Sie sind auf Seite 1von 107

11

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

INTRODUO
Certa vez uma diaconisa amiga minha me perguntou: Pastor Regi porque voc fala tanto disso relacionamento? Vou responder, mas antes quero fazer algumas perguntas, certo? Sim claro. Quantas pessoas voc conhece que se afastaram do Senhor, ou esfriaram no ministrio em funo da bebida alcolica? Poucas. E por causa de festas mundanas? Algumas ela respondeu convicta. E por estarem namorando. Quantas voc conhece que esfriaram na obra ou se afastaram da Igreja? Ela olhou para o cho e disse: A maioria! Quase todos que conheo!

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

12

por isso que eu tenho estado em alerta sobre esse assunto. Pergunto a voc, quantas pessoas voc conhece que se afastaram de Deus ou esfriaram no ministrio por um relacionamento frustrado? Grande parte das pessoas que conheo voltaram para o vcio de bebedeira, festas e drogas, comearam com um simples relacionamento. Um relacionamento que parecia inofensivo, mas levou a um fim horrvel. Nossa gerao tem sido marcada por crianas grvidas, por casamentos que acabam de uma hora para outra... Neste Livro falarei algumas experincias minhas e coisas que aprendi atravs de leitura, seminrios, orao e estudo da Palavra. Confesso que escrever esse livro no foi nada fcil. Escrevi os primeiros captulos no laptop do trabalho do meu irmo, fiquei uma madrugada inteira escrevendo os quatro captulos iniciais e no dia seguinte, quando acordei... ele havia devolvido o laptop e s o traria novamente alguns meses depois. Perdi todo o incio do livro e tive que orar muito para lembrar e reescrever estes captulos mais graas a Ele deu tudo certo. Minha orao que voc abra o corao para o que falarei nesse livro. Esta uma viso que tem mudado minha vida em todas as reas! No deixe nada atrapalhar sua leitura! Deus te abenoe! Paz e Graa.

13

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

POR QUE! POR QU?


Lembro que logo que entreguei a minha vida a Deus eu tinha 15 anos, e na minha Igreja local, havia alguns jovens que se destacavam e eu os tinha como referncia para minha vida, tudo que eles faziam eu tentava fazer igual, aonde eles iam eu estava atrs deles, queria ser como eles. Tenho quase certeza de que algum dia voc j foi assim. Esses jovens tinham tudo para influenciar esta gerao, tinham tudo para impactar a vida de outros jovens no Brasil, do mesmo modo que estavam impactando a minha, todos eles estavam namorando e eu via em seus relacionamentos um exemplo de namoro Santo, at que num certo dia tomei um tapa na cara que me jogou no cho, todos eles tinham cado em fornicao. Me veio a pergunta: Porqu Deus? Porque eles caram? Eles pregavam muito bem e quando oravam eu era impactado com tua presena Deus. Eles estavam em todas

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

14

as reunies de orao, me ajudavam quando eu estava fraco na f! O que aconteceu?. No conseguia entender como pessoas to centradas puderam cair, eu imaginava que uma pessoa como eu podia cair, mas como eles no! Quantas pessoas voc j conheceu que tinham tudo para impactar sua gerao, tinham uma vida de orao, eram usadas por Deus como ningum, mas caram no mesmo lao? Depois de eu cair no mesmo erro fui atrs de respostas na Palavra, em livros sobre o assunto e orao, ento pude compreender o porqu disso tudo. Foi quando me deparei com o que o apstolo Pedro, usado pelo Esprito Santo, nos disse:
Sabendo que no foi com coisas corruptveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa v maneira de viver que por tradio recebestes dos vossos pais; Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado (1Pedro 1.18-19)

Quando Cristo deu a sua vida por mim e por voc l na cruz do calvrio, Ele nos resgatou de uma vida de escravido para uma vida de Liberdade e Santidade, ainda assim tem pessoas que, apesar de livres, tm vida de escravos, tudo graas tradio que a gerao anterior nos deixou. Quando o apstolo Pedro fala sobre a v maneira de viver que por tradio recebemos de nossos pais, ele no est se referindo apenas a nossos pais biolgicos, mas tambm gerao passada. Nossa gerao foi liberta pelo sangue de Jesus Cristo, mas costumes e tradies de geraes anteriores ainda esto entranhados em nossa sociedade. A gerao passada

15

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

foi marcada por Sexo e Drogas e uma vida sem freios e sem caminho a se andar. O Pr. Jos Carlos descreve isso muito bem em seu livro No Hall da Corte. Voc pode discordar de mim, mas preste ateno nesse caso: estava pregando um dia na Rede de Jovens da minha Igreja local e fiz uma pergunta que me deixou muito admirado, perguntei quantos so filhos de pais e mes separados. 80% dos jovens que estavam l levantaram a mo. Isso foi o legado que a gerao passada nos deixou de herana, filhos e filhas de pais e mes separados, a nossa gerao est caminhando para um lugar pior que este. Hoje ns vemos crianas de treze anos grvidas, garotos de 14 anos tendo que amadurecer a fora por j serem pais. Chegou o tempo de Deus se levantar nessa gerao para mudar esse quadro, e Ele quer usar voc para influenciar esta gerao e a que est por vir. Olhe o que o apstolo Paulo nos diz no livro de Glatas:
ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e no torneis a colocar-vos debaixo do julgo da escravido. (Glatas 5.1).

Voc no foi liberto por Cristo para ser induzido por costumes de escravos e sim para ser verdadeiramente livre. Talvez voc diga , eu j sei disso, mas preste ateno no que ele fala no Versculo 13 do captulo 5 de Glatas:
Porque vs, irmos, fostes chamados liberdade. No useis ento da liberdade para dar ocasio carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

16

Infelizmente nossa gerao no tem desfrutado de uma forma correta a sua liberdade conquistada por um alto preo, mas tem dado lugar Carne, aos desejos carnais, aos pensamentos carnais. No fique bravo comigo, mas essa histria de Namoro Santo no existe! Tudo comea com planos de ter um relacionamento santo, da rola o primeiro beijo, sem maldade alguma, o segundo... Quando voc percebe j est ficando abrasado. Como fala o Pr. Jeff, da Gerao Benjamim: Beijo igual a ferro eltrico, liga em cima e esquenta em baixo . Certo dia algum me perguntou se beijo antes do casamento pecado, essa pode ser uma dvida sua tambm, ento vamos ver a resposta Teolgica e da Cincia. O Pr. Jeff em seu livro, Namoro, Biscoitos e um Grande Problema, fala que cientificamente comprovado que mais de 80% da sensibilidade sexual est na regio da boca, para os finalmente sobram apenas 20%. Durante o beijo o corao bate at 70 vezes mais por minuto comparado ao ritmo normal, o corao bombeia um litro de sangue a mais (por minuto), rapaz! Para onde voc acha que esse sangue vai? Nem preciso dizer! Voc j me entendeu! Querendo ou no isso um ato sexual, chegaram a me falar que isso varia de pessoa para pessoa, mas j est comprovado que no. Fao a voc uma pergunta: quando voc d aquele beijo demorado, sente vontade de qu? 1 ir para o seu quarto ler a Bblia?

17

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

2 convidar o outro para ir orar? 3 ter relao sexual? Se voc respondeu a primeira ou a segunda precisa ir ao mdico, pois voc no est normal. bvio que a terceira opo. A cincia nos explica isso! Vamos agora para a Bblia ver o que ela nos fala acerca disso:
Porventura tomar algum fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? Ou andar algum sobre brasas, sem que se queimem os seus ps? (Provrbios 6.27-28)

Se voc ler este captulo de Provrbios ver que fala de tentaes carnais, e explica:
Porventura tomar algum fogo no seu seio sem que suas vestes se queimem? ...

ou seja, se voc der um beijo quente em sua namorada, ou namorado, fatalmente ter desejos e pensamentos sobre sexo, e isso nos faz lembrar o que Jesus Cristo falou:
Ouvistes o que foi dito aos antigos: No cometers adultrio; Eu, porm, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com desejos impuros, j em seu corao cometeu adultrio com ela (Mateus 5.27-28)

Apresentei a opinio da Cincia e a opinio de Deus sobre o beijo antes do casamento. Agora direi a minha opinio: beijar antes do casamento pecado sim! Ou voc no notou qual a ultima frase na cerimnia de casamento? Agora voc j pode beijar sua noiva, se o Pastor fala que agora voc pode porque antes voc no podia. Mas se voc consegue dar um beijo e no sentir nenhuma dessas coisas que foram citadas pela Bblia e pela

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

18

Cincia, parabns! Mas existe algo errado, ou com voc, ou com a Cincia ou com a Bblia. E agora, onde est o erro?

19

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

CABM!!!!
Esse vai ser o menor captulo desse livro, eu no iria escrevlo, mas senti necessidade de faz-lo aps conversar com um jovem em minha Igreja. Algumas pessoas dizem que selinho no pecado por que no gera nada no corao, eu penso diferente. Por isso passei trs dias orando para Deus me dar um exemplo que voc pudesse entender bem, at que numa tarde Deus me deu um exemplo muito legal. Voc j deve ter visto isso em algum filme ou desenho animado: uma pessoa deixa o gs ligado, da ve outra e risca o fsforo a primeira vez no acende fogo algum, tenta de novo e nada, na terceira o fsforo acende e CABM!!!!!! Explode tudo. Assim tambm o selinho, o rapaz e a moa esto com todo o gs da juventude, a carne est para explodir, vem o primeiro selinho e

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

20

nada, o segundo e nada, o terceiro... At que em certo momento o fogo do selinho acende e, o resultado voc j sabe qual ... CABM!!! Isso gera um beijo quente e a rola o pecado. Ento: no d selinho antes do casamento! Seno... CABM!!!!!!!

21

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

ENCONTRO RADICAL
Vou contar de um encontro que mudou a minha vida e a de uma jovem. No! No o que voc est pensando, no! Eu no me relacionei com ela. Vou contar para voc entender melhor. Tive que viajar para Macap-Ap, cidade onde nasci a fim de tirar alguns documentos que estava precisando e rever os amigos. Um dia, por volta de dez horas da manh, eu estava na Junta Militar para receber meu documento de Reservista e, na sada estava com muita fome, para variar. Quando dobrei na esquina vi uma barraca de vitaminas, atravessei a rua bem depressa, vendo que no havia nenhum na vez, quando cheguei fui recebido com um sorriso e um bom dia muito simptico, retribu e pedi meu suco. Quando a atendente me entregou o suco viu que eu estava lendo um livro e se debruou para tentar ler o ttulo, quando conseguiu ler ficou espantada com o ttulo: Eu disse adeus ao namoro!.

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

22

Como assim? ela disse. Ento comecei a explicar: Eu sou pastor e na minha Igreja os nossos lderes no namoram. O que? No tem casamento nessa Igreja no!? Claro que tem falei, com um sorriso no rosto. Pode me explicar? perguntou curiosa. Claro, mas antes vou te fazer uma pergunta: voc acredita que Deus fez algum certo pra voc?. Sim, claro que sim disse a moa muito interessada no assunto, fiz outra pergunta ento. Voc acredita que foi feita especialmente para outra pessoa, e essa outra pessoa para voc? J falei que sim disse ela. Antes de continuar pergunto a voc leitor: voc acredita que Deus tem reservado algum para voc? Acredita que tem algum certo para voc? Se sua resposta parecida com a dessa moa ou voc deseja saber como foi o fim desse Encontro Radical, continue lendo este livro.

