Sie sind auf Seite 1von 16

70

Wenceslau Escobar

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893

7l

Correligionrio e amigo.
J est no domnio pblico e por isso no lhe ser desconhecido que projetamos reagir contra este governo, que tantos males tem acarretado ao nosso desgraado Estado. No possvel que mostremo-nos j desbriados a ponto de deixarmos correr tudo revelia e no lhe opormos a menor resistncia. Assim que de acordo com meu irmo general Silva Tavares estamos nos preparando para a luta. Est ele no Estado Oriental, donde recebe recursos escassos sem dvida para a fora que tem; (17) mas com os elementos que tiver invadir a fronteira e vir de marcha batida para o Rio Grande, enquanto que eu, o Visconde de Pelotas e o general Barreto Leite e outros amigos, j de acordo com os coronis Vicente Gomes e Antnio Incio e mais o tenente-coronel Batista, movemos o norte. (18) E a todos daremos aviso por telegrama em cifra. Meu irmo dar de l instrues aos amigos, que j esto de tudo prevenidos, desde a Encruzilhada at S. Borja, visto que ns daqui no teremos certeza de poder fazer estas comunicaes. Ele (meu irmo) de l pode fazer tudo por prprios. Ns daqui s faremos as comunicaes aos amigos j citados de c e a V. S. por chave telegrfica e por prprios. Esperamos aviso 15 dias antes da invaso e apenas chegue lhe transmitiremos. Espero que V. S. transmita convite aos nossos correligionrios Timteo de Souza Feij e capito Garcez, para que nos auxiliem e vo dispondo seus elementos.

Armas, cada um se servir das que tiver. Quando h boa vontade at a cacete se briga. Consta-me que o Pinheiro Machado tem dois depsitos de armas na Cruz Alta. Descoberto o lugar do depsito, um assalto a eles^e sero nossas. Convm no deixar respirar o inimigo. As primeiras foras reunidas j devem estorvar a reunio do inimigo e perseguir os chefes, obrigando-os a fugir, seno puderem peg-los. So os elementos de guerra. V.S. sabe disso muito bem e estou certo que por em prtica logo. O portador o capito Barcelos, que me promete entregar esta em mo de V. S. Se tiver ocasio de escrever-me com segurana, espero merecer-lhe esse favor, avisando-nos dos recursos com que conta para nosso governo. Ponho a sua disposio meu limitado prstimo e sinto prazer assinando-me de V. S. correligionrio e amigo obrigado. Jos Facundo da Silva Tavares. (19) P.S. Chave telegrfica: Nery Porto Cruz Alta. Urge seu negcio vir at dia tantos (ser o dia da invaso). Assinado: Correia. Convir comear a reunir 4 ou 5 dias antes e cortar logo o fio telegrfico em diferentes pontos." "Porto Alegre, 16 de outubro de 1892. Ilm colega e amigo. Tenho demorado a escrever-lhe satisfazendo o pedido que faz no seu carto, por falta de segura proporo. Agora aproveito a ida do capito Barcelos, que vai para a Cruz Alta e prometeu-me entregar-lhe esta com segurana. Cassai nada conferenciou conosco, nem procurou a nenhum. S esteve com o dr. Wenceslau Escobar. Afinal safou-se no sbado

(17)

Nesta poca no tinha fora alguma sua disposio, a qual provesse de recursos. (19) Todas estas instrues Facundo as dava por conta prpria, porque nem o dr. Gaspar S. Martins, chefe do partido federalista, nem o prprio irmo, tinham lhe dado semelhante autorizao. Caro pagou sua leviandade e imprudncia)

(18) Essa combinao com o Visconde de Pelotas, Barreto Leite e principalmente com os coronis Vicente Gomes, Antnio Incio e Batista, pura inveno, talvez com o I n l u l t n (Ir dar-se a importncia porque, no partido fcdcralista, no tinha autoridade nem Influencia, sobretudo com esses chefes, para dar ordens.

72

Wenceslau Escobar noite, levando a famlia, deixando o governo emaranhado em conjecturas e os amigos comprometidos. Dois deles esto na cadeia j e o Junqueira incomunicvel. Ns todos ameaados. Nada receio. Com este aviso, meu colega, comece logo a preparar-se, porque no demorar que lhe chegue o aviso do dia da invaso. Consta aqui que h desacordo entre o delegado de polcia e os ladres do Mota, por causa dos roubos que aquele tem arrecadado e mandado entregar; dizem at que esto a ponto de pegarse. Ser verdade? As notcias que nos chegam de toda a parte so muito satisfatrias. Todos dispostos para o primeiro aviso. Que notcias me dar de meu parente Antnio Bonifcio? Est tambm disposto? Podendo escrever-me com segurana, no se esquea, porque muito preciso estar em dia com os elementos com que podemos contar. Cumprimenta-o o camarada Jos Facundo da Silva Tavares. Nota. A assinatura do telegrama ser Oliveira. Abria esta para preveni-lo que fomos noite avisados que seremos presos eu, dr. Bittencourt, dr. Wenceslau Escobar e Apolinrio Porto Alegre. Este e Bittencourt hoje ausentam-se. Eu, porm, no o posso fazer, porque, como sabe, tenho de dar direo aos amigos, logo que tenha aviso do general para mover-nos. Mas desde que saiba a que fui preso, no demore o movimento; ponham-se logo em campo, reunindo e entrando em operaes, pois no duvide que ir logo ordem para prender todos os chefes na campanha, o que ser um desastre para a causa que defendemos. Sei que o Joca tem recebido muito armamento e munio. Esta notcia tive ontem. Recomende a Gaspar Barreto para mandar logo prprio ao Joca avisando ter se adiantado o movimento, para ele l acelerar a invaso e vir em nosso auxlio."

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893

73

Eis as cartas em que o dr. Fernando Abbott viu um grande plano de conspirao, cujo principal objetivo era o assassinato de todos os chefes republicanos. A tresloucada e insidiosa ordem de prender todos os chefes federalistas, tnatando-os se resistissem, teria dado lugar a muitas consequncias funestas, se a maior parte, j no estivesse emigrado; equivalia tanto como quase oficialmente mand-lo matar. De como se devia cumprir este desumano ukase, foi ele o primeiro a dar exemplo na prpria capital. Em 1 de novembro, ao raiar da aurora, foi o cidado Facundo Tavares, como toda a famlia, despertado por fortes golpes na porta da Casa que habitava. Levantando a vidraa de uma das janelas que davam para rua, viu, com grande surpresa, toda a casa cercada por numerosa escolta de policiais armados "comblains". Nesta ocasio arrancou violentamente o brao da mo de algum que o segurou da parte de fora, dizendo que, se queriam alguma coisa, fossem chamar o chefe de polcia. Fechada a janela, trataram de arrombar a porta a machado. Tomando armas, pensou o valente Facundo guard-la, quando viu que o mesmo faziam a uma das janelas da sala, por onde j subia um oficial. Correndo a defend-la, desfechou no ousado assaltante um tiro de pistola. Entrementes, faziam, da rua, nutrido fogo de fuzilaria, que matou-lhe dois filhos e o feriu gravemente na mo e no brao. Preso, afinal, foi escorrendo sangue, em bombachas de chita e camisa de flanela, chinelas sem meias, desgrenhados os alvos cabelos, conduzido em quadrado para a cadeia. Para melhor se ajuizar deste brbaro, brutal e trgico sucesso, vamos transcrever integralmente a narrao feita pelo prprio Facundo, que, at hoje, nunca foi contestada, porque, de fato, como contemporneos desse acontecimento, podemos afirmar ser a expresso da pura verdade. Ei-la: "No dia seguinte (l p de novembro) s 5 horas mais ou menos da madrugada, eu fui despertado por pancadas violentas em minha porta e perguntei: Que l? Respondeu-me uma voz estrepitosa: abra portal

74

Wenceslau Escobar Levantei-me, abri a janela de meu quarto, que bota para a rua, e levantei a vidraa a meio e, vendo dois soldados encostados, perguntei: Que h, camaradas? Sr. alferes, gritaram eles, aqui est o homem. Chegado este agarrou-me bruscamente o brao direito e disse aos soldados: agarrem! Arranquei-lhe o brao das mos, deixando cair a vidraa, que se fez em estilhaos, fechei a janela e disse: Se querem alguma coisa comigo, venha o chefe de polcia. Responderam de fora: Agora vem o chefe de polcia! Supus que realmente o fossem chamar, vesti a cala e fui ao lavatrio lavar o rosto e vestir-me. Isto fazia quando ouo bater machados a minha porta para arrombar. Com o rosto ainda molhado empunhei uma pistola Lafaucheux e um revlver e corri ao corredor, esperando que arrombassem a porta. Senti logo que batiam, arrombando a janela da sala de visitas. Para l corri e, ao transpor a primeira alcova, vi que subia a janela o mesmo oficial que me tinha agarrado o brao. Engatilhei a pistola e desfechei-lhe um tiro. Meu filho menor, que j me acompanhava, desfechou outro de revlver. O oficial deixou-se cair para fora. (29) Cheguei janela arrombada e gritei: Chamem o chefe de polcia! Chamem o general Pego! A tudo isso j se fazia um fogo vivssimo de "comblains" para dentro de minha casa. Por todas as janelas e portas da casa cruzavam balas, fazendo terrveis estragos.

