Sie sind auf Seite 1von 16

Captulo 1 O Desafio Mundial Neste Captulo, ou autor inicia uma conscientizao sobre a responsabilidade da Igreja Local em pensar mundialmente,

, numa abordagem direta nos mostra que o projeto de Deus mundial, e que assim como nos dias de Jesus, quando esta afirmao se mostrava bastante absurda, no diferente nos dias atuais. Em todo o tempo podemos observar que Deus, como Senhor, atua para que os seus propsitos e desgnios sejam alcanados, diante desta situao devemos nos alinhar a esta macro-viso celestial, tendo em vista que o Senhor deseja agir mundialmente, e, conta com cada um de ns para este servio. Assim como nos tempos antigos, onde todo o processo redentor da humanidade foi deflagrado a partir do nada, perfeitamente aceitvel que, debaixo desta viso, possamos entender que possvel sonhar sonhos grandes, e entender que os instrumentos que sero usados para que os projetos do Pai se tornem realidade podero sem dvida nenhuma ser um de ns. Prossegue dando um panorama das grandes questes que aterrorizam pessoas no mundo inteiro, tais como: fome, radicalizao ideolgica, assuntos ligados ao meio ambiente, problemas de ordem psicolgica, problemas no seio da famlia, explorao demogrfica, questes ligadas moral, guerras, entre outras, o que facilmente constatado ao nos depararmos com as edies da grande imprensa internacional, e percebemos que tais temas pautam o cotidiano mundial, porm, de uma forma mais contundente, encerra nos mostrando o grande desafio do cristianismo, a

banalizao da f torna-se cada dia mais uma barreira para o seu avano e para que este atinja patamares sonhados por todos ns. Pensar nos desafios que os avanos do cristianismo nos sujeita sem dvida alguma uma tarefa urgente, que requer de ns a mxima ateno para que possamos, sabedores da nossa misso e no obstante conhecermos as dificuldades a ns impostas pelo quadro mundial atual, agirmos de forma estratgica a fim de atingirmos os nossos objetivos.

Captulo 2 Igreja Reformada... O Autor inicia sua exposio delimitando o ramo do cristianismo a que se pretende estudar que o cristianismo. Sugerindo uma reflexo sobre os desafios que este cristianismo nos impe. Mostrando de forma clara o que foi a reforma protestante e o que esta reforma deve significar para ns, nos mostra quo grandes so os desafios que esta reforma nos impe. As principais bandeiras da reforma protestante esto aos poucos deixando de serem verdades em nossas igrejas. Temos muitas das vezes nos auto-entitulados protestantes, porm, no estamos nem de longe comprometidos com as principais bandeiras da reforma e com os desdobramentos que aplicar estes conceitos nos impor, temos vivido uma grande convenincia religiosa, onde aplicamos e praticamos apenas as questes que convm, questes que no tero grandes desdobramentos nem to pouco nos traro problemas com aquela classe da igreja considerados os formadores de opinio dentro da igreja, enquanto que o processo deveria ser totalmente inverso, assumirmos o propsito e as mudanas necessrias e as pessoas acompanhariam estas mudanas. Temos vivido uma grande inverso de valores, onde a platia que pauta o plpito, quando a palavra de Deus deveria ser pregada, sem uma prvia anlise dos efeitos que esta palavra causar nos que esto presentes.

Os temas da agenda mundial atual no so discutidos pelas igrejas, vivemos um saudosismo histrico, remoendo questes j resolvidas e deixamos de pensar em questes da ltima hora. Temos ao longo do tempo percebido que o desafio lanado pela reforma de sermos uma igreja reformada e sempre reformando no tem sido uma verdade igreja brasileira, o medo do novo, tem nos impedido de alcanar avanos importantes para a igreja brasileira.

Captulo 3 Os Desafios da Realidade Brasileira Observamos atentamente os desafios impostos igreja brasileira atual e vemos que durante anos temos tomados atitudes que esto ligadas diretamente ao momento histrico que a igreja vive, estamos diante da recuperao da nossa credibilidade, porm entendemos que em determinados momentos o autor d uma nfase questes que nem sempre so a realidade da igreja de Cristo, no podemos generalizar os conceitos e comportamentos cristos sob pena de estarmos sendo injustos com alguns, a bem da verdade, os grandes desafios da igreja brasileira esto relacionados toda ela, porm, existem questes que no afetam diretamente toda a igreja. Somos convidados a prtica de um evangelho integral, sem nos preocuparmos com questes meramente teolgicas sem uma aplicao prtica na vida crist. Somos chamados um confronto com problemas que so grandes desafios da sociedade moderna enquanto estamos preocupados com discurses teolgicas que em nada interferem na vida e prtica crist. Deixamos de viver uma vida evangelstica pura e simplesmente porque no queremos correr o risco de vermos interesses polticoseclesisticos ameaados, deixamos de agir firmemente em combate ao sincretismo religioso principalmente porque no queremos correr o risco de no sermos o pai da criana, estamos preocupados com quem sair na foto, quem cortar a fita, e esquecemos que a honra e a glria so de Deus, esquecemos que somos servos e temos vivido um reino dividido aqui na terra.

