Sie sind auf Seite 1von 4

Lista de Exerccios de Lngua Portuguesa III Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 11.

Da Corrupo Crise
Paulo Morais

bater a crise seja comear por travar um combate, sem trguas, corrupo.
Jornal de Notcias [Portugal], 27.10.2010, com adaptaes.

01. De acordo com o autor, a corrupo:

A corrupo domina o Mundo. Essa a concluso amarga que resulta da anlise dos indicadores de percepo da corrupo divulgados, ontem, pela Transparncia Internacional. Cerca de 75 por cento dos pases obtm nota negativa, numa escala que vai de zero (os mais corruptos) a dez (os pases mais limpos). A propagao da corrupo no tem limites e ultrapassa todas as fronteiras. De Angola, que apresenta um score de 1,9, Venezuela, de Chvez, que obtm a pior classificao do continente americano (2,0), passando pela Rssia (2,1) ou at pela Grcia (3,5). Em termos globais, evidente a relao direta entre a pobreza e a corrupo, o que torna essa epidemia ainda mais grave. Este fenmeno ser at o fator que gera maior pobreza, j que atravs dos seus mecanismos que se canalizam os recursos de todos para os bolsos de alguns. Talvez, o verdadeiro combate fome tenha sucesso quando as Naes Unidas trocarem os programas de apoio alimentar por estratgias efetivas de combate fraude. E em Portugal? Por c, o panorama desolador. S na ltima dcada, desceu dez posies no ranking. Em termos do espao europeu ocidental, Portugal ocupa a 19. posio, em 30, apenas frente de Itlia, Grcia, Malta e pases do antigo bloco do Leste. Essa posio , afinal, o corolrio lgico dum sistema que parece querer proteger a corrupo, e que tem, como primeiro responsvel, um Parlamento que produz legislao confusa, cheia de regras, repleta de excees, e que permite, a quem as aplica, um enorme poder discricionrio, fonte de todo o compadrio. Esse cenrio s poderia piorar com um sistema de justia que se revela, absolutamente, incapaz no combate a esse flagelo. Tambm em Portugal, a corrupo gera pobreza, atravs da transferncia dos bens coletivos para os mais poderosos, permitindo que os ricos sejam cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais desgraados. Talvez, por c, como no Mundo, a melhor forma de com-

a) atinge, na grande maioria, pases mais novos e, por conta disso, de vida mais precria. b) um mal que assola o mundo e, em Portugal, tem espao nas prticas parlamentares. c) tem um cenrio melhor em Portugal, devido s aes prudentes do Parlamento. d) est sob controle na Europa ocidental, mas assola os pases do leste europeu e a Amrica. e) assola o mundo, segundo a Transparncia Nacional, mas os dados so questionveis.
02. No texto, fica claro que:

a) a corrupo gera excesso de leis. b) pobreza e corrupo se opem. c) a pobreza advm da corrupo. d) as leis inibem a corrupo. e) os ricos combatem a corrupo.
03. No terceiro pargrafo, a ideia que se defende

a de que: a) combatendo a corrupo combate-se de fato a fome. b) os muitos que ajudam a poucos devem deixar de faz-lo. c) a fome um problema social que no deve ser combatido. d) o maior problema mundial est relacionado fome. e) a fome deve deixar de ser preocupao das Naes Unidas.
04. Com a frase ...permite, a quem as aplica, um

enorme poder discricionrio, fonte de todo o compadrio, entende-se que a aplicao das leis com base em uma legislao confusa: a) impede que haja o favorecimento pessoal. b) cobe as decises fraudulentas. c) norteia as deliberaes com mais justia. d) torna a justia acessvel a todos os cidados.
1

e) favorece as decises tomadas com parcialidade.


05. Conforme delineada no texto, a relao entre

ricos e pobres : a) necessria. b) equnime. c) justa. d) desigual. e) imutvel.


06. A concluso do texto permite afirmar que:

c) tem como prioridade a justia em todas as situaes. d) utiliza a legislao confusa a favor de interesses pessoais. e) trata da mesma forma a todos que recorrerem lei.
08. Em Por c, o panorama desolador, o ter-

mo em destaque significa: a) fnebre. b) impiedoso c) diferente. d) solitrio. e) triste.


09. Considere a frase: Esta a concluso amarga

a) a corrupo que gera pobreza um problema especfico de Portugal. b) a corrupo e a pobreza so realidade em vrios pases, alm de Portugal. c) Portugal combate melhor a corrupo do que outros pases do mundo. d) Portugal lidera, entre os pases do mundo, o combate corrupo. e) vrios pases do mundo combatem a pobreza como o faz bem Portugal.
07. Leia a charge, comparando-a s informaes

__ se chega __ anlise dos indicadores de percepo da corrupo ontem divulgados pela Transparncia Internacional. Em norma padro da lngua portuguesa, tendo como base a regncia e o uso ou no do acento indicativo da crase, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com: a) que ... pela b) que ... c) a que ... com a d) em que ... perante e) a qual ... devido
10. Observe as frases do texto: I. Cerca de 75 por cento dos pases obtm nota negati-

do texto Da Corrupo Crise.

