Sie sind auf Seite 1von 13

Odu Ifa Odu s Escrito por Obanise

DIZ-SE QUE, NOS PRIMRDIOS DOS TEMPOS, NO EXISTIA SEPARAO ENTRE O CU E A TERRA (ORUM-AIY) E QUE HAVIA UMA CONVIVNCIA NTIMA ENTRE OS ORIXS E OS SERES HUMANOS; TODOS PODIAM IR AO RUM E VOLTAR QUANDO DESEJASSEM. PORM UM CERTO DIA, O HOMEM DESONROU SEU COMPROMISSO COM LORUM, PECOU CONTRA O SUPREMO AO TOCAR O QUE NO PODIA SER TOCADO. E ASSIM, O MESMO DIVIDIU O CU E A TERRA. O PRIVILGIO DA LIVRE COMUNICAO DESAPARECEU EM TROCA DAS DIFERENTES FORMAS ORACULARES ESTABELECIDAS E LEGADAS POR ORUNMIL. Ods (signos de If), so pressgios, destinos, predestinao. Os ods so inteligncias que participaram da criao do universo; cada pessoa traz um od de origem e cada orix governado por um ou mais ods. Cada od possui um nome e caractersticas prprias e dividem-se em "caminhos" denominados "ese" onde est atado a um sem-nmero de mitos conhecidos como itn If. Os ods so os principais responsveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca. Os orixs no mudam o destino da vida e sim executam suas funes dentro da natureza liberando energia para que todos possam dela se energizar e encontrar seu caminho, O od o caminho, a existncia do destino o qual o orix e todos os seres esto inserido. Algum j escutou a seguinte frase ? -com o destino no se brinca... -sua vida esta escrita... -seu destino j estava escrito... E muitas outras frases populares que refere-se a od. Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, neste caso seu destino e sua conduta fogem as regras siderais (seguiu um caminho diferente dentro do estabelecido). Geralmente nestes casos, as mesmas tentem a sofrer decepes em sua vida em geral (amor, trabalho,famlia, sade, mortes prematuras, etc) So nesses casos que a espiritualidade pode ajudar, porm tudo que natural e de conformidade com o destino, no deve ser modificado. Ns quando nascemos, somos regidos por um od que representa nosso "destino" assim como o nosso caminho. Atravs de if, podemos averiguar o porque das situaes serem adversas as de sua vontade e se a mesma est em um caminho diferente ao destinado ou escolhido.

O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da consulta a if, o orculo, que se manifesta pelo jogo. If tem seu culto especfico e o mais alto cargo do culto de if o de Olwo, ttulo concebidos a alguns babalas. If o orix da adivinhao e para tudo deve ser consultado. Existem alguns tipos de jogo utilizado por Babalorixs e Ialorixs que no so os mesmos mtodos do opel if (utilizado pelos babalas em consulta a If), como o rosrio de if, o jogo de bzios (meridilogun), etc. No jogo de bzios (mais comum meridilogun) quem fala ex, so dezesseis bzios que podem ser jogados tambm pelos babalorixs e yalorixs. A consulta a if uma atividade exclusivamente masculina, mas as mulheres passaram a poder pegar nos bzios porque oxum fez um trato com exu, conseguindo dele permisso para jogar. O jogo de opel if baseia-se num sistema matemtico, em que se estabelece 256 combinaes resultantes dos 16 ods usados no jogo de bzios multiplicado por 16. Nada se faz sem que antes se consulte o orculo, quanto mais sria a questo a ser resolvida, maior a responsabilidade da pessoa que faz o jogo. Narram algumas lendas que if girou pelo mundo, deixando legados e ensinamentos a vrios povos de como manter comunicao com os deuses no run (cu), passando pelos rabes onde no foi aceito e vindo a se estabelecer definitivamente na frica, junto aos povos iorubs onde manteve seu legado ensinando aos sacerdotes como restabelecer a comunicao com seus antepassados. Assim ,aperfeioando um dos mais avanados mtodos de consulta existente. Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade: So criativos, persistentes e de excelente memria. Possuem forte intuio, so maus gostam de ficar ss, possuem aparncia descuidada, so egostas e medrosos. Tendem ao egosmo e ao individualismo. RESPONDE ESU. Era um pobre peregrino que vivia migrando. Permanecia em diversos lugares, mas, depois de fazer as plantaes, mandavam embora, ficando os donos das terras com tudo o que ele tinha feito. Por conselho de algum, esse homem foi um dia a casa de um olu, que lhe indicou um eb (oferenda). tendo tudo preparado, partiu o homem para a grande mata fronteiria e, l chegando deu incio ao servio. Mais tarde, ouvindo um barulho naquele lugar to impenetrvel, assustou-se. Era ogum, o dono dessa mata misteriosa. Chegando perto, ficou ogum espreitando o estranho, at que este, muito amedrontado, implorou misericrdia, perguntando a ogum se queria se servir de alguma coisa servida no eb. Que falasse sem cerimnia, pois estava tudo a sua disposio.

