Sie sind auf Seite 1von 21

Anotadas do 4 Ano 2007/08 Disciplina: Neurologia

Data: 15 de Outubro de 2007 Prof.: Jos Pimentel

Tema do Seminrio: Avaliao do Doente Neurolgico Autores: Vnia Gonalves e Lcia Nascimento Equipa Revisora: Carlos Vila Nova e Pedro Freitas

Temas da Aula
Introduo Histria Clnica
Histria Actual Antecedentes Pessoais Antecedentes Familiares

2 3
3 5 6

Exame Neurolgico Exames Complementares Topografia da Leso


Hemisfrios Cerebrais Gnglios da Base Tronco Cerebral Cerebelo Medula Espinhal Nervo perifrico Msculo

7 10 11
11 14 15 17 19 20 21

Bibliografia
Anotada correspondente de 2006/2007, Mrio Mendona e Antnio Pereira Ferro J., Pinto F. Semiologia Neurolgica Snell R. Neuroanatomia Clnica

Pgina 1 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

Introduo
O objectivo em Neurologia prende-se com trs parmetros essenciais: 1. Diagnstico 2. Tratamento 3. Prognstico Relativamente ao diagnstico, este visa responder s perguntas: Onde est a leso? Qual o tipo de leso? Deste modo, pode-se determinar: local da leso encfalo, medula espinhal, nervo perifrico, placa neuro-muscular, msculos e meninges; tipo de leso vascular (incio agudo), desmielinizante (evoluo por surtos), tumor/expansiva (evoluo gradual), infecciosa/inflamatria (incio agudo ou subagudo), degenerativa (evoluo crnica, com envolvimento simtrico de mltiplos sistemas), traumtica, txico/metablico e malformativa. As leses vasculares seguem, geralmente, uma apresentao clnica tpica, enquanto que as leses desmielinizantes atingem predominantemente um grupo etrio ou sexo, manifestando-se de maneira especfica. As leses degenerativas mais frequentes dizem respeito s doenas de Parkinson e Alzheimer, sendo de natureza crnica e progressiva. A principal causa das leses txico-metablicas o alcoolismo, com consequente encefalopatia alcolica. O diagnstico obtido pela: 1. Histria clnica, de onde se extrai a histria actual, antecedentes pessoais e familiares; 2. Observao geral (onde se incluem gestos mdicos como a inspeco, palpao, percusso e auscultao); 3. Observao neurolgica; 4. Exames complementares.

Pgina 2 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

Histria Clnica
HISTRIA ACTUAL
necessrio determinar quais os sintomas neurolgicos presentes, isto , os sintomas que cubram todo o neuroeixo (SNC), SNP e placa neuro-muscular: Cefaleias Determinando-se o tipo e se so acompanhadas por aumento da presso intracraniana1. Perturbaes da Viso Pesquisando-se se h uma diminuio da acuidade visual, defeito do campo visual (hemianpsia, escotoma, estreitamento), diplopia, etc. Perturbaes da Audio Vertigens/Tonturas As vertigens definem-se como uma sensao desagradvel e ilusria de deslocao, movimento, do prprio em relao ao ambiente ou vice-versa (devendo-se, neste caso, investigar uma disfuno vestibular e se sbita, intensa e acompanhada de vmitos). A tontura uma designao inespecfica, que pode significar desde vertigem a sensao de perda de conhecimento eminente, dificuldade de concentrao ou de organizao do pensamento, sensao de cabea leve ou oca e alterao transitria da conscincia (doentes com crises epilpticas do tipo ausncias ou parciais com sintomatologia psquica tambm usam o termo tontura para descrever essas crises). Perturbaes da Conscincia Disfagia A disfagia neurolgica mais propensa para lquidos. Disartria No permite localizar a leso. Disfonia Dispneia
1

os 4 Ds do bulbo

Ver aula sobre cefaleias.

