Sie sind auf Seite 1von 20

Simulado 189 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno Uma semana para o fim!!!!!!! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

nico bioma de ocorrncia exclusiva no Brasil, que j ocupou 10% do territrio nacional, a 4 caatinga experimenta um processo acelerado de desmatamento que pode significar a desertificao do semirido nordestino. Com 510 espcies de aves e 148 de mamferos, a caatinga 7 padece da ausncia de uma poltica clara de conservao que estanque o processo de desflorestamento e ajude a impedir a formao de um deserto em pleno Nordeste, ameaa 10 concreta diante do aquecimento global do clima no planeta. Quase dois teros da rea sob risco de desertificao no Brasil esto na caatinga, que j teve, a exemplo do cerrado, aproximadamente metade de sua extenso, que de 826.000 km, destruda.
Jornal do Commercio (PE), 16/3/2010 (com adaptaes).

Em relao s estruturas lingusticas empregadas no texto, assinale a opo correta. 1 O trecho que j ocupou 10% do territrio nacional ( L. 1-2) est entre vrgulas porque tem natureza restritiva. Errado Est porque tem natureza explicativa. 2 Prejudica-se a correo gramatical ao se substituir o travesso, na linha 3, por vrgula. Errado Ela mantida. 3 A forma verbal estanque (L. 6) foi empregada no presente do indicativo, porque o perodo em que se insere apresenta informao acerca de fato que ocorre na atualidade. Errado Refere-se a fatos ainda por ocorrer. 4 Preserva-se a correo gramatical do perodo substituindo-se a forma verbal esto (L. 10) pelo singular est. Correto De fato, nenhum erro gramatical cometido nesse caso. 5 O segmento que de 826.000 km (L. 12) est entre vrgulas porque um aposto. Errado Est por ser uma explicao.

Para preservar a caatinga, ser preciso mais do que fiscalizao sempre de difcil execuo no pas ou mais do que a declarao de boas intenes. Um dos caminhos viveis parece ser seguir a frmula adotada na Amaznia, que possui 20% de seu territrio protegidos por lei. Na caatinga, esse percentual de apenas 7%. A promessa do governo federal de utilizar metade do Fundo de Mudanas Climticas para a recuperao do bioma e a perspectiva de criao de um Fundo Caatinga pelo Banco do Nordeste so notcias importantes, porm devem ultrapassar logo a fase dos discursos. A caatinga brasileira no tem mais tempo a perder.
Idem, ibidem (com adaptaes).

Assinale a opo que est de acordo com as ideias do texto acima. 6 A fiscalizao dispensvel no processo de preservao da caatinga. Errado No afirmado isso no texto. 7 Uma das solues para o desmatamento da caatinga seria ampliar a rea protegida por lei. Correto Segundo os nmeros e ideias fornecidas no texto, sim. 8 O pas tem larga experincia na fiscalizao eficaz e bem-sucedida contra o desmatamento. Errado O texto afirma o contrrio. 9 J est em pleno funcionamento o Fundo Caatinga, criado no Banco do Nordeste. Errado O texto fala apenas em perspectiva. 10 O governo federal j utilizou mais da metade do Fundo de Mudanas Climticas para proteger a caatinga. Errado Apenas se fala em promessa no texto. Acerca da redao de documentos oficiais, julgue os prximos itens. 11 Nos documentos oficiais encaminhados por correio eletrnico, eficiente meio de comunicao, por seu baixo custo e celeridade, deve-se empregar o padro culto da linguagem. Correto Certamente. 12 Segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, os expedientes oficiais tm como finalidade informar com clareza e objetividade. Para atender a essa finalidade, foi estabelecido um padro oficial de linguagem, chamado de linguagem burocrtica. Errado No existe essa tal de linguagem burocrtica.