Ogum aceitou tudo o que havia ali e ficou satisfeito. Perguntou, ento, quem era to perverso a ponto de mandar o peregrino para aquela paisagem impenetrvel. O homem contou todos os percalos de sua vida. Ento, ogum, transfigurado, aterrorizante, bradou que ele pegasse o mari e fosse marcar as casas dos seus amigos, pois ele, ogum, iria aquela cidade noite destruir tudo o que l se achasse. Iria arrasar todos os haveres l existentes, at o solo. Dito e feito... Ogum acabou com tudo, exceto as casas e os lugares que tenha sido demarcados pelo homem com a colocao de mari em cima das portas. Tudo o que havia de riqueza ali ogum deu para ele, tudo mesmo, conforme tinha prometido.

o o o o o o o o o o o o o o o o Orixs
KNRN JK TGND RSN S BR D EJIONLE S FN WNRN EJLSEGBORA EJOLOGBN KA OBGND ALFIA

KNRN Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade: So criativos, persistentes e de excelente memria. Possuem forte intuio, so maus gostam de ficar ss, possuem aparncia descuidada, so egostas e medrosos. Tendem ao egosmo e ao individualismo. RESPONDE ESU. Era um pobre peregrino que vivia migrando. Permanecia em diversos lugares, mas, depois de fazer as plantaes, mandavam embora, ficando os donos das terras com tudo o que ele tinha feito. Por conselho de algum, esse homem foi um dia a casa de um olu, que lhe indicou um eb (oferenda). tendo tudo preparado, partiu o homem para a grande mata fronteiria e, l chegando deu incio ao servio. Mais tarde, ouvindo um barulho naquele lugar to impenetrvel, assustou-se. Era ogum, o dono dessa mata misteriosa. Chegando perto, ficou ogum espreitando o estranho, at que este, muito amedrontado, implorou misericrdia, perguntando a ogum se queria se servir de alguma coisa servida no eb. Que falasse sem cerimnia, pois estava tudo a sua disposio. Ogum aceitou tudo o que havia ali e ficou satisfeito. Perguntou, ento, quem era to perverso a ponto de mandar o peregrino para aquela paisagem impenetrvel. O homem contou todos os percalos de sua vida. Ento, ogum, transfigurado, aterrorizante, bradou que ele pegasse o mari e fosse marcar as casas dos seus amigos, pois ele, ogum, iria aquela cidade noite destruir tudo o que l se achasse. Iria arrasar todos os haveres l existentes, at o solo. Dito e feito... Ogum acabou com tudo, exceto as casas e os lugares que tenha sido demarcados pelo homem com a colocao de mari em cima das portas. Tudo o que havia de riqueza ali ogum deu para ele, tudo mesmo, conforme tinha prometido.

o
JK Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade - so geniosos e exigentes. Impem a sua vontade, por isso tambm adquirem muitos inimigos. So alegres e felizes porm quando nada lhes sai a contento, tornam-se sofredores. Possuem muito bom corao. So corajosos, briguentos, possuem iniciativa prpria, so ambiciosos. Responde Obaluaiye/Omulu