Pgina 3 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

Disfasia Indica leso nos hemisfrios cerebrais. Perturbaes Esfincterianas Incontinncia ou reteno. Perturbaes Sensitivas Como dor (sintoma positivo) ou parestesias2 (sintoma negativo). Diminuio da Fora Muscular Proximal ou distal. Perturbaes Autonmicas Como sudao excessiva, palpitaes, diarreias, podendo ser provocadas por polineuropatias, como a Polineuropatia Amiloidtica Familiar3. Perturbaes da Esfera Sexual Em regra geral, cada um destes sintomas traduz a disfuno de uma determinada estrutura, sistema ou via do neuroeixo: afasia e/ou epilepsia leso do hemisfrio cerebral esquerdo (se a pessoa for dextra); ataxia leso cerebelosa; diplopia leso no tronco cerebral ou na emergncia de um dos nervos oculares (III, IV e VI pares); paresia leso da primeira ou segunda via da motilidade voluntria; hemiplegia leso subcortical (via piramidal).

ainda fundamental pesquisar sintomas e sinais resultantes de complicaes neurolgicas de doenas sistmicas, como a hipertenso arterial (HTA), diabetes, vasculites e doenas auto-imunes, que possam estar implicadas na histria actual. Pode-se tomar como exemplo uma metstase no SNC de uma neoplasia extracerebral, ou ainda repercusses do alcoolismo no sistema nervoso.

2 3

Parestesia sensao anormal de picada, formigueiro, impresso de pele enrolada. Tambm conhecida como paramiloidose ou doena dos pezinhos.

Pgina 4 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

ANTECEDENTES PESSOAIS
Os antecedentes pessoais a recolher so idnticos aos de qualquer histria mdica, sendo necessrio, no entanto, dar especial nfase s doenas que possam ter repercusses no sistema nervoso. Pode-se tomar como exemplos (alguns j referidos anteriormente): A HTA, tabagismo, doenas cardacas, entre outras, que podem culminar em AVCs. A Diabetes tambm um factor predisponente para AVCs e pode ainda conduzir a quadros clnicos de polineuropatias, com diminuio da fora e perda da sensibilidade dolorosa nos membros inferiores, com possveis ulceraes. Traumatismos crnio-enceflicos (TCEs), AVCs, tumores, perodo perinatal e convulses febris so possveis causas de epilepsia. No entanto, os TCEs tm de ser bastante graves, nomeadamente com perda de conhecimento e/ou amnsia, com fractura craniana. Neoplasia Sistmica, com complicaes neurolgicas inerentes clnica do tumor intracerebral. A SIDA pode estar associada a AVCs, tumores (como o linfoma) e principalmente infeces (como a toxoplasmose). Uma Infeco Viral pode ser responsvel por quadros de meningite, de polineuropatia (sindroma de Guillain-Barr4) ou ainda de miopatia.

O sindroma de Guillian-Barr uma polineuropatia, de natureza auto-imune, precedida em 75% dos casos por uma infeco viral.

Pgina 5 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

ANTECEDENTES FAMILIARES
H que ter em conta que certas patologias neurolgicas podem estar associadas a factores hereditrios. Da a importncia da recolha dos antecedentes familiares. So exemplos dessas patologias: Algumas doenas degenerativas presentes na famlia, como ataxias espinho-cerebelosas podem indiciar presena de uma ataxia pura, progressiva ou evolutiva. A Paramiloidose Familiar pode estar associada a polineuropatia sensitiva e autonmica, com falta de fora e de sensibilidade, vmitos, diarreias e mialgias. Cefaleias enxaquecas. Casos de convulses na famlia podem indiciar alguns tipos de epilepsia. Se houver tremor familiar, podem-se encontrar tremores de aco no indivduo em causa. Oligofrnia doenas metablicas. Quadro extrapiramidal em adolescente doenas metablicas.

Pgina 6 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

Exame Neurolgico
O exame neurolgico deve ser o mais completo possvel, percorrendo o doente da cabea aos ps. No h uma maneira correcta para realizar o exame, tendo cada observador a sua prpria sistematizao. No entanto, aconselhvel inici-lo pelo estudo das estruturas nervosas/sistemas/vias que a histria clnica sugere, e s depois seguir para o restante exame. Um exame neurolgico pode seguir a seguinte sistematizao: 1) Testar as funes nervosas superiores/estado mental Devem-se fazer perguntas fceis, que indiquem o grau de orientao no espao e no tempo, inteligncia, ateno, etc.

