Sie sind auf Seite 1von 5

Art. 310.

Ao receber o auto de priso em flagrante, o juiz dever fundamentadamente: I - relaxar a priso ilegal; ou II - converter a priso em flagrante em preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art. 312 deste Cdigo, e se revelarem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas da priso; ou III - conceder liberdade provisria, com ou sem fiana. Pargrafo nico. Se o juiz verificar, pelo auto de priso em flagrante, que o agente praticou o fato nas condies constantes dos incisos I a III do caput do art. 23 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, poder, fundamentadamente, conceder ao acusado liberdade provisria, mediante termo de comparecimento a todos os atos processuais, sob pena de revogao. (NR) Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria.

Revogao da priso preventiva, medida de carter excepcional.


Art. 310. Ao fundamentadamente: receber o auto de priso em flagrante, o juiz dever

Este fundamentadamente, acaba no ocorrendo na prtica, infelizmente. A maioria dos juzes assim decidem: Flagrante formalmente em ordem. Mantenho a priso em flagrante . Isso fere frontalmente o inciso IX do art. 93 da CF/88, sendo a deciso nula e impugnvel via habeas corpus. I - relaxar a priso ilegal; ou A ilegalidade pode ser material ou meramente formal. A ilegalidade formal ocorre, por exemplo, quando no foi entregue ao indiciado, em 24hs, a nota de culpa, quando o auto de priso em flagrante no foi encaminhado em 24hs ao juiz ou, se no indicado advogado, Defensoria Pblica. A ilegalidade material ocorre, por exemplo, quando caso de atipicidade material (princpio da insignificncia ex. furto de uma barra de chocolate de um supermercado), em caso de priso pela prtica de contraveno penal. II - converter a priso em flagrante em preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art. 312 deste Cdigo, e se revelarem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas da priso; ou Veja que aqui no caber mais a esdrxula deciso citada acima do tal flagrante formalmente em ordem, mantenha-se a priso. O Juiz dever analisar se caso de aplicao das medidas cautelares e, SE NO, decretar a priso preventiva se previstos os requisitos (e fundamentos) previstos no art. 312, do CPP. III - conceder liberdade provisria, com ou sem fiana. Pargrafo nico. Se o juiz verificar, pelo auto de priso em flagrante, que o agente praticou o fato nas condies constantes dos incisos I a III do caput do art. 23 do DecretoLei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, poder, fundamentadamente,

conceder ao acusado liberdade provisria, mediante termo de comparecimento a todos os atos processuais, sob pena de revogao. (NR) Aqui temos as excludentes de ilicitude (estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal ou regular exerccio de um direito). Informa-se que na sua DVIDA, deve se determinar a liberdade provisria tambm, eis que se pode o mais (absolvio pela dvida da existncia de excludentes de ilicitude parte final do inciso VI do art. 386 do CPP), pode o menos, ou seja, a liberdade provisria visando garantir que o indiciado ou acusado responda ao processo em liberdade. Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal , ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. Quanto ordem pblica, remeto aos comentrios do inciso I do art. 282 do CPP. Pargrafo nico. A priso preventiva tambm poder ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigaes impostas por fora de outras medidas cautelares (art. 282, 4o). (NR)

Estranha a redao. Parece, ao ler este pargrafo nico, que alm do caput, a priso preventiva poder ser decretada no caso previsto no art. 284, 4., do CPP. Ocorre que, como vimos, a priso preventiva a exceo, sendo a regra outras medidas cautelares que, se descumpridas de forma injustificada e mesmo aps as tentativas de cumulaes com outras e substituies, poder, a sim, ser aplicada.

TJ-SP usa nova lei para dar liberdade provisria a acusados de trfico
O Tribunal de Justia de So Paulo usou a nova norma processual (Lei 12.403/2011) para conceder liberdade provisria e impor medidas alternativas a duas pessoas presas em flagrante por trfico de drogas. A turma julgadora justiou a deciso afirmando que, agora, a regra a preferncia pelas medidas cautelares, deixando a priso para os casos de maior gravidade. A deciso da 16 Cmara Criminal que aplicou aos acusados as medidas alternativas de se apresentar ao juiz a cada 15 dias, de no sair da comarca onde mora e de permanecer em casa noite e nos feriados. No caso de descumprir essas regras, ser revogada a liberdade provisria.

