Sie sind auf Seite 1von 39

COMO SUPERAR A TIMIDEZ

14/04231Por Miguel Lucas em Psicologia Comportamental


Voc consegue lembra-se de como era fazer um discurso na escola primria na frente de toda a classe? Ou quando entra numa sala cheia de estranhos e tem um surto de autofoco e ao mesmo tempo fica com a sensao que todas as pessoas esto a observ-lo? Provavelmente a sua boca ficou seca, voc sente-se agitado e com uma sensao de borboletas no estmago, enquanto o seu corao vai batendo cada vez mais rpido. Quer sejamos introvertidos ou extrovertidos, todos ns podemos experienciar esse sentimento de timidez em algum momento das nossas vidas. Socialmente, construiu-se a ideia errada de que s os introvertidos vivem a experincia da timidez, mas isso no verdade. A timidez tem mais a ver com estar vontade consigo mesmo, especialmente quando se encontra em situaes sociais. Para muitas pessoas, esta condio pode por vezes estender-se at idade adulta. Talvez voc hesite em fazer um telefonema ou abordar algum para pedir uma orientao. s vezes isso pode prejudicar mais do que ajud-lo. Voc comea a evitar algumas situaes, evita ir a lugares, evita constrangimentos, pode evitar defender a sua opinio por receio do confronto e da exposio. A timidez pode estar confinada a algumas situaes especficas no se tornando incapacitante nem angustiante. No entanto, em determinadas situaes, algumas pessoas pouco a pouco vo generalizando os acontecimentos incmodos ao ponto de poderem vir a desenvolver timidez incapacitante e alguns transtornos de ansiedade, como a fobia social e ataques de pnico.

ENTENDENDO A TIMIDEZ
A timidez est enraizada no medo, num medo irracional de falar e ser humilhado ou ignorado. Porque que algumas pessoas tem tanto medo de falar ou de se expor? Aponto para algumas causas principais como a hipersensibilidade, insegurana, ausncia de habilidades sociais e perfeccionismo. Quando voc associa falar ou interagir socialmente com angustia, constrangimento e vergonha, provavelmente far quase qualquer coisa para o evitar. Infelizmente, a timidez um enorme obstculo para o sucesso. Para as pessoas que compartilham esse problema, importante compreender as causas, trabalhar e esforarse para super-la, desde que sintam que lhe causa prejuzo na sua vida .

AS TRS COMPONENTES DA TIMIDEZ


A timidez desenvolve-se em torno de trs componentes:

Excesso de auto-conscincia. Voc particularmente em situaes sociais.

est

muito

consciente

de

si

mesmo,

Excesso de auto-avaliao negativa. Voc tende a ver-se negativamente. Excessiva auto-preocupao. Voc tende a prestar muita ateno a todas as coisas que est fazendo de errado quando est perto de outras pessoas.

Isto -lhe familiar? Quando est enfrentando a timidez, voc encaixa-se em algum estado de esprito, numa ou mais das categorias acima? Provavelmente sim.

PORQUE SENTIMOS TIMIDEZ?


Todos ns sentimos timidez de formas diferentes e em graus variados. No entanto, apresento algumas razes tipo que podem estar na origem da timidez prejudicial: Fraca auto-imagem. Isto especialmente verdade, para algumas pessoas que sofreram na escola algumas experincias negativas de afronta e diminuio de si mesmas. Isso pode ter levado criao de uma crena negativa de que as suas qualidades pessoais no eram interessantes, ou dignas de admirao. Provavelmente esforou-se por ser como as outras pessoas (crianas/jovens), resultando num sentimento pejorativo acerca de si mesmo afetando-lhe a auto-estima e auto-confiana.

EXEMPLO:

Jlia: Olhando para trs eu nem tenho certeza se sabia quais eram as minhas virtudes, eu sabia que todo mundo parecia ser uma pessoa mais interessante do que eu, ento eu tentei imit-los.

Ana: Eu pensei em mim como sendo interessante, porque eu era alta, e trabalhei muito duro para manter essa imagem. Foi, claramente, uma falsa imagem em que trabalhei duro para manter. Foi cansativo e eu era extremamente auto-consciente. Mesmo que as pessoas no me vissem como tmida, eu sentia-me tmida na maioria das vezes e com muita ansiedade. Acontece que a grande quantidade de crianas fixes/bacanas", tm uma fraca auto-imagem e querem ser como os outros. Pr-ocupao consigo mesmo. Algumas pessoas quando esto perto de outras pessoas, tornam-se extremamente sensveis ao que esto fazendo, como se tivessem sido colocados no centro do palco. Isso cria ansiedade e faz com que questionem cada movimento que executam. Fica-se com a ateno auto-centrada, em particular sobre: O que eu estou fazendo de errado?. Isto pode causar uma espiral descendente de negatividade.

EXEMPLO:

Jlia: Agregado a uma fraca imagem pessoal, eu pensava que no fazia nada correto! E isso dava incio a um ciclo que eu no conseguia sair. O que eu entendo agora que a maioria das pessoas no estavam olhando para mim da mesma forma como eu olhava para mim mesma.

Ana: Eu tambm era muito sensvel a todos os meus movimentos quando estava na presena de outras pessoas. Os meus sentidos ficavam aumentados, principalmente na forma como eu falava, caminhava, ria, etc. O meu foco estava no medo de errar na frente de outras pessoas, e isso deixava-me muito nervosa. O que eu entendo agora que todas as pessoas esto to envolvidas com as suas prprias inseguranas que dificilmente notaro a minha. Rotulagem. Quando ns nos rotulamos como uma pessoa tmida, psicologicamente sentimo-nos inclinados a viver de acordo com essas expectativas. Podemos dizer a ns mesmos: Eu sou uma pessoa tmida, deve ser verdade que eu sou tmido. Isto como eu sou, e este o modo como as coisas so. Quando ns rotulamos alguma cois a, essa

coisa tem a percepo de ser fixada e, portanto, devemos viver de acordo com as expectativas da rotulagem.

EXEMPLO:

Jlia: Eu era conhecida como sendo uma pessoa tmida, ou uma pessoa tranquila, e essa percepo por vezes aprisionou-me. As pessoas esperavam que eu fosse de uma determinada maneira e eu seguia exatamente isso. Sabendo que as outras pessoas olhavam para mim como tmida, e eu no querendo ser tmida, resultou em grande ansiedade quando estava com essas pessoas. Eu realmente queria me mostrar para os outros quando eu estava sua volta, mas rapidamente me comportava da forma como os outros me viam. Ana: No fundo, senti as angstias da timidez, muitas vezes, ainda, quando estou perto de pessoas, as minhas experincias com a timidez manifestam-se de forma incomum, como quando eu estou pedindo comida, quando eu falo com algum ao telefone, ou falo com estranhos. Eu nunca deixo esse meu lado tmido ser revelado, mas eu experimento a timidez. Nesses momentos, escuto-me a dizer: Eu sou tmida.

COMO SUPERAR A TIMIDEZ? A SEGUIR, APRESENTO ALGUMAS FORMAS EFICAZES PARA SUPERAR A TIMIDEZ:
Compreender a sua timidez. Procure compreender como que a sua timidez se manifesta na sua vida. Com que frequncia? Compreender os acontecimentos e estmulos que provocam essa sensao? E em que grau lhe causa incmodo ou prejudica o seu-dia-adia? Transforme a auto-conscincia em auto-conhecimento. Reconhea e perceba que as outras pessoas no esto necessariamente olhando para voc. Alm disso, a maioria das pessoas esto demasiado ocupadas a olhar para si mesmas e para os seus problemas, objetivos e desafios. Ao invs de olhar para si mesmo pelos olhos dos outros, transporte essa conscincia para dentro de si. Tome conscincia daquilo que faz e alimenta a sua timidez. Procure dentro de si que tipo de pensamentos, atitudes e crenas tem que possam estar a funcionar como combustvel para essa sensao de acanhamento social. O Auto-conhecimento e o desenvolvimento da auto-conscincia so o primeiro passo para qualquer mudana ou melhoria de vida. Conhea os seus pontos fortes. Todos temos qualidades nicas e diferentes maneiras de nos expressarmos. importante conhecer e aceitar plenamente as coisas que fazemos bem, mesmo que possam divergir da norma. Se todos fossemos iguais, o mundo seria um lugar muito chato. Tente perceber e/ou encontrar algo em que voc seja bom e faa isso. Se identificar as suas foras e virtudes ir aumentar a sua auto-estima e melhorar e reforar a sua autoimagem. Isto, ir ainda contribuir para o seu auto-conhecimento. uma soluo a curto prazo, mas vai-lhe dar a confiana necessria para quebrar a barreira auto-imposta de medo.

Tente perceber em que que essa fora e/ou virtude singular lhe d vantagem. Se por exemplo, voc bom ouvinte e atento aos pormenores, use isso para identificar o que funcional para os outros, se lhe serve a si tambm. Pode-lhe igualmente servir para aprender por modelagem, escolha algum positivo, alegre confiante, e observe como essa pessoa se comporta. Recolha informaes que lhe sirvam e se tornem numa vantagem. Aprenda a gostar e a cuidar de si mesmo. Pratique a apreciao de si mesmo e tire gozo da sua forma de ser e de se relacionar consigo, com os outros e com o mundo. Cuide de si, acarinhe-se, reforce-se e recompense-se, faa coisas que voc gosta, d graas s suas capacidades e habilidades, passe tempo de qualidade. Encontre-se consigo. No aja sempre em conformidade. Tentar agradar e encaixar-se no perfil de todas as pessoas desgastante e aborrecido. Entenda que no h problema em ser diferente. Na verdade, subjacente exibio pblica das pessoas populares, alegres e exuberantes, provavelmente tambm em algumas alturas das suas vidas confrontam-se com inseguranas, dvidas, auto-centramento, estranheza e sentimento de desadequao. Aceite a forma como voc , e caso pretenda melhorar algo, arranje uma estratgia para o alcanar. No se castigue, no se despreze nem menospreze, voc no pode querer ser qualquer um. E caso pretenda ser diferente, no tem necessariamente de ser por motivos depreciativos e negativos, mas sim apenas porque quer e deseja isso. Foque-se nas outras pessoas e interaja com elas. Ao invs de focar-se no seu embarao quando se encontra em situaes sociais, foque-se naquilo que est a acontecer, o que as pessoas dizem, como se comportam, foque-se no prazer que est a retirar ao apreciar o momento. Torne-se interessado em aprender sobre os outros, em retirar proveito das conversas que tem. Voc pode tentar pensar algumas coisas para si, enquanto interage com os outros: O que que esta pessoa tem que eu gosto? Alivie a ansiedade atravs da respirao. A ansiedade e o medo podem ser uma experincia angustiante se voc estiver tentando tornar-se mais assertivo a fim de superar os seus receios. Uma tcnica simples para aliviar a ansiedade e reduzir a angustia , fazendo algumas respiraes profundas, concentrando-se apenas na sua respirao. Inspire e expire lentamente e de forma profunda (contado: 1,2,3,4), enquanto sente o ar que entra e sai dos seus pulmes. Perceba como isso o deixa mais relaxado e descontrado. Sinta essa sensao e acalme-se. Ao atingir um estado mais calmo, volte a ateno para as suas capacidades e habilidades. Seja positivo e afirmativo na construo dos seus pensamentos. Aliviar a ansiedade atravs movimento. Uma maneira de melhor entendermos os sintomas da ansiedade atravs da acumulao de energia e consequente bloqueio. Podemos libertar essa energia atravs da atividade fsica. Exerccios como correr ou andar ajudam fluidez de algumas das energias bloqueadas, mas tambm ajuda diminuio dos sintomas fsicos causados pela ansiedade. Existem na verdade muitos benefcios para a sade associados atividade fsica. Se ainda no pratica regularmente nenhum tipo de atividade fsica, aconselho-o a ponderar essa hiptese e a procurar esclarecimento acerca do tipo de programa que se encaixa melhor na sua situao. Caso sofra de alguma condio mdica, marque uma consulta com o seu mdico. Uma outra tcnica efetiva um exerccio derivado das tcnicas de relaxamento (scan corporal). Sente-se ou deite-se. Tente ter a percepo total do seu corpo, traga para a conscincia cada parte do seu corpo, a partir da cabea e em direco aos ps.

