Sie sind auf Seite 1von 21

Simulado 190 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno Uma semana para o fim!!!!!!! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS

As opes abaixo apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de um texto publicado no jornal Estado de Minas de 15/3/2010. Julgue-os quanto correo gramatical. 1 Reconhecer e fazerem valer os direitos do consumidor tarefa que certamente cabe a todos os envolvidos, mas no h como implementar-lhe sem que o Estado cumpra seu papel de estabelecer marcos legais e cuidar de fiscalizar sua aplicao. Errado O certo fazer valer, logo no comeo do texto. 2 No foi toa que, na meca do liberalismo, coube ao governo central dos EUA iniciativa de promulgarem os quatros direitos fundamentais do consumidor: informao, segurana, escolha e participao. Errado Erro de concordncia entre governo central e promulgarem. 3 No Brasil, a lei que instituiu o Cdigo de Defesa do Consumidor far 20 anos em 11 de setembro e so um dos maiores sucessos de aceitao populares. Errado Erro de concordncia entre lei e so. 4 Ela animou o surgimento de combativas organizaes civis e, desde ento, o brasileiro mdio aprendeu a observar a data de validade dos produtos, a veracidade das informaes da embalagem e, principalmente, a reclamar de defeitos, atrasos na entrega e atendimento inadequado. Correto Nada de errado neste caso. 5 No faltou, o apoio da mdia. A verdade que, sem vigilncia, execrao pblica e punio exemplar vai haver, sempre algum tentando fazer o consumidor de vtima. Errado No h vrgula aps faltou. As opes que se seguem apresentam trechos adaptados de um texto publicado no Jornal do Commercio (PE) de 15/3/2010. Avalie quanto adequao norma escrita. 6 A ampla maioria dos mosquitos desenvolve-se nos rescipientes de gua parada localizados dentro dos quintais dos domiclios, e por isso o discurso oficial repete o mantra de que o cidado precisa acordar para o perigo, fazendo a sua parte para previnir o surto. Errado O certo recipientes. 7 No entanto, no se podem deixar em segundo plano, principalmente nas reas mais pobres, os terrenos e logradouros abandonados repletos de criatrios do mosquito da dengue. As residncias e construes abandonadas devem ser vistoriadas regularmente. Correto Tudo correto neste caso.

8 A responsabilidade pela sade pblica, em ltima instnscia, dos governantes, e no do cidado. para isso que existem autoridades eleitas pelo povo. Errado O certo instncia. 9 O Brasil vunervel ao do mosquito da dengue por uma razo simples: a precaridade das condies de vida, nos locais em que predomina o acmulo de lixo, somada s deficincias na educao, so o cenrio ideal para a multiplicao do inseto. Errado O certo vulnervel. 10 Neste cenrio favorvel epidemia, ser preciso mais do que campanhas informativas para debelar o risco, j vislumbrado, de caus generalisado. Os postos e hospitais da rede pblica e privada no tm capacidade para dar conta da demanda em momentos de crise epidemiolgica. Errado O certo caos e generalizado. Cada um dos prximos itens apresenta um trecho de redao de correspondncia oficial que deve ser julgado certo se atender os requisitos de impessoalidade, uso do padro culto da linguagem, clareza, conciso, formalidade, uniformidade e normas da redao oficial, ou errado, em caso contrrio.