Vivemos um tempo onde mais do que nunca pessoas freqentam os templos, fazem suas prticas religiosas, mas ao mesmo tempo, vivemos um tempo onde mais do que nunca o descomprometimento com as questes do reino so uma verdade. Muitos freqentam os templos dominicalmente, porm com uma condio, nos ser permitido vivermos uma vida promscua e descomprometida de qualquer padro religioso evanglico de segunda a sexta, e muitos lderes tm permitido isto, com vista apenas de uma igreja cheia nos fim de semana, o que influencia diretamente nos dzimos e na arrecadao da igreja. Temos um compromisso enorme com a quantidade e nos esquecemos que um dia no ser levada em conta pura e simplesmente a freqncia dominical igreja, ser levada em conta toda uma vida de comunho com Deus e compromisso com a sua palavra e seu reino, mas isto pouco importa para aqueles que querem simplesmente ter um grande rebanho para que sirvam de barganhas polticos-eleitorais, para que sirvam de status e destaque sociais, pouco importa a qualidade deste rebanho. Devemos nos articular para que, como no conceito da prtica social moderna, trabalharmos em rede, para que o reino de Deus avance nos rinces brasileiros, precisamos nos conscientizar que somos dependentes uns dos outros e que juntos somos fortes, alis, precisamos nos conscientizar que somos um corpo, muitos membros, verdade, mas, apenas, um corpo!

Captulo 4 Os Desafios aos Novos Lderes Aps a percepo que estamos em um mundo cada vez mais desafiador, a menos que optemos pela indiferena ou apatia, somos convidados a assumirmos as nossas responsabilidades diante das distores histrico-culturais que ao longo dos anos foram impostas igreja. Os desafios a ns impostos so de uma grandeza incrvel, capazes at de nos fazer sentirmos impotentes diante dos tais, mas jamais podemos perder de vista que nos foi dada uma misso, e dada pelo prprio Deus atravs do seu filho Jesus Cristo, e que, se assim formos obedientes e fiis o prprio Deus quem garante o avano. Transformando as percepes acerca daquilo que a ns, enquanto igreja brasileira, apresentado como questo de anlise e posterior interveno, em desafios, somos convidados a pensar sobre as seguintes questes: Somos convidados a analisarmos o homem diante de suas questes sentimentais e relacionais, sociais e morais, sem prejuzo do olhar espiritual que no podemos perder de vista. Acreditarmos que somos seres humanos e que podemos intervir de forma humana para que a situao especfica seja alterada no nos pode deixar distantes do olhar espiritual ou vice versa. viver com a cabea no cu sem se esquecer que os nossos ps esto na Terra!

No podemos nos permitir que a possibilidade de olhar alm do que est patente aos nossos olhos nos roube a simplicidade e o compromisso humano, este erro freqentemente visto em alguns ministrios que, aps a sua expanso, comea a permitir o engrandecimento e envaidecimento de alguns de seus lderes, somos milhes porm de um em um, no d pra tratarmos as pessoas de forma grupal pessoas tem impresses digitais diferentes, problemas diferentes, traumas diferentes, necessidades diferentes, uma srie de necessidades e atributos que nos faz seres nicos, e, portanto, nos faz muitas das vezes exigirmos tratamentos individualizados em diversas dessas questes. Devemos nos comprometer em transformarmos as igrejas, aquelas que ainda no so, em um lugar onde se encontre sade espiritual, um ambiente onde pessoas ainda que entrem enfermas, saiam curadas. O que vemos hoje em muitas igrejas, o plpito atendendo interesses pessoais dos lderes denominacionais e o compromisso com a palavra de Deus e com o reino cada vez mais distante, vemos pessoas a todo o custo mistificando a f e levando pessoas a este misticismo religioso que no produz cura, que no produz vida, ao contrrio, no momento imediato, at produz um alvio, mas a longo prazo, produz uma grande confuso, e problemas ainda maiores. Somos convidados neste tpico a nos atentarmos para os frutos que uma vida com Deus produz, e a bem da verdade, se no houver fruto, no h vida com Deus, a despeito de no nos preocuparmos pura e simplesmente com as quantidades e cifras numricas que esta igreja produz, em detrimento da sade espiritual da sua membresia.