Mentalmente faa um scan ao seu corpo, tentando identificar algum ponto de tenso, quando identificar, centre-se nesse ponto e reserve algum tempo da sua ateno. Tente contrair ainda mais essa zona identificada e em seguida, relaxe. Contraia e relaxe as vezes necessrias at que sinta alvio da tenso. Continue com a monitorizao das zonas tensas, no sentido: Cabea > Ps. Em cada parte do seu corpo que vai identificando como estando tensa, aperte os msculos dessa zona durante 3-5 segundos e em seguida relaxe. Quando relaxa, expire, isto ajuda a libertar a tenso. Visualizao. Visualize-se encarnando os comportamentos e atitudes positivas de uma pessoa confiante e feliz. Este exerccio ajuda a moldar a percepo de si mesmo, assim como de forma antecipada prepara-o para enfrentar situaes que normalmente lhe causam angustia. Feche os olhos, sente-se num lugar tranquilo, pode colocar uma msica relaxante, imagine-se numa cena ou situao em que consiga ver-se da maneira que gostaria de ser. Nesta cena, como voc se sente? O que voc ouve? Sente o cheiro de alguma coisa? Voc est-se movendo? O que voc v? Como que voc fala? Envolva todos os seus sentidos para tornar a visualizao o mais real possvel. Tente memorizar para si todas as boas sensaes sentidas. Dica: O exerccio de visualizao, preferencialmente deve ser feito depois de fazer os exerccios de respirao e/ou de relaxamento (scan corporal). Desta forma, aumenta a eficcia da sua visualizao. Afirmaes. As palavras podem transmitir uma energia incrvel. O que dizemos a ns mesmos repetidamente, gravado na nossa mente subconsciente, tornando-se num impulso para a ao. Se nos dizem repetidamente que ns somos incapazes, e tmidos demais para fazer qualquer coisa bem sucedida, vamo-nos tornando cada vez mais conscientes das provas que possam apoiar este facto, e as nossas aes sero sempre correspondentes ao que dizemos a ns mesmos. Da mesma forma, se repetidamente, dizemos a ns mesmos que somos capazes, confiantes e habilidosos, a nossa mente subconsciente, provavelmente, ir orientar-nos no sentido de passarmos a agir e pensar em conformidade com esse facto. Embora, no possamos mentir para ns mesmos, a visualizao e as afirmaes positivas so teis para nos colocar no caminho dos padres do pensamento positivo. Aceite a rejeio sem personalizar. Devemos por vezes ter a capacidade de aceitar a possibilidade de que podemos ser rejeitados sem sentirmos que foi um ataque pessoal. Lembre-se, voc no est sozinho no mundo, existem pessoas que pensam e agem de forma diferente e inevitavelmente todos ns em algum perodo da nossa vida vamos sentir o peso da rejeio. parte da vida e faz parte do processo de aprendizagem. A chave est em como lidar com as rejeies. Como j referi, estar mentalmente preparado pode ser uma vantagem.

ENTO O QUE FAZER PARA LIDAR MELHOR COM A REJEIO?

No personalize. Muito provavelmente no foi culpa sua. Nem tinha de ser necessariamente uma questo de culpabilizao (sentimento de culpa). As condies poderiam no ser favorveis, poderia estar relacionado com questes que o ultrapassam.

Aprenda com a experincia. O que voc aprendeu? Se tivermos uma atitude positiva, existe certamente, uma lio de aprendizagem em cada situao. atravs dessas lies de vida que reside o potencial para se tornar numa pessoa mais capacitada, emocionalmente mais equilibrada. Nada est perdido se voc aprender a lidar com os acontecimentos. Veja essas situaes incmodas como bnos disfaradas. Siga em frente. Reconhea que quando voc se coloca num estado de auto-piedade, no est a avanar nem a diminuir o seu problema. Nada ser alterado a partir desse seu estado de auto-piedade. Quando voc comea a reconhecer isso, aumenta a probabilidade de perceber que tentar recriminar-se, auto-sabotar-se uma perda de energia e que isso acontece na tentativa de proteger o seu ego e auto-estima. Mas, contrariamente s suas intenes, essa estratgia s serve de combustvel para a sua timidez, prejudicando-o ainda mais. O que dever fazer , focar-se num processo baseado na construo de habilidades funcionais e nareestruturao cognitiva (pensamentos), de forma a desenvolver um conjunto de ferramentas que facilitem a superao da timidez. Trabalhe no seu processo de construo de ferramentas para lidar com situaes que fazem disparar a timidez disfuncional. Faa coisas e no pare at conseguir. Tente novamente, tente novamente, tente novamente. Ir conseguir! Renuncie ao perfeccionismo excessivo. Quando nos comparamos com os outros, tendemos a comparar-nos com a pessoa mais popular que conhecemos ou com as celebridades que vemos na TV. Por vezes estabelecemos expectativas excessivas, comparamo-nos injustificadamente a pessoas diferentes de ns e perguntamos porque no posso ter isso? ou porque no sou assim?. Perante estas questes, carregamos connosco a viso que outra pessoa tem acerca da perfeio e desejamos ser dessa forma. Nas situaes normais e naturais do dia-a-dia somos constantemente testados, pressionados pela prpria vida, a possibilidade e probabilidade de errarmos e falharmos convive connosco. A falha alimenta-se das circunstncias da vida. Se perante este cenrio, ainda contribuirmos mais para exercermos presso sobre ns mesmos, ficaremos por certo num cenrio de desvantagem. Passamos a ser o maior construtor de cenrios e pensamentos de expectativas excessivas e inalcanveis. Isso retira-nos capacidade, racionalidade e certamente no nos ajudar a melhorar as nossa falhas. Ateno: A ideia do perfeccionismo uma viso que voc cria na sua mente, no propriamente a realidade das coisas. Deixe de lado a imagem perfeita, deixe de criar vises de si mesmo como tendo de fazer tudo muito bem. Expresse-se livremente, apreciando a forma como faz as coisas e focando-se no acto de fazer. Crie o hbito de ter prazer naquilo que faz, no se foque unicamente no resultado, mas sim no processo. A perfeio no existe! O que existe uma ideia acerca daquilo que julgamos ser perfeito, num determinado dia, a uma determinada hora, num determinado espao, contexto e situao. Ainda assim, tm de ser criados na nossa mente critrios sobre os quais vamos avaliar o nosso desempenho de perfeio ou no. Pratique habilidades sociais. Como qualquer outra habilidade, as habilidades sociais podem ser cultivadas atravs da prtica e experincia. Quanto mais voc se coloca nas situaes, expondo-se, mais fcil se tornar na prxima vez. Se voc tem dificuldade de saber o que dizer, voc pode praticar o que quer dizer antes do tempo. Utilize a tcnica atrs descrita: a visualizao.

No evite recorrentemente situaes desconfortveis. Se voc abandona ou evita situaes em que fica tmido e lhe causam incmodo, o que realmente est fazendo reforar a sua timidez. Em vez disso, enfrente a situao, force-se a ir aos stios que lhe provocam mal-estar (dentro das situaes em que acciona a sua timidez). Aproveite a situao angustiante para melhorar a sua auto-conscincia e crescimento pessoal. s vezes, no so as habilidades sociais que nos faltam, mas sim a falta de autoconfiana que podemos vir a ser bem sucedidos, e um elevado medo de falhar. Colocando-se nestas situaes desconfortveis, ir ajud-lo a dessensibilizar o medo face situao. Quanto mais voc se fora a enfrent-lo, e experiment-lo, mais ir perceber que, afinal no era assim to assustador.Pode ser difcil para o seu ego (a ideia que tem de si e quer proteger) aceitar esta estratgia no incio, mas rapidamente voc ir descobrir que consegue: estar descontrado, divertir-se e apreciar o momento. Torne-se o observador e procure em si mesmo, respondendo s perguntas: Porque me estou sentindo desse jeito? O que me fez sentir desse jeito? Pode haver uma explicao alternativa para o que est acontecendo? Utilize algumas das formas anteriormente descritas para elaborar uma estratgia de como dever fazer nas situaes em que a sua timidez possa atingir nveis incapacitantes e de difcil gesto. V aos stios incmodos, mas certifique-se que sabe como utilizar algumas ferramentas que o possam ajudar a lidar com a situao. A timidez no doena, sim uma sintomatologia que reflete a forma de pensar acerca de si mesmo, das suas capacidades e habilidades. Considere o seguinte: Com a sugesto que fiz, no quero necessariamente dizer que deve passar a ir a lugares que no gosta, ou a obrigar-se a fazer coisas desajustadas e desagradveis do ponto de vista moral, social e pessoal. O que lhe quis transmitir foi que, dever tentar voltar a fazer aquilo que foi abandonando devido sua timidez. Ou seja, saia da sua zona de conforto, caso ela o tenha afastado de seguir aquilo que quer, os seus desejos, sonhos, projetos, desafios, etc. Trs questes capacitadoras. Durante as situaes e contextos sociais nos quais voc pode experimentar nervosismo e angustia, periodicamente, faa a si mesmo as seguintes trs questes. Fazer isto ir permitir-lhe focar-se em habilidades que promovem o pensamento positivo e mais adequado:

Eu estou respirando bem? Eu estou relaxado e descontrado?

Estou a apreciar o momento? Dica: Caso alguma dessas situaes no se verifique, dever accionar as estratgias que anteriormente praticou e implement-las nesse exato momento. Foque-se no momento presente. Torne-se consciente do que voc est fazendo, independente do que voc est fazendo, isto ir retirar o foco de si prprio. Quando voc est tendo uma conversa, no seja demasiado analtico no seu pensamento e nas suas aces, deixe fluir, envolva-se no acontecimento e expresse-se com naturalidade, acreditando que est a ser aquilo que . Aprecie isso, goze isso. Memorize e relembre-se do seu sucesso. medida que vai conseguindo superar a timidez, voc ir saborear muitas vitrias e realizaes sobre si mesmo. Voc vai obter insights (formas mais adaptadas de ver as coisas) sobre a verdade por trs das situaes sociais. Voc vai comear a ver-se a si mesmo de forma diferente e a reconhecer que

consegue sentir-se confortvel e confiante em situaes anteriormente angustiantes. Quando estas vitrias e realizaes acontecerem, certifique-se que as regista num caderno, descrevendo-as. Manter um dirio dos seus sucessos, no s refora a autoconfiana desenvolvida, mas tambm ajuda a mudar o foco para algo que pode beneficilo. Quais so alguns dos seus momentos de timidez? O que voc fez para super-los? Se voc ainda no os superou, qual ser a razo, e o que voc pode fazer para melhor isso na prxima vez?

E VOC, TEM DIFICULDADE EM SUPERAR A TIMIDEZ?


Partilhe connosco as suas dificuldades e estratgias para lidar com a timidez. Ainda tem dificuldade para superar momentos de timidez? Como que ultrapassa esse tipo de situaes? Participe e comente!

ABANDONE A NEGATIVIDADE: ACABE COM O DILOGO AUTO-CRTICO


03/1128Por Miguel Lucas em Psicologia Positiva
Na vida, arrisco a dizer que todos queremos ser bem sucedidos. Todos queremos ser donos do nosso destino, ser autnomos e independentes nas nossas tomadas de deciso. Queremos possuir poder. O poder de materializar aquilo que desejamos atingir. Na base de qualquer deciso, est o pensamento, o que suporta esse pensamento o funcionamento da nossa mente que produzida pelo funcionamento do nosso crebro. O crebro influencia aquilo que pensamos e o que pensamos influencia o funcionamento do crebro. Tal como Anthony Robbins transmite no seu livro: O Poder Sem Limites, o nosso maior poder est na relao que estabelecemos connosco e na forma como estruturamos o nosso dilogo interno. O nosso dilogo interno funciona como a matria prima para a estrutura funcional do crebro. A forma como moldamos aquilo que dizemos a ns mesmos, vai criar um conjunto de redes neuronais no crebro que podem jogar a nosso favor ou contra ns. Inevitavelmente a negatividade ou a positividade com que encaramos a nossa vida, est materializada na rede neuronal que constitui o nosso crebro e que cria a nossa mente. Quando dizemos que temos esta ou aquela mentalidade, estamos indiretamente a dizer que a nossa mente reflete uma determinada forma de raciocinar. Esta forma de raciocinar foi-se enraizando em parte pela grande influncia que o nosso discurso interno tem na construo e orientao dos nossos pensamentos e consequentes hbitos.

O DILOGO INTERNO SOFRE INFLUNCIA DO SISTEMA DE CRENAS


Tal como o escultor usa uma determinada ferramenta para talhar a pedra ou a madeira e dai criar a pea desejada, assim funciona o nosso dilogo interno. Cada vez que verbalizamos silenciosamente uma auto crtica destrutiva e incisiva, assim isso vai deixando as suas marcas no crebro. Levando isto em considerao, e sabendo igualmente que o crebro plstico (no rgido e imutvel como a escultura), possvel propor-nos mudana. Para que isso seja possvel, temos de ter a noo de algumas crenas que possam estar a auto sabotar uma adequao positiva vida. Ns funcionamos como um todo, e como tal, para que o processo de mudana seja eficazmente institudo necessrio levar vrios fatores em considerao. Um desses fatores, que joga um papel decisivo para uma mudana positiva no seu dilogo interno a mudana das crenas disfuncionais. Expliquei detalhadamente como mudar as crenas nos artigos: Mude as suas crenas, evolua a sua mente parte I e parte II. As crenas so todas as ideias que voc acha que so verdadeiras acerca de si prprio, dos outros, do mundo e do seu futuro. premente clarificar o que voc acredita, quem voc , o que voc quer, e porque voc quer. As crenas funcionam como um farol numa noite escura, orientando-lhe a realizao dos seus desejos, ou ao invs dificultando a sua obteno.

