Sie sind auf Seite 1von 9

Libertando-se do Medo!

(Freedom from Fear!) Arquivo do Texto Simples + ndice dos Sermes em Portugus + Capela + Subscrio + Copyright

Por David Wilkerson 26 de outubro de 1998 __________ As economias das naes esto enfraquecendo e se desintegrando, e o medo est aumentando no mundo inteiro. E agora, como este movimento continua, estamos testemunhando as palavras que Jesus pronunciou: "...sobre a terra, angstia entre as naes em perplexidade...homens que desmaiaro de terror e pela expectativa das cousas que sobreviro ao mundo; pois os poderes dos cus sero abalados." (Lucas 21:25-26). Cristo est nos advertindo, "Sem confiana em mim, multido de pessoas iro literalmente morrer de medo!" Porm, para os seguidores de Jesus, que acreditam nas promessas protetoras de Deus aos seus filhos, h uma libertao gloriosa de todo o medo. De fato, todos aqueles que esto sob o domnio de Cristo, jamais temero se simplesmente agarrarem-se ao seguinte segredo: a verdadeira libertao do medo se d quando h uma entrega total da vida nas mos de Deus. Entregar nossas vidas aos cuidados de Deus um ato de f. Significa colocar nossas vidas completamente sob o Seu poder, sabedoria e misericrdia, para serem guiadas e preservadas exclusivamente de acordo com a Sua vontade. E, se assim o fizermos, o Deus do universo promete se responsabilizar totalmente por ns: nos alimentando, nos vestindo, nos abrigando e guardando os nossos coraes de todo o mal. Jesus deu o exemplo final deste tipo de renncia santa, quando foi para a cruz. Logo antes de entregar Seu esprito, Jesus clamou em alta voz, "...Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito..." (Lucas 23:46). Cristo literalmente ps a guarda, tanto da Sua vida quanto do Seu futuro eterno, em custdia do Pai. E, fazendo assim, colocou a alma de todas as Suas ovelhas nas mos do Pai. Voc pode querer saber: " Mas Jesus no disse que Ele tinha autoridade tanto para entregar a sua vida como para reav-la? (veja Joo 10:18). Se Ele tinha o poder para reaver Sua vida, porque a entregou para ser preservada nas mos de Deus?" A resposta bvia: Jesus fez isto para servir de exemplo para todos as Suas ovelhas!

1. Deus Tem Autoridade, Sabedoria, Boa Vontade e Amor Para Proteger Seu Povo Amado. Se esto nos pedindo para confiar nossas vidas a algum, ento temos que saber se este algum tem o poder de nos guardar de todos os perigos, ameaas e violncias. Caso contrrio, nossa confiana intil. Colocando de maneira simples, nosso Deus tem que ter a sabedoria e a autoridade para nos guiar, como tambm a uma incontvel multido, atravs das vrias crises e dificuldades. E Ele tem de cumprir esta orientao para com Seu povo em amor. Agora, se voc conhece o Senhor sob qualquer circunstncia, ento reconhece isto em Seu carter. Ele Todo-Poderoso, infinitamente sbio e um amigo que fica perto mais que um irmo. Na verdade Ele a essncia do amor. O apstolo Paulo escreveu, "...eu sei em quem tenho crido e estou certo de que ele poderoso para guardar o meu depsito at aquele Dia" (2Timteo 1:12). Paulo est dizendo, "Eu coloquei a minha vida nas mos de Deus. E estou convencido de que Ele no ir defraudar a minha confiana. Ao contrrio, fielmente cumprir Sua palavra no sentido de guardar-me porque pode e quer faz-lo. Esta tem sido a minha experincia com o Senhor!" Atualmente, como um tempestade acumula-se sobre a nossa nao, nossa escolha clara. Podemos entregar nossas vidas nas mos de Deus, ou ento nos responsabilizar pela nossa prpria proteo e guarda - uma tarefa impossvel quando Deus est abalando todas as coisas! O fato : nossa paz e satisfao sempre dependem de nossa submisso a Deus, no importa a circunstncia. O salmista escreveu, "Agrada-te do SENHOR, e ele satisfar os desejos do teu Corao". (Salmos 37:4)

Se voc Entregou a Sua Vida Totalmente Nas Mos de Deus, Ento Ser Capaz de Suportar Todo e Qualquer Sofrimento. No importa a calamidade que caia sobre voc, voc sabe que isto no uma condenao espiritual, porque voc barro nas mos do Pai. Ele quer que voc seja capaz de atravessar o seu dia-a-dia sem medo ou ansiedade, confiando totalmente no Seu cuidado. E a sua submisso a Ele tem um efeito prtico na vida - quanto mais submisso estiver aos cuidados e proteo de Deus, mais indiferente voc estar s condies ao seu redor.