13 Em um memorando expedido no primeiro dia do ms de fevereiro do corrente ano, a forma correta de indicar a data seria Em 1. de fevereiro de 2012. Correto Exatamente. 14 As autoridades que devem ser tratadas por Vossa Excelncia incluem os juzes, procuradores, reitores e ministros de Estado. Errado Procuradores e reitores no esto na lista. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 Na rede social conhecida como Via6, o usurio poder compartilhar informaes e dados como vdeos, artigos, notcias e apresentaes com outros usurios que fazem parte dos seus contatos. Correto Rede social no to conhecida... 16 Para evitar a infeco de seu sistema operacional por vrus, o usurio deve criar uma senha de acesso ao computador com alto grau de segurana, utilizando letras, nmeros e outros caracteres, ditos especiais. Errado Isto no evita a infeco do sistema operacional. 17 O Layout de Impresso, um dos modos de exibio de arquivos no Microsoft Word, permite que se visualize o documento aberto para posterior impresso em papel, sem que seja possvel, no entanto, fazer qualquer alterao do processo de edio e impresso. Errado O modo de exibio intitulado Layout de impresso mostra o documento na tela da mesma forma que ele ser impresso no papel e, por meio desse modo, pode-se perfeitamente realizar alteraes no documento em edio. 18 Intranet e extranet so redes de computadores em que se utiliza a tecnologia da Internet para o fornecimento de servios. Correto Tanto a intranet quanto a extranet utilizam a mesma tecnologia da Internet, ou seja, o conjunto de protocolos TCP/IP para a comunicao. A extranet nada mais do que a parte de uma intranet que pode ser acessada pela Internet. Em outras palavras, a extranet a parte da Intranet que fica disponvel na Internet para interao com clientes e fornecedores de uma organizao, mas com acesso autorizado, controlado e restrito. Uma extranet garante a comunicao entre a empresa e o "mundo exterior". Esta comunicao segura acontece em tempo real, e pode contar com tipos de acesso diferenciados como, por exemplo, para: fornecedores, funcionrios, ou vendedores (que passam a maior parte do tempo fora da empresa). Estas informaes so interligadas aos sistemas internos da empresa (ERP, CRM, etc.), para garantir que todas estejam sempre atualizadas.

19 Considerando que um usurio tenha criado um conjunto de arquivos e pastas em um sistema operacional Windows XP cabe destacar que se o usurio movimentar o arquivo para dentro de uma pasta criada previamente, a hora de criao do arquivo ser modificada para a mesma hora de criao da pasta. Errado Nesse caso, ao movimentar o arquivo para dentro de uma pasta criada previamente, a hora de criao do arquivo ser mantida. 20 Antivrus, worms, spywares e crackers so programas que ajudam a identificar e combater ataques a computadores que no esto protegidos por firewalls. Errado Os Crackers so indivduos dotados de sabedoria e habilidade para desenvolver ou alterar sistemas, realizar ataques a sistemas de computador, programar vrus, roubar dados bancrios, informaes, entre outras aes maliciosas. A respeito da sociedade atual e suas caractersticas, julgue os itens. 21 O Brasil um dos pases com maior expectativa de vida do mundo. Errado Ocupa apenas a 91 colocao. 22 O Brasil, com IDH de 0,718, o pas melhor neste quesito na Amrica do Sul. Errado O melhor o Chile, com 0,805. O Brasil fica atrs ainda de Argentina, Uruguai, Venezuela, Peru e Equador. 23 A mortalidade infantil no Brasil uma das mais altas do mundo. Errado Est em 100 lugar neste ranking o Brasil. 24 Cerca de 40% da populao brasileira est na regio Sudeste, que apresenta a maior densidade demogrfica do pas. Correto Para ser mais exato, 42%. 25 No Brasil, o nmero de mulheres maior que o de homens. Correto 51,5%.

Utilizando raciocnio lgico, resolva os prximos itens. 26 Em 02/01/2005, a fiscalizao em certa reserva florestal acusou que o nmero de espcies nativas havia diminudo de 60%, em relao a 02/01/2004. Para que, em 02/01/2006, o nmero de espcies nativas volte a ser o mesmo observado em 02-01-2004, ento, relativamente a 02/01/2005, ser necessrio um aumento de mais de 150%. Errado O valor de 60/40.100% = 150% exatamente. 27 Dada a matriz X e sabendo que o determinante de sua matriz inversa igual a 1/2, ento o valor de x igual a 1/2.

X= Errado Se o determinante da inversa , ento o de A igual a 1. Assim:

28 Um rgo especial de um tribunal composto por 15 desembargadores. Excetuando-se o presidente, o vice-presidente e o corregedor, os demais membros desse rgo especial podem integrar turmas, cada uma delas constituda de 5 membros, cuja funo julgar os processos. Nesse caso, o nmero de turmas distintas que podem ser formadas superior a 4 10 . Errado O nmero C12,5 = 12.11.10.9.8.7/(5.4.3.2.1) = 792 29 De 100 processos guardados em um armrio, verificou-se que 10 correspondiam a processos com sentenas anuladas, 20 estavam solucionados sem mrito e 30 estavam pendentes, aguardando a deciso de juiz, mas dentro do prazo vigente. Nessa situao, a probabilidade de se retirar desse armrio um processo que esteja com sentena anulada, ou que seja um processo solucionado sem mrito, ou que seja um processo pendente, aguardando a deciso de juiz, mas dentro do prazo vigente, igual a 3/5. Correto Fcil. A probabilidade apenas (10+20+30) / 100 = 0,6 = 0,3 30 A proposio composta (p -> q) ^ (p -> r) p -> q ^ r uma tautologia. Correto Basta montar a Tabela-Verdade ou notar que cada lado da bicondicional so proposies equivalentes.

Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 Edital o instrumento por meio do qual a administrao torna pblica a realizao de uma licitao; o meio utilizado por todas as modalidades de licitao, exceto pela modalidade convite. Correto As licitaes, em regra, possuem duas fases, uma denomina interna, onde normalmente se realiza todos os trabalhos e estudos de viabilidade e especificao do objeto a ser licitado, e outra externa, que a deflagrao do certame, ou seja, da publicao de edital at a contratao. 32 As decises do Tribunal de Contas que imputem multa tm natureza de ttulo executivo judicial. Errado importante ressaltar que se trata de ttulo executivo extrajudicial, ou seja, no goza de fora definitiva, podendo ser, todavia, executado em processo de execuo perante o Poder Judicirio, dispensando-se a ao de conhecimento. 33 Caso um candidato, aprovado em concurso pblico, esteja realizando tratamento de sade no exterior e, por isso, no possa comparecer ao rgo no dia marcado para a posse, ele poder outorgar procurao pblica a seu irmo com poderes tanto para tomar posse quanto para entrar para exerccio. Errado Somente o prprio servidor que poder realizar as suas atribuies, no podendo ser atribuda a pessoa estranha Administrao, sob pena de ilcito funcional. 34 No h que se confundir a discricionariedade do administrador em decidir com base nos critrios de convenincia e oportunidade com os chamados conceitos indeterminados, os quais carecem de valorao por parte do intrprete diante de conceitos flexveis. Dessa forma, a discricionariedade no pressupe a existncia de conceitos jurdicos indeterminados, assim como a valorao desses conceitos no uma atividade discricionria, sendo passvel, portanto, de controle judicial. Correto No se deve confundir a discricionariedade com conceitos jurdicos indeterminados. Os conceitos jurdicos indeterminados so termos ou expresses contidos em normas jurdicas, que no foram definidos com exatido, carecendo de interpretao, valorao. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 O Supremo Tribunal Federal decidiu que impossvel a interceptao de carta de presidirio pela administrao penitenciria, por violar o direito ao sigilo de correspondncia e de comunicao garantido pela Constituio Federal. Errado O Supremo Tribunal Federal entende que possvel a interceptao de carta de presidirio pela administrao penitenciria, por questes de segurana pblica.

36 Ser considerado inelegvel, nos termos da Constituio da Repblica, o Governador de Estado no exerccio de seu primeiro mandato que, pretendendo a reeleio, no renunciar at seis meses antes do pleito. Errado Conforme o art. 14, 6 Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito. Assim, os chefes do executivo no precisaro desincompatibilizar para concorrerem ao mesmo cargo (reeleio). 37 Nos crimes de responsabilidade, o Senado Federal, na condio de rgo judicial, exercendo jurisdio recebida da CF, julga o presidente da Repblica, razo por que cabvel a interposio de recurso ao STF contra deciso proferida em processo de impeachment. Errado A primeira parte da questo est correta. Realmente, quando o Senado Federal julga o Presidente da Repblica, no procede como rgo legislativo, mas como rgo judicial, exercendo jurisdio recebida da Constituio. No entanto, o erro da questo est na parte do recurso ao STF, uma vez que, das decises do Senado NO H RECURSO PARA NENHUM TRIBUNAL. Dessa forma, nem mesmo o STF pode mudar o mrito do julgamento pelo Senado Federal, mas lembre-se de que ele pode intervir para que seja observado o devido processo legal. 38 A teoria dos limites dos limites serve para impor restries possibilidade de limitao dos direitos fundamentais. Correto A teoria dos limites dos limites impe o seguinte: o poder da lei de impor limites ao exerccio de direitos e garantias constitucionais se sujeita, por sua vez, a limites, haja vista que a limitao imposta s ser vlida se respeitar o ncleo essencial de tais institutos e, tambm, o princpio da razoabilidade ou da proporcionalidade. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 O erro quanto pessoa contra a qual o crime praticado no isenta de pena e, nesse caso, no se consideram, para fins de aplicao da pena e definio do tipo, as condies ou qualidades da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime, mas sim as da vtima real. Errado A primeira parte da questo est correta, mas a segunda faz uma inverso do significado da norma penal. Exemplo: X atira contra um vulto achando que era X, seu irmo mais potente, e mata Z, o vizinho. Nesse caso, X responder como se tivesse matado seu prprio irmo, pois considera-se as condies ou qualidades da vtima virtual, visada, e no da vtima real, como afirmou a questo. 40 A aprovao das contas pelo Tribunal de Contas exclui a possibilidade de reconhecimento do delito de peculato. Errado O delito pode ser reconhecido mesmo aps a aprovao das contas pelos Tribunais de Contas.