23

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

RESERVADO OU SOLTO?
Nesse captulo vamos dar continuidade ao assunto do captulo anterior. Ento voc acredita que tem algum certo para voc, e que voc certa para esse algum? Que bom! Disse eu entusiasmado em falar sobre isso. O que eu no havia percebido que enquanto falava, outras pessoas estavam esperando e tomando seus sucos l tambm. Dei um exemplo bem prtico a ela, espero que voc entre junto comigo nesse exemplo: Na minha Igreja estamos vendendo camisas com o smbolo da nossa Rede de Jovens e uma outra escrita Corte, Relacionamento Radical. Da eu encomendo uma dessas para voc e falo que mandei fazer especialmente para voc, que ela est reservada s para voc. Um lder da minha Igreja v a sua

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

24

camisa e me pede emprestado, eu empresto sem falar nada com voc, dois meses depois ele volta com a camisa limpa e aparentemente nova, mas j usada. Ento uma jovem me pede emprestada porque achou a camisa bonita, eu empresto outra vez, ela usa por mais 6 meses e devolve meio esticada e escura. Depois outra pessoa empresta por mais 1 ms, como a camisa j estava um pouco esticada, ela a usou s para jogar futebol e devolveu meio encardida e mal cheirosa. Quando chega o dia de eu te entregar a camisa (que estava reservada para voc, s para voc!). A camisa com que voc tem sonhado por bastante tempo! Voc recebe a camisa limpa e cheirosa, mas com marcas e meio usada. O que diria? Essa eu no quero, me d outra! Ou, por educao, voc daria um sorriso forado e ficaria com ela. Mas com um detalhe, voc s a usaria para dormir porque no d para sair com uma blusa esticada e manchada. Assim tambm acontece em muitos relacionamentos, as pessoas sabem que esto reservadas a algum, mas por acharem bonitinhos e bonitinhas, se entregam a pessoas que no so as certas, e quando encontram a certa nem chegam a casar, porque sua vida est marcada e manchada dos seus ltimos relacionamentos, ou se casam e s servem para ficar em casa, pois para sair no d. Nesse exemplo da camisa, nem cheguei a falar que ela poderia vir muito mais do que esticada e marcada, mas com furos

25

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

tambm. Seria certo eu entrar na sua casa, pegar sua roupa preferida e emprestar a algum que voc nem conhece? Claro que no! Isso seria roubar! Assim mesmo voc rouba seu esposo quando entrega algo que dele e no seu outra pessoa. E ai como est a sua camisa (Vida)? Nova ou esticada? Com marcas ou at mesmo furada? claro que uma camisa nem se compara com uma vida, essa s um exemplo para voc entender a gravidade da situao. Conclu dizendo quela jovem essas palavras: Voc est reservada, e no solta. No pode ir de mo em mo. Eu era uma camisa rasgada que ningum iria querer, mas graas a Deus eu o conheci e a viso do Relacionamento Radical, e hoje Cristo me renovou e posso dizer que sou uma camisa limpa e novinha, voc tambm poder ser. Quando olhei para o lado todos estavam olhando perplexos para mim. Eu paguei a conta e fui embora. Voc deve estar se perguntando o que Relacionamento Radical. Vou explicar no decorrer do livro, farei uma introduo sobre os nomes usados para ele. H Igrejas que chamam de Romance Real, Amizade Especial, Compromisso... Eu conheci e chamo de Corte (l-se crte). No prximo captulo vou descrever alguns pontos da Corte e do Namoro, para voc ter uma noo de como santa e bela essa viso.

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

26

PRIORIDADES DO NAMORO E DA CORTE


Lendo alguns livros sobre Relacionamento Radical, percebi que alguns autores diferenciam corte de namoro, e irei fazer o mesmo nesse captulo veremos algumas prioridades de cada tipo de relacionamento, e a diferena entre eles. NAMORO Prioriza relacionamento Fsico: Aprendemos que no namoro primeiro conhecemos como a pessoa fisicamente, e depois, no casamento, com a convivncia, conhecemos como ela seu carter. Isso gera uma falsa intimidade. Muitas pessoas acham que atravs de um beijo ou um toque podem saber como o outro realmente . Mentira! Quantas vezes, depois de um bom tempo de namoro, a pessoa que voc dizia conhecer te surpreende ao fazer algo muito inesperado? Isso prova que atravs de um beijo quente e uns abraos apertados voc no pode conhecer realmente o carter do outro.

27

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

CORTE Ao contrrio do Namoro, a corte prioriza o relacionamento de Amizade. O lado pessoal, como o outro age com seus pais, do que gosta, quais so seus sonhos e planos... E o respeito fsico acima de tudo. Uma pessoa que realmente ama voc nunca iria querer viol-lo antes do tempo certo, ah Pastor, isso eu j fao com minha namorada(o), estou com ela h 4 anos e conheo tudo dela(e), pergunto voc: quantas vezes voc j ouviu isto: se eu soubesse que tu eras assim eu nem teria me casado contigo ? J ouviu alguma vez essa frase? Ela lhe parece familiar? Ela faz parte do dia a dia de muitos casamentos hoje, casais que passaram anos namorando, no entanto, no tempo em que era para haver dilogo, uma boa conversa, eles estavam se agarrando. Deixaram a razo de lado. No sei voc, mas eu quando namorava at ia casa de minha namorada com a inteno de conversar, mas quando dava o primeiro beijo... o primeiro toque... tudo ia por guas abaixo, as coisas iam esquentando, esquentando... quando via j era tarde e eu tinha que ir embora. E eu ia achando que tinha evoludo na minha relao, quando na verdade eu no tinha frutificado coisa alguma. H pessoas que vivem se enganando no namoro, achando que encontraram o prncipe encantado, ou a sua princesa, mas quando se casam o prncipe vira um sapo e a princesa uma bruxa. Filho, Deus tem preparado uma princesa para voc, e tem um

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

28

prncipe para voc, filha. Contudo para escolher o certo, deve-se conhecer suas qualidades e seus defeitos, e por isso a CORTE prioriza primeiro o relacionamento de amizade e, depois do casamento, o fsico. O que voc prefere? Ficar comendo 3 anos o bolo de chocolate e depois comer para o resto da vida um bolo duro e ruim? Ou passar 3 anos comendo o bolo duro e desfrutar pelo resto da vida do melhor de Deus? O namoro ensina que devemos comer o bom e depois, se der certo, comemos o duro, a corte ensina que devemos comer o duro primeiro e depois desfrutar das bnos de Deus, e fao referencia duro para quem acha estranho dar o primeiro beijo no altar no dia do casamento. NAMORO Confunde o desejo fsico com o verdadeiro amor . Tenho amigos que esto casados, no porque amam suas esposas, mas porque esto acostumados com sua companhia. O relacionamento deles, que parecia ser um grande fogo, passou a ser uma brasa apagada. Isso tudo por eles acharem que casaram se amando, porm o namoro os fez confundir desejos e atrao carnal, com Amor. Quantas vezes voc j no ouviu algum falar que ama, e depois de algum tempo o amor acaba, e l est mesma pessoa falando a mesma frase, para outra pessoa? Eu j vi isso inmeras vezes. Tudo porque confundiram desejo com amor, o que eles fizeram foi plantar um falso amor e, infelizmente, quem faz isso colher um falso amor.

29

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Em Glatas 6.7-8 vemos


no se enganem, de Deus no se zomba; pois tudo o que o homem planta ele colhe; porque o que planta na sua carne, carne colher, e o que planta no esprito, do Esprito colher para a vida eterna.

CORTE Busca o verdadeiro amor . Como o descrito pelo Apstolo Paulo:


O amor sofredor, benigno, o amor no invejoso, o amor no trata com leviandade no se ensoberbece, no se porta com INDECNCIA, no busca seus prprios INTERESSES... (1Corntios 13:4-5).

Quem lhe ama de verdade? Aquele que s quer saber dos prprios interesses ou o que procura saber dos seus tambm? Nesses prximos tpicos veremos o que namoro gera em muitas vidas. No durma! Leia o que o Senhor quer falar para voc. NAMORO Apresentamos uma farsa. Certo dia uma Obreira de Joinvile me ouviu falando isso e no concordou comigo. Ela ento pediu para expor minha idia, e eu iniciei com uma pergunta: Quantas vezes seu namorado viu voc com o cabelo desarrumado? Nenhuma. E quantas vezes ele viu voc com aquela roupa velha que voc s usa em casa? Nenhuma disse ela outra vez, ento fiz outras duas:

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

30

Quantas vezes um amigo seu lhe viu com o cabelo desarrumado? Muitas ela respondeu. Quantas vezes ele j viu voc com aquela roupa velha? Inmeras respondeu outra vez. No namoro quase sempre apresentamos apenas um lado do que somos, e quando apresentamos nosso outro lado, podemos escond-lo com beijos e carcias ela teve que concordar comigo. Lembro quando eu fazia alguma coisa a uma namorada que a deixava decepcionada, imediatamente eu a cobria de beijos e de carinho e ela logo esquecia o que eu havia feito. O namoro apresenta um lado que quase no existe. Lembro do tempo em que eu ia tocar em eventos com a minha primeira banda da Igreja, meus amigos, que eram bravos, ignorantes e que tinham conversas nada construtivas, ao conhecer uma menina falavam coisas assim: Oi como voc est?, Nossa voc est to bonita esta noite!, Quer um refrigerante querida?, d vontade de rir lembrando. Eles apresentavam pessoas que no eram s para agradar as meninas. Vai me dizer que voc nunca fez coisas que realmente no do seu cotidiano, s para agradar algum? Recentemente uma missionria que conheceu a viso do Relacionamento Radical veio espantada a minha presena dizendo que estava h quase 4 anos com uma pessoa e no a conhecia. Foi me falando:

31

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Depois de

conhecer a viso, eu decidi ter um

relacionamento sem beijo at o casamento, ento optei por terminar o namoro. Aps terminarmos ele enviou um e-mail para mim falando coisas horrveis, e eu me perguntei quem esse homem? Era com ele que eu me casaria? Era esse mesmo respondi, quase sem palavras. Ela tomou a deciso certa de esperar em Deus, e voc? Pastor voc t me dizendo para acabar com meu namoro? No! Estou dizendo para voc tomar uma deciso junto com seu namorado ou namorada de ter um relacionamento que agrade a Deus, sem farsas e mentiras. CORTE Apresentamos um relacionamento de amizade e realidade. Desse modo, quando voc erra no tem o beijo e as carcias para encobrir o erro, voc tem que sentar e resolver o problema como bons amigos e futuros cnjuges. Assim, quando chegar o tempo do casamento voc no ter a surpresa que a missionria teve.

NAMORO Distancia dos amigos. Lembro quando eu era novo na Igreja, os jovens eram bem unidos, amos evangelizar juntos e quando acabava o culto todos ficvamos reunidos na frente da

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

32

Igreja cantando e conversando. Depois que comeamos a namorar, quando acabava as reunies cada um ia pro seu canto e ficava cada um com seu par. A Igreja perdeu muito com isso, no havia mais a unidade que a estava fazendo crescer, tudo porque precisvamos de um tempo a ss com nosso par. O namoro exige esse tempo. CORTE Tentamos estar mais com os amigos . Para conhecermos o outro, devemos saber como ele se comporta entre familiares e amigos. Sendo assim, o Reino, ao invs de perder, ganha com a unidade da Igreja, j que a corte no cobra esse tempo a ss, a no ser quando precisa resolver algum problema no relacionamento, ainda assim, quase sempre com um lder ou Pastor do lado, pois ns cremos no que est escrito na Palavra:
Quando no h conselhos os planos se dispersam, mais havendo muitos conselheiros eles se firmam (Provrbios 15.22)

NAMORO Faz esquecer do tempo certo. Eclesiastes 3 nos fala que h tempo certo para tudo. Quando namorava h alguns anos, eu queria sair com meus amigos, ir a shows, me divertir com eles, mas o namoro me impedia disso. Se eu fosse tinha que lev-la e ficar a maior parte do tempo ao seu lado. Depois que conheci a Corte, vejo quanto tempo perdi com o namoro. Hoje saio com meus discpulos, ns pulamos, tomamos sorvete, comemos pizza, sem receio algum. Quando encontrar a mulher da minha vida ela vai me

33

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

conhecer como eu sou com meus amigos e discpulos, e meus discpulos tm feito assim com os deles. Sei de pessoas que namoraram anos e no deu certo, e agora se arrependem de no terem ido a lugares que tiveram oportunidade de ir, a eventos que no puderam ir em funo de seu namoro. Talvez voc mesmo se arrependa de no ter ido a algum lugar por estar namorando. Como fala o Pr. Jos Carlos em seu livro No hall da Corte: hoje o seu tempo oportuno, um tempo de se divertir, viajar, estudar, trabalhar, aprender a tocar algum instrumento. Eu j vi pessoas casadas falando assim: se eu voltasse a ser mais jovem faria tal coisa, ou aprenderia a cantar, na sua juventude no souberam desfrutar do tempo oportuno. Eu viajo, estudo, toco, canto, tenho oportunidade de conhecer pessoas novas e aprender com elas. Recentemente conheci o Pr. Eduardo Schmidt e sua esposa, Pra. Luciene Schmidt, ele nasceu em OhioEUA, mas esto em misso em Macap-Ap abrindo o ministrio Vineyard, foi uma experincia muito boa que s esse tempo oportuno pde me proporcionar.

CORTE Aproveita o Tempo Oportuno. Eclesiastes 8.5 diz:


Quem guarda o mandamento no experimentar nenhum mal; e o corao do sbio discernir o tempo e o juzo.

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

34

Temos que saber como usar o nosso tempo oportuno. Viva seu tempo oportuno com Liberdade e Santidade, e quando chegar o tempo de Casar voc no ter do que reclamar, ao invs disso, ter exemplos a dar. Existem pessoas que acham que estar solteiro ruim, por isso vo atrs de algum para suprir as suas necessidades, isso gera, muitas vezes, casamentos precipitados, deixando essas pessoas presas em relacionamentos sem amor para o resto da vida. Se o seu casamento est assim tenho uma boa notcia: o meu Deus pode tudo! Clame a Ele e Ele responder permita que Ele seja a fora do seu casamento e ento voc poder todas as coisas, entregue o seu caminho (casamento) ao Senhor, confie nEle e tudo Ele far, como fala na Palavra:
Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que no sabes (Jeremias 33.13) Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece (Filipenses 4.13) Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o far (Salmos 37.5)

35

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

36

FORANDO A BARRA
Encontramos essa questo em quase todos os relacionamentos (namoro), em que o rapaz acha que tem o direito de tocar em certas partes da moa s por estar namorando com ela. Essa vai para os homens! E vocs, moas, no aceitem isso! Estava lendo o livro do Pastor Jeff Namoro, biscoitos e um grande problema, em que ele cita algo que ainda no tinha parado para analisar, tenho que compartilhar com voc. Comearei falando um pouco de mim: lembro do meu ltimo relacionamento, nosso propsito era ficarmos sem nos beijar e depois de um ano comearamos a ter um contato mais intimo, o beijo. At que certo dia eu forcei a barra, pedi um beijo, ela me disse NO! Tudo bem. Fui insistindo para ela me dar um beijo, at que ela cedeu s para me agradar, lembrando que havamos decidido no nos beijar. Eu forcei a barra para quebrarmos nossa aliana, e isso resultou em

37

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

um tempo de esfriamento no meu ministrio e no trmino do nosso namoro. Samos feridos disso, os dois. Muitos namoros esto quebrando as suas regras hoje, no meu caso era no beijar at o noivado, mas ns camos, rompemos o pacto feito no incio do relacionamento. Em muitos relacionamentos a aliana feita de no haver toques ntimos, ou no haver relaes sexuais antes do casamento, no entanto, ns, homens, somos mais impacientes, queremos ir fundo. Mas Pastor se o senhor no conseguiu como eu vou conseguir? Eu no conhecia o relacionamento radical, a Corte, nem seus princpios. Ns estvamos decididos a no nos beijar, mais ficvamos abraados, trocvamos carcias... no tinha outro destino, era o beijo. H alguns hoje que decidem no fazer sexo antes do casamento, mas os beijos esto quentes, as mos do camarada esto descendo cada vez mais e j esto tocando em partes que no deveriam, beijando em lugares que nunca deveriam sequer ser olhados antes do casamento... e ainda querem manter os seus princpios de p? Impossvel! Vou falar o maior problema disso tudo, sobre beijo eu j falei nos captulos anteriores, 80% da sensibilidade sexual est na boca... lembram? Retomando o livro do Pr. Jeff, falarei do mal que existe nessas carcias. Alem de estar a um passo para o sexo, ele afirma quando algum toca em partes intimas de uma pessoa e ela diz no, e toca outra vez, est

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

38

cometendo um CRIME, que pela lei brasileira chamado ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR.
Art. 214 Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso da conjuno carnal: Vide Lei n8.072, de 25.7.90 Pena recluso, de seis a dez anos. (Redao dada pela Lei n8.072, de 25.7.1990)

Claro que se houver aceitao de ambas as partes isso deixa de ser um crime contra a lei dos homens, meu irmo quando voc tocar na sua namorada ou noiva naquela parte que voc sabe qual e ela disser no! E voc, ainda assim tocar outra vez, isso crime, se ela denunciar voc pode ser condenado priso. Meu irmo, que advogado, contou que certa vez um juiz condenou um rapaz porque ele tocou em uma parte intima de uma moa. Voc deve pensar mas eu no a obriguei a nada, um conselho: quando ela disser NO, NO! Quantos criminosos no esto em nossos plpitos, em nossas clulas, tocando ou cantando? Eu confesso que fui criminoso e estava ministrando nas Igrejas, tenho vergonha disso, mas Cristo j me limpou de todos os pecados. Mais tarde contarei como foi meu processo de perdo. Continuemos nossa conversa, vou pegar um pouco mais pesado agora. Est pronto? Vamos l ento. So degraus, primeiro vem um beijo sem maldade, depois vem um beijo quente e esse beijo quente leva a um Crime, o Atentado Violento ao Pudor, e um crime leva a outros; as carcias e toques antes do casamento

39

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

geram uma das coisas mais terrveis, o sexo Pastor? Voc pode perguntar. No! Por incrvel que parea, no. Convidar sua namorada ou noiva para transar e escutar um no, mesmo assim forar a barra dizendo coisas como eu sei que voc tambm quer ou se voc me ama me d uma prova, ou talvez j vamos casar ms que vem mesmo, e continuar insistindo at conseguir o que quer, considerado ESTUPRO pela lei Brasileira. Como falei no incio se houver aceitao de ambas as partes deixa de ser crime contra lei humana mais voc deve me dizer mas eu no coloquei uma arma na cabea dela nem uma faca, mas... de acordo com a lei brasileira: Estupro:
Art. 213 - Constranger mulher conjuno carnal, mediante violncia ou grave ameaa: Pena - recluso, de seis a dez anos. (Redao dada pela Lei n 8.072, de 25.7.1990)

Meu irmo me explicou que qualquer tipo de relao feita na base da presso fsica, mental e emocional ESTUPRO. Quantos estupradores tm nas nossas Igrejas? Ser que tem um lendo este livro agora? Voc garota, tem a chance de ver se realmente esse cara a ama ou no, ser se um criminoso que voc quer como esposo? Veja o que est escrito em 1Tessalonicenses 4.3-8:
Porque esta a vontade de Deus, a vossa santificao: que vos abstenhais da prostituio, que cada um de vs saiba possuir seu corpo em santificao e honra, no na paixo da concupiscncia, como os mundanos que no conhecem a Deus; Ningum OPRIMA OU ENGANE a seu irmo em negcio algum, porque o Senhor vingador de todas essas coisas, como tambm, antes, vo-los

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

40

dissemos e tambm testificamos; porque no nos chamou Deus para imundcia, mas para a santificao, portanto quem despreza isso no despreza o homem, mas sim a Deus que nos deu tambm o seu Esprito

Se voc rejeitar isso que estou falando no a mim que voc despreza, e sim a Deus. Eu j fui um estuprador sem saber, mas fui perdoado, e assim como eu fui voc tambm pode ser. Depois eu conto como, agora tenho mais coisas sobre namoro para dizer a voc! Mas no esquea que a lei dos homens pode ser mudada ou vista de maneiras diferentes pelos juzes, no entanto a Palavra do Senhor eterna e Ele o justo Juiz de todas as causas.

41

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

42

UM JOVEM RADICAL
Neste captulo vou contar a histria de um jovem sonhador que foi radical no seu tempo, voc j deve ter ouvido pessoas falando dele, ou at voc mesmo j deve ter pregado sobre ele, certo dia estava relendo sua histria e me surpreendi com um fato que tinha passado despercebido at ento, vamos viajar na histria de Jos: Gnesis 30.25 fala do nascimento de Jos:
E aconteceu que, como Raquel deu luz a Jos, disse Jac a Labo: Deixa-me ir, que me v ao meu lugar, e minha terra.

E Jos era o filho preferido de seu pai


e Israel amava Jos mais do que todos os seus filhos, porque era o filho da sua velhice; e fez-lhe uma tnica de varias cores (Gnesis 37.3)

Isso gerou cimes no corao de seus irmos, fazendo-os sentir raiva desse nosso jovem radical, e esse cime teve um

43

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

aumento depois que Jos teve seu primeiro sonho e contou a eles. Talvez Deus possa ter lhe dado um sonho para sua gerao, mas amigos seus, ou mesmo sua famlia falam que voc est se achando. Jos um grande exemplo a seguirmos! Jos teve ainda outro sonho, nesse, seus pais e seus irmos se curvariam diante dele, o que era algo aparentemente impossvel, j que Jos tinha apenas 17 anos e era o mais novo em sua casa. Por ser o preferido de seu pai, seus irmos decidiram mat-lo:
e disseram um ao outro: eis l vem o sonhador! Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa dessas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos o que ser dos seus sonhos (Gnesis 37.19-20)

Talvez Deus tenha lhe dado o sonho de impactar sua gerao, no entanto, os que esto ao seu lado dizem que essa coisa de crente radical loucura, querendo jogar voc numa cova com essas palavras desanimadoras. Satans tem tramado isso em nossa gerao, colocando inveja, cimes e dio no corao de muitos lderes acerca da viso Radical. Voltemos a Jos e vejamos o que aconteceu com esse jovem. Ele foi salvo por seu irmo Rubem, que decidiu no tirar sua vida e convenceu os outros irmos a jogarem-no numa cova para que morresse l. Tiraram-lhe a tnica que seu pai havia feito especialmente para ele e o jogaram na cova, perceberam ento que ela estava vazia, no havia gua em seu interior. Quantas vezes pessoas no rasgaram seus sonhos jogaram voc numa cova? Na cova os sonhos de Jos pareciam to longe e a vontade de desistir to perto. Eu tambm

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

44

passo por isso! Um dia numa reunio de Pastores e lderes, estava vestindo a camisa da Corte (aquela do captulo 4), e um Pastor, que eu no conhecia, me chamou e fez perguntas sobre a corte, expliquei tudo a ele da forma mais simples e rpida possvel. Ele ento chamou outros pastores e, juntos, comearam a me criticar e dizer que isso coisa de doido. Nesse momento eu me senti como Jos, jogado na cova e com os sonhos muito distantes. Mesmo assim, com toda a presso em cima de mim, eu defendia minha verdade, e Deus enviou um Pastor que nunca tinha visto pra me ajudar a defender a Corte, mas confesso a voc que daquela conversa me deixou pra baixo, foi ento que senti Deus me perguntar: voc vai desistir?, essa pergunta ficou martelando na minha cabea o dia inteiro, e antes de dormir orei a Deus e respondi: No Senhor, eu no vou desistir. Foi o Senhor quem me deu esse sonho e no vou desistir dele. Esse livro que voc est lendo fruto de uma deciso que tive de tomar na cova. E voc? Vai desistir? Vamos ver o que estava reservado para Jos: depois que o jogaram na cova, seus irmos decidiram comer po, quando perceberam ismaelitas que vinham de Gileade, eles traziam em seus camelos, especiarias que estavam sendo levadas ao Egito. E passando os midianitas Decidiram ento vender Jos, e assim o fizeram, por vinte moedas de prata, aos mercadores midianitas.

45

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Chegando ao Egito, os Midianitas o venderam a Potifar, que era oficial de fara. Deus era com Jos e Potifar viu que tudo que Jos fazia prosperava, por isso decidiu coloc-lo na administrao de todos os seus bens. Voc deve estar se perguntando o que tem a ver o fato de Jos ter acreditado nos seus sonhos, com ele ser radical?. Isso tudo foi apenas uma introduo, vamos juntos descobrir agora porque ele foi um Jovem radical. A mulher de Potifar se agradou de Jos e queria ter relao sexual com ele, sendo ele um crente radical, recusou:
E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor ps os seus olhos em Jos, e disse: Deita-te comigo. Porm ele recusou... (Gnesis 39.7-8)

O versculo 10 desse mesmo captulo fala que a mulher de Potifar dava em cima de Jos diariamente, todos os dias ele era tentado a transar com ela:
E aconteceu que FALANDO ELA CADA DIA A JOS, ele no lhe dava ouvidos para deitar-se com ela e estar com ela (Gnesis 39.10)

Assim como Jos, ns somos tentados diariamente na escola, na faculdade, no trabalho e infelizmente muitas vezes na Igreja tambm, tem um dito popular que diz gua mole pedra dura tanto bate at que fura, uma realidade, muitos jovens caem na cilada se satans, at sem perceber, por que so diariamente tentados. E agora, o que fazer? A Bblia nos responde:

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

46

Fujam da prostituio. Todo o pecado que o homem comete fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu prprio corpo (1 Corntios 6:18)

O apstolo Paulo nos manda fugir. Quando voc notar que no consegue mais resistir aos convites, fuja, corra, no tente dar uma de SUPER SANTO. Satans vai insistir na mesma estratgia, assim como fez a Jos, que recebia todos os dias a proposta de transar com a esposa de Potifar. Certo dia, ele foi casa fazer seus servios e s quem estava l era a mulher de Potifar, ao entrar ela o agarrou e fez novamente o convite. Creio que Jos estava tentado a cair, mas dessa vez, ao invs de apenas recusar, ele agiu diferente dos outros dias. Ao ouvir a proposta da esposa de Potifar Jos saiu correndo, chispou, pegou o beco, em outras palavras, ele fugiu:
E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mo dela, e fugiu, e saiu para fora (Gnesis 39.12,13)

No alcanando seu objetivo, ela mentiu, disse que ele a havia seduzido. Por causa disso Jos foi preso, na priso ele interpretou sonhos do copeiro e do padeiro (Gnesis 40.5...), Fara soube e o chamou para interpretar o seu (Gnesis 41). Por fim, Jos se tornou governador do Egito e seus pais e seus irmos se dobraram diante dele, era o cumprimento do sonho de Deus na vida dele. E Ele deseja cumprir Seus sonhos em nossas tambm, basta querermos. Eu quero! E voc?

47

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Vamos analisar a vida de Jos. Se tivesse cado na cilada da mulher de Potifar ele teria sido preso? Claro que no! Se ele tivesse cado ele no seria preso, mas tambm nunca seria governador do Egito. Ento resista as lutas, voc est sendo provado para ser aprovado por Deus. Como fala em Romanos 8.28:
sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o Seu propsito

Siga o conselho de Paulo em 2 Timteo 2.22:


Foge, igualmente, das paixes da mocidade. Segue a justia, a f, o amor e a paz com os que, de corao puro, invocam o Senhor

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

48

PRESOS AO TERRAO
Nesse captulo veremos o erro de estarmos presos ao terrao, voc no est compreendendo n?! Vamos ver a histria de um homem que impactou seu tempo, mas tambm caiu, aqui enfocaremos uma de suas quedas. Ele depois se redimiu e foi chamado um Homem segundo o corao de Deus, j sabe quem ? Isso mesmo, estou falando de Davi. Comeo dizendo que ele estava no lugar errado e na hora errada. Davi se envolveu num relacionamento que ia de encontro aos princpios de Deus, e mesmo sabendo que estava errado, foi necessrio um profeta falar-lhe do seu erro para que reconhecesse e se arrependesse dele. Espero que este livro esteja sendo como aquele profeta foi na vida de Davi e esteja abrindo seus olhos para um erro quase imperceptvel. Relato histrias Bblicas para voc conhecer relacionamentos que agradam a Deus e de

49

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

relacionamentos que no O agradam, vamos tomar isso como exemplo para nossas vidas. Como falo Paulo:
SEDE meus imitadores, como tambm eu de Cristo (I Corntios 11.1)

Davi foi um jovem escolhido por Deus no por seu porte fsico ou por sua idade, mas por seu corao, que era reto diante de dEle:
Porm o SENHOR disse a Samuel: No atentes para a sua aparncia, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR no v como v o homem, pois o homem v o que est diante dos olhos, porm o SENHOR olha para o corao (1 Samuel 16.7)

Ele venceu batalhas em nome do Senhor e foi um Rei (lder) que como ele Israel nunca tinha visto igual. Passados anos do incio de seu reinado, Davi estava meio desanimado, cansado de batalhas, por isso decidiu no ir uma batalha que deveria ir por ser o rei,
E ACONTECEU que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; (...), porm Davi ficou em Jerusalm (2 Samuel 11.1)

Era o ano em que os reis saem a guerrear, mas Davi enviou Joabe em seu lugar. Infelizmente muitos lderes tm essa mesma atitude, e eu tambm j agi assim. Tudo est indo bem, as coisas esto dando certo, batalhas tm sido vencidas no ministrio, da diminuem a vigilncia e deixam de fazer o que era de sua competncia. Davi como o Lder de seu povo deveria ter ido batalha, mas escolheu ficar em Jerusalm e essa foi a brecha que

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

50

satans estava esperando para entrar em sua vida e em sua liderana.


E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terrao da casa real, e viu do terrao a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa vista (2 Samuel 11.2)

Davi estava ocioso, j que no estava cumprindo suas obrigaes de Rei, e numa tarde em que estava passeando despreocupadamente pelo terrao do Palcio, avistou uma bela mulher tomando banho e, como j disse antes, o homem cai pelo que v. Davi no foi diferente, ao invs de retomar suas atividades de Lder, ficou l no terrao admirando as belas curvas daquela linda mulher, at ento desconhecida. Ele estava acostumado a vencer, seus homens eram bem treinados e ele no tinha motivos de se preocupar com a batalha, estava certo da vitria, ento se acomodou. Como fala um ditado popular, mente vazia oficina do diabo, Davi, que estava fazendo nada, teve uma brilhante idia, quis saber quem era aquela mulher:
E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura no esta Bate-Seba, filha de Eli, mulher de Urias, o heteu? (2 Samuel 11.3)

Infelizmente muitos Cristos se acomodam ao verem que tudo est dando certo, esto to acostumados com a vitria que decidem ficar sem fazer suas obrigaes de Cristo, s que no percebem que a vitria vem exatamente pelo seu esforo em fazer a Obra de Deus. Essa a maior brecha que podemos dar a satans. Lembro da primeira vez que cai, tudo corria bem em

51

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

minha vida e eu acabei me acomodando, fiquei preso a uma varanda que me levou para bem longe de Deus. Aps ter visto que a embalagem era boa, Davi quis experimentar o produto. Amado, evite ver a embalagem antes do casamento porque voc certamente vai querer experimentar o produto. No me entendam mal, no estou dizendo para voc casar com algum que no conhece nem nunca viu, voc deve conhecer os sonhos do outro, ver seu rosto... e parar por a! O rei Davi teve 3 atitudes erradas, a primeira delas foi no cumprir com suas obrigaes de rei; a segunda foi ficar preso na varanda olhando a mulher dos outros; e a terceira veremos agora. Depois de ele pesquisar sobre aquela bela mulher e descobrir que ela era casada, qual deveria ter sido sua atitude? Orar e pedir perdo a Deus por no ter ido a guerra e por ficar olhando a esposa de outro nua e ainda ter tido interesse nela. Voc acha que ele fez o qu? O contrrio! Olhe s:
Ento Davi enviou mensageiros e mandou traz-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois j estava purificada da sua imundcia); ento voltou ela para sua casa (2 Samuel 11.4)

Ele se aproveitou da sua autoridade de rei para ter relao sexual com ela, seu marido estava para a Guerra mesmo. Esse versculo afirma que Bate-Seba j estava purificada de sua imundcia por que em Levtico 5.18 fala:
E tambm se um homem se deita com uma mulher e tiver emisso de smen, ambos se banharo com gua, e sero imundos at a tarde (Levtico 5.18)

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

52

Davi achava que j que ela havia se purificado o erro dele seria menor, mas no seria no. o mesmo que no fazer sexo, mas praticar masturbao. Amado, a masturbao um vcio, e como vcio, no acabar com o casamento ou quando voc disser a partir de hoje no fao mais, vcio s acaba quando voc se liberta dele. como fumar, quando o fumante se casa ele deixa de fumar? Claro que no. Ento se voc est preso ao vcio da masturbao busque libertao no Senhor imediatamente. Voltando a Davi, sabe o que aconteceu depois que eles transaram? Bate-Seba engravidou, isso mesmo!
E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grvida (2 Samuel 11.5)

E agora qual era a sada de Davi? Esperar a criana nascer e dizer que de Urias? Abortar? Ele decidiu pela primeira alternativa e enviou mensageiros a Joabe solicitando o retorno de Urias, para que ao chegar, com saudade da esposa, coabitasse com ela, ento poderia dizer que o filho era dele.
Ento Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias o heteu, e Joabe enviou Urias a Davi; (...); Depois disse Davi a Urias: Desce a tua casa, e lava os teus ps. E, saindo da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei (2 Samuel 11.6-7)

A que ponto chegou aquele homem que foi escolhido por Deus! Quantas pessoas no esto nessa mesma estrada tudo por causa de Namoro? Esto mentindo, escondendo seus erros, e

53

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

ainda assim se dizem adoradores, podem at ser adoradores, mas adoradores de FACHADA, eu falo isso porque j fui um. Retomando nossa histria, como Davi j havia cado no lao de satans, sua estratgia no deu certo,
Porm Urias deitou porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e no desceu a sua casa (2 Samuel 11.9)

Urias se apresentou muito diferente de Davi, disse que se os seus outros servos estavam acampados em tendas no campo, como ele poderia ir para sua casa comer, descansar e ver sua esposa. Urias era um homem de carter, diferente do rei, cujo carter estava distorcido.
Davi comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e a tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porm NO desceu a sua casa (2 Samuel 11.13)

O plano brilhante de Davi no deu certo, e agora? O que fazer? Como ficar a reputao do rei de Israel? E ele no parou a, fechou com chave de ouro sua seqncia de pecados. O rei escreveu uma carta a Joabe ordenando que colocasse Urias a frente da batalha pois sabia que ele seria morto, em outras palavras, mandou matar a Urias, s que com a espada do inimigo. Vemos aqui Vemos aqui ponto chega uma pessoa quando cai no lao de satans. Davi comeou passeando no terrao de seu Palcio e acabou mandando matar um homem para tentar livrar sua reputao. Quantos casos parecidos com esse voc j viu? Um servo de Deus, ungido, se deixa envolver nas tentaes e cai

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

54

na armadilha de satans, e se v obrigado a casar por causa de uma gravidez indesejada? Voc que evitar isso? simples, NO NAMORE!!! Caindo a Mascara Voc pode esconder seus erros dos seus lderes, amigos, discpulos, mas de Deus no, ele conhece todos os nossos passos, Davi entendeu isso:
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento (Salmo 139.2)

Davi achava que com a morte de Urias poderia se casar com Bate-Seba e tudo ficaria bem, Deus ento usou o profeta Nat para abrir seus olhos.
E O SENHOR enviou Nat a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre, o rico possua muitssimas ovelhas e vacas, Mas o pobre no tinha coisa nenhuma, seno uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regao, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele (2 Samuel 12.1 a 4)

A parbola contada pelo profeta gerou indignao no corao de Davi:


ento o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Nat: Vive o Senhor, que digno de morte o homem que fez isso (2 Samuel 12.5)

O que ele no esperava era ouvir de Nat que aquele homem era ele mesmo, Davi. Deus o ungiu e deu a ele tudo quanto desejava: reino, poder, mulheres, ainda assim ele desprezou Sua Palavra e pecou contra Deus, feriu Urias de morte e tomou Bate-

55

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Seba por esposa. Jovem, saiba que Deus tem preparado uma princesa para voc, escute Sua voz, siga pelo caminho que Ele trilhar e no seja negligente como foi Davi. E assim caiu a mascara do rei de Israel. Acorde! Voc no pode se esconder de Deus. Deixe a mscara cair e se arrependa, chegou o tempo de repensarmos nossas atitudes e vivermos com o Senhor a vida que Ele sonhou para ns, e o tempo certo, casar com a pessoa que Ele escolheu para ns. Conseqncia do erro: Depois do profeta ter tirado a mscara de Davi veio o que ele no esperava, a colheita de tudo o que ele havia plantado. O versculo 13 deste captulo de 2 Samuel, mostra que Davi se arrependeu, o arrependimento do rei o fez escrever o Salmo 51, que convido voc a l-lo mais tarde. J que o Senhor perdoou seus pecados, Davi no morreria, no entanto, o filho gerado no adultrio sim. A criana adoeceu gravemente e Davi passou a orar, jejuar e ficou durante toda a noite com rosto no p intercedendo por seu filho, os ancios tentaram ajud-lo mas ele no queria ajuda de ningum. No stimo dia MORREU A CRIANA. Foi a primeira coisa que ele colheu. Talvez voc pergunte porque Deus no escutou sua orao? A resposta est em:
Mas as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que no vos oua (Isaias 59.2)

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

56

E no acabou por a. O filho de Davi, Amnom, se apaixonou por sua irm Tamar, era um sentimento to forte que Amnom adoeceu, sua irm era virgem e ele sabia que no seria fcil conquist-la. Amnom tinha um primo chamado Jonadabe, ele era nada santo e s dava conselhos bons para Amnom, um desses conselho foi que Amnom se fingisse de doente para ficar deitado em sua cama, da quando Davi fosse visit-lo que pedisse a ele que mandasse Tamar levar comida e que lhe desse na boca. Assim ele fez. Enquanto Tamar preparava a comida ele ordenou que todos se retirassem e pediu a Tamar que lhe desse de comer na boca. Dessa mesma maneira ocorre em muitos namoros, o namorado safado convida a namorada para ir s conversar em sua casa e arma uma cilada para ela. Olhe o que Amnom fez: quando ela entrou no quarto com o bolo pronto ele a convidou para transar, ela disse No! (isso lhe familiar?). J expliquei que isso CRIME! Amnom tentou, tentou, tentou ate que Tamar cedeu, ele estuprou sua irm. Quantos namorados safados no fazem isso hoje? Estupram suas namoradas. Davi estava colhendo o que plantou! E ainda tem mais, Absalo (irmo deles) soube do que Amnom fizera e o matou, Davi se revoltou com a morte de Amnom e houve guerra de pai contra filho, filho contra pai. Absalo transou com as concubinas de Davi, e no fim Davi venceu a guerra contra seu filho, Absalo foi morto por Joabe.