11 Errado No se deve usar o fecho Cordiais saudaes.

12 Correto Tudo adequado.

Acerca da redao de documentos oficiais, julgue os prximos itens. 13 Uma certido s tem validade quando, entre outros requisitos, apresenta o visto da autoridade responsvel por sua lavratura. Correto Realmente. 14 Um relatrio descreve fatos passados e tem como funo determinar solues que devam ser aplicadas em casos especficos. Errado No necessariamente descrever atos passados. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 No MS Word, os temas so recursos que auxiliam na definio de formatos de textos por meio de estilos criados com tamanhos de fontes variados, plano de fundo, marcadores de tpicos que podem ser utilizados para caracterizar um documento ou um conjunto deles. Correto No pacote Office verses 2007/2010 os temas so novidade. Um tema, de acordo com Microsoft (2011) uma forma rpida e fcil de dar uma aparncia profissional e moderna a um documento inteiro do Office 2007. Um tema de documento um conjunto de opes de formatao que inclui uma srie de cores do tema, fontes do tema (incluindo fontes de texto do ttulo e do corpo) e efeitos do tema (incluindo linhas e efeitos de preenchimento). Cada documento que voc cria, por exemplo, com o Word 2007, contm um tema at mesmo os documentos novos em branco. O tema padro Tema do Office, com plano de fundo branco e cores escuras e sutis. Quando voc aplica um novo tema, o Tema do Office substitudo por uma nova aparncia. 16 O armazenamento de dados em rede no dispensa o procedimento de becape. Correto Certamente que no. 17 A responsabilidade pela segurana de um ambiente eletrnico dos usurios. Para impedir a invaso das mquinas por vrus e demais ameaas segurana, basta que os usurios no divulguem as suas senhas para terceiros. Errado Tanto a empresa que cria e hospeda o ambiente eletrnico, quanto os usurios desse ambiente, devem entender a importncia da segurana, atuando como guardies da rede. 18 Na rea de transferncia do Windows, so disponibilizados atalhos usados para se acessar os aplicativos mais utilizados pelo usurio. Por padro, Meu Computador, Lixeira e Internet Explorer podem ser acessados por cones encontrados nessa rea. Errado A rea de transferncia armazena dados temporariamente durante processos de transferncia entre aplicativos ou documentos. Quando executamos a operao de copiar e colar (ou cortar e colar) o item selecionado armazenado na rea de transferncia durante a primeira parte da operao (copiar ou cortar). Ao executar a operao de colar, o contedo da rea de transferncia copiado para o destino. Observe que o item permanece na rea de transferncia.

19 No Microsoft Outlook Express possvel realizar configurao para ler emails em mais de um provedor. Todavia, novas mensagens, recebidas aps essa configurao, ficam necessariamente misturadas na pasta denominada caixa de entrada dos referidos servidores. Errado O Microsoft Outlook Express, cliente de e-mail padro do Windows XP, acessa uma conta de cada vez.O Microsoft Outlook, cliente de e-mail do Office, acessa vrias contas mas guarda em diferentes caixas de entrada, assim como o Live Mail, Mail, etc. Esta 'histria' de caixa de entrada 'misturada' de celulares, smartphones e tablets. 20 A adoo da intranet nas organizaes tem sido uma opo mais econmica, comparada a opes que envolvam a aquisio de software e hardware de alto custo. Correto A implementao de uma intranet tem um custo bem mais acessvel. A respeito das caractersticas da sociedade brasileira, julgue os itens. 21 A proporo de pessoas com idade de 0 a 14 anos maior do que a de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Correto Mas as tendncias mostram uma aproximao nestes valores. 22 Quase metade da populao brasileira vive apenas com um salrio mnimo. Correto 47,8% 23 O nmero de casamentos tem diminudo no Brasil nos ltimos anos. Errado Tem aumentado. 24 O nmero de divrcios no Brasil tem aumentado. Correto Este sim. 25 Mais de 60% das famlias brasileiras possuem como pessoa de referncia, responsvel pela unidade familiar, um homem. Correto Exato. Mas este nmero tem cado.

Utilizando raciocnio lgico, resolva os prximos itens. 26 A proposio p q tem a mesma valorao do que (p -> q) -> (q -> p). Errado A proposio inicial equivalente a (p -> q) v (q -> p). 27 Trs amigos foram a um restaurante, e a conta, j includos os 10% de gorjeta, foi de R$ 105,60. Se eles resolveram no pagar os 10% de gorjeta pois acharam que foram mal atendidos, e dividiram o pagamento igualmente pelos trs, cada um deles pagou a quantia de 32 reais. Correto 1,1x = 105,60. Portanto, x = 96 reais. Como eram em 3, ento o valor pago de 96/3 = 32 reais. 28 Sabe-se que existem pessoas desonestas e que existem corruptos. Admitindo-se verdadeira a frase "Todos os corruptos so desonestos", correto concluir que quem no corrupto honesto. Errado Podem existir pessoas que no so corruptas e que so desonestas. O Banco do Brasil S.A. (BB) patrocina as equipes masculina e feminina de vlei de quadra e de praia. Segundo o portal www.bb.com.br, em 2007, o voleibol brasileiro mostrou mais uma vez a sua hegemonia no cenrio internacional com a conquista de 56 medalhas em 51 competies, tanto na quadra quanto na praia. Nesse ano, o Brasil subiu ao lugar mais alto do pdio por 31 vezes e conquistou, ainda, 13 medalhas de prata e 12 de bronze. Com base nessas informaes, julgue os itens subsequentes. 29 Considerando-se que o treinador de um time de vlei tenha sua disposio 12 jogadores e que eles estejam suficientemente treinados para jogar em qualquer posio, nesse caso, a quantidade de possibilidades que o treinador ter para formar seu time de 3 6 atletas ser inferior a 10 . Correto J que os 12 jogadores esto suficientemente treinados para jogar em qualquer posio, ento a ordem dos jogadores no relevante. Temos 12 atletas disponveis para escolher apenas 6. O total de possibilidades igual a:

