Sie sind auf Seite 1von 212

FARMACOLOGIA

Prof. Iury Zoghaib

CONCEITOS BSICOS
Farmacologia o estudo da interao dos compostos qumicos com os organismos vivos. Quando a farmacologia se especializa no ramo mdico, a substncia qumica recebe o nome de droga ou frmaco, que pode ser medicamento ou txico. A farmacologia estuda o resultado da interao da droga com o sistema biolgico. A resposta ou efeito dessa interao pode apresentar diversas gradaes simplificadas em dois grandes tipos: Efeito benfico; (medicamento) Efeito malfico. (txico)

CONCEITOS BSICOS
Frmaco vem do grego pharmakon que significa no apenas a substncia de uso teraputico, mas tambm veneno, feitio e influncia sobrenatural ou mstica. Farmacoterapia
(Tratamento medicamentoso) Diagnstico Preveno de doenas (Profilaxia) Substncia Qumica + Sistema Biolgico (Droga) Efeito malfico (Droga-txico) Toxicologia Para evitar gravidez Efeito benfico (Droga-medicamento)

SUBDIVISES DA FARMACOLOGIA
Farmacologia geral: estuda os conceitos bsicos e comuns a todas as drogas. Farmacologia especial ou aplicada: se ocupa dos frmacos reunidos em grupos de ao farmacolgica similar. Farmacognosia: estuda a origem, as caractersticas a estrutura anatmica e composio qumica das drogas no seu estado natural, de matria prima, sob a forma de rgos ou organismos vegetais ou animais assim como dos seus extratos, sem qualquer processo de elaborao. So as drogas naturais, o que deram origem fitoterapia.

SUBDIVISES DA FARMACOLOGIA
Farmacotcnica: se ocupa da preparao das formas farmacuticas sob as quais os medicamentos so administrados (cpsulas, comprimidos, suspenses, etc). Farmacodinmica ou farmacodinamia: estuda as aes e efeitos das drogas em organismos sos e doentes, sendo considerada a base da farmacoterapia em conjunto com a farmacocintica. Farmacocintica: estuda o movimento ou caminho da droga atravs do organismo.

DEFINIES PRIMRIAS
Dose: os efeitos das drogas no so necessariamente idnticos em todos os organismos, podendo ainda variar para um mesmo organismo, em diferentes ocasies. O conceito de dose portanto subordina-se variao biolgica. Dose efetiva: quantidade de droga capaz de realizar uma resposta esperada em um organismo. Dose efetiva mediana (DE50): a dose necessria para produzir determinada intensidade de um efeito em 50% dos indivduos. Dose letal (DL50): Quando o efeito esperado a morte de 50% dos animais de experincia.

DEFINIES PRIMRIAS
ndice teraputico: define a relao DL50 / DE50. Quanto maior o ndice teraputico de uma droga, maior sua margem de segurana. Posologia: estudo da dosagem ou um sistema de dosagem. Forma farmacutica: forma de apresentao do medicamento (comprimido, xarope, etc.). Na forma farmacutica alm do princpio ativo, entram outras substncias na composio, como veculo ou excipiente, coadjuvante, edulcorante, ligante, preservativo, etc.

DEFINIES PRIMRIAS
Droga: qualquer substncia qumica, exceto alimento, capaz de produzir efeito farmacolgico, provocando alteraes somticas ou funcionais, benficas (droga-medicamento) ou malficas (droga-txico). Txico ou veneno: droga ou preparao com drogas que produz efeito farmacolgico malfico. Remdio: qualquer coisa, inclusive o medicamento, que sirva para tratar o doente (massagem, clima, sugestes, etc).

DEFINIES PRIMRIAS
Teraputica ou terapia ou tratamento: conjunto de medidas que trata, alivia ou cura os doentes ou os ajuda a viver dentro das limitaes impostas pela enfermidade. Se a teraputica realizada com o auxlio de medicamento, denomina-se farmacoterapia. Frmaco: sinnimo de droga. a droga medicamento de estrutura qumica bem definida. Medicamento: droga ou preparao com drogas de ao farmacolgica benfica, quando utilizada de acordo com as suas indicaes e propriedades.

DEFINIES PRIMRIAS
Farmacopia: livro que oficializa as drogasmedicamentos de uso corrente e consagradas pela experincia como eficazes e teis. Descreve testes qumicos para determinar a identidade e pureza das drogas e frmulas para certas misturas dessas substncias. Medicamento oficial: aquele que faz parte da farmacopia. Medicamento oficinal: aquele que se prepara na prpria farmcia, de acordo com normas e doses estabelecidas por farmacopias ou formulrios e com uma designao uniforme. Ex.: tintura de iodo.

DEFINIES PRIMRIAS
Medicamento magistral: aquele prescrito por profissional de sade autorizado e preparado para cada caso, com indicao de composio qualitativa e quantitativa, da forma farmacutica e da maneira de administrao. Frmula ou formulao: representa o conjunto dos componentes de uma receita prescrita pelo profissional de sade autorizado ou ento a composio de uma especialidade farmacutica.

DEFINIES PRIMRIAS
Especialidade farmacutica: medicamento de frmula conhecida, de ao teraputica comprovvel, em forma farmacutica estvel, embalado de modo uniforme e comercializado com um nome convencional. No medicamento que pode ser preparado na farmcia. A especialidade farmacutica industrializada e sua fabricao obedece a regulamentao de natureza governamental. Polifarmcia: termo aplicado a frmula farmacutica que encerra um nmero muito grande de componentes, em geral sem base cientfica.

DEFINIES PRIMRIAS
Pr-droga: termo usado para indicar que a substncia qumica precisa transforma-se no organismo a fim de tornar-se uma droga ativa. Iatrogenia ou iatrignese: criao de problemas adicionais ou complicaes resultantes do tratamento clnico ou cirrgico. Alterao patolgica provocada por tratamento mdico errneo ou inadvertido. Placebo: Palavra latina que significa eu vou agradar. Em farmacologia significa uma substncia inativa administrada para satisfazer a necessidade psicolgica do paciente de tomar drogas.

DEFINIES PRIMRIAS
Medicao: refere-se tanto s drogas usadas no tratamento dos pacientes como o ato ou processo de tratar-se uma condio especfica com uma ou mais drogas-medicamento. Radiofrmaco: nome aplicado droga qual se incorpora um tomo radioativo, ou uma radioistopo artificial. Ex.: tecncio-99, iodo-131. Uso interno: expresso tradicional para indicar a administrao de medicamentos por via oral. Uso externo: esta expresso s vezes usada como sinnimo de uso local ou tpico.

DEFINIES PRIMRIAS
Uso parenteral: indica o uso do medicamento por via que no seja a interna ou enteral. O uso parenteral pode ser intravenoso, intramuscular, intraarterial, intra-raquidiano, sub-cutneo, intradrmica, etc. Uso local: quando se deseja que o medicamento s atue no local onde aplicado, no sendo absorvido e no atingindo a corrente sangunea. Quando absorvido, o medicamento ter ao geral ou sistmica.

DEFINIES PRIMRIAS
Veculo: tambm chamado excipiente. Indica a substncia mais ou menos inerte de uma frmula medicamentosa, que lhe confere consistncia ou forma farmacutica adequada. Biofarmacologia: neologismo para uma noo antiga e sinnimo de proterapia ou autoterapia ou terapia constitucional. Indica a modalidade teraputica que estimula as defesas e processos curativos naturais do prprio organismo. Cronofarmacologia: relaciona os efeitos das drogas com a cronobiologia do organismo, de acordo com as variaes circadianas, isto , as alteraes observadas no ser vivo durante o dia e a noite.

