Sie sind auf Seite 1von 10

Considerando as ideias e aspectos lingusticos do texto apresentado, julgue os itens a seguir. 1.

Mantm-se as informaes originais e a correo gramatical do texto caso o primeiro pargrafo seja assim reescrito: Em 2003, ligada ao Ministrio da Cultura, com a finalidade de preservar e de valorizar as diferentes manifestaes culturais, principalmente no Brasil, que tm tradies e costumes diversos, foi criada a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID). A retirada da expresso de realce que (L.42) e a colocao de vrgula aps o segmento Com base nesses encontros (L.41-42) no acarretariam prejuzo gramatical ao perodo. Depreende-se do texto que a finalidade especfica da SID reservar espaos para debates sobre poltica cultural com determinados grupos da sociedade: os indgenas e as comunidades negras, embora essa secretaria tambm promova outros projetos culturais. O emprego do sinal indicativo de crase obrigatrio em s diferentes manifestaes (L.1) e facultativo em s artes plsticas (L.1819), literatura (L.19) e msica (L.19-20). A expresso Tais aes (L.35) est empregada em referncia discusso acerca do papel da cultura na humanizao do tratamento psiquitrico e premiao a iniciativas artsticas inovadoras nesse segmento. O termo nesse, em iniciativas artsticas inovadoras nesse segmento (L.32-33), refere-se Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural. A retirada da vrgula aps Brasil (L.2) manteria a correo gramatical e os sentidos do texto, visto que, nesse caso, o emprego desse sinal de pontuao facultativo. A correo gramatical do texto seria mantida caso as formas verbais promove e apoia (L.22-23) fossem flexionadas no plural, para concordar com o termo mais prximo, dos Estudantes (L.22). No perodo Essas redes abrangem associaes e grupos culturais para divulgar e preservar suas manifestaes de cunho artstico. (L.12-14), duas oraes expressam finalidades das Redes Culturais (L.11-12). Infere-se do texto que as produes artsticas, em vrios segmentos da sociedade, so foco de aes da SID. Embora as redaes oficiais devam ser redigidas, em regra, de forma clara e objetiva, h situaes em que se recomenda a prolixidade, como nas exposies de motivos, nas quais a redundncia necessria.

LNGUA PORTUGUESA Texto para os itens de 1 a 10:


1

10

15

20

25

30

35

40

45

O respeito s diferentes manifestaes culturais fundamental, ainda mais em um pas como o Brasil, que apresenta tradies e costumes muito variados em todo o seu territrio. Essa diversidade valorizada e preservada por aes da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID), criada em 2003 e ligada ao Ministrio da Cultura. Cidados de reas rurais que estejam ligados a atividades culturais e estudantes universitrios de todas as regies do Brasil, por exemplo, so beneficiados por um dos projetos da SID: as Redes Culturais. Essas redes abrangem associaes e grupos culturais para divulgar e preservar suas manifestaes de cunho artstico. O projeto guiado por parcerias entre rgos representativos do Estado brasileiro e as entidades culturais. A Rede Cultural da Terra realiza oficinas de capacitao, cultura digital e atividades ligadas s artes plsticas, cnicas e visuais, literatura, msica e ao artesanato. Alm disso, mapeia a memria cultural dos trabalhadores do campo. A Rede Cultural dos Estudantes promove eventos e mostras culturais e artsticas e apoia a criao de Centros Universitrios de Cultura e Arte. Culturas populares e indgenas so outro foco de ateno das polticas de diversidade, havendo editais pblicos de premiao de atividades realizadas ou em andamento, o que democratiza o acesso a recursos pblicos. O papel da cultura na humanizao do tratamento psiquitrico no Brasil discutido em seminrios da SID. Alm disso, iniciativas artsticas inovadoras nesse segmento so premiadas com recursos do Edital Loucos pela Diversidade. Tais aes contribuem para a incluso e socializam o direito criao e produo cultural. A participao de toda a sociedade civil na discusso de qualquer poltica cultural se d em reunies da SID com grupos de trabalho e em seminrios, oficinas e fruns, nos quais so apresentadas as demandas da populao. Com base nesses encontros que podem ser planejadas e desenvolvidas aes que permitam o acesso dos cidados cultura e a promoo de suas manifestaes, independentemente de cor, sexo, idade, etnia e orientao sexual.Identidade e diversidade.
Internet: <www.brasil.gov.br/sobre/cultura/> (com adaptaes).