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893

75

Logo que demos os dois tiros citados, disse a meu filho: No atires mais. Meu fim era esperar socorro. Continuamente gritava: Venha o chefe de polcia! Venha uma autoridade! Chamem o general Pego! Nesta aflio, meu filho, vendo um grupo de povo atravessar a rua, chegou janela e gritou: Povo! Ide chamar o general Pego Jnior! No mesmo instante uma bala atravessou-lhe o peito! Ele voltou para dentro com passo vacilante e me pareceu gravemente ferido, supu-lo morto. (21) Continuei s em defesa da entrada da minha casa. As balas continuaram a cruzar dentro de casa e logo senti-me ferido na mo esquerda. Ouvi o clamor de minha pobre mulher agarrada ao filho que julgava moribundo! Ao levantar-se, passa-lhe uma bala queimando-lhe a fronte e vai ferir mortalmente meu outro filho, que caiu redondamente no cho! Neste ato, outra bala atravessa-me o brao esquerdo, cortando-lhe os vasos e um grande lago de sangue forma-se logo ao p de mim. Minha pobre mulher, no auge do desespero, vendo seus dois filhos mortalmente feridos, cados no assoalho, corre para mim, gritando e arrancando os cabelos e, ao ver-me tambm ferido e banhado em sangue, atira-se janela e grita: No atirem mais! Basta de desgraas! Ele se entrega! Ele est muito ferido!

(20) Este oficial era o alferes Marcai Martins, que pouco mais de um ano depois foi morto pcloi revolucionrios num tiroteio insignificante na zona colonial.

(21) Facundo, em declaraes posteriores, disse ter sido o prprio major Joaquim Pantaleo Teles de Queiroz, comandante da brigada policial, o autor da morte deste seu filho, sobre o qual descarregou o revlver em ocasio que este acenava para ura grupo de mulhcics, pedindo que chamassem o general Pego.

7(>

Wenceslau Escobar Suspenderam ento o fogo. Eu aproximei-me da janela e disse: Aqui est o meu revlver! Algum o agarrou, mas no sei quem foi, porque estava encostado na parede da parte de fora. A pobre velha desgrenhada e angustiada, abriu a porta da rua, que tinha resistido ao machado. Eu apareci no corredor e outro alferes (nicos oficiais que me apareceram) gritou-me com arrogncia: Saia! Saia! Saia j! Respondi-lhe: Eu saio sim, eu saio. Minha filhinha lavada em lgrimas pedia: No matem o papai! Sa. Logo o alferes mandou formar quadrado e colocou-me no centro levando-me sem chapu, de bombachas, camisa de flanela e chinelas sem meias, pela rua Riachuelo, at a cadeia civil! No se julgue que era eu desconhecido do alferes que comandava esses homens em nmero de 25 ou 30. Alguns passos de marcha, ele disse: Sr. coronel, o sr. muito valente, mas no pode resistir ao nmero. Ao que lhe respondi: Nunca me gabei disso! Daqui se v que ele sabia que eu era um oficial superior, no coronel como me chamavam, mas tenente-coronel da guarda nacional, oficial da ordem da Rosa, e cavaleiro do Cruzeiro, postos e honras que ganhei servindo ptria com muita honra e lealdade. Cadeia civil de Porto Alegre, 4 de novembro de 1892. Tenente-coronel Jos Facundo da Silva Tavares."

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893

77

Concomitante a este brbaro e lgubre sucesso, outro, de igual natureza, tinha lugar na casa do inditoso cidado Frederico Haensel. Recebendo este laborioso e honrado pai de famlia ordem de priso, disps-se imediatamente a cumpri-la, mas ao sair de casa, logo aos primeiros passos, recebeu pelas costas um tiro de um dos da prpria escolta que o devia conduzir! O tiro quebrou-lhe uma das vrtebras, prostrando-o por terra, donde a atribulada famlia e amigos o levantaram, para, quatro dias mais tarde, conduzirem o cadver perptua manso dos mortos. Os autores deste crime, certos da impunidade, recolheram-se tranquilos ao quartel, colorindo com a resistncia a covardia deste traioeiro e premeditado assassinato. (ffl) Foram estas as vtimas imoladas na capital do Estado pelo governo do dr. Fernando Abbott em represlia morte do coronel Evaristo, embora o pretexto fosse ter descoberto uma grande conspirao, na qual nem vestgio, sequer, havia de estar envolvido este ltimo cidado. (23) A autoria do governo, em todos estes nefandos crimes, tornou-se manifesta: no fora ele o agente, teria mandado submeter a conselho os comandantes das respectivas escoltas, em vez de promov-los, afirmando, com incri vel audcia, seno desfaatez, ou com uma e outra coisa, ter havido oposio ordem de priso. Foi, entretanto, da mais pblica notoriedade, no ter o malogrado Haensel feito a mnima resistncial Estes ignominiosos assassinatos, friamente premeditados no silncio do gabinete, aterrorizaram a populao, enchendo de espanto os nimos menos tmidos e os coraes mais resolutos. Numerosas foram as prises efetuadas neste dia, sendo recolhidos cadeia civil cerca de sessenta cidados pertencentes ao partido federalista, j dos de somenos importncia poltica, porque os de mais representao, desde 17 de junho, tinham se ausentado da capital.

Esta diligncia assistiu o prprio major Pantaleo Teles, comandante da brigada policial, talvez para dar mais alento e coragem aos briosos agentes da segurana pblica! Fosse para salientar o risco desta perigosa jornada, ou atenuar a hediondez de to selvagem e fero atentado, noticiou a folha oficial ter o coman!nnte Teles sado contuso e o alferes Marcai Martins ferido em um dos dedos ele um p.

(22) Comandava esta escolta, e, segundo se afirmou, deu o tiro no infortunado Haensel, o sargento Francioni, pouco depois promovido a alferesl (23) Segundo alguns contemporneos destes deplorveis sucessos, os acontecimentos que tiveram lugar na madrugada deste dia foram precedidos por uma girndola de fogueies, ilnal convencionado entre o governo e seus agentes.

