Sie sind auf Seite 1von 18

Servio Pblico Federal

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR


INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL INMETRO

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS:

RELATRIO SOBRE ANLISE EM ADITIVOS PARA RADIADORES

Diviso de Orientao e Incentivo Qualidade - Diviq Diretoria da Qualidade - Dqual Inmetro

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 1 de 18

NDICE

1. Apresentao 2. Justificativa 3. Normas e documentos de referncia 4. Laboratrio responsvel pelos ensaios 5. Amostras analisadas 6. Ensaios realizados 7. Resultado geral 8. Informaes teis para os consumidores 9. Posicionamento dos fornecedores 10 Posicionamento do Instituto da Qualidade Automotiva - IQA 11 Posicionamento do Comit Brasileiro Automotivo CB-05 12 Contatos teis 13 Concluso

pg. 03 pg. 04 pg. 04 pg. 04 pg. 05 pg. 07 pg. 12 pg. 13 pg. 14 pg. 16 pg. 16 pg. 17 pg. 18

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 2 de 18

1. APRESENTAO O Programa de Anlise de Produtos, coordenado pela Diretoria da Qualidade do Inmetro, foi criado em 1996, sendo um desdobramento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade PBQP. Um dos subprogramas do PBQP, denominado Conscientizao e Motivao para a Qualidade e Produtividade, refletia a necessidade de criar, no pas, uma cultura voltada para orientao e incentivo Qualidade, e tinha a funo de promover a educao do consumidor e a conscientizao dos diferentes setores da sociedade. Nesse contexto, o Programa de Anlise de Produtos tem como objetivos principais: a) minimizar os efeitos nocivos da assimetria de informao existente entre consumidores e fornecedores de produtos e servios, favorecendo o equilbrio na relao de consumo e a concorrncia leal no mercado; b) informar ao consumidor brasileiro sobre a adequao de produtos e servios aos critrios estabelecidos em normas e regulamentos tcnicos, contribuindo para que ele faa escolhas melhor fundamentadas em suas decises de compra ao levar em considerao outros atributos alm do preo e, por conseqncia, torn-lo parte integrante do processo de melhoria da indstria nacional; c) fornecer subsdios para o aumento da competitividade da indstria nacional; A seleo dos produtos e servios analisados tem origem, principalmente, nas sugestes, reclamaes e denncias de consumidores que entraram em contato com a Ouvidoria do Inmetro, ou atravs do link Indique! Sugesto para o Programa de Anlise de Produtos, disponvel na pgina do Instituto na internet. Outras fontes tambm so utilizadas, como demandas do setor produtivo e dos rgos regulamentadores, alm de notcias sobre acidentes de consumo, reclamaes e denncias encontradas em pginas da imprensa dedicadas proteo do consumidor. Deve ser destacado que as anlises conduzidas pelo Programa no tm carter de fiscalizao, e que esses ensaios no se destinam aprovao de produtos ou servios. O fato de um produto ou servio analisado estar ou no de acordo com as especificaes contidas em regulamentos e normas tcnicas indica uma tendncia em termos de qualidade. Sendo assim, as anlises tm carter pontual, ou seja, so uma fotografia da realidade, pois retratam a situao naquele perodo em que as mesmas so conduzidas. Ao longo de sua atuao, o Programa de Anlise de Produtos estimulou a adoo de diversas medidas de melhoria. Como exemplos, podem ser citados a criao e reviso de normas e regulamentos tcnicos, programas de qualidade implementados pelo setor produtivo analisado, aes de fiscalizao dos rgos regulamentadores e a criao, por parte do Inmetro, de programas de certificao compulsria, bem como a certificao de produtos a partir de solicitaes de empresas que foram analisadas e identificaram esta alternativa, que representa um forma de melhorar a qualidade do que oferecido ao consumidor e tambm um diferencial em relao a seus concorrentes.