Devemos observar a necessidade da contemporanizao do discurso evanglico, como na didtica moderna, onde vemos matrias como educao moral e cvica, que em outras pocas dispunha de uma cadeira especfica, irem para o campo das matrias interdisciplinares, ou seja, a educao moral e cvica deve ser trabalhada por todos os professores, deve ser objeto de cobrana dos professores das mais diversas cadeiras, e, com o evangelho no diferente, durante algum tempo tentamos inutilmente separar a vida crist das demais reas de nossa vida, e a, nos utilizamos at de um dialeto evanglico prprio para nos comunicarmos e no permitimos que as pessoas ao nosso redor percebam que somos pessoas normais, que festejam, que brincam, que sorriem, alis, este atributo at algum tempo atrs era incompatvel com a vida crist, devemos nos preocupar em mostrar aqueles que nos cercam que vivemos a mesma vida, no somos pessoas diferentes no que diz respeito vida, mas sim, no que diz respeito forma como vivemos esta vida. Podemos ver que durante algum tempo exclumos do cotidiano cristo prticas que no comprometem em nada um vida de santidade e compromisso com o Senhor, tais como: Cultura, arte e futebol, entre outros, durante algum tempo tentamos viver em uma redoma de vidro onde ser crente era incompatvel com os bancos das faculdades, ou as cadeiras dos grandes teatros do mundo, o culto nos basta, o que na verdade no passa de um grande desconhecimento bblico, vinculado uma enorme necessidade dos lderes de manterem os seus membros longe desta vida, pecaminosa, com medo de que estes se perdessem, mas graas a Deus, estas prticas tem sido gradativamente mudadas e vemos que o cristianismo nos permite viver de forma intensa porm santa.

H um convite a deixarmos de lado questes menores e entendermos que somo o Corpo de Cristo, temos dado uma enorme nfase ao que nos separa e esquecemos que um dia moraremos em um mesmo cu, se que acreditamos assim, at porque muitos atualmente tm pensado que s a sua denominao ir povoar o cu, deixamos de praticar aes estratgicas em massa, e ganharmos muitas almas para o reino de Deus. O compromisso com rtulos denominacionais tem tido maior destaque no meio cristo do que a palavra de Deus. Na ltima guerra do Iraque, o fogo amigo matou mais do que o fogo inimigo, e exatamente isto que vemos no meio protestante nos dias atuais, pastores se gloriando de conseguirem muitos membros de outras denominacionais, em uma total perda do foco inicial, estamos nos preocupando em quantos membros temos em nossas igrejas, enquanto a preocupao primria deveria ser: quantos esto beira do abismo? Temos visto pastores de igrejas evanglicas tendo um comportamento aos seus pares como se concorrentes fossem, esquecendo que a nossa guerra contra o imprio das trevas. Lderes preocupados com a vaidade pessoal de poder ser o dirigente da maior denominao no fazem a menor questo de apoiar atividades de outros ministrios, ainda que isto implique em menos pessoas se convertendo ao evangelho, a vaidade pessoal tem prevalecido e o reino de Deus em segundo plano. Devemos nos comprometer com o evangelho nesta ltima hora, sob pena de pagarmos um alto preo por no nos unirmos e levantarmos a

bandeira do evangelho, de uma vida de santidade e de compromisso com a palavra de Deus. O Senhor tem despertado muita gente para o desafio missionrio da ltima hora, e em virtude disso, devemos pensar grande, entendendo que o nosso chamado no est limitado nossa terra nem a nossa gente, h um interesse no cu em que o mundo seja evangelizado, e no podemos perder de vista que os protagonistas desta misso somos ns, inobstante desenvolvermos atividades locais e nos preocuparmos com aqueles que esto ao nosso redor, devemos reafirmar o nosso compromisso com as misses transculturais, sob pena de vermos muitos dos nossos irmos de culturas diferentes indo para o inferno e ns enquanto igreja sermos responsabilizados, uma vez que tal condenao ser tambm fruto da nossa covardia e omisso. Devemos observar que uma vida compromissada com Deus no nem de longe uma vida ligada s tradies religiosas que s fazem produzir peso e enfado nos nossos irmos Temos nos preocupado demasiadamente com o nosso metro quadrado, nos esquecendo que a nossa relao horizontal influenciar em muito na nossa relao vertical. Devemos assumir o compromisso de viver uma vida santa sem perdermos o foco que somos humanos, e, conseqentemente, erramos, devemos ser reconhecidos como homens de Deus, sem prejuzo de vivermos uma vida contempornea e moderna. somos convidados a nos preocuparmos diretamente, enquanto lderes que seremos , com a sade do rebanho e no

com questes meramente espirituais que no produziro em nada frutos na vida eclesistica. Precisamos atualizar o discurso e o posicionamento da igreja quanto s questes que pautam os grandes debates nacionais e internacionais, devemos nos posicionar enquanto igreja e estarmos preparados para os avanos tecnolgicos e as influencias diretas que estes avanos tero no nosso dia-a-dia e na nossa vida crist.