Um homem foi preso em flagrante no carnaval com 24 cpsulas de cocana. O acusado estava numa motocicleta com um amigo e desrespeitou a ordem policial de parada. Saram em fuga e o carona foi alvejado por bala de borracha. O condutor da moto ainda tentou fugir, mas acabou detido. A defesa entrou com pedido de liberdade provisria para que o ru respondesse ao processo em liberdade. O juiz de primeiro grau negou a reclamao. Insatisfeita, a advogada ingressou com Habeas Corpus no Tribunal de Justia de So Paulo. Disse que a priso era ilegal e pediu a concesso de liberdade provisria ou o relaxamento da medida de primeiro grau. O pedido foi atendido. A 16 Cmara Criminal do TJ paulista destacou que a previso de medidas cautelares alternativas, diversas da priso, previstas na nova lei processual, vem em socorro de mais uma falha normativa. De acordo com a turma julgadora, essa falha seria a desproporo entre o prognstico da sano penal final e o recolhimento do acusado ao crcere ainda durante a tramitao da ao penal. Para a turma julgadora, os acusados so primrios, de bons antecedentes e foram flagrados durante as festas de Carnaval em conduta que, em tese, so marcadas por atos de comrcio de entorpecentes. Por isso, a aplicao de medidas cautelares, no lugar da priso, seria suficiente para resguardar a ordem pblica e garantir o andamento da instruo e da aplicao da lei penal. "A conduta do acusado no pode receber, durante a marcha processual, valorao mais severa daquela que esperada ao trmino da ao penal, sob pena de, por ser inadequada, ferir o prprio princpio da legalidade, impondo restries mais graves ao acusado do que os preceitos secundrios previstos em lei para os condenados definitivos", afirmou o desembargador Almeida de Toledo. http://www.portaldoholanda.com/noticia/51140-tj-sp-usa-nova-lei-para-darliberdade-provisoria-a-acusados-de-trafico

NovaleiconcedeliberdadeprovisriaaosacusadosdafraudedoIPTU
Por Patrcia Alves Gazeta SP A nova lei de n 12.403/2011, que altera 32 artigos do Cdigo de Processo Penal, entrou em vigor no ltimo dia 4 de julho. Lei concede aos presos com priso preventiva a liberdade, em todo o pas. Pessoas que cometerem crimes leves e punidos com menos de quatro anos de priso e nunca condenados s sero presos em ltimo caso. A legislao brasileira considera leves crimes como o furto simples, porte ilegal de armas e homicdio culposo no trnsito (quando no h inteno de matar), alm da formao de quadrilha, apropriao indevida, dano a bem pblico, contrabando, crcere privado, da coao de testemunha durante andamento de processo e do falso testemunho, entre outros. Em razo desta lei os advogados de defesa dos acusados na fraude do IPTU, incluindo quatro vereadores, trs secretrios municipais e alguns ex-funcionrios

pblicos, que foram acusados pela polcia de participar de um esquema que fraudou a arrecadao de tributos do municpio de Taboo da Serra, em mais de R$ 10 milhes, conseguiram o Habeas Corpus para os suspeitos permanecerem em liberdade provisria. A nova lei um beneficio novo, mas que devemos aproveitla para colocar em liberdade nossos clientes e acabar com este martrio, diz o advogado dr. Sergio Hoterge. Segundo a advogada dra. Silene Barros, os acusados que conseguiram o HC foram: Mrcio Carra, responsvel pela alterao dos cadastros do IPTU, Carlos Alberto Aparecido de Andrade (PV) vereador, Arnaldo Clemente dos Santos-(PSB) vereador, Jos Luiz Eli (PMDB), vereador, Natalino Jos Soares (PP), vereador, Bruno Bolfarini ex-funcionrio municipal, responsvel pelos lanamentos da Dvida Ativa, Antonio Roberto Valado, Secretrio Municipal de Finanas, Maruzan Corado Oliveira, Secretrio Municipal de Planejamento e ex-Secretrio de Finanas, Luiz Antonio de Lima Secretrio Municipal de Administrao, Edgard Santos Damiani, assessor especial da Prefeitura e ex-secretrio de Desenvolvimento, Clomar Zottis, empresrio do ramo imobilirio, Alessandra Valentin da Silva, funcionria pblica municipal, Claudia Pereira Andrade, ex-funcionria e esposa do vereador Carlos Andrade, Estamos com os boletos para pagamento da fiana, assim que pagarmos, a justia manda um fax para o presdio pedindo a liberao dos nossos clientes, explica a advogada. Os outros envolvidos tero que entrar com um pedido de extenso do beneficio, ou seja, cada advogado ter que pedir a extenso para o seu cliente. Nesta sextafeira, dia 29, quase todos j haviam pagado a fiana e estavam s aguardando para serem liberados. De acordo com os advogados dra. Silene e Dr. Sergio, assim que tudo der certo, o frum passar um fax para o presdio avisando que a fiana j foi paga, logo em seguida, os acusados tero que sair imediatamente da priso para no haver constrangimento. Segundo a dra. Silene, cada uma paga a sua fiana, quem no pagar no ser solto. O beneficio foi concedido segundo restries como horrio para chegar em casa, finais de semana devem permanecer em casa, restrio de servios pbicos, no podem sair da cidade sem autorizao do juiz, entre outras restries.

