poliedros (slidos geomtricos de faces planas) e corpos redondos (slidos curvos ou que combinam planos e curvas). Anos:6 e 7. Tempo estimado:Quatro aulas. Material necessrio: Conjunto de slidos geomtricos variados (esferas, cubos,

Contedos 1 etapa: Comece a atividade com um jogo de adivinhao. Disponha um conjunto de slidos geomtricos em uma mesa no centro da sala de aula. Pea que um aluno escolha secretamente um dos slidos. O restante da turma deve tentar descobrir a figura selecionada fazendo perguntas que tenham sim ou no como resposta. Aquele que adivinhar o slido ser o prximo a escolher. Para sofisticar a atividade, no permita que seja utilizado o nome dos corpos geomtricos, estimulando a utilizao de descries dos slidos e do vocabulrio especfico da rea de espao e forma. Assim, em vez de perguntar: a esfera?, os alunos teriam que se indagar: um corpo redondo?, Tem arestas?, Possui faces planas?... E assim por diante.

2 etapa A sequencia prossegue com um segundo jogo: separe os alunos em grupos e entregue a eles um conjunto de slidos geomtricos. Uma equipe deve usar os slidos para construir uma figura (uma torre usando dois cubos e uma pirmide no topo, por exemplo), ditando aos outros grupos a forma como os slidos esto posicionados. Os outros grupos, que no devem ver a montagem, tentam imitar a construo descrita aquele que construir uma figura semelhante original ser o prximo a ditar. Novamente, para incentivar o uso do vocabulrio especfico, pode-se pedir para a garotada dizer peguem a figura de seis faces idnticas, em vez de peguem o cubo, por exemplo.

3 etapa Um terceiro jogo explora a relao entre bi e tridimensionalidade. Leve diferentes planificaes de poliedros e corpos redondos, como o cone e o cilindro. Algumas devem apenas se assemelhar s reais, mas no podem permitir a montagem dos slidos. Por exemplo, no caso do cubo, leve vrias planificaes que possibilitem a montagem do cubo e outra figura formada por seis quadrados que, embora semelhante, no fecha, ou seja, no d origem ao cubo quando montado. Os alunos devem analisar as planificaes e selecionar quais permitem a construo do slido.

Avaliao
Observe o desempenho dos alunos ao longo dos jogos, prestando especial ateno na correta identificao das caractersticas de cada grupo de figuras (veja se percebem as diferenas entre polgonos, poliedros e corpos redondos) e no uso do vocabulrio da rea. Especialmente nas primeiras atividades, a interveno do professor essencial para mostrar diferentes maneiras de descrever uma figura geomtrica sem necessariamente precisar cham-la pelo nome.

Visualizao completa do plano de aula...

Mais um modelo de plano de aula, dessa vez, para 5 e 6 srie, de durao de 2 a 3 aulas.

Contedo: Espao e Forma Objetivos: Levar os alunos a explorar figuras poligonais atravs da visualizao, construo e classificao atravs do reconhecimento de atributos. Estudos sobre a aprendizagem de conceitos geomtricos recomendam implicar os alunos em aes de natureza cognitiva, para o desenvolvimento slido do pensamento geomtrico, e isto passa pela explorao, visualizao, manipulao, construo, representao, classificao e anlise de formas. Contedos - Polgonos, rea, convexidade, simetria. Ano:5 ou 6 anos Tempo estimado 2 a 3 aulas

Desenvolvimento das atividades 1 Etapa: preparao do material: a) Delimitar numa folha de papel quadriculado uma grade 6x6 b) Pontilhar a grade.

Importante: Esta rede pontilhada tambm conhecida como geoplano de papel. O geoplano clssico um tabuleiro de madeira com pinos (pregos) eqidistantes, em que os alunos formam figuras com elsticos ou barbantes.

2 Etapa: Formar figuras fechadas formadas por segmentos de reta, que tenham como extremidades os pontos da grade pontilhada.

3 etapa: Socialize as produes dos alunos e gerencie uma discusso sobre as caractersticas das figuras obtidas.

Quem desenhou uma uma Quem desenhou Quem umadesenhou figura figura figura Algum desenhou uma com com menos lados? com 6 lados? figura simtrica? entradas(reentrncias)?

O processo de discusso das figuras uma oportunidade de o professor, introduzir uma nomenclatura, assim os alunos j tero visto e desenhado uma figura de 6 lados, antes de terem que memorizar o nome hexgono. Outras propriedades surgem naturalmente a partir das construes, como, por exemplo, a noo, e no uma definio formal, de figura convexa, no convexa, simtrica e no simtrica. Os alunos podem pintar as figuras e o professor pode fazer um jogo de classificao em que o conjunto das figuras (que so polgonos), decomposto em duas famlias (partio), em que em cada famlia esto todas as figuras que tem uma certa propriedade (atributo), e na outra famlia todas as figuras que no tem a propriedade determinada.

Produto final: O produto final so as figuras construdas pelos alunos seguidas por uma ficha tcnica com os dados e atributos das figuras geomtricas. Por exemplo, a figura:

um pentgono porque tem 5 lados, no convexo, porque tem uma reentrncia e no simtrico. A figura:

um tringulo, porque tem 3 lados; Convexo - e todos os tringulos so convexos e no simtrico, trata-se de um tringulo escaleno, porque no tem lados iguais.

Avaliao:

H vrias maneiras de se avaliar em geometria, em especial, em relao atividade proposta, o professor pode dar algumas pistas sobre uma figura e solicitar que os alunos desenhem o polgono que satisfaz as condies, como por exemplo: Desenhe uma figura de sete lados (um heptgono portanto), que no seja convexa, mas seja simtrica. H infinitas solues, como por exemplo a seta abaixo:

Visualizao completa do plano de aula...

E por ltimo um plano de aula anual elaborado para 7 srie

FI

Bibliografia BURIASCO, R. L. C. de Didtica da Matemtica: 2 ano da licenciatura em Matemtica . Londrina, 2009. GEOMETRIA ELEMENTAR NO GEOPLANO DE PAPEL, Produzido por 1.Bigode A. J. L. Disponvel em : < http://revistaescola.abril.com.br/ matematica/ pratica-pedagogica/geometria-elementar-geoplano-papel -429069.shtml > Acesso em 08 de novembro de 2009.

EXPLORANDO CORPOS GEOMTRICOS, Produzido por 1. Padovan D. Disponvel em:<http:// revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/geometri > Acesso em 08 de novembro de 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen