Sie sind auf Seite 1von 12

RBRH Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 13 n.

4 Out/Dez 2008, 99-110

Anlise Multicriterial de Alternativas Tecnolgicas para Reduo do Consumo de gua


Tatiana Mximo Almeida Albuquerque
Instituto de Pesquisas Hidrulicas IPH/UFRGS tatiana.maximo@uol.com.br

Mrcia Maria Rios Ribeiro, Zdna Mara de Castro Lucena Vieira


Universidade Federal de Campina Grande - UFCG mm-ribeiro@uol.com.br; zedvieira@globo.com Recebido: 06/11/07 revisado: 22/09/08 aceito: 10/10/08

RESUMO
Este artigo apresenta uma anlise multicriterial de alternativas tecnolgicas de gerenciamento da demanda de gua, considerando a sua implantao hipottica em um bairro da cidade de Campina Grande Paraba. Com base em entrevistas domiciliares e projetos de engenharia, o estudo avalia a aceitabilidade das medidas, os custos de implantao, o retorno dos investimentos e a economia de gua, objetivando a seleo da(s) melhor(es) alternativa(s) para a reduo do consumo de gua do setor, de acordo com critrios sociais, econmicos, ambientais, e tcnicos. Os resultados indicam a possibilidade de reduzir, em at 78,49%, o consumo anual de gua do setor, com a adoo das alternativas selecionadas pelo modelo multicriterial. Palavras-Chave: gerenciamento da demanda urbana de gua, uso racional de gua, semi-rido.

INTRODUO
A rpida urbanizao, que se processa em nvel mundial, tem exercido crescentes presses sobre os recursos hdricos. Para as cidades de mdio e grande porte, alm dos desequilbrios entre demanda e oferta de gua, verifica-se (Brasil, 2006a): a reduzida disponibilidade das bacias hidrogrficas para atendimento das demandas crescentes, bem como a reduo da capacidade de investimento em sistemas de abastecimento de gua; e o alto nvel de perdas dos sistemas de abastecimento aliado ao alto grau de desperdcio de gua pelo usurio final.

A gesto da demanda urbana de gua (GDA), objetivando o uso eficiente e sustentvel dos recursos hdricos, realizada atravs de estratgias que influenciam a demanda e que podem ser (Savenije e Van der Zaag, 2002): no estruturais consistindo em incentivos econmicos e legais mudana de comportamento dos usurios da gua, com base em uma realidade institucional e poltica que permita tal abordagem; e estruturais compreendendo a utilizao de alternativas tecnolgicas que propiciem a reduo do consumo de gua.

Tal situao torna menos vivel a tica tradicional de expanso da oferta de gua, e implica na necessidade de ser adotado o moderno modelo de gesto dos recursos hdricos, de carter multidisciplinar e participativo, e que agrega, gesto da oferta, a gesto da demanda de gua.

Segundo a tica da GDA, grande parte da demanda futura de gua dever ser atendida pela reduo dos desperdcios e pela maior eficincia dos usos atuais. Acredita-se que a melhor alternativa para aumentar a disponibilidade de gua no mais expandir a sua oferta, mas gerenciar a sua demanda eficientemente (Baroudy, 2005). Em alguns pases, isto s ser conseguido atravs de uma completa reforma nas polticas atuais de uso da gua (Brasil, 2006a).

99

Anlise Multicriterial de Alternativas Tecnolgicas para Reduo do Consumo de gua

No caso brasileiro deve ser ressaltada a atual tentativa de implementao, pela Unio e Estados, do novo modelo de gesto de recursos hdricos preconizado pela Lei n 9.433, de 08 de janeiro de 1997, que instituiu a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. A Lei estabelece que as guas no Brasil so de domnio pblico, que a gesto deve ser descentralizada e contar com a participao do poder pblico, usurios de gua e sociedade civil organizada e que novos instrumentos devem ser utilizados para gerenciar os recursos hdricos no pas, entre os quais, os planos de recursos hdricos, a outorga dos direitos de uso da gua e a cobrana pelo seu uso. Ressalta-se, tambm, a estrutura programtica do Plano Nacional de Recursos Hdricos (PNRH) que composta por treze programas os quais so divididos em subprogramas. O programa VI do PNRH intitulado Usos mltiplos e gesto integrada de recursos hdricos e contempla o subprograma Gesto de demandas, resoluo de conflitos, uso mltiplo e integrado de recursos hdricos (Brasil, 2006b). Esta pesquisa avalia atravs de mltiplos critrios, quatro alternativas tecnolgicas de gerenciamento da demanda urbana de gua (aparelhos poupadores, captao de gua de chuva, reuso de gua e medio individualizada em edifcios), considerando a sua implantao hipottica no Bairro Universitrio da cidade de Campina Grande, no Estado da Paraba. Com base em entrevistas domiciliares e projetos de engenharia, o estudo avalia a aceitabilidade das medidas, os custos de implantao, o retorno dos investimentos e a economia de gua, objetivando a seleo da(s) melhor(es) alternativa(s) tecnolgicas(s) para a reduo do consumo de gua do bairro de acordo com critrios sociais, econmicos, ambientais e tcnicos. Verifica-se, como importante resultado da pesquisa, que o gerenciamento da demanda de gua pode se constituir em importantssima alternativa para os problemas de abastecimento de gua da cidade.