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

Por estar de acordo com as regras de concordncia do padro culto da linguagem, a frase Vossa Excelncia indicareis a vossa nova secretria seria adequada para compor a redao de documento oficial. Os cientistas brasileiros nunca renderam muitas notcias nos peridicos especializados de primeira linha. Mesmo quando eles publicam seus artigos nessas revistas, obtm uma repercusso menor que a dos autores de outras nacionalidades. A ISI Web of Knowledge, base de dados que a agncia norteamericana Thomson Reuters montou a partir dos textos cientficos publicados desde 1900, mostra que o impacto de um trabalho de um brasileiro 37% menor que o da mdia dos de cientistas dos pases de primeiro mundo. A razo para isso que s recentemente o Brasil passou a valorizar a produo acadmica os primeiros cursos de ps-graduao foram abertos h menos de cinquenta anos. Alm de ter chegado atrasado, o pas continua a investir pouco em cincia. Mas h sinais de que o Brasil comea a superar suas dificuldades nesse campo. O nmero de artigos assinados por pesquisadores brasileiros em publicaes de referncia mundial cresceu 84,5% de 2005 a 2009, em comparao ao quinqunio 2000/2004. O progresso no foi apenas quantitativo, os trabalhos tambm passaram a ganhar mais ateno. Nos ltimos anos, as citaes feitas por cientistas estrangeiros de artigos escritos por brasileiros subiram 126,4%. Esse incremento ainda mais relevante que o aumento da produo, porque as menes refletem a maior qualidade dos estudos feitos no pas. Apesar de essa situao ter-se mostrado positiva em relao aos anos anteriores, o imunologista Jorge Kalil, diretor, h vinte e seis anos, do Laboratrio de Imunologia do Instituto do Corao em So Paulo, e um dos maiores pesquisadores de sua rea no Brasil, afirma: preciso aumentar o intercmbio de cientistas brasileiros com os de institutos internacionais de referncia. Hoje, no mximo 10% dos pesquisadores em atividade no Brasil trabalham em grandes centros no exterior. Na rea da cincia, esse contato essencial no s para saber como os grandes cientistas trabalham, mas para estabelecer bons contatos e se fazer conhecer. Alm disso, h um problema ainda maior: a burocracia brasileira entrava o trabalho dos cientistas. Existe uma enorme dificuldade para a importao de materiais bsicos de laboratrio, como reagentes, anticorpos e enzimas.
Veja, 23/3/2011 (com adaptaes).

14.

O sentido e a correo gramatical do texto seriam mantidos caso o termo porque (L.29) fosse substitudo por pois. Na linha 43, o termo mas introduz uma orao que expressa contraste em relao ideia expressa na orao anterior. De acordo com a argumentao textual, nos ltimos anos, o Brasil beneficiou-se por uma autossuficincia de materiais necessrios para as pesquisas cientficas, o que resultou em claro aumento da divulgao e repercusso dos resultados dessas pesquisas no cenrio internacional. O emprego do termo primeira linha (L.2-3) remete qualidade e importncia de determinadas revistas cientficas especializadas. As vrgulas que separam a orao base de dados (...) desde 1900 (L.7) so de uso facultativo, razo por que a sua retirada no prejudicaria a correo gramatical do texto. Infere-se da leitura do texto que, apesar da longa tradio da ps-graduao brasileira no campo das pesquisas, o impacto desse tipo de curso ainda est muito aqum daquele observado no cenrio internacional. No texto, estabelece-se uma relao de causa/consequncia entre o baixo investimento em pesquisa cientfica no Brasil e a pouca relevncia da produo advinda dessa pesquisa. A expresso Esse incremento (L.28) retoma a ideia expressa pelos percentuais quantitativos e qualitativos da participao do Brasil no cenrio das publicaes em peridicos de grande visibilidade mundial. A orao Apesar de essa situao ter-se mostrado positiva em relao aos anos anteriores (L.31-32) expressa uma ideia de condio. RACIOCNIO LGICO MATEMTICO

15.

16.

10

17.

18.

15

19.

20

20.

25

21.

30

22.

35

40

23.

