Sie sind auf Seite 1von 16

UNIDADE I

RISCOS ELTRICOS

1.

INTRODUO Quando construda uma moradia, deve-se prestar ateno no projeto e nos materiais utilizados para ter no futuro uma moradia durvel, segura e com uma manuteno de baixo custo . As instalaes eltricas so fundamentais para que uma moradia se torne habitvel , o que implica ter ao alcance uma fonte de energia para o uso de diferentes aparelhos que proporcionem bem-estar e segurana queles que morarem nela.

Circuito independentes

Caixa de passagem

Quadro de comando e proteo


Derivaes

Entrada de energia

Tomada de corrente
Interruptor

Circuitos independentes

Figura 1.1 Projeto eltrico de uma moradia.

necessrio considerar o uso eficiente da energia eltrica, a qual rende mltiplos benefcios para a sociedade. Por exemplo, a iluminao permite contar com mais horas de atividade em um dia; a fora motora parte fundamental dos eletrodomsticos. Alm disso, a energia eltrica permite o funcionamento de equipamentos eletrnicos de som, vdeo e comunicao, bem como a gerao de microclimas para o conforto do ser humano.

Figura 1.2 Aparelhos eletrodomsticos.

No entanto, em toda atividade humana h o risco de acidentes. As atividades associadas energia eltrica no fogem a esta premissa. Por este motivo, devemos conhecer os fatores que influenciam o aumento e reduo destes riscos, alm dos cuidados e procedimentos adequados para minimiz-los. A preveno a base fundamental para evitar acidentes, se somos usurios ou trabalhadores do setor eltrico. Isto se torna difcil pelo fato de que a energia eltrica no perceptvel por nenhum dos sentidos do homem. Com um simples olhar no sabemos diferenciar se um cabo, instalao ou equipamento se encontra energizado com tenso eltrica. Entre as caractersticas da eletricidade que justificam o anterior podem-se mencionar: No tem cheiro. No pode ser detectada de maneira visvel. No sensvel ao paladar, nem geralmente ao ouvido. Somente nas proximidades das linhas de alta tenso, com certa frequncia, se percebe um rudo comparvel a um enxame de abelhas, rudo que provocado pelas descargas que ocorrem nas pontas e na superfcie dos condutores de linhas.

2.

FATORES QUE INTERVM EM UM ACIDENTE ELTRICO Mencionaremos os seguintes fatores que intervm em um acidente de origem eltrica: Fatores fsicos: Intensidade de corrente. Tenso eltrica. Percurso da corrente pelo corpo. Tempo que dura a descarga. Frequncia eltrica. Fatores fisiolgicos Resistncia do corpo humano. Estado fsico da vtima. Fatores psquicos A ateno. A distrao.

2.1

FATORES FSICOS A seguir sero descritos cada um desses fatores fsicos. Intensidade da corrente eltrica H um certo nvel de intensidade de corrente que incuo, como demostrado pelas aplicaes na medicina. Dez miliampres em corrente alternada e cinquenta miliampres em corrente contnua so intensidades utilizadas frequentemente e consideradas como no perigosas. Demonstrou-se que o limite da intensidade perigosa prximo a 25 miliampres (0,025 A) em corrente alternada e entre 50 e 100 miliampres em corrente contnua. Estes nmeros so referenciais, pois podem variar conforme o peso da pessoa, sua idade, forma de contato e outros fatores. Considera-se que em mdia uma pessoa pode morrer com cem miliampres, se a descarga durar trs segundos ou mais.

Tenso eltrica O risco da eletricidade no exclusivo das altas tenses. Isto leva a pensar em um aumento do risco com a tenso. claro que existe certa proporo, mas no so indispensveis as altas tenses para causar acidentes com leses graves ou fatais. A maior parte dos acidentes eltricos ocorre em baixa tenso. Uma pessoa pode ser eletrocutada com 110 ou 220 volts e livrar-se da morte em mdia ou alta tenso (13.800 ou 69.000 V). Esta concepo e a falta de conhecimento real do risco eltrico cria um excesso de confiana ao realizar trabalhos em baixa tenso ou ao usar equipamentos, ferramentas ou artefatos, sendo este desconhecimento a causa bsica da maior incidncia. Se aplicarmos a lei de Ohm, considerando: Intensidade mnima perigosa para o corpo 0,025 A Resistncia crtica do corpo em condies de trabalho 000 Ento: Tenso de Segurana = 0,025 A x 2 000 Tenso de Segurana = 50 V No entanto, deve-se lembrar de que este valor relativo, pois, se analisamos um caso crtico muito particular de uma pessoa que recebe uma descarga eltrica em uma bacia cheia de gua, na qual a resistncia total atingiu somente cerca de 800 ohms, a tenso mxima de segurana ser 20 volts. Percurso da corrente atravs do corpo O efeito varivel, conforme o caminho que seguir a corrente atravs do corpo. Por exemplo, uma descarga cabea-ps muito perigosa devido a que circula passando por rgos vitais (corao e msculos respiratrios). No entanto, uma descarga mo-cotovelo menos grave, pois no h circulao de corrente por rgos vitais. = = 2

Figura 1.3 Descarga cabea-ps.