Dizem as histrias que havia diversos prncipes que disputavam o poder. Tambm havia outros fidalgos oriundos de diversas cidades. Entre estes, havia tela-ok, que era desprovido de todos os meios de subsistncia. E l um dia, enquanto roava, bem no lugar onde havia colocado o eb que ele tinha feito conforme a maneira decretada, tela-ok bateu com a enxada num forno enorme, que se abriu, causando-lhe grande espanto. Chamou os companheiros que estavam mais afastados, dizendo que tinha afundado no buraco da riqueza. Mas, em seguida, tendo ele reconhecido ser deveras um verdadeiro tesouro da fortuna o que encontrara, mudou repentinamente, dizendo que o que tinha encontrado era apenas um buraco cheio de orobs, e que estes eram to alvos que pareciam tratar-se de moedas. Claro que atravs deste caminho de od, entende-se que jamais devemos revelar de onde provem nossas riquezas e no o tanto o que temos, afim de evitar invejosos, perseguidores e ladres. TGND Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade- so pessoas conscientes que sua forca de vontade importante para o sucesso, persistncia e coragem para tirar melhor proveito das situaes, pessoas que usam muito a razo; em seu lado negativo, traz a mentira, falsidade, fingimento, avareza e falsa modstia. Responde Ogun

Dizem ter existido um senhor que, depois de ter estado muito bem, ficara num estado to precrio que, devido extrema misria em que se achava, viu-se forado a procurar todos os meios para no ps termo prpria existncia. Mas, tendo feito o que lhe determinaram fazer e tendo esperado a melhoria das suas coisas da vida sem ter algum resultado benfico, foi-se para o mato com uma corda, afim de se enforcar. Foi quando, de sbito, viu um pobre leproso que estava pelejando para botar a gua de um igbin (caramujo) na cabea. O homem que estava prestes a cometer a ao de suicidar-se, com grande admirao e louvor, levantou as mos para o cu, agradecendo a olorum (deus). Ele, que se julgava muito melhor do que aquele indigente leproso em semelhante estado de sade, voltou para casa bastante satisfeito e confortado com o que vira. Em pouco tempo, foi chamado para ocupar o trono de seu pai, que falecera. Nessa ocasio, no se esqueceu daquele leproso que estava ali abandonado. Assim que foi levado ao trono, mandou buscar o seu companheiro de infortnio naquele mau dia. Assim, ficaram ambos bem...

RS N Escrito por Obanise Xandi,',

Personalidade: as pessoas deste od pecam e sofrem por no guardarem segredo, exceto quando lhes conveniente- so faladoras generosas e francas; orgulhosas e exaltadas. Gostam de ajudar o prximo, inclinam-se ao ocultismo e aos mistrios. Responde Iyemoja Em um certo tempo um homem que se achava em situao to precria e em tal aperto, que no via de lado algum qualquer milagre que pudesse salv-lo. Ele resolveu ir at a casa de um olu fazer o eb (oferenda) indicado. Feito tudo...l se foi ele para um lugar reservado, acendeu o fogo, em seguida colocou as pimentas maduras no lume e ps-se a receber fumaa nos olhos. Em um dado momento, ia passando um prncipe reinante e herdeiro do trono. Observando aquela cena de sofrimento espontneo, admirou-se do tal sujeito,que, no dizer dele, estava procurando o meio mais curto possvel para pr termo existncia. O prncipe, condodo com aquilo, o fez chegar aos seus ps e indagou dele o que havia ou o que queria dizer aquilo. Sem demora, o homem historiou a razo daquele ato de castigar a si prprio. Tratava-se de compromissos inadiveis, que ele no podia cumprir. Disse o prncipe que, tendo pena dele, no consentiria tal cena. Tambm sem hesitao, o prncipe mandou-lhe uma verdadeira fortuna, com o qual o homem poderia viver toda a sua vida, sem o menor vexame.

S Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade: as pessoas deste od gostam de muito prazer; so pessoas bem influentes, charmosas, ambiciosas e perigosas, principalmente no amor. S pensam em lucro, so precipitadas no agir; perdem grandes oportunidades por existirem inimigos ocultos que impedem as vitrias. Tem o dom da feitiaria. So aplicados no trabalho. Sentimentais, amantes das descobertas e de experincias msticas e cientfica. So choronas e um pouco fanticas. Conta-se que um filho de orixal que se chamava dinheiro, que se dizia ser to poderoso que poderia dominar at mesmo a morte. Responde Osun