7S

Wenceslau Escobar

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893

79

Desta data em diante deixou de se publicar a "Reforma", rgo tradicional do liberalismo rio-grandense, e, ento, oficial do partido federalista. Redigiam-no o ilustre e velho republicano Apolinrio Porto Alegre e o dr. Wenceslau Escobar. A despeito de terem sido procurados com empenho pelos policiais dos clrs. Abbott e Ribas, no foram encontrados, porque o primeiro, ocultandose em lugar seguro, aps 25 dias, embarcou para fora do Estado, o que o segundo, na antevspera destes funestos acontecimentos, j o tinha feito. No dia seguinte, 2 de novembro, quando passava pela praa da matriz o lgubre cortejo morturio dos dois jovens irmos, vtimas da abnegao c valor com que trataram de defender a causa paterna e a inviolabilidade do lar, o dr. Abbott, ostentando acintosamente a vanglria deste brbaro feito, assomou a uma das janelas do palcio, acompanhado por numerosos sequazes. Aluando no maior auge a paixo partidria, de envolta com o desejo imoderado de vingana, parecia ter gelado a natureza humana daqueles coraes, pois, como se fora um dia festivo, mostravam-se todos alegres, risonhos e prazenteiros. Era o aplauso, seno insulto, dolorosa agonia de utna infeliz famlia coberta de luto! Em vista das ordens terminantes do governo, em quase todas as cidades e vilas do Estado, foram presos os representantes mais conspcuos do partido federalista, dos que ainda no tinham emigrado, alis, poucos; destes mesmos alguns ainda se escaparam. S na capital, segundo j dissemos, foram recolhidos cadeia civil cerca de sessenta cidados de todas as classes. (24) Estes atentados contra a liberdade e a vida, praticados pelo governo do dr. Abbott, ainda deram maior impulso corrente emigratria. Os chefes que tinham buscado asilo em terras da repblica Oriental, principalmente o general Tavares e todos os companheiros da jornada de Bag, podiam, de um momento para outro, invadir o Estado frente de uma massa considervel de emigrados. Essa invaso era anunciada como coisa certa.
(24) Entre os presos de mais posio social notavam-se, o dr. Vtor de Brito, mdico; o d r. Padre Silva Lima, professor da Escola Normal; Leopoldo Masson, negociante; Emlio Fcrri-ira, dirctor da companhia telefnica; Virglio do Vale, diretor da companhia carris de ferro; Carlos Trein, chefe do partido federalista do municpio de Santa Cruz; Silva 1'raxedei, castigado a palmatoadas e ainda muitos outros.

Percebendo a eminncia do perigo, o vice-presidente da Repblica, no intuito de evitar a revoluo, cuja semente foi ele o prprio a lanar, mandou, como emissrio, a fim de conferenciar com o general Tavares, o brioso e valente general Joo Teles. Saindo do Rio em meados de outubro, chegou a Bag a 29, e a l' de novembro, no lugar denominado "Carpintaria", na repblica Oriental, prximo fronteira do Brasil, teve lugar a conferncia. Do que se passou entre os dois generais, at hoje nada foi publicado oficialmente; corrente, entretanto, que o emissrio do marechal Floriano fez ingentes esforos, grande empenho, por dissuadir Tavares do propsito revolucionrio, desligando-o do dr. Gaspar Martins. O que certo que, por mais sedutoras que fossem as propostas, no logrou seu intento, graas firmeza de carter e lealdade do velho general rio-grandense. Voltando para Bag, ento j com pleno conhecimento da situao do Rio Grande, o general Teles, a 2 de novembro, passou ao marechal o seguinte e importante telegrama, onde, com verdade e completa iseno de esprito, descreveu o estado deplorvel de sua terra natal. "Urgentssimo (reservado) S. N. expedido estao Bag, a 2 de novembro de 1892. Marechal Floriano Rio. Ontem estive com o general Tavares, que no concordou na conciliao, visto estar seriamente comprometido com seus amigos. A revoluo no meu entender inevitvel, desde que no se tome j as providncias necessrias. Pelo modo por que chegaram as coisas aqui, acho que V. E? deve declarar j o Rio Grande em estado de stio, nomeando imediatamente um governo militar, mas que esse seja alheio s paixes polticas do Rio Grande. V. Ex* no faz ideia dos horrores que se tm praticado; os assassinatos so em nmero muito elevado, pois j por toda parte se degola homens, mulheres e crianas, como se fossem cordeiros; o saque est por demais desenvolvido, assim que no h nenhuma garantia, quer individual, quer material.

Wenceslau Escobar V. Ex? no conhece nem a tera parte dos horrores que se tem cometido, sendo, infelizmente, praticados por pessoas que deviam ser os mantenedores da ordem pblica. Em Porto Alegre, por ocasio de efetuar-se a priso de Facundo Tavares, foram feridos com dois balaos o meu sobrinho major Pantaleo Teles e tambm o oficial que compunha a fora e mortos dois filhos de Facundo, de modo que isto, na minha opinio, vem agravar mais a situao, por demais melindrosa. Os nimos esto exaltadssimos e por isso suponho que a invaso se far com brevidade. Os coronis Pedroso e Mota, chefes republicanos de Piratini e Canguu, e tambm o tenente-coronel Cndido Garcia, daqui de Bag, segundo estou informado, so os maiores assassinos e ladres no Rio Grande e a quem mais se deve este estado de coisas. Assim me parece que V. Ex* deve quanto antes tomar providncias enrgicas, a fim de evitar uma catstrofe, que necessariamente refletir em todo o pas. Suponho que o nico meio a seguir , como j disse a V. Ex?, considerar j o Rio Grande em estado de stio, nomeando sem perda de tempo um governador militar, mesmo por ser essa medida desejada pelo povo rio-grandense. Sado-vos afetuosamente. Sigo amanh cidade do Rio Grande levar famlia. ZqkjscuddyIdyzodqcdbdijlutnrojvdbddrj. (25) Joo Teles."

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893

81

tados e presidente do Estado, para a qual, entretanto, com ruidosa ostentao de ampla liberdade eleitoral, era convocado o povo rio-grandense. Julgue-se dessa pretendida liberdade com os chefes e grande parte dos sectrios do partido federalista emigrados, outros presos e todos expostos s mais vexatrias perseguies e brutais medidas de terror. Elas, no entanto, no cessavam; por toda a parte os agentes do governo ameaavam, perseguiam, prendiam e impunemente matavam! Os assassinatos que, por esta poca, causaram funda e dolorosa impresso no esprito pblico, dentro e fora do Estado, pela fria e calculada malvadez com que foram praticados e pela qualidade das vtimas, estimadas por suas virtuds pblicas e privadas, foram os do coronel honorrio Antnio Jos de Moura, o salvador da morte de mais de mil famlias paraguaias, tabelio fos Setembrino Falco, tenente honorrio Ubaldino Jos Gonalves Pacheco e Ildefonso Marinho. Nas levas de prises efetuadas em l e 2 de novembro, foram, estes quatro cidados, presos em S. Borja, em suas respectivas casas, junto s prprias famlias. (M) O coronel Moura era um veterano do Paraguai, cujos gales ganhara ao fumo das batalhas em defesa da Ptria. Fraca influncia federalista do segundo distrito do municpio em que residia, era, todavia, benquisto, considerado por gregos e troianos, pela natural bonhomia e proverbial prudncia. Por ocasio da revoluo de 17 de junho reuniu gente para defender o governo do general Cmara, mas, conhecendo depois o curso dos acontecimentos, sob amplas garantias de liberdade oferecidas pelo general Lima, dissoiveu-a. I.ogo aps, quase traioeiramente, foi preso e conduzido nas foras do governo que seguiram de S. Borja para bater o general Tavares em Bag. Falco era tabelio em S. Borja. Falecendo-lhe o pai, foi obrigado a interromper o curso de medicina, a fim de vir entregar-se aos cuidados da famlia, (cinco irms solteiras), que, alm de pobre, ficou sem outro amparo. Inteligente, regularmente ilustrado, foi aos poucos adquirindo ascendncia sobre os companheiros de ideias e tornando-se conhecido dos contrrios como o verdadeiro diretor espiritual do partido federalista do municpio. Fazia
(26) Jos Falco foi preso por seu irmo Olegrio Falco, que, de arma ao ombro, em companhia de mais dois patriotas, intimou-lhe a priso. Quando constou o assassinato de Jos, Olegrio, que ocupava o cargo de secretrio do chefe de policia, disse, pela imprensa, que esperava a ao profcua da justia republicana. Espera at hoje...

O enviado do marechal vice-presidente da Repblica disse a verdade inteira, no podendo ser tido em conta de suspeito pelos pr-homens do partido republicano, porque tanto o consideravam que, at, o incluram na chapa para deputados ao Congresso Federal. Estes atropelos insensatos, que importavam na formal suspenso das garantias de todos os direitos, recrudesceram em vsperas da eleio para depu(25) Transcrevemos o telegrama "ipsis verbis", inclusive as palavras que no puderam wi declfradai.