A chance de um aparelho, que possui X peas distintas e interligadas entre si, deixar de funcionar dado pela soma das chances de cada pea deixar de funcionar. Uma pesquisa sobre preferncias dos horrios de trabalho plantes e expediente realizada com 260 agentes penitencirios constatou que 30% preferem trabalhar no planto A, 40% no planto B, 20% no planto C e 25% no planto D. Sabe-se ainda que 35% desses agentes preferem trabalhar nos plantes A ou C e 45% nos plantes B ou D. Como no existem outras preferncias por plantes , e os agentes que preferem o planto no querem o expediente, correto afirmar que do total de agentes 20% preferem trabalhar no expediente.

45

24.

13.

A eliminao da frase diretor, h vinte e seis anos, do Laboratrio de Imunologia do Instituto do Corao em So Paulo (L.33-34), que exerce a funo de aposto explicativo do termo o imunologista Jorge Kalil (L.32-33), embora reduzisse as informaes textuais, no prejudicaria a correo gramatical do texto.

Ainda de acordo com o texto da questo anterior julgue os 2 prximos itens. 25. Escolhendo-se ao acaso um agente que trabalha no planto, a chance dele trabalhar no planto A ou no planto D ser inferior a 70%. A quantidade de maneiras que se tem para formar uma comisso de 5 pessoas, para tratar de assuntos dos interesses dos agentes, na qual tenha pelo menos um agente do planto e um do expediente ser igual a 260!/4!x256! (52!/4!x48! x 208!/4!x204!)

Em uma conversa entre Pedro e Paulo ambos notaram que atualmente Pedro tem o dobro da idade que Paulo tinha quando Pedro tinha a idade que Paulo tem. Quando Paulo tiver a idade de Pedro os dois tero juntos 54 anos. Podemos afirmar que: 34. 35. A diferena de idade entre os dois Pedro e Paulo de mais de 6 anos. Atualmente Pedro tem 24 anos. NOES DE INFORMTICA Julgue o que se segue, acerca de correio eletrnico, do Outlook 2010 e do Internet Explorer 9 36. Um firewall pessoal instalado no computador do usurio impede que sua mquina seja infectada por qualquer tipo de vrus de computador. A respeito de ferramentas usadas em aplicaes de escritrio, julgue os itens a seguir. 37. Considerando-se a figura a seguir, que ilustra uma janela do Word 2007 com um documento em edio, correto inferir que, para se selecionar uma faixa vertical do texto conforme mostrado na figura, os seguintes passos podem ser realizados: posicionar o cursor em

26.

Observe o seguinte argumento: P1: Quando um preso desobedece ao agente penitencirio, ele sofre as devidas punies. P2: Um preso sofre as devidas punies e melhora seu comportamento. P3: Um preso melhora seu comportamento ou prejudica todos os seus colegas de presdio. C: Se um preso desobedece ao agente penitencirio, ento ele prejudica todos os seus colegas de presdio. De acordo com o argumento julgue os itens que seguem: 27. 28. 29. O argumento em questo vlido. A tabela-verdade desse argumento tem 16 linhas A proposio um preso sofre punio porque desobedece ao agente penitencirio equivalente a premissa P1.

determinada parte do texto; pressionar e manter pressionada a tecla ; arrastar o cursor do

Certo produto custa vista R$ 1 008,00 mais pode ser pago em duas prestaes iguais uma no ato da compra e outra aps 30 dias. Se optar pela compra em duas prestaes a loja cobra 10% de juros sobre o saldo devedor. Podemos afirmar que: 30. 31. Na compra em prestaes o total pago ser superior a R$ 1 058,00 O valor de cada prestao ser de R$ 554,04.

mouse at uma posio final do texto.

Em uma prova de raciocnio lgico matemtico com duas questes sabe-se que 30 pessoas acertaram apenas uma das duas questes, 10 gabaritaram a prova, 12 acertaram s a primeira questo e 17 no acertaram a primeira questo. Podemos afirmar que: 32. 33. Temos 20 pessoas que no acertaram a primeira questo. Sabendo que cada um pagou uma taxa de inscrio para realizar a prova e todos que pagaram fizeram a prova se o total arrecadado com as inscries foi de R$ 337,50, podemos afirmar que a taxa de inscrio foi inferior a R$ 8,00. No que se refere ao ambiente Linux, julgue os itens seguintes. 38. O Linux suporta o protocolo IP e possui navegadores web, o que permite acesso Internet.

