Sie sind auf Seite 1von 11

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES FERREIRA DE CASTRO

Linguagem e Comunicao Leia o texto seguinte: No Vero trabalhava como calceteiro numa rua do Porto, quando foi apanhado por funcionrios da Segurana Social. Os seus 15 anos de idade e o pequeno currculo o 5. ano apenas ditaram a sua sorte: o regresso forado escola. Mas um regresso em condies diferentes da esmagadora maioria dos alunos. Lus Oliveira recebe um cheque mensal que pode ir at 55 euros desde que no falte e se comporte bem nas aulas, pois doutra forma o subsdio encolhe. Mas nem este incentivo e [o facto] de s carregar um caderno e um lpis o fazem gostar da escola. Estamos aqui muito tempo para nada, diz ele com um ar desconsolado. Sem largar o telemvel, Lus, que reprovou por faltas no 4. ano e por excesso de negativas no 6., sonha alto: A esta hora podia ser ajudante de camionista ou empregado de caf. At ao final de Junho, quando o seu currculo ganhar mais um ano de escolaridade, o 6., no tem outro remdio seno estar na Gonalo Sampaio. O estabelecimento o nico nos arredores de Braga e da Pvoa de Lanhoso que tem neste ano lectivo, por imposio do Ministrio, uma turma do PIEF (Plano Integrado de Educao e Formao). Trocada por midos, a sigla significa, nas palavras de um professor, um ensino ligeiro para jovens que abandonaram o sistema antes de conclurem o 9. ano, e com direito a um cheque do Estado no final do ms. O montante, esse, depende do nmero de bolas verdes, amarelas ou vermelhas das fichas de avaliao destes jovens ().
revista nica, in Expresso, 25 de Maro 2006 (adaptado)

1. Assinala a opo correcta: 1.1. Lus Oliveira foi apanhado pelos funcionrios da Segurana Social porque... a) teve comportamentos inadequados na via pblica; b) no conclura a escolaridade obrigatria e trabalhava sem ter atingido a idade legal para tal; c) tinha um currculo insuficiente. 1.2. O jovem regressou escola...
PROGRAMA CO-FINANCIADO UNIO EUROPEIA

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES FERREIRA DE CASTRO


a) de forma voluntria; b) seguindo os trmites habituais; c) em condies especiais.

1.3. Apesar dos incentivos, Lus... a) gostaria de exercer uma actividade remunerada; b) deseja abandonar a escola, embora reconhea que esta til; c) recusa a escola por pura indolncia. 1.4. Na opinio do Lus, a escola ... a) uma pura perda de tempo; b) um impulso para o crescimento dos jovens; c) um espao onde se vivem experincias gratificantes. 1.5. Este jovem foi obrigado a voltar escola... a) ao abrigo de um programa estatal para recuperao de jovens delinquentes; b) integrado num plano ministerial de aco contra o abandono escolar; c) devido exigncia da prpria famlia. 1.6. O cheque recebido pela famlia dos jovens inseridos neste programa depende... a) da vontade dos professores; b) dos resultados da avaliao dos alunos; c) de uma deciso puramente administrativa.

2. Entra-se pela porta da frente.


Queria que ele entrasse rapidamente no estdio. Completa as frases, seguindo o modelo apresentado. a) Quando no se tem cuidado, ______________ num beco sem sada. b) Se o co _____________________ na casota, ficaria mais protegido. c) Queria que ele ______________________ no torneio de tnis. d) Neste momento, _______________________ com facilidade na Internet. 3. Completa as frases com as formas adequadas dos verbos indicados entre parnteses.
PROGRAMA CO-FINANCIADO UNIO EUROPEIA

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES FERREIRA DE CASTRO


1) _______________ o que est l ao longe? (ver) 2) Eles _______________ atrasados. (vir) 3) Os meus primos _________________ minha festa. (vir) 4) Ser que eles no _________________ bem? (ver) 5) Eles ________________________ um filme todas as semanas. (ver) 6) Muitos alunos ____________________ a p para a escola. (vir) 7) A minha amiga ___________________ passar a tarde comigo. (vir)

6. Completa os espaos com em, en, im, ou in.


____graado ____plicar ____portante ____comendar ____sistir ____xerto ____quieto ____portar ____presa

7. Completa os espaos com e ou i.


v__ inho pass__ar __pisdio __menta esqu__sito __difcio rech__ar pt__o prat__ado

8. Completa os espaos com j ou g.


__ al__ibeira pa__em __il tra__ecto su__esto gara__em re__eitar ultra__e ob__ectivo

9. Completa os espaos com c, , s ou ss.


a__esso persegui__o compa__o incons__iente re__epo can__ar n__ia pro__eguir abra__o

7. Completa os pares de frases com e ou i.


a) A r__a do terreno de 112 m2. A cantora apresentou uma r__a cuja melodia era harmoniosa. b) Os alunos fazem a d__scrio da paisagem. A d__scrio daquela senhora notvel.