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 3 de 18

2. JUSTIFICATIVA A anlise em aditivos para radiador, ou lquidos para arrefecimento do motor, como tambm so conhecidos estes produtos, foi sugerida pelo Instituto da Qualidade Automotiva IQA1, que denunciou a existncia de concorrncia desleal causada por fabricantes que colocam, no mercado, produtos em desacordo com a norma tcnica brasileira. O aditivo para radiador um lquido composto por etilenoglicol (um tipo de lcool), aditivos e gua, que deve ser adicionado ao radiador do carro para ajudar a manter a temperatura do motor na faixa de funcionamento ideal e minimizar a corroso (ferrugem) das partes metlicas. A funo do etilenoglicol alterar os pontos de ebulio (fervura) e congelamento da gua do motor. Os aditivos, por sua vez, equilibram o pH da gua de modo que no fique nem alcalina nem cida. Para cumprir adequadamente essas importantes funes qumicas, o produto deve atender s especificaes normativas que esto diretamente relacionadas com a sua composio. Segundo as pesquisas realizadas pelo IQA, alguns fabricantes tm abastecido o mercado com produtos com excesso de gua testes da entidade identificaram amostras com quase 100% de gua, muito acima dos 5% permitidos - o que na prtica resulta em fluidos que no apenas deixam de funcionar como controladores de temperatura e corroso, mas tambm podem danificar o sistema de resfriamento do motor. Levando-se em considerao que este um item muito utilizado pela populao a frota nacional conta com cerca de 19 milhes de automveis, segundo a Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores Anfavea pode-se afirmar que o no atendimento aos critrios mnimos de qualidade definidos na norma tcnica tem grande impacto para os consumidores no que diz respeito possibilidade de prejuzo econmico e danos ao seu patrimnio. Nesse contexto, o Inmetro considerou necessria a avaliao da tendncia da qualidade dos aditivos para radiador disponveis no mercado de consumo. Os critrios e a metodologia aplicados foram previamente discutidos com o IQA. Este relatrio apresenta as principais etapas da anlise, a descrio dos ensaios, os resultados e a concluso do Inmetro sobre o assunto.

3. NORMAS E DOCUMENTOS DE REFERNCIA ABNT NBR 13.705:1996 - Aditivos para arrefecimento de motor endotrmico, tipos A e B, concentrados - Requisitos e determinao das caractersticas; Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, do Ministrio da Justia - Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor.

4. LABORATRIO RESPONSVEL PELOS ENSAIOS Os ensaios foram realizados no Laboratrio de Combustveis e Lubrificantes e no Laboratrio de Anlises Qumicas Orgnicas, do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo IPT, localizado em So Paulo/SP.

O Instituto da Qualidade Automotiva uma entidade sem fins lucrativos, especializada no setor automotivo, que tem como misso prover toda a cadeia automotiva - indstria, comrcio e servios - de aes para o desenvolvimento da Qualidade e Competitividade. O Instituto atua tambm como organismo acreditado pelo Inmetro para certificao de diversos produtos, servios e sistemas de gesto da qualidade.
PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS Pgina 4 de 18

5. AMOSTRAS ANALISADAS A compra de amostras foi precedida por uma pesquisa de mercado realizada pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade RBMLQ, composta pelos Institutos de Pesos e Medidas Ipems, rgos delegados do Inmetro nos estados. A pesquisa, que encontrou mais de 50 marcas e 40 fabricantes de diversos tipos de aditivos, foi coordenada em 08 estados Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, So Paulo e Piau contemplando as cinco regies do pas. Apesar de ter sido registrado um nmero significativo de marcas, o Inmetro observou que nem todos os produtos correspondiam a aditivos para radiador segundo as especificaes da norma brasileira. Foram identificados outros tipos de aditivos no mercado, com composio no prevista na NBR 13.705:1996, cuja diferenciao para o consumidor muito sutil, perceptvel apenas quando se l atentamente as informaes de cada embalagem. Apesar de terem finalidades de uso distintas, os aditivos no normalizados podem ser confundidos pelo consumidor com o tipo normalizado porque so comercializados, nos pontos de venda, nas mesmas prateleiras e gndolas, alm de utilizarem embalagens similares. Segundo os respectivos fabricantes, esses produtos no normalizados tm funo apenas anticorrosiva, no atendendo aos outros parmetros exigidos. J os produtos normalizados devem ter outras funes alm do combate corroso, como a proteo contra congelamento e superaquecimento do sistema de resfriamento de motor, conforme o detalhamento abaixo:
Tabela 1 Diferenas entre aditivos normalizados e no normalizados Aditivos normalizados Contm etilenoglicol (lcool) em sua composio; Ao preventiva contra congelamento do sistema Ao preventiva contra superaquecimento do sistema; Ao anticorrosiva; Ao apenas anticorrosiva Outros aditivos NO contm etilenoglicol na composio;

Como o Programa de Anlise de Produtos uma simulao da compra feita pelo consumidor, o Inmetro selecionou - com base na participao no mercado - e comprou, para anlise, as marcas cujos rtulos as identificavam como aditivos para radiadores no atentando para o fato de serem normalizadas ou no, assim como faria o consumidor leigo. Cabe ressaltar que no foram includas todas as marcas encontradas porque o Programa no possui carter de fiscalizao e objetiva apenas avaliar a tendncia da qualidade dos produtos. Dessa forma, foram adquiridas amostras de 16 aditivos para radiador, sendo 12 marcas de aditivos normalizados (com etilenoglicol na composio) e 04 de aditivos no normalizados (sem etilenoglicol), conforme mostra a tabela a seguir:

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 5 de 18

Tabela 2 Marcas de aditivos para radiador compradas no mercado Marca Bardahl Rad Cool Plus Castrol MaxCool Super Extreme Ultra Ipiranga Lubrax MaxFlu Motorcraft Ford Paraflu Radiex R-1922 Raid RV Cool Shell STP Petroplus Triboil Texaco Havoline Valeo Protect 100 Fornecedor Promax Produtos Mximos S.A. Ind. e Com. Castrol Brasil Ltda. Green & Red do Brasil Indstria e Comrcio Ltda. Distribuidora de Produtos de Petrleo Ipiranga S.A. Petrobrs Distribuidora S.A Motormax 2000 Produtos Automotivos Ltda. Ford Brasil Ltda. FL Brasil S.A. Radiex Qumica Ltda. Interlub Brasil Lubrificantes Ltda. Radiadores Visconde Ltda. Shell do Brasil S.A. Petroplus Sul Comrcio Exterior S/A Triboil Indstria e Comrcio Ltda. Texaco Brasil Ltda. Valeo Sistemas Automotivos Ltda. Composio informada na embalagem Monoetilenoglicol, anticorrosivos e corante. No contm aminas, fosfatos ou nitritos Etilenoglicol e inibidores de corroso (tecnologia orgnica) Polmeros anticorrosivos sintetizados e veculo Etilenoglicol e aditivos anticorrosivo e antioxidante base de etilenoglicol Carboxilatos, monoetilenoglicol, aditivos anticorroso, aditivos anticongelantes. Essencialmente monoetilenoglicol e inibidor de corroso Monoetilenoglicol, aditivos anticorrosivo e passivador de metais, brax, estabilizador e corante verde. Polmeros anticorrosivos semi-sintetizados de alta condutividade trmica, corante e veculo Glicis, passivadores de metais, anti-corrosivos e agentes coadjuvantes. Monoetilenoglicol, aditivos, componente anticorrosivo, corante e gua desmineralizada. Etilenoglicol, sais de sdio, emulso de silicone e corante. leo mineral, tensoativos no inicos, coadjuvantes. Inibidores anticorrosivo, antiespumante isento de nitritos, sulfatos ou aminas, gua desmineralizada. Etilenoglicol, aditivos e corante Etilenoglicol, sais de sdio, emulso de silicone, corante e agente desnaturante. Composio prevista na norma? Sim Sim No Sim Sim Sim Sim Sim No Sim Sim Sim No No Sim Sim

Como a norma tcnica estabelece que deve haver etilenoglicol na composio do aditivo, apenas as 12 amostras que atendiam a este quesito foram submetidas aos ensaios. Para as outras 04, verificou-se, apenas a ttulo de comparao com as marcas normalizadas, o teor de gua.

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 6 de 18

6. ENSAIOS REALIZADOS A norma NBR 13.705 prev diversos ensaios para verificar a composio dos produtos e sua capacidade de proteger o sistema de resfriamento do motor contra congelamento, superaquecimento e corroso. Nesta anlise foram realizados quatro grupos de ensaios, dos quais o primeiro determinao do teor de gua - teve carter eliminatrio, ou seja, somente foram submetidos aos outros ensaios as amostras que atenderam ao limite estabelecido para este quesito, adotado com base na experincia tcnica do IQA e do IPT, que permite assegurar que as amostras com excesso de gua no so eficientes nem podem ser consideradas como aditivos para radiador.

6.1. Teor de gua Basicamente, consistiu em verificar a quantidade de gua presente nas amostras, que de acordo com a norma no pode ultrapassar 5% do volume total. O resultado obtido foi o seguinte:

Tabela 3 Resultado para Teor de gua Amostra Bardahl Rad Cool Plus Castrol MaxCool Super Ipiranga Lubrax MaxFlu Motorcraft Ford Paraflu Raid RV Cool Shell Texaco Havoline Valeo Protect 100 Teor de gua encontrado Mx.: 5% 2,8% 2,5% 2,8% 2,8% 86% 2,9% 4,1% 74% 3,4% 2,9% 2,4% 2,9% Resultado Conforme Conforme Conforme Conforme No Conforme Conforme Conforme No Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme

Das 12 marcas analisadas, 02 tiveram amostras consideradas no conformes por apresentar excesso de gua e nem foram, conseqentemente, submetidas aos outros ensaios: MaxFlu, fabricada por Motormax 2000 Produtos Automotivos Ltda., e Raid, fabricada por Interlub Brasil Lubrificantes Ltda.