Este, fez uma oferenda indicada pelo babala e saiu maquinando como poderia

trazer preza a morte, conforme prometera diante de todos. Deitou-se na encruzilhada e as pessoas que passavam na estrada deparavam com um homem espichado no meio do caminho. Diziam uns: -Xi ! Est este homem esticado com a cabea para a casa da morte, e os ps para a banda da molstia e os lados do corpo para o lugar da desavena. Ouvindo tais palavras dos transeuntes, levantou-se o homem e disse, ento, com ironia: -J sei tudo o que era preciso conhecer. Estou com os meus planos j feitos. E l de foi ele direto para a fazenda da morte. Chegando no local, comeou a bater os tambores fnebres de que a dona da casa(sra. Morte) fazia uso quando queria matar as pessoas indicadas para morrer. Ela tinha uma rede preparada e, quando a morte aproximou-se, apressada , afim de saber quem estava tocando os seus tambores, o homem envolveu-se na rede e levou logo ao maioral orixal. Dizendo-lhe estas palavras: Aqui est a morte que eu lhe prometi trazer em pessoa vossa presena. Orisal, ento lhe disse essas palavras: -Vai-te embora com a morte e tudo de melhor e de pior que possa haver no mundo, pois tu s o causador de tudo o que h de bem e de mal. Some-te daqui e a leva embora e, ento, poders possuir tudo e conquistar o universo inteiro BR Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade: pessoas com temperamento um tanto estourado, so de extrema sinceridade; so um pouco tagarelas com habito de contar tudo o que ir ser feito, evitando assim a concretizao dos planos. Despertam antipatia e inveja das pessoas. So justas e tendem a possuir bens . Responde Sango, Logunede, Ososi Dizem que no principio do mundo, 15 dos 16 odus seguiram todos casa do Oluwo, afim de procurar os meios que os fizessem mudar de sorte, mas nenhum deles fez o que foi determinado pelo Oluwo. Obar um dos dezesseis odus existentes,no se encontrava no grupo na ocasio em que os demais foram consultar o olu. Sendo ele, porm, sabedor do ocorrido, apressou-se em fazer o que o olu determinara. E que os demais ods no fizeram por simples capricho da sorte. Obar com afinco fez o mximo que pode para conseguir seu desejo, dada a sua condio precria

(de pobreza). Como era de costume, os 15 ods de cinco em cinco dias iam casa de Olofin, e nunca convidavam obar , por ser ele muito pobre, tanto que olhavam para ele sempre com menosprezo. Pois, ento, foram a casa de olofim, jogaram e at altas horas do dia no acertaram o que queriam que Olofin adivinhasse e, com isso, acabou que todos eles se retiraram sem ter sido satisfeita sua curiosidade. Olofin, com desprezo, ofereceu uma abbora a cada um deles, e eles, para no serem indelicados levaram consigo as abboras ofertadas. No caminho, porm, algum se lembrou apontando para a casa de obar, de fazer ali uma parada, embora alguns fossem contra, dizendo que no adiantaria dar semelhante honra a obar, pois ele era um homem simples que nunca influa em nada. Mas um deles, mais liberal, atreveu-se a cumprimentar obara-meji com estas palavras: -Obar, bom dia ! Como vais de sade? Ser que hs de comer com estes companheiros de viajem? Imediatamente respondeu ele que entrassem e se servissem da comida que quisessem. Dito isso, foram entrando todos, eles que j vinham com muita fome, pois estavam desde a manh sem comer nada na casa de olofim. A dona da casa foi ao mercado comprar carne para reforar a comida que tinha em casa e, em poucas horas, todos almoaram vontade. Depois, obar convidou todos para que se deitassem para uma madorna, pois estavam todos cansados e o sol estava ardente. Mais tarde, eles se despediram do colega e lhe disseram: -Fica com estas abboras para ti . E l se foram satisfeitos com a gentileza e a delicadeza do colega pobre e, at ento, sem valia. Mais tarde, quando Obar procurou por comida, sua mulher o censurou por sua fraqueza e liberalidade, dizendo que ele tinha querido mostrar ter o que no tinha, agradando a eles que nunca olharam para ele, e nunca ligaram nem deram importncia ao colega. Porm as palavras de obar eram simples e decisivas. -Eu no fao mais do que ser delicado aos meus pares, estou cumprindo ordens e sei que fazendo estes obsquios, vir nossa casa prosperidade instantnea.

Finda explicao, Obar pegou uma faca e cortou uma abbora, surpreendendo-se com a quantidade de ouro e pedras preciosas que haviam dentro dela. Surpreso, e com muita felicidade, viu que em uma abbora havia lhe dado o ttulo de od mais rico, porm logo percebeu que haviam mais outras 14 abboras a serem abertas e em cada uma delas haviam outras riquezas em igual quantidade.