30 Considerando que o treinador de um time de vlei disponha de 12 jogadores, dos quais apenas 2 sejam levantadores e os demais estejam suficientemente bem treinados para jogar em qualquer outra posio, nesse caso, para formar seu time de 6 atletas com apenas um ou sem nenhum levantador, o treinador poder faz-lo de 714 maneiras diferentes. Correto Com um levantador:

Sem levantador: Somando, temos 504 + 210 = 714 maneiras.

Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 O vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio do cargo pblico, acrescida as vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. Errado Vencimento retribuio pecuniria pelo exerccio do cargo pblico e remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes. 32 Em sentido estrito, todas as pessoas que servem ao poder pblico, de forma transitria ou definitiva, remuneradas ou no, so consideradas servidores pblicos. Errado Em sentido amplo, servidor pblico ou agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades integrantes da Administrao Pblica ou que prestem servios pblicos. Contudo, em sentido estrito, servidor pblico o ocupante de cargo pblico efetivo ou comissionado. 33 A declarao de sigilo dos atos administrativos, sob a invocao do argumento da segurana nacional, privilgio indevido para a prtica de um ato administrativo, pois o princpio da publicidade administrativa exige a transparncia absoluta dos atos, para possibilitar o seu controle de legalidade. Errado Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. 34 inconcebvel a instituio de taxa que tenha por fundamento o poder de polcia exercido por rgos da administrao compreendidos na noo de segurana pblica. Correto A taxa espcie tributria que ir remunerar servio pblico, podendo existir a taxa de servio pblico (por prestar servio pblico) ou a taxa de polcia (pela realizao de atos do poder de polcia). Todavia, tais taxas (de servio pblico ou de polcia administrativa) so concebidas para a realizao da atividade estatal, ou seja, no sentido de remunerar os servios administrativos. Por isso, no pode o Estado instituir taxa para prestar os servios vinculados segurana pblica, pois estes so remunerados pelos impostos. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 As liberdades individuais garantidas na Constituio Federal de 1988 no possuem carter absoluto. Correto A maior parte da doutrina diz que os direitos fundamentais no so absolutos, podendo haver limitaes quando um direito fundamental entra em confronto com outro. Exemplo: direito de propriedade vs direito de desapropriao do Estado; direito intimidade vs liberdade de expresso.

36 Os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso remunerado ao rdio e televiso. Errado Os partidos polticos tm direito a recursos do Fundo Partidrio, acesso gratuito a rdio e TV e a imunidade tributria sobre patrimnio, renda e servios. Assim, o erro da questo est no acesso remunerado. 37 Os municpios podem instituir guardas municipais com a funo de reforar a segurana pblica, em auxlio polcia civil. Errado A funo das guardas municipais a proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuser a lei. Observe que a finalidade das guardas municipais patrimonial, assim, elas NO podem exercer funo de polcia ostensiva ou judiciria. 38 O direito fundamental honra se estende s pessoas jurdicas. Correto De acordo com o STF, o direito inviolabilidade da honra e da imagem, previsto no inciso X do art. 5 da Constituio Federal, extensvel s pessoas jurdicas, sendo cabveis as indenizaes em decorrncia de atos que venham a ofender a "boa imagem" ou a "reputao" de uma empresa. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 Responde pelo crime o terceiro que determina o erro. Correto Responde pelo crime o terceiro que determina o erro, nos termo do art. 20, pargrafo 2, do CP. 40 "A", diretor-financeiro de rgo do Tribunal Regional Eleitoral, esqueceu de trancar a porta do cofre dessa repartio. "B", analista judicirio, do mesmo Tribunal, valendo-se do livre acesso ao local, percebeu o ocorrido e aproveitou para subtrair certa quantia em dinheiro, destinada ao pagamento de servios em geral. Nesse caso, "A" e "B", respondem, respectivamente, pelos crimes de peculato culposo e peculato-furto. Correto A deixou a porta aberta. Foi negligente. Responder, assim, por peculatoculposo. B, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, em proveito prprio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. Responder por peculato-furto. 41 H latrocnio tentado no caso de homicdio consumado e subtrao tentada, segundo entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal. Errado Segundo entendimento do STF presente na smula 610, h latrocnio CONSUMADO e no TENTADO. 42 So elementos do fato tpico: conduta, resultado, relao de causalidade, tipicidade e culpabilidade. Errado A culpabilidade reprovabilidade do fato no constitui elemento ou requisito do fato tpico. Para a teoria finalista da ao, a culpabilidade pressuposto para aplicao da pena. Assim, para seus adeptos, observado que o agente cometeu crime (fato tpico + antijurdico), caber ao julgado aferir a existncia de culpabilidade, para ao depois, aplicar a pena.

Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 No estando o agente em situao de flagrncia, dever o juiz, ao receber o auto de priso, converter a priso em flagrante em priso preventiva. Errado Se o agente no estava em situao de flagrncia, ento sua priso foi ilegal. Consequentemente, nos termos do art. 310 do CPP, ela dever ser relaxada pelo juiz. 44 No se admite, por caracterizar ofensa ao princpio do contraditrio e do devido processo legal, a concesso de medidas judiciais inaudita altera parte no processo penal. Errado Como estudamos, em alguns casos, o Juiz dever decidir sem antes ouvir a outra parte (no caso, o acusado), pois a eficcia da deciso pode ficar prejudicada se este tomar cincia prvia da medida. 45 Se o agente praticar infrao sob o manto de qualquer das excludentes de ilicitude, no ser decretada sua priso preventiva. Correto A priso preventiva no pode ser decretada quando caracterizada qualquer excludente de ilicitude. 46 Se o juiz, ao pronunciar sentena final, reconhecer que alguma testemunha fez afirmao falsa, calou ou negou a verdade, remeter cpia do depoimento autoridade policial para a instaurao de inqurito. Correto Art. 211 do CPP. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 Para exercer a profisso de vigilante condio essencial ter sido aprovado em exame de sade fsica, mental e psicotcnico. Correto De acordo com a Lei 7102. 48 A respeito do crime de trfico ilcito de entorpecentes, o inqurito policial deve ser concludo no prazo de 30 dias, caso o indiciado esteja preso, e no de 60 dias, caso este esteja solto. Errado O inqurito policial ser concludo no prazo de 30 dias, se o indiciado estiver PRESO e de 90 dias (no de 60), quando solto. 49 A prtica de maus-tratos contra animais domsticos considerada crime contra o meio ambiente, sendo a morte do animal causa especial de aumento de pena. Correto O crime de maus-tratos a animais, tipificado no art. 32 da Lei 9.605/98 determina que a pena seja aumentada de 1/6 a 1/3 caso ocorra a morte do animal.

50 A conduta de divulgar pela Internet fotografias ou imagens com pornografia infantil crime material, ou seja, de resultado. Errado O crime se aperfeioa com a realizao das condutas, independentemente de qualquer resultado naturalstico. Assim, no se exige que haja dano imagem da criana ou do adolescente. Portanto, o crime pode ser considerado formal ou de mera conduta. Jamais um crime material (de resultado).

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Um gs segue a equao de estado abaixo apresentada. Com respeito a esse gs, avalie os prximos itens.

51 Esta uma tpica equao de estado do virial. Errado No se encaixa no esquema usual da equao do virial. Segue o modelo da equao de estado de van der Waals. 52 Para 1 mol desse gs, dado o volume de 1 m e a temperatura de 300 K, este gs tem menor presso do que teria caso seguisse o modelo do gs perfeito. Errado Para saber isso, primeiro calculamos que valor seria esse para o gs ideal: Como n, T e V so iguais, no importa no primeiro momento os valores numricos. Agora necessrio isolar P na equao dada:
3

Logo:

Agora comparando as duas expresses temos, se for verdadeiro o que foi sugerido pelo item:

Neste momento, pode-se continuar com as incgnitas ou usar os valores numricos. Aqui usaremos os valores numricos, por terem sido simples os fornecidos.