Com relao ao Microsoft Office 2010, julgue os itens a seguir. 39. No PowerPoint 2010, os slides podem ter imagens animadas do tipo gif e a transio de um slide para o prximo pode ocorrer de forma automtica, por meio da configurao de um temporizador. Julgue o item a seguir a respeito do Microsoft Word 2010. 40. No Word 2010, a ferramenta Formatar Pincel, por padro, aplica o estilo normal em qualquer trecho de texto previamente selecionado no documento em edio. Julgue o item a seguir, referentes a aplicativos para edio de textos, planilhas e apresentaes. 41. No Microsoft Excel, a filtragem de dados consiste em uma maneira fcil e rpida de localizar e trabalhar um subconjunto de dados em um intervalo de clulas ou de tabela; por meio dessa ferramenta, pode-se, por exemplo, filtrar os dados para visualizar os apenas os valores (ou 45. ATUALIDADES Eles vestem tnis de marcas famosas, bons, camisas de times de futebol e tm telefones celulares e outros aparelhos eletrnicos modernos, a tal ponto que, de to integrados vida urbana, os ndios de hoje em nada lembram as figuras estilizadas em livros escolares. Apesar disso, as comunidades indgenas que vivem em reas demarcadas pelo governo preservam seus costumes, tradies e identidade. Mais do que isso, elas resistem ao avano de obras de infraestrutura no pas, ao mesmo tempo em que buscam melhorias, como sade, educao e saneamento.
(fonte: http://uol.com.br/atualidades/questaoindigena-expansao-urbana-ameaca-aldeias.htm).

Com relao ao assunto julgue os itens a seguir. 44. Projetos de construo das usinas hidreltricas de Belo Monte no Par, e de Teles Pires no Mato Grosso do Sul, por exemplo, enfrentaram a presso de ambientalistas e grupos indgenas que habitam as regies. Recentemente, conflitos semelhantes ocorreram na rea urbana das cidades de Rio de Janeiro e So Paulo mas ligadas a questes socioeconmicas.

especificados,

valores

principais

secundrios) ou os valores duplicados. Julgue o item abaixo, relativo segurana da informao. 42. Entre os atributos de segurana da informao, incluem-se a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a autenticidade. A integridade consiste na propriedade que limita o acesso informao somente s pessoas ou entidades autorizadas pelo proprietrio da informao. Com relao aos conceitos e aplicativos dos

O jri do Festival de Cannes, na Frana, anunciou neste domingo (26 de maio) os principais vencedores de sua edio de 2013. O ganhador do prmio mais esperado do evento, a Palma de Ouro, foi "La vie d'Adele", do diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche. O longa narra o despertar sexual e a paixo lsbica de uma adolescente por uma jovem de cabelos azuis. O filme ganhou o ttulo em ingls de "Blue is the warmest colour".
(http://g1.globo.com/poparte/cinema/noticia/2013/05/)

Com relao ao tema cultura e seus desdobramentos atuais e vinculaes histricas julgue o item a seguir. 46. Curta-Metragem "Ptio", do mairiense Aly Muritiba foi um dos selecionados da SEMAINE DE LA CRITIQUE de CANNES. O documentrio traz outra viso sobre o ambiente carcerrio no Brasil. Com relao a economia brasileira em 2013, podemos afirmar que a economia brasileira comeou 2013 com ritmo de crescimento mais intenso, dando prosseguimento trajetria de acelerao verificada a partir do segundo semestre de 2012. Apesar das dificuldades que persistem na economia internacional, a economia brasileira continua crescendo.

ambientes Microsoft Office e BrOffice, julgue a seguir. 43. Em uma planilha em edio no Calc, se houver um nmero em uma clula e se, a partir dessa clula, a ala de preenchimento for levada para as clulas adjacentes, ser automaticamente criada uma sequncia numrica a partir desse nmero. 47.

56. TICA NO SERVIO PBLICO 48. Para apurao de qualquer falta tica no setor pblico, deve-se considerar como servidor pblico o indivduo que presta servio na condio de servidor efetivo e concursado. O servidor que carregar consigo documentos institucionais sem prvia autorizao no poder sofrer penalidade se for constatado que no havia ningum responsvel por autorizar a retirada dos documentos. O servidor pblico que, ao constatar falta tica de seu colega de trabalho, deixe de representar contra a referida pessoa no dever ser apenado, pois a delao no servio pblico tem carter discricionrio. 57.