As crenas disfuncionais so semelhantes s distores cognitivas e a maioria das crenas disfuncionais podem ser consideradas distores cognitivas. No entanto, nem todas as distores cognitivas podem ser considerados crenas disfuncionais. Isto, porque as distores cognitivas:

No so necessariamente negativas, nem tm de resultar em consequncias negativas. Por exemplo, uma interpretao excessivamente otimista de um evento traumtico pode ser uma distoro cognitiva, mas no uma coisa ruim, e pode ser uma coisa boa.

So geralmente dependentes do contexto, significando que elas fazem mais sentido quando so aplicados diretamente a uma situao especfica. Por exemplo, a fim de ampliar um erro como um fracasso total, esse erro precisa ocorrer primeiro. Portanto, a distoro cognitiva (ampliao) existe quando a situao (ter cometido um erro), tambm existe. As crenas disfuncionais, por outro lado: So negativas e prejudiciais, por definio (disfuncionais).

No so to dependentes do contexto como as distores cognitivas, pois elas podem existir mesmo quando a situao no existe. Por exemplo, uma crena disfuncional que a emoo da raiva perigosa e deve ser evitada a todo custo. Voc pode manter essa crena, esteja ou no a experimentar raiva. As crenas disfuncionais, e igualmente as distores cognitivas inevitavelmente emaranham-se com o nosso discurso interno. Tornando-se difcil perceber o que que est dependente do qu. mais funcional falarmos de interdependncia equitativa. No entanto, no podemos esquecer que a ferramenta a utilizar para mudar as crenas disfuncionais a reestruturao do seu dilogo interno. E o dilogo interno s pode ser mudado com eficcia se aumentar a conscincia do seu prprio dilogo auto crtico e destrutivo. O processo a ter em conta, ser: Monitorizao do discurso, Identificao da auto crtica e pensamentos destrutivos, seguida da substituio do discurso inadequado e indesejvel por um mais assertivo e funcional. Este o processo que alimenta a reestruturao do seu dilogo interno auto depreciativo para um dilogo interno capacitador e positivo. Na tcnica de monitorizao, importante estar ciente daquilo que anda procura para mudar, e para que o possa fazer com xito, dever fazer uso da sua ateno. Ao focar a sua ateno no seu prprio discurso e ao identificar o que o tem prejudicado at ao momento, dever redireccionar a sua ateno para a construo do dilogo interno assertivo que quer implementar. E depois, segui-lo! Expliquei a importncia de deixar de dizer algumas frases ou palavras depreciativas e impotentes no artigo: Deixe de dizer, desculpe, eu no sei, eu no consigo parte I e parte II. Pode ainda analisar o impacto das distores cognitivas no artigo: Distores do pensamento, saiba porque causam problemas e como as mudar. Apresentei tambm a ideia de que as pessoas que sofrem de depresso desenvolvem alteraes disfuncionais no seu raciocnio, como pode ler no artigo:Depresso, ser um erro de raciocnio?

O DILOGO INTERNO, O SEU PASSADO E A SUA HISTRIA

Os eventos passados, os nossos feitos, as nossas derrotas, infortnios, conquistas, desiluses, mgoas, tristezas, alegrias, traumas, contam a nossa histria. A nossa histria, inevitavelmente feita de bons e maus momentos. a relao entre estes dois momentos distintos que permitem fazer um balano do nosso passado. Esse balano pode promover ou dificultar o nosso presente e a projeo para o futuro. Pode ter chegado ao dia de hoje carregado de negatividade, a qual foi certamente forjada em parte pelo seu dilogo interno de auto crtica destrutiva, incisiva e negativa. certo que aquilo que disse a si mesmo no pode ser mudado, assim como as consequncias desse discurso. No entanto, aquilo que pode ser feito uma resignificao do passado. Pode olhar para os acontecimentos e atribuir-lhe um significado diferente, mais adequado, mais funcional e construtivo. Libertando-se das mgoas do passado, fica em posio de abandonar igualmente o discurso que em muito pode ter contribudo para exacerbar os acontecimentos negativos (uns inevitveis outros promovidos por si). Para mudar a sua histria futura necessrio colocar em marcha um processo de mudana. necessrio reestruturar o seu dilogo interno. Aquilo que dia aps dia vamos verbalizando para ns mesmo, e se materializa em aes ou na ausncia delas, vai construindo a nossa histria. Se est insatisfeito com a sua at ao momento atual, mude, faa algo de diferente. Tal como expliquei de forma aprofundada no artigo: Mude a sua histria, se est insatisfeito faa algo de diferente. Quando faz o balano do seu passado e deteta que existe uma enorme insatisfao, volte-se para si, observe o que tem dito a si mesmo, o que pensa de si, como olha para o mundo. Sente-se desesperanado e malhumorado, aponta o dedo a tudo e a todos, sente-se injustiado e desmotivado? Se sim, neste exato momento pondere que muito provavelmente precisa reavaliar as conversas internas e monitorizar o que tem dito a si mesmo. Tente perceber que tipo de mensagens est implementando em si e que efeito esto a ter na sua vida? Se quer mudar de vez os seus resultados, se pretende escrever uma histria diferente acerca da obteno dos seus objetivos. Se quer promover o seu sucesso e contribuir para a sua felicidade e satisfao, mude. Nesse processo de mudana seja criterioso na escolha das suas palavras. Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Cuidado com as suas palavras, 8 forma de otimizar o seu dilogo interno

O DILOGO INTERNO E A SUA FELICIDADE


A felicidade uma construo pessoal e subjetiva. E como toda e qualquer construo que possamos desenvolver ou construir, ela suportada pelo crebro. Como tenho vindo a explicar, o nosso crebro influencia e influenciado pela forma como nos relacionamos connosco, como os outros e com o mundo. E a forma como nos relacionamos suportada pela forma como nos expressamos, fundamentalmente pelo nosso dilogo interno. O mesmo ser dizer, que a nossa felicidade sofre influencia daquilo que vamos dizendo a ns mesmos, e na forma como isso faz ou no faz sentir-nos bem. A nossa conscincia est sempre escuta daquilo que vamos falando, daquilo em que acreditamos. E voc tem de ter conscincia disso. importante que perceba que tudo o que vai dizendo para si mesmo (principalmente aquilo que se materializa em aes) vai-se tornando num

hbito, e esse hbito passa a ter conscincia prpria. Por outras palavras, por fora do hbito voc deixa de ter conscincia daquilo que vai dizendo, daquilo que orienta os seus comportamentos e atitudes. E se deixa de ter conscincia, fica merc da sua auto sabotagem. Fica merc de uma rede neuronal especializada para a negatividade, e consequentemente os pensamentos da oriundos no sero os mais adequados obteno da felicidade. Se est descontente com o seu passado, se os seus comportamentos e as suas atitudes lhe tm causado problemas e dissabores na sua vida, tem agora a oportunidade de mudar o curso da sua histria. Tem agora o possibilidade de optar por ser feliz. Tal como expliquei no artigo: A felicidade possvel, mas opcional. Certamente beneficiar de uma mudana na sua estrutura mental, que tem vindo a expressar negatividade at ao momento. No desespere, a mudana possvel. Voc possui em si um crebro plstico, que pode ser reestruturado no sentido de implementar e construir formas de raciocnio que lhe facilitem a adequao e adaptao vida que deseja construir. Se est interessado em desenvolver uma estrutura mental facilitadora da obteno da sua felicidade, leia o artigo: Estrutura mental positiva, o elixir da felicidade.

DILOGO INTERNO E RELAO COM A TIMIDEZ, AUTO ESTIMA E AUTO CONFIANA


Como temos vindo a verificar o nosso dilogo interno est praticamente presente em tudo o que tem a ver com a expresso daquilo que ns somos. Inevitavelmente, influencia grande parte dos nossos traos de personalidade e generaliza-se nossa identidade. Como o que est aqui em questo a expresso negativista do discurso interno, importa abordar o impacto que tem na construo ou interferncia nos conceitos como a timidez, auto estima e auto confiana. Estes trs conceitos esto fortemente relacionados influenciado-se uns aos outros. A timidez e a baixa auto confiana relacionase com alguma forma de medo. A pessoa sente receios de vrios nveis accionando a ansiedade, que faz aumentar ainda mais as dvidas acerca de si mesmo, do seu desempenho e possveis resultados.

TIMIDEZ
A timidez est enraizada no medo, num medo irracional de falar em pblico e ser humilhado ou ignorado. A pessoa vai desenvolvendo hipersensibilidade, insegurana, ausncia de habilidades sociais e perfeccionismo. O que vamos dizendo e aquilo a que prestamos ateno, normalmente uma ateno virada para ns mesmos, exacerba alguns factores, como o excesso de auto-conscincia (fica-se muito consciente de ns mesmos, particularmente em situaes sociais), o excesso de auto-avaliao negativa (tendemos a ver-nos negativamente), e excessiva auto-preocupao (tendemos a prestar muita ateno a todas as coisas que estamos fazendo de errado quando estamos perto de outras pessoas). Se acha que est a ser afetado na sua vida por extrema timidez, leia o artigo:Como superar a timidez.

AUTO

ESTIMA

No meu ponto de vista, um dos maiores impactos do dialogo interno auto crtico gira em torno da auto estima, e inequivocamente na diminuio da mesma. Uma boa autoestima emerge da auto-imagem positiva que temos de ns, algo que de forma pro-activa construmos. A auto-estima no se constri na passividade, nem quando pensamos que vem dos acontecimentos exteriores, a auto-estima desenvolve-se no mundo real, na nossa histria. O que se pretende uma construo slida, bem edificada e isto s possvel alcanar a partir do nosso interior. E no nosso interior, expressa-se o nosso dilogo interno. Se este demasiado crtico, mordaz e atroz, dilacerando os nossos comportamentos, depreciando com adjetivos pejorativos a nossa prpria pessoa e as nossas capacidade e habilidades, certamente o desfecho ser uma auto estima destrutiva e diminuda. Se acha que sofre com o facto de ter uma auto estima diminuda, pondere ler o artigo: Como melhorar a auto-estima.

AUTO

CONFIANA

Imagine que algum falava ao seu ouvido, palavras de desacreditao das suas capacidades, palavras de bota abaixo, de dvida, de escrnio, de maledicncia, de injustia, de desencorajamento e derrota, do gnero: Tu s o pior, nunca irs conseguir nada na vida. ou Isso o melhor que consegues? ou Sabes que por mais que te esforces no irs ser bem sucedido. Provavelmente iria ficar muito zangado com essa pessoa, podia tentar contradizer ou provar que no tinha razo, ou simplesmente gritaria: Basta, para de dizer barbaridades! exatamente esta voz de comando que necessrio accionar caso verifique que tem sido o seu prprio carrasco, que tem sido o seu pior inimigo e que optou por deixar-se ir na corrente do negativismo, criando um imagem distorcida de si mesmo. Reestruture aquilo que diz para si mesmo. Incentive-se a melhorar os seus pontos fracos, aprenda a motivar-se e transforme-se no seu melhor aliado. Abordei esta questo no artigo: Seja o seu maior f. Se a sua auto confiana est comprometida pelo discurso negativista e auto critico depreciativo que tem tido consigo mesmo, leia os artigos: 3 passos e 10 formas para construir a sua auto-confiana Estratgias extraordinrias para melhorar a auto-confiana Melhore a sua auto-confiana em 3 passos

DILOGO INTERNO E RELAO COM O MEDO DO FRACASSO, ANSIEDADE E DEPRESSO

O medo provoca uma enorme descarga de adrenalina que tem como funo a nossa proteo atravs de um duplo mecanismo de lidar com a situao incmoda, lutar ou fugir. Este mecanismo ancestral de proteo da vida, pode provocar-nos imensos problemas quando generalizamos para a grande maioria das situaes, podendo desenvolver transtornos psicolgicos, como ataques de pnico, fobia social, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros, ou simplesmente quando um desses medos provoca alteraes drsticas de incapacidade funcional na nossa vida, como o medo do fracasso.