Assim:

E:

Portanto, a hiptese estava errada. A presso prevista para o gs maior do que a prevista pelo modelo do gs ideal. 53 Quando o volume molar aumenta a equao do gs fornecida se aproxima da equao do gs perfeito. Correto Ou se percebe de cara se tratar de uma equao de estado de van der Waals, para a qual esta propriedade verdadeira, ou se usa um pouco de lgebra de forma a deixar a equao na forma:

Aqui se pode perceber que caso o volume molar seja grande, o termo (V-0,032n) se aproximar do valor V. Alm disso, se aproximar de zero. Assim, teramos:

54 Para esse gs, seria possvel um estado em que 1 mol estivesse a 100 K, 5 Pa e contido 3 em 0,001 m . Errado Ou se substitui esses valores na equao e se nota que ela no fecha, ou se observa que os valores dados so pouco provveis para um gs. Observe a figura abaixo e acerca dos conceitos de Fsico-Qumica avalie os prximos itens.

55 O valor E1 a energia dos reagentes. Correto Basta ter um conhecimento mnimo desses grficos para saber que sim. 56 A reao exotrmica. Correto Como a energia dos produtos menor, a reao exotrmica. 57 O valor b a energia de ativao da reao A2 + B2 -> 2 AB. Correto A energia de ativao exatamente o valor b.

58 Caso se utilizasse um catalisador a energia do complexo ativado seria diminuda. Correto este o efeito do catalisador. 59 O aumento da temperatura mudaria a constante de equilbrio para o sentido da formao de AB. Errado Pelo princpio de L Chatelier, a temperatura favoreceria a reao endotrmica, que a inversa. 60 Reaes exotrmicas nunca so espontneas pelo critrio termodinmico. Errado Se fosse assim, exploses no ocorreriam to frequentemente. cido sulfrico um bom exemplo de um solvente cido. cido ntrico se dissolve em cido sulfrico pela reao: + + HNO3 + 2H2SO4 -> 2HSO4 + NO2 + H3O O mesmo ocorre com o cido clrico, pela reao: + HClO4 + H2SO4 -> H3SO4 + ClO4 Baseado nestas informaes julgue os itens a seguir: 61 As substncias que se comportam como bases em gua tambm o fazem em cido sulfrico. Correto Sim, pois o cido sulfrico um cido muito mais forte que a gua. 62 Nas duas reaes mostradas o cido sulfrico age como um cido de Bronsted. Errado Na primeira reao sim, mas na segunda no. Na segunda reao o cido sulfrico uma base de Bronsted, pois recebe o prton do cido clrico. 63 O cido clrico um cido mais forte que o cido ntrico. Correto Basta ver o comportamento diverso dos dois. Enquanto o cido clrico age como cido em cido sulfrico, o cido ntrico age como uma base. 64 possvel realizar experimentos em cido sulfrico para distinguir se o cido ntrico mais forte do que a gua. Errado Tanto a gua quanto o cido ntrico apresentam comportamento bsico em cido sulfrico e so nivelados.

65 A auto-ionizao do cido sulfrico : 2 H2SO4 H3SO4 + HSO4 O pKw da ordem de 4, a 25C. Espera-se por estes dados que o cido sulfrico seja um solvente melhor do que a gua para substncias inicas. Correto O pKW da gua 14 o que mostra que o cido sulfrico est em maior frao ionizado em gua, o que permite que dissolve melhor compostos inicos. Na prtica existem outros fatores, como a alta viscosidade do cido em comparao com a gua. Com relao aos conceitos de ligaes qumicas, julgue os itens. 66 A forte atrao entre ons de cargas opostas responde pelas propriedades tpicas dos slidos inicos, tais como seus altos pontos de fuso e sua fragilidade. Correto Isto explica, de fato, esse comportamento. 67 Slidos inicos so maus condutores de eletricidade, pois os ons so partculas carregadas, mas no esto livres para se movimentar num slido inico. Correto Esta a correta explicao. 68 Os no-metais raramente perdem eltrons em reaes qumicas, porque suas energias de ionizao so muito baixas. Errado Elas so muito altas, por isso o acontecimento. 69 Uma quantidade de calor, igual entalpia de rede, liberada quando o slido se forma a partir dos ons gasosos. Correto Assim acontece a conservao de energia neste caso. 70 Todas as ligaes inicas tm algum carter covalente. Correto Os modelos no so absolutos. Com relao a isomeria em compostos orgnicos, julgue os itens. 71 Substncias dextrgiras so as que desviam o plano de vibrao da luz polarizada para a esquerda. Errado Para a direita. 72 Todas as substncias naturais so levgiras. Errado No existe isso.