ria dos Jogos. A anlise multicriterial permite que, alm dos tradicionais aspectos econmicos, sejam considerados aspectos como os sociais, os ambientais, os polticos, entre outros , atravs de escalas e medidas adequadas (Roy e Vanderpooten, 1996). Em uma das mais recentes publicaes sobre o estado da arte em anlise multicriterial, Figueira et al. (2005) categorizam os mtodos de anlise multicriterial da seguinte forma: i) os mtodos de ordenamento, entre os quais os j conhecidos mtodos das famlias ELECTRE e PROMETHEE; ii) aqueles derivados das Teorias da Utilidade e do Valor Multiatributo, entre os quais o mtodo da funo utilidade multiatributo e o mtodo de anlise hierrquica; iii) os procedimentos no clssicos, entre os quais a tomada de deciso multicritrio fuzzy e iv) a programao matemtica multiobjetivo, entre os quais a programao de compromisso e a programao multiobjetivo linear. A literatura vasta na exposio de aplicaes da anlise multicriterial ao setor de recursos hdricos. Uma pequena amostra so os trabalhos de: Simonovic (2004) que aplica a Programao de Compromisso Fuzzy ao planejamento participativo da bacia do Rio Vermelho no Canad; Ba e Mayer (2006) que se utilizam da otimizao estocstica multiobjetivo para simular estratgias de bombeamento de poos; Hyde e Maier (2006) que se utilizam do mtodo PROMETHEE em um problema de tomada de deciso no gerenciamento de recursos hdricos na Austrlia; Vieira e Ribeiro (2007) que analisam, considerando mltiplos critrios, os conflitos que podem ocorrer na implementao dos instrumentos de gesto dispostos na Poltica Nacional de Recursos Hdricos. No caso da seleo de alternativas de gerenciamento da demanda, problema enfocado nesta pesquisa, as implicaes tcnicas, socioeconmicas, ambientais e polticas nem sempre podem ser quantificadas completamente. A seleo exige a considerao de critrios quantificveis e no quantificveis em um nico arcabouo de avaliao, com seus vrios nveis de satisfao. Neste contexto, a anlise atravs de mltiplos critrios apresenta-se como ferramenta adequada para este tipo de problema.

A ANLISE MULTICRITERIAL CASO DE ESTUDO


O desenvolvimento da anlise multicriterial (MCDA Multiple Criteria Decision Analysis) tem parte da sua fundamentao terica advinda da rea da Economia podendo ser citadas, nesse sentido, as contribuies da Economia do Bem-Estar, da Teoria da Utilidade, da Teoria da Escolha Social e da TeoCampina Grande est localizada na mesorregio do Agreste paraibano, no trecho mais alto das escarpas orientais do Planalto da Borborema, com altitude variando entre 500 e 600 m. Distante 120

100

RBRH Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 13 n.4 Out/Dez 2008, 99-110
km da capital do Estado, Joo Pessoa, possui uma populao de 355.331 habitantes e constitui-se em um dos centros urbanos de maior desenvolvimento tecnolgico, industrial e educacional do Nordeste brasileiro. Com clima equatorial semi-rido, temperatura mdia de 22,9C, precipitao mdia anual de 600 mm, e situada nas proximidades do divisor da Bacia Hidrogrfica do Rio Paraba a cerca de 40 km do rio principal, Campina Grande tem enfrentado, ao longo da sua histria, graves problemas de abastecimento de gua. A mais recente e grave dessas crises ocorreu no perodo de 1998 a 2000, em funo da seca prolongada que atingiu a regio Nordeste do Brasil, entre 1997 e 1999, agravada pela construo indiscriminada de pequenos audes a montante do reservatrio Epitcio Pessoa (Boqueiro), nico manancial que abastece a cidade, bem como pela irrigao de reas no seu entorno e pela ausncia de gesto hdrica (Rgo et al., 2000). Em junho de 1998, verificando que o reservatrio no havia recebido nenhuma vazo afluente, o Ministrio Pblico da Paraba, atravs da Coordenao das Curadorias em Campina Grande (Rgo et al., 2001) considerando que o reservatrio alcanaria o seu volume intangvel no prazo mximo de dez meses, se no fossem tomadas medidas para a reduo das vazes retiradas apresentou vrias recomendaes, entre as quais: destinao da reserva disponvel no reservatrio para uso exclusivo no abastecimento humano e dessedentao de animais; fechamento imediato da comporta de alimentao da calha do rio Paraba; e proibio da prtica da irrigao nas margens do reservatrio. De imediato, a nica medida adotada foi o fechamento da comporta. Novo Laudo Tcnico, indicando que o colapso do sistema de abastecimento de gua ocorreria a partir do ms de junho de 1999, levou a CAGEPA Companhia de gua e Esgotos da Paraba a implantar severos racionamentos de gua (de outubro de 1998 a abril de 2000, chegando a quatro dias/semana sem gua nas torneiras, na fase final do racionamento), penalizando, principalmente, a populao de baixa renda, que no tinha condies financeiras de armazenar gua. A prtica de irrigao, no entanto, continuou at maro de 1999, quando, acionada pelo Ministrio Pblico, com base em Parecer Tcnico (MP-PB, 1999), a Justia Federal concedeu liminar, suspendendo-a. Embora o Poder Pblico (Governo do Estado, em parceria com a CAGEPA) venha tomando algumas iniciativas voltadas conscientizao da populao quanto ao uso racional da gua e ao controle de perdas na rede de distribuio (CAGEPA, 2003a), a resposta da populao ainda muito tmida. Passada a crise no abastecimento (as chuvas de janeiro de 2004 fizeram o reservatrio Epitcio Pessoa atingir a sua capacidade mxima), os nveis de consumo voltaram ao normal, indicando a necessidade de serem adotadas medidas de gerenciamento da demanda de gua, para prevenir a ocorrncia de novas crises na cidade. A pesquisa, que ora se apresenta, d continuidade ao estudo desenvolvido por Braga e Ribeiro (2006) no qual concebido um modelo multicriterial e multidecisor para selecionar alternativas tecnolgicas, econmicas, regulatrias, educacionais e mistas de gerenciamento da demanda urbana de gua. Em Braga e Ribeiro (2006), a problemtica do abastecimento de gua da cidade de Campina Grande tambm foi o caso estudado. A atual pesquisa, portanto, verifica a evoluo de um programa de gerenciamento da demanda e avalia, multicriterialmente, as alternativas tecnolgicas deste programa. Selecionou-se o Bairro Universitrio, com rea total de 2,38 km2 e populao residente de 3.718 habitantes em sua maioria, professores, funcionrios e alunos da Universidade Federal de Campina Grande UFCG, garantindo a homogeneidade da amostra em termos de poder aquisitivo e nvel cultural , instalados em um total de 336 casas e 16 edifcios residenciais (CAGEPA, 2003b). Embora o bairro conte com alguns empreendimentos comerciais e de prestao de servios, o estudo foi direcionado aos consumidores domsticos e ao campus I da UFCG, ali localizado.