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 7 de 18

Observao: importante ressaltar que as amostras dos 04 aditivos no normalizados tambm foram submetidas ao ensaio de verificao do teor de gua. Como resultado, pode-se depreender que estes produtos so formados, predominantemente, por gua, como apresentado na tabela a seguir:

Tabela 4 Resultado do ensaio de verificao do teor de gua para os aditivos no normalizados Amostra Extreme Ultra Radiex R-1922 STP Petroplus Triboil Teor de gua encontrado (%) 98% 93% 81% 79%

Pela metodologia adotada na anlise, baseada na norma NBR 13.705:1996 - Aditivos para arrefecimento de motor endotrmico, tipos A e B, concentrados - Requisitos e determinao das caractersticas, estas amostras seriam consideradas no conformes, ou seja, reprovadas quanto composio por excederem o limite mximo de 5% de gua. Ao receber o resultado do ensaio, os fabricantes responsveis se posicionaram afirmando que seus produtos no poderiam ser analisados segundo a NBR 13.705, pois a mesma refere-se apenas a aditivos com etilenoglicol em sua composio e que, alm disso, informam na embalagem que a norma brasileira no se aplica a esses aditivos. Segundo o Instituto da Qualidade Automotiva IQA, os sistemas de resfriamento do motor foram projetados para funcionarem com os aditivos normalizados, que impedem seu congelamento ou superaquecimento, alm da corroso das partes metlicas. No o caso desses aditivos no normalizados, que se propem apenas ao anticorroso. Apesar disso, nada impede que o consumidor deseje utiliz-los, desde que, no momento da compra, seja informado adequadamente sobre as caractersticas e propriedades dos produtos.

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 8 de 18

6.2. Determinao do pH Este ensaio serve para verificar se amostra pode cumprir a funo de controlar o pH da gua do sistema de resfriamento, ou seja, impedir que ela se torne alcalina ou cida demais. O valor para o pH do aditivo para radiador deve situar-se entre 7,5 e 11,5. Uma no conformidade neste item significa que o produto pode no ser eficaz na proteo contra a corroso. A seguir, so apresentados os resultados:

Tabela 5 Resultado para a determinao do pH Amostra pH medido Mx.: 11,5 Mn.: 7,5 7,98 8,20 7,90 8,08 No ensaiado (*) 7,50 7,85 No ensaiado (*) 10,41 7,90 8,16 8,14 Resultado

Bardahl Rad Cool Plus Castrol MaxCool Super Ipiranga Lubrax MaxFlu Motorcraft Ford Paraflu Raid RV Cool Shell Texaco Havoline Valeo Protect 100

Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme

(*) No ensaiado porque foi considerada no conforme no ensaio de Teor de gua

Neste ensaio, todas as marcas tiveram amostras consideradas conformes.

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 9 de 18

6.3. Determinao dos Pontos de Congelamento e Ebulio Estes ensaios verificam se as amostras tm capacidade de modificar os pontos de congelamento e ebulio da gua. Essas caractersticas so necessrias para evitar que o carro ferva ou, como pode ocorrer nos climas mais frios, que o sistema congele. Para isso, so feitas medies em solues que imitam a diluio das amostras nas mesmas condies em que so usadas no sistema de resfriamento, ou seja, 50% de aditivo e 50% de gua. Segundo a norma tcnica, a soluo s pode congelar abaixo de 33 graus Celsius negativos e ferver acima de 163 graus Celsius. Na tabela abaixo so relacionados os resultados:

Tabela 6 Resultado para a determinao dos pontos de congelamento e ebulio Ponto de Congelamento (C) Mx.: -33 C Bardahl Rad Cool Plus Castrol MaxCool Super Ipiranga Lubrax MaxFlu Motorcraft Ford Paraflu Raid RV Cool Shell Texaco Havoline Valeo Protect 100 -36 -38 -35 -34 -38 -34 No ensaiado (*) 173 176 179 179 -35 -36 -37 -34 No ensaiado (*) 178 170 Ponto de Ebulio (C) Mn.: 163 C 176 181 177 177 Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme

Amostra

Resultado

(*) No ensaiado porque foi considerada no conforme no ensaio de Teor de gua

Neste ensaio, todas as marcas tiveram amostras consideradas conformes.

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 10 de 18

6.4. Ensaio de Corroso Neste ensaio, o objetivo verificar se as amostras tm condies de minimizar a corroso das partes metlicas do sistema de resfriamento do motor. Assim, o ensaio consiste em mergulhar no aditivo de radiador da forma diluda como ele utilizado no carro - pequenas chapas feitas com os metais que costumam fazer parte do sistema de resfriamento e, em seguida, medir o quanto perderam de massa. Os resultados so apresentados a seguir:

Tabela 7 Resultado para o ensaio de corroso Amostra Cobre (mg) Solda (mg) Lato (mg)
Mx.: 10mg

AoCarbono (mg)
Mx.: 10mg

Ferro fundido (mg)


Mx.: 20mg

Alumnio (mg)
Mx.: 10mg

Resultado

Mx.: 10mg Mx.: 20mg

Bardahl Rad Cool Plus Castrol MaxCool Super Ipiranga Lubrax MaxFlu Motorcraft Ford Paraflu Raid RV Cool Shell Texaco Havoline Valeo Protect 100