Se voc se entregou a Ele, no tentar constantemente ficar imaginando como ser o prximo passo; no fcar assustado com as notcias horrorosas que o rodeiam; no ficar oprimido quando pensar nos dias que adviro, porque voc entregou a sua vida, a sua famlia e futuro nas mos seguras e amorosa de Deus. Eu pergunto o quo ansiosas e preocupadas, voc pensa que as ovelhas esto quando esto seguindo o seu pastor nos pastos abertos? Elas na verdade no esto nem um pouco preocupadas, porque se encontram totalmente submissas sua liderana. Igualmente, ns somos ovelhas de Cristo, que o nosso grande pastor. Assim, porque haveramos de nos preocupar ou de nos inquietar com a nossa vida e futuro? Ele sabe perfeitamente como proteger e preservar o rebanho dEle porque nos conduz com amor!

Como Est Sendo Realizada a Sua Entrega Nas Mos de Deus? Vemos na Bblia que sempre que algum se introduziu neste caminho de autoresignao, fez isto somente com grande seriedade de pensamento. fcil, de um modo geral, para os cristos hoje, dizerem "Que a vontade de Deus seja feita". Mas totalmente diferente para ns ter que submeter a Deus uma circunstncia particular. Na minha prpria vida, aprendi a confiar um problema de cada vez a Deus. Pense nisto: como posso dizer que confio em Deus em todas as coisas, se no provei que posso confiar nEle em apenas uma coisa? Dizer meramente as palavras "Confio completamente no Senhor" no suficiente. Tenho que provar isto inmeras vezes na minha vida, nas diversas reas e nas coisas cotidianas. Tambm, a entrega da nossa vida nas mos de Deus no pode ser forada. Ela deve ser uma renncia livre e desejada. H vrios exemplos bblicos de pessoas que falharam nisto. Considere o fara do Egito: somente quando no pde mais oferecer resistncia s pragas de Deus, foi que conformou-se em deixar Israel tomar o caminho do deserto. Igualmente, muitas pessoas hoje tm dito, "Eu renuncio, eu me entrego, eu confio," somente depois que viram que no havia outra soluo para o seu problema. Mas a verdadeira renncia que agrada a Deus aquela feita livre e prontamente, antes de no sabermos mais o que fazer. Ns temos que agir em concordncia com o Senhor, como Abrao fez, entregando sua vida a Deus como um cheque em branco deixando o Senhor preench-lo todo. Deus no aceitar menos do que nosso tudo neste caso. Se entregarmos nossa vida a Ele tibiamente, com algum tipo de reserva, somos to culpados quanto Ananias e Safira foram. Eles simulavam dar o seu tudo a Deus, mas na realidade retiveram

uma parte e pagaram com suas prprias vidas. Em resumo, nossa entrega a Deus deve ser incondicional. No pode haver imposies ou restries nas coisas do nosso Deus; temos que deixar todo o controle nas Suas mos. Agora, quando nos entregamos completamente nas mos de Deus, submetemos todos os nossos prprios pensamentos, comportamentos e vontades, e concordamos totalmente com a Sua sabedoria e verdade. Tal entrega por natureza um trabalho dirio e contnuo. No pode ser feita uma vez somente. Deus no se deixa iludir por nossas temporrias submisses em tempos de aflio, nem por nossa falsa obedincia. Embora o salmista diga que devemos confiar em Deus em todos os momentos, a nossa carne orgulhosa deseja manter o controle sobre a nossa vida. Ela constantemente tenta nos convencer de que podemos nos manter com nossos prprios esforos. E assim, no exato instante que nos entregamos completamente a Deus, nossa carne levanta a sua teimosa vontade, e rapidamente descobrimos a determinao do nosso corao em fazer o que ele quer.