METODOLOGIA
A metodologia adotada compreende as seguintes etapas: definio das alternativas tecnolgicas de gerenciamento da demanda a serem analisadas; elaborao e adaptao de projetos de implantao das alternativas selecionadas; definio dos objetivos, critrios e categorias a serem considerados na anlise multicriterial; aplicao dos mtodos de aquisio de dados (entrevistas, clculo dos elementos dos projetos);

101

Anlise Multicriterial de Alternativas Tecnolgicas para Reduo do Consumo de gua

concepo do modelo de anlise multicriterial (chamado de GEDAM Gerenciamento da Demanda de gua Multicriterial); aplicao do modelo e anlise dos resultados obtidos.

Definio das alternativas tecnolgicas de gerenciamento da demanda Foram escolhidas, para anlise, as seguintes alternativas tecnolgicas (Albuquerque, 2004): reuso de gua residencial reaproveitamento de esgotos domsticos para fins potveis ou no potveis, de acordo com o nvel de tratamento realizado. Foi considerada a opo de reuso no potvel, para utilizao em descargas sanitrias; medio individualizada em edifcios refere-se colocao de um medidor de gua em cada apartamento de um edifcio, evitando o sistema de rateio da conta nica do edifcio pelo nmero de apartamentos; aparelhos poupadores consiste na substituio de equipamentos sanitrios convencionais por outros, de tecnologia mais avanada, que economizam gua. Foram considerados: bacias sanitrias de volume de descarga reduzido (VDR), chuveiros de vazo reduzida, torneiras com arejadores, e mictrios de vlvula automtica; captao de gua de chuva coleta e armazenamento (em cisternas) da chuva que cai no telhado, para utilizao em descargas sanitrias, regas de jardins, lavagem de carros, reservas de incndios, entre outros usos.

troca de aparelhos - troca de aparelhos convencionais por: 4 bacias sanitrias (VDR), 3 chuveiros com dispositivo redutor, 4 torneiras (com arejador) para lavatrio, 3 torneiras (com arejador) para cozinha; 3 torneiras (com arejador) para lavanderia e jardim. Foi ainda considerada a troca apenas das bacias sanitrias ou apenas dos chuveiros e torneiras.

Edifcios reuso de gua e captao de gua de chuva foi adotado o projeto de Lucas Filho e Moreira (2001) para um edifcio residencial constitudo de 5 pavimentos (um pilotis e quatro pavimentos tipo) e um total de 8 apartamentos (78,89 m2 de rea til, cada). As guas servidas da rea de servio e banheiros (social e da sute) so coletadas por colunas (independentes das destinadas ao esgoto primrio) que as conduzem a um tanque de recirculao e filtragem. Deste tanque, a gua clarificada rebombeada para um reservatrio elevado separado, que tambm se destina reserva de incndio, de onde utilizada para a descarga das bacias sanitrias. A gua de chuva, coletada por calhas, tambm abastece esse reservatrio separado; medio individualizada foi adotado o projeto de Albuquerque (2004) para um edifcio residencial de 9 pavimentos (pilotis e 8 pavimentos tipo), totalizando 16 apartamentos (220 m2 de rea til, cada). O projeto foi elaborado de acordo com Coelho e Maynard (1999), com o dimensionamento dos ramais e colunas seguindo a NBR 5626; troca de aparelhos como considerado para as casas.

Elaborao e adaptao de projetos de implantao das alternativas selecionadas Casas (considerando-se rea coberta de 217,5 m2 e 4 moradores) captao de gua de chuva colocao de um reservatrio superior de 3.000 litros e um inferior de 10.000 litros, para acumulao de gua de chuva a ser utilizada para a descarga de bacias sanitrias, rega de jardins e lavagem de carro; caso a gua de chuva no supra as necessidades, o reservatrio de 2.000 litros j existente alimentar, por gravidade (com gua da rede pblica), o reservatrio de 3.000 litros.