DEFINIES PRIMRIAS
Etnofarmacologia: estuda a descrio e quando existe, a investigao experimental das atividades biolgicas e das substncias ativas de origem vegetal e animal da medicina tradicional do passado e do presente. Autofarmacologia: termo proposto por Henry Dale para indicar a regulao qumica das funes corpreas por substncias produzidas pelos prprios tecidos. Imunofarmacologia: trata de mecanismos efetores fundamentais da imunidade, isto , inflamao, fagocitose, reatividade vascular e coagulao sangunea.

FORMAS FARMACUTICAS
A cincia que trata das formas farmacuticas a Farmacotcnica. Vantagens: Possibilidade de administrao de doses exatas das drogas; Proteo da droga contra a influncia do suco gstrico (medicamentos em forma de drgeas, com revestimento entrico); Proteo contra a influncia do oxignio e umidade atmosfricos (comprimidos recobertos, ampolas fechadas);

FORMAS FARMACUTICAS
Vantagens: Mascarar sabor ou odor desagradvel da droga (cpsulas, drgeas, xaropes de sabor desagradvel); Apresentar formas farmacuticas lquidas de substncias que sejam insolveis ou instveis nos veculos habituais (suspenses); Apresentar preparaes lquidas de substncias solveis nos lquidos habituais (solues); Fornecer ao prolongada ou continuada da droga, atravs de uma forma de liberao prolongada (comprimidos, cpsulas e suspenses especialmente fabricados);

FORMAS FARMACUTICAS
Vantagens: Proporcionar ao adequada da droga atravs de administrao tpica (ungentos, cremes, preparaes para uso nasal e otolgico); Facilitar a colocao da droga em um dos orifcios do corpo (supositrios e vulos); Facilitar a deposio de drogas na intimidade dos tecidos do corpo (injees); Proporcionar ao adequada da droga atravs da teraputica inalatria (inalantes, aerossis). O tipo de forma farmacutica, em dado caso clnico, depende das caractersticas do paciente e da doena.

CLASSIFICAO DAS FORMAS FARMACUTICAS


Para uso interno Via oral: Slidos Ps Aglomerados Plulas Pastilhas Comprimidos Cpsulas Drgeas Granulados

CLASSIFICAO DAS FORMAS FARMACUTICAS


Para uso interno Via oral: Lquidos Solues Simples Compostas Xaropes Elixires, etc Disperses Emulses Suspenses

CLASSIFICAO DAS FORMAS FARMACUTICAS


Para uso externo: Cutneo (tpico) Pomadas Cremes Ungentos Pastas Cataplasmas Loes Gis

CLASSIFICAO DAS FORMAS FARMACUTICAS


Para uso externo: Retal (Supositrios) Vaginal vulos Comprimidos Gelias Oftalmolgicos Otorrinolaringolgicos

CLASSIFICAO DAS FORMAS FARMACUTICAS


Para uso parenteral: Grandes volumes Nutrio parenteral prolongada Pequenos volumes (ampolas e injees) Intramuscular Intravenoso Intra-raquidiano Contraste radiolgico Intradrmico (Pellets)

FORMAS FARMACUTICAS
Ps: uma mistura de frmacos e ou substncias qumicas finamente divididas e na forma seca. Podem ser de uso interno ou externo. Grnulos: so aglomerados de partculas menores. Em geral, tem forma irregular e se comportam como partculas maiores. Sais granulados efervescentes: so grnulos ou ps grossos ou muito grossos que contm um princpio ativo em uma mistura seca, comumente composta por bicarbonato de sdio, cido ctrico e cido tartrico. Quando adicionados gua, os cidos e bases reagem para liberar dixido de carbono, resultando em efervescncia.

FORMAS FARMACUTICAS
Cpsulas: so formas farmacuticas slidas nas quais uma ou mais substncias medicinais e/ou inertes so acondicionadas em um pequeno invlucro ou receptculo, em geral preparado base de gelatina. Dependendo da formulao, a cpsula de gelatina pode ser dura ou mole. Cpsulas de gelatina dura: a mais usada para aviar prescries estemporneas, geralmente slidas. Cpsulas gelatinosa moles: so teis quando se deseja lacrar a medicao que geralmente so frmacos lquidos ou em soluo ou ainda volteis e susceptveis deteriorao em contato com o ar.

FORMAS FARMACUTICAS
Comprimidos: so formas farmacuticas slidas contendo princpios ativos, normalmente preparadas com o auxlio de adjuvantes farmacuticos adequados (excipientes). Tipos de comprimidos: Comprimidos produzidos por compresso (C.C.): empregado para administrao oral, mas alguns podem ser administrados por via sublingual, bucal ou vaginal. Comprimidos feitos por mltipla compresso (C.M.C.): pode ser um comprimido com mltiplas camadas ou um comprimido dentro do outro, sendo o interno o ncleo e o externo o invlucro.

FORMAS FARMACUTICAS
Comprimidos revestidos com acar (C.R.A.): podem ser revestidos com acar colorido ou incolor. Serve para proteger o frmaco contra o ar e umidade e, para frmacos com odor e sabor desagradveis, alm de melhorar a aparncia do comprimido. Comprimidos revestidos por pelcula (C.R.P.): tm a mesma finalidade dos revestidos com acar, tendo as vantagens de serem mais durveis e menos volumosos.

FORMAS FARMACUTICAS
Comprimidos com revestimento entrico (C.R.E.): tm um revestimento que resiste dissoluo ou ruptura no estmago, passando para o intestino, onde ocorrem a dissoluo e a absoro do frmaco. Esta tcnica empregada quando o princpio ativo destrudo pelo cido gstrico, irritante para a mucosa estomacal ou quando a no passagem do frmaco pelo estmago aumenta significantemente sua absoro no intestino.

FORMAS FARMACUTICAS
Comprimidos bucais ou sublinguais: so planos ou ovais destinados a dissolver na boca ou sob a lngua, sendo absorvidos pela mucosa oral. So indicados para a absoro de frmacos que so destrudos pelo suco gstrico e/ou so mal absorvidos no trato gastrintestinal. Comprimidos mastigveis: apresentam desintegrao suave e rpida. So particularmente indicados para as formulaes peditricas e so empregados na preparao de multivitamnicos. So usados tambm para anticidos e medicamentos antiflatulncia.

FORMAS FARMACUTICAS
Comprimidos efervescentes: promovem uma rpida desintegrao e soluo quando colocados em gua.
Comprimidos dispersveis: so fabricados para serem dissolvidos em gua antes da ingesto. Aumentam a velocidade de absoro e diminuem a agresso mucosa gstrica.

FORMAS FARMACUTICAS
Formas de liberao prolongada: elaborada de modo que a administrao de uma s unidade de dose proporcione a liberao imediata de uma quantidade de medicamento que prontamente produz o efeito teraputico desejado, e a liberao gradual e contnua de quantidades adicionais para manter esse nvel de efeito durante um perodo prolongado, em geral 8 a 12 horas. Para manter o nvel constante de frmaco no organismo ele deve ser liberado em velocidade que substitua a quantidade de frmaco metabolizada e excretada.