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

57

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Que histria terrvel no ? Isso tudo porque Davi se enamorou por Bate-Seba. A Bblia clara sobre isso:
Ningum, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus no pode ser tentado pelo mal, e a ningum tenta. Mas cada um tentado, quando atrado e engodado pela sua prpria concupiscncia. Depois, havendo a concupiscncia concebido, d luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. NO ERREIS, MEUS AMADOS IRMOS (Tiago 1.13-15)

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

58

ELAS OUVINDO ELES OLHANDO


No ultimo captulo falei dos homens, nesse falarei um pouco mais das mulheres. Lembro como se fosse hoje, uma das primeiras pregaes que vi aps ter me batizado, o Pr. Ronaldo falava de tentao e suas palavras me fizeram entender muitas coisas, a mulher cai pelo que escuta e o homem pelo que v disse o Pr. Ronaldo. Essa uma verdade que ns vemos ser revelada na Bblia, o captulo 3 de Gnesis fala da queda do homem:
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimrias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse mulher: assim que Deus disse: No comereis de toda a rvore do jardim? E disse a mulher serpente: Do fruto das rvores do jardim comeremos. Mas do fruto da rvore que est no meio do jardim, disse Deus: No comereis dele, nem nele tocareis para que no morrais. Ento a serpente disse mulher: Certamente no morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abriro os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal; E viu a mulher que aquela rvore era boa para se comer, e agradvel aos olhos,

59

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

e rvore desejvel para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu tambm a seu marido, e ele comeu com ela (Gnesis 3.1-6)

Vemos a sabedoria de satans acerca disso, neste texto ns observamos que a serpente (satans) falou duas vezes com a mulher, nos versculos 1 e no 4. Vejamos este dilogo mais detalhadamente:
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimrias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse mulher: assim que Deus disse: No comereis de toda a rvore do jardim? Versculo 1.

Satans jogou a primeira conversa para a mulher cair, ela no caiu imediatamente, mas deu trela para a serpente. Ela poderia ter dado um fora na mesma hora, mas no, ela continuou escutando o papo furado. Muitas moas agem assim hoje em dia, o camarada vem com uma conversa fiada e ao invs dela dar um fora nele, d trela.
Ento a serpente disse mulher: Certamente no morrereis; Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abriro os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal Versculo 4.

Como satans viu que ela deu trela, continuou a conversa fiada, jogou sua cantada e a mulher caiu na lbia de satans e deu no que deu.
E viu a mulher que aquela rvore era boa para se comer, e agradvel aos olhos, e rvore desejvel para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu Versculo 5.

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

60

Muitas mulheres hoje tm dado trela para homens usados por satans, que sabem dessa estratgia, elas trocando sua beno, seus prncipes, por serpentes. H mulheres da Igreja que preferem ficar com camaradas usados por satans do que com homens de Deus. No seja uma Eva da vida, no se deixe levar pelos papos furados do mundo a fora, no d ouvidos a homens que s querem lhe usar, acabar com sua paz e com seu ministrio. Ah Pastor! E o homem nessa histria? T certo! Vamos l ento. A continuao do versculo 5 mostra que o homem comeu o fruto que Eva lhe deu. O texto bblico no detalha como Ado chegou ao lugar onde estavam Eva e a serpente, j que no incio do dilogo elas estavam sozinhas. Mas Ado, ao chegar e ver que sua mulher comera do fruto, comeu tambm. Ele viu que sua mulher havia cado, se no tivesse visto, ele no cairia, nisso vemos que o homem se deixa levar pelo que v. Quantas vezes voc est numa roda de amigos e passa uma moa bem bonita e todos s faltam quebrar o pescoo para olh-la? Voc, como um homem santo que , tem que se esforar e no olhar, se voc ficar olhando certamente cair em pensamentos promscuos. Sejamos sinceros, quase impossvel olhar certas partes do corpo de uma mulher e no fantasiar, e agora o que eu fao pastor? Simples! NO OLHE!!! Claro que existem mulheres que caem pelo olhar e homens pelo ouvir, mas so excees.

61

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Tenho uma dica para voc, tenho praticado isso e tem dado certo. Primeiro: nunca fique longe de Deus! MULHERES Quando um homem, cujo carter voc sabe que no Cristo, vier com papo furado para o seu lado, d o fora! No d trela para ele. Outra coisa, no use decotes ou mni saias e nunca deixe sua barriga aparecendo, voc pode levar seu irmo ao pecado. Vemos o que a Bblia fala sobre esse tipo de mulher:
Para te guardar da mulher vil, e das lisonjas da estranha. No cobices no teu corao a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos. Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de po; e a adltera anda caa da alma preciosa (Provrbios 6.24-35)

No seja essa mulher prostituta usada pelo diabo para destruir com almas, seja a mulher de Provrbios 11.16 e 31.10, que dizem:
A mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas. Enganosa a beleza e v a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim ser louvada.

Irm seja essa mulher valiosa. Seu corpo no uma vitrine para ser exposto a todos que desejarem olhar, nem uma bola de vlei que passa na mo de todo mundo. Voc uma Princesa! E o principal, o templo do Esprito Santo.
Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos? (1 Corntios 6.19)

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

62

HOMENS Temos que ser sbios e no nos deixarmos levar pelo que nossos olhos vem, seno cairemos nas ciladas de satans.
E se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te entrar na vida com um s olho, do que, tendo dois olhos, seres lanado no fogo do inferno (Mateus 18.9)

O que voc prefere? Esperar o melhor de Deus e ter olhos s pra sua esposa, ou ser enganado pelos seus prprios olhos e ser lanado no numa vida de dor? No estou falando para voc arrancar um de seus olhos, mas para deixar a errada idia de que o cara s macho se ele pegar todas as meninas, o cara s o tal se ele ficar ou se ele transar. Veja bem, Deus no toma o culpado por inocente, nem voc homem e nem voc mulher.
Assim ficar o que entrar mulher do seu prximo; no ser inocente todo aquele que a tocar (Provrbios 6.29)

Se voc der um beijo na boca de algum, antes do casamento, provavelmente estar ficando com a mulher ou homem de outro ou outra. Deves pensar esse Pastor t ficando doido, se a pessoa nem casada como ela pode ser de outro?. No incio do livro eu falei de ser reservado e creio que voc entendeu, e voc s saber se a pessoa certa para voc quando ouvir eu os declaro marido e mulher, apenas nesse momento est confirmado, antes disso nada comprova que fulano o que est reservado para voc, desse modo, no corra riscos!

63

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

64

CARTER X TALENTO
Creio que voc esteja com uma dvida em seu corao, do mesmo jeito que muitas das pessoas quem falo de Relacionamento Radical (CORTE), sempre me perguntam como fulano no faz corte e usado por Deus? e Se o namoro to ruim assim, como sicrano uma beno? . Eu, como sempre, inicio minha resposta com uma pergunta, da quando eu chegar ao ponto exato da resposta tudo j estar esclarecido: o que ser uma beno para voc?. Vejamos o que a Bblia diz sobre CARTER e TALENTO. Atualmente h, espantosamente, uma mudana dos valores em nossa mente. Temos colocado os talentos frente do carter.

65

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Por exemplo: j ouvi vrios amigos meus falando assim: ah! Olha aquele jovem, ele meio errado, j namorou com trs meninas s esse ano, mas ele uma beno! Ganhou muitas almas!, ou ento, olha aquele msico ali, t precisando mudar algumas coisas, um pouco rebelde mas um excelente msico, no erra nada, toca tudo original, ou ainda olha aquele lder de clula, t em fase de mudana, mas ele leva muitos convidados aos cultos. Vemos aqui pessoas que esto colocando o talento na frente do carter. Atualmente, se o camarada tem um grande talento, mas no tem um carter bom, seu talento encobre suas falhas. Se um lder tem um talento enorme, seus erros so encobertos por ele. Durante muito tempo eu pensei assim: esse Pastor uma beno, ele usado por Deus para Cura, Profecia, etc., ele uma beno mesmo! Mas quando passava a conviver com ele, descobria que o carter dele no era nada bom. Cansei de ver minha vida nesse rumo, achava que era uma beno s porque nos cultos que eu realizava havia muitas curas, resposta de orao e tudo o mais, eu achava que isso supriria minhas falhas. Meu irmo, no me entenda errado, no estou falando para voc parar de frutificar na sua Igreja, muito menos para voc parar de ganhar almas ou fazer curas em o Nome de Jesus. Apenas digo que no podemos nos enganar achando que s porque somos talentosos iremos para o cu. Mas Pastor, ganhando almas e frutificando eu no estou

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

66

cumprindo a ordem do Senhor? Est sim, e continue fazendo isso, mas h outra ordem que poucas pessoas lembram hoje em dia:
Portanto santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus (Levtico 20.7)

Ser santo tambm uma ordem. Pelo que ns estamos vendo o caminho da Corte um caminho que vai nos ajudar a andar em santidade com o Senhor. Uma vez perguntei a um amigo meu, que tambm Pastor: Qual a primeira ordem de Jesus Cristo aqui na terra? Ide e fazei discpulos fiz outra pergunta a ele. E o que est escrito em Mateus 5.48?
sede pois perfeitos (santos) como perfeito (santo) vosso Pai que est nos cus

verdade, essa primeira ordem dEle aqui na terra ele me disse alegremente. Meu irmo, por favor, no me entenda mal, no estou desmerecendo nem colocando uma ordem acima da outra, apenas estou igualando as duas, uma sem a outra no vale de nada. Se voc prega, mas no tem um carter Cristo, de nada vai aproveitar, e se diz ter um carter cristo, mas no prega nem faz discpulos, me perdoe, mas voc no tem o carter Cristo. Temos que tentar igualar essas ordens que tudo dar certo em nossa vida, aqui na terra e l no cu. Jesus Cristo nos relatou uma histria de pessoas que tinham talento, mas no tinham carter, vamos ver:
Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos

67

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

cus; Muitos me diro naquele dia: Senhor, Senhor, no profetizamos ns em Teu nome? E em Teu nome no expulsamos demnios? E em Teu nome no fizemos muitas maravilhas? E ento lhes direi: Nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vs que praticais a iniqidade (Mateus 7.21-23)

No se engane s o seu talento no o levar para o cu, voc precisa ter um carter Cristo. Os Evangelhos relatam histria de um homem que dizia ter um carter Cristo, dizia ser um discpulo e foi escolhido como tal, mas foi trado pelo seu prprio interesse. Esse foi Judas o Iscariotes. Podemos ver que carter e talento precisam andar juntos. Alguns homens uniram os dois e foram bem sucedidos na terra, vamos ver quais so: NO
E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem at ao animal, at ao rptil, e at ave dos cus; porque me arrependo de os haver feito; No, porm, achou graa aos olhos do SENHOR; (...); No andava com Deus (Gnesis 6.7-9)

Deus no o salvou pelo seu talento de construir Arcas, mas porque era o nico homem, na sua gerao, cujo carter agradava a Deus. Ele uniu o carter com o talento e deu tudo certo. Deus no lhe quer apenas por seu talento, mas tambm por seu carter. Como No impactou uma gerao com sua vida com Deus, ns tambm podemos escrever a histria de Deus na nossa nao. JOO BATISTA Esse foi um homem Radical na sua gerao. Ele era um profeta com um chamado diferente, ele pregava arrependimento,

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

68

mas num lugar meio estranho, sabe onde? No deserto. Sabemos que o deserto um lugar de dor e sofrimento, mas Joo Batista com muita Graa e talento pregava:
Arrependei-vos, porque chegado o reino de Deus (Mateus 3.2)

S tendo muito talento e GRAA de Deus para o povo seguilo no deserto e acreditar no que ele falava. Ele foi o maior profeta da Bblia, o maior elogio que Cristo deu aqui na terra foi justamente para ele:
Em verdade vos digo que, entre os que de mulher tm nascido, no apareceu algum maior do que Joo Batista; mas aquele que o menor no reino dos cus maior do que ele (Mateus 11.11)

Tudo porque alm de talento, ele tinha carter. A parte b do versculo fala que o menor no reino dos cus maior do que ele, que coisa interessante no ? Para finalizar este captulo deixarei duas referncias Bblicas para voc meditar.
Mas, como santo aquele que vos chamou, sede vs tambm santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto est escrito: Sede santos, porque eu sou santo (1 Pedro 1.15,16) Como tambm nos elegeu nele antes da fundao do mundo, para que fssemos santos e irrepreensveis diante dele em amor (Efsios 1.4)

Se fores santos em toda a sua maneira de viver, incluindo o seu relacionamentos, e unindo carter cristo e seus talentos, nada vai impedi-lo na obra de Deus.

