Sie sind auf Seite 1von 48

CREA-TO

A IMPORTNCIA DO CREA PARA O PROFISSIONAL

LEGISLAO E EXERCCIO PROFISSIONAL

Em se tratando da primeira conquista, este fato relevante. O ato foi a Lei de 27 de agosto de 1828, sancionada com rubrica e guarda de Dom Pedro I. Esta lei determinaria para as obras pblicas: Art 3 - Logo que algumas das sobreditas obras for projetadas, as autoridades, a que competir promovpromov-las, faro levantar a sua planta e plano, e orar sua despesa por engenheiros ou pessoas inteligentes na falta destes. destes.

Decreto n 3.001, de 09 de outubro de 1880: Art 1 - Os Engenheiros Civis, Gegrafos, Agrimensores e os bacharis formados em matemtica, nacionais e estrangeiros, no podero tomar posse de empregos ou Comisses de nomeao do governo sem apresentar seus ttulos ou Cartas de habilitao cientficas. cientficas.

REGULAMENTAO
Decreto 23.196/1.933

Agronomia
Decreto 23.569/1.933

Engenheiro Agrimensor CONFEA/CREA


Regula o exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor. agrimensor., criao do sistema CONFEA/CREAs.

REGULAMENTAO

Aperfeioado pela Lei 5.194/66 Lei 6.496/77 (ART e MTUA)

REGULAMENTAO (CONTINUAO)

Os Tcnicos de Nvel Mdio so regidos pela Lei 5.524/68 e regulamentada pelo decreto 90.922/85.

A LEI 5.194/66
Em seus 92 artigos: Caracteriza o exerccio das profisses; Caracteriza o exerccio ilegal das profisses; Formaliza o uso do ttulo; Estabelece as atribuies profissionais; Garante autorias e estabelece responsabilidades; Cria penalidades aplicveis por infrao Lei; Reorganiza o sistema CONFEA/CREA, para fiscaliza o exerccio Profissional.

A LEI 6.496/77
Institui a Anotao de Responsabilidade Tcnica, ART, na Prestao de servio de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e autoriza o CONFEA a criar uma MTUA de Assistncia Profissional Estabelece que todo contrato verbal ou escrito para execuo de obra ou prestao de servio de ART, que ser efetuada pelo profissional ou pela empresa e define, para os efeitos legais, os responsveis tcnicos pelo empreendimento de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia.

DEFINIO DO SISTEMA CONFEA/CREA

Autarquia Federal, dotada de personalidade jurdica pblica, constituindo servio pblico federal, responsvel pela fiscalizao do exerccio das profisses vinculadas.

- Autonomia administrativa e financeira -

Propsito do Sistema:
Garantir o exerccio profissional nas reas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, por meio da fiscalizao; Defesa dos interesses sociais e humanos relacionados aos empreendimentos profissionais e preservao dos preceitos ticos.

Estatstica

CREA-TO

CREA-TO
06 INSPETORIAS Araguana Guara Gurupi Paraso Porto Nacional Araguatins

FUNO DOS INSPETORES

1. Administrar a inspetoria. 2. Determinar prioridades a serem fiscalizadas na sua zonal. 3. Instruir processos para as Cmaras Especializadas. 4. Integrar com os demais subsistemas.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CREA-TO

Conforme prev o regimento interno do CREA-TO I. Estrutura Bsica e de Suporte (Orgos decisrios e executivos): Plenrio Cmaras Especializadas Presidncia

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CREA-TO Coordenaes (continuao)


Comisses Inspetorias Grupos de Trabalho. II. Estrutura Auxiliar Chefe de Gabinete Administrao/Financeiro Fiscalizao

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CREA-TO (continuao)


Jurdico Informtica Assessoria das Cmaras Registros

um profissional habilitado de acordo com a lei, representante de uma instituio de ensino ou entidade de classe que participa da administrao do Conselho. O cargo de conselheiro honorfico, com mandato de trs anos, sendo permitida uma nica reeleio.

FUNES DOS CONSELHEIROS


Participa, no mnimo de duas reunies mensais ordinrias: 1. 2. 3. Uma reunio plenria, para tratar de assuntos do interesse de mais de uma modalidade profissional. Uma reunio de sua Cmara Especializada, para tratar de assuntos especficos de sua rea. Comisses : Alm das participaes acima, poder fazer parte de comisses (permanentes e especiais), para tratar de determinados assuntos.

