Sie sind auf Seite 1von 8

ANLISE DA CONVERSAO

Conversa em ambiente profissional

Trabalho apresentado a professora: Joana Ormundo, da disciplina: Teorias de Texto, por alunos do curso primeiro semestre de licenciatura em Letras, perodo matutino

Andressa Paradiso Janaine Santana Jssica Perreira Kaique Ferreira Rodrigo Uejo

Maio, 2013

Introduo: Como sabemos desempenho lingustico na fala no se serve apenas da gramatica e do lxico da lngua, mas usa dos mais variados recursos, sejam eles verbais ou no. Com base no livro: Anlise da conversao de Luiz Antnio Marcuschi, criamos o presente projeto com o intuito de demonstrar os diferentes recursos que usamos ao falarmos e elaborar a transcrio desta para a escrita. Luiz Antnio Marcuschi doutor em filosofia da linguagem (1976) e ps-doutor em questes de oralidade e escrita (1987). professor titular em lingustica do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Analise da conversao nasceu com o principio bsico de que todos os aspectos da ao e interao social poderiam ser examinados e descritos em termos de organizao estrutural convencionalizada ou institucionalizada. Segundo o livro de Marcuschi, a Anlise da Conversao uma tentativa de responder a questes do tipo: como que as pessoas se entendem ao conversar? Como sabem que esto se entendendo? Como sabem que esto agindo coordenada e cooperativamente? Como usam seu conhecimento lingustico e outros para criar condies adequadas compreenso mutua? Como criam, desenvolvem e resolvem conflitos interacionais? Para esta transcrio gravamos um dilogo entre Kaique Ferreira (aluno do curso de letras, UNIP) e Higor Tadeu Ribeiro (Coordenador Pedaggico da UpCenter Educao Profissional), no dia 28 de maio de 2013, s 18:30h. A gravao da conversa foi autorizada por ambos.

Transcrio da conversa: https://www.facebook.com/photo.php?v=10152855370085790&set=vb.508255789&type=2& theater

K17: E ai Higor? H31: E ai? Tudo bem, eu to timo, tem que fazer carteirinha agora... (pausa) K17: iiih... (pausa) H31: feliz:, contente:, alegre:((rindo))e como esto suas turmas? K17: T certo,t certo, correria (pausa) at que as turmas to meio fiis, no to faltando muito. H31: E a MGT? Suas turmas sero acima dos 80% ou voc... (pausa) K17: COM CERTEZA Olha Higor, as turmas to estimulantes ( ) e tinha algumas capengando mas agora da pra fechar com 80% pelo menos ... e que elas vieram bem (pausa) () H31: Perae(pausa) deixa eu te perguntar uma coisa, qual que o(pausa)qual mdulo ta a classe da ICB20? Aquela do(pausa) H31: [[DORGIVAL!! K17: Eles esto terminando Internet. Alis, amanh eles faro a reviso ou a prova (diminuindo tom de voz/ expresso de cara fechada). ( ) Mas logo, logo eles acabo ( ) H31: Isso K17: Eles vo pro terceiro mdulo que Redes Sociais(pausa) Gerenciamento de Redes Sociais. H31: Ah, so quantas aulas? K17: Redes Sociais? H31: 4 n? K17: 4! () H31: Voc j sabe o contedo que vai dar pra eles ? K17: {gesto com a cabea que sim} J tenho o material separado H31: Mas o felipe tem essas coisas, j recolheu algum material com o felipe? K17: H31: Aproveita(pausa) que vc sabe que me importa () comporta diferenas

K17:{Gesto com a cabea com sim} Internet quando apliquei eu mudei a espcie do cronograma de informtica, em uma delas eu falei da asceno das redes sociais H31: Aham K17: Que foram uma das revolues da internet! H31: Ah t! Mas vc vai falar sobre a histria? Falar sobre o Orkut...(pausa) K17:[Como surgiu as redes sociais... H31:Qual foi a primeira mesmo? K17: Foi o Orkut mesmo, a oficial (pausa)o MSN(pausa) (IMPRECISO) H31: Orkut ainda existe ou j foi pra ( )? K17: Existe ainda! () s que ( ) T acabado praticamente! H31: Provavelmente poucas pessoas devem entrar mesmo! Se bem que(pausa) K17: [O Uelinton! {Estalar de Dedos} O Uelinton acessa ainda H31: (Cara de assustado do HIGOR)(pausa)Se bem que por causa das comunidades K17: Isso(pausa)eu sei que face ele tem, mas quase no usa(pausa)e taal(pausa)tic-tic (barulho com a boca)

Analise da conversao: A conversa foi gravada no dia 28/05/2013, as 18horas e trinta minutos. K17 estava em seu local de trabalho, em uma sala reservada, junto com seu chefe H38. Estavam sentados um em cada ponta de uma mesa, um de frente para o outro. Eles conversavam sobre algumas coisas do trabalho, porm no era uma conversa formal. Durante a anlise podemos observar a presena de algumas ocorrncia e alguns marcadores conversacionais (MCs) que influenciam em uma intensa troca de turnos existente na conversa. O turno o momento eu que a vez de falar passar de uma falante para o outro. atravs dos MCs que ocorre o entendimento da finalizao de um turno. Tambm importante ressaltar que uma das regras bsicas da conversa que cada uma fale de uma vez, sem interromper o outro, para que possa haver total compreenso. Existem trs tipos de troca de turnos, e iremos identifica-las e exemplifica-las aqui. A mudana de turno pode ocorrer por meio da passagem, que pode ser entregue ou solicitada pelo falante, podemos usar como exemplo a primeira frase da conversa, aonde K17 diz: E ai Higor?