2) Testar os pares cranianos I Olfactivo Acuidade olfactiva: deve-se testar com substncias que tenham odor conhecido e forte, como caf. Pode estar afectado em casos de tumores acima da rbita ocular que comprimam o bulbo olfactivo. II ptico Campimetria (campos visuais podem ser testados por confrontao); Fundoscopia com fundoscpio ou biomicroscpio; Acuidade visual. III, IV, VI culo-motores Movimentos oculares conjugados; III par: dimetro pupilar, plpebras, reflexo fotomotor (contraco directa e consensual das pupilas, aquando da incidncia directa de um foco luminoso) e de acomodao (fenmenos de miose e midrase, bem como a acomodao do cristalino, consoante o objecto focado se aproxima ou afasta do observador).

Pgina 7 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

V Trigmio Sensibilidade da face; Msculos da mastigao; Reflexo crneo; Reflexo masseteriano. VII Facial Musculatura da mmica facial pedir ao doente todos estes movimentos: enrugar a testa, fechar e abrir os olhos, mostrar os dentes, assobiar e desviar os cantos da boca para baixo. VIII Vestibular / Auditivo Vias vestibulares prova dos braos estendidos (doente desvia os braos no sentido da leso), marcha (dirige-se tambm no sentido da leso), nistagmo (quando se pede para o doente olhar o dedo a 45 da cabea, este faz um movimento ininterrupto dos olhos para esse lado), prova de Romberg vestibular (doente com os olhos abertos, mos ao longo do corpo, ps juntos nos calcanhares, sendo os casos patolgicos evidenciados por oscilaes laterais ou ntero-posteriores). Acuidade auditiva prova do relgio, prova da voz ciciada, testar a transmisso das vias areas e sseas. IX e X Glossofarngeo/ Vago Reflexo farngeo/tosse (tronco cerebral) e mobilidade da vula, do vu do paladar e das cordas vocais (voz bitonal no caso da leso das cordas vocais). XI Espinhal Fora dos trapzios e esternocleidomastoideus. XII Hipoglosso Observao de atrofias e fasciculaes da lngua; mobilidade da lngua (protuso da lngua; movimentar a lngua para a esquerda, direita, cima, baixo, e movimentos circulares; empurrar a lngua contra a bochecha).

Pgina 8 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

3) Verificar a presena de Atrofias; Movimentos involuntrios; Tnus; Fora muscular dos membros; Fasciculaes No caso da fora muscular, primeiro avalia-se globalmente a fora dos membros superiores (prova dos braos estendidos) e membros inferiores (prova de Barr e Mingazinni5). Depois, segue-se a avaliao segmentar (em cada um dos grupos musculares). No caso do tnus, o doente pode apresentar hipertonia, que se divide em: rigidez, com o sinal da roda dentada, mais evidente na velocidade de pesquisa lenta, surge nas leses extrapiramidais, como na doena de Parkinson; espasticidade, com o reflexo da navalha de mola, mais evidente na velocidade de pesquisa rpida e caracterstico das leses piramidais. 4) Reflexos Reflexos cutneos, osteotendinosos (ROT leso do primeiro ou segundo neurnio) e patolgicos (reflexo de Babinsky). 5) Sensibilidade Sensibilidade dolorosa, trmica, tctil e profunda (proprioceptiva e vibratria). 6) Coordenao motora Provas dedo-nariz e calcanhar-joelho (indiciam leso nos hemisfrios cerebelosos); adiadococinese (incapacidade de realizar movimentos alternados rpidos, como, por exemplo, barrar a manteiga no po); marcha. 7) Marcha Pode ser atxica, neuroptica, mioptica, etc. 8) Sinais menngeos Rigidez da nuca, sinal de Kernig (positivo quando h dor ao flectir a coxa sobre a bacia) e sinal de Brudzinski (flexo dos membros inferiores quando se pesquisa a rigidez da nuca).
5

Na prova de Barr o doente deita-se em decbito ventral, flecte as pernas de modo a formarem um ngulo recto com o plano do leito. A prova de Mingazinni efectua-se com o doente em decbito dorsal com os olhos cerrados, as coxas flectida, e as pernas no plano horizontal.