41 Para que o crime de extorso seja consumado necessrio que o autor do delito obtenha a vantagem indevida. Errado O crime de extorso, art. 158 do CP, um crime formal, tendo sua consumao no momento em que a vtima assuma um comportamento, positivo ou negativo, contra a sua vontade, em decorrncia da violncia ou grave ameaa do agente. A obteno de vantagem indevida mero exaurimento do crime. 42 Com a utilizao de uma arma de brinquedo, Joo subtraiu de uma pessoa o relgio e a carteira contendo documentos pessoais, cartes de crdito e R$ 300,00 em espcie. Nessa situao, de acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justia (STJ), Joo responder por crime de roubo qualificado pelo emprego de arma. Errado Antigamente o STJ entendia que a arma de brinquedo, quando utilizada no crime de roubo, majorava o crime. Esse entendimento, inclusive sumulado (smula 174), foi alterado em 2001, de forma que atualmente o STJ entende que o uso de arma de brinquedo no suficiente para a incidncia da majorante de uso de arma de fogo. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 A priso preventiva decretada para garantir a ordem pblica, a ordem econmica, por necessidade da instruo criminal e para a segurana da aplicao da lei penal. Correto Os pressupostos especficos para decretao da priso preventiva esto previstos no art. 312 do CPP. Registro apenas que, com a Lei n. 12.403/11, o referido artigo traz mais um pressuposto para sua decretao: nos casos de descumprimento das medidas cautelares diversas da priso. 44 No deve ser concedida liberdade provisria, com ou sem estipulao de fiana, aos agentes que tenham intensa e efetiva participao em organizao criminosa. Correto A afirmativa est correta, com base no art. 7 da Lei 9.034/95. Entretanto, existem alguns julgados do STF e do STJ entendendo que no possvel vedao liberdade provisria por lei, sendo esta uma atribuio do Juiz, em cada caso concreto. 45 cabvel a priso em flagrante em crime de ao penal privada. Correto A priso em flagrante cabvel, mas a lavratura do auto depender de representao. 46 A previso do interrogatrio do ru por videoconferncia afastou a possibilidade de tomada do depoimento das testemunhas por essa metodologia de busca da prova. Errado A videoconferncia cabvel para qualquer ato processual conforme o pargrafo 8 do artigo 185 do CPP.

Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 Compete ao Ministrio da Justia a autorizao do porte de arma para os responsveis pela segurana de cidados estrangeiros em visita ou sediados no Brasil. Correto E no esquea: cabe ao MINISTRIO DA JUSTIA a autorizao para o porte de arma para os responsveis pela segurana de cidados estrangeiros em visita ou sediados no Brasil e POLCIA FEDERAL a autorizao aos diplomatas em misses diplomticas e consulares creditadas no Brasil assim como aos seguranas de dignitrios em visita ao Brasil enquanto aqui permanecerem. Essa a exceo ao porte ser autorizado pela Polcia Federal 48 vedada a progresso de regime do ru condenado por trfico de drogas, devendo aquele cumprir a totalidade da pena em regime fechado. Errado O trfico ilcito de drogas, a partir da vigncia da Lei 11.343/06, deixou de ser considerado um crime hediondo para ser apenas um crime a ele equiparado. Antes da publicao da Lei 11.464/2007, os condenados a crimes hediondos (ou equiparados) tinham que cumprir toda a pena em regime fechado sem direito progresso. No entanto, a partir de sua vigncia, os condenados a esses crimes passaram a gozar do direito progresso de 2/5 da pena se primrios e 3/5 se reincidentes. 49 Dispe o CP que a omisso penalmente relevante quando o agente devia e podia agir para evitar o resultado. Como o art. 225 da CF prev que todos os cidados tm a obrigao de preservar o meio ambiente para as geraes futuras, no necessrio que se comprove que o agente podia e devia agir para evitar o resultado de crime contra o meio ambiente. Correto A questo acerta ao afirmar que nos crimes ambientais, mesmo em casos de omisso, no necessrio que se comprove que o agente podia e devia agir para evitar o resultado de crime contra o meio ambiente. 50 No que tange s infraes penais previstas no Estatuto do Estrangeiro, a pena prevista para a entrada, sem autorizao, no territrio nacional de deportao, e a pena prevista para a introduo de estrangeiro clandestino ou a ocultao de clandestino ou irregular, para o estrangeiro autor do crime, de expulso. Errado Se o infrator for brasileiro, a pena prevista para ele ser de deteno de 01 a 03 anos.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Observe as reaes e dados fornecidos para cada uma destas reaes, realizadas temperatura e presso constantes, abaixo.