O MEDO DO FRACASSO
O medo de no ser bem sucedido, tem a ver sobretudo com a construo de uma crena disfuncional, que promovida por uma distoro cognitiva do gnero, tudo ou nada. A pessoa levada a acreditar que tem de fazer sempre tudo bem ou ento um fracassado. Inevitavelmente esta crena disfuncional e irrealista suportada pelo dilogo critico de negatividade que suporta a noo de fracasso sentida pela pessoa. premente que a pessoa perceba que o seu medo foi-se desenvolvendo por experincias negativas ou pelo evitamento das situaes em que previa no vir a ser bem sucedido, o que foi comprovando o medo de fracassar. Para reverter este medo incapacitante, necessrio enfrentar as situaes, predispor-se a tentar. Para que possa sentir-se mais preparado para lidar com o medo, importa criar um conjunto de frases motivacionais e de suporte para aplicar na altura de enfrentar aquilo que teme. O seu discurso tem de ser positivo, construtivo e orientador da tarefa, aumentando assim as hipteses de ser bem sucedido. Se sente que est a ser afetado na sua vida pelo medo do fracasso, leia o artigo:8 dicas para superar o medo do fracasso

ANSIEDADE
A ansiedade uma forma de medo antecipatrio. Teme-se que no tenhamos habilidades ou capacidades para conseguirmos levar a bom porto o objetivo pretendido. Sempre que percebemos que um perigo est presente ou imaginamos que podemos ser colocados em causa, a ansiedade manifesta-se sobre a forma de um vasto leque de sintomas fsicos e sintomas cognitivos (pensamento de medo e incapacidade). A ansiedade tem tremenda influncia na forma como atribumos significado aos acontecimentos e percepo de virmos a ser bem sucedidos ou no, afetando-nos as escolhas e decises. Por este motivo, exerce um grande poder na estimulao de dilogos internos destrutivos, receosos e negativistas. A ansiedade s por si no negativa, aquilo que pode fazer com que se volte contra ns, a interpretao que fazemos dos sintomas fsicos que estamos a sentir e consequentes pensamentos acerca da tarefa a realizar. Se a interpretao for negativa, e lhe atribuirmos um significado negativo, normalmente na forma de medo, todo o processo de raciocnio fica virado para a negatividade, entrando-se numa espiral tremendamente inadequada face aos objetivos pretendidos: Sermos bem sucedidos. Se sente que est a ser afetado na sua vida pela ansiedade, leia o artigo: Sofre de ansiedade? Perceba porqu!

DEPRESSO
A depresso dos problemas psicolgicos que mais sofre com os dilogos de auto crtica destrutiva. A depresso alimentada por um conjunto de distores do pensamento (distores cognitivas) que conduz a pessoa a uma trade negativa, pensando de forma

depreciativa acerca de si mesmo, dos outros e do seu futuro. A pessoa deprimida vai construindo um pensamento rgido e negativo levando-a a pensar coisas do gnero: Eu sabia que no ia conseguir ou Deixei fugir mais uma oportunidade para a chance de ter sucesso, estou condenado a no ter sucesso. Este padro mental de raciocinar leva a pessoa a no realizar esforos para conseguir o que deseja, consequentemente piorando a sua depresso. Uma das formas de lidar com a depresso atravs da reestruturao do pensamento que se suporta na reestruturao do dilogo interno. Se est a ser afetado pela depresso na sua vida, saiba que o tratamento possvel, leia o artigo: Olhe a depresso como ela , um problema com vrias sadas

COMO SE EXPRESSA A NEGATIVIDADE?


Como temos vindo a comprovar pelos exemplos anteriores, a voz interior de auto crtica encerra-o na negatividade. Voc pode expressar frases do tipo:

Oh, sou to estpido! No possvel, nunca consigo manter a boca fechada? Bem, claro, o desenho bom, mas eu no sou nenhum Picasso! Nunca serei bom o suficiente para tocar a minha (flauta, guitarra, piano, violino ) em pblico.

No te gabes. Ningum quer ouvir-te falar sobre ti mesmo. Este tipo de frases ecoam como uma banda sonora na sua mente? Quando ouvimos crticas dos nossos pais ou professores as mensagem perturbam-nos e temos ou tivmos que deliberadamente minimiz-las. Se voc est deprimido, ansioso, com medo, auto estima diminuda, baixa auto confiana ou com um problemas entre mos, parece que essas frases ecoam uma e outra vez de forma repetitiva. Mas afortunadamente, voc agora est na posse de informao extremamente positiva, capacitadora e esperanadora, no precisa mais ouvir isso de algum e/ou daquela voz negativa que carrega na sua prpria mente.

ENTENDENDO A NEGATIVIDADE
Se percebeu que se critica a si mesmo sem a ajuda de outros, e que se desencoraja quando se trata de tentar algo novo ou quando se encaminha em direo a um desafio, deu o primeiro passo para comear a fazer algo para reverter esse padro mental destrutivo. Considere o impacto disto: Todos ns precisamos de ter um pouco de coragem para aplicar os nossos talentos a uma nova situao ou desafios. Afirmar as suas ideias numa reunio oumostrar o seu lado criativo (seja desenhar ou escrever ou jogar) ou tentar mudar-se para uma outra equipa/promoo/ou um novo trabalho, estas coisas necessitam de uma dose extra de confiana e coragem. Sim, porque voc precisa mostrar o que pode e consegue fazer para ser bem sucedido. Se voc foi alvo de crtica estrema dos seus pais ou, pior, no tem vindo a acreditar nos seus esforos para fazer algo novo e diferente, a sua vontade de experimentar pode estar corroda. Ento, sempre que a sua auto critica tome posse de si, ecoando na sua mente, voc desencoraja-se. Eventualmente, voc mina o seu prprio desempenho e pode at sair frustrado, sim, porque inevitavelmente em algumas reas acaba sempre por ter de realizar algo. S que aquilo que realiza priori j leva uma carga negativa, prejudicado-o

em larga escala. Recorrentemente voc vai-se martirizando: No faas tal espetculo de ti mesmo! ou No faas show-off! ou Quem te disse que s bom o suficiente para tentares isso? Quando voc acciona um padro de negatividade, os seus pensamentos tendem a ser desequilibrados para o lado negativo, por isso, se a voz que voc ouve lhe transmite mensagens depreciativas acerca de si mesmo, quando voc tem a chance de tentar algo novo, pode ser muito difcil livrar-se da auto crtica. A voz no precisa ser falada. Voc pode transportar a voz silenciosa de ser ignorado quando pediu ateno ou mostrou aos seus pais os trabalhos realizados na escola, no recebendo nenhum elogio ou referncia ao seu esforo merecido. Pode ganhar o hbito de no reconhecer os seus prprios feitos e minimizar tudo aquilo que realiza bem e com sucesso. Por vezes a sua relutncia em dizer aos outros o quo bom o seu trabalho , pode estar condicionado por acontecimentos passados de extrema frieza por parte dos educadores em transmitir-lhe reconhecimento acerca dos seus sucessos. Esta responsabilidade inflacionada que pode ter emergido da ideia de ao realizar bem uma determinada tarefa, que no faz mais que a sua obrigao, impossibilitao de elevar a sua auto estima. Este sentimento de no merecimento, inibe o orgulho prprio e o sentimento de realizao.

REVERTENDO A NEGATIVIDADE
Voc pode ter aprendido, por fora das circunstncias, e ser levado a acreditar que aceitar elogios dos outros ou sentir-se auto confiante significa que voc vaidoso. Mas provavelmente isso uma construo falsa. O elogio para uma realizao genuna fornece coragem para tentar, para nos desafiarmos a voos maiores. Quando voc elogia, ou aceita elogios genunos, encoraja-se a si e encoraja as outras pessoas para esticar os limites, aceitar um desafio, ou esforar-se mais. Quando as crianas acreditam que os seus esforos fazem os pais sentirem-se orgulhosos, no param de tentar. Eles esforam-se mais naquilo que sabem que ganham mais elogios. Se voc souber reconhecer o seu esforo e os seus desempenhos de realizaes genunas, certamente a suamotivao aumenta e coloca mais energia nas tarefas e desafios que vai enfrentando ao logo da vida. Como j referi anteriormente, para identificar o impacto negativo das crticas internas desencorajadoras necessrio primeiro identificar a voz negativa, a fim de para-la e substitu-la por uma voz positiva. Voc ter que usar o seu raciocnio lgico para que isso acontea. Se o seu crebro fica preso na negatividade, limita-lhe a energia para lutar, inibindo os seus recursos disponveis que lhe podiam trazer vantagem. Voc pode comear o processo de encorajamento usando seu crebro racional para identificar a negatividade, quando ela se faz ouvir, e criar fora de vontade para parar o dilogo crtico e substitu-lo por um discurso construtivo. Apresento alguns passos que pode seguir no sentido de treinar a sua capacidade de encorajamento:

Tome uma deciso racional tendo a noo que a auto crtica um desperdcio de tempo e pior, desencoraja-o a realizar esforos para o sucesso. Faa a seguinte escolha razovel: Acredite que voc estar mais motivado levando em considerao os elogios, ao invs de encorajar-se pelas crticas.

Pondere acreditar nesta verdade: Faa progressos demonstrando esforo e que voc merece sentir orgulho nas suas realizaes. Em seguida faa um acordo consigo mesmo para perceber o que acontece quando voc trabalha duro, ou expressa algum progresso no trabalho ou um esforo criativo. (Geralmente, h um resultado positivo para um projeto, um relacionamento, uma melhoria de talentos, etc)

Depois observe o que voc sente quando verifica o progresso aps o seu esforo. (O que voc vai notar que ir sentir-se bem.) Ento, se aquela voz interior comea a tecer uma crtica de que o que voc fez no bom o suficiente, substitua isso com uma voz deliberada que diz: Eu estou fazendo progressos, e isso bom. Posso voltar a tentar sempre que eu estiver pronto. Quando voc se conecta com a realizao dos seus desempenhos, sentindo-se bem e reconhecendo o quo encorajado e motivado voc se sente para fazer de novo ou tentar mais, certamente est no caminho para eliminar o impacto da auto crtica de negatividade. Voc vai sentir mais motivao e energia. No importa o contedo da bando sonora negativista que passa na sua mente, voc agora sabe que pode substitu-la por um novo slogan motivacional, encorajador e legtimo. Se voc pode optar por aquilo em que se foca, pode escolher e decidir o que deve ouvir na sua mente, que pode muito bem ser aquele dilogo interno que lhe d coragem, motivao e o capacita para ser bem sucedido. Bons dilogos! Abrao

MEDO DE FALAR EM PBLICO: SAIBA COMO MELHORAR!


19/0953Por Miguel Lucas em Psicologia Comportamental
As pessoas que sentem medo de falar em pblico, a grande maioria no est relacionado com situaes em que se tem de falar perante multides. Pelo contrrio, muitas pessoas ficam temerosas em situaes menores do dia-a-dia. Sentem receio a falar frente a frente, num pequeno grupo de pessoas, ou at mesmo para pedir uma indicao lhes causa um terrvel incmodo. Uma pessoa pode ficar nervosa durante uma reunio, quando os colegas de trabalho tm de interagir com ela. Ou pode ficar ansiosa ao apresentar-se a novos colegas. Exemplo de um relato: Quando eu fiz a defesa de tese, todo o tempo os meus joelhos estavam tremendo, e as minhas mos suando. E isso foi apenas na frente do meu orientador e dois membros da comisso. Por dentro, principalmente no comeo, eu estava gritando me tira daqui.

CASCATA DE SINTOMAS FSICOS E PENSAMENTO NEGATIVOS


As pessoas tambm podem ficar ansiosas em situaes ou atividades na comunidade. H pessoas que ficam ansiosas na igreja, quando convidados a fazer uma leitura ou um elogio, ou mesmo quando se faz um brinde. A ansiedade pode disparar quando algumas pessoas falam com algum que represente a autoridade. Aquilo que as pessoas mais temem relativamente tarefa de falar em pblico a sua prpria reao fsica e que outros iro notar os seus sintomas. Os sintomas podem incluir uma voz trmula, sudorese, tremores, rubor facial, dificuldade em recuperar o flego, tonturas, nuseas, problemas gastrointestinais e outros. Para alm da cascata de sintomas fsicos provocados pela ansiedade gerada pela dificuldade de estabelecer um dilogo, a mente pode tambm ser inundada com pensamentos de medo. Estes pensamentos automticos negativos como: As outras pessoas vo pensar que sou estpido porque gaguejo e fico agitado quando falo ou Como que eu vou sair dessa? Ao iniciar-se este ciclo vicioso do corpo/mente gera-se dvida nas capacidades para lidar de forma eficaz com as situaes. Quanto mais sintomas corporais se fizerem sentir, mais alerta a mente fica, e consequentemente mais medo sentido e mais o corpo amplifica esses sintomas.

Como resultado, muitas pessoas tentam o seu melhor para evitar falar em pblico. O evitamento proporciona alvio imediato, mas temporrio e prejudicial. Para alm de afastar a pessoa das suas tarefas e necessidades, ir reforar ainda mais o comportamento de evitamento de situaes desagradveis, dado que quando evita falar em pblico os seus sintomas negativos diminuem, gerando um sentimento de bem-estar, mas aumentando o problema original (mais medo de falar em pblico). Felizmente, existem muitas maneiras saudveis que voc pode aprender e diminuir o pnico de falar em pblico. Em seguida apresento algumas estratgias para aprender a lidar com a ansiedade e medo, assim como para reforar a auto confiana e a auto estima:

O SEU CORPO E A ANSIEDADE


Dado que as pessoas que sofrem de medo de falar em pblico ficam usualmente muito preocupadas com o que est acontecendo no seu corpo, importante a prtica de estratgias para diminuir os sintomas fsicos. O primeiro passo parar de temer as reaes fsicas, pois esse medo aumenta ainda mais a intensidade dos sintomas. Observe essas sensaes sem se exaltar, aceite os sintomas e aguente a onda de ansiedade. Para que possa conseguir fazer isso preciso relembrar-se que embora o sintomas sejam desagradveis, eles no lhe podem causar dano nenhum, no iro prejudic-lo. Depois de um pico de intensidade mxima dos seus sintomas, eles tm inevitavelmente de reduzir.

