Sie sind auf Seite 1von 3

AS FUNES EMPRESARIAIS

As funes empresariais so as principais macro-atividades das organizaes, elas formam os sistemas organizacionais. Esto presentes em todas as organizaes privadas ou pblicas, independentemente do seu tipo de negcio (imobiliria, supermercado, indstria, comrcio, servios, hospital, bancos) de atividade, de objetivo e de tamanho. As funes empresariais (tambm chamadas de sub-sistemas) podem apresentar-se de forma diferente de empresa para empresa. Segundo Oliveira (2002) e Rezende (2004), na maioria das organizaes, as funes empresariais esto assim estruturadas: (veja a figura 1.4): 1 Produo ou Servios: a funo relativa transformao das matrias-primas em produtos e servios a serem colocados no mercado. Pode contemplar os sub-sistemas planejamento e controle de produo ou servios; engenharia do produto ou servios; sistemas de qualidade e produtividade; custos de produo ou servios; e manuteno de equipamentos, produtos ou servios;

Comercial ou Marketing: sua funo principal identificar as necessidades do mercado bem como a colocao dos produtos e dos servios junto aos consumidores. Pode contemplar os sub-sistemas: planejamento e gesto de marketing; clientes e consumidores; pedidos de vendas; faturamento; administrao de vendas, contratos e distribuio; exportao; pesquisas e estatsticas;

Materiais e Logstica: a funo relativa aos sub-sistemas de suprimento de matrias, servios e equipamentos, a normatizao, armazenamento e movimentao de materiais e equipamentos nas empresas. Pode contemplar esses mdulos: fornecedores; compras ou suprimentos; estoque; recepo e expedio de materiais; e importao;

Finanas: a funo relativa aos sub-sistemas de planejamento, captao e gesto dos recursos financeiros, envolvendo tambm os registros contbeis das operaes realizadas e a seguridade nas empresas. Pode contemplar os mdulos: contas a pagar; contas a receber; movimentos bancrios; fluxo de caixa; oramentos e administrao do capital.

Recursos Humanos: a funo de planejamento e gesto dos recursos humanos. pode contemplar os sub-sistemas: recrutamento e seleo; administrao de pessoal, frias, admisso e demisso; folha de pagamento; cargos e salrios; treinamento e desenvolvimento (capacitao); benficos e assistncia social; segurana e medicina do trabalho.

Jurdico Legal: contempla os sub-sistemas contabilidade; impostos e recolhimentos; ativo fixo ou patrimnio; livros fiscais de entrada e sada.

Administrao de Servios e Gesto empresarial:: a funo relativa aos sub-sistemas de transporte de pessoas, administrao de

escritrios, documentao, patrimnio, servios jurdicos, etc. 8 A funo gesto empresarial a funo relativa aos sub-sistemas de planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistemas e gesto de TI. A informtica no uma funo organizacional ou um mdulo. Esse recurso tecnolgico constitui-se numa ferramenta opcional para harmonizar e integrar as suas relaes.

As funes empresariais no devem ser confundidas com unidades departamentais ou setores da organizao ou pessoas que realizam as tarefas, pois algumas organizaes no necessariamente tm todas as funes organizacionais com departamentos equivalentes e com o mesmo nome. (Rezende, 2004, pg. 18

A figura 1.4 tambm contempla tambm o nvel organizacional e o nvel funcional existente na maioria das organizaes (Oliveira, 2002). O nvel organizacional classificado: o nvel de estratgico, gerencial, de conhecimento e operacional: 1 Nvel estratgico ou decisrio: neste nvel h o predomnio das decises estratgicas que tratam das ligaes entre a organizao e o ambiente externo. So definidas as estratgias, as aes e as metas a serem cumpridas. Neste nvel, as decises so denominadas noestruturadas, ou seja, so aquelas decises em que no possvel estabelecer de antemo os procedimentos a serem seguidos. Por exemplo, abrir nova filial; aquisio e incorporao de uma empresa concorrente.

2 Nvel de conhecimento: entre os executivos do alto escalo e a gerncia intermediria da empresa, acrescentou-se um nvel extra, de suporte s equipes, onde atuam os trabalhadores do conhecimento. Suas principais tarefas incluem gerar novas informaes e conhecimentos e integr-los ao negcio. Atuam como consultores, conselheiros, agentes de mudana por introduzirem novos procedimentos, processos ou tecnologias. Exemplos de profissionais do conhecimento: engenheiros, planejadores, analistas de mercado, finanas, marketing etc.

1 Nvel gerencial: neste nvel ocorre a coordenao das atividades, para que os resultados sejam alcanados, de acordo com as decises estratgicas estabelecidas. As decises so semi-estruturadas, ou seja, alguns procedimentos podem ser pr-estabelecidos, mas no o suficiente para a tomada de deciso. Exemplo: atribuio diria de trabalho, produo de acordo com a demanda. 1 Nvel operacional: neste nvel so realizadas as atividades operacionais, que iro afetar a empresa no seu dia-a-dia. Os problemas so mais estruturados, com um controle maior sobre as variveis. As decises so estruturadas e facilmente programveis, Exemplo: reabastecimento de estoque; emisso da folha de pagamento.

Naturalmente, se o negcio for muito pequeno, mesmo assim a sua empresa ainda teria as reas empresariais de produo, marketing, finanas, contabilidade e atividades de recursos humanos. Como vocs j perceberam, as funes empresariais no operam independentemente umas das outras. Para vender um produto a um cliente, a funo de vendas e marketing teria que localizar clientes potenciais, vender o produto ao cliente e passar um pedido para a produo. A fabricao teria que produzir o produto, encaminhar armazenagem, esta por sua vez desenvolveria uma logstica de entrega para atender o pedido e prepar-lo para ser entregue no ponto-de-venda ou diretamente ao consumidor. O cliente teria que pagar pelo produto, e essa informao de pagamento seria passada contabilidade. Poderamos considerar como uma srie de atividades inter-relacionadas, atravs das quais o trabalho realizado e focalizado com os processos empresariais.

Das könnte Ihnen auch gefallen