Pgina 9 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

Exames Complementares
Os exames comlementares so pedidos de acordo com a suspeita levantada pela histria e exame neurolgico: Puno Lombar (PL) Em casos de meningite ou hemorragia menngea; absolutamente contra-indicada a sua realizao quando h leso a ocupar espao intracraniano (fazer TC antes da PL), e quando h sinais de hipertenso intracraniana (nuseas, vmitos, cefaleias e sinais neurolgicos focais). Ressonncia Magntica Nuclear (RMN) Para tumor, esclerose em placas, etc. Tomografia Computorizada (TC) Para traumatismos crnio-enceflicos (TCE), acidentes vasculares cerebrais (AVC), etc. Angiografia Malformaes vasculares e rupturas de aneurismas. Doppler carotdeo

Podem ainda pedir-se exames neurofisiolgicos: Electroencefalografia (EEG) No caso de epilepsia, entre outras patologias. Electromiografia (EMG) Em miopatias e polineuropatias. Potenciais evocados Para esclerose em placas. Alguns diagnsticos dispensam exames deste tipo, como o caso das enxaquecas.

Pgina 10 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

Topografia da Leso
As alteraes neurolgicas podem ser sistematizadas de uma perspectiva topogrfica, tendo em conta as vrias estruturas do SNC.

HEMISFRIOS CEREBRAIS

Fig.1 Cortx funcional

A presena de leso nos hemisfrios cerebrais (fig.1) pode ser evidenciada pelas seguintes alteraes neurolgicas: Envolvimento de funes corticais: Disfasia (leso da rea de Broca provoca a afasia de Broca: perda da capacidade de produzir a fala, sem estar afectada a compreenso da linguagem oral e escrita); Apraxia (perda da habilidade para executar movimentos e gestos

precisos, apesar do doente ter a vontade e a habilidade fsica para os executar) leso no lobo parietal; Agnosia (perda da capacidade de reconhecer objectos, pessoas, sons, formas) uma leso na rea auditiva secundria, far com que o doente perca a capacidade de interpretar/reconhecer sons, apresentando, desta forma, uma surdez para palavras/agnsia verbal acstica; Neglect (incapacidade em atender, explorar, responder ou orientar-se para estmulos presentes no hemiespao ou no hemicorpo contralateral) hemicorpo esquerdo, na sequncia de uma leso do hemisfrio direito.
Pgina 11 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico


6

Mono ou hemiparesias . Mono ou hemiplegias7. Hemi ou monohipoestesias/anestesias dolorosas

Um doente que apresente alteraes da sensibilidade, como anestesia nos membros inferiores/superiores, dever ter uma leso entre o tlamo e a cpsula interna.
Defeitos nos campos visuais hemianpsia homnima

Consiste em no ver metade do campo ocular em ambos os olhos, resultante da leso do crtex visual primrio.
Sindromas lobares Conjunto de sintomas, resultante da leso de determinadas reas dos lobos cerebrais. So exemplos de sindromas do lobo frontal, o sindroma frontoorbitrio, cuja principal caracterstica a desinibio, e o sindroma da convexidade, que provoca alteraes da personalidade, entre outros8.

Homnculo motor

Cpsula interna joelho e 2/3 anteriores da parte posterior P do pednculo parte mdia Protuberncia disperso das fibras do feixe piramidal

Fig.2 Reviso do percurso do feixe piramidal. Abaixo das pirmides, o feixe piramidal em parte cruza-se com o do lado oposto, formando o feixe piramidal cruzado. As fibras que no se cruzam formam o feixe piramidal directo.

Paresia diminuio da fora muscular num ou mais membros, msculos ou grupos musculares. Hemiparesia falta de fora no membro superior ou inferior de um lado do corpo. Monoparesia falta de fora num s membro. 7 Plegia ou paralisia abolio da fora muscular. 8 Para saber mais sindromas, ver a partir da pg. 108 do captulo Sindromas dos Lobos dos Hemisfrios Cerebrais do livro Semiologia Neurolgica.