82

Wenceslau Escobar

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893

83

as coisas sem rudo, com calma e mansido, talvez o motivo de o considerarem adversrio de valor e tratarem com empenho de inutiliz-lo. Foi tambm um dos que seguiu preso, em junho, em companhia do coronel Moura, nas foras do governo comandadas pelo general Lima. Ubaldino Pacheco era negociante, com pouca ou nenhuma influncia poltica; Marinho, um obscuro oficial de ofcio, carpinteiro, cujo pecado era falar demais. Depois de alguns dias de priso, a pedido da comisso executiva, cujos membros tinham pronunciada m vontade contra Falco, e, at, dio, seguiram escoltados com destino a Porto Alegre. Em Cacequi, ponto em que deviam tomar a estrada de ferro e onde estacionava parte da brigada policial, por ordem superior, deixaram de seguir viagem para a capital. Conduzidos da em direo ao Rosrio por uma escolta de oito soldados, comandada por um alferes Jlio de tal, ao pr-se do sol do dia 22 de novembro, em campos da fazenda de Fbio Acoste, atalam-se-lhes as mos. Levados deste ponto para o capo denominado "Bebedor", entre aquela fazenda e a da Mangueira, de Frederico Fayet, margem direita do rio Santa Maria, foram esses quatro chefes de famlia covarde e miseravelmente degolados. (27) Que estes homens foram assassinados pelo governo do dr. Abbott, a ningum restou a menor dvida. O major Bandeira, comandante da fora policial destacada em Cacequi, era um passivo cumpridor de ordens, incapaz de tomar a responsabilidade de mandar matar aqueles quatro cidados inermes, contra os quais no tinha preveno, inimizade, dio, nem mesmo os conhecia. Se assim no fora, esse oficial teria sido demitido, processado e afinal condenado, tais as provas esmagadoras do delito. O dr. Abbott, porm, com acintosa afronta sociedade, num mpeto de pasmosa e cruel coragem, contestando i perguntas que circunspectos correligionrios de S. Borja lhe fize-

ram sobre o destino dos presos, respondeu que tinham seguido para o Rosrio desaparecendo em caminho!.. . Tudo isto teve lugar dois dias depois da eleio em que foi eleito presidente do Estado o dr. Jlio de Castilhos! No foram estes os nicos assassinos cuja autoria cabe inteira ao governo do dr. Abbott; no municpio da Cruz Alta, especialmente no lugar denominado Cadeado, houve uma tremenda hecatombel Esta horrvel matana teve por causa a morte do coronel Evaristo do Amaral. A obrigao de todo o governo moralizado promover a punio dos criminosos, cujas culpas devem ser apuradas em tribunais, que ofeream garantias e imparcialidade e justia. Se o ofendido tivesse o direito de desagravar-lhe por suas prprias mos, seria profunda e completa a anarquia, porque os desforos pessoais nem sempre so ditados por inspiraes luminosas da justia, seno tambm, e, as mais das vezes, pela violncia irrefletida das paixes. Ou porque no atentasse na sabedoria deste conceito, ou porque assim o quisesse premeditadamente fazer, o que certo que o dr. Abbott entregou uma escolta a um dos filhos do finado coronel, a fim de vingar dignamente a morte de seu pai." Jos Evaristo do Amaral, (o filho aludido), que mostrou no primar pela doura de corao, nem pela sensatez das resolues; magoado pela dureza do golpe que tinha sofrido; alimentando dio feroz contra os federalistas; sinistros desejos de vingana; seguiu contente no desempenho da tenebrosa misso que lhe confiara o aloucado governo do dr. F. Abbott. Chegando a Cruz Alta, encontrou poderoso e eficaz auxlio por parte do chefe local Jos Gabriel da Silva Lima, que no teve, sequer, uma palavra de moderao, antes estimulou aquele esprito desvairado. Comeou, ento a carnagem!

(27) Alguns dias depois, Jos Marques, filho de Olegrio Teixeira, viu os corpos desses desventurados cidados, j em adiantado estado de putrefao, atirados seminus em um manancial, donde os retirou e sepultou o humanitrio estancieiro Joo Vasconcelos. A escolta assassina seguiu para o Rosrio, trocando, nesta vila, em casas de negcio, rotas de 100$ e 200JOOO, seguramente fruto do saque, porque Ubaldino, na crena de que cm realidade viesse para Porto Alegre, trazia consigo avultada quantia para pagamento dr KUI credorei.

A maior parte dos infelizes que vinham presos, todos humildes trabalhadores, eram tirados da cadeia e desapareciam para sempre. No "Cadeado", lugar onde foi assassinado o coronel Evaristo, foram trucidados muitos cidados, cujo nmero exato permanecer para todos sempre ignorado. Uma leve suspeita, uma sombra de indcio, bastava para Jos Evaristo decretar a morte de um pai de famlia.

84

Wenceslau Escobar

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893

85

A mgoa de filho, cujo cadver paterno fora postejado, junto extremada paixo poltica, parecia fazer-lhe ver em todos os habitantes do "Cadeado", infensos ao governo, seno autores, cmplices na morte de seu genitor. Segundo as verses da poca, naturalmente exageradas, no andaram longe de uma centena os assassinatos praticados neste municpio em represlia morte do coronel Evaristo do Amaral. Sem podermos precisar o nmero, consignamos, entretanto, essa lgubre verso. A prpria "Federao", rgo do partido republicano e folha oficial, em artigo sob a epgrafe "Coronel Evaristo, despojos do mrtir", dando uma lelao dos infortunados cidados que tiveram aquele triste fim, sem a coragem de francamente confessar que foram assassinados, disse que tinham sido mortos, uns em ato de resistncia, outros por suicdio!... Eis a relao: Jos Antnio Garcez, Mariano Pedroso e seu filho menor Jos Pedroso, Joaquim Luiz, Francelino Bernardo, Ramo Ribas, Manoel Joo dos Santos, Joo Matias Filho, Filandro dos Santos, Vicente Antnio dos Santos, Gregrio Constante Flor, Juvncio dos Santos, Cipriano de vila Lima, Manoel Bueno e seu irmo Ricardo Bueno, Pedro Queguai, Joo Isaas Alves, Valrio Bueno, Joo Matias (pai) e Joo de Freitas Pimentel. Alm destes 20 publicados pelo dirio oficial, houve ainda os seguintes assassinatos, dos quais temos absoluta certeza: Manoel Rodrigues Pires, (vulgo Maneco Chiru), Emlio Rodrigues Cludio, Joo da Santa, Marcolino de tal, Pedro Barbosa, Gregrio de Oliveira Luz e seu irmo Vicente de Olivrira Luz, Joo Portes, Joaquim Portes, Antnio Canhoto e um filho e o importante fazendeiro Gaspar Jos Fagundes, alm de outros que ignoramos. A maior parte destas vtimas eram pequenos lavradores do "Cadeado", jornaleiros, obscuros pees de estncias, sobre os quais bastava recair a mais leve suspeita de terem direta ou indiretamente auxiliado o assassinato do coronel Evaristo, para, de modo inexorvel, serem imolados vindita filial e partidria. Enfim, o governo do dr. Abbott foi a continuao do governo do dr. Vitorino o regmen da criminalidade em ao. Este desesperado estado de coisas aumentava progressivamente a emigracAo, irritava os nimos e despertava, cada vez mais, vontade de impetuosa e violenta desforra.

Os grupos emigrados das repblicas Oriental e Argentina, (Corrientes) com os coraes entumecidos por dores cruelmente contidas e lgrimas amargas derramadas em silncio, o que queriam era, a todo transe, invadir o territrio rio-grandense, sendo, a custo, contidos pelos chefes. Com armas ou sem armas, palpitantes de clera, dio e desejo ardente de vindita, ansiavam pelo dia em que pudessem, no solo da Ptria, morrer matando ou libert-la do jugo tirano que a aviltava. Afagavam com feroz delcia o pensamento de castigar os algozes que, impunemente, perseguiam, prendiam, roubavam e matavam. Em uma palavra, o governo do dr. Abbott foi o mais formal, imprudente e audacioso desafio revoluo. Seu execrvel inventrio resume-se em perseguies, prises, latrocnios e assassinatos de cidados adversos situao poltica do Estado. Ao pass-lo ao dr. Jlio de Castilhos, em 25 de janeiro de 1893, j se ouvia ao longe o reboar da tempestade revolucionria prestes a desencadear. Como documento vivo, atestando a barbaridade do governo republicano dos drs. Vitorino Monteiro e Fernando Abbott; como, tambm, uma homenagem prestada memria dos cidados sacrificados em holocausto restaurao da legalidade no Estado do Rio Grande em 17 de junho de 1892, damos, no quadro abaixo, todos os nomes dos assassinados que, por essa poca, tornaram-se notrios:
Municpios Nomes dos assassinados