69

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

70

VERDADEIRO ADORADOR
Ouvimos sempre que devemos ser verdadeiros adoradores, essa repetio constante acaba gerando certa confuso, cria em ns uma falsa idia de que ser adorador em esprito e em verdade apenas cantar apaixonadamente, ou se ajoelhar e gritar Seu nome, ou chorar e se humilhar diante dEle. No estou dizendo que isso no adorao, apenas explico que atitudes assim no significam que necessariamente somos adoradores em esprito e em verdade. Vejamos a fundamentao Bblica sobre adorao para voc entender melhor o que estou dizendo.
Mas a hora vem, e agora , em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem (Joo 4.23)

Vamos analisar esse versculo ponto a ponto e voc perceber onde quero chegar. O grande foco de muitos pregadores

71

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

ao falar desse versculo o ser adorador em Esprito e em verdade, mas antes de sermos adoradores o Senhor Jesus Cristo nos fala de sermos verdadeiros, Deus no est procurando apenas uma gerao de pessoas que devotem adorao a Ele, mas uma gerao de pessoas verdadeiras e fiis. Sabemos que adorao tudo o que feito voltado para a glria de Deus, como uma oferta especial dada na Igreja, uma apresentao de um grupo de dana, um louvor ministrado, coisas desse gnero, mas Cristo est falando aqui de uma pessoa que tm uma caracterstica a mais, Ele fala de algum que no apenas adorador, mas de algum que verdadeiro. Dedico este captulo principalmente aos ministros de louvor, aos ministrios de dana e aos ministros da Palavra, pois so eles que conduzem a Igreja adorao. Algumas vezes eles vem pessoas serem levadas presena de Deus e acham que esto no maior nvel da adorao, como podemos ver Deus est a procura de pessoas verdadeiras que O adorem em esprito e em verdade. Jesus faz referncia a verdade duas vezes, no incio, verdadeiros adoradores..., e no final, ...em esprito e em verdade. Se o ser verdadeiro no fosse to importante, Cristo no faria meno a isso duas vezes. Tomando minha vida de exemplo, durante muito tempo eu achei que estava no mais alto nvel da adorao ao Senhor, s porque via pessoas sendo levadas Presena de Deus quando eu ministrava louvores e pregava.

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

72

Infelizmente a realidade era outra, eu rendia adorao a Deus, mas eu no era verdadeiro com Ele, no era verdadeiro com a minha Igreja, com meus irmos nem com meus lderes, pois tinha relacionamentos promscuos. H irmos nessa mesma condio, so ministros de dana, de louvor, pregam a Palavra, mas no esto bem com Deus, no esto sendo verdadeiros com Ele, com seus lderes e seus irmos, ministram mas encontram-se atolados em um relacionamento que desagrada a Deus. qual a relao do namoro com o ser verdadeiro, Pastor? , inmeras, por exemplo, voc teria coragem de no meio de uma ministrao ser verdadeiro ao falar de como tem sido seu namoro, o que se passa na sua cabea quando voc d aqueles beijos calientes na sua namorada ou seu namorado, at aonde chega sua mo nos abraos ou at mesmo qual parte do corpo voc toca ou permite que seja tocado? Voc teria coragem de ser verdadeiro e confessar isso em pblico? No se engane! Deus est procurando por pessoas verdadeiras e no por ministros de plstico, como fala o Pr. Antnio Cirilo. Voc tem sido verdadeiro com Deus? Com seus pais? Com seus lderes? No fim do versculo Cristo fala que Deus, o Pai, procura tais que assim O adorem. Voc j deve estar careca de saber, de tanto que falei at agora, mas ratifico que a Corte o caminho mais fcil para sermos verdadeiros adoradores!
Deus Esprito, e importa que os que O adoram O adorem em esprito e em verdade (Joo 4.24)

73

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

74

COLUNA DA VERDADE
Eu precisava escrever este livro, tinha necessidade de apresentar essa viso que tem mudado minha vida e meu ministrio. Sou grato a Deus e agradeo novamente aos pastores que trouxeram essa viso de relacionamento Radical para o nosso pas. Prncipe ou Escravos? fruto de muita orao e muito estudo. O conhecimento da viso libertou minha vida e a de muitos lderes e irmos na f.
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertar (Joo 8.32)

Deus nos fez Sua Igreja, Seu povo, temos que nos comportar como tal. Se somos filhos de Rei temos que agir como filhos de rei, o filhote do gato se porta como gato, o do cachorro como cachorro, portanto, ns enquanto Igreja de Deus, temos que fazer o que fomos criados para fazer:
Vs, que em outro tempo no reis povo, mas agora sois povo

75

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

de Deus; que no tnheis alcanado misericrdia, mas agora alcanastes misericrdia (1 Pedro 2.10)

Temos que ser o que Deus nos fala para sermos. Em 1 Timteo 3.15 vemos um de nossos deveres enquanto Igreja do Senhor:
para que saibas como convm andar na casa de Deus, que a Igreja do Deus vivo, COLUNA e FIRMEZA da VERDADE

Somos a Igreja do Deus vivo e como tal, devemos ser coluna e firmeza da verdade. Precisamos viver e ensinar a verdade de Cristo. Pergunto a voc quem criou o namoro? Quantos jovens j perderam a virgindade estando na Igreja? Digo isso porque conheo muitos casos e vivi alguns, ser que foi Deus quem criou essa coisa chamada namoro? Definitivamente no! Quem est por trs disso? Quem criou essa falsa verdade? Voc j deve ter a resposta em mente. Claro que foi o diabo, ele sabe as verdades bblicas sobre beijo antes do casamento, ento criou isso por ter certeza de que uma hora ou outra os casais iro cansar de ficar s no beijinho e buscaram o que h alm do beijo. Gosto muito de mostrar exemplos, conheo um muito interessante, dado pelo Pr. Jeff Fromholz:
a mesma coisa quando voc compra um sorvete e tira a embalagem. Antes de comer o sorvete, voc percebe que h um pouco de chocolate que ficou na embalagem e, antes de jog-la fora, voc lhe d uma lambida para no estragar nada. Mas, quem vai parar por a? Quem deixar o sorvete estragar estando contente por ter lambido o chocolate na embalagem? Ningum. ridculo pensar assim. Especialmente depois de provar um pedao. muito difcil no querer provar o resto

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

76

desse mesmo jeito no namoro, se voc d um beijo e v que o negcio bom, no vai querer parar no beijo. O caso que o camarada simplesmente pega a menina dos seus pais sem permisso alguma, ah, pastor, mas eu pedi permisso aos pais dela sim!, mesmo? Voc pediu permisso aos pais dela para qu? Para dar uns beijos quentes? Para pegar nos seios dela? Para pegar em outras partes mais intimas? Voc pediu permisso para ter relao sexual com a filha deles? Se voc pediu permisso para isso tudo, voc bastante sincero! Mas se no pediu, pare a onde est! Namoro Cristo d at vontade de rir dessa expresso. Depois de tudo que j vimos at agora, essas coisas que acontecem namoro pecado ou no? E se namoro pecado, te fao outra pergunta, existe pecado Cristo? Eu sou jovem, tenho 21 anos, falo de relacionamento porque sei o que acontece no namoro, eu tambm j namorei! E falo disso porque entendo que devo ser coluna da verdade do meu Deus, que por Seu infinito amor se entregou por mim e por voc, seja verdadeiramente a uma coluna da verdade de Deus.
No reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeais s suas paixes (Romanos 6:12)

77

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

78

ISSO NO D CERTO PARA ESSA GERAO!


Diversas vezes eu ou ouvi de amigos de ministrio e irmos que nossa gerao nunca engolir essa histria de Relacionamento Radical, que ela est crescendo assim e no h como dizer aos jovens de hoje que s beijaro no casamento. Alguns dizem a maioria dos jovens do Brasil no tm dinheiro para convidar a moa e seus amigos para sair, ensinar isso como dar murro em ponta de faca. Essa histria de Corte no para a nossa gerao!. Voc pode ter essa mesma opinio, eu respeito, mas sabe o que eu penso que no d certo para a nossa gerao? Meninas de 12 e 14 anos perdendo sua juventude por conta de uma gravidez indesejada; meninos de 14 anos sendo pai sem ter

79

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

acabado os seus estudos; meninas entregando sua pureza por um sentimento barato e podre; ministros em nossas Igrejas sendo criminosos, estupradores; meninas tendo relacionamento com outras meninas; homens se apaixonando por outros homens e tendo vidas frustradas; jovens que tinham tudo para marcar nossa gerao vendo seus sonhos serem perdidos por uma queda; casamentos sendo destrudos por frutos de coisas que ambos plantaram no passado; casamentos relmpagos de menos de um ano; Isso que no da certo para a nossa gerao! Essa minha opinio, vamos ver a opinio da Bblia sobre esse assunto:
E no vos conformeis com este sculo. Mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2)

A boa e agradvel vontade de Deus que no devemos nos conformar com a nossa gerao, mas transform-la pela renovao da nossa mente! Amado, amada, Deus quer usar voc para mudar essa gerao, Deus quer voc ao Seu lado contra os males que esto acabando com os sonhos de muita gente. Se observarmos, os jovens que tiveram pais com problema de relacionamento, ou filhos de pais e mes separados, grande parte deles hoje so problema pra sociedade. Quantas crianas no crescem revoltadas por ver seu pai espancando ou traindo sua me? Ou sua me tendo que vender o corpo para comprar alimento? isso que voc quer para a gerao de seus filhos?

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

80

Isso realmente no para nossa gerao! Deus quer usar voc para acabar com isso! E ai qual a sua opinio?

81

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

82

FERIMENTOS PROFUNDOS
O namoro deixa Cicatrizes doloridas, deixa marcas que duram a vida toda, marcas que s Deus pode sarar. Conheo pessoas que tm marcas no s na alma, mas tambm no corpo. Algumas das minhas discpulas, que hoje so grandes lderes, tm algumas cicatrizes de alguns relacionamentos antigos. Tenho discpulos e amigos que tm at hoje as marcas de agatanhadas que receberam de suas ex-namoradas. J falei isso aqui mas vou repetir: o namoro gera uma falsa idia de propriedade, nem so casados ainda, mesmo assim se acham no direito de fazer o que quiserem. Que idia errada de relacionamento este, meu Deus!? J escutei casais de namorados e noivos falando sobre cimes mais ou menos assim: ah! Eu tenho cime sim! Um pouco de cime bom para esquentar a relao! Tenho que cuidar do

83

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

que meu!, seu o qu? Nem casado voc ! Quando Paulo fala aos Corntios ele fala expressamente aos casados:
A mulher no tem poder sobre o seu prprio corpo, mas tem-no o marido; e tambm da mesma maneira o marido no tem poder sobre o seu prprio corpo, mas tem-no a mulher (1 Corntios 7.4)

Que amor esse? Rapazes que transam com as moas s para satisfazer seus apetites sexuais. Homens, ainda que no transparea, mas voc abriu uma ferida enorme na vida de todas as moas com as quais voc teve relao sexual. Todas as vezes que voc disse eu te amo e gerou nela uma expectativa que no cumpriu, outra ferida foi aberta em sua alma. Existem garotas aparentemente felizes, cuja alma est destruda, seus sonhos esto na lama, tudo graas ao papo furado de muitos homens safados e mentirosos. Falo porque fui um desses, e o Senhor o vingador de todos esses que praticam estas coisas.
Ningum oprima ou engane a seu irmo em negcio algum, porque o Senhor o vingador de todas estas coisas, como antes vos dissemos e testificamos (1 Tessalonicenses 4.6)

As coisas so um pouco diferentes hoje em dia, antes era mais comum vermos homens fazendo isso, infelizmente, agora vemos tambm moas iludindo rapazes, criando iluses em seus coraes em busca de satisfazer seus apetites sexuais. Ou ser que s porque esto sozinhas se acham no direito de iludir o primeiro que aparecer na frente, depois que enjoar s arrumar outro. Que coisa essa? Ouo muitos jovens falarem que somos a Gerao Santa, Gerao do Arrebatamento, Adoradores!