va... II. ... Venezuela, de Chvez, que obtm a pior classificao do continente americano (2,0)... Assim como ocorre com o verbo obter nas frases I e II, a concordncia segue as mesmas regras, na ordem dos exemplos, em: correto afirmar que o personagem da charge corresponde a quem: a) reverte a legislao injusta a favor dos menos favorecidos. b) opta por travar um combate efetivo corrupo existente. a) Todas as pessoas tm boas perspectivas para o prximo ano. Ser que algum tem opinio diferente da maioria? b) Vem muita gente prestigiar as nossas festas juninas. Vm pessoas de muito longe para brincar de quadrilha.

c) Pouca gente quis voltar mais cedo para casa. Quase todos quiseram ficar at o nascer do sol na praia. d) Existem pessoas bem intencionadas por aqui, mas tambm existem umas que no merecem nossa ateno. e) Aqueles que no atrapalham muito ajudam.
11. No texto, os termos epidemia, fenmeno e flage-

reta quanto regncia, assume a seguinte redo: a) Cale a boca, homem. Voc no tem nem onde cair morto. b) Cala a boca, homem. Voc no tem nem aonde cair morto. c) Cale a boca, homem. Voc no tem nem aonde cair morto. d) Cala a boca, homem. Voc no tem nem onde cair morto. e) Cale a boca, homem. Voc no tem nem de onde cair morto.
14. Analise as informaes. I. Se na frase-ttulo da charge o numeral 1,5 fosse substitudo por 2,5, a expresso correta seria 2,5

lo referem-se : a) justia. b) fome. c) pobreza. d) legislao. e) corrupo. Leia a charge para responder s questes de nmeros 12 a 15.

milhes. II. Na fala do marido, a expresso a gente uma forma coloquial que equivale ao pronome ns. III. Na fala da mulher, a expresso homi poderia no ser precedida por vrgula, sem que isso causasse prejuzo sintaxe da frase. Est correto apenas o que se afirma em: a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.
15. Na fala da mulher, a expresso no tem nem

12. Na fala do marido, a conjuno se :

onde cair morto est empregada em sentido: a) figurado, indicando que os mortos caem por terra. b) prprio, indicando que o homem no quer morrer. c) figurado, indicando que o homem vive na penria. d) prprio, indicando que preciso dinheiro para morrer. e) figurado, indicando que o cemitrio fica longe. As questes de nmeros 16 a 20 baseiam-se no poema de Mrio Quintana.
3

a) adversativa, e o enunciado apresenta a informao como fato real. b) condicional, e o enunciado apresenta a informao como uma hiptese. c) causal, e o enunciado apresenta a informao como fato futuro. d) concessiva, e o enunciado apresenta a informao como dvida. e) comparativa, e o enunciado apresenta a informao como impossibilidade.
13. Em norma padro da lngua portuguesa, a fala da mulher, transposta para a 3. pessoa e cor-

Poeminha Sentimental O meu amor, o meu amor, Maria como um fio telegrfico da estrada Aonde vm pousar as andorinhas... De vez em quando chega uma E canta (No sei se as andorinhas cantam, mas v l!) Canta e vai-se embora Outra, nem isso, Mal chega, vai-se embora. A ltima que passou Limitou-se a fazer coc No meu pobre fio de vida! No entanto, Maria, o meu amor sempre o mesmo: As andorinhas que mudam.
16. O uso do diminutivo no ttulo, sugere tratar-

d) se expressa ideia de reciprocidade. e) embora expressa ideia de modo.


20. Se, no verso No entanto, Maria, o meu amor

sempre o mesmo, a conjuno em destaque fosse substituda por outra de sentido equivalente, e a expresso o meu amor, por as minhas emoes, a redao ficaria da seguinte forma: a) Embora, Maria, as minhas emoes so sempre a mesma... b) Portanto, Maria, as minhas emoes sempre as mesmas... c) Mas, Maria, as minhas emoes so sempre o mesmo... d) Porque, Maria, as minhas emoes sempre o mesmo... e) Todavia, Maria, as minhas emoes so sempre as mesmas...

se de um poema: a) indecente. b) curto. c) extenso. d) simples. e) sem graa.


17. De acordo com o poema, as andorinhas que

pousam no fio de vida do poeta so as: a) aves que ele avista pela estrada. b) mulheres por quem ele se apaixona. c) mensagens que ele recebe telegraficamente. d) pessoas que ele v passar pela estrada. e) emoes que ele vivencia quando ama.
18. No poema, a expresso fazer coc remete

ideia de: a) apaixonar-se incondicionalmente. b) trazer tranquilidade. c) perturbar emocionalmente. d) produzir fezes fisiologicamente. e) zelar pelo sentimento alheio.
19. Sobre o verso Mal chega, vai-se embora, cor-

reto afirmar que: a) Mal expressa ideia de tempo. b) chega est conjugado no imperativo. c) vai est conjugado no futuro.
4

Das könnte Ihnen auch gefallen