Sie sind auf Seite 1von 47

TRABALHO EM ALTURA NR 35

IMPLANTAO E IMPACTOS DA NR 35 NA CONSTRUO CIVIL

REALIZAO
PALESTRANTE: Ricardo Valdemar da Silva Tel (11) 5011.2113 - 7898.0899 ID: 82*208405 www.hrtreinamentos.com.br

NR 35 TRABALHO EM ALTURA
Vamos entender mais...

Objetivo e Aplicao Perigos para o Trabalho em Altura Responsabilidades Treinamento de Capacitao

Vamos conhecer por partes...

Devemos mudar estas Imagens

Apresentao
Uma das principais causas dos acidentes de trabalho graves e fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes nveis. Os riscos de queda em altura existem em vrios ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas, mas principalmente na Construo Civil.

No mundo do trabalho existem realidades complexas e dinmicas e uma nova Norma Regulamentadora para trabalhos em altura vem para contemplar atividades que necessitam de controle.

Por isso a presente norma regulamentadora foi elaborada pensando nos aspectos da gesto de segurana e sade do trabalho para todas as atividades desenvolvidas em altura com risco de queda. Como existe uma infinidade de diferentes trabalhos em altura, com dinmicas diferenciadas, esta norma prope a utilizao dos preceitos da antecipao dos riscos para implantao de medidas adequadas para cada situao de trabalho para que o mesmo se realize com a mxima segurana.

Tipos de Acesso para Trabalho em Altura


ANDAIMES: Simplesmente apoiados, Fachadeiros, Mveis, Em balano, Suspensos mecnicos, Suspensos Motorizados e Cadeira suspensa. Acesso por Cordas: Alpinismo Industrial Plataforma Trabalho Area: ESTRUTURA METLICA (Torre de telefonia mvel). ESCADA PORTTIL.

Os perigos no trabalho em altura


1 Condies Fsicas

2 Queda de Pessoas E Objetos

4 Suspenso lnerte

3 - Impacto

TRABALHO EM ALTURA
Doenas ou condies fsicas que:
impedem o trabalho em altura Doenas Cardacas Hipertenso Arterial Epilepsia Labirintte Crnica Diabetes Doenas da Coluna Vertebral Doenas Psiquitricas ( tranqilizantes ou anti depressivos) Deficincias Visuais e Auditivas Qualquer doena que possibilite a perda de conscincia repentina ou desequilbrio desaconselham o trabalho em altura Gripes e resfriados fortes Febre de qualquer natureza Indisposies gstricas (diarrias, vmitos) Tonturas Dores de cabea Falta de alimentao adequada Indisposies fsicas Stress

As medidas de controle para queda de pessoas e objetos


Queda de Pessoas e Objetos Medidas de Controle
1- Treinamento de trabalho em Altura; 2- Liberao Mdica ASO; 3- Amarrao em ponto de ancoragem seguro; 4- Uso dos equipamentos contraquedas; 5- Utilizao dos ns especficos; 6- Amarrar todas as ferramentas; 7- Isolamento do local

As medidas de controle para impacto


Impacto
Indica a relao entre a altura da queda de uma pessoa e o comprimento do talabarte que ir det-la.

Medidas de Controle

1- Utilizar equipamentos semiestticos; 2- Utilizar equipamentos com absorvedor de impacto; 3- Manter o fator de queda sempre <1.

Fator de Queda =

Altura da Queda Comprimento do Talabarte

Quais os tipos de impacto?


Fator de Queda <1 =1 =2 Tipo da queda Normal Grave Perigosa Resultado Impacto absorvido com tranqilidade Equipamentos de absoro de impactos devero ser descartados
Este o pior fator de queda na atividade em altura

Fator <1

Clique para editar o estilo do ttulo mestre

13

13

Clique para editar o estilo do ttulo mestre

14

14

Fator= 1

Clique para editar o estilo do ttulo mestre

16

16

Clique para editar o estilo do ttulo mestre

17

17

Fator= 2

Clique para editar o estilo do ttulo mestre

19

19

Clique para editar o estilo do ttulo mestre

20

20

As medidas de controle para suspenso inerte


Suspenso Inerte
a situao em que um profissional equipado com os equipamentos contra quedas permanea suspenso, completamente sem movimentos, nessas condies as fitas do cinto de segurana pressionam os membros inferiores dificultando a circulao. O tempo mdio que uma pessoa pode suportar esta em torno de 10 minutos. Portanto de suma importncia que a vitima seja removida em um tempo mximo de 10 minutos.