http://www.otaboanense.com.br/noticia/5299/nova-lei-concede-liberdade-provis %C3%B3ria-aos-acusados-da-fraude-do-iptu/

Pernambuco registra primeiros casos de liberdade provisria beneficiados pela nova lei penal
Publicado em 06.07.2011, s 17h21

Do NE10 Trs homens que haviam sido presos em flagrante por porte ilegal de armas, na ltima segunda-feira (4), em Pernambuco, foram liberados no final da tarde dessa tera-feira mediante a aprovao de medidas cautelares embasadas na nova lei n 12.403, que altera o Cdigo de Processo Penal.

Rafael Matias da Silva e Luciano Marcolino de Oliveira, que respondem a processo pela comarca de Igarassu, e Valdecir Peixoto Marques, que responde na 11 Vara Criminal da Capital, conseguiram a liberdade provisria apenas com pagamento de fiana, aps solicitao dos advogados deles, que entraram com pedido de liberdade junto aos juzes responsveis por essas varas criminais. Os trs foram presos em situaes diferentes e encaminhados ao Cotel. Agora eles esto respondendo aos seus processos criminais em liberdade. De acordo com o promotor da Vara de Execues Penais, Marcelus Ugiete, esses so os primeiros casos do Estado que se beneficiam da alterao que a nova lei provocou no Cdigo Penal. Ele acredita que essa possibilidade no chega a ser algo prejudicial para a sociedade, pois, segundo ele, houve uma "avaliao criteriosa" de cada um dos acusados antes de ser autorizada a liberdade prvisria. Entre os pr-requisitos avaliados para oferecer esse direito, esto a falta de antecedentes criminais, boa conduta, endereo e profisso definidos. "Eles esto sob medidas cautelares, como o monitoramento eletrnico e recolhimento noturno, caso eles no cumpram essas medidas eles perdem o benefcio", justificou Ugiete. O promotor ainda avalia que essa nova lei, apesar de ter repercutido de maneira negativa entre a populao, no deve gerar problemas para a segurana do pas. Ele afirma que as medidas cautelares para liberdade provisria s sero aplicadas para aqueles casos em que os acusados que receberiam condenao com penas alternativas. "Se um desses presos vai acabar sendo condenado a cumprir apenas medidas alternativas, no h por que efetuar priso preventida dele e superlotar ainda mais os presdios", defende Marcelus. A NOVA LEI - Foi publicada no Dirio Oficial da Unio do dia 5 de maio a Lei n 12.403 e altera dispositivos do Cdigo de Processo Penal relativos priso processual, fiana, liberdade provisria e medidas cautelares. As modificaes feitas no cdigo limitam os casos em que cabe a priso provisria. Agora o juiz s pode decretar priso provisria nos casos em que no for cabvel a substituio por outra medida cautelar e a priso preventiva s ser possvel para crimes com pena mxima superior a quatro anos.

http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/granderecife/noticia/2011/07/06/pernambuco-registra-primeiros-casos-de-liberdadeprovisoria-beneficiados-pela-nova-lei-penal-281808.php

Das könnte Ihnen auch gefallen