Obar comprou tudo que precisava, palcio e at cavalos de vrias cores. Da que estava marcado o dia para todos os ods irem novamente conferencia no palcio de olfim, como era de costume, j muito cedo, achavam-se todos no palcio, cada um no seu posto

junto a olofim. Quando obar veio vindo de sua casa com uma multido que o acompanhava, at mesmo os msicos de uma enorme charanga. Enfim, todos numa alegria sem par. De vez em quando, obar mudava de um cavalo para outro em sinal nobreza.

Os invejosos comearam a tremer e esbravejar, chamando a ateno de olofim que indagou o que era aquilo. Foi ento que lhe informaram que era obar. Ento perguntou olofim aos demais ods o que tinham feito com as abboras que presenteara a eles. Responderam todos que haviam jogado no quintal de obar. Disse ento olofim que a sorte estava destinada a ser do rico e prspero obar. O mais rico de todos os ods. D Escrito por Obanise xandi.'.

Personalidade: so pessoas comunicativas e fcil amizade, so sempre trados por amigos, so sentimentais, tem forte poder intuitivo e psquico. Quando espiritualizadas atingem posio de destaque na vida. Fora isso levam a vida em duras penas, tendo dificuldade de conviver com os impulsos. So desconfiados e ciumentos, possuem sorte para o jogo. Gostam de adivinhar ... Responde Esu e Omulu, Osala

Conta-se a histria de um homem que era escravo e um dia se viu abraado em um eminente perigo. Este homem foi amarrado por dele terem dito que cometera um crime. Segundo as leis daquela terra, botaram o homem num caixo grande todo pregado e deitaram a caixa rio abaixo. Por uma dessas coincidncias que sempre acontecem no destino* das criaturas, a correnteza lanou o caixo na praia duma cidade cujo o rei estava morto e enterrado, e onde os sditos ainda estavam guardando luto.

Acontece que ali haviam muitos prncipes com direito a sucesso imediata, mas sobre todos pesava alguma grave acusao, de forma que no se sabia como haviam de decidir o complicadssimo problema da sucesso do rei morto, como nunca jamais acontecera na histria do dito povo. Depois de muito cogitar do assunto, foi decidido que marcassem um prazo para surgisse uma pessoa estranha quela nao que assumiria o governo e seria o rei daquela terra da em diante.

Dito e feito, esse homem, que tinha antes do cativeiro feito uma oferenda que o babala determinara, veio ele se esbarrar, dentro do caixo, na praia de ibim, onde

o acolheram e imediatamente o elegeram rei daquele povo. Assim ficou ele sendo o venturoso rei de uma nao . Onde s o destino (od) poderia dar tamanha sorte ejionile Escrito por Obanise Xandi.'. Personalidade: so pessoas trabalhadoras, gostam de tudo rpido, exige anseio, limpeza; pessoas impulsivas; pessoas de esprito livre; enjoam de tudo facilmente; paixes violentas, so curiosos, adoram viajar. Responde Osala, Ososi Naquele tempo, mandaram todas as rvores fazerem oferendas a olorum (deus) mas nenhuma deu importncia ao conselho. Somente a cajazeira fez a oferenda. Da por diante, todas as rvores morreram sem delongas quando estavam deitadas, exceto a cajazeira, que mesmo deitada, cada ao cho, sempre grela e renasce. os Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade: so pessoas autoritrias, teimosas, brigonas; tendem a ter discrdias e rancores, possuem boas intuies e so voltados a grandes projetos de realizao pessoal. So daquelas pessoas que s acreditam vendo, porm quando acreditam possuem forte tendncia a lidar com o espiritual, so muito crticos metdicos e individualistas. Osala protege muito os seus filhos. Respondem - Iyami Osoronga, Osun, Oya e Iyemoja Conta-se que no princpio mandaram orumil fazer uma oferenda citada, porm, ele no o fez. Orisanla, sim, fez tudo conforme havia sido determinado. Num certo dia, veio muita gente que fugia apavorada, mas o chefe e maioral do lugar, como deveria ser, recebeu todos e os salvou das perseguies e eles, em gratido, entregaram-lhe tudo de valor que cada um trazia consigo, assim Orisanla ficou muito prspero no devido tempo. Ou quando chegara sua vez de ter tal fortuna. F N Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade: so pessoas importantes com grandes sensos comunitrios e de profundo saber prtico, experientes, rancorosos,teimosos, vingativos, com senso de justia muito imparcial, tendem obter sucesso aps meia idade, so envelhecidos internamente, aparentam possuir muita calma e pacincia. O sucesso material depende do sucesso espiritual. Responde Osala (todos)