A RESPIRAO
A respirao outra fator importante a ter em considerao. Muitas pessoas nas situaes agudas prendem a respirao ou respiram muito rpido, de forma irregular e superficial.

Essas sensaes criam uma reao de emergncia no corpo. Aprender algumas tcnicas respiratrias de forma controlada e voluntria um recurso importante para a diminuio dos sintomas fsicos desagradveis.

EXEMPLO PRTICO:
Respire, inspire e expire enquanto pensa em algumas imagens ou pensamentos que induzam uma palavra como, estou calmo ou relaxa, ou ok descontrai. Expire lentamente e expire totalmente. medida que inspira pense na palavra escolhida, e quando expira tente livrar-se da tenso, stress ou medo. Para aprofundar este assunto, leia o nosso artigo: 10 tcnicas poderosas de relaxamento. A tcnica de respirao agregada s sensaes de relaxamento minimizam a tenso no seu corpo. Quando estamos com medo, os nossos msculos ficam mais contrados e tensos, porque estamos em guarda, ficamos prontos na iminncia que algo acontea. Quando voc est tenso, o seu corpo pressente o perigo. Quanto mais consciente tiver desse estado, mais facilmente e de forma deliberada ir conseguir relaxar a tenso no corpo, ao descontrair o corpo, mais ele d a mensagem para si mesmo que j no existe necessidade de proteger-se contra o perigo inicial.

A EXPRESSO CORPORAL
A sua postura e expresses faciais jogam um papel importante na expresso do seu medo. Quando uma pessoa est relaxada e confiante, os seus ombros esto abertos, a sua postura ereta e esboa-se um sorriso suave. Mas, quando voc est com medo, a sua postura mais fechada, todo o corpo colapsa, voc quer ser invisvel. O seu rosto expressa tenso, sobrolho franzido, testa enrugada, maxilares fechados. Em vez disso, consciente e deliberadamente adote uma postura confiante e relaxada, enviando mensagens para o seu corpo de que tudo ir correr bem e que est capaz de lidar com o desafio entre mos. Desta forma voc aciona a parte mais primitiva do seu crebro, enviando a mensagem para si mesmo: no h perigo aqui.

A SUA MENTE E O MEDO


Para ajudar a sua mente a tornar-se numa aliada de confiana e a aumentar a sua conscincia e diminuir os pensamentos automticos prejudiciais necessrio tonar-se mais consciente dos seus processos de pensamento e do dilogo que tem consigo mesmo. imperativo implementar formas de auto-dilogo mais positivas e construtivas, afirmando formas de lidar com os seus medos e ao mesmo tempo agir de acordo com isso. Esta forma de descrever a ao de forma virada para a soluo, redireciona a sua ateno para a sua estrutura mental positiva e consequentemente d-lhe de volta uma sensao de capacidade para executar a tarefa temida. A ao de execuo da tarefa sobrepem-se ao medo. Mesmo com a noo de dificuldade presente, a sua ateno est agora focada no processo que tem de realizar. Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Abandone a preocupao, passe ao O medo, na grande maioria das vezes distorce a realidade. Se for um medo construdo nas suas inseguranas, voc vai acreditar que aquilo que est sentido no o deixa realizar o que pretende e pode conduzi-lo a pensamentos do tipo se eu perder a noo do que estou dizendo, eu vou parecer um idiota e perder a credibilidade e o respeito de todos. Na

realidade, embora seja desagradvel perder a sua linha de pensamento, no uma catstrofe e a probabilidade de perder a sua credibilidade e respeito pode revelar-se muito baixa. Mesmo que possa temporariamente esquecer algo, as pessoas nem sempre so castradoras, com calma e foco possvel recuperar de novo a linha de raciocnio. Na pior das hipteses, mesmo que perante esse pequeno incidente algumas pessoas possam julg-lo, voc teve a oportunidade de fazer o que tinha de ser feito, seguir em frente e comprovar que mesmo com algum sentimento de medo e um ou outro pequeno percalo possvel cumprir aquilo a que se props.

PODER DE FOCO
Ento, tal como podemos concluir, uma parte importante para o treinamento da sua mente o poder do foco. Quando estamos com medo, a nossa mente tende a fixar-se nas coisas que so assustadoras para ns, como os sintomas do nosso corpo ou no auto-julgamento. E, para o bom e para o mau, aquilo em que nos focamos expande-se. Desta forma, se nos momentos que antecedem a exposio pblica voc se focar em coisas que o faam sentir-se vulnervel e fraco, todos os seus receios aumentam at ao ponto da incapacidade, fazendo a sua mente gritar: no consigo, tenho de sair daqui. Regride-se a um estado infantil, sentindo-se impotncia. Em vez disso, concentre-se em coisas que faam parte do processo de interao ou de exposio fsica e verbal. O seu foco depende de si. Foque-se em alguns dos seus pontos fortes, faa com que eles se expandam. Visualize-se numa situao difcil e como os seus pontos fortes o ajudariam a ultrapassar essa dificuldade. Posteriormente construa um cenrio de sucesso e o que seria necessrio fazer para que voc fosse bem sucedido. Simule mentalmente o seu desempenho. Simule e visualize-se a ultrapassar os seus receios e relembre-se daquilo que usou para o ajudar. Essa ser a sua estratgia de eficcia e segurana. Dica: Diga a si prprio, mesmo sentido sensaes desagradveis e este medo irracional, eu irei conseguir executar aquilo que necessito e quero, pois sei o que fazer e naquilo em que me focar para ser bem sucedido, Quando as pessoas esto ansiosas, tendem a perder a sua perspectiva. Sentem que tudo o que fazem monumental e tudo muito arriscado. Mude a sua perspetiva. Imagine qual a importncia desse pequeno acontecimento daqui a 5 ou 10 anos? Provavelmente no ter qualquer relevncia, ou se tiver ser nfima. Dica tcnica para executar: Com isto em mente, foque-se nas estratgias necessrias execuo de um bom desempenho. Junte a essas estratgias, as tcnicas de respirao e relaxamento, assim como uma boa expresso corporal. Coloque-se nesse estado. Faa isso. Certamente a sua atitude mudou. Voc passou a expressar uma atitude positiva. Sente-se agora mais capaz de enfrentar os seus receios. O seu corpo ficou mais vigoroso, mais ereto, a sua expresso facial abriu-se, o seu discurso mais fludo e a sua voz mais segura. Certamente todo o seu corpo transmite-lhe confiana. E a confiana a anttese do medo.

O SEU ESPRITO
Esprito, significa a relao que voc estabelece consigo mesmo, como os outros e com o mundo, e no ser-se religioso. Isto numa perspetiva psicolgica. O nosso medo est

relacionado com as preocupaes do ego, expressando auto-foco e proteo a ns mesmos. Se pretendemos dar uma boa impresso de ns mesmos e preocuparmo-nos com o que os outros iro pensar acerca de ns, poder inflamar o medo. Como a forma de nos relacionarmos passa pelo contato com os outros atravs da nossa linguagem verbal e no verbal, cada vez que temos de interagir e falar com outros, quase como se a nossa auto estima estivesse na linha de fogo. Se o nosso esprito, ou estado mental for receoso, ento o que descrevi anteriormente faz sentido. O nosso esprito ser tomado pelo medo, e a nossa auto estima passa a estar na linha da frente da batalha que pretendemos enfrentar. E o resultado, como podemos imaginar, levar uns tiros nos prprios ps. Uma tima maneira de elevar o seu esprito conectar-se s pessoas e ao seu propsito. Isto porque quando estamos com medo, tudo gira em torno de ns, e como os acontecimentos nos iro afetar, fazendo-nos esquecer o verdadeiro propsito de querer efetuar o nosso objetivo. Lembre-se que na interao com os outros, voc est l para compartilhar informaes, e no para colocar o seu ego prova. Em vez de resistir e afastar-se dessas situaes, desenvolva um esprito aberto. Alm disso, quanto mais voc humanizar as pessoas, menos medo ter delas. Por vezes, o seu medo igual ao medo dos outros. Eles so to humanos quanto voc.

PERDA DE CONTROLO
Temer a perda de controlo tambm amplifica a ansiedade. Assim, aprender a gerir o medo, a ansiedade e confiar que est a aprender um conjunto de estratgias e formas de raciocinar imperativo para criar a percepo de que no final tudo vai ficar bem. Embora seja sbio preparar e ensaiar uma conversa, ou alguns cenrios para que no momento de se expor tenha algo que lhe transmita segurana. igualmente importante que v com o fluxo e deixar que tudo acontece naturalmente. Alm disso, Aprenda a confiar em si mesmo, nos outros, e em algo mais. Dica: Lembre-se que se trata de, apenas aparecer, ser quem voc , e genuinamente conectar-se e compartilhar informao com os outros. A maioria das pessoas odeia a sua ansiedade de falar em pblico e quer conquist-la o mais rapidamente possvel, se fosse possvel quase como que por magia. Mas isso de todo impossvel. Sejamos ento realistas, a maioria das circunstncias difceis so os nossos melhores professores. Se adotarmos este ponto de vista, a ansiedade ou o medo de falar em pblico deve ser olhado no como um inimigo, mas como uma lio a ser aprendida. Muitos dos meus clientes ficaram surpreendidos com aquilo que aprenderam e descobriram acerca deles mesmos, acerca dos outros e da vida, aceitando o desafio de enfrentar os seus medos, aprenderam a lidar com a ansiedade de uma maneira muito melhor e eficaz. Isto permite-nos parar e prestar ateno naquilo que realmente importa. Trabalhar com o medo, em vez de contra ele, pode levar ao desenvolvimento pessoal e espiritual.

ANSIEDADE SOCIAL: COMO ULTRAPASSAR ALGUMAS DAS BARREIRAS PARA FALAR COM AS PESSOAS
Se voc pretende movimentar-se livremente na esfera social, ento isso significa que vai ter que aprender como iniciar uma conversa, continuar uma conversa e ser capaz de fazer isso com uma ampla gama de pessoas com diferentes interesses e valores, na verdade, voc vai precisar aprender a fazer conversa de ocasio. Aquilo que se pretendo no que se transforme num exmio conversador, mas que fique munido de algumas ferramentas que lhe permitam ser capaz de manter a sua prpria linha de raciocnio, no sentido de eliminar o vaguear da mente para pensamentos de interferncia que conduzem ao desconforto.

BARREIRA CONVERSA N1
A ansiedade social impede que voc se sinta confiante e confortvel, seja falar com desconhecidos ou at mesmo com os seus entes queridos. A conversa de ocasio uma forma de conversa que voc necessita para falar sobre uma gama de assuntos, por vezes de forma fugaz com pessoas que no conhece num cenrio que lhe geralmente desconhecido. Se sofrer de ansiedade social, significa que esta uma das reas ou situaes que certamente mais evita. Pode acontecer a pessoa sofrer de medo de falar em pblico sem ter ansiedade social. Mas quem sofre de ansiedade social, a probabilidade de ter medo de falar em pblico est quase sempre presente. Quebre esta barreira lendo os seguintes artigos: Compreender o incmodo da ansiedade social Como combater a fobia social

BARREIRA CONVERSA N2
No apenas o facto de ter saber como fazer uma conversa de ocasio interessante e estimulante para ambas as partes que faz com que a maioria das pessoas fiquem ansiosas, se sintam um pouco desajeitadas e grossas, tambm o facto dos pensamentos ruminantes negativos muitas vezes interferirem no dilogo. Os pensamentos ruminantes negativos, so pensamentos que surgem dentro da sua cabea e que fazemno sentir-se mal. Normalmente voc no fica ciente do que est dizendo, mas percebe como se est sentido, e usualmente sente-se mal. Este tipo de pensamentos torna quase impossvel sentir-se relaxado e calmo quando tem de conversar com as pessoas, e muito mais provvel que fique consciente e autofocado na percepo que a outra pessoa lhe transmite de tambm sentir-se desconfortvel enquanto fala com voc. Quebre esta barreira lendo os seguintes artigos: Como quebrar o terrvel hbito da preocupao Como lidar com pensamentos e sentimentos negativos

BARREIRA CONVERSA N3
Ento o que que voc pode abordar com algum que no conhece, num ambiente desconhecido, se sofre de ansiedade social ou medo de falar em pblico? A resposta, infelizmente, tudo e nada, exceto os temas habituais de sexo, poltica e religio, e se estiver a trabalhar, ento no diga mal do seu gerente ou chefe. Para alm disso voc pode falar sobre tv, feriados, o que est passando nas notcias, os mais recentes gadgets, dos seus filhos, algo engraado que voc viu, todos os assuntos podem ser interessantes e divertidos para ambos se voc souber como introduzir o assunto corretamente. Quebre esta barreira lendo o seguinte artigo: 15 Estratgias eficazes para desenvolver a sua confiana

COMO INTRODUZIR UM TEMA DE CONVERSA CORRETAMENTE


Para introduzir um tema de conversa corretamente, voc precisa ouvir o que a outra pessoa est dizendo, encontrar um gancho ou um link para um assunto que voc tenha em mente e mold-la em torno de uma frase de transio, tais como eu percebo o voc quer dizer com isso, j me aconteceram situaes semelhantes com o meu computador, h alguns dias o meu computador Voc tambm pode usar uma pergunta para forar a outra pessoa a falar mais sobre o assunto. Voc pode pedir a sua opinio sobre algo. Voc pode dar uma opinio. Mas a maior barreira que voc encontrar alimentar a sua inibio, isto pode arruinar qualquer tentativa de dilogo.