73 Diastereoismeros so os ismeros pticos no enantiomorfos entre si e s aparecem em compostos com mais de um tomo de carbono assimtrico na molcula. Correto Certo conceito. 74 Um tomo ligado a quatro grupos diferentes chamado de centro estereognico. Molculas contendo um nico centro estereognico so sempre quirais. Correto Exatamente. 75 Uma mistura dos enantimeros chamada de mistura racmica. Errado Ela precisa ser um para um na proporo. Nos prximos itens, avalie como correto quando o composto mostrado for mais reativo do que o benzeno em reaes de substituio eletroflica aromtica.
O

76 Correto O grupo OR ativador moderado.

77 Correto O grupo ainda ativador.


OH

78

NO2

Correto O grupo ativador mais importante e controla o comportamento da reao.

Br

79

Errado Os dois grupos so desativadores.


O OCH3

80 Errado Este grupo desativador. Kurt Alder e Otto Paul Hermann Diels dividiram o prmio Nobel de Qumica pelos seus estudos envolvendo a descoberta e sntese de dienos. A reao que estes descobriram com seus trabalhos na dcada de 20 envolviam adio conjugada de um dieno com alceno. Sob condies favorveis a reao se completa. Alguns exemplos de reaes de Diels-Alder esto abaixo mostrados.

+ Reao 1 A B C D
O O CH3

Reao 2 +
CO2CH3

+
CO2CH3 CO2CH3

F
O

Reao 3 +
H3CO O H3CO

Reao 4 +
H O

J I

Quanto s reaes acima e os conhecimentos de Qumica Orgnica, julgue os prximos itens. 81 Todos os carbonos no composto A esto hibridizados em sp . Correto Todos eles participam de ligaes duplas.
2

82 Os alcenos so tambm chamados de dienfilos nesta reao. Correto A reao entre o dieno e o dienfilo procede com a aproximao em planos paralelos e a interao entre os orbitais, conforme mostrado abaixo.

83 O composto E apresenta a funo ter. Errado Apresenta a funo ster (-COOR). 84 O composto J aromtico. Errado Ele no segue a regra de Huckel. 85 Na reao 2 forma-se mais composto F do que G. Correto Esta regiosseletividade explicada pela teoria dos orbitais de fronteira. A tendncia para a formao de mais compostos nas posies tipo orto e para. 86 A reao 3 favorecida pela presena de cidos de Lewis. Correto cidos de Lewis, como cloreto de zinco e cloreto de alumnio catalisam estas reaes. O efeito cataltico resultado da coordenao do cido de Lewis com o dienfilo.

87 Sistemas aromticos tambm funcionam como dienos. Correto Funcionam, como por exemplo na reao abaixo. Tambm anis benznicos sofrem esta reao.
O O

88 Grupos retiradores de eltrons aumentam a reatividade do dieno. Errado A reatividade aumentada com a presena de grupos doadores de eltrons. 89 O composto F e o G so estereoismeros. Errado Como a conectividade diferente, eles no so estereoismeros. 90 O composto H apresenta isomeria tica. Correto O C abaixo destacado quiral.
O

CH H3CO O

Com relao aos mtodos gravimtricos, julgue os itens. 91 Para manter a razo de supersaturao sempre pequena deve-se usar solues concentradas e trabalhar a frio. Errado Deve-se fazer o inverso nos dois casos. 92 A suspenso coloidal indesejvel, mas partculas coloidais podem coagular em partculas largas e filtrveis reduzindo-se o tamanho da dupla camada eltrica atravs de aumento da fora inica pela adio de um eletrlito solvel. Correto Certa informao.

93 O aquecimento do precipitado ainda na soluo precipitante faz com que os cristais (precipitados cristalinos) se redissolvam e reprecipitem sob condies de equilbrio, gerando partculas maiores e mais puras. Correto Este o processo de digesto. 94 Quanto mais lenta for a reao, maiores sero os cristais formados, resultando num precipitado denso e prontamente filtrvel. Correto Exato. 95 No caso do item anterior, a coprecipitao aumentada. Errado Ela diminuda neste caso. A respeito da cromatografia gasosa, julgue os itens. 96 So caractersticas desejveis para o forno da coluna do cromatgrafo o fcil acesso pelo operador e aquecimentos e resfriamentos rpidos. Correto Exato. 97 Em cromatgrafos modernos, o controle de temperatura do forno totalmente operado por microprocessadores. Correto Isso ocorre desde 1980. 98 A programao linear de temperatura usada para misturas com componentes com volatilidades muito diferentes. Correto Realmente. 99 Idealmente cada substncia separada deve aparecer como um pico isolado no cromatograma. Correto Isto mesmo. 100 O detector de condutividade trmica (DCT ou TCD) baseado nos ons gerados durante a queima dos eluatos. Errado Este o FID.