Figura 1.4 Descarga mo-cotovelo.

O tempo que dura descarga O perigo de eletrocusso depende da intensidade de corrente que atravessa o corpo humano. De 20 a 50 mA, a corrente no mortal se o tempo de contato for inferior a um segundo; se a durao for maior, comearo as cimbras nos msculos da respirao e finalmente poder provocar a morte por asfixia. De 50 mA a 500 mA, o perigo de eletrocusso em razo direta com o tempo entre 0,2 e 5 segundos. Por exemplo: 100 mA durante 3 segundos produzem parada respiratria e/ou fibrilao do corao com a consequente parada cardaca. Mais de 500 mA, a possibilidade de fibrilao diminui, mas, no entanto, aumenta o perigo de morte por paralisia dos centros nervosos e fenmenos secundrios.

A frequncia eltrica Tratando-se de corrente alternada, o papel da frequncia importante. A corrente alternada mais perigosa devido s variaes da intensidade no tempo, a passagem peridica por zero, caracterstica da corrente alternada, dando lugar s contraes e cimbras musculares, provocando a parada respiratria e a fibrilao do corao. As contraes musculares violentas e a perda do controle muscular fazem com que a vtima no posa se soltar do ponto de contato enquanto no for interrompida a energia. 2.2 FATORES FISIOLGICOS A seguir sero descritos cada um desses fatores fisiolgicos. A resistncia do corpo humano A resistncia da pele corrente eltrica baixa e diminui ainda ais quando fica mida com a transpirao. Por isso, necessrio usar implementos e ferramentas que elevem a resistncia passagem da corrente, como, por exemplo, sapatos com sola isolante para trabalhos de baixa tenso (127 V, 220 V), luvas dieltricas ou ferramentas isoladas. Estado fsico da vtima Deve-se considerar a idade, peso, doenas do corao, rins, em geral, o seu estado de sade.

2.3

FATORES SQUICOS A ateno um estado mental que ajuda a evitar os acidentes. A distrao uma alterao capacidade mental para nos manter atentos. O estresse, as piadas, o lcool, as drogas, os problemas familiares, sentimentais, etc., perturbam essa capacidade.

Figura 1.5 A distrao origina acidentes.

3.

CAUSAS MAIS FREQUENTES DOS ACIDENTES ELTRICOS 3.1 POR CONDIES ABAIXO DAS NORMAS As condies abaixo das normas apresentam-se da seguinte forma: Sistema de proteo inadequado, como falta de aterramento. Se as instalaes carecem dos sistemas de proteo adequados, como, por exemplo, sem sistema de aterramento, ento o perigo de sofrer descargas eltricas aumenta consideravelmente.

em pino de aterramento.
Figura 1.6 Tomada sem pino de aterramento.

Ser conveniente considerar a instalao adequada do sistema de aterramento, bem como melhorar a segurana nas instalaes usando interruptores diferenciais.

Figura 1.7 Interruptor diferencial.

Isolao danificada dos condutores eltricos Frequentemente danificamos ou usamos de maneira inapropriada os condutores, de tal modo que a isolao se deteriora; situao perigosa se no procedermos imediatamente a sua troca.

Cabo avariado com exposio do cobre

Figura 1.8 Isolao deteriorada.

Sobrecarga dos circuitos eltricos Sempre devemos ter em mente que os circuitos foram calculados para um determinado nmero de equipamentos e no devemos alterar esta condio.

Figura 1.9 Sobrecarga de circuitos.

Equipamentos e/ou materiais de m qualidade. Ao realizar a compra de aparelhos e materiais de uso eltrico devemos ter presente a qualidade dos mesmos. Exigir que sejam de boa qualidade nos dar garantia de segurana e bom funcionamento. A figura abaixo mostra o interior de um disjuntor termomagntico depois de um curto perodo de trabalho.

Figura 1.10 Disjuntor termomagntico avariado.

3.2

POR AES ABAIXO DAS NORMAS: Desconhecimento e descumprimento das normas e regulamentos vigentes. Falta de atualizao e manuteno das instalaes eltricas, considerando o incremento de maiores cargas e de ampliaes no consideradas inicialmente. Falta de treinamento em riscos eltricos e os seus efeitos no corpo humano. Excesso de confiana ao realizar trabalhos. Falta de uso de equipamentos de segurana (detectores de tenso, luvas, capacete, etc.).

