Sie sind auf Seite 1von 4

Clima e projeto arquitetnico

O projeto arquitetnico deve aproveitar as caractersticas do clima e do entorno para promover conforto ambiental aos ocupantes, consumindo menos energia quando construdo. Os princpios bioclimticos fundamentam a arquitetura sustentvel e o uso eficiente de energia.

O projeto arquitetnico

entre a edificao e seu entorno, que causam as situaes de (des)conforto trmico. Quando a edificao se torna desconfortvel termicamente, necessrio climatiz-la artificialmente, aumentando o consumo de energia. Embora o condicionador de ar seja um dos principais responsveis pelo consumo de energia nas edificaes, ele pode consumir menos ou at mesmo ser dispensado dependendo do projeto arquitetnico. A combinao de recursos passivos com sistemas ativos eficientes resulta em sistemas hbridos, que tornam as edificaes mais eficientes, mais humanizadas e com menor impacto ambiental. H vrias maneiras de combin-los. Exemplos: sombreamento em perodos quentes em grandes aberturas, que proporcionam iluminao natural e reduz o consumo do condicionador de ar; cores claras na envoltria para reduzir a absoro de calor em climas quentes e diminuir o uso do condicionador de ar; ventilao natural, dentre muitos outros.

Muitos defendem que deveria haver somente ARQUITETURA, porm classificaes como arquitetura bioclimtica ou arquitetura sustentvel destacam caractersticas que devem estar presentes em todas as edificaes. A principal delas o uso do clima para promover conforto trmico aos usurios da edificao, por meio dos recursos passivos1. Edifcios consomem energia para climatizar, iluminar e acionar equipamentos. Um edifcio mais eficiente energeticamente que outro quando proporciona as mesmas condies ambientais e de trabalho com menor consumo energtico. O projeto arquitetnico o principal definidor do nvel de eficincia energtica e do impacto ambiental de uma edificao. A interao entre o clima e caractersticas como geometria e materiais da envoltria2 influenciam as trocas trmicas

O entendimento dos fundamentos fsicos importante na produo arquitetnica. Ela pode ocorrer de forma racional ou cientfica e tambm pode ocorrer de forma intuitiva, atravs de observaes e tentativas. No h garantias de que a aplicao exclusiva de cincia resulte em boa arquitetura, assim como no h garantia que somente intuio ou experincia produza edificaes eficientes. Por isso, necessrio combinar cincia e sensibilidade, e recorrer aos precedentes arquitetnicos (estudos de referncia de obras e projetos j realizados). Os estudos de referncias arquitetnicas contribuem para que o projetista se familiarize com as solues e conceitos que obtiveram xito, para que desenvolva seu prprio repertrio de ideias e aprimore sua identidade. Como as solues arquitetnicas geralmente no so originais, no h por que refutar os precedentes. Ao contrrio, deve-se somar ao conhecimento adquirido.

1 Recursos passivos so aqueles que no necessitam de energia eltrica para funcionar, como ventilao natural e sombreamento por beirais. 2 A envoltria separa o interior do exterior da edificao e formada por paredes, aberturas, cobertas e pisos.
Boas Prticas de Eficincia Energtica, Energtica novembro de 2011. Programa Nacional de Conservao de Energia. Todos direitos reservados.

Os projetos arquitetnicos exemplares devem considerar relaes entre forma, clima e entorno. Muitas das recomendaes para um determinado clima podem ser inteis ou de pouco significado para outros climas. O discurso do projetista tambm deve ser analisado com cautela, pois ainda h uma grande distncia entre o domnio dos fundamentos e a sua aplicao. De fato, so poucos os profissionais que se destacam e, dentre esses, a maioria emprega a observao emprica do comportamento das edificaes e do clima, assimiladas ao longo de muitos anos de observao, anlise e experincia.

exemplo, pode ser mais fcil integrar um elemento de sombreamento para aberturas voltadas para o Norte do que para o Oeste.

Design sensvel ao clima


Estratgias bioclimticas podem ser encontradas na arquitetura verncula em qualquer perodo, sendo to antigas quanto prpria arquitetura. Muitas vezes, foram imprescindveis para garantir a sobrevivncia em climas austeros. A(s) escolha(s) de estratgias como sombrear ou ensolarar, ventilar os ambientes, umidificar ou resfriar o ar interno, isolar, armazenar ou retardar a transferncia de calor, dentre outros, so consequncias do contexto, que inclui: clima local: temperatura do ar, geometria solar, incidncia de ventos, taxas de umidade; influncia do terreno e entorno na alterao do clima; metas de desempenho, como sustentabilidade; contexto local, como tecnologia e sistemas construtivos disponveis, cultura, histria, economia; necessidades do cliente e dos usurios em geral; Figura4. Arquitetura verncula, em clima tropical semi mido. Figura 3. Arquitetura contempornea em clima temperado.