Lanar-se Dependncia Completa de Deus Uma das Coisa Mais Difceis Que Ns Cristos Temos Que Fazer A renncia total a Deus uma tarefa impossvel que s pode ser feita pela f. No entanto, uma vez feita esta renncia santa ao Senhor, nenhuma dificuldade pode prevalecer sobre ns. A f em nosso Pastor nos sustentar, alma e corpo, atravs de todas as dificuldades, desnimos e impossiblidades naturais. Entretanto, temos que estar cientes, que uma vez feito este compromisso, ns acionamos um alto alarme no inferno. Logo que um cristo submisso entrega o controle ao Senhor, colocando todos os problemas de sua vida nas Suas mos, Satans se levanta para se opor a Ele com ferocidade. Veja o que aconteceu com Paulo: enquanto trilhava seu caminho farisaico, longe da vontade de Deus, ele no sentiu nenhuma oposio do inimigo. Mas quando colocou a vida inteiramente na custdia de Deus, foi implacavelmente esbofeteado e atacado. Igualmente, amado, se voc entrega tudo a Deus, ter a feroz oposio de todos os poderes das trevas. Satans erguer montanhas de situaes amedrontadoras diante de voc, tentando dirigi-lo incredulidade. Ele inundar sua mente e seu corao com dvidas e medos que nunca tinham aparecido antes. Sua estratgia simplesmente direcionar o seu olhar para "como as coisas vo ficar ruins" afastando-o das promessas de Deus de proteg-lo de qualquer crise.

Eu senti, muitas vezes, esta luta ao longo dos meus anos de ministrio. Quando tempos difceis vieram, dvidas apareceram no meu corao e sussurraram acusatoriamente, "Bem, David, o que far agora? Como voc ser preservado nesta crise? Qual o seu plano de sobrevivncia?" Satans far qualquer coisa para manter nosso enfoque longe de Jesus! Ns tambm sabemos pelas escrituras que todos aqueles que se comprometem a seguir Cristo experimentam este tipo de tentao.

O Medo Inevitavelmente Vir Sobre Voc Quando a Tempestade Chegar. Os profetas bblicos nos advertiram que quando vssemos Deus abalando os povos, e tempos perigosos sobreviessem, nosso homem natural temeria grandemente. Ezequiel perguntou, "Estaro fortes as minhas mos, nos dias em que eu vier tratar contigo?" (Ezequiel 22:14). Quando Deus avisou No sobre a vinda do Seu julgamento e lhe disse para construir uma arca, No "agiu com temor" (Hebreus 11:7). At mesmo o ousado e corajoso David disse, "Arrepia-se a carne com temor de ti, e temo os teus juzos." (Salmos 119:120). E quando o profeta Habacuque viu desastrosos dias sua frente, gritou, "Ouvi-o, e meu ntimo se comoveu, sua voz, tremeram os meus lbios; entrou a podrido nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silncio, devo esperar o dia da angstia..." (Habacuque 3:16). Por favor, perceba medida que l estas passagens: o medo que sobreveio sobre estes homens de Deus, no era um medo carnal, mas um temor reverente ao Senhor. Estes santos no estavam com medo do inimigo de suas almas, mas temiam o julgamento justo de Deus. E foi porisso que entenderam o terrvel poder que havia por trs das calamidades que se aproximavam. Eles no temeram as conseqncias da tempestade, mas sim a santidade de Deus. Cada um de ns, do mesmo modo, experimentar um medo esmagador nos prximos tempos de destruio e calamidade. Mas o nosso medo dever proceder de uma santa reverncia ao Senhor, e nunca de uma ansiedade carnal no que diz respeito ao nosso destino. Deus despreza todos os nossos medos pecaminosos, o medo de perder coisas materiais, riquezas ou padro de vida. No mundo inteiro hoje, as pessoas esto tomadas por este tipo de medo, medida que vem a economia de suas naes se deteriorando. Elas tm medo de que um desastre econmico acabe com todas as coisas que elas labutaram ao longo de suas vidas. E esto dizendo: "Todo o meu suor, todos os meus esforos para construir um patrimnio e garantir o futuro, esto a ponto de ruir. Vou viver na misria!"