Pgina 12 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

Observando a figura 2, compreende-se que: Uma leso no crtex ir provocar uma monoplegia/paresia s ir ser afectado uma poro de um lado do corpo (brao face, mo, p), correspondente parte do homnculo motor que ficou lesada. Uma leso entre a rea motora e a cpsula ir provocar uma monoparesia ou hemiparesia desproporcionada pode ser afectado, por exemplo, apenas uma mo (monoparesia) se a leso for mais prxima do cortx, ou, caso a leso seja mais afastada deste, ser afectado todo o lado esquerdo do corpo, com predomnio, por exemplo, do membro inferior (hemiparesia desproporcionada). De notar que no ocorre plegia. Uma leso na cpsula interna ir provocar uma hemiparesia/plegia pelo facto de todas as fibras da via piramidal passarem todas juntas na cpsula interna, a leso nesta zona ir provocar falta/ausncia de fora do hemicorpo oposto (hemiparesia/plegia). Por exemplo, num doente que apresente uma hemiplegia direita com paralisia facial central no mesmo lado, a paralisia no corresponde a leso na rea motora do crtex. Nestes casos de paresias ou plegias proporcionadas, a leso est presente na cpsula interna. Uma leso no tronco cerebral ir provocar um sindroma alterno medida que a via piramidal desce pelo tronco cerebral, vai inervando vrios pares cranianos, cujas fibras exercem uma inervao homolateral. Deste modo, do lado lesado h uma paralisia de um par craniano e do lado contrrio uma hemiparesia (sindroma alterno). Exemplo leso do feixe piramidal no tronco cerebral ao nvel do ncleo esquerdo do motor ocular comum (III) ir provocar hemiplegia direita, com paralisia ocular esquerda.

Pgina 13 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

GNGLIOS DA BASE
Os ncleos basais (fig.3) desempenham um papel preponderante no controlo da postura e movimentos voluntrios.

Ncleo caudado (cabea) Estriado Putamen Plido Substncia negra Ncleo subtalmico de Luys Fig.3 Gnglios da base Ncleos Basais

O desenvolvimento de alteraes no funcionamento dos gnglios da base podem levar aos seguintes sintomas: Movimentos involuntrios Tremor oscilao rtmica e mecnica de pelo menos uma regio funcional do corpo; nos sindromas parkinsnicos, ocorre um tremor essencialmente de repouso; Coreia movimentos rpidos e involuntrios semelhantes a uma dana, que ocorrem em vrias doenas, como na Coreia de Huntington; Atetose movimentos de contoro lentos e contnuos; Balismo movimentos involuntrios, abruptos, intensos e violentos.

Bradicinsia Diminuio da velocidade e da amplitude do movimento, ocorrente nos sindromas parkinsnicos. Hipertonia rgida9

J referida no exame neurolgico.

Pgina 14 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

TRONCO CEREBRAL
N. do motor ocular comum (III)

Mesencfalo

N. do pattico (IV) N. sensorial principal do trigmio (V) N. mesenceflico do trigmio (V)

Protuberncia

N. motor do trigmio (V) N. do motor ocular externo (VI) N. do facial (VII) N. coclear dorsal e vestibular (VIII) N. ambguo (IX, X, XI) N. dorsal do vago (X) N. do hipoglosso (XII) N. do feixe solitrio (VII, IX, X) N. espinhal do trigmio (V)

Bulbo

Fig.4 Ncleos dos pares cranianos no tronco cerebral

Fig.5 Ncleos do tronco cerebral Mesencfalo Ncleo vermelho (locus rubra) Substncia nigra (locus niger) N. do motor ocular comum (III) N. do pattico (IV) N. de Edinger-Westphal (III) N. mesenceflico do trigmio (V) Protuberncia N. do trigmio (sensorial principal e motor) (V) N. do motor ocular externo (VI) N. do facial (VII) Bulbo N. do nervo auditivo (cocleares ant. e post. e vestibular) (VIII) N. salivatrios superiror (VII) e inferior (IX) N. do feixe solitrio (VII, IX e X) N. ambguo (IX, X e XI) N. dorsal do vago (X) N. do hipoglosso (XII) N. espinhal do trigmio (V) N. espinhal do acessrio (XI)
Decussao das fibras da via piramidal