Pertence privativamente Unio a competncia para legislar sobre direito comercial, tributrio e financeiro. De acordo com a Constituio Federal, um brasileiro naturalizado, analfabeto, com 21 anos de idade e residente no Brasil no obrigado ao alistamento eleitoral e ao voto, sendo, ainda, inelegvel. No ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que adquirir outra nacionalidade, em decorrncia de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira. direito de qualquer cidado o exerccio de qualquer ofcio ou profisso, no podendo a lei que a regulamentar, restringir tal exerccio. O Conselho Nacional de Justia no rgo do Poder Judicirio, mas sim ente autnomo cuja funo exercer o controle externo de todos os rgos que integram o Poder Judicirio. Um quinto dos lugares dos TRFs, dos tribunais de justia dos estados e do Distrito Federal e territrios ser composto de membros do Ministrio Pblico, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notrio saber jurdico e reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. Se a organizao criminosa se constituir em grupo armado com intuito de praticar crimes contra a ordem constitucional e o estado democrtico, seus crimes sero considerados inafianveis e imprescritveis, por fora de expressa disposio constitucional. Comporo o Conselho Nacional do Ministrio Pblico, alm de membros do MPU e dos MPs dos Estados, da magistratura, e da advocacia, dois cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada, um indicado pela Cmara dos Deputados e o outro, pelo Senado Federal. Segundo a Constituio Federal, o preso deve ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia religiosa e de sade. As associaes no podero ser

49.

58.

50.

59.

60.

DIREITO CONSTITUCIONAL 51. A Repblica Federativa do Brasil rege-se, nas suas relaes internacionais, pelos seguintes princpios: independncia nacional; prevalncia dos direitos humanos; autodeterminao dos povos; no interveno; igualdade entre os Estados; defesa da paz; soluo pacfica dos conflitos; repdio ao terrorismo e ao racismo; cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; e concesso de extradio. Considere que um indivduo tenha sido denunciado por crime contra o patrimnio h mais de dez anos e que, em razo da quantidade de processos conclusos para sentena na vara criminal do municpio, ainda no tenha havido sentena em relao ao seu caso. Essa situao retrata hiptese de flagrante violao ao direito fundamental durao razovel do processo, expressamente previsto na CF. No Brasil, a pena personalssima, no podendo passar da pessoa do condenado, razo por que a obrigao de reparar o dano no pode ser estendida aos sucessores do condenado ou contra eles executada. Sero considerados equivalentes s emendas constitucionais os tratados internacionais sobre direitos humanos aprovados em ambas as Casas do Congresso Nacional em dois turnos de votao e por maioria absoluta do voto respectivos membros. Entre as funes tpicas do Poder Judicirio inclui-se a edio de normas regimentais que disponham sobre a competncia e o funcionamento de seus rgos jurisdicionais e administrativos. 61.

52.

62.

63.

53.

64.

54.

65.

compulsoriamente dissolvidas, mas podem ter suas atividades suspensas por deciso judicial com trnsito em julgado. E, ainda, quando expressamente autorizadas tm legitimidade para representar seus filiados judicialmente.

55.

75. DIREITO ADMINISTRATIVO 66. A conduta legal do administrador pblico, quando atua fora dos objetivos expressa ou implicitamente traados na lei configura excesso de poder. Quando a administrao pblica aplica a pena criminal para um servidor pblico pela prtica de crime contra a administrao pblica subentende-se que houve manifestao do poder disciplinar. O controle poltico exercido tambm atravs da atuao do poder judicirio, mediante provocao, sobre a legalidade da atuao da administrao pblica dos poderes legislativo e executivo. O elemento culpa deve ser desconsiderado para a caracterizao da responsabilidade civil objetiva da Administrao Pblica, todavia deve ser considerado para a responsabilizao do particular excludente da responsabilidade administrativa. A presuno de legitimidade do ato administrativo deflui da necessidade de lei para garantir a gerao de efeitos do ato. Configura-se hiptese de licitao dispensvel quando o poder pblico alienar bens imveis atravs de dao em pagamento, doao, permuta e investidura. O Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio (Lei 8.112/1990) preconiza que os servidores cumpriro jornada de trabalho fixada em razo das atribuies pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a durao mxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mnimo e mximo de seis horas e oito horas dirias, respectivamente, o que inviabiliza a atividade do Agente Penitencirio Federal no regime de escala de planto. O servidor pblico que frustrar, dolosa ou culposamente a licitude de concurso pblico, pratica ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios fundamentais da administrao pblica. Qualquer agente pblico pode ser responsabilizado pela prtica de uma ato de improbidade administrativa, salvo alguns agentes polticos, que segundo a Constituio Federal, sero responsabilizados por crime de responsabilidade 76.

