Sie sind auf Seite 1von 2

Quais as contribuies que a Geografia Humana pode dar para o entendimento do mundo neste perodo da globalizao?

Como decifrar a atual fora das corporaes multinacionais na organizao dos territrios? Por que to importante a anlise da vida das populaes nas grandes cidades, principalmente nos pases pobres, para propormos novas formas de organizao do espao geogrfico?

Essas so algumas das questes abordadas pelo livro A Natureza do Espao (392 pgs., Ed. Edusp, tel. 11/3091-4008), escrito em 1966 pelo gegrafo Milton Santos. Alm de ser bastante densa do ponto de vista filosfico, a obra leva a uma reflexo crtica sobre as variveis mais importantes do atual perodo histrico (a informao, as finanas, as tcnicas e as ideologias), recolocando a Geografia no grande debate das cincias humanas contemporneas.

Certamente uma das principais novidades da obra a definio original de espao geogrfico, que visto como um "conjunto indissocivel de sistemas de objetos e de sistemas de aes". Essa proposta permite captar o movimento das sociedades e dos atores que as compem (estados, empresas, partidos polticos, indivduos etc.), levando em conta a localizao e a materialidade dos sistemas tcnicos disposio de cada ator. Contempla-se assim uma ambio antiga da Geografia Humana, de propor explicaes crticas e verossmeis sobre cada poca, sem cair nos "determinismos" to comuns da disciplina no passado.

Ao distinguir outra proposta central do livro, poderamos dar destaque sua definio de lugar, como sendo a "dimenso espacial do cotidiano". A proposta permite entender as diversas formas de solidariedade criativas e genunas que se forjam na vida diria das populaes pobres do Terceiro Mundo. So essas formas que, segundo Milton Santos, permitiriam fundar uma nova tica na organizao do espao geogrfico - uma tica menos pautada nas necessidades hegemnicas das grandes empresas, e mais concatenada com as demandas de dignidade inadiveis das populaes perifricas.

Sobre o autor O gegrafo baiano Milton Santos (1926-2001) escreveu mais de 40 livros sobre o processo de urbanizao nos pases subdesenvolvidos, a organizao do espao geogrfico e a teoria da geografia.

Fabio Betioli Contel, autor desta resenha, professor do Departamento de Geografia da Universidade de So Paulo (USP) e membro da Associao dos Gegrafos Brasileiros (Seco So Paulo).

Trecho do livro

"Atravs do entendimento desse contedo geogrfico do cotidiano podemos, talvez, contribuir para o necessrio entendimento (e talvez, teorizao) dessa relao entre espao e movimentos sociais, enxergando na materialidade, esse componente imprescindvel do espao geogrfico, que , ao mesmo tempo, uma condio para a ao; uma estrutura de controle, um limite ao; um convite ao. Nada fazemos hoje que no seja a partir dos objetos que nos cercam.

A histria das chamadas relaes entre sociedade e natureza , em todos os lugares habitados, a da substituio de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por meio cada vez mais artificializado, isto , sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade. Em cada frao da superfcie da terra, o caminho que vai de uma situao a outra se d de maneira particular; e a parte do 'natural' e do 'artificial' tambm varia, assim como mudam as modalidades do seu arranjo."

Das könnte Ihnen auch gefallen