O que acontece, o uso do MCs prosdico, aonde a entonao, faz com que o outro falante, no caso H31 perceba que esta sendo interrogado, e que sua vez de falar e responder a pergunta que o outro lhe fez. H31 responde com uma nova interrogao, dizendo: E ai? mas no da chance para que k17 lhe responda e continua sua fala: Tudo bem, eu to timo, tem que fazer carteirinha agora... Atravs desse momento, podemos citar, outra troca de turno, que chamada de assalto, o assalto ocorre, quando outro falante interrompe a vez do outro de falar, e entra em seu turno se consentimento. Essa situao ocorre aps o trecho que foi citado acima, quando K17 diz: iiih... Perceba que K17 interrompe o turno de H31, este perde e logo em seguida retoma seu turno, dizendo: feliz, contente, alegre((rindo))e como esto suas turmas? um outro exemplo de assalta quando H31 diz: E a MGT? Suas turmas sero acima dos 80% ou voc... K17 interrompe o turno do outro e faz o uso da terceira forma de mudana de turno que ainda no foi citada, que a sustentao, quando um falante faz o uso da elevao da sua voz para manter a posse de seu turno. K17: [COM CERTEZA Olha Higor, as turmas to estimulantes e tinha algumas capengando mas agora da pra fechar com 80% pelo menos ... e que elas vieram bem... Note o aumento da entonao de voz que K17 faz quando diz "com certeza", com o proposito de manter o seu turno. Agora, vamos observar algumas ocorrncias acontecidas na fala nesta conversa. Vamos citar apenas as ocorrncias encontradas na conversa. Segundo o livro de Marcuschi Analise da Conversao, as ocorrncias so: Pausa: ela identificada por meio de trs pontos..., na conversa analisada, podemos notar o acontecimento da pausa diversas vezes: K17: Vou pegar, vou pegar uns contedos que eu vou agregar com o meu... (pausa) to vendo que separei um contedo legal! H31: Ah t! Mas voc vai falar sobre a histria? Falar sobre o Orkut...(pausa) nfase: identifica com palavras em letra maiscula, na conversa podemos usar como exemplo: K17: COM CERTEZA Olha Higor, as turmas to estimulantes e tinha algumas capengando mas agora da pra fechar com 80% pelo menos e que elas vieram bem.

Alongamento de voz: identificado, dependendo sua intensidade, pode ser : (pequeno), que encontrado neste trecho da conversa: H31: feliz:, contente:, alegre:((rindo))e como esto suas turmas? Ou: ::(Mdio) e :::(Grande). A interrogao, que usada em diversos momentos: K17: E ai Higor? H31: E ai? Tudo bem, eu to timo, tem que fazer carteirinha agora... H31: feliz, contente, alegre e como esto suas turmas? Seguimentos incompreensveis e ininteligveis so marcados pelo sinal () K17: COM CERTEZA Olha Higor, as turmas to estimulantes ( ) e tinha algumas capengando mas agora da pra fechar com 80% pelo menos ... e que elas vieram bem... () Superposio de vozes marcada pelo sinal [ K17:[Como surgiu as redes sociais... Simultaneidade de vozes, que marcada pelo sinal [[ H31: [[DORGIVAL!! importante tambm analisarmos na conversa o momento em que K17, faz um gesto afirmtivo com a cabea, esse recurso no verbal, chamado de Cinsica, que so os movimentos do corpo na conversao.

Pr-projeto feito em sala de aula:

1) Introduo: Foi proposto, que cada aluno fizesse a leitura do livro Anlise da Conversao de Marcuschi, e a partir desta leitura, fizesse a gravao de uma conversa, face a face e totalmente natural, sem que os falates soubessem que estavam sendo gravados, justamente para que no ouvesse mudanas em seus comportamentos. Aps fazermos a gravao,

deveriamos analis-lo de acordo com os estudos feitos a partir da leitura do livro de Marcuschi. 2) Objetivo: o objetivo do trabalho, desenvolver a capacidade de cada aluno a conhecer a anlise da conversao e a partir da, fazer com que cada aluno, tambm seja capaz de analisar um conversa. 3) Justificativa: Atravs desse trabalho, nos foi permitido compreender melhor tudo o que foi estudado na disciplina Torias do Texto, o que proporcionou para cada um de ns uma melhor fixao da matria. 4) Metodologia: O participante do nosso grupo, Kaique Ferreira ir conversar com seu chefe, em seu local de trabalho, sem que ele perceba que esta sendo gravado. Aps isso ocorrer, Kaique ir contar para o seu chefe Higor, que gravou sua conevrsa e pedir a autorizao para usar sua fala. Depois iremos ler o livro de Marcuschi e fazer a Anlise da Conversao. 5) Iremos utilizar o tempo determinado para o cumprimento das Atividades Prticas Supervisionadas.

Bibliografia:

MARCUSCHI, Luiz Antnio (1991). Anlise da conversao

https://ssl4100.websiteseguro.com/parabolaeditorial/website/index.php?option=com_virtue mart&page=shop.browse&manufacturer_id=4&Itemid=105&vmcchk=1&Itemid=79 https://www.facebook.com/photo.php?v=10152855370085790&set=vb.508255789&type=2& theater

Das könnte Ihnen auch gefallen