Segundo o decreto 6049/2007 Considera-se falta disciplinar de natureza mdia praticada pelo preso nas dependncias do estabelecimento penal federal inobservar os princpios de higiene pessoal, da cela e das demais dependncias do estabelecimento penal federal DIREITO PENAL Podemos afirmar que no atual ordenamento jurdico um decreto presidencial pode prever crimes e cominar penas. Jos, condenado definitivamente a pena de 2 a 4 anos esta cumprindo pena. Nesse interim sobreveio nova lei que previu pena de 1 a 4 anos, nessa situao a no ser aplicada pois o crime j estava transitado em julgado. A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

67.

77.

68.

78.

69.

70.

Joo faz disparo em Elizabete com inteno de matar. Contudo, por circunstncia alheias a vontade de Joo a vtima no more. Logo aps a vtima socorrida vindo a morrer no hospital devido a complicaes na cirurgia que eram imprescritveis para a sobrevivncia da mesma. 79. 80. Podemos afirmar que Joo responder por homicdio culposo Podemos afirmar que se o medico agiu com impercia, Joo devera responder por tentativa de homicdio e o mdio por homicdio culposo. De acordo com o STJ caso o hospital desabasse e Elizabete estivesse internauta, Joo deveria responder por homicdio tentado. No crime de homicdio podemos afirmar que para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime gera a qualificao do crime Podemos afirmar que de acordo com o cdigo penal a pena aumentada se o crime for praticado por milcia privada, sob o pretexto de prestao de servio de segurana, ou por grupo de extermnio. Podemos afirmar que Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps constitui o crime de homicdio privilegiado. Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, podemos afirmar que o agente ter sua pena agravada.

71.

72.

81.

82.

83.

73.

84.

74.

85.

86.

Podemos afirmar que no crime de induzimento ou instigao se crime praticado por motivo egostico haver aumento de pena. Podemos afirmar que segundo o cdigo penal no crime de furto a pena aumenta-se de um tero, se o crime praticado durante o repouso noturno. Joo praticou conta mariana o chamado boa noite Cinderela e subtraiu seus bens, nessa condio podemos afirmar que ocorrer crime de furto agravado Podemos afirmar que no crime de roubo se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma ocorrer aumento de pena. Segundo artigo 1 do cdigo penal que preleciona: No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal, podemos afirmar que no Direito Penal, encontra-se inserido os princpios da legalidade, da anterioridade e da reserva legal. Assim, algumas determinaes expressas do artigo primeiro devem ser observadas, como so casos: A analogia somente para beneficiar o ru, a impossibilidade de ei em sentido material criar condutas criminosas e cominar penas, a impossibilidade de punio a indivduos sem a previso estritamente legal e a impossibilidade de crimes atribudos a pessoas jurdicas de qualquer modo. Adolfo, definitivamente condenado pela prtica de crime contra a vida foi condenado a pena de 15 a 20 anos de recluso. Quando j condenado, o crime teve sua pena alterada para 25 a 30 anos de deteno, nessa situao podemos afirmar que a pena no poder retroagir, visto que somente penas mais brandas, ou seja, que beneficiem o ru podem retroagir. LEGISLAO EXTRAVAGANTE

87.

Considerando as disposies constitucionais e legais aplicveis ao processo penal e, quando for o caso, a doutrina e a jurisprudncia correlatas, julgue o item que se segue. 94. Os crimes de racismo, tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os crimes definidos como hediondos, assim como a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o estado democrtico podem ser compreendidos na categoria de delitos inafianveis por disposio constitucional expressa.