PROGRAMA CO-FINANCIADO UNIO EUROPEIA

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES FERREIRA DE CASTRO


c) A d__spensa da minha casa muito pequena. Pedi d__spensa a Educao Fsica porque estou doente. d) Todo o cidado __legvel. O teu texto est __legvel. e) Esta famlia __migrou para Frana. Esta famlia __migrante. f) O director __nformou devidamente os alunos sobre as eleies. O pedreiro __nformou o tijolo. g) O p__o atravessou na passadeira. A criana lanou o p__o.

8. Completa os pares de frases com o ou u.


a) Quando o alarme s__ou, evacuaram o hotel. O atleta s__ou muito devido ao esforo fsico. b) Esta sala tem um c__mprimento adequado. O corpo diplomtico apresentou c__mprimentos ao Presidente da Repblica. c) O sof foi est__fado de novo. Ontem comi carne est__fada. d) Esta histria tem uma m__ral curiosa. Aquele m__ral foi feito por um pintor clebre. e) O r__do dos automveis incomoda-me. A perna da mesa foi r__da pelo co.

4. Completa os espaos com o ou u.


a) No domingo, f__i ao f__tebol. b) O pblico ass__biou o rbitro. c) Aquela c__mida tinha muita g__rd__ra. d) A criana eng__liu o comprimido. e) Nas frias, ele f i fazer merg__lho no Mediterrneo. f) Ele eng__liu um reb__ado. g) Os alunos no sabem a tab__ada. h) Antigamente, os marinheiros usavam a b__ss__la para se orientarem.

PROGRAMA CO-FINANCIADO UNIO EUROPEIA

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES FERREIRA DE CASTRO

1. Completa as frases com as formas adequadas dos verbos indicados entre parnteses. a) Ontem __________________ o meu joelho. (magoar) b) Tu ______________________ com facilidade. (magoar-se) c) ______________________as pessoas que te ouviam. (interessar) d) ______________________ por este assunto? (interessar-se) e) Se eu ____________________ bem ingls, iria aos Estados Unidos. ( falar) f) Se ele ___________________ mais, seria bom aluno. (estudar) g) Se ele me ____________________ uma bicicleta, seria ptimo. (comprar) h) Ontem, eles __________________ bastante. (ler) i) Na prxima semana, ________________ mais um pouco. (ler) j) Esta manh, __________________ no ptio. (brincar) l) tarde, _____________________ na sala de convvio. (brincar) m) J ______________________ com o professor? (falar) n) No, ____________________ amanh. (falar) o) Os meus pais, nas ltimas frias, _____________________ o Norte. ( visitar) p) No prximo Vero _____________________ o Sul. (visitar) q) _______________ o que est l ao longe? (ver) r) Eles _______________ atrasados. (vir) s) Os meus primos _________________ minha festa. (vir) t) Ser que eles no _________________ bem? (ver) u) Eles ________________________ um filme todas as semanas. (ver) v) Muitos alunos ____________________ a p para a escola. (vir) x) A minha amiga ___________________ passar a tarde comigo. (vir)

PROGRAMA CO-FINANCIADO UNIO EUROPEIA

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES FERREIRA DE CASTRO

3. Completa as frases com os verbos indicados entre parnteses no presente ou no pretrito imperfeito do conjuntivo.
a) Ainda que eu te _________________ (contar) a minha histria, tu no acreditarias. b) Antes que eu _______________________ (chegar) a casa, arruma tudo no stio. c) Logo que ___________________ (sair) da escola, telefona-me. d) Embora ________________________ (estar) bom tempo, no vamos sair. e) Se eu _______________________ (ter) tempo, ajudar-te-ia na preparao do teste. 4. Completa as frases com os verbos indicados entre parnteses nos tempos convenientes. a) Ontem, eu ________ (ir) ao cinema e _________(ver) um filme cujo assunto ________ (ser) muito interessante. b) Amanh, os meus colegas ____________ (partir) para os Pirinus, onde ____________ (ir) praticar esqui. c) Se os habitantes da Terra ________________ (ter) mais cuidado, no poluiriam o ambiente. d) Naquele dia ns ________________ (sair) cedo de casa porque ______________ (ir) viajar. e) possvel que ___________ (partir) amanh para os Estados Unidos onde __________ (ir) participar num torneio de tnis.