Campus da UFCG (rea de 390.100 m2, rea coberta de 36.312 m2, 80 blocos)

troca de aparelhos troca de todos os aparelhos hidrosanitrios dos blocos, totalizando: 153 bacias sanitrias, 33 chuveiros, 41 mictrios e 219 torneiras; captao de gua de chuva o projeto foi concebido por Albuquerque (2004), para implantao de 40 cisternas de placas (uma para cada dois blocos), com capacidade in-

102

RBRH Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 13 n.4 Out/Dez 2008, 99-110
dividual de 15 m3; a rea total de captao corresponde rea coberta dos blocos. Clculo dos elementos dos projetos: Para a obteno de dados quantitativos que permitissem a avaliao dos objetivos econmico e ambiental, foram considerados os seguintes elementos dos projetos de implantao das alternativas: As alternativas tecnolgicas foram analisadas de acordo com quatro objetivos:

Definio dos objetivos, critrios e categorias a serem considerados na anlise multicriterial

econmico onde a viabilidade da alternativa funo do perodo de retorno do investimento necessrio sua implantao; ambiental em que a viabilidade da alternativa funo da reduo de consumo de gua proporcionada pela sua implantao; tcnico em que a viabilidade da alternativa relaciona-se maior ou menor facilidade de implantao, complexidade tcnicooperacional (operao e manuteno) e disponibilidade de materiais e mo-de-obra no mercado local; e social em que a viabilidade da alternativa funo da sua aceitabilidade pela populao. Para cada objetivo, foram definidos os critrios de anlise e as categorias em que se traduziriam esses critrios (Tabela 1).

Para o objetivo econmico, por exemplo, o critrio retorno do investimento observa as seguintes categorias: extremamente vivel, com perodo de retorno inferior a 1 ano; vivel, perodo de retorno entre 1 e 3 anos; pouco vivel, perodo de retorno entre 3 e 4 anos; e invivel, quando o perodo de retorno superior a 4 anos

Aplicao dos mtodos de aquisio de dados para a anlise das alternativas Realizao de entrevistas: Para avaliar a aceitabilidade da populao (objetivo social) em relao s alternativas de gerenciamento da demanda definidas para anlise, foram realizadas entrevistas domiciliares, com base em um questionrio padro e considerando amostragens representativas de casas (32, de um total de 336) e edifcios (3, de um total de 16, com realizao de 4 entrevistas por edifcio).

consumo mensal de gua atual (m3): para as casas, foram considerados os dados de consumo mdio mensal (CAGEPA, 2003b); para os edifcios, considerou-se um consumo per capita de 200 l/dia (Creder, 1996), uma mdia de 5 pessoas/apartamento e um total de 16 apartamentos por edifcio (consumo mensal considerado igual para todos os meses do ano); para o campus da UFCG, foi considerado o volume de consumo indicado nas faturas da CAGEPA, relativas ao ms de junho/2003, para os 12 meses do ano; consumo mensal de gua posterior (m3): consumo mdio mensal de gua obtido aps a adoo da alternativa; investimento (R$): custo total de implantao da alternativa, calculado a partir do oramento de projeto, com base em pesquisa de mercado no comrcio local; custo de operao e manuteno (R$): custo mensal da operao e manuteno da alternativa; economia de gua (m3): reduo do consumo mensal de gua obtido com a implantao da alternativa; retorno do investimento (R$): valor monetrio da economia mensal de gua, ou seja, reduo do valor da fatura da CAGEPA aps a implantao da alternativa; ndice de reduo de consumo (%): percentual de reduo de consumo mensal de gua obtido com a implantao da alternativa. importante observar que os dados necessrios avaliao do objetivo tcnico foram obtidos a partir dos manuais dos fabricantes dos diferentes equipamentos, do nvel de dificuldade de implantao dos projetos considerados no estudo, e de pesquisa efetuada junto ao comrcio local.

O modelo de anlise multicriterial concebido Considerando as caractersticas desta pesquisa, dentre as tcnicas da anlise multicriterial com um decisor, optou-se pelo desenvolvimento de

103

Anlise Multicriterial de Alternativas Tecnolgicas para Reduo do Consumo de gua

Tabela 1 - Objetivos, critrios e categorias para a anlise multicriterial.

Objetivo Econmico Ambiental

Critrio Retorno do Investimento (RI) Reduo de Consumo (RC) Facilidade de Implantao em Edifcios Existentes* Facilidade de Operao

Tcnico

Disponibilidade no Mercado (DM) Facilidade de Manuteno** Aceitabilidade (AE) Econmica

Social

Aceitabilidade Ambiental (AA)

Aceitabilidade Geral (AG)

Categoria Extremamente vivel (RI1ano), Vivel (1<RI<3 anos), Pouco vivel (3<RI4 anos), Invivel (RI>4 anos) Muito alta (RC70%), Alta (50%RC<70%), Mdia (30%RC< 50%), Baixa (20%RC<30%), Muito baixa (RC<20%) Alta (no altera projeto/usurio), Mdia (no altera projeto/m.o.especial), Baixa (altera projeto/m.o. especial) Alta (fcil operao s/ orientao), Mdia (fcil operao c/ orientao), Baixa (complexo, orientao especial) Muito alta (DM=100%), Alta (70%DM<100%), Mdia (50% DM<70%), Baixa (30%DM<50%), Muito baixa (DM<30%) Muito alta (p= a 1 ano/usurio), Alta (p= a 1 ano/m.o. especial), Mdia (p= a ano/usurio), Baixa (p= a ano/m.o. especial), Muito baixa (p< ano/m.o. especial) Extremamente desejvel (AE=100%), Desejvel (50%AE< 100%), Pouco desejvel (30%AE<50%), Indesejvel (AE<30%) Extremamente desejvel (AA=100%), Desejvel (50%AA< 100%), Pouco desejvel (30% AA<50%), Indesejvel (AA < 30%) Extremamente desejvel (AG=100%), Desejvel (50%AG< 100%), Pouco desejvel (30% AG<50%), Indesejvel (AG < 30%)