4.

EQUIPAMENTO DE SEGURANA DE UM ELETRICISTA DE INSTALAES INTERNAS 4.1 CAPACETES DE SEGURANA NO METLICOS Conforme as prestaes exigidas, os capacetes de segurana no metlicos classificam-se em: Classe A: At 2 000 volts. Classe B: At 20 000 volts. Classe C: No recomendado para trabalhos com energia eltrica.

Figura 1.11 Capacete de segurana

4.2

LUVAS ISOLANTES Distinguem-se quatro classes de luvas isolantes em funo da tenso nominal da instalao para a qual apto o seu uso. Utilizao direta sobre instalaes de B.T. U 430 V U 1000 V --Utilizao em manobras de A.T. --U 20000 V U 30000 V

Classe 0 1 2 3

Tabela 1.1 Classes de luvas isolantes.

Para cada classe, as luvas isolantes de eletricidade dividem-se, conforme o comprimento (distncia da ponta do dedo mdio at o fio da luva), em: Luva curta (C) Luva normal (N) Luva longa (L) : Comprimento < 320 mm. : Comprimento entre 320 e 430 mm. : Comprimento > 430 mm.

Figura 1.12 Luvas de segurana.

4.3

CULOS DE MONTAGEM TIPO UNIVERSAL Os culos classificam-se em funo da sua resistncia e cobertura. a) Conforme a resistncia Classe A: culos de proteo frente queda de objetos no pontudos. Classe B: culos de proteo frente a queda de objetos (pontudos e no pontudos). Classe C: culos de proteo, que alm de cumprir com A, protegem frente a partculas em grande velocidade. Classe D: culos de proteo, que renem as caractersticas exigidas em A, B e C.

Figura 1.13 culos de segurana.

b)

Conforme a cobertura de proteo adicional Classificam-se mediante um nmero de trs dgitos, correspondentes cada um deles a uma das reas anatmicas, na seguinte ordem: 1 dgito: rea inferior. 2 dgito: rea temporal. 3 dgito: rea superior.

Estes dgitos indicam as caractersticas da proteo fornecida, de acordo com a seguinte tabela: Dgito 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Caracterstica de proteo Abertura total. Material transparente incolor com aberturas diretas. Material transparente colorido com aberturas diretas. Material fosco com aberturas diretas. Material transparente incolor com aberturas indiretas o cobertas. Material transparente colorido com aberturas indiretas o cobertas. Material fosco com aberturas indiretas ou revestidas. Material transparente incolor sem aberturas. Material transparente colorido sem aberturas. Material fosco sem aberturas.
Tabla 1.2 Caractersticas de proteo para culos.

4.4

CINTO DE SEGURANA Os cintos de segurana classificam-se pela sua utilidade em trs classes: A, B e C. Os cintos de suspenso so denominados de classe B. Os cintos de queda so denominados de classe C. Classe A: cintos de sujeio Cinto de segurana utilizado para sustentar o usurio em um ponto de ancoragem anulando a possibilidade de queda livre, constitudo, pelo menos, por uma faixa e um ou mais elementos de amarre. Deve ser utilizado somente em trabalhos que no precisem deslocamentos considerveis, sem a possibilidade de queda livre ou nos quais estes se limitem a deslocamentos horizontais, verticais e oblquos.

Figura 1.14 Cinto de segurana Classe A.

Classe B: cintos de suspenso Deve ser utilizado naqueles trabalhos ou operaes em que somente existem esforos estticos (peso do usurio), tais como operaes em que o usurio estiver suspenso pelo cinto, elevao e descida de pessoas, etc., sem a possibilidade de queda livre.

Figura 1.15 Cinto de segurana Classe B.

Classe C: cintos de queda Deve ser utilizado para frear e deter a queda livre de um indivduo, de modo que no final da mesma a energia que for atingida for absorvida em grande parte pelos elementos integrais do cito, mantendo os esforos transmitidos pessoa abaixo de um valor pr-fixado.

4.5

CALADO DE SEGURANA Os sapatos de segurana so de uso obrigatrio. Eles protegem de: espetadas, cabos ou conexes eltricas expostas, deslizamentos, etc. Tipos: Sapatos, botinas e botas de segurana. Para o caso dos eletricistas, somente no caso de trabalhar sob tenso, deve ser utilizado calado dieltrico, sem ponteira e/ou sola de ao, nem olhais de ao.

Figura 1.16 Calado de segurana.

ANOTAES:

Das könnte Ihnen auch gefallen