INIBIO, ONDE COMEA E COMO PAR-LA


Praticamente todos os problemas relacionados com a ansiedade, e que consequentemente geram medo e inibio comeam na nossa cabea, comea nos pensamentos que temos acerca do que a outra pessoa pode estar pensando, o que pensamos sobre ns mesmos e sobre o nosso desempenho. Dizer uma piada e todo mundo virar os olhos, ter algum que se desvie de ns enquanto falamos e pior ainda, inventar uma desculpa descabida e sair, deixando uma mensagem subtil de que estavamos a ser chatos e entediantes e que por isso todos se recusam a falar connosco. Bem, este cenrio desprezvel, certamente aquilo que j lhe passou algumas vezes pela cabea como tendo grande probabilidade de realmente acontecer.

DECLARAES MOTIVACIONAIS
Para evitar a inibio necessrio parar de pensar sobre si mesmo (nos seus medos) e sobre o seu desempenho, e focar-se apenas em si, nas suas habilidades, nas suas foras e virtudes. Faa disso a sua misso, foque-se nas suas declaraes motivacionais ou

de enfrentamento, assim como aquelas que lhe transmitem calma, e diga-as a si mesmo em voz alta ou de forma silenciosa a qualquer momento que precise. como ter a sua prpria conversa de vitalidade porttil sua disposio na forma de uma afirmao que se pode dizer quer em voz alta ou de forma silenciosa, inpirando-o e fazendo-o sentir-se bem. Mas, ateno, no ser por dizer umas quantas frases ou palavras que ir resolver o seu problema, longe disso. Tem de perceber e sentir que essas palavras mexem consigo, que acredita nelas e que acima de tudo consegue transform-las em aes. Consegue fazer com que elas o orientem e motivem a continuar em situao percepcionadas como difceis. Para aprofundar este assunto, pondere ler os artigos: Coloque todas as suas habilidades em jogo Seja o seu maior f Passos para a construo das suas declaraes motivacionais:

Escreva uma lista de pequenos tpicos de conversa. Escreva uma afirmao ou frase que lhe transmita bem-estar assim que a verbalize Pratique com as pessoas da sua confiana e ajusta conforme necessrio Perceba com os outros fazem e modele o estilo que mais lhe convm Esteja pronto para aproveitar algumas situaes sociais e accione a sua declarao motivacional quando necessrio.

COMPLEMENTO
O medo de falar em pblico comporta em si algumas fragilidades associadas percepo que a pessoa tem acerca de si mesmo, de alguns dos seus traos, capacidades e crenas. imperativo que para alm de algumas especificidades que abordei referentes a esta problemtica, sejam complementadas com o desenvolvimento e melhoria de trs construtos vitais. Falo da superao da timidez, da melhoria da auto-estima e da construo da auto-confiana. Acredito que se trabalhar nestes trs aspetos em conjunto, ficar mais prximo de superar o seu medo de falar em pblico. Que as leituras e consequentes exerccios propostos, assim como as novas formas de raciocinar no sejam um impeditivo de abraar esta oportunidade para resolver o seu medo de falar em pblico. Claro que trabalhoso, claro que necessita da sua dedicao, persistncia e motivao. No desista nas primeiras dificuldades, e muito menos em pequenos recuos. Se recuar, sinal que j conseguiu dar alguns passos, possvel voltar a conseguir, e desta vez com mais conhecimento para ir mais longe. Para ir at total superao do seu medo de falar em pblico. No faria sentido estar a repetir matria j escrita e publicada por mim. Como complemento indispensvel sua melhoria, pondere ler os seguintes artigos:

Como superar a timidez Como melhorar a auto-estima 3 Passos e 10 formas para construir a sua auto-confiana

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A PARTILH-LO!

Fico esperanado que o artigo o possa ajudar a enfrentar o seu medo de falar em pblico. Se gostou deste artigo, ajude-nos a partilh-lo com outros usurios atravs do Twitter, Facebook e Google +1. Use os botes sociais que temos na lateral esquerda do artigo ou no fundo para partilhar este artigo com os seus amigos, familiares e conhecidos. Ajudenos a contribuir para a superao do medo de falar em pblico. Abrao

MEDO, LIVRE-SE DESSA SENSAO INCAPACITANTE!


06/1290Por Miguel Lucas em Psicologia Comportamental
O medo uma sensao natural. A nica forma de o ultrapassar enfrent-lo. Normalmente quando voc decide enfrentar o seu medo, percebe que afinal no era assim to assustador quanto parecia. Existem vrios fatores que podem criar o medo e a maioria das pessoas no percebem que o medo em si algo que totalmente interno sua prpria mente. No uma coisa real, concreta, voc no pode apontar para algo e dizer: Isso a o medo, cuidado ou voc vai tropear nele. um produto de reaes produzidas pela nossa mente a determinados estmulos, interno a ns mesmos, embora possa sentir-se de forma bastante real quando se sente no nosso corpo. A boa notcia que, dado que um subproduto das nossas reaces s coisas, voc tem um nmero de opes para lidar com ele ou at mesmo remov-lo totalmente. Uma vez que voc esteja ciente das causas, pode control-lo e trabalhar nele e, seguir a sua vida mais liberto e menos condicionado.

MEDO DO COMPROMETIMENTO

Este medo normalmente coincide com o perfeccionismo. Pondere ler o nosso artigo: Quando ser perfeccionista se torna um problema. Muitas das vezes sentimos a necessidade de fazer a melhor deciso possvel para continuar com a nossa vida. A nossa vida est em constante mudana e crescimento. Ns apenas conseguimos fazer a melhor deciso possvel baseado no nosso atual conhecimento. No existem decises perfeitas, e muitas vezes ns temos a possibilidade de mudar a nossa deciso se percebermos que no est a funcionar como desejaramos. exatamente deste processo que se alimenta a mudana e o crescimento de cada um de ns. As decises estabelecem uma relao com o conhecimento que temos no momento e que enfrentamos em determinadas circunstncias ou situaes de vida. com os fatos que temos no momento que nos devemos comprometer com os comportamentos, atitudes ou decises que tomamos. O medo do comprometimento, inibe que possamos viver a vida tal qual ela , cheia de opes e possibilidades que se comprovam ser eficazes, bem sucedidas ou felizes apenas se assumirmos e efectuarmos aquilo que julgamos ser necessrio para atingir os resultados desejados. S posterior conseguimos analisar aquilo que fizemos. Umas vezes sendo bem sucedidos, outras nem por isso. Mas tem sido com a tentativa e erro que toda a humanidade chegou ao ponto em que nos encontramos. Dica: Vale sempre a pena tentar, porque tentar viver arriscando aquilo que se teme.

MEDO DA REJEIO
Existe sempre a possibilidade de experimentarmos a rejeio dos outros, mas a dor resultante deste sentimento, ser prefervel dor de se rejeitar a si mesmo de ser aceite pelos outros. Poder voc ser sempre feliz vivendo a sua vida de acordo com as ideias dos outros, ou voc ir sentir ressentimento e frustrao deixando fugir a oportunidade de ser aceite pelo seu verdadeiro eu? Se voc seguir o seu corao, voc ir permitir a aproximao daqueles que lhe do suporte e acreditam em si. A grande maioria daqueles que o rejeitam certamente no sero as melhores pessoas a escolher para ter na sua vida. Manifeste o seu eu, expresse a sua forma de ser, assuma as sua posies e opinies. As pessoas devem-nos a aceitar por aquilo que ns somos e como somos, isto evita a hipocrisia, evita uma vida de faz de conta, e potencia a auto-estima e confiana, quer em ns quer na vida. Dica: O medo da rejeio inibe a expresso daquilo que faz de ns pessoa nicas.

AGARRAR A VIDA
Por vezes o medo to incapacitante que julgamos poder morrer. Cresce em ns um pensamento de rejeio da coisa temida, afastamo-nos dela, esperando que um dia nasa em ns a coragem para lidar com o medo. Pela experincia que tenho de implementar programas de tratamento para problemas relacionados com as desordens de ansiedade, a tcnica mais eficaz para conseguir gerir e/ou erradicar os medos atravs da exposio, mais concretamente atravs do enfrentamento daquilo que representa o medo. usual ouvir as pessoas com algum tipo de medo ou receio dizerem: Eu farei isso mais tarde Qual o problema de o realizarem agora mesmo? Se voc se encontra nessa situao, o que que o impede de fazer a mais pequena coisa possvel no sentido de

enfrentar aquilo que teme, receia ou o aborrece? Voc consegue fazer um telefonema, escrever uma carta, voltar ao curso muito tempo em standby, ou simplesmente limpar alguns dos papeis que se foram acumulando na sua secretria? Se voc se propuser a fazer um pouco todos os dias, muito provavelmente voc ir conseguir terminar ou resolver aquilo que queria. Se voc no fizer nada, nunca ir ver a mudana. Dica: Se vivermos a vida a afastarmo-nos da grande maioria dos obstculos que encontramos, corremos o risco de nos afastarmos demasiado dos nossos objectivos. Foque-se no seu alvo e direccione esforos para guiar a seta da sua vida.

ESPERAR QUE O TEMPO RESOLVA AS COISAS POR NS


Algumas coisas da nossa vida resolvem-se com o passar do tempo, mas se isso se tornar uma regra pela qual nos orientamos, corremos o risco de ficarmos expostos s foras externas, as quais no temos qualquer tipo de controlo. Se estivermos passivamente espera que as coisas na nossa vida mudem, camos rapidamente numa situao de vitimizao ou desapontamento. Uma atitude muito mais construtiva adoptar um papel mais positivo e trabalhar nas coisas que pretendemos, nas coisas que estvamos esperar que acontecessem por si s. Deveremos tentar orientar as nossas aces no sentido de ficamos numa situao mais vantajosa e favorvel. H quanto tempo est espera que os seus comportamentos e atitudes auto-destrutivas faam efeito por si s? Uma semana, um ms, um ano? Dez anos, vinte anos? Talvez seja agora o tempo de pedir ajuda ou de uma vez por todas se auto-ajudar. Dica: Com os recursos que existem atualmente, no ser difcil encontrar alguma forma de ajuda, desde que se proponha a mudar e a aprender.

AS ARMADILHAS DA NEGAO
Uma das piores coisas que nos pode acontecer recusarmos admitir os problemas que temos, enveredando por uma atitude auto-sabotadora. Para saber mais acerca deste assunto especfico pondere ler o nosso artigo: Os 10 sabotadores do seu sucesso.Uma premissa para a mudana a necessidade de admitirmos os nossos problemas ou situaes incapacitantes, a negao pode manter-nos paralisados para sempre. Por vezes recusarmos admitir os nossos problemas e medos um resultado do falso orgulho. Voc tem dificuldade em admitir que est errado, que necessita enfrentar os seus problemas de frente? Se sim, talvez esteja na altura de perceber porqu. Pondere procurar recolher feedback de uma fonte imparcial, como um conselheiro, ou um psiclogo, ou at um curso de desenvolvimento pessoal. O objetivo identificar algumas reas que necessita mudar e/ou enfrentar na sua vida. Se a sua vida est a desmoronar-se, mas voc finge que no est acontecendo nada, a isto chama-se negao. fcil negar a verdade quando temos uma viso em tnel e ignoramos o panorama geral. Ignorar as coisas nunca foi uma grande estratgia dado que no faz com que elas desapaream. Uma das formas de identificar a intensidade do problema tentar registar o grau de desconforto e de disfuno que causa no seu dia-adia. O que que deixou de fazer, o que que evita, o que que o deixa em pnico, desesperado, o que que o deixa ansioso ao ponto do seu corao lhe saltar pela boca?

Numa escala de 0 a 10 quanto que est a prejudicar o seu trabalho, o seu estudo, o seu relacionamento, a relao com os seus amigos e familiares, em que grau lhe afeta o seu bem-estar e a felicidade? Em que grau diminui a sua auto-estima e auto-confiana? Tente responder a este tipo de questes, um exerccio muito revelador, permitir-lhe- perceber o grau de desconforto que as suas negaes provocam na sua vida. Ao olhar de frente para as sua negaes fica mais perto de poder decidir colocar um ponto final na sua atitude paralisante e seguir em frente.