Medidas de Controle Sistema de resgate

VIDEO

Cinto tipo pra-quedista

Aplicao e certificao do equipam ento


Indicado para ser usado em todas as atividades em altura. Carga de Ruptura :15KN Possu certificado: Certificado de Aprovao (C.A), validade de 5 anos.

Trava - Quedas de presso

Aplicao e certificao do equipamento


Indicado para ser usado em progresses verticais, para proteo do usurio onde haja risco de queda, destinado a travar a movimentao do cinturo quando ocorrer uma queda. A carga mxima de trabalho do trava quedas (peso do trabalhador) de 100Kg , de acordo com a NBR 14626. Carga de Ruptura : 22kN Possu certificado: Certificado de Aprovao (C.A), validade de 5 anos.

Talabarte em Y com Absorvedor de impacto

Aplicao e certificao do equipamento


Indicado para ser usado em progresses verticais em escadas, andaimes, progresses horizontais em andaimes (exceto em operaes com cadeira suspensa, pois neste caso, se utiliza o trava-quedas acoplado diretamente a linha de vida). Carga de Ruptura : 15kN Possu certificado: Certificado de Aprovao (C.A), validade de 5 anos.

M osqueto

Aplicao e certificao do acessrio


Indicado para ser usado com polias, sistemas de iamento de carga, ancoragens e tambm com ascensores e descensores. Carga de Ruptura Horizontal: 22kN Possu certificado: Certificaes as normas Internacionais - CE e UIAA

Freio Auto Blocante - ABS

Aplicao e certificao do acessrio


Indicado para ser usado para resgate simples em situao de risco de queda ou mal sbito. Importante: O sistema de resgate simples(ABS) devero ser instalados na linha de vida e na linha de sustentao no mtodo de Descida por cordas. Carga de Ruptura: 22kN Certificao: Comunidade Europia - CE

Banqueta conforto
Dispositivo para atividades verticais que proporciona muito mais conforto durante os longos trabalhos em suspenso.

Importante: As ferramentas e bolsas sero fixos a banqueta, cada ponto possui resistncia de 15 kg (quinze quilogramas).

Estribo
Dispositivo a ser instalado no cabo de sustentao para utilizao posicionamento e passagem de borda (beiral).

Especificao: comprimento de 1.200 mm, capacidade mnima de ruptura da fita 3KN. Certificaes as normas Internacionais CE e UIAA.

Ascensor de punho - Blocante


Equipamento mecnico de ao de bloqueio, acionado quando sob carga em uma direo e desliza livremente pela corda na direo oposta.

Especificao: Dispositivo confeccionado em liga de alumnio e ao galvanizado, trava dentada, 01 orifcio em sua parte superior e punho emborrachado. Certificaes as normas Internacionais CE e UIAA.

Descensor - Auto Blocante


Equipamento mecnico com sistema de descida automtico e sistema anti-pnico, utilizado para descer por corda de forma controlada.

Especificao: Dispositivo confeccionado em liga de alumnio e ao galvanizado. Certificaes as normas Internacionais CE e UIAA.

Ns especficos para Trabalho em Altura


Devem seguir uma ou mais das seguintes caractersticas: So relativamente fceis de serem confeccionados; So facilmente inspecionados se esto corretamente feitos; Fazem a corda perder pouca resistncia mecnica; So relativamente fceis de se desfazer aps receberem carga. Os ns so teis para atar cordas, fitas, cordins, unir duas cordas, mas ao fazer um n em uma corda, este torna o ponto fraco da mesma.

Reflexo

Ser que com estes ns estou seguro?