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

84

Infelizmente o que podemos ver que mais da metade da nossa gerao nem sabe o que ter uma vida Santa. Chegou hora de Deus entrar nessa histria, e Ele precisa de voc para tal. Vamos levantar a bandeira da Santidade na nossa Gerao, e a sim poderemos bradar que somos a Gerao de Verdadeiros Adoradores de Joo 4.23. Ns temos que ser o que Deus nos fez para sermos, e no o que o mundo dita que sejamos. O mundo fala para sermos pegadores, pessoas que curtem a juventude no sexo, drogas... loucura! Deus nos fala o que nascemos para ser:
vs sois gerao eleita, sacerdcio real, nao santa, povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz (1 Pedro 2.9)

H um hino que gosto muito que fala assim: temos que ser o Sol a meia-noite e No o Sol ao meio-dia . Seja Luz na escurido! Se voc abriu alguma ferida em algum, ou tem alguma, ore para Deus sarar a sua vida e sarar a vida de quem voc feriu.

85

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

86

EU NO CONFIO EM NINGUM!
Inmeras vezes eu escutei esta terrvel frase, voc j deve ter escutado tambm, ou no? Esse mais um dos frutos do namoro. Certa noite estava na Igreja falando sobre relacionamento e citei esse tpico, vi que muitos jovens ficaram meio inconformados, principalmente as meninas, eu lembrei do que o Pr. Jeff fez em um de seus seminrios e repeti seu gesto: Quantas meninas aqui confiam 100% nos homens levantem as mos?, ouve um silncio na Igreja, e eu repeti, sejam sinceras, quantas?, elas se entreolharam com um ar de riso, nenhuma levantou as mos, e ento fiz outra pergunta, as que no acreditam levantem as

87

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

mos?, foi como se eu tivesse ensaiado, todas levantaram as mos! Foi incrvel, algumas levantaram as mos o mais alto que podiam, eu olhei para os homens que estavam l e disse, esto vendo o que ns estamos plantando no corao delas!, todos que estavam l abaixaram a cabea, e os que estavam rindo pararam de rir. Fao a voc a mesma pergunta: voc confia completamente no sexo oposto? O namoro tem gerado falta de confiana nas pessoas, at os que nunca namoraram no confiam tanto, pois vem em amigos, ou em casa mesmo exemplos de relacionamentos frustrados, tudo graas ao namoro. O grande problema achar que no casamento as coisas vo mudar, o homem que traa vai parar de trair, o que batia vai parar de bater, a mulher que desconfiava vai parar de desconfiar, os cimes vo acabar. Pelo que ouo amigos falarem sobre seus casamentos e pelo que vejo na minha famlia, no muda no. Voc deve estar se perguntando o que a corte vai ajudar nesse caso. A corte gera confiana em ambos os coraes, eles vero pessoas que no esto comprometidas com seu corpo e nem com o de ningum, mas com seus coraes. Voc conhecer algum que deseja cuidar de seu corao at o casamento, e se perceber que voc no est reservado para ele, ou ela, seu corao ficar intacto e sem mculas.

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

88

Eu j fiz muita coisa errada acerca de relacionamentos, depois que descobri essas verdades de Deus tenho receio at de ficar a ss com alguma menina, evito contato fsico, confesso que um dia sem perceber deixei de vigiar achando que estava imune a desejos mais quando vi tava tudo voltando de novo e pela graa de Deus eu consegui resistir, esse um exemplo que dou que no podemos relaxar na vigilncia. Quero estar completo para minha esposa e, quando eu estiver no altar esperando a bno do Pastor, poderei dizer a ela: desde quando Deus me deu a viso eu me guardei para voc. Tem um jovem na minha Igreja que tem 15 anos e est sendo preparado para ser lder de clula, ele nunca beijou na boca, agora que ele conheceu a viso est decidido a dar seu primeiro beijo em cima do altar, quando for confirmado seu casamento. Que cime poder sentir a esposa dele? Quais motivos ela ter para no acreditar nele quando eles se casarem? Nenhum! Se ele teve o trabalho de esperar por ela, ele nunca trocar a sua jia que estava perdida, que foi encontrada com luta e suor, por uma outra moeda qualquer. O que voc quer para sua vida? Um casamento sem confiana, de cimes? Ou ser tratada como uma princesa e como um prncipe? Lembro quando era criana e me contavam histrias de prncipes e princesas, o prncipe procurava sua princesa durante anos e anos, e antes de ficar com ela tinha que enfrentar um forte drago. Eu achava que isso era apenas um conto, que era

89

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

impossvel acontecer, mas hoje eu vejo Jovens (prncipes) que esto esperando e procurando em santidade por sua princesa, e tm enfrentado uma grande batalha contra fortes drages, que so a promiscuidade, os desejos carnais e o namoro. Quando esses prncipes encontrarem suas princesas no iro troc-la por nada. Jovem o que voc quer? Um prncipe que lutou para ach-la, que no mediu esforos para encontr-la? Ou um cara que at est procurando voc, mas enquanto no acha fica com as princesas dos outros? Homens o que vocs querem? Uma princesa que est esperando voc encontr-la? Ou uma mulher que sabe que um dia vai encontr-lo, mas, enquanto isso fica tirando uma casquinha dos prncipes das outras princesas? Irmos ns somos filhos da promessa:
Mas ns, irmos, somos filhos da promessa como Isaque (Glatas 4.28)

Olhe quem o nosso Papai:


Pois o SENHOR vosso Deus o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrvel, que no faz acepo de pessoas, nem aceita recompensas (Deuteronmio 10.17)

Se seu Pai Rei e Senhor, seja um prncipe! Seja uma princesa!

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

90

OPINIO DE DEUS SOBRE O NAMORO


Observo que todas as vezes que a Bblia faz referncia ao namoro, ela direcionada a amantes, prostituio, e at mesmo idolatria do povo de Israel. Vejamos alguns eventos Bblicos para confirmar o pensamento de Deus sobre o namoro. O livro de Osias um livro curioso, nele Deus d uma ordenana ao profeta meio difcil de aceitar,
O princpio da palavra do Senhor por meio de Osias. Disse, pois, o Senhor a Osias: Vai toma uma mulher de prostituio; e filhos de prostituio; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor (Osias 1.2)

Deus fez com que o profeta se casasse com uma mulher de prostituio, simbolizando a Idolatria e a corrupo de Israel. O que

91

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

desejo que voc perceba a palavra com que Deus se refere a essa prostituio e Idolatria:
Ela, pois, no reconhece que eu lhe dei o gro, e o mosto, e o azeite, e que lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal (Osias 2.8)

Deus est exortando o povo de Israel, que recebeu as bnos de Sua parte mas usaram-nas com Baal, que era uma falsa deidade dos Cananeus. Meu amigo, minha amiga, no pegue a beno de estar solteira e estrague com filhos de Baal. Preste ateno no que Deus fala agora e a palavra que usada:
E agora descobrirei a sua vileza diante dos olhos dos seus NAMORADOS, e ningum a livrar da minha mo (Osias 2.10) Bblia de estudo Plenitude Revista e Corrigida

Vileza significa falta de vergonha, Deus se refere ao relacionamento de Israel com os falsos deuses como NAMORO, que coisa hein? Na profecia contra a casa de Jud o Senhor usa a mesma palavra:
Sobe ao Lbano, e clama, e levanta a tua voz em Bas, e clama desde Abarim; porque esto destrudos todos os teus NAMORADOS (Jeremias 22 : 20) Bblia de estudo Plenitude Revista e Corrigida

Mais uma vez Deus se refere a Namoro com um significado nada bom, olhe o caminho dos namorados da casa de Jud onde leva:
O vento apascentar a todos os teus pastores, e os teus NAMORADOS iro para o CATIVEIRO; certamente ento te confundirs, e te envergonhars por causa de toda a tua

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

92

maldade (Jeremias 22 : 22) Bblia de estudo Plenitude Revista e Corrigida E prostituiu-se Aol, sendo minha; e enamorou-se dos seus amantes, dos assrios, seus vizinhos (Ezequiel 23 : 5)

Pelo que pude perceber a opinio de Deus sobre namoro no boa, Ele refere a namoro como idolatria, prostituio e traio. Espero que a sua opinio esteja mudando da mesma maneira que a minha mudou.

93

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

94

TRAUMAS E
ARREPENDIMENTOS
Muitas jovens j abriram seus coraes para mim dizendo que se arrependem de terem se entregado ao seu ex-namorado. Em algumas garotas o resultado pior que um simples arrependimento. Algumas tm traumas de relacionamentos e dizem que nunca mais tero envolvimento sentimental, ou dizem que sua vida sentimental est morta. Voc pode ficar assustado com isso, mas eu conheo pessoas assim, eu mesmo fiquei assim durante um tempo, achava que deveria ser eunuco (Eunuco nos tempos Bblicos eram homens separados para Deus que no tinham relao com mulher), pois eu

95

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

no tinha mais vontade de casar, eu tinha traumas antigos de relacionamentos. As garotas pensam que os homens nunca saem feridos desses relacionamentos frustrados, mas ns tambm samos, s que nosso orgulho no nos deixa demonstrar. Eu dizia que gostaria de ficar como o apstolo Paulo ou o profeta Jeremias, Hahahahahaha me d vontade de rir quando lembro disso. Eu dizia que nunca me casaria. H pessoas com o mesmo pensamento que eu tinha, e para acabar com ele querem se afogar em outro relacionamento frustrado achando que isso preencher o vazio em sua vida, causado pelos antigos relacionamentos, s quebram a cara mais uma vez. Cada vez mais se afogam nesses relacionamentos, abrindo mais o buraco, aumentando os traumas e o arrependimento. Imagine comigo, se eu levasse isso tudo para o meu casamento, como ele seria? Se voc levar esses sentimentos para o seu? Difcil no ? Se voc est com dores, mgoas, traumas, desiluses, tenho um recado para voc: abra seu corao para Deus e deixe-O entrar, tudo pode ser melhor na sua vida. Infelizmente tenho amigos que eram casais com tudo para dar certo, mas as marcas causadas por relacionamentos anteriores no permitiu que eles ficassem casados nem mesmo por um ano.
Eis que estou porta e bato; se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo (Apocalipse 3.20)

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

96

Deixe-O entrar, deixe essa mensagem que vem do corao dEle para a nossa gerao entrar na sua vida, e melhor, repasse isso para seus amigos.

97

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

98

EGOSTA, EU?
Esse foi o pensamento dos jovens quando preguei sobre Relacionamento Radical na Rede de Jovens da minha Igreja, depois de muita insistncia dos lderes de clula da Rede. O tema da palavra era Prncipes ou escravos? A escolha sua!, foi esta palavra que gerou em meu corao o desejo de escrever este livro. Quando cheguei nesse tpico da mensagem j podia ver o brilho no rosto de alguns e a insatisfao no rosto de outros. Quando falei que o namoro gera pessoas egostas, alguns jovens chegaram ao seu limite, seus rostos se fecharam. Ento lembrei do livro Corte x Namoro do Pr. Naor Pedrosa, e fiz uma pergunta a todos essa foi minha sada:

99

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Quantos aqui sonham em encontrar seu prncipe e sua princesa?, todos levantaram as mos, e quantos aqui sonham em casar com o melhor de Deus?, todos levantaram as mos mais animados ainda, fiz ento a terceira pergunta, quantos aqui so um sonho de Deus para o seu esposo ou sua esposa?, foi como se eu tivesse tirado um pirulito de uma criana de 2 anos, aquela animao, de um segundo para outro acabou. Fao a mesma pergunta a voc e tenho certeza que o seu sonho encontrar algum que seja o melhor de Deus para sua vida, mas ser que voc o melhor de Deus para essa pessoa? Todo mundo quer desfrutar do melhor, mas no se preocupa em ser o melhor, essa uma postura egosta. Eu sonhava com algum que me fizesse feliz, isso era bom, mas era um pensamento egosta, eu s estava pensando em mim, hoje penso em encontrar algum a quem eu possa fazer feliz! Sonho encontrar algum que eu possa ser o sonho de Deus pra vida dela, almejo ser a resposta das oraes de minha esposa, tenho certeza de que fazendo isso meu Deus me dar o melhor. Ele no dar uma de Suas princesas para um escravo, e no dar um de Seus prncipes uma escrava. Deus tem preparado o melhor para voc, mas voc precisa ser o melhor dEle. Eu me esforo para ser o melhor de Deus para minha esposa, tenho me reservado para ela, tenho estudado, planejo me aprofundar mais no trabalho, me aprofundar mais no ministrio, vou

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

100

fazer aulas de Ingls, vou fazer exerccios para ser saudvel... tudo para poder ser o melhor de Deus para ela. Amados, eu no era assim, eu era o oposto do melhor de Deus, era o pior que uma princesa poderia querer. Tudo que eu citei nos captulos anteriores, as falhas, os traumas, tudo foi por coisas que eu passei e talvez voc j tenha passado, ou est passando, por isso falo disso tudo com tanta nfase. Eu via o Pr. Naor Pedrosa falar em seus livros e pregaes acerca de ser um sonho de esposo, eu queria ser esse sonho tambm. Se voc ainda no um sonho de Deus e deseja ser, darei umas dicas mais no quero que ache que eu irei te dar a receita, mais posso te falar do manual do Radical que Bblia, No estou falando que isso regra, Deus pode te dar outra viso! Por isso leia a Bblia. Mas foi essa que eu recebi dEle, se prepare no prximo captulo irei te disso e do meu testemunho no sai dai.