Figura 1. Arquitetura para clima muito frio.

Figura 5. Arquitetura contempornea para clima tropical semi mido. O partido arquitetnico deve contemplar as estratgias desde as primeiras fases de sua concepo, pois as decises arquitetnicas iniciais so as mais determinantes no desempenho da edificao. Por isso o partido deve ser uma resposta aos problemas identificados na programao no apenas para evitar retificaes ou adaptaes futuras, mas por se rebater em rico vocabulrio plstico e espacial (beirais, varandas, captadores de vento, ptios, prgulas, brises etc.) disposio dos projetistas.

Figura 2. Arquitetura para clima desrtico. Os elementos bioclimticos devem integrar-se ao projeto de forma harmoniosa. Sua incluso pode ser facilitada por meio da seleo criteriosa do terreno, orientao das fachadas, materiais e sistemas. Por

Boas Prticas de Eficincia Energtica, Energtica novembro de 2011. Programa Nacional de Conservao de Energia. Todos direitos reservados.

vedaes: externas leves e internas pesadas,para manter o interior da edificao aquecido; aberturas: dimenses mdias e orientadas para receber insolao nos perodos frios.

Utilizar cores externas escuras. Pode ser necessrio a desumidificao dos ambientes e aquecimento artificial nos perodos frios.

Zona bioclimtica 02
A zona bioclimtica 02 possui temperaturas elevadas no vero, temperaturas muito baixas e alta umidade no inverno. So recomendaes de projeto: uso de ventilao (movimento de ar) em alguns perodos no vero; vedaes: externas leves e internas pesadas; aberturas: mdias, devem permitir entrada da luz solar no inverno e sombreamento no vero.

Figura 6: Esquema de estratgias projetuais utilizadas.

Zoneamento bioclimtico
O Brasil apresenta dimenses continentais e uma diversidade de climas e acidentes geogrficos. Isso implica em possibilidades variadas de solues de projeto, e por isso foi dividido em oito zonas bioclimticas com o objetivo de identificar, agrupar e recomendar estratgias passivas para obteno de conforto trmico e reduo do consumo de energia no ambiente construdo. Cada regio bioclimtica apresenta recomendaes especficas, e ainda que algumas destas sejam similares, podem ocorrer em regies de latitudes muito diferentes como o caso das cidades do Rio de Janeiro e Manaus.

Informaes adicionais: utilizar cores externas escuras. Pode ser necessrio a desumidificao dos ambientes e o uso de aquecimento artificial no inverno.

Zona bioclimtica 03
A zona bioclimtica 03 possui temperaturas elevadas no vero, temperaturas baixas e alta umidade no inverno. So recomendaes de projeto: uso de ventilao (movimento de ar) no vero; vedaes: externas leves, claras) e internas pesadas; refletoras (cores

aberturas: mdias, devem permitir entrada de luz solar no inverno e sombreamento no vero.

Informaes adicionais: necessria desumidificao dos ambientes.

Figura 8. O Projeto do prdio da Fatenp, em SC, classificado com nvel de eficincia A pelo Inmetro (Z3).

Zona bioclimtica 04
Figura 7. Zonas bioclimticas brasileiras (Z1 a Z8).

Zona bioclimtica 01
A zona bioclimtica 01 apresenta clima ameno no vero, com alta ocorrncia de horas em conforto trmico, temperaturas baixas e umidade alta no inverno. So recomendaes de projeto:

A zona bioclimtica 04 possui temperaturas amenas no vero, com grande ocorrncia de horas em conforto, e temperaturas baixas no inverno. So recomendaes de projeto: uso de massa trmica para resfriamento, resfriamento evaporativo e ventilao seletiva no vero;

Boas Prticas de Eficincia Energtica, Energtica novembro de 2011. Programa Nacional de Conservao de Energia. Todos direitos reservados.

vedaes: paredes pesadas e coberturas leves e isoladas; aberturas: mdias, sombreadas no vero e orientadas para receber luz solar no inverno.

aberturas: grandes, sombreadas, protegidas da chuva, e possibilitando o controle da ventilao natural.

Informaes adicionais: em alguns locais, h a necessidade de desumidificao dos ambientes e resfriamento artificial.

Figura 9. Sede do Sebrae, em Braslia (Z4).