O MEDO DO FRACASSO
Algumas pessoas ficam humilhadas por no serem perfeitas. Eventualmente por terem experimentado a ridicularizao ou terem sido humilhados pela derrota. No caminho tumultuoso e sinuoso para a via do perfeccionismo, vai-se construindo a ideia que se no se tentar, no se pode falhar. Por vezes o medo de fracassar paralisa-nos na nossa trilha, mesmo antes de iniciarmos a corrida. O medo de falhar normalmente impede-nos de colocarmos todo o nosso esforo numa situao. O medo impede e evita que possamos viver a nossa vida em todo o seu esplendor. O fracasso uma opo mas o medo no. Dica: A nica forma de falhar desistir. Tudo o resto uma experincia de aprendizagem.

O MEDO DE EXPRESSAR OS SENTIMENTOS


No expressar os sentimentos funciona como uma panela de presso, quanto mais tempo voc mantiver a tampa fechada, maior a presso gerada. Na verdade os sentimentos so impossveis de conter, mais tarde ou mais cedo eles iro emergir e fazer-se sentir. Talvez de uma forma no relacionada com a situao indutora, expressam-se nas mais variadas maneiras, como uma doena fsica, problemas de pele, obesidade, stress, ou incapacidade de lidar com situaes exigentes. Na verdade, voc ir sempre arranjar uma maneira de expressar os seus sentimentos. Mant-los engarrafados e sobre presso ir sempre conduzi-los a efeitos secundrios indesejveis. Expressar as suas emoes de forma aberta e direta canaliza a energia de uma forma muito mais saudvel, verificando-se ser funcional e adequado para o desenvolvimento de equilbrio emocional.

Citao: Sentir gratido e no a expressar como embrulhar um presente e no o entregar. William Arthur

O MEDO DO SUCESSO
Muitos de ns aprendemos que o sucesso egosta. Foi-nos dito vezes sem conta para no nos sentirmos inchados e vaidosos. O sucesso pode trazer louvor, ateno e notoriedade com a qual podemos no nos sentir confortveis. O sucesso pode colocar-nos numa situao de liderana e de responsabilidade acrescida. Podemos ficar com a ideia que teremos de responder a mais questes e temos de nos expor frequentemente ou ter de falar para grupos de pessoas ou organizaes. A expetativa dos outros pode crescer sobre ns, uma vez que mostrmos ser competentes. Se todas estas situaes nos causam incmodo e se apresentam como desagradveis, inserem-se perfeitamente na componente do medo, olha-se para o sucesso tal qual uma fobia. Uma forma de fugir a tudo isto parar antes de podermos ser bem sucedidos. No entanto, este evitamento tem certamente um preo. Uma contnua falta de sucesso nas nossa vidas conduz-nos com toda a certeza para a depresso, desmotivao, sentimento de fracasso, letargia e impotncia para lidar com grande parte das situaes de vida. Dica: Quando voc no faz nada, sente-se oprimido e impotente. Mas quando voc se envolve, tem o sentimento de esperana e realizao, que emerge da conscincia que tem de estar a trabalhar para melhorar as coisas na sua vida.

A NECESSIDADE DE ESTAR NO CONTROLO


A incerteza pode causar medo. Quando as coisas vo no sentido daquilo que queramos, sentimo-nos seguros. Na tentativa de evitar o medo, podemos cair na tentao de olhar para o mudo desejando que fique sempre na mesma. Por vezes ficamos paralisados em rotinas rgidas que nos impedem de crescer e ser flexveis. Podemos tambm ter tendncia para insistir que os outros se conformem com as nossas ideias do que certo e errado, e sentimo-nos ameaados quando eles no o fazem. Tentar criar um mundo totalmente seguro como construir a nossa prpria priso. Mantem-nos refns do nosso prprio medo. Muitas das desordens de ansiedade, como por exemplo a desordem de pnico, emergem do fato de se ter medo de ter medo. Viver uma vida desta forma tornar-se totalmente incapacitante, vive-se em constante alerta sempre que algo no acontece como desejaramos. Citao: Aquele que reina dentro de si, as regras das paixes, desejos e medos, mais do que um rei. John Milton

RESUMINDO
O medo pode ser controlado. Remov-lo do poder de afet-lo remover o prprio medo. Ter a auto-confiana para ser capaz de lidar com os medos da sua vida ir ajud-lo com outros acontecimentos tambm. Identifique alguns do seus medos, olhe-os de frente, enfrente-os e recuse-se a que eles o controlem. Faa j hoje mesmo alguma coisa para que eles comecem a enfraquecer. Pense numa estratgia e coloque-a em aco. A sua vida tornar-se- muito mais saborosa.

E VOC QUE MEDOS TEME ENFRENTAR?

Partilhe connosco as situaes da sua vida que lhe retiram capacidade e as estratgias que pretende utilizar para as ultrapassar. Participe no debate. A sua opinio e as suas histrias so muito importantes para ns! Abrao

APROVEITE O SEU MEDO PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DESEJADOS


07/0934Por Miguel Lucas em Psicologia Comportamental
O medo um sentimento incapacitante, pode chegar a ser aterrador, inviabiliza os nossos movimentos e aes no dia-a-dia e pode transformar a nossa vida num inferno. Enfrent-lo combat-lo. No entanto o medo mobiliza uma enorme quantidade de energia, recruta uma quantidade grande de recursos, prepara-nos para a luta ou para fugir, e isto certamente benfico. Se conseguirmos aproveitar essa energia e foc-la para alcanarmos um objetivo, conseguimos tirar proveito daquilo que partida parecia ser um sentimento inibidor. Se agregarmos ao medo uma dose de coragem, um fenmeno extraordinrio toma conta de ns, d-se uma exploso de aes face coisa temida ou ao nosso objetivo. A energia assim canalizada a nosso favor, seja por fugirmos a uma situao que podia constituir um ameaa ou por decidirmos enfrent-la. O general George Patton disse: O medo mata mais pessoas que a prpria morte. A morte s nos leva a melhor uma vez na vida, no entanto o medo pode consumir-nos uma e outra vez, de forma subtil algumas vezes e de forma abrupta de outras. Mas, se continuamente evitamos os nossos medos, ele ir perseguirmos tal como um co enraivecido. Medo, livre-se dessa sensao incapacitante. A pior coisa que podemos fazer fechar os olhos e fazer de conta que ele no existe. O medo e a dor , devem ser abordados como sinais, como uma fonte de informao, no para nos toldar o raciocnio e/ou inibir mas sim para trazer clarificao e discernimento. Se nos inibirmos podemos acabar no lado mais sombrio da nossa zona de conforto, ficamos paralisados de medo, afetando a nossa vida nas mais diferentes reas.

O medo pode ser um grande motivador, ou um bloqueador na nossa vida. Porque, muitas vezes estabelecemos as nossas prprias limitaes, estes bloqueios e obstculos podem realmente ser uma coisa boa. Podem alertar-nos para tomarmos ateno e sermos cautelosos, e podem levar-nos a analisar ou no se o que estamos fazendo certo para ns. No entanto, por vezes um bloqueio no nosso caminho pode precisar ser derrubado para que ns possamos crescer. Superar um bloqueio ou obstculo na vida d-lhe uma experincia de aprendizagem que voc no pode obter de outra forma. Decidir a agir e seguir em frente o primeiro passo para libertar-se de tudo o que o limita e prende. Mas o que fazer se voc sente que no pode tomar uma atitude? s vezes no nos sentimos capacitados para avanarmos de cabea. A tarefa pode parecer-nos muito exigente e pouco familiar. Superar o medo um grande libertador, tal como aquilo que nos prende bastante angustiante, funcionando como uma ncora que nos amarra ao cas. Em seguida apresento 5 maneiras que podem ajud-lo a superar os seus medos e conseguir alcanar o que tanto deseja. Use-os para capacitar-se para fazer a mudana, e voc vai sentir-se mais leve, mais energizado, mais relaxado e confiante.

1. DAR PEQUENOS PASSOS


Sente medo dos desafios, de propor-se a enfrentar alguns dos obstculos que o impedem de obter o que deseja, de se propor a algo que mexa consigo? Tente quebrar esse grande monstro atravs de pequenos passos, de pequenas etapas de cada vez. No comeamos na vida por sermos campees olmpicos ou concorrer presidncia, mas podemos trabalhar at obtermos essas coisas. Tem medo de pedir ao seu chefe que acha que merece um aumento? Comece por ir ao encontro daquilo que julgue j poder obter e realizar com relativa facilidade, em seguida, desafie-se por elevar a fasquia a cada dia. Decida-se hoje mesmo a agir e perceba a diferena que que isso tem na sua vida. O medo do fracasso um dos maiores medos que podemos ter. O medo do fracasso est intimamente relacionado com o medo da crtica e o medo da rejeio e de poderem vir

diminuir a sua auto-estima. O medo um terrvel inibidor. E o processo de encarar os desafios pouco a pouco, passo a passo, com pequenos incrementos medida que a confiana aumenta uma frmula que pode efetivar-se como sendo eficaz. Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Um pequeno passo pode mudar a sua vida The kaizen way

2. VOC NO EST SOZINHO


Grande parte dos seus medos so partilhados por muitas outras pessoas. O seu medo o meu medo. O medo um sentimento inerente a todos os seres humanos. Senti-lo um privilgio, obedecer-lhe na grande maioria das vezes uma tormenta. Evite movimentarse ou no (evitar) em funo do seu medo.

3. PROCURE SUPORTE DE ALGUM DA SUA CONFIANA


Encontre um amigo que voc possa confiar e fale com ele cerca do seu medo e pea-lhe ajuda. Certifique-se se uma pessoa solidria que no vai julg-lo e no tem interesse no resultado que voc deseja alcanar.

4. PROPONHA-SE A APRENDER
Muitas vezes temos medo do desconhecido mais do que qualquer outra coisa. Neste caso, procure familiarizar-se com o assunto ou situao, a recolha de informao pode ajudar a sentir-se mais confiante e achar a tarefa a realizar menos intimidante. Com a informao distncia de um clik, seja qual for o assunto, h uma maneira de aprender sobre isso. Tome a vida nas sua mos e procure aquilo que necessita para ser bem sucedido.

5. VISUALIZE
Quando as crianas brincam fazem crer, que esto realmente enfrentando medos. Eles fingem que esto em territrio totalmente desconhecido, fazendo coisas estranhas, mas colocam-se no controle total sobre o que acontece na sua histria. Usar esta mesma tcnica, usando a sua prpria imaginao para criar o resultado que voc deseja um timo recurso disponvel a todos ns. Chama-se visualizao. A tcnica de visualizao muito utilizada pelos atletas como complemento do seu treino fsico, no sentido de melhorarem alguns aspetos tcnicos e tticos. O crebro no percebe a diferena entre cenrios reais e imaginados, utilizando os mesmos circuitos neuronais e motores. Assim sendo, se visualizar-se a si mesmo a implementar algumas mudanas na sua vida e repetir isso mentalmente, est a criar novas ligaes e caminhos neuronais para a execuo daquilo que pretende alcanar. Um grupo de jogadores de basquetebol, praticou mentalmente o exerccio de mandar a bola ao cesto. Quando voltaram ao ringue, os seus lanamentos tinham melhorado. Imagine-se a ultrapassar as suas dvidas ou dificuldades e depois coloque-se no seu estado ideal (com confiana) e execute as aes que treinou mentalmente. Treine o mesmo cenrio vrias vezes na sua mente at que o sinta e faa parte de si. Veja-se a si mesmo a superar os seus medos, desafios e obstculos. Agora faa isso!

SUPERE O FRACASSO FAZENDO COISAS


O medo do fracasso um dos maiores medos que as pessoas tm. A lei do feedback, afirma: no h fracasso, h apenas feedback. H apenas resultados. As pessoas bem sucedidas olham para os erros como resultados, e no como fracasso. As pessoas com medo do fracasso olham os erros como permanentes e pessoais. Citao: Buckminster Fuller escreveu, O que quer que os seres humanos aprenderam teve que ser aprendido como consequncia apenas de julgamento, experincia e erro. Os seres humanos aprenderam somente atravs de erros.

SIGA OS PASSOS QUE SE SEGUEM PARA SUPERAR O SEU MEDO DO FRACASSO ATRAVS DA AO: PASSO 1:
Tome uma atitude. Execute uma ao decisiva e ousada. Faa algo assustador. O medo do fracasso imobiliza-nos. Para superar esse medo, voc deve agir. Quando voc agir, aja com ousadia. A ao d-lhe o poder de mudar as circunstncias ou a situao. Voc tem que superar a inrcia fazendo algo. Fao-lhe a seguinte pergunta: O que voc faria se soubesse que no poderia falhar? O que voc poderia alcanar? Seja corajoso faa algo. Se no funcionar do jeito que voc quer, ento faa outra coisa. Mas faa alguma coisa agora.

PASSO 2:
Seja persistente. As pessoas bem sucedidas simplesmente no desistem com facilidade. Elas continuam tentando diferentes abordagens para alcanar os resultados desejados, at obterem os resultados que querem persistem focados no seu alvo. As pessoas sem

sucesso tentar uma coisa que no funciona e depois desistem. Muitas vezes as pessoas desistem quando esto no limiar de sucesso. Desistem prematuramente.