1,0 1,0 1,0 1,0

0,7 1,0 1,0 1,0

0,7 1,0 1,0 1,0

0,0 0,0 0,3 0,0

-0,3 0,3 0,0 0,0

-0,7 8,0 0,3 -1,7

Conforme Conforme Conforme Conforme -

No ensaiado (*) 1,0 1,0 2,0 0,7 1,0 0,7 -0,3 0,0 -0,3 -0,3 9,0 0,7

Conforme Conforme -

No ensaiado (*) 1,0 1,0 1,7 1,0 7,3 0,7 1,0 0,0 1,7 1,0 1,0 0,7 -0,3 0,3 0,0 0,0 -0,7 -0,3 0,0 -0,3 -1,3 -0,7 3,3 -0,3

Conforme Conforme Conforme Conforme

(*) No ensaiado porque foi considerada no conforme no ensaio de Teor de gua

Neste ensaio, todas as marcas tiveram amostras consideradas conformes

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 11 de 18

7. RESULTADO GERAL O resultado geral da anlise em aditivos para radiadores relacionado a seguir:

Tabela 8 Resultado Geral da anlise em aditivos para radiador Amostra Bardahl Rad Cool Plus Castrol MaxCool Super Extreme Ultra Ipiranga Lubrax MaxFlu Motorcraft Ford Paraflu Radiex R-1922 Raid RV Cool Shell STP Petroplus Triboil Texaco Havoline Valeo Protect 100 Conforme Conforme Conforme Conforme No Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme No Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Teor de gua Conforme Conforme Determinao do pH Conforme Conforme Determinao do Ponto de Congelamento Conforme Conforme Norma no aplicvel Conforme Conforme No realizado Conforme Conforme Norma no aplicvel No realizado Conforme Conforme Norma no aplicvel Norma no aplicvel Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme No Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme No Conforme Conforme Conforme Determinao do Ponto de Ebulio Conforme Conforme Resultado Conforme Conforme

Pelos resultados, pode-se observar que: As amostras de 04 das 16 marcas compradas no forams analisadas segundo a norma brasileira por possurem composio diferente, sem etilenoglicol. So produtos que no possuem norma. Das 12 marcas analisadas, 02 tiveram amostras consideradas no conformes. Elas apresentaram excesso de gua em sua composio, em quantidade muito acima do estabelecido na norma. So elas: MaxFlu fabricada por Motormax 2000 Produtos Automotivos Ltda.; Raid fabricada por Interlub Brasil Lubrificantes Ltda;

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 12 de 18

8. INFORMAES TEIS PARA OS CONSUMIDORES Como relatado no item referente pesquisa de mercado, feita pelos Institutos de Pesos e Medidas - rgos delegados do Inmetro nos estados - foram encontradas diversas marcas e variedades de aditivos para radiadores. De fato, foram identificados no apenas produtos cuja composio est prevista na norma brasileira, mas tambm diversos outros, no normalizados, com finalidade apenas anticorrosiva, cuja diferenciao o consumidor pode no ser capaz de fazer. A possibilidade de confuso por parte do consumidor fica mais evidente quando se observa que as notas fiscais de compra no distinguem, na maioria dos casos, a natureza dos produtos:

Tabela 9 Descrio da nota fiscal de compra Marca Bardahl Rad Cool Plus Castrol MaxCool Super Extreme Ultra Ipiranga Lubrax MaxFlu Motorcraft Ford Paraflu Radiex R-1922 Raid RV Cool Shell STP Petroplus Texaco Havoline Triboil Valeo Protect 100 Produto normalizado? Sim Sim No Sim Sim Sim Sim Sim No Sim Sim Sim No Sim No Sim Descrio da nota fiscal Aditivo radiador Aditivo para radiador Aditivo para radiador Extreme Adit. Radia. Ipir Fluido Rad. 500ml Aditivo para radiador Aditivo Aditivo Radiador Aditivo radiador Radiex-1922 Raid fluid concentrado Aditivo Radiador Concentrado Aditivo para radiador STP radiador lquido arrefecimento Texaco Ext Lif Concentrado Aditivo rad tricoolant concentrado Valeo 100

Sendo assim, importante que os consumidores, no momento da compra, leiam a composio do rtulo para terem certeza do produto que pretendem adquirir. Se a inteno comprar aditivos normalizados, deve-se optar por produtos com etilenoglicol. Quanto aos outros aditivos, devem ser considerados produtos diferentes, desde que esta informao seja transmitida de forma a no induzir o comprador ao erro.

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 13 de 18

9. POSICIONAMENTO DOS FORNECEDORES Aps a concluso dos ensaios, os fabricantes que tiveram produtos analisados receberam cpias dos relatrios de ensaio de suas respectivas amostras, enviadas pelo Inmetro, tendo sido dado um prazo para que se manifestassem a respeito dos resultados obtidos. A seguir, so relacionados os fabricantes que se manifestaram formalmente, atravs de faxes e e-mails enviados ao Inmetro, e trechos de seus respectivos posicionamentos: Distribuidora de Produtos de Petrleo Ipiranga : Ipiranga
(...) Primeiramente gostaria de parabeniz-los pelo trabalho que est sendo realizado. Acredito que aes como essas, iro reprimir a presena de empresas no mercado, que buscam enganar o consumidor com produtos sem a qualidade e desempenho esperado. Empresas essas, que devido a essa condio, tornam-se mais competitivas em relao as que buscam a qualidade de seus produtos e atender a satisfao de seus clientes. Estamos satisfeitos em saber que o nosso produto atendeu a todas especificaes, pois esse o nosso objetivo. Ns da Ipiranga estamos a sua disposio para ajudar no que for necessrio (...)