Com base nestes dados e sabendo que x, y e z so nmeros positivos, julgue os itens a seguir. 51 Pode-se concluir que o valor da variao de Gibbs para a reao 2 maior do que para a reao 3. Errado Para a reao 2, temos que

. Por outro lado, da reao 1 temos que

. Como no temos condies de avaliar qual dessas expresses tem maior valor numrico, nada pode ser concludo. 52 A temperatura 1 menor do que a temperatura 2. Errado Analisando as equaes da energia de Gibbs para as reaes 1 e 3, temos:

Ento:

Portanto, a temperatura 2 que menor do que a temperatura 1. 53 Todas as reaes so espontneas. Errado A reao 2 tem, como j vimos, o valor da variao da energia de Gibbs dado por

Como todas incgnitas envolvidas so nmeros positivos, esta uma quantidade positiva e portanto a reao no espontnea. 54 A variao de entalpia para a reao igual a 3xy x.

Errado Pela Lei de Hess, basta somar as equaes e suas variaes de entalpia, de forma que para essa hipottica reao teramos que dH = 3xy + x. 55 necessrio mais calor para realizar a reao 1 do que para realizar a reao , considerando como base de clculo 1 mol do composto A. Correto Como vimos anteriormente, para a reao 1, temos que dH = x e para essa reao hipottica ele 3xy + x. Como 3xy um nmero positivo, ento o valor de dH mais positivo, o que implica dizer que necessrio maior quantidade de calor.

A respeito dos conceitos sobre entropia, avalie os itens. 56 A variao na energia livre de Gibbs para uma reao qumica depende das variaes tanto da entalpia como da entropia. Correto Essas relaes podem ser determinadas matematicamente. 57 A mudana de entropia acompanhando a expanso isotrmica de um gs dS = nRT ln (Vf/Vi), onde n o nmero de mols, R a constante dos gases, T a temperatura e V f e Vi os volumes finais e iniciais. Correto Essa relao pode ser desenvolvida atravs do conceito de funes termodinmicas e as relacionando. 58 A Terceira Lei da Termodinmica afirma que a entropia de todas substncias a mesma a temperaturas baixas. Errado No se trata disso. A afirmao que a zero Kelvin todas substncias em cristais perfeitos tm entropia zero. 59 A variao de entropia da dissoluo de areia na gua positiva. Correto Sim, pois a desordem aumenta. 60 A dissoluo de uma substncia depende do balano entre o aumento de entropia da soluo e o aumento da entropia da vizinhana. Correto Do balano entre essas variaes as substncias se dissolvem ou no. Aqua-cidos so cidos que possuem hidroxilas ligadas diretamente ao tomo central. Alguns 2+ exemplos so os compostos do tipo [Hg(OH2)n] . Marque como correta ou errada as ordens de acidez de alguns aqua-cidos: 61 [Fe(OH2)6]
2+

< [Fe(OH2)6] <[Al(OH2)6]

3+

3+

Correto Quanto maior a carga positiva e menor o raio inico menor a acidez. Assim, o primeiro composto devido a carga positiva menor e o raio inico grande do Ferro o menos cido. O Al tem menor raio inico que o Fe de forma que o ltimo composto, com a mesma carga que o segundo, o mais cido.