Com respeito aos rudos existentes em anlises qumicas, julgue os itens. 101 O rudo qumico provm de fenmenos qumicos que ocorrem com os analitos durante a medida. Por exemplo, variaes indetectveis de temperatura ou de presso que afetam o equilbrio qumico, flutuaes de umidade relativa que causam alteraes na quantidade de gua nas amostras, etc. Correto Tudo certo. 102 Todo componente eletrnico alocado em qualquer circuito gera um rudo entre seus terminais devido vibrao trmica dos tomos. Este o chamado rudo shot. Errado Este o rudo Johnson. 103 Devido ao fato de que a eletricidade formada por um fluxo de eltrons, e que os mesmos, por sua vez, possuem carga discreta, a passagem dos eltrons gera uma flutuao do campo eltrico e consequentemente uma flutuao da corrente eltrica. Isto gera o rudo Johnson. Errado Este o rudo shot. 104 Os rudos Shot e Johnson so formas irredutveis de rudo, gerados de acordo com os princpios fsicos. Existem uma srie de rudos que, adicionalmente aos rudos anteriormente mencionados, interferem nas medidas analticas. Esse tipo de rudo possui uma distribuio aproximadamente proporcional a 1/f (chamado de rudo rosa ou flicker). Correto Isto mesmo. 105 Rudo ambiental ocorre em virtude de diversos fatores, como fontes eletromagnticas no ambiente (estaes de rdio e TV), sistemas de ignio de motores, descargas eltricas, perturbaes na ionosfera, etc. Correto Realmente. A respeito dos conceitos da qumica analtica qualitativa e da quantitativa, julgue os itens. 106 A tiossulfatometria, ou iodometria indireta, ou iodometria fundamenta-se na oxirreduo de tiossulfato a tetrationato por iodo. Correto Exatamente. 107 As titulaes iodomtricas envolvem solues de iodo na presena de iodeto que, combinando-se formam o on triiodeto. Correto Exatamente.

108 A lei de Beer s estritamente observada quando a luz, ou melhor, a radiao que atravessa a soluo colorida (e, consequentemente, parcialmente absorvida) tem cor complementar quela da soluo. Correto Isto equivale a dizer que ela monocromtica. 109 Na escolha de um mtodo analtico devemos considerar os seguintes critrios: exatido, preciso, sensibilidade, escala de operao, tempo de anlise, disponibilidade de equipamento e custo. Correto Boa observao. 110 Concluses podem ser expressa com um alto ou baixo grau de confiana, mas nunca com completa certeza. Correto Sempre h erros envolvidos nas anlises. Nos itens abaixo, assinale como correto quando o produto for considerado um cosmtico pela Lei 6360/76. 111 Talcos. Correto Est incluso. 112 Bronzeadores. Correto Tambm incluso. 113 Sabonete. Errado considerado como produto de higiene. 114 Laqus. Correto Est incluso. 115 Desodorante. Errado considerado produto de higiene. No que se refere Resoluo da ANVISA n 10/2010, julgue os itens. 116 Planta medicinal espcie vegetal, desde que cultivada, utilizada com propsitos teraputicos. Errado Ela pode no ser cultivada tambm.

117 Uso episdico a utilizao de produto para o alvio sintomtico de doenas de baixa gravidade, de forma no continuada, por perodo limitado de tempo. Correto Certa definio. 118 Uso tpico uso alicerado na tradio popular, sem evidncias conhecidas ou informadas de risco sade do usurio, cujas propriedades so validadas atravs de levantamentos etnofarmacolgicos, de utilizao e documentaes cientficas. Errado Este o uso tradicional. 119 Somente ser permitida a notificao de produto contendo apenas uma droga vegetal. Correto Certa definio. 120 A notificao de drogas vegetais deve ser efetuada por meio do site da ANVISA. Correto Isto mesmo.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Das könnte Ihnen auch gefallen