FORMAS FARMACUTICAS
Plulas: so formas farmacuticas slidas pequenas e redondas, que contm princpio ativo e so administradas por via oral. Pastilhas: formas farmacuticas slidas em forma de disco, que contm o princpio ativo e que se dissolvem lentamente na cavidade da boca para produzir efeitos localizados. So apropriadas para adultos e crianas que tm dificuldade para engolir formas farmacuticas slidas.

FORMAS FARMACUTICAS
Xaropes: so preparaes aquosas concentradas de um acar ou de outra substncia que o substitua, com ou sem acrscimo de flavorizantes e princpios ativos. Elixires: so solues hidro-alcolicas transparentes, edulcoradas e geralmente flavorizadas para melhorar a palatabilidade. Suspenses orais: so formas farmacuticas que contm partculas finas da substncia ativa em disperso (suspenside) relativamente uniforme num veculo no qual esse frmaco apresente uma solubilidade mnima.

FORMAS FARMACUTICAS
Emulses: uma disperso cuja fase dispersa composta por gotculas de um lquido, distribudas num veculo no qual imiscvel. Gis e magmas: so definidos como sistemas semislidos constitudos por disperses de pequenas partculas inorgnicas ou de grandes molculas orgnicas, encerradas e interpenetradas por um lquido. Sistemas transdrmicos de liberao de frmacos: so dispositivos que liberam o frmaco na superfcie da pele, o qual atravessa as vrias camadas, at atingir a circulao sistmica.

FORMAS FARMACUTICAS
Pomadas (ungentos): so preparaes semislidas para aplicao externa. Agem profundamente na pele. Cremes: so emulses lquidas viscosas ou semislidas do tipo leo em gua ou gua em leo. Agem mais superficialmente na pele. Pastas: destinam-se a aplicao externa na pele, assim como as pomadas. Diferem das pomadas principalmente porque contm maior porcentagem de material slido e, conseqentemente, so mais firmes e espessas.

FORMAS FARMACUTICAS
Loes: so preparaes lquidas destinadas aplicao externa na pele. As loes devem secar sobre a pele logo aps a aplicao, deixando uma fina camada de princpios ativos na superfcie. Linimentos: so solues ou emulses oleosas ou alcolicas de vrias substncias medicinais destinadas aplicao externa pele, geralmente por frico. Emplastros: so massas adesivas slidas ou semislidas espalhadas sobre um material de revestimento adequado, destinados aplicao externa em uma parte do corpo, proporcionado contato prolongado com o local.

FORMAS FARMACUTICAS
Supositrios, vulos e velas: so formas farmacuticas destinadas insero em orifcios corporais nos quais, amolecem, se dissolvem e exercem efeitos sistmicos ou localizados. Aerossis: so formas farmacuticas pressurizadas, contendo uma ou mais substncias ativas, aspergidas de seu recipiente como uma nvoa, constituda por lquidos ou slidos. Inalantes: so frmacos ou suas solues, administrados pelas vias respiratrias oral ou nasal. Sprays: solues aquosas ou oleosas sob a forma de gotculas ou de partculas slidas para uso tpico, comumente nas vias nasofarngeas ou na pele.

FARMACOLOGIA E TERAPUTICA
Analisando a arte da teraputica humana, as foras que norteiam o ato teraputico podem ser classificadas em trs indicaes: Indicao teraputica baseada na lgica da deduo cientfica, onde entra a contribuio farmacolgica; Indicao sugestiva influenciada pelas necessidades emocionais do paciente e do seu ambiente; Indicao subjetiva baseada nas necessidades subjetivas e emotivas do terapeuta, do profissional de sade.

SISTEMAS TERAPUTICOS
Tratamento especfico: Teraputica etiolgica que se dirige causa da doena, exigindo diagnstico especfico; o tipo ideal de teraputica, pois se ope a polifarmcia; Teremos um s remdio para cada doena; Tratamento de suporte ou de apoio: o conjunto de medidas que incluem medicao sintomtica, alimentao orientada, repouso, controle do ambiente em que vive o paciente e psicoterapia.

SISTEMAS TERAPUTICOS
Teraputica emprica e popular: a teraputica consagrada pelo uso popular e que pode dar subsdios teraputica especfica em alguns casos. Placeboterapia: Depende da confiana depositada pelo paciente no medicamento ou substncia que lhe administrada, da confiana depositada pelo paciente no terapeuta e depende da confiana transmitida pelo terapeuta, ao paciente,no tratamento a ser realizado.

SISTEMAS TERAPUTICOS
Psicoterapia: No tratamento de pacientes humanos, a psicoterapia complemento indispensvel de qualquer forma de tratamento; A administrao pura e simples de um medicamento em um vcuo emocional nem sempre produz os efeitos esperados pela previso farmacolgica.

SISTEMAS TERAPUTICOS
Teste teraputico: Tenta alcanar o diagnstico atravs da teraputica. Alopatia e homeopatia: A palavra homeopatia vem do grego, de homeo = semelhante, sempre o mesmo, e pathos = doena; O sistema homeoptico criado por Samuel Hahnemann (1755), baseia-se em:
Experimentao da droga em pessoas sadias para descobrir seus efeitos a fim de que possa ser empregada contra os mesmos sintomas de pessoas doentes.

SISTEMAS TERAPUTICOS
Emprego de somente doses diminutas da droga; Administrao de uma nica droga de cada vez; O tratamento deve visar a todo o complexo sintomtico do paciente e no apenas a um nico sintoma. A palavra alopatia vem do grego, de allos = outro, e pathos = doena; No sistema aloptico as doenas so tratadas com a produo de uma condio ou antagonistas incompatveis com o estado patolgico a ser tratado.

FARMACOCINTICA

17/04/2013

46

FARMACOCINTICA
.

Na interao droga-organismo, a Farmacocintica estuda a ao do organismo sobre a droga

Na Farmacodinmica, observa-se ao da droga sobre o organismo.

17/04/2013

47

FARMACOCINTICA
O termo cintica significa objeto em movimento.

A farmacocintica uma disciplina que usa modelos matemticos para descrever e prever a quantidade de medicamentos e suas concentraes em vrios fludos do organismo e as mudanas nessas quantidades com o tempo.
17/04/2013 48

FARMACOCINTICA
Em 1953, Dost props o termo farmacocintica para descrever o movimento da droga atravs do organismo. At essa poca, e mesmo depois, empregava-se a palavra farmacodinmica para indicar no s o movimento da droga no organismo, mas tambm seu mecanismo de ao e seus efeitos teraputicos ou txicos... Prof. Penildon Silva

17/04/2013

49

FARMACOCINTICA
Para fins didticos e conceituais, o comportamento de substncias ativas, aps a administrao, dentro do corpo humano usualmente dividido, de uma maneira arbitrria em processos de:

ADME

17/04/2013

50

FARMACOCINTICA
O princpios farmacocinticos englobam os processos integrados de: Absoro; Distribuio; Metabolismo (biotransformao); Eliminao.
17/04/2013 51

FARMACOCINTICA

17/04/2013

52

FARMACOCINTICA
Determina o trnsito do frmaco atravs do organismo, atravs de equaes matemticas , um balancete entre: Entrada Adm.+ Dis X Sada Metab.+Excreo
17/04/2013 53

FARMACOCINTICA
O efeito ou resposta teraputica, dependem:

Caractersticas do frmaco Caractersticas do indivduo


17/04/2013 54

FARMACOCINTICA

17/04/2013

55

FARMACOCINTICA

ABSORO: Passagem da droga do seu local de aplicao at a corrente sangnea


56

17/04/2013

FARMACOCINTICA
ABSORO

Os frmacos podem ser administrados por uma variedade de vias: VO, IV, IM, VR, tpica ou por inalao.
17/04/2013 57