Pgina 15 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

Uma leso no tronco cerebral (figs. 4 e 5) pode provocar: Sindroma alterno Paresia de um nervo craniano ipsilateral10 e hemiparesia e/ou hemihipostesia contralateral. So frequentemente causados por AVCs isqumicos nas artrias vertebrais, basilares e seus ramos. Sindromas de paralisias mltiplas de pares cranianos As paralisias dos nervos cranianos podem combinar-se, quando as leses os atingem em regies comuns de passagem, constituindo sindromas caractersticos de algumas regies da base do crnio. Eis alguns exemplos: Sindroma do seio esfenoidal atinge os culo-motores (III, IV e VI nervos) e o ramo oftlmico do V par, que passam no interior do seio cavernoso; Sindroma da fenda esfenoidal lesa os mesmos nervos que no sindroma anterior, pois todos eles tambm passam pela fenda esfenoidal; Sindroma do vrtice da rbita lesa os mesmos nervos e o II nervo11. Sintomas e sinais especficos do tronco cerebral Disfagia; Disfonia; Dispneia; Diplopia.

10 11

Ipsilateral mesmo lado da leso. Para saber em pormenor os sindromas, ver pg.115 e 116 do captulo Sindromas de Paralisias Mltiplas de Pares Cranianos do livro Semiologia Neurolgica.

Pgina 16 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

CEREBELO

Fig.6 Anatomia do cerebelo

Classicamente, o cerebelo (fig.6) composto por: Paleocerebelo Constitudo pelo lobo flculo-nodular, com conexes essencialmente vestibulares. Arqueocerebelo Constitudo essencialmente pelo lobo anterior e que recebe os feixes espinho-cerebelosos. Neocerebelo Composto pelos lobos posteriores, recebe aferncias corticais atravs dos ncleos da protuberncia e envia eferncias para o crtex, atravs do ncleo rubro e do tlamo.

O paleocerebelo e o arqueocerebelo so responsveis, sobretudo, pelo equilbrio axial (marcha, tronco, cabea e movimentos oculares) e pelo tnus muscular. O neocerebelo controla o erro cortical (limita a extenso dos movimentos voluntrios), coordenando o equilbrio cintico.

Pgina 17 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

As

leses

no cerebelo podem

resultar num

sindroma cerebeloso,

caracterizado por: Ataxia Manifestada por disartria, dismetria, tremor intencional, adiadococinsia, assinergia e posta em evidncia pelas provas dedo-nariz, calcanharjoelho, movimentos alternados rpidos, marcha, fala... Hipotonia Num doente hipertnico, no h envolvimento do cerebelo. Reflexos osteotendinosos fracos

Existem vrios tipos de sindromas cerebelosos: Sindroma cerebeloso axial Ocorre alteraes do equilbrio axial: marcha de base alargada, vacilante, com oscilaes para o lado da leso (marcha atxica), pode ocorrer tendncia para cair para a frente ou para trs, dificuldade em manter a cabea estvel, em manter o tronco erecto, nistagmo, etc. Pode estar afectado o paleocerebelo e/ou o arqueocerebelo. Sindroma cerebeloso apendicular Ocorre alteraes de coordenao: consta de ataxia dos movimentos, principalmente distais, dos membros homolaterais. Pode estar afectado o neocerebelo. Sindroma pancerebeloso Os sinais de disfuno cerebelosa so bilaterais, e afectam a marcha, o tronco e os membros. Ocorrem alteraes nos movimentos oculares e disartria.

Pgina 18 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

MEDULA ESPINHAL
Substncia Cinzenta
Feixes de Goll e Burdach (sensibilidade profunda: postural e vibratria) Feixe piramidal + Feixes espinho-cerebelosos (sensibilidade muscular e tnus)

Susbtncia Branca
Cordes posteriores

Corno posterior Onde entra o axnio do 1 neurnio da via da sensibilidade

Cordes laterais

Corno anterior Onde se inicia o 2 neurnio da via da motilidade

Feixe espinho-talmico (sensibilidade trmica-lgica)

Cordes anteriores

Fig.7 Corte transversal da medula espinhal. A organizao diferente nos cordes posteriores e nos laterais. Nos primeiros, as fibras, medida que vo entrando, empurram as dos segmentos inferiores para dentro. Assim, as fibras sagradas (S na figura) so as mais medianas, as cervicais (C na figura) so as mais externas. Nos segundos, a organizao inversa (as fibras sagradas so as mais externas).