OBS.: RI-Retorno do Investimento; RC-Reduo de Consumo; DM-Disponibilidade no Mercado; AE-Aceitabilidade Econmica; AAAceitabilidade Ambiental; AG-Aceitabilidade Geral; (*) Indica se h necessidade de alterao do projeto original e se a implantao pode ser feita pelo prprio usurio ou precisa de mo-de-obra especializada; (**) Refere-se ao perodo (p) mnimo entre manutenes necessrias e indica se h necessidade de mo-de-obra especializada ou se pode ser feita pelo prprio usurio.

um modelo de anlise multicriterial com articulao antecipada de preferncias do decisor. Os mtodos com articulao antecipada de preferncias so tcnicas no interativas, em que as preferncias so definidas a priori pelo decisor, pelo analista (caso desta pesquisa), ou por consenso de ambos, em uma manifestao antecipada do juzo de valor sobre os possveis compromissos entre os objetivos fixados e sobre os pesos (pontuaes) relativos aos critrios de julgamento desses objetivos. As etapas constituintes do modelo desenvolvido nesta pesquisa, o GEDAM Gerenciamento da Demanda de gua Multicriterial, esto apresentadas a seguir: Clculo dos pesos reais dos critrios foi adotada uma escala de pontuao das categorias: 1,0 (Extremamente desejvel/vivel, Muito alta); 0,8 (Desejvel, Vivel, Alta); 0,6

(Mdia); 0,4 (Pouco desejvel/vivel, Baixa); e 0,2 (Indesejvel, Invivel, Muito baixa). Assim, para dada alternativa, o peso real de cada critrio a mdia das pontuaes das suas respectivas categorias, atribudas a partir dos resultados das entrevistas e do clculo dos elementos de projeto; Clculo dos pesos gerais dos objetivos para alternativas isoladas correspondendo mdia dos pesos reais dos critrios componentes de cada objetivo, para uma dada alternativa. Por exemplo, o peso geral do objetivo social, para a alternativa medio individualizada, a mdia dos pesos reais dos critrios aceitabilidade econmica, aceitabilidade ambiental e aceitabilidade geral, obtidos para essa alternativa; Clculo dos pesos gerais dos objetivos para alternativas associadas correspondendo

104

RBRH Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 13 n.4 Out/Dez 2008, 99-110
mdia dos pesos gerais do objetivo econmico, social ou tcnico-operacional para as alternativas isoladas; no caso do objetivo ambiental, o peso geral a soma dos pesos gerais do objetivo ambiental das alternativas isoladas, tendo 1,0 como valor mximo. Por exemplo, o peso geral do objetivo econmico para a implantao conjunta das alternativas bacia sanitria VDR, reuso de gua e medio individualizada a mdia dos pesos gerais do objetivo econmico dessas alternativas; Adoo dos pesos preferenciais dos objetivos consistindo na variao do peso relativo (preferncia) dos objetivos no processo de escolha. Assim, alm do peso para igual preferncia (25), so adotados os pesos 40, 30, 20 e 10, ordenados da maior para a menor preferncia. As combinaes desses pesos com os objetivos considerados na pesquisa permitem a realizao de anlise de sensibilidade (total de 25 simulaes), de modo a se avaliar a influncia dos pesos preferenciais dos objetivos no ordenamento final das alternativas; Processo final de seleo de alternativa(s) refere-se ao somatrio do produto dos pesos gerais pelos pesos preferenciais de cada objetivo, para cada alternativa. A alternativa selecionada aquela que apresenta maior somatrio de pesos para o conjunto de objetivos. Custo, retorno do investimento e economia de gua, para cada alternativa analisada A Tabela 3 apresenta os resultados obtidos do clculo dos elementos de projeto, para cada alternativa, considerando a sua implantao por casa, por edifcio e no campus da UFCG. Alguns aparelhos apresentaram valores bastante elevados no comrcio local (especialmente os chuveiros e torneiras econmicos), com reflexos no custo total da alternativa e, conseqentemente, no perodo de retorno do investimento. Mesmo assim, no caso das casas e edifcios, os maiores investimentos referem-se, respectivamente, captao de gua de chuva e medio individualizada (funo da complexidade da implantao).

Tabela 2 Objetivo Social: Aceitabilidade econmica, ambiental e geral das alternativas.

Loc

Alternativa Bacia sanitria VDR Chuveiros e torneiras econmicos Captao de gua de chuva Bacia sanitria VDR Chuveiros e torneiras econmicos Medio individualizada Reuso de gua

Aceitabilidade Econmica Ambiental Geral (%) (%) (%) 53,3 26,7 46,9 40,6 81,3 59,4

Casas

20,0 25,0 75,0

40,6 12,5 0,0

53,0 50,0 75,0

RESULTADOS
Entrevistas Edifcios

0,0 42,5

25,0 50,0

0,0 37,5

Os resultados das entrevistas domiciliares indicam que 100% dos entrevistados tm conhecimento dos problemas de abastecimento dgua da cidade, enquanto cerca de 50% conhecem medidas tecnolgicas de reduo do consumo de gua. A Tabela 2 apresenta os resultados obtidos para os critrios de aceitabilidade econmica, ambiental e geral, relacionados ao objetivo social. Verifica-se que as alternativas bacia sanitria VDR e chuveiros e torneiras econmicos aparecem com a maior aceitabilidade geral, respectivamente, para os moradores de casas e edifcios.

Loc local de realizao das entrevistas.

Verifica-se que, para as alternativas consideradas para as casas, o perodo de retorno do investimento mostrou-se sempre superior a 4 anos (objetivo econmico). A maior reduo de consumo (objetivo ambiental) foi propiciada pelos aparelhos poupadores (38,33% de reduo no consumo mensal), tanto para as casas quanto para os edifcios.