Porto Alegre Atansio, cabo do corpo policial, assassinado pelo chefe de polcia dr. Manoel Teles de Queiroz, (no prado Boa Vista, com um tiro de revlver; Frederico Haensel, gerente da companhia fluvial, assassinado por uma escolta do corpo de polcia; os dois filhos do tenente-coronel Jos Facundo da Silva Tavares
Pelotas Jlio Varela, por alcunha Oriental, parente de Gumercindo

Saraiva, degolado por foras legais atrs da Santa Casa de Misericrdia; Felipe Lopes, pardo sexagenrio, que, no passo das Pedras, servia de enfermeiro a Jos Silva Figueiredo; Evaristo Soares, agregado de Israel Dias, degolado na sanga Funda, serra dos Tapes; tenente Genuno Barcelos, que serviu nas foras revolucionrias de novembro contra o golpe de Estado; Miguel da Silva Melo, Joo Morrudo, pees do tenente-

86

Wenceslau Escobar coronel Manoel Rafael Vieira da Cunha; Manoel Pereira, vulgo Maneca Tereza; Francisco Couto e Francisco Couto Sobrinho, assassinados no Capo do Leo por foras de Carolino de Freitas; Arsnio Alves dos Santos, assassinado pela escolta do delegado Cristvo dos Santos; Ricardo Gouveia, Lucas da Cunha, cabo Antnio Maria e Marcolino de tal, criado da casa de Luiz Amorim, todos assassinados por foras do governo

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893

87

zinho; capito Vicente Braz Ferreira Martins. Na estrada do mato Castelhano foram assassinados dois infelizes, sepultados por Antnio Terra Jnior 16 Cruz Alta Tenente-coronel Teodoro Rodrigues Pedroso, seus dois filhos Turbio e Toms Rodrigues Pedroso e ainda um peo do dito tenente-coronel; Jos Antnio Garcez, ex-delegado de polcia; Mariano Pedroso e seu filho Jos Pedroso, lavradores residentes no lugar denominado Cadeado; Joaquim Luiz, Francelino Bernardo, Ramo Ribas, Manoel Joo dos Santos, Joo Matias Filho, Filandro dos Santos, Vicente Antnio dos Santos, Gregrio Constante Paz, Joo Matias, Juvncio dos Santos, Cipriano de vila Lima, Manoel Bueno, Ricardo Bueno e Pedro Queguai, todos do Cadeado; Joo Isaas Alves, Valrio Bueno, peo da fazenda dos Correias; Joo de Freitas Pimentel, Manoel Rodrigues Pires, Emlio Rodrigues Cludio, Joo da Santa, Marcolino Rodrigues, Pedro Barbosa, Gregrio de Oliveira Luz, todos tambm do Cadeado; os irmos Joo e Joaquim Portes, Antnio Canhoto e um filho e o fazendeiro Gaspar Jos Fagundes 35 S. Borja Salvador Teodoro Rodrigues, Angelo Rios, Isidro Quevedo e Luiz, ex-escravo do velho Capela, todos assassinados no distrito de Camaqu pela escolta comandada pelo delegado Olegrio Falco; Salvador Jos da Silva, assassinado por Martins Ballejo e um sobrinho; Cesrio Ifran; coronel honorrio Antnio Jos de Moura, tabelio Jos Setembrino Falco, tenente Ubaldino Jos Gonalves Pacheco e Ildefonso Marinho, assassinados por uma escolta da brigada policial em Cacequi; o preto Rosa, palerma, assassinado no quartel da polcia por Teodoro da Silveira; Manoel Melador (espanhol) e Antnio Bicudo, agregados de Dinarte Dorneles . . . 13 Piratini Manuel Rodrigues, ex-autoridade policial, assassinado por Joo Alves; Manoel Pedro Gomes de Freitas, por Maximnio Nunes, cumprindo ordens de Manoel Pedroso e Bernardino Mota; Anbal, praa de polcia; um ndio de nome Lucas e

15

Bag Calisto F. da Cunha, nos Olhos d'gua; capito Terncio Saraiva, em Assegu, por ordem do coronel Elias Amaro; tenente Jeremias de Melo, junto prpria famlia; Antnio Romero e Olegrio Lopes, pees do capito Terncio Saraiva; Graciano Domingues Sobrinho, capataz do tenente-coronel Facundo Tavares; Hrcules Guimares, assassinado pela escolta do delegado Joo Dam

S. Gabriel Belarmino Incio dos Santos, capataz de Tolentino Jardim; dois pees deste mesmo fazendeiro e um negrinho de 13 anos; Manoel Alberto Teixeira; Libnio Antnio, peo de Francisco Padilha, assassinado pelo subdelegado Teodoro Fernandes, por antonamsia Tranador; Jlio Mamede, solicitador e jornalista, assassinado, segundo disse a imprensa, a mandado do dr. Fernando Abbott; Ordlio dos Santos Silva e Manoel Marcelino Rodrigues, agregado do tenente Antnio Laureano da Silva; Manoel Paz e o ndio conhecido sob o nome de Sanguin, assassinado pela mesma escolta que matou Bibiano Tavares no dia seguinte morte deste 12 Passo Fundo Sebastio Lopes; Verglio Bueno; Eugnio Bueno; Pedro Bueno, Jorge Bueno; Juvncio Lopes; Joo Prestes, genro de Sebastio Lopes; Salvador da Rocha, capataz da estncia do Sarandi; Clemente Torto; policial Teodoro de tal; preta Leopoldina; uma menor, filha da parda Bernardina. Acusados estes trs ltimos de terem deixado cair num poo um filhinho do tenente-coronel Jos Pinto, foram tirados da cadeia c degolados. Estvo Korab, polaco, assassinado no Cara-

88

Wenceslau Escobar um anspeada do 5 regimento que estava preso por crime de homicdio na pessoa do pardo de nome Franklin. (28)

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893 H!) Conceio do Arroio O vigrio desta parquia, assassinado por foras ao mando do coronel Antnio Marques da Rosa, depois de ter-se entregue Gravata Alexandrino Vitorio de Barcelos, morto por Manoel e Adriano Vargas Itaqui Belmiro de Souza, assassinado pela escolta ao mando da autoridade policial Lavras Bibiano Tavares, assassinado pela escolta ao mando do delegado de polcia Faustino Fagundes 134

Canguu Zeca Ferreira, Vicente Incio dos Anjos, Hilrio Gonalves da Silva, Maurcio Bernardo de Matos, Jos Cardoso, Frutuoso, cidado oriental, crioulo Hilrio, pardo Cristino, sendo estes trs ltimos assassinados por foras ao mando de Jos Emlio Gomes, assim como Vicente dos Anjos; Manoel, por alcunha o "Msico"; Caetano Puente, Manoel Rengo, portugus, pedreiro, degolado barbaramente por Maximnio Nunes; Domingos, mulato, peo do major Bernardino Ribeiro, assassinado por Norberto Freitas 12 Rosrio Estvo Cruz, morto por ordem do general Isidoro Fernandes; Jos Lopes Vieira e o ndio Gaspar, compadre de Lopes Vieira, mandados degolar por Agostinho Pereira de Carvalho, com autorizao do general Isidoro Cacimbinhas Um filho do major Veleda Jaguaro - Cirilo .Ribeiro, vulgo Serengo, ex-subdelegado de polcia, tirado da priso por ordem do dr. Carlos Barbosa para ser assassinado Soledade Joo Batista Rodrigues, assassinado em uma das ruas da vila por um grupo de patriotas governistas arvorados em polcia Torres Alferes honorrio Lzaro Vieira do Amaral; o ex-deputado provincial Luiz Moura Azevedo e um menor peo deste cidado e filho de Cndido Bahiano Caapava Joo da Cruz Lopes, negociante Santa Maria Manoel Alves da Silva, conhecido por Manoel Cludio

3 l

l
(29) Esta estatstica s vai at outubro de 1892. Desta data, at rebentar a revoluo, fevereiro de 1893, ainda houve mais de uma dezena de assassinatos por motivos polticos, conforme se pode ver do folheto "Os crimes da ditadura" (hoje raro) , publicado pelo jornal "Maragato" em 1902. Depois da pacificao no cessaram as perseguies, prises, espancamentos, saques, toda sorte de violncias contra os federalistas, inclusive muitos assassnios. O folheie aludido, escrito com paixo e acrimnia, de agosto de 1895 a dezembro de 1899, menciona para cima cie 250, alguns de modo vago, oriundos de boatos, outros de natureza puramente comuns. Grande nmero deles, porm, com indicao da autoria e designao de ano, ms, dia c lugar, tiveram por origem fera intolerncia poltica e seus autores ficavam impunes, porque o dr. Jlio de Castilhos e seu sucessor no faziam empenho em puni-los, j para no descontentarem os chefes locais, quase sempre os mandantes desses crimes, j, provavelmente, porque tambm, em conscincia, no os reprovavam de modo abjoluto.