101 Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

102

DE ESCRAVO A PRNCIPE
Depois de descobrir o lindo caminho da Corte eu precisava passar por um processo de libertao, contudo eu no sabia o que fazer. Lugares, perfumes, msicas (Gospel mesmo), me faziam lembrar de tudo o que eu havia feito e vivido em relacionamentos passados, eu ainda estava muito preso a tudo aquilo, e sem saber ainda era escravo e como diz o Senhor:
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado servo do pecado. Ora o servo no fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Joo 8.34-36)

Veja os trs passos de libertao que Deus me deu atravs de orao: 1 passo Reconhecer que erramos reconhecer o erro a primeira etapa para a libertao. Em orao reconheci ter errado ao dar o

103 Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

que era reservado minha esposa outra mulher, reconheci meu erro ao forar a barra em muitos relacionamentos, reconheci que havia tocado em garotas que no foram reservadas para mim e reconheci que eu precisava de Deus para me renovar e me limpar de toda a sujeira do meu passado, tudo encima dessas bases Bblicas.
Se dissermos que no temos pecado, enganamo-nos a ns mesmo e no h verdade em ns (I Joo 1.8) O que encobre as suas transgresses nunca prosperar, mas o que as confessa e deixa, alcanar misericrdia (Provrbios 28.13)

Pela graa de Deus, quando fiz isso, ultrapassei o primeiro estgio da libertao e encontrei a misericrdia de Deus, se voc quiser tambm poder encontr-la! 2 Passo Arrependimento Deus me mostrou o segundo passo quando orava em meu quarto, fiz um esforo para lembrar de todas as garotas que tinha namorado ou ficado. Escrevi seus nomes em uma folha de papel pra no esquecer e fiz oraes especficas por cada uma delas de acordo com o tempo de relacionamento e grau de intimidade fsica que tivemos. Voc deve pensar mas Pastor, eu j fiz coisas to horrveis que Deus no vai me perdoar! , eu tambm pensava assim at que vi o que Deus fala sobre isso:
se confessarmos os nossos pecados, Ele fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustia (1 Joo 1.9)

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

104

Eu passei a me arrepender de tudo que havia feito, mas, como eu disse, Deus me cobrou oraes especficas, confessando e me arrependendo de todos os casos, mesmo os aparentemente simples, como iludir algum e no namorar, dar falsas esperanas a alguma menina. Aconselho voc a estar bem espiritualmente quando fizer isso, ou ento chamar seu lder ou Pastor pra te ajudar, muitas coisas passam pela nossa cabea, muitas lembranas e coisas mais. Quando terminei me senti muito mais leve. Esse processo de orao durou quase uma semana, no entanto, como j disse, no uma regra, voc pode fazer os dois primeiros passos em uma hora e ficar bem! 3 Passo Confessar e pedir perdo pessoa que voc feriu H quem no precise fazer esse terceiro passo. Vou contar como aconteceu. Eu tinha feito os dois primeiros e estava limpo, me sentia perdoado por Deus, mesmo assim havia uma cobrana muito forte em minha alma, algo que no sei como explicar. Fiz os dois passos outras vezes e Jesus me falava que j havia perdoado, eu no conseguia entender o que estava sentindo ento, at que numa certa noite, em que eu estava meio dormindo e meio acordado senti o anseio de pedir perdo a tal pessoa por tudo que fiz de errado contra ela. No outro dia fui at sua casa e pedi perdo, me senti muito bem com isso, passamos horas

105 Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

conversando e eu descobri que ela estava magoada comigo, mas esse sentimento fora embora depois de eu ter confessado e pedido perdo. Senti vontade de pedir perdo a todas as outras, tive que viajar a outro estado para isso, e cada vez que pedia perdo sentia que algo era desligado de mim, algumas me diziam no ter problema, mas houve uma em especial que foi muito difcil, a garota se transformou e o sorriso que estava no seu rosto ao me ver depois de anos, se transformou em dio, depois de confessarmos ela chorou e foi sarada de uma feria que estava aberta h mais de 5 anos. A Bblia nos fala sobre isso:
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis (Tiago 5.16)

Voc pode pensar que eu no tinha necessidade de fazer isso, mas eu tinha sim! No livro Eu disse adeus ao namoro, de Joshua Harris, h o relato da histria de um jovem que amava muito sua noiva e sua noiva a ele. No dia do casamento, no momento dos votos finais, uma jovem na congregao se levantou e ficou de p na frente do altar, em seguida outra jovem se levantou e deu a mo amiga que estava em p, depois outras se levantaram e uma corrente de seis moas foi formada. A noiva trmula perguntou o que estava acontecendo, e o noivo, com o rosto virado para o cho disse: Amor essas moas foram minhas namoradas, mas eu no as amo, isso foi no passado a jovem noiva trmula e com os

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

106

lbios secos olhou fixamente para seu amado e ele continuou a dizer dei parte do meu corao para cada uma delas. A noiva chorando perguntou: Eu achava que seu corao era s meu. Sim, ele , o que sobrou dele seu. Eles acabaram nem se casando. Eu fiz isso para recuperar as partes do meu corao que estavam espalhadas em cada relacionamento que eu tive, no possvel se envolver com algum e dizer que no sentiu algo forte. V para o seu casamento com seu corao completo e, jovem seja o melhor de Deus para seu cnjuge. Dessa maneira tenho lutado para ser o melhor de Deus, tenho muito que aprender e mudar, mas o caminho da CORTE o nico caminho que nos levar at esse sonho!
Porque no recebestes o esprito de escravido, para outra vez estardes em temor, mais recebestes o Esprito de adoo de Filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai (Romanos 8.15)

Cristo no morreu em vo, Ele te fez livre e te deu Esprito de filho e no de escravo. Minha orao que voc compreenda o chamado de Deus para nossa gerao, um chamado para uma gerao Santa que ganhar almas e as ajudar a transformarem-se de escravos em Prncipes e Princesas.
Eis que hoje eu ponho diante de vs a bno e a maldio (Deuteronmio 11.26)

107 Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Prncipe ou escravo? Princesa ou escrava? A escolha sua!

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

108

RELACIONAMENTO

RADICAL
Voc que conseguiu ler esse livro at o fim, PARABNS! Voc um vitorioso! Sei que no fcil ler um livro que v de encontro com coisas que esto fixas em nossa maneira de viver. S Deus sabe o quanto foi difcil escrever esses captulos, nas duas semanas que escrevi tive muitas lutas na minha vida ministerial, na minha casa e por incrvel que parea, a maior luta foi a pessoal, briguei com meu ego e minha carne, a baixa-estima quis falar alto, cheguei a pensar em parar de escrever o livro. Estou escrevendo o ltimo captulo e agradecendo a Deus por ter chegado at aqui. Espero que Deus tenha falado com voc jovem, pai, me, lder, Pastor... Se voc deseja repassar ou implantar a viso do Relacionamento Radical em sua Igreja ou sua clula, ou apenas saber como ela funciona, vou repassar algumas coisas.

109 Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Lembro quando um Pastor me falou de Relacionamento Radical, eu fui extremamente contra, ele chegou comigo e disse: Olha aqui na minha Igreja no tem beijo na boca at o casamento! isso foi um choque para mim, eu tinha 15 anos. S depois de quatro anos pude de fato entender a viso, e vi que aquele Pastor estava certo e eu errado. Quando conheci a viso eles chamavam de Romance Real, depois conheci como Corte e soube ele recebe vrios nomes, como compromisso e amizade especial. Os nomes podem ser diferentes mas os princpios so os mesmos. Eu achava certo mas no sabia como fazer, como agir ao encontrar minha princesa, como ensinar aos jovens. Busquei estudo e orientao com Pastores de varias Igrejas e recebi algumas coisas boas. Uma das maneiras que vi foi a seguinte: o jovem se interessa por uma moa e comenta isso com seu discipulador, ele ento fala com a discipuladora da moa, que analisa e fala com ela, se a jovem aceitar os quatro comeam a orar por um perodo determinado, se a moa recusar acaba a. Aps esse perodo de orao fala-se com os respectivos pais, a parte mais importante, se um dos dois no aceitar eles devem esperar at que a resposta seja positiva, quando os pais aceitam os jovens, com seus discipuladores, vo ento conversar com o Pastor para enfim iniciarem o Relacionamento. Meio complicado no?! Mas no

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

110

uma regra, essa foi a maneira mais complicada que vi, pois todos devem ser cristos. Se em sua Igreja no h discipuladores, ou seus pais no so cristos, pode ser feito de outra maneira. Um dos lderes que conversei me contou como funciona na igreja dele: o jovem passa a olhar diferente para uma moa, comenta ento com seu lder, que j o conhece e vai dizer se ele est ou no apto a ingressar num relacionamento de Corte, com o aval do lder o jovem chega com a moa e conversa, se ela aceitar fala-se com seus pais a fim de explicar a viso, e dependendo da resposta deles os jovens entram em corte ou no, e falam com o Pastor. Unindo todas as informaes que dispunha, chamei de corte, por achar mais simples e bonito, e conclu que h trs fatores a serem observados: Primeiro: capacidade espiritual. Somente o discipulador ou lder podem saber se o jovem est preparado espiritualmente para entrar em corte, por isso antes de tomar qualquer atitude deve-se conversar o lder espiritual. Se a resposta do lder for negativa, certamente ele no v capacidade ou maturidade espiritual no jovem. Um jovem da minha Igreja me chamou e disse: Pastor, o que o senhor acha de eu entrar em corte com tal jovem? Quantos anos ela tem? 14 anos eu ri e falei:

111 Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

Queres ficar em corte com ela durante 7 anos ? Ele ficou sem jeito e eu respondi: Claro que no! Nem ela nem voc tm idade para fazer a corte. A corte coisa sria e uma verdadeira preparao para o casamento. Ento adolescente desfrute do seu tempo oportuno, seu tempo de solteiro, estude, saia com seus amigos, quando chegar a hora certa voc oferecer o melhor para seu cnjuge. Segundo: capacidade psicolgica. Somente os pais sabem se o jovem est preparado psicologicamente para entrar em Corte, h jovens que na Igreja se comportam como adultos, mas em casa agem como crianas de sete anos. Os pais sabem se sua filha sabe cuidar das coisas de casa, no estou dizendo que o casamento vai tornar a moa uma escrava do lar, mas ela precisa saber cuidar de casa para uma eventualidade. Eles sabem se o rapaz vai se garantir em ser um chefe de famlia e dar sua vida por sua esposa como Deus manda em Efsios 5.25:
Vs, maridos, amai vossas mulheres, como tambm Cristo amou a igreja, e a si mesmo se ENTREGOU por ela

Sabemos que alguns pais no se importam com isso de Relacionamento Santo, e alguns jovens no tm pais. Se voc se encontra em um desses casos, procure um lder ou algum de Deus que voc considere como pai (ou me) e ele certamente o ajudar nisso.

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

112

Terceiro: capacidade financeira. Alguns jovens querem entrar em corte mas no tm perspectiva de emprego, no querem estudar ou fazer um curso profissionalizante. O que esse jovem vai oferecer no casamento? Aproveite seu tempo oportuno e estude, faa cursos, busque capacitao. Afinal voc quer ser o melhor de Deus, ou no? Se na sua Igreja ningum sabe a respeito de corte, mas voc acredita que essa a viso certa para nossa gerao, tome uma atitude Radical e seja um exemplo a todos. Aprendi que as palavras convencem, mas o exemplo arrasta. Seja um exemplo aonde for, no apenas de palavras. Quando vierem falando de namoro para voc fale da sua nova maneira de pensar. Se voc no conseguir explicar d esse livro para a pessoa ler, se mesmo assim ela no aceitar j sabes o que fazer, no d trela e espere sua princesa (ou seu prncipe) no Senhor. E siga o caminho que Deus preparou pra voc:
E ali haver uma estrada, um caminho, que se chamar o caminho da santidade; o imundo no passar por ele, mas ser para o povo de Deus; os caminhantes, at mesmo os loucos, passaro por ele e no erraro (Isaas 35.8)

DEUS TE ABENOE!

113 Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

ANOTAES
________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

114

________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

115 Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

Prncipes ou Escravos?

Pr. Reginaldo Moraes

116

________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

Das könnte Ihnen auch gefallen