Green & Red do Brasil Indstria e Comrcio Ltda.: Extreme Ultra


(...) Em ateno a missiva encaminhada pelo INMETRO, a fabricante do produto denominado Extreme Ultra Permanent Fluid vem reiterar os termos da resposta datada de 31 de julho p.p., acrescentando as seguintes consideraes finais. 1-) A fabricante no se ope aos termos do relatrio final, na medida em o produto analisado no faz referncia a aplicao da norma tcnica NBR 13.705: 1996, concernente aos aditivos para arrefecimento de motor, tipos A e B, concentrados. 2-) Com relao aos termos antecipadamente trazidos a nosso conhecimento, especialmente sobre a cientificao dos consumidores acerca das diferenas entre aditivos normalizados ou no, se faz necessrio acrescentar que, embora o produto analisado no preencha as especificaes da norma em debate, este cumpre com a funo para qual foi desenvolvido, ou seja, a proteo do sistema de arrefecimento. 3-) A fabricante nunca pretendeu, como no pretende, induzir o consumidor erro, fazendo-se mister repisar que nas embalagens comercializadas em pontos de venda no consta que o produto tenha sido elaborado em consonncia com a NBR 13705/96, mas, que atende as necessidades para utilizao do produto na condio climtica predominante no Brasil, especialmente no que tange aos pontos de ebulio e congelamento do lquido de arrefecimento. 4-) Ainda com relao postura da empresa para com os consumidores, lembramos que o produto analisado comercializado em patamar de preo significativamente inferior queles cuja composio contenha etilenoglicol, o que demonstra que a fabricante no se beneficia monetariamente sobre o binmio normalizado/no normalizado, tampouco associa seu produto a norma, deixando escolha do consumidor final a deciso sobre a compra ou no de aditivo normalizado. 5-) Reportando-se ao fato de que a maioria dos aditivos ser comercializados em embalagens similares, tem a esclarecer que a fabricante j buscou junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI o registro das patentes das embalagem desenvolvidas exclusivamente para seus produtos, providncia que visa dar distino dos qumicos por si fabricados em face a seus concorrentes. 6-) Por fim, a fabricante entende que as informaes constantes nas embalagens dos produtos comercializados esclarecem o consumidor sobre os pontos j abordados, quais sejam, as caractersticas e propriedades do produtos, bem como o atendimento funo proposta. (...)

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 14 de 18

Interlub Brasil Indstria e Comrcio de leo Automotivo Ltda.: Raid


(...) Nosso produto atende apenas o quesito: proteo contra corroso ASTM D 4627. Estamos solicitando a norma NBR 13705/96, para adequar o produto. (...)

Petroplus Sul Comrcio Exterior S/A: STP Petroplus


(...) Quanto questo acreditamos termos chegado a um saudvel entendimento. Agradecemos a sua ateno s nossas argumentaes e de muito valeu suas sugestes, pois, delas melhoramos ainda mais o rtulo do produto mencionado procurando esclarecer ainda melhor um consumidor menos tcnico. (...)