62 [Na(OH2)n] < [Sc(OH2)6]

3+

< [Mn(OH2)6]

2+

< [Ni(OH2)6]

2+

Errado O composto com escndio o que tem maior carga positiva e espera-se que este seja aquele com maior acidez. O composto com sdio o menos cido realmente, pois tem a menor carga positiva no elemento central. J entre os compostos com carga 2+, tanto o Mn quanto o Ni pertencem ao 4 perodo da Tabela Peridica, mas o Ni est mais a direita, de forma que espera-se que seu raio seja menor, pois ele tem maior nmero de prtons para um mesmo nmero de camadas eletrnicas. Assim, entre estes dois o composto mais cido o de niquel. A ordem correta : + 2+ 2+ 3+ [Na(OH2)n] < [Mn(OH2)6] < [Ni(OH2)6] < [Sc(OH2)6] . Nas prximas questes so dados os valores de pKA e a frmula molecular de alguns cidos juntamente com uma sugesto para a frmula estrutural. Julgue como corretas ou erradas as frmulas estruturais baseado nos valores de pKA. 63 H3PO4, pKA = 2,12, (OH)3P=0 Correto Pela primeira regra de Pauling pKA 8 5p, onde OpE(OH)q. Para um pKA 3 preciso que p = 1 e da frmula molecular dada necessrio que q=3. 64 H3PO3, pKA = 1,80, P(OH)3 Errado Se a frmula fosse a sugerida, pela regra de Pauling teramos pKa = 8 5.0 = 8. Portanto, deve haver um grupo oxo presente e a frmula (HO)HP=0. 65 H3PO2, pKA = 2,00, (HO)H2P=0 Correto Para que o pKA seja da ordem de 3 necessrio que haja um grupo oxo pela regra de Pauling e portanto a nica forma possvel a apresentada. 66 HClO4, pKa = -10, O3Cl(OH) Correto Pela regra de Pauling quando h 3 grupos oxo, pKA 8 3.5 = -7. Pelo valor e pela frmula molecular no haveria outra estrutura possvel. A respeito dos conceitos de ligao qumica e estrutura molecular, julgue os itens. 67 O modelo inico apropriado para descrever elementos binrios entre elementos nometlicos e elementos metlicos, especialmente aqueles do Bloco s. Correto Certamente. 68 Um slido inico um conjunto de ctions e nions empacotados em um arranjo regular; so slidos cristalinos, ou slidos que consistem de tomos, molculas ou ons empacotados em um padro irregular. Errado O padro regular.

69 A energia de rede de um slido sempre negativa. Errado Ela a diferena em energia potencial entre os ons no slido e a de um gs de ons totalmente separados, sendo, portanto, sempre positiva. 70 Cada on em um slido sofre a atrao de todos os outros ons de carga oposta e a repulso de todos os outros de mesma carga. Correto Este o modelo inico. Com relao aos conceitos de acidez e basicidade em compostos orgnicos, julgue os itens. 71 O efeito indutivo ocorre quando grupos aumentam ou diminuem a densidade eletrnica atravs da ligao sigma, similar ao efeito de ressonncia que a alterao da densidade eletrnica atravs do sistema de ligaes pi. Correto Certo conceito. 72 O efeito indutivo s se manifesta atravs de uma ligao sigma. Errado Ele se manifesta atravs de mais ligaes, embora perca a efetividade conforme aumenta muito a distncia. 73 Bases fortes geralmente tm cargas negativas. Bases fracas so geralmente molculas neutras sem par de eltrons. Correto Certas relaes. 74 O cido conjugado de uma base forte deve ser um cido forte. Errado Deve ser um cido fraco. 75 O grupo nitro no anel aromtico de um fenol diminui a sua acidez. Errado Aumenta, pois retira densidade eletrnica. Com relao s reaes orgnicas, julgue os itens. 76 Usa-se solvente geralmente polar e prtico para reaes SN1. Correto Exatamente. 77 Substratos secundrios, allicos ou benzlicos podem reagir por SN1, mas no por SN2. Errado Reagem pelos dois mecanismos.

78 Bases fortes geralmente favorecem mecanismo E1 sobre o E2. Errado Favorecem E2. 79 Os radicais so altamente reativos. Quando colidem com outras molculas (de alcano, por exemplo), tendem a reagir para alcanar a estabilidade. Uma maneira de isso ocorrer , por exemplo, quando um radical de halognio extrai um hidrognio de um alcano. Correto Certo conceito. 80 Numa reao de clorao do butano forma-se preferencialmente o 2-Cloro-butano em comparao com o 1-Clorobutano. Correto Sim, pois no 2-Cloro-butano houve a formao de um radical secundrio que mais estvel do que o radical primrio no caso do 1-Cloro-butano. A respeito dos compostos abaixo listados, avalie os itens. Composto A: Metilamina Composto B: Acetato de metila Composto C: 2-butanol Composto D: Butanona Composto E: cido Propinico Composto F: Isopentano Composto G: Isobutironitrila. 81 O composto A apresenta propriedades bsicas. Correto o que se verifica para as aminas. 82 A reao dos compostos C e E gera um composto da mesma classe do composto B. Correto lcool + cido = ster. 83 O composto A uma amina primria. Correto Certa classificao. 84 A reduo do composto D com hidreto de ltio e alumnio leva ao composto C. Correto Exatamente. 85 O composto F tem maior ponto de fuso do que o composto E. Errado As cadeias so semelhantes, mas o cido tem maiores interaes, que levam a um maior ponto de fuso.