PASSO 3:
No personalize a falha. O fracasso gira em torno do comportamento e dos resultados. O fracasso no uma caracterstica da personalidade. Embora por vezes voc no atinga o resultado que queria, isso no significa que voc um fracassado. Porque voc cometeu um erro, no significa que voc um fracasso.

PASSO 4:
Faa as coisas de forma diferente. Se o que voc est fazendo no est funcionando, faa outra coisa. H um velho ditado, se voc fizer sempre o que tem feito, ir obter o que sempre tem obtido. Se voc no est obtendo os resultados que quer, ento deve fazer algo diferente. Algumas pessoas deixam de continuar a fazer as coisas que necessitam ser feitas, e isso a garantia para no serem bem sucedidos.

PASSO 5:
No seja demasiado duro consigo mesmo. Se nada funcionou, lembre-se que o fracasso um julgamento ou avaliao do seu comportamento. Olhe para o fracasso como um evento ou um acontecimento, no como uma pessoa. Abrao

O QUE EST PRENDENDO O SEU POTENCIAL?


04/0935Por Miguel Lucas em Desenvolvimento Pessoal
Voc tem um grande potencial dentro de si. Eu tenho um grande potencial dentro de mim, tambm. O pensamento de realizar esse potencial pode ser paralisante e pode ser assustador. O medo tem impedido muitas pessoas de experimentar a felicidade ou o sucesso que gostariam de alcanar. O medo pode manter-nos presos num lugar onde acreditamos que no somos bons o suficiente. O medo pode impedir-nos de realizar os nossos sonhos e isso pode efetivar-se como um grande obstculo construo da vida que queremos. Muitos dos nossos comportamentos de evitamento tm a sua raz no medo. O medo de falar em pblico, o medo do fracasso, o medo da rejeio, o medo do embarao, chegando por vezes ao extremo da pessoa desenvolver medo do sucesso. No topo da pirmide do medo, est o pior de todos: o medo de vir a ter medo. Quando atingimos o ponto de ter medo de vir a ter medo, este torna-se patolgico ao ponto de podermos desenvolver alguns transtornos de ansiedade, comoataques de pnico, ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo e fobias. O nosso medo mais profundo no o de sermos inadequados. O nosso medo mais profundo que somos poderosos alm de qualquer medida. a nossa luz, no a nossa escurido, que mais nos assusta. Marianne Williamson

O MEDO COMO OBSTCULO


Ao longo do tempo orientarmo-nos pelo medo pode levar ao desenvolvimento de um padro comportamental de evitamento. Este padro leva ao desenvolvimento de uma

estrutura mental extremamente especfica em detetar tudo o que possa apresentar-se como medo. Bloco a bloco, corre-se o risco de construir um muro slido em torno de ns prprios. Este muro pode efetivar-se como o grande obstculo ao desenvolvimento de todo o seu potencial. Por cada revs que voc experimentou, por cada objetivo que voc se afastou ou por cada situao em que voc se inibiu, um tijolo foi adicionado, para cada ideia que voc no defendeu, um tijolo foi adicionado, para cada autolimitao que voc acreditou, um tijolo foi adicionado. Com o passar do tempo, esta parede de tijolos enraizada no medo vai tomando propores incalculveis, chegando a antigir um grau no manejvel, levando-o a acreditar que nunca ser capaz de derrub-lo ou levantar-se acima dele. Este muro pode ser o que est impedindo que voc atinja todo o seu potencial.

Assim como esse muro no foi construdo num nico dia, suportado por uma estrutura mental treinada na deteo do medo, no provvel que voc seja capaz de instituir novos hbitos de um dia para o outro. Em vez disso, voc pode comear a remover os tijolos, um por um, e depois redirecionar esses tijolos para construir um caminho que o conduza para onde voc quer ir. importante que voc redefina as crenas negativas que tem acerca dos seus medos, leia: Medo, livre-se dessa sensao incapacitante. Quando perceber que os seus medos podem ser removidos, que podem ser superados, fica preparado para avanar para uma nova etapa, leia: Aproveite o seu medo para atingir os objetivos desejados. Na sua caminhada de superao de alguns dos seus medos e obstculos ao desenvolvimento do seu potencial, provavelmente existiro momentos em que voc vai tropear, em que vai recuar um pouco, no fique alarmado. Esse processo comum acontecer, mantenha-se firme e coloque os olhos no seu objetivo final.

DESENVOLVA A SUA CONFIANA

Ao tomar a deciso de enfrentar alguns dos seus medos e de superar alguns dos obstculos que o tm impedido de alcanar o seu potencial, preciso desenvolver confiana em si mesmo e no processo. Quando mantemos os olhos firmemente nos nossos objetivos, quando mantemos os olhos na recompensa e vamos celebrando pequenas vitrias, aguentando os recuos e as dificuldades, ento estamos no caminho para criar a vida que queremos. Estamos preparados para mudar a vida para melhor. Existem algumas estratgias que podem ajudar voc a manter-se confiante na sua capacidade para se ir desprendendo dos seus medos e obstculos. Em seguida apresento seis estratgias que podem orient-lo no processo de mater-se confiante:

1. PISTAS
Onde esto as pistas em que voc pode identificar alguns gatilhos que o informem que est a afastar-se dos seus objetivos? Onde esto as suas crenas limitantes que tm sabotado o seu sucesso? Quais so as reas da sua vida em que voc no est sendo to produtivo como gostaria? Quais so as crticas mais cortantes que faz a voc mesmo? Em que cenrios se desculpabiliza mais? Em que situaes voc se torna agressivo de um momento para o outro? Se voc fosse perguntar a pessoas da sua confiana onde voc fica preso, o que evita, o que elas lhe diriam? Tente identificar o que o tm mantido preso nos seus velhos hbitos autosabotadores.

2. CLAREZA
Depois de descobrir alguns dos gatilhos que esto prendendo o seu potencial importante ir clarificando o quo isso est afetando a sua vida. Voc est encontrando dificuldades para fazer face s despesas, ou a lutar contra um vcio ou um mau hbito, ou talvez esteja lutando com um problema de autoestima? Assuma a verdade, para que voc possa avanar. Trazer clareza sobre a questo real vai permitir que voc faa alteraes. Vai permitir que voc implemente as mudanas necessrias para vir a ser bem sucedido. Esconder-se por trs das suas fraquezas,problemas psicolgicos ou problemas pessoais no uma estratgia de xito. sim propagar e protelar os seus problemas. Olhe-os de frente, esclarea-os e parta para a ao.

3. DESAFIO
verdade? Essa uma pergunta muito poderosa que voc pode fazer. Voc tem que desafiar as crenas ou ideias disfuncionais e irracionais. Como voc pode desafiar as ideias que esto prendendo voc? Desafie e coloque prova as suas incapacidades, fraquezas, medos, angstias e at mesmo algumas das supostas justificaes lgicas que fazem voc manter-se na sua zona de conforto. Saia da sua zona de conforto e potencie a sua vida.

4. ENFRENTE
Aqui onde o trabalho acontece. A forma de voc vir a ser bem sucedido enfrentado os seus medos, partindo para a ao. O fracasso uma opo mas o medo no. Voc pode estar um pouco relutante em pedir mais responsabilidade no trabalho, ou abordar a pessoa que voc tem admirado de longe, ou iniciar o seu prprio negcio. Pode ser reconfortante saber que voc no pode fazer nada para mudar e que aceitar a sua situao o melhor remdio, mas na verdade, provavelmente isso uma ideia de resgate construda por si mesmo. Voc pode agir, voc pode desbravar o caminho para sentir-se de forma diferente.

possvel superar os medos paralisantes que lhe retiram capacidade e acinzentam o seu potencial. Leia: O poder da ao, fazer o que necessrio ser feito.

5. COMPROMETIMENTO
Para alm de voc, quem vai ajud-lo a manter o seu compromisso para que possa vir a ser bem sucedido? muito comum querermos escapar de coisas que nos fazem sentir mal, que so desagradveis e difceis, portanto, procurar um treinador, um psiclogo ou outro tipo de profissional pode ser benfico para manter o seu comprometimento. Criar a vida que voc quer, e acreditar que capaz de ser bem sucedido exige autodisciplina. No caminho para alcanar todo o seu potencial importante manter-se fiel aos seus objetivos, mater-se enquadrado com a estratgia e acima de tudo procurar o apoio que julgue ser necessrio.

6. CELEBRAR
Olhe o quo longe voc veio. Lembre-se de outras ocasies em que ficou preso nos seus medos, nos seus maus hbitos, nos seus obstculos e angstias. Voc j est a caminho de superar esse passado. Pelo novo caminho que est a construir v celebrando as pequenas conquistas e os pequenos passos que vai dando. Viver a alegria do que vai conquistando extremamente necessrio para suportar alguns dos pequenos recuos que possam surgir. Orgulhe-se da sua deciso de mudana. Caminhe com essa presena de espirito.

APRENDA A LIBERTAR-SE
Depois de reconhecer o fato de que voc tem ficando retido por alguns dos seus medos, e ganhar confiana para seguir em frente, apresento algumas aes especficas para conduzi-lo explorao de todo o seu potencial: Comece agora mesmo. No h melhor momento para comear algo novo, algo diferente, do que agora. Hoje mesmo voc pode fazer a opo de iniciar uma pequena ao que ir

criar a dinmica necessria para orient-lo no seu caminho. Pode ser um pensamento, entrar em contato com algum para ajud-lo ou motiv-lo, ou fazer um plano escrito de que voc que vai ser o seu principal aliado. No importa o destino, a viagem pode comear hoje, agora mesmo. Simule at conseguir. Voc no pode ter todas as respostas, ou mesmo saber quais as melhores perguntas a fazer, mas no comeo voc pode agir como se soubesse como remover alguns dos obstculos. Esta ao ir construir a fundao para a dinmica positiva necessria para impulsion-lo para a frente e remover o que o est prendendo. Ao simular ou envolver-se no espirito de capacidade, voc vai comear o processo de mudana de um observador passivo da sua vida para um praticante ativo. Voc passa a ser algum que toma a vida nas suas prprias mos. Comece sozinho. Na primeira fase, importante que se decida a tentar faz-lo por si mesmo. Ao fazer isso, voc vai ganhar uma confiana ainda maior e desenvolver uma maior compreenso do fato de que capaz de influenciar a sua vida de uma forma muito positiva. Cerque-se de pessoas da sua confiana. Uma vez que voc tome a deciso de libertarse do seu passado e comear a deixar de estar preso nas suas velhas formas de pensar, sentir e agir, os amigos ou pessoas da sua confiana podem oferecer um estmulo que ser importante para o seu sucesso a longo prazo. Voc vai precisar de esperana, validao e um abrao forte quando o caminho ficar tortuoso. Os seus amigos so um timo suporte. Permita apoiar-se neles. Deixe o passado para trs. O que aconteceu no passado deve ficar no passado. Claro que os acontecimentos fazem parte de ns, que eventualmente alguns deixaram marcas, e podem t-lo obrigado a grandes adaptaes e mudanas drsticas. Mas voc no o seu passado. Utilize-o a seu favor, faa uso daquilo que possa faz-lo caminhar para os seus objetivos. O passado s ser castrador se voc permitir. Quando voc faz a opo de seguir em frente, tambm est fazendo a deciso de viver neste momento, no aqui e agora. Considere o que est frente, qual o prximo passo a dar na sua vida e coloque a sua energia ao seu servio. Viva no presente, no se paralise pelo passado. Se perceber que o seu passado est demasiado enraizado e tornou-se castrador dos seus sonhos, leia: 8 Formas de ultrapassar o passado e seguir em frente com a sua vida. Uma nova unidade de medida. Muitas vezes avaliamo-nos de uma forma inversa. H uma tendncia a medir-nos de onde achamos que devamos estar para onde estamos atualmente. Por exemplo, declaraes como, Eu j me deveria ter casado, ou Eu deveria ser mais independente financeiramente, so exemplos de unidade de medida inversa. Avaliamo-nos do futuro para o presente. Este tipo de avaliao pode levar frustrao e desapontamento. Em vez disso, tente analisar-se a partir de onde voc estava para onde voc est hoje. Neste cenrio, voc ver o progresso e o esforo que voc fez e continuar a fazer. Avalie o seu estado atual, se no estiver satisfeito projete-se no futuro e faa coisas para alcanar a sua viso. Deixe de avaliar-se como se voc j tivesse que ter chegado a algum lugar, conquistado algo ou mudado alguma coisa. Avalie-se do presente para o futuro e no do futuro para o presente. No oriente a sua vida pelos outros. Esta a sua vida. O nosso tempo precioso. Se nos restringirmos por causa da ideia de como os outros iro pensar acerca de ns ou porque seguimos um determinado caminho ou curso de ao, ento ns estamos cedendo tentao de permitir que outros possam definir quem somos. Damos permisso para que

essas pessoas determinem a vida que devemos levar. Para avanar, para libertar-se dos seu bloqueios, medos e obstculos importante que se afirme e passe a viver a vida que deseja, no importando o que os outros possam pensar (dentro dos limites do razovel). Leia: Esta a sua vida, melhore-a hoje mesmo. Abrao

Das könnte Ihnen auch gefallen