Radiex Qumica Ltda.: Radiex - 1922


Nota do Inmetro: A empresa enviou comunicado informando que seu posicionamento era o contedo de um material publicitrio, anexo, solicitando que o mesmo fosse reproduzido no relatrio final da anlise. (...) Caro consumidor, voc sabia que o motor do seu carro foi desenvolvido para transformar a energia da exploso em movimento? A misso da engenharia automotiva criar um conjunto de mecanismos que dissipem este calor em um determinado tempo e no comprometam as ligas metlicas existentes no motor, e que ainda parte deste calor queime preferencialmente todo combustvel utilizado, evitando assim emisso de poluentes no meio ambiente. A ENGENHARIA, APS ANOS DE PESQUISAS CONCLUIU QUE A SUBSTNCIA MAIS EFICIENTE PARA CUMPRIR O PAPEL DE TROCA TRMICA A GUA. Devido a constante evoluo dos motores, em especial a eletrnica embarcada, faz-se necessrio a utilizao de uma gua especial, esta desmineralizada, isenta de slidos e substncias qumicas (cloro e sais minerais) que comprometem a vida til das ligas metlicas do radiador e interferem na leitura dos sensores eletrnicos, em especial INJEO ELETRNICA. Pensando nisso a Radiex, empresa genuinamente brasileira, pioneira no desenvolvimento de tecnologias de arrefecimento automotivo comercializa h 5 anos, A FAMLIA DE ADITIVOS BASE POLMEROS COM QUALIDADE APROVADA E COMPROVADA PELOS SEUS CONSUMIDORES E APLICADORES. Desenvolveu essa tecnologia visando atender o mercado nacional e pases tropicais que careciam de produtos com essa caracterstica. Nossos aditivos a base de polmeros possuem em sua composio 90% de gua desmineralizada objetivando um perfeito balanceamento tcnico, buscando o melhor desempenho do conjunto de inibidores de corroso protegendo contra, cavitao, eroso, formao de bolhas, potencializando a condutividade trmica, reduzindo a condutividade eltrica e lubrificando os componentes internos do sistema de arrefecimento. Com isso, conseguimos obter um PRODUTO COM CAPACIDADE DE ABSORO TRMICA 50% MAIS EFICIENTE que o produto base de etilenoglicol, atendendo aos mais rigorosos testes de corroso (conforme laudo 74417-205 (amostra lote n LCTS 8546) realizado em Janeiro/05 pelo IPT-INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS). Sem falar ainda que os aditivos polmeros so ecologicamente corretos, por serem biodegradveis em toda sua essncia. Sendo comercializados em 3 opes de diluio, concentrado, superconcentrado e pronto uso de acordo com sua necessidade. Tambm informamos que a linha de arrefecimento base de polmeros ter nova nomenclatura, passando a ser denominada como: PROTETOR DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO.

Texaco Brasil Ltda.: Texaco Havoline


(...) Com relao aos ensaios conduzidos por vossa entidade e os respectivos relatrios enviados , estamos de acordo com os resultados de conformidade total encontrados para o produto TEXACO "HAVOLINE EXTENDED LIFE" Concentrado - Fluido de Radiador. Parabenizamos o INMETRO pela iniciativa deste controle de qualidade e o comprometimento e respeito ao consumidor brasileiro, premissas tambm da TEXACO. (...)

Os demais fabricantes no enviaram posicionamento.


PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS Pgina 15 de 18

10. POSICIONAMENTO DO INSTITUTO DA QUALIDADE AUTOMOTIVA IQA


[O fluido de radiador] um liquido que deve possuir caractersticas que permitam que o sistema de radiador do veiculo seja eficiente, mantendo a temperatura do sistema ideal para que no ocorra a ebulio (fervura) no radiador e conseqente superaquecimento do motor, e nem o congelamento em situaes de baixas temperaturas, pois o congelamento do produto pode causar o rompimento do radiador. O produto deve ainda proteger o sistema contra a corroso, mantendo-o limpo e desobstrudo e ser compatvel com as mangueiras do sistema, evitando ressecamentos, rachaduras e conseqente vazamento de produto. Consiste numa soluo bsica de gua e de um composto base de glicol com aditivos anticorrosivos. Podem ser do tipo orgnico ou inorgnico e so regidos no Brasil pelas normas ABNT NBR 13705 e 15297. So encontrados no mercado em vrias cores, que so meramente um apelo comercial que no impacta no desempenho dos mesmos. Na linha de produo das montadoras a cor um diferencial importante pois evita que diferentes aditivos sejam confundidos. Consideramos que o lquido que deve ser colocado no sistema de arrefecimento do motor aquele especificado pelo fabricante do veculo, consta no Manual do Proprietrio e onde o fabricante fornece as instrues tcnicas ao proprietrio do veculo quanto ao seu uso. Nos veculos novos, este lquido j vem contido no sistema de arrefecimento, e durante o perodo de garantia do veiculo o trabalho de troca ou verificao feito pelos Concessionrios seguindo as instrues do fabricante do veculo. No mercado de reposio, este produto encontrado nos Concessionrios, nos postos de gasolina, nas lojas e distribuidores de peas e em centros/oficinas de reparao automotiva. A fim de identificar tecnicamente o produto para o mercado de reposio, a comunidade automotiva desenvolveu junto ABNT as normas tcnicas NBR 13705 e NBR 15297 que parametrizam as especificaes tcnicas dos produtos que possuem as caractersticas tcnicas acima mencionadas. Baseados nos trabalhos que temos realizado para a certificao deste produto e nos ensaios realizados nos laboratrios do IPT de So Paulo, em amostras coletadas de alguns fabricantes, nos processos industriais e no mercado em geral, pudemos constatar que os produtos que atendem as normas acima mencionadas so os que apresentam conformidade com as caractersticas tcnicas acima mencionadas. Entendemos pois, que para segurana dos usurios de veculos quando da aquisio do produto no mercado, eles procurem adquirir aqueles produtos que possuem um Selo de Qualidade relativo a uma Certificao do mesmo, feita por um Organismo de Certificao de Qualidade acreditado no Brasil pelo INMETRO.