Um dia foi marcado uma reunio entre todos os orixs, cada um tratou de realizar

as oferendas especificas afim que tudo transcorresse muito bem, orixal tratou logo de preparar a sua. Findando a feitura da oferenda, entregaram a orixal panos brancos para ele fazer um vesturio e penas de papagaio da costa para ele colocar em sua cabea. Assim feito tudo, chegou o dia da grande reunio em que todos os orixs se apresentaram.

Orisanla (Osala) apareceu de uma forma to maravilhosa em suas vestes novas, como se fosse iluminado pelos raios do sol. Assim, todos foram se curvando diante de tamanho brilho da aurora nascente, juraram fidelidade e lhe deram tudo o que possuam, com a palavra de o adorarem para sempre... wnrn Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade: so pessoas de certa forma 'perigosas", obstinados por sucesso, felizes quando buscam profisses liberais que atuam junto ao pblico. Possuem muita energia, disposio; esto em constante movimento, agito. So muito nervosos. Possuem sorte na vida, porm so extremamente vingativos e defendemse atacando. Responde Egungun (Egun), Oya. Em certo dia, uma mulher muito fiel a Orisa fora numa fonte lavar roupa levando consigo sua criancinha. L havia outra mulher invejosa que, vendo que ela estava distrada com a sua ocupao, tentou lanar a criancinha da outra numa bacia d'gua. Mas outra mulher ainda, ouvindo o chorinho da criana, correu para ali e a tirou de dentro d'gua, salvando-a do perigo, antes mesmo de sua me se der conta. Do horror que acontecia. Assim se v o ponto onde uma pessoa m pode chegar... E tambm o quanto podemos contar com a ajuda e proteo atravs de oferendas especficas. EJLSEGBOR A Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade: so pessoas barulhentas, intrigantes, gostam de intrigas, orgulhosas, vaidosas ao extremo, prepotentes, autoritrios, volveis e sovinas. Gostam de manipular as pessoas e as situaes. Possuem forte tendncia a obter altas posies na sociedade, possuem tendncias a vcios, difcil de se arrepender de suas atitudes, a vitria faz parte de sua vida, venha como vier. Porm tambm no esto livres do fracasso, pois assim como se sobe, tambm pode-se descer.

RESPONDE SANGO EJOLOGB N Escrito por Obanise Xandi.'.

PERSONALIDADE: so teimosos, rancorosos, humildes, impacientes, zelosos, dceis, conservadores. Possuem difcil trato, so bastante introspectivos. Em geral so pessoas com temperamento e aparncia de pessoas masi velhas. Tem pavor da morte. aparentam possuir uma felicidade que na verdade inexiste. RESPONDE NANAN E PROBLEMAS COM ANCESTRALIDADE ACENTUADAS KA Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade: Fazem boas amizades, so desconfiados, traioeiros. Possuem muita sorte relacionado ao dinheiro. So muito ativas, esto sempre em movimento(ao). So pessoas equilibradas, preocupam-se com o bem estar de outrem, possuem muita liderana e facilidade de aprendizado, portanto adoram aprender e a ler (inteligentes) Responde Osumare OBGND Escrito por Obanise Xandi.'.

Personalidade: so pessoas com grandes dificuldades em relacionamentos amorosos, levam vida agitada, so batalhadoras; possuem personalidade forte e exigente. So muitas vezes incompreendidas e vingativas. Tambm so muito trabalhadoras e portanto so favorecidas nos negcios, (com pouco lucro, sucesso) mas com muita luta tendem a vencer. Responde Osun, Ogun e Oba

ALFI A Escrito por Obanise Xandi.'.

NO POSSUI REGNCIA DE ORISA DEFINIDA. PORTANTO NO PODE SER ASSOCIADO A NENHUM ORISA. SO PESSOAS QUE ALCANAM TRIUNFO EM TUDO, LUCROS, HERANAS, VIAGENS, FELICIDADE, BOAS PROPOSTAS.. SO PESSOAS QUE SEMPRE PRECISAM DE ORIENTAO ESPIRITUAL.

Das könnte Ihnen auch gefallen