Vamos praticar os ns
Os ns so utilizados para unir os diferentes elementos que compem os sistemas de descida por cordas, cada n deve ser adequadamente aplicado, ser resistente, seguro, fcil de realizar e desfazer, deve tambm possuir esttica de forma definida, sem corda torcida ou sobreposta.

N oito Simples

N oito duplo

N oito guiado

Improvissaes

AS VEZES O TRABALHADOR PENSA MAIS EM FAZER ERRADO DO QUE FAZER O CORRETO.........

O HOME ARANHA BRASILEIRO ESTA TRABALHANDO EM OBRAS DE SO PAULO

Gerenciamento de riscos nas atividades de Altura

nossa responsabilidade :

Avaliar os riscos de forma correta (projetos ou atividades) para: - gerar uma execuo controlada - minimizar as incertezas - garantir a produtividade necessria - melhorar o aproveitamento dos recursos disponveis. Transmitir os conceitos de gesto de riscos s equipes e as contratadas Garantir a segurana e o cumprimento dos objetivos do negcio da Empresa.

Medidas de Controle Potencia l do Risco

Recursos Viabilidade da Operao

Cabe ao empregador:

Responsabilidades

a) garantir a implementao das medidas de proteo estabelecidas nesta Norma; b) assegurar a realizao da Anlise de Risco - AR e, quando aplicvel, a emisso da Permisso de Trabalho - PT; c) desenvolver procedimento operacional para as atividades rotineiras de trabalho em altura; d) assegurar a realizao de avaliao prvia das condies no local do trabalho em altura, pelo estudo, planejamento e implementao das aes e das medidas complementares de segurana aplicveis; e) adotar as providncias necessrias para acompanhar o cumprimento das medidas de proteo estabelecidas nesta Norma pelas empresas contratadas; f) garantir aos trabalhadores informaes atualizadas sobre os riscos e as medidas de controle;

Responsabilidades
Cabe ao empregador: g) garantir que qualquer trabalho em altura s se inicie depois de adotadas as medidas de proteo definidas nesta Norma; h) assegurar a suspenso dos trabalhos em altura quando verificar situao ou condio de risco no prevista, cuja eliminao ou neutralizao imediata no seja possvel; i) estabelecer uma sistemtica de autorizao dos trabalhadores para trabalho em altura;

j) assegurar que todo trabalho em altura seja realizado sob superviso, cuja forma ser definida pela anlise de riscos de acordo com as peculiaridades da atividade; k) assegurar a organizao e o arquivamento da documentao prevista nesta Norma.

Processo de Treinamento para Capacitao


O empregador deve promover programa para capacitao dos trabalhadores realizao de trabalho em altura.

35.3.2 Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, terico e prtico, com carga horria mnima de oito horas 35.3.3.1 O treinamento peridico bienal deve ter carga horria mnima de oito horas, conforme contedo programtico definido pelo empregador. 35.3.6 O treinamento deve ser ministrado por instrutores com comprovada proficincia no assunto, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurana no trabalho.

Equipe de Emergncia e Salvamento


35.6.1

O empregador deve disponibilizar equipe para respostas em caso de emergncias para trabalho em altura.

35.6.1.1 A equipe pode ser prpria, externa ou composta pelos prprios trabalhadores que executam o trabalho em altura, em funo das caractersticas das atividades.

Equipe de Emergncia e Salvamento

35.6.3 As aes de respostas s emergncias que envolvam o trabalho em altura devem constar do plano de emergncia da empresa.

35.6.4 As pessoas responsveis pela execuo das medidas de salvamento devem estar capacitadas a executar o resgate, prestar primeiros socorros e possuir aptido fsica e mental compatvel com a atividade a desempenhar.

Resgate Simples
Podemos considerar um bom sistema de resgate aquele que necessita de um menor nmero de equipamentos para sua aplicao, rpido e sem colocar outro profissional em risco.

Resgate Complexo Aplica-se quando na impossibilidade da tcnica do resgate simples.

Obrigado!
Boa sorte e Sucesso!

Das könnte Ihnen auch gefallen