105

Anlise Multicriterial de Alternativas Tecnolgicas para Reduo do Consumo de gua

Tabela 3 Custo, retorno do investimento e economia de gua, para as alternativas analisadas, por unidade residencial e campus da UFCG.

Local

Alternativa Aparelhos poupadores2 Bacia sanitria VDR Chuveiros e torneiras Captao de gua de chuva Aparelhos poupadores2 Bacia sanitria VDR Chuveiros e torneiras Medio individualizada Reuso de gua3 Aparelhos poupadores4 Captao de gua de chuva

Investimento (R$)1 1.493,44 573,70 919,84 4.211,26 23.895,04 9.177,00 14.714,44 10.289,49 8.261,22 92.456,78 22.400,00

Perodo de Retorno (Ano) > 10 8,50 > 10 > 10 4,08 2,58 4,58 2,75 3,00 1,58 0,42

Reduo do Consumo Mensal (%) 38,33 16,50 21,83 36,00 38,33 16,50 21,83 25,00 36,00 34,56 61,00

Economia de gua (m3/ano) 66,60 28,43 36,90 62,00 2.238,47 963,61 1.274,86 1.460,00 2.102,40 16.244,40 23.530,00

1 4

Valores referentes ao ano de 2004; 2 Bacias+Chuveiros+Torneiras; 3 Dados obtidos na literatura consultada; Bacias+ Chuveiros+ Torneiras+Mictrios.

UFCG

Edifcio

Casa

Tabela 4 Pesos gerais dos objetivos, para as alternativas isoladas e associadas.

Alternativa Captao de gua de chuva Bacia sanitria VDR Chuveiros e torneiras econmicos Aparelhos poupadores1 Captao gua de chuva + Aparelhos poupadores Captao gua de chuva + Bacia sanitria VDR Captao gua de chuva + chuveiros e torneiras Bacia sanitria VDR Chuveiros e torneiras econmicos Aparelhos poupadores1 Medio individualizada (MI) Reuso de gua Reuso de gua + Bacia sanitria VDR Reuso de gua + MI Bacia sanitria VDR + MI Aparelhos poupadores1 + MI Reuso de gua + Bacia sanitria VDR + MI
1

Peso Geral do Objetivo Econmico Ambiental 0,2 0,4 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,4 0,2 0,2 0,2 0,6 0,2 0,2 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,4 0,6 0,8 0,6 0,6 0,2 0,2 0,4 0,2 0,4 0,6 0,6 0,4 0,6 0,8

Loc

Social 0,4 0,6 0,4 0,5 0,45 0,5 0,4 0,6 0,4 0,5 0,2 0,4 0,5 0,3 0,4 0,35 0,4

Tcnico 0,7 1,0 1,0 1,0 0,85 0,85 0,85 1,0 1,0 1,0 0,7 0,2 0,6 0,45 0,85 0,85 0,63

Loc local de implantao da alterntiva;

Edifcio

Casa

Bacia sanitria VDR + Chuveiros e torneiras econmicos.

106

RBRH Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 13 n.4 Out/Dez 2008, 99-110
Pesos gerais dos objetivos Com base nos critrios e respectivas categorias (Tabela 1) e em funo dos resultados das entrevistas (Tabela 2), dos elementos de projeto (Tabela 3) e dos dados tcnico-operacionais, foram determinados os pesos gerais dos objetivos (mdia dos pesos reais dos critrios componentes). A Tabela 4 apresenta, a ttulo de exemplo, os resultados obtidos para as casas e para algumas alternativas consideradas para os edifcios. Assim, pode-se verificar que, para as casas, todas as alternativas so economicamente inviveis (peso geral 0,2), ao mesmo tempo em que apresentam alta viabilidade tcnica (peso geral variando de 0,7 a 1,0). Resultados das simulaes do modelo multicriterial Foram realizadas 25 simulaes para cada caso (casas e edifcios), com igual preferncia (1) e alterando os pesos preferenciais dos objetivos [2(EAST), 3(AEST), 4(SEAT), 5(TEAS, 6(ESAT), 7(ETAS), 8(SAET), 9(STEA), 10(STAE), 11(ATSE), 12(ATES), 13(SETA), 14(SATE), 15(ETSA), 16(ESTA), 17(EATS), 18(AETS), 19(ASTE), 20(ASET), 21(TESA), 22(TAES), 23(TASE), 24(TSEA), 25(TSAE); as ordem das letras indica a ordem de preferncia (40-30-20-10) dos objetivos econmico (E), ambiental (A), social (S) e tcnicooperacional (T)], de modo a verificar a alternativa tecnolgica selecionada para cada ordem preferencial. Os resultados obtidos esto descritos a seguir. Para as casas, a alternativa isolada com maior pontuao (em quase 100% das simulaes) foi a bacia sanitria VDR, conforme indicado na Figura 1; a alternativa captao de gua de chuva foi selecionada em duas simulaes (3 e 18), quando a maior preferncia era do objetivo ambiental; a alternativa chuveiros e torneiras econmicos no foi selecionada em qualquer das simulaes, apesar da sua alta viabilidade ambiental. No caso das alternativas associadas para as casas, a alternativa captao de gua de chuva + aparelhos poupadores foi selecionada em 80% das simulaes, o que pode ser explicado pela sua alta viabilidade ambiental e baixa complexidade tcnica, permitindo que seja superada a sua mdia aceitabilidade e baixa viabilidade econmica. Nas demais simulaes (20%), a alternativa selecionada foi aparelhos poupadores, em simulaes onde o objetivo econmico (15 e 16) ou o tcnico-operacional (14, 21 e 22) era o de maior preferncia. Para os edifcios, a alternativa isolada selecionada foi bacia sanitria VDR (96% das simulaes), seguida da alternativa chuveiros e torneiras econmicos (4%). A alternativa associada reuso de gua + bacia sanitria VDR + medio individualizada foi selecionada em 100% das simulaes. Nenhuma outra alternativa, isolada ou associada, foi selecionada pelo modelo.