FARMACOCINTICA

17/04/2013

58

FARMACOCINTICA

17/04/2013

59

FARMACOCINTICA
Os princpios fsicos gerais que determinam a velocidade de absoro so: Difuso Passiva; Gradiente de concentrao; Lipossolubilidade; Graus de ionizao dos frmacos; Tamanho; Formulao do frmaco.
17/04/2013 60

FARMACOCINTICA
Difuso Passiva No requer gasto de energia. A maioria dos frmacos movimenta-se a favor de seu gradiente de concentrao de uma rea de alta concentrao para uma de menor concentrao do frmaco, esse movimento chama-se de DP. Depende do Tamanho (peso molecular do frmaco e de sua Lipossolubilidade). A maioria dos frmacos atravessa as membranas biolgicas por DP. Coeficiente de partio lipdeo/ gua
17/04/2013 61

FARMACOCINTICA

17/04/2013

62

FARMACOCINTICA
Transporte Ativo Alguns frmacos usam mecanismos de TA O frmaco move-se contra se gradiente de concentrao de um rea de baixa concentrao para um rea de maior cc. Requer gasto de energia ATP Alguns ons, vitaminas e aminocidos so absorvidos desta maneira.
17/04/2013 63

FARMACOCINTICA
Lipossolubilidade
determinante chave para absoro por DP Atravessam a bicamada lipdica das clulas Os frmacos devem ser lipossolveis (hidrofbicos) para atravessar a membrana das clulas. Mas suficientemente hidrossolveis (hidroflicos) para se dissolver nos fluidos biolgicos (suco gstrico e sangue) Se um frmaco muito hidrossolvel ele no penetrar nas membranas celulares. Ex. Aminoglicosdeos X Fenitoina, griseofulvina (Lipossolvel)
17/04/2013 64

FARMACOCINTICA
Frmaco ideal Devido a necessidade de serem hidrossolveis e lipossolveis simultaneamente a maioria dos frmacos administrado como cidos e bases fracas.
17/04/2013 65

FARMACOCINTICA
IONIZAO
cidos e bases fracos existem em soluo como uma mistura de forma ionizada e no ionizada. Frmacos ionizados so muito pouco lipossolveis e no atravessam facilmente membranas lipdicas, mas dissolvem-se bem em meio aquoso. Frmacos no-ionizados, so altamente lipossolveis e atravessam facilmente membranas biolgicas.
17/04/2013 66

FARMACOCINTICA
A velocidade de transporte de substancias atravs de uma membrana influenciada pelas caractersticas do frmaco:

Tamanho , forma molecular e coeficiente de partio leo/gua;


A constante de dissociao da substancia ativa (pKa) e a concentrao hidrogeninica (pH)
17/04/2013 67

FARMACOCINTICA
Grau de Ionizao
A transferncia do frmaco atravs de uma barreira biolgica proporcional ao gradiente de cc da forma no-ionizada atravs da membrana.
O grau de ionizao dependente de 2 fatores relacionados com a equao de Henderson Hasselbach: pKa A proporo da frao ionizada versus a noionizada do frmaco depende do pK (Constante de ionizao) do frmaco e pH dos tecidos pH
17/04/2013 68

FARMACOCINTICA
Grau de Ionizao
O valor do pKa de uma substancia representa o valor do pH do meio no qual a concentrao da forma ionizada igual a forma no ionizada. Qualquer pH diferente desse ,origina propores diversas. Quando o pH de uma soluo esta abaixo do pKa, cidos esto na forma no ionizada e bases na forma ionizada. Quando o pH de uma soluo esta acima do pKa os cidos esto ( ionizados) e bases (no ionizados).
17/04/2013 69

FARMACOCINTICA

17/04/2013

70

FARMACOCINTICA

17/04/2013

71

FARMACOCINTICA

17/04/2013

72

FARMACOCINTICA

17/04/2013

73

FARMACOCINTICA

17/04/2013

74

FARMACOCINTICA

17/04/2013

75

FARMACOCINTICA

Semelhante dissolve semelhante

cidos so preferencialmente absorvidos em condies acidas.

Bases so preferencialment e absorvidos em pH alcalino.

17/04/2013

76

FARMACOCINTICA
Existe pouca absoro no ambiente cido do estmago, um rgo que no adaptado para absoro ( um deposito de frmacos). A maioria dos frmacos absorvida no intestino, o ID tem a maior capacidade de absoro devido a vilosidades e micro vilosidades.
17/04/2013 77

FARMACOCINTICA

Duodeno absorve principalmente frmacos que so cidos fracos devido ao pH cidos das secrees estomacais . As pores distais do ID absorvem frmacos que so bases fracas devido a alcalinidade das secrees biliares.
17/04/2013 78

FARMACOCINTICA
O pH local em vrios tecidos depende da composio e da funo de cada um e raramente no passa de 8. Assim um frmaco pode encontrar um ambiente fisiolgico cujo pH varia de 1 a 8, o que torna a ionizao nessa variao de pH de grande interesse.

pH dos fluidos do corpo do corpo varia entre cerca de 1 a cerca de 8 .

O estomago a regio mais acida do corpo, com pH entre 1 a 3 . Fluidos intestinais 6 e 7 Sangue 7,35 a 7,45
17/04/2013 79

FARMACOCINTICA

17/04/2013

80

FARMACOCINTICA

17/04/2013

81

FARMACOCINTICA
Formulaes Frmacos esto disponveis em muitas formulao. A formulao afeta sua absoro e incio de ao Desintegrao Dissoluo Os frmacos disponveis em formulaes liquidas so mais rapidamente absorvidos .
17/04/2013 82

FARMACOCINTICA
Vias de Administrao A via enteral relacionada ao canal alimentar: a mais segura, econmica, conveniente. As med administradas por VO, SL e retal esto nesta categoria.
17/04/2013 83

FARMACOCINTICA

17/04/2013

84

FARMACOCINTICA

Quais os medicamentos adm por via SL ?


17/04/2013

Atensina Adalat Mirtazapina Nitroglicerina ( Isordil)

85

FARMACOCINTICA

17/04/2013

86

FARMACOCINTICA

17/04/2013

87

FARMACOCINTICA

17/04/2013

88

FARMACOCINTICA

17/04/2013

89

FARMACOCINTICA

17/04/2013

90

FARMACOCINTICA
Algumas doenas alteram a velocidade de absoro do frmaco Motilidade GI como em doenas intestinais inflamatrias , diminui a absoro . Doena de Crohn, colite ulcerativa. Motilidade GI em gastroparesia DM a absoro pode aumentar.
17/04/2013 91

FARMACOCINTICA
Alimentos X Frmacos Alimentos afetam a absoro de frmacos:

aumentando,

diminudo,

ou impedindo a absoro.
17/04/2013 92

FARMACOCINTICA
Alimentos tendem a a velocidade de esvaziamento gstrico , isto resulta na diminuio de absoro de muitos frmacos . Por esta razo os frmacos so administrados com estmago vazio para aumentar sua absoro. Entretanto frmacos irritantes para o TGI podem ser administrados com alimentos no gordurosos. Ex AINES.
17/04/2013 93

FARMACOCINTICA
Alimentos X Frmacos continuao
Ex. Penicilina V adm com estmago vazio(instvel em cidos gstricos) e Beta- bloqueadores devem ser tomados com refeies porque os alimentos sua biodisponibilidade.