3. Algumas palavras distinguem-se pela grafia, apresentado um significado diferente. Completa os espaos com a palavra adequada. a) rodo/rudo O __________________ da rua perturba-me. O queijo foi________________ pelo rato. b) vm/vem Os jovens __________________todos os dias a este ginsio. As crianas ________________________ televiso ao domingo de manh.

PROGRAMA CO-FINANCIADO UNIO EUROPEIA

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES FERREIRA DE CASTRO


c) conselho/concelho Muitas praias deste ________________ tm bandeira azul. O professor deu-me um bom ________________________. d) aprear/apressar Os alunos tm de se __________________ para no chegarem tarde s aulas. Fui ________________ aquela aparelhagem e achei-a muito cara. e) cem/sem Aquele vestido de noite custa ___________ euros. Estou ____________ tempo para estudar Matemtica.

LINGUAGEM E COMUNICAO
1. Preencha os espaos com os sinais de pontuao abaixo indicados. (Insira letras maisculas sempre que necessrio.) Para l do facto de no morrer de amores pelas professoras o edifcio da escola tambm de meter medo ao susto barraces prefabricados que segundo diz a D. Fernanda que a empregada mais velha h vinte anos esto para ir abaixo no ano seguinte (...) paredes escuras onde se acumulam restos de cartazes inscries dos skins declaraes de amor slogans anarcas e recados para o Vicente que o porteiro mas que raramente se v Nada me prende a esta cena onde derretemos no Vero e gelamos no Inverno para aprender coisas que me dizem pouco cumpro os horrios fao o que preciso e se no tenho notas negativas apenas porque ao contrrio do que pensa a setra de Portugus que nunca me d mais que 10 por causa da minha mrbida imaginao eu no sou completamente burra (...) Numa ltima tentativa para me fazer retomar o estudo o Crispim ainda veio com a histria do flagelo do trabalho infantil apresentando vrias estatsticas que nos davam como um dos pases que mais mo-de-obra infantil utilizam (...)
Alice Vieira, Um Fio de Fumo nos Confins do Mar, Ed. Caminho (adaptado)

PROGRAMA CO-FINANCIADO UNIO EUROPEIA

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES FERREIRA DE CASTRO


1. pargrafo: vrgula (10 vezes); parnteses (1 vez); dois pontos (1 vez); ponto final (1 vez); 2. pargrafo: vrgula (6 vezes); ponto final (2 vezes); 3. pargrafo: vrgula (2 vezes); aspas (1 vez); ponto final (1 vez). 2. Atribui s expresses seguintes o significado exacto de acordo com o texto: 2.1. no morrer de amores pelas professoras (l. 1) a) No gostar das professoras. b) Gostar das professoras. c) No gostar l muito das professoras. 2.2. meter medo ao susto (l. 2) a) Ser feio. b) Apresentar um acentuado estado de degradao. c) Ter um aspecto repulsivo. 2.3. o porteiro mas que raramente se v (l. 7) a) O porteiro est demasiado atarefado. b) O porteiro desempenha outras funes na escola. c) O porteiro nunca est no local onde deveria estar. 2.4. Nada me prende a esta cena (l. 8) a) A minha relao com a escola no particularmente intensa. b) No me sinto minimamente ligada escola. c) A minha relao com a escola normal. 2.5. eu no sou completamente burra (l. 13) a) Eu sou burra, mas tambm tenho alguma inteligncia. b) Eu sou inteligente, a professora que no ajuza bem. c) Eu de burra no tenho absolutamente nada. 2.6. veio com a histria do flagelo do trabalho infantil (l. 15) a) Comeou a falar da questo do trabalho infantil.
PROGRAMA CO-FINANCIADO UNIO EUROPEIA

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES FERREIRA DE CASTRO


b) Retomou o tema do trabalho infantil. c) Trouxe conversa o grave problema do trabalho infantil.

7. Completa os pares de frases com e ou i.


a) A r__a do terreno de 112 m2. A cantora apresentou uma r__a cuja melodia era harmoniosa. b) Os alunos fazem a d__scrio da paisagem. A d__scrio daquela senhora notvel. c) A d__spensa da minha casa muito pequena. Pedi d__spensa a Educao Fsica porque estou doente. d) Todo o cidado __legvel. O teu texto est __legvel. e) Esta famlia __migrou para Frana. Esta famlia __migrante.

