Sie sind auf Seite 1von 4

Descobertas de gs natural em Moambique atraem grandes investimentos 2012/02/21 Destaques

Londres, Reino Unido, 20 Fev As recentes descobertas de gs natural em Moambique so de nvel mundial, reforando o potencial do pas como grande produtor energtico em frica e atraindo milhares de milhes de dlares de investimento estrangeiro, segundo a Economist Intelligence Unit.

Os investimentos e a futura produo de gs em grande escala oferecem tambm a Moambique a possibilidade de se tornar menos dependente da ajuda externa, aumentando significativamente nos prximos anos as receitas do Estado e a independncia do governo para definir as suas prprias polticas, refere a EIU no seu mais recente relatrio sobre o pas.

O desenvolvimento de gs e outros recursos de hidrocarbonetos, incluindo petrleo, ter grandes implicaes para Moambique, produzindo novas fontes substanciais de receita para o governo e reduzindo a importncia da ajuda externa e, por consequncia, a capacidade dos doadores pressionarem a governao, adiantam os economistas britnicos.

A norte-americana Anadarko Petroleum, que est a explorar no mar da provncia de Cabo Delgado (norte), anunciou em meados de Janeiro que as reservas de gs natural encontradas na rea situamse entre 15 bilies e 30 bilies de ps cbicos, um recurso de nvel mundial e quase trs vezes maior do que o inicialmente estimado.

A empresa, que lidera um consrcio de capitais japoneses, indianos e britnicos, pretende tambm instalar uma unidade de liquefaco de gs natural e um terminal de exportao, em que o investimento previsto, de 18 mil milhes de dlares at 2018, ser o maior da histria de Moambique.

Contudo, a maioria deste capital ser aplicado fora de Moambique e ter poucas ligaes aos pouco desenvolvidos sectores de servios e industrial do pas, de acordo com a EIU.

Paralelamente, outras descobertas substanciais foram feitas recentemente na explorao de gs, sobretudo pela italiana ENI, que anunciou em Novembro a identificao de um campo de gs gigantesco, com reservas totais estimadas em 22 bilies de ps cbicos.

Outros grandes grupos internacionais como a Petronas, da Malsia, e a Sasol, da frica do Sul, esto tambm envolvidos no desenvolvimento da indstria de gs natural no pas.

Segundo a EIU, o crescimento econmico em Moambique vai manter-se forte, atingindo em mdia 8% ao ano, em larga medida suportado pela expanso do sector mineral.

As recentes descobertas de vastas quantidades de gs natural no mar significam que o sector dos hidrocarbonetos, que tambm inclui o carvo, se prepara para tornar-se no principal motor de crescimento, refere o relatrio. (macauhub)

A bacia do Rovuma, junto fronteira com a Tanznia, coloca Moambique na rota mundial do negcio de gs natural. No ms passado, foi anunciada mais uma descoberta de quantidades substanciais de gs natural na rea 4 daquela bacia. Segundo o Ministrio dos Recursos Minerais, a descoberta foi feita no furo de pesquisa Mamba Sul 1, pelos concessionrios liderados pela ENI East Africa Moambique (que participa em 70% na rea 4). No poo do Mamba Sul 1 foram descobertos pelos concessionrios 212 metros de areias do Oligoceno saturadas de gs natural a uma profundidade de 1585 metros, num poo projectado para 5 mil metros em guas profundas, o que permite prever a existncia de mais reservas e refora a potencialidade da zona.

FILO: Reservas de gs natural podem ascender a 15 trilies de ps cbicos. Estas projeces so bastante optimistas para a ENI e os seus parceiros a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, a GALP (Portugal) e a KOGAS (Coreia do Sul), todos com 10% cada um em termos de participaes na rea 4 da bacia do Rovuma. Os operadores

