Sie sind auf Seite 1von 8

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO DE COIMBRA

OBSERVAO SEMANAL DE ESPCIES VEGETAIS Hortel-pimenta e Laranjeira

A. FIGUEIREDO

COIMBRA 2013

1. ESPCIES OBSERVADAS

O presente trabalho tem como objetivo fundamental a observao das alteraes morfolgicas de duas espcies de seres vivos vegetais. De seguida, so descritas algumas das propriedades e utilizaes que as plantas escolhidas por mim para o desenvolvimento deste projeto tm, para depois podermos passar descrio das observaes feitas semanalmente.

1.1. Hortel-pimenta A hortel-pimenta (Mentha x piperita) uma planta herbcea muito aromtica, da famlia das Labiadas, cultivada e subespontnea em Portugal. Hortel hbrida obtida do cruzamento (sexo) entre Mentha aquatica e Mentha spicata. usada popularmente como descongestionante nasal, antigripal, vermfuga, digestiva e analgsica. bastante usada como condimento. Possui mentol, substncia da classe dos terpenos originalmente extrada do leo essencial desta espcie.

1.2. Laranjeira Designao vulgar de plantas arbreas da famlia das Rutceas, do gnero Citrus. A laranjeira da espcie Citrus aurantium uma planta arbrea de copa arredondada e de tamanho mdio que pode ultrapassar os 8 metros de altura. As folhas verdes so elpticas, acuminadas e coriceas. As flores so pequenas, muito aromticas, hermafroditas, corola branca e possuem inmeros estames. O ovrio formado por cerca de 10 a 12 carpelos. A florao ocorre entre os meses de fevereiro e maro. O fruto um hesperdeo globoso, com a regio axial oca na maturao. O Citrus aurantium encontra-se disperso na Pennsula Ibrica onde muito cultivado pelos seus frutos e como planta ornamental. So bem conhecidas as aplicaes da laranja, como fruto inteiro ou em sumo, assim como as suas qualidades nutritivas, sobretudo no que diz respeito ao seu elevado teor em vitamina C.

Fotografias tiradas em: 11 de Maro de 2013 Observao: Na primeira etapa de observao, a hortel-pimenta j estava na quarta semana de crescimento depois de terem sido plantadas no vaso observvel na imagem as sementes desta espcie. Nesta fase a hortel apenas apresentava dois grandes caules (15 a 20 folhas por caule) e dois pequenos caules (8 a 10 folhas por caule) de onde nasceram algumas folhas. Observao: Esta uma laranjeira que d fruto praticamente o ano todo. No precisa de grande manuteno e, como tal, quase no se faz modificar de estao para estao. Nesta fase apresenta uma grande quantidade de laranjas maioritariamente na parte superior da rvore.

Fotografias tiradas em: 18 de Maro de 2013 Observao: Da primeira para a segunda semana possvel observar-se no s o crescimento dos caules a das folhas j existentes, como os novos caules (5 visveis) que comearam a romper da terra e que, muito provavelmente, iro dar origem a mais plantas desta espcie.

Observao: Esta semana no foi possvel observar-se um aumento das laranjas, mas sim das folhas que vo nascendo nos ramos da mesma.

Fotografias tiradas em: 25 de Maro de 2013 Observao: Os pequenos caules que na semana anterior nasceram da terra esto agora a crescer vagarosamente (6 a 8 folhas por caule). Os caules maiores tambm continuam a crescer e a fazer nascer novas folhas (25 a 30 folhas em cada um deles).

Observao: Devido ao mau tempo provocado pelos ventos e chuvas da semana anterior, mais de metade das laranjas caram por terra. Agora, a laranjeira apresenta um nmero mnimo de fruta, sem sequer se conseguir observar qualquer aumento nas folhas de cada ramo desta mesma rvore.

Fotografias tiradas em: 8 de Abril de 2013 Observao: Uma vez que na semana anterior no tinha tido possibilidade de fotografar nenhuma das plantas, em 15 dias o aumento da hortel-pimenta bastante significativo. Os caules continuam a crescer e a fazer nascer novas folhas em cada um deles (6 a 10 folhas nos caules mais pequenos e 25 a 30 folhas nos dois caules que nasceram mais precocemente). Observao: Uma vez que o mau tempo perdurou na maioria dos dias, o estado da laranjeira pouco ou nada se alterou ao que j havia sido notificado na observao anterior.

Fotografias tiradas em: 15 de Abril de 2013 Observao: O crescimento progressivo desta planta continua a ser gratificantemente observado. Os caules persistem em crescer assim como as folhas que se fazem ocupar dos mesmos (ainda 25 a 30 folhas nos caules de maior comprimento e 8 a 12 folhas nos caules mais pequenos).

Observao: O bom tempo parece estar finalmente a querer dar graas de si! A laranjeira deixa cair laranjas cada vez menos (uma vez que tambm j no existem muitas para cair) e na ponta das ramificaes continua a poder observar-se o nascimento de algumas folhas desta espcie.

Fotografias tiradas em: 22 de Abril de 2013 Observao: O nascimento de novas folhas cada vez mais evidente nos caules pequenos (podem contabilizar-se de 10 a 14 folhas), enquanto nos dois caules grandes as folhas contabilizadas so as mesmas da semana anterior.

Observao: Esta semana nada foi possvel observar em relao ao observado na semana anterior.

Fotografias tiradas em: 29 de Abril de 2013 Observao: O crescimento das folhas cada vez mais observvel no lado direito do vaso o que, ao contrrio do lado esquerdo, apenas se observa nos caules.

Observao: Comeam finalmente a poder observar-se os botes das pequeninas flores brancas que esta rvore d na Primavera (o que costuma acontecer ligeiramente mais cedo, este ano, devido ao mau tempo prolongado pela Primavera fora, sucedeu umas largas semanas mais tarde).

Fotografias tiradas em: 6 de Maio de 2013 Observao: A planta est cada vez mais bonita, cada vez maior e com cada vez mais folhas.

Observao: Nesta semana j possvel observar algumas pequenas flores a comear a abrir os botes que observmos na semana passada.

Fotografias tiradas em: 13 de Maio de 2013 Observao: Da semana anterior para esta apenas se conseguem observar o nascimento de 2 ou 3 folhas nos caules mais pequeninos. Nos restantes, pouco se alterou nestes ltimos dias.

Observao: Nesta semana, apesar de ao longe pouco ou nada parecer ter modificado, mais de perto j se conseguem ver mais alguns botes e os que j existiam a continuar a abrir em flor.

Fotografias tiradas em: 20 de Maio de 2013 Observao: Esta semana nada foi possvel observar em relao ao observado na semana anterior.

Observao: Esta semana a nica modificao observvel a de todos os botes de flor estarem completamente abertos. A laranjeira atingiu a sua fase primaveril em pleno!

Das könnte Ihnen auch gefallen