17/04/2013

94

FARMACOCINTICA

17/04/2013

95

FARMACOCINTICA

17/04/2013

96

FARMACOCINTICA
Via Retal adm. atravs de supositrio ou enema. A absoro pelo reto errtica e imprevisvel, em virtude de no conter microvilosidades, alem disso a maioria dos frmacos irrita o reto. Pode ser til em paciente inconscientes. No ocorre efeito de 1 passagem.
17/04/2013 97

FARMACOCINTICA

17/04/2013

98

FARMACOCINTICA
A Via Parenteral : a via venosa ( EV) mais rpida. a via mais importante em caso de emergncia. As vias de adm EV, IM e SC no so afetadas pelo metabolismo de 1 passagem, So afetadas pelo fluxo sanguneo no local da injeo. Exerccios , atividade fsica e massagem no local de aplicao, aceleram a absoro do frmaco permitindo maior contato com capilares.
17/04/2013 99

FARMACOCINTICA
A Via Parenteral: continuao A via SC til para absoro de subs. lipoflicas e so absorvidos lentamente. IM adm de solues aquosas so absorvidas em 10 a 30 .
17/04/2013 100

FARMACOCINTICA

17/04/2013

101

FARMACOCINTICA
Inalao Gases anestsicos, inaladores dosimetrados e inaladores de p seco, promovem o acesso do frmaco aos pulmes. Quanto o tamanho da partcula do frmaco maior a possibilidade destes atingirem os alvolos. Glicocorticides e agonista Betaadrenrgicos inalados so freqentemente administrados por atingirem diretamente os brnquios e os alvolos inflamados, alcanando alta eficcia com o mnimo de efeitos sistmicos.
17/04/2013 102

Mucosas: Uma grande variedade de frmacos so aplicados nas mucosas do olho, nariz, garganta e vagina. Apesar dos efeitos serem locais pode ser observada pequena absoro sistmica. Tpico: Em geral a absoro atravs da pele extremamente lenta, porm pode ser aumentada com a incorporao de veculos gordurosos, lipossolveis, tais como lanolina ou aplicando um queratoltico AAS. Podem ser usados para efeitos locais (hidrocortisona) ou sistmicos (nitroglicerina, estrgeno e nicotina), formulaes 17/04/2013 103 transdrmicas.

FARMACOCINTICA

FARMACOCINTICA

17/04/2013

104

FARMACOCINTICA

Distribuio
o processo de translocao de frmacos da corrente sangunea para os tecidos.
17/04/2013 105

FARMACOCINTICA

17/04/2013

106

FARMACOCINTICA
Distribuio Vd (Volume aparente de distribuio) o volume no qual o frmaco pode dissolver-se para que sua concentrao se iguale a do plasma. Vd= Dose ( mg) = litros
Concentrao (mg/l)

A vascularizao o principal determinante da distribuio.


17/04/2013 107

FARMACOCINTICA

Vd descreve o volume que seria necessrio para conter todo o frmaco presente no corpo.
17/04/2013 108

FARMACOCINTICA
Os frmacos so distribudos em vrias fases: 1 fase: so distribudos para reas de alto fluxo, corao, rins, fgado e crebro. Na fase seguinte para reas de baixo fluxo, ossos, gordura e pele.

17/04/2013

109

FARMACOCINTICA

Distribuio

Existem muitos compartimentos corporais

Frmacos Hidroflicos

Distribuio
110

Frmacos lipossolveis tem Vd maior que os hidrossolveis. Frmacos lipossolveis podem se solubilizar em gordura e se acumular do tec. adiposo atingindo Vd>100l
Vd permite a determinao do regime de dosagem

permanecem na vasculatura Vd=5l Outros distribuem-se tanto para compartimentos vasculares como para extracelular VD=15l

Outros para celulares Vd=40l 17/04/2013

FARMACOCINTICA

17/04/2013

111

FARMACOCINTICA

17/04/2013

112

FARMACOCINTICA

17/04/2013

113

FARMACOCINTICA

17/04/2013

114

FARMACOCINTICA

17/04/2013

115

FARMACOCINTICA
Ligao a Protenas plasmticas

Uma parte dos frmacos ligam-se

as protenas plasmticas (albumina)

17/04/2013

116

uma pequena poro livre ou frmaco livre se distribui para os tecidos, interage com receptores e exerce efeitos biolgicos, filtrado pelo glomrulo renal e eliminado.

FARMACOCINTICA
O FRMACO LIVRE QUE BIOATIVO FRMACO LIGADO INATIVO A Albumina a principal protena plasmtica e a alterao de seus nveis pode afetar as concentraes de frmaco livre. Outras protenas: Lipoprotenas , glicoproteinas cidas a1.

17/04/2013

117

FARMACOCINTICA

17/04/2013

118

FARMACOCINTICA

Existe um risco terico de interaes entre frmacos.


Quando esto ligados >80% as protenas.
17/04/2013 119

FARMACOCINTICA
Paciente portador de TVP (trombose venosa profunda ) em uso de Varfarina que ligado 99% as protenas, foi administrado sulfonilureia que tambm se liga-se avidamente as protenas, paciente apresentou sangramento intenso. Explique o mecanismo de ao?

17/04/2013

120

FARMACOCINTICA
Casos de toxicidade ocorrem quando so adm. frmacos altamente ligados as protenas. Ex. Antibiticos (Sulfomanidas) nunca devem ser adm a menores de 2 meses, esses frmacos deslocam a bilirrubina dos stios de ligao as PP, o resultado disso a bilirrubinemia e Kernicterus (leses cerebrais) .

17/04/2013

121

FARMACOCINTICA

17/04/2013

122

FARMACOCINTICA
Distribuio Seletiva

Algumas molculas so preferencialmente capturadas por clulas especficas (p.ex., iodeto pela tireide). Resultado, os tecidos com as concentraes mais altas de frmaco no so sempre os locais de ao.
17/04/2013 123

FARMACOCINTICA
Refere-se a permeabilidade diminuda dos capilares cerebrais. impermevel a frmacos hidrossolveis.

Barreira Hematoenceflica
17/04/2013 124

FARMACOCINTICA
As molculas carregadas de frmacos so efetivamente impedidas de entrar na circulao pela barreira hematoenceflica exceto quando as meninges encontram-se inflamadas.

17/04/2013

125

FARMACOCINTICA
Protege o feto de frmacos e metabolitos da me, porem no uma barreira verdadeira, ou seja no totalmente impermevel.

17/04/2013

Barreira Placentria
126

FARMACOCINTICA

17/04/2013

127

FARMACOCINTICA
Biotransformao a linguagem farmacolgica para Metabolismo.

O resultado final do metabolismo que a molcula original do frmaco alterada para produzir um frmaco( metablito) mais polar, hidroflico e hidrossolvel, conseqentemente, excretvel.
17/04/2013 128

FARMACOCINTICA

17/04/2013

129

FARMACOCINTICA
Pode ocorrer em qualquer tecido, o fgado tipicamente o stio metablico primrio. Sem metabolismo, 99,9% dos frmacos filtrados seriam reabsorvidos para a circulao sistmica pelos capilares peritubulares do rim.

17/04/2013

130

FARMACOCINTICA
Velocidades de Metabolizao

cintica de ordem-zero
17/04/2013 131

primeira ordem

FARMACOCINTICA
Velocidades de Metabolizao
Pela ordem-zero a velocidade constante e no varia com a quantidade de frmaco presente. Ex. lcool e Fenitoina.