3 l

l!H) N ene municpio consta ter havido muito maior nmero de assassinatos; sem descrermoi, no temos, todavia, dados seguros para afirmar.

CAPTULO I
Invaso
SUMARIO: Primeira invaso federalista; situao armada dos revolucionrios; morosidade e consequente atividade do Dr. G. Martins na aquisio de armas e munies. O carregamento da balandra Carmelita; os vrios aci- demes_ocorridos com este navio. Proclamao do general-em-chefe. C<Jmbate 4o Salsinho. Ataque e tomada de D. Pedrito; volta precipitada do coronel ^* -.-,..^ * --"*" Artur Oscar para Bag Marcha de Tavares para Santana em cujas imediaes acampa. Progressos da revoluo noutros pontos do Estado. Manifesto dos chefes militares da revoluo desfazendo a pecha de restauradores. Resoluo de no se atacar Santana; as foras do general Tavares levantam acampamento; marcha do coronel Pina para Alegrete e entrada do general Teles em Santana; retirada das ltimas foras federalistas das imediaes de Santana em direo a Alegrete; tomada desta cidade pelo coronel Pina; chegada, esta cidade, do coronel Prestes Guimares;/6atalha de Jararaca) recebimento do armamento da Carmelita; evolues das foras do gerial Hiplito. Assume o comando das foras revolucionrias o general Luiz Alves Leite de Oliveira Salgado, que dirige uma carta ao marechal Floriano Peixoto.
t o

Era impossvel, por mais tempo, conter os grupos de emigrados, que, a todo transe, queriam, em som de guerra, invadir a terra natal. Exaustos de recursos, em luta com necessidades de todo o gnero, mais duras em terra estranha, s viam na revoluo o fim deste amargo e msero viver. Afagavam, em geral, a esperana da vitria e aps a da paz, termo de tantos sofrimentos. Entretanto, para empresa de tanta monta, dispunham de insignificante nmero de armas. Pareciam no refletir que iam travar luta com um governo constitudo, provido de todos os recursos, soldados, armas e dinheiro o nervo da guerra.

92

Wenceslau Escobar

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893

93

Havia bastantes lanas, pela facilidade da confeco, mas o nmero de armas de fogo, propriamente de guerra, no excedia a muito mais de 350. (1) No entanto as foras invasoras atingiam a 5.000 homens. Sem embargo, Joo Nunes da Silva Tavares, o general-em-chefe de todas estas foras, marcou a invaso geral para 5 de fevereiro. O receio da prxima estao invernosa; desengano de receber o prometido armamento antes de seu incio; a perda de grande parte do pessoal disposto luta que, fatalmente, dar-se-ia se a invaso fosse demorada por mais tempo, porque os cabecilhas, baldos de recursos, j a custo continham seus sequazes; foram, sem dvida, os poderosos motivos que aluaram no nimo do velho general para tomar resoluo de tamanha responsabilidade. No o fez, porm, sem antes comunicar ao chefe civil da revoluo, dr. Gaspar Silveira Martins, que no ops negativa formal. certo que contestou ao valente general, ponderando-lhe, entre outras coisas, o juzo que faria o mundo de um estadista e um general, que encetavam uma guerra sem armas. Hiprbole de efeito retumbante, mas de nula eficcia para conjurar os motivos, que obrigaram Silva Tavares a tomar esta desesperada resoluo. O dr. Gaspar Martins, j em novembro de 1892, dispunha de cerca de 300 contos (*) para os gastos da revoluo, graas merecida confiana que, no Brasil, inspirava aos amigos da causa; pouca atividade, entretanto, desenvolvia na procura e aquisio de elementos blicos. A possibilidade de tornar conivente o governo Oriental na passagem de armamentos para os revolucionrios, junto v esperana de causar a queda do governo federal, ou pelo menos, for-lo a modificar a situao poltica do

Rio Grande com a ameaa permanente de invasSo, fazia-o protelar o incio da revoluo, tornando-o irresoluto e vagaroso na compra de armas e munies. Designado, porm, o dia para *L invaso adiada depois para 15 de fevereiro, comeou o dr. Gaspar Martins a desenvolver maior atividade. A balandra Carmelita que, a fim de iludir a vigilncia das autoridades orientais, tinha sido despachada para o Chile com 680 "remingtons", 400 espadas e 150 mil tiros, carregada desde fins de janeiro no porto de Montevidu, teve ordem de seguir, em continente, seu destino. Este carregamento devia ser desembarcado em certa altura do Uruguai e conduzido pela estrada de ferro at a estao das Tranqueiras, no departamento da Rivera. Seguiram, tambm, por esta ocasio, para o referido departamento, embarcadas na estao da prpria capital da Repblica, cerca de 300 "winchesters" e "marlins", munies correspondentes, 150 espadas e 200 lanas. Isto que se fez ltima hora, e precipitadamente podia ter-se feito com toda a calma e segurana. Se desde princpios de outubro de 1892 se fosse mandando, aos poucos, armamento para a fronteira, pelo crescido nmero de emigrados, que, continuamente, vinham e iam de Montevidu, no se teria dado a apreenso da Carmelita, o despendioso resgate, a tardia entrega do carregamento, aps gastos avultados. A inexperincia, porm, do dr. Gaspar Martins em negcios desta natureza; a confiana, que, em si, jamais conheceu limites, junto pretenso de, por uma s vez, remeter grande partida de artigos blicos com a conivncia do governo Oriental, foram as causas do contratempo da Carmelita e de no terem os invasores passado melhor armados. m concluso: ao transporem os revolucionrios a fronteira, forte de cerca de 5.000 homens, no dispunham de mais de 700 armas, 600 espadas, talvez 2.000 lanas e algumas armas de uso ordinrio da vida campons. As causas e intuitos desta ingente e feroz luta fratricida, que, durante 30 longos meses, regou de sangue, s torrentes, o solo rio-grandense, semeando por toda a parte a viuvez, orfandade e misria, foram consubstanciadas

(1) Este clculo baseia-se em dados positivos. Rafael Cabeda, um dos chefes revolucionrios de mais prestigio, me disse, particularmente, ao rebentar a revoluo, que s dispunha de cento e poucas. A gente do coronel Marcelino Pina de Albuquerque, Jos Serafim de Castilhos (Juc Tigre), acampada nas pontas de Jaguari, segundo tambm me informou te chefe, tinha pouco mais de trinta; a de Gumercindo Saraiva, cerca de cem, das quais 78 remetidas de Montevidu pelo chefe civil da revoluo; a do general Tavares, reunida cie outros chefes, no dispunha de muito mais de cem. () Ouvi da sua prpria boca.

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893 (95


94

Wenceslau Escobar Concidados! A nao inteira e os povos cultos tm neste momento os olhos voltados para ns. Povo de heris, sempre habituados a libertar dos seus- tiranos a humanidade extraviada, mostrai-vos dignos da herana de glrias legadas pelos nossos antepassados, libertando a nossa terra do odiento jugo que a oprime. Lutemos, cidados!

na proclamao, que, em 5 de evereiro, (2) deu publicidade ao mundo civilizado o supremo chefe militar de todas as foras revolucionrias. Singela na forma, mas verdadeira no fundo, ungida pelo vigor sincero do patriotismo de um septuagenrio, eis os termos desse memorvel documento, que, como bandeira de guerra, assinala o incio da revoluo mais cruel e sangrenta que, at hoje, deu-se na Amrica do Sul.