LINGUAGEM E COMUNICAO
Leia o texto seguinte: O cabelo formado por queratina, uma protena secundria, composta por diversos aminocidos. A parte viva do cabelo a sua raiz, onde as clulas se reproduzem, morrem e endurecem, formando um cilindro que continuamente empurrado para o exterior atravs da epiderme. O crescimento do cabelo passa por trs fases: a fase de crescimento propriamente dita, que dura trs anos nos homens e aproximadamente seis nas mulheres, em que as clulas se vo multiplicando de forma contnua e regular (o cabelo cresce em mdia cerca de um centmetro por ms); depois desse perodo o cabelo pra de crescer e morre, a fase de transio; por ltimo, ao fim de trs ou quatro meses, o cabelo solta-se da raiz e cai. O ciclo volta a comear e o cabelo que caiu substitudo por outro. por isso que normalmente nos caem algumas dezenas de cabelos por dia. O cabelo cresce mais depressa nos homens do que nas mulheres, mas so eles que so mais atingidos pela queda de cabelo.

PROGRAMA CO-FINANCIADO UNIO EUROPEIA

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES FERREIRA DE CASTRO


O crescimento mais rpido d-se entre os 15 e os 30 anos, quando as alteraes hormonais da adolescncia estabilizam. A partir dos 50 o crescimento capilar torna-se significativamente mais lento. (...) A ideia comum de que o cabelo cresce mais depressa se o cortarmos mais vezes no tem fundamento.
revista Xis, in Pblico, 1 de Abril de 2006

1. Organize as sequncias informativas de acordo com a ordem do texto: a) Cortar o cabelo muitas vezes no tem qualquer influncia na velocidade do seu crescimento. b) A velocidade de crescimento do cabelo superior nos homens. c) As mulheres so menos atingidas pela queda de cabelo. d) O ciclo vital do cabelo constitudo por trs fases. e) O crescimento capilar acelera entre os 15 e os 30 anos e abranda a partir dos 50. f) As clulas reproduzem-se, morrem e endurecem na raiz, a parte viva do cabelo. g) A protena secundria que forma o cabelo a queratina. h) A partir da raiz, o cabelo empurrado atravs da epiderme.

LINGUAGEM E COMUNICAO
Leia o texto seguinte: Algo de estranho estava presente naquela sua insnia. Um outro relgio, o da cozinha, mostrava, exuberantemente, as horas: trs e cinquenta. Porm, a estranheza no vinha de si, do facto de estar acordado, pois tal repetia-se por diversas vezes. O que o comeava a deixar perplexo era o silncio impressionante instalado em toda a casa. Algo estava mais calado do que o normal. Correu um pouco o cortinado e olhou para a rua completamente deserta e sem um nico som. At a, tudo como era habitual, a casa localizava-se a uns bons quarteires do centro, onde certamente a essa hora a agitao no atingira sequer o seu mximo. Porm, o silncio excessivo no vinha da rua, mas sim da prpria casa, do interior da casa.
PROGRAMA CO-FINANCIADO UNIO EUROPEIA

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES FERREIRA DE CASTRO


Saiu da cozinha e aproximou-se do quarto do seu pai, Theodor Busbeck. Encostou o ouvido porta: nada, nenhum rudo. Atreveu-se a abri-la lentamente. O quarto estava vazio. Theodor tinha sado. Kaas ficou por instantes parado, como que a reunir foras para aceitar assustar-se. Mas no ficou nesse estado de quem recebe uma informao forte durante muito tempo. Dirigiu-se ao seu quarto e comeou a vestir-se. Ia procurar o pai pela cidade. Kaas estava zangado. Como mdico e como pai, Theodor no tinha direito de o deixar sozinho a meio da noite. Uma cobardia, murmurava.
Gonalo M. Tavares, Jerusalm, Ed. Caminho

1. De acordo com o texto, assinale como verdadeiras ( V) ou falsas (F) as seguintes afirmaes: 1.1. Aquela insnia era igual a tantas outras. 1.2. A manh aproximava-se. 1.3. O facto de estar acordado era absolutamente invulgar. 1.4. Em casa, imperava um silncio incomum. 1.5. O movimento da rua surpreendeu-o. 1.6. A casa localizava-se numa zona central. 1.7. O silncio excessivo emergia da prpria casa. 1.8. A personagem principal filho de Theodor Busbeck.

1.9. O ttulo do texto poderia ser O estranho caso do desaparecimento nocturno


por lembrar o incio de um romance policial.

PROGRAMA CO-FINANCIADO UNIO EUROPEIA

Das könnte Ihnen auch gefallen