Pela cintica de primeira ordem, o metabolismo proporcionalmente com o aumento da concentrao de . frmaco no organismo. Quanto sua concentrao, mais rpido ocorrer o metabolismo.
17/04/2013 132

FARMACOCINTICA

17/04/2013

133

FARMACOCINTICA

17/04/2013

134

FARMACOCINTICA

17/04/2013

135

FARMACOCINTICA

17/04/2013

136

FARMACOCINTICA

17/04/2013

137

FARMACOCINTICA
Que se denomina Fentipo Acetilador A velocidade das acetilaes depende do trao herdado

A toxicidade heptica nos acetiladores lentos


17/04/2013 138

FARMACOCINTICA
Sistema Microssomal
Situa-se no Reticulo endoplasmtico do fgado. Pode ser classificada em microssomal e no microssomal. Enzimas no microssomais: DAO diaminoxidases e MAO Monoamioxidases ambas de origem mitocondral . Desaminam oxidativamente aminas primarias , aldeidos e cetonas.
17/04/2013 139

FARMACOCINTICA
Enzimas do Citocromo P450

Enzimas microssomais so responsveis pela oxidao e reduo de frmacos . Esta superfamlia catalisa uma ampla variedade de reao oxidantes e redutoras e exerce atividade contra um grupo quimicamente diferente.
17/04/2013 140

FARMACOCINTICA
Isoenzimas Microssomais P-450
No fgado as oxidases de funo mista do sistema P450 microssomal metabolizam os frmacos. As enzimas P450 tem especificidade para substratos e catalizam o metabolismo de substancias qumicas bastantes diferentes..
17/04/2013 141

FARMACOCINTICA
CYP1,2,3 Foram identificadas 17 famlias de genes dos citocromos P450, 39 subfamlias. Trs destas metabolizam frmacos CYP1,2,3 A enzima CYP3A4 participa da biotransformao da maioria dos frmacos e expressa-se em nveis significativos fora do fgado .
17/04/2013 142

FARMACOCINTICA
Existem para esses genes, polimorfismos genticos. Esses 2 genes determinam como as pessoas degradam os frmacos.

CYP2D6

7 a 10 %caucasianos so deficientes 3% ausentes nos caucasianos e 20% dos asiticos.

CYP2C19

17/04/2013

143

FARMACOCINTICA
Para a teraputica de extrema importncia tanto a farmacocintica dos compostos administrados quanto os seus metabolitos ativos.

17/04/2013

144

FARMACOCINTICA
Diazepam N+desalquilao
Ativo

Desmetildiazepam Hidroxilao
Ativo Oxazepam Ativo

Oxazepam glicurondeo conjugao Inativo

Rota da biotransformao do DIAZEPAM Um benzodiazepnico de longa vida( 48hs) e metabolitos intermedirios ativos .
17/04/2013 145

FARMACOCINTICA
A biotransformao de alguns frmacos pode ser influenciada pela via de administrao. Frmacos adm. por VO sofrem metabolismo de 1 passagem no fgado Uma frao do frmaco pode ser extrada antes de alcanar a circulao sistmica. Frmacos de depurao heptica pode ocasionar perda significativa na biodisponibilidade do frmaco.

17/04/2013

146

FARMACOCINTICA
A capacidade de biotransformao dos frmacos pode ser influenciada: Idade ( neonatal e senil) Gestao, Sexo, Cirrose, ICC, Desnutrio, Alcoolismo, Polimorfismo gentico, Poluentes, Uso de outros frmacos.

17/04/2013

147

FARMACOCINTICA

17/04/2013

148

FARMACOCINTICA
INDUO ENZIMTICA

A estimulao da atividade das enzimas microssomais por medicamentos e outras substncias representa importante problema clnico.

Drogas tais como analgsicos, anticonvulsivantes, hipoglicemiantes orais, sedativos e tranquilizantes estimulam a sua prpria biotransformao e a de outras drogas.
17/04/2013 149

FARMACOCINTICA
Induo determina
velocidade de biotransformao e reduo da biodisponibilidade do prprio frmaco indutor ou de outro frmaco. da resposta ou da toxicidade no caso de frmacos metabolizados a formas ativas ou toxicas. Ex:.Auto-induo com anticonvulsivante Carbamazepina Especificos para familias de Citocromo P450

Glicocorticoides x anticonvulsivantes CYP3A4 Isoniazida, acetona e consumo crnico de etanol CYP2E1.

17/04/2013

150

FARMACOCINTICA
A induo enzimtica:

a velocidade de biotransformao heptica da droga

a meia-vida srica da droga as concentraes sricas da droga livre e total os efeitos farmacolgicos se os metablitos forem inativos.

a velocidade de produo dos metablitos

a depurao plasmtica da droga

17/04/2013

151

FARMACOCINTICA

17/04/2013

152

FARMACOCINTICA
Resulta em nveis do frmaco original. Efeitos farmacolgicos prolongados e incidncia de toxicidade durante a administrao crnica. Ex:.Cimetidina e Cetoconazol .

Inibio Enzimtica

17/04/2013

153

FARMACOCINTICA
INIBIO ENZIMTICA
A inibio das enzimas microssomais:

a velocidade de produo de metablitos,

a meia vida da droga no soro,


as concentraes sricas da droga livre e total, os efeitos farmacolgicos se os metablitos forem inativos.

a depurao total,

17/04/2013

154

FARMACOCINTICA
Inibidores da biotransformao de drogas:
Exposio aguda ao etanol Cloranfenicol e alguns outros antibiticos Cimetidina Dissulfiram Propoxifeno

Enzimas que sofrem interferncia de inibidores:

Colinesterases, - Monoaminooxidase (MAO), - Aldedo Desidrogenase, - lcool Desidrogenase - Citocromo P450.

17/04/2013

155

FARMACOCINTICA

17/04/2013

156

FARMACOCINTICA

17/04/2013

157

FARMACOCINTICA

17/04/2013

158

FARMACOCINTICA

Excreo Renal

o processo de eliminao de frmacos ou seus metablicos.

17/04/2013

159

FARMACOCINTICA
Devendo ser eliminado aps exercer seus efeitos teraputicos .

Frmacos so substancias estranhas ao organismo

A biotransformao heptica e excreo renal so os principais processos que determinam o fim do efeito dos frmacos.

17/04/2013

160

FARMACOCINTICA
Eliminao

Os rins desempenham um papel importante na remoo de frmacos. As doenas renais levam excreo diminuda de frmacos, conseqentemente os mdicos precisam diminuir a dosagem de frmacos para pacientes com doenas renais.
17/04/2013 161

FARMACOCINTICA
A excreo dos frmacos pode ser alterada
por fatores patolgicos e fisiolgicos

IRA Idade
17/04/2013 162

Frmacos podem se acumular ocasionando efeitos txicos.

FARMACOCINTICA
Mecanismos de excreo renal dos frmacos
Filtrao glomerular Secreo tubular ativa Reabsoro tubular passiva

17/04/2013

163

FARMACOCINTICA
Excreo

As unidades anatmicas funcionais do rim so os nfrons. O sangue arterial passa em primeiro lugar pelos glomrulos que filtram parte do plasma. Muitas substncias tambm so secretadas nos tbulos proximais.

17/04/2013

164

FARMACOCINTICA
Excreo A maior parte da gua reabsorvida ao longo dos nfrons, seqencialmente pelos tbulos proximais, distais e coletores.