88.

89.

90.

De acordo com as normas processuais penais e a legislao extravagante, bem como os entendimentos jurisprudncias sobre o tem, julgue o item que se segue. 95. Caso dois agentes de forma estvel e permanente se associem para a prtica do trfico de drogas, respondero por associao ao trfico de drogas, delito esse no equiparado a hediondo e caso esses agentes pratiquem o trfico de drogas lhes ser vedado o benefcio do artigo 33 4 da lei 11.343/06, o chamado trfico privilegiado.

De acordo com a lei de tortura, julgue o prximo item. 96. Caso um condenado pela prtica de tortura seja funcionrio pblico, alm de perder o seu cargo automaticamente e a interdio para o seu exerccio pelo dobro tambm ter um aumento de pena de um sexto at dois teros.

91.

De acordo com a lei 9.455/97 (lei de tortura), julgue o prximo item. 97. Aquele que se omite diante das condutas comissivas de tortura prevista na lei 9.455/97, quando tinha o dever de evit-las ou apur-las, incorrer nas mesmas penas daquele que agiu comissivamente, tendo como base a omisso penalmente relevante prevista no artigo 13 2 do Cdigo Penal. DIREITO PROCESSUAL PENAL 98. No tocante ao inqurito policial, correto afirmar que a autoridade policial poder mandar arquivar autos de inqurito por ausncia de materialidade do delito.

No que concerne aos aspectos processuais das leis penais extravagantes e s inovaes legais havidas no sistema processual penal, julgue os itens a seguir. 92. A priso temporria para os crimes hediondos e equiparados, em funo da gravidade objetiva dessas infraes penais, de 30 dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade.

De acordo com a legislao especial, julgue o prximo item. 93. Considere a seguinte situao hipottica. Em 28/7/2012, Caroline foi presa e autuada em flagrante delito pela prtica de uma extorso qualificada pela morte. Concludo o inqurito policial e remetidos os autos ao Poder Judicirio, foi deferido pelo juzo pedido de liberdade provisria requerido pela defesa da r. Nessa situao, procedeu em erro a autoridade judiciria, pois o crime citado insuscetveis de liberdade provisria.

Em relao ao inqurito policial, julgue o prximo item. 99. O inqurito procedimento informativo e dispensvel. administrativo,

Relativo as normas sobre inqurito policial, julgue o prximo item. 100. O Cdigo de Processo Penal impossibilita o desarquivamento do inqurito policial.

Em relao as normas de inqurito policial, prevista no cdigo de processo penal e legislao extravagante, julgue o prximo item. 101. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer autoridade policial a realizao de qualquer diligncia. Em relao ao inqurito policial, julgue o prximo item. 102. irrecorrvel o despacho que indeferir a abertura de inqurito policial. A respeito do inqurito policial e com base na situao hipottica abaixo, julgue a afirmativa a seguir. Um delegado de polcia, tendo recebido denncia annima de que Mlton estaria abusando sexualmente de sua prpria filha, requereu, antes mesmo de colher provas acerca da informao recebida, a juiz da vara criminal competente a interceptao das comunicaes telefnicas de Mlton pelo prazo de quinze dias, sucessivamente prorrogado durante os quarenta e cinco dias de investigao. Ktia, ex-mulher de Mlton, contratou o advogado Caio para acompanhar o inqurito policial instaurado. Mlton, ento, ainda no curso da investigao, resolveu interceptar, diretamente e sem o conhecimento de Caio e Ktia, as ligaes telefnicas entre eles, tendo tomado conhecimento, devido s interceptaes, de que o advogado cometera o crime de trfico de influncia. Em razo disso, Mlton procurou Ktia e solicitou que ela concordasse com a divulgao do contedo das gravaes telefnicas, ao que Ktia anuiu expressamente. Mlton, ento, apresentou ao delegado o contedo das gravaes, que foram utilizadas para subsidiar ao penal iniciada pelo MP contra Caio, pela prtica do crime de trfico de influncia. 103. O delegado de polcia poderia ter determinado a instaurao de inqurito policial exclusivamente com base na denncia annima recebida. Conforme as regras do inqurito policial, julgue o prximo item. 104. O inqurito policial ser instaurado de ofcio, salvo nas aes penais privadas, dependentes de queixa-crime. De acordo com o cdigo de processo penal, julgue o prximo item. 105. A instaurao do inqurito policial dar-se- por decreto da autoridade policial, dependendo, porm, de representao a esta dirigida pelo rgo do Ministrio Pblico.