Zona bioclimtica 05
A zona bioclimtica 05 possui temperaturas altas no vero, e temperaturas amenas no inverno. So recomendaes de projeto: vedaes: paredes externas leves, refletoras (cores claras) e internas pesadas, cobertura leve e isolada; aberturas: mdias e sombreadas.

Figura 10. Casa Pajuara, em Natal (Z8).


Sobre os Autores
Natlia Queiroz arquiteta e pesquisadora da Rede de Eficincia em Edificaes, financiada pela Eletrobras. AldomarPedrini, Ph.D., professor do Departamento de Arquitetura da UFRN. Coordena a Rede de Eficincia em Edificaes financiada pela Eletrobras. Marcelo Tinoco, Dr., professor do Departamento de Arquitetura da UFRN. Coordena o Portal da Rede de Eficincia em Edificaes financiada pela Eletrobras. Isadora Nunes estudante de arquitetura e bolsista da Rede de Eficincia em Edificaes, financiada pela Eletrobras.

Informaes adicionais: em alguns locais, h a necessidade de desumidificao dos ambientes e uso de resfriamento artificial.

Revisores
Leonardo Salazar Bittencourt (FAU-UFAL). Isabela Cristina da S. Passos Tiburcio (FAU-UFAL).

Zona bioclimtica 06
A zona bioclimtica 06 possui temperaturas altas no vero, temperaturas amenas no inverno, e baixa umidade. So recomendaes de projeto: resfriamento evaporativo e ventilao seletiva no vero; vedaes: paredes pesadas e coberturas leves e isoladas, aberturas: mdias, sombreadas.

Ilustraes
Rafael Oliveira, Isadora Nunes e Natlia Queiroz.

Referencias bibliogrficas
ABNT. Desempenho trmico de edificaes Parte 3: 3 Zoneamento bioclimtico brasileiro e diretrizes construtivas para habitaes unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. 7. BANSAL, N. K., et al. Passive building design : a handbook of natural climatic control. Amsterdam: Elsevier Science, 1994. 336 p.044481745X. DREW, P.; MURCUTT, G. Touchthisearthlightly : Glenn Murcutt in his own words. [new. ed. Potts Points, N.S.W.: Duffy&Snellgrove, 2001. GALLO, Cettna. Bioclimatic Architecture. Architecture Itlia. 1998 GIVONI, B. Passive and low energy cooling of buildings. buildings / Baruch Givoni.Van Nostrand Reinhold, New York 1994. GUY, S.; FARMER, G. Reinterpreting Sustainable Architecture: Architecture The Place of Techonology. Journal of Architectural Education [S.I.], v. 54, n. 3, p. 14-148, February 2001. HYATT, P. Local heroes :architects of Australia's sunshine coast. North Ryde, N.S.W.: CraftsmanHouse, 1999. 218 p.9057034026. JOYCE, Carlo, Martin Ordenes. Edifcios Etiquetados, Etiquetados Procel, 2009 LAMBERTS, R., et al. Eficincia Energtica na Arquitetura. Arquitetura PROCEL (Programa Nacional de Conservao de Energia ELETROBRAS), 1997. 176. LEE, M.;REINHARDT, G. A. Eskimo Architecture: Architecture Dwelling and structure in the early historic period. 2003. 1-889963-22-4. PEA, W.;PARSHALL, S. Problemseeking: Problemseeking an architectural programming primer. 4th. ed. New York: Wiley, 2001 QUEIROZ, Natlia. Casa Pajuara. Pajuara UFRN (monografia), 2009. SAINI, B. S.;JOYCE, R. The Australian house : homes of the tropical north. Sydney: WeldonPublishing, 1990. 127 p.1863020985.

Zona bioclimtica 07
A zona bioclimtica 07 possui temperaturas altas em todo ano, com grande variao de temperatura e baixa umidade no inverno. So recomendaes de projeto: resfriamento evaporativo e ventilao seletiva no vero; vedaes: pesadas; aberturas: pequenas e sombreadas.

Zona bioclimtica 08
A zona bioclimtica 8 representa mais da metade do territrio brasileiro. Esta zona possui temperaturas elevadas durante todo o ano, baixa amplitude trmica, tanto ao longo do dia como dos meses, e altas taxas de umidade. So recomendaes de projeto: a ventilao se constitui na estratgia mais eficiente. vedaes: leves e refletoras (cores claras). O uso de massa trmica para resfriamento pode ser interessante em ambientes de uso diurno.

Boas Prticas de Eficincia Energtica, Energtica novembro de 2011. Programa Nacional de Conservao de Energia. Todos direitos reservados.

Das könnte Ihnen auch gefallen