Numerosas substncias tambm podem ser reabsorvidas pelo epitlio tubular e liberadas no lquido intersticial renal e, a seguir, no plasma.
17/04/2013 165

FARMACOCINTICA
Eliminao
As drogas so, na sua maior parte, removidas do corpo atravs da urina, na forma inalterada ou como metablitos polares (ionizados).

As substncias lipoflicas (apolares) no so eliminadas suficientemente pelo rim.

As drogas lipoflicas so metabolizadas, em sua maioria, em produtos mais polares, que so, ento, excretados na urina.

17/04/2013

166

FARMACOCINTICA

17/04/2013

167

FARMACOCINTICA

17/04/2013

168

FARMACOCINTICA
Mudanas no pH urinrio podem alterar a eliminao de frmacos. A acidificao da urina (Vitamina C e NH4CL), promove a reabsoro de frmacos cidos (fracos no ionizados)H++ A-=HA.
A alcalinizao da urina (NaHCO3), leva a ionizao de cidos fracos acelerando a sua excreo. Esta a principal forma de desintoxicao de cidos fracos (salicilatos).Toxinas que so bases fracas so excretadas pela acidificao da urina.
17/04/2013 169

FARMACOCINTICA
Ex Probenecida compete com pernicilina e cefalosporinas Cimetidina e metformina metformina

Os frmacos podem tambm ser secretados pelos tbulos renais proximais via bombas de transporte catinica e aninica dependendo de energia.
17/04/2013 170

FARMACOCINTICA

17/04/2013

171

FARMACOCINTICA
Outros rgos desempenham importante papel na eliminao de frmacos: Glndulas mamarias ( concentrao no leite materno 1%); Glndulas sudorparas , salivares e lacrimais( rush cutneos ); Pulmes ( lcool e anestsicos gerais); Fgado (bile e material fecal).
17/04/2013 172

FARMACOCINTICA

17/04/2013

173

FARMACOCINTICA

17/04/2013

174

FARMACOCINTICA
Depurao Indica a remoo completa de determinada Clearance substancia de um volume de sangue na unidade de tempo. A depurao apresenta Expresso em vol / unidades de fluxo l/h e ml/min tempo Taxa de eliminao em relao a sua ml/min concentrao no plasma . L/h

Depurao% eliminao/C

Semelhantes a fisiologia renal onde a D. de creatinina % de eliminao da Cr na urina em relao ao sua concentrao no plasma. VN=120 ml/min
17/04/2013 175

FARMACOCINTICA
Depurao Clearance Expresso em vol / tempo ml/min L/h

Clearence de Creatinina (ml/min) = (140-idade) x (Peso Kg) Creatinina srica x 72

Obs.: Se mulher, multiplicar o resultado por 0,85


17/04/2013 176

FARMACOCINTICA

17/04/2013

177

FARMACOCINTICA

17/04/2013

178

FARMACOCINTICA
BIODISPONIBILIDADE

Percentagem de droga, do total absorvido, que chega ao ventrculo esquerdo como princpio ativo. (F=%). Indica tambm a velocidade com que a droga atinge o sangue. Varia de o a 100%, ou de 0 a 1.
17/04/2013 179

FARMACOCINTICA
Aplicando os Princpios Bsicos para a Prtica Clnica. Biodisponibilidade Refere-se a frao de um frmaco que alcana a circulao sistmica (F).

Fatores do Frmaco que alteram a biodisponibilidade oral so:

(1) a quantidade de frmaco absorvida pelo trato gastrointestinal e (2) a quantidade de frmaco metabolizada pelo fgado durante o efeito de primeira passagem.
17/04/2013 180

FARMACOCINTICA
Fatores que influenciam na Biodisponibilidade
Via de administrao (intravenosa 100 % biodisponvel) Propriedades fsico-qumicas da droga

Forma farmacutica

Caractersticas do paciente Processo de liberao da droga da F.F.


Dose Interao 17/04/2013 com outras substncias (drogas e alimentos) 181

FARMACOCINTICA
Noo de biodisponibilidade

Surgiu da observao da no-equivalncia teraputica entre duas formulaes contendo o mesmo frmaco em mesmo teor e forma farmacutica.

Obs. Ineficcia e toxicidade. Ex:.fenitona ( excipiente das caps sulfato de clcio lactose causando na Austrlia uma epidemia de intoxicao pelo anticonvulsivante . Digoxina h variao entre as marcas e ate de um lote para o outro. Estudos feitos para garantir ao paciente eficcia teraputica e menor custo do medicamento . Nvel mundial FDA Em nosso pais ANVISA ( nvel federal)

17/04/2013

182

FARMACOCINTICA
Alguns conceitos bsicos, importantes para compreenso dos estudos de biodisponibilidade, so freqentemente confundidos ou trocados e, por isto, devem aqui ser esclarecidos; segundo Resoluo n0 391 de 09/08/99:

Equivalentes farmacuticos - So medicamentos contendo a mesma substncia ativa, na mesma quantidade e forma farmacutica. Devem cumprir com as mesmas especificaes atualizadas da Farmacopia Brasileira e, na ausncia destas, com a de outros cdicos autorizados pela legislao.

Alternativas farmacuticas - So medicamentos contendo a mesma substncia ativa ou seu precursor, mas no necessariamente na mesma quantidade ou forma farmacutica. Devem cumprir com as mesmas especificaes atualizadas da Farmacopia Brasileira e, na ausncia destas, com a de outros cdicos autorizados pela legislao. Ex. fenacetina e paracetamol. Medicamentos bioequivalentes - Medicamentos equivalentes farmacuticos ou alternativas farmacuticos, que ao serem administrados na mesma dose molar e condies experimentais, no demonstram diferenas estatisticamente significativas em relao biodisponibilidade.

17/04/2013

183

FARMACOCINTICA Resoluo
n0 391 de 09/08/99:

Medicamento similar aquele que contm o mesmo ou os mesmos princpios ativos, apresenta a mesma concentrao, forma farmacutica, via de administrao, posologia e indicao teraputica, preventiva ou diagnstica do medicamento de referncia registrado no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria, podendo diferir somente em caractersticas relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes ou veculos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca. Medicamento inovador medicamento apresentando em sua composio ao menos um frmaco ativo que tenha sido objeto de patente, mesmo j extinta, por parte da empresa responsvel pelo seu desenvolvimento e introduo no mercado no pas de origem, e disponvel no mercado nacional.

Medicamento de referncia medicamento inovador registrado no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria e comercializado no Pas, cuja eficcia, segurana e qualidade foram comprovados cientificamente junto ao rgo federal competente, por ocasio do registro.

17/04/2013

Medicamento genrico medicamento similar a um produto de referncia ou inovador, que pretende ser com este intercambivel, geralmente produzido aps a expirao ou renuncia da proteo patentria ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficcia, segurana e qualidade e designado pela denominao comum brasileira (DCB) (denominao do frmaco aprovada pelo rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria) ou, na sua ausncia, pela denominao comum internacional (DCI) (denominao do frmaco 184 recomendada pela Organizao Mundial de Sade).

FARMACOCINTICA

Bioinequivalncia

estatisticamente significante na B.

clinicamente significativa na B.
ndice teraputico

Inequivalncia Teraputica

17/04/2013

185

FARMACOCINTICA

Estudos de Bioequivalncia e Biodisponibilidade

17/04/2013

186

FARMACOCINTICA
Como avaliar a Biodisponibilidade ?