Figura 1 Comportamento das alternativas isoladas para as casas, nas 25 simulaes efetuadas.

Economia potencial de gua no Bairro Universitrio As Tabelas 5 e 6 apresentam a economia potencial anual de gua, calculada para o Bairro Universitrio considerando que: todas as casas e edifcios adotem as alternativas selecionadas pelo modelo multicriterial; sejam adotadas as alternativas analisadas para o campus da UFCG.

COMENTRIOS FINAIS
Este artigo descreve a avaliao multicriterial de alternativas tecnolgicas de gerenciamento da demanda de gua (aparelhos poupadores, captao de gua de chuva, reuso de gua e medio individualizada), considerando a sua implantao hipottica no Bairro Universitrio de Campina Grande, Paraba. O GEDAM (o modelo de anlise multicriterial, desenvolvido para o estudo) permitiu que as alternativas fossem analisadas de acordo com critrios econmicos, ambientais, sociais e tcnicos, valorados com base em entrevistas domiciliares e projetos de engenharia.

107

Anlise Multicriterial de Alternativas Tecnolgicas para Reduo do Consumo de gua

Tabela 5 Economia potencial de gua com a implantao das alternativas isoladas em casas e edifcios.

Local

Unidades (ud)

Consumo Total (m3/ano) 57.288,00 93.440,00 47.268,00 197.996,00

Alternativa

Casas 336 Edifcios 16 UFCG Bairro


1 2

Bacia sanitria VDR Bacia sanitria VDR Captao de gua de chuva + 39.774,40 Aparelhos poupadores1

Reduo do Consumo por Unidade (m3/ano/ud) 28,43 963,61

Economia Potencial Total2 (m3/ano) 9.552,48 15.417,76 39.774,40 64.744,64

Bacia sanitria VDR + Chuveiros, torneiras e mictrios econmicos; Economia Potencial Total = Unidades Reduo do Consumo por Unidade.

Tabela 6 Economia potencial de gua com a implantao das alternativas tecnolgicas associadas.

Local Casas

Unidades (ud) 336

Consumo Total (m3/ano) 57.288,00 93.440,00 47.268,00 197.996,00

Alternativa

Reduo do Consumo por Unidade (m3/ano/ud)

Economia Potencial Total2 (m3/ano) 43.209,60 72.416,16 39.774,40 155.400,16

Edifcios 16 UFCG Bairro


1 2

Captao de gua de chuva + Aparelhos poupadores1 128,60 Reuso de gua + Bacia sanitria VDR + Medio individualizada 4.526,01 Captao de gua de chuva + 39.774,40 Aparelhos poupadores1

Bacia sanitria VDR + Chuveiros, torneiras e mictrios econmicos; Economia Potencial Total = Unidades Reduo do Consumo por Unidade.

As simulaes do modelo foram feitas para as casas e edifcios do Bairro, e conduziram seleo das alternativas: bacia sanitria VDR (isoladamente) e captao de chuva em conjunto com aparelhos poupadores, para as casas; bacia sanitria VDR (isoladamente) e reuso de gua em conjunto com bacia sanitria VDR e medio individualizada, para os edifcios. Para o campus da UFCG, o modelo no foi aplicado, sendo considerada a implantao conjunta das alternativas captao de gua de chuva e aparelhos poupadores. As alternativas selecionadas pelo modelo multicriterial (casas e edifcios), alm daquelas analisadas para o campus da UFCG, permitem comprovar a efetividade das medidas de gerenciamento da demanda urbana de gua. Considerando que todas as unidades residenciais e a UFCG adotassem as alternativas selecionadas para cada caso, a economia potencial de gua representaria 32,7% e 78,9% do consumo anual do bairro, respectivamente para a

adoo das alternativas isoladas e associadas nas casas e edifcios; desde que a quantidade de gua fornecida para Campina Grande de 25.500.000 m3/ano, a implantao das alternativas associadas, apenas no Bairro Universitrio (que corresponde a 1,05% da populao campinense), representaria uma economia de 0,61% do consumo anual da cidade. Embora a no viabilidade econmica de algumas das alternativas possa dificultar a sua adoo pela populao campinense, a utilizao da anlise multicriterial efetivamente permitiu a seleo de alternativas que atendem aos objetivos econmicos, tcnicos, ambientais e sociais. Desta maneira, os resultados do estudo oferecem subsdios para o planejamento da gesto hdrica de Campina Grande indicando, por exemplo, a necessidade de polticas pblicas que incentivem, economicamente, a adoo de alternativas tecnolgicas para reduo do consumo de gua e demonstram que o geren-