As leses medulares (fig.7) provocam o sindroma medular, caracterizado por: Alterao da fora (para ou tetraparesias/plegias) Devida a leso dos feixes piramidais, acompanhada de espasticidade (fenmeno da navalha de mola) e ROT vivos. Caso a leso seja aguda, existe hipotonia e ROT fracos, ou abolidos. Nvel de sensibilidade Presena de linha ou banda de hipersensibilidade, correspondente ao nvel da leso, abaixo da qual h uma alterao sensitiva. Perturbaes esfncterianas e da esfera sexual A incontinncia ou reteno urinrias, menos habitualmente ou mais tardiamente, rectal, bem como as alteraes da potncia sexual, devem-se ao envolvimento das fibras medulares autonmicas. Sindromas medulares especficos Consoante as caractersticas da leso na medula, desenvolvem-se sindromas medulares especficos12.

12

Descritos na pg. 104 do captulo Sindromas Medulares, do livro Semiologia Neurolgica.

Pgina 19 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

NERVO PERIFRICO
Quando o nervo perifrico (segundo neurnio da via da motilidade) afectado, pode-se obter uma mononeuropatia (um s nervo raquidiano afectado), uma polineuropatia (vrios nervos raquidianos afectados) ou uma neuropatia motora ou sensitiva, consoante a clula afectada seja do corno anterior ou posterior da medula13. O sindroma polineuroptico caracterizado por: Diminuio da fora Paresias/plegias (mono, para ou tetra) simtricas e assimtricas, frequentemente mais distais. O mais habitual paresia dos ps e pernas, seguido pelas mos, pois as fibras mais grossas e compridas so as mais susceptveis. Alteraes da sensibilidade Tambm so distais, com hipostesia ou anestesia em meia (membro inferior) ou em luva (membro superior). Alteraes autonmicas A leso do SNA provoca alteraes vasomotoras e da sudao, conduzindo a alteraes trficas (lceras e articulaes de Charcot articulaes que se tornam insensveis dor, o que leva sua destruio com os traumatismos repetidos). Estas alteraes trficas esto bem patentes nos doentes com polineuropatia diabtica. Restante sindroma do segundo neurnio As leses no segundo neurnio provocam: Abolio de todos os movimentos (voluntrios, automticos e reflexos), Hipotonia, Abolio dos ROTs, Atrofias musculares, Fasciculaes14.

13 14

Este tema ir ser mais pormenorizado na aula de Doenas Neuromusculares. Fasciculaes contraco involuntria rtmica e indolor de um feixe muscular, que no provoca movimento segmentar.

Pgina 20 de 21

Avaliao do Doente Neurolgico

MSCULO
Uma miopatia refere-se a qualquer doena dos msculos. O sindroma mioptico ou das doenas musculares consiste no seguinte conjunto de sinais e sintomas: Paresia/plegia dos pares cranianos Fraqueza muscular/paresia/plegia dos membros o sintoma predominante e tem, em regra geral, um predomnio proximal (ao passo que, nas neuropatias, tem um predomnio distal). Pode ser simtrica ou assimtrica. Devido fraqueza muscular ser essencialmente proximal, o sindroma mioptico causa a chamada marcha mioptica (marcha de balanceio de plvis, semelhante a um pato a andar). A falta de fora proximal dos membros faz com que o doente, quando se tenta levantar, o faa por etapas: primeiro pe as mos no cho, depois nos joelhos, de seguida nas coxas manobra de Gowers. Diminuio do tnus muscular Diminuio dos reflexos osteotendinosos Mas sem abolio destes. Dores e cibras Dor palpao das massas musculares Atrofia muscular Pseudo-hipertrofia muscular Pode ocorrer em vez da atrofia muscular; o msculo aumenta de volume por fibrose, o que lhe confere uma consistncia aumentada palpao. Miotonia Incapacidade de relaxao muscular rpida e completa aps uma contraco. Por exemplo, dificuldade em abrir a mo, depois de a fechar. Mioqumia Contraco involuntria repetida de um msculo ou parte de um msculo.

Pgina 21 de 21

Das könnte Ihnen auch gefallen