11. POSICIONAMENTO DO COMIT BRASILEIRO AUTOMOTIVO DE SISTEMAS DE ARREFECIMENTO - CB-05, DA ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT
(...) Com o objetivo de esclarecer o que so aditivos para radiadores concentrados e sua aplicao ao INMETRO, o grupo de trabalho de lquido para arrefecimento GT 05:102.04/1, pertencente ao Comit Brasileiro Automotivo de Estudos de Sistemas de Arrefecimento CB-05 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT declara que: Os lquidos de arrefecimento para motores endotrmicos, popularmente conhecidos no mercado como aditivos para radiadores, so produtos que devem cumprir pelo menos trs funes nos motores endotrmicos: arrefecer, evitando seu superaquecimento, apresentar propriedade anticongelante e proteger contra a corroso. Visando a garantia de atendimento a essas funes, alm de outras tambm importantes, o comit informa que os aditivos concentrados para radiadores devem atender por completo todos os requisitos previstos na norma brasileira NBR 13.705 Aditivos para arrefecimento de motor endotrmico, tipos A e B, concentrados Requisitos e determinao das caractersticas. Adicionalmente, o comit de lquido de arrefecimento, na condio de especialista no assunto, informa que os sistemas de arrefecimento de motores endotrmicos so projetados para receber aditivos com base monoetilenoglicol ou monopropilenogicol, o que geralmente indicado no manual de manuteno dos
PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS Pgina 16 de 18

veculos. O uso somente de gua, apesar de ser s vezes empregado, no satisfaz as funes de arrefecer, proteger contra congelamento e contra corroso. conhecida, tambm, por este comit a existncia no mercado de produtos identificados como aditivos para radiador tipo concentrado que no possuem monoetilenoglicol ou monopropilenoglicol em sua composio, de tal sorte que no atendem a norma NBR 13705 e, portanto no devem ser considerados lquidos de arrefecimento para motores endotrmicos, e sim cargas suplementares de reforo contra a corroso, conforme descrito na norma ABNT NBR 14844 item 4.2.1.4. (...)

12. CONTATOS TEIS Inmetro: www.inmetro.gov.br Ouvidoria do Inmetro: 0800-285-1818; ouvidoria@inmetro.gov.br Sugesto de produtos para anlise: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/formContato.asp Relate acidentes de consumo: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/acidente_consumo.asp Portal do Consumidor: www.portaldoconsumidor.gov.br Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT: www.abnt.org.br Instituto da Qualidade Automotiva www.iqa.org.br tel.: 11-5533-4545 iqa@iqa.org.br Alameda dos Nhambiquaras, 1509 Indianpolis CEP 04090-013 So Paulo/SP

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 17 de 18

13. CONCLUSES A presente anlise foi motivada por denncia do setor produtivo acerca da presena de produtos, no mercado, que no esto adequados aos critrios da norma brasileira quanto ao teor mximo de gua e, portanto, favorecem o ambiente de concorrncia. Os resultados mostraram que, das 12 marcas de aditivos selecionados, 02 apresentaram amostras compostas predominantemente por gua, contrariando o que estabelece a norma brasileira. Essa no conformidade propicia aos fabricantes desses produtos vantagem econmica injusta que favorece um ambiente de concorrncia desleal no mercado, cria dificuldades para os outros fornecedores e resulta em prejuzos econmicos para os consumidores que acabam pagando mais por gua do que pelos componentes bsicos necessrios - e coloca em risco o seu patrimnio, na medida em que os produtos no possuem a composio adequada para proteger o sistema de resfriamento dos motores contra possveis congelamentos, fervuras e corroso danificando, conseqentemente, os automveis. Diante da gravidade do quadro apresentado, o Inmetro enviou os resultados para o Departamento de Proteo e Defesa do Consumidor DPDC, do Ministrio da Justia, e aos Ministrios Pblicos de So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estados em que localizam-se os fabricantes, para que as medidas cabveis sejam tomadas. Alm disso, foram identificados no mercado aditivos cuja composio difere daquela prevista na norma, o que impossibilita que sejam analisados. Visando adoo de aes que resultem na melhoria da qualidade desses produtos, o Inmetro acompanhar a reviso da norma NBR 13.705, em andamento, realizar reunio com os fabricantes analisados, convidando o laboratrio responsvel pelos ensaios, o Instituto da Qualidade Automotiva, entidades de defesa do consumidor e outros interessados e apresentar, na ocasio, proposta de criao de uma ou mais normas brasileiras para estabelecer critrios mnimos de qualidade.

Rio de Janeiro,

de setembro de 2007.

MARCOS BORGES Responsvel pela Anlise

LUIZ CARLOS MONTEIRO Gerente da Diviso de Orientao e Incentivo Qualidade

ALFREDO CARLOS ORPHO LOBO Diretor da Qualidade

PROGRAMA DE ANLISE DE PRODUTOS

Pgina 18 de 18

Das könnte Ihnen auch gefallen