Concluso No livro em tela, o autor: Pastor Caio Fbio, nos leva a pensar sobre questes atuais, e cotidianas que interferem diretamente na nossa vida crist. Uma crtica contundente a procedimentos e prticas que vo de encontro com a orientao da palavra de Deus, nos vemos confrontados com atitudes que pra ns, infelizmente, tornaram-se comuns, mas, precisamos nos despertar para os desafios que o tempo presente nos impe e entendermos que somos protagonistas de um novo tempo da igreja de Cristo na Terra. Vivemos um tempo onde muitas instituies, que, at ento eram a base da sociedade moderna, esto cada dia mais indo falncia, estamos em uma poca onde mais do que nunca repousa sobre os ombros da igreja responsabilidade por um mundo mais justo, mais tico, mais igualitrio, em detrimento de no alcanarmos os nossos objetivos espirituais. Somos uma nova gerao de evanglicos, uma gerao que no ser permitido repetir os mesmos erros que historicamente os protestantes cometeram, sob pena de no termos a oportunidade de repararmos tais erros. Podemos observar que, h muito tempo a igreja crist no vivia tantas oportunidades de pregarmos o evangelho a toda criatura, nunca tivemos tantos recursos e possibilidades, porm, muitas das vezes, temos deixado de lado a misso maior para discutirmos questes internas da igreja, que em nada interferir na salvao do mundo perdido, temos deixado de oportunidades grandiosas que o Senhor tem nos criado por uma total perda de foco da real misso da igreja de Cristo aqui na terra.

Vivemos uma hipocrisia religiosa, onde o esteretipo mais importante do que a vida com Deus, onde o status mais importante do que o fruto, estamos preocupados muitas das vezes com a quantidade de pessoas que freqentam as nossas reunies dominicais, ainda que durante a semana estas mesmas pessoas sejam protagonistas de uma vida totalmente fora dos parmetros cristos, estamos preocupados com a embalagem, enquanto que a recomendao bblica para que nos preocupemos com o contedo, perdemos nosso tempo em discurses doutrinrias menores, enquanto isto, muitas pessoas tm se desviado do caminho do evangelho, temos perdido muito tempo discutindo se as meninas da igreja podem usar cala ou saia, enquanto isto estas mesmas meninas esto engravidando e vivendo uma vida totalmente fora dos padres bblicos, s a titulo de ilustrar a nossa realidade. Que o Senhor, nestes ltimos dias tenha misericrdia de ns e nos levante com o compromisso santo de pregar o evangelho, de levar as boas novas do reino aos perdidos, sob pena de pesar sobre os nossos ombros esta responsabilidade. Que o Esprito Santo possa nos conscientizar da necessidade de pregarmos um evangelho atual, contemporneo, com aplicaes prticas para o dia-a-dia cada vez mais acelerado que o homem moderno vive, sem que com isso abramos mo de princpios bblicos inegociveis. Que tenhamos maturidade o suficiente para entendermos que os recursos que hoje esto disponveis devem ser usados como estratgia para que o reino de Deus avance contra o imprio das trevas. Que possamos conscientes da nossa misso, dos erros que temos cometido e dos desafios que nos esto sendo propostos, assumirmos o compromisso de

olharmos para dentro de ns, olharmos para dentro de nossas igrejas e olharmos para os nossos irmos e entendermos que temos a misso urgente de promovermos uma grande reforma nos nossos padres cristos e voltarmos os nossos olhos para a palavra de Deus, ato este que, sem dvida, ir nos possibilitar sermos protagonistas de uma histria de sucesso da igreja atual.

Seminrio Teolgico de Resende

Aluno: Jean Carlos dos Santos Silva

Trabalho realizado em cumprimento as exigncias da Disciplina Teologia Sistemtica I, ministrada pelo Pastor Alexandre Moura, Seminrio Teolgico de Resende.

RESENDE -2007/1-

Das könnte Ihnen auch gefallen