consideram a descoberta no Mamba Sul como muito importante e j falam em cerca de 15 trilies de ps cbicos (TCF, sigla inglesa) de potenciais reservas de gs. Recorde-se que o Mamba Sul 1 localiza-se a cerca de 40 quilmetros da costa da provncia de Cabo Delgado, no Norte do pas, onde se encontra a operar o navio sonda Saipem 10000. Concludas as operaes no local, o navio seguir para Mamba Norte 1, onde vai efectuar o segundo furo de pesquisa. Com mais esta descoberta, ganham peso as perspectivas de que Moambique possa desenvolver projectos de produo de Gs Natural Liquefeito (LNG, sigla inglesa), quer para o consumo interno quer para exportao. Essa convico acentuou- se sobretudo, depois da multinacional americana Anadarko ter anunciado, no passado ms de Agosto, a descoberta de gs no seu quinto furo no Bloco 1, num total de sete efectuados. De com o Instituto Nacional de Petrleos, o furo da Anadarko, baptizado Camaro, tem reservas de gs na ordem de 10 trilies de ps cbicos e a prospeco tem sido realizada a 3850 metros de profundidade. Recorde-se que desde a assinatura do contracto de concesso do Bloco 1, em 2007, a Anadarko Moambique investiu cerca de 750 milhes de dlares em actividades de prospeco e pesquisa, tendo aberto um total de seis furos no mar e um stimo no continente, do que resultou a descoberta de gs natural em pelo menos quatro deles no alto mar (furos Windjammer, Barquentine, Lagosta e Tubaro). A presena de petrleo foi descoberta em apenas um dos furos, mas em quantidade consideradas no comerciais.

PROSPECO DE PETROLEO EM MOAMBIQUE MAIS DOIS FUROS NO ROVUMA


"Prospeco de petrleo: Mais dois furos no Rovuma. Mais dois furos de pesquisa de gs natural devero ser abertos dentro dos prximos tempos pela companhia norte-americana Anadarko no prosseguimento das actividades de prospeco de hidrocarbonetos, actualmente em curso, na rea 1 da bacia do Rovuma. Maputo, Sexta-Feira, 15 de Junho de 2012:: Notcias Presentemente, aquela petrolfera tambm se prepara para iniciar a realizao de estudos de engenharia de detalhe sobre o modelo de explorao a ser adoptado nas reservas at aqui descobertas. O referido estudo dever definir a quantidade de furos necessrios para trazer o gs at superfcie, o seu transporte at ao complexo industrial bem como a dimenso da unidade de processamento a ser instalada na zona de Palma, distrito situado mais a norte da provncia de Cabo Delgado.At ao momento, a companhia norte-americana efectuou a abertura de 13 furos que resultaram na descoberta de grandes reservas de gs natural consideradas de classe mundial.O ltimo furo baptizado por Atum foi concludo este ms e resultou na descoberta de uma acumulao de gs natural a 16,5 quilmetros a noroeste do furo Golfinho, que foi tambm uma descoberta de gs natural em Maio ltimo. Presume-se, no entanto, que os dois furos tenham descoberto o mesmo depsito de gs natural.Os resultados do Atum confirmam a ascenso das reservas de gs neste novo prospecto e a sua possvel ligao com as reservas do campo Golfinho. Portanto, ns esperamos que nos prximos dias sejam efectuados quatro furos adicionais que serviro para avaliar o volume

das reservas que podero ser recuperveis, disse Carlos Zacarias, Administrador de Pesquisas no Instituto Nacional de Petrleos (INP) quando explicava o futuro imediato dos trabalhos levados a cabo pela Anadarko.Estima-se que s com o furo Atum se tenha descoberto uma acumulao de gs natural que est inteiramente confinada rea 1, com reservas recuperveis que variam entre 10 a 30 trilies de ps cbicos (Tcf).Carlos Zacarias no quantificou os valores necessrios para a concretizao dos projectos de liquefaco de gs descoberto pela Anadarko, mas sabe-se que a companhia dever desembolsar nos prximos anos at 15 bilies de dlares. O administrador do INP garantiu, igualmente que doravante, no obstante a Anadarko se concentrar nos projectos para a viabilizao do gs at aqui descoberto, as aces de pesquisa tambm vo prosseguir.Admitiu que o nmero de furos projectados pode aumentar e avanou por qu: Recentemente foi concludo um levantamento da ssmica e dependendo dos resultados a empresa poder reprogramar o nmero de furos projectados.Num outro desenvolvimento Carlos Zacarias disse ser ainda prematuro falar-se dos possveis retornos que estas actividades podero gerar para o pas, uma vez que so trabalhos bastante onerosos e cuja rentabilizao levar o seu tempo. Aqui importa referir que o custo mdio de cada furo no mar estimado em cerca de 70 a 80 milhes de dlares norte-americanos. Portanto, estamos a falar de elevados montantes que esto a ser investidos e pensamos que as pessoas devem compreender que os benefcios deste tipo de projectos levam o seu tempo, indicou a fonte. Refira-se que a explorao do gs natural do Rovuma dever iniciar em 2018." Fonte jornal NOTICIAS.

Das könnte Ihnen auch gefallen