Nveis sangneos Concentrao plasmtica mxima (Cmx) Tempo para alcanar a concentrao mxima no plasma (Tmx) rea sob a curva de concentrao plasmtica vs. tempo(ASC)
17/04/2013 187

FARMACOCINTICA
Concentrao Plasmtica: O estudo da concentrao de uma droga no sangue, depois de absorvida. alcanado aps a 4-6 intervalos de vida. Nvel Teraputico; Subteraputico; Txico.
17/04/2013 188

FARMACOCINTICA

17/04/2013

189

FARMACOCINTICA
Meia-vida das drogas: Em farmacocintica, a meia-vida se refere ao tempo em que leva determinada concentrao da droga para reduzir-se sua metade.

17/04/2013

190

FARMACOCINTICA
O T vida um importante parmetro farmacolgico ele fornece informaes:

A freqncia de adm. do frmaco,

O tempo necessrio para atingir a conc. plasmtica,


Quanto tempo o frmaco ter para ser completamente eliminado , Os nveis plasmticos dos frmacos, Regime posolgico adequado.

17/04/2013

191

FARMACOCINTICA
Aplicando os Princpios Bsicos para a Prtica Clnica. Cpss.

Nvel Desejado de Frmaco quando um frmaco administrado, existe um nvel alvo do frmaco no plasma que os mdicos esto tentando alcanar, o estado de equilbrio dinmico, podendo ser obtido administrando o frmaco continuamente por infuso IV ou atravs da adm de uma srie de doses intermitentes (como injees IV em bolos ou oralmente).
192

17/04/2013

FARMACOCINTICA

17/04/2013

193

FARMACOCINTICA
Aplicando os Princpios Bsicos para a Prtica Clnica. Continuao Variveis Especficas do Paciente Determinao da Dose de Ataque. Determinao da Dose de Manuteno

17/04/2013

194

FARMACOCINTICA Determinao
da Dose de Ataque.

uma ou uma serie de doses que podem ser administradas no inicio do tratamento com o objetivo de alcanar rapidamente a concentrao alvo.

Dose de ataque= Vd.Cpss F

Ex. Em uma UTI coronariana as arritmias aps IAM podem ser fatais no podendo se esperar 4-8hs para obteno de uma conc. teraputica de lidocana com 1/2 vida de 1-2hs Ex.Hidantalizao, dose de ataque com AAS, Antibitico e Clopidroguel.
17/04/2013 195

FARMACOCINTICA
Determinao da Dose de Manuteno.

O Conhecimento da velocidade de depurao ( Cl) do paciente importante. A depurao reflete um componente de sada do frmaco.
Dose de manuteno = Cl.Cpss. F
=Intervalo de tempo entre as doses do frmaco

17/04/2013

Quando o medico quer alcanar o Cpss importante que a quantidade do frmaco depurado do organismo seja equivalente a prxima dose.( 196 Ex. o que entra deve sair)

FARMACOCINTICA

17/04/2013

197

FARMACOCINTICA

DOSE

17/04/2013

198

FARMACOCINTICA Dose
A dose de um frmaco a quantidade administrada ou tomada por um paciente com intuito de se obter o efeito teraputico desejado O protocolo de administrao chamado de regime de dosagem. Posologia

17/04/2013

199

FARMACOCINTICA
A dose de um frmaco baseada em:

Sua atividade bioqumica e farmacolgica, Em suas propriedades fsicoqumicas, Na forma farmacutica utilizada, Na via de administrao, Fatores relacionados ao paciente.
200

17/04/2013

FARMACOCINTICA
A dose de um frmaco para um paciente,pode ser determinada, em parte, em funo de sua:

Idade Peso rea de superfcie corprea Estado geral de sade Estado nutricional Funes hepticas e renais Gravidade da doena que esta sendo tratado.
201

17/04/2013

FARMACOCINTICA
Clculo de doses parmetros do paciente:

dosagens individualizadasen contram-se nos:

RN
Pacientes peditricos Idoso Indivduos com funes hepticas e renais reduzidas Pac em uso de QT altamente txicos

17/04/2013

202

FARMACOCINTICA
Os fatores empregados para determinar a dose dos frmacos para pacientes peditricos e geritricos so:

idade, peso e rea de superfcie corprea esse parmetros constituem a maioria dos clculos.
203

17/04/2013

FARMACOCINTICA
Pacientes peditricos
A pediatria a rea da medicina que trata das doenas em crianas desde seu nascimento ate adolescncia . Devido a variao de idade e do desenvolvimento corpora dessa populao de pacientes os seguintes grupos so definidos: Neonato ( RN), do nascimento at 1 ms,

Beb, de 1 ms a 1 anos,

Pr-escolar, de 1 a 5 anos,

Escolar ,dos 6 a 12 anos,

Adolescente,13 a 17

O neonato considerado prematuros se nascer antes de 37 semanas.

17/04/2013

204

FARMACOCINTICA
Fase de desenvolviment o do sistema corporal responsveis pelo metabolismo( enzimas hepticas) e eliminao de frmacos (sistema renal).

dose adequada para pacientes peditricos depende de vrios fatores tais como:
A

Peso

Estado geral de sade.

Funes biolgicas, tais como, respirao e circulao.

17/04/2013

205

FARMACOCINTICA
Neonatos
Nos neonatos essas funes biolgicas e sistemas ainda no esto desenvolvidas.

A funo renal se desenvolve nos 2 primeiros anos de vida .

Esse fato particularmente importante porque os frmacos utilizados com freqncias em RN, bebs e crianas pequenas so os agentes antimicrobianos , que so eliminados principalmente pelos rins. Se a taxa de eliminao de frmacos no for considerada de forma adequada pode ocorrer acumulao do frmaco no corpo, o que, por sua vez pode levar a overdose e intoxicao.

17/04/2013

206

FARMACOCINTICA
Idoso uma pessoa considerada de 3 idade. A Organizao Mundial da Sade classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em pases desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em pases em desenvolvimento.

Pacientes Geritricos

17/04/2013

207

FARMACOCINTICA
Geriatria a area que abarca o tratamento de doenas em idosos.
A farmacoterapia, ou seja, o uso de subs. farmacologicamente ativa no tratamento de doenas mais utilizados em idosos do que em outras faixas .Alem das doenas que afetam todas as faixas etarias , alguns problemas so particularmente comuns em idosos: Osteoartrite degenerativa, Doena de alzheimer,Mal de parkinson,Neoplasia de prostata, Incontinencia urinaria, Derrames,Insuficiencia venosa e arterial , ICC.
17/04/2013 208

FARMACOCINTICA
A reduo da capacidade e das funes fisiologicas cumulativa
tornando-se mais intensa com o envelhecimento.

A funo renal dos pacientes geriatricos deve ser considerada cuidadosamente para definio da dose de um farmaco. O fluxo de sangue para os rins cerca de 1% ao ano depois de 30 anos , ocasionando um declinio cumulativo de aproximadamente 30 a 40% na maioria das pessoas entre 60 a 70 anos de idade.

17/04/2013

209

FARMACOCINTICA
Pode se determinar a Dose atravs de : De acordo com idade Peso corporal rea de superficie corprea
17/04/2013 210

FARMACOCINTICA

17/04/2013

211

FARMACOCINTICA
Obs: SC=raiz quadrada de [(pesoxaltura)/3600] peso em kg e altura em centimetros

17/04/2013

212

Das könnte Ihnen auch gefallen