De acordo com o cdigo de processo penal, julgue o prximo item. 106. O inqurito policial considerado a fase inicial do processo penal, aplicando-se-lhe todos os princpios atinentes a este, sobretudo o do contraditrio. Relativo ao inqurito policial, julgue o prximo item. 107. O inqurito policial no poder ser instaurado de ofcio, sob pena de suspeio da autoridade policial. 108. Nos termos do Cdigo de Processo Penal, o arquivamento dos autos do inqurito policial, nos crimes de ao pblica, pode se dar a pedido do ofendido, ou por requisio do Ministrio Pblico, mas depende de deciso da autoridade policial. De acordo com o cdigo de processo penal, julgue o prximo item. 109. A lei processual penal aplicar-se- desde logo, retroagindo, em regra, as novas normas que forem benficas em relao as normas da lei anterior. De acordo com o cdigo de processo penal, julgue o prximo item. 110. A lei processual penal admitir interpretao extensiva, o suplemento dos princpios gerais do direito, mas no admitir aplicao analgica, principalmente quando se tratar de analogia in malam partem. De acordo com o cdigo de processo penal, julgue o prximo item.

111. A representao ser irretratvel, depois de


oferecida a denncia. De acordo com a hiptese abaixo, julgue o prximo item. 112. Joo encontra-se preso preventivamente por, em tese, ter cometido o crime de leso corporal gravssima. O inqurito policial foi concludo no prazo legal e encaminhado ao Ministrio Pblico que no ofereceu a denncia no prazo de 05 dias. Nesse caso, o ofendido poder intentar a ao penal privada subsidiria da pblica no prazo de seis meses a contar do conhecimento da autoria.

DIREITOS HUMANOS 113. Ao prever que todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, a Declarao Universal dos Direitos Humanos assegura, tambm, que todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades ali estabelecidos, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, idioma, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. 114. Prev a DUDH que todo ser humano, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases. No entanto, esse direito no pode ser invocado em caso de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos objetivos e princpios das Naes Unidas. 115. Segundo a DUDH, todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias sua defesa. Tais direitos so tambm reproduzidos na Constituio Federal de 1988, onde esto previstos o princpio da presuno de inocncia e a garantia devido processo legal. 116. Assegura a DUDH, ONU, 1948, que todo ser humano tem direito instruo, a qual ser gratuita, apenas nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser

118. A criao da Comisso Nacional da Verdade, encarregada de examinar as violaes de Direitos Humanos praticadas no contexto da represso poltica ocorrida no perodo determinado pelo artigo 8, do ADCT/CF, estava prevista no PNDH-3, dentro do seu Eixo Orientador V: Educao e Cultura em Direitos Humanos. 119. Nos termos das Regras Mnimas para o Tratamento de Pessoas Presas, da ONU, salvo aquelas que cumprem medida scio-educativa, nenhuma pessoa deve ser admitida num estabelecimento penitencirio sem uma ordem de deteno vlida, cujos pormenores tenham sido previamente registrados no livro de registro. 120. As Regras Mnimas para o Tratamento de Pessoas Presas da ONU asseguram que as celas ou locais destinados ao descanso notrio no devem ser ocupados por mais de um recluso. Se, por razes especiais, tais como excesso temporrio de populao prisional, for necessrio que a administrao penitenciria central adote excees a esta regra, deve evitarse que dois reclusos sejam alojados numa mesma cela ou local.

obrigatria. A instruo tcnico-profissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. 117. Constitui-se como um dos objetivos estratgicos do PNDH-3, aprovado pelo Decreto 7037/2009, a promoo dos Direitos Humanos dos

profissionais do sistema de segurana pblica, assegurando sua formao continuada e

compatvel com as atividades que exercem. Para tanto prev-se como ao programtica, dentre outras, condicionar o repasse de verbas federais aos estados, ao Distrito Federal e aos

municpios, garantia da efetiva disponibilizao de equipamentos de proteo individual aos profissionais do sistema nacional de segurana pblica.

Das könnte Ihnen auch gefallen