Este o grito dos incrdulos que no tm nenhuma esperana. No deve ser o grito daquele que cr em Deus. Em verdade, se voc realmente um filho de Deus, o Pai celestial no suportar tal incredulidade em voc. Isaas advertiu: "...quem, pois s tu, para que temas o homem, que mortal, ou o filho do homem, que no passa de erva? Quem s tu que te esqueces do SENHOR, que te criou...e temes continuamente todo o dia de furor do tirano..." (Isaas 51:12-13). "Ao Senhor dos Exrcitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto [medo]." (Isaas 8:13) Deixe Deus ser seu medo e temor. Este tipo de medo nos leva vida e no morte!

Agora Mesmo, a Amrica Est Cheia de Pessoas Que Pensam Que Nenhuma Calamidade Desoladora Cair Sobre Elas. Ao longo da histria, as pessoas acreditaram que poderiam controlar muito bem qualquer calamidade sem f em Deus. O profeta Isaas escreve que tais escarnecedores se vangloriam dizendo: "...quando passar o dilvio do aoite, no chegar a ns..." (Isaas 28:15) Isaas diz que estas pessoas so cegas espiritualmente: "Senhor, a tua mo est levantada, mas nem por isso a vem..." (Isaas 26:11). Em outras palavras, elas no atribuiro qualquer calamidade como obra de Deus. Ao contrrio, agiro como se no existisse em absoluto um Deus no cu para as fazer prestar contas de sua incredulidade. Atualmente na Amrica muitos escarnecedores pensam que suas riquezas iro salv-los de qualquer calamidade. Mas a palavra de Deus diz, em termos precisos, que quando a agitao divina comear, o rico incrdulo ir repentinamente ver a inutilidade do seu patrimnio: "Naquele dia, os homens lanaro s toupeiras e aos morcegos os seus dolos de prata e os seus dolos de ouro, que fizeram antes para se prostrarem, e meter-se-o pelas fendas das rochas e das cavernas das penhas, ante o terror do SENHOR e a glria da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra." (Isaas 2:2021). Outros escarnecedores podem dizer: "Por que toda preocupao e inquietao? As coisas continuam como so desde o comeo da humanidade. Calamidades vieram e se foram, e ns sempre temos sobrevivido. Economias podem entrar em colapso, imprios podem cair, mas a vida humana vai continuar".

"No podemos dar ouvidos a estes profetas da destruio. Eles vm dizendo as mesmas coisas durante sculos. O mundo no acabou, e eles disseram, diversas vezes, que iria acabar. Os tempos ruins sempre deram lugar aos bons. Simplesmente devemos aproveitar a vida enquanto podemos." verdade que os profetas de Deus soaram advertncias em todas as geraes. Mas a histria prova que Deus sempre enviou Seus julgamentos no tempo certo. John Owen, um grande pregador puritano, disse a seguinte mensagem sua congregao em 9 de abril de 1680: "Vocs sabem que durante anos, sem falhar, venho continuamente advertindo sobre a aproximao de um tempo calamitoso, e ponderando sobre os pecados que so as causas dele... disse que o julgamento comear na casa de Deus; que Deus parece ter endurecido nossos coraes do temor a Ele...e que nenhum de ns sabe qual ser o poder da Sua ira. Sob todos os pontos de vista predisse tempos perigosos, aflitivos e calamitosos...tudo isto, agora, jaz porta, e est entrando em ns." Escarnecedores, hoje, podem ler as palavras de Owen e dizer, "Isto prova o meu ponto de vista! Eis aqui um pregador do dia do juzo final, de 300 anos atrs, tentando colocar susto na sua sociedade. Mas o mundo continuou, apesar de tudo o que ele disse. As coisas continuam como sempre!" O que tais escarnecedores no perceberam que Deus enviou os julgamentos terrveis naquela sociedade. John Owen presenciou aos prantos um violento holocausto que subjugou Londres e destruiu esta grande cidade. De fato, ele viu o cumprimento de cada uma de suas poderosas profecias: guerras, destruio, economias quebradas, depresso em mbito nacional, doenas que dizimaram multides de pessoas desatentas e despreocupadas. Ainda antes dele ver uma nica destas calamidades acontecer, Owen fielmente gritou no plpito: "Eu vou lhes mostrar como devemos nos comportar diante desta aflitiva calamidade que est vindo sobre ns, e que pode alcanar, quem sabe, at mesmo o pescoo." Amados, ns estamos vivendo nos mesmos tempos de Owen. E em tempos assim, s h uma resposta para o holocausto financeiro que est vindo: "O justo viver pela f!" Owen preveniu o seu povo com lgrimas: " Consiga uma arca, prepare-a para segurana de voc e de sua famlia." Ento, acrescentou: "Esta arca Jesus Cristo. No h outro caminho, nenhuma outra arca, pois Isaas o profeta, disse do nosso Senhor, "e ser aquele Varo (Cristo) como um esconderijo contra o vento, e um refgio contra a tempestade, como ribeiros de guas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em uma terra sedenta."" "Esta a nossa arca abenoada queles que confiam somente nEle...eu no conheo nenhum seguro, nenhum livramento para as provaes e aflies que se aproximam sobre a terra, mas acredito em Cristo como nosso nico refgio."