"Cidados! s armas!
Os inimigos da Ptria, arvorados em governo legal, implantaram nela o terror como meio de ao, lanaram mo do punhal para matar em plena paz, das "comblains" para assaltar casas de famlias e do saque para saciar sua voracidade. A imprensa clamou contra todas essas atrocidades, tendo como resposta nica o tripudiar de algozes sobre os cadveres das vtimas. O Rio Grande, ptria de heris, est convertido em terra de escravos. Qualquer esbirro penetra nos lares matando chefes de famlias, ferindo mulheres e crianas a tiros de revlver. A estatstica do crime nunca registrou fatos to atrozes como os praticados em plena paz depois da rendio de Bag, no tendo inimigos para combater em parte nenhuma do Estado. O nosso patriotismo nos aconselhou o desarmamento para evitar a luta fratricida, porm, o mau instinto de adversrios desleais se prevaleceu da ocasio para matar, regando de sangue e de lgrimas o solo rio-grandense. H oito longos meses que muitos dos nossos irmos amargam no exlio o po duro da necessidade, sofrendo vexames que lhes impe nas cidades, e outros, errantes pelos matos, fogem ao punhal homicida. Para acabar com este estado de coisas, j no h para quem apelar. Os nossos brados, os gemidos das vivas e dos rfos no so ouvidos pelos dominadores que se banqueteiam nos palcios. O nico recurso que nos resta conquistar a liberdade de nossa terra pelo brilho de nossas armas.

A nossa causa justa porque queremos reconstituir a nossa ptria sobre bases de liberdade; nobre, porque a causa da humanidade; grande, porque a causa de um povo inteiro que tem sede de justia e que clama pelo imprio da lei, hoje calcada aos ps pelos agentes do poder pblico. s armas, compatriotas! Lutemos pela liberdade da ptria e Deus ser conosco. Viva a nao brasileira! Viva o Rio Grande do Sul! Viva o exrcito libertador! Viva o partido federalista! O general-em-chefe, Joo Nunes da Silva Tavares. Acampamento na Carpintaria, 5 de fevereiro de 1893." Foram publicadas mais duas ou trs proclamaes de chefes subalternos, uma das quais do coronel Gumercindo Saraiva que, forado pelas autoridades uruguaias, tinha invadido, desde 5 de fevereiro, frente de uns 400 homens, e se ocultado nos matos do potreiro da Ana Correia. De 15 a 22 de fevereiro transpuseram a fronteira da Repblica Oriental j para o Rio Grande grupos, mais ou menos numerosos, de revolucionrios. Na noite de 15 para 16 passaram o coronel Albuquerque Pina, Jos Serafim de Castilhos e outros chefes com um efetivo de 800 homens, pessimamente armados, e foram acampar a 4 lguas de Santana. De 17 a 20 invadiram mais de 1.000 homens, quase exclusivamente deste municpio, ao mando dos coronis Manoel Machado Soares, David Silva,

(2) A raz&o deita data foi ter-te, a principio, designado este dia para a invaso.

l
96 Wenceslau Escobar Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893 Eis a parte oficial deste feito de armas: Acampamento de Santa Maria Chica, 23 de fevereiro de 1893. Ontem chegamos aqui de madrugada e sitiamos a cidade. Houve tiroteio de meia hora. s 10 parlamentei com o comandante das foras, tenente-coronel Alfredo Barbosa e falei-lhe francamente; contestando-me que era soldado e que tinha ordens a cumprir, mas que, contudo, ia consultar com seus oficiais. s 11 horas as foras sitiadas levantaram bandeira de parlamento. Mandando Juvncio S. de Azambuja um seu irmo ver o que pretendia o inimigo, foi recebido bala, tendo sido ferido gravemente. Resolvi ento atacar a praa. O ataque efetuou-se s duas horas da tarde, atacando pelo passo real de D. Pedrito o coronel G. Saraiva; pelo lado do arroio Santa Maria o coronel Domingos Ferreira; pelo lado do cemitrio o coronel Arruda e Tomaz Mrcio Pereira pela chcara de Joo Alves. O coronel Torquato Severo levou a guerrilha inimiga at a praa, onde entrincheiraram-se no quartel, teatro e muros, tomando nossa gente posse das esquinas, durante o combate at s 6 horas da tarde, sendo muito renhido. O 69 de cavalaria inimiga teve 20 mortos e 40 feridos. Nossas perdas so insignificantes. Com receio de que houvesse saque, quando aproximou-se a noite, fiz retirar as foras de seus postos, ficando o inimigo reduzido ao teatro e ao quartel. Hoje de manh, quando fiz aproximar as foras para tomarem posies, o inimigo pediu parlamento, entregando-se discrio e pedindo garantia de vida para o chefe castilhista. Estou muito atarefado com o recebimento de armamento, munies e cavalos em bom estado. Os soldados e gente castiIhista esto prisioneiros em nosso exrcito. Os oficiais ficaram livres sob palavra de no tomarem mais armas. Joo Nunes da Silva Tavares. (3)
(3) A parte oficial dada pelo comandante da praa, salvo insignificantes discordncias e a acrimnia de algumas expresses injuriosas, est, no fundo, de acordo com a do chefe revolucionrio. Diz, segundo informaes, que estes tiveram 60 homens fora de combate, mas nSo diz o prejuzo sofrido pelas foras do governo. velha balda entre beligerantes atriburem-se grandes perdas. O que parece real que nem revolucionrios, nem legaliitai tiveram fora de combate o nmero de homens que reciprocamente ae atriburam.

97

major Sebastio Coelho, Francisco Cabeda, Bento Xavier e Rafael Cabeda. Toda esta fora disseminada em corpos de 300 e 400 homens, em rigor dispondo de trezentas armas, inclusive as da fora de Pina e Serafim de CastiIhos, acampou a duas e trs lguas de Santana. Ulisses Reverbel, com 280 homens, sofrivelmente armados, invadiu pelo Quara e marchou a fazer juno com as foras estacionadas nas proximidades de Santana. Enquanto se operava a invaso por esta parte da fronteira, o general-emchefe, os coronis Guerreiro Vitria, Domingos Ferreira, Epaminondas de Arruda, Antero Cunha, Antnio Barbosa Neto, tenentes-coronis Vasco Martins, Estcio Azambuja e outros, invadiam pela Carpintaria, departamento de Cerro Largo, formando todas as foras invasoras, sob o comando destes chefes, um forte de mais ou menos 3.000 homens. Antes de se incorporar a esta coluna, o coronel Gumercindo Saraiva destacou 80 homens de seu corpo, a fim de reconhecer a fora do governo comandada pelo coronel Mena Barreto, que estava acampada nas imediaes do arroio "Salsinho". Reconhecendo o comandante deste contingente a superioridade da fora inimiga, depois de ligeiro tiroteiro, retirou-se em boa ordem, no havendo de parte a parte nmero de mortos superior a 2 ou 3 homens. Foi este o batismo de sangue entre as duas foras beligerantes, conhecido sob o nome de_combate_dp ''Salsiahp", ao qual deu vulto o governo do Estado, alardeando importante vitria. A coluna do general Tavares, qual j tinha-se incorporado a gente de Gumercindo Saraiva, formando um total de 3.000 homens, ps-se em marcha para Santana, visto como o plano era tomar esta cidade. Na madrugada de 22 tiroteou com os piquetes avanados da guarnio de D. Pedrito, pequena cidade, em caminho de Santana, defendida por pouco mais de 400 homens, entre foras civis e o 69 Regimento de cavalaria ligeira. Atacada s 2 horas desse dia por 200 atiradores, quase quantos dispunha Tavares em toda sua fora, aps improfcuo parlamento com o comandante da praa, o tenente-coronel Alfredo Barbosa, rendeu-se, afinal, discrio, na manh de 23, sob garantia de vida dos vencidos.