86 Somente os compostos A e G possuem nitrognio em sua estrutura. Correto Sim. 87 O composto F apresenta carbono quiral. Errado Nenhum carbono quiral nesta estutura. 88 O composto B um ster. Correto Certa classificao.

89 A estrutura do composto F Correto esta mesmo a estrutura.

90 A frmula molecular do composto G C4H8N. Errado Est com um hidrognio a mais do que o esperado. Com relao espectroscopia de absoro atmica, avalie os itens. 91 A atomizao atmica com chama de acetileno-xido nitroso cria menos interferncias na anlise elementar, embora alcance menores temperaturas do que a chama com acetilenoar. Errado A chama com xido nitroso alcana maiores temperaturas. 92 A tcnica de gerao de mercrio para absoro atmica sempre realizada a temperatura ambiente. Errado Tambm existe a tcnica a quente para anlise de slidos. 93 As trs principais fontes de radiao nas quais se excitam elementos para emitir radiao no visvel e ultravioleta so a lmpada de catodo oco, fontes de espectro contnuo e lmpadas de descarga sem eletrodo. Correto So estas mesmo. 94 As lmpadas de descarga sem eletrodo so construdas em um tubo de vidro preenchido com gs inerte, no qual em uma das extremidades posiciona-se um anodo constitudo por um basto de zircnio ou tungstnio. Errado Esta a lmpada de catodo oco.

95 O funcionamento bsico de uma lmpada de catodo oco consiste na aplicao de uma diferena de potencial entre o catodo e o anodo, promovendo-se uma descarga dentro de um recipiente lacrado, contendo um gs nobre baixa presso. Correto Exato. Com respeito aos conceitos da Qumica Analtica, julgue os itens. Acerca dos mtodos de separao cromatogrficos, avalie os prximos itens. 96 A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura atravs de duas fases: uma estacionria (fixa) e outra mvel. A grande variabilidade de combinaes entre a fase mvel e estacionria faz com que a cromatografia tenha uma srie de tcnicas diferenciadas. Correto Bsica definio. 97 Cromatografia uma tcnica de separao de misturas e identificao de seus componentes. Esta separao depende da diferena entre o comportamento dos analitos entre a fase mvel e a fase estacionria. A interao dos componentes da mistura com estas duas fases influenciado por diferentes foras intermoleculares, incluindo inica, bipolar, apolar, e especficos efeitos de afinidade e solubilidade. Correto Todas as informaes so corretas. 98 So exemplos de tcnicas cromatogrficas em coluna a cromatografia lquida, a cromatografia gasosa e a CCD. Errado A CCD no feita em coluna, mas uma tcnica planar. 99 De acordo com o mecanismo de separao, a cromatografia se divide em por adsoro, por partio, por troca inica e por afinidade. Correto Correta classificao. 100 A cromatografia de adsoro baseia-se nas atraes eletrostticas ou dipolares da superfcie da fase estacionria pelas molculas da substncia a separar. Correto Verdadeira informao. 101 Na cromatografia planar, a fase estacionria suportada sobre uma placa plana ou nos poros de um papel. Nesse caso, a fase mvel desloca-se atravs da fase estacionria por ao da capilaridade ou sob a influncia da gravidade. til em separao de compostos polares. Correto Todas so informaes verdadeiras.