Senhor, D-nos Olhos Espirituais Para Enxergar Sua Parede de Fogo Protetora Em Torno da Sio Espiritual, Guardando e Protegendo Todos Aqueles Que Entregaram as Vidas em Suas Mos! Ns podemos ver perigos em todos os lados, incluindo o diabo e os seus principados que querem sufocar nossa f com dvidas. Mas temos estado cercados pela proteo ardente de anjos e de um Deus que ir, sob juramento, nos arrebatar de qualquer infortnio com o qual possamos nos deparar. Assim, deixe-me lhe perguntar: voc quer enfrentar a prxima tempestade com uma calma confiana e em paz espiritual? Ento morra hoje para todos os seus prprios caminhos e para os seus prprios meios de sobrevivncia, e entregue a guarda total de sua vida aos cuidados de Deus. Ele o seu bom e amoroso Pastor e fielmente cuidar de voc em tudo!
--Usado atravs de permisso concedida por World Challenge, P. O. Box 260, Lindale, TX 75771, USA. Este material destinado unicamente para uso pessoal e no deve ser exposto publicamente em outras pginas da web. A Lorain County Free-Net Chapel detem os direitos exclusivos da parte de World Challenge, Inc. para publicamente apresentar estas mensagens em sua pgina da web. permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que ele no seja exposto em um outro site da Internet. Pode-se, contudo, coligar este site para servir como referncia destas mensagens. Arquivo do Texto Simples + ndice dos Sermes em Portugus + Capela + Subscrio + Copyright

Informaes a respeito da Igreja de Times Square | Informaes para o Novo Leitor


COPYRIGHT/LIMITAES REPRODUO: Este arquivo de dados propriedade exclusiva de World Challenge. Ele no pode ser alterado ou editado de nenhuma maneira. Ele pode ser reproduzido apenas na sua totalidade para circular como "freeware", sem custos. Todas as reprodues dos dados deste arquivo devem conter o registro de copyright [i.e., "Copyright 1999 by World Challenge"]. Este arquivo de dados no pode ser usado para a venda ou promoo de qualquer outro produto venda sem a permisso de World Challenge. Isto inclui todo o seu contedo com a exceo de umas poucas e breves citaes. Favor incluir a seguinte fonte de crdito: Copyright 1999 by World Challenge, Lindale, Texas, USA. Este site da web uma realizao de The Missing Link, Inc. Ligando Jovens e Adultos em Dificuldades com Programas Transformadores de Vidas Web site - http://misslink.org Site da Capela - http://misslink.org/chapel2.html

Home Site em Vrias Lnguas das Pregaes de David Wilkerson na Igreja de Times Square http://www.tscpulpitseries.org Copyright 1999 - The Lorain County Free-Net Chapel North Central Ohio, U.S.A. TOPO DA PGINA O nosso webmaster est s ordens para comentrios e sugestes. Esta pgina foi atualizada pela ltima vez em: 28 de outubro de 1999.
Why Revival Tarries/ "Socorro!"/ O que temos aqui?/ Patrocinador/ Declarao de F/ Estudo Bblico/ Junto ao Piano/ Avisos/ Biblioteca/ Capela/ Pregaes

Das könnte Ihnen auch gefallen