98

Wenceslau Escobar

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893

99

O efeito moral desta vitria valeu muito mais que o material blico tomado, constante apenas de umas 50 "winchester", 20 ou 30 "minis", algumas espadas, lanas, revlveres "nagans" e 4.000 tiros. O coronel Artur Oscar, comandante do 30 batalho, que saiu de Bag frente de 800 homens entre foras de linha e civis, estes sob o comando do coronel Portugal, a fim de socorrer a guarnio de D. Pedrito, ao saber de seu fracasso, j a curta distncia desta cidade, receoso de suceder-lhe algum desastre, voltou, precipitadamente, para Bag, onde muitos infantes, vencidos pelo cansao das marchas foradas, at em carretas chegaram. Aps a tomada desta praa, dirigiu-se o corpo de exrcito do general Tavares para Santana do Livramento, com o objetivo de reunir-se s foras invasoras estacionadas nas imediaes dessa cidade, j ento superiores a 2.200 homens, devido a constantes incorporaes de companheiros de causa. Tambm o seu exrcito, quando ps-se em marcha para esse ponto, j subia a 3.000 homens, por se lhe terem incorporado vrios contingentes, notadamente o do tenente-coronel Tomaz Mrcio Pereira. Em fins de fevereiro acampou no morro do Chapu, 7 lguas distante de Santana. Trazia 7 a 8.000 cavalos, tinha necessidade de boas pastagens, campo aberto, a fim de que seu exrcito irregular, exclusivamente de cavalaria e mal armado, na eventualidade de um ataque, pudesse manobrar livremente. Neste acampamento, nos primeiros dias de maro, recebeu a valiosa incorporao de 700 a 800 homens ao mando dos coronis Ladislau Amaro da Silveira, Cndido Azambuja e outros, que, obrigados a evitar foras do governo, no puderam se juntar a sua coluna antes da tomada de D. Pedrito. Ficou, pois, seu corpo de exrcito com mais de 3.600 homens que, reunido s foras de Santana, perfazia um total de cerca de 6.000 homens. Deixemo-lo, por um instante, nessa posio, e acompanhemos os progressos da revoluo noutros pontos do Estado. Laurentino Pinto Filho, no municpio de Caapava, frente de pouco mais de 250 homens, depois de derrotar uma fora legal, qual inflingiu perdas superiores a 20 praas, tomou a cidade desse nome, onde arrecadou 11.000 tiros e 30 a 40 "minis". Em seguida, para evitar as foras ao mando do tenente-coronel em comisso Cipriano da Costa Ferreira, superiores s

suas em nmero, disciplina e armas, entregou a cidade ao capito Pedro Maciel e retirou-se do municpio, buscando a incorporao do general Tavares. Em Santo Antnio da Patrulha tambm levantou-se o coronel Vicente Gomes, reunindo para cima de 300 homens, quase desarmados. O capito Jayme Teles, que seguiu para bat-lo, pedindo-lhe parlamento, enquanto conferenciavam, mandou cerc-lo e deu-lhe voz de priso. Resistindo essa ordem cerrou pernas no cavalo, conseguindo assim escapar, debaixo de vivo fogo, com mais trs companheiros, a esta prfida cilada. Jos Braga, um dos seus amigos, morreu, ficando um outro gravemente ferido. Sua gente que, como disse, estava quase desarmada, dissolveu-se. A fora legal praticou neste municpio violncias verdadeiramente inauditas. Todos os estabelecimentos de Vicente Gomes, assim como mais 7 de membros de sua famlia, foram entregues s chamas, roubando-se-lhe quase toda a criao e at mveis e roupas de uso domstico. Por ltimo, para coroar esta obra de nefando barbarismo, assassinaram seu cunhado Saraiva e seu irmo Antnio Gomes, junto prpria me, a qual se achava ali de visita aps 20 anos de ausncia. Israel Soares, frente de um piquete, bate a pequena guarnio da vila do Rosrio, faz 9 prisioneiros, toma a cavalhada ali existente, algumas armas e munies e volta a incorporar-se ao exrcito de Tavares, do qual tinha se desprendido. Por este tempo, em nenhum outro ponto do Estado houve levantamento srio contra o governo do dr. Jlio de Castilhos, porm, grande era a simpatia pela revoluo, tais as perseguies, violncias e atentados praticados contra a liberdade, bens e vida dos cidados pelos agentes dos iniciadores do novo regmen no Rio Grande do Sul. Voltemos a nos ocupar do exrcito revolucionrio acampado nas imediaes de Santana. Antes, porm, de comear a narrar as operaes propriamente de guerra, cumpre nos ocupar de um fato de suma importncia poltica, relativa revoluo, que teve lugar nos primeiros dias de maro.

1001

Wenceslau Escobar

Apontamentos para a Histria da Revoluo Rio-grandense de 1893 101 este o fanal que guia os revolucionrios rio-grandenses, cuja causa no pode ser mais sagrada, nem mais humanitria. O pas inteiro tem sido testemunha dos horrores que h oito longos meses tm se praticado no Rio Grande, onde o barbarismo do governo chegou ao extremo de mandar fuzilar pelas costas, em suas prprias casas, a dignos e respeitveis cidados, arrancando outros do seio de suas famlias para mandar assassin-los na lgubre solido dos matos. E agora, para coonestarem seu apoio a um governo cujo programa oficial parece ser o extermnio dos contrrios pelo saque e assassinato, e tornar a injustia e santidade de nossa causa antiptica nao, atiram-nos a pecha de restauradores! Mentiral

Como a proclamao do general-em-chefe das foras revolucionrias no terminou com "Viva a Repblica" a imprensa afeioada ao governo, tanto da Capital Federal como do Estado, fez disso grande escarcu, atribuindo revoluo intuitos restauradores. O fato que podia justificar com algum fundamento esta suspeita, foi no ter o dr. Gaspar Martins, chefe civil da revoluo, declarado publicamente suas causas e fins. Parece, realmente, que houve neste seu procedimento inteno velada, porque na hiptese de ser a revoluo vencedora, no lhe era hostil a ideia de um plebiscito consultando a nao sobre a forma de governo, para que, dada, mesmo, preferncia pela Repblica, no se dissesse ter sido proclamada pelo exrcito e armada, mas por livre manifestao da soberania do povo. Quanto omisso de Viva a Repblica nenhuma importncia tinha, bastando para isso refletir que no era a repblica que estava em questo, mas o governo do Estado. Sabiam disso, mas lanaram mo deste recurso como meio de tornar a revoluo malvista pelos partidrios e entusiastas do novo regmen. Cumpria, pois, desfazer esta explorao e foi o que fizeram os chefes e subchefes do exrcito revolucionrio estacionado no municpio de Santana, dirigindo o seguinte manifesto nao brasileira: "Os povos oprimidos, em armas no Estado do Rio Grande do Sul, esto sendo injusta e atrozmente caluniados em seus nobres e alevantados intuitos polticos. Nossos adversrios com o desgnio prfido de tornar antiptica opinio a revoluo rio-grandense apontam-nos ao pas como restauradores da monarquia! uma monstruosa calnia! uma torpe e miservel especulao! No! O objetivo dos revolucionrios rio-grandenses no a restaurao monrquica; libertar o Rio Grande da tirania que h oito meses o oprime, restabelecendo a garantia de todos os direitos individuais; acabar com o regmen das perseguies, das violncias inauditas, do latrocnio, do saque e do assassinato oficial, que desgraadamente tem sido apoiado pelo governo do marechal Floriano Peixoto.

Queremos a restaurao da lei, do direito, da justia, da segurana liberdade, aos bens e vida de todos os cidados. Lamentamos que os nossos irmos do norte acreditem em mais esta perfdia oficial, inventada para desnaturar os intuitos patriticos do nico direito que resta a um povo oprimido a revoluo; ainda com mais profunda dor da alma deploramos que esteja servindo de algoz das liberdades rio-grandenses o exrcito nacional. Esse exrcito que devia merecer-nos tanto respeito e para o qual fomos to generosos depois da vitria de D. Pedrito, onde apenas 200 atiradores das foras revolucionrias entraram em ao, vencendo a guarnio composta do 6"? regimento e populares. Aos oficiais foi dada liberdade e concedidas 20 praas armadas para acompanh-losj o restante filiou-se espontaneamente s nossas fileiras. Infelizmente parece que o marechal Floriano no quer no Rio Grande o governo da opinio e sim governo que se escude puramente na fora material; quer finalmente esmagar o Rio Grande do Sul. Se no fora isto, j estaria brilhantemente triunfante a revoluo rio-grandense. De qualquer forma lutaremos, ainda mesmo com o exrcito, j que o exrcito quer ser o algoz da liberdade rio-grandense. Se sucumbirmos na luta, restar-nos- o consolo supremo de termos

Das könnte Ihnen auch gefallen