108

RBRH Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 13 n.4 Out/Dez 2008, 99-110
ciamento da demanda urbana de gua pode se constituir em soluo para os crnicos problemas de abastecimento de gua da cidade. CREDER, H. Instalaes Hidrulicas e Sanitrias. 5 edio. Rio de Janeiro: Editora Livros Tcnicos e Cientficos, 1996. FIGUEIRA, J., GRECO, S., EHRGOTT, M. Introduction. In: Multiple Criteria Decision Analysis: state of the art surveys, J. Figueira; S. Greco & M. Ehrgott (Eds.). New York: Springer.2005. HYDE, K.M., MAIER, H. R. Distance-based and stochastic uncertainty analysis for multi-criteria decision analysis in Excel using Visual Basic for Applications. Environmental Modelling & Software, v.12, n. 12, 16951710. 2006. LUCAS FILHO, M.; MOREIRA, M. D. D. Reutilizao de gua servida em descarga de bacias sanitrias em edifcio residencial multifamiliar. Sugesto de Projeto Modelo. Natal, RN: 2001. MP PB MINISTRIO PBLICO DA PARABA. Parecer resultante da anlise comparativa de estudos tcnicos sobre problemas de abastecimento dgua, com base em reserva tangvel do Aude Epitcio Pessoa (Boqueiro). Campina Grande: Grupo Permanente de Assessoramento Tcnico ao 2 Centro de Apoio Operacional s Curadorias. 1999. RGO, J. C.; ALBUQUERQUE, J. P. T.; RIBEIRO, M. M. R. Uma anlise da crise de 1998-2000 no abastecimento dgua de Campina Grande PB. In: Simpsio de Recursos Hdricos do Nordeste, V, Natal, 2000. Anais... Natal: ABRH, p. 450-468. 2000. RGO, J. C., RIBEIRO, M. M. R., ALBUQUERQUE, J. P. T., GALVO, C. O. Participao da sociedade na crise 1998-2000 no abastecimento de gua de Campina Grande-PB, Brasil. IV Dilogo Interamericano de Gerenciamento de guas. Anais: (Cd-rom). Foz do Iguau: IWRA/ABRH. 2001. ROY, B.; VANDERPOOTEN, D. The European School of MCDA: emergence, basic features and current works. Journal of Multicriteria Decision Aid, v. 5, n. 1, p. 22-38. 1996. SAVENIJE, H. H. G.; VAN DER ZAAG, P. Water as Economic Good and Demand Management: Paradigms and Pitfalls. Water International, v. 27, n. 1, p. 98-104. 2002. SIMONOVIC, S. P. Sustainable foodplain management participatory planning in the Red River Basin, Canada. Workshop on Modelling and Control for Participatory Planning and Managing Water Systems. Venice. Disponvel on-line em: http://www.elet.polimi.it. Acesso em: 03 de mar 2004. 2004. VIEIRA, Z. M. C. L., RIBEIRO, M. M. R. Conflict analysis in implementing water resources management instruments. Changes in water resources systems: methodologies to maintain water security and ensure integrated management. N. Giessen, X. Jun, D. Rosbjerg, Y. Fukushima (Eds.). Wallingford: IAHS Publ. 315. 2007.

AGRADECIMENTOS
A primeira e a terceira autoras, respectivamente, agradecem CAPES e ao CNPq/CT-HIDRO a concesso das bolsas de estudos que viabilizaram a realizao da pesquisa.

REFERNCIAS
ALBUQUERQUE, T. M. Seleo multicriterial de alternativas para o gerenciamento da demanda urbana de gua na escala de bairro. Dissertao de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental. Campina Grande: UFCG, 2004. BA, D. A., MAYER, A. S. Stochastic management of pumpand-treat strategies using surrogate functions. Advances in Water Resources v.29, n. 12, 1901-1917. 2006. BAROUDY, E. Water Demand Management: The Way Forward? In: Baroudy, E., Lahlou, A. A., Attia, B. (Ed) Managing Water Demand - Policies, Practices and Lessons from the Middle East and North Africa. London: IWA Publishing/IDRC. 2005. BRAGA, C. F. C., RIBEIRO, M. M. R. Avaliao por mltiplos critrios e decisores de alternativas de gerenciamento da demanda de gua. Revista Brasileira de Recursos Hdricos RBRH, v. 11, n. 1, p. 37-49, 2006. BRASIL. Programa Nacional de Combate ao Desperdcio de gua (PNCDA). Ministrio das Cidades. Disponvel on-line em: http://www.cidades.gov.br/pncda/ . Acesso em 02 nov 2006. 2006a. BRASIL. Plano Nacional de Recursos Hdricos (PNRH): sntese executiva. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente. 2006b. CAGEPA COMPANHIA DE GUA E ESGOTOS DA PARABA. Consumo mensal de gua por ligao com hidrmetro do setor 37. Relatrio tcnico. Campina Grande: CAGEPA, 2003a. CAGEPA COMPANHIA DE GUA E ESGOTOS DA PARABA. Dados do abastecimento de gua de Campina Grande e controle de perdas. Relatrio tcnico. Campina Grande: CAGEPA, 2003b. COELHO, A. C.; MAYNARD, J. C. B. Medio Individualizada de gua em Apartamentos. Olinda, PE: Comunigraf Editora, 1999.

109

Anlise Multicriterial de Alternativas Tecnolgicas para Reduo do Consumo de gua

Multicriteria Analysis of Technological Alternatives to Reduce Water Consumption ABSTRACT


This article presents a multicriteria analysis of technological alternatives for water demand management, which are considered for hypothetical implementation in an area of Campina Grande city, State of Paraba. Based on domiciliary interviews and engineering projects the study evaluates the measures acceptability, implementation costs, time of return on investments and water saved. Its aim is to select the best alternative(s) for reducing the water consumption in the area according to social, economic, environmental, and technical criteria. The results obtained indicate that the adoption of the alternatives selected by the multicriteria model makes it possible to reduce annual water consumption in this area by up to 78.49%. Key-words: management of urban water demand, rational water use, semi-arid.

110

Das könnte Ihnen auch gefallen