FUNES DOS CONSELHEIROS

CMARAS ESPECIALIDAS
O nmero de Cmara Especializadas varia em funo das caractersticas do CREA (nmero de Conselheiros e modalidades Profissionais)

O CREA-TO tem trs Cmaras:

Agronomia Engenharia

FUNCIONAMENTO DAS CMARAS ESPECIALIZADAS I. Objeto das Cmaras: 1. Tratar de seus problemas especficos inerentes, principalmente a fiscalizao, relato de processos e tica Profissional. 2. Reunies: As Cmaras se renem, ordinariamente, 1 vez/Ms 1. Coordenao: A Cmara tem um coordenador, eleito entre seus conselheiros e por eles.

Contas Licitao Cultural e Valorizao Profissional tica Profissional Meio Ambiente e Desenvolvimento Renovao do Tero Educao e Atribuies Profissionais

Em fase de implantao

Acessibilidade

Mulher

Lei 5.194
de 24 de dez. de 1966

Exerccio ilegal
Artigo 6 a) Leigo - Pessoa fsica ou jurdica que realizar atos ou prestar
servios pblicos ou privados, sem registro no Conselho;

b) exorbitncia c) acobertamento d) profissional suspenso ou sem registro e) empresa sem responsvel tcnico reservadas aos profissionais da rea tecnolgica tecnolgica. . Firma,

organizao ou sociedade no habilitadas que exercer atribuies

Artigo 55 Provisrio Certificado de concluso Definitivo Diploma Artigo 58 Visto Exercer atividade em outra regio Artigo 59 Registro das empresas de engenharia

Artigo 64
Ser automaticamente cancelado o registro do profissional ou da pessoa jurdica que deixar de efetuar o pagamento da anuidade, durante 2 anos consecutivos sem prejuzo da obrigatoriedade do pagamento da dvida.

Artigo 16
obrigatria a colocao e a manuteno de placas nos empreendimentos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

PLACA

Artigo 71
As penalidades aplicveis por infrao da presente Lei so as seguintes, de acordo com a gravidade da falta: a) Advertncia Reservada b) Censura Pblica c) Multa d) Suspenso temporria do exerccio profissional e) Cancelamento definitivo do registro

LEI 4.9504.950-A/66

Para contrato de 8 horas/dia (hora exced exced. . = 25% 25%) 6 horas ........................................ = 6 sm 7 horas ................. 7 + (25% 25% x 1) = 7, 25 sm 8 horas .................... + (25% 25% x 2) = 8,5 sm

RESOLUO N 1002, DE 26/11/2002, CONFEA


CDIGO DE TICA PROFISSIONAL

Art. Art . 1 - O Cdigo de tica Profissional enuncia os fundamentos ticos e as condutas necessrias boa e honesta prtica das profisses da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, e relaciona direitos e deveres. deveres .

DOS DEVERES/CONDUTAS VEDADAS Art. 9 e 10 - No exerccio da profisso so deveres do profissional /so vedados ao profissional: I - ante o ser humano e seus valores; II - ante profisso; III - nas relaes com os clientes, empregados e colaboradores; IV - nas relaes com os demais profissionais; V - ante o meio.

O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA - CONFEA

E A INSTANCIA SUPERIOR DA FISCALIZAO DO EXERCCIO PROFISSIONAL.

O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA - CONFEA Entre suas atribuies destacamos: Examinar e decidir em ltima instncia; Baixar e fazer publicar as Resolues. Julgar, em grau de recursos, infraes ao Cdigo de tica. Fixar e alterar as anuidades emolumentos e taxas.

O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA - CONFEA

Sustentao Econmica: O CONFEA mantido pelos CREAs.

O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA - CONFEA


Atribuies Profissionais do Eng. Eletricista
A profissional ter as atribuies constantes no Art. 8 e 9 da Resoluo 218/73 do CONFEA.
Art. 8- o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes gerao, transmisso, distribuio e utilizao da energia eltrica; equipamentos, materiais e mquinas eltricas; sistemas de medio e controle eltricos; seus servios afins e correlatos. Art. 9- o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a materiais eltricos e eletrnicos; equipamentos eletrnicos em geral; sistemas de comunicao e tele comunicaes; sistemas de medio e controle eltrico e eletrnico; seus servios afins e correlatos.

O 1 REGISTRO NO CREA-TO
DOCUMENTOS NECESSRIOS: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Requerimento (CREA-TO fornece formulrio) Carteira de Identidade. CPF Ttulo de Eleitor Prova de quitao do servio militar Comprovante de Residncia Duas fotos 3X4 (colorida, fundo branco, nome no verso) Comprovante de tipagem sangunea (opcional) Pagamentos:

9.1 Taxa de Registro e taxa de carteira 9.2 Anuidade.

CREA-TO

Obrigada pela ateno DEUS nos proteja sempre!


Engenheira Civil Roberta Castro E-Mail: presidenciacreato@gmail.com Contato: (63) 3219-9819 Site: www.crea-to.org.br

Das könnte Ihnen auch gefallen