102 A cromatografia em papel uma tcnica de adsoro, que utiliza um lquido e um slido. Ocorre a reteno das substncias devido absoro sofrida na superfcie da fase estacionria. Utiliza-se uma placa de vidro ou metal como suporte e geralmente slica gel, alumina, terra diatomcea ou celulose como fase estacionria. Errado Esta a cromatografia em camada fina, no a cromatografia em papel. 103 Em se tratando da fase mvel, so trs os tipos de cromatografia: a cromatografia gasosa, a cromatografia lquida e a cromatografia supercrtica (CSC), usando-se na ltima um vapor pressurizado, abaixo de sua temperatura crtica. Errado O nico erro est em abaixo da temperatura crtica, onde o correto seria acima. 104 As fases mveis utilizadas em CLAE (HPLC) devem possuir alto grau de pureza e estar livres de oxignio ou outros gases dissolvidos, sendo filtradas e desgaseificadas antes do uso. Correto Verdadeira informao. 105 As colunas utilizadas em CLAE so geralmente de ao inoxidvel, com dimetro interno de cerca de 0,45 cm para separaes analticas e na faixa de 2,2 cm para preparativas. O comprimento varivel, sendo comuns colunas analticas de 10-25 cm e preparativas em torno de 25-30 cm. Essas colunas so reaproveitveis, sendo empacotadas com suportes de alta resoluo, no sendo necessria sua regenerao aps cada separao. Correto Todas as informaes esto corretas. 106 O detector mais utilizado para separaes por CLAE o detector de ndice de refrao. Errado o detector de UV. 107 Detectores de polarimetria para CLAE, recentemente desenvolvidos, diferenciam compostos quirais, atravs da rotao de seus estereoismeros frente luz planopolarizada. Correto Adequada informao. 108 As separaes em cromatografia lquida de alta eficincia ocorrem sempre por mecanismo de adsoro. Errado Tambm pode ocorrer por partio.

109 Em contraste CLAE, o principal mecanismo de separao da cromatografia gasosa est baseado na partio dos componentes de uma amostra entre a fase mvel gasosa e a fase estacionria lquida. Correto Verdadeira informao. 110 A cromatografia gasosa uma das tcnicas analticas mais utilizadas. Alm de possuir um alto poder de resoluo, muito atrativa devido possibilidade de deteco em escala de nano a picogramas. Correto Informao novamente certa. Com relao ao Regulamento Tcnico de Bens e Produtos Importados para fins de Vigilncia Sanitria, julgue os itens. 111 A importao de produtos mdicos recondicionados por empresa no detentora da regularizao perante ANVISA sujeitar-se- a apresentao de declarao da pessoa jurdica detentora da regularizao do bem ou produto junto a ANVISA, autorizando a importao. Correto De acordo com o RDC. 112 Ser vedada a importao de produtos mdicos usados. Correto Exato. 113 A importao de material sob vigilncia sanitria destinada pesquisa cientfica de interesse sanitrio, por pesquisador ou entidade de pesquisa no credenciado pelo CNPq, dever submeter-se manifestao expressa e favorvel da autoridade sanitria competente da ANVISA, previamente ao seu desembarao, no territrio nacional. Correto Isto mesmo. 114 A importao de produto sob vigilncia sanitria, destinada ao acompanhamento, avaliao ou desenvolvimento de pesquisa cientfica de interesse sanitrio, dever ocorrer por meio de Licenciamento de Importao no SISCOMEX, mediante a sujeio prvia ao desembarao aduaneiro de fiscalizao sanitria, pela autoridade sanitria competente da ANVISA. Correto De acordo com o RDC. 115 A importao de produtos pertencentes s classes de produtos mdicos e produtos para diagnstico em vitro, no regularizadas na ANVISA, vinculada ao acompanhamento e avaliao do desenvolvimento de pesquisa cientfica de interesse sanitrio, dar-se- por meio do SISCOMEX, remessa expressa ou remessa postal e dever submeter-se, a parecer tcnico, conclusivo e satisfatrio, da rea tcnica competente da ANVISA em sua sede, referente autorizao da Importao. Correto Certo conceito.

Ainda a respeito da Legislao Sanitria, julgue os itens. 116 Para manipular a substncia alobarbital, constante da lista B1, necessria autorizao especial da SVS/MS. Correto De acordo com a Portaria 344. 117 adequado afirmar que a substncia citada no item anterior psicotrpica. Correto Sim, pois est na lista B1. 118 Uma substncia que causa dependncia fsica, mas no psquica, no pode ser considerada entorpecente. Errado Nos termos da Portaria 344, pode. 119 - No se considera medicamento fitoterpico aquele que inclui na sua composio substncias ativas isoladas, sintticas ou naturais, mas se considera as associaes dessas com extratos vegetais. Errado No se considera tambm as associaes. 120 Droga vegetal a planta medicinal, ou suas partes, que contenham as substncias, ou classes de substncias, responsveis pela ao teraputica, aps processos de coleta, estabilizao, quando aplicvel, e secagem, podendo estar na forma ntegra, rasurada, triturada ou pulverizada. Correto Definio de acordo com a Resoluo